Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

8
O INFORMATIVO DO VALE 10 de agosto de 2012 www.mazup.com.br #102 Cássio Bonfandini A TI VO DO V ALE 10 de agosto de 2 www.mazup.com.br queria ter todo guri O pai que

description

O pai que todo guri queria ter é a matéia do Dia dos Pais desta semana. Confira também a social da galera. Confira!

Transcript of Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

Page 1: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

O INFORMATIVO DO VALE 10 de agosto de 2012

www.mazup.com.br

#102

Cáss

io B

onfa

ndin

i

ATIVO DO VALE 10 de agosto de 2

www.mazup.com.br

queria tertodo guri

O pai que

Page 2: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

10 de agosto de 20122

Terça-feira começou mais um projeto em parceria do Mazup com a Vonpar Alimentos. O Intervalo Aplauso levou muito som, chocolates e descontração para os estudantes do Ensino Médio do Ceat. Entre algumas brincadeiras, os alunos Henrique Gräbin e Sabrina Pedrotti (foto acima) re-ceberam um kit especial Aplauso por terem sido escolhidos pela galera como a gata e o cara mais estudioso da escola.

Veja a galeria completa em mazup.com.br ;)

Muitos Aplausos no recreio do Ceat fotos Luca Lunardi

Page 3: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

10 de agosto de 2012 3

Page 4: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

10 de agosto de 20124

Pais que batem um bolãUm tem 34 anos; o outro tem 15. Parecem irmãos, mas são pai e fi lho. A jovialidade de Andre é a parceria efi caz na vida de Michel, que se orgulha do jeitão do paizão

Em time que está ganhando, não se mexe. E ainda mais se for uma amizade grande e arraigada pelo DNA tricolor. Andre Winck tem 34 anos, e Michel,

15. Quando o pai é moderno, o fi lho tem o maior orgu-lho.

Andre era praticamente um adolescente quando ouviu da boca da namorada, aos 19 anos, que ele iria ser “papai”. Foi um susto, “eu achei uma reação sur-preendente, de espanto, até por não estar preparado. Mas depois foi de comprometimento e com o apoio dos avós e da família”.

A união estável durou 12 anos. Andre foi amadure-cendo, e Michel - o gurizão afi cionado por futebol - foi crescendo numa casa estruturada, mas há dois anos, a notícia da separação o pegou de surpresa. Aí, pai e fi lho tiveram de recomeçar uma nova etapa da vida. Andre virou pai “solteiro”. Teve de compartilhar a guarda e manejar os horários com o fi lho. A parceria permaneceu a mesma. O orgulho também. Na sociedade moderna, os nativos digitais são inquietos, apegados à internet e gostam de pais contemporâneos, que sabem assimilar sua linguagem. “Eu tenho orgulho dele”, diz Michel, o garoto que adora esporte, vai à academia e ainda não sabe o que quer como profi ssão. Mas tem uma propen-são a números. Na prova de matemática, tira acima de 9. Será infl uência do pai, que se formou em Ciências Contábeis?

Bom ou não em aritmética, a verdade é que a par-ceria entre pai e fi lho vai além da equação. É uma sin-tonia de valores, mas jogada em campo. O futebol é a linguagem preferida e o que dá pano para mangas nas conversas paternas.

Michel e Andre gostam de esporte. O futebol é o di-álogo na grama. Michel, quando menor, acompanhava o pai nas quadras. O programa de fi m de semana era correr atrás da bola. Mais tarde, o pai começou a fre-quentar rodeios, e Michel continuou com a bola. Quan-do o time entra em campo, a conversa gira em torno do impedimento, do comportamento do juiz e jogadores. É sempre o momento de maior interação. Mas há tam-bém um tempo para cinema, passeio, jantares.

Andre é um pai aberto ao diálogo. “Eu o procuro, per-gunto das namoradas”, sorri o contador. Pelo tom de voz e feições do fi lho, dá para sentir como anda o âni-mo do garoto. Pai sempre sente, ainda mais se souber utilizar o diálogo como mecanismo de aproximação.

Andre abre o coração para falar do fi lho: “Com ele, e por ele, aprendi a ter coragem, descobri o amor, afeto, carinho.”

Dicas de And• Ser presente, tolcompreensivo, amiparticipativo, verda• O diálogo é fundaconsequências, ma• Converse muito sseja verdadeiro; • Seja amigo do seuria, o abrace, beije,na infância e seja oexemplo e eternam• Enfi m, os passinhem largas passadasinstante, a recomp

Page 5: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

10 de agosto de 2012 5

ão na parceriaA separação não afastou

Separado há dois anos, o fato de trocar de casa não distanciou a relação entre pai e fi lho. “Não fi co um dia sem falar com ele. Almoçamos juntos”. Andre é um ho-mem sensível. Chora em fi lmes e demonstra isso ao fi lho. É seu jeito de dizer que homem também é sen-sível, que sim, tem de seguir o rumo do seu coração. Transparência é importante na relação entre os dois. Após conhecer sua atual namorada, Andre fez questão de conversar com o fi lho, dizer a ele sobre seus senti-mentos e garantir o amor incondicional a Michel. “O meu fi lho é ele, e isso nunca vai mudar.” Com a política da transparência e do diálogo, a parceria entre Andre é Michel cresce a cada encontro. “Acho que o que é mais legal com a gente é a amizade”, diz o paizão. O contador é um pai que fala em consequência e não em punição. Tem um ar jovial, gosta de rock brasileiro, de internet e redes sociais. Dica do pai moderno: “Seja presente, tolerante, acessível, entusiasta, compreensi-vo, amigo, irmão, confi dente, carinhoso, participativo e verdadeiro”.

Quando o referencial é bem-humorado, embarca no mesmo tempo e sintonia do fi lho, tem os mesmos gostos musicais, fi ca fácil o diálogo. E a parceria vem a tiracolo. “A gente sempre lidou com o diálogo. Eu acre-dito que Michel gosta de motivação e da liberdade.” E Andre dá um show de paternidade: “Ser pai é proteger seu fi lho sem que ele perceba, pai é ser bom sem ser fraco, é jamais transferir aos fi lhos a quota de sua im-perfeição”.

Quanto a Michel, ele julga ainda o pai um “garotão” em plenos 34 anos. Ambos vão ao shopping, mas em rodeio, Michel não o acompanha não. De qualquer for-ma, Michel acredita que ainda tem uma lição a apren-der com o pai. “A respeitar as pessoas.” Andre não cobra nada do fi lho como profi ssional, mas aponta um horizonte de homem de qualidade: “Quero que ele te-nha ideais, seja uma pessoa de princípios”.

Nas redes

A parceria de Andre e Michel se estende nas redes sociais. O pai, da geração X, acompanha o fi lho que nasceu em berço digital. Ambos conversam pelo MSN e utilizam bate-papo para interagir com amigos. O pai tem mais conhecidos adicionados no Facebook, mas é o fi lho quem coloca mais informações sobre seus gos-tos, evidenciando a paixão pelo futebol, listando três times: Barcelona, Lajeadense e Grêmio. De fato, pais contemporâneos não abrem mão da internet.

Eles estão no Face

Michel WinckTem 494 amigos no Face;

Gosta do Iron MadenSimpsons, Barcelona, Lajeadense e Grêmio.

Andre Winck

Tem 707 amigos no Face;Posta fotos de amigos,

do fi lho, das festas e da namorada;

Gosta de cavalos, rodeio e de futebolCá

ssio

Bon

fand

ini

re, o pai parceiroerante, acessível, entusiasta, igo, irmão, confi dente, carinhoso, adeiro;amental. Mostre os caminhos e as as nunca com imposição; sobre sexo, drogas seus efeitos,

u fi lho, ouça, dialogue, chore, , seja presente, ensine valores o herói dele, na juventude seja o mente amigos;

os rapidamente transformam-se s, o tempo voa, aproveite cada ensa virá.

“Algo que permaneceu como lembrança foi quando assistimos a um fi lme. Teve uma cena emocionante. Um olhou para o outro e dissemos: ‘Tu chora ou eu choro primeiro’. No fi m choramos juntos. São coisas que marcam.”

(Andre Winck, que tem 34 anos e um fi lho de 15)

Page 6: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

10 de agosto de 20126

Quantas vezes, depois de fazer as tarefas de aula e dar aquela estudada no conteúdo que a professora acabou de passar, sobrou tempo pra ver o que tá rolando nas redes sociais? Além de ver as fotos da galera, posts e curtir a página do Mazup (facebook.com/tonomazup, #fi cadica), que tal utilizar esse tempo para agregar mais conhecimento e dar show nas aulas?

Para dar aquela mão, fomos à caça de algumas fan pages que podem ajudar naquele conteúdo que você não entendeu legal ainda ou conhecer coisas que ainda os professores vão passar em sala de aula. Tem páginas sobre português, mate-mática, história, inglês, física e outras.

Pega a dica e vaaai!

Dicas Diárias de Português (facebook.com/DicasDiariasdePortugues)

Várias dicas rápidas para você tirar suas dúvi-das sobre língua portuguesa e ainda revisar a ma-téria entre uma atualização e outra no Facebook. Mostra dicas de uso correto das palavras e suas colocações nas frases. Ah, dá pra enviar pergun-tas também.

Matemática? Absolutamente! (facebook.com/mat.absolutamente.net)

A página é administrada pelo professor Paulo Correia e usa jogos, vídeos e até magia para expli-car problemas de matemática. Tudo para você se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Diário de Biologia (facebook.com/DiarioDeBiologia)

Você já imaginou pra que serve o umbigo? Já viu um peixe-diabo negro? Sabe em que país se

Unir estudos com o Facebook? Dá, sim!

Dia do Estudantecome grilo com ovos? Na página do Diário de Bio-logia você encontra a resposta para essas pergun-tas e várias outras curiosidades! Além, claro, de muitas imagens loucas de animais.

Inglês na ponta da língua (facebook.com/denilsodelima)

Se você quer aprender ou treinar inglês, mas tem preguiça ou anda sem tempo, essa página pode te ajudar. Com enquetes, imagens engraça-das e várias dicas, tudo para você sair das frases prontas tipo “the book is on the table” e ampliar o vocabulário em inglês.

FisicaNET (facebook.com/FisicaNET)

Nessa página se encontra quase tudo sobre fí-sica e até notícias superinteressantes sobre fusão nuclear, os astros e até teletransporte, além de várias piadinhas nerds para compartilhar com os seus amigos. Conhecimento com entretenimen-to.

Química Ensinada (facebook.com/RonaldoLuzSilva)

Tem prova pintando por aí? Aproveite para fa-zer uma revisão na página Química Ensinada. Os caras prepararam um material especial para você fazer uma revisão bem legal do conteúdo de quí-mica.

História Digital (facebook.com/historiadigital)

Palestras, fotos, documentos antigos, como diz a própria descrição da página: história para ver, ler, ouvir e até jogar. Encare o desafi o e aprenda de uma maneira diferente.

Page 7: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103

10 de agosto de 2012 7

Tarefas, enigmas, rali, diversão, muita risada e integra-ção. É com esse espírito que vem aí mais uma Gincana Ules/DCE Univates. Em sua quinta edição, e com a troca do nome de enduro para gincana, a comissão organizado-ra vem se reunindo desde janeiro para elaborar e organi-zar o evento. A expectativa é de que essa gincana supere as anteriores no que diz respeito a atividades e equipes.

Com o intuito de resgatar o melhor das edições passa-das, de tarefas já manjadas pelas equipes, enigmas e ralis, a gincana traz um tema que instiga todos e cria um víncu-lo com a essência de qualquer gincaneiro: “Seus medos limitam sua coragem?” fala por si só. É para mexer com a cabeça de todos, desafi ar o desconhecido e ver até onde se chega para alcançar seus objetivos mais distantes.

Tarefas e atividades envolvendo o intelecto e a cria-tividade dos gincaneiros já ocorrem antes dos dias ofi -ciais da competição. “Este ano, as equipes terão que suar a camiseta e mostrar seu espírito de liderança, pois não haverá tempo livre para respirar”, avisa o coordenador da comissão organizadora.

Nos dias da gincana, as tarefas ocorrerão em vários lo-cais da cidade, de festas a locais públicos, divertindo os gincaneiros e o público em geral. Elas têm cunho cultural, artístico e intelectual, garantindo um evento que movi-mentará todos os cidadãos do território lajeadense.

A comissão organizadora se mostra muito empolgada com todo o processo e espera colher bons frutos de todo o trabalho árduo que vem sendo realizado. Apesar de ha-ver algumas renovações em sua formação, a CO manteve membros da primeira edição da gincana, não mudando seu espírito gincaneiro, sua estrutura coesa e suas princi-pais metas: diversão e integração.

A competição ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro, com premiação em dinheiro e troféus para os três primei-ros colocados. O período para as inscrições é de 10 a 30 de agosto. O credenciamento deve ser feito no DCE Uni-vates, prédio 9, sala 400, ou pelo e-mail [email protected]

Portanto, preparem-se, gincaneiros, pois sua coragem vai ser testada, seus medos virão à tona e sua calma e inteligência são suas únicas saídas.

Vem aí a 5ª Gincana ULES/DCE Univates

fotos divulgação

Page 8: Caderno Mazup do dia 10.08, ed 103