1º Simulado - ENEM I 4ª Etapa - cnsg-pi.com.br · região abdominal e perdeu 30% do estômago, o...

19
1º Simulado - ENEM I 4ª Etapa Biologia Química Física Geografia História Filosofia Sociologia 01 a 15 16 a 30 31 a 45 46 a 60 61 a 75 76 a 82 83 a 90 Série Data Horário Nº de Questões 2º Ano 02/10/2015 14h às 18h30 90 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja incompleto peça ao aplicador da sala para substituí-lo. Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala. Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu CARTÃO-RESPOSTA. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES:

Transcript of 1º Simulado - ENEM I 4ª Etapa - cnsg-pi.com.br · região abdominal e perdeu 30% do estômago, o...

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 1/19 Data: 02/10/2015

1º Simulado - ENEM I – 4ª Etapa

Biologia Química Física Geografia História Filosofia Sociologia

01 a 15 16 a 30 31 a 45 46 a 60 61 a 75 76 a 82 83 a 90

Série Data Horário Nº de Questões

2º Ano 02/10/2015 14h às 18h30 90

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno

contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja

incompleto peça ao aplicador da sala para substituí-lo.

Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados

corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala.

Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu

CARTÃO-RESPOSTA.

A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as

marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 2/19 Data: 02/10/2015

BIOLOGIA – Profos

. Mário Cristiano e Leandro Nobre

Observe a figura a seguir, que representa o coração típico de um ser humano, e utilize-a para responder as questões 1 e 2.

01. O sangue recém-chegado do corpo entra no coração pela cavidade (I), através de vasos chamados (II). Após as trocas gasosas nos pulmões, o sangue retorna para o coração, sendo enviado ao corpo pela contração da cavidade (III), através da artéria (IV). As estruturas indicadas na figura que correspondem, respectivamente, aos números I, II, III e IV do texto são:

02. Assinale a alternativa que relaciona corretamente as concentrações de oxigênio e gás carbônico no sangue que circula pelas estruturas indicadas na figura:

a) pAO2 = pDO2 e p1CO2> pCCO2

b) p1O2 = p2O2 e pCCO2< pDCO2

c) p3O2 = pDO2 e pCCO2< pBCO2

d) p2CO2 = p3CO2 e p1CO2> pCCO2

e) p1O2 = p3O2 e pAO2< pDO2

03. Quando você ouve uma batida de coração humano através de um estetoscópio, o mais suave "lubb" do "lubb dub" do som do coração é causada por qual das ações a seguir?

a) fechamento das válvulas semilunares (aórtica e pulmonar).

b) som do sangue correndo para os átrios.

c) som do sangue correndo para os ventrículos.

d) som do sangue correndo na aorta.

e) fechamento das valvas atrioventriculares (mitral e tricúspide).

04. Um dos procedimentos médicos em casos de obstrução de vasos sanguíneos cardíacos, causada geralmente por acúmulo de placas de gordura nas paredes (Figura 1), é a colocação de um tubo metálico expansível em forma de malha, denominado stent (Figura 2), evitando o infarto do miocárdio.

Tal procedimento, quando realizado nas artérias coronárias, tem como objetivo desbloquear o fluxo sanguíneo responsável pela condução de gás oxigênio

a) dos pulmões em direção ao átrio esquerdo do coração.

b) e nutrientes para o tecido muscular cardíaco.

c) do ventrículo esquerdo em direção à aorta.

d) e nutrientes para todos os tecidos corpóreos.

e) dos pulmões em direção ao ventrículo esquerdo do coração.

05. Muito desenvolvido nos recém-nascidos, este órgão cujas células são, principalmente, os linfócitos-T começa a atrofiar gradualmente após a puberdade. Qual é este órgão?

a) Baço. d) Timo.

b) Tonsila palatina. e) Medula óssea.

c) Tonsila faríngea.

06. “Dois homens atingidos pela árvore que caiu na tarde do último sábado no Parque da Redenção, em Porto Alegre, seguem internados no Hospital de Pronto Socorro. (...) Uma das vítimas, um jovem de 21 anos, realizou uma cirurgia na tarde de domingo (...). Ele foi atingido na região abdominal e perdeu 30% do estômago, o baço inteiro e 70% do pâncreas.” (Zero Hora, 02/09/13 - Adaptado).

O fato de o jovem perder o baço e parte do pâncreas tem influência sobre seu organismo porque as funções desses dois órgãos correspondem, respectivamente, a:

a) produção de glucagon e produção de insulina.

b) produção de adrenalina e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.

c) destruição de hemácias envelhecidas e produção de insulina.

d) produção de glucagon e produção de adrenalina.

e) destruição de hemácias envelhecidas e filtragem do sangue para remoção de micro-organismos.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 3/19 Data: 02/10/2015

07. Sobre sistema respiratório, assinale a alternativa CORRETA.

a) As fossas nasais (ou cavidades nasais) e a boca são os locais de entrada do ar que se dirige ao nosso sistema respiratório. O ar que entra pelas fossas nasais é filtrado, umedecido e aquecido, antes de ir para a traqueia. Os cílios que revestem o epitélio das fossas nasais retêm partículas de sujeira e micro-organismos que existem no ar.

b) As trocas gasosas se dão entre o ar alveolar e o sangue contido nos capilares. O sangue proveniente dos tecidos é rico em oxigênio e pobre em gás carbônico. O ar alveolar é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio.

c) Cada brônquio ramifica-se inúmeras vezes e origina traqueias progressivamente menos calibrosas, até se formarem os bronquíolos terminais. Estes, por sua vez, terminam em bolsinhas, de parede extremamente delgada, os alvéolos pulmonares.

d) A entrada de ar nos pulmões, a expiração, se dá pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, o que aumenta o volume da caixa torácica, forçando o ar a entrar nos pulmões.

e) A faringe tem importante função ao impedir a entrada de alimento nas vias aéreas inferiores e garantir a fonação. No homem, é formada por nove peças de cartilagem.

08. As principais fontes geradoras de poluição atmosférica são os motores de veículos, as indústrias, a incineração de lixo doméstico e as queimadas de campos e florestas. Nas atividades humanas, são liberados anualmente na atmosfera, milhões de toneladas de gases tóxicos. Dentre esses gases, existe um que é inodoro, incolor e muito tóxico, cuja principal fonte de emissão é a queima de combustíveis fósseis nos motores dos veículos. O gás em questão, quando inalado, tem a capacidade de se combinar com a hemoglobina, formando um composto estável, impedindo o transporte de oxigênio pelo sangue. Esse gás é o

a) óxido de Nitrogênio.

b) óxido de Enxofre.

c) dióxido de Carbono.

d) monóxido de Carbono.

e) gás sulfídrico.

09. Tradicionalmente chamamos de répteis, um grupo de animais que possui, em comum, a ectotermia e a pele recoberta por escamas. Esse grupo inclui diversas linhagens (lagartos, serpentes, anfisbenas, quelônios e jacarés), embora algumas delas sejam pouco aparentadas entre si. Por exemplo, sabe-se hoje que os jacarés são mais aparentados às aves do que aos lagartos, às cobras e às tartarugas, embora, na prática, os jacarés continuem sendo tratados junto com esses animais, dentro do grupo que chamamos de répteis.

(MONTEIRO, 2008).

Com base nos conhecimentos sobre esse grupo de vertebrados, é correto afirmar:

a) A grande maioria desses animais é constituída por animais pertencentes à base da cadeia trófica.

b) Excretam principalmente ureia e amônia, composto nitrogenado com baixa toxicidade, que necessita de pouca água para ser eliminado.

c) No curso da evolução, os répteis foram os primeiros vertebrados a dominar efetivamente o ambiente terrestre, devido aos seus ovos, que podiam desenvolver-se fora do ambiente aquático e ao seu padrão circulatório constituído por um coração com quatro câmaras bem divididas.

d) Alguns répteis como as tartarugas, podem permanecer algumas horas embaixo d’água, prendendo a respiração e, para isso, o organismo funciona lentamente, o coração bate devagar, em um fenômeno chamado taquicardia.

e) O sistema digestivo é completo, com glândulas bem desenvolvidas, como fígado e pâncreas, terminando em cloaca, e sua respiração é estritamente pulmonar.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história. Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul:

EDUNISC; IPHAN, 2004).

"Há 300 milhões de anos, começava a vida no Rio Grande do Sul." Nessa época, o grupo animal que se destacou, como habitante do Rio Grande do Sul, foi o dos répteis, o que pode ser constatado por achados fósseis, como os do mesossauro e estauricossauro.

10. Sobre os répteis, é correto afirmar:

a) São representados atualmente por quatro Ordens, os Chelonia, os Squamata, os Crocodilia e os anuros.

b) São chamados de anamniotas, pois apresentam os anexos embrionários âmnion, córion e alantoide.

c) Os ofídios (cobras) sempre apresentam glândulas de peçonha, com graus variados de desenvolvimento, para a captura de presas.

d) As características básicas reptilianas são: revestimento por escamas ou placas córneas, circulação sanguínea dupla porém incompleta na maioria das espécies, e fecundação interna.

e) Os répteis evoluíram dos aves, seu apogeu ocorreu durante a Era Paleozoica e seu declínio se deu devido, principalmente, à competição com aves e mamíferos.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 4/19 Data: 02/10/2015

11. Uma rápida pesquisa para satisfazer a curiosidade revela algumas características do "Monstro-de-Gila": - (...) corpo coberto por escamas brilhantes (...). - Uso da língua para encontrar ninhos e tocas. Um órgão olfativo no céu da boca, semelhante ao das cobras. - (...) os filhotes que saem do ovo são de cores mais claras que os adultos (...). Essas informações, apesar de extraídas de um "site" para leigos, permitem concluir que esse animal é um(a)

a) anfíbio.

b) peixe.

c) ave.

d) réptil.

e) mamífero.

12. Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:

a) a digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais frequente de alimento.

b) as cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pêlos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.

c) os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.

d) sendoectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.

e) as escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.

13. Quatro indivíduos foram picados por 4 cobras peçonhentas distintas. O primeiro por uma cobra venenosa, não identificada, mas que não era coral; o segundo por uma cobra coral verdadeira; o terceiro por uma cascavel; e o quarto por uma jararaca. O soro que deve ser aplicado em cada caso,respectivamente, é:

a) antiofídico -antibotrópico - anticrotálico -antielapídico;

b) antibotrópico -antielapídico -anticrotálico -antiofídico;

c) antiofídico -antielapídico -anticrotálico -antibotrópico;

d) antielapídico -antiofídico anticrotálico -antibotrópico;

e) todos são antielapidico.

14. Mamíferos tiveram um grande sucesso na ocupação de diferentes biomas; muitas espécies se tornaram invasoras, como o javali, que hoje representa um problema em algumas regiões do Rio Grande do Sul, por reduzir os alimentos disponíveis e impedir a regeneração da vegetação. É praga na agricultura e disseminador de doenças. Uma das características que contribuiu para o sucesso evolutivo dos mamíferos foram os diferentes padrões reprodutivos encontrados.

No grupo dos mamiferos, quando nos referimos aos cetáceos, quirópteros, carnívoros, roedores e edentados, estamos falando dos seguintes animais:

a) Baleia, morcego, tigre, rato e tatu.

b) Peixe-boi, canguru, tigre, coelho e zebra.

c) Peixe-boi, morcego, rato, porco e tatu.

d) Baleia, canguru, tigre, rato e zebra.

e) Peixe-boi, morcego, tigre, porco e zebra.

15. Considerando-se o sistema respiratório das aves, analise as alternativas abaixo:

I. o órgão responsável pela produção de sons é a siringe, situada na extremidade inferior da traqueia.

II. os pulmões são pequenos, pouco elásticos e unidos às costelas e vértebras torácicas.

III. quando em repouso, a circulação do ar deve-se à ação de músculos que movimentam as costelas e o esterno.

IV. os sacos aéreos são intensamente vascularizados, de paredes pregueadas, e constituem uma importante superfície para as trocas gasosas .

Assinale:

a) se todas as afirmativas estiverem corretas.

b) se as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.

c) se as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

d) se as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

e) se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 5/19 Data: 02/10/2015

QUÍMICA – Profos

. Edson Barros e Fernando Gomes

16. (ITA-SP) Considere os compostos orgânicos:

Qual das afirmações é verdadeira?

a) (II) é isômero de (III).

b) Reagindo (I) com Cl2, poderemos ter uma reação de adição.

c) Reagindo (II) com Cl2, poderemos ter um reação de adição.

d) (I) recebe o nome de 3-metilpentano.

e) Não temos nenhum composto aromático.

17. (FCC-SP) A reação de benzeno com cloreto de metila, em presença de AlCl3 (catalisador), produz tolueno. Em processo semelhante, a reação de benzeno com cloreto de isopropila deverá produzir:

18. (Mackenzie-SP) Sobre a cloração de benzeno em presença de FeCl3, são feitas as afirmações abaixo.

I. O primeiro cloro substitui qualquer hidrogênio do anel.

II. O segundo cloro entra mais facilmente que o primeiro, pois este ativa a entrada do outro radical cloro.

III. O radical cloro ligado ao anel benzênico é meta-dirigente.

IV. O radical cloro ligado ao anel benzênico é orto-para-dirigente.

São corretas somente as afirmações:

a) I e III. d) II e III.

b) II e IV. e) I, II e IV.

c) I, II e III.

19. (UFSM-RS) A vanilina, cuja estrutura está representada ao lado, é uma substância responsável pelo odor característico da baunilha, sendo empregada como flavorizante na indústria de alimentos.

Analisando a estrutura dessa substância, pode-se dizer que:

a) há um grupo ativante e dois desativantes.

b) há um grupo desativante e dois ativantes.

c) há três grupos ativantes.

d) há três grupos desativantes.

e) os grupos –OH, –OCH3 e –CHO não exercem nenhum efeito sobre o anel aromático.

20. (Mackenzie-SP)

A equação anterior representa uma reação de:

a) oxidação. d) esterificação.

b) substituição. e) adição.

c) eliminação.

21. (PUC-RS) O exame da equação a seguir

permite afirmar que:

a) representa a reação de hidratação de um alceno.

b) a água é adicionada a um composto saturado.

c) há formação de um enol e um ácido carboxílico.

d) há formação de um composto de menor massa molecular.

e) há formação de tautômeros.

22. (F. M. Itajubá-MG)

é denominada:

a) hidrólise ácida. d) adição nucleofílica.

b) reação de radical livre. e) substituição eletrofílica.

c) adição eletrofílica.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 6/19 Data: 02/10/2015

23. (ITA-SP) Na reação de 2-metil-1-propeno com brometo de hidrogênio, forma-se:

a) 2-bromo-2-metil-propano

b) 1-bromo-2-metil-propano

c) isobutano

d) 1-bromo-2-metil-1-propeno

e) 2-buteno

24. (UEM) Considere um litro de uma solução aquosa contendo 1,0 x 10

–3 mols de íons Mg

2+. Adicionando-se lentamente

uma solução aquosa de NaOH 0,1 mol . L–1

, começará a se formar o sólido Mg(OH)2 (Kps = 1,8 . 10

–11) somente quando

o volume da solução de NaOH ultrapassar

(Obs.: considere que a variação de volume é desprezível

e que 34,18,1 ).

a) 134 mL.

b) 1,34 mL.

c) 13,4 mL.

d) 1,34 . 10−4

mL.

e) 1340 mL.

25. (Ufal) Considere uma solução aquosa contendo quantidades iguais de íons Ca

2+ e Ba

2+. A essa solução, adiciona-se uma

solução de ácido sulfúrico, gota a gota.

Sabendo que os produtos de solubilidade dos sais sulfato de bário e sulfato de cálcio são, respectivamente, 1,5 · 10

−9 e

2,4 · 10−5

, assinale a alternativa correta.

a) Ocorre inicialmente a precipitação do CaSO4.

b) Ambos os sulfatos precipitarão ao mesmo tempo.

c) Somente o BaSO4 precipitará, qualquer que seja a quantidade de ácido adicionada.

d) Precipitará BaSO4 até que não existam praticamente mais íons Ba

2+ em solução, quando então começará a

precipitação do CaSO4.

e) Nenhum dos sulfatos precipitará.

26. (UPE) Dissolve-se 0,1 mol de um sal, MA, derivado de um ácido monoprótico em um béquer, contendo água destilada e, em seguida, transfere-se a solução para um balão volumétrico de 1,0 L, aferindo-o de forma conveniente. Em relação à solução contida no balão volumétrico, é CORRETO afirmar que

a) por se tratar de um sal de um ácido monoprótico, o pH da solução deverá ser menor do que 7.

b) ela terá um pH = 7, se o sal MA for originado de uma reação entre um ácido fraco com uma base fraca.

c) ela será ácida, se o íon hidrolisado for o cátion do sal MA e não, o ânion, como ocorre nas hidrólises alcalinas.

d) a solução poderá ser ácida ou básica, dependendo, apenas, da concentração em mols/L do sal.

e) não há hidrólise do sal, apenas ocorrerá a dissolução, pois comumente os sais que se hidrolisam são derivados de ácidos polipróticos.

27. (UFG) Observe as misturas das substâncias químicas, em meio aquoso, apresentadas a seguir.

Dentre as misturas acima, apenas em uma delas ocorre uma reação de neutralização, cujo produto será:

a) AgCl(aq) + NaNO3(aq)

b) Cu(NH3)SO4(aq) + 4H2O(aq)

c) H2SO4(aq) + 8NO2(aq) + 4H2O(aq)

d) Na2SO4(aq) + CO2(aq) +H2O(aq)

e) Na2SO4(aq) + 2HCl(aq)

28. (UPE) Um dos sistemas tamponantes do sangue pode ser representado pela equação a seguir:

CO2 (g) + H2O(l)↔ H+1

(aq) + HCO31–

(aq) , pKa = 6,4

É conhecido que os fluidos constituintes dos processos metabólicos do corpo humano são tamponados. O sangue é tamponado com um pH em torno de 7,4. Em relação ao sistema tampão acima, é CORRETO afirmar que

a) quando a respiração se torna lenta, ocorre o acúmulo de dióxido de carbono no sangue, e, consequentemente, o pH aumenta para valores superiores a 7,4.

b) quando a respiração se torna acelerada pela prática de exercícios físicos, exala-se muito dióxido de carbono, e, em consequência, há aumento de pH sanguíneo.

c) quando o valor de pH do sangue for igual a 6,4, a concentração em mol/L de HCO3

1– (aq) é 10 vezes maior

que a do bióxido de carbono dissolvido.

d) quando a concentração do HCO31–

(aq) for 100 vezes maior que a do dióxido de carbono dissolvido, o pH do sangue diminuirá para 6,4.

e) em caso de pneumonia em que o paciente respira com muita dificuldade, espera-se como consequência uma subida abrupta do pH sanguíneo.

29. (Ufal) Um estudo efetuado para detectar as causas da poluição numa baía concluiu que parte da poluição observada era devido à qualidade das águas de um certo rio que ali desembocava. Esse rio recebia grande quantidade de resíduos industriais ricos em chumbo e desaguava na baía. Uma amostra coletada na foz desse rio, à temperatura de 25 °C, apresentou concentração de íons cloreto igual a 0,30 mol/L. Sabendo que o produto de solubilidade do cloreto de chumbo, PbCl2, é 1,6.10

−5 a

25 °C determine a concentração máxima (em mol/L) de íons chumbo presente nessa amostra.

a) 4,3 .10−3

b) 6,5 .10−4

c) 1,8 .10−4

d) 2,0 .10−5

e) 9,3 .10−5

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 7/19 Data: 02/10/2015

30. (UFSC) A tonalidade e a cor das flores depende do tipo de solo em que elas são cultivadas. Assim, no cultivo de hortênsias, quanto mais ácido for o solo, mais azuis serão essas flores.

Considerando as informações anteriores, assinale a alternativa CORRETA.

a) Solos ácidos possuem substâncias iônicas que em água liberam exclusivamente íons OH

–.

b) A cor azul das hortênsias predomina em solos ricos em hidróxidos de metais alcalinos.

c) A adição de sulfato de alumínio aquoso ao solo intensificará a coloração azul das hortênsias.

d) A adição de HCl aquoso ao solo enfraquecerá a coloração azul das hortênsias.

FÍSICA – Prof. Joel Silva

31. (Enem PPL 2014) O sonar é um equipamento eletrônico que permite a localização de objetos e a medida de distâncias no fundo do mar, pela emissão de sinais sônicos e ultrassônicos e a recepção dos respectivos ecos. O fenômeno do eco corresponde à reflexão de uma onda sonora por um objeto, a qual volta ao receptor pouco tempo depois de o som ser emitido. No caso do ser humano, o ouvido é capaz de distinguir sons

separados por, no mínimo, 0,1 segundo.

Considerando uma condição em que a velocidade do som

no ar é 340m s, qual é a distância mínima a que uma

pessoa deve estar de um anteparo refletor para que se possa distinguir o eco do som emitido?

a) 17m

b) 34m

c) 68m

d) 1700m

e) 3400m

32. (Enem PPL 2013) Em um violão afinado, quando se toca a corda Lá com seu comprimento efetivo (harmônico fundamental), o som produzido tem frequência de 440 Hz.

Se a mesma corda do violão é comprimida na metade do seu comprimento, a frequência do novo harmônico

a) se reduz à metade, porque o comprimento de onda dobrou.

b) dobra, porque o comprimento de onda foi reduzido à metade.

c) quadruplica, porque o comprimento de onda foi reduzido à metade.

d) quadruplica, porque o comprimento de onda foi reduzido à quarta parte.

e) não se modifica, porque é uma característica independente do comprimento da corda que vibra.

33. (Fuvest 2014) O Sr. Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância l, como visto na figura abaixo.

Em seguida, Sr. Rubinato reclama: _ Não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distância l, a única compatível com a reclamação do Sr. Rubinato é

Note e adote:

O mesmo sinal elétrico do amplificador é ligado aos dois alto-falantes, cujos cones se movimentam em fase.

A frequência da nota Lá é 440 Hz.

A velocidade do som no ar é 330 m/s.

A distância entre as orelhas do Sr. Rubinato deve ser ignorada.

a) 38 cm

b) 44 cm

c) 60 cm

d) 75 cm

e) 150 cm

34. (Enem 2ª aplicação 2010) Um garoto que passeia de carro com seu pai pela cidade, ao ouvir o rádio, percebe que a sua estação de rádio preferida, a 94,9 FM, que opera na banda de frequência de megahertz, tem seu sinal de transmissão superposto pela transmissão de uma rádio pirata de mesma frequência que interfere no sinal da emissora do centro em algumas regiões da cidade.

Considerando a situação apresentada, a rádio pirata interfere no sinal da rádio pirata interfere no sinal da rádio do centro devido à

a) atenuação promovida pelo ar nas radiações emitidas.

b) maior amplitude da radiação emitida pela estação do centro.

c) diferença de intensidade entre as fontes emissoras de ondas.

d) menor potência de transmissão das ondas da emissora pirata.

e) semelhança dos comprimentos de onda das radiações emitidas.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 8/19 Data: 02/10/2015

35. (Pucpr 2004) Uma corda de 1,0 m de comprimento está fixa em suas extremidades e vibra na configuração estacionária conforme a figura a seguir:

Conhecida a frequência de vibração igual a 1000 Hz, podemos afirmar que a velocidade da onda na corda é:

a) 500 m/s

b) 1000 m/s

c) 250 m/s

d) 100 m/s

e) 200 m/s

36. (G1 - cps 2014) Quem viaja para a Amazônia poderá ver o boto cor-de-rosa que, de acordo com famosa lenda local, se transforma em um belo e sedutor rapaz.

Botos e golfinhos são capazes de captar o reflexo de sons emitidos por eles mesmos, o que lhes permite a percepção do ambiente que os cerca, mesmo em águas escuras.

O fenômeno ondulatório aplicado por esses animais é denominado

a) eco e utiliza ondas mecânicas.

b) eco e utiliza ondas eletromagnéticas.

c) radar e utiliza ondas elétricas.

d) radar e utiliza ondas magnéticas.

e) radar e utiliza ondas eletromagnéticas.

37. (Unimontes 2011) A luz propaga-se com velocidade de módulo c = 3 x10

8 m/s no vácuo; no entanto, quando a

propagação se dá em um meio material, a velocidade será de módulo V < c. O índice de refração é definido como sendo c/V. Considerando que a luz é uma onda eletromagnética, imagine um feixe de luz monocromática que passa de um meio para outro, mudando, assim, o módulo V de sua velocidade.

Nessa mudança de meio, a(s) propriedade(s) do feixe que não sofrerá(ão) alteração é(são)

a) a frequência.

b) o comprimento de onda.

c) a frequência e o comprimento de onda.

d) a amplitude, a frequência e o comprimento de onda.

38. (Upe 2010) Próxima à superfície de um lago, uma fonte

emite onda sonora de frequência 500Hz e sofre

refração na água. Admita que a velocidade de

propagação da onda no ar seja igual a 300m s, e, ao se

propagar na água, sua velocidade é igual a 1500m s. A

razão entre os comprimentos de onda no ar e na água vale aproximadamente

a) 1 3

b) 3 5

c) 3

d) 1 5

e) 1

39. (Mackenzie 2015)

O gráfico acima representa uma onda que se propaga

com velocidade constante de 200 m / s.

A amplitude (A), o comprimento de onda ( )λ e a

frequência (f ) da onda são, respectivamente,

a) 2,4 cm; 1,0 cm; 40 kHz

b) 2,4 cm; 4,0 cm; 20 kHz

c) 1,2 cm; 2,0 cm; 40 kHz

d) 1,2 cm; 2,0 cm; 10 kHz

e) 1,2 cm; 4,0 cm; 10 kHz

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 9/19 Data: 02/10/2015

40. (Enem 2014) Quando adolescente, as nossas tardes, após as aulas, consistiam em tomar às mãos o violão e o dicionário de acordes de Almir Chediak e desafiar nosso amigo Hamilton a descobrir, apenas ouvindo o acorde, quais notas eram escolhidas. Sempre perdíamos a aposta, ele possui o ouvido absoluto.

O ouvido absoluto é uma característica perceptual de poucos indivíduos capazes de identificar notas isoladas sem outras referências, isto é, sem precisar relacioná-las com outras notas de uma melodia.

LENT, R. O cérebro do meu professor de acordeão. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 15 ago. 2012 (adaptado).

No contexto apresentado, a propriedade física das ondas que permite essa distinção entre as notas é a

a) frequência.

b) intensidade.

c) forma da onda.

d) amplitude da onda.

e) velocidade de propagação.

41. (Enem cancelado 2009) Os motores elétricos são dispositivos com diversas aplicações, dentre elas, destacam-se aquelas que proporcionam conforto e praticidade para as pessoas. É inegável a preferência pelo uso de elevadores quando o objetivo é o transporte de pessoas pelos andares de prédios elevados. Nesse caso, um dimensionamento preciso da potência dos motores utilizados nos elevadores é muito importante e deve levar em consideração fatores como economia de energia e segurança.

Considere que um elevador de 800 kg, quando lotado com oito pessoas ou 600 kg, precisa ser projetado. Para tanto, alguns parâmetros deverão ser dimensionados. O motor será ligado à rede elétrica que fornece 220 volts de tensão. O elevador deve subir 10 andares, em torno de 30 metros, a uma velocidade constante de 4 metros por segundo. Para fazer uma estimativa simples de potência necessária e da corrente que deve ser fornecida ao motor do elevador para ele operar com lotação máxima, considere que a tensão seja contínua, que a aceleração da gravidade vale 10 m/s

2 e que o

atrito pode ser desprezado. Nesse caso, para um elevador lotado, a potência média de saída do motor do elevador e a corrente elétrica máxima que passa no motor serão respectivamente de

a) 24 kW e 109 A.

b) 32 kW e 145 A.

c) 56 kW e 255 A.

d) 180 kW e 818 A.

e) 240 kW e 1090 A.

42. (Enem 2013) Um circuito em série é formado por uma pilha, uma lâmpada incandescente e uma chave interruptora. Ao se ligar a chave, a lâmpada acende quase instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenômeno da irradiação de energia a um desgaste da corrente elétrica, ao atravessar o filamento da lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começa a brilhar. Essa explicação está em desacordo com o modelo clássico de corrente.

De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lâmpada acender quase instantaneamente está relacionado à rapidez com que

a) o fluido elétrico se desloca no circuito.

b) as cargas negativas móveis atravessam o circuito.

c) a bateria libera cargas móveis para o filamento da lâmpada.

d) o campo elétrico se estabelece em todos os pontos do circuito.

e) as cargas positivas e negativas se chocam no filamento da lâmpada.

43. (Enem 2010) A energia elétrica consumida nas residências é medida, em quilowatt-hora, por meio de um relógio medidor de consumo. Nesse relógio, da direita para esquerda, tem-se o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Se um ponteiro estiver entre dois números, considera-se o último número ultrapassado pelo ponteiro. Suponha que as medidas indicadas nos esquemas seguintes tenham sido feitas em uma cidade em que o preço do quilowatt-hora fosse de R$ 0,20.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 10/19 Data: 02/10/2015

O valor a ser pago pelo consumo de energia elétrica registrado seria de

a) R$ 41,80.

b) R$ 42.00.

c) R$ 43.00.

d) R$ 43,80.

e) R$ 44,00.

44. (Enem 2001) "...O Brasil tem potencial para produzir pelo menos 15 mil megawatts por hora de energia a partir de fontes alternativas.

Somente nos Estados da região Sul, o potencial de geração de energia por intermédio das sobras agrícolas e florestais é de 5.000 megawatts por hora.

Para se ter uma ideia do que isso representa, a usina hidrelétrica de Ita, uma das maiores do país, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, gera 1.450 megawatts de energia por hora."

Esse texto, transcrito de um jornal de grande circulação, contém, pelo menos, UM ERRO CONCEITUAL ao apresentar valores de produção e de potencial de geração de energia. Esse erro consiste em

a) apresentar valores muito altos para a grandeza energia.

b) usar unidade megawatt para expressar os valores de potência.

c) usar unidades elétricas para biomassa.

d) fazer uso da unidade incorreta megawatt por hora.

e) apresentar valores numéricos incompatíveis com as unidades.

45. (Espcex (Aman) 2012) Um circuito elétrico é constituído

por um resistor de 4 Ω e outro resistor de 2 .Ω Esse

circuito é submetido a uma diferença de potencial de

12 V e a corrente que passa pelos resistores é a mesma.

A intensidade desta corrente é de:

a) 8 A

b) 6 A

c) 3 A

d) 2 A

e) 1 A

GEOGRAFIA – Profos

. José Cláudio

46. (Enem 2014) Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas. (FURTADO, C. Formação econômica do

Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).

Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)

a) atração de empresas estrangeiras.

b) reformulação do sistema fundiário.

c) incremento da mão de obra imigrante.

d) desenvolvimento de política industrial.

e) financiamento de pequenos agricultores.

47. (Enem 2013)

Texto I

A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas. (Disponível

em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Texto II

O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária. (LESSA, C.

Disponível em: www.observadorpolítico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à

a) redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.

b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.

c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.

d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.

e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 11/19 Data: 02/10/2015

48. (Enem 2013)

Na imagem, visualiza-se um método de cultivo e as

transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é

a) controlar a erosão laminar.

b) preservar as nascentes fluviais.

c) diminuir a contaminação química.

d) incentivar a produção transgênica.

e) implantar a mecanização intensiva.

49. (Enem 2013) Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. (MATOS, C. “GE busca bons ventos e fecha contrato

de R$820mi na Bahia”. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.)

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

a) Redução da utilização elétrica.

b) Ampliação do uso bioenergético.

c) Expansão de fontes renováveis.

d) Contenção da demanda urbano-industrial.

e) Intensificação da dependência geotérmica.

50. (Enem 2013)

Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:

a) Origem da matéria-prima.

b) Qualificação da mão de obra.

c) Velocidade de processamento.

d) Necessidade de armazenamento.

e) Amplitude do mercado consumidor.

51. (Enem 2012) A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo.

MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado).

Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução de seu uso estão indicados, respectivamente, em:

a) Aumento da poluição sonora – construção de barreiras acústicas.

b) Incidência da chuva ácida – estatização da indústria automobilística.

c) Derretimento das calotas polares – incentivo aos transportes de massa.

d) Propagação de doenças respiratórias – distribuição de medicamentos gratuitos.

e) Elevação das temperaturas médias – criminalização da emissão de gás carbônico.

52. (Enem 2012)

Disponível em: http://primeira-serie.blogspot.com.br. Acesso em: 07 dez. 2011 (adaptado).

Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na(o)

a) autonomia do produtor direto.

b) adoção da divisão sexual do trabalho.

c) exploração do trabalho repetitivo.

d) utilização de empregados qualificados.

e) incentivo à criatividade dos funcionários.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 12/19 Data: 02/10/2015

53. (Enem 2012) A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.

MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.;

SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:

a) Exploração do campesinato pela elite proprietária – Domínio das instituições fundiárias pelo poder público.

b) Adoção de práticas discriminatórias de acesso à terra – Controle do uso especulativo da propriedade fundiária.

c) Desorganização da economia rural de subsistência – Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas.

d) Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar – Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas.

e) Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador – Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.

54. (Enem 2012) A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos – isso, contanto somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a

a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.

b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.

c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.

d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.

e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

55. (Enem 2012)

Disponível em: http://nutriteengv.blogspot.com.br.

Acesso em: 28 dez. 2011.

Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:

a) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.

b) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.

c) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.

a) d) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.

d) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.

56. (Enem 2011) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando.Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.

CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de no Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-de-açúcar.

BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na

agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 13/19 Data: 02/10/2015

O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a

a) perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.

b) eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.

c) ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.

d) menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.

e) poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas, o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.

57. (Enem 2011)

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado

SILVA, E. S. O. Circuito espacial de produção e comercialização da

produção familiar de tomate no município de São José de Ubá (RJ). In: RIBEIRO, M. A.; MARAFON, G. J. (orgs.). A metrópole e o interior

fluminense: simetrias e assimetrias geográficas. Rio de Janeiro: Gramma, 2009 (adaptado).

O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra

a) a autonomia do setor primário.

b) a importância do setor financeiro.

c) o distanciamento entre campo e cidade.

d) a subordinação da indústria à agricultura.

e) a horizontalidade das relações produtivas.

58. (Enem 2011) Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou bicombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes.

DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais. Scientific American Brasil. Ago. 2009, no 87 (adaptado).

O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais

a) são matrizes energéticas com menor carga de poluição para o ambiente e podem propiciar a geração de novos empregos, entretanto, para serem oferecidos com baixo custo, a tecnologia da degradação da celulose nos biocombustíveis de segunda geração deve ser extremamente eficiente.

b) oferecem múltiplas dificuldades, pois a produção é de alto custo, sua implantação não gera empregos, e deve-se ter cuidado com o risco ambiental, pois eles oferecem os mesmos riscos que o uso de combustíveis fósseis.

c) sendo de segunda geração, são produzidos por uma tecnologia que acarreta problemas sociais, sobretudo decorrente do fato de a matéria-prima ser abundante e facilmente encontrada, o que impede a geração de novos empregos.

d) sendo de primeira e segunda geração, são produzidos por tecnologias que devem passar por uma avaliação criteriosa quanto ao uso, pois uma enfrenta o problema da falta de espaço para plantio da matéria-prima e a outra impede a geração de novas fontes de emprego.

e) podem acarretar sérios problemas econômicos e sociais, pois a substituição do uso de petróleo afeta negativamente toda uma cadeia produtiva na medida em que exclui diversas fontes de emprego nas refinarias, postos de gasolina e no transporte de petróleo e gasolina.

59. (Enem 2011) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas. (MORET,

A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, no 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte.

a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.

b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.

c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.

d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.

e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 14/19 Data: 02/10/2015

60. (Enem 2011) A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts.

Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.

BACOCCINA, D.; QUEIROZ. G.; BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, no 655,28 abr. 2010 (adaptado).

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

a) ao potencial hidrelétrico dos rios no norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

b) à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

c) à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recursos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

d) ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconhecimento desse direito por parte das empreiteiras.

e) ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

HISTÓRIA – Prof. Hélcio Mesquita

61. Há mais de um século, teve início no Brasil um processo de industrialização e crescimento urbano acelerado. Podemos identificar, como condições que favoreceram essas transformações:

a) a crise provocada pelo fim do tráfico de escravos que deu início à política de imigração e liberou capitais internacionais para a instalação de indústrias.

b) os lucros auferidos com a produção e a comercialização do café, que deram origem ao capital para a instalação de indústrias e importação de mão-de-obra estrangeira.

c) a crise da economia açucareira do nordeste que propiciou um intenso êxodo rural e a conseqüente aplicação de capitais no setor fabril em outras regiões brasileiras.

d) os capitais oriundos da exportação da borracha amazônica e da introdução de mão-de-obra assalariada nas áreas agrícolas cafeeiras.

e) a crise da economia agrícola cafeeira, com a abolição da escravatura, ocasionando a aplicação de capitais estrangeiros na produção fabril.

62. Considere as afirmações abaixo sobre o Período Imperial brasileiro (1822-1889).

I. O Primeiro Reinado caracterizou-se pelos constantes conflitos entre o Imperador e as elites do País, tendo em vista que D. Pedro I praticamente governou de forma autoritária, desconsiderando o Legislativo.

II. Durante o Período Regencial, os governantes deixaram de ser hereditários e passaram a ser selecionados por eleições, o que leva a historiografia a considerar essa fase como sendo a primeira experiência republicana no País, pois os regentes eram escolhidos pelo voto universal direto.

III. O Segundo Reinado foi um período de grande estabilidade política da história imperial, pois o imperador D. Pedro II ficou quase 50 anos no poder, governando com o apoio de um só partido, o Partido Conservador.

IV. Dentre os fatores que contribuíram para a crise do regime imperial, podemos elencar o conflito do Imperador com o Exército, a crise entre a monarquia e a Igreja e, por fim, a abolição da escravidão, que levou a elite cafeicultora fluminense a romper politicamente com a monarquia.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e III. c) II e III. e) II, III e IV.

b) I e IV. d) I, II e IV.

63. A desigualdade social que permeia a sociedade brasileira está umbilicalmente vinculada à escravidão que foi a base do sistema escravista. O tráfico negreiro no Brasil perdurou do século XVI ao XIX. Além de receber o maior contingente de africanos escravizados (cerca de 40% do total), o país foi a última nação americana a abolir a escravidão. Oficialmente, a extinção do tráfico negreiro ocorreu através da

a) Lei do Ventre Livre. d) Lei Nabuco de Araújo.

b) Lei dos Sexagenários. e) Lei Bill Aberdeen.

c) Lei Eusébio de Queirós.

64. O interesse de fazendeiros e da coroa imperial pela imigração europeia para o Brasil, na segunda metade do século XIX, estimulou novo fluxo de mão de obra no país, no contexto de declínio e extinção da escravidão. A introdução dos imigrantes no mercado de trabalho brasileiro no período indicado:

a) ocorreu dentro dos parâmetros de exploração do trabalho antes imposto aos negros escravizados no campo e na cidade.

b) promoveu o nascente mercado de trabalho livre e assalariado, caracterizado pela exclusão das populações negras antes vinculadas à escravidão.

c) realizou-se especialmente nas províncias setentrionais do pais, marcadamente desfalcadas de mão de obra após a abolição da escravidão.

d) acirrou as disputas por vagas no mercado de trabalho entre negros e brancos, o que dificultou a inserção de trabalhadores de origem europeia.

e) demonstrou a ineficácia da introdução de mão de obra europeia no pais, dada a abundância de trabalhadores negros e mestiços.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 15/19 Data: 02/10/2015

65. O mês de outubro de 2014 reunirá mais uma vez eleitores e candidatos para os pleitos do executivo estadual e federal, legislativo estadual e senado. A implantação da República no Brasil (1889) incorporou o sistema eleitoral para escolha dos representantes públicos. A implantação da República brasileira consolidou:

a) o sistema eleitoral por meio da legitimidade das noções de igualdade com a intenção de consagrar uma soberania por maioria.

b) a democracia ao substituir o sistema monárquico pelo republicano, consagrando a vontade da maioria pela participação popular.

c) o fim da desigualdade social com a afirmação da participação estendida a todos os cidadãos, independente da camada social a que pertencem.

d) a centralização política ao reunir os estados federados em uma única representação pelo poder executivo e pela mesma Constituição.

66. “Durante todo o reinado de D. Pedro II, foi necessário administrar conflitos com a Inglaterra, a maior potência econômica da época e acostumada, desde a época colonial, a gozar de privilégios nas relações comerciais com o Brasil. Os atritos começaram logo em 1842, dois anos após a coroação, quando expirou o Tratado de Comércio de 1827. O governo de D. Pedro II decidiu não dar continuidade a essa política e o acordo de 1842 não foi renovado.”

(Sonia Guarita do Amaral. O Brasil como Império)

Ao não renovar o Tratado de Comércio de 1827, o governo de D. Pedro II adotou em 1844:

a) a tarifa Alves Branco, uma medida protecionista;

b) a decisão de romper relações diplomáticas com a Inglaterra;

c) a decisão de conceder vantagens comerciais para a França;

d) a decisão de substituir a Inglaterra pelos EUA na condição de principal parceiro comercial do Brasil;

e) a tarifa Silva Ferraz que extinguiu a cobrança de tributos sobre produtos importados.

67. “Como resultado desse mecanismo, houve, em um governo de cinquenta anos, a sucessão de 36 gabinetes, com a média de um ano e três meses de duração cada um. (...) Tratava-se de um sistema flexível que permitia o rodízio dos dois principais partidos no governo, sem maiores traumas. Para quem estivesse na oposição, havia sempre a esperança de ser chamado a governar. Assim, o recurso às armas se tornou desnecessário”. (Boris Fausto. História do Brasil.

13ª ed. São Paulo: EDUSP, 2008, pp.179-180)

O texto refere-se

a) à República Oligárquica, cujo revezamento político das oligarquias paulista e mineira, no plano federal, consolidou os interesses da elite agroexportadora.

b) ao sistema político vigente no Segundo Reinado, que fortaleceu a figura do monarca e consolidou a ordem aristocrática-latifundiária-escravista imperial.

c) ao sistema bipartidário do Regime Militar no Brasil, que criou mecanismos fraudulentos de eleições e suprimiu as liberdades individuais dos cidadãos.

d) às divisões políticas e partidárias da República Populista, com os embates entre os conservadores e os entreguistas, no tocante à condução da política econômica.

e) aos mecanismos de poder existentes na Era Vargas, que permitiu o fortalecimento do presidente ao alternar no poder os grupos políticos aliados a ele.

68. A proclamação da República não é um ato fortuito, nem obra do acaso, como chegaram a insinuar os monarquistas; não é tampouco o fruto inesperado de uma parada militar. Os militares não foram meros instrumentos dos civis, nem foi um ato de indisciplina que os levou a liderar o movimento da manhã de 15 de novembro, como tem sido dito às vezes. Alguns deles tinham sólidas convicções republicanas e já vinham conspirando há algum tempo [...]. Imbuídos de ideias republicanas, estavam convencidos de que resolveriam os problemas brasileiros liquidando a Monarquia e instalando a República. (Emília Viotti da Costa. Da

monarquia à república, 1987.)

O texto identifica a proclamação da República como resultado

a) da unidade dos militares, que agiram de forma coerente e constante na luta contra o poder civil que prevalecia durante o Império.

b) da fragilidade do comando exercido pelo Imperador frente às rebeliões republicanas que agitaram o país nas últimas décadas do Império.

c) de um projeto militar de assumir o comando do Estado brasileiro e implantar uma ditadura armada, afastando os civis da vida política.

d) da disseminação de ideais republicanos e salvacionistas nos meios militares, que articularam a ação de derrubada da Monarquia.

e) de uma conspiração de civis, que recorreram aos militares para derrubar a Monarquia e assumir o controle do Estado brasileiro.

69. No Segundo Reinado (1840-1889), alguns acontecimentos ocuparam lugar de destaque na política, com efeitos sobre o contexto socioeconômico e sobre as relações internacionais do Brasil.

Considerando isso, associe os eventos da coluna 1 com a descrição equivalente na coluna 2.

1. Guerra do Paraguai

( ) Lei de extinção do tráfico atlântico de escravos para o Brasil.

2. Lei Eusébio de Queiroz

( ) Medida protecionista das manufaturas brasileiras.

3. Questão Christie ( ) Tríplice Aliança.

4. Lei de Terras ( ) As terras públicas seriam vendidas e não mais doadas.

5. Tarifa Alves Branco

( ) Incidente diplomático que levou ao rompimento das relações entre Brasil e Inglaterra.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) 1, 3, 5, 4, 2. d) 3, 4, 1, 5, 2.

b) 2, 5, 3, 4, 1. e) 4, 2, 3, 5, 1.

c) 2, 5, 1, 4, 3.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 16/19 Data: 02/10/2015

70. O café é uma bebida mundialmente conhecida. No Brasil, as primeiras sementes chegaram no século XVIII e foram introduzidas no Pará por Francisco Melo Palheta. Assinale a alternativa correta:

a) Produtores e investidores do café no Oeste Paulista passaram a ter maior sintonia com as tendências capitalistas, o que inicialmente era apresentado pela base produtiva escravista foi sendo substituído pelo trabalho livre.

b) Os fazendeiros do Vale do Paraíba tinham uma visão empresarial moderna, e utilizavam da própria lucratividade do café para investir em outras atividades econômicas.

c) A atividade cafeicultora em expansão no Oeste Paulista não incentivou o crescimento urbano na segunda metade do século XIX porque o Brasil tinha uma população efetivamente rural.

d) O sistema de parcerias implementado pelo senador Vergueiro resolveu a questão da mão de obra da produção cafeeira, prosperando até o século XX.

e) O sucesso da economia cafeeira no século XIX se deve ao fato de este produto ter atendido exclusivamente o mercado interno.

71. Considere as seguintes afirmações sobre a Lei de Terras de 1850.

I. Legislou, pela primeira vez, a propriedade privada no país, essencial para a modernização capitalista da nação.

II. Possibilitou a compra de terras por imigrantes, independente do tempo de permanência no país.

III. Proibiu a doação de terras públicas.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

72. O Segundo Reinado, preso ao seu contexto histórico, não foi capaz de dar resposta às novas exigências de mudanças. Quando se analisa a desagregação da ordem monárquica imperial brasileira, percebe-se que ela se relacionou principalmente com a:

a) estrutura federativa vigente e a conspiração tutelada pelo exército.

b) bandeira do socialismo levantada pelos positivistas.

c) eliminação da discriminação entre brancos e negros.

d) forte diferenciação ideológica entre os partidos políticos.

e) abolição da escravidão e o desinteresse das elites agrárias com a sorte do Trono.

73. A partir do golpe da maioridade, em 1840, a vida partidária brasileira resumiu-se a dois partidos: o antes partido progressista passou a chamar-se partido liberal e o regressista passou a chamar-se partido conservador. Pode-se considerar como característica desses partidos:

a) Os partidos do império sempre tiveram plataformas políticas bem definidas.

b) As divergências entre as várias classes da sociedade brasileira estavam representadas nos programas partidários.

c) Do ponto de vista ideológico, não havia diferenças entre os liberais e conservadores, pois eram "farinha do mesmo saco".

d) Os conservadores sempre estiveram no poder e os liberais sempre estiveram na oposição.

e) Ambos tinham influência ideológica externa nos seus programas, apesar de proibido por lei.

74. O Bill Aberdeem, aprovado pelo Parlamento inglês em 1845, foi:

a) uma lei que abolia a escravidão nas colônias inglesas do Caribe e da África.

b) uma lei que autorizava a marinha inglesa a apresar navios negreiros em qualquer parte do oceano.

c) um tratado pelo qual o governo brasileiro privilegiava a importação de mercadorias britânicas.

d) uma imposição legal de libertação dos recém-nascidos, filhos de mãe escrava.

e) uma proibição de importação de produtos brasileiros para que não concorressem com os das colônias antilhanas.

75. As Leis Abolicionistas, a partir de 1850, podem ser consideradas como o nível político da crise geral da escravidão no Brasil, porque:

a) a Lei Eusébio de Queiroz (1850) proibiu o tráfico quando a necessidade de escravos já era declinante, face à crise da lavoura.

b) o sucesso das experiências de parceria acelerou a emancipação dos escravos, crescendo um mercado de mão-de-obra livre no país.

c) a Lei do Ventre Livre (1871) representou uma vitória expressiva do movimento abolicionista, tornando irreversível o fim da escravidão.

d) as sucessivas leis emancipacionistas foram paralelas à progressiva substituição do trabalho escravo por homens livres.

e) a Lei Áurea, iniciativa da própria Coroa, visava a garantir a estabilidade e o apoio dos setores rurais ao Império.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 17/19 Data: 02/10/2015

FILOSOFIA – Profª. Kelly Vaz

76. Analise as frases que seguem: Aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento (Sto Agostinho); Deus não pode infundir no homem opiniões ou uma fé que vão contra os dados do conhecimento adquirido em virtude das forças naturais (Sto. Tomás de Aquino). Elas resultam do desenvolvimento do Cristianismo e da dominação da Teologia sobre a filosofia entre os séculos II e XVI d.C. Essa nova filosofia presa ao Cristianismo se diferenciava da Filosofia Clássica, porque procurava promover a crença em um Deus todo poderoso proclamado por Jesus Cristo. A esta fase da História da Filosofia chamamos:

a) Filosofia Católica

b) Filosofia Clássica

c) d) Filosofia Protestante

d) Filosofia Medieval

e) Filosofia Teísta

77. Quando o Império Romano iniciou sua derrocada, havia uma instituição religiosa pronta para assumir a direção do mundo. O Cristianismo se expande através da filosofia dos Padres da Igreja. No esforço de converter pagãos, combater heresias e justificar a fé, os Padres da Igreja daquele século desenvolveram a apologética, discurso racional religioso em defesa do Cristianismo. Essa realidade caracteriza pela:

a) Reforma

b) Patrística

c) Contra-Reforma

d) Escolástica

e) Aristotélismo

78. Nascido em 354, é considerado um filósofo neoplatonista. Ele se deixa conduzir pela fé quando exerce uma atividade filosófica e em seu livro, As Confissões, diz que a vida feliz é a alegria que provem da verdade. Tal é a que brota em vos, ó meu Deus. Teve grande influência na idade média como o filosofo que platonizou o cristianismo, o seu nome era:

a) São Cristovam

b) São Tomás de Aquino

c) João Paulo II

d) Santo Antônio

e) Santo Aurélio Agostinho

79. Tal representante foi o primeiro e grande responsável em utilizar o conceito bastante discutido como faculdade da razão e da vontade, sendo este um grande marco na vida do ser reflexivo. Assinale a alternativa correta:

a) prisões do ser; d) ser;

b) política; e) cosmologia.

c) livre-arbítrio;

80. Para tal representante o mal é caracterizado de uma forma sensata e por muitas vezes ilógica, ou seja, o mal

a) tem uma existência completamente real, sendo uma carência, a ausência do Bem;

b) não tem uma existência real, mas é uma carência, é a ausência do Bem;

c) não é importante para discussões fundantes;

d) é completamente irrisório, uma vez que o bem sempre prevalece;

e) é indiscutível.

81. Responsável em desenvolver uma significativa teoria que da qual possuímos as verdades eternas porque as recebemos de Deus. Assinale a alternativa correta:

a) Teoria da Iluminação;

b) Teoria da Reminiscência;

c) Teoria do Caos;

d) Teoria da Maiêutica;

e) Teoria das Almas.

82. Possuía uma grande preocupação com o tempo, uma vez que busca compreender sua verdadeira função em meio aos mortais, aqueles que buscam entender e aplicar os preceitos religiosos. Assim o tempo é percebido:

a) pela nossa inconsciência, na qual o passado existe como memória e o futuro, como expectativa.

b) pela nossa consciência, na qual o passado existe como memória e o futuro, como expectativa.

c) pela nossa consciência, na qual o passado existe como um fardo e o futuro, como mera ansiedade.

d) pela nossa inconsciência, na qual o passado existe como lembrança vazia e o futuro, como uma alienação.

e) pela nossa consciência, na qual o passado existe como expectativa e o futuro, como memória.

83. Ao discutir sobre as relações entre política e religião, refere-se a duas cidades, onde a primeira se materializa com as premissas divinas, onde a o bem comum prevalece sem a presença de indiferenças e a segunda onde há o desafio de obedecer e acreditar neste bem comum para se atingir a cidade de Deus. Seguindo respectivamente a suas referidas nomenclaturas, a alternativa correta é:

a) cidade de Deus e a cidade terrestre.

b) Cidade terrestre e cidade dos homens;

c) Cidade divina e cidade insana;

d) Cidade do bem e cidade do mal;

e) Cidade da liberdade e cidade da ética.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 18/19 Data: 02/10/2015

SOCIOLOGIA – Prof. João Carlos

84. Sobre as duas definições de solidariedade de acordo com o pensamento sociológico de Durkheim, considere o texto a seguir para responder a questão proposta.

“É completamente diferente a solidariedade produzida pela divisão do trabalho. Enquanto a precedente implica que os indivíduos se assemelhem, esta supõe que difiram uns dos outros. A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual é absorvida pela personalidade coletiva. A segunda é apenas possível secada um tem uma esfera de ação que lhe é própria, por conseguinte, uma personalidade. É preciso, pois, que a consciência coletiva deixe descoberta uma parte da consciência individual, para que aí se estabeleçam estas funções especiais que ela não pode regulamentar; quanto mais extensa esta região, tanto mais forte é a coesão resultante desta solidariedade.”

DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. 2 ed. São Paulo: Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores. pp. 69-70.

Marque a alternativa correta, considerando a citação acima, que explicita os efeitos da evolução

a) Da solidariedade individualista à solidariedade coletivista.

b) Da solidariedade coletivista à solidariedade individualista.

c) Da solidariedade mecânica à solidariedade orgânica.

d) Da solidariedade orgânica à solidariedade mecânica.

e) Da solidariedade e anomia mecânica.

85. Para [Durkheim], "as representações, as emoções e as tendências _____(1)_____ não têm como causas geradoras certos estados de consciência individual, mas as condições em que se encontra o corpo social em seu conjunto.", isso porque "aqui está uma ordem de fatos que apresenta características muito especiais: consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem". A generalidade, exterioridade e coercitividade são características dos _____(2)_____. É como se a realidade social fosse um ser psíquico distinto das consciências particulares e capaz de ultrapassá-las temporal e espacialmente, impondo-lhes certas formas de pensar, ser e agir. Como afirma, "o conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado, que tem vida própria; podemos chamá-lo de _____(3)_____." (2008, p.50). Essa é uma ideia central para Durkheim: os fatos sociais, embora produzidos pelas relações entre os _____(4)_____, adquirem uma "consistência" e uma "autonomia" em relação a cada indivíduo que contribuiu para sua produção. Contudo, o autor deixa claro que a autoridade da qual está investida a sociedade é antes resultado da associação dos indivíduos.

VARES, Sidnei Ferreira de. Sociologismo e individualismo em Émile Durkheim. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.62 Adaptado.

[cited 2013-02-25], pp. 435-446. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-

49792011000200013&lng=en&nrm=iso>.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que completam as lacunas de forma correta, Segundo o pensamento de Émile Durkheim.

(1) (2) (3) (4)

a) coletivas

fatos sociais

“consciência coletiva”

indivíduos

b) individuais

fatos sociais

“consciência coletiva”

fatos sociais

c) sociais indivíduos fatos sociais indivíduos

d) sociais indivíduos fatos sociais

fatos sociais

e) gerais homens ideologia indivíduos

86. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), a explicação sociológica relaciona-se de perto com a conceituação do fato social e com a análise das suas principais características. Isso requer que o pesquisador trate com objetividade e tenha um distanciamento do fato social ou da realidade social estudada. Sobre esse tema, o autor diz que devemos tratar o fato social como

a) natural. c) coisa. e) qualitativo.

b) normal. d) sistema.

87. O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra As Regras do Método Sociológico, ocupou-se em estabelecer o objeto de estudo da sociologia. Entre as constatações de Durkheim, está a de que o fato social não pode ser definido pela sua generalidade no interior de uma sociedade. Nessa obra, Durkheim elabora um tratamento científico dos fatos sociais e cria uma base para a sociologia no interior de um conjunto coeso de disciplinas sociais, visando fornecer uma base racional e sistemática da sociedade civil.

Sobre o significado do fato social para Durkheim, é correto afirmar que

a) os fenômenos sociais, embora obviamente inexistentes sem os seres humanos, residem nos seres humanos como indivíduos, ou seja, os fatos sociais são os estados mentais ou emoções dos indivíduos.

b) os fatos sociais, parecem, aos indivíduos, uma realidade que pode ser evitada, de maneira que se apresenta dependente de sua vontade. Nesse sentido, desobedecer a uma norma social não conduz o indivíduo a sanções punitivas.

c) a proposição fundamental do método de Durkheim é a de que os fatos sociais devem ser tratados como coisas, ou seja, como objeto do conhecimento que a inteligência não penetra de forma natural, mas através da observação e da experimentação.

d) Durkheim considera os fatos sociais como coisas materiais. Pode-se afirmar, portanto, que todo objeto de ciência é uma coisa material e deve ser abordado a partir do princípio de que o seu estudo deve ser abordado sem ignorar completamente o que são.

e) os fatos sociais são semelhantes aos fatos psíquicos, pois apresentam um substrato semelhante e evoluem no mesmo meio, de maneira que dependem das mesmas condições.

Simulado/2015 CNSG 2º Ano – Ensino Médio

1º Simulado – Enem I – 4ª Etapa Pág. 19/19 Data: 02/10/2015

88. Durkheim caracteriza o suicídio – até então considerado objeto de estudo da epidemiologia, da psicologia e da psiquiatria – como fato social e, por isso, dotado das características da coercitividade, da exterioridade, da generalidade. É tomado, pois, como objeto de estudo sociológico, em virtude do fato de

a) variar na razão inversa ao grau de integração dos grupos sociais de que faz parte o indivíduo, ou seja, quanto maior o grau de integração ao grupo social, mais elevada é a taxa de mortalidade-suicídio da sociedade.

b) ser possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.

c) configurar-se como uma morte que resulta direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente de um ato executado pela própria vítima.

d) depender, exclusivamente, do temperamento do suicida, de seu caráter, de seu histórico familiar, de sua biografia, uma vez que não deixa de ser um ato do próprio indivíduo.

89.

Na tirinha acima, quase todas as pessoas possuem um comportamento similar. Nesse caso específico, pode-se dizer que o consumo se tornou, segundo a abordagem durkheimiana:

a) Um fato social.

b) Uma anomia social.

c) Um erro social.

d) Uma morte social.

e) Uma modalidade social.

90. A sociologia desenvolvida por Max Weber é tradicionalmente conhecida como sociologia compreensiva. Assinale a alternativa correta a respeito da sociologia weberiana:

a) Para Max Weber, os fatos sociais devem ser tratados como coisas.

b) Para Weber, a ação compreensiva é a ação com sentido, sendo analisada mediante tipos puros ou ideais.

c) Segundo Weber, a sociologia deve estar comprometida com a transformação social resultante da luta de classes.

d) Weber está interessado em compreender o desenvolvimento do capitalismo moderno. Por isso ele desenvolve a noção de solidariedade orgânica e mecânica.

e) Weber pouco se interessou pelo fenômeno da Religião. Segundo ele, a religião é o ópio do povo e, por isso, deve ser substituída pela razão como forma de compreender o mundo.