66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

18
“Seu entusiasmo na hora de distribuir livros me satisfaz muitíssimo” - A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada “Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio” A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust Brasil - Novembro 2014 - Edição #66 RESULTADOS DE SANKIRTANA Resultados Nacionais (Templos e Individuais), e Internacionais NÉCTAR DA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS Filosofia de Sankirtana

description

Resultados de sankirtana nacionais e internacionais, passatempos de distribuição de livros, entrevistas... e muito mais!

Transcript of 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Page 1: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

“Seu entusiasmo na hora de distribuir livros me satisfaz muitíssimo” - A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio”

A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna

e da Bhaktivedanta Book Trust

Brasil - Novembro 2014 - Edição #66

Resultados de sankiRtanaResultados Nacionais (Templos e Individuais), e Internacionais

nÉCtaR da distRiBuiÇÃo de liVRosFilosofia de Sankirtana

Page 2: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Coordenador: Hanuman das; Damayanti devi dasi. • Editora Chefe: Damayanti devi dasi. • Editor: Nanda Kumara das. • Equipe de redação: Damayanti devi dasi; Krishna-kripa devi dasi; Nanda Kumara das; Narada Muni das. • Diagramação: Krishna-kripa devi dasi. • Revisão e Tradução: Sri Bhakti devi dasi; Prana-Vallabha devi dasi; Kamalakshi Rupini devi dasi.

Contato:[email protected]

SANKIRTANA

BOOKS

Expediente

Passatempos de sankirtanaHistórias pelo Mundo

Pág. 10

Resultados de sankirtanaResultados Nacionais e Internacionais.

Pág. 06

Cartas antigasCartas de Sankirtana do Ano 1983

Pág. 13

Índice - Edição 66 - Novembro 2014

néctar da distribuição de livrosFilosofia de Sankirtana

Pág.

04entrevistaConvidado deste Mês de Novembro: Jayapataka Swami

Pág.

11

Pág.

03editorialporPrema Sindhu Das

Page 3: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Editorial 3

Queridos devotos e devotas,

Por gentileza, aceitem as minhas reverências mais humildes.

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Gostaria de começar este texto com palavras de apoio, entusiasmo, devoção, para que continue-mos cooperando mutuamente nesta transcendental maratona de Prabhupada. Vale lembrar quão feliz Bhaktisidhanta Sarasvati Thakura ficava quando um devoto distribuia um unico livro: “Oh! Você é mui-to bom”. Srila Prabhupada também instruiu que se não pudermos distribuir um livro, podemos dar um sorriso!

Esses dias fiquei refletindo sobre alguns encon-tros de Srila Prabhupada com seu mestre espiritual Bhaktisidhanta Sarasvati Thakura. Como abordado no Prabhupada Lilamrta, nestes encontros, Prabhupada raramente lhe fazia alguma pergunta filosofica, ele preferia simplesmente ouvir: “Eu nunca fiz nenhuma pergunta a meu mestre espiritual, exceto uma: como posso servi-lo?” (Volume 1. p.88). Realmente esta per-gunta é muito inspiradora e profunda, e nos mostra a humildade e devoção de Srila Prabhupada, assim como ele conseguiu sentir o coração de seu Gurudeva e, dessa forma, dedicar sua vida para servi-lo. Dessa maneira, podemos refletir e colocar em prática a importância de tentarmos, a cada instante, servir e agradar nosso metre espiritual, servir os Vaishnavas e satisfazer o coração de Srila Prabhupada.

Sabemos o quão feliz Prabhupada ficava, e fica, com a distribuição de livros e que suas instruções são para que trabalhemos em cooperação. Dessa maneira, fica a mensagem: que possamos nos esforçar com toda nossa alma para distribuirmos os livros, fazendo ami-zades com as pessoas, anotando os contatos e, assim, despertando cada vez mais nosso espírito missionário. Vamos distribuir livros, cultivar e cuidar das pessoas em cooperação mútua!

Esses dias recebi um e-mail de Vijaya das, Ministro de Sankirtana na ISKCON, e ele destacou a importân-cia de distribuirmos os livros para o prazer de Srila Prabhupada, para lhe mostrar a nossa gratidão por tudo que eles nos deu e fez por nós. E sabemos que uma maravilhosa maneira de demonstrar isso é atra-vés da distribuição de livros. Como dizia Prabhupada: “só quero ver que meus livros estejam sendo distri-buídos e porque vocês estão fazendo isso fico muito feliz.” (O néctar da distribuição de livros. 1997. p.15).

Outro aspecto muito importante a ser destacado é que nesta maratona teremos a honra e oportunidade de distribuir muitas revistas Volta ao Supremo. Assim, teremos mais uma oportunidade muito especial de

servir e agradar Srila Prabhupada, já que sabemos quanto esforço e amor Prabhupada colocou na revis-ta, enfrentando e superando diversas dificuldades. Como exemplo temos, desde a falta de papel para a impressão das primeiras edições em 1944, até a luta de fazer todas as etapas sozinho, como escrever, editar, imprimir e distribuir. Devido à falta de recur-sos, Prabhupada, depois das primeiras edições, ficou oito anos sem imprimi-la, somente retomando-a em fevereiro de 1952. Prabhupada se esforçou tanto em imprimir Volta ao Supremo que esta tornou-se uma prioridade inclusive ao comer:

“Para Abhay aquele esforço era um grande feito de amor, e a compra do papel para a impressão tor-nou-se uma prioridade inclusive ante o ato de comer. Negligenciar suas necessidades pessoais para pre-gar era manifestação de sua fé em Krishna, da qual Abhay não sofria escassez... O êxtase de trabalhar arduamente para servir a seu mestre espiritual não era um problema. O problema era as condições do mundo”. (Prabhupada Lilamrta V. 1, p. 195)

No que se refere à distribuição da revista, vemos mais ações que, realmente, são muito inspiradoras. Srila Prabhupada ia sozinho às ruas distribuir as cópias, em uma idade já avançada, debaixo de forte sol, mas com o coração repleto de compaixão para distribuir Volta ao Supremo.

Após apanhar as cópias no impressor, Abhay caminhava pela cidade, vendendo-as... Ele também ia aos lares e aos escritórios... (p.198)

O verão chegara, e o calor de quarenta graus tornava quase intolerável a saída às ruas... Certo dia, enquanto enviava Volta ao Supremo a vários ende-reços da cidade, de repente, Abhay começou a ter vertigem, meio inconsciente, dominado pelo calor... Naquele momento um conhecido seu passou por alí e levou Abhay para o médico. O médico diagnosticou ataque cardíaco e mandou que ele fizesse repouso. (p.206)

Realmente impressionante toda dedicação e amor de Srila Prabhupada, dedicando toda sua vida para ajudar as almas condicionadas. Que enchamos nosso coração de compaixão, pedindo as bênçãos de Srila Prabhupada e vamos juntos nessa caminha-da! Distribuir Volta ao Supremo, distribuir os livros, levá-los em todos os lugares, para o maior número de pessoas, nos tornando assim, instrumentos do amor de Srila Prabhupada!

Vosso Servo, em amor e confiança,

Prema Sindhu Das Membro da Secretaria de

Distribuição de Livros e Harinama

Editorial

Page 4: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Néctar da Distribuição de Livros 4

Néctar da

distribuição

de Livros

2. Filosofia de Sankirtana

2.1 A misericórdia de Caitanya Mahaprabhu

A missão de Sri Caitanya Mahaprabhu

Caitanya-caritamrta, Madhya-lila (14.16, significado): A misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu é tão poderosa que age automaticamente. Se uma pessoa presta serviço amoroso a Krishna, isto nunca é em vão. Fica gravado na conta espiritual e, no devido tempo, frutifica. Isto é confirmado no Bhagavad-gita (2.40). Sv-alpam apy asya dharmas-ya trayate mahato bhayat: “Neste esforço não há perda nem dimi-nuição e um pequeno avanço

neste caminho pode proteger a pessoa do mais perigoso tipo de medo”. Sri Caitanya Mahaprabhu conferiu particularmente sobre todas as almas condicionadas o método mais potente de serviço devocional — sankirtana, o canto congregacional do santo nome do Senhor — e quem quer que o aceite através da misericórida de Sri Caitanya Mahaprabhu, é imediatamente elevado à po-sição transcendental. […] Mesmo um pouco da misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu ser-ve como grande trunfo para o avanço espiritual. Portanto, o movimento da consciência de Krishna deve ser propagado por toda parte através da misericóri-da de Sri Caitanya Mahaprabhu. […]A missão especial de Sri Caitanya Mahaprabhu é a

liberação das almas caídas em Kali-yuga. Os devotos de Krishna devem, persistentemente, buscar o favor e a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu para se tornarem aptos a voltarem ao lar, voltarem ao Supremo.

Caitanya-caritamrta, Antya-lila (5.88): As atividades de Sri Caitanya Mahaprabhu são exatamente como um oceano de néctar. Mesmo uma gota deste oceano pode inundar todos os três mundos.

Significado: Inundar os três mundos com néctar é o propósito dos passatempos de Caitanya Mahaprabhu. Como isto seria possível foi exibido por Srila Raghunatha dasa Gosvami e, mais tarde, por Thakura

Page 5: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Néctar da Distribuição de Livros 5

Narottama dasa e Syamananda Gosvami, que representavam a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu. Agora aquela mesma misericórida está inun-dando o mundo inteiro através do movimento para a consciência de Krishna. O atual movimento para a consciência de Krishna não é diferente dos passatem-pos executados por Sri Caitanya Mahaprabhu quando Ele estava pessoalmente presente, pois os mesmos princípios estão sendo seguidos e as mesmas ações estão sendo executadas sem falha.

Caitanya-caritamrta, Madhya-lila (20.6, significado): Liberar as almas condicionadas do cativeiro material é muito difícil porque o encanto de maya é muito forte. Mesmo quando a Própria Suprema Personalidade de Deus descende para liberar as almas condicionadas, pedin-do-lhes que rendam-se a Ele, as almas condicionadas não concor-dam com a proposta do Senhor. Portanto, Sri Sanatana Gosvami disse, “Se, de um modo ou de outro, a pessoa ajuda alguém a se libertar do encanto de maya, ela é, certamente, reconhecida imediatamente pela Suprema Personalidade de Deus”. […]O maior serviço que a pessoa pode prestar ao Senhor é tentar infundir serviço devocional no coração da alma condicionada, de modo que a alma condicio-nada possa ser libertada da vida condicionada. Srila Bhaktivinoda Thakura disse que um Vaishnava é reconhecido por seu trabalho de pregação — ou seja, por conven-cer a alma condicionada sobre sua posição eternal, que é expli-cada aqui como nija-dharma. É a posição eternal da entidade viva servir ao Senhor; portanto, ajudar alguém a se libertar da escravi-dão material é acordar o enten-dimento adormecido de que ela é uma serva eterna de Krishna. Jivera ‘svarūpa’ haya — krishnera ‘nitya-dasa’.

Na carta que segue, Srila Prabhupada explica como os de-votos podem servir a missão do Senhor e ganhar Sua apreciação.

Assim como um pai que sempre se lamenta pelo filho que está fora de casa, similarmente, Krishna não está muito feliz por terem tantas almas confusas caídas no mundo material. Ele, portanto, vem pessoalmente para pedir-lhes que se rendam novamente a Ele. Mas a alma condicionada está tão iludi-da, que é muito difícil fazê-la render-se a Krishna. Portanto, todos e cada um de nós, se pu-dermos prestar serviço a Krishna fazendo outra pessoa se render a Krishna, então, Ele apreciará muito tal serviço e isto é um ganho para nós.

(9 de outubro, 1971, carta a Upendra)

Sacinandana Swami: No mundo espiritual, está tudo presente, menos uma coisa: o prazer

de salvar as almas condicio-nadas através de sankirtana. Portanto, até mesmo Krishna desce, na forma do Senhor Caitanya, para executarsankir-tana e desfrutar deste prazer. Então, quem pode duvidar que o sankirtana seja a real fonte de alegria e felicidade? Devemos ficar felizes por executarmos sankirtana. Feliz significa que não temos dú-vidas sobre a consciência de Krishna e sobre propagá-la. Prabhupada escreve a respei-to disto, “A causa da aflição da entidade viva é o esqueci-mento da relação com Deus. E a causa da felicidade é conhe-cer Krishna. Porque a pessoa em consciência de Krishna é feliz, ela tenta distribuir o conhecimento sobre Krishna por toda a parte. Ela é a melhor filantropa do mundo e é a serva mais querida do Senhor”, (Bhagavad-gita 6.32, significado).

Page 6: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Resultados de Sankirtana 6

Porque a pessoa em consciência de Krishna é feliz, ela tenta distribuir o conhecimento sobre Krishna por toda a parte. Ela é a melhor filantropa do mundo e é a

serva mais querida do Senhor

(Bhagavad-gita 6.32, significado)

Resultados de sankirtanaBrasil - novembro de 2014

temploTotal

C. C. Goura Nitai-POA

Curitiba

Recife

Ecovila Vraja Dhama

Franco da Rocha

Florianópolis

Fortaleza

CCGN

CUR

REC

EVD

FR

FLP

FOR

uF

6.244

1.434

1.226

1.219

581

116

6

livros Pontos

4651,00

743,10

639,00

431,00

240,25

116,00

3,75

Total 206 3.772 2.373 4.276 199 10.826 6.824,10

Livros

0

6

200

0

0

0

0

Revi

974

896

444

986

469

0

3

Peq

1753

351

158

111

0

0

0

Méd

3503

19

419

115

101

116

3

Grd

14

162

5

7

11

0

0

Maha

Page 7: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

individual

uF

Livros

Revi Peq Méd Grd Maha

Total

livros Pontos

Caitanya Candra das

Tungavidya Prema devi dasi

Visnupriya devi dasi

Vaishnavi Vrinda devi dasi

Krishna Gopal das

Vrindavana das

Phalguna Nimai das

Krishna Dvaipayana Vyasa das

Lilesvara Gouranga das

Ekacakra Pran das

Sadhu Syam das

Bn. Marissol

Rasika devi dasi

Vira Nitai Kripa das

Sastra das

Bk. Milton

Bk. Júlio

Bk. Estevan

Nitai Ulas das

Jaya Virasimha das

Yaduvamsa das

Bk. Ueslem

Bn. Rebeca

10º

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20º

21º

22º

23º

CCGN

CUR

REC

CUR

FR

REC

CUR

REC

CUR

CUR

FLP

EVD

EVD

CUR

EVD

CUR

EVD

CUR

CUR

CUR

FR

CUR

CUR

0

4

0

2

0

200

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

974

286

139

31

419

0

52

305

55

174

0

412

290

136

36

59

80

40

0

16

50

20

13

1753

8

68

3

0

54

327

36

3

0

0

11

69

1

2

0

0

0

0

8

0

1

0

3503

387

187

160

101

165

11

67

86

63

116

0

0

28

48

23

19

22

9

12

0

5

5

14

66

1

33

11

4

0

0

16

9

0

0

0

15

2

9

2

1

8

2

0

0

0

6244

751

395

229

531

423

390

408

160

246

116

423

359

180

88

91

101

63

17

38

50

26

18

4651,00

594,90

257,75

235,45

227,75

220,00

187,50

161,25

133,25

124,50

116,00

108,50

107,00

92,50

62,00

55,75

43,00

34,00

25,00

24,00

12,50

10,50

8,25

Carta de Sankirtana - Novembro - Resultados de Sankirtana 7

Page 8: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Resultados de Sankirtana 8

Grupo

Sangita Caruaru

Lojinha Centro Cultural

EVD

EVD

uF

Livros

0

0

Revi

131

37

Peq

28

1

Méd

21

27

Grd

1

2

Maha

Total

181

67

livros Pontos

69,75

40,75

Envie-nos seu resultado de distribuição, passatempos, histórias e realizações!

Escreva para o endereço:[email protected]

Lembre-se das datas limites para envio: de resultados até o dia 5 do mês seguinte; Passatempos, histórias e realizações até o último dia do mês.

JÁ ENVIOU SEUS RESULTADOS DE SANKIRTANA ?

Sankirtan

Yajña

ki jay!

Hara Kanta das

Ananta Lila Madhava das

Bk. Miguel

Bn. Letícia

Anukampita Jahnava devi dasi

Bk. Renan

Bk. Victor

Nava Vrinda devi dasi

Mahaprabhu Caitanya das

24º

25º

26º

27º

28º

29º

30º

31º

32º

CUR

CUR

CUR

CUR

CUR

CUR

FOR

FOR

CUR

0

0

0

0

0

0

0

0

0

8

2

1

3

0

0

0

3

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

2

1

3

2

0

0

2

1

1

0

1

0

0

1

1

0

0

0

10

4

4

5

1

1

2

4

1

4,00

3,50

3,25

2,75

2,00

2,00

2,00

1,75

1,00

Page 9: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Resultados de sankirtanaMundiais - outubro de 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Resultados de Sankirtana 9

Durante o mês de Outubro de 2014, 139 templos do mundo reportaram os seguintes resultados:

Livros Maha-grandesLivros GrandesLivros Médios

Livros PequenosRevistas

Assinaturas da BTGColeções

75,67138,46448,763224,71440,7893,097338

livros distribuídos no Mundo

Este MêsEste Ano

Desde 1.965

{446,983}{4.808.780}

{508.290.162}

Comparado a 2013

os 10 primeiros países desde Janeiro a outubro de 2014

10º

Índia

E.U.A

Rússia

Itália

Brasil

Reino Unido

Alemanha/Austria

Austrália

México

Ucrânia

Pontos

2.103.557,60

491.919,10

362.040,40

88.794,00

79.569,40

59.446,00

55.626,10

43.384,90

42.576,25

28.831,25

+ 17%

+ 9%

+ 4%

+ 25%

+ 24%

+ 58%

+ 1%

+ 40%

- 8%

- 23%

PontosPaís

1º2º3º4º5º6º 7º8º9º10º11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º

ÍndiaE.U.ARússiaAustrália BrasilReino UnidoAlemanha/AustriaRepública ChecaMéxicoItáliaEslováquiaHungriaUcrâniaQuêniaNova ZelândiaÁfrica do SulCanadáGanaArgentinaPeru

111.974,6558.474,8543.132,2515.254,559.889,757.408,006.222,004.451,703.782,253.063,102.308,002.069,102.066,001.784,551.458,201.374,851.269,45921,25888,75791,75

os 20 Primeiros Países acumulado anual

País

Page 10: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Passatempos de Sankirtana 10

Passatempos de

Sankirtana

Livros patrocinados por Syamasundara das

Querido Syamasundara prabhu,

Já concluímos nosso yajña em Sudbury. Trabalhamos duro, saín-do todos os dias desde as nove da manhã até as seis da tarde.

Havia todo tipo de pessoas: mineiros conservadores, pessoas desempregadas e marginais, jovens adictos às drogas... E ao mesmo tempo muitas pessoas al-ternativas, interessadas em yoga, meditação, etc. Principalmente ficamos nas ruas do centro da cidade, onde está a maior parte das pessoas: rodoviárias, bancos, shoppings, etc.

Jaya Sacinandana deixou ca-torze kits de nove livros em todas as bibliotecas principais, e os encarregados os receberam muito felizes. Ficamos na dúvida sobre o que fazer com o Bhagavatam, pois a biblioteca universitária estava de férias. Uma sexta-feira à tarde, encontrei o professor de

religião na rua e começamos a conversar. Ele sugeriu deixar o Bhagavatam na recepção da facul-dade e prometeu que o levaria para a biblioteca. Tinha ouvido falar da ISKCON e conhecia os livros de Srila Prabhupada, então ficou extremamente grato por receber o Bhagavatam. Ele disse que os livros da ISKCON são os melhores! Quando foi embora, exclamou: “Jay Sri Krishna!”.

Conhecemos muitas pessoas curiosas, confusas e interessadas. Nos perguntaram por que tín-hamos escolhido vir a Sudbury, e lhes respondemos que aqui tinha um bom amigo nosso que tinha doado estes livros e queria que viéssemos distribuí-los, para fazer o bem pela cidade dele. Todos ficaram muito contentes.

Uma senhora jovem levou o Ciência da Autorrealização. Umas horas depois, quando voltamos, ela estava cercada por um grupo

de amigas que a escutava ler o livro. Quando viu a gente, nos apontou e imediatamente todas as amigas se aproximaram para levar mais livros.

Outra jovem que tinha levado um livro na rodoviária e começou a lê-lo, ficou beijando-o continua-mente enquanto o lia.

Muito obrigado pela sua ge-nerosa contribuição à missão de sankirtana. Espero que algumas das sementes que foram planta-das floresçam para o prazer de Mahaprabhu. Foi uma grande oportunidade para aumentar nosso serviço a Srila Prabhupada. Pela sua misericórdia, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas incríveis que aumenta-ram o apreço pelo movimento do Senhor Caitanya.

Seus servos,

Navina Nirada das Jay Sacinandana das

Page 11: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana: Poderia falar-nos sobre sua experiência na distribuição de livros?

Jayapataka Swami: Comecei a distribuir os livros de Srila Prabhupada no ano 1968, quan-do ainda não havia muitos títu-los. Apenas tínhamos a revista Volta ao Supremo, o Bhagavad-gita impreso pela editorial Macmillan e alguns livros pequenos. Para mim foi muito purificador poder sair cada dia a sankirtana, e como devoto novo aprendi muitas coisas. Quando uma pessoa me perguntava alguma coisa e eu não sabia a resposta, lhe dizia que ia aprendê-la e respondê-la na próxima vez. Dessa forma, fui me preparando para poder responder sempre.

Depois fui para Índia e lá tínhamos pequenos ônibus para

sair a sankirtana, e os enchíamos de livros. Naquela época as estra-das não estavam em muito boas condições, então, às vezes, com tanto peso os pequenos ônibus quebravam. Houve uma época em que podiamos vender o Gita por uma rupia, então simplesmente chamávamos às pessoas na rua: “Bhagavad-gita por uma rupia! Leve seu Bhagavad-gita por uma rupia!”, e as pessoas faziam fila para levar uma cópia. Às vezes distribuíamos 300 exemplares, era muito extático. Os donos dos negócios ficavam muito irritados: “Estão nos arrui-nando!”. Participaram vários san-nyasis: Bhakti Caru Swami, Bhakti Purushottama Swami, Gouranga Prema Swami… e distribuímos muitos livros.

Então Srila Prabhupada me escreveu e disse que tinha que distribuir dez mil livros grandes

e cem mil livros pequenos todo mês. Por isso preciso da ajuda de vocês, porque se não distribuo essa quantidade de livros vou ficar ainda mais endividado com Srila Prabhupada.

Carta de Sankirtana: Qual é a importância da distribuição de livros em nosso movimento?

Jayapataka Swami: No co-meço, quando Srila Prabhupada distribuía as revistas Volta ao Supremo na Índia, um amigo lhe disse: “Se você distribuir livros maiores, as pessoas irão prote-gê-los e cuidá-los por sempre”. Os livros são o mais importante para os devotos na consciência de Krishna, pois distribuí-los é um dos objetivos principais pelos quais Srila Prabhupada decidiu vir ao Ocidente.

Carta de Sankirtana - Novembro - Entrevista 11

EntrEviSta

Jayapataka Swami é natural de Wisconsin (USA) e recebeu iniciação de Srila

Prabhupada em 1968. Serve como Co-diretor na comunidade de

Mayapur, é membro de diversos comités no GBC e também é Co-

ministro do Departamento de Desenvolvimento Congregacional.

Page 12: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Entrevista 12

Ter um livro na mão é a mesma coisa que ter Krishna na mão. E um livro distribuído é a mesma coisa que muitos, muitos dias, semanas, inclusive meses de pregação. Este é um dos serviços que não pode ser realizado no mundo espi-ritual: pregar às almas condicionadas. O Senhor Krishna foi muito gentil e nos deu o Bhagavad-gita e outros Shastras, e posteriormente Srila Prabhupada os traduziu para esclarecer o propósito dessas escrituras. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura disse que se ajudamos a Srila Prabhupada, nós também iremos receber ajuda. Esta é nossa oportunidade de ajudar a Srila Prabhupada a distribuir livros e assim obter a misericórdia de Krishna.

Carta de Sankirtana: Gostaria de enviar alguma mensagem ou conselho especial?

Jayapataka Swami: Uma vez, Srila Prabhupada perguntou: “Estamos dis-tribuindo milhares e milhares de livros, onde estão os devotos?”. Não temos apenas que distribuir livros: também te-mos que fazer de uma forma adequada.

Temos que convidar as pessoas aos templos, programas de nama-hatta, bhakti-vriksa, etc. E assim poderemos cuidá-las e elas começarão a ler outros livros de Srila Prabhupada. Este ponto é muito importante: temos que usar bem os contatos que fazem os sankirtaneiros. Devem ser usados rapidamente, porque de acordo a nossa experiência, quando um devoto se encontra com um não devoto, este sente a influência pessoal do devoto. Mas depois de um tempo, a pessoa esquece rapidamente. Então é muito importante obter os dados das pessoas mais favoráveis e manter contato com elas. O sankirtaneiro pode escrever para elas uma ou duas vezes, e depois encaminhá-las a outro devoto. Temos que aproveitar as oportunidades para progredir mais na consciência de Krishna.

Srila Prabhupada é muito famoso por estar distribuindo a misericórdia de Nitai Goura. O Senhor Caitanya disse: “Bolo krishna bhaja krishna koro krishna sikha”. Cantem Hare Krishna, pratiquem a consciência de Krishna, e leiam e distri-buam livros.

Page 13: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

13Carta de Sankirtana - Novembro - Cartas Antigas

Page 14: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Cartas Antigas 14

Page 15: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

15Carta de Sankirtana - Novembro - Cartas Antigas

Page 16: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Cartas Antigas 16

Page 17: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

17Carta de Sankirtana - Novembro - Cartas Antigas

Page 18: 66. Carta de Sankirtana | Novembro 2014

Carta de Sankirtana - Novembro - Cartas Antigas 18