Carta de Sankirtana | Outubro 2013

17
“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio” A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust Brasil - Outubro 2013 Edição #53 Néctar da Distribuição de Livros Passatempos de Sankirtana

description

Resulatdos de sankirtana, passatempos, entrevista... e muito mais!

Transcript of Carta de Sankirtana | Outubro 2013

“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio”A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust

Brasil - Outubro 2013Edição #53

Néctar da Distribuição de Livros

Passatemposde Sankirtana

CONTEÚDO

Expe

dien

te Coordenador: Hanuman das; Damayanti devi dasi. • Editora Chefe: Damayanti devi dasi. • Editor: Nanda Kumara das. • Equipe de redação: Damayanti devi dasi; Nanda Kumara das; Narada Muni das. • Diagramação: Krishna-kripa devi dasi. • Revisão e Tradução: Sri Bhakti devi dasi; Prana-Vallabha devi dasi; Sri Sita Prestha devi dasiContato:

[email protected]

SANKIRTANA

BOOKS

Passatempos 11

Cartas Antigas 14

Templos 08

Individuais 09

Grupos 09

Mundiais 10RES

ULT

AD

OS

Editorial 03

Pregando Bhagavata- dharma en América 6

Entrevista com Sacinandana Swami 12

Néctar da Distribuição de Livros 04

Carta de Sankirtana - Outubro - Editorial 3

Edito

rial

Queridos devotos,

Por favor, aceitem minhas hu-mildes reverências.

Glórias a Srila Prabhupada.

Estava meditando o que es-crever neste editorial, e comecei a lembrar como era minha consci-ência quando eu ia às ruas, ainda na fase de brahmacari, lembrar de com que espirito deveria enfrentar esta batalha com diferentes adver-sários, além da mente, os desafios de levar este conhecimento tão importante, para pessoas, que não lembravam devido a ilusão, mui-tas vezes até avessas a qualquer tipo de religião. Lembrando-me dos desafios que qualquer sankir-taneiro tem que enfrentar no dia a dia das ruas, para levar a todos a misericórdia de Krishna.

Lembro que, quando eu não me deixava ser um instrumento de Krishna, o resultado não saía da forma que eu gostaria, para oferecer aos pés de meu guru e Srila Prabhupada. Mas na situação que me encontrava, eu meditava,

em como poderia ter esta rendi-ção? E vinha a minha mente o esforço de Srila Prabhupada, que com um espirito de um sankirta-neiro perfeito, cruzou o oceano com setenta anos e, devido a sua fé e rendição, trouxe a todos a consciência de Krishna.

Lembro-me que todos os dias antes de sair a sankirtana eu lia o poema que Srila Prabhupada escreveu assim que chegou a Boston, o Markine Bhagavata-dharma, escrito em 18 de setembro de 1965. Imaginem que a situação de Prabhupada era muito mais desafiadora de que a de todos nós sankirtaneiros, ele estava vindo a um lugar onde ninguém nun-ca tinha ouvido sobre Krishna, diferente de hoje que muitas pessoas sabem e até admiram nosso movimento e, mesmo as-sim, com fé e determinação Srila Prabhupada, após atracar nos Estados Unidos levou a todos sem discriminação, o conhecimento a cerca de Krishna. Este exemplo de Srila Prabhupada é o que sempre

norteou a minha vida no atinente a sankirtana.

Devemos, assim como Srila Prabhupada, nos colocar nas mãos de Krishna, para podermos ser um instrumento de sua miseri-córdia e levar a todos, a qualquer momento, o conhecimento sobre quem somos nós, quem é Krishna e qual nossa relação com Ele. Porque só através deste conhe-cimento é que estas almas sofre-doras, que a cada dia morrem sem saber nem mesmo quem são, podem descobrir o sentido real de se viver.

Nesta edição vocês podem ler o poema de Srila Prabhupada, e, assim como eu e muitos sankir-taneiros do passado, podem se inspirar na rendição de Srila Prabhupada.

Boa leitura, e que Krishna nos guie sempre.

Vosso servo,

– Nandakumara das Diretor BBT Brasil

e Co-diretor BBT Cono Sul

Carta de Sankirtana - Outubro - Néctar da Distribuição de Livros 4

Néctar dadistribuição

de Livros

Merecendo a misericórdia de Prabhupada

Cabem aos líderes, como hábeis generais, decidirem em quais frentes lutar contra maya e onde ministrar suprimentos e ajuda: festivais, Food for Life, programas de pregação em escolas e faculda-des, life membership, Padayatra e outras frentes. Todos os devotos, membros, e Amigos do Senhor

Krishna podem usar seus talentos para distribuir livros e espalhar a consciência de Krishna. Mas o pilar central do movimento para a consciência de Krishna deve ser a distribuição de livros. Esta com-preensão unirá a todos, e este pro-pósito trará todo o sucesso, seja na vida espiritual ou no trabalho de pregação, como as seguintes cartas indicam.

A satisfação do mestre spiritual é o segredo para o avanço na vida spiritual. O Senhor é o mestre espiritual original, e uma pessoa na sucessão discipular pode levar a mensagem do Senhor como ela é para seu discípulo sincero. Nós não podemos criar nosso próprio progresso, portanto especulação mental

1. Nossa Atividade Mais Importante

1.4 A melhor Pregação:

Deixe Srila Prabhupada pregar

Carta de Sankirtana - Outubro - Néctar da Distribuição de Livros 5

não ajuda em nada nossa vida espiritual. É preciso apenas se render ao seu guru e tudo lhe será revelado.

7 de novembro, 1974, carta para Sriji

Logo, seguir as instruções do mestre spiritual irá satisfazê-lo, e sua satisfação é a chave para sua misericórdia. E, como cantamos todos os dias, “por sua misericórdia recebemos as bênçãos de Krishna. Sem a graça do mestre espiritual, não se pode fazer nenhum avan-ço - yasya prasadad bhagavat-prasado yasyaprasadan na gatih kuto ‘pi”.

Nós vamos conquistar a Europa com estes livros. Eu só posso agradecê-los nova-mente em sincera gratidão por produzirem esta literatu-ra, e orar a Krishna que lhes abençoe com todo o avanço espiritual.

7 de abril de 1974, carta para Ajita

Vocês tem se empenha-do verdadeiramente na

publicação e também a dis-tribuição destes livros, e esse é o sucesso de nossa missão. Vocês levaram este trabalho a sério e eu sei que meu Guru Maharaj está satisfeito com vocês porque ele queria isso. Portanto por este empenho vocês todos voltarão ao Lar, voltarão ao Supremo.

1 de setembro, 1975, carta para Ramesvara e Cia.

Vocês estão trabalhando tão duro para distribuir as glórias dos pés de lótus de Krishna, e, portanto, meu Guru Maharaj ficará muito satisfeito com vocês. Meu Guru Maharaj certamente lhes dará todas as bênçãos milhares de vezes a mais que eu, e essa é minha satisfação. Todas as glórias aos devotos reunidos! N.B. Todos devem ir à festa de sankirtana o quan-to antes.

15 de april de 1970, carta para Bhagavan

Carta de Sankirtana - Outubro - Markine Bhagavata-dharma 6

PREGANDOBhagavata-dharma

NA AMÉRICA

por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

O 17 de setembro de 1965, Sua Divina Graça A.C. Bhakti-vedanta Swami Prabhupada chegou em Boston no navio Jaladuta, trazendo consigo as ordens de seu

mestre espiritual de difundir os ensinamentos de Sri Cai-tanya pelo mundo inteiro, fora dos limites da Índia. Ao ver o perfil desolador e sujo da cidade, pode compreender o difícil que ia ser sua sagrada missão, e sentiu grande compaixão por aquelas pessoas sem Deus. Com perfeita humildade, compôs esta histórica oração em Bengali, orando pela liberação de todas as almas caídas.

Carta de Sankirtana - Outubro - Sangita pelo Brasil 7

Meu querido Senhor Krishna, Tu és muito bondoso com esta alma inú-til, mas não sei por que me trouxeste

aqui. Agora podes fazer comigo o que quiseres.

Porém, Você deve ter algum interesse aqui, caso contrário, por que me trouxe a este lugar horrível?

A maior parte da população está coberta pelas modalidades materiais da ignorância e da paixão. Absortos na vida material se acham muito felizes e satisfeitos e, por tanto, não sentem nenhum pra-zer pela mensagem transcendental de Vasudeva. Não sei como compreender isto.

Mas sei que Tua misericórdia sem causa pode fazer que tudo seja possível, pois Você é o místico mais expert.

Como irão compreender as doçuras do serviço devocional? Oh, Senhor! Oro simplesmente por Tua misericórdia para que eu possa ser capaz de convencê-los de Tua mensagem.

Por Tua vontade, todas as entidades vivas estão sob a energia ilusória, e portanto, se Você quiser, por Tua vontade elas também podem se liberar das garras da ilusão.

Eu desejo que Tu as liberte. Por conseguinte, apenas se Tu desejares a liberação delas, esta será a única forma em que elas poderão compreender Tua mensagem.

As palavras do Srimad-Bhagavatam são Tua en-carnação, e se uma pessoa séria as recebe repe-tidamente, ouvindo-as com submissão, poderão então compreender Tua mensagem.

No Srimad-Bhagavatam (1.2.17-21) se diz: Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, que é Paramatma [Superalma] no coração de todos e é o benfeitor do devoto verdadeiro, limpa os de-sejos de desfrute material do coração do devoto que saboreia Suas mensagens, as quais são vir-tuosas em si mesmos quando se a escuta e can-ta apropriadamente. Por escutar regularmente o Bhagavatam e oferecer serviço ao devoto puro, tudo o que perturba o coração do devoto se des-trói praticamente por completo, e o serviço de-vocional ao glorioso Senhor, que é louvado com canções transcendentais, se estabelece como um fato irreversível. Quando o serviço amoroso se

estabelece no coração, os modos da paixão (rajas) e da ignorância (tamas), a luxúria e o desejo (kama) desaparecem do coração. O devoto se estabelece então no plano da bondade e se torna feliz. Uma vez estabelecido no modo da bondade, a pessoa que foi rejuvenescida pelo serviço amoroso que oferece ao Senhor, se liberta do contato material (mukti) e consegue obter conhecimento científico sobre a Personalidade de Deus. Desta forma, os nós no coração e todos os receios são cortados em pedaços. A cadeia de ações fruitivas (karma) fina-liza quando o eu se reconcilia com o amo.

Ela se libertará da influência dos modos da ignorância e da paixão, e desta forma, todas as coisas inauspiciosas acumuladas no fundo do co-ração desaparecerão.

Como é que vou fazer para que entendam esta mensagem da consciência de Krishna? Sou muito desafortunado, incompetente e muito bai-xo. Portanto, estou pedindo Sua bênção para que possa convencê-los, pois por mim mesmo sou in-capaz de fazê-lo.

Ó, Senhor, de alguma forma me trouxeste aqui para falar de Ti. Agora, meu Senhor, conforme o Teu desejo, terei sucesso ou fracassarei.

Ó, mestre espiritual de todos os mundos! a única coisa que posso fazer é repetir Tua mensa-gem; se Tu quiseres, pode fazer que minha fa-culdade de falar seja adequada de forma que eles entendam.

Somente por Tua misericórdia sem causa pode-rão ser minhas palavras puras. Tenho certeza que quando esta mensagem transcendental penetre seus corações, se sentirão felizes e assim se liber-tarão de todas as condições desfavoráveis da vida.

Ó, Senhor, eu sou apenas uma marionete em Tuas mãos. Se me trouxeste aqui para dançar, en-tão me faça dançar, me faça dançar. Ó, Senhor! Me faça dançar se quiseres.

Não tenho devoção, nem nenhum tipo de conhecimento, porém tenho uma fé firme em Teu Santo Nome de Krishna. Tenho sido nome-ado como Bhaktivedanta, e agora, se Tu quise-res, podes fazer que o verdadeiro sentido de Bhaktivedanta se cumpra.

Assinado: o mais desafortunado e insignificante mendigo, A.C. Bhaktivedanta Swami, a bordo do navio Jaladuta, Porto Commonwealth, Boston, Massachusetts, U.S.A.

Com data do 18 de setembro de 1965.

8

Resultados de SankirtanaBrasil, Outubro de 2013

Total

Templo

UF Livros Pontos

TOTAL

8 2.928 1.034 1.587 326

Revi Peq Méd Grd Maha

LIVROS

CuritibaItajaíJoão PessoaEcovila VrajadhamaFranco da RochaSão PauloPorto VelhoFlorianópolisNova Gokula

CTBAITJJP

EVDFRSP

PVHFLPNG

007000010

438408844231356468126561

620104291680138740

1.02184541291685243360

23436125919641

2.3136329465335335402131712

1908,50310,00304,20280,75275,00207,50105,5095,102,25

5.883 3.488,80

“Vocês tem se empenhado verdadeiramente na publicação e também a distribuição destes livros, e esse é o sucesso de nossa missão. Vocês levaram este trabalho a sério e eu sei que meu Guru Maharaj está satisfeito com vocês porque ele queria isso.”

Carta de Sankirtana - Outubro - Resultados de Sankirtana

9

IndividualTOTALLIVROS

UF Revi Peq Méd Grd Maha Livros Pontos

1º2º3º4º5º6º7º8º9º10º11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º21º22º23º25º26º27º28º29º30º31º32º33º

Bn. BrunaPhalguna dasTungavidya Prema devi dasiDevala Rsi dasPrema Sindhu dasEkacakra Nitai dasTirtharaj dasNitai Ulas dasBn. Ana ClaudiaJaya Gauranga dasBk. Lucas PrahladaGopal Krishna dasGuna Cudha devi dasiSankarshana dasGanga Jivan dasSita Thakurani devi dasiBhodana dasVira Nitay dasNarahari dasHara Kanta dasBk. MaiconBn. MarissolAdridharana dasNarahari dasBk. Lucas Ekacakra Prana dasBk. PauloBk. VerdesJatila devi dasiSri Lalita Prestha devi dasiDhavali dasBandhu Caitanya das

CTBACTBACTBACTBAEVDITJFR

CTBAJPSP

PVHJPFR

FLPSP

EVDCTBACTBA

ITJCTBA

ITJJPITJFR

CTBACTBA

JPJPITJNGJPITJ

000056002000000000000000100000000

31591111171852521583637322912629315856239464023861021121464010115123100

948315715213560037013830740332814244211821083030000

332259144159101381035629524319553602812242222180310103002001

674953213295220465441528621401234200110

524450465449424379266151402286213320217171254109886711277641397152311117155211

520,75413,25356,25306,25220,75189,00152,50127,50122,25117,75105,50103,75102,5095,1089,7560,0052,0048,7548,5048,5041,7539,2527,0024,0022,5012,757,754,502,752,252,001,00

Carta de Sankirtana - Outubro - Resultados de Sankirtana

Grupo

Banca “Vani Seva”

LIVROS TOTAL

JP 7 30 5 6 4

UF Revi Peq Méd Grd Maha Livros Pontos

52 24.701º

10

Resultados de SankirtanaMundiais, Setembro de 2013

Os 20 Primeiros Países

Durante o mês de Setembro, 131 templos domundo reportaram os seguintes resultados:

Livros Maha-grandesLivros GrandesLivros Médios

Livros PequenosRevistas

Assinaturas da BTGColeções

97.11344.40881.358267.56876.9232.747609

DistribuídosEste Mês {583.852}

Este Ano {4.085.147}Desde 1.965 {499.387.104}

País Pontuação

Quantiade de Livros Distribuído no Mundo

1º Índia2º Estados Unidos da América3º Rússia4º Cazaquistão5º México6º Ucrania7º Bielorrússia8º Alemanha / Austria9º Austrália10º Brasil11º Reino Unido12º Indonésia13º Canadá14º República Checa15º Chile16º Nova Zelândia17º Argentina18º Hungria19º Maurício20º Espanha

169528.5039899.0039460.5011372.5010994.257218.006990.756179.006157.603450.403006.702336.051691.551627.151590.501590.251129.251104.301052.95708.25

Carta de Sankirtana - Outubro - Resultados de Sankirtana

Carta de Sankirtana - Outubro - Passatempos de Sankirtana 11

Passatemposde Sankirtana

Krishna Nunca é Ingrato

Desta vez foi uma tarde muito diferente em comparação com outros dias. Embora eu me esfor-çasse, não podia parar as pessoas e alguns deles, quando paravam, tampouco estavam interessados nos livros. Assim, estas pessoas se comparam àqueles que sofrem de icterícia. Embora o açúcar cande seja muito doce, eles sempre o acham amargo.

Às vezes, em nosso serviço ocorrem muitos impedimentos, e para uma mente pretensiosa não é agradável experimentar austeridades. Por isso, minha mente começou a fazer grandes planos querendo de mudar de cidade e ir para outros lugares fashion, com pessoas lindas: “Esta cidade é pequena e as pessoas não se interessam pelos livros. Tem melhores cidades onde as pessoas são cultas e apreciam os livros. Devemos mudar imediatamente”.

Depois de uma luta intensa com minha mente, lembrei das palavras de Krishna: “Sempre que a mente divague devido à sua natureza instável e inconstan-te, deve-se com certeza coibi-la e trazê-la sob o controle do Eu”. (Bg 6.26)

E devido a isso, e conside-rando a minha mente como meu melhor amigo, comecei a pregar para ela: “Tal vez mudar de lugar

mude em algum aspecto, mas isso não irá solucionar necessa-riamente o problema, pois ali onde nós vamos, sempre encon-traremos problemas. Por isso, minha querida mente, nós temos que ficar nesta cidade e servir a Krishna seja na felicidade ou na aflição”.

Finalmente, com a mente mais tranqüila, comecei a evocar a Krishna com diferentes formas, umas vezes com Seus santos nomes, outras vezes lembrando de Suas palavras, que não são diferentes dEle.

Foi assim que finalizei a tarde sem ter obtido nenhum resultado. Talvez tenha ofendido alguma en-tidade viva de forma inconsciente e não reparei, ou talvez me esfor-cei sem inteligência. De qualquer forma, não pude compreender o que tinha acontecido. Mesmo assim, me sentia feliz porque meu querido Krishna tinha me ocupa-do em Seu serviço.

Então, enquanto guardava minhas coisas, uma pessoa de idade veio e perguntou se eu vendia o Bhagavad-gita. Enquanto o entregava, outra senhora veio e perguntou qual era esse livro. E ao instante, outra pessoa as viu com os livros nas mãos e pediu um livro para ela também.

A primeira pessoa decidiu levar o livro, e ao ver isso, a

segunda também decidiu a mesma coisa. Para minha surpre-sa, uma delas começou a fazer sankirtana para a terceira, ani-mando-a para que levasse o Gita.

E foi assim que três pessoas levaram um Bhagavad-gita em um instante, e quando foram embora realizei que eu não tinha feito nada para distribuí-los. Imediatamente compreendi que Krishna tinha reciprocado comi-go enviando essas três pessoas favoráveis.

Foi assim que Krishna me recompensou com dois tipos de experiências:

A primeira é que sem ter falado, se distribuíram três Bhagavad-gita em menos de três minutos, e este poder místico foi devido à misericórdia de Krishna.

E a segunda realização foi que Krishna nunca é ingrato, ou seja, Ele sempre está retribuin-do a cada momento. Essa é a grandeza de Krishna, Ele nunca é ingrato com nenhum ser vivo. Todo esforço sincero feito para servir a Krishna será retribuído a cada instante por Krishna. Que Seus divinos e belos pés de lótus sejam sempre meu único refúgio supremo.

– Mahajana das

Perú

Entrevista ///

Sacinandana Swamié da Alemánia e se juntou ao movimento com 16 anos de idade. Durante os primeiros anos traduziu vários livros de Srila Prabhupada do inglês ao alemão e mais tarde se engajou na distribuição de livros. Atualmente ministra retiros espirituais e ministra aulas no Bhaktivedanta College (Radadesh, Bélgica). Também é autor de diversos livros, entre outros “The Nectarean Ocean of the Holy Name”.

Carta de Sankirtana - Outubro - Entrevista 12

Carta de Sankirtana: O senhor poderia explicar o que é sankirta-na e como é relacionado à distribuição de livros?

Sacinandana Swami: Jiva Goswami fala no Bhakti Sandarva sobre sankirtana. Ele diz: “Kirtana significa glorificar Krishna, e Sankirtana é mais poderoso que kirtana porque envolve muitas pessoas”. E depois ele diz: “Fazendo essa prática de cantar os santos nomes do Senhor, surgem muitos outros sentimentos de serviços devocionais extraordinários”. Ele diz: “Esses sentimen-tos extraordinários estão prestes a chegar em qualquer pessoa que faça sankirtana de acordo com os métodos de Caitanya Mahaprabhu, que são que a pessoa deve se considerar mais caído que uma palha na rua, mais tolerante que a árvore, e pronto para oferecer respeito aos outros e não esperando receber reverências para si mesmo”. Ele acaba essa sessão dizendo que para as pessoas em Kali Yuga deveria ser muito fácil praticarem sankirtana nesse humor de trinad api sunicena, porque elas não são muito qualificadas. Deveria ser fácil ser humilde. Quando eu ouvi isso eu pensei comigo: “Isso é para uma pessoa nor-mal, mas as pessoas em Kali Yuga são tão orgulhosas”. Até um mendigo se orgulha de sua moeda. Mas esse foi o ponto dele, que para ter o resultado mesmo de sankirtana, deve ser realizado de acordo com o método dado por Caitanya Mahaprabhu, fazer com uma mente humilde.

Sankirtana é relacionada a distribuição de livros porque é glorificação de Krishna feita por várias pessoas. Isso é o que faze-mos na distribuição de livros. Assim como no kirtana nós can-tamos junto com vários, na distribuição de livros fazemos com muitos outros. A glorificação de Krishna vai para várias pessoas. E porque chega até pessoas que ainda não estão convencidos da consciência de Krishna, nós agradamos muito a Krishna. No Gita Ele diz: “Aqueles que distribuem esse conhecimento para outros, são muito queridos por Mim”. Vou falar sobre mais um ponto. Sanatana Goswami descreve no Brihad Bhavagatamrita várias formas de kirtana. Normalmente, quando ouvimos kirtana o relacionamos com cantar com instrumentos, mas aqui ele diz que também significa recitar escrituras sagradas, recitar orações e outras formas.

Carta de Sankirtana: Poderia nos falar sobre sua experiência na distribuição de livros?

Sacinandana Swami: Vou contar uma vivência que represen-ta toda a minha experiência.

Na distribuição de livros, existem dois estágios. Um deles é ficar dentro da sua própria mente, de seu próprio mundo. Normalmente as pessoas não se sentem interessadas. O se-gundo é quando se distribui esse conhecimento porque se está

Carta de Sankirtana - Março - X 13Carta de Sankirtana - Outubro - Entrevista 13

convencido desse conhecimento, e então, quando se oferece, as pesso-as ficam interessadas. Eu gostaria de dar um exemplo sobre os dois humores de distribuição de livros. Eu estava distribuindo o Sri Isopanisad em Hamburgo, uma das principais cidades da Alemanha, e eu não estava muito no humor, estava frio, quase chovendo, as pessoas andando com pressa, não eram educados comigo quando eu tentava falar com eles... Então eu estava pensando: “É tão difícil”. Eu estava no meu mundinho me lamentando, e estava com fome, mesmo tendo comido a pouco tempo atrás. Mas nesse momento, uma se-nhora me parou e perguntou: ”Você pode me ajudar? Ouvi dizer que tem uns jovens que ficam aqui venden-do o Sri Isopanisad”. Eu disse: “Sou eu”. Então perguntei: “Quantos você quer?”. Ela respondeu: “Essa era uma pergunta difícil. Somos um grupo de 30 senhoras que estamos lendo os Vedas. Precisamos desesperadamente do Sri Isopanisad para a nossa próxi-ma leitura e não estamos conseguin-do encontrar. Ouvi dizer que tem umas pessoas que o tem traduzido por alguém autorizado e fidedigno. Eu vim de longe. Eu preciso de 30, mas também quero ficar segura. Se conseguir um Sri Isopanisad real posso levar 50?”. Eu quase desmaiei. “Cinquenta?! Tem certeza?”. Ela disse que sim, que tinha certeza. Ela abriu a carteira e pagou todos. Não era co-mum alguém carregar tanto dinheiro.

Eu levei a caixa de livros até o cen-tro onde elas faziam as leituras. Elas adoraram o Sri Isopanisad. Ficaram impressionadas e perguntaram se tí-nhamos mais livros. Eu respondi que estávamos traduzindo o Bhagavad-gita. A senhora falou espantada: “O Bhagavad-gita? Estou tentando enten-der ele há 50 anos, mas é muito difí-cil. É uma tradução clara?”. Respondi que sim, super clara, e que assim que estivesse pronto, traria para elas.

De um momento de sofrimento no meio do inverno de Hamburgo, passei a me tornar um distribuidor de livros extático, porque eu senti a distribuição de livros. É um mistério.

Krishna vê o esforço da pessoa e dá sentimentos devocionais extraordi-nários. Nunca vou me esquecer desse dia. Tive sentimentos devocionais extraordinários.

Carta de Sankirtana: O senhor poderia falar sobre a importância da distribuição de livros?

Sacinandana Swami: Eu poderia falar pelo menos três razões que nos mostram a necessidade de distribuir livros. Uma é para obter bênçãos transcendentais. Prabhupada es-creveu que quando seus livros são distribuídos, ele sente muita gratidão pessoal ao devoto que os distribuiu. Sabemos que na vida espiritual, seu avanço é muito maior pelo resulta-do de bênçãos poderosas, do que pelo seu esforço. Então, distribuindo livros, você com certeza tem a mise-ricórdia de Srila Prabhupada e a mi-sericórdia de Krishna. Isso é certeza. Prabhupada disse isso e Krishna tam-bém fala no Gita sobre quem distribui esse conhecimento para outros. Essa é uma razão. Ter bênçãos poderosas de Prabhupada e de Krishna.

O segundo motivo é que é bom para nós. No Bhagavad-gita tem um verso que Krishna diz que pessoas seguem o caminho de bhakti porque ouvem de outras pessoas. Quando se está distribuindo livros, deve se entender que está fazendo um benefí-cio para a humanidade. Que alguém

pode seguir o caminho de bhakti porque tem a oportunidade de ouvir sobre Krishna. Então não é bom só para você, por estar recebendo bên-çãos poderosas, mas também para as outras pessoas. Tantas pessoas estão engajadas em consciência de Krishna por terem lido um livro primeiro.

A terceira razão de por que a distribuição de livros é importante, é um pouco enigmática, é um mistério. Por espalhar as palavras de Krishna nesse universo escuro, vem a luz. No começo é imperceptível e depois de torna perceptível, se espalha a auspi-ciosidade. É difícil se entender com uma mente mundana. Esses livros tem poder. Vou dar um exemplo para concluir. Havia um menino alemão que estava pescando. De alguma forma, pela misericórdia de Krishna, ele entendeu que isso não era bom. Na outra manhã ele foi pescar, mas orou que não queria mais fazer isso. Por ser vítima de seus hábitos, ele não conseguiu e acabou indo pes-car. Quando jogou a corda na agua, houve uma resistência. Ele pensou: “Oh não, mais uma vez estou matan-do um peixe”. Estava pesado en-quanto ele puxava a corda. Quando subiu tudo, ele pegou e viu O livro de Krishna. Por algum motivo alguém havia jogado no rio. Ainda estava no plástico. Ele virou devoto. É incrível. Ele orou e Krishna respondeu a ora-ção. Isso é muito auspicioso, é muita auspiciosidade que se espalha.

Carta de Sankirtana - Março - X 14Carta de Sankirtana - Outubro - Carta de Sankirtana 14

Carta de Sankirtana - Março - X 15Carta de Sankirtana - Outubro - Carta de Sankirtana 15

Carta de Sankirtana - Março - X 16Carta de Sankirtana - Outubro - Carta de Sankirtana 16

Carta de Sankirtana - Março - X 17

BBT agora tem representantes nestas cidades. Se você quiser comprar livros, entre em contato com eles. Se você não mora perto de um representante e quer distribuir livros, entre em contato com BBT Brasil.

E se a sua cidade tem uma congregação interessada em ter livros, e acha que deveria haver um representante da BBT para facilitar a distribuição de livros, também entre em conta-to com BBT Brasil.

Faça Seu Pedido!BBT, na tentativa de se aproximar dos devotos e facilitar a sua

pregação e distribuição de livros, criou uma série de depósitos na maioria das grandes cidades do Brasil. Um número grande de devotos se ofereceram para fazer este serviço tão importante como o de representantes da BBT.

Fortaleza - Balarama [email protected]

Campina Grande - Rama Carita das

(83) 8892 [email protected]

Olinda - Sri Vatsa devi dasi(81) 3439 5421/ 3053 2525

[email protected]

Salvador - Krishna Yoga devi dasi(71) 3247 1248

[email protected]

Belém - Bk. [email protected]

Belém - Isvari devi dasi(91) 8874 4396

Nova Gokula - Ekamurti devi dasi

Uberaba - Yadunatha das(34) 3312 8182/ 9192 [email protected]

Rio de Janeiro - Jagadish das(21) 9897 1247/ 8557 [email protected]

Porto Alegre - Mathuranatha das(51) 3443 [email protected]

Porto Alegre - Caitanya Candra das(51) 4063 9396/ 9663 2298

BBT Brasil - Nanda Kumara das(11) 2143 [email protected]

Ubatuba - Uddhava das(12) 3833 5687

Já Enviou seusResultados deSankirtana ?

Envie-nos seu resultado de distribuição,passatempos, hitstórias e realizações!

Escreva para o endereço:[email protected]

Lembre-se das datas limites para envio:de resultados até o dia 5 do mês seguinte;Passatempos, histórias e realizações atéo último dia do mês.