08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

8
DIVULGAÇÃO Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 8 de março de 2014 FOTOGRAFIA ELEGÂNCIA VIAGEM Eduardo Vanassi tem foto premiada no Inspiration Photographers página 2 Identidade Homem dispõe conforto e estilo para empresários página 6 Via Attiva abre temporada de cruzeiros marítimos com temática dançante página 8 TACCHINI Hospital oferece serviço de certidão de nascimento gratuito página 4 Empresas Empresários & Página 3 Nova diretoria do Sitracom BG garante reeleição do presidente Itajiba Soares Lopes é o presidente reeleito do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves. Soares e sua equipe afirmam que irão realizar um trabalho com muita credibilidade

description

Bento Gonçalves/RS

Transcript of 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

Page 1: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

DIVULGAÇÃO

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 8 de março de 2014

FotograFia ElEgância ViagEmEduardo Vanassi tem foto premiada no Inspiration Photographers

página 2

Identidade Homem dispõe conforto e estilo para empresários

página 6

Via Attiva abre temporada de cruzeiros marítimos com temática dançante

página 8

tacchiniHospital oferece serviço de certidão de nascimento gratuito

página 4

Empresas Empresários&

Página 3

Nova diretoria do Sitracom BG garante reeleição do presidente

Itajiba Soares Lopes é o presidente reeleito do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves. Soares e sua equipe afirmam que irão realizar um trabalho com muita credibilidade

Page 2: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

DIVULGAÇÃO

EDUARDO VANASSI

- Sábado, 8 de março de 20142 Empresas Empresários&

Foto de Eduardo Vanassi premiada no concurso nacional mais importante da fotografia de casamento

Vinho em taça já é uma prá-tica conhecida. Agora tam-bém é possível degustar espu-mante na mesma medida.

A Gran Legado acaba de lançar a mini garrafa do Espu-mante Brut Charmat com 187 ml, o equivalente a uma taça.

Descontraída, a bebida harmoniza muito bem com o verão e passa a circular com maior versatilidade à beira da piscina, na praia ou nas bala-das, caindo no gosto dos jo-vens.

A praticidade alia prazer ao consumo moderado, sen-do uma excelente opção para quem deseja se refrescar na medida certa.

Com a mesma sofisticação de uma garrafa de 750 ml, a mini traz uma diferença. Sua tampa é de rosca metálica (pilfer) que não interfere na qualidade do produto, sobre-

Inspiration Photographers é o prêmio mais importante da fotografia de casamento bra-sileira, pois reúne os melhores fotógrafos de casamento do Brasil e também brasileiros que atuam em outros países.

Estes fotógrafos fantásticos são os mais criativos e impres-sionantes para criar imagens

Gran Legado apresenta mini garrafa

Vanassi premiado em Inspiration Photographers

Envie seus comentários e/ou sugestões para [email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

Adelgides stefenon, Msc.

negócios

eMpresAs&

Viajo há vários anos, a trabalho, para fora do país, e sempre pro-curei analisar a imagem do país lá fora. Também, quando recebo empresários estrangeiros aqui, sempre analisei quais eram suas ideias iniciais sobre o país ( quando era a primeira viagem ao Brasil ) e quais suas impressões depois.

Bem, não preciso dizer para ninguém que a imagem do Brasil ao resto do mundo não era das melhores, melhorou um pouco no Go-verno Lula mas ainda é uma imagem comprometedora.

Certo dia, numa reunião de negócios nos Estados Unidos, apre-sentamos ao comprador de uma grande rede de lojas de móveis, os catálogos de 3 empresas, do mesmo grupo, grandes empresas. O comprador olhou com desconfiança, verificou as fotos das empre-sas e perguntou: estas fotos são das empresas no Brasil mesmo ou vocês pegaram fotos de empresas moveleiras na China e colocaram no catálogo? Ele desconhecia totalmente o Brasil e, para ele, não poderíamos ter empresas de móveis tão grandes.

Na minha opinião, nossos governos pouco ou quase nada fazem para que nossa imagem lá fora seja modificada para melhor. Sabe-mos dos problemas que enfrentamos mas ninguém aqui nesse país, dos governantes eu falo, dá a menor bola para melhorar esta ima-gem. Este é um grande erro.

Não bastasse tudo isto, agora foi a vez da adidas. A marca é pa-trocinadora oficial da Copa do Mundo e lançou pelo menos duas camisetas que em nada ajudam a melhorar nossa imagem lá fora.

Segundo a própria adidas, as camisetas já foram retiradas de circulação mas o estrago já foi feito. O simples barulho em tor-no das camisetas já é o bastante em tempos de mídias globaliza-das e de rápida propagação.

O Brasil é mais do que carnaval, futebol e o Rio de Janeiro. O Bra-sil é um país de quase 200 milhões de brasileiros, a maioria sofrida, é verdade, mas que luta todos os dias para crescer ou sobreviver. Há muitas pessoas, empresas e empresários melhores que estrangeiros. Somos subdesenvolvidos, sim, mas que trabalhamos incessantemen-te, apesar da corrupção e de governos pouco interessados em me-lhorar a saúde, a educação e a segurança. Não dá para deixar na mão de poucos uma tarefa gigantesca que é a construção da imagem de um país global. Mas o governo precisa fazer a sua parte.

Porém, o país tem que se dar o respeito. Quando a Bolívia aumen-tou o preço do gás e a Venezuela invadiu a Petrobras e nada fizemos, não estamos nos dando este respeito. Quando aceitamos que a Ar-gentina dite as regras no Mercosul, também não. Quando investimos bilhões em estádios e não conseguimos nem arrumar as estradas que levam até eles, também não. Quando a educação vai mal, a saúde está doente, mais de 50.000 homicídios por ano são praticados no país e ninguém diz nada, realmente não podemos falar muito coisa das camisetas. Este foi apenas mais um acontecimento que amanhã vamos esquecer.

Que pena que temos memória curta. Você que está lendo agora esta coluna pode ser um destes que

batalha todos os dias para que este país melhore. Continue assim e reze bastante para que, um dia, tenhamos líderes de verdade capazes de conduzir esta nação a ser livre, soberana, democrática e próspera.

Por enquanto, deixo minha opinião de descontentamento com a adidas. E tomara que aprendamos alguma coisa com isto.

Pense nisso e sucesso.

tudo porque a oferta é ideal para consumo rápido. Além da segurança na vedação, a tampa também traz um de-sign arrojado.

A AdidAs e A copA

Esta coluna é dedicada a Alceu Liviera, um grande amigo meu que morreu tragicamente há 15 dias. A sua esposa, filhos e toda sua famí-lia, aos colegas os nossos maiores agradecimentos a tudo o que ele construiu em vida. Ele ajudou este país a ser melhor.

Quem provar o espuman-te, além de consumir design e um conceito moderno e consciente, também vai po-der conferir os mesmos aro-mas e sabores do Gran Lega-do Espumante Brut Charmat da garrafa de 750 ml.

O produto é leve, elabora-do com uva base Chardon-nay, apresentando com o cor-te das uvas Riesling e Viogner mais frescor e delicadeza.

A bebida tem pouco tem-po de envelhecimento para preservar as características da fruta.

A novidade entra para a li-nha de espumantes da Gran Legado, vinícola localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Gran Legado coleciona prêmios internacionais pela qualidade de seus espuman-tes.

de tirar o fôlego. Entre essa seleção está o

famoso fotógrafo Eduar-do Vanassi, o qual teve uma imagem premiada na seleção nacional da Inspiration Pho-tographers.

De acordo com Vanassi, “é uma honra, juntamente com a minha equipe, fazer parte des-

se seleto grupo de profissio-nais”, comenta orgulhoso do prêmio.

As imagens premiadas são submetidas a um rigoroso cri-tério de escolha, por parte de um corpo de jurados forma-dos sempre pelos melhores e mais conceituados fotógrafos de casamento do mundo.

Page 3: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

DIVULGAÇÃO

3Empresas Empresários&- Sábado, 8 de março de 2014

Nova diretoria Presidente - Itajiba Soares LopesVice-presidente – Ivo Vailatti Secretário geral – Carlos Laerte Aranguiz Josende 1ª secretária – Fernanda Calza Tesoureiro geral – Arcelo Rossini1º tesoureiro – Jorci GiuriattiDiretor de educação – Alexandro Giuriatti da Silva. Diretores: Gisele Guzzo, Clademar Verdi, Leonardo Muller Bettin, Gilmar Burato, Lilian de

Presidente do Sitracom BG é reeleito O presidente reeleito do Sin-

dicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçal-ves (Sitracom BG), Itajiba So-ares Lopes e diretoria foi em-possado oficialmente na noite da segunda-feira, 3.

O processo eleitoral em que votaram os associados da enti-dade encerrou no mês de de-zembro com a vitória da chapa 1, liderada por Itajiba.

A diretoria empossada pas-sou por um processo de re-formulação. Ela agrega mem-bros mais experientes com passagens em outras gestões, com novos valores do meio sindical.

“Acreditamos que mesclar esta experiência com a energia dos jovens que estão chegando vai dar ao sindicato mais força para as lutas em prol do traba-lhador”, avaliou o presidente.

Para ele, é muito importan-te que a equipe indicada pelos trabalhadores para dirigir a entidade tenha acima de tudo, muita credibilidade.

“Os associados votaram e nos deram seu aval para que continuemos a trabalhar pelo crescimento e o desenvolvi-

Presidente reeleito do Sitracom, Itajiba Soares Lopes

mento de nossos companhei-ros e a isso chamamos de cre-dibilidade”, observou.

Como o Sitracom BG está inserido na luta constante pela igualdade dos direitos das mulheres, uma das novi-dades da nova diretoria é a composição com maior par-ticipação feminina.

Atualmente 40% da mão da obra do setor moveleiro é formada por mulheres. Por isso elas também forma agora, 40% da diretoria.

“É uma questão de justiça. Não podemos compactuar com um sistema que discrimi-na pessoas que fazem traba-lhos iguais apenas por serem

homens ou mulheres”, disse o sindicalista Arcelo Rossini.

Para a nova diretoria, os próximos quatro anos serão de muito trabalho e de duras lutas. Entre as metas fixadas estão a manutenção das con-quistas já obtidas.

Dentre elas destaque para os melhores pisos salariais do Estado e do País; sábados em dobro; quiquênios; auxílios educação e creche e o Centro de Lazer.

Os sindicalistas também querem avançar não somente na área econômica, mas tam-bém na social.

“Precisamos lutar por polí-ticas públicas para a terceira idade e para as mulheres”, comentou o vice-presidente Ivo Vailatti.

Para ele, o importante é ter um sindicato atuante que lute pela qualidade de vida e a ci-dadania dos trabalhadores que representa. “É por isso que nos empenhamos e oferecer aos nossos companheiros o que há de melhor. Precisamos dar continuidade a projetos como o Centro de Lazer e a formação e educação dos tra-balhadores. Cidadania se cons-trói dessa maneira”, concluiu.

Oliveira Neto, Jaime Zapalai, Valderes Aparecida Dos Santos BandeirasConselho Fiscal: Lionina Salate Cabral Piegas, Jandir Rimoldi, Maria de Lourdes Fernandes de Oliveira, Oclides Lagunaz, Armindo Ormar Ritter, Adriana Machado de Assis NascimentoDelegados junto a Federação: Ivo Vailatti, Maria Lisete Motta, Ildo Sobirai e Luiz Paulo do Prado Lopes

Page 4: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

DIVULGAÇÃO

4

Eiffel Citroën com estande na Festa da Uva 2014

Certidão de nascimento gratuitaEmpresas Empresários& - Sábado, 8 de março de 2014

Vinicius Peruffo durante a confecção da certidão de nascimento

Participante ativa das ações comunitárias e sociais nas cida-des em que atua, a Eiffel Citroën está presente na 30ª Festa Na-cional da Uva, em Caxias do Sul.

A concessionária possui um estande de 150 m², localizado no Pavilhão 2, com a exposição de cinco modelos. Destaque para o C4 Lounge, sedã de luxo, último lançamento da Citroën.

A exposição da Eiffel conta com a presença de promotoras

Uma parceria firmada en-tre o Hospital Tacchini e o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais possibilita aos pais fazerem o registro de nascimento e obter a primeira certidão de nascimento de seus bebês recém-nascidos durante a permanência no hospital. Durante três dias da sema-na, um escrevente do cartório presta o serviço junto a ala da maternidade, sem custo algum aos pais.

Em muitos casos, é possí-vel legalizar a documentação no mesmo dia do nascimento. É o que fez o policial militar, Douglas Segatto, pai do pe-queno Bernardo, que nasceu às 7h51min do dia 05 de feve-reiro e menos de duas horas depois já tinha feito o registro. “Isso é compromisso de to-dos os país e já que existe este serviço, resolvi fazê-lo logo e assim tenho mais tempo pra ficar com minha esposa e meu filho”, explica. Morando em Bento Gonçalves há quatro anos, o PM soube do serviço pela equipe médica. “Foi tudo muito prático e ágil”, avaliou.

Outros pais que aprovei-taram a parceria trataram de

elogiar o atendimento e a es-trutura do Hospital Tacchini e foram unânimes ao citar pala-vras como agilidade, praticida-de, comodidade e rapidez.

O mecânico industrial Saltiê Flaiban registrou o filho Lo-

renzo ainda antes de sua deixar o hospital. Também aprovei-tou o momento, o engenhei-ro civil Vinicius Peruffo. Dois dias depois do nascimento de sua filha Bárbara, ele fez o re-gistro da menina.

O convênio entre o hospi-tal e o cartório já existe desde abril de 2008.

O Hospital orienta a famí-lia, organiza o agendamento e fornece espaço físico, linha de transmissão de dados segura e impressora, enquanto o regis-trador civil oferece o supor-te técnico, computador, sof-tware, material de expediente e um escrevente autorizado para execução dos atos regis-trais. “Quando iniciamos esta parceria, fomos pioneiros na região, pois no Estado o ser-viço era implantado apenas na cidade de Sapucaia do Sul. Atualmente, passados mais de cinco anos, tornou-se uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ou seja, muito antes da orientação superior, já proporcionávamos o acesso à cidadania, desde o primeiro momento de vida”, avalia o registrador civil das pessoas n aturais, Gerson Ta-deu Astolfi Vivan.

Ao longo de 2013, foram re-alizados 1.557 partos no Hos-pital Tacchini.

Deste total, 755 crianças fo-ram registrados no posto de atendimento. “Mesmo tendo

essa praticidade, alguns pais ainda vão ao serviço de regis-tro civil fazer o documento, enquanto outros preferem fa-zer o registro na cidade onde residem”, explica o titular da Serventia.

A coordenadora de informa-ções e internações do Tacchi-ni, Adriana Navarini Guedes avalia a parceria como algo em que todos saem ganhando. “No dia a dia, tanto o hospital quanto o cartório já cumprem um papel importante em prol da comunidade. Juntos, nes-sa parceria, mostram que o grande beneficiado é mesmo o recém-nascido, que já torna-se um cidadão legalizado perante à lei através de um gesto cons-ciente e responsável de seus pais”, comenta.

O atendimento é disponibi-lizado nas manhãs das segun-das, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30min, no posto de atendimento localizado no 3º andar do hospital.

O registro e a primeira certi-dão de nascimento, no hospital ou no serviço de registro civil, são gratuitos, não gerando quaisquer ônus aos usuários do serviço.

PRISCILA STEFAN

Estande da Eiffel na Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul

e consultores comerciais no lo-cal dando explicações sobre os veículos, bem como agendan-do test-drive com qualquer um dos carros da marca.

Durante o período da Festa, que ocorre até esse domingo, 09, o atendimento da Eiffel Ci-troën acontece em quatro pon-tos diferentes, na concessioná-ria em Caxias, na Festa da Uva, na loja em Bento Gonçalves e no showroom em Gramado.

LUIZ INÁCIO

Diretor João Carlos e as projetistas Luciane Lottici e Júlia Costenaro

Estação dos Móveis festeja aniversárioA Estação dos Móveis está de

aniversário nesse mês de mar-ço, celebrando mais um ano de conquistas. O empreendi-mento, dirigido pelo empresá-rio João Carlos Pereira, está em constante evolução, buscando sempre atender as necessidades do seu público, unindo design, funcionalidade e preço justo. Dentre as prioridades da em-presa está a qualidade no acaba-mento e conclusão dos proje-tos, aliada a rapidez na entrega do mesmo. “Procuramos iden-tificar o bom gosto do nosso cliente, e otimizamos o projeto de acordo com o orçamento disponível. Além disso, ofere-cemos inúmeras condições de pagamento, o que facilita a compra”, destaca João Carlos.

A Estação dos Móveis cele-bra o seu 6° aniversário, com a certeza de que está cumprindo a sua missão. Nesse sentido, João Carlos também agradece a todos os clientes que ao longo

desse período acreditaram na empresa, “agradecemos aque-les que se tornaram nossos clientes e amigos, e aqueles que ainda não são nossos clientes, mas estão mobiliando seus am-bientes, venham nos visitar”.

A empresa trabalha com móveis planejados para todos os ambientes, casa, apartamen-to e escritório, fabricados cem por cento em MDF, com es-pessura de 18mm nas caixas e

portas 6mm nos fundos. Para mais informações acesse www.estacaodosmoveis.com.br ou ligue 3055 2952. A loja fica na Rua Dante Larentis, 245, sala 02. Nesse mês de aniversário a loja está com uma promo-ção, todo cliente que fechar um projeto com a Estação dos Móveis ganha um super brin-de. Visite e confira, ou contate a empresa que um profissional vai até você.

Page 5: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

5Empresas Empresários&- Sábado, 8 de março de 2014

ARQUIVO/SINDMÓVEIS

Projeto Orchestra Brasil é renovado

Brazil ArtFair, Miami/Estados Unidos, em dezembro de 2013

Será assinada nas próximas semanas a renovação do con-vênio de cooperação técnica e financeira entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmó-veis) que dará continuidade ao Projeto Orchestra Brasil no biênio 2014/2015. A iniciativa existe desde 2003 e promove a inserção competitiva de fabri-cantes de insumos, componen-tes, tecnologias, acabamentos, produtos químicos e serviços de design para o setor move-leiro no mercado internacio-nal. A estratégia para os pró-ximos dois anos está focada no ganho de competitividade da indústria brasileira e esta-rá centrada em investimentos que visam agregar valor ao produto nacional por meio do design, da inovação contínua e da sustentabilidade.

O planejamento do projeto envolve a presença nas prin-cipais feiras mundiais para

fornecedoras da indústria do mobiliário, a participação em ações de relacionamento, a prospecção de novos merca-dos e a realização de projetos compradores e vendedores. A meta é manter o ritmo de cres-cimento no valor exportado pelas empresas participantes, bem como a presença dessas empresas nos mercados con-quistados.

Para o Gestor do Projeto na Apex-Brasil, Emanuel Figuei-

ra, os resultados alcançados pelo setor no último biênio justificam a manutenção do apoio da Agência, “tivemos um ganho considerável no va-lor exportado pelas empresas participantes do Projeto Or-chestra Brasil em 2012/2013, que se mostrou ainda mais sa-tisfatório quando analisados o incremento no valor agregado e o histórico de continuidade destas empresas no esforço exportador. O Projeto agora

pretende dar um novo passo, com uma estratégia que per-mita um posicionamento di-ferenciado da oferta brasileira no mercado externo ao mes-mo tempo em que estimule eficientemente o movimento de internacionalização da in-dústria. Trata-se, portanto, de trabalhar aqueles atributos que nos tornam diferenciais no mundo: a criatividade de nos-sos designers, a inovação em processos/produtos, a diversi-dade de materiais disponíveis e a sustentabilidade”.

De fato, o ano de 2013 re-gistrou bons resultados para as empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil. Em comparação a 2012, as ex-portações cresceram 11,2%, completando quatro anos con-secutivos de crescimento. Os mercados prioritários foram essenciais para esse desem-penho. O crescimento nesses países foi de 16,8% em 2013, superior ao geral, assim como ocorreu nos anos anteriores.Os principais desempenhos

foram registrados no Chile (81,7%), Equador (48,1%), Colômbia (35,9%), Estados Unidos (25,3%), Peru (28,3%), Paraguai (12,1%) e Guatemala (25%).

O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, destaca que os mercados-alvo para o Pro-jeto Orchestra Brasil nos pró-ximos dois anos contemplam países com boas perspectivas de crescimento e consumo. “Temos um cenário de câmbio favorável, que estimula as ex-portações brasileiras. O Brasil detém apenas 1% das expor-tações mundiais, o que signifi-ca dizer que há amplo espaço para crescimento em todos os setores, inclusive de móveis e insumos para a indústria mo-veleira”, pontua.

Os mercados-alvo para a indústria nos próximos dois anos serão África do Sul, Ar-gentina, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Turquia. O núcleo de design atuará com ênfase nos Estados Unidos.

Page 6: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

Identidade Homem prontapara vestir empresários

DIVULGAÇÃO

6 Empresas Empresários& - Sábado, 8 de março de 2014

A Movelsul é a maior feira de móveis da América Latina, abri-gando em 57.219 m2 de exposi-ção centenas de expositores que apresentam de forma segmenta-da sua diversidade em mobiliário. Escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim e complementos; Copas, salas de jantar e estar e complementos; Estofados e colchões; Eletros e tapetes. É realizada em Bento Gonçalves, e promovida pelo Sindmóveis de Bento, que desde 1977 desenvol-ve promoção de feiras, congre-gando a realização de negócios a um ambiente amistoso e turísti-co, reconhecido pela uva e pelo vinho.

O mês de março é o período de feira, e nesse ano a cidade de Bento Gonçalves recebe a Mo-velsul. Mas e agora o que vestir? Importante é estar atento ao có-digo de vestimenta da empresa em que se atua e da importância das possibilidades dessa grande feira. A escolha pessoal deve ter como aliado o bom senso. “Para vestir-se bem no trabalho, basta estar comprometido e entender

DireitoEmpresarialAlini Pegoraro Vieira - OAB/RS 57.144*

“ ”

*Alini Pegoraro Vieira é Advogada, Especialista em Direito Empresarial OAB/RS 57.144 - Fone: (54) 3451.6980 |[email protected]

Em homenagem ao Dia das Mulheres escrevo um artigo que propõe reflexão a todas as pessoas: o resgate de nossa femini-lidade - tão pouco estimulada pelos modelos dos dias de hoje.

Há algum tempo, a mulher era só mulher e ponto. Hoje (ainda bem) a mulher é empreendedora, decide, compra, briga por seus direitos, cuida da família, do seu trabalho, dá valor às suas con-quistas e ao seu dinheiro. E como já se sabe, elas estão conquis-tando os mais altos salários e cargos, tornando-se consumidores importantes de produtos e serviços.

Não posso deixar de mencionar um dado importante que li há poucos dias: uma mulher insatisfeita conta para cerca de 300 pessoas, enquanto um homem insatisfeito conta para 10. E nada de chamar a mulher de fofoqueira. Ao contrário: cuidado re-dobrado por não deixar essas consumidoras insatisfeitas, pois até mesmo quando não são consumidoras finais, são elas que decidem a compra, além de serem fortes formadoras de opinião.

Noto em meu convívio e entre minhas amigas e clientes, as di-ficuldades diárias que enfrentam, com o intuito de abraçar todas as tarefas que lhe são impostas.

Quando era criança fui educada para ter minha independência econômica. Minha falecida mãe, por inúmeras vezes me dizia: ‘A mulher só consegue ser feliz se financeiramente não depender de seu marido”. É claro que na visão de 30 anos atrás minha mãe se referia às compras de nossos pertences pessoais. Hoje, passa-do muito tempo, essa concepção foi ampliada. Percebo que não basta ter dinheiro para pagarmos apenas nossas próprias contas. Nossa responsabilidade aumentou muito, mas muito mais.

Também lembro que os comerciais de detergentes, desinfe-tantes, sachês de vaso sanitário, sabão em pó, rodos, vassouras, esponjas de aço, palhas de aço, aspiradores de pó, cera para chão e afins, possuíam associação com mulheres, a fim de facilitar nossa vida e não nos prejudicar.

Lembro também da angústia das mulheres, e isso infelizmen-te, até os dias de hoje, em temerem a maternidade em razão de seu afastamento temporário de sua carreira profissional. Há pouco tempo foi ampliada a licença-maternidade de quatro para seis meses, sendo a concessão dos últimos 60 dias opcional para a empresa. A proteção à maternidade torna-se mais efetiva, com o intuito de preservar um direito social. E pasmem, sabem o porquê que todas as categorias sindicais não aderem a este be-nefício? Porque não têm quem as substitua. Tanto é verdade que inúmeras empresas ligam solicitando que retornem antes do prazo estabelecido.

Mas percebemos o avanço de toda essa história. As mulheres que visitam revendas de automóveis e oficinas mecânicas devem ter percebido a transformação destas empresas que passaram a contar com sala de recepção, café, revistas que não são só de mulheres nuas, além de banheiros femininos. Porém, ainda ne-cessitamos delegar alguns serviços aos homens, pois sentimos medo de sermos enganadas, uma vez que os profissionais destas áreas utilizam-se de termos técnicos (que muitos homens fin-gem que entendem) para explicar a rebimboca da parafuseta. E jogue a primeira pedra a mulher que desmente essa afirmação!!!!

Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento. O dia 8 de março não é apenas marcado como uma data come-morativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são abordados assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Quando era criança fui educada para ter minha

independência econômica

08 de março – Dia Internacional da Mulher

a identidade e filosofia da em-presa” – comenta Samantha Paz, proprietária da Identidade Ho-mem – Moda Masculina.

A nossa imagem é a soma de comportamento e apresentação pessoal. Para o mundo dos negó-cios é imprescindível conquistar a confiança de seus clientes e co-laboradores, é importante se ter credibilidade. E uma peça muito básica para um armário masculi-no é capaz de auxiliar muito nes-sa conquista – a gravata. Nesse caso, homens de negócios usam terno e gravata, e de acordo com a ocasião. Mesmo que você não

tenha familiaridades com a gra-vata, os consultores da Identida-de Homem serão capazes de lhe orientar para a melhor escolha. O nó mais grosso indica formalida-de. As listras e estampas miúdas são as mais clássicas e a estampa xadrez é mais descontraída. As cores também falam, o vermelho é imponente e autoritário e o azul indica confiança e credibilidade.

O terno e/ou costume são per-feitos para atrair olhares de serie-dade e também serenidade. No universo masculino escolher um terno é simples e as possibilida-des de uso são diversas, trabalho, formaturas, casamentos, etc. É um investimento que vale a pena.

Comprometimento, iniciativa, flexibilidade; e um traje de cor-te moderno e confortável que acompanhe seu biótipo e uma gravata é tudo que você precisa para impressionar na Movelsul.

A Identidade Homem – Moda Masculina situa-se na Rua Júlio de Castilhos, 361. Aberta de se-gunda a sexta das 9h às 12h e das 13h30min às 19h e aos sábados das 9h às 12h e das 13h às 17h. Telefone 3055 2524.

Page 7: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

FOTOS DIVULGAÇÃO

Caroline Durli, ganhadora da promoção Tanti & Você, realizada através do facebook, recebeu das mãos da Consultora de Vendas Jaqueline Dallabrida, um lindo solar Tanti

O Rotary Bento Gonçalves Planalto realizou, no dia 26 de fevereiro, a posse de cinco novos integrantes em seu quadro social, sendo eles: Pedro Portaluppi, Paula Giordani, Everton Milani, Maikon Foresti Salvador e Jones Favretto. No flagrante a presença do presidente da entidade, Ivanir Foresti (E)

Fabricio Grasseli, Bernardo Grasseli e Cinara Cagliari, no Museu de Antropologia no México. Por intermédio da Bento Turismo, conheceram ainda Taxco, Acapulco e Cancun

Grupo Via Attiva Espaço da Dança desfrutando as belezas de Salvador em viagem organizada pela Mundomar Viagens e Turismo

7Empresas Empresários&- Sábado, 8 de março de 2014 Em [email protected]

Até o dia 16, o Hotel & Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, recebe a exposição “A Vindima em Vinho Tinto”, do artista plástico Assis Costa. Ele apresentará obras em que a temática é, de modo geral, a cultura do vinho no Rio Grande do Sul, especificamente na Serra Gaúcha. Quatro das 25 telas concebidas a partir da técnica vinarela, desenvolvida há alguns anos pelo artista potiguar, foram pintadas com vinhos da Salton, três com Salton Talento 2009 e uma com Salton Volpi. A visitação é aberta ao público, no horário das 14h às 19h

As associadas ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) serão homenageadas pela entidade com uma programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Hoje, 08, no Ferrovia Live, as comerciárias (e acompanhantes) que retirarem seu ingresso na secretaria da entidade, poderão apreciar um show de comédia Stand Up com os atores Donato Oliveira, Vinícius Ribas e Rafael Campos. A recepção, com coquetel de boas-vindas, está marcada para as 20h. Além disso, as participantes, em dia com a tesouraria do Sindicato e portadoras da Carteira de Sócio concorrerão a dez prêmios, sendo: dois aparelhos de ar-condicionado Split; 2 almoços com acompanhante no Restaurante Mamma Gema; dois rodízios de panqueca com acompanhante no Sbornea’s; dois passeios de Maria Fumaça com acompanhante e dois jantares com acompanhante no Ferrovia Live. A programação encerra com show da banda Lacross, com especial do Bon Jovi e U2

Page 8: 08/03/2014 - Empresas&Empresários - Edição 3008

DIVULGAÇÃO

8

Dançando a Bordo com a Via AttivaEmpresas Empresários& - Sábado, 8 de março de 2014

Se viajar a bordo de um tran-satlântico luxuoso, com inú-meras opções de lazer, relaxa-mento e diversão, por si só já é um grande atrativo, acrescen-tar a dança de salão ao leque de atividades em alto-mar vem mostrando ser uma combina-ção perfeita para um cruzeiro temático, uma vez que grandes companhias marítimas têm apostado nesta receita.

Entre uma parada e outra em belas cidades litorâneas, os passageiros que optam pe-los temáticos dançantes têm a oportunidade de fazer aulas de variados gêneros de dança a dois e participar de bailes com a presença de personal dancers prontos a bailar com quem desejar uma “mãozinha” pro-fissional no salão do navio. As atividades ofertadas agradam desde aqueles que nunca tive-ram contato com a dança até os apaixonados pela prática.

Abrindo as opções de temá-ticos dançantes na tempora-da nacional 2014/2015 está o Dançando a Bordo, da Costa Cruzeiros, que parte de San-tos para sua 12ª edição em fe-vereiro de 2015. O roteiro de seis noites inclui paradas em

Dança de salão já é sucesso e vem garantindo seu espaço em cruzeiros marítimos

Búzios, Salvador e Ilhabela, intercaladas com muita dan-ça. A empresa, como nos ou-tros anos, investe no time de professores, trazendo além de profissionais famosos entre os apaixonados por danças de sa-lão, dois nomes conhecidos do grande público, Carlinhos de Jesus e Jaime Arôxa. Um dos termômetros do sucesso do Dançando a Bordo, segundo

Francisco Ancona, idealizador que, hoje, diversos grupos fa-zem reserva para a edição do ano seguinte antes mesmo de acontecer a edição do ano atual. “Criamos tendência e nos orgulhamos de continuar sendo a referência no setor. O segredo maior é escalar uma equipe de estrelas”, disse An-cona em entrevista à Dança em Pauta. A Costa Cruzeiros

realiza também este ano o 7º Tango & Milonga, cujo rotei-ro de 8 noites, como não po-deria deixar de ser, parte de Santos no dia 08 para o berço do ritmo, Buenos Aires, pas-sando ainda por Punta Del Este. Entre as atividades não só a dança, mas toda a cultura em torno do tango estará em destaque nesta edição, que será dedicada ao centenário de nas-

cimento do compositor e ma-estro argentino, Anibal Troilo, considerado ao lado de Carlos Gardel e Astor Piazzola um dos três maiores autores de tango argentino.

Pioneira nos cruzeiros de dan-ça no Brasil, em 10 anos a em-presa já contabiliza cerca de 51 mil passageiros sul americanos transportados. “Os cruzeiros de Dança de Salão são os pro-jetos temáticos mais fortes que a empresa opera no Brasil. Desde 1995, temos equipes de dança-rinos atuando com aulas e per-formances em nossos navios”, comenta Francisco Ancona.

As aulas a bo rdo dos navios são concorridas pelos passa-geiros que podem optar por ritmos como samba, forró, sal-sa, bolero e tango. Seja através de aulas, bailes ou competições glamourosas a dança de salão está garantindo seu espaço no mercado dos cruzeiros maríti-mos. Em Bento Gonçalves o Via Attiva Espaço da Dança reúne amigos e alunos para ir aos Cruzeiros. Informe-se na agência Mundomar Viagens e Turismo, na Rua Silva Paes, 18, sala 102, e no telefone, 3052.0363.

Stimmme comemora Dia da Mulher com festa

Está agendada para o sábado, 15, uma das mais expressivas comemorações relacionadas ao mês da mulher na região. O Stimmme espera reunir cerca de 400 convidadas em um en-contro onde a valorização da contribuição feminina para o fortalecimento da categoria me-tal mecânica dá o tom da festa. “Nosso setor tem experimenta-do cada vez mais a influência da presença da mulher no mercado de trabalho, o que muito vem agregando em oportunidades di-ferenciadas e de renovação para um segmento tradicionalmente masculino“, avalia o presidente, Elvio de Lima.

A programação que ocorre-rá no CTG Laço Velho (Bento Gonçalves), a partir das 11h, reserva atrações para todos os gostos. Durante o ciclo de ati-vidades, as mulheres terão dicas de degustação de sucos de uva,

vinho e espumantes da região, aprenderão truques estéticos e de maquiagem para encararem a rotina com muito mais char-me e beleza e, ainda, receberão orientações sobre moda, para incrementarem com elegância os trajes do dia a dia. Depois do al-moço, a tarde segue com atrações artísticas e troca de vivências, em um bate-papo sobre a relação da mulher com a passagem do tem-po e o envelhecimento.

Um dos destaques da festa é o sorteio de prêmios entre as pre-sentes – e, em especial, de uma motocicleta 0 km, exclusivamen-te destinada às trabalhadoras associadas presentes. A partici-pação é gratuita para as profis-sionais ligadas ao Sindicato e, também, dependentes de sócios. Ingressos podem ser retirados até o dia 13, na sede em Bento, ou nas subsedes, em Veranópo-lis, Nova Bassano e Guaporé.