Caderno Mazup do dia 16.12

8
O INFORMATIVO DO VALE 16 de dezembro de 2011 #080 sorvete, banana, espumante? Saiba em quais dietas diferentes realmente podemos conar DIETA Adriano Leonhardt

description

Confira mais uma edição do caderno Mazup com grandes dicas de festas na região. Acesse também nosso site - www.mazup.com.br

Transcript of Caderno Mazup do dia 16.12

Page 1: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE 16 de dezembro de 2011

#080

sorvete, banana, espumante?Saiba em quais dietas diferentes realmente podemos confi ar

DIETA

Adr

iano

Leo

nhar

dt

Page 2: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE. Sexta-feira, 16 de dezembro de 20112

Tops dos tops na rede social!

Pelo FacebookO campeonato UFC, que faz parte do MMA (artes

marciais mistas), foi o assunto top para os brasilei-ros. Em 2º lugar fi cou o Vasco da Gama. Mortes de Amy Winehouse e Osama Bin Laden fi caram na 3ª e 4ª colocações.

Pelo YouTubeDisparado o YouTube é a plataforma de vídeos

mais acessada. No site tem de tudo: clipes, monta-gens, fi lmes, propagandas, TV web, jogos e uma infi -nidade de outras categorias. Como tem muitas pro-pagandas circulando no YouTube, o canal de vídeos decidiu fazer uma lista com os mais compartilhados pelos usuários no mês de novembro.

Pelo TwitterO Twitter entrou na onda de fazer uma retrospec-

tiva, também. Confi rma a lista dos assuntos mais comentados.

Chega o fi m de ano, e sempre rolam as retrospectivas. As redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube também entraram nessa onda e divulgaram os assuntos mais badalados em cada plataforma. Twitter e Youtube não divulgaram nada por país, fi zeram um geralzão de toda a galera. Já o Facebook regionalizou a pesquisa e deu os assuntos mais comentados pelos brasileiros

Ranking Brasil!1. UFC2. Vasco da Gama3. Morte de Amy Winehouse4. Morte de Osama Bin Laden5. Flamengo6. Exaltasamba7. Corinthians8. Slipknot9. PlayStation 310. Ronaldinho Gaúcho

Gui SantosAs músicas bombaram, também as fotos com minha namorada, além das emoções, alegrias e tristezas compartilhadas.

Betina CamilottiO que mais bombou na web pra mim foi a morte da Amy Whi-nehouse, casamento do Prínci-pe William, a doença do Giane-chinni e o UFC.

Luana NiedO que mais bombou foi a morte da Amy Whinehouse, Festa à Fan-tasia, migração para o Facebook, aumento excessivo da mensali-dade da Univates e lançamento do último fi lme de Harry Potter.

Bianca SchoslerBombaram em 2011 as baladas, a morte de Amy Whinehouse, o Gre-Nal, Exaltasamba e a morte de Steve Jobs.

Maria Júlia LohmannRock in Rio, Movimento Gota D’agua Hidrelétrica de Belo Monte, gastos e transtornos para o Brasil ser sede da Copa em 2014 e o casamento do príncipe William.

1. John Lewis Christmas Advert 20112. It’s Time3. Guys Scream for Justin Bieber4. Grand Theft Auto V Trailer5. John Lewis Christmas Advert 20116. Catvertising7. Chuck Norris - Hunter (World of Warcraft)8. The Art of Flight (Red Bull)9. Contrex - Ma Contrexpérience - 97s (Nestle)10. Go Beyond The Cover (Dermablend)

1. Série Pretty Little Liars, exibida no Brasil pelo ca-nal a cabo Boomerang, com nome de Maldosas.2. Wayne Rooney, jogador do Manchester United3. Atriz Elizabeth Taylor 4. Devassa 5. Egito, com a derrubada do ex-líder Hosni Muba-rak6. Filme Thor foi o mais citado na categoria, no geral fi cou em sexto7. Novo iPad8. Ator Charlie Sheen 9. Rebecca Black e sua música Friday10. Dallas, time de Futebol Americano

Pra você, quais os assuntos que mais bombaram nas redes sociais?

Page 3: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE. Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 3

Page 4: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE. Sexta-feira, 16 de dezembro de 20114

B L [email protected]

discoteca K [email protected] | www.

facebook.com/kokynho

James Blunt fará shows no Brasil em 2012O cantor britânico virá ao Brasil em 2012 com a turnê Some Kind of Trou-

ble. James Blunt vai passar por quatro capitais brasileiras em janeiro. Os sho-ws acontecem em São Paulo (Credicard Hall), Rio de Janeiro (Citibank Hall), Belo Horizonte (Chevrolet Hall) e aqui em Porto Alegre, no dia 16 de ja-neiro, às 21h, no Teatro do Sesi. Os ingressos variam de R$ 250 a R$ 350.

Los Hermanos voltando aos palcosA edição 2012 do festival Abril Pro Rock será palco do primeiro show da turnê

dos 15 anos dos Los Hermanos. O evento servirá, igual-mente, para marcar o retorno dos caras para uma curta turnê. Em 1999, o grupo se apresentou no mesmo fes-tival, na época como banda debutante. No ano seguinte já tocaram no palco principal com músicas consagradas como Anna Julia e Primavera. Na capital dos gaúchos, a apresentação vai rolar no dia 12 de maio. Ótimo retorno.

O som perfeito, segundo Renato RussoGiz é a música que o vocalista do Legião Urbana mais

curtia. Para Renato Russo, trava-se da mais completa can-ção que o grupo produziu. Altamente recomendável, caso você não conheça. Sonzaço!

Top 10 BillboardMadonna é a maior de todos os tempos, quando o assunto é o Top 10 Billboard. A material girl já conseguiu emplacar, nada mais nada menos, que 37 músicas entre os dez primeiros lugares da parada americana. O recorde anterior pertencia a Elvis Presley, que teve 36 canções no topo. Se o tema remeter para canções no 1º lugar, aí os Beatles são imbatíveis. O quarteto de Liverpool emplacou 20 músicas. Em 2º lugar fi gura Mariah Carey, já teve 18 numbers one.

Música entre aspas “A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um

sujeito normal.”.(Raul Seixas)

E você, o que pensa sobre os assuntos abordados nas colunas acima? Te expressa! Deixe seu comentário nos links das colunas em www.mazup.com.br

brunal@informativo com br

O nó que não sai da garganta

Que tal compartilhar com todo mundo um momento especial que você tenha registrado? Envie uma foto, com pequena descrição, para [email protected]

Foto enviada por TiagoEu e a Bruna Baú almoçamos juntos na segunda-feira e encontramos um cartão do Mazup. Fizemos uma fotografi a relembrando as primei-ras aparições da plataforma jovem nas escolas da região.

Foto enviada por ArianeEzequiel e Ariane, na festa de 15 anos de Mariana, que rolou no dia 26 de novembro, na AABB em Lajeado!M

omen

to M

azup

A segunda-feira tinha começado aparentemente calma. Até que me foi incum-bida a tarefa de escrever sobre um aluno que teria sido espancado dentro da es-cola. Até aí, infelizmente, nada que fuja da nossa realidade. Como sabia que não conseguiria nada por telefone, saí atrás da família.

Para a minha surpresa, eu e fotógrafo fomos muito bem recebidos pelos pais do adolescente agredido, pois, normalmente, em situações como essa, o entrevistado prefere não se manifestar. Não imaginava encontrar um cenário como aquele. Pais com os olhos mergulhados em lágrimas ao lembrar o fato que marcou suas vidas. Os dois quase sem palavras. “Meu fi lho poderia ter morrido”, disse a mãe. Nessa hora tive a nítida ideia do quão grave e dolorosa era a situação.

O fato disso tudo não é o acontecimento em si, mas sim a violência que cresce nas escolas. A mí-dia divulga empurrões, agressão verbal, desrespei-to aos professores e colegas, enfi m, uma série de acontecimentos que nos chocam até pela frieza. E o pior de tudo é quando os pais são coniventes e acabam passando a mão na cabeça do jovem. Sem falar dos momentos em que os colegas são a plateia que aplaude. Culpa da escola, dos pais, da sociedade? Não sei. Só sei que os três são fatores infl uenciáveis na educação de uma criança que deve primar pelo respeito, pelas gentilezas, pelos simples, mas necessários, obrigado e por favor.

Essa história ainda procura o fi m. Só sei que nesse meu tempo no jornalismo não lembro de ter sentido a situação tão próxima a mim. Não tenho fi lhos, mas sei que para um pai e uma mãe ver o rebento sofrendo é muito doloroso. Ainda mais em uma situação fútil e cruel ao mesmo tempo. Ter visto aquele casal inconsolável em meio às lágri-mas foi inquietante para mim, me deixou com um nó na garganta durante o resto do dia, até hoje. O que esses pais não sabem é que o fato, além de ter marcado a vida deles, com certeza marcou a minha também.

Page 5: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE. Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 5

Chega o fi m de ano, e a correria pela dieta mais efi caz assombra a maioria da galera. Tem gente que faz regime o ano inteiro, mas sempre tem aquelas pessoas que deixam para última hora. Sim, há os que não estão nem aí para dietas, mas, talvez, pinte uma curiosidade sobre as cruéis receitas para emagrecer. Neste mundo assombrado de perda de quilinhos, existem inúmeras e diferentes dietas que a galera cria ou segue por alguma indicação. Fomos atrás de algumas receitas loucas e conversamos com a nutricionista Greice Appelt, para ver se tudo isso é verdade ou apenas mito!

Help!

Dieta do SorveteEssa sim! O sonho da maioria da galera, emagrecer

com um belo pote de sorvete! Ainda mais nesse clima hot que passamos. E essa dieta, como o nome diz, é justamente isso: bora pra sorveteria! Mas nada de cair dentro do pote de sorvete e esquecer do mundo. O re-gime é restrito a uma única bola, e na versão de sorvete light ou de frutas. A indicação é de apreciar o sorvete após as principais refeições, durante uma semana. Úl-tima dica: uma maçã deve fazer parte da combinação.

Dieta da ChampanheNada melhor que brindar com uma champanhe. Imagine se ela

ajuda a perder uns quilinhos? Conforme jornal britânico Daily Mail, a Dieta do Champanhe pode ajudar a perder as gordurinhas inde-sejadas. Mas claro, a pesquisa não incentiva beber uma garrafa por refeição! A sugestão é de duas taças por dia. Um dos argumentos da dieta é que, se beber champanhe, o cardápio que acompanha a bebida não vai ser composto por pratos calóricos - um hambúr-guer, por exemplo. A dica é acompanhar tudo com salmão defuma-do, salada verde e uma das taças de champanhe.

Pega a dica!Greice Applet, a nutricionista que nos deu uma mão na matéria, dá algumas dicas.

“Milagres não existem! Dietas são usadas na descoberta de doenças onde restringimos certos componentes da alimentação para recuperarmos as condições de saúde. Para emagrecimento permanente, manutenção e promoção de saúde, o que funciona é mu-dança de comportamento alimentar. É fornecer sempre aquilo que o corpo precisa com a maior variação possível de alimentos, sem que para isso seja necessário abandonar tudo que se gosta, mas que não é saudável. É preciso ter bom senso. Dá para comer de tudo, mas não tudo, não tudo junto e não o tempo todo.”

Essa tática pode afastar a vontade de co-mer outros doces mais calóricos, associada a uma alimentação equilibrada. Ou seja, com aumento de alimentos fi brosos, frutas, vege-tais, redução de gordura e fracionamento e, uma pratica física, uma bola de sorvete nas versões indicadas não compromete os resul-tados na balança. Aliás, o melhor momento para ingerir doce é de fato após o almoço, quando houve ingestão de salada, ou à tar-de, conciliado a um alimento rico em fi bra. O perigo é que se cria o hábito de ingerir doce após comer, correndo o risco de procurar ou-tro tipo, mais calórico.

Passar um dia só com líquidos vai fazer o peso cair independente da fase que a lua es-teja. Dependendo do valor calórico do líqui-do, claro. Há uma diminuição acentuada das calorias ingeridas pela pessoa. Porém, não adianta fazer isso num dia e no outro atacar um xis, por exemplo. O emagrecimento não ocorre pelas atitudes de um só dia.

Fato, mastigação é tudo para quem quer per-der peso. O hormônio da saciedade é liberado pelo estímulo mastigatório, mas leva 20 minu-tos até chegar ao cérebro. Comendo rápido, só se percebe que o estômago está cheio após a refei-ção, quando, normalmente, já se passou da con-ta. Mastigar mais, além de fazer com que o corpo tenha uma melhor absorção de nutrientes (corpo mais nutrido emagrece mais), facilita a digestão e a excreção (quanto mais elimino, mais ema-greço), e, ainda, ao apreciar mais o que se come, acaba-se comendo menos. Sabe-se dos efeitos do vinho

tinto para saúde, com doses de um cálice ao dia para homens e meio para mulheres. Cada grama de ál-cool contém sete calorias, o que é quase tão calórico quanto a gor-dura! Tendo, ainda, uma liberação de glicose rápida na corrente san-guínea, o que faz com que tenha grande absorção. Então, ingerir bebida alcoólica, mesmo que mo-deradamente, pode até não engor-dar, mas ser indicativo para ema-grecimento, não.

Como emagrecer com dietas diferentes?

Dieta da LuaAs fases da lua são utilizadas para diversas

coisas, principalmente na agronomia ou cor-te de cabelos. Essa história foi parar no prato das pessoas, também. Segundo os criadores da Dieta da Lua, “ela pode interferir nos fl uidos que circulam pelo organismo humano. Por isso, durante os dias de transição entre as fases, é preciso ingerir somente líquidos.” Será?

A banana faz com que tenhamos menos von-tade de comer doces. É um dos alimentos que en-tram na produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Mas, assim como tudo em excesso, en-gorda. Dependendo do que esteja sendo trocado, pode-se ingerir mais calorias ao invés de menos. E outra, as refeições devem ser completas, cada grupo alimentar tem uma função no organismo, que deve ser suprida. Melhor é ter a maior varia-bilidade possível. Por quantos dias será que você aguenta comer assim?

Dieta da BananaEssa dieta começa logo pela manhã!

Ela diz que você deve substituir a princi-pal refeição do dia por quantas bananas conseguir comer. Sem restrição de tipo de banana, a ordem é comer até fi car “cheio”. Quem inventou essa dieta fo-ram alguns japoneses, e eles acreditam que a fruta diminui a vontade de comer pelo resto do dia. Vai um cacho aí?

Dieta da MastigaçãoQuem nunca, em uma refeição em família, escutou dos

pais: “Mastiga isso, guri. Conta até 35 e depois engole!”. Essa é uma dieta que não vai controlar o que se deve ou não comer, só dá uma ajudinha na hora de fi nalizar a alimen-tação. Sim, a pessoa se sente saciada mais rapidamente e evita comer em excesso.

pare

cer

do p

rofi s

sion

alparecer do profi ssional

parecer do profi ssional

parecer do profi ssional

parecer do profi ssional

TÁ FORA!

CUIDADO

VALE A PENA!

Page 6: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE. Sexta-feira, 16 de dezembro de 20116

Black-Out Hot, até o sol raiar!

Skol Sensation é confi rmado para 2012

O Skol Sensation não tem atrações confi rma-das, mas uma coisa é cer-ta: ano que vem o evento agita o Pavilhão de Expo-sições do Anhembi, em São Paulo, no dia 2 de julho.

O festival iniciou na Holanda, em 2000. Já está no calendário de festas de Amsterdã, sem-pre no primeiro sábado de julho. Na edição bra-sileira de 2011, o evento recebeu 40 mil pessoas e contou com a discote-cagem do DJs Mr. White, Kaskade, Roger Sanchez, Above and Beyond e San-der van Doorn.

A Black-Out ferveu a galera no sá-bado, na Lupus Land. A balada come-çou às 23h e só parou por volta das 7h, quando a pista Tropical encerrou as atividades. No geral foram seis pis-tas, 20 deejays, quatro bandas, diver-sos estilos e muita festa! Por volta da 0h30min rolou o momento Black-Out, onde as luzes da pista principal foram desligadas, e a galera ligou o celular! Todo o momento foi registrado pela TV

cinema no UnicShopping

Gato de BotasAnimação - livre - dubladoDuração: 85 minutosSinopse: Muito antes de conhecer o ogro Shrek e sua turma, Gato de Bo-tas (Antonio Banderas) vai viver uma grande aventura ao lado de Humpty Dumpty (Zach Galifi anakis) e Kitty Pata Mansa (Salma Hayek). Dipostos a roubar os feijões mágicos do casal fora da lei Jack (Billy Bob Thornton) e Jill (Amy Sedaris), o trio quer mesmo é botar as mãos na famosa gansa que bota ovos de ouro. Mas algumas coi-sas não estavam nos planos, e Gato vai descobrir, meio atrasado, que tem um grande problema pela frente para conseguir limpar o que fi cou para trás: a sua honra.

Horários:Sexta, segunda e terça-feira: 17h40min, 19h30min e 21h20min.Quinta-feira: 17h40min e 19h30min.Sábado e domingo: 14h, 15h50min, 17h40min, 19h30min e 21h20min.

Amanhecer Parte 1Romance - 12 anos - legendadoDuração: 130 minutosSinopse: Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) enfi m se casam, em cerimônia com a presença de amigos e familiares. O casal resolve passar a lua de mel no Rio de Janeiro e, logo em segui-da, Bella engravida. O que eles não esperavam era que a gravidez seria tão complicada, colocando em risco a vida do bebê e da própria mãe.

Horários:Sexta, segunda e terça-feira: 16h30min, 19h e 21h30min.Sábado e domingo: 14h, 16h30min, 19h e 21h30min.Quarta e quinta-feira: 21h30min.

Missão Impossível 4 Protocolo FantasmaAção - 14 anos - legendadoDuração: 132 minutosSinopse: O agente secreto Ethan Hunt (Tom Cruise) é desautorizado pelo presidente dos Estados Unidos após o país ser acusado por um bom-bardeio no Kremlin. Trata-se do iní-cio do Protocolo Fantasma, que visa acabar com os agentes da IMF. Sem qualquer recurso ou apoio, Ethan pre-cisa encontrar um meio de limpar seu nome e o da agência em que trabalha. Para tanto, passa a trabalhar com uma equipe de agentes fugitivos, sobre os quais pouco conhece.

Horários:Quarta-feira:14h, 16h30min, 19h e 21h30min.Quinta-feira: 16h30min, 19h e 21h30min.

fotos divulgação

Carol Prass

fotos Adriano Leonhardt

Mazup - acesse o site do Mazup e cli-que no link TV Mazup. Entre uma atra-ção e outra, o pessoal pôde aproveitar para fazer aquela foto e registrar mais um sucesso da festa.

Parabéns ao trio da Black-Out (Joca Vasconcelos, Taty Kunzler e Tetê Ker-bes), Galera da Elevse, divulgadora da festa, e todos que apoiaram, de algu-ma forma, o evento. Bora esperar pela edição de 2012!

Page 7: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE. Sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 7

Domingo tem teatro de rua em Lajeado!

Facebook exibe websérie Deus do Amor

No domingo, o grupo Mototóti apre-senta o teatro de rua i-Mundo, em Laje-ado. A apresentação inicia-se às 17h, no Parque Theobaldo Dick, com realização do Arte Sesc - Cultura por Toda Parte.

A peça aborda situações diversas do mundo, os vícios e atitudes dos seres hu-manos sobre a cultura e o meio em que vivem, e as consequências que tudo isso pode causar (ou já está causando), tudo de forma trágica e cômica ao mesmo tem-po.

Saiba mais sobre o i-MundoVocê, exemplar i-Mundano, vive uma

vida tranquila, quando dos céus descem dois seres alienígenas para ocupar esse planeta, i-Mundo. Mas algo está errado: eles encontram i-Mundanos sobreviven-tes por toda parte! O que farão diante de tal tragédia? De um universo de possibi-lidades nasce a incerteza, o desconheci-do diante dos seus olhos. Sim, é verdade, eles estão aqui. Não há mais segredos. Você não está mais sozinho.

A atuação é de Carlos Alexandre e Fer-nanda Beppler, dirigidos por Juliana Kers-ting.

Facebook vem com mais uma inovação para interagir com a galera. A rede social implanta uma websérie, onde os internautas podem interferir na his-tória e dar um ar pessoal na trama.

A websérie brasileira leva o nome de Deus do Amor, aposta no romantismo e tem ares de comédia. O foco é em Vênus, a deusa do amor, que decide se aposentar para viver uma vida terrena. Com isso, seus dois fi lhos, Cupido e Cupida, começam a competir com outros deuses e anjos pelo “cargo” de Vênus.

Para saber mais, confi ra de perto em www.facebook.com/deusdoamor

Outras informações sobre as atrações do Arte Sesc pelo (51) 3714-2266 ou no www.sesc-rs.com.br/artesesc

Page 8: Caderno Mazup do dia 16.12

O INFORMATIVO DO VALE. Sexta-feira, 16 de dezembro de 20118

CTC e PromoEventos promovem o Natal Solidário

Paula Fernandes faz dueto com Taylor Swift

No dia 24, o CTC e a PromoEventos vem com a bala-da de Natal, com um cunho solidário. Todos os sócios, doando um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo, faturam um ingresso para curtir a balada de Natal do Clube Tiro e Caça. Na noite tem o show com a dupla Júnior & Marcel, Pitty Ferreira & Banda e pagode do diBobs. Na Tenda Eletrônica tem a disco-tecagem os DJs André KR, Anne Saraiva, DougC, Ever-ton Fabri, Gabriel Vargas, Marcelo Sommer e Maurício Kunzler.

Entre em contato com o CTC pelo 3726-4980 e informe-se!

Taylor Swift e Paula Fernandes são duas sensações da música. Uma vem dos Estados Unidos e a outra é umas das tops do Brasil.

A gravadora das duas, a Universal, resolveu fazer uma participação especial de Taylor Swift para o próximo álbum de Paula Fernandes, com a canção Long Live. O novo disco da cantora brasileira será apenas de duetos.

Mas um trecho da música já foi pra web. Confi ra agora no link TV Mazup, no www.ma-zup.com.br