Jornal digital 4607_qui_12022015

20
www.grupocorreiodosul.com.br ANO XXIV EDIÇÃO Nº 4.607 QUINTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2015 R$ 2,00 Grupo 32º 24º Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense Carnaval Operação policial recolhe crack e cocaína Araranguá 13 Página Polícia Geral Geral Criança com apenas oito anos participa de furto Trabalhador se recupera sem traumas Sombrio Acidente Blocos tomam conta de ruas em Balneário Gaivota 7 Página 13 Página 3 Página 4 Página Menina com paralisia cerebral ‘descobre’ o mar Ela Dá Um Banho

Transcript of Jornal digital 4607_qui_12022015

Page 1: Jornal digital 4607_qui_12022015

www.grupocorreiodosul.com.br

ANO XXIV EDIÇÃO Nº 4.607QUINTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2015 R$ 2,00

Grupo32º 24º

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à

tarde e à noite.

Previsão para hoje Extremo Sul Catarinense

Carnaval

Operação policial recolhe crack e cocaína

Araranguá

13Página

PolíciaGeral Geral

Criança com apenas oito anos participa de furto

Trabalhador se recupera

sem traumas

SombrioAcidenteBlocos tomam

conta de ruas em Balneário Gaivota

7Página 13Página3Página

Página 4Página

Menina com paralisia cerebral ‘descobre’ o mar

Ela Dá Um Banho

Page 2: Jornal digital 4607_qui_12022015

PolíticaJarbas Vieira

Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

[email protected]

(48) 9966.5326

CH

ARG

EPo

r: C

AZO

“Eu vou voltar, e mais cedo do que se imagina”.

Ele disse: ‘

‘Vice e ex-prefeito de Criciúma, Marcio Búrigo (PP), em passagem pela Assembleia Legislativa, manifestando otimismo em dar

o “troco” em Clésio Salvar (PSDB).

Zica vai a encontro com o ministro Kassab Ministro das Cida-

des, Gilberto Kassab (PSD), recebeu em

Brasília um grupo de mais de 30 prefeitos de Santa Catarina acom-panhados pelo deputado federal João Rodrigues (PSD), para que eles apresentassem as demandas de seus respectivos municípios. Da Amesc, apenas o prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin, o Zica participou da reunião. O ministro expôs as estratégias da nova gestão do Ministério das Cidades, as diversi-ficadas formas de atendimento de pleitos dos municípios e garantiu o

Prefeito de Jacinto Machado, Antonio de Fáveri (PT) recebeu em seu gabinete, na manhã de ontem, a visita do novo delega-do regional, Ari José Sotto Riva. Ele estava acompanhado do delegado responsável pela comarca de Turvo, André Coltro e da policial civil Maria Aparecida Casagrande. “Foi uma conversa para manter as parcerias existentes entre o município e a DPMU local. Nossa cidade tem sido respaldada pela ação das polícias e juntos, buscamos o trabalho preventivo, como ocorreu em 2014 com a Campanha de Combate as Drogas”, disse o prefeito.

Parceria renovada

(48) 3522-3777

Saída (1)Nos bastidores do Poder já é

dada como certa a saída do secre-tário de Estado da Administração, Derly Massaud (PMDB), após o Carnaval. Trazido ao Governo do Estado pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), na época como secretário de Comunicação, Derly assumiu a atual Pasta no primeiro man-dato de Raimundo Colombo (PSD). Talvez um dos motivos de sua saída esteja em sua própria consciência. Como secretário de Comunicação, Derly defendeu a Descentralização com unhas e dentes. Porém, já na condição de secretário de Administração de Colombo, foi um dos responsáveis pelo projeto de reforma admi-nistrativa que, de certa forma, enfraquece bastante o modelo de governo pensado por LHS.

Saída (2)Atual suplente de vereador

e ex-prefeito de Timbé do Sul, Valdir Savi Sobrinho, o Tio Quira, que chefiou o Poder Executivo por dois meses durante o pro-cesso de cassação do ex-prefeito Nailor Biava, deixou o PP. Alegou incompatibilidade de ideias com o comando do partido. “Na minha opinião tínhamos que batalhar por uma candidatura única, juntando forças para o bem de Timbé”, disse. Apesar de receber alguns convites, Tio Quira irá ficar sem filiação, por enquanto.

melhor atendimento possível para o Estado. João Rodrigues disse que os prefeitos fizeram diversos

pedidos na área do saneamento e infraestrutura. Explicou que todas as demandas apresentadas

serão protocoladas no Ministério das Cidades. “A tramitação será técnica e os prefeitos contatados para complementar os projetos, a apresentação dos mesmos para discussão de aperfeiçoamento, re-dução do escopo para que possam tramitar e serem aprovados o mais rápido possível”, disse o ministro. Kassab confirmou presença na festa de aniversário do deputado João Rodrigues, em Chapecó, no dia 27 de março. O aniversário é no dia 23, mas a festa ficará para sexta-feira com a presença de vá-rias lideranças catarinenses.

Em sua fala na tribuna, o vereador Ademir Cardoso, o Dimi, fez juras de amor ao PMDB, partido que lhe deu a oportunidade de realizar o sonho de sucessão de seu fa-lecido pai, Pedro Ta-ciano Cardoso (PP). “É lamentável dizer que no momento em que ele não pode mais ajudar o partido, que entrou em doença, o partido lhe abandonou. Eu sai do partido porque não fui convidado para ser candidato (...) Hoje eu sou vereador pelo PMDB, com muito orgulho, porque foi onde tive oportunidade, porque se não fosse o PMDB me dar a oportunidade, o pai tinha ido e não tinha deixado um sucessor, que era tudo o que ele queria ver ainda na terra”, comentou.

Gratidão ao PMDB

www.vitaanalise.lablaudo.com.br

Page 3: Jornal digital 4607_qui_12022015

“Fazíamos sempre aquela manobra. O caminhão vinha de ré e nós saltáva-mos antes do fim da rua e orientávamos o motorista para que parasse no local certo, mas naquele dia não deu tempo”, afirma Ari.

De acordo com ele, o caminhão manobrou um pouco de lado, permitindo que o colega saltasse, mas não sobrando espaço para que fizesse o mesmo. “Não deu tempo de pular. Só o que pensei foi em apertar a campainha (mecanismo instalado na traseira para que avisem o momento de parar para a coleta), mas também não consegui.”

Ari diz lembrar que a base onde estava de pé ba-teu no muro, quebrando--o, e que a estrutura que ficava na altura de seu tórax o prensou contra os tijolos. Ao vê-lo esmaga-do, o outro coletor gritou, alertando o motorista, que pelo retrovisor viu apenas uma das mãos de Ari, tre-mendo. “Ele ainda teve a noção de frear o caminhão imediatamente e, ao ver o que tinha acontecido, foi para frente. Já pensou se é alguém que se apavora e pisa no acelerador, me esmagando ainda mais?!”, enfatiza o trabalhador, retirando qualquer culpa dos ombros do motorista que inclusive, abalado pelo acidente, pediu para deixar de exercer a fun-ção.

Liberado do que o prendia contra o muro, Ari caiu sentindo fortes dores na região do peito, mas o tempo todo perma-neceu consciente. “Achei que tinha arrebentado tudo por dentro. Lembro do motorista nervoso ten-tando ligar pro socorro, de alguém lhe trazer um travesseiro e de uma moça que segurava um guarda--sol para me proteger”, conta Ari, referindo-se à Marília da Silva Miguel, moradora do local onde houve o acidente e que

nação hospitalar, ele não guarda mágoa ou trauma emocional.

Naquela sexta-feira, 14 de novembro, fazia cerca de um mês que Ari - como é conhecido - havia voltado ao trabalho que, antes, havia realizado por três anos e meio. “Traba-lhei vários anos na coleta de resíduos, fui até moto-rista por um tempo, e saí justamente pelas dificul-dades em trabalhar com aquele caminhão”, lembra Arildo, em entrevista con-cedida ao Correio do Sul. Segundo ele, o fato de ser um caminhão normal de carga exige maior esforço e habilidade dos coletores, que precisam jogar o ma-terial para o alto e ainda executar a descarga ao chegarem à central de reciclagem.

Tendo mudado para o ramo de confecções, em Sombrio, resolveu vol-tar à função que apren-deu a gostar e da rotina que sentiu falta durante o tempo afastado. Já se encaminhando para o úl-timo período de trabalho naquela sexta-feira, Ari e o outro coletor se manti-nham na estrutura atrás do caminhão onde eram transportados entre uma coleta e outra.

Em uma rua sem saí-da da comunidade de Vila São Cristõvão, em Santa Rosa do Sul, o motorista deu ré no veículo, como costumava fazer naquela via, até mesmo para faci-litar o trabalho de coleta.

Geral 3Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

Valdinei Nichele

Rafael Andrade

O acidente

> SANTA ROSA DO SUL

Os acidentes de trabalho foram

comuns e muitas vezes trá-gicos na região em 2014.

Uma das vítimas foi Adenilson Antunes Ca-bral, de 31 anos,pedreiro que caiu de uma altura de cerca de seis metros, lesionou várias vértebras e perdeu os movimentos. Adenilson mora na Lagoa de Fora, em Balneário Gaivota, e desde que ficou tetraplégico, movimen-tando somente o pescaço, a vida da família deu uma guinada para pior.

Bem pior foi a situação de Luiz Paulo Pereira, 32, também pedreiro, atingido por uma parede que caiu matando-o. O acidente aconteceu no Balneário Arroio do Silva.

Felizmente, nem todas as histórias tiveram final infeliz.

Embora a dor sentida no momento em que sofreu o inédito acidente seja ain-da uma viva lembrança, Arildo da Costa Oliveira quer mesmo é se recupe-rar logo para poder voltar a fazer o trabalho que aprendeu a amar. Mesmo tendo sido prensado contra um muro pelo caminhão dirigido por um amigo e co-lega de trabalho, o coletor de lixo de 45 anos vê o fato como um triste e dolorido acidente que, após sua recuperação, será apenas mais uma história para contar. Passados quase três meses,do incidente que o levou a uma inter-

Esmagado por veículo se recuperaArildo da Costa Oliveira foi prensado contra um muro pelo

caminhão onde trabalha como coletor de resíduos. Por sorte sofreu apenas fraturas na clavícula e não ficou com traumas

Acidente de Trabalho

³Ari se recupera bem e não culpa colega pelo fato

³Tomazinho assumiu presidência da colônia

> SÃO JOÃO DO SUL

A diretoria da Colônia dos Pescadores de São João do Sul tomou posse na tarde da última sexta-feira. Tomaz Feliciano Coelho, o Tomazinho, assumiu o car-go no lugar de José Raupp dos Santos, o Zé Marinho, que morreu há duas sema-nas vítima de um infarto fulminante. A sede da colô-nia de São João fica na Vila Conceição, onde aconteceu a solenidade de posse com a presença do presidente da Federação dos Pesca-dores do Estado de Santa Catarina, Ivo da Silva.

Pescador há mais de 30 anos, To-mazinho mora próximo ao local onde dedicou boa parte de sua vida. “Vamos reduzir gastos, aumentar o número de associados e focar nos direitos e deveres de cada pescador”, planeja Tomazinho. Ele prometeu empenho e modernizar a colônia, que conta com 180 associados.

O mandato de Toma-zinho encerra no dia 1º de dezembro de 2017 e a maior parte dos associados é da própria cidade-sede, com alguns de Santa Rosa do Sul, Passo de Torres, Praia Grande e Sombrio. O cargo de secretário, que também é o vice-presidente foi ocupado por Jadir dos Santos Raupp.

“Há 40 colônias em nosso estado e esta de São João é uma das mais atuantes. São duas as gran-des lutas dos pescadores neste momento: revogar a portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a pesca de mais de 70 espécies e reivindicar 15 dias do período do defeso da tainha, em vez

Presidente assume propondo economiade 15 de maior, que vigora atualmente, para 1º de maio com seguimento até 31 de junho. Nesta segun-da briga já levantamos vá-rios documentos, os quais já foram encaminhados e protocolados no Ministério da Pesca”, informa Ivo. Na parte social, o presidente da Federação, que também é coordenador nacional de pescadores e aquicul-tores, realça que há uma grande luta no Congresso Nacional para que a idade de aposentadoria dos pes-cadores seja mantida em 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens. “Queremos manter a ativi-dade familiar”, resume Ivo.

conversou com o Correio do Sul no dia seguinte.

Por cerca de 15 mi-nutos Ari permaneceu

deitado até a chegada dos Bombeiros de Som-brio, que o levaram até o Hospital Regional de Araranguá, onde perma-neceu internado por cinco dias, até receber alta com duas fraturas na clavícu-la direita e sem maiores lesões internas.

Ari se recupera bem e em casa, no bairro Parque Rosita, em Santa Rosa do Sul, onde reside com a esposa e, num imóvel nos fundos, o filho, a nora e a neta. O prazo dado para sua recuperação é de 90 dias, seguidos de fisiotera-pia. “Nunca havia passado por uma situação daquela e acredito que nasci de novo, mas se Deus quiser quando melhorar volto a trabalhar no recolhi-mento”.

Assim como ele e o motorista, segundo Ari, o outro coletor também dei-xou o trabalho, retornan-do ao Rio Grande do Sul.

Page 4: Jornal digital 4607_qui_12022015

pal tema de uma reunião realizada no fórum com a presença dos promotores Júlio Fumo Fernandes e Henrique Laus Aieta, do prefeito em exercício Rodrigo Turatti, e os secre-tários municipais Maria Aparecida Costa, a Cida e Everton José da Silva. O presidente da CDL Ara-ranguá, Clézio Manoel Motta, representou os mais de 400 lojistas asso-ciados, assim como Kleber Frigo da Aciva (Associação Empresarial), Jadna Ze-nilda Farias do Sindilojas

Geral4 Correio do Sul Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Valdinei Nichele

Momento de alegria e de superaçãoPara Todos

> BALNEÁRIO GAIVOTA

Ir até a praia, cami-nhar na areia, entrar

no mar e sentir as ondas. O que para muitos é algo normal, para a pequena Grisiane Ferrão de Mene-ses, de nove anos, não é tão simples assim. Diagnostica-da com paralisia cerebral do tipo diparesia espástica, o sonho de se banhar no mar só foi possível de realizar através de um projeto social executado através de uma parceria entre a prefeitura de Balneário Gaivota e o Corpo de Bombeiros que atua nas praias durante a temporada de verão. Pas-sando parte da vida entre idas e vindas ao Rio Grande do Sul para receber trata-mento, ela retornou à região à dois meses e já avisou a mãe: “quero ficar”.

Na estreia do Praia Para Todos, projeto exe-cutado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Gaivota em parceria com o Corpo de Bombeiros e Guar-das Vidas, em que a entrega de uma cadeira anfíbia oportunizou que pessoas com necessidades especiais

³Grisiane tem paralisia cerebral e adorou tomar o seu primeiro banho de mar

Encontrando em Gaivota apoio para inclusão, a pequena Griziane já avisou a mãe: “quero ficar”. Próximo passo é a matrícula no ensino regular

pudessem tomar banho de mar, Grisiane foi a estrela da festa. Natural de Caxias do Sul/RS, a menina voltou a morar aqui na região, de onde sua família é, à apenas dois meses, mas já encon-trou muitas oportunidades que a estão fazendo feliz e trazendo conquistas como nunca antes. “Ela saiu de dentro de casa mais vezes aqui em dois meses do que nos últimos dois anos na serra gaúcha”, contou a mãe, Noemi Ferrão, 58, ao Correio do Sul.

Vítima de paralisia do diparesia espástica, segun-do explica Noemi, a pre-visão era de que Grisiane não passaria dos primeiros meses de vida, já que a doença causaria atrofia e impossibilitaria seu corpo de executar as funções vi-tais. Mas, “com fé, muita dedicação e estímulo da família”, a menina não ape-nas sobreviveu como vem superando cada obstáculo que surge, buscando cada vez mais a sua inclusão junto à comunidade que escolheu para viver.

Noemi conta que a ne-cessidade de atendimento junto à AACD (Associação

Apoio e superação

> ARARANGUÁ

A funcionalidade projetada para o extinto BR Shopping construído às margens da BR 101, nas imediações do prin-cipal trevo de acesso da cidade, que já abrigou o Fórum de Araranguá, há anos cedeu espaço para a ociosidade, o vandalis-mo, a prostituição e a in-segurança dos morado-res daquela localidade.

Na manhã desta quarta-feira, o prédio abandonado foi o princi-

Grupo discute solução para o BR Shopping(Sindicato Varejista) e Everaldo Pereira Costa do Sindicont (Sindicato dos Contabilistas).

“A construção tornou--se um risco para a popu-lação, além da propaganda visual negativa para Ara-ranguá. A depredação da infraestrutura, a invasão dos mendigos e o ponto de drogas têm exigido ação imediata das autoridades. Vamos lutar juntos por uma definição”, afirma Clézio.

Corpo de Bombeiros, Fundação do Meio Am-

biente, Vigilância Sani-tária, Defesa Civil, Bem--Estar Social e procura-doria realizaram vistoria e confeccionaram um laudo do prédio, apre-sentando seus pareceres à Promotoria de Justiça. O próximo passo é entrar em contato com os pro-prietários da construção, quando será estabelecido um prazo para a regula-rização. Caso o proble-ma não seja resolvido, uma atitude definitiva será tomada pelo poder público.

de Assistência à Criança Deficiente) fez com que a família permanecesse na serra gaúcha, de modo a es-tar mais perto da instituição em Porto Alegre. De acordo com o local do tratamento, a família mudava, de modo a tornar mais cômoda a vida da filha. “Praticamente larguei tudo para poder me dedicar aos cuidados dela”, afirma Noemi, que trabalhava com estética feminina e é mãe de sete, sendo Grisiane a mais nova.

A menina tem a com-panhia constante da irmã Natália, de 11 anos, a quem Noemi credita boa parte de seu desenvolvimento. “Ela se espelha na irmã, tenta fazer as coisas que a Natália faz e recebe esses estímu-los constantemente, tanto dela quanto dos sobrinhos”, explica.

Orgulhosa em falar das

conquistas da filha, Noemi salienta a alegria ao voltar para Balneário Gaivota, onde diz ter encontrado todo o apoio necessário para ampliar as melhoras de Gri-siane. “Onde morávamos havia muitos morros e era

praticamente impossível sair com a cadeira de rodas. Como não temos carro, ela passava muito tempo em casa, na frente do computa-dor. Já aqui, passeamos nas ruas, vamos até a praia... O município vem demons-trando a preocupação com a acessibilidade e nós, fe-lizmente, estamos podendo usufruir”, conta Noemi, que reside no balneário Santa Fé, lado norte de Gaivota.

Além das rampas de acesso construídas nas cal-çadas da avenida Beira Mar, o projeto Praia Para Todos proporcionou a mais nova conquista à Grisiane. De acordo com Noemi, ao chegarem ao balneário, a

menina não queria nem mesmo se aproximar da praia; mas, aos poucos acei-tou chegar à areia, depois foi convencida de ir até a parte rasa, carregada pela mãe. A cadeira anfíbia ampliou essa possibilidade, fazendo--a entrar no mar de ver-dade, com direito a banho completo e o ‘tradicional’ gole d’água. “Achei muito legal e ao mesmo tempo fiquei com medo”, contou Grisiane.

Superado o medo do mar, no dia seguinte já queria voltar. “Através do projeto elaborado pelo Cras conseguimos a cadeira e fi-zemos essa parceria com os Bombeiros, que já tinham

demonstrado interesse”, explicou a prefeita em exercício, Terrimar Ramos Pereira.

Para o próximo ano, salienta a prefeita, o projeto deve ser ampliado. Já para Grisiane, o que se ampliam são as conquistas. Informa-da de que a Escola Munici-pal Professor Darcy Ribeiro terá condições de recebê-la, se apressou em afirmar que vai com a mãe efetuar a matrícula. E quanto a deixar o município, ela dei-xa claro que quer mesmo continuar morando em Balneário Gaivota. “Nossa cidade de coração. Aqui não encontramos discrimina-ção”, afirmou Noemi.

Page 5: Jornal digital 4607_qui_12022015

PolíticaRolando Christian Coelho

Geral 5Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

Presidente da Câmara dos Depu-tados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), está fortemente influenciado a levar a reforma política adiante

no Congresso Nacional. Dentre uma dezena de mudanças que poderão acontecer está o alinhamento de todas as eleições no Brasil, que seriam feitas em uma única data, de vereador a presidente da República. Para que a reforma tenha ação imediata, seria necessário que os atuais prefeitos, vices, e vereadores exercessem um mandato tampão até 2018, ao invés de até o final do ano que vem. A partir de então, todas as eleições majoritárias e proporcionais coinci-diriam, a cada quatro ou cinco anos, de acordo com propostas a serem analisadas e votadas. Todos os que foram eleitos nos municípios em 2012 não teriam direito a reeleição, pois exerceriam um mandato de seis anos. O último mandato tampão no país aconteceu na década de 1980, quando os prefeitos, vices e vereadores eleitos em 1982 acabaram cumprindo mandato até 1988, ao invés de 1986.

Prefeitos podem ficar até 2018As eleições a cada dois anos foram impostas

pela Constituição de 1988. Na época a ideia era possibilitar com que os brasileiros, que haviam passado por uma ditadura de mais de 20 anos, se acostumassem ao exercício da cidadania através do voto de forma cotidiana. Como se sabe, a experiência não adiantou de nada, se levarmos em conta que a cada pleito o eleitorado vem votando pior.

A tal da unificação das eleições é discutida há muito tempo em Brasília, mas sempre foi bar-rada pela Presidência da República pelos mais diversos motivos. Agora, no entanto, a conversa é outra. Eduardo Cunha está bastante disposto a se notorizar enquanto líder político nacional, provavelmente para fazer dobradinha com Aécio Neves (PSDB) no próximo pleito nacional.

Vale lembrar que qualquer discussão neste sentido tem que ser iniciada de forma quase que imediata, já que precisaria estar votada até setembro deste ano, para ter validade efetiva. É que em outubro de 2015 se inicia o período elei-toral de 2016, e ai nada mais pode ser mudado.

Eder fora do PR (I)Candidato a deputado estadual pelo

PR ano passado, empresário Eder Matos pode deixar o partido e migrar para o PSB. As tratativas com lideranças da cúpula de sua possível nova sigla estão adiantadas, mas ainda são informais. É que Eder ainda está no aguardo de uma posição do depu-tado federal Jorginho Melo (PR) quanto a abertura de espaço no Governo do Estado para líderes regionais de seu partido. Nesta abertura Eder poderia vir a ser valorizado, quem sabe, até mesmo com o comando de uma gerência da Secretaria Regional. Esperanças a parte, o fato é que Jorginho não tem feito qualquer esforço para garim-par espaço na SDR de Araranguá para seu partido, o que leva a crer que mais cedo ou mais tarde Eder Matos abandone a sigla, migrando de fato para o PSB.

Eder fora do PR (II)Além de sair do PR e migrar para o

PSB, tudo indica que Eder Matos também mudará seu domicílio eleitoral de Ara-ranguá para Meleiro, município aonde já chegou até mesmo a presidir o legislativo, e onde também teve sua maior votação proporcional no pleito estadual do ano passado, atingindo 30,62% dos votos válidos. O objetivo seria o de disputar o executivo municipal ano que vem. Os principais indicativos disto estão ligados a articulação que vem sendo feita entre o PSB, PR, PDT, PT e o PPS de Meleiro, pela formação de um bloco político focado em 2016. Eder está a frente deste projeto e por conta disto tem sido instigado a dis-putar a prefeitura ano que vem.

Rafael Andrade

Hospital fica sem médico por horas

Dom Joaquim

> SOMBRIO

Um caso bem inusi-tado foi registra-

do ontem em Sombrio. O hospital da cidade, o Dom Joaquim, ficou sem médico durante boa parte do dia. A profissional que deveria estar no consultório da emergência no início da manhã ficou do-ente e não pôde comparecer ao trabalho. A gerência da unidade clínica entrou em contato com o plantonista da noite para antecipar o horário de atendimento para minimizar os transtornos ocasionados pela situação.

“A médica que iria traba-lhar durante o dia me ligou cedinho informando que não poderia estar no hospital devido a uma virose. Poderia contaminar colegas de traba-lho e até mesmo pacientes”, informa a diretora adminis-trativa do Dom Joaquim, Luciane Fátima Sperling. O local atende uma média de

O profissional que iria trabalhar no atendimento a pacientes da emergência contraiu uma virose e faltou.

Caso foi solucionado no fim da tarde pela direção

³Serviços no hospital começam a ser reestruturados

Mudanças proporcionaisCaso a reforma política seja de fato leva-

da adiante por Eduardo Cunha, em Brasília, os pequenos partidos deixariam de existir do dia para a noite. É que pelo esboço da reforma seria dado fim as coligações propor-cionais. Com isto aqueles partidos pequenos, que se encostam nos grandes para eleger vereadores e deputados, perderiam grande parte de seu contingente. Estima-se que dos 32 partidos que existem no país, somente oito sobreviveriam. Nos municípios de menor porte até os grandes partidos deixariam de ter representantes. Em Sombrio, por exem-plo, em 2012 o PSDB não se coligou e com isto não conseguiu legenda sozinho para eleger um vereador. Sem a possibilidade oficial da coligação, provavelmente o partido não conseguiria ter candidatos ao legislativo em eleições municipais vindouras.

Meio a meioEm entrevista na AR TV, ontem, secretá-

rio regional Ademir da Silva, o Dema, enfati-zou que os cargos ocupados, ou serem ocu-pados na SDR, necessariamente precisarão ser de pessoas ligadas ao PMDB ou ao PSD. “O que está estabelecido é que seja 50% para cada partido. Nenhum cargo a mais para um, nem para o outro”, ressalta. De imediato a chiadeira foi grande entre outras siglas que também trabalharam em prol da candidatura do governador Raimundo Colombo (PSD), como PDT, PR, Pros, PTB e DEM. Em contato com a coluna, Dema voltou ao assunto. “Esta é uma determinação vinda de Florianópolis, diretamente do Governo do Estado. Sendo assim, só quem pode muda-la é o próprio governador”, disse.

60 pessoas por dia. A situação foi regularizada somente no fim da tarde, quando um plantonista noturno de Porto Alegre chegou para trabalhar.

O Hospital Dom Joa-quim atende principalmente os moradores de Sombrio e Balneário Gaivota. E foi da Gaivota que um dos pacien-tes precisou de atendimento após sofrer um acidente de trabalho e teve que se deslo-car até o Hospital Regional de Araranguá na manhã de ontem. “É a primeira vez que venho aqui e não pude ser atendimento. Fico triste com a situação”, lamenta o montador industrial Emer-son Raupp Guimarães, de 32 anos. Ele estava com um profundo ferimento no nariz e precisava levar pontos.

Dificuldades à parte, Luciane, que representa o Instituto Saúde, Educação e Vida (Isev), que administra o hospital, explica que esta foi a primeira vez que o HDJ ficou sem médico desde que

assumiu a gerência, no dia 1º. “Até os médicos ficam doen-tes. Tentamos contatos com outros profissionais para resolver a ausência da mé-dica. Apesar desta situação, mantemos o atendimento e até mesmo encaminhamos um paciente ao Hospital Re-gional de Araranguá”, relata Luciane.

O Dom Joaquim passou por uma grande crise nos últimos dois anos, quan-do era administrado pela Associação Hospitalar. Ex--funcionários chegaram a organizar greves por falta de pagamento de salários. Os setores cirúrgico, ma-ternal e de internação estão desativados. “Estamos em organização contínua, prin-cipalmente nas áreas de técnicos de enfermagem, radiologia e higienização. Queremos implantar um setor de traumatologia, obs-tetrícia e psiquiatria. Há uma série de planejamentos para que possamos reerguer o hospital”, adianta Luciane. A programação, segundo a direção da unidade, é estrei-tar o serviço de atendimento de forma humanizada. Vinte profissionais atuam no local e este número deve crescer ainda mais à medida que os projetos forem colocados em prática. “Estamos em um processo de conversação com as prefeituras da região, o estado e o poder federal, por meio do Ministério da Saúde e atrás de emendas parlamentares. Sabemos o caminho que podemos percorrer para oferecer um serviço de qualidade ao cida-dão”, almeja Luciane.

DIVERSÃO E LAZER GARANTIDOSQUARTA, SÁBADO E DOMINGOBR101 - KM 413 - ARARANGUÁ

Page 6: Jornal digital 4607_qui_12022015

Fundado em 5 de Junho de 1990 - Dia Mundial do Meio AmbienteJornalista Rolando Christian Sant’ Helena Coelho - Fundador Jornal Correio do Sul

Publicações legais:Tomaz Fonseca Selau

l48l [email protected]

FinanceiroJoice Ramos

l48l [email protected]

Comercial:Igor Borges

l48l [email protected]

Diretor GeralJabson Muller

l48l [email protected]

Diagramação/Arte:Cristian Mello

l48l [email protected]

Sul GráficaJunior Muller

l48l [email protected]

Redação:Marivânia Fariasl48l 9995.9290

[email protected]

Política:Jarbas Vieira

l48l [email protected]

Radio 93FMCássia Pachecol48l 9912.9588

[email protected]

Circulação/Assinatura

l48l [email protected]

Rua João José Guimarães,176, Centro - Sombrio/SC - Fone: (48) 3533 0870

Editora: J. R. Pereira - ME CNPJ 17.467.695/0001-19

C.S. Empresa Jornalística LTDA.

Geral6 Correio do Sul Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Não podemos esperar que os partidos se fortaleçam para queentão promovam as mudanças, mas promover as mudanças para que os

partidos se fortaleçam.Deputado Fernando Coruja (PMDB), sobre sua visão de Reforma Política

“”

Instaladas 12 comissões na AlescPeloEstado

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), conseguiu antecipar as indicações para as comissões perma-nentes da Casa e, com isso, também a instalação de cada comissão.

Ontem mesmo foram instaladas 12 de um total de 19 comissões. O deputa-do Mauro de Nadal (PMDB) vai coordenar a principal comissão do Legisla-tivo, de Constituição e Justiça, responsável pela admissibilidade ou não das matérias. O deputado Marcos Vieira (PSDB) responderá pela Comissão de Finanças e Tributação. A de Saúde ficará com a presidência da petista Ana Paula Lima; Ética e Decoro Parlamentar com o deputado Kennedy Nunes (PSD); Transporte e Desenvolvimento Urbano com o deputado João Amin (PP). O líder do governo, deputado Silvio Dreveck (PP), será também coor-denador da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Minas e Energia; os deputados Dirceu Dresch e Neodi Saretta, ambos do PT, vão responder pela presidência das comissões de Direitos Humanos e de Pesca e Aqui-cultura, respectivamente. A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas continua com o deputado Ismael dos Santos (PSD), enquanto o estreante deputado Patrício Destro (PSB) responderá pela Comissão de Proteção Ci-vil. O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) vai coordenar a comissão de Educação, Cultura e Desporto e o também estreante Rodrigo Minotto vai presidir a Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Rela-ções Internacionais e do Mersocul. A partir da sessão de hoje serão instala-das as comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, Turismo e Meio Ambiente, Agricultura e Política Rural, Defesa dos Direitos da Crian-

ça e do Adolescente, Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Legislação Parti-cipativa e Segurança Pública. Somente após a instalação das comissões pode iniciar efetiva-mente o trabalho legislativo, uma vez que todas as matérias, antes de irem a Plenário para votação, são analisadas nas co-missões permanentes.

Líder A deputada Luciane Carminatti foi escolhida ontem, por consenso, para ser líder da bancada do PT na Assem-bleia Legislativa. Terá a missão de apro-ximar o partido da bancada e vice-versa. Em conversa com a Coluna Pelo Estado, reafirmou que liderará uma bancada de oposição ao governo Raimundo Co-lombo, conforme decisão do partido. E mesmo com a flagrante desvantagem numérica.

Há vaga Já o governo continua sem vice-líder. O líder foi escolhido no PP, depu-tado Silvio Dreveck, e havia a expecta-tiva que o PMDB indicasse o vice-líder. Mas o deputado Antônio Aguiar, líder da bancada peemedebista, revelou que não houve conversa entre os colegas de sigla sobre isso. Tampouco um convite formal por parte do governo.

Aposta nos jovens Deputados Valdir Cobalchini, presidente em exercício do PMDB, e Gean Loureiro tiveram reunião com a Executiva da Juventude do partido.

A convenção estadual que vai escolher a nova executiva vai acontecer no dia 28, em Canoinhas. O objetivo é ampliar o número de candidatos da juventude dis-putando as eleições municipais de 2016.

Confirmados ontem 109 casos de dengue e 1.400 focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, no estado. Os municípios com mais focos são Chapecó (355), São Miguel do Oeste (152) e Joinville (135). Entretanto, a maior concentração de ca-sos confirmados - 84 - é em Itajaí.

Startup O Sebrae-SC está com inscrições abertas para a quinta turma do Programa de Capacitação Startup SC, baseado em mentoria e educação empresarial para estimular a criação de novos empre-endimentos e atender empresas que já possuem produtos ou clientes. Até o dia 9 de março, qualquer pessoa física ou ju-rídica que tiver algum projeto inovador que se enquadre nos perfis do progra-ma, pode se inscrever por meio do site http://www.startupsc.com.br.

Andréa Leonora �lorian��olis ���lorian��olis �� 12Fev15

Edua

rdo

Gue

des

de O

livei

ra /

Agên

cia

AL

Alunos da Apae visitam barracão

Escola de Samba

> SOMBRIO/ARROIO

Po r v o l t a s d a s 14h30min desta

quarta-feira o barracão da escola de samba Unidos do Arroio ficou mais alegre do que já é. Marcada a uma semana, a visita dos alu-nos da Apae de Sombrio era esperada com expec-tativa pelos membros da agremiação carnavalesca.

Os visitantes chega-ram animados, abraçando os integrantes da escola que estavam preparan-do os últimos detalhes do desfile, dançando ao som do samba enredo e experimentando algumas

Na tarde de ontem, carnavalescos da Unidos do Arroio receberam uma visita mais que especial e animada

³Alunos da Apae cantaram, dançaram e até experimentaram algumas fantasias

fantasias. Os sombrienses estavam acompanhados por três professoras. Uma delas, Mara Matos, falou do que levou o grupo ao Balneário Arroio do Silva para conhecer os prepa-rativos do Carnaval 2015. “Estamos trabalhando o tema Carnaval através do centro de convivência da escola, e achei essencial eles saberem mais sobre o assunto. A Unidos tem tudo o que o Carnaval representa, brilho, beleza e sobretudo cultura” sa-lientou Mara.

Para o carnavalesco James Périco o encontro foi emocionante. “Nin-

guém imagina o carinho que tenho por esses alunos da Apae. É comovente ver o sorriso e a alegria de-les ao chegarem ao nosso barracão, ouvindo nosso samba enredo, dançando e prestando atenção em tudo”, frisou Périco.

O casal presidente da escola Gilmar Luís Dutra e Aline Dahm Dutra, tam-bém gostaram da visita. “É de grande valor receber associações e entidades, deste modo podemos mos-trar nosso trabalho e en-riquecer culturalmente os alunos. Sempre as portas de nosso barracão estarão abertas”, ressaltou o casal.

Page 7: Jornal digital 4607_qui_12022015

Geral 7Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

sociais e mantendo um time que leva o seu nome e está na elite do futebol sombriense. “Hoje somos uma Associação Cultural e Esportiva”, lembra Dou-glas Menegueti, o Palola. Ele tem razão, ninguém fala em futebol e projeto social em Sombrio sem falar no 6Caneco.

Ah, e só para fazer justiça, Elite é o nome de um bloco formado princi-palmente por moradores de Santa Rosa do Sul.

O Bekarai surgiu da junção de dois blocos há sete anos e tem um boneco como símbolo. O grupo inovou neste carnaval e o acesso a sua festa é com a aquisição de um abadá,

dos primeiros, Os Barti-ras, foi criado por gaúchos que veraneavam na Gaiva (Gaivota para os íntimos). O 6Caneco (no singular mesmo) também está en-tre os mais antigos. Os fundadores andavam em um Opala e na camiseta deles estava escrito algo assim: “Se você acha que eu bebo demais, não se preocupe, meu motor tem potência pra 6 caneco”. Além da frase péssima, a qual somente o car-naval torna justificável, como coube isso tudo na camiseta é um mistério. Mesmo assim o grupo cresceu, apareceu e hoje permanece durante todo o ano realizando ações

> SOMBRIO/GAIVOTA

Os nomes são es-tranhos – Beka-

rai, Made in Japa, 6Cane-co, Bola de Fogo – mas o objetivo é nobre: se diver-tir muito no carnaval, da forma mais democrática e familiar possível. Não que isso exclua muita bebida e som alto, mas garante a presença de crianças, idosos, jovens, amigos, inimigos e a possibilidade de fazer novas amizades e até as pazes com desa-fetos.

Os blocos de rua surgi-ram espontaneamente em Sombrio para desfilar em Balneário Gaivota. Um

animam carnaval de rua

que substitui a tradicional camiseta. Segundo um dos membros, Moisés Ricardo Caetano, o bloco junta cerca de 500 pessoas.

O Made nasceu em 2001 representando o bairro Japonês, que au-toridades cismaram de trocar o nome para Janu-ária. Começou confeccio-nando 200 camisetas para o carnaval, e hoje passa de 400. O fundador foi Rafael Réus da Silva, em parceria com um amigo. Mais tarde Rafael foi mo-rar nos Estados Unidos e um irmão tomou seu lugar no Made in Japa. Quando voltou ele reassumiu seu posto e o orgulho pelo bairro que é um dos mais

organizados de Sombrio. Com o tempo, porém,

até as velhas folias de rua tiveram que se adaptar as exigências legais. Os desfiles e festas precisam colecionar uma série de alvarás e autorizações e

a prefeitura de Gaivota entrou na história des-tinando local específico para cada bloco. Este ano, com tendas e boa estrutura, a Terceira Avenida é deles a partir desta sexta-feira.

Blocos

Bloco Bekarai

Bloco 6 Caneco

Bloco Made in Japa

Page 8: Jornal digital 4607_qui_12022015

Entretenimento Novelas - Horóscopo - Diversão

Cruzadinha

NovelasBoogie oogie - 18h

Alto Astral - 19h

Império - 21h

Tina se descontrola e briga com Laura. Caíque comenta com Escobar que ele sente que o espírito de Bella de alguma forma precisa dele. Tina revela seu segredo a Lau-

ra, deixando a jornalista abalada. Úrsula deduz que Marcelo esteve no Nordeste com Maria Inês e pede ajuda a Débora para comprovar sua suspeita. Azeitona e Caíque agradecem a gentileza de Ana Dirce e Meire.

Susana exige que Cristina devolva seu diamante. Carlota tenta descobrir o que Vitória falou com Corvo. Pedro fica furioso ao saber que Sandra viajará com Rafael. Carlota

afirma a Homero que Sandra será a próxima vítima do Corvo. Solange tenta convencer Beto a enganar Carlota. Luísa pede para o marido fazer uma auditoria na Vip Turismo. Rodrigo e Daniele voltam de viagem e Gilda conta que está grávida.

Maria Marta não aceita a demissão de José Pedro. Beatriz cobra novamente uma resposta de Enrico. Amanda conversa com José Pedro. José Pedro en-

frenta José Alfredo. Maria Clara e Cristina discutem. Enrico conversa com Beatriz sobre Cláudio e ela se emociona. Maria Clara conversa com Amanda sobre Silviano. Cora conversa com Téo. Antônio vai ao salão da Xana. Xana e Luciano se encontram. Cora e Téo vão à joalheria Império.

Rapidinhas

Correio do Sul Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Áries 21/03 a 20/04A lua minguante é um período oportuno para refletir e con-cluir pendências, ariano. Momento em que estão favorecidas atitudes que eliminam velhos padrões e situações.

Leão 21/07 a 20/08

Sagitário 21/11 a 20/12Há a percepção de que você está numa fase de limpeza e de finalização. A lua minguante é importante para que você se conscientize do que é preciso eliminar.

Gêmeos 21/05 a 20/06A lua minguante oportuniza a resolução de questões pen-dentes, geminiano. É um momento de você refletir sobre como tem vivenciado na prática o que prega em teoria.

Libra 21/09 a 20/10A lua minguante reflete um momento importante para sanar questões financeiras. É uma fase onde você refletirá sobre os valores que lhe são essenciais.

Aquário 21/01 a 18/02O sol em seu signo e a lua em escorpião, indicam que che-gamos à fase minguante da lua. O momento é oportuno para resolver situações ligadas à carreira e às emoções.

Touro 21/04 a 20/05A fase lunar minguante recai sobre o setor de relacionamentos taurinos. É a oportunidade de você refletir sobre atitudes que precisam ser findadas nas relações.

Virgem 21/08 a 20/09Chegamos ao momento da lua minguante que é propí-cio à reflexões e a resolução de pendências. Momento em que você se dá conta de aspectos que é preciso eliminar e transformar.

Capricórnio 21/12 a 20/01Profundas reflexões sobre o seu papel em determina-dos grupos e empresas. Questões importantes a serem finalizadas envolvendo amigos.

Câncer 21/06 a 20/07A lua minguante indica um período de reflexões e interio-rização aos cancerianos. Questões muito importantes rela-cionadas à vida afetiva passam por uma conclusão de ciclo.

Escorpião 21/10 a 20/11A lua em seu signo e o sol em aquário, caracterizam a fase lunar minguante. Um momento oportuno para deixar para trás velhas situações e padrões.

Peixes 19/02 a 20/03A lua minguante indica que ao longo dos próximos dias há uma energia mais introvertida. O momento é oportuno para refletir sobre o que deve ir embora de sua vida, pisciano.

Horóscopo

A lua minguante indica que os próximos 7 dias são de introspecção e reflexão. É uma fase oportuna para resolver questões ligadas aos relacionamentos e à vida familiar.

E a fofoca rola solta nos bastidores do BBB15. Cézar, Adrilles e Tamires con-versavam na sala sobre música e falavam sobre seus músicos favoritos na música brasileira. Thiaguinho, Luan Santana e outros nomes foram citados pelos Brothers. Sertanejo de tudo, o Cowboy do interior do Paraná disse que gosta bastante do astro da música caipira nacional, mas duvida um pouco da orientação sexual do cantor – como se isso importasse a mais alguém que o próprio Luan.

“Eu gosto do Luan, ele é simpático. Só é gay (Risos)!”, disparou, antes de fazer a turma cair no riso. Fica no ar a pergunta: O que tem de mal ser gay?

O assunto continuou e os Brothers ainda brincaram sobre o fato de Tamires já ter comprado DVDs piratas de alguns artistas, depois que ela assumiu que já fez isso. Aos risos, a sister negou o fato.

Carlos Villagrán, o Kiko do seriado Chaves, falou no programa de televisão Al Rojo Vivo, do canal latino Telemundo (EUA), sobre a relação extra-conjugal que teve com a atriz Florinda Meza, a dona Florinda.

Passados dois meses da morte de Roberto Gómez Bolaños, o ator e come-diante revelou que não considera o que viveu ao lado da atriz como ‘algo mau’ e sim como ‘algo indevido’, que não deveria ter acontecido.

Sem maiores detalhes desse rela-cionamento, Villagrán comentou que ‘foi uma coisa de um pouco mais que amigos’, que quando terminou não afetou seu ca-samento e nem sua relação profissional com Florinda.

O intérprete de Kiko disse ainda que já não vai brigar pelos direitos do persona-gem, cuja caracterização foi sua criação e não de Bolaños, e confirmou que das reprises da série, ele não recebe nem um centavo.

Page 9: Jornal digital 4607_qui_12022015

Bervaldo e Nani Zilli rindo a toa com os borbu-rinhos sobre o Confete e Serpentina, tradicio-nal Baile de Carnaval do Grêmio Fronteira, que acontece amanhã e promete reunir as turmas mais animadas das Avenidas na festa mais esperada do ano. Certeza de sucesso!!

Ainda dá tempo de fazer uma produção linda como essas para divar nesse carnaval. Só ligar para o Cidinha Centro Estético e agendar um horário. Pra quem quiser ver melhor os makes é só acessar o blog.

Look da Semana

Ela que já faz sucesso no programa da Karem Suyan, essa semana tá fazendo no papodeguria. Vem espiar o que a Amália Pereira Mondo tá usando hoje!!

Dias de muito trabalho pedem descanso! Neném e Sheila, leia-se Alternativa Pizzaria, foram curtir as belezas de Porto Seguro. Mere-cem muito!

Colunista querida de Araranguá, Margareth Silva, reuniu amigas para comemorar seu aniver com as delícias do Cheff Mário e aquela espumante geladinha!! Parabéns Marga!!!

Papo de GuriaBy Vanessa Bertoncini

Correio do Sul Quinta-feira,

12 de Fevereiro de 2015

@papodeguria

facebook.com/papodeguriaPapo de GuriaBy Vanessa Bertoncini

Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

@papodeguria

facebook.com/papodeguria

Page 10: Jornal digital 4607_qui_12022015

10 Correio do Sul Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015 Publicidade

Page 11: Jornal digital 4607_qui_12022015

Polícia 11Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

³Motociclista foi socorrida com ferimentos leves depois da colisão com carro

Carro de autoescola acerta motociclista

Instrutora de autoescola se distraiu com um barulho e acabou ‘juntando’ uma moça de moto em cheio na avenida

Instrutora no Volante

> ARARANGUÁ

Depois de uma mu-lher ter sido atrope-

lada enquanto atravessava a faixa de pedestres esta se-mana, agora foi a vez de um carro de autoescola acertar em cheio uma motociclista no Centro de Araranguá. O automóvel era conduzido por uma instrutora de direção. O caso aconteceu na manhã de ontem e deixou a condu-tora da moto, que estava de capacete, apenas com leves escoriações.

O acidente aconteceu às 8h15min na rótula da ave-nida Sete de Setembro com a avenida Engenheiro Mes-quita, no Centro. Segundo a Polícia Militar, a condutora do carro é instrutora da au-toescola e estava sozinha. A mulher, que tem 40 anos de idade, alegou que teria se distraído com um barulho externo, olhou para o lado

e, ao retomar a atenção ao trânsito, já era tarde demais.

O veículo Gol branco da autoescola, placas AWK-5760 de Araranguá, colidiu de frente contra a Biz placa MKZ-7958 de Araranguá, conduzida pela jovem Karine de Neto Cardoso, de 18 anos, que estava de capacete. De acordo com o Corpo de Bom-beiros, que socorreu a jovem nove minutos após a colisão, ela estava consciente e bem orientada quando a equipe chegou. Com sinais vitais estáveis, Karine apresentava apenas machucados leves no cotovelo do braço direito e reclamava de dor no joe-lho esquerdo. Ela foi levada para o Hospital Regional de Araranguá.

Nas redes sociais,pessoas criticaram e defenderam a instrutora. “Ela foi minha instrutora também, uma ótima instrutora, atenciosa, cuidadosa e dedicada comigo e seus alunos. Se sou uma boa motorista hoje, a graça

é dela”, argumentou uma internauta.

Outras pessoas ainda criticaram o sistema de rótu-las do município, defendendo a instalação de semáforos. “Eu creio que o tempo de rótula já passou para nos-sa cidade, principalmente em alguns trechos da área central. O povo de fora não conhece bem as regras, e os de dentro são mal-educados. Semáforo, para mim, é sim-ples e prático. Cada um terá o seu tempo certo e pronto”, argumentou outro.

Na tarde da última se-gunda-feira, outra mulher foi vítima da imprudência de uma motorista. Uma pe-destre, de 33 anos, estava atravessando a faixa de se-gurança na rua Rui Barbo-sa, em frente à rodoviária, quando uma motorista a atropelou. Os dois acidentes mostram que mesmo pessoas prudentes podem ser vítimas da imprudência de outras no trânsito.

Djonatha Geremias

³Placas educativas estão sendo instaladas em toda a extensão da BR

> REGIÃO

O Departamento Na-cional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está instalando na BR101 Sul a instalação de 30 painéis de sinalização vertical educa-tiva, entre Laguna e Passo de Torres. As placas me-dem 1,5 metros de altura por três metros de compri-mento e são colocadas de dez em dez quilômetros,

> ARARANGUÁ

Para coibir o trans-porte de mercadorias sem as devidas notas fiscais, a Secretaria de Estado da Fazenda realizou a pri-meira etapa da operação Presença Fiscal de 2015. Na terça-feira,56 audito-res fiscais que integram os Grupos Regionais de Ação Fiscal (Graf) vis-toriaram 1.141 veículos no estado, o que resultou na notificação de 56 con-tribuintes. O valor das infrações totalizou R$

> SOMBRIO

Bem informada, uma leitora do Correio do Sul escapou de mais uma modalidade de golpe que lhe tentaram aplicar por telefone.

Ana Maria Cipria-no recebeu a ligação no meio da tarde em casa, no bairro São José, em Sombrio. Do outro lado da linha, uma moça tentava vender um suposto seguro

Dnit melhora sinalização da BR

Fazenda multa veículo de mercadorias

Aposentada alerta para novo golpe

aproximadamente, nos dois sentidos.

O conteúdo dos painéis traz informações sobre segu-rança no trânsito, com texto resumido para rápida com-preensão dos motoristas. As mensagens alertam quanto à distância de segurança entre veículos em dias chuvosos, cuidados ao realizar manobra de ultrapassagem em pista dupla – quanto à distância de retorno, uso de sinal lu-

147,8 mil.O índice de irregulari-

dade foi de 4,9% e a infração mais comum, assim como em outras operações, foi o transporte de mercadorias sem documento fiscal. As ge-rências regionais com maior número de infrações à legis-lação tributária foram Join-ville e Mafra – as duas com 11 notificações cada. Um dos objetivos destas operações é educar o contribuinte a manter as obrigações fiscais em dia e espontaneamente. No caso de sonegação fiscal, é cobrado o valor do ICMS,

que daria direito a vários serviços. Mas, antes de tudo, Ana Maria teria que deposi-tar R$ 470,00 numa conta. Desconfiada, ela disse que já tinha seguro, e que aos 62 anos de idade não precisava de outro. A vendedora não desistia e continuava falan-do das grandes vantagens do negócio, que começaria a valer assim que os R$ 470,00 fossem pagos. A apo-sentada disse que pensaria na proposta e perguntou o

minoso do veículo, e uso do farol baixo em formação de nevoeiros.

Desde 2010, o Dnit instala sinalizações defini-tivas nos lotes duplicados da BR-101 Sul. Já foram investidos R$ 43,1 mi-lhões dos R$ 52,8 milhões previstos (81,7%) para a finalização da sinalização vertical e horizontal em todos os nove lotes de obras em Santa Catarina.

acrescido de juros e mul-ta - que pode variar entre 75% e 150% do valor do imposto que deixou de ser pago.

Em 2014, a Secreta-ria de Estado da Fazenda realizou seis operações, o que resultou na fiscaliza-ção de 6.925 veículos de cargas e 446 notificações fiscais, o que corresponde a 6,44% de irregulari-dade.

Na região de Araran-guá, foram vistoriados 26 veículos e um deles foi no-tificado em R$ 25.669,00.

nome da moça e o telefone para ligar, caso resolvesse fazer o tal seguro. Foi-lhe dado um nome bastante estranho, provavelmente falso, e um número de telefone que depois ela tentou ligar e que não existe. “Eu fiu na delega-cia e registrei um boletim de ocorrência, e é bom que outras pessoas saibam desse golpe pra não cair”, diz a senhora, que não se deixou enganar.

Page 12: Jornal digital 4607_qui_12022015

12 Correio do Sul Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015 Publicidade

Page 13: Jornal digital 4607_qui_12022015

preso, e a Polícia Civil suspeita que alguns dos jovens apreendidos ontem estejam envolvidos na re-cente onda de assaltos a comércios em Araranguá. Um deles foi o que acon-teceu ontem às 16 horas, cujas vítimas já foram ouvidas pela Polícia Civil e cujos dados, por enquan-to, devem ser preservados para não atrapalhar a investigação.

O rapaz que assumiu a droga é irmão de um traficante, também já pre-so, que havia sido aliciado para jogar drogas dentro do presídio. Agora, o rapaz de 17 anos está seguindo os mesmos passos do ir-mão mais velho no tráfico, assumindo a culpa. “Quan-do um adolescente cresce

Polícia 13Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

³ Jorge Giraldi e policiais contabilizam resultado de operação contra o tráfico

> SOMBRIO

Um furto à residência no bairro São Luiz, em Sombrio, por volta das 18h15min de ontem, foi descoberto a tempo pelas Polícias Civil e Militar. Após uma operação con-junta, três menores foram apreendidos. Entre eles estava uma criança de 8 anos, que chegou a ser detido e encaminhado à delegacia. Na frente da de-legacia, a mãe do menino aguardava o filho assus-tada e sem saber direito o que tinha ocorrido, pois estava no trabalho.

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos estavam com a criança. O trio teve participação direta no cri-me. A polícia suspeita que

Criança de 8 anos participa de furto

eles possam ter invadido outras casas ontem, mas até o início da noite, não havia registro de outros furtos. A apreensão foi bem complicada, pois eles se embrenharam em um matagal. Vários objetos provenientes do furto foram recuperados pela polícia, entre eles havia muitas garrafas de bebidas alcoólicas num montante aproximado de R$ 3 mil, bem como uma televisão de 32 polegadas.

O Conselho Tutelar chegou a ser acionado devido à pouca idade do menino, mas o seu serviço não foi necessário, pois familiares aguardavam o procedimento na dele-gacia.

Todos foram libera-dos para os responsáveis legais.

> ARARANGUÁ

Uma das ro tas alternativas para ir de Araranguá a Bal-neário Arroio do Sil-va, usada tanto por turistas quanto por bandidos ou cidadãos em desacordo com le-

PM faz blitz surpresa no interior gislação para dirigir, foi escolhida ontem pela Polícia Militar para ser monitorada. Uma blitz surpresa foi instalada logo após as primeiras curvas da estrada geral que liga Morro dos Con-ventos, logo após o CTG Galpão de Estância, até

³Adolescentes e criança foram pra delegacia

³Policiais fiscalizaram trânsito em uma das estradas que levam as praias

Foram 116 gramas de crack, cocaína e maconha e R$ 521,00 em posse de três homens e dois menores no bairro Jardim Cibele

Djonatha Geremias

Rafael Andrade

DIC acha crack, coca e erva em casa > ARARANGUÁ

Mais um ponto de tráfico foi des-

mantelado ontem à tarde em Araranguá, dessa vez no bairro Jardim Cibele. Crack, cocaína, maconha, dinheiro e cinco suspeitos foram apreendidos pelo delegado Jorge Giraldi, coordenador da equipe de investigadores da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Araranguá. Um inquérito foi aberto para investigar a participação dos envolvi-dos em um esquema ainda maior de venda de drogas. Suspeita-se também que alguns deles estejam en-volvidos na recente onda de assaltos no município.

Com informações de que um ponto de tráfico funcionava em uma re-sidência na rua Manoel Anastácio, no bairro Jar-dim Cibele, a DIC foi ao local, mas encontrou a casa vazia. Vasculhando nos ar-redores, a equipe descobriu várias drogas enterradas. Foram 145 pedras de crack já embaladas para venda, totalizando 40 gramas, uma outra pedra bruta de crack com peso de 27 gra-mas, outras 82 pedrinhas ainda não embaladas que, com resíduos, somam mais 19 gramas, oito petecas de cocaína com peso de 15 gra-mas e mais dez trouxinhas de maconha, somando 15 gramas ao todo. Em geral, foram 116 gramas de dro-

Polícia Civil

gas sendo 86 só de crack.Não muito distante

dali, os policiais encontra-ram os suspeitos em um grupo de cinco pessoas, dos quais dois são meno-res de idade. Com um dos maiores, um rapaz de 19 anos, estava a quantia de R$ 521,00 em diversas notas que variavam de dois a cem reais. Todos foram levados à Delegacia Cen-tral de Polícia. Segundo Giraldi, esse grupo já vem agindo a um certo tempo. “Começaram no bairro Mato Alto, depois foram para o Lagoão e agora haviam se instalado no Jardim Cibele”, acrescenta o coordenador da DIC.

A casa onde a droga foi encontrada pertence a um traficante que já está

a Praia da Meta, no lito-ral do Arroio. A operação começou às 15h30min e seguiu até as 18h30min de ontem. Ao todo, foram abordadas 23 pessoas em 15 veículos, sendo que um deles foi recolhido por irregularidades de licenciamento.

ocioso em uma família desajustada, acaba dando nisso”, lamenta Giraldi, que deve pedir a inter-nação do adolescente no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep).

Todos os cinco apre-endidos já tiveram passa-gem policial por tráfico de drogas. Por isso, diante da possibilidade de garantir a prisão dos maiores e a internação do adolescente, o delegado entendeu que seria melhor caracterizar como ato infracional con-tra um dos dois adoles-centes, que assumiu ser o proprietário da droga, e também abrir um in-quérito para investigar os demais envolvidos e outros suspeitos.

Page 14: Jornal digital 4607_qui_12022015

Publicações Legais14 Correio do Sul Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

ESTADO DE SANTA CATARINASAMAE AGUA DOS CANYONS

PRAIA GRANDEAviso de Licitação

Processo Adm. N. 05/2015Edital: Pregão Presencial n. 02/2015Tipo: Menor Preço p/ ItemObjeto: AQUISIÇÃO PARCELADA DE CLORO LÍQUIDO(GÁS) PARA SER UTILIZADO NO TRATAMENTO DE AGUA NO EXERCICIO DE 2015.Entrega dos Envelopes:10:00 horas do dia 26 de Fevereiro de 2015.Abertura dos Envelopes: 10:00 horas do dia 26 de Fevereiro de 2015.O Edital e esclarecimentos poderão ser obtidos no seguinte endereço e horário: Rua Irineu Bornhausen, 320, nos dias úteis, de segunda à sexta, das 07:00 às 13:00 h ou pelo telefone 048 3532-0132.Praia Grande-SC, 21 de Janeiro de 2015.Watson L. Raiser da CruzDiretor

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE

PRAIA GRANDEAviso de Licitação

Processo Adm. N. 09/2015Edital: Pregão Presencial n. 02/2015Tipo: Menor Preço Objeto: Prestação de serviço de destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos(rejeitos) domiciliares e comerciais do município, em aterro sanitário devidamente regularizado nos órgãos competentes,Conf. Termo de Referência anexo ao Edital.Entrega dos Envelopes:09:00 horas do dia 27 de Fevereiro de 2015.Abertura dos Envelopes:09:00 horas do dia 27 de Fevereiro de 2015.O Edital e esclarecimentos poderão ser obtidos no seguinte endereço e horário: Rua Irineu Bornhausen, 320, nos dias úteis, de segunda á sexta, das 07:00 ás 13:00 h. ou pelo telefone 048 3532-0132. Praia Grande-SC, 30 de janeiro de 2015.Valcir Daros Prefeito Municipal

ERRATA

DECRETO Nº 008 DE 28 DE JANEIRO DE 2015.No Parágrafo 2º, do artigo 3º, do decreto n° 044 de 16 de Maio de 2014, onde se lê:“(duzentos e oitenta reais)”Leia-se:“(duzentos reais)”

Balneário Gaivota, 09 de fevereiro de 2015.Terrimar Ramos PereiraPrefeita MunicipalPublicada e registrada na Secretaria de Administração e Finanças na data supra.Jeferson RauppSecretário de Administração e Finanças

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 6/2015 - REGISTRO DE PREÇOSA PREFEITURA DE MORRO GRANDE, localizada a Rua Rui Barbosa, nº 310, CEP 88.925-000, Centro, Morro Grande/SC, torna público para conhecimento dos interessados, que está sendo publicado o Edital de Pregão Presencial nº 6/2015, cujo objetivo o registro de preços para aquisição de gêneros alimentícios destinados à alimentação de alunos da rede pública municipal de Ensino Infantil, Fundamental e para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do município de Morro Grande. Os envelopes contendo a proposta de preços e documentação de habilitação serão recebidos até às 08h30min do dia 27/02/2015, com abertura no mesmo dia às 09h00min, junto ao Setor de Licitações desta prefeitura. Informamos que a íntegra do Edital e seus anexos poderão ser lidos ou obtidos no endereço supra citado ou no site www.morrogrande.sc.gov.br. Maiores informações estarão disponíveis os telefones (0xx48) 3544-0015/3544-0016 ou pelo e-mail [email protected]. Valdionir Rocha - Prefeito Municipal.

EDITAL DE INTIMAÇÃO

ARLINDO EDÍLIO DA ROSA, Tabelião do TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS desta Comarca de Sombrio, situado na Av. Nereu Ramos, 1300 - Fone (48) 3533-0318 - CEP 88960-000, faz saber na forma da Lei aos que o presente EDITAL virem, que se encontram nesse tabelionato para serem protestados, decorrido o prazo legal, por não terem sido encontrados nos endereços fornecidos, ou por se recusarem a tomar conhecimento, os títulos cujos responsáveis estão abaixo discriminados.PROT. APRESENTANTE / CNPJ DEVEDOR / CNPJ

Prot: 132272; Dev: JOÃO BATISTA PINTO - 008.776.109-24; Ced: COTIPEL COM TINTAS PEÇAS LTDA; Sac: COTIPEL COM TINTAS PEÇAS LTDA; Tit: 169616/03 ; Apr: BANCO DO BRASIL SA; VEN: 22/01/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 203,00+Juros Legais; Emol.: 70,13.Prot: 132411; Dev: M. DE FATIMA CAETANO BORBA EPP - 12.615.488/0001-40; Ced: BANCO SAFRA S/A; Sac: CANTU

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº 26/2015 - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS objetivando aquisição, para entrega parcelada em 2015, de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e emulsão asfáltica RR2C para manutenção do pavimento asfáltico em ruas e avenidas do Município de Araranguá, cujas especificações detalhadas encontram-se no anexo I do edital de licitação.TIPO DA LICITAÇÃO: Menor Preço por ItemENTREGA DOS ENVELOPES: Até às 17h30min; do dia 26 de fevereiro de 2015, no Serviço de Protocolo Geral da Prefeitura, sito à Rua Dr. Virgulino de Queiróz, 200, centro.ABERTURA DOS ENVELOPES: As 17h45min do dia 26 de fevereiro de 2015, na sala de reuniões do Departamento de Licitações da Prefeitura.REGIMENTO: Leis Federais 8.666/93 e 10.520/02, Lei Complementar 123/2006 e Decreto Municipal nº 2.676/05.EDITAL COMPLETO E INFORMAÇÕES: Está à disposição dos interessados no horário de expediente da Prefeitura, no endereço eletrônico; www.ararangua.sc.gov.br, e afixado no mural, localizado no hall de entrada da sala do Departamento de Licitações da Prefeitura. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (fax) 0XX48 3521.0929 ou pelo e-mail: [email protected]

Araranguá, SC, 11 de fevereiro de 2015.Rodrigo da Silva Turatti Prefeito Municipal em ExercícioLiliane Silva de SouzaPregoeira

AVISO DE LICITAÇÃO - REPUBLICAÇÃOEDITAL Nº 27/2015 - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL

OBJETO: REGISTRO DE PREÇOS para eventuais e futuras aquisições de materiais de higiene e limpeza e utensílios diversos a fim de serem usados para manutenção dos diversos setores da Prefeitura Municipal de Araranguá no ano de 2015, cujas especificações encontram-se detalhadas no anexo I do edital.TIPO DA LICITAÇÃO: Menor Preço por ItemENTREGA DOS ENVELOPES: Até às 13h45min; do dia 27 de fevereiro de 2015, no Serviço de Protocolo Geral da Prefeitura, sito à Rua Dr. Virgulino de Queiróz, 200, centro.ABERTURA DOS ENVELOPES: As 14h00 do dia 27 de fevereiro de 2015, na sala de reuniões do Departamento de Licitações da Prefeitura.REGIMENTO: Leis Federais 8.666/93 e 10.520/02, Lei Complementar 123/2006 e Decreto Municipal nº 2.676/05.EDITAL COMPLETO E INFORMAÇÕES: Está à disposição dos interessados no horário de expediente da Prefeitura, no endereço eletrônico; www.ararangua.sc.gov.br, e afixado no mural, localizado no hall de entrada da sala do Departamento de Licitações da Prefeitura. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (fax) 0XX48 3521.0929 ou pelo e-mail: [email protected]

Araranguá, SC, 06 de fevereiro de 2015.Rodrigo da Silva Turatti Prefeito Municipal em ExercícioLiliane Silva de SouzaPregoeira

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

BALNEÁRIO GAIVOTA

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

MORRO GRANDE

COM PNEUMATICOS LTDA; Tit: 350675465 ; Apr: BANCO BRADESCO S A ; VEN: 23/01/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 866,67+Juros Legais; Emol.: 46,96.Prot: 132434; Dev: MARIA DE FÁTIMA CAETANO BORBA - 016.011.389-03; Ced: MRS COMÉRCIO DE JÓIAS E EMBALAGENS LTDA; Sac: MRS COMÉRCIO DE JÓIAS E EMBALAGENS LTDA; Tit: 0000046004 ; Apr: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; VEN: 30/01/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 430,00+Juros Legais; Emol.: 46,96.Prot: 132435; Dev: MARIA DE FÁTIMA CAETANO BORBA - 016.011.389-03; Ced: MRS COMÉRCIO DE JÓIAS E EMBALAGENS LTDA; Sac: MRS COMÉRCIO DE JÓIAS E EMBALAGENS LTDA; Tit: 000075003 ; Apr: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; VEN: 30/01/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 263,40+Juros Legais; Emol.: 46,96.Prot: 132437; Dev: MARIA DE FÁTIMA CAETANO BORBA - 016.011.389-03; Ced: MRS COMÉRCIO DE JÓIAS E EMBALAGENS LTDA; Sac: MRS COMÉRCIO DE JÓIAS E EMBALAGENS LTDA; Tit: 000098001 ; Apr: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL; VEN: 30/01/2015; Esp: Duplicata de Venda Mercantil por Indicação; Val: 329,18+Juros Legais; Emol.: 46,96.

Sombrio - SC, 12/02/2015ARLINDO EDÍLIO DA ROSA

DECRETO Nº 6.722, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2014.

NOMEIA CHEFE DO SERVIÇO DE CEMITÉRIOS DO INTERIOR.O Prefeito Sandro Roberto Maciel, no exercício das atribuições emanadas da Lei Orgânica do Município, especificamente o art. 83, VII, e ao que determina a Lei Complementar nº 145, de 26 de dezembro de 2012:DECRETAArt. 1º Fica nomeada MARLENE GONÇALVES para exercer em comissão o cargo de Chefe do Serviço de Cemitérios do Interior, da Secretaria de Interior, símbolo CC5, no quadro de pessoal do Poder Executivo Municipal.Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Araranguá, em 05 de novembro de 2014.SANDRO ROBERTO MACIELPrefeito MunicipalRegistrado e Publicado o presente Decreto na Secretaria da Administração Municipal, em 05 de novembro de 2014.FERNANDO VALMOR MARCELINOSecretário de Administração

DECRETO Nº 6.725 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

CONCEDE IMUNIDADE TRIBUTÁRIA À ASSOCIAÇÃO E UNIÃO DOS AGRICULTORES E PRODUTORES DE FRANGO, MILHO E MANDIOCA DO EXTREMO SUL DE ARARANGUÁ, NESTE MUNICÍPIO. O Prefeito Sandro Roberto Maciel, no exercício das atribuições emanadas da Lei Orgânica do Município, especificamente o art. 83, VII, e ao que determina o artigo 150, VI, “c”, § 2º da Constituição Federal/1988, e artigos 86, 99, II, 130 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 006/1997):DECRETAArt. 1º Fica reconhecida imunidade tributária à ASSOCIAÇÃO E UNIÃO DOS AGRICULTORES E PRODUTORES DE FRANGO, MILHO E MANDIOCA DO EXTREMO SUL DE ARARANGUÁ, neste Município, portadora do CNPJ Nº 15.182.707/0001-33, na forma determinada pelo artigo 150, VI, “c”, § 2º da Constituição Federal/1988, e artigos 86, 99, II, 130 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 006/1997).Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Araranguá, em 07 de novembro de 2014.SANDRO ROBERTO MACIELPrefeito MunicipalRegistrado e Publicado o presente Decreto na Secretaria da Administração Municipal, em 07 de novembro de 2014.FERNANDO VALMOR MARCELINOSecretário de Administração

Page 15: Jornal digital 4607_qui_12022015

Publicações Legais 15Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFERITURA MUNICIPAL DE

ARARANGUÁ

DECRETO Nº 6.726 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

CONCEDE IMUNIDADE TRIBUTÁRIA A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES HERCÍLIO LUZ, NESTE MUNICÍPIO. O Prefeito Sandro Roberto Maciel, no exercício das atribuições emanadas da Lei Orgânica do Município, especificamente o art. 83, VII, e ao que determina o artigo 150, VI, “c”, da Constituição Federal/1988, e artigos 86, 92, 99, II, 130 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 006/1997):DECRETAArt. 1º Fica reconhecida imunidade tributária à ASSOCIAÇÃO DE MORADORES HERCÍLIO LUZ, neste Município, portadora do CNPJ Nº 09.549.455/0001-35, na forma determinada pelo artigo 150, VI, “c”, § 2º da Constituição Federal/1988, e artigos 86, 92, 99, II, 130 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 006/1997).Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Araranguá, em 07 de novembro de 2014.SANDRO ROBERTO MACIELPrefeito MunicipalRegistrado e Publicado o presente Decreto na Secretaria da Administração Municipal, em 07 de novembro de 2014.FERNANDO VALMOR MARCELINOSecretário de Administração

DECRETO Nº 6.727 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

CONCEDE IMUNIDADE TRIBUTÁRIA A ASSOCIAÇÃO DE PARKINSON TOCANDO EM FRENTE, NESTE MUNICÍPIO. O Prefeito Sandro Roberto Maciel, no exercício das atribuições emanadas da Lei Orgânica do Município, especificamente o art. 83, VII, e ao que determina o artigo 150, VI, “c”, da Constituição Federal/1988, e artigos 25, 86 V “g”, 92, 99, II, 130 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 006/1997):

DECRETO Nº 6.728, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014.

DECLARA NÃO INCIDÊNCIA DE IMPOSTOS SOBRE ÁREAS DE TERRAS.O Prefeito Sandro Roberto Maciel, no exercício das atribuições emanadas da Lei Orgânica do Município, e ao que determina a alínea o artigo 4º § único, da Lei Complementar nº 006, de 03/12/97 (Código Tributário Municipal), e Processo Administrativo nº 7878/2014:DECRETAArt. 1º Fica declarada a não incidência do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU sobre o imóvel matriculado no Cartório de Registro de Imóveis sob o nº 2.861, com área de 69.495 m² , localizado na Sanga da Toca II, nesta cidade de Araranguá/SC, de propriedade de Adão Lúcio de Souza, na forma determinada pelo art. 4º, § único, da Lei Complementar nº 006, de 03 de dezembro de 1997 (Código Tributário Municipal).Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Araranguá, em 07 de novembro de 2014SANDRO ROBERTO MACIELPrefeito Municipal

DECRETO Nº 6.729, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2014. CONCEDE ISENÇÃO/NÃO INCIDÊNCIA DE ITBI À PESSOA QUE MENCIONA.O Prefeito Sandro Roberto Maciel no exercício das atribuições emanadas da Lei Orgânica do Município, e ao que determina o art. 34, inciso X da Lei Complementar n° 006/1997:DECRETA Art. 1º Fica concedida isenção/não incidência do pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, à pessoa abaixo relacionada, a qual requereu a aludida isenção/não incidência, na forma do artigo 34, inciso X da Lei Complementar nº 006, de 03 de dezembro de 1997 (Código Tributário Municipal), com base no processo que menciona.

NOME PROCESSO ADMINISTRATIVOCesar Antonio Cesa 7890/2014

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Araranguá, em 07 de novembro de 2014.SANDRO ROBERTO MACIELPrefeito Municipal Registrado e Publicado o presente Decreto na Secretaria da Administração Municipal, em 07 de novembro de 2014.FERNANDO VALMOR MARCELINOSecretário de Administração

DECRETAArt. 1º Fica reconhecida imunidade tributária à ASSOCIAÇÃO DE PARKINSON TOCANDO EM FRENTE, neste Município, portadora do CNPJ Nº 11.122.753/0001-96, na forma determinada pelo artigo 150, VI, “c”, da Constituição Federal/1988, e artigos 25, 86 V “g”, 92, 99 II, 130 do Código Tributário Municipal (Lei Complementar 006/1997).Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Araranguá, em 07 de novembro de 2014.SANDRO ROBERTO MACIELPrefeito MunicipalRegistrado e Publicado o presente Decreto na Secretaria da Administração Municipal, em 07 de novembro de 2014.FERNANDO VALMOR MARCELINOSecretário de Administração

Registrado e Publicado o presente Decreto na Secretaria da Administração Municipal, em 07 de novembro de 2014.FERNANDO VALMOR MARCELINOSecretário de Administração

Page 16: Jornal digital 4607_qui_12022015

QUINTA-FEIRA, 12 DE FEVEREIRO DE 2015

Page 17: Jornal digital 4607_qui_12022015

jogadores quase todos de outras cidades. Experiên-cia pura e acostumados a disputar essa competição. O treinador Luiz Carlos conta com jogadores que desequilibram uma par-tida. Já o time da casa, o Arroio, que certamente irá contar com o apoio da sua torcida, conta com

jogadores do município e alguns reforços. É um time rápido e experiente, de pegada incrível.

As 21h30min é a vez do Guerreiros/Urussanga x Rede Furnas/Praia en-trarem em quadra. Uns dizem que é o jogo mais aguardado da noite.

O Guerreiros é um

> ARROIO DO SILVA

Está chegando ao fim mais um campeonato regional de futsal do Bal-neário Arroio do Silva. O tradicional campeo-nato da bola pesada que reuniu esse ano equipes qualificadas em busca do título maior, que dá direito a levantar a taça de campeão da edição de 2015. Quatro equi-pes entram ema quadra esta noite com objetivos iguais, com o foco na vitó-ria e na conquista da vaga na decisão deste ano. São quatro times qualificados que estão em busca do título.

Os jogos estão sendo realizados na quadra co-berta do colégio Jardim Atlântico e têm registra-do um grande público. Imaginem agora com as semifinais, com certeza a quadra estará lotada para acompanhar as qua-tro melhores equipes do campeonato em ação.

As 20h30mnse en-frentam LC Veículos/Des-pachante JJ x Arroio/Madesasso/Drogaria Ma-rista. De um lado o LC, equipe de Ermo, mas com

Tudo ou nadaQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

³ 21-39-41-49-54CONCURSO 3.713

QUINA 11/02

³ 01-02-04-07-08

³ 10-13-15-16-18

³ 19-20-21-22-25 CONCURSO 1.170

LOTO FÁCIL11/02

³ 10-15-28-33-51-52CONCURSO

1.677

MEGA SENA11/02

Feminino

³LC Veículos/Despachante JJ estará em ação nesta noite em busca de uma vaga na final

Dois jogos e um único objetivo, o da vitória e a vaga na decisão do futsal

Noite vale vaga na final do futsal Cleder Maciel

time de vários títulos e acostumado a jogar este campeonato, sabe muito bem os atalhos, e vem forte mais uma vez para brigar pela taça. O Rede Furnas tem a frente o Batista, em parceria com o Praia do Flavio Boba-ge. Tem jogadores qua-lificados, de fora, alguns

profissionais do futsal trazidos de equipes co-nhecidas, como de Carlos Barbosa do Rio Grande do Sul, entre outras equipes. Será uma partida para nunca mais se esquecer e decidida no detalhe.

As duas equipes que vencerem disputam a grande final no dia 19.

Ainda nesta noite abrem os jogos uma parti-da da categoria feminino. Pelas semifinais jogam Araranguá/Ararasport x D Bellys. Quem vencer fará a final contra a Sky Boards que já se garantiu na decisão.

Page 18: Jornal digital 4607_qui_12022015

> ARROIO DO SILVA

Foi realizado em Bal-neário Arroio do Silva a 1ª Taça Jorginho Luiz do Campeonato de Hand Be-ach. A competição foi rea-lizada na Arena Sobre as Ondas no último fim de semana, envolvendo 10 equipes, sendo cinco na categoria feminino e cinco na categoria masculino.

Após a disputa, as equipes da Satc/FME/Pos-to Dário/Águas Gravatal/MM Rosso A e B foram as campeãs nos naipes masculino e feminino na 1ª taça Jorginho Luiz. Em 2º lugar ficaram: Gráfica GM (feminino) e Satc/FME/Posto Dário/Águas Gravatal/MM Rosso B (masculino).

O 3º lugar ficou para

> ARARANGUÁ

Depois de várias rodadas, chegou

a fase mata-mata do cam-peonato de futebol suíço do Morro dos Conventos, categoria veteranos.

Hoje a noite, dois jogos abrem as quartas de finais, quem vencer estará na semifinal, e quem perder, se despede hoje mesmo da competição.

As 20h jogam Bola Facera x Amigos Barran-ca/Tia Vena/Arabrindes. Duas boas equipes, a Bola Facera com um seleto de jogadores acostumados a campeonatos e a decisões. O time dos Amigos da Bar-ranca é mais simples, mas pegador.

Em seguida entram

a diferença.Do outro lado está um selecionado de jogadores que qualquer time gostaria de ter, joga-dores que desequilibram e vários deles jogam tam-bém nas categorias livre. Será um bom jogo.

São José fora do municipal Corre a boca miúda a notícia de que o multi campeão São José,

do bairro Santa Catarina, não irá disputar o campeonato municipal de Araranguá neste ano. Em anos anteriores também falaram que não iriam e disputaram.

Creio eu que não deveriam largar assim, parar de disputar, alguém tem que pegar o time, não deixar de colocar o São José no campeonato. Será uma grande perda para o nosso campeonato, pois além de fazer grandes times, o São José tem uma boa base,e ainda tem o seu campo que é um dos melhores do município.

Vamos torcer para que voltem atrás, que alguém pegue o time e não deixe de disputar o municipal deste ano.

Arranca Aru em nova data O 19º Arranca Aru de motos e carros, que seria realizado no dia

1º de março, foi transferido. A nova data está marcada para o dia 8 de março na pista do Paulo Cesário na Volta Curta, e haverá o desafio 240cc, com mil reais em prêmio.

Estão todos convidados para o Arranca Aru na pista do Paulo Cesário, com a organização do Erlon e do Dierlen.

Hoje tem que ganhar Hoje não tem desculpas, hoje o Criciúma tem que ganhar e ganhar

bem do Metropolitano, no Majestoso. O Tigre não pode nem pensar em empatar com o time de Blumenau. Tem que ser uma vitória de encher para que o torcedor aos poucos volte a ter confiança.

Abraços ao Maycon Quero aqui desejar Feliz Aniversário ao amigo Maycon Torres,

grande pessoa, um irmão, simples e sempre humilde. Além de grande zagueiro, xerifão da zaga por onde passa, campeão de tudo quanto é campeonato, ainda é uma grande pessoa.

Sua esposa Lalenia e sua família querem desejar-lhe um Feliz Aniversario. “Eu gostaria de homenageá-lo pelo atleta, pelo grande amigo, pelo excelente pai e amado esposo”, disse Lalenia.

Sucesso meu amigo, e que Deus o abençoe sempre. Parabéns pela pessoa e pelo grande atleta que você é.

Na foto Maycon e sua esposa Lalenia.

Artilheiro

2 Correio do Sul Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cleder Maciel

Quartas de finais dos veteranos no Suíço do Morro dos Conventos começa nesta noite

EsporteCleder Maciel (48) 9900 3535

[email protected] https://www.facebook.com/cleder.maciel

Veteranos jogam pelas 4º de finais

Satc/FME/Posto Dário/Águas Gravatal/MM Ros-so B (feminino) e Madegil (masculino).

Uma das organizado-ras do evento esportivo foi a irmã do professor Jorginho (in memorian), Luciane Luiz, tendo o apoio da Fesporte e do de-partamento municipal de esporte através do diretor Cleberson Vieira.

Professor Jorginho, como era popularmente conhecido, era profissional na área da educação física. Atuava como professor e também organizava com-petições esportivas. Jorgi-nho faleceu em novembro de 2014. Como ele foi um grande incentivador do esporte, o campeonato de handebol foi uma ho-menagem de amigos e familiares.

em campo Sapiranga/Restaurante Nazário x Amigos. A equipe da Sa-piranga conta com bons jogadores que ainda jogam nas categorias livre, como é o caso do goleiro Ati e do atacante Debi, que fazem

Os outros dois jogos pelas quartas de finais, entre Interlagos x União/Esportivo e Ponta de Es-toque/Santa Cruz/JVJ Seguranças x Bom Jesus, estão marcados para o dia 19.

Hand Beach homenageia professor Jorginho

Quero aqui mandar abraços ao leitor da coluna, o amigo Alex Barreto, o Cabinho, filho do folcló-rico amigo Zoroastro Barreto. Cabi-nho é um grande jogador do futebol amador, ex jogador profissional. Já vi vários jogadores nos campeona-tos de futebol de areia, mas afirmo, igual ao amigo Cabinho eu nunca vi. Joga muito o rapaz.

Abraços ao amigo, artilheiro nato, a quem às vezes chamo de Rato de Praia. Ele é o cara do fute-bol de areia.

Page 19: Jornal digital 4607_qui_12022015

Política 3Correio do Sul Quinta-feira,

12 de fevereiro de 2015

Municipal de Campo inicia dia 8 de março

> MARACAJÁ

O pontapé inicial do Campeonato

Municipal de Futebol de Campo Taça Antônio Ron-coni será dia 8 de março, domingo, às 13h30min, no Complexo Esporti-vo Antônio da Rocha. A decisão foi tomada em conjunto, na terça-feira, na reunião entre os repre-sentantes das equipes e a coordenação do campeo-nato. Também foi definido o sorteio das chaves A e B e o regulamento da competição.

Segundo o diretor de Esportes Edinei Pedro Rocha, as equipes que participaram até hoje do campeonato maracaja-ense estão de parabéns por seguir o regulamento e ter bom nível técnico. "Com isso, Maracajá hoje está entre os três me-lhores campeonatos da Amesc pela questão da organização e disciplina", reforça.

No primeiro confron-to, dia 8 de março, se en-frentam Espigão Grande

e São Cristóvão seguidos pela partida entre Mor-retes e Vila Beatriz. "A expectativa mais uma vez é de bons jogos com bom nível técnico", destaca o diretor de Esportes.

Pela Chave A jogam as equipes do Espigão Grande, Morretes, Juve-nil de Maracajá, Cruzeiro do Sul e a Chave B é com-posta pelas equipes São Cristóvão, Vila Beatriz, Centro e Bar do João.

Na edição de 2014 quem ficou com o título

PraianosTabelas

Homenagem

> REGIÃO

O departamento espor-tivo de Praia Grande inicia o ano com boas novidades. A prefeitura, por intermédio da praiagrandense Josélia Maranho, recebeu a doação de materiais esportivos que foram retirados na sede da Fesporte em Florianópolis.

O município ganhou vá-rios kits que contém mate-riais para a prática de vôlei, tênis, basquete, badminton e

hockey, que fazem parte do Projeto Esporte Júnior, todos caracterizados com a marca do Governo do Estado e da Fesporte.

Os kits são compostos por redes, cestas, raquetes, cones demarcatórios de quadra, tacos, bolas, entre outros. “O objetivo desse projeto é auxiliar os professores de educação física na inicia-ção esportiva infantil, e com isso incentivar os alunos a praticarem as modalidades oferecidas”, diz o presidente

Praia Grande recebe material esportivoda Fesporte Marcelo Kowal-ski. “Ficamos extremamente gratos ao presidente e a nossa

conterrânea Josélia pela doa-ção”, agradeceram os dirigen-tes esportivos do município.

Vende-se Terreno em Baln. Gaivota no Bairro Jardim Ultramar próx. á Escola Dar-ci Ribeiro. Aceito carro no negócio.

Fone: (48) 99080293.

foi a equipe do Cruzeiro do Sul.

O campeonato ho-menageia este ano Antô-nio Ronconi, natural da comunidade de Sangão Madalena, no município de Maracajá. Foi casado com Terezinha Figueire-do Ronconi e pai de três filhos Marcos Ronconi, Hilson Davi Ronconi e Luiz Claudio Ronconi.

A frente do esporte

foi um dos poucos que atuou jogando futebol no profissional. Jogou no Comerciário de Criciúma que hoje é conhecido como Criciúma Esporte Clube e teve uma passagem pelo Mineragil de Santana da Boa Vista, Metropol de Criciúma, sem falar nos campeonatos amadores.

Foi diretor de Espor-tes em Maracajá e fez um excelente trabalho. Seu maior sonho era revelar atletas profissionais e bons cidadãos

Page 20: Jornal digital 4607_qui_12022015

siga seu caminho", publicou Spider.

O lutador ainda publi-cou dois vídeos. Num deles, aparece treinando chutes com sua equipe ao ar livre, e colocou na legenda uma frase de Martin Luther King Jr: "Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora."

No segundo vídeo, o lutador nem aparece: ape-nas pode se ouvir sua voz provocando um de seus filhos, arrastado pelo chão por sua esposa, Dayane, em momento descontraído da família.

4 Correio do Sul Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Treinador diz que mudanças terão que ser feitas para que time possa render mais

Luizinho faz quatro mudanças no Tigre para hoje a noite

> CRICIÚMA

Dodi ou Douglas M o r e i r a ? O

meia-atacante que defen-deu o Criciúma alterna os chamamentos. Porém, para a partida diante do Metropolitano não será errado chama-lo de titu-lar. O jogador de 18 anos entrou na escalação do Tigre no lugar de Lucca no treinamento na tar-de desta terça-feira, no gramado do Heriberto Hülse. E não foi só ele a novidade entre os 11 do coletivo em campo redu-zido. O técnico Luizinho Vieira também apontou o substituto para Danilo Tarracha, vetado pelo DM, e foi além nas trocas, com quatro mudanças em relação à formação que enfrentou a Chapecoense, no compromisso anterior.

No primeiro treino da equipe no estádio neste ano, Douglas Moreira atuou na vaga de Lucca, mas no lado direito da equipe. Quem ficou na esquerda foi Róger Gue-des. Outra mudança por necessidade e que não

deixa de causar alguma surpresa é a utilização do lateral-direito Eduardo na lateral esquerda, no posto do lesionado Danilo Tarracha.

Depois de cumprir suspensão, o volante Bar-reto retorna à forma-

ção, onde jogou Luizinho Mello. Para completar, o treinador colocou o co-lombiano Luís Perea na frente, deixando Bruno Lopes na equipe conside-rada reserva.

O goleiro Bruno, veta-do dos dois jogos anterio-res por conta de inchaço no joelho direito, também treinou no chamado “time de baixo”. A tendência é de que David siga com a camisa 1 do Criciúma. A formação titular – e sem trocas no decorrer do coletivo – foi: David; Ezequiel, Iago Maidana, Rafael Pereira e Eduardo; Ruan, Barreto e Cleber Santana; Douglas Morei-ra (ou Dodi), Luís Perea e Róger Guedes.

O confronto com a equipe do Metropolitano de Blumenau esta mar-cado para às 19h30, no Heriberto Hülse.

Anderson de volante?No treinamento desta terça-feira no CT Parque Gigante, foi

visto uma novidade. Deu para ver um possível time colorado do meio para frente com: Aranguiz, Anderson, D'Alessandro, Vitinho, Sacha e Nilmar. Seria possível escalar Aranguiz e Anderson juntos fazendo papel de volantes? Os dois não tem como virtude principal a marcação, são jogadores leves, velozes e com facilidade de produzir jogadas ofensivas. A última vez que o Inter jogou com dois segundo volantes juntos, goleou os rivais em duas oportunidades, 4 a 1 Figueirense, e 4 a 1 Atletico-MG em 2011. A dupla de volantes na situação era composta por Tinga e Guinazu. O técnico na ocasião era Falcão, que se falou nos bastidores que foi demitido por este motivo de mandar um Inter a campo muito faceiro. Na minha concepção acho muito perigoso, é só lembrar o Inter vai jogar uma Libertadores, uma competição, onde predomina a marcação.

Ataque gremista!O treinador Felipão teve testes no último domingo contra o

Avenida e ontem contra o Brasil. Sem Barcos e Marcelo Moreno que deve ir para o futebol da China, o ataque gremista teve alte-rações. No final de semana a vitória de 3 a 1 só aconteceu quando o técnico colocou Moreno no jogo. Antes, quando resolveu "prever o futuro", deixou o boliviano no banco de suplentes. Armando o tricolor num 4-2-3-1, com Everaldo sendo o homem mais avançado. O jovem atacante mostrou uma movimentação muito maior do que seus antecessores, mas um poderio de fogo bem menor também. Já Lucas Coelho, "eterna promessa", o atacante que surgiu no time principal em 2013, ainda não vingou. Resta ao tricolor contratar, ou apostar em Nicolas atacante destaque pelo time azul na Copa São Paulo deste ano.

GalhardoO jogador que veio do Bahia, caio como uma luva no time

tricolor. O lateral-direito, volante e meio-campo, não viveu um grande momento no futebol bahiano, onde passou por muitas lesões, e atuou muito pouco. Marcou apenas um gol ano passado, o gol que colocou fim na chance do tricolor de chegar a Libertadores. Galhardo está atuando e muito bem na lateral-direita, tem apoio e o levantamento para área, como principais caracteristicas. Mas vejo o futuro do time de Felipão, com uma linha de 4 marcadores no sistema defensivo, Douglas não está agradando torcida, direção e nem o treinador que o indicou sua contratação. Portanto Galhardo pode pintar na meia-cancha, como articulador.

D'Alessandro O argentino é o dono do time do Inter, desde sua chegada

em 2008 ao Beira-Rio. Quem não lembra o gringo derrubou Tite do cargo de técnico em 2009. Mas além de dono do time fora das quatro linhas, dentro de campo sempre foi o principal jogador, o armador de jogadas. Viveu grandes momentos na Copa Sulamerica, Copa Libertadores de 2010, no Brasileiro de 2013 e em grenais. Não podemos discutir a liderança que ele tem no grupo colorado e sua qualidade técnica, só que D'Ale não é mais um guri, não tem a mesma velocidade de tempos atrás. O que pode deixar o torcedor tranquilo, é que o treinador uruguaio sabe disso, e está cercando o gringo de velocidade, Vitinho, Sacha, Aranguiz e Anderson, formaram o meio-campo. O camisa 10 tem tudo para ser o que foi, Riquelme no Boca Juniors, Veron no Estudiantes, Gerrard no Liverpool entre outros exemplos. Acredito que com um time veloz ao seu lado, o argentino mesmo envelhecido, renda e muito na Libertadores 2015.

Kelvin Lopes Fone: (51) 82956257

Por:

AzulnoVermelho

Spider cita "Rocky" e King Jr. em posts: "Ninguém baterá tão forte quanto a vida"Em meio à polêmica

pelo resultado positivo de seu exame antidoping do dia 9 de janeiro, Anderson Silva tem publicado pouco em suas redes sociais. Nes-ta quarta-feira, no entanto, o ex-campeão dos pesos-

-médios do UFC fez três publicações em seu grupo aberto no aplicativo Viber. Na primeira delas, citou um texto dito pelo personagem--título do filme "Rocky", que descreve a necessidade de perseverar em momentos

difíceis. "A vida não é sobre quão

duro você é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continu-ar indo em frente. Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguin-do em frente. É assim que a vitória é conquistada. Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguen-ta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e se-guir em frente. É assim que se ganha. Não se lembrarão de você, se lembrarão da sua reputação. Então levante e