Jornal digital 5057 qua_07122016

20
C ORREIO DO S UL ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.059 R$ 2,00 QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2016 www.grupocorreiodosul.com.br 29º 16º Predomínio de Sol - Sol na maior parte do período. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Hiperdia Grupo usa alto astral contra hipertensão e diabetes POLÍCIA MILITAR RECEBE TURMINHA CHEIA DE FOFURA AUMENTA ÁREA PLANTADA DE BANANA ORGÂNICA NA REGIÃO PRESO TERCEIRO ENVOLVIDO EM TENTATIVA DE HOMOCÍDIO SOMBRIO MAIS ESPAÇO CAPTURADO Pagina 13 Pagina 3 Pagina 13 Pagina 7

Transcript of Jornal digital 5057 qua_07122016

Page 1: Jornal digital 5057 qua_07122016

Correio do Sul ANO XXVI EDIÇÃO Nº 5.059 R$ 2,00QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2016

www.grupocorreiodosul.com.br

29º 16º

Predomínio de Sol - Sol na maior parte do período.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Hiperdia

Grupo usa alto astral contra hipertensão e diabetes

POLÍCIA MILITAR RECEBE TURMINHA CHEIA DE FOFURA

AUMENTA ÁREA PLANTADA DE BANANA ORGÂNICA NA REGIÃO

PRESO TERCEIRO ENVOLVIDO EMTENTATIVA DEHOMOCÍDIO

SOMBRIOMAIS ESPAÇO

CAPTURADO

Pagina 13Pagina 3

Pagina 13

Pagina 7

Page 2: Jornal digital 5057 qua_07122016

Nosso país é uma piada mal contada

Acontece amanhã, no Tribunal Regional Eleitoral, julgamento do recurso impetrado pelos advogados do vereador araranguaense Cabo Loro (PSD), que pede a reversão da senten-ça, em primeira instância, que cassou o registro de sua candidatura à reelei-ção, neste ano. Cabo Loro é acusado de ter pago uma consulta médica a uma mulher em troca de seu voto. Tanto o vereador quanto a suposta beneficiada negam a acusação. Um pouco mais animado, Cabo Loro disse que confia em sua absolvição. Todavia, ressaltou que está pronto para recorrer ao TSE caso o TRE confirme a decisão inicial. Como a diplomação dos eleitos de Ara-ranguá acontece no dia 16, caso o TRE não absolva Cabo Loro, dificilmente ele conseguirá reverter seu quadro em Brasília.

Julgamento Organizando

Dois de pausVacas magras

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“O problema da política é que cada vez mais os bons se afastam por repugná-la. Com isto, os maus se apoderam dos nossos destinos”.

Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Ferreira Gullar (1930/2016) Escritor e poeta brasileiro

Vice-prefeito eleito de Araran-guá, Primo Júnior, e a vice-prefeita eleita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, ambos filiados ao PR, es-tiveram reunidos ontem, em Som-brio, com o Coordenador Regional Sul do partido, Nicola Martins. Na pauta estiveram assuntos como as estratégias a serem adotadas para fortalecer a sigla aqui no Extremo Sul, onde o partido emplacou os dois futuros vices dos dois maiores municípios da região. De acor-do com Nicola, a ideia é levar o exemplo de organização do PR de Araranguá e Sombrio para os de-mais municípios da região, criando a estrutura necessária para dar suporte aos desafios do partido no pleito de 2018, como também no de 2020.

Renan Calheiros (PMDB/AL) diz que não deixará a presidência do Senado. Só

não mandou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Melo, enviar a liminar, que determina seu afastamento, naquele lugar. Diz que não cumprirá decisão monocrá-tica e que só sairá se a maioria do Supremo assim o decidir. Na prática Renan não está cumprindo uma de-cisão judicial. Como não cumpriu, Marco Aurélio Melo tem a obrigação de mandar prender Renan. No entan-to, pelo menos até agora, nem Renan saiu, nem Marco Aurélio mandou prendê-lo.

O não cumprimento da decisão judicial é uma clara violação ao prin-cípio republicano da autonomia entre os poderes. Renan, que é o presidente do Congresso Nacional, e, neste sen-tido, representa a maior esfera do poder legislativo nacional, não está cumprindo uma decisão do STF, que representa a maior esfera do poder ju-diciário nacional. Isto nada mais é do que uma ruptura institucional entre o legislativo e o judiciário. Situação simples e grotesca.

Renan não deixa de ter suas razões. Destituir o presidente do Senado através de uma liminar é coisa de republiqueta. Todavia, o que o legislativo precisa fazer é reverter o dispositivo legal que possibilita esta distorção da legislação, e não meramente descumprir a decisão por não gostar dela. Seria o mesmo que Dilma Rousseff (PT) não deixar a Presidência da República, depois de sua cassação, meramente por achar que o Congresso Nacional não tem legitimidade para isto. De fato, com a qualidade média de nossos parlamen-

tares em Brasilia, é difícil acreditar que Dilma não foi injustiçada. Mas, ainda assim, como se costuma dizer: lei é lei.

De um modo geral, o que se obser-va com esta história do afastamento de Renan, via liminar, e de sua per-manência forçada frente ao Senado, é o que o Brasil ainda está há anos luz de ser, de fato, uma democracia. Nenhum país verdadeiramente demo-crático vai algum dia afastar um pre-sidente do Senado por uma decisão monocrática, situação em que apenas uma pessoa dá sua opinião sobre os fatos, neste caso, Marco Aurélio. Isto é coisa de ditadura. Do mesmo modo, o descumprimento sumário de uma ordem judicial também é algo para lá de ditatorial.

Todavia, mesmo nas ditaduras há um regramento, o que coloca o Brasil, no que diz respeito a sua conduta frente às leis, num patamar civili-zatório mais inferior ainda. O que vivemos, na verdade, lembra muito o coronelismo que atravessou os sé-culos conduzindo a política nacional. Quem imaginou que Getúlio Vargas havia acabado com ele, se enganou. Apesar de todos os esforços, a Era Vargas não conseguiu aniquilar com o espírito de nossos primeiros navega-dores em meio a sociedade brasileira. Aquele espírito que pregava que tudo se podia em nome de interesses pes-soais e pontuais.

Séculos depois de nossos primei-ros navegadores terem chego por aqui, ainda somos administrados por gente que só se norteia por seu nariz. Tendo como ponto de vista a teoria política, nada mais antidemocrático do que isto. Aliás, nada mais corone-lista do que isto.

Ontem escrevi que o deputado Tiririca (PR/SP) era um ‘dois de paus’ no Congresso Nacional, ou seja, que ele não fedia, nem cheirava. Ainda que não tenha nada a ver com po-lítica, recebi um e-mail curioso, de um leitor que me perguntou porquê se usa a expressão ‘dois de paus’ quando nos referimos a alguém que não fede nem cheira. Bom, como sabemos, os naipes do baralho são divididos em Ouro, Copas, Espadas e Paus. O Ouro simboliza a realeza. O Copas representa literalmente quem trabalha na copa, servindo a realeza. Ou seja, aqueles serviçais de dentro do castelo real. O Espa-das representa a guarda real, que com espadas defendem o reino. Já o Paus representa o povo, a plebe, que, por não ter armas, usava paus para derrubar o rei. Como o dois é a carta mais baixa de qualquer naipe, o ‘dois de paus’ acaba sendo a ‘pior’ carta do baralho, pois além de ser baixa ainda estaria longe da riqueza. Por óbvio que tudo isto é meramente simbólico, mesmo porque, no caso de Tiririca, com o salário de deputado que rece-be ele está muito mais para ‘Rei de Ouro’ do que para ‘dois de paus’.

Prefeito de Sombrio, Zênio Car-doso (PMDB), está tendo uma sema-na decisiva no que diz respeito a seu projeto de reforma administrativa. Junto a técnicos e a outros assesso-res ele está tentando equacionar os dois principais problemas por que passam as prefeituras de todo o país: cortar gastos com folha de pagamen-to e, ao mesmo tempo, manter o bom atendimento a população. Em meio às contas, Zênio já sabe que terá que cortar pelo menos vinte cargos comissionados do executivo, já que, em os mantendo, no final de 2017 a folha de pagamento da prefeitura estouraria e ele teria sua prestação de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Uma das soluções sugeridas é a diminuição dos salários dos comissionados, de modo a man-ter a plena funcionalidade do exe-cutivo, todavia, com os funcionários ganhando menos. Em meio aos estu-dos, só há uma certeza por enquanto: todos os cargos comissionados serão demitidos no dia 31 de dezembro, e suas recontratações só acontecerão dentro do que estabelecer a reforma que deverá ser votada pela Câmara de Vereadores nos próximos dias.

3Abrindo Mercado

Geral

Encontro no salão paroquial discutiu vários aspectos da produção da banana orgânica

Padre Alírio (direita) recebe título de Cidadão Honorário

Apresentação de corais na abertura do Natal no ano passado

Para falar princi-palmente de ba-nana orgânica,

esta terça-feira foi de debate e palestras em Santa Rosa do Sul. Várias entidades e organizações se uniram para falar sobre perspecti-vas de mercado e qualidade de produção, entre outros assuntos. “Organizamos o evento para que conseguís-semos visualizar a força da agricultura orgânica nessa região após 30 anos de tra-balho. Está crescendo a pro-cura e queríamos visualizar melhor isso. Levantamos os dados e encontramos 1400 hectares de banana orgânica plantada. Podemos ser o maior polo de produção do Brasil”, analisa Edson Be-nites, consultor de inclusão produtiva no extremo sul de Santa Catarina.

Organizações como a Ecovida, que certifica pro-dutores orgânicos, a Une-agro, além de sindicatos e vários outros órgãos, bus-cavam conhecer a amplitude dessa forma de cultivo no sul do estado catarinense e norte do Rio Grande do Sul. Membro da equipe técnica do Centro Ecológico, uma das entidades envolvidas na organização do encontro, Sidilom Mauricio Ferreira Mendes, comemora a ação,

Em sessão marcada pela presença do público e por emocionados depoimentos, a Câmara de Vereadores Araranguá concedeu, na segunda-feira, o título de Cidadão Honorário ao pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens Alírio Leandro.

A iniciativa aprovada por unanimidade foi do pre-sidente da Casa Rony da Silva. “Esta foi uma singela maneira de agradecermos a dedicação demonstrada por Padre Alírio Leandro no tra-balho que realiza junto aos fiéis, não só católicos, mas com cristãos de diferentes denominações religiosas”, disse. O religioso está desde janeiro de 2015 à frente da maior paróquia da região.

O prefeito Sandro Ro-berto Maciel participou da sessão e elogiou o padre. “A comunidade de Deus está em boas mãos. É uma satisfação em saber que agora o padre Alírio é Cidadão Araran-guaense”, enfatizou. Vários vereadores também expres-

A programação do Natal Verão 2016 inicia oficialmente nesta quarta-feira, em Araran-guá. Já consolidado no calen-dário de eventos, a programação natalina abre com ato de inau-guração da Iluminação de Natal, a partir das 20 horas, em frente à Igreja Matriz. A iluminação neste ano está concentrada na Praça Hercílio Luz e Calçadão, numa parceria com a Associa-ção de Lojistas e Moradores do Calçadão. Logo após, a Igreja matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens será o local do Recital Natalino de Coros, com apre-sentações da Associação Coral São Pedro, Associação Coral Arroio do Silva e Associação

Aline Bauer

Santa Rosa do Sul

Aumentoda produção

Araranguá

Araranguá

que envolveu tantos produ-tores dos dois estados. Para ele, é preciso buscar mais a saúde do meio ambiente. “Esse movimento vem de encontro à sustentabilidade através da bananicultura orgânica. Esta é uma região frágil por ter muita água, muita mata, e está degrada-da por causa dos venenos em bananais e arrozais con-vencionais. Isso incentiva para que se torne possível o cultivo orgânico na região”, comenta.

Muitas palestras foram ministradas e houve espaço para discussões, já que o objetivo era mesmo esse, conversar sobre a banani-cultura e os benefícios de um cultivo mais sustentável. “A iniciativa vem trazer para as cooperativas como está o cenário, que é uma brecha enorme para os agriculto-res aproveitarem”, declara Eliane Matias, engenheira agrônoma da Uneagro.

Os cerca de 50 agricul-tores e membros das entida-des presentes no seminário ainda puderam ouvir pales-trantes falando de mercado e comercialização da banana sem veneno, a formação de preços, como o produtor pode cobrar por esse produ-to que é mais nutritivo e dá mais trabalho para produzir.

saram suas homenagens.Padre Alírio agradeceu

a homenagem, além de res-saltar a importância do apoio e mobilização de toda a co-munidade na execução dos projetos paroquiais e das iniciativas que visem o bem do município.

Trajetória - Natural do município de Maracajá, onde foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padre Alírio é filho de agricultores. Junto com os pais, ele também re-sidiu na comunidade de Ver-

Coral Araranguá. O Natal Verão 2016 é uma

realização da Prefeitura de Araranguá, por meio da Subse-

Para Leandro Lima Borela, que possui uma pousada e uma área de produção or-gânica de banana, é sempre relevante falar da questão financeira. “Reforça a im-portância econômica para a região. Além, claro, da pro-dução orgânica ser a saída para várias situações, como a melhora na saúde. Isso é o mais importante para nós”, completa.

O consultor Edson Be-nites não esconde a satis-fação com os resultados de pesquisas feitas na região norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. É fácil observar o aumento da produção de banana orgâni-ca. “Já está na mídia que a demanda é enorme e o cen-tro do país está mandando muitas frutas para nós. Fica o desafio para os órgãos de assistência técnica orientar os produtores”, comentou. Durante o seminário em Santa Rosa do Sul, ele ainda declarou que é preciso uma identidade para esse fruto diferente. “Queremos orga-nizar melhor a identidade regional dessa banana que tem uma qualidade excelen-te e é a mais doce do estado, achamos que a qualidade pode ser superior”, declara. Edson ainda comemora um novo desafio que se inicia na próxima semana, quando 100 caixas da banana produ-zidas no sul do país, devem

dinho (Criciúma), Meleiro e Timbé do Sul, ingressando no seminário quanto tinha 12 anos de idade. Mais tarde realizou curso de formação em Florianópolis e em abril de 2016, comemorou 11 anos de sacerdócio e seis anos de formação.

Padre Alírio é formado em Filosofia e pós-graduado em Formação de Educadores pela Escola de Formadores .No dia 13 de novembro de 2015, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá.

cretaria de Cultura, com apoio de demais secretarias e depar-tamentos municipais, além de entidades parceiras

Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Cultivo de banana orgânica cresce

Padre Alírio é Cidadão Honorário

Recital abre Natal Verão hoje

conquistar o paladar do centro-oeste. A fruta do sul irá para Brasília. “Estamos muito felizes por que abri-mos uma nova perspectiva de mercado, nós precisamos de mais agricultores, pois essa banana que vai cair

lá é de boa qualidade. É muito interessante isso que está acontecendo na nossa região”, celebra.

Membro da equipe téc-nica da ONG Centro Eco-lógico, Sidilom Mauricio Ferreira também comemora.

“Houve um crescimento grande, muitos agricultores estão nos procurando para saber como produzir orgâ-nicos e nós assessoramos com cursos para produzir e certificar, através da rede Ecovida”, informa.

Page 3: Jornal digital 5057 qua_07122016

Nosso país é uma piada mal contada

Acontece amanhã, no Tribunal Regional Eleitoral, julgamento do recurso impetrado pelos advogados do vereador araranguaense Cabo Loro (PSD), que pede a reversão da senten-ça, em primeira instância, que cassou o registro de sua candidatura à reelei-ção, neste ano. Cabo Loro é acusado de ter pago uma consulta médica a uma mulher em troca de seu voto. Tanto o vereador quanto a suposta beneficiada negam a acusação. Um pouco mais animado, Cabo Loro disse que confia em sua absolvição. Todavia, ressaltou que está pronto para recorrer ao TSE caso o TRE confirme a decisão inicial. Como a diplomação dos eleitos de Ara-ranguá acontece no dia 16, caso o TRE não absolva Cabo Loro, dificilmente ele conseguirá reverter seu quadro em Brasília.

Julgamento Organizando

Dois de pausVacas magras

ADVOCACIA EMPRESARIALFONE: (48) 3533-0145

“O problema da política é que cada vez mais os bons se afastam por repugná-la. Com isto, os maus se apoderam dos nossos destinos”.

Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

[email protected]

(48) 9945.6787

Ferreira Gullar (1930/2016) Escritor e poeta brasileiro

Vice-prefeito eleito de Araran-guá, Primo Júnior, e a vice-prefeita eleita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, ambos filiados ao PR, es-tiveram reunidos ontem, em Som-brio, com o Coordenador Regional Sul do partido, Nicola Martins. Na pauta estiveram assuntos como as estratégias a serem adotadas para fortalecer a sigla aqui no Extremo Sul, onde o partido emplacou os dois futuros vices dos dois maiores municípios da região. De acor-do com Nicola, a ideia é levar o exemplo de organização do PR de Araranguá e Sombrio para os de-mais municípios da região, criando a estrutura necessária para dar suporte aos desafios do partido no pleito de 2018, como também no de 2020.

Renan Calheiros (PMDB/AL) diz que não deixará a presidência do Senado. Só

não mandou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Melo, enviar a liminar, que determina seu afastamento, naquele lugar. Diz que não cumprirá decisão monocrá-tica e que só sairá se a maioria do Supremo assim o decidir. Na prática Renan não está cumprindo uma de-cisão judicial. Como não cumpriu, Marco Aurélio Melo tem a obrigação de mandar prender Renan. No entan-to, pelo menos até agora, nem Renan saiu, nem Marco Aurélio mandou prendê-lo.

O não cumprimento da decisão judicial é uma clara violação ao prin-cípio republicano da autonomia entre os poderes. Renan, que é o presidente do Congresso Nacional, e, neste sen-tido, representa a maior esfera do poder legislativo nacional, não está cumprindo uma decisão do STF, que representa a maior esfera do poder ju-diciário nacional. Isto nada mais é do que uma ruptura institucional entre o legislativo e o judiciário. Situação simples e grotesca.

Renan não deixa de ter suas razões. Destituir o presidente do Senado através de uma liminar é coisa de republiqueta. Todavia, o que o legislativo precisa fazer é reverter o dispositivo legal que possibilita esta distorção da legislação, e não meramente descumprir a decisão por não gostar dela. Seria o mesmo que Dilma Rousseff (PT) não deixar a Presidência da República, depois de sua cassação, meramente por achar que o Congresso Nacional não tem legitimidade para isto. De fato, com a qualidade média de nossos parlamen-

tares em Brasilia, é difícil acreditar que Dilma não foi injustiçada. Mas, ainda assim, como se costuma dizer: lei é lei.

De um modo geral, o que se obser-va com esta história do afastamento de Renan, via liminar, e de sua per-manência forçada frente ao Senado, é o que o Brasil ainda está há anos luz de ser, de fato, uma democracia. Nenhum país verdadeiramente demo-crático vai algum dia afastar um pre-sidente do Senado por uma decisão monocrática, situação em que apenas uma pessoa dá sua opinião sobre os fatos, neste caso, Marco Aurélio. Isto é coisa de ditadura. Do mesmo modo, o descumprimento sumário de uma ordem judicial também é algo para lá de ditatorial.

Todavia, mesmo nas ditaduras há um regramento, o que coloca o Brasil, no que diz respeito a sua conduta frente às leis, num patamar civili-zatório mais inferior ainda. O que vivemos, na verdade, lembra muito o coronelismo que atravessou os sé-culos conduzindo a política nacional. Quem imaginou que Getúlio Vargas havia acabado com ele, se enganou. Apesar de todos os esforços, a Era Vargas não conseguiu aniquilar com o espírito de nossos primeiros navega-dores em meio a sociedade brasileira. Aquele espírito que pregava que tudo se podia em nome de interesses pes-soais e pontuais.

Séculos depois de nossos primei-ros navegadores terem chego por aqui, ainda somos administrados por gente que só se norteia por seu nariz. Tendo como ponto de vista a teoria política, nada mais antidemocrático do que isto. Aliás, nada mais corone-lista do que isto.

Ontem escrevi que o deputado Tiririca (PR/SP) era um ‘dois de paus’ no Congresso Nacional, ou seja, que ele não fedia, nem cheirava. Ainda que não tenha nada a ver com po-lítica, recebi um e-mail curioso, de um leitor que me perguntou porquê se usa a expressão ‘dois de paus’ quando nos referimos a alguém que não fede nem cheira. Bom, como sabemos, os naipes do baralho são divididos em Ouro, Copas, Espadas e Paus. O Ouro simboliza a realeza. O Copas representa literalmente quem trabalha na copa, servindo a realeza. Ou seja, aqueles serviçais de dentro do castelo real. O Espa-das representa a guarda real, que com espadas defendem o reino. Já o Paus representa o povo, a plebe, que, por não ter armas, usava paus para derrubar o rei. Como o dois é a carta mais baixa de qualquer naipe, o ‘dois de paus’ acaba sendo a ‘pior’ carta do baralho, pois além de ser baixa ainda estaria longe da riqueza. Por óbvio que tudo isto é meramente simbólico, mesmo porque, no caso de Tiririca, com o salário de deputado que rece-be ele está muito mais para ‘Rei de Ouro’ do que para ‘dois de paus’.

Prefeito de Sombrio, Zênio Car-doso (PMDB), está tendo uma sema-na decisiva no que diz respeito a seu projeto de reforma administrativa. Junto a técnicos e a outros assesso-res ele está tentando equacionar os dois principais problemas por que passam as prefeituras de todo o país: cortar gastos com folha de pagamen-to e, ao mesmo tempo, manter o bom atendimento a população. Em meio às contas, Zênio já sabe que terá que cortar pelo menos vinte cargos comissionados do executivo, já que, em os mantendo, no final de 2017 a folha de pagamento da prefeitura estouraria e ele teria sua prestação de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Uma das soluções sugeridas é a diminuição dos salários dos comissionados, de modo a man-ter a plena funcionalidade do exe-cutivo, todavia, com os funcionários ganhando menos. Em meio aos estu-dos, só há uma certeza por enquanto: todos os cargos comissionados serão demitidos no dia 31 de dezembro, e suas recontratações só acontecerão dentro do que estabelecer a reforma que deverá ser votada pela Câmara de Vereadores nos próximos dias.

3Abrindo Mercado

Geral

Encontro no salão paroquial discutiu vários aspectos da produção da banana orgânica

Padre Alírio (direita) recebe título de Cidadão Honorário

Apresentação de corais na abertura do Natal no ano passado

Para falar princi-palmente de ba-nana orgânica,

esta terça-feira foi de debate e palestras em Santa Rosa do Sul. Várias entidades e organizações se uniram para falar sobre perspecti-vas de mercado e qualidade de produção, entre outros assuntos. “Organizamos o evento para que conseguís-semos visualizar a força da agricultura orgânica nessa região após 30 anos de tra-balho. Está crescendo a pro-cura e queríamos visualizar melhor isso. Levantamos os dados e encontramos 1400 hectares de banana orgânica plantada. Podemos ser o maior polo de produção do Brasil”, analisa Edson Be-nites, consultor de inclusão produtiva no extremo sul de Santa Catarina.

Organizações como a Ecovida, que certifica pro-dutores orgânicos, a Une-agro, além de sindicatos e vários outros órgãos, bus-cavam conhecer a amplitude dessa forma de cultivo no sul do estado catarinense e norte do Rio Grande do Sul. Membro da equipe técnica do Centro Ecológico, uma das entidades envolvidas na organização do encontro, Sidilom Mauricio Ferreira Mendes, comemora a ação,

Em sessão marcada pela presença do público e por emocionados depoimentos, a Câmara de Vereadores Araranguá concedeu, na segunda-feira, o título de Cidadão Honorário ao pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens Alírio Leandro.

A iniciativa aprovada por unanimidade foi do pre-sidente da Casa Rony da Silva. “Esta foi uma singela maneira de agradecermos a dedicação demonstrada por Padre Alírio Leandro no tra-balho que realiza junto aos fiéis, não só católicos, mas com cristãos de diferentes denominações religiosas”, disse. O religioso está desde janeiro de 2015 à frente da maior paróquia da região.

O prefeito Sandro Ro-berto Maciel participou da sessão e elogiou o padre. “A comunidade de Deus está em boas mãos. É uma satisfação em saber que agora o padre Alírio é Cidadão Araran-guaense”, enfatizou. Vários vereadores também expres-

A programação do Natal Verão 2016 inicia oficialmente nesta quarta-feira, em Araran-guá. Já consolidado no calen-dário de eventos, a programação natalina abre com ato de inau-guração da Iluminação de Natal, a partir das 20 horas, em frente à Igreja Matriz. A iluminação neste ano está concentrada na Praça Hercílio Luz e Calçadão, numa parceria com a Associa-ção de Lojistas e Moradores do Calçadão. Logo após, a Igreja matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens será o local do Recital Natalino de Coros, com apre-sentações da Associação Coral São Pedro, Associação Coral Arroio do Silva e Associação

Aline Bauer

Santa Rosa do Sul

Aumentoda produção

Araranguá

Araranguá

que envolveu tantos produ-tores dos dois estados. Para ele, é preciso buscar mais a saúde do meio ambiente. “Esse movimento vem de encontro à sustentabilidade através da bananicultura orgânica. Esta é uma região frágil por ter muita água, muita mata, e está degrada-da por causa dos venenos em bananais e arrozais con-vencionais. Isso incentiva para que se torne possível o cultivo orgânico na região”, comenta.

Muitas palestras foram ministradas e houve espaço para discussões, já que o objetivo era mesmo esse, conversar sobre a banani-cultura e os benefícios de um cultivo mais sustentável. “A iniciativa vem trazer para as cooperativas como está o cenário, que é uma brecha enorme para os agriculto-res aproveitarem”, declara Eliane Matias, engenheira agrônoma da Uneagro.

Os cerca de 50 agricul-tores e membros das entida-des presentes no seminário ainda puderam ouvir pales-trantes falando de mercado e comercialização da banana sem veneno, a formação de preços, como o produtor pode cobrar por esse produ-to que é mais nutritivo e dá mais trabalho para produzir.

saram suas homenagens.Padre Alírio agradeceu

a homenagem, além de res-saltar a importância do apoio e mobilização de toda a co-munidade na execução dos projetos paroquiais e das iniciativas que visem o bem do município.

Trajetória - Natural do município de Maracajá, onde foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padre Alírio é filho de agricultores. Junto com os pais, ele também re-sidiu na comunidade de Ver-

Coral Araranguá. O Natal Verão 2016 é uma

realização da Prefeitura de Araranguá, por meio da Subse-

Para Leandro Lima Borela, que possui uma pousada e uma área de produção or-gânica de banana, é sempre relevante falar da questão financeira. “Reforça a im-portância econômica para a região. Além, claro, da pro-dução orgânica ser a saída para várias situações, como a melhora na saúde. Isso é o mais importante para nós”, completa.

O consultor Edson Be-nites não esconde a satis-fação com os resultados de pesquisas feitas na região norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. É fácil observar o aumento da produção de banana orgâni-ca. “Já está na mídia que a demanda é enorme e o cen-tro do país está mandando muitas frutas para nós. Fica o desafio para os órgãos de assistência técnica orientar os produtores”, comentou. Durante o seminário em Santa Rosa do Sul, ele ainda declarou que é preciso uma identidade para esse fruto diferente. “Queremos orga-nizar melhor a identidade regional dessa banana que tem uma qualidade excelen-te e é a mais doce do estado, achamos que a qualidade pode ser superior”, declara. Edson ainda comemora um novo desafio que se inicia na próxima semana, quando 100 caixas da banana produ-zidas no sul do país, devem

dinho (Criciúma), Meleiro e Timbé do Sul, ingressando no seminário quanto tinha 12 anos de idade. Mais tarde realizou curso de formação em Florianópolis e em abril de 2016, comemorou 11 anos de sacerdócio e seis anos de formação.

Padre Alírio é formado em Filosofia e pós-graduado em Formação de Educadores pela Escola de Formadores .No dia 13 de novembro de 2015, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Araranguá.

cretaria de Cultura, com apoio de demais secretarias e depar-tamentos municipais, além de entidades parceiras

Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Cultivo de banana orgânica cresce

Padre Alírio é Cidadão Honorário

Recital abre Natal Verão hoje

conquistar o paladar do centro-oeste. A fruta do sul irá para Brasília. “Estamos muito felizes por que abri-mos uma nova perspectiva de mercado, nós precisamos de mais agricultores, pois essa banana que vai cair

lá é de boa qualidade. É muito interessante isso que está acontecendo na nossa região”, celebra.

Membro da equipe téc-nica da ONG Centro Eco-lógico, Sidilom Mauricio Ferreira também comemora.

“Houve um crescimento grande, muitos agricultores estão nos procurando para saber como produzir orgâ-nicos e nós assessoramos com cursos para produzir e certificar, através da rede Ecovida”, informa.

Page 4: Jornal digital 5057 qua_07122016

4 PublicidadeJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 5: Jornal digital 5057 qua_07122016

JABSON MULLER

Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

[email protected]

(48) 9955.5313

O debate sobre o debate do aborto

Recebemos nesta terça-feira, uma carta de uma leitora do Correio do Sul, falando sobre texto publica-do na coluna de ontem, a respeito do debate promovido pela Rádio 93 FM, tendo como tema o aborto.

A carta é bastante extensa e não será possível publicá-la na íntegra, e antes farei algumas considera-ções. Parece claro que a autora não acompanha a programação da nossa emissora, ou saberia que o debate acontece toda segunda-feira. Ela reclama que não havia nem um participante totalmente a favor do aborto, pois saiba que havia: eu, que defendi a descriminalização. Sabendo ser uma posição minoritá-ria, a produção do programa entrou em contato com várias pessoas que pudessem fazer esta defesa também e não encontrou quem se prontifi-casse. Desconhecemos na região a existência de grupos pró-aborto. Ao fazer o convite ao advogado João Manoel e a enfermeira Marcela Alves, não lhes foi perguntado sua opinião sobre o assunto. Já no ar é que se ficou sabendo serem os dois a favor somente nos casos já previstos em lei. A opinião do representante da Igreja Adventista, totalmente contrária ao aborto, era esperada, mas também a ele nada foi perguntado antes.

6X R$ 29 ,90Cartão de crédito ou R$ 179,00 à vista

MOTOBOMBA 1/2 CV MON. ELETROPLAS ICS-50AB

Quanto ao termo ‘barulhentos’ que a incomodou, não pretendeu ser ofensivo, somente definir que alguns destes grupos, nas grandes cidades, procuram chamar a aten-ção da sociedade com ações de efeito como mostrar os seios nas ruas e com a chamada Marcha das Vadias.

Eis trechos da carta recebida: “Bom dia Jabson, Li a sua colu-

na no jornal sobre o debate acerca da questão da descri-minalização do abor-to. Não acompanhei o programa na rádio, pois infelizmente não estava ciente do tema ou mesmo do de-bate, caso contrario certamente gostaria de ouvi-lo. Gosta-ria de ressaltar que acredito na imensa importância de tratar dessas questões com a sociedade (…). Ao que sua coluna indica havia no debate uma pessoa totalmente contraria, outra pessoa contraria em alguns casos, e outra pessoa que não concorda nem discorda. Você diz em um momento que “grupos

favoráveis ao aborto, eles existem, são vários e bem barulhentos”, gos-taria de saber se havia no debate em questão alguma pessoa favorável a descriminalização do aborto, digo totalmente favorável e não apenas nos casos já previstos por lei. Sa-liento que os grupos a que você se refere são favoráveis a descrimina-lização do aborto. Há uma pequena diferença que é fundamental já que nem todas as pessoas que argumen-tam favoravelmente a descrimina-lização fariam ou indicariam um

aborto. Seria impor-tante que houvesse alguém para explicar o que argumentam os que são favorá-veis a descriminali-zação caso contrario não se trata de um debate, apenas uma conversa entre pares com opinião mais ou menos parecida. Não acredito que isso seja informativo, parece mais um reforço de

uma posição bem definida. (…) É comum que a primeira coisa a que somos levados a pensar quando fa-lamos desse tema é quando começa ou não a vida. Porem esse ponto de partida acaba por se revelar bastan-

te infrutífero, já que tolhe o desen-volvimento de outras questões. É importante pensar sobre questões de saúde pública que por sua vez não estão descoladas que questões sociais e econômicas. Quem são as mulheres que abortam? Destas, quem são as que realizam o aborto em situação de risco? Quem são as que mais morrem em decorrência de complicações na realização de abortos? Quantas mulheres a saúde publica tem de acolher em função dessas complicações? O que seria diferente caso o aborto não fosse mais criminalizado. E se essas mu-lheres não tivessem que procurar clinicas clandestinas onde o risco de morte é inversamente propor-cional ao quanto pode-se pagar, e sim uma equipe de profissionais capacitados para fazer o acompa-nhamento dessas mulheres?

Podemos observar relatórios do Ministério da Saúde do Uruguai que indicam um impacto positivo na legalização do aborto, ainda que recente podemos ter alguma idéia das mudanças que podem ocorrer. Lembrando que a meta é a redução da morte materna, em dois anos apenas uma morte ocorreu por um aborto realizado clandestinamente apesar da possibilidade de procurar o atendimento público, que conta com o acompanhamento de uma equipe especializada. Segundo o relatório houve cerca de 30% de de-sistências do pedido de interrupção.

A questão do aborto é uma questão fundamental para as mu-lheres por abordar juntamente tan-tas outras questões relativas ao ma-chismo presente nas nossas vidas. (…) Culpabiliza-se a mulher por não usar métodos contraceptivos, mesmo que saibamos da resistência dos homens em usar preservativos, mesmo que saibamos que não exis-

te nenhum método contraceptivo que seja 100% eficaz. Mas segundo a opinião pública se a mulher en-gravidou a “culpa” é dela. Quando falamos em aborto levantamos a questão do abandono dos pais? Nem sempre, não é mesmo? Pois quando uma mulher toma a difícil decisão de praticar um aborto, na maioria das vezes essa questão entra com um peso muito grande. Afinal muitos pais simplesmente abandonam suas parceiras quan-do sabem da gravidez, e não são penalizados por isso. Em outros casos, mesmo pais que assumem seus filhos não dividem igualmente a responsabilidade na criação dos mesmos. É só perguntar para qual-quer mãe solteira ou divorciada. Existem exceções? Claro! Mas não é a regra. A regra é que a mulher é a grande responsável pela gravidez, e pela criação dos filhos. Em todos os momentos está sendo julgada, por todas as suas decisões é julgada. Essa responsabilidade não cai com o mesmo peso sobre os homens.

Acredito que seja importante que paremos de olhar o mundo a partir da nossa própria perspectiva unicamente. Temos de sair da nossa zona de conforto pra poder enten-der as necessidades dos outros. (…)

Por fim gostaria que ficasse clara a seriedade com que os grupos favoráveis tratam dessa questão. Não é um capricho de feministas de facebook. É uma luta de décadas, de milhares de mulheres e também de muitos homens. Não pretendo com isso nada além de expor a perspectiva de alguém que se sentiu bastante incomodada com a falta de representatividade do grupo baru-lhento e curiosamente silenciado”.

Atenciosamente, Marina Lo-ewenthal

Foto

: Pau

la P

aiva

Pau

lo/G

1

Page 6: Jornal digital 5057 qua_07122016

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

6 GeralJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Assembleia aprova LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 foi aprovada ontem à tarde na Assembleia Legislativa. A peça ainda terá que passar por aprovação da redação final e depois pela sanção do go-

vernador Raimundo Colombo. Um dos pontos de debate foi a emenda, com origem no Executivo e aprovada, para autorizar a redução do duodé-cimo do Legislativo em 0,17%, percentual que vai favorecer o Tribunal de Justiça (TJ-SC), com 0,10%, e o Ministério Público (MP-SC), com 0,07%. Por outro lado, a emenda apresentada pela Bancada do PT para que a Udesc também fosse favorecida com aumento do duodécimo, em 0,17%, foi rejeitada. Outra emenda proposta pelo PT e que não passou beneficia-ria a Defensoria Pública com 0,58% retirados do caixa geral do Estado. Os recursos a mais para TJ-SC e MP-SC são uma compensação pelo que deixaram de receber com os recursos de ICMS gerados pela Celesc e que foram direto para o Fundo Social e sobre os quais não houve cálculo do duodécimo. A manobra também prejudicou a Udesc e gerou uma dívida de R$ 14,8 milhões para a qual a LDO não apresentou solução. O governo do Estado está prevendo um orçamento de R$ 26 bilhões para 2017, valor somente 1,25% maior que o de 2016. Resultado de cenário de retração do Produto Bruto Interno (PIB) estadual, projetado em 5,2% para este ano. E tudo pode piorar, uma vez que a receita do Estado está em queda e teve o pior comportamento dos últimos anos no mês de novembro.

Repatriação para SC A duplicação das rodovias federais BR-470 e BR-280, bem como a obra do Centro de Eventos de Balneário Camboriú podem receber parte dos recursos arrecadados com a repatria-ção. O deputado Mauro Mariani (PMDB--SC) confirmou que o governo federal dis-cute o assunto e estuda atender demandas prioritárias dos estados. Ontem, o parla-mentar teve audiência com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e se antecipou: listou as três obras catarinenses que so-frem com atrasos. A arrecadação com o processo de regularização de bens manti-dos por brasileiros no exterior, a chamada repatriação, somou R$ 46,8 bilhões.

Cadeira de rodas O também peeme-

debista deputado Rogério Peninha Men-donça solicitou à Câmara de Comércio Exterior (Camex), ontem, que acabe com o Imposto de Importação sobre cadeiras de rodas. Para ele, isentar os 12% de taxa-ção aduaneira sobre estes equipamentos acarretará efeito ínfimo na arrecadação do Estado, mas trará grande benefício a quem precisa de cadeira de rodas para se locomover, principalmente os que têm menor renda.

Ex-governador Jorge Konder Bornhau-sen será homenageado na sexta-feira (9). Receberá a Medalha de Mérito Anita Gari-baldi, a maior condecoração oferecida pelo governo de Santa Catarina. A entrega será feita pelo governador Raimundo Colombo.

Com o Sebraetodo mundo pode.

Por Andréa [email protected]

07/Dez/2016

ReconhecimentoDeputado Jorginho Mello, presidente do PR-SC, recebeu, em São Paulo, o 6º Prêmio Cebrasse (Central Bra-sileira do Setor de Serviços) de In-centivo aos Pequenos Negócios. Um reconhecimento pela atuação como presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na apro-vação do aperfeiçoamento do Super Simples. Em seu discurso, Mello des-

tacou a importância de fortalecer as micro e pequenas empresas, que repre-sentam 27% do PIB e geram 52% dos empregos no Brasil.

Env

iada

pel

a A

sses

sori

a de

Im

pren

sa

Em defesa da mulherA Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mu-lher lançará hoje, no Plenário da As-sembleia Legislativa, sua página oficial no Facebook. O grupo reúne parlamen-tares e lideranças de diversos setores, na mobilização de debates e ações objeti-vas voltadas à participação dos homens na luta por igualdade de gênero e pelo fim de todo tipo de violência. Na foto, o presidente da Frente, deputado Pa-dre Pedro Baldissera (PT), e o deputado-membro Cesar Valduga (PCdoB), cuja equipe foi responsável pela produção do layout.

Cássio T

urra

Muita Saúde

Integrantes do Hiperdia assistiram palestra sobre autoestima no último encontro deste ano

Estação de Tratamento do Parque Alvorada vai beneficiar vários bairros de Araranguá

A tarde de ontem foi de comemo-ração e despedi-

da para o grupo de Hiperdia de Sombrio. Palestras, café colonial e presentes compu-seram o último encontro do ano do grupo que tem média de 25 participantes por mês.

Os encontros que reú-nem pacientes com hiper-tensão (pressão alta) e/ou diabetes devem recomeçar em março. “Estou há cinco anos no ESF Central e desde então, implantamos esse grupo. Na verdade são dois, em Raizeira e no centro, que se juntam para esse momen-to de encerramento”, conta a enfermeira Aline Cunha de Almeida.

Durante o ano, a cada mês, um personagem e um tema novo são apresentados em palestras aos frequenta-dores, que são, em maioria, idosos. No encontro final desta terça-feira, estagiárias de psicologia falaram sobre autoestima e alimentação. “Percebemos que os cuida-dos básicos eles conhecem e tentam seguir em casa, mas a dificuldade aparece com os familiares, que às vezes não seguem a mesma dieta, ou não diminuem o consumo de sal. Eles mesmos con-tam sobre isso”, continua a enfermeira.

Sobre a quantidade de frequentadores, Aline diz que não há grandes

O governador Raimun-do Colombo e o secretário estadual da Saúde João Paulo Kleinübing entre-gam nesta quarta-feira, às 14h30min, na sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol),na Capital, am-bulâncias 0km para 77 mu-nicípios catarinenses. Três dos contemplados são aqui da região: Meleiro, Santa

Araranguá, a partir des-ta quarta-feira, fará parte do grupo de cidades que contam com tratamento de esgoto. O Samae investiu em duas modernas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

A ETE I fica localizada ao lado da Câmara de Vere-adores e atenderá em fase inicial 5.100 habitantes. No final, quando estiver toda pronta, atenderá 15.400 ha-bitantes, dos bairros Urus-sanguinha, Alto Feliz e par-te do Centro. O valor desta

Sombrio

Região

Araranguá

mudanças,e que os próprios participantes divulgam o grupo. “Permanece a mesma adesão, não muda muito, um traz outro. Entre eles mesmos dizem que é bom e convidam conhecidos a participar”, explica. Agentes comunitários de saúde tam-bém convidam diabéticos e hipertensos independente da faixa etária. Para Aline, é preciso manter a atividade, já que os números de pesso-as com as duas doenças, na sua área de cobertura, são muito grandes. O posto cen-tral atende 3400 habitantes, destes 680 são hipertensos e outros 185, diabéticos. “É um número alto, assus-tador, a média de dois ou três postos de outros locais do município, nós temos apenas aqui. Renovamos os convites mensalmente, explicamos no que consiste o grupo e os que vêm, com-partilham experiências e aprendem muito”, comenta a coordenadora.

Rosa do Sul e Sombrio. O valor de cada um dos veí-culos é de R$ 137.800,00. A gerente de Saúde da ADR Araranguá, Patrícia Gomes Jones Paladini, participará da solenidade.

Ainda serão anuncia-das a destinação de 20 ambulâncias para serviços do Samu em diferentes municípios e outras 20 para hospitais públicos do estado. O investimento total

obra é R$ 2.398.362,07.Já a ETE II é locali-

zada no Parque Alvorada. Ela atenderá inicialmente 13.400 habitantes e no fi-nal, 15.200 moradores dos bairros Coloninha, Vila São José e Centro, com investi-mento de R$ 3.

“O tratamento de es-gotos é um serviço muito importante para a qualidade de vida da população. Es-tamos satisfeitos em inau-gurar essas duas estações, pois este era um anseio dos araranguaenses. Há anos estávamos aguardando o tratamento de esgotos. Por

Além do Hiperdia , a unidade também conta com grupos de tabagismo e gestantes e, a convite, as enfermeiras podem pales-trar em igrejas, empresas e sindicatos. “Fechar grupo é difícil, mas nós oferecemos e damos todo o incentivo”, completa Aline. Para a fre-quentadora do Hiperdia a cerca de cinco anos, Nil-za Prudêncio da Cunha, o grupo fez toda a diferença, e ela não falta a nenhuma reunião. “Eu tinha muitos problemas, a pressão desre-gulada. Gostei de conhecer os médicos e a metade dos meus remédios eu já nem uso mais. Até depressão eu curei. Eu nem caminhava da Raizeira até no centro, hoje venho e volto sem proble-mas”, comemora. Para ela e os outros participantes, esse encontro foi o fim de um ciclo, mas no próximo ano, estarão juntos mais uma vez buscando mais qualidade de vida e saúde.

é superior a R$ 16 milhões.Prefeitos das cidades

contempladas estão sendo convidados para a soleni-dade. Os veículos foram adquiridos pelo estado por meio do InvestSaúde, fun-do criado pela Secretaria da Saúde, e aprovado pela Assembleia Legislativa no segundo semestre de 2015, para investimentos na in-fraestrutura dos serviços de saúde pública catarinense.

isso, moradores da Urus-sanguinha e Alto Feliz que tiverem a oportunidade, já devem fazer a ligação”, ex-plica o diretor Geral do Sa-mae, Everson Casagrande.

As inaugurações serão hoje. A ETA I, ao lado da Câmara de Vereadores, será inaugurada às 8h30. Já a ETA II, no Parque Alvorada, será inaugurada às 9h30min. “Quem puder estar presente, será uma oportunidade para ver estas grandes obras e entender um pouco mais como será o funcionamento de cada uma”, convida Casagrande.

Grupo Hiperdia encerra encontrosMunicípios recebem ambulâncias

Araranguá começa a tratar esgoto

7Geral Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 7: Jornal digital 5057 qua_07122016

Publicações legais:

[email protected]

Financeiro

[email protected]

Comercial:

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:

[email protected]

Sul Gráfica

[email protected]

Redação:

[email protected]

Radio 93FM

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

6 GeralJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Assembleia aprova LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 foi aprovada ontem à tarde na Assembleia Legislativa. A peça ainda terá que passar por aprovação da redação final e depois pela sanção do go-

vernador Raimundo Colombo. Um dos pontos de debate foi a emenda, com origem no Executivo e aprovada, para autorizar a redução do duodé-cimo do Legislativo em 0,17%, percentual que vai favorecer o Tribunal de Justiça (TJ-SC), com 0,10%, e o Ministério Público (MP-SC), com 0,07%. Por outro lado, a emenda apresentada pela Bancada do PT para que a Udesc também fosse favorecida com aumento do duodécimo, em 0,17%, foi rejeitada. Outra emenda proposta pelo PT e que não passou beneficia-ria a Defensoria Pública com 0,58% retirados do caixa geral do Estado. Os recursos a mais para TJ-SC e MP-SC são uma compensação pelo que deixaram de receber com os recursos de ICMS gerados pela Celesc e que foram direto para o Fundo Social e sobre os quais não houve cálculo do duodécimo. A manobra também prejudicou a Udesc e gerou uma dívida de R$ 14,8 milhões para a qual a LDO não apresentou solução. O governo do Estado está prevendo um orçamento de R$ 26 bilhões para 2017, valor somente 1,25% maior que o de 2016. Resultado de cenário de retração do Produto Bruto Interno (PIB) estadual, projetado em 5,2% para este ano. E tudo pode piorar, uma vez que a receita do Estado está em queda e teve o pior comportamento dos últimos anos no mês de novembro.

Repatriação para SC A duplicação das rodovias federais BR-470 e BR-280, bem como a obra do Centro de Eventos de Balneário Camboriú podem receber parte dos recursos arrecadados com a repatria-ção. O deputado Mauro Mariani (PMDB--SC) confirmou que o governo federal dis-cute o assunto e estuda atender demandas prioritárias dos estados. Ontem, o parla-mentar teve audiência com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e se antecipou: listou as três obras catarinenses que so-frem com atrasos. A arrecadação com o processo de regularização de bens manti-dos por brasileiros no exterior, a chamada repatriação, somou R$ 46,8 bilhões.

Cadeira de rodas O também peeme-

debista deputado Rogério Peninha Men-donça solicitou à Câmara de Comércio Exterior (Camex), ontem, que acabe com o Imposto de Importação sobre cadeiras de rodas. Para ele, isentar os 12% de taxa-ção aduaneira sobre estes equipamentos acarretará efeito ínfimo na arrecadação do Estado, mas trará grande benefício a quem precisa de cadeira de rodas para se locomover, principalmente os que têm menor renda.

Ex-governador Jorge Konder Bornhau-sen será homenageado na sexta-feira (9). Receberá a Medalha de Mérito Anita Gari-baldi, a maior condecoração oferecida pelo governo de Santa Catarina. A entrega será feita pelo governador Raimundo Colombo.

Com o Sebraetodo mundo pode.

Por Andréa [email protected]

07/Dez/2016

ReconhecimentoDeputado Jorginho Mello, presidente do PR-SC, recebeu, em São Paulo, o 6º Prêmio Cebrasse (Central Bra-sileira do Setor de Serviços) de In-centivo aos Pequenos Negócios. Um reconhecimento pela atuação como presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa na apro-vação do aperfeiçoamento do Super Simples. Em seu discurso, Mello des-

tacou a importância de fortalecer as micro e pequenas empresas, que repre-sentam 27% do PIB e geram 52% dos empregos no Brasil.

Env

iada

pel

a A

sses

sori

a de

Im

pren

sa

Em defesa da mulherA Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mu-lher lançará hoje, no Plenário da As-sembleia Legislativa, sua página oficial no Facebook. O grupo reúne parlamen-tares e lideranças de diversos setores, na mobilização de debates e ações objeti-vas voltadas à participação dos homens na luta por igualdade de gênero e pelo fim de todo tipo de violência. Na foto, o presidente da Frente, deputado Pa-dre Pedro Baldissera (PT), e o deputado-membro Cesar Valduga (PCdoB), cuja equipe foi responsável pela produção do layout.

Cássio T

urra

Muita Saúde

Integrantes do Hiperdia assistiram palestra sobre autoestima no último encontro deste ano

Estação de Tratamento do Parque Alvorada vai beneficiar vários bairros de Araranguá

A tarde de ontem foi de comemo-ração e despedi-

da para o grupo de Hiperdia de Sombrio. Palestras, café colonial e presentes compu-seram o último encontro do ano do grupo que tem média de 25 participantes por mês.

Os encontros que reú-nem pacientes com hiper-tensão (pressão alta) e/ou diabetes devem recomeçar em março. “Estou há cinco anos no ESF Central e desde então, implantamos esse grupo. Na verdade são dois, em Raizeira e no centro, que se juntam para esse momen-to de encerramento”, conta a enfermeira Aline Cunha de Almeida.

Durante o ano, a cada mês, um personagem e um tema novo são apresentados em palestras aos frequenta-dores, que são, em maioria, idosos. No encontro final desta terça-feira, estagiárias de psicologia falaram sobre autoestima e alimentação. “Percebemos que os cuida-dos básicos eles conhecem e tentam seguir em casa, mas a dificuldade aparece com os familiares, que às vezes não seguem a mesma dieta, ou não diminuem o consumo de sal. Eles mesmos con-tam sobre isso”, continua a enfermeira.

Sobre a quantidade de frequentadores, Aline diz que não há grandes

O governador Raimun-do Colombo e o secretário estadual da Saúde João Paulo Kleinübing entre-gam nesta quarta-feira, às 14h30min, na sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol),na Capital, am-bulâncias 0km para 77 mu-nicípios catarinenses. Três dos contemplados são aqui da região: Meleiro, Santa

Araranguá, a partir des-ta quarta-feira, fará parte do grupo de cidades que contam com tratamento de esgoto. O Samae investiu em duas modernas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

A ETE I fica localizada ao lado da Câmara de Vere-adores e atenderá em fase inicial 5.100 habitantes. No final, quando estiver toda pronta, atenderá 15.400 ha-bitantes, dos bairros Urus-sanguinha, Alto Feliz e par-te do Centro. O valor desta

Sombrio

Região

Araranguá

mudanças,e que os próprios participantes divulgam o grupo. “Permanece a mesma adesão, não muda muito, um traz outro. Entre eles mesmos dizem que é bom e convidam conhecidos a participar”, explica. Agentes comunitários de saúde tam-bém convidam diabéticos e hipertensos independente da faixa etária. Para Aline, é preciso manter a atividade, já que os números de pesso-as com as duas doenças, na sua área de cobertura, são muito grandes. O posto cen-tral atende 3400 habitantes, destes 680 são hipertensos e outros 185, diabéticos. “É um número alto, assus-tador, a média de dois ou três postos de outros locais do município, nós temos apenas aqui. Renovamos os convites mensalmente, explicamos no que consiste o grupo e os que vêm, com-partilham experiências e aprendem muito”, comenta a coordenadora.

Rosa do Sul e Sombrio. O valor de cada um dos veí-culos é de R$ 137.800,00. A gerente de Saúde da ADR Araranguá, Patrícia Gomes Jones Paladini, participará da solenidade.

Ainda serão anuncia-das a destinação de 20 ambulâncias para serviços do Samu em diferentes municípios e outras 20 para hospitais públicos do estado. O investimento total

obra é R$ 2.398.362,07.Já a ETE II é locali-

zada no Parque Alvorada. Ela atenderá inicialmente 13.400 habitantes e no fi-nal, 15.200 moradores dos bairros Coloninha, Vila São José e Centro, com investi-mento de R$ 3.

“O tratamento de es-gotos é um serviço muito importante para a qualidade de vida da população. Es-tamos satisfeitos em inau-gurar essas duas estações, pois este era um anseio dos araranguaenses. Há anos estávamos aguardando o tratamento de esgotos. Por

Além do Hiperdia , a unidade também conta com grupos de tabagismo e gestantes e, a convite, as enfermeiras podem pales-trar em igrejas, empresas e sindicatos. “Fechar grupo é difícil, mas nós oferecemos e damos todo o incentivo”, completa Aline. Para a fre-quentadora do Hiperdia a cerca de cinco anos, Nil-za Prudêncio da Cunha, o grupo fez toda a diferença, e ela não falta a nenhuma reunião. “Eu tinha muitos problemas, a pressão desre-gulada. Gostei de conhecer os médicos e a metade dos meus remédios eu já nem uso mais. Até depressão eu curei. Eu nem caminhava da Raizeira até no centro, hoje venho e volto sem proble-mas”, comemora. Para ela e os outros participantes, esse encontro foi o fim de um ciclo, mas no próximo ano, estarão juntos mais uma vez buscando mais qualidade de vida e saúde.

é superior a R$ 16 milhões.Prefeitos das cidades

contempladas estão sendo convidados para a soleni-dade. Os veículos foram adquiridos pelo estado por meio do InvestSaúde, fun-do criado pela Secretaria da Saúde, e aprovado pela Assembleia Legislativa no segundo semestre de 2015, para investimentos na in-fraestrutura dos serviços de saúde pública catarinense.

isso, moradores da Urus-sanguinha e Alto Feliz que tiverem a oportunidade, já devem fazer a ligação”, ex-plica o diretor Geral do Sa-mae, Everson Casagrande.

As inaugurações serão hoje. A ETA I, ao lado da Câmara de Vereadores, será inaugurada às 8h30. Já a ETA II, no Parque Alvorada, será inaugurada às 9h30min. “Quem puder estar presente, será uma oportunidade para ver estas grandes obras e entender um pouco mais como será o funcionamento de cada uma”, convida Casagrande.

Grupo Hiperdia encerra encontrosMunicípios recebem ambulâncias

Araranguá começa a tratar esgoto

7Geral Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 8: Jornal digital 5057 qua_07122016

Milena e Peppino co-memoram a volta de Loretta. Mieko con-

sola Yumi. Loretta tenta se aproximar de Vittorio. Vittorio conta para Lenita que Loretta voltou para o Brasil. Ana Clara comenta com Patrick que acredita que Carol esteja interessada em César. Alice diz que Wagner vai ficar afas-tado da empresa e César fica apreensivo. Patrick lembra de um comentário feito por César antes da explosão nas traineiras e conta para Mario. Loretta conhece Lenita.

EntretenimentoEntretenimentoNovelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha Novelas

Gui fica inconformado com as críticas que Gordo faz à sua ban-

da e invade o consultório de Eva. Gui pede para Júlia assistir à apresentação da banda. Marisa e Nicolau se beijam. Lázaro consegue um show inusitado para Gui. Néia pede para Diana procurar Léo. Lázaro manda Ramon seguir Gui. Luizão pede para Luana tentar se aproximar de JF. Ramon invade o ensaio da banda sem ser visto.

Helô decide brigar na Justiça contra Tião. Tião chama Vanessa

para confirmar ao delegado que Zelito estava drogado quando esteve no seu es-critório. Magnólia divide o empréstimo de Tião com Ciro. Ciro sugere a Magnólia que convença Tião a eliminar Pedro e Fausto. Letícia afirma a Helô que a defenderá de Tião. Ciro beija Magnólia. Magnólia aconselha Ciro a reatar com Vitória, para que ninguém desconfie de sua relação.

Sol Nascente - 18h

A Lei do Amor - 21h

Rock Story - 19h

Rapidinhas

Áries 21/03 a 20/04

21/04 a 20/05

21/05 a 20/06

21/06 a 20/07

21/07 a 20/08

21/08 a 20/09

21/09 a 20/10

21/10 a 20/11

21/11 a 20/12

21/12 a 20/01

21/01 a 20/02

21/02 a 20/03

LeãoHoróscopoHoróscopo

Sagitário

Gêmeos Libra Aquário

Touro

A audácia irá representar muito bem aquilo que você realmente quer e não irá desistir. O Sol influenciará neste sentido e o elemento Fogo também ajudará. Seu faro para sair desta situação estará aguçado.

Sua teimosia durante boa parte do dia irá prejudicar o andamento das suas atividades e ideias. Tentar ser mais determinado e demonstrar seus conhecimen-tos podem reverter a situação, Vênus influenciará positivamente.

Com a curiosidade é que você irá descobrir aquilo que tanto procurava. Marte irá ascender dentro de você essa perspicácia para redescobrir uma grande energia dentro de você. Mas deve agir com cautela Júpiter irá tentar lhe atrapalhar.

O começo do seu dia será desafiante, sua capacidade de raciocinar com equilíbrio deve ser explorado. Marte deixará claro a sua sensi-bilidade de sentir a dificuldade de pessoas mais próximas a você.

Não tende ter muitas mudanças durante o período matutino e vespertino. Durante a noite pode ficar um pouco mais apreensivo. Suas falas serão muito expressivas e fará com que as pessoas prestem atenção em você.

Agirá de forma um pouco mais pragmática, sempre buscando algo planejado. Algumas desventuras podem vir acontecer com pessoas de Peixes, devido à forte influência impositiva da Lua. Use seu lado observador.

Irá sentir uma forte energia vinda de Capricórnio devido a passagem de Saturno sob sua constelação. Também terá momentos de demonstração de forte equilíbrio na forma de agir. Marte fará força para lhe jogar para baixo.

O andamento do seu dia para o bem ou para mal estará ligado com a sua determinação. Haverá uma transição confusa entre os planetas Urano e Vênus. A profundidade das suas percepções, irão te ajudar muito.

É um dia para se agir com muita fibra e coragem enfrentando os obstáculos. Não serão grandes obstáculos, mas devem ser levados muito a sério. Plutão pode lhe despertar a irresponsa-bilidade.

Terá um poder de convencimento muito forte pela influência da passagem de Marte nesta constelação. Ficará mais aflorado as suas carac-terísticas positivas, como por exemplo, seu poder de persuasão.

Não receberá muita influência externa, o que fará com que o andamento do dia dependerá de você. No início do dia já deve buscar a melhor forma para lidar com as situações adversas que tendem a aparecer.

Irá receber muito energia positiva para a sua cami-nhada ao sucesso durante este dia. A presença de outras pessoas fará com que você se sinta mais alegre e carinhoso. Netuno se envolverá de forma precisa nesta constelação.

Virgem Capricórnio

Câncer Escorpião Peixes

André Gonçalves publicou uma foto bastante à vontade da mulher, Danielle Winits, nesta terça-feira, 6. Na imagem, a loira aparece sem maquiagem e com um look sensual, sem sutiã. A foto evidencia a boa forma da atriz, que completou 43 anos na segunda-feira, 5.

“Mrs. Gon- çalves”, escreveu André na legen- da da imagem. O ator e a atriz contaram re-centemente que formalizaram a união em pos- tagem no Insta-gram. “Tudo na vida começou com um sim..uma molécula disse SIM para uma outra molécula, aí nasceu a vida.! Claricelispector #casados #te amo #alegriada-minhavida #agradeçoaDEUS”, escreveu ele na legenda da foto em que aparece junto da atriz e cheio de hashtags românticas.

Giselle Itié compartilhou em sua conta no Ins-tagram um depoimento emocionado em que relata um assédio que sofreu durante a adolescência. O vídeo integra a campanha “Nem Uma a Menos”, dirigida pela atriz e que tem como objetivo o combate à violência contra a mulher.

No vídeo de Giselle, ela conta que foi abusada por um ex-namorado em uma viagem quando tinha 17 anos. Outras mulheres também gravaram seus relatos para a campanha.

Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 9: Jornal digital 5057 qua_07122016

GISLAINE FONTOURA

Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

[email protected]

facebook.com/gislaine.fontoura.90

Decida ser feliz

Falar de sentimentos é algo um tanto delicado, nos expõe, assim como o compositor de uma música, um escritor escreve sobre suas vivências, às vezes conta coisas que lhe aconteceram, às vezes, que aconteceram com pessoas próximas, ou nem tanto e o comoveram. Eu comecei a escrever para extravasar a minha dor e me dei conta que sou meio como aqueles compositores de música brega, que são mestres em discorrer sobre a tristeza. Como eu só consigo escrever do que estou sentindo, resolvi que esta coluna versaria sobre a felicidade, mas é meio compli-cado escrever sobre felicidade, a dor tem uma certa beleza, comove, cria laços de solidariedade, empatia. Eu realmente não sei se as músicas com letras tristes fazem mais sucesso, porque também é mais fácil para os compositores falarem sobre dor, ou por que as pessoas se comovem

mais com as histórias tristes das letras.Eu estou aqui tentando contar coisas boas e lembrei de frases que costumo falar com as amigas, como esta: “descobri que nunca sofri por amor, que eu sempre fui pobre mesmo, porque se eu tivesse dinheiro para viajar toda vez que quisesse, eu nunca teria chorado por homem nenhum”. Junto com a lembrança desta frase veio a de que a felicidade é feita de momentos, daquela viagem gostosa, do café quente, com cheiro delicioso, das mensagens do paquera, do beijo na boca, do beijo do filho, do sorriso, do abraço do filho, do “eu te amo”, do cinema, do livro, que te prendeu a atenção, do banho de mar, do banho de piscina, do banho demorado, das conversas com amigos, do vinho, da cerveja,

dos almoços de família.Algumas pessoas dizem que ser feliz é simples, eu particularmente não acho tão simples assim. Para sermos felizes, precisamos ter paz e quantas são as vezes que a vida te derruba, que acaba com a tua paz? Eu li em algum lugar, uma frase que dizia mais ou menos assim: “procure não ferir o coração de outra pessoa, pois a dor causada no outro, retornará a ti”, é como a tão conhecida lei da semeadura e da colheita, um dia a conta chega. O processo de buscar a paz de volta, depois que fomos feridos, seja por que acreditamos nas pessoas erradas, ou por que colhemos o que plantamos, muitas vezes é lento e doloroso. Eu já perdi a paz e tive a sorte de encontrar muitas pessoas maravilhosas no caminho, cada pessoa que me ouviu, cada pessoa que conversou comigo, cada pales-tra que ouvi, vídeos que assisti, livros que li com a intenção de buscar a minha paz, cada abraço que recebi, foram construindo o meu caminho de volta para a felicidade. Eu acho que a felicidade é isto, uma busca

constante pela paz.A maioria das pessoas também diz que para ser feliz é necessário perdoar quem te faz mal, perdoar é difícil, bem difícil, desejar o bem então para alguém que te faz mal, é quase impossível, a gente quer mesmo é que a pessoa se ferre, que sofra tudo que te fez sofrer e sofra mais ainda, sofra em dobro, em triplo. Para quem não consegue perdoar eu sugiro que ignore, já é um começo para a conquista da felicidade, também não é necessário se culpar porque não conseguiu perdoar, esquece e pronto, deixa que a vida cobra. De repente, quando tu perceberes a pessoa que te fez mal e as más lembranças não vão mais habitar em teus pensa-mentos e então tu vais conquistar a tua paz de volta, a tua felicidade. Um dia tu não vais mais pensar naquela pessoa como alguém que tu não perdoaste, tu vais pensar naquela pessoa, como só mais um, eu sei que este momento de ignorar, de esquecer, é dolorido é demorado e na fase

crítica da dor, pode até parecer utópico, mas ele vai chegar.Cada vez que eu escrevo, eu penso estar ajudando alguém que passa por um período de dor, que precisa de palavras de incentivo, que preci-sa saber que não é a única pessoa no mundo que sofre, que vive uma história triste. Tenho absoluta certeza que todas as pessoas do mundo já sofreram por amor, uma das dores mais comuns e que se tu começares a conversar, vais encontrar histórias parecidas com a tua. Eu sei que não é este texto que vai te curar, mas eu sei que a junção de tudo o que tu buscaste, dos alentos que vieram até ti, dos abraços, dos conselhos, dos ouvidos que te escutaram, das orações, dos lugares e pessoas que te consolaram, vão construir o teu caminho de volta para a paz e um dia tu vais acordar feliz e esta felicidade vai durar por muitos e muitos dias. Lembra do Samba da Benção, de Vinícius de Moraes: “É melhor ser

alegre, que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”.

Variedades

Galpão Cultural

O Galpão Cultural, localizado na rua Turvo, nº 315, no bairro Urussanguinha, em Araranguá,está com uma programação maravilhosa para o mês de dezembro. No dia 3, último sábado, aconteceu o encerramento do ano dos reikianos, com apresentação do Grupo projeto ON, de Imbituba, cantando mantras. Ontem, dia 6, teve mais um encontro de meditação ativa, já sábado, dia 10, às 18 horas, tem Círculo de Mulheres e no domingo, dia 11, o Galpão sediará um evento xamâ-nico. Na próxima semana, no sábado, dia 17, acontece o encerramento da Oficina de Teatro Infantil, com apresentação de teatro e no domingo, dia 18, será realizado o sarau de encerramento das atividades do Galpão Cultural de 2016. Quem nunca foi e quiser participar dos eventos, pode aparecer na hora e dia marcado ou ligar para o número (48) 99601-6489 e falar com Sonir. Na foto de Paulo Mendes, o

último encontro de reikianos de 2016.

Mérito de Governança

Na noite desta segunda-feira, o prefeito Sandro Roberto Maciel recebeu um seleto grupo de ami-gos, funcionários e parte da imprensa para apre-sentar o prêmio Mérito de Governança e Gestão Pública que recebeu na última semana em Brasília do Tribunal de Contas da União. Araranguá foi o único município no Sul do país a receber o prêmio e ficou entre os cinco melhores do Brasil. Após a explanação sobre a importância do prêmio, San-dro foi agraciado com uma placa, que recebeu das mãos das servidoras Marluci Maciel, diretora de Compras e Marilva Zeferino, chefe de gabinete, em nome de todos os funcionários da prefeitura. O evento encerrou com chope gelado e uma deliciosa paella feita pelo sargento do Corpo de

Bombeiros Da Cruz e pela esposa Marilva.

Parabéns

Alexandre Luis Machado é o novo quarentão da praça, aniversariou no último domingo e infeliz-mente eu estava viajando e não consegui, ainda, dar o abraço pessoalmente. Eu não tinha colocado nenhuma aniversariante na coluna e muito prova-velmente não colocarei outros, mas este merece. Xandy tu és o cara, formastes uma família mara-vilhosa junto com a Lis e a Maria Antônia, és muito querido por todos os colegas e um artesão de mão cheia, adoro teus trabalhos, adoro tua bondade evidente. O Xandy é aquele tipo de cara tão gente boa que não dá para discutir com ele em grupos de WhatasApp, pois os outros integrantes vão sempre defendê-lo, como eu sou muito opiniosa e geniosa, de vez em quando eu discordo, discuto com ele e com vários (risos). Parabéns cara, pa-rabéns mesmo e esta semana passo na tua casa para te entregar aquele vinho. Na foto, Xandy com a esposa

Elisângela.

Uma heroína

O Corpo de Bombeiros de Araranguá realizou na última semana, a cerimônia de formatura dos bom-beiros mirins e bombeiros da melhor idade, do curso de formação de guarda vidas e do projeto Netuno, além da solenidade de entrega de medalhas, melhorias, viaturas e equipamentos. O ato aconteceu no quartel do CB de Araranguá e contou com a presença dos formandos e familiares, além de autoridades civis e militares, imprensa e público em geral. Guilhermina Felomena de Jesus, de 94 anos e moradora de Arroio do Silva se formou no projeto Netuno e como bombeira da melhor idade, na foto, dona Guilhermina com familiares, mostrando, orgulhosa, seus diplomas. Parabéns dona

Guilhermina, a senhora é exemplo para muitos!

Page 10: Jornal digital 5057 qua_07122016

10 PublicidadeJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 11: Jornal digital 5057 qua_07122016

Quatro Vagas

Candidatos passaram ontem por avaliação com provas

Grupo discutiu organização da feira na nova temporada

Centro Multiuso recebe atividades esportivas e culturais

Crianças receberam com alegria o papai noel, que entregou os presentes da campanha

A unidade do Serviço So-cial do Comércio (Sesc), de Araranguá, realizou ontem as provas teóricas do processo seletivo para contratação de quatro funcionários. Ao todo 123 pessoas se candidataram para as vagas de atendente de lanchonete, professor de dança, professor do projeto habilidades de estudo, para crianças no contra turno es-colar e professor de idiomas.

De acordo com o gerente Rafael Machado dos Santos, as vagas de atendente de lanchonete e de professor

O Centro Multiuso de Sombrio inaugura as 9h desta quinta-feira, com a presença de autoridades municipais e já com a realização de seu primeiro evento esportivo/cultural: a en-trega da premiação do Festival de Desenho Olímpico.

O concurso foi realizado no primeiro semestre, antes da pas-sagem da Tocha Olímpica dos jogos Rio 2016, que aconteceu dia 9 de julho em Sombrio, e teve como objetivo integrar os alunos das escolas do município com o evento local e com as Olimpía-das do Rio, realizadas em agosto.

“Os alunos/desenhistas pre-cisavam desenhar uma Tocha como os designers fizeram no Rio, com características cul-

O Departamento de Indús-tria e Comércio de Balneário Arroio do Silva, começou a semana fazendo preparativos para a temporada de verão. Foi realizada uma reunião com os artesãos do município para organizar os espaços na área central para exposição e comer-cialização de seus produtos neste verão. Há um espaço com tendas na área central que todos os anos é cedido aos artesãos locais.

“Temos 18 espaços que serão cedidos. Fizemos uma relação dos artesãos e daremos prioridade para quem sempre participou da feira”, frisou o diretor Everton Sehnem. Além

A Escola Básica Muni-cipal Otávio Manoel Anas-tácio, localizada na comu-nidade de Jardim Cibeli, recebeu a visita do Bom Velhinho, na tarde desta terça-feira. Em parceria inédita com os Correios, 192 alunos foram agraciados com o projeto Papai Noel dos Correios.

A campanha da empresa pública federal teve como objetivo alegrar o natal das crianças, incentivando

Gislaine Fontoura

Araranguá

Sombrio

Arroio do Silva

Araranguá

de dança são para início imediato, já as restantes são para o cadastro de reserva. O maior número de inscritos foi para a vaga de atendente de lanchonete (60 pessoas), seguido de professor do pro-jeto habilidades de estudo (55), professor de idiomas (5) e por fim professor de dança (3 pessoas).

Rafael revelou que na semana que vem os primeiros classificados vão para a últi-ma fase do processo que é a entrevista, os aprovados nas vagas para início imediato começam a trabalhar em fe-vereiro, atualmente a unidade tem 35 funcionários.

turais, esportivas, históricas e da natureza sombriense. Saiu muito desenho legal, vale a pena ir ver pessoalmente”, convida o gerente municipal de Esportes Fernando Ferreira.

A premiação principal do concurso será apresentada no dia da entrega: a tocha vencedora do concurso na categoria geral foi fabricada e se tornará a oficial de todos os eventos esportivos a serem realizados em Sombrio.

“Sempre temos a tocha sim-ples, claro, o verdadeiro símbolo é o fogo. Mas com estes dese-nhos criamos uma própria e após a apresentação dela ao grande público, encaminharemos proje-to de lei à Câmara de Vereadores para que ela se torne obrigatória em evento que tiver acendimento de pira olímpica, seja municipal

desses artesãos, há uma lista de espera de pelo menos dez pessoas do município que fazem trabalhos manuais e querem participar da Feira do Artesanato no verão.

Como o artesanato é forte em Arroio do Silva, a ideia da administração municipal é dar oportunidade e incentivo para quem produz. “Já é comum os moradores e turistas circularem no Centro e prestigiarem o ar-tesanato local. Este incentivo é importante e acaba sendo uma oportunidade de geração de renda aos artesãos que podem aproveitar o movimento para di-vulgar e vender seus trabalhos”, ressaltou o prefeito Evandro Scaini.

a população a presentear atendendo aos pedidos por meio de cartas. À disposi-ção de pessoas interessadas em ajudar, as cartas dos alunos estiveram durante todo o mês de novembro, na agência dos Correios de Araranguá.

A entrega dos presentes aos alunos do pré-escolar ao 4º ano do ensino fundamen-tal, integrantes do projeto, ocorreu ontem. “É com mui-ta emoção que recebemos a alegria destas crianças ao receber os presentes.

ou estadual, sendo realizado em nosso município será obrigatório seu uso”, explicou o prefeito Zênio Cardoso.

Zênio já viu a Tocha e tem certeza que ela não deixa a

A reunião que definiu os detalhes sobre a organização e utilização do espaço contou também com a presença do pre-feito eleito, Juscelino Guimarães

Agradeço ao empenho de cada professor que auxiliou no processo de elabora-ção das cartinhas junto às turmas e também resslatar esta parceria. Nosso muito obrigado aos gerentes da agência do município, He-raldo José de Sá e João Ba-tista Alfredo, que visitaram a escola e apresentaram o projeto. Estamos orgulhosos de integrar esta ação e que com certeza já vai marcar para sempre estas crianças”, afirma o diretor da escola, Manoel Soares, o Neco.

Mais de 120 disputam emprego

Festival de Desenho abre Centro Multiuso

Prefeitura reúne artesãos

Papai Noel dos Correios presenteia alunos

11Geral Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

desejar em relação a oficial das Olimpíadas. “Sou suspeito em dizer, mas ela é muito mais bonita que a Tocha do Rio. Os sombrienses irão se surpreender e se orgulhar”, aposta.

(Mineiro). A Feira do Artesanato abre

para exposição e comerciali-zação neste próximo fim de semana das 18h até a meia-noite.

Page 12: Jornal digital 5057 qua_07122016

12 PublicidadeJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 13: Jornal digital 5057 qua_07122016

12 PublicidadeJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Atrás das Grades

Natan foi preso ontem, completando o trio que apavorou amigos com facão e ataques

Crianças passaram a tarde se divertindo e recebendo carinho na sede da Polícia Militar

Bombeiros trabalharam mais de duas horas no incêndio

Natan Jardel de Jesus Réus de 19 anos, que era

procurado pela polícia, foi capturado ontem em um bar no bairro São Luiz, em Sombrio. Segundo a Polícia Militar, ele estava jogando sinuca quando foi reconhecido por policiais, que então cumpriram o man-dado de prisão que estava em aberto.

Levado para a delegacia, Natan foi mais tarde encami-

Quando se fala em uma visita ao quartel da Polícia Militar, logo se imagina conhecer o trabalho ope-racional e preventivo feito pela corporação. Mas na tarde desta terça- feira, as policiais Sarah e Ana Paula conseguiram desmistificar uma pouco esse pensamento em uma tarde de pura fofura. De um lado, aproximada-mente 15 crianças de quatro

O Corpo de Bombeiros de Araranguá foi acionado, no início da tarde desta terça-feira,para extinguir um incêndio em entulho de material de descarte (fibra e plástico), localizado no pátio de uma fábrica de fibras, no bairro Mamonas.

Segundo relato do pro-prietário e de populares para os bombeiros, o in-cêndio se iniciou por volta de 12h30min, em um foco entre a vegetação e um material de entulho, que estava próximo a cerca da fábrica. Populares e funcio-nários tentaram controlar o foco inicial, porém em seguida se viram obriga-dos a solicitar apoio aos bombeiros, pois o Incêndio tomou proporções cada vez maiores, formando inclusi-ve uma forte, densa e alta fumaça.

Na tarde desta terça--feira, três homens entraram em um posto de combustí-vel, no centro de Araranguá, e após furtarem uma garrafa de bebida alcoólica, corre-ram pela rua Rui Barbosa, na beira Rio, sentido Cidade

- Na tarde de segunda-feira, por volta das 16h50min, uma guarnição da Polícia Mi-litar de Araranguá foi acionada para verificar um veículo abandonado, no bairro Cidade Alta. No local, os policiais militares encontraram um Gol na cor branca e em consulta ao sistema constataram que o veículo possuía registro de furto.

O veículo foi entregue na delegacia para os procedimentos cabíveis.

- Um homem foi preso na madrugada desta terça-feira por uma guarnição da Polícia Militar de Araranguá, que recebeu uma denúncia de furto em um depósito de gás no bairro Divinéia. Ao chegar os policiais militares constataram que uma grade estava cortada e testemunhas indicaram o sentido tomado pelos suspeitos na fuga.

Imediatamente os policiais iniciaram as buscas e abordaram um rapaz que foi pron-tamente reconhecido pelas testemunhas como autor da tentativa de furto.

Ele recebeu voz de prisão e foi entregue na delegacia.

Sombrio

Sombrio

Gislaine Fontoura

AraranguáAraranguá

nhado a um presídio. Ele foi indiciado pelo delegado Luís Otávio Pohlmann por tentativa de homicídio. Na madrugada de 23 de outubro, Natan e ami-gos se encontravam no pátio do posto AMPM, no Centro de Sombrio, e atacaram dois jo-vens com um facão, deixando um deles gravemente ferido.

Na semana passada, a Polícia Civil tinha prendido os outros dois envolvidos, Moisés de Assis da Silva de Souza, o Monga e Luiz Hen-rique Flor, o Floripinha, ambos

a cinco anos, alunas do CEI Pequeno Polegar, e de outro Marley, um labrador muito brincalhão, que faz parte da tropa de elite do K9, canil da PM de Criciúma. Sob o comando dos policiais Ga-lante e Patrício, o cachorro fez a alegria da criançada mostrando carisma e trei-namento.

Após a apresentação de Marley, os pequenos aluni-nhos do Proerd Kids canta-ram e receberam lanche. A

Dez bombeiros traba-lharam na ocorrência, dois caminhões de combate ao fogo e mais duas viaturas menores foram deslocados

Alta.Populares correram

atrás do trio, sendo que um pulou cercas e conseguiu se evadir para a avenida Sete de Setembro e dois continuaram a fuga, até que um foi derrubado na calçada e detido. O terceiro se atirou no rio Araranguá

de 18 anos. Natan, preso nesta terça-feira, era considerado foragido.

Imagens divulgadas pelo Correio do Sul na internet mostram a violência cometida pelos três rapazes, por motivo fútil. A confusão teria come-çado porque o grupo colocou uma garrafa de cerveja atrás de um veículo que estava es-tacionado no pátio do posto. Ao sair, o dono do carro e um amigo retiraram a garrafa que pertencia ao grupo que come-çou as agressões.

menina Valentina chamou a atenção de todos, pois deco-rou as músicas do programa de resistência as drogas e a violência e adora cantá-las.

“Para nós é muito grati-ficante esse trabalho, é uma ação preventiva que benefi-cia a sociedade. Nada melhor do que desde muito cedo mostrar as crianças bons exemplos de uma vida feliz”, comenta o capitão Luiz Pau-lo Fernandes, comandante da Polícia Militar de Sombrio.

para o local, que é próximo ao quartel e em duas horas e meia o fogo foi totalmen-te extinto, sendo utilizados 11 mil litros de água.

e também acabou detido. A Polícia Militar foi acionada e conduziu a dupla para a delegacia.

Buscas foram realiza-das atrás do que desapare-ceu e ele não foi localizado. Durante a corrida, a garrafa de bebida alcoólica caiu no chão e quebrou.

Preso mais um do ‘grupo do facão’Proerd Kids visita quartel

Incêndio mobiliza BombeirosPopulação pega ladrões

Ronda Policial

13Segurança Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 14: Jornal digital 5057 qua_07122016

14 PublicidadeJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 15: Jornal digital 5057 qua_07122016

15Edital Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Araranguá / 2ª Vara CívelAv.Coronel João Fernandes, nº 195, Centro - CEP 88900-904, Fone: (48) 3521-6023,Araranguá-SC - E-mail: [email protected] de Direito: Gustavo Santos MottolaEscrivão: Marcelo Vitto Bongiolo

EDITAL DE CITAÇÃO - EXECUÇÃO - COM PRAZO DE 30 DIASExecução de Título Extrajudicial n. 0300882-09.2015.8.24.0004Exequente: Cooperativa de Crédito Livre Admissão Associados Litorânea(SICOOB/SC CREDIJA) /Executado: Amboni & Mauricio Distribuidora de Água Ltda - Me e outros /

Citando(a)(s):Anderson Vieira Amboni, Avenida Getúlio Vargas, 2022, Sala 01, Centro - CEP88906-038, Araranguá-SC, CPF 908.918.219-53, RG 03443745644, Divorciado,brasileiro(a), EmpresárioJonathan Hercilio Mauricio, Avenida Padre Antônio Luiz Dias, 1289, Igreja, VilaSão José - CEP 88900-222, Araranguá-SC, CPF 040.355.769-05, RG 45215669,Solteiro, brasileiro(a), EmpresárioAmboni & Mauricio Distribuidora de Água Ltda - Me, Avenida Getúlio Vargas,2022, Sala 01, Jardim das Avenidas - CEP 88906-038, Araranguá-SC, CNPJ05.065.539/0001-42

Valor do Débito: R$ 13.867,24. Data do Cálculo: 23/03/2015. Pelo presente, a(s)pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M)CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado eCITADA(S) para, em 3 (três) dias úteis, contados do primeiro dia útil seguinte aotranscurso do prazo deste edital (art. 231, IV, do CPC), efetuar o pagamento doprincipal, acessórios, honorários advocatícios e despesas processuais. Não ocorrendoo pagamento, proceder-se-á à penhora de bens do executado. O executado poderáopor-se à execução por meio de embargos, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, acontar do primeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital (art. 231, IV, doCPC). E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedidoo presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), comintervalo de 0 dias, na forma da lei.

Araranguá (SC), 01 de novembro de 2016.

Rossane Martins BianchiCódigo de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça - Art. 212

DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE Lei n. 11.419/2006, art. 1º, § 2º, III, “a”

Para

conf

erir

o or

igina

l, ace

sse

o sit

e ht

tps:/

/esa

j.tjsc

.jus.b

r/esa

j, inf

orm

e o

proc

esso

030

0882

-09.

2015

.8.2

4.00

04 e

códig

o 6F

4C5F

0.Es

te d

ocum

ento

foi li

bera

do n

os a

utos

em

01/

11/2

016

às 1

5:34

, é có

pia d

o or

igina

l ass

inado

digi

talm

ente

por

ROS

SANE

MAR

TINS

BIA

NCHI

.

fls. 111

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca - Araranguá / 2ª Vara CívelAv.Coronel João Fernandes, nº 195, Centro - CEP 88900-904, Fone: (48) 3521-6023,Araranguá-SC - E-mail: [email protected] de Direito: Gustavo Santos MottolaEscrivão: Marcelo Vitto Bongiolo

EDITAL DE CITAÇÃO - EXECUÇÃO - COM PRAZO DE 30 DIASExecução de Título Extrajudicial n. 0300882-09.2015.8.24.0004Exequente: Cooperativa de Crédito Livre Admissão Associados Litorânea(SICOOB/SC CREDIJA) /Executado: Amboni & Mauricio Distribuidora de Água Ltda - Me e outros /

Citando(a)(s):Anderson Vieira Amboni, Avenida Getúlio Vargas, 2022, Sala 01, Centro - CEP88906-038, Araranguá-SC, CPF 908.918.219-53, RG 03443745644, Divorciado,brasileiro(a), EmpresárioJonathan Hercilio Mauricio, Avenida Padre Antônio Luiz Dias, 1289, Igreja, VilaSão José - CEP 88900-222, Araranguá-SC, CPF 040.355.769-05, RG 45215669,Solteiro, brasileiro(a), EmpresárioAmboni & Mauricio Distribuidora de Água Ltda - Me, Avenida Getúlio Vargas,2022, Sala 01, Jardim das Avenidas - CEP 88906-038, Araranguá-SC, CNPJ05.065.539/0001-42

Valor do Débito: R$ 13.867,24. Data do Cálculo: 23/03/2015. Pelo presente, a(s)pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M)CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado eCITADA(S) para, em 3 (três) dias úteis, contados do primeiro dia útil seguinte aotranscurso do prazo deste edital (art. 231, IV, do CPC), efetuar o pagamento doprincipal, acessórios, honorários advocatícios e despesas processuais. Não ocorrendoo pagamento, proceder-se-á à penhora de bens do executado. O executado poderáopor-se à execução por meio de embargos, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, acontar do primeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital (art. 231, IV, doCPC). E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedidoo presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), comintervalo de 0 dias, na forma da lei.

Araranguá (SC), 01 de novembro de 2016.

Rossane Martins BianchiCódigo de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça - Art. 212

DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE Lei n. 11.419/2006, art. 1º, § 2º, III, “a”

Para

conf

erir

o or

igina

l, ace

sse

o sit

e ht

tps:/

/esa

j.tjsc

.jus.b

r/esa

j, inf

orm

e o

proc

esso

030

0882

-09.

2015

.8.2

4.00

04 e

códig

o 6F

4C5F

0.Es

te d

ocum

ento

foi li

bera

do n

os a

utos

em

01/

11/2

016

às 1

5:34

, é có

pia d

o or

igina

l ass

inado

digi

talm

ente

por

ROS

SANE

MAR

TINS

BIA

NCHI

.

fls. 111

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Titular do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, atendimento das 08:00h - 12:00h e 14:00h - 18:00h, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal de 03 (três) dias úteis, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados. Ficam esclarecidos,

também, de que nesse mesmo prazo poderão apresentar resposta escrita, que não impedirá a lavratura do protesto.PROT. .........................................................................APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 152785; Devedor(es): BRUNA MACHADO DE OLIVEIRA - 108.225.959-40, End: Rua Reduzino Tristão de Melo, 71, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: AYMORE CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO; Sac: AYMORE CREDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO; Tit: 00300485999 ; Apr: PORTAL DE DOCUMENTOS S/A; VEN: 26/07/2016; Esp: Cédula de Crédito Bancária por Indicação; Val: R$ 2.783,81 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização

R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152800; Devedor(es): ENEDIR FABIANO DA CUNHA MIGUEL - 974.470.649-04, End: Rua Antonio Simão, 308, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 182-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.302,45 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução

R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152689; Devedor(es): FERNANDO ECHART MARTINS - 421.503.960-68, End: TRAVESSA CANDIDO MAGNUS DA ROSA, 11, SL 01 , 11, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 116-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 17.088,14 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00

- Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152685; Devedor(es): FERNANDO ECHART MARTINS - 421.503.960-68, End: Trav. Candido Magnus da Rosa, 11, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 113-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 3.603,89 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução

R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152687; Devedor(es): FERNANDO ECHART MARTINS - 421.503.960-68, End: TRAVESSA CANDIDO MAGNUS DA ROSA, 11, SL 01 , 11, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 114-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.734,13 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00

- Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152688; Devedor(es): FERNANDO ECHART MARTINS - 421.503.960-68, End: TRAVESSA CANDIDO MAGNUS DA ROSA, 11, SL 01 , 11, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 115-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.829,07 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00

- Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152781; Devedor(es): KATIELI COELHO CLAUDINO - 092.587.559-79, End: Rua Caetano Lummertz, 654, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: CECILIA ROSA ISOPPO COELHO & CIA LTDA - ME; Sac: CECILIA ROSA ISOPPO COELHO & CIA LTDA - ME; Tit: 019753 ; Apr: FCDL; VEN: 20/11/2012; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: R$ 78,00 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição

R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152810; Devedor(es): LEDUVINO HENRIQUE - 313.090.039-04, End: Av. Getulio Vargas, 758, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 199-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 683,20 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$

0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152809; Devedor(es): LEDUVINO HENRIQUE - 313.090.039-04, End: Av. Getulio Vargas, 758, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 197-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.456,70 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$

0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152811; Devedor(es): LEDUVINO HENRIQUE - 313.090.039-04, End: Av. Getulio Vargas, 758, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 200-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.715,74 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86 - Digitalização R$

0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152747; Devedor(es): MANOEL MARTINHO TIRBUCIO - 256.917.089-53, End: Rua Anita Garibaldi, 35, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 172-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 4.910,82 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152737; Devedor(es): MARISANE PATRICIO - 837.481.489-68, End: Est. Geral Boa Esperança, S/N, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A; Sac: BANCO BRADESCO FINANCIAMENTOS S.A; Tit: 943.0461.26 ; Apr: XIMENES SERVICOS ADMINISTRATIVOS E COBRA; VEN: 30/10/2015; Esp: Cédula de Crédito Bancária por Indicação; Val: R$ 47.246,25 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 80,14. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 46,00 - Condução R$ 19,14 - Digitalização R$ 0,00- Total

Emolumentos R$ 80,14.

Prot: 152724; Devedor(es): NATALIA DE MEDEIROS BORGES - 045.052.679-89, End: Av. Sant’Helena, 239, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 130-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.332,18 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152665; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 90-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 6.849,07 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152680; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 105-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 3.412,38 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$

6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152679; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 104-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.029,27 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$

6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152671; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 96-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.254,28 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152666; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 91-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 13.692,61 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$

6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152667; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 92-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 9.903,16 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152668; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 93-216 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 932,95 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152669; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 94-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 777,79 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152670; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 95-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.225,83 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152678; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 103-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.052,22 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$

6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152672; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 97-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 726,84 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152673; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 98-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 682,51 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152674; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 99-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.141,72 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152675; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 100-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 1.364,08 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$

6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152676; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 101-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 4.975,49 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$

6,86 - Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Prot: 152677; Devedor(es): TERRE CALCADOS S/A - 76.552.371/0001-48, End: Rua João José Guimarães, 919, Sombrio; Tip: Normal; Mot: Falta de pagamento; Ced: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Sac: MUNICIPIO DE SOMBRIO; Tit: 102-2016 ; Apr: MUNICIPIO DE SOMBRIO; VEN: À VISTA; Esp: Certidão de Dívida Ativa; Val: R$ 881,44 + Juros Legais (1% a.m.); Emol.: R$ 51,86. Apontamento R$ 15,00 - Selo R$ 1,70 - Distribuição R$ 0,00 - Diligência R$ 30,00 - Condução R$ 6,86

- Digitalização R$ 0,00- Total Emolumentos R$ 51,86.

Certifico, para os devidos fins, que o presente edital foi afixado no mural da serventia em: 07/12/2016.

Sombrio - SC, 07/12/2016ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

Page 16: Jornal digital 5057 qua_07122016

16 PublicidadeJornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 17: Jornal digital 5057 qua_07122016

17Publicidade Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Page 18: Jornal digital 5057 qua_07122016

19Esportes Jornal Correio do Sul

Quarta-Feira, 7 de dezembro de 2016

Em mobilização total para evitar o primeiro re-baixamento de sua história, o Inter faz o que pode para contar com o apoio de seu torcedor no duelo final con-tra o Fluminense, no pró-ximo domingo, no Giulite Coutinho, na última rodada do Brasileirão. Nesta terça--feira, o clube divulgou em seu site oficial um pacote de viagens para que os colora-dos possam rumar ao Rio de Janeiro dar seu alento no

Porto Alegre último ato na luta contra a degola.

Em parceria com uma agência de viagens, o Co-lorado disponibiliza dois meios de transporte para a torcida. Por via terrestre, em ônibus semi-leito, a saída está prevista para o sábado, às 9h, na Rua Fernandão (ao lado do Beira-Rio). O custo é de R$ 120 para os associa-dos, com o ingresso incluso e trajeto ida e volta. Para transporte aéreo, é preciso consultar a agência.

Ao todo, serão 1,2 mil

Mesquita busca título de Utilidade Pública

Inter lança pacote de viagem para torcedores

lugares destinados aos vi-sitantes em Edson Passos. As entradas serão comer-cializadas nas bilheterias do Beira-Rio, pela internet, e nas lojas do Fluminense no Rio de Janeiro a partir da

Nesta quarta--feira, a Câ-mara de Ve-

readores deve apreciar a proposta solicitando que a Associação Mesquita de

Araranguá Esportes e Cultura (MEC) receba título de reconhe-cimento como entidade de utilidade pública. O do Projeto de Lei é do vere-ador Lourival João, Cabo Loro.

Nos gramados, a As-

sociação tem conquistado bons resultados. Nessa temporada, em seu retorno as competições oficiais, o Mesquita foi vice-campeão do Campeonato de Futebol da Segunda Divisão pro-movido pela Liga Atlética

da Região Carbonífera (LARM). A campanha ga-rantiu o acesso ao campe-onato da primeira divisão de 2017. O campeão da 2ª divisão foi o Internacional, de São Defende, Criciúma.

A Associação Mes-

quita, cujo presidente é Wagner Fernandes Tei-xeira, tem como demais integrantes de diretoria, Edson Francisco da Silva (vice-presidente), Nélson Aguiar Coelho (secretá-rio), Vanderlei de Souza

(tesoureiro). Já o Con-selho Fiscal é integrado por: Carlos Eduardo Ma-ciel Silva, Márcio Patrício Destro, Claudionir Sil-vano, além dos suplentes Antônio Manuel Plácido e Osnildo Batista de Sá.

quinta-feira. Cada ingresso custa R$ 30.

O Inter chega à última rodada do Brasileirão na 17ª colocação na tabela, com 42 pontos, dois a menos que o Sport, 16º, e a três do Vitória,

15º. Numa projeção que leva em conta o saldo de gols dos três rivais, o Inter se apega à combinação mais "simples" para escapar: triunfo no Rio e empate do Leão na Ilha do retiro – os baianos também podem cair em caso de der-rota para o Palmeiras, mas a diferença de saldo é de cinco gols. Colorado e Flu se enfrentam ás 17h deste do-mingo, no Giulite Coutinho.

>> Excursão para Inter x Fluminense - 38ª Rodada do Brasileirão:

Transporte terrestre: ônibus semi-leito, saída no sábado (10/12), às 9h, na Rua Fernandão (ao lado do Beira-

-Rio). Valor de R$ 120,00, com ida e volta em ônibus semi-leito e ingresso.

Transporte aéreo: exis-tem várias opções de pacote, consulte a agência. Todo pacote comprado ganha in-gresso de cortesia.

Informações e contato:Agência Piratini ViagensFone/WhatsApp: (51)

98600-0475 ou e-mail [email protected]. Reservas devem ser feitas até sexta (09/12), às 16h.

*Preço especial para sócios; consulte a agência para casos de não associados

*Limite de 12 ônibus na promoção especial

Page 19: Jornal digital 5057 qua_07122016
Page 20: Jornal digital 5057 qua_07122016

QUARTA-FEIRA, 7 DE DEZEMBRO DE 2016