“Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a...

24
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA BENTO GONÇALVES, 03 DE OUTUBRO DE 2011 RUA 13 DE MAIO | 383 | SALAS 01-02 B. GONÇALVES | TEL 54 3701 0783 OU À VISTA R$ 69,90 Associação Educare “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a criança de hoje seja um adulto saudável, adepto da Cultura de Paz”.

Transcript of “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a...

Page 1: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUIT

ABE

NTO

GO

NÇA

LVES

, 03

DE

OU

TUBR

O D

E 20

11

RUA 13 DE MAIO | 383 | SALAS 01-02B. GONÇALVES | TEL 54 3701 0783

OU À VISTA R$ 69,90

Associação Educare“Atenção, carinho e amor

são fundamentais para que a criança de hoje seja um

adulto saudável, adepto da Cultura de Paz”.

Page 2: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Associação Educare dissemina a Cultura de Paz e a Justiça RestaurativaONG trabalha no apoio à rede pública de ensino através da implementação de projetos

Rodrigo De Marco

Por Kátia Bortolini e Rodrigo De Marco

Integração - Como vocês defi-nem a Educare?

Educare - Como uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que visa a apoiar a rede pública e privada de educação do município de Bento Gonçalves, atra-vés de projetos que contemplem rela-cionamentos, formação de vínculos e disciplinamento. Temos por objetivo aproximar e promover a integração entre os órgãos que, no município,se dedicam ao atendimento das crianças e adolescentes, para aprimorar as práticas educacionais e romper temas emergentes, como violência escolar e social. Temas que, por vezes, impõem à criança ou ao adolescente a situação de risco ou de conflito com a lei.

Integração - Quem são os parcei-ros da Educare?

Educare - Agimos em parceria com todas as demais instituições que atuam na política de atendimento da infância e juventude no municí-pio.Também atuamos com todas as instituições públicas e privadas de Bento Gonçalves, que possuam em suas finalidades, a defesa dos direitos fundamentais à educação, saúde e promoção da cidadania.

Integração - Como a associação se mantém?

Educare - Recebemos doações de pessoas físicas e jurídicas, utili-zadas para o pagamento do aluguel da sede, situada junto ao prédio da OAB, na avenida Presidente Costa e Silva, 484, bairro Planalto, e também para custeio de projetos. Contamos ainda com a colaboração do Juizado Especial Criminal, que contribui com um valor que atende às despesas de

No mês da criança, a entrevista de sobrecapa do Jor-nal Integração da Serra é com a diretoria da Organização Não Governamental (ONG) Associação Educare. A escola é a segunda casa da criança. Muitas vezes, acaba sendo a primeira.

Participaram da entrevista a presidente da ONG, a psicó-loga Ivana Cristina Zandavalli, a segunda vice-presidente, a orientadora educacional Denize Catarina Misael de Andrade Tosi, a secretária Renata Cimadon Mazzochin e a segunda secretária, Paula Dinarte. O conselho fiscal da diretoria 2011-2012 é formado por Daniela Rigon, Marelice Refatti Fagundes, Leonardo Milani e Inês Maria Postal Spagnolo.

A missão da entidade, fundada em 31 de outubro de 2006, é estimular, na escola, a Cultura de Paz entre crianças, adolescentes e educadores, favorecendo a comunicação de estratégias e ferramentas que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

manutenção da sede onde funciona a associação. Ajudas financeiras para manutenção dos projetos são sempre bem-vindas. Quem tiver interessem em colaborar pode contatar conosco pelo email [email protected]

“Mas, de maneira geral, ainda está sendo bem comum o registro de

brigas, agressões físicas e verbais nas escolas, tanto nas da rede pública como

nas particulares”.

Integração - Quais são os princi-pais projetos e ações desenvolvidos pela entidade?

Educare - Nossos principais pro-jetos são o ‘Família, Escola e Comu-nidade em Paz”, hoje desenvolvido junto a 12 escolas municipais em parceria com a Secretaria de Edu-cação de Bento Gonçalves e com a Promotoria da Infância e Juventude. Promovemos palestra e cursos na sede da associação, tratando de te-mos de interesse do educador, como limites e hiperatividade, entre outros. Executamos o projeto conviver, fo-cado no relacionamento humano. Também promovemos ações comu-nitárias. O projeto Família, Escola e Comunidade em Paz têm por objetivo mobilizar comunidades que vivem em condições vulneráveis, por meio de uma reflexão do fazer não violento, promovendo o fortalecimento das re-lações familiares e sociais, a partir do espaço aberto pela escola. O projeto

Conviver desenvolveu em educadores competências e habilidades pessoais e interpessoais para o exercício de seu novo papel. Forneceu subsídios teóricos vivenciais que instrumenta-lizam o educador como facilitador de trabalhos em grupo. Mensalmente, realizamos palestras, que são abertas a todo o público. Sempre com um tema específico, tendo como foco a criança e o adolescente. Além disso, temos um grupo de estudos que se reúne quinzenalmente para estudar a Justiça Restaurativa.

Integração - O que é Justiça Restaurativa?

Educare - A Justiça Restaurativa é um movimento mundial recriado nas décadas de 70 e 80 nos Estados Unidos e Europa. Este movimento inspirou-se em antigas tradições pautadas em diálogos pacificadores e construtores de consenso, oriundos de culturas africanas e das primei-ras nações do Canadá e da Nova Zelândia. Para as escolas, objetiva a resolução de conflitos no próprio educandário, sem que o problema seja levado à Delegacia de Polícia e ao Poder Judiciário.

Integração - Quantas pessoas formam este grupo?

Educare - Cerca de 15 pesso-as, entre professores, psicólogos e orientadores participam ativamente do grupo, formado a partir do curso de Práticas Restaurativas (Iniciação e Formação de Coordenadores de Cír-culos Restaurativos). O curso foi pro-movido pela Educare em convênio com diversas instituições, entre elas a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), o Juizado da Infância

e Juventude, a Promotoria da Infância e Juventude, o COMDICA, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública, a SMED, a 16ª CRE e a UCS. O objetivo dos encontros quinzenais do grupo é instaurar a Justiça Restaurativa nas escolas. Para orientar o grupo, conta-mos com a psicóloga judiciária Laura Helena Chaves Nunes Vieira.

Integração - Na comunidade es-colar de Bento Gonçalves, como estão os casos de agressões e bullying?

Educare - Nas escolas onde conseguimos trabalhar os projetos e a Cultura de Paz diminuiu bastante. Mas, de maneira geral, ainda está sen-do bem comum o registro de brigas, agressões físicas e verbais nas escolas, tanto nas das redes públicas como nas particulares. Em muitos casos de agressões e bullying se observa um distanciamento dos pais em relação aos filhos e à escola. Há muitos casos de alunos com faltas excessivas e difi-culdades de aprendizado. Os pais des-ses alunos são chamados nas escolas, mas muitos não comparecem.

“Em muitos casos de agressões de

bullying se observa um distanciamento dos pais em relação aos

filhos e à escola”.

Integração - O que prega a Cul-tura de Paz?

Educare - A autoestima, a valo-rização, o respeito com o próximo. A proposta da Cultura de Paz é

trabalhar os conflitos de forma não violenta. Utilizar o diálogo para a resolução de conflitos. A Cultura de Paz objetiva o esclarecimento das questões, satisfazendo as partes.

Integração - De onde vem o ter-mo Cultura de Paz?

Educare - Da época da antiga Roma. Mas, cada época tem um conceito diferente de paz. Na nossa, a Cultura de Paz se intensificou em função da Justiça Restaurativa, que propõe a reconciliação.

“...não acredito em nenhum movimento

chamado educação para a paz que, ao invés de revelar o mundo das

injustiças, torne-o opaco e tenda a miopizar suas

próprias vítimas”.

Integração - A Educare pro-moverá um seminário sobre cultura de paz. Em que dias, a que horas e com quantos palestrantes o evento acontece?

Educare - O 1º Seminário Nacio-nal Sobre Cultura de Paz acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2011, na UCS/CARVI, com a par-ticipação de seis conferencistas. O objetivo do seminário é construir a cultura de paz como um todo. O evento é destinado a educadores, profissionais da saúde, assistência social, segurança e esportes. Também é destinado a empresários e a toda população interessada em discutir uma prática de resolução de confli-tos que não importe em violência. Que talvez possa ser estabelecida no próprio âmbito de sua produção, sem necessidade de tornar policial ou judicial a resposta a esses conflitos. A programação iniciará às 18h30min do dia 24, encerrando-se às 11h30min do dia 26. O evento também será mar-cado por mesa redonda, colóquios e apresentação teatral. Nos próximos dias estaremos divulgando a progra-mação e os mecanismos de inscrição, através de folders, cartazes e pelo site (www.associacaoeducare.com.br) e esclarecendo dúvidas de interessa-dos pelo email [email protected]. O educador Paulo Freire, ao receber o Prêmio Educação Para a Paz, em 1986, afirmou: “não acredito em nenhum movimento chamado

educação para a paz que, ao invés de revelar o mundo das injustiças, torne-o opaco e tenda a miopizar suas próprias vítimas”. É nisso que a Associação Educare se inspira: a busca da justiça e da coesão social por meio da cultura de paz.

“Muitos pais ou responsáveis, após

entrevistas com nossa equipe, estabelecem mais regras.”

Integração - Como vocês men-suram o retorno da missão da Edu-care?

Educare - Temos constatado muitas mudanças através de orien-tação de pais ou responsáveis pelas crianças. Muitos pais ou responsáveis, após entrevistas com nossa equipe, estabelecem mais regras. Isso é o que nos satisfaz. Porque aí sabemos que aquela criança poderá ter um futuro promissor.

Integração - Uma vez não se ouvia falar em criança hiperativa. Atu-

almente, parece que este diagnóstico se tornou comum. Por quê?

Educare - A criança hiperativa sempre existiu, só que não se ouvia falar muito a respeito. Tem que haver muito cuidado no diagnóstico, por-que realmente tanto as crianças como os adultos atualmente estão mais ativos. Então, não é porque é agitado que pode ser considerado hiperativo. Não se dá esse diagnóstico antes dos 5 anos de idade. Até essa idade, não podemos afirmar que uma criança é hiperativa.

Integração - Que solicitação vocês fazem aos pais ou responsá-veis por crianças e jovens de Bento Gonçalves?

Educare - Que sejam pessoas pre-sentes na educação das crianças e dos jovens, auxiliando, principalmente, nas tarefas escolares. Atenção, cari-nho e amor são fundamentais para que a criança de hoje seja um adulto saudável, adepto da Cultura de Paz.

“Então, não é porque é agitado que pode ser

considerado hiperativo”.

Paula Dinarte, Ivana Cristina Zandavalli, Denise Catarina Missael de Andrade Tosi e Renato Cimadon Mazzochin

Page 3: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Associação Educare dissemina a Cultura de Paz e a Justiça RestaurativaONG trabalha no apoio à rede pública de ensino através da implementação de projetos

Rodrigo De Marco

Por Kátia Bortolini e Rodrigo De Marco

Integração - Como vocês defi-nem a Educare?

Educare - Como uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que visa a apoiar a rede pública e privada de educação do município de Bento Gonçalves, atra-vés de projetos que contemplem rela-cionamentos, formação de vínculos e disciplinamento. Temos por objetivo aproximar e promover a integração entre os órgãos que, no município,se dedicam ao atendimento das crianças e adolescentes, para aprimorar as práticas educacionais e romper temas emergentes, como violência escolar e social. Temas que, por vezes, impõem à criança ou ao adolescente a situação de risco ou de conflito com a lei.

Integração - Quem são os parcei-ros da Educare?

Educare - Agimos em parceria com todas as demais instituições que atuam na política de atendimento da infância e juventude no municí-pio.Também atuamos com todas as instituições públicas e privadas de Bento Gonçalves, que possuam em suas finalidades, a defesa dos direitos fundamentais à educação, saúde e promoção da cidadania.

Integração - Como a associação se mantém?

Educare - Recebemos doações de pessoas físicas e jurídicas, utili-zadas para o pagamento do aluguel da sede, situada junto ao prédio da OAB, na avenida Presidente Costa e Silva, 484, bairro Planalto, e também para custeio de projetos. Contamos ainda com a colaboração do Juizado Especial Criminal, que contribui com um valor que atende às despesas de

No mês da criança, a entrevista de sobrecapa do Jor-nal Integração da Serra é com a diretoria da Organização Não Governamental (ONG) Associação Educare. A escola é a segunda casa da criança. Muitas vezes, acaba sendo a primeira.

Participaram da entrevista a presidente da ONG, a psicó-loga Ivana Cristina Zandavalli, a segunda vice-presidente, a orientadora educacional Denize Catarina Misael de Andrade Tosi, a secretária Renata Cimadon Mazzochin e a segunda secretária, Paula Dinarte. O conselho fiscal da diretoria 2011-2012 é formado por Daniela Rigon, Marelice Refatti Fagundes, Leonardo Milani e Inês Maria Postal Spagnolo.

A missão da entidade, fundada em 31 de outubro de 2006, é estimular, na escola, a Cultura de Paz entre crianças, adolescentes e educadores, favorecendo a comunicação de estratégias e ferramentas que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

manutenção da sede onde funciona a associação. Ajudas financeiras para manutenção dos projetos são sempre bem-vindas. Quem tiver interessem em colaborar pode contatar conosco pelo email [email protected]

“Mas, de maneira geral, ainda está sendo bem comum o registro de

brigas, agressões físicas e verbais nas escolas, tanto nas da rede pública como

nas particulares”.

Integração - Quais são os princi-pais projetos e ações desenvolvidos pela entidade?

Educare - Nossos principais pro-jetos são o ‘Família, Escola e Comu-nidade em Paz”, hoje desenvolvido junto a 12 escolas municipais em parceria com a Secretaria de Edu-cação de Bento Gonçalves e com a Promotoria da Infância e Juventude. Promovemos palestra e cursos na sede da associação, tratando de te-mos de interesse do educador, como limites e hiperatividade, entre outros. Executamos o projeto conviver, fo-cado no relacionamento humano. Também promovemos ações comu-nitárias. O projeto Família, Escola e Comunidade em Paz têm por objetivo mobilizar comunidades que vivem em condições vulneráveis, por meio de uma reflexão do fazer não violento, promovendo o fortalecimento das re-lações familiares e sociais, a partir do espaço aberto pela escola. O projeto

Conviver desenvolveu em educadores competências e habilidades pessoais e interpessoais para o exercício de seu novo papel. Forneceu subsídios teóricos vivenciais que instrumenta-lizam o educador como facilitador de trabalhos em grupo. Mensalmente, realizamos palestras, que são abertas a todo o público. Sempre com um tema específico, tendo como foco a criança e o adolescente. Além disso, temos um grupo de estudos que se reúne quinzenalmente para estudar a Justiça Restaurativa.

Integração - O que é Justiça Restaurativa?

Educare - A Justiça Restaurativa é um movimento mundial recriado nas décadas de 70 e 80 nos Estados Unidos e Europa. Este movimento inspirou-se em antigas tradições pautadas em diálogos pacificadores e construtores de consenso, oriundos de culturas africanas e das primei-ras nações do Canadá e da Nova Zelândia. Para as escolas, objetiva a resolução de conflitos no próprio educandário, sem que o problema seja levado à Delegacia de Polícia e ao Poder Judiciário.

Integração - Quantas pessoas formam este grupo?

Educare - Cerca de 15 pesso-as, entre professores, psicólogos e orientadores participam ativamente do grupo, formado a partir do curso de Práticas Restaurativas (Iniciação e Formação de Coordenadores de Cír-culos Restaurativos). O curso foi pro-movido pela Educare em convênio com diversas instituições, entre elas a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), o Juizado da Infância

e Juventude, a Promotoria da Infância e Juventude, o COMDICA, o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública, a SMED, a 16ª CRE e a UCS. O objetivo dos encontros quinzenais do grupo é instaurar a Justiça Restaurativa nas escolas. Para orientar o grupo, conta-mos com a psicóloga judiciária Laura Helena Chaves Nunes Vieira.

Integração - Na comunidade es-colar de Bento Gonçalves, como estão os casos de agressões e bullying?

Educare - Nas escolas onde conseguimos trabalhar os projetos e a Cultura de Paz diminuiu bastante. Mas, de maneira geral, ainda está sen-do bem comum o registro de brigas, agressões físicas e verbais nas escolas, tanto nas das redes públicas como nas particulares. Em muitos casos de agressões e bullying se observa um distanciamento dos pais em relação aos filhos e à escola. Há muitos casos de alunos com faltas excessivas e difi-culdades de aprendizado. Os pais des-ses alunos são chamados nas escolas, mas muitos não comparecem.

“Em muitos casos de agressões de

bullying se observa um distanciamento dos pais em relação aos

filhos e à escola”.

Integração - O que prega a Cul-tura de Paz?

Educare - A autoestima, a valo-rização, o respeito com o próximo. A proposta da Cultura de Paz é

trabalhar os conflitos de forma não violenta. Utilizar o diálogo para a resolução de conflitos. A Cultura de Paz objetiva o esclarecimento das questões, satisfazendo as partes.

Integração - De onde vem o ter-mo Cultura de Paz?

Educare - Da época da antiga Roma. Mas, cada época tem um conceito diferente de paz. Na nossa, a Cultura de Paz se intensificou em função da Justiça Restaurativa, que propõe a reconciliação.

“...não acredito em nenhum movimento

chamado educação para a paz que, ao invés de revelar o mundo das

injustiças, torne-o opaco e tenda a miopizar suas

próprias vítimas”.

Integração - A Educare pro-moverá um seminário sobre cultura de paz. Em que dias, a que horas e com quantos palestrantes o evento acontece?

Educare - O 1º Seminário Nacio-nal Sobre Cultura de Paz acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2011, na UCS/CARVI, com a par-ticipação de seis conferencistas. O objetivo do seminário é construir a cultura de paz como um todo. O evento é destinado a educadores, profissionais da saúde, assistência social, segurança e esportes. Também é destinado a empresários e a toda população interessada em discutir uma prática de resolução de confli-tos que não importe em violência. Que talvez possa ser estabelecida no próprio âmbito de sua produção, sem necessidade de tornar policial ou judicial a resposta a esses conflitos. A programação iniciará às 18h30min do dia 24, encerrando-se às 11h30min do dia 26. O evento também será mar-cado por mesa redonda, colóquios e apresentação teatral. Nos próximos dias estaremos divulgando a progra-mação e os mecanismos de inscrição, através de folders, cartazes e pelo site (www.associacaoeducare.com.br) e esclarecendo dúvidas de interessa-dos pelo email [email protected]. O educador Paulo Freire, ao receber o Prêmio Educação Para a Paz, em 1986, afirmou: “não acredito em nenhum movimento chamado

educação para a paz que, ao invés de revelar o mundo das injustiças, torne-o opaco e tenda a miopizar suas próprias vítimas”. É nisso que a Associação Educare se inspira: a busca da justiça e da coesão social por meio da cultura de paz.

“Muitos pais ou responsáveis, após

entrevistas com nossa equipe, estabelecem mais regras.”

Integração - Como vocês men-suram o retorno da missão da Edu-care?

Educare - Temos constatado muitas mudanças através de orien-tação de pais ou responsáveis pelas crianças. Muitos pais ou responsáveis, após entrevistas com nossa equipe, estabelecem mais regras. Isso é o que nos satisfaz. Porque aí sabemos que aquela criança poderá ter um futuro promissor.

Integração - Uma vez não se ouvia falar em criança hiperativa. Atu-

almente, parece que este diagnóstico se tornou comum. Por quê?

Educare - A criança hiperativa sempre existiu, só que não se ouvia falar muito a respeito. Tem que haver muito cuidado no diagnóstico, por-que realmente tanto as crianças como os adultos atualmente estão mais ativos. Então, não é porque é agitado que pode ser considerado hiperativo. Não se dá esse diagnóstico antes dos 5 anos de idade. Até essa idade, não podemos afirmar que uma criança é hiperativa.

Integração - Que solicitação vocês fazem aos pais ou responsá-veis por crianças e jovens de Bento Gonçalves?

Educare - Que sejam pessoas pre-sentes na educação das crianças e dos jovens, auxiliando, principalmente, nas tarefas escolares. Atenção, cari-nho e amor são fundamentais para que a criança de hoje seja um adulto saudável, adepto da Cultura de Paz.

“Então, não é porque é agitado que pode ser

considerado hiperativo”.

Paula Dinarte, Ivana Cristina Zandavalli, Denise Catarina Missael de Andrade Tosi e Renato Cimadon Mazzochin

Page 4: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

“Não dá para ser considerado um acidente de trânsito. Acidente de trânsito é quando quebra uma peça do veículo, ou o condutor passa mal ao volante. Agora, encher a cara de álcool e atropelar uma pessoa, isso é homicídio”. A afirmação é do fotó-grafo Idovino Merlo, de 41 anos. O fotógrafo foi um dos participantes de uma manifestação pacífica que reu-niu cerca de 70 pessoas, no último dia 02 de outubro, na avenida Planalto promovida por familiares e amigos do estudante Alan Carini, de 20 anos, que morreu atropelado no local, às 3h15 min da madrugada de 2 outubro de 2010, por um Vectra conduzido pelo comerciante Vilson Juarez Fianco, de 54 anos. A manifestação, que teve início às 14 horas, foi marcada por

Manifestação no aniversário de um ano damorte de Carini reúne cerca de 70 pessoas

Estudante foi atropelado na avenida Planalto por motorista embriagado

Retrospectiva do casoO estudante Alan Carini, na madrugada de 2 de outubro de 2010, estava

junto à calçada, conversando com outros dois rapazes, quando, segundo a Polícia Civil de Bento Gonçalves, por volta de 3h15min, Fianco entrou na contramão e atropelou dois deles. Carini, que morreu na hora, e Gabriel Ro-drigues dos Santos, 21 anos, levado para o hospital, recuperado sem sequelas. O teste do bafômetro aplicado em Fianco teria marcado 0,54 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Ele, preso em flagrante, foi solto graças a um habeas corpus pouco mais de 72 horas depois. O comerciante responde ao processo em liberdade desde então. O delegado responsável pelo inquérito, Álvaro Luiz Becker, do 2º Distrito Policial, remeteu o documento ao Ministério Público 30 dias após a morte, como manda a Lei. Alan Carini foi sepultado na tarde do mesmo dia em que foi morto, no cemitério de Santo Antão. Fianco não foi encontrado pela reportagem do Jornal Integração da Serra para comentar o assunto.

orações, panfletagem, faixas e pla-cas. Nos panfletos e faixas, textos de homenagens póstumas e mensagens sobre o risco da imprudência no trân-sito. A homenagem, de cerca de uma hora, culminou com o nome do rapaz e a data do atropelamento escritos, no asfalto no local onde ele foi viti-mado, coberto por rosas vermelhas, e com a soltura de balões brancos.

Ainda, na ocasião, o fotógrafo, amigo da família, ressaltou que, se-gundo informações, quem atropelou o Alan está levando uma vida normal, trabalhando, como se nada tivesse acontecido. “Sinceramente, eu não consigo entender como uma pessoa pode seguir com uma vida normal, depois de ter matado um inocente”, desabafa.

Já o pai do estudante, a agricultor Jacir Carini lembra que um dos sonhos do Alan era fazer um salão de festas na residência da família. “Fizemos o salão, inaugurado neste aniversário de um ano da morte, preenchendo-o com fotos dele. Ele não está mais conosco em corpo físico, mas de al-guma forma sua presença é sentida ̈ , salientou o pai. Ele acrescentou que o processo está parado na justiça sem previsão de julgamento.

Fotos: Rodrigo De Marco

Flores no local do acidente

Amigos lembram Alan com uma oração

Page 5: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

ANO 10 | Nº 124 | SETEMBRO | OUTUBRO 2011 | www.integracaodaserra.com.brDistribuiçãoGRATUITA

Era de AquárioEditorial

Página 06

Ortodontia | Implantes DentáriosTudo ao mesmo tempo. Brincar,

jogar videogame, teclar, assistir às aulas, além de frequentar cursos no turno contrário ao da escola, futebol, natação, e por aí vai. Eles podem, afi-nal, são a geração multimidiática, que fizemos questão de destacar em ma-téria especial neste mês das crianças. Demos a oportunidade também para que elas próprias se manifestassem. O resultado: uma série de depoimentos sinceros e felizes.

Ainda em homenagem às crianças, a entrevista da sobrecapa, desta edi-ção, é com as integrantes da diretoria da ONG Associação Educare, que tem desenvolvido um trabalho diferencia-do em escolas do município voltado à Cultura de Paz e a Justiça Restaurativa. O trabalho, marcado por ações conhe-

cidas no universo estudantil mesclado a propostas de paz da Era de Aquário, inova em muitos aspectos, entre eles, o de propor a conciliação para a reso-lução de problemas no próprio âmbito escolar.

Também, nesta edição, matérias sobre política, que em função das elei-ções municipais de outubro de 2012, tendem a ser mais constantes nas pá-ginas do Jornal Integração da Serra a partir de agora. Entre essas matérias, a da troca de domicílio eleitoral do deputado Alexandre Postal para Bento Gonçalves. Tudo leva a crer que Postal será candidato a prefeito de Bento Gon-çalves pelo PMDB na próxima eleição municipal. A princípio, a concorrência é saudável em qualquer setor, inclusive na política.

Especial Dia das Crianças

Página 20

TRE confirma eleiçõesem Pinto Bandeira

“Não dá para ser considerado um acidente de trânsito. Acidente de trânsito é quando quebra uma peça do veículo, ou o condutor passa mal ao volante. Agora, encher a cara de álcool e atropelar uma pessoa, isso é homicídio”. A afirmação é do fotó-grafo Idovino Merlo, de 41 anos. O fotógrafo foi um dos participantes de uma manifestação pacífica que reu-niu cerca de 70 pessoas, no último dia 02 de outubro, na avenida Planalto promovida por familiares e amigos do estudante Alan Carini, de 20 anos, que morreu atropelado no local, às 3h15 min da madrugada de 2 outubro de 2010, por um Vectra conduzido pelo comerciante Vilson Juarez Fianco, de 54 anos. A manifestação, que teve início às 14 horas, foi marcada por

Manifestação no aniversário de um ano damorte de Carini reúne cerca de 70 pessoas

Estudante foi atropelado na avenida Planalto por motorista embriagado

Retrospectiva do casoO estudante Alan Carini, na madrugada de 2 de outubro de 2010, estava

junto à calçada, conversando com outros dois rapazes, quando, segundo a Polícia Civil de Bento Gonçalves, por volta de 3h15min, Fianco entrou na contramão e atropelou dois deles. Carini, que morreu na hora, e Gabriel Ro-drigues dos Santos, 21 anos, levado para o hospital, recuperado sem sequelas. O teste do bafômetro aplicado em Fianco teria marcado 0,54 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Ele, preso em flagrante, foi solto graças a um habeas corpus pouco mais de 72 horas depois. O comerciante responde ao processo em liberdade desde então. O delegado responsável pelo inquérito, Álvaro Luiz Becker, do 2º Distrito Policial, remeteu o documento ao Ministério Público 30 dias após a morte, como manda a Lei. Alan Carini foi sepultado na tarde do mesmo dia em que foi morto, no cemitério de Santo Antão. Fianco não foi encontrado pela reportagem do Jornal Integração da Serra para comentar o assunto.

orações, panfletagem, faixas e pla-cas. Nos panfletos e faixas, textos de homenagens póstumas e mensagens sobre o risco da imprudência no trân-sito. A homenagem, de cerca de uma hora, culminou com o nome do rapaz e a data do atropelamento escritos, no asfalto no local onde ele foi viti-mado, coberto por rosas vermelhas, e com a soltura de balões brancos.

Ainda, na ocasião, o fotógrafo, amigo da família, ressaltou que, se-gundo informações, quem atropelou o Alan está levando uma vida normal, trabalhando, como se nada tivesse acontecido. “Sinceramente, eu não consigo entender como uma pessoa pode seguir com uma vida normal, depois de ter matado um inocente”, desabafa.

Já o pai do estudante, a agricultor Jacir Carini lembra que um dos sonhos do Alan era fazer um salão de festas na residência da família. “Fizemos o salão, inaugurado neste aniversário de um ano da morte, preenchendo-o com fotos dele. Ele não está mais conosco em corpo físico, mas de al-guma forma sua presença é sentida ̈ , salientou o pai. Ele acrescentou que o processo está parado na justiça sem previsão de julgamento.

Fotos: Rodrigo De Marco

Flores no local do acidente

Amigos lembram Alan com uma oração

Page 6: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

02 Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011Opinião

Os artigos publicados com assinatura são

de inteira responsabilidade do autor

e não traduzem, necessariamente, a opinião

do Jornal. Suas publicações obedecem ao

propósito de refletir as diversas tendências

e estimular o debate dos problemas de in-

teresse da sociedade. Por razões de clareza

ou espaço, os e-mails poderão ser publicados

resumidamente.

Colaboradores e Colunistas: Rodrigo De Marco, Janete Nodari,Ernani Cousandier, Simone Serafini, Paulo Capoani, Breno Marzola, Thompsson Didoné, Aldacir Pancotto, Marta Barbosa, Silvio dos Santos, Cristiane Grohe, Márcia Spies,Sinval Gatto Jr. e Sílvia Protas

Endereço: Rua Refatti, 101 - Maria Goretti - Bento Gonçalves - RS

Fone: (54) 3454.2018 / 3451.2500

E-mails: [email protected] [email protected]

Site: www.integracaodaserra.com.br Filiado à ADJORI.

JORNAL INTEGRAÇÃO DA SERRAPeriodicidade: MensalTiragem: 12.000 exemplaresCirculação: Bento Gonçalves, Santa Tereza, Monte Belo do Sul,

Pinto Bandeira, São Pedro, Vale dos Vinhedos, São Valentim, Tuiuty e Faria Lemos.

Propriedade: Empresa Jornalística Integração da Serra Ltda.Diretora e Jornalista responsável: Kátia Bortolini - MTB 8374Área Comercial: Moacyr RigattiAdministrativo: Bruna Barbieri

EX

PED

IEN

TE

EX

PED

IEN

TE

[email protected] | (54) 3055.4453

Case hoje, separe amanhãSimone M. SerafiniAdvogada | OAB 32072/RS

Escritório profissional na Galeria Solar, sala 14, Centro,

Fone/fax: 54 3055 4453

Para receber o Jornal Online cadastre-se no www.integracaodaserra.com.br

Espaço do [email protected]

Os emails poderão ser editados em razão de seu tamanho ou para facilitar a compreensão. Correio eletrônico: [email protected]

Muito interessante o conteúdo da ma-téria sobre a utilização do bagaço de uva na elaboração de sucos de frutas e bebidas lácteas. Sugerimos manter sempre matérias atemporais como essas, que são fonte de pesquisas.Roni Dall`Igna - Bento Gonçalves

Achei muito legal a matéria Memória da Cidade e o jornal integralmente. Moderno e claro, espirituoso e sério. Parabéns e obrigado em nosso nome (família NADINHO), como muito gente chamava aí.Saudades... Estou repassando para os amigos e familiares. “Bejon” Jader Celso Vieira - Porto Alegre

Cara colunista Janete:Foi um grande prazer recebê-la neste mês de setembro, no período de nos-so mais importante evento, o Baile Imperial. Deborah Villas-Bôas Dadalt e Aldemir DadaltHotel e Spa do Vinho Caudalie - Bento Gonçalves

E se for bem corajoso(a), case nova-mente depois de amanhã.

O assunto não é novo, mas vejo, no dia a dia, que as pessoas ainda não sabem ou tem dúvidas a respeito das mudanças trazidas pela nova lei do Divórcio. Através de um texto curto, a Emenda Constitucional n. 66/2010, a chamada Nova lei do Divórcio foi pro-mulgada no dia 13 de julho, alterando o § 6º, do art. 226, da Constituição da República, que passou a ter a seguinte redação: “o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio”. Assim como o “desquite”, o termo separação judicial cairá em desuso.

Antes uma pessoa para se separar, deveria esperar o decurso do prazo de um ano do casamento, ainda era preciso esperar mais um ano para pedir o divórcio ou dois, caso as partes não optassem pelo pedido prévio de separação.

Agora, com esta emenda, o casal pode pedir o divórcio imediatamente após o casamento. Isto representa um avanço na Lei às necessidades e mudanças das relações. Hoje ninguém mais tem tempo ou paciência para ser infeliz. Não deu certo, termina...

Não há mais dinheiro, patrimônio, medo ou pena que obrigue mulheres e homens a permanecerem em uma relação sem satisfação.

Alguns dirão que tal Lei irá piorar e aumentar a dissolução das famílias. Não concordo. Acho que, na verdade, a Lei veio facilitar e abreviar a difícil decisão de romper com um casamento infeliz ou que, simplesmente, venceu seu “prazo de validade”.

A forma anterior onerava as par-tes demasiadamente em sentimento, tempo e dinheiro, pois, além de pedir a separação, era necessário entrar com o pedido de divórcio, após o lapso de tempo. Um duplo desgaste que só one-rava as partes e dificultava o término das relações.

Cabe ressaltar que continuam presentes os pedidos de divórcio con-sensual, divórcio litigioso e divórcio ex-trajudicial. Em nenhum dos três casos, haverá discussão acerca dos motivos e/ou culpa ou estipulação de prazo.

Na verdade, independente de qual-quer lei, casais continuarão casando e se divorciando. Outros tantos conti-nuarão juntos por razões do coração, por interesses ou conveniências. Os conhecidos casamentos de “fachada”, muito comuns na nossa sociedade, continuarão existindo.

A Lei só oferece uma facilidade das pessoas romperem rapidamente com relações já concluídas e oportuniza uma nova chance para que estas mes-mas pessoas, livres, refaçam suas vidas em outros relacionamentos.

E a separação não deixa de ser um ato de amor. É deixar livre quem eu já não amo mais, para que ele seja amado por outro alguém.

No livro “Nas tuas mãos”, da portu-guesa Inês Pedrosa, esta a prova de que a separação de duas pessoas precisa acontecer antes do fim total do amor, antes das brigas, da falta de respeito e das traições:

“Provavelmente só se separam os que levam a infecção do outro até aos limites da autenticidade, os que têm coragem de se olhar nos olhos e desco-brir que o amor de ontem merece mais do que o conforto dos hábitos e o con-formismo da complementaridade.

“A separação pode ser o ato de ab-soluta e radical união, a ligação para a eternidade de dois seres, que um dia se amaram demasiado para poderem amar-se de outra maneira, pequena e mansa, quase vegetal.”

Mande sua dúvida ou pergunta para: [email protected].

Sugerimos ao jornal fazer uma reporta-gem sobre as “vagas destinadas a defi-cientes físicos”. Pois, se repararmos bem, todas elas estão ocupadas o dia todo. Não por deficientes físicos, mas sim, por outros motoristas desinformados ou mal-educados mesmo. Seria ótima uma reportagem sobre isso. Também sobre como a sinalização está precária. Enquanto isso, reformam praças com custo de milhões. Será que não sobram uns reais para novas placas de sinaliza-ção? Abraços,Edvin Comiotto - via facebook

Parabéns, o Jornal Integração é cria-tivo. Com matérias bem redigidas, diferentes.Karine Panizzi - Bento Gonçalves

Obrigada pelo espaço (Artistas – Intui-ção na vida e nas artes). A colunista sou-be captar a essência dos sentimentos.Marilene Garcia - Presidente da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha - Bento Gonçalves

Page 7: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

0303 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra Agricultura

Produção de pêssegosem Bento GonçalvesThompsson DidonéTécnico ASCAR/RS - EMATER BG

Em Bento Gonçalves, são cultivados mais de 1.200 hectares de pesseguei-ros com uma produção estimada de mais de 20.000 toneladas, tendo como destino em torno de 95% da produção para o comércio de frutas de consumo in natura.

Como as frutas produzidas neces-sitam de equipamentos apropriados para a conservação, existem mais de 30 câmaras frigoríficas no município, sen-do que 25 estão localizadas em Pinto Bandeira, onde são cultivados mais de 1.000 hectares de pessegueiros. Para que a conservação, nestas câmaras, seja eficiente é necessário que as frutas armazenadas cheguem do campo com a maior sanidade possível.

As variedades cultivadas foram sendo substituídas nos últimos anos, tanto pelo surgimento de varieda-des mais adaptadas à região, como também, pela exigência do mercado consumidor. A variedade mais plan-tada, até poucos anos atrás, em Bento Gonçalves era a Marli e, nos dias atuais, a variedade Chimarrita é a responsável por mais da metade das plantações. Outras variedades também acabaram sendo substituídas, como é o caso do Chiripá Branco (variedade tardia) que foi substituída pelo Chiripá Vermelho (Della Nona), pelo Eragil e, em menor quantidade, pela variedade Barbosa.

Com relação à podridão parda, que é a doença fúngica que mais causa prejuízos à produção, os cuidados co-meçam no inverno, com tratamentos preventivos com caldas a base de cobre e enxofre, além de tratamentos com produtos específicos na floração e na mudança de cor do fruto. A ocorrência de pragas como a Grafolita molesta e a mosca das frutas ou mesmo outras lagartas que causam lesões nos fruto, são portas de entrada para a infestação destes frutos pela podridão parda.

O principal cuidado, nesta fase da cultura, é com a ocorrência da doença fúngica chamada de Crespeira Ver-dadeira, que se manifesta com maior intensidade pela presença de vento frio. Outras doenças que também podem ocorrer, nesta fase, são a antracnose e a xantomonas, sendo que,esta última, esta fortemente ligada a ocorrência de ventos frios e, o cultivo de plantas que tenham a função de quebra-ventos,

diminui enormemente a infestação.Outra prática que o produtor está

fazendo nesta época é o raleio dos fru-tos. Esta prática esta fortemente ligada ao tamanho do fruto e a qualidade da produção. É importante que o produtor deixe, em cada planta, a quantidade de frutos que possam alcançar um bom calibre ( tamanho ). Recomenda-se que os frutos sejam deixados com um espaçamento mínimo de 10 a 15 centímetros uns dos outros. A época do raleio também é muito importante, ou seja, não pode ser muito cedo, pois em muitas variedades a queda natural dos frutos pode ocorrer até 30 dias após a floração e nem muito tarde, pois após o endurecimento do caroço os resultados podem ser pouco expressivos.

Por ocasião do raleio, normalmente o produtor aproveita para fazer uma poda verde, que consiste em retirar ra-mos mal posicionados, machucados, ou que estão em excesso na planta, com o objetivo de melhorar a aeração (passa-gem de ar entre a folhagem) e melhorar e insolação, contribuindo para melhor distribuição dos tratamentos fitossani-tários e controle das doenças e pragas, além do fruto ficar mais colorido. Cabe ressaltar, que o produtor deve retirar somente os brotos que estejam em ex-cesso, pois a retirada de muita brotação diminui a área verde da planta, respon-sável pela fotossíntese e, ao invés de ajudar o desenvolvimento da cultura, acaba debilitando a planta.

É importante que os pomares sejam monitorados quanto à ocorrência de pragas, principalmente a grafolita e a mosca das frutas. Para isto, existem vários modelos de armadilhas que capturam as pragas e, o produtor com acompanhamento periódico pode decidir sobre a necessidade de fazer o controle, reduzindo assim o número de aplicações de inseticidas e aprovei-tando o momento mais adequado para fazer os tratamentos fitossanitários.

Tanto na identificação de doenças e seus controles, monitoramento de pra-gas e seus controles ou na orientação sobre tratos cultuais, como raleio ou poda verde, o produtor deve procurar um técnico de sua confiança ou um Escritório da EMATER.

Mais informações; EMATER de Ben-to Gonçalves, Fone 3452.2289.

No último dia 23 de setembro, terminou o inverno mais frio e chu-voso dos últimos dez anos. Dados do Departamento de Meteorologia da Em-brapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, mostram que o inverno deste ano teve mais dias de baixas temperaturas em relação a mesma estação nos últimos dez anos. Conforme o Departamento, o último inverno teve 432 horas e meia de frio, medidas quando há temperaturas abaixo de 7,2°. Com relação às chuvas, o inverno de 2011, também registrou a maior precipitação pluviométrica da década.

Inverno de 2011 foi o mais frioe chuvoso dos últimos 10 anos

Ainda, conforme o departamen-to, choveu 786,1mm, sendo que o normal para este período do ano é 538,00mm.

O governador Tarso Genro, no último dia 24 de setembro, durante a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos, ocorrida em Bento Gonçalves, na Fundaparque, anunciou o envio de um projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Estado, determinando o aumento de 25% para 50% da arrecadação anual do Fundo de

Tarso Genro promete dobrar aarrecadação para o Fundovitis

Desenvolvimento da Vitivinicultu-ra do RS (Fundovitis) para repasse ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

A proposta deve ser apreciada pelos deputados estaduais a partir deste mês de outubro, conforme pedido do Governador ao presiden-te da Assembleia, Adão Villaverde.

Kátia Bortolini

Inverno em Pinto Bandeira

Page 8: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

04 Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011Entidades

Decoração Natalina, Programa-ção Cultural, Caminho dos Presépios, Árvores Encantadas, Natal da Alegria, Crianças Cantantes, Show dos Brin-quedos, Ceia Econômica, Sabores do Natal e Tour Natal Bento. Estes são os 10 projetos criados para o Natal Bento 2011 pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Segundo a entidade, a execução dos dez projetos depende do envolvimento da comunidade, classe empresarial, entidades e poder público. Para viabilizar a proposta como um todo, a CDL está convidando a classe empresarial do município a participar da iniciativa, através de patrocínios diretos ou por meio da Lei Rouanet. O valor autorizado para captação é de R$ 275 mil.

A presidente da CDL, Helenir Bedin, apresentou o projeto a empresários na reunião almoço do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), do último dia 26 de setembro. Ela pediu a atenção e o apoio de todos, destacando que ao ajudar o Natal Bento, as empresas estarão contribuindo com o município. “Uma cidade mais bonita atrai mais visitantes, movimenta a economia e

CDL busca parcerias para promoção do Natal Bento

integra a comunidade”, observou. “O Natal Bento vai ser do tamanho do en-volvimento da comunidade de Bento Gonçalves”, complementou.

Até o momento já confirmaram participação a CDL/BG, CRAS, Funda-ção Casa das Artes, Giordani Turismo, Hospital Tacchini, Secretaria de Educa-ção, Secretaria de Turismo, Senac, Sin-diserp, SHRBS, Sindmóveis e escolas da rede pública e privada. O Natal Bento 2011 será realizado de 18 de novembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012.

Helenir Bedin pediu apoio dos empresários para realizar projeto

Cáren Cristine Dal Mas

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG), fundado em 28/11/1977, está organi-zando mais uma vez, Eleições Sindicais para a renovação da Diretoria, Conselho Fiscal e Representação junto ao Conselho da Federação dos Trabalhadores no Co-mércio do Estado do Rio Grande do Sul. O processo iniciou no dia 16 de setembro, com a abertura de prazo para inscrições das chapas, encerrado no último dia 28.

A comerciária Orildes Maria Lottici, atual presidente da entidade, é candidata à reeleição, em chapa única, buscando dar continuidade ao trabalho desenvol-vido nos últimos quatro anos, voltado ao associado e ao conjunto da categoria comerciária atendida em 19 municípios da região.

Para o desenvolvimento do processo eleitoral do SECBG foi constituída uma Junta Eleitoral, formada pelos dirigentes sindicais, presidente do SEC – Lajeado, Marco Daniel Rochenback; presidente do Sindicato dos Empregados em Imobi-liárias do RS (SEMIRGS), de Porto Alegre, Mauro Silva e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves (SINDSERP), Neura Zatt.

“É importante registrar que montar uma chapa não é fácil. Consultei vários colegas para verificar a possibilidade de compor um grupo de trabalhos comigo. Muitos reafirmaram sua posição de apoio a esta gestão, agradeceram o convite, se comprometeram e continuar parti-cipando dos eventos do SEC-BG, mas não encontram ainda as condições para participar institucionalmente de uma organização como o SEC-BG, e muitas foram as razões”, ressalta Orildes.

No dia 19 de outubro, no período das 9h às 18h, urnas itinerantes passarão nas empresas em que há associados à entida-de, que deverão estar acompanhados da Carteira de Sócio ou, na falta desta, de um documento de identificação, para que os

Um grupo formado por 15 estudan-tes do Ensino Médio do Colégio Marista Aparecida está participando do Projeto Miniempresa Junior Achievement, resgatado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçal-ves (CIC/BG). o grupo criou a empresa D’Boa S.A., responsável pela produção de água de lenços com a marca Vibes. O produto está sendo oferecido nas fra-grâncias Lavanda, Erva-Doce e Mamãe Bebê. O projeto é coordenado pelo diretor da Área de Gestão e Qualidade do CIC, Marcos Dytz Piccoli.

Eles se reúnem sempre nas segun-das-feiras, seguindo um roteiro pro-posto pelo programa. A programação inclui a realização de uma minifeira no centro da cidade para a exposição e comercialização do produto. Através do projeto, são explicados os funda-mentos da economia de mercado e da atividade empresarial, por meio do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um

SEC-BG prepara eleiçõespara o próximo dia 19

Sílvia Tonon

mesários possam coletar o voto. Caso o associado não esteja na empresa em que trabalha, neste dia, por qualquer motivo, haverá uma urna fixa na sede do SEC-BG, localizada na Av. Osvaldo Aranha, 1075, 3º andar, Cidade Alta. A comissão eleito-ral salienta que se o nome do associado, por alguma falha não constar na Lista de Sócios aptos a votar, basta que este se identifique com sua Carteira Social. Tem direito a voto todos os sócios maiores de idade e que estejam registrados no cadastro do Sindicato há mais de seis meses, anteriores às eleições.

“Peço um voto de confiança, não somente a mim, ou ao trabalho que de-senvolvi frente a esta entidade, mas tam-bém aos demais colegas que assumem comigo o compromisso de resguardar os direitos individuais e coletivos da catego-ria comerciária de Bento Gonçalves e de outros 18 municípios da região”, finaliza a Presidente.

Orildes Maria Lottici

Miniempresa de alunos do Aparecia produz água de lenços a partir do projeto Junior Achievement

Divulgação, arquivo CIC/BG

miniempresário. Os conceitos são passados através

de discussões orientadas, exercícios escritos, trabalhos em grupo, simula-ções e jogos, proporcionando um am-biente agradável para aprendizagem. É um programa acompanhado pelos profissionais voluntários Cláudio Cesar Ramos, Adviser de Produção; Álvaro Provin, Adviser de Marketing; Patrícia Sebben, Adviser de Financeiro; Salete Marangon, Adviser de RH e Elisabete Miele, educadora voluntária. Já o grupo conta com Caroline Tecchio, na presidência, Lucas Mokwa na diretoria de finanças, Marina Fagundes na dire-toria de produção, Débora Provin, na diretoria de marketing e Sarah Longui Kunzler na diretoria de RH. A equipe de colaboradores é formada por Ana Clara Truculo, Bernardo Marini, Catharine Ribeiro, Eduardo Machado, Eleonora Fianco, Gabrielle Bidinotto, Leonardo Feraboli, Luiza Brandalise, Marina Pa-raboni, Paula Gasperin.

Page 9: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

0503 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra Empresas & Cia

O Sindicato das Indústrias Me-talúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME) vai investir cerca de R$ 2 milhões na construção de uma nova sede, entre a rua Domingos Rubechini e a alameda Fenavinho, bairro Fenavinho, próximo ao Parque de Eventos. A informação é do presidente da entidade, Juarez Piva. O projeto da nova sede foi apresen-tado em jantar comemorativo aos 35 anos do SIMMME, no último dia 21 de setembro, no Dall´Onder Grande Ho-tel, pela vice-presidente da entidade,

A loja T&C Tecnologia e Games, situada no térreo do L’América Shop-ping, conta com cerca de cem títulos de games, a maioria adequados para presentear no próximo Dia da Criança. A empresa, inaugurada no início do mês de setembro, oferece o que há de mais moderno em jogos e informáti-ca. Entre as novidades para games, se destaca o acessório Kinect, um sensor de movimento anexado ao Xbox 360, que possibilita total interatividade com o game, tornando todos movimentos do corpo reais para o jogo. Disponi-biliza, ainda, vários acessórios exis-tentes no mercado para os consoles e computador, entre eles guitarra, bate-ria, volantes, entre outros.

A T&C Tecnologia e Games, de Tiago Somensi e Wagner Possamai Cainelli, também conta com ampla variedade de produtos na área da informática, entre eles completa linha de Tablets. A em-presa comercializa Desktop´s sob en-comenda, com con-figurações persona-lizadas de acordo com a necessidade do cliente. Também presta assistência técnica especializada

Evandro Soares

SIMMME apresenta projeto da nova sede em jantar dos 35 anos

Fabiana Geremia Bucco. A nova sede será representada por dois mil metros quadrados de área construída entre três pavimentos, numa área de terra de 600 metros quadrados.

O local terá auditório, com capa-cidades para 200 pessoas, biblioteca, espaços para exposição, convenções e salas para reuniões de negócios, entre outras áreas. “Os associados merecem esta comodidade”, afirma Piva. De acor-do com ele, a previsão é de que a obra comece no início de 2012 e termine no primeiro trimestre de 2014.

Em seu pronunciamento, Piva enfatizou as principais realizações do SIMMME nos últimos anos, tendo sempre, como foco principal, a preo-cupação com a formação e qualificação profissional dos industriais.

“Investimos no Senai/Cetemo e na UCS/Carvi com cursos nas áreas metal-mecânica e com as engenharias. Assu-mimos em parceria com o Stimmme a instalação do Cepromec e obtivemos recentemente a renovação do Contrato de Comodato com a Index, fabricante do Torno CNC que está sendo utilizado

para as aulas do Centro Profissionali-zante”, ressaltou. Ele enfatizou também o apoio ao projeto Procompi, em par-ceria com a Abimaq.

O SIMMME completou 35 anos em 01 de setembro. Atualmente, represen-ta cerca de 350 indústrias, pertencentes aos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. O faturamento do setor em 2010 girou em torno de R$ 630 milhões e as ex-portações atingiram cerca de US$ 12 milhões, gerando mais de cinco mil empregos diretos.

T & C Tecnologia e Games disponibiliza produtos para vídeogames e informática

para Desktop´s, Notebook´s e Video Games. A gama de produtos da loja abrange ainda muitos acessórios e equipamentos de informática.

Somensi e Cainelli ressaltam que o diferencial da empresa é oferecer diferentes produtos e equipamentos para games e informática. A T&C Tec-nologia e Games pode ser visitada no L’ América de segunda a sábado, das 10 às 22 horas e nos domingos e feriados, das 14 às 20 horas. Mais informações pelo fone: 3055 3035 ou pelo e-mail: [email protected].

O Salão Beleza e Ousadia, da hair stylist Caroline Ranzi, está de cara nova. Segundo Caroline, a revitali-zação do espaço, que coincidiu com a chegada da primavera, renovou a energia do local, proporcionando mais aconchego à clientela. O salão, em atividade há cerca de um ano e meio, fica situado na rua Domingos Rubechini, 560, bairro Fenavinho.

Caroline é reconhecida em Bento Gonçalves e região por sua atuação na área de beleza, com destaque para a colocação de mega hair. Ela, com o auxílio da prima Giovana Ranzi, pres-ta serviço de corte, penteado, escova, coloração, hidratação, maquiagem, manicure e pedicure. Também faz, com criatividade e ousadia, cabelo e maquiagem para casamentos e

Salão de Beleza de Caroline Ranzi revitalizado para a nova estação

formaturas. O atendimento é de ter-ças a sábados, somente com horário agendado, pelos fones 54 3454-1379 ou 9602 5325.

Caroline Ranzi

Arquivo Pessoal

O book fotográfico de seu animal de estimação é uma forma de celebrá-lo e reconhecê-lo como membro da família. Por isso desenvolve-se um trabalho para expressar, através da fo-

Fotografe seu animal de estimaçãotografia, o melhor da relação entre o ser humano e seu filho de quatro patas.

Em Bento Gonçalves, os fotógrafos Giovani Nunes e João Cláudio inovam e passam a oferecer mais este serviço para aquelas pessoas que sabem do valor destes grandes companheiros.

“Realizamos sessões a domicílio, ao ar livre e também em estúdio. O objetivo é que nossas fotos sejam um reflexo da alegria e da diversão de passar um dia na companhia do seu pet. Desta maneira, traduzimos essas emoções em imagens criativas, alegres e espontâneas”, observa Giovani. Ses-sões fotográficas podem ser marcadas pelo telefone 54 9945.5766.

Gio

vani

Nun

es

Wagner Possamai Cainelli, o técnico Alexandre Machado e Tiago Somensi

Kátia Bortolini

Page 10: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Crianças do século XXIgostam mesmo é de brincar

Crianças06 Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011

Criança é criança em qualquer geração. Mesmo as do século XXI, que, desde pequenas, convivem com avançadas tecnologias e acessos a vários aprendizados, gostam mesmo é de brincar. Segundo a psicóloga Júlia Schneider Protas, há muito tempo, os estudiosos da psicologia e da pediatria afirmam que o brincar é fundamental para a estruturação e desenvolvimento emocional, social e, até mesmo, físico da criança.

De acordo com ela, é através de brincadeiras que as crianças vivem suas fantasias e mundos imaginários. “São fadas, princesas, guerreiros e super-heróis. Quando se é criança, uma simples folha de papel pode virar um superavião, uma caixa vazia pode

virar uma casa e um gol no campinho da escola pode ser sentido como o mais importante da história dos jogos de futebol”, acrescenta.

Júlia ressalta que brincar é funda-mental para o desenvolvimento da capacidade de criar, de imaginar, de fazer de conta. Conforme a psicóloga, a criança cria, através de sua imagi-nação, formas e personagens que a divertem e a fazem sentir e pensar, construindo assim sua identidade. A psicóloga ressalta que, atualmente, é vivido um dilema entre tecnologia e brincadeira. Na opinião dela, as crian-ças terão cada vez mais acesso à in-formática. “Mas, por mais interessante que sejam os jogos e as informações da Internet, nada substitui o brincar

de sempre: correr, pular, se sujar e fazer bagunça”, complementa. Com eles a palavra:

Lorenzo Bortolini Vaccaro9 anosBrincadeiras preferidas: jogar fu-

tebol, brincar com os amigos da rua, jogar taco, andar de bicicleta, skate e jogar no computador. Prefere brincar com os amigos a ficar no computador. Só fica no computador quando os amigos não podem brincar com ele.

Monique de Mello Cristófoli 6 anosBrincadeiras preferidas: adivi-

nhas, desenhar e pintar, brincar com o ursinho de pelúcia “Pibo”, com os pais e com os amigos. Também gosta de assistir a desenhos animados na televisão e brincar de massinha de modelar. Não joga no computador.

André Guzzo Lazzarotto4 anosBrincadeiras preferidas: jogos de

computador, tirar fotos, jogar futebol, brincar de homem-aranha, imitar bichos e brincar com os amigos de

caminhão.

Maria Eduarda A. de Oliveira4 anosBrincadeiras preferidas: brincar

com a mãe e o irmão Arthur, de oito anos. Gosta ainda de brincar de bone-cas, de pega-pega, casinha e também de desenhar e pintar. Joga pouco no computador.

Eduardo Rigon6 anosBrincadeiras preferidas: brincar

no computador com jogos de moto, do Schrek, clã e carrinho. Gosta de assistir a televisão, de jogar futebol e de brincar de pega-pega. Passa a maior parte do tempo livre no com-putador.

Pedro Arthur da Luz6 anosBrincadeiras preferidas: brincar

no computador com jogos do Mário Bros e sinuca. Jogar playstation, assis-tir a televisão, brincar com carrinhos, brincar com a prima na casinha de bonecas, desenhar caminhões com o pai.

Dia dasCriançasLorenzo

André

Eduardo

Maria Eduarda Monique Pedro

Foto

s: Sí

lvia

Pro

tas

Por Sílvia [email protected]

Page 11: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

03 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra Turismo 07

Em 2010, o roteiro turístico Caminhos de Pedra, do distrito de São Pedro, recebeu mais de cinquenta mil pessoas e a previsão é de que, até o final deste ano, receba cerca de sessenta mil turistas. A infor-mação é do enólogo Silvério Salvati, da Vinícola Salvati, que faz parte do roteiro.

O enólogo comenta que a vinícola recebe anualmente, em média, cerca de 20 mil visitantes . “Nós empre nos preparamos bem para recebê-los, desde a gastronomia, o serviço, tudo tem que ter autenti-cidade. Agora, estamos com um lançamento de vinho. É um frizante de Moscato de Hamburgo, refrescante, aromático, ao gosto do paladar feminino. Será lançado no final de outubro deste ano”, ressalta.

De acordo com Salvati, que há oito anos trabalha com turismo, o Caminhos de Pedra, além da história e da cultura da preservação da colonização italiana, possui também uma boa infraestrutura, com restaurantes excelentes. “Cada família possui uma atividade diferente, o visitante vai até a casa, conhece os costumes. É uma experiência fantás-tica, uma viagem no tempo, de volta ao passado”, ressalta. Acrescenta que, em outubro, mês das crianças, o destino recebe muitos colégios de vários municípios do Estado. Nos finais-de-semana, as famílias vêm com as crianças, principalmente da grande Porto Alegre. O estado de Santa Catarina também costuma comparecer bastante, principalmente das regiões de Florianópolis, Blumenau e Joinvile. No inverno, é a vez do pessoal do litoral e de Porto Alegre subir a Serra para uma visita. O paulista também aproveita as férias escolares de julho para vir à região, buscando principalmente o frio”, diz Salvati.

“Os turistas gostam muito dos vinhos da Salvatti porque são exóti-cos, caseiros, sem muita tecnologia. O acompanhamento é diário, para que o vinho fique excelente. Todos os tratos culturais, a colheita, a trans-formação da uva em vinho. É importante esse acompanhamento diário, degustando até acertar o ponto. As pipas de madeira também ajudam na composição do ambiente, além de permitir um envelhecimento especial, dando características de aromas e sabores,” acentua ele.

Passeio Ciclístico da Primavera reuniu mais de 200 pessoas

Entre os participantes, quatro deficientes visuais

Sentindo o Vale dos Vinhedos sobre duas rodas. Esta foi a experi-ência de quatro deficientes visuais que participaram do Passeio Ciclís-tico da Primavera promovido pelo Hotel Villa Michelon, na manhã do último dia 25 de setembro. Condu-zidos por guias em bicicletas duplas, eles percorreram os 5.300 metros pedalando. Um exemplo de supera-ção em meio a mais de 200 ciclistas. Famílias, grupos de amigos, ciclistas profissionais e turistas participaram do passeio, que teve novo trajeto e paradas nas vinícolas para degustação de espu-mante, vinho, suco de uva e queijo.

A deficiente visual Juliana Peixoto conta que anda de bicicleta desde a infância. “Sempre gostei de andar de bi-cicleta. Primeiro foram com as bicicletas de rodinhas, depois as maiores, desde que conseguisse encostar os pés no chão. De-pois, fiquei um tempo sem andar até que lançaram as bicicletas duplas”. A partici-pação foi viabilizada pela Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), que possui diversas bicicletas duplas para uso de seus associados. Para Juliana, a experiência de pedalar no Vale dos Vinhedos foi maravilhosa. “O passeio foi gostoso. A sensação foi de liberdade. Mesmo não vendo, o guia ia descrevendo

a paisagem. O lugar é lindo. Senti o vento no rosto, o cheiro das flores, da grama cortada, foi ótimo”, relata ela.

Esta foi a terceira e maior edição do evento. O objetivo do Hotel Villa Michelon, da Escola Infoserv e Jamar Cia do Esporte, parceiros no projeto, é continuar apostando na prática do esporte como incentivo à saúde física e mental, ao bem-estar, as novas ami-zades e a confraternização. “O Passeio Ciclístico da Primavera já está no calen-dário de eventos do Vale dos Vinhedos. Vamos continuar inovando, lançando novos trajetos e atrações, mas sempre evidenciando o esporte como uma ati-vidade saudável que pode estar aliada ao enoturismo”, destaca o diretor do Villa Michelon, Moysés Michelon.

Lucinara Masiero

Caminhos de Pedra deve receber 60 mil turistas até o final do ano

Page 12: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

08

““

Prazer em todos os detalhes

SocialJornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011

Catar os cacos do presente e outrora e enfrentar a noite com o vitral da aurora.

Affonso Romano de Sant´Anna

LivroAs escritoras Gúgui e Denise Da Ré estarão autografando o livro “Maria Fumaça, um passeio pela fantasia”, no Clube Aliança, no dia 07 de ou-tubro, às 19h30min, o primeiro livro infantil em parceria. Vale conferir! Vai ter brigadeiro.

No mês das crianças...

O gatinho Enzo Manente Tecchio, 3 anos, brinca no mês dedicado às crianças

No dia 1º de outubro, foi comemorado o primeiro aninho do simpático Felipe

Poletto SonzaLaura Pavão Dalle Laste é o nome desta

moça, em momento de alegria durante a comemoração de seu 1º aninho

Os anfitriões do Baile Imperial, realizado no último dia 10 de setembro, no Hotel e SPA do Vinho Caudalie, Deborah e Aldemir Dadalt

Gustavo Becker e Karine Panizzi

prestigiaram o evento

beneficente do Rotary Clube Mulheres da

Serra no Hotel Dall´Onder

Equipe da Abepan: Luiz Augusto Signor, Michel Bernieri Ramos, Sérgio Foletto, Douglas Lemos da Silva Mezadri, Paulo Roberto de Paula, Emerson Luis de Paula, Maribel Dorneles, no jantar comemorativo aos 22 anos de fundação da entidade,

no último dia 13 de setembro, na Vinícola Mena Kaho

Janete Nodari

Divulgação

Janete Nodari

Kátia Bortolini

Retr

atu´

s

AND

RÉ P

ELLI

ZZAR

I / R

EAL

COLO

R FO

TOG

RAFI

AS

AND

RÉ P

ELLI

ZZAR

I / R

EAL

COLO

R FO

TOG

RAFI

AS

Sílvio e Vânia Garcia, Jucimar Reginatto, Luciano Ecco, João Francisco Diogo, Liriomar, Roseleide e Eduardo Casagrande no jantar de posse do PTB Mulher

de Bento Gonçalves

Page 13: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Arquivo Pessoal

Social 0903 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra

[email protected]

JaneteNodari

PARABÉNS CRIANÇAS!

Cuidamos da saúde e beleza do sorriso das crianças.

Carmem Dall´Onder Vasseur, do Vinocap, com a loba adquirida pelo hotel e personalizada pelo artista plástico Victor Hugo Porto

Edson Lora recebeu os

cumprimentos da esposa Vera

Belusso e da filha Maria

Clara pelo seu aniversário no

último dia 06 de setembro

Kátia Bortolini

Kátia Bortolini

Ciane Frainer e Marcos Bortolini casaram-se no civil no último dia 30 de setembro

BingoO Lions Clube Bento Gonçal-ves Fêmina Integração e o Lions Clube Bento Gonçalves Cidade do Vinho promovem, no próximo dia 21 de outu-bro de 2011, às 19h30min, no Salão da Comunidade Maria Goretti, um bingo em benefício as entidades Proje-to Esperança, Coral da Escola José Farina e Projeto Auxílio Visão/Deficientes Visuais. Prestigie! Mais informações com Nelson Bortolini 54 9116 6466.

Poética Recitais, poesia na vidraça (com participação desta colunista), debates,

sessões de autógrafos movimentaram Bento Gonçalves. Neste sábado, dia 8 de outubro, plantio da pitangueira poética e árvore dos povos, na Praça Centenário, às 9 horas.

Page 14: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Rua Dom José Baréa, 11 | Cidade Alta | Bento Gonçalves | 54 3452 3455 | 9977 2053 | [email protected] | www.leximoveis.com.br

Localizado em um dos mais novos bairros de Bento Gonçalves. Em meio à natureza, entre o verde dos parreirais, no coração da comunidade de São Valentim. Realização

CRECI - 782

Solidez em urbanismo

Cont

inua

(1) E os grilos e os sapos e os pássaros noturnos envolvem com um canto unânime a cintura morena da noite. Andrés Henestrosa – fragmento de “Retrato de mi madre”

(2) Mas quando eu blasfemo, não sei porque, começo a falar em dialeto vêneto.

Page 15: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Rua Dom José Baréa, 11 | Cidade Alta | Bento Gonçalves | 54 3452 3455 | 9977 2053 | [email protected] | www.leximoveis.com.br

Localizado em um dos mais novos bairros de Bento Gonçalves. Em meio à natureza, entre o verde dos parreirais, no coração da comunidade de São Valentim. Realização

CRECI - 782

Solidez em urbanismo

Cont

inua

(1) E os grilos e os sapos e os pássaros noturnos envolvem com um canto unânime a cintura morena da noite. Andrés Henestrosa – fragmento de “Retrato de mi madre”

(2) Mas quando eu blasfemo, não sei porque, começo a falar em dialeto vêneto.

Page 16: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

IETIVE FIANCO D´ARRIGO

Artistas12 Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011

Por Janete Nodariwww.oblogdajanete.blogspot.com

A escritora homenageada, neste ano, na 15ª Semana da Cultura do Colégio Dona Isa-bel, tem quatro livros publicados e participou de vinte e seis antologias. Foi homenageada também na Feira do Livro de Bento Gonçalves, em 2006, e, recentemente, recebeu a Meda-lha Cultural Machado de Assis, da Academia Brasileira de Estudos Literários do Rio de Ja-neiro. No decorrer dessa semana, autografa o livro Poesia do Brasil, volume 13, durante o Congresso Brasileiro de Poesia.

A arte de escreverA ideia de escrever versos nasceu cedo

na vida de Ietive. Natural de Bento Gonçalves, passou sua infância no entorno da rua Mare-chal Deodoro, onde os pais Ricardo Fianco e Luiza Zanchet Fianco tinham uma loja de fer-ragens. Desde criança, dedicou-se à leitura e à escrita, além de declamar poesias, no Colégio Medianeira, onde estudou e lecionou. Mas, foi, em 2003, que publicou seu primeiro livro: Caminhos. Depois, vieram mais três: Versos ao Entardecer (2005), Rosas e Ventos (2006), Enigmas e Emoções (2008). A receita: falar de flores, amores e lembranças.

Ietive orgulha-se de ter tido como primei-ros leitores de seus escritos o marido Lívio Dóglia D´Arrigo (in memoriam) e as três filhas: Zênia, Elenise e Beatriz. Para as duas netas: Natália e Louise, ela também já ensinou música. A poetisa conta que, quando se casou, era comum às mulheres dedicarem-se somente ao lar, às lides do-mésticas e aos filhos. Ela, porém, sempre gostou de ler, de escrever e de música, estudando piano por vários anos.

Ela acrescenta que, hoje, o avanço e a independência que as mulheres conse-guiram são positivos, mas elas ainda têm muito pelo que lutar.

Se depender da força de nossa entre-vistada, as mulheres irão revelar-se em um mundo de paz, onde o que acontece, ao nosso redor, é transfigurado em metáforas, que vão “desde as dornas tintas de vinho” da Recital de poemas do livro “Caminhos” por alunas da Escola Dona Isabel

Janete Nodari

Jardim secreto da almaDizer que a poetisa Ietive Fianco D´Arrigo, 84 anos, é um exemplo de vida,

seria fazer uso de um lugar-comum. Ela é vida. Recebeu-nos em sua casa. Fez questão de mostrar as orquídeas, cultivadas em seu jardim, e nos brindou com

uma peça musical ao piano. Assim é Ietive.

“Quero viver a vida,Abrir os olhos e verSair, procurando por mimTenho pressa de viver...”

região até o lirismo de um amor verdadeiro.

DistinçõesA poetisa Ietive recebeu inúmeras distin-

ções literárias, entre elas, a Medalha Cultural Revista Brasília, Medalha Mérito Acadêmico da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, Medalha Cultural Poetas e Escrito-res do Brasil. Em 2010, destacou-se em contos e recebeu a Medalha de Prata no VII Concurso Nacional de Literatura.

É membro da Ordem da Confraria de Poetas, da Associação de Jornalistas e Escri-tores do Brasil e sócia da Associação Lígia Averbuck.

É verbete no Dicionário Biobibliográfico dos Escritores de Colonização Italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, organizado por Lisana Bertussi, Cecil Zinani e Salete Rosa Pezzi dos Santos. Também, na Enciclopédia da Literatura Brasileira.

Você acha que parou por aí?Ietive está finalizando mais uma obra, que

já tem título “ Os Traçados da Mente” e será lançada na Feira do Livro de 2012.

Seus autores preferidos são Carlos Drum-mond de Andrade, Manuel Bandeira, Jorge de Lima e Cecília Meireles.

Diretora da Escola Dona Isabel, Denise Rossatto, professora Maria Diana Cainelli, coordenadora da 15ª Semana da Cultura, Silvânia Chiarello e a homenagea-

da, Ietive Fianco D´Arrigo

Ademir Bacca

Ademir Bacca

Page 17: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

03 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra Cultura 13

Por Janete Nodariwww.oblogdajanete.blogspot.com

Memória daCidadeHistórias de ontem, histórias de hoje...

Conseguimos resgatar os nomes dos integrantes do grupo musical “Pe-drinho e seu conjunto” com os, também, músicos, Gilberto Valduga, Fausto Michelin e Agenor Pértile. Assim, estamos publicando novamente a foto do Pedrinho e seu conjunto. Agradecemos a todos que nos enviaram emails ou se empenharam em reavivar a memória dos anos dourados dos clubes sociais e da música em Bento Gonçalves.

Ao piano, Lindomar, ao seu lado, Carlos Arzuaga, Bombardão, Pedrinho, Moacir Balzan (Cavaquinho), Milton (acordeon), Nadinho e a cantora Nilza Terezinha

Page 18: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Política14 Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011

O cenário político das próximas eleições municipais em Bento Gon-çalves foi alterado no último dia 3 de outubro com o anúncio da mudança, para a cidade, do domicílio eleitoral do deputado estadual Alexandre Pos-tal (PMDB). Postal, natural de Guaporé, assinou ficha no Diretório Municipal do PMDB e alugou imóvel em Bento Gonçalves para residir na cidade com a esposa Rosepaula e a filha Manoela.

O deputado, em coletiva no último dia 3, não admitiu, mas também não descartou a possibilidade de ser can-

O presidente do diretório municipal do PTB, Volnei Tesser apresentou a formação do PTB Mulher de Bento Gonçalves, no último dia 14 de setembro, em jantar na sede do bairro Humaitá.

O PTB Mulher, presidido por Ângela Refatti, conta com a participação de Marlene Bones, Gladis de Oliveira, Tamiris Mânica, Maria da Glória Zanotto, Rosalina Arsego, Nair Menegotto, Oliva Lazzarini, Ivone Postal, Maribel da Rosa e Ana Rita Didomenico Robetti. O evento teve a participação da vereadora de Balneário Pinhal, Márcia Tedesco, presidente do PTB Mulher do Rio Grande do Sul.

Deputado Postal muda domicílio eleitoral e residencial para Bento

didato a prefeito de Bento Gonçalves pelo PMDB nas eleições municipais de outubro de 2012, com a sua sigla coli-gada a outros partidos. Conforme ele, a mudança dá uma nova perspectiva a sua vida política. “Estou chegando, somando e vindo para construir”, ressaltou. Também salientou que no próximo ano assume a presidência da Assembleia, “ para a defesa dos interes-ses da região no Legislativo estadual”. Postal, de 49 anos, começou na vida pública no movimento estudantil. Aos 26 anos, foi eleito prefeito de Guaporé.

Está no quinto man-dato como deputado estadual, sendo que na última eleição recebeu 45.631 votos, entre eles 2.170 em Bento. Conce-deu coletiva acompa-nhado pelo presidente do diretório municipal do PMDB, Luiz Alberto Maioli e pelo ex-prefeito Alcindo Gabrielli, entre outros correligionários.Luiz Alberto Maioli, Alexandre Postal e Alcindo Gabrielli

Kátia

Bor

tolin

i

Diretório empossa a formação do PTB Mulher de Bento Gonçalves

Kátia Bortolini

Page 19: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Garibaldi l RS l [email protected]

www.bortolini.com.br

03 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra Geral 15

Inovação para a Interstuhl não consiste mera-mente em fazer as coisas de outra forma, mas sim em fazê-las melhor.

A Interstuhl trabalha com foco no desenvol-vimento contínuo de soluções no segmento de assentos, apresentando sempre novos avanços, que garantem a fabricação de produtos ainda mais aperfeiçoados, sem que isso tenha impacto no preço final de cada peça. A forma, a funciona-lidade e a ergonomia adaptam-se com perfeição às necessidades humanas, proporcionando uma forma mais criativa, eficiente e interessante de trabalhar.

A localização da fábrica da Interstuhl na Alemanha é estratégica: o distrito de Tieringen, na cidade de Meßstetten, situa-se no estado de Baden-Württemberg, cuja capital é Sttutgart - um dos maiores pólos automotivos da Alemanha. E, em função desta proximidade, a Interstuhl está em constante colaboração com as empresas deste segmento. Como exemplo, a tecnologia da malha 3D, disponível em algumas linhas de cadeiras da Interstuhl, nasceu de uma parceria com uma destas fabricantes de automóveis. Também é a Interstuhl quem faz a costura das capas dos bancos de um

Bortolini Móveis inova mais uma vezConsiderada uma das maiores e melhores fabri-

cantes de mobiliário corporativo da América Latina, a Bortolini Móveis anuncia parceria exclusiva com a

Interstuhl - fabricante alemã de cadeiras mundial-mente reconhecida

Depois de meses de tratativas comerciais, iniciadas em outubro do ano passado na feira Orgatec, na Alemanha, a diretoria da Bortolini

Móveis divulga o nome da empresa europeia que acaba de firmar parceria exclusiva com a marca. A partir de agora, a Bortolini Móveis será a Representante Oficial da Interstuhl no Brasil, passando a produzir e a comercializar seus produtos, ampliando ainda mais o portfólio de cadeiras com de-sign ergonômico, altamente tecnológico e premiado.

Fundada em 1961, a Interstuhl figura entre as 3 maiores fabricantes de cadeiras da Europa. Com 7 subsidiárias no conti-nente europeu e mais de 40 distribuidores

autorizados, a Interstuhl está presente em

todo o mundo, e agora também no Brasil, por meio da Bortolini Móveis. “Estamos trazendo uma das melho-res marcas de cadeiras para escritório do mundo. Isso demonstra o nível de profissionalização e de compro-metimento da Bortolini, que recentemente inaugurou uma moderna planta fabril na serra gaúcha e conta com uma ampla rede de distribuidores.

Por meio desta parceria exclusiva no Brasil, a Bor-tolini tem a oportunidade de apresentar para seus clientes o que há de mais moderno em relação à arte de se fabricar uma cadeira. O acesso a um produto com tecnologia e qualidade alemã será a chave para a Bortolini se consolidar neste importante segmento do mercado corporativo, que é o do fornecimento de cadeiras para escritório”, afirma Daniel Letti, gerente de produtos da Bortolini Móveis.

As equipes de produção e de vendas da Bortolini Móveis, especialista na fabricação do mobiliário cor-porativo desde 1948, já realizaram treinamentos na Alemanha e no Brasil, estando altamente capacitadas para executar projetos que envolvam os também os produtos Interstuhl.

veículo esportivo desta marca.“Foco no desenvolvimento de produtos, localiza-

ção privilegiada e gestão familiar também são fortes atributos da Bortolini e que aproximaram as nossas empresas”, diz Rogério Bortolini, Diretor Executivo da Bortolini Móveis.

Dados gerais da Interstuhl: • Empresa familiar administrada por seus proprietários• Werner Link, diretor geral de desenvolvimento + marketing e presidente do Conselho de Administração• Joachim Link, diretor financeiro, chefe de logística e produção• Helmut Link, director comercial chefe para vendas e administração• Faturamento em 2010: 102 milhões de euros• Porcentagem de exportação: 40%• Colaboradores: 600• Área de produção/logística e exposição: 55.000 m²• Sede: Meßstetten-Tieringen / Alemanha

Page 20: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Uso e abuso dos laxantes: fatos, mitos e complicaçõesDr. Rogério ChultzMédico - Patologista

INSTITUTOSANTO ANTÔNIO

PATOLOGIA MÉDICA

CITOPATOLOGIA - BIÓPSIAS - COLPOSCOPIA - PENISCOPIA

Rua José Mário Mônaco, 349 - Sl 201Bento Gonçalves - Fone (54) 3055.3471

Saúde16 Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011

MITO: Se você induzir a diarreia com laxantes, você pode impedir a absorção do alimento e evitar o ganho do peso de corpo?

FATO: Induzir a diarreia por la-xantes não muda significativamente a absorção do alimento no corpo. Consequentemente, os laxantes não impedem significativamente o ganho do peso. O que parece ser uma perda de peso é realmente desidratação ou perda de água. Os laxantes trabalham no intestino grosso, onde afetam primeiramente a absorção da água e dos eletrólitos (como o sódio e o potássio). Assim, atuam somente de-pois que a maioria dos nutrientes do alimento já foi absorvida no corpo.

MITO: Você necessita usar um la-xantes cada vez que tem uma sensação de “inchaço” e/ou constipação (prisão de ventre)?

FATO: “Sentir-se” constipado não significa necessariamente que você é constipado. Isto é especialmente verdade para quem tem um distúrbio alimentar. Comer muito pouco ali-mento ou comê-lo esporadicamente, pode resultar em uma sensação de constipação. Neste caso o problema não é a constipação, e sim os maus e/ou pobres hábitos alimentares.

MITO: Quando você é realmente constipado, você precisa usar um laxante?

FATO: Pessoas que usam quanti-dades excessivas de laxantes encon-trarão eventualmente o exato oposto ao usar os laxantes, o que causará uma constipação ainda maior (efeito rebote).

MITO: Todos os laxantes são se-melhantes?

FATO: Há muitos tipos diferentes de laxantes que são utilizados por via oral, ou na forma de supositórios. Esses são os que são mais geralmente utilizados:

l Laxantes do tipo estimulante: “Ducolax” , “lacto-Purga” entre outros, alem de alguns laxantes denomi-nados “naturais”, como aqueles que contem fenilalanina, ou alguns à base de ervas.

l Laxantes do tipo Osmótico: Inclui-se nesse grupo o leite de mag-nésia.

l Outros: Incluindo “metamucil” ou fibras insolúveis. Esse tipo de laxante estimula os movimentos ins-testinais, porém quando estiverem sendo utilizados de acordo com o sugerido (com grandes quantidades de água), eles não terão os mesmos

efeitos físicos no intestino que os laxantes dos tipos estimulantes e osmóticos. Entretanto, quando esse tipo de estimulante for mal empre-gado (o que significa o uso constante e em quantidades maiores do que o recomendado), terão as mesmas consequências fisicas e psicológicas (dependência) que os laxantes re-gulares.

MITO: Os laxantes, particularmen-te produtos “naturais”, são seguros.

FATO: O abuso dos laxantes é medicamente perigoso. O abuso de laxantes é definido como:

l uso do laxante para o controle do peso, ou

l uso frequente dos laxantes durante um período de tempo pro-longado.

COMPLICAÇÕESAs complicações consequentes

do abuso dos laxantes dependem de diversos fatores, incluindo o tipo e a quantidades de laxantes usados, além de quanto tempo foram usados. Algu-mas das complicações mais comuns do abuso dos laxantes são:

l Constipação: O uso constan-te dos laxantes causa realmente constipação. Isto pode conduzir as pessoas a aumentarem a dosagem e/ou quantidade dos laxantes, que por sua vez somente piora o problema da constipação (efeito rebote).

l Desidratação: Perda líquida

através dos intestinos por causa dos laxantes. A desidratação prejudica as funções normais do organismo.

l Desequilibrio dos eletrólitos: As pessoas que abusam dos laxantes frequentemente apresentam dese-quilíbrios do balanço eletrólitico. Os eletrólitos tais como o potássio, o só-dio, e o cloreto são importantes para as funções da vida. Com a diarreia crônica, os eletrólitos são extraídos para fora do corpo através das fezes. Isto conduz a um desequilíbrio do balanço eletrolítico no organismo.

l Edema: Como demonstrado anteriormente, os laxantes causam a perda de liquidos. As mudanças ou as flutuações dramáticas no contrapeso fluido confundem os mecanismos protetores de auto-regulação, o que faz com que o corpo reaja retendo o líquido. Em consequência, o abuso prolongado dos laxantes conduz frequentemente à retenção líquida ou ao edema.

l Sangramento: Pessoas que abusam dos laxantes, especialmente os do tipo estimulante, podem de-senvolver processos hemorrágicos internos. A perda crônica do sangue associada com o abuso dos laxantes pode conduzir a anemia.

l Função Intestinal Danificada: Pessoas que utilizam laxantes do tipo estimulante, de forma abusiva, po-dem desenvolver danos permantes na função intestinal.

Page 21: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Saúde 1703 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra

Trabalho sério nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Fones (54) 3451.1919 | 3451.5212

Faz parte da sua vida.

Trav. Tuiuty, 48 - Cidade Alta - Bento Gonçalves - RS

A Micose Fungóide (MF) é um linfoma cutâneo de células T helper (CTCL) de origem na pele, com evo-lução lenta e prognóstico reservado. A doença permanece limitada à pele até atingir estágios avançados, quan-do pode invadir orgãos internos e levar a morte.

A Micose Fúngica é o Linfoma de pele mais comum e estima-se 1.000 casos novos ao ano nos Estados Unidos. Dois terços das pessoas aco-metidas estão entre 45 e 69 anos de idade, atinge todas as raças e parece haver uma discreta prevalência no sexo masculino (1,5:1).

A causa da MF é desconhecida, embora algumas evidências epide-miológicas indiquem relação com ocupações agrícolas e na indústria química e de metais que podem in-duzir ao câncer.

Clinicamente, a MF se divide em três estágios ou fases evolutivas: pré-micose, infiltrativo e tumoral.

Na fase inicial, as lesões são inespecíficas, com ou sem prurido,

A Clínica Piu Belli, dos médicos Simone Regina Vaccaro e Marcelo Kruel Schimidt, situada em Porto Alegre, na rua Mostardeiros, 901, bairro Moinhos de Vento, aberta em julho deste ano, está supe-rando as expectativas. Simone, especializada em Medicina Estéti-ca dispõe, na clínica, de aplicações de botox, preenchimento de áci-do hialurônico em rugas, peelings para manchas e aplicação de laser voltada ao rejuvenescimento.

Ela também está auxiliando o sócio, o cirurgião-plástico Mar-celo Schimidt. Os profissionais estão fazendo cirurgias de face, lipoescultura, abdômen, próteses de mama e glúteos, entre outros procedimentos da área.

Mais informações pelo fone (51) 3226 1012.

Linfoma de Células T cutâneo(Micose Fungóide)

Dr. Breno MarzolaDermatologista, infectologista, pós-doutorando em Imunobiologia

de padrão cicatricial, podem involuir espontaneamente e aparecem pre-dominantemente em áreas não ex-postas. Na fase infiltrativa aparecem placas lembrando anéis, elevadas, de cor vermelho púrpura a violácea, com superfície lisa ou ligeiramente escamosa e pruriginosas. Estas lesões podem aparecer sobre as da primeira fase e evoluem para o comprometi-mento facial.

No terceiro estágio ou Tumoral, aparecem tumores de superfície lisa que ulceram em pouco tempo e com característica de desaparecer a coceira dos primeiros estágios. As lo-calizações mais comuns dos tumores são a face e as dobras (axilas,virilha e embaixo das mamas).

O tratamento da doença é adap-tado à fase evolutiva. A escolha da terapêutica depende da extensão e agressividade da doença, da idade do paciente, da presença de outras do-enças concomitantes. No nosso servi-ço, utilizamos desde Fototerapia até Quimioterapia Tópica e Sistêmica.

Clínica Piu Belli supera expectativas

Marcelo Schimidt e Simone Vaccaro

Divulgação

Page 22: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Geral18 Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 2011

Por Rodrigo De Marco | [email protected]

Nas últimas décadas, no mundo ocidental, foram utilizados vários termos para rotular a juventude, dentre eles: geração Paz e Amor, geração Coca-Cola, geração Xuxa, geração Saúde, geração Y, geração X e geração Z. Em 2005, nos Estados Unidos, numa pesquisa financiada pela Kaiser Family Fundation, e dirigida pela Stanford University, foi identificada a geração M, caracterizada por jovens da faixa de 20 anos ou menos. Multiplicam suas atenções para tentar acompanhar a intensa velocidade do mundo moderno. Conversam com várias pessoas on-line através do msn, ouvem música no mp3 Player ou assistem à TV, tentam estudar e trabalhar, tudo isso, ao mesmo tempo. Na pesquisa, foram aplicados 2032 questionários com estudantes, entre 8 e 18 anos, com o objetivo de avaliar o consumo de mídia pelos adolescentes em casa.

A geração M é formada por jovens acostumados a estar em várias mídias simultaneamente. Possuem todo tipo de redes sociais e, através delas, expõem seus pensamentos.

Geração M, a multimidiáticaTermo geração M, de mídia, designa adolescentes que se comunicam através de redes sociais

Vitória Lovat

Roberta Mânica

Estelamaris Martini

Maria Luiza Cardinale Baptista

Geração MTrabalho, estudo e lazer, tudo ao

mesmo tempo. “O que caracteriza a geração M é o meio de expor ao mun-do pensamentos, ideias e vontades. Os movimentos nas ruas que eram um tanto comuns antigamente, hoje, se resumem a uma hashtag (frase) no twitter. Há uma diferença clara de obje-tivos. A geração que começou a utilizar computadores pensava apenas no tra-balho. Com o surgimento da Microsoft, o computador começou a ser utilizado como um meio de comunicação”.

A interpretação é da universitária Vitória Lovat, 19 anos, de Farroupilha, estudante do 5º semestre de Jornalis-mo na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ela diz que usa a Internet para pesquisa, lazer e trabalho. “Como estu-dante de comunicação é importante me manter sempre informada. Possuo muitas redes sociais, Orkut, LastFM, Facebook, Twitter, Google +, LinKedin, 2 blogs, e TesteDeElenco (rede de atores). Já tive MySpace e Frospring, mas acabei excluindo”, acrescenta ela.

Vitória observa que é importante que as pessoas saibam utilizar de forma

A professora universitária Roberta Mânica, doutora em Novas Tecnologias pela PUC/RS, diz que a questão dos rótulos não é novidade para definir o perfil do público jovem. De acordo com ela, o observável é a reconfiguração dos conceitos, em função de compor-tamentos e atitudes de jovens cada vez mais precoces e autônomos diante do mundo e suas imposições. “O problema está na apatia em relação ao mundo e as pessoas que convivem com eles. Não há ideologias, os heróis se perderam. Acredito que muitos se consideram capazes o suficiente para poderem viver bem e sozinhos. No entanto, são carentes e sofrem com mais eloquên-cia por amores e conflitos existenciais normais da idade. A música de Cazuza se repete em mais uma geração, são exagerados e intensos, mas com uma dificuldade grande de se relacionar”, observa Roberta.

Segundo ela, a tecnologia não deverá ser problema do futuro, pois as consequências do uso excessivo de redes sociais são de uma natureza de dificuldade de socialização que começa na família. “O modo como estes jovens estão sendo educados é que define as

A professora Maria Luiza Cardinale Baptista, Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, acentua que vive em contato com uma geração transmidiática. “A maioria de nossos alunos está em con-tato com muitos meios. São dependen-tes de mídias, no sentido de algumas tecnologias serem mais sofisticadas. O jovem, em geral, vive uma angústia muito grande, que é a dificuldade de es-tabelecer projetos de vida. Além disso, há a necessidade se fazer rede, de estar em contato com outras pessoas, todos nós temos a necessidade de pertencer a grupos. Eu, por exemplo, fico muito tempo conectada. Mas, muito tempo conectada e não mergulhada na Inter-

A psicóloga Estelamaris Martini, de Bento Gonçalves, comenta que, hoje em dia, as pessoas são expostas a gran-des quantidades de informações. “A todo o momento, a mídia nos coloca em situações que precisamos nos adaptar e buscar soluções rápidas. E, por isso, surge a ansiedade, pelo fato de aces-sarmos várias informações e, algumas delas, gerando pensamentos ruins e desagradáveis. Todos nós, incluindo es-tes jovens da geração M, vivenciam isso constantemente. Ansiedade, estresse e esgotamento são termos utilizados na vida moderna. Hoje, a nossa ansiedade é continua em função da competitivi-dade, insegurança social e necessidade de sobrevivência econômica”.

De acordo com Estelamaris, a famí-lia precisa estar sempre atenta com o que seus filhos estão fazendo. “A família precisa observar sinais de isolamento. Também precisa acompanhar as suas crianças e estabelecer a elas horários para o uso do computador. Deve ainda chamar o jovem para o convívio, ofere-

Os anos 50 foram marcados pela chamada geração “Baby Boomers”, que eram os jovens nascidos em meados dos anos 1940. A nova década que co-meçava já prometia grandes mudanças, com a chegada do Rock and Roll, estilo musical provocante e irreverente. Era o começo de uma nova postura dos jovens, que começaram a usar jeans e casacos de couro.

Nos anos 60, ocorreram mudanças importantes no mundo, a juventude começa a se rebelar ainda mais. Era o começo da geração “Beat”, jovens que se opunham à sociedade de consumo e clamavam por sexo, drogas e rock and roll. A busca pela liberdade de ex-pressão era vigente no mundo inteiro. Os anos 80, foram marcados por jovens da geração X, os quais nasceram entre

coerente essas redes, evitando fotos e comentários muito pessoais, para não expor a vida privada. “Uso bastante as redes para divulgar meus blogs, ficar por dentro de eventos, conhecer opi-niões sobre assuntos atuais, discutir temas e estreitar relações com pessoas de outros lugares”, ressalta ela.

As redes sociais começaram a surgir em meados dos anos 90 e foram se po-pularizando com o passar dos anos. Em 2003, surgiram o Linkedin e o MySpace. Em 2004, apareceram o Facebook e Orkut, duas das redes mais populares.

cendo alternativas de entretenimento. Esta geração é muito impaciente e apressada. Há o desejo pela informação e resposta rápida e, por vezes, o traba-lho intelectual necessário para a análise e interpretação das informações pode ficar prejudicado. O maior desafio das escolas e empresas é atrair, motivar e reter esta geração. Os tempos mudaram e as instituições precisam também mo-dificar sua forma de pensar”, conclui.

Grande quantidade de informações

Da década de 50 aos anos 90as décadas de 60 e 70. Viveram toda a explosão do punk rock, estilo musical criado em 1977, nos EUA, e que ga-nhou força mais tarde na Inglaterra. A televisão era a grande responsável pela disseminação da cultura pop.

No final da década de 80, a música eletrônica ganha identidade. Chegam então os anos 90, década de grandes mudanças tecnológicas.

Com o advento da Internet, para o uso em residências, em meados de 1996, se criou a geração Y. Geração caracterizada por jovens nascidos entre 1978 e 1990, que passavam a conviver com essa novidade chamada Internet. Jovens sempre em busca da inovação, procurando cada vez mais cedo sua in-dependência. A partir daí, a tecnologia se desenvolveu cada vez mais rápido.

“Os heróis se perderam”

relações com os amigos e, principal-mente, com a forma de utilização com a rede”, explica a professora. “Trabalho com a informação, esta é a matéria-prima das minhas aulas, e, por isso, devo ficar conectada cerca de cinco horas por dia. Sempre com variação de tempo, dependendo da necessidade. Uso o Twitter, Facebook e LinKedin para relacionamento profissional. O msn apenas para o uso pessoal”, diz Roberta. De acordo com ela, o maior desafio de escolas e empresas é atrair, motivar e reter esta geração.

Dependentes de mídias

net. Levanto e, antes mesmo de tomar café, já ligo o computador e conecto a Internet, para baixar os e-mails”, relata Maria Luiza. A professora salienta que a tecnologia, em grande parte das situações, é a solução. Conforme ela, o problema está no exagero, porque qualquer coisa em excesso faz mal.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Page 23: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Esportes03 de outubro de 2011 | Jornal Integração da Serra

Da arquibancadaCristiane [email protected]

19

Esportes da TerraSilvio dos Santos

Rua Gen. Góes Monteiro, 42 - CentroBento Gonçalves - [email protected]: (54) 3701.2001/2002/2003

[email protected]

Futebol écoisa...de mulher!

Ilustração: Márcia Guimarães

Não faz muito tempo eu estava em uma torcida de futebol, gritando, torcendo e xingando o juiz e percebi que várias mulheres faziam o mesmo. A maioria tem o cuidado de combinar a cor do time com o esmalte, a maquiagem e a camiseta não fica sobrando no corpo. Coisa de mulher.

No trabalho, o papo também surge nas rodas de intervalo para o café. As mulheres falam sobre futebol. Muitas vezes, a conversa fica bem empolgante e acalorada. Aí, é aquele momento de trocar o assunto para não perder a amizade. No fundo ninguém dá o braço a torcer.

Tenho amiga que não torce, mas joga bola e faz gol com uma turma de amigas e conhecidas. Não vá achando que são várias mulheres sem coordenação correndo atrás da bola. Nada disso. É futebol de verdade, com uniforme, passes de dar gosto e horário marcado no sábado. É isso mesmo. Elas também têm horário para o futebolzinho com as amigas. Vale a cervejinha depois do jogo. Mas, muitas vão pedir Coca Zero.

Eu não jogo nada. Até tentei. Mas meu lugar é na torcida. Gosto do clima do estádio ou de uma boa disputa transmitida pela TV. Eu tenho amigas, que discutem o assunto com toda categoria e deixam barbados falando sozinhos. Mas não vou reclamar dos homens. Eles são bem com-portados nos estádios e já levam até filhas pequenas para ver um jogo. Sei de um amigo que levou a filha para assistir a um jogo e ela foi pé-quente. O time da pequena torcedora venceu a partida. A paixão nacional também é nossa. Coisa de mulher.

O atleta Leandro Caldeira, da Rede Mestre Artes Marciais de Bento Gonçal-ves, consagrou-se campeão nacional de Taekwondo Songahm nas modalidades Sparring e Fórmula, no Top Four reali-zado no último dia 24 de setembro, em Santa Catarina, na cidade de Balneário Camboriú. O evento reuniu cerca de 350 competidores. Da escola de Caldei-ra participaram sete, que obtiveram 17 medalhas entre ouro, prata e bronze. Caldeira, de 41 anos, natural de Santa Maria, começou a praticar Taekwondo aos 18 anos. Há aproximadamente 10 anos é praticante do Taekwondo Son-gahm, estilo que sua escola trabalha. “Taekwondo Songahm é uma arte marcial que treina as pessoas física e mentalmente, sendo um estilo mais tradicional que trabalha fortemente a concentração e, principalmente, a dis-ciplina”, explica Caldeira. O taekwondo é uma arte marcial coreana e significa o caminho dos pés e das mãos.

Caldeira explica que, durante o ano, os praticantes de taekwondo songahm de todo o país podem participar de cir-cuitos regionais e estaduais, contando pontos para o nacional. Ele participou de etapas em Caxias do Sul, Lajeado e São Paulo. A do sábado, 24 de setembro de 2011 foi a última etapa do ano. Os quatro melhores se classificavam para a grande final no dia seguinte. Caldeira

Copa Integração de Futsal: Na úl-tima sexta-feira, dia 30 de setembro, es-tiveram presentes no Ginásio da Linha 40, mais de 600 pessoas prestigiando os cinco bons jogos daquela noite. Os mesmos foram decisivos, pois defini-ram as oito equipes mais bem classifi-cadas que passaram à fase seguinte da 10ª Copa Integração de Futsal de Pinto Bandeira – edição 2011. São elas pela ordem: Rosário P.B.; São José; Nacional 28; São Gabriel; Lancheria Riva; Os Excluídos; Anunciata e Dinossauros. O evento acontece todas as sextas-feiras à noite, no Ginásio do Rosário em Pinto Bandeira. A comunidade de Pinto Ban-deira está realmente de parabéns.

Colonial de Futsal: Já são conheci-das as oito equipes mais bem classifica-das e que passaram à próxima fase da competição. O início está marcado para o dia 05/10, quarta-feira, no ginásio do Rosário, na localidade de Pinto Bandei-ra. São as seguintes pela ordem: CHAVE “A” : São Valentin, Busa, Pinto Bandeira e Alcântara; CHAVE “B”: Barracão, Paulina, Vale Aurora e Faria Lemos. O evento acontece todas as quartas-feiras à noite, nas mais diversas localidades do nosso interior. Prestigiem.

Citadino de Futsal 2011: Na quin-ta-feira, 29 de setembro, começou o tão esperado Campeonato Citadino de Fut-sal Amador. Houve cerimônia de aber-tura no Ginásio Municipal de Esportes. Marcaram presenças, além de diversas autoridades, um público superior a mil pessoas. Na oportunidade foram reali-zados dois jogos da 1ª divisão entre as equipes abaixo e os resultados foram os seguintes: Açolar 4 x 2 JC Cafeteria e Bloco KY 1 x 0 Açolar B/ La Barca. No sábado 01 de outubro, outros dez jogos entre 1ª e 2ª divisões, movimentaram o final de semana nos ginásios Municipal de Esportes e Faria Lemos respectiva-mente. Quem presenciou, pode ver bons jogos de futsal. Evento acontece nas terças e quintas-feiras, à noite. e aos sábados durante o dia.

Campeonato Distrital de Fute-bol de Campo: Já na 5ª rodada, está em pleno andamento o campeonato distrital de futebol de campo em todas as modalidades, ou seja, Veteranos; quadros “A” e “B”. O ponto alto, além dos bons jogos está sendo, sem sombras de dúvidas, a presença maciça de um grande público. Tal campeonato, já convence e supera as expectativas es-perada por todos. Evento acontece aos sábados e aos domingos à tarde.

Mountain Bike Down Hill: Uma das equipes com o maior número de vi-tórias e com referência no sul do país: a Associação Down Hill do Vinho (ADHV), contou com o apoio da SD Design/ Dal Castel Bikes/Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves e promoveu, nos dias 1 e 2 de outubro, em nosso município, pela primeira vez, a modalidade Down Hill Urbano. Atualmente, a ADHV lidera o Campeonato Gaúcho de Down Hill 2011 e é composta por 20 atletas que competem, em diversas categorias, dentro de suas respectivas idades. A As-sociação Bento-Gonçalvense que tam-bém é bicampeã gaúcha por equipes, possui títulos individuais por categorias muito importantes, como por exem-plo, em campeonatos brasileiros nas categorias Master C, Rígida, Estreante, Júnior, conseguindo ótimas colocações nos pódios das categorias; possui em seu currículo o vice-campeonato da categoria Júnior no Pan-Americano em 2008. Podemos dizer que a equi-pe também possui excelentes atletas nas categorias Master, são atletas com mais de 30 anos de idade, que procuram sempre bem representar nosso município, até mesmo em Cam-peonatos Mundiais. Nos dias 1 e 2 de outubro, presenciamos, no centro de nossa cidade, num trajeto composto por obstáculos, como rampas, tubos, andaimes, carros, caminhões, pistas de down hill, cerca de quase cinco mil pes-soas vibrando e prestigiando mais esse grande evento esportivo. Fica nosso re-gistro e para o conhecimento de todos um breve histórico dessa modalidade esportiva. Parabéns, comunidade de Bento Gonçalves e região, por mais essa nova conquista.

OBS: Informações referentes as diversas modalidades esportivas cita-das acima, podem serem encontradas no site www.secretariadeesportes-bg.com

Estadual de Amadores: Num jogo bastante disputado e tumultuado, Fla-mengo de São Valentin, deu um passo importante ao vencer pelo placar de 1 x 0 a boa equipe do Serrano de Canela fora de casa. Agora terá que se prepa-rar para enfrentá-lo no jogo de volta em casa dia 09 de outubro, no estádio Caldeirão rubro-negro. Nada está de-cidido e muito menos ganho, sabe-se que irá ser outro jogo difícil, mas meio “passo” foi conquistado. Valorizar ta-manha vantagem será de fundamental importância.

Estaremos na torcida.Dá-lhe Flamengo !!!

Atleta de Bento é campeãonacional de Taekwondo

ficou entre os quatro melhores faixas-pretas da sua categoria. “Estavam pre-sentes competidores de Curitiba e São Paulo. Tive a felicidade de sair vencedor em duas modalidades, a luta propria-mente dita, que chamamos de Sparring e em Fórmula, em coreano chamada Poomse, que é a apresentação de uma sequência de técnicas, onde é analisada a perfeição dos movimentos, como se fosse uma luta com um inimigo ima-ginário”, comenta ele. Com esse título, Caldeira classificou-se para a disputa do Panamericano, em Curitiba/PR no próximo dia 4 de novembro.

Rodrigo De Marco

Page 24: “Atenção, carinho e amor são fundamentais para que a ...67.23.254.18/~integracaodaserr/edicoes_anteriores/pdfs/edicao_124.pdf · Educare - Agimos em parceria com todas as demais

Geral Jornal Integração da Serra | 03 de outubro de 201120

Em outubro de 2012, Pinto Ban-deira terá sua segunda eleição para Prefeito, Vice e Vereadores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que nos últimos dias 15, 22 e 29 de agosto, fez o recadastramento dos eleitores da comunidade. Conforme o resultado desse cadastramento, Pinto Bandeira tem 2.118 eleitores. Ainda de acordo com o TRE, Bento Gonçalves, com o desmembramento de Pinto Bandeira, fica com 78.250 eleitores aptos a votar. O cartório da 8ª Zona Eleitoral, com sede em Bento Gonçalves, que responde por Monte Belo do Sul e Santa Tereza, é também, agora, responsável pelas eleições em Pinto Bandeira.

A Associação em Defesa do Ter-

TRE recadastra eleitores de Pinto Bandeirae marca as eleições para outubro de 2012

ritório de Bento Gonçalves continua acreditando na possibilidade de reversão. Segundo o presidente da as-sociação, advogado Carlos Perizzolo, na época em que o então distrito foi emancipado, Pinto Bandeira não teve uma lei legal de criação. “Alteraram uma lei que não existia mais, uma lei morta. Houve a eleição, o município de Pinto Bandeira foi instalado, com eleições de Prefeito, Vice e Vereadores. Posteriormente, diante da análise das ilegalidades, moradores entregaram um documento com 498 assinaturas solicitando o retorno à condição de distrito”, acrescenta o advogado.

Segundo Perizzolo, com a eman-cipação de Pinto Bandeira, Bento per-derá 105,9 quilômetros quadrados de

território, além de uma receita mensal de aproximadamente R$ 3 milhões. Ele acrescenta que Bento Gonçalves deve, por suas forças, por sua gente, procurar manter esse território, por-que a sua perda será irreparável para a expansão do município. O advogado afirma que, ao pedir novamente a emancipação, Pinto Bandeira anexou irregularmente duas localidades, Linha Busa e Linha Burati, que per-tencem a Bento, para que tivesse o mínimo de 2 mil eleitores exigidos por lei. “Somos a Capital Nacional da Uva

e do Vinho. Sem Pinto Bandeira, Flores da Cunha passará à frente” sentencia o advogado. Ainda de acordo com Perizzolo, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves estuda a possibilida-de de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a emancipação. Já o advogado João Pizzio, que liderou a retomada da luta pela emancipação de Pinto Bandeira, não quis falar a respeito das próximas eleições, “pois ainda falta muito tem-po para elas ocorrerem e há questões a serem resolvidas”.

Divulgação

De acordo com o recadastramento, Pinto Bandeira tem 2.118 eleitores

Renovação Carismática Católica

SEGUNDA-FEIRA* G.O. Sagrada FamíliaIgreja Matriz Santo Antônio, 20h* G.O. Santa RitaComunidade Santa Rita, 20hTERÇA-FEIRA* G.O. Fé e VidaIgreja Matriz São Roque, 14h* G.O. Filhos de MariaCapela da Imac. Conceição/Barracão,19h25min

QUARTA-FEIRA* G.O. Santo AntônioIgreja Matriz Santo Antônio, 14hQUINTA-FEIRA* G.O. Servos de MariaAssociação Servos de Maria, 14h* G.O. São LuísComunidade São Luís, Bairro Glória, 19h30min* G.O. Nossa Senhora do CaravaggioIgreja N. Sra. Caravaggio, Tamandaré, 19h30minSÁBADO* Grupo de Jovens Nas Asas do EspíritoAssociação Servos de Maria, 19h

Onde Orar no Espírito