21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

8
DIVULGAÇÃO Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 21 de setembro de 2013 Empresas Empresários & MODA DESTAQUE TRADICIONALISMO Com mais de duas décadas de história Collecione mostra as tendências da estação página 3 Aurora esteve presente na prova de SITT de outono, em Machester, Inglaterra página 5 Bertolini homenageia a Semana Farroupilha com festa para os funcionários página 8 CONCURSO Stimmme escolhe as novas soberanas, para o período 2013/2014, em dezembro página 4 Obra do Simmme atende demandas da construção sustentável O novo prédio que sediará o sindicato está sendo construido com materiais que não agridem o meio ambiente, o que é uma tendência mundial Página 2

description

21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

Page 1: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

DIVULGAÇÃO

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 21 de setembro de 2013

Empresas Empresários&

Moda destaque tradicionalisMoCom mais de duas décadas de história Collecione mostra as tendências da estação

página 3

Aurora esteve presente na prova de SITT de outono, em Machester, Inglaterra

página 5

Bertolini homenageia a Semana Farroupilha com festa para os funcionários

página 8

concursoStimmme escolhe as novas soberanas, para o período 2013/2014, em dezembro

página 4

Obra do Simmme atende demandas da construção sustentável

O novo prédio que sediará o sindicato está sendo construido com materiais que não agridem o meio ambiente, o que é uma tendência mundial Página 2

Page 2: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

FOTOS DIVULGAÇÃO

- Sábado, 21 de setembro de 20132

A construção ecológica inicia pela base da edificação

Empresas Empresários&

Presidente do Simmme, Juarez José Piva, juntamente com a diretora da LLP, Raquel Luciana Vaz

Formas de Geoplast de alta resistência fazem parte do material

Simmme nas normas da sustentabilidadeO novo prédio que sedia-

rá o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ben-to Gonçalves (Simmme) está sendo construído dentro de demandas da construção sus-tentável, com materiais que não agridem o meio ambiente, uma tendência mundial que já está sendo seguida por inúme-ras edificações.

Materiais reutilizáveis, reciclá-veis e utilizados em construções de primeiro mundo estão sendo usados na obra, visando minimi-zar o impacto ambiental. Esco-ras de ferro e ponteiras reutilizá-veis, além de blocos de EP’S e formas de Geoplast de alta resis-tência fazem parte do material. Além disso, o prédio terá central de captação de água da chuva para utilização nos sanitários.

Segundo o engenheiro civil Rafael De Toni, responsável pela edificação, o setor da cons-trução civil vem se aprimo-rando cada vez mais para usar elementos construtivos que diminuam consideravelmente a quantidade de entulhos, que acabavam por sua vez parados em aterros agredindo assim o meio ambiente.

Para a Geoplast, a constru-ção ecológica começa pela base da edificação. Oferece, assim, produtos que proporcionam uma base ventilada, eliminan-do a umidade, o gás radônio e o gás metano, que, de uma for-ma natural, tendem a contami-nar principalmente os andares mais baixos das casas.

Na construção, toda a infra-

estrutura e a supraestrutura, como colunas, lajes, vigas e cortinas de concreto podem ser edificadas com o sistema de formas de alta resistência, desenvolvidos pela Geoplast. Esse sistema reduz o uso de madeira na construção civil, contribuindo para o fim do desmatamento e degradação do meio ambiente.

Por este motivo, o Simmme se preocupou em contratar uma empresa que atuasse na área da construção ambientalmente correta evitando impactos am-bientais. “Não adianta pregar-mos moral se não começarmos a agir. Os discursos são sempre muito bonitos, mas é na prática que se vê quem realmente está preocupado com o futuro do planeta”, ressalta o presidente do Simmme, Juarez José Piva.

Conforme De Toni, além dos impactos relacionados ao con-

sumo de matéria e energia, há também aqueles associados à geração de resíduos sólidos e, líquidos. “O Conselho Inter-nacional da Construção estima que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados pelo conjunto das atividades humanas sejam provenientes da construção. Tais aspectos ambientais, so-mados à qualidade de vida que o ambiente construído propor-ciona, sintetizam as relações en-tre construção e meio ambien-te”, aponta o engenheiro.

Os desafios para o setor da construção são diversos, po-rém, em síntese, consistem na redução e otimização do con-sumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente na-tural e na melhoria da qualidade do ambiente construído.

Entre as recomendações es-tão mudança dos conceitos da arquitetura convencional na di-reção de projetos flexíveis com possibilidade de readequação para futuras mudanças de uso

e atendimento de novas neces-sidades, reduzindo as demo-lições; busca de soluções que potencializem o uso racional de energia ou de energias renová-veis; gestão ecológica da água; redução do uso de materiais com alto impacto ambiental e redução dos resíduos da cons-trução com modulação de com-ponentes para diminuir perdas e especificações que permitam a reutilização de materiais.

Os governos municipais pos-suem grande potencial de atua-ção na temática das construções sustentáveis. As prefeituras po-dem induzir e fomentar boas práticas por meio da legislação urbanística e código de edifi-cações, incentivos tributários e convênios com as concessio-nárias dos serviços públicos de água, esgotos e energia.

A LLP Construções, de Ca-xias do Sul, foi contratada para operacionalizar a construção. A empresa representa a Geoplast, líder no design e fabricação de produtos para a construção sustentável, membro ordinário da Green BuildingCouncil Itá-lia, maior organização interna-cional de certificação do merca-do de construção verde.

Page 3: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

FOTOS DIVULGAÇÃO

Orquídea apresenta o Queijo Parmesão Ralado

Novo padrão Todeschini aquece ambientes

3Empresas Empresários&- Sábado, 21 de setembro de 2013

Collecione motivos para arrasar no verão

O cliente encontra as tendências da moda primavera/verão

A proposta Tricot é uma tendência de desing e decoração

Uma das tendências de de-sign, decoração e moda che-ga para mudar a percepção de temperatura e “esquentar” os ambientes. Essa é a propos-ta do novo padrão Tricot, da recém lançada Coleção Iden-tidade, da Todeschini.

Réplica fiel do tramado das linhas, o desenho da malha com pontos grossos e um desalinhamento planejado dão uma cara handmade ao revestimento, que é sensível ao toque e proporciona uma sensação de aconchego ao ambiente, tornando o conví-vio ainda mais agradável.

Ideal para frentes de mó-dulos flexíveis e painéis de acabamento, o Tricot confe-re um toque clássico à nova linha de produtos da marca. Sua tonalidade clara permite composição tanto em am-bientes cleans quanto em es-paços mais escuros.

Com mais de duas décadas de história e sucesso em Ben-to Gonçalves, as lojas Colle-cione surpreendem mais uma vez com as novidades de pri-mavera/verão, que chegaram cheinhas de novos motivos para arrasar. São blusinhas, biquínis, shorts, vestidos, cal-çados e acessórios para vestir seus dias de sol.

Para atender as expectati-vas e investindo em qualidade sempre, a Collecione trabalha com marcas conceituais para todos os estilos, como: La-coste, Dopping, Vide Bula, Coca Cola Clothing, Alpelo, D&J, Visual, Bottero, Tanara, Ferracini, Democrata.

Além disso, sempre com-prometida com a moda, a Collecione traz duas fortes tendências para o verão:

Preto e Branco (P&B) – O clássico sai das passarelas e invade as ruas, essa tendên-cia é sempre uma opção cer-teira, a combinação de duas cores básicas e limpas deixa todo tipo de estilo mais so-fisticado.

Azulejo Português – Tam-bém conhecido como por-celana, a estampa da vez tem jeitinho e sofisticação inter-nacional. Fácil de combinar ela cai bem tanto com jeans ou até mesmo para enrique-cer vestidos longos de fes-ta. Por predominar as cores

azuis e brancas, pode natural-mente ser surpreendida por um blazer liso e colorido.

As lojas Collecione estão na Júlio de Castilho e Saldanha Marinho no Centro de Bento Gonçalves. Mais informações através do site www.collecio-nemoda.com.br”.

Após o recente lançamento dos biscoitos recheados, a Or-quídea tempera as vendas com o Queijo Parmesão Ralado. Numa embalagem com belíssima apre-sentação e com peso de 50g, o queijo ralado tem combinação perfeita com massas Orquídea, apresentadas em opções, como com ovos, sem ovos e integral.

Ideal para todos os tipos de acompanhamentos, o Quei-jo Parmesão Ralado Orquídea

Sobre a Todeschini

Uma das maiores fabri-cantes de móveis planejados da América Latina, a Todes-chini se destaca pelo desen-volvimento de mobiliário e complementos para ambien-tes personalizados, direcio-nados para residências, em-

presas e hotelaria.Características como de-

sign, inovação e qualidade estão presentes em seus pro-dutos que, alinhados com as principais tendências mun-diais de arquitetura, estão presentes em mais de 250 lojas espalhadas pelo Brasil e no exterior.

serve desde a tradicional ma-carronada, passando por sopas, saladas, lanches, lasanhas, pizzas, entre outros.

Com uma consistência dura e odor suave, o queijo é ralado em filetes, porporcionando qualida-de visual e paladar diferenciado. A Orquídea, de Caxias do Sul, aposta neste produto para incre-mentar as vendas, que logo mais deve estar em todas as gôndolas de toda a região sul.

Page 4: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

EXATA COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO

4

Stimmme elege novas soberanas em dezembro

Empresas Empresários& - Sábado, 21 de setembro de 2013

DireitoEmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 | [email protected]

O direito do trabalhador brasileiro ao vale-transporte é asse-gurado pela Lei n° 7.418, de 16 de dezembro de 1985, com a alteração da Lei n° 7.619, de 30 de setembro de 1987. Todas as empresas são obrigadas a fornecê-lo.

É importante destacar que o vale-transporte é utilizável em to-das as formas de transporte coletivo público urbano, intermuni-cipal e interestadual, com características semelhantes ao urbano, operado diretamente pelo poder público ou mediante delegação, em linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade compe-tente porém, a empresa deverá fornecer o vale em formato de passagem e não em espécie (dinheiro).

Chegam seguidamente ao meu escritório empregadores expon-do divergências que ocorrem entre eles e seus empregados com relação ao pagamento do vale-transporte. Isso se dá em virtude do desconhecimento dos empregados de que tal valor não integra o salário e, desta forma, se estes optarem em realizar o percurso en-tre a residência e a empresa em veículo próprio, não terão o direito de serem reembolsados por esta livre opção.

O vale-transporte constitui benefício que o empregador anteci-pará ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de desloca-mento residência-trabalho e vice-versa. Trata-se de uma obrigação do empregador, salvo se este proporcionar, por meios próprios ou contratados, o transporte do empregado.

Exemplo de legenda de foto xxxxxxxxxx

A escolha da rainha e princesas irá acontecer no dia 14 de dezembro, na 15ª Festa Metalúrgica

A corte de soberanas do Stimmme ganhará novas titula-res no mês de dezembro, quan-do o sindicado promove a quin-ta edição da escolha da rainha e princesas representantes dos trabalhadores do setor metalme-cânico. Às eleitas caberá a missão de simbolizar a força feminina da categoria em todas as atividades realizadas com a participação da entidade. “A participação da mulher no nosso segmento tem crescido continuadamente em re-presentatividade. Temos orgulho de ser uma categoria que preza pela igualdade de oportunidades e estimula as profissionais a con-quistarem seu espaço no mer-

Vale-transporte: um direito do trabalhador brasileiro

Trata-se de uma obrigação do empregador, salvo se

este proporcionar, por meios próprios ou contratados, o transporte do empregado

O vale-transporte não poderá ser pós-pago, ou seja, reem-bolsado. A aquisição deverá ser feita antecipadamente pela empresa e o empregado deverá receber o montante de uma só vez. A quantidade também é limitada ao estritamente ne-cessário ao atendimento aos beneficiados. Desta forma, se a empresa trabalha de segunda a sexta, o cálculo deverá ser feito de acordo com a quantidade de dias úteis no mês e o número de vales que o trabalhador irá utilizar por dia.

Muitos questionamentos giram em torno da obrigação em fornecer o benefício em razão da distância em que o empregado mora da empresa, mas como a legislação não se manifesta sobre esta questão, uma vez comprovada a necessidade e tendo o em-pregado feito a opção em receber o vale, este deve ser concedido.

Cabe ao empregador, exercendo seu direito de poder fiscali-zador, identificar os empregados que, por meio de declarações falsas, se beneficiam do vale e o utilizam para fins diversos que não o previsto em lei, fato este que pode ensejar a justa causa para demissão do empregado.

A Lei deixa claro que o empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% de seu salário básico, ou seja, o valor máximo de vale-transporte a ser descontado do empregado é de 6% do salário, ficando a diferença a cargo do empregador.

A Medida Provisória 280 de 2006 permitia que, a partir de 01/02/2006, o pagamento do benefício pudesse ser efetua-do em dinheiro. No entanto, a referida Medida foi convertida na Lei 11.311/2006, a qual vetou a alteração do art. 4º da Lei 7.418/85, mantendo a proibição da concessão do vale-trans-porte em dinheiro.

cado”, aponta o presidente do Stimmme, Elvio de Lima.

Para garantir o sucesso da esco-lha, as candidatas já estão sendo mobilizadas a participar. Ações de divulgação nas empresas do setor estão sendo realizadas com o objetivo de oportunizar a todas as trabalhadoras metalúrgicas a oportunidade de participar, gra-tuitamente. Podem concorrer as mulheres com mais de 16 anos, que tenham carteira assinada em uma empresa do setor metal-mecânico pertencente à base do Stimmme-BG. Além da coroa e da faixa, as eleitas para o período 2013/2014 ganham uma cader-neta de poupança com valor de

R$ 1.200 para a rainha e R$ 700 para cada princesa. As soberanas eleitas participarão, ainda, de uma viagem, tendo como destino ci-dade/estado de representativida-de histórica no contexto social do movimento Sindical brasileiro.

A escolha está agendada para o dia 14 de dezembro, como uma das atrações da 15ª Festa Me-talúrgica. O desfile iniciará por volta das 10h, no pavilhão B do Parque de Eventos, de Bento Gonçalves. As interessadas de-vem buscar mais informações no regulamento e na ficha de inscrição que estão disponíveis na página principal do site www.stimmmme.com.br

Page 5: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

DIVULGAÇÃO

5

Salão Design Movelsul tem sua comissão julgadora

Aurora é o destaque do Brasil no “Sitt Autumn 2013”

Empresas Empresários&- Sábado, 21 de setembro de 2013

O Salão Design Movelsul Brasil 2014 já tem formada sua comissão julgadora. São cinco profissionais da arquitetura e design que emprestarão seus conhecimentos a serviço do prêmio, realizado há 25 anos pelo Sindmóveis. Três dos jura-dos já participaram de edições anteriores: a arquiteta gaúcha Ilse Lang e os designers Ivens Fontoura e Pedro Moog. A arquiteta Isabela Vecci e o de-signer londrino Peter Marigold são estreantes no Salão Design.

Com inscrições abertas até 3 de novembro, o Salão Design será avaliado pela comissão julgadora em duas etapas. Na primeira, os jurados avaliam projetos gráficos e os selecio-nados para a segunda etapa de-vem enviar para apreciação os produtos ou protótipos em ta-manho real. Os critérios de ava-liação incluem a fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado, além de forma e

Fimma Brasil confirma fórmula para bons negócios

Poucas metas são tão unâni-mes no segmento empresarial quanto a necessidade de po-tencializar negócios. No meio industrial, a corrida por no-vas e melhores oportunidades sobe um degrau no patamar da competitividade a cada dia que passa. Por isso, buscar fer-ramentas alternativas e estra-tégias comerciais é vital para assegurar a permanência no mercado. Nesse contexto, vem do setor moveleiro a renova-ção da aposta em uma fórmula específica para gerar negócios: feiras especializadas.

O conceito é simples. Reunir vendedores e compradores por áreas de interesse, promoven-do seu contato, a apresentação de diferenciais e a exibição de novidades para impulsionar o estabelecimento de parcerias. E quanto mais segmentados os encontros, mais eficientes os resultados. Por isso, a cadeia produtiva de móveis tem em sua agenda de feiras opções com fo-cos claramente delineados.

Para as indústrias, a Feira In-ternacional de Máquinas, Maté-

rias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimmma Brasil) é a oportunidade de co-nhecer o que há de mais atual em máquinas, matérias-primas e acessórios. Ali estão reunidas as tendências e inovações dispo-níveis para quem produz. É um encontro onde os fornecedores vendem para as empresas – con-centrando negócios expressivos em termos de valores.

A última edição do encontro, realizada em março deste ano, em Bento Gonçalves, foi marca-da pela excelência absoluta: 653 expositores e mais de 45 mil visi-tantes profissionais de 41 países. O volume de negócios estima-do chegou a US$ 439 milhões. Em 2011, foram movimentados mais de US$ 400 milhões, com-provando a garantia de retorno para os participantes.

Para quem deseja aproveitar essa oportunidade, as reser-vas de espaço para a Fimm-ma Brasil 2015, de 16 a 20 de março, já podem ser encami-nhadas. Informações podem ser obtidas acessando o site www.fimma.com.br.

A Vinícola Aurora esteve pre-sente na grande prova de vinhos The Specialist Importers Trade Tastings (SITT) de outono, re-alizado na terça-feira, 17, em Manchester, Inglaterra. Trata-se de um conjunto de provas de vinhos de vários países produto-res para importadores especiali-zados, representantes de viníco-las boutique e de agências, uma seleção criteriosa de experts. O público é composto de compra-dores independentes, colunis-tas de vinho mais influentes do país, blogueiros e jornalistas. Os vinhos da Aurora estavam dis-poníveis na mesa do importador Stevens Garnier: Brazilian Soul Cabernet Sauvignon, Brazilian Soul Tannat e Aurora Millési-me Cabernet Sauvignon 2009

que deverão estar disponíveis no Reino Unido pela primeira vez, para as vendas de Natal.

O site do evento www.sittas-tinmgs.com/autumn chama a atenção para o Brasil, país cujo ponto forte está em elaborar espumantes e vinhos tranquilos com álcool moderado, dentro da tendência mundial de consu-

mo. “Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas por vir, agora é a vez de olhar para este emergente país produtor de vinhos”, enfa-tiza o site.

Já o site da agência JK Marke-ting, do Reino Unido, destaca a participação da Aurora nessa prova e seu grande potencial para o mercado internacional: “A Aurora é a maior vinícola do Brasil, com vinhos de boa qua-lidade, extremamente profissio-nal, com potencial e flexibilida-de para atender às necessidades de uma vasta gama de clientes”. Com um de seus vinhos escolhi-do entre os dez melhores produ-tos no ‘Wine Stars’ na competi-ção inaugural em 2012, a Aurora é a maior produtora de vinhos, coolers e sucos de uva no Brasil.

função, grau de inovação, qua-lidade e segurança e impacto ambiental.

Nessa 18ª edição, o Salão De-sign distribuirá R$ 175 mil em prêmios nas modalidades estu-dante, profissional e indústria. Com o slogan “É preciso demo-cratizar o design”, a premiação estimula a criação de produtos em sete categorias: Móveis para Dormitório; Móveis para Sala de Estar e Jantar; Móveis para Co-zinha, Área de Serviço e Banhei-ro; Móveis para Área Externa; Móveis para Escritório e Home--Office (incluindo mobiliário para espaços comerciais e pú-blicos); Acessórios Domésticos; e Iluminação. A divulgação dos vencedores ocorre em fevereiro de 2014 e todos os produtos se-lecionados para a segunda etapa de julgamento serão expostos durante a Movelsul 2014, de 24 a 28 de março. Inscrições e do-wnload do regulamento: www.salaodesign.com.br.

Page 6: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

Ritmo acelerado em obras do Villaggio di Toscana

O residencial possui diferenciais envolvendo conforto e tecnologia

Ao circular pelos arredores do Shopping L’Ámérica constata--se com facilidade um belíssimo empreendimento que está sendo construído pela Engebento En-genharia e Construções na Rua Olavo Bilac, 830, no bairro S. Bento, um dos lugares mais no-bre de Bento Gonçalves. Trata-se do Villaggiodi Toscana.

Este Residencial além de pos-suir diferenciais envolvendo itens de economia, conforto e tecno-logias incríveis, vem surpreen-dendo os clientes e interessados em adquirir unidades, em virtude do ritmo acelerado empregado pela Engebento na condução do cronograma desta obra.

Outro fator surpreendente que está sendo constatado pelos visi-tantes é o salão de festas e espaço gourmet. Feito com o propósito de atender clientes e de passar uma maior segurança sobre os equipamentos que serão utili-zados, demonstrar o requinte e bom gosto adotado, evidencian-do entre outros detalhes o exce-lente acabamento aplicado, está em pleno funcionamento, con-tando com equipamentos eletro

DIVULGAÇÃO

6 Empresas Empresários& - Sábado, 21 de setembro de 2013

eletrônicos, forno de pizza, duas churrasqueiras e muito mais.

Ao visitar a Central de Ven-das e consequentemente o can-teiro de obras, os clientes ficam admirados pelo cuidado dos profissionais ao executar cada etapa da construção e ao mes-mo tempo pelo fato de estar bem adiantado em relação ao cronograma proposto.

Na informação do eng. Carlos Toneser responsável pelo ritmo da obra, O Villaggio di Toscana tem previsão de entrega para o

ano de 2015, e a Engebento tem a certeza de repetir o feito realiza-do no Residencial Don Alvarino, entregue para os clientes antes do tempo previsto.

A Engebento convida você que está aguardando a oportuni-dade de adquirir um apto diferen-ciado, com uma ampla estrutura de lazer, piscina adulto e infantil, sistema de segurança, e muito mais detalhes você pode conhe-cer no site www.engebento.com.br. Agende sua visita pelo fone 3454.2383 ou celular 9974.0320.

Page 7: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

ANDRÉIA DE DEUS

ANDRESSA BERGSLEITNHER

DIVULGAÇÃO

MILENA SCHÄFER, DIVULGAÇÃO

JUCILENE FESTA

JUCILENE FESTA

Jorge Gambatto, diretor da J. Gambatto juntamente com Waldir Pulga, diretor da Gambatto Sul e Izair Gambatto, sócio fundador do grupo Gambatto em recente visita a Bento Gonçalves

Claudemir Catani, Fabiane Dal Mas e Egidio Balbinot, da Caixa Federal, com José Nunes, da Construtora Nunes e Adriana Lazzarotto, da Adriana Imóveis, no momento que marcou a assinatura do contratos do Residencial Fenix

Alexandra Sonaglio e Sérgio Brunetto, na entrega dos apartamentos do residencial Maison Blanche

O Senac realizou um workshop do curso de cozinheiro, onde apresentou a nova reformulação. Na foto o professor Edivan Woitoski, Siminéa Medianeira, Matheus Loureiro e a convidada Janete Canello

Eduardo Caleffi, presidente da ExpoBento 2013, foi homenageado pela ExpoBento 2014, através do seu presidente Rafael De Toni e pelo presidente do CIC, Jordano Zanesco

Um click divertido da TÁTUM Ideias 360º durante o Happy Hour da agência para clientes, fornecedores e parceiros. Na foto, a equipe Diogo Carini, Melânia Mella, Bruno Silva, Rodrigo Parisotto e Samuel Cereja

7Empresas Empresários&- Sábado, 21 de setembro de 2013 Em [email protected]

Page 8: 21/09/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2962

DIVULGAÇÃO

EXATA COMUNICAÇÃO, DIVULGAÇÃO

8

Farina empossa nova gestão da CIPA

Grupo Bertolini valoriza tradições gaúchasEmpresas Empresários& - Sábado, 21 de setembro de 2013

Empresa comemorou a Semana Farroupilha com um jantar temático, realizado para colaboradores e acompanhantes, no CTG Laço Velho

Os integrantes da CIPA 2013/2014 tomaram posse em 30 de agosto, o grupo tem 22 cipeiros

A comemoração da Sema-na Farroupilha começou em grande estilo para a equipe do Grupo Bertolini: um jantar temático, realizado na noi-te de 14 de setembro, reuniu cerca de 900 pessoas – entre colaboradores e acompanhan-tes – no CTG Laço Velho. O encontro foi oportunidade de celebrar significativas tra-dições gaúchas, começando pelo chimarrão bem quente, que abriu o apetite para os convidados apreciarem um dos pratos mais típicos da cultura gastronômica do Rio Grande do Sul: o carreteiro, preparado no melhor estilo campeiro. Depois, o baile se-guiu animado com o melhor repertório nativista.

Além de enaltecer o orgulho gaúcho e valorizar o apreço pelo tradicionalismo, a Fes-ta Farroupilha está entre as ações internas de destaque promovidas pelo Grupo Ber-tolini com o objetivo de inte-grar sua equipe, fortalecendo,

No que depender da nova gestão da CIPA, a Farina vai continuar evoluindo no proces-so de melhoria constante, a fim de oferecer um ambiente cada vez melhor a seus funcionários. Os integrantes da Comissão Interna de Prevenção aos Aci-dentes (CIPA) responsáveis pela gestão 2013/2014 toma-ram posse no dia 30 de agosto. É deste grupo de 22 pessoas, sob o comando de Evandro Fabrisio, o desafio de atuar – e mobilizar os colegas – para a

prevenção de acidentes e do-enças do trabalho. Compro-metimento e responsabilidade estão entre as ferramentas des-ses integrantes para garantir um ambiente profissional sau-dável e seguro para todos.

A nova gestão defende o foco no trabalho coletivo e na participação de todos os fun-cionários para tornar a Farina um modelo de gestão em se-gurança no trabalho. “Acredito que todos da empresa podem contribuir, participar e auxiliar

para tornar a Farina um mode-lo de gestão em segurança no trabalho. Esta responsabilida-de de todos, e vamos engajar o grupo nesse compromisso”, diz Frabrisio.

Além da renovação dos ci-peiros, também a Brigada de Incêndio também concluiu o treinamento dos novos cole-gas que farão parte da equipe. São quase 30 funcionários ca-pacitados para o combate ao princípio de incêndio e pri-meiros socorros.

DIVULGAÇÃO

Cursos de Excel Avançado e Solid Works é na Infoserv

Alunos aprimoram seus conhecimentos nos cursos da Escola Infoserv

A Escola Infoserv inicia se-tembro com várias opções de cursos, entre as várias opções destaque para o curso Admi-nistrativo direcionado para quem tem pouco ou nenhum conhecimento em informática em que contempla os cursos de Internet, Word, Excel, Po-wer Point, programas utiliza-dos no dia a dia pela grande maioria das pessoas. Já o cur-so de Excel Avançado, per-

mite ao aluno aprofundar as fórmulas e recursos na elabo-ração de planilhas mais com-plexas. Além destes cursos, a Infoserv lança o curso de SolidWorks. Em parceria feita com a Solidworks a Infoserv passa oferecer cursos oficiais nesta área.

Mais informações destes e outros cursos pelo fone 3452-7928 ou pelo site www.esco-lainfoserv.com.br

com isso, o espírito colabora-tivo, o engajamento coletivo e comprometimento institu-cional. Maior empregadora entre as indústrias de Bento

Gonçalves, a Bertolini tota-liza, atualmente, cerca de 1,3 mil profissionais. Quem tra-balha na empresa conta com uma série de benefícios, como

incentivos para a educação, assistência médica e odonto-lógica, convênios, seguro de vida, alimentação na empre-sa e um completo calendário

social com eventos de inte-gração. A próxima atividade na programação festiva será em comemoração ao Dia da Criança, 12 de outubro.