17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

8
Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 17 agosto de 2013 Empresas Empresários & ANIVERSÁRIO NEGÓCIOS LIVRO IC Rodas comemora 13 anos no comércio de pneus, em Bento Gonçalves página 2 Vinícolas brasileiras fecham mais de R$ 1 milhão em negócios em feira no nordeste página 6 Obra de Volnei Fiorin retrata a evolução do setor mobiliário durante meio século página 8 CASE CAFÉ Moysés Michelon conta sobre a sua trajetória como empresário para jovens empreendedores página 4 DIVULGAÇÃO Reconhecimento por anos de trabalho O empresário Justino Restelatto recebeu nesta semana o título de Cidadão Caxiense, como cerimônia na Câmara de Vereadores da cidade Página 5

description

17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

Page 1: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

Semanário | Bento Gonçalves, sábado, 17 agosto de 2013

Página 3

Empresas Empresários&

ANIVERSÁRIO NEGÓCIOS LIVROIC Rodas comemora 13 anos no comércio de pneus, em Bento Gonçalves

página 2

Vinícolas brasileiras fecham mais de R$ 1 milhão em negócios em feira no nordeste

página 6

Obra de Volnei Fiorin retrata a evolução do setor mobiliário durante meio século

página 8

CASE CAFÉMoysés Michelon conta sobre a sua trajetória como empresário para jovens empreendedores

página 4

DIVULGAÇÃO

Reconhecimento por anos de trabalho

O empresário Justino Restelatto recebeu nesta semana o título de Cidadão Caxiense, como cerimônia na Câmara de Vereadores da cidade

Página 5

Page 2: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

FOTOS NAIR F. PERREIRA

- Sábado, 17 de agosto de 20132

A IC Rodas está no merca-do de pneus e rodas, em Ben-to Gonçalves. Igor Terribile e Cleber Faccin estão comemo-rando neste mês 13 anos de trabalho com muito esforço e dedicação, sempre buscando inovar e melhorar a qualidade dos seus produtos e serviços. Uma promoção foi lançada para festejar a data junto com os clientes, na compra de ro-das novas o pagamento pode ser feito em até 10 vezes no cartão, além de condições es-peciais ao efetuar serviços e adquirir acessórios.

A empresa é revendedora ex-clusiva da TSW, e dispõe tam-bém com toda a linha de pneus nacionais e importados de to-das as medidas, rodas nacio-nais e importadas, de liga leve e de aço em todos os tama-nhos, trabalhamos com rodas originais de todas as marcas também. Segundo Terribile os clientes procuram mais por ro-das com acabamentos brilhan-tes e cromadas em tamanhos maiores dos originais do carro.

Na parte de serviços a IC oferece todos os tipos de conserto de rodas, desempe-no, balanceamento, pintura, polimento, diamantação, sol-das em alumínio e tornearia, além da geometria computa-dorizada. Alguns clientes tem estilo próprio, mas de acordo com Terribile a maioria segue as tendências do momento. “Hoje muitos estão optando

Empresas Empresários&

IC Rodas comemora 13 anos junto com clientes

Envie seus comentários e/ou sugestões para [email protected]

Adelgides Stefenon é economista, mestre em marketing, consultor nacional e internacional, professor universitário.

Adelgides stefenon, Msc.

negócios

eMpresAs&

por rodas cromadas ou com acabamentos em preto, por ser uma tendência dos america-nos”, afirma.

O automóvel é uma paixão da maioria dos homens, foi pen-sando nisso que os dois amigos decidiram trabalhar nesse ramo para ajudar a conservar e incre-mentar essa paixão. “O cliente

estando satisfeito vai ser um cliente fiel e assim trazer outros clientes”, avalia.

A fábrica e loja matriz ficam na Rua Presidente João Gou-lart, 740, bairro Universitário e a filial está na Rua Ulisses Ro-man Ross, 1287, sala 03, bairro São Roque. Mais informações pelo site www.icrodas.com.br.

Desenvolvo há 15 anos trabalhos de consultoria em empresas na área de vendas e marketing tendo já trabalho em 5 países ( Brasil, Argentina, Estados Unidos, Itália e Alemanha ) e sempre busquei olhar e aconselhar as empresas para mais adiante, para frente pois entendo que falar do passado, como muitos fazem, é fácil. Acredito que olhar adiante de nosso tempo é função de todos. Muitos tentam, poucos conseguem.

Neste tempo todo, desenvolvi vários trabalhos para empresas do segmento moveleiro (foram mais de 100 projetos de consul-toria nesta indústria ). Certa vez, cheguei a definir os estágios de desenvolvimento da indústria moveleira do Brasil em 5 eras. São elas:

indÚstriA MoVeleirA: UM ciclo cHegAndo Ao fiM ?

Uma das principais ações estratégicas desenvolvidas por esta indústria foi a criação de lojas exclusivas com as quais diminuiu--se fortemente a dependência de grandes lojas de varejo para vender a produção, criaram-se pontos de venda “gerenciados” pelas fábricas e que, pela exclusividade, devem vender somen-te os produtos da marca da fábrica. Isto deu muito certo até hoje, principalmente para o polo moveleiro de Bento Gonçal-ves, líder desta estratégia no país. Eu mesmo escrevi em 1996 ( quando este segmento ainda quase nem existia ) que isto seria o futuro da indústria moveleira nacional. Isto fez com que várias empresas prosperassem até os dias de hoje.

Porém, nos últimos tempos, estas empresas do segmento de planejados vêm se defrontando com uma situação muito deli-cada. Muitas marcas estão tendo problemas com os lojistas que desaparecem do mercado da noite para o dia depois de terem cobrado o valor dos projetos dos clientes mas não repassaram o pedido para a fábrica. Com isto, os clientes não recebem os pro-dutos e entram na justiça para reaver o dinheiro. Esta situação já foi motivo de reportagem no Fantástico, inclusive.

O que aconteceu? Será que este ciclo da prosperidade das fábricas com lojas exclusivas está chegando ao fim?

Escrevi neste espaço há algum tempo que a concorrência iria aumentar, que novas marcas surgiriam, que haveria um cres-cimento do setor até certo ponto, que haveria um posiciona-mento das próprias fábricas em segmentos de mercado, que o design e os serviços nesta área seriam muito importantes. Tudo isto aconteceu e, pela concorrência acirrada, muitas empresas começaram a abrir lojas sem muitas análises dos parceiros. Re-sultado: expansão da rede sem controle gerencial. Consequên-cia: problemas com os clientes.

Estaria este ciclo de expansão chegando ao fim? De certa forma sim. As empresas deste segmento terão que

rever suas estratégias de crescimento, sua forma de gerencia-mento da rede de lojas, bem como, seu foco de mercado.

Acredito que os grandes saltos de crescimento não vão mais ocorrer. O crescimento será muito maior optando-se pela di-versificação de produtos e mercados do que pela concentração. As fábricas terão que investir em gerenciamento da rede de lo-jas para evitar os problemas atuais. Também, o foco de merca-do terá que ser mais ampliado, saindo de somente o Brasil para o mundo. Do contrário, o segmento não crescerá. Para uma empresa crescer terá que tirar o mercado de um concorrente mas o mercado total não se expandirá como antigamente.

Esta é minha contribuição ao setor. Pense nisso e sucesso.

Na loja é possível encontrar rodas, pneus multimarcas e acessórios

Além dos serviços tradicionais a IC Rodas está oferecendo geometria

Page 3: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

JUCILENE FESTA

Pensando no cliente total-mente satisfeito, surgiu a ideia de transformar o ambiente de atendimento da loja Ro-manzza, buscando inovação, qualificação dos espaços para organização dos materiais, porém com um aspecto visual menos carregado para ofere-cer, principalmente, satisfação ao visitante, quando este per-cebe que as possibilidades de criação são variadas.

Havendo a necessidade dos espaços para armazenar ma-teriais de apresentação e tra-balho, a arquiteta Renata Tosi afirma que, criou-se um mó-vel principal, o qual se estru-tura na parede de maior com-primento, com várias portas, de sistema “push open” e pintadas na cor branca alto brilho, proporcionando am-pliação e claridade no am-biente, deixando em destaque o acabamento do amadeirado legno, que é novidade, em caixas um pouco salientes do corpo principal. “Apenas nestas caixas, trabalhou-se com objetos de decoração, já que planejamos mais espa-ço para organização, além de uma leitura limpa e discreta do mobiliário em conjunto. Por isso também, sendo mui-tas as aberturas, dispensamos a utilização de puxadores aparentes. Na outra parede, o móvel se resume na com-posição de um painel na cor nut Brown, padrão lacca da finotoc, onde está instalada a televisão, sobre outro branco,

3Empresas Empresários&- Sábado, 17 de agosto de 2013

O ambiente foi pensado em receber melhor o cliente e mostrar todas as possibilidades de criação projetado pela arquiteta Renata Tosi

Romanzza com novos ambientes na loja

como fundo, integrando-se com o todo”, enfatiza.

A decoração, o que huma-niza o espaço e busca identi-dade do usuário, foi inspirada na abundância de araucárias, a árvore do pinhão, na nossa região, as quais, atualmente, são preservadas. E é graças a ajuda das aves conhecidas

por gralha-azul, que esta ve-getação se desenvolve. Por isso, compomos imagens que se integram a este conceito relacionado ao respeito que devemos ter ao ambiente em que nós, seres de qualquer es-pécie, vivemos.

Venham nos visitar na Romanzza Planejados Ben-

to Gonçalves e confiram o novo ambiente idealizado para satisfazer ainda mais vocês, consumidores.

A empresa

Fabricando móveis para salas e dormitórios, foi em 1988 que a Romanzza ini-

ciou suas atividades. Porém, percebendo a oportunidade de oferecer personalização completa a todos os ambien-tes, em 2002 passou a con-feccionar móveis planejados, tornando-se especialista no segmento e uma das mais respeitadas fábricas de mó-veis do Brasil.

Page 4: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

MILENA SCHÄFER, DIVULGAÇÃO

4

No coração do Vale dos Vinhedos, no complexo tu-rístico do Hotel Villa Miche-lon, ocorreu na manhã desta terça-feira, 6, mais um Case Café, promovido pela CDL Jovem de Bento Gonçalves. O encontro, que reuniu jo-vens empresários do mu-nicípio, contou com o case do anfitrião, Moysés Luiz Michelon, que falou sobre sua trajetória profissional. O empreendedor falou de sua infância, do período em que presidiu a Isabela S/A e como deixou a indústria ali-mentícia para investir num complexo turístico no Vale.

Com riqueza nos detalhes e nas curiosidades, o ex-di-retor presidente da Isabela S/A, maior empresa de mas-sas e biscoitos da região Sul, contou desde como com-prou seu primeiro pulôver, com seu primeiro salário, ainda em cruzeiros, até o mo-mento em que vive hoje, de completa realização. “Tudo que eu projetei, consegui al-cançar”, disse Michelon, res-saltando a importância de se planejar a longo prazo o que

Da indústria da alimentação à hotelariaEmpresas Empresários& - Sábado, 17 de agosto de 2013

Pela segunda vez, Michelon foi o case do encontro

A busca por projetos cada vez mais detalhados e com maior qualidade, vem fazendo com que a utilização de fer-ramentas computacionais de desenho sejam cada vez mais empregadas no mercado. Atu-almente os softwares mais uti-lizados são o AutoCAD nos projetos e Coreldraw e Pho-toshop na área gráfica, softwa-res que de uma forma simples

Infoserv com cursos nas áreas de CAD e Área Gráfica

e prática, atingem ótimos re-sultados e nas mais diversas áreas da engenharia, arquitetu-ra, design e desenho industrial.

Para atender esta demanda a Infoserv está com turmas abertas para estes cursos, onde o aluno ao final estará apto a trabalhar com estes progra-mas. Mais informações pelo fone 3452-7928 ou pelo site www.escolainfoserv.com.br.

Alunos buscam nos cursos Infoserv qualificação pessoal e profissional

DIVULGAÇÃO

se deseja realizar.De motorista entregador

de produtos em um arma-zém da cidade, o jovem vi-sionário serviu ao exército e formou-se técnico em con-tabilidade, o que abriu por-tas em diversas empresas da região. Economizando, Mi-chelon teve a oportunidade de investir na Isabela, que fabricava massas e biscoitos, chegando mais tarde à presi-dência da empresa.

À frente da Isabela S/A, Michelon inovou em busca de sucesso e crescimento no mercado da época. “Eu vi que tinha que moderni-zar, o mundo andava muito mais depressa do que nós”, relembra o empresário, que concluiu isso após uma via-gem à Europa, em 1973.

Após expandir considera-velmente a marca, Michelon e os demais acionistas da empresa optaram, por una-nimidade, pela venda das ações para uma multinacio-nal. “Todos concordaram em vender, para que cada um tocasse seu projeto indi-vidual”.

Surge um novo empreendimento

Com a venda da empresa onde atuou até os 65 anos de idade, Michelon conta que não queria parar, por isso, resolveu investir no setor turístico, que engatinhava no Vale dos Vinhedos com a mobilização de vinícolas do local. “Enalteço muito o projeto do Vale dos Vinhe-dos, que o tornou o princi-

pal destino enoturístico do Brasil, sendo um dos dez roteiros de vinhos mais pro-curados do mundo”, disse Michelon, que viu a hotelaria como uma demanda no lo-cal, fundando o Hotel Villa Michelon, que além de hos-pedar, também oferece uma série de atividades voltadas para o turismo do vinho.

Chegando aos 80 anos de idade, o empresário deixou aos convidados a lição de que

“nunca é tarde para recome-çar”, e que novos desafios de-vem sempre ser bem vindos e enfrentados com muita con-vicção. Questionado a respei-to de sua meta atual, ele deixa claro, sem rodeios: “Quero viver até os 100 anos”.

Sobre o Case Café

Desde 2002, a CDL Jovem de Bento Gonçalves realiza o projeto com o propósito de aproximar grandes em-presários de jovens lojistas. Os casos de sucesso servem como modelo aos jovens empreendedores que co-nhecem a trajetória contada pelo próprio convidado. Li-deranças como César Cini, Carlos Lazzari, Jamirton Benazzi, Aida Manfroi Spe-rotto, Pedro Reginatto, João Paulo Pompermayer, An-tonio Stringhini, Eldo Mo-reno, e Fabiana Geremia já dividiram suas experiências em encontros anteriores. A iniciativa integra o plano de ações da CDL Jovem com foco no desenvolvimento de novas lideranças.

Page 5: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

5

Definidos os novos conselheiros do Fapsbento

Empresas Empresários&- Sábado, 17 de agosto de 2013

Na noite de quinta-feira, 08, foi realizada a votação para a escolha dos novos Conselheiros do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Públicos de Bento Gonçalves (Faspbento), du-rante a Assembleia Extraor-dinária, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Bento Gonçalves (Sindi-serp). São eles Luceli Teixei-ra Troian e Ivete Basso de Rossi (titulares), e Erci Maria Ogliari e Helenita Kupper de Vargas. Na oportunidade,

As conselheiras Luceli e Ivete (titulares), Helenita e Erci (suplentes)

Justino Restelatto é Cidadão Caxiense

estiveram presentes, além da diretoria do Sindiserp, quatro servidoras públicas.

A servidora e integrante do Faspbento, Ilacrides Man-fredini explanou sobre a im-portância da participação dos membros e as responsabilida-des pertinentes aos integrantes escolhidos. “Durante a gestão, o conselheiro deverá fazer o controle, fiscalizar e deliberar decisões”, argumentou.

Após a Assembleia, a direto-ria do Sindicato reuniu-se para tratar de assuntos gerais.

O empresário Justino Reste-latto, que é sócio proprietário do Grupo Eiffel, que engloba as lojas zero quilômetro da marca Citroën, multimarcas e pós-vendas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Gramado, recebeu na terça-feira, 13, o tí-tulo de Cidadão Caxiense, mé-rito concedido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão Caxiense, aconteceu na Câmara da cida-de, sendo presidida pelo vere-ador Edson da Rosa/ PMDB.

Autor do requerimento que originou a homenagem, Pedro Incerti/PDT se manifestou a partir da tribuna. “A cidade vi-vencia dificuldades. Mas a gar-ra dos profissionais da região propicia a superação de obs-

táculos, característica presente na personalidade de Restelat-to”, observou.

Depois de receber o títu-lo, Restelatto salientou que no momento se restringiria a agradecer. Ressaltou as dificul-dades e o empenho que vêm caracterizando a convivência diária de trabalho, no Grupo Eiffel. “Não são máquinas que constroem uma cidade, mas, as pessoas que decidem aqui per-manecer com dedicação, para atingir o sucesso”, enfatizou.

Natural de Ipê (RS), o empre-sário Justino Restelatto chegou a Caxias do Sul em 1980. Ca-sado com Laurita Zanotto Res-telatto, com quem tem três fi-lhos, Fabiana, Eliana e Rodrigo, e cinco netos, Justino sempre teve o espírito empreendedor

como um de seus diferenciais.Em 1972, ainda quando resi-

dida em Ipê, fundou o Comer-

cial de Bebidas Ipê. O sucesso do empreendimento foi tanto, que em 1980, Justino se insta-lou definitivamente em Caxias e abriu as portas da Distribui-dora de Bebidas Canarinho, que anos mais tarde passou a se chamar Belga. A empresa, representante da linha Coca--cola, atuou por quase 20 anos. Neste mesmo período ele tam-bém foi proprietário da Trans-portes Aradimar.

Após mudança de ramos, Justino buscou novas possi-bilidades de empreender. Foi quando surgiu a oportunidade de representar a Citroën. Em 29 de novembro de 2001 sur-gia a Eiffel Citroën Caxias. De-vido ao sucesso da empresa, Justino ao lado dos filhos Fa-biana Maria Restelatto Tadiello

e Rodrigo Restelatto, inaugu-rou loja em Bento Gonçalves e Gramado. Hoje com mais de 10 anos de existência, o Gru-po Eiffel atende 54 municípios gaúchos e emprega cerca de 100 funcionários.

Atuante na comunidade, Jus-tino integra a diretoria do Grê-mio Esportivo Gianela, locali-zado no Bairro Santa Catarina, já inclusive tendo ocupado o cargo de presidente do clube.

Aos 61 anos, Justino pode se orgulhar da história que já construiu até agora e dos ami-gos que fez. Além dos diversos empreendimentos que fundou e ajudou a construir, ele é co-nhecido pela sua generosidade em auxiliar as pessoas, a paixão pelo futebol e o amor pela fa-mília, filhos e netos.

Sócio-proprietário do Grupo Eiffel, Justino Restelatto

JÚLIO SOARES/ FOTO OBJETIVA

DIVULGAÇÃO

Page 6: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

MATEUS MASIERO, DIVULGAÇÃO

6

Vinícolas fecham negócios em feira no Nordeste

Empresas Empresários& - Sábado, 17 de agosto de 2013

Público da feira superou os 30 mil visitantes

Mais de R$ 1 milhão em negó-cios fechados para os próximos seis meses. Este foi o resultado alcançado pelas oito vinícolas brasileiras que estiveram na feira da Associação Brasileira de Ata-cadistas e Distribuidores de Pro-dutos Industrializados (Abad), encerrada quinta-feira, 8, em Fortaleza (CE). Realizada pela primeira vez na capital cearense, neste ano ocorreu junto à 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, maior evento vol-tado exclusivamente ao segmen-to na América Latina.

Basso Vinhos e Espumantes, Gran Legado Vinhos e Espu-mantes, Miolo WineGroup, Vi-nhos Canção, Vinícola Aurora, Vinícola Mioranza, Vinícola Nova Aliança e Vinícola Peter-longo representaram a seleção presente no estande do Vinhos do Brasil. Pelo local passaram os mais importantes distribui-dores, supermercadistas e ata-cadistas da região Nordeste. O público total do evento ultra-passou as 30 mil pessoas nos quatro dias de feira.

Uma das vinícolas exposito-ras comercializou seis mil cai-xas de produtos, o equivalente a três containers, sendo 85% deste total de suco de uva 100% natural. Nos negócios prospec-tados, outra participante confir-mou o montante de R$ 400 mil em vendas para entrega até o fi-nal do ano. Outro fator aponta-do de forma coletiva foi a qua-lidade dos contatos realizados, incluindo parcerias exclusivas com distribuidores e atacadistas da região.

Por outro lado, a expecta-tiva de ampliar as vendas e o acesso ao mercado do Nordes-te se concretizou por meio de encontros promovidos pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com representan-tes da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), e com as redes Supermercadi-nhos São Luiz e Smart e com a distribuidora D’Origem para desenvolver um trabalho estra-tégico específico para a região.

A diretora de Promoção do Ibravin, Andreia Gentilini Mi-lani, ressaltou que a participa-

ção na Abad deve contribuir para uma entrada maior dos vinhos brasileiros no mercado das regiões Norte e Nordeste. Segundo ela, as reuniões com distribuidores e com as redes de supermercados foram bas-tante produtivas e reforçaram a adoção de algumas estratégias que já vem sendo colocadas em prática por algumas vinícolas da Serra. “O vinho de mesa é a entrada do produto no Norte e Nordeste, mas que deve estar numa bela garrafa, com uma boa apresentação”, explicou.

O presidente da Acesu, Seve-rino Ramalho Neto, reforçou apoio para o setor vitivinícola dentro das diretrizes do acordo de cooperação, assinado no ano passado, que prevê a ampliação de espaço do vinho brasileiro no mercado. Entre as metas, está a de ocupar 25% dos es-paços de gôndola da seção da bebida nos supermercados em todo o país, além de ampliar a participação do suco de uva. “A Acesu já estava de portas aber-tas para o Ibravin através da Associação Brasileira de Super-mercados (Abras) e, com esta parceria que firmamos, quere-mos mostrar um pouco o que é o Ceará para o próprio setor e também esperamos contri-buir para o desenvolvimento da cultura do vinho aqui em nosso estado”, disse.

Na mesma direção, o diretor da distribuidora D’Origem, Luiz Hipólito da Rocha, se mostrou otimista com as ne-gociações encaminhadas du-

rante a Abad. “Vimos na feira uma grande oportunidade para aumentar o mercado do vi-nho e do suco aqui na região Nordeste. O que precisamos é fazer com que as pessoas conheçam e valorizem o pro-duto, que tem qualidade para competir com os importados.”

O gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, tam-bém classificou como positivas as ações de aproximação com os distribuidores e atacadistas. Ber-tolini avalia que existe espaço para a expansão no mercado no Nordeste. “Como o consumo ainda é baixo podemos desen-volver um trabalho de segmen-tação para ampliar de forma significativa o espaço do vinho brasileiro na região”, disse.

A feira

A Abad é reconhecida como o maior encontro de negócios do setor na América Latina. Tem como objetivo estreitar o relacionamento entre indústria, varejo, agentes de distribuição e prestadores de serviço. É um espaço onde profissionais da cadeia de abastecimento encon-tram produtos, equipamentos e serviços que desenham novas tendências e geram oportuni-dades de negócios.

Neste ano, foram duzentos expositores. Nos quatro dias de evento, visitantes e exposi-tores também tiveram acesso a palestras técnicas e serviços gratuitos colocados à disposi-ção dos participantes.

Page 7: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

DIVULGAÇÃO

EVANDRO SOARES, DIVULGAÇÃO

EXATA COMUNICAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

7Empresas Empresários&- Sábado, 17 de agosto de 2013 Em [email protected]

A Ftec Faculdades, Unidade Bento Gonçalves, realiza hoje, 17, às 19h, a formatura dos alunos do curso Técnico em Administração. Dos 24 formandos, 17 vão participar da cerimônia de formatura que ocorre no CTG Gaudério Serrano. Estão concluindo o curso Adriana Brun, Alexandre Postingher, Ana Lia Oliveira Ratainski, Ana Paula Antunes Sarturi, Ana Paula Marcolin Filippi Chiella, Ariane Cristofoli, Carolina de Nicol, Caroline Ferri, Claudia Rafaela Krause Bolico, Daiane da Silva de Barros, Diane Terezinha Ozekoski, Eli Parisotto, Fernanda Baggio Giordani, Gabrieli Morais Kiling, Ione Sobolevski Matiello, Juliana de Moura Moraes, Luciano de Oliveira Ramos, Márcia Arizi, Mariele Fernandes dos Santos, Maristela Flamia, Pablo Antônio Teixeira Mazzotti, Rosane Maria, Sonia Mara Cavalheiro Gomes e Suelen da Rosa.

Roberto Carraro prestigiando a esposa Juliana Desconsi durante a premiação do Salão Design Casa Brasil 2013. A profissional, que comanda a Intervento Design, recebeu o reconhecimento na categoria Indústria, modalidade Acessórios Domésticos, com a Prateleira Organizadora

O casal Ayrton e Beatriz Giovannini esteve prestigiando o espaço da Evviva Bertolini na Casa Brasil 2013. Na foto, acompanhados por Sheila Bertolini (C)

Na sexta-feira, 2, aconteceu a aula inaugural do curso de Pós-Graduação especialização em Direito Tributário, no Campus Universitário da Região Dos Vinhedos, sob a coordenação dos professores Gilson César Borges de Almeida e Giovana Cenci Zir, e a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Bento Gonçalves, Dr. Felipe Panizzi Possamai. Na foto os alunos e professores do curso, direção de centro, coordenação da Educação Continuada e do curso de Direito do Carvi.

A Vinícola Aurora recebeu, no último domingo, um grupo de 38 profissionais do grupo Pão de Açúcar, entre gestores e atendentes de vinho, coordenados pelo consultor de vinhos da rede, o enófilo Carlos Cabral.

O cirurgião de coluna Dr. Orlando Righesso Neto esteve em São Paulo no dia 09 de agosto nos estúdios da Web TV , onde gravou aula para o Programa de Educação Continuada a Distância da Sociedade Brasileira de Coluna sobre o tema Tratamento Cirúrgico da Hérnia de Disco Lombar: opções cirúrgicas e suas evidências. O convite surgiu em virtude do grande número de publicações internacionais de Righesso sobre a doença, que é tão comum hoje em dia

Antonio Carlos de Oliveira de Souza comemora com sua esposa Marilda Lemos de Souza o presente da Vízia Óptica que ganhou no dia dos pais das filhas Eduarda, Carla e Fernanda Souza.

MARISTELA DE BORTOLI PASQUALI, DIVULGAÇÃO

A 15ª edição da Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap), acontecerá em Gramado, de 21 a 23. O maior evento de serviços do Brasil reunirá mais de 1,7 mil empresários. A previsão é que cerca de três mil pessoas estarão circulando na região em função do evento, levando em conta fornecedores, expositores.

Page 8: 17/08/2013 - Empresas & Empresários - Edição 2952

FRANCINE BOIJINK

8

Livro de Volnei Fiorin tem foco no setor mobiliário

Empresas Empresários& - Sábado, 17 de agosto de 2013

Obra relata a evolução do segmento durante meio século

Ao completar cinco décadas de trabalho no setor moveleiro, no dia 8 de março deste ano, foi concretizado o sonho de Valnei Fiorin de escrever um livro. Depois de quatro anos de dedicação do ex-presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçal-ves (Sindmóveis) estava finali-zada a obra “Evolução do Mo-biliário, a Trajetória de Meio Século”. E o lançamento foi realizado durante a Casa Brasil, na quarta-feira, 14 de agosto.

No livro, dividido em cinco décadas, o empresário, que hoje mora em Belo Horizonte e co-meçou a atividade profissional em Bento, traz, entre os relatos, os momentos e personagens que contribuíram para o desenvolvi-mento do setor no Brasil e a im-portância que as feiras têm para gerar visibilidade ao segmento. Conforme o ex-presidente do Sindmóveis, há pouca literatura que aborde assuntos relaciona-dos ao ramo mobiliário, princi-palmente aquela voltada à histó-ria mais antiga que, na visão dele, parece estar se apagando. Assim,

ele sentiu a necessidade de fazer um registro desse segmento.

De acordo com Fiorin, a partir de 1960, os móveis mais elitizados tinham como design modelos que eram cópias de re-vistas da Itália e da França, com, por exemplo, temáticas impor-tadas pelo Brasil. Desde 2005, a indústria começou a investir em desenhos próprios e, esse design, segundo ele, tem contri-

buído com o desenvolvimento do mobiliário no país e ressal-ta o destaque que os produtos brasileiros têm em território nacional e também no exterior. Abordagens como essas podem ser encontradas na obra de 144 páginas, da All Print Editora. E os planos do empresário não param por aí. Fiorin já planeja escrever mais dois livros, com focos diferenciados.