Thehistory oftheDepartment ofGastroenterology of FMUSP

5
P.aulq,81 (especial):14-18, novembro/2002 ~c . Histórico do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP The history of the Department of Gastroenterology of FMUSP Angelita Habr-Gama", Antônio A. Laudanna*, Joaquim Gama- Rodrigues*, Bruno Zilberstein***, José Eduardo Monteiro da Cunha**, Ivan Cecconello**, William Abrão Saad***, Joel Faintuch**, Desidério Roberto Kiss***, Arthur Belarmino Garrido Junior** Dan L. Waitzberg** e Cláudio José Caldas Bresciani** DESCRITORES: Gastroenterologia/história; Docente de Medicina/história. o Departamento de Gastroenterologia da FMUSP reúne três Disciplinas: Gastroenterologia Clínica, Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. A atividade de ensino, pesquisa e assistência médica do Departamento de Gastroenterologia se prende, portanto, a tudo que se refere ao Sistema Digestório. Inclui-se, deste modo, no Departamento de Gastroenterologia, a endoscopia digestiva alta, a colonoscopia e a laparoscopia, tanto propedêuticas como terapêuticas, assim como os laboratórios de fisiologia aplicada à clínica da atividade motara e secretora do tubo digestivo e dos órgãos anexos, isto é, fígado, pâncreas, vias biliares e baço, além do laboratório de provas funcionais do aparelho digestivo e dos laboratórios de investigação médica UM 07 e UM 35, ambos instalados no edifício da FMUSP. No excelente texto sobre "50 anos de Gastroenterologia no HCFMUSP" Laudanna refere: "A gastroenterologia, filiada durante muitos anos à Medicina geral, chegou, como as demais especialidades clínicas, ao Hospital das Clínicas vinda da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.Três núcleos foram as sementes da grande germinação inicial: Serviço de Nutrição - de Antonio Barros Ulhôa Cintra, que, em brilhante concurso em clínica médica e propedêutica, institui a famosa Primeira Clínica Médica. A Primeira Clínica Médica ocupou o 7º e o 8º andares, ala este do Hospital das Clínicas. Serviço de Gastroenterologia - do 3º andar do Hospital das Clínicas, chefiado por José Fernandes Pontes, a quem se dá o créditc maior, com justiça, de criador da gastroenterologia no Hospital das Clínicas e no Brasil. Grupo de Cirurgia do Aparelho Digestivo - de Benedito Montenegro e Alípio Corrêa Neto, as cátedras situavam-se, no início do Hospital, no 8º e gº andares, lado Oeste do Hospital das , Professora Emérita do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP; . Professor Titular da Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo; .. Professores Associados da FMUSP; ... Professores Livre-Docentes da Divisão de Clínica Cirúrgica 11do HC-FMUSP. E-mail: [email protected]

Transcript of Thehistory oftheDepartment ofGastroenterology of FMUSP

Page 1: Thehistory oftheDepartment ofGastroenterology of FMUSP

P.aulq,81 (especial):14-18, novembro/2002~c .

Histórico do Departamento deGastroenterologia da FMUSP

The history of the Department of Gastroenterology ofFMUSP

Angelita Habr-Gama", Antônio A. Laudanna*, Joaquim Gama-Rodrigues*, Bruno Zilberstein***, José Eduardo Monteiro da Cunha**,Ivan Cecconello**, William Abrão Saad***, Joel Faintuch**, Desidério

Roberto Kiss***, Arthur Belarmino Garrido Junior** Dan L. Waitzberg**e Cláudio José Caldas Bresciani**

DESCRITORES: Gastroenterologia/história; Docente de Medicina/história.

o Departamento de Gastroenterologia daFMUSP reúne três Disciplinas: Gastroenterologia Clínica,Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Aatividade de ensino, pesquisa e assistência médica doDepartamento de Gastroenterologia se prende, portanto,a tudo que se refere ao Sistema Digestório. Inclui-se,deste modo, no Departamento de Gastroenterologia, aendoscopia digestiva alta, a colonoscopia e a laparoscopia,tanto propedêuticas como terapêuticas, assim como oslaboratórios de fisiologia aplicada à clínica da atividademotara e secretora do tubo digestivo e dos órgãos anexos,isto é, fígado, pâncreas, vias biliares e baço, além dolaboratório de provas funcionais do aparelho digestivo edos laboratórios de investigação médica UM 07 e UM35, ambos instalados no edifício da FMUSP.

No excelente texto sobre "50 anos deGastroenterologia no HCFMUSP" Laudanna refere: "Agastroenterologia, filiada durante muitos anos à Medicinageral, chegou, como as demais especialidades clínicas,

ao Hospital das Clínicas vinda da Santa Casa deMisericórdia de São Paulo.Três núcleos foram as sementesda grande germinação inicial:

Serviço de Nutrição - de Antonio Barros UlhôaCintra, que, em brilhante concurso em clínicamédica e propedêutica, institui a famosa PrimeiraClínica Médica. A Primeira Clínica Médicaocupou o 7º e o 8º andares, ala este do Hospitaldas Clínicas.Serviço de Gastroenterologia - do 3º andar doHospital das Clínicas, chefiado por JoséFernandes Pontes, a quem se dá o créditc maior,com justiça, de criador da gastroenterologia noHospital das Clínicas e no Brasil.Grupo de Cirurgia do Aparelho Digestivo - deBenedito Montenegro e Alípio Corrêa Neto, ascátedras situavam-se, no início do Hospital, no8º e gº andares, lado Oeste do Hospital das

, Professora Emérita do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP; . Professor Titular da Disciplina de Cirurgia do AparelhoDigestivo; .. Professores Associados da FMUSP; ... Professores Livre-Docentes da Divisão de Clínica Cirúrgica 11do HC-FMUSP.E-mail: [email protected]

Page 2: Thehistory oftheDepartment ofGastroenterology of FMUSP

Clínicas (sempre nos referimos ao Prédio doInstituto Central do ICHC)."Foram precursores da atividade atualmente

desenvolvida no Departamento de Gastroenterologia osdois Serviços de Gastroenterologia Clínica instalados noHospital das Clínicas da FMUSP, um deles chefiado peloProf. José Fernandes Pontes na então Cadeira dePropedêutica Clínica e ulteriormente liderada pelo Prof.Agostinho Bettarello, na época que o referido Serviçofora integrado à 2a. Clínica Médica então dirigida peloProf. Luiz Venere Decourt; outro Serviço era integradona época à 1a. Clínica Médica chefiada pelo Prof. Antôniode Barros Ulhoa Cintra.

A contra partida cirúrgica dos referidos serviçosna FMUSP, foram os serviços de cirurgia do aparelhodigestivo das 1a. e 3a Clínica Cirúrgicas criados com areforma do Departamento de Cirurgia da FMUSP, em 1967pelo então Reitor da USP, Prof. Alípio Corrêa Netto.Apoiado nas iniciativas maior e do Prof. BeneditoMontenegro e Prof. Eurico da Silva Bastos. Constituiu-setambém como um dos primórdios do nosso Departamentoa Clínica de Moléstias do Aparelho Digestivo entãochefiada pelo Prof. Edmundo Vasconcellos.

Em 1973 criou-se o Curso de Gastroenterologiadenominado Gastrão sob a direção do Prof. Arrigo Raiae de todos os outros assistentes da Disciplina de Cirurgiado Aparelho Digestivo e com a colaboração da Profa.Angelita Habr-Gama e Profs. Henrique Walter Pinotti,Joaquim Gama-Rodrigues, Massaiyki Okumura, Ary Lex,Jorge Haddad, Oscar Simonsen, Marcel C.C. Machado,José Eduardo Monteiro da Cunha, Joel Faintuch, KiyoshiIriya, Daher Cutait, Shinishi Ishioka, Paulo Sakai, PauloOgawa, Germano Ellemborge, Silvano Raia, Mário Ramosde Oliveira, Fábio S. Goffi e Plínio Bove dentre outros.Participava também o Prof. Agostinho Bettarello, Chefeda Disciplina de Gastroenterologia Clínica da FMUSP.Pouco mais tarde as iniciativas e esforços para consolidaro Gastrão receberam decisivo apoio de Antonio AtilioLaudanna, Manlio Speranzini, Arthur Belarmino GarridoJr., William Abrão Saad, Salomão Chaib, Joamel Brunode Mello, Pedro Nahas, Julio Mariano da Rocha, SilbioBocchinni, Desidério Roberto Kiss, Massaiyro Yoshimoto,José Hyppolito da Silva, Sérgio Carlos Nahas, MagalyGemio Teixeira, José Márcio Neves Jorge, AfonsoHenrique da Silva e Sousa, Fábio Guilherme Caserta M.de Campos, Carlos Walter Sobrado, Cláudio Deutsch,Sonia Penteado, Maria de Lourdes Capacci, Emilio EliasAbdo, Eleazar Chaib, José Jukemura, Vicenzo Pugliese,Paulo Herman, Victor Strassmann, André Montagnini,Ricardo Arab Fadul. O Gastrão atingiu admiravél nivelcientífico e organizacional porque contou com amplo apoiodos docentes do Departamento, destacando-se além dosparticipantes das Disciplinas de Coloproctologia e Cirurgiado Aparelho Digestivo já referidas, mas também decisivaparticipação dos componentes da Disciplina deGastroenterologia Clínica a começar pelos seus doisProfessores Titulares: Agostinho Bettarello e Antonio Atilio

Laudanna e também de todos docentes entre os quaisdestacamos: Carlos de Barros Mott, Joaquim Prado Pintode Moraes Filho, Shlioma Zarteka, Luiz Caetano da Silva,Aytan Miranda Sipahy, Dulce Reis Guarita, Ivete BedimPrado, Flair José Carrilho, Aderson Jaime Eisig, DécioSchinzon, Júlio Jovino da Silva, Eduardo Cançado eSuzane Kioko Ono-Nita. Este foi o grande marco quedefiniu, já naquela época, o entrelaçamento e acolaboração entre clínicos e cirurgiões e foi a sementeda criação do Departamento de Gastroenterologia.

O Departamento de Gastroenterologia foi criadoem 1986 sob a direção dos Professores AgostinhoBettarello e Henrique Walter Pinotti.

Alguns anos depois, em 1994 foi criada aDisciplina de Coloproctologia sob a direção da ProfessoraAngelita Habr-Gama que, em conjunto com a Disciplinade Cirurgia do Aparelho Digestivo e Disciplina deGastroenterologia Clínica formam o Departamento deGastroenterologia da FMUSP.

Os grandes marcos do Departamento foram adisseminação da Cultura, o ensino Médico e a InvestigaçãoCientífica.

Várias iniciativas pioneiras têm caracterizado asatividades do Departamento de Gastroenterologia, entreos quais destacaram as seguintes:

Nesta unidade universitária de ensino e pesquisaforam criados os Laboratórios de Motilidade Digestivae Provas Funcionais e Motoras do Aparelho Digestivoem 1973. Destes laboratórios foi lançada a semente dacriação da Sociedade Brasileira de MotilidadeDigestiva, com grande número de colaboradores donosso Departamento, particularmente, Ary Nasi (seupresidente de 2000 a 2001), Valter Nilton Felix, IvanCecconello e José Márcio Neves Jorge (seu atualpresidente) .

Em setembro de 1967, o Prof. Henrique WalterPinotti criou o Setor Experimental para estudos sobretransplantes pancreáticos, nos laboratórios de TécnicaCirúrgica e Cirurgia Experimental (Serviço do Prof.Américo Nasser).

Destas investigações foi possível extrair váriascontribuições para a questão dos transplantespancreáticos, referidas nas publicações nacionais.

Atualmente o Departamento integra o programado transplantado duplo de pâncreas-rins e colaboraçãocom o a Disciplina de Urologia do HCFMUSP com aparticipação do Prof. Telésforo Bachella e do Dr. ViníciusRocha Santos.

A obesidade de grandes proporções caracteriza-se pela morbidade associada e é de difícil tratamentoconservador; as recidivas de excesso de peso corpóreosão a regra. Por isso, passou a ser tratada cirurgicamente,desde os estudos experimentais, em cães, de Kremen,na década de 1950, nos E.E.U.U. As primeiras operaçõesbem sucedidas surgiram na década de 1960, com Payne.Nessa fase, Salomão Chaib praticou essa operação nonosso Departamento, com resultados semelhantes aos

Page 3: Thehistory oftheDepartment ofGastroenterology of FMUSP

do exterior: boa perda ponderal, mas seqüelas gravescom freqüência considerável.

A partir de 1982, sob liderança e pioneirismo doProf. Arthur B. Garrido Jr. adotou-se na Disciplina deCirurgia do Aparelho Digestivo outra abordagem cirúrgicaproposta por Mason: a redução da capacidade doreservatório gástrico.

O atendimento é feito, desde 1992, por equipemultidisciplinar, fundada por Arthur Garrido que inclui,além dos cirurgiões, endocrinologistas, psicólogas,nutricionistas e enfermeiras especialmente familiarizadoscom as particularidades dos grandes obesos.

Desenvolveram-se no Departamento deGastroenterologia os estudos que propiciam a criação doEsfincter Anal Artificial, sob a orientação da Profa. AngelitaHabr-Gama e dos Profs. Paulo Roberto Arruda Alves eJosé Márcio Neves Jorge.

Na qualidade de Presidente da SociedadeBrasileira de Coloproctologia: Angelita Habr-Gama, em1981, colaborou na aprovação do Programa de Residênciaem Coloproctologia. Este programa foi aprovado peloMEC, em 1981, e é obedecido por todas as instituiçõesque mantém sistema de Residência Médica emColoproctologia em todo o País.

O Departamento foi pioneiro na criação de serviçouniversitário de colonoscopia sob a liderança da Profa.Angelita Habr-Gama em 1974 que serviu de modelo paraa difusão desta atividade no país. Desde o ano de 1999 oDepartamento, através da Disciplina de Coloproctologia,iniciou o programa da hemorroidectomia e do prolapsoreta I com a técnica (longo) com emprego de grampeador(PPH). A Profa. Angelita Habr-Gama vem contribuindocom a difusão em âmbito nacional e latino-americano dosresultados clínicos com o novo método.

Criou-se, em 1982 por iniciativa do Prof. DanWaitzberg, com a participação do Prof.Joaquim Gama-Rodrigues e do Prof. Dr. Joel Faintuch, um núcleo deassistência e pesquisa em Nutrologia em AparelhoDigestivo que inclui expressivo atendimento ambulatoriala doentes com distúrbios nutricionais e em especial coma grave síndrome do intestino curto.

A nutrição parenteral foi a primeira modalidadeadotada na Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo,que foi a pioneira no Brasil neste âmbito. Já em 1971,apenas três anos depois que o primeiro caso mundialhavia sido descrito por Dudrick (1968), o método foiimplantado pelo Prof. Dr. Joel Faintuch, medianteautorização do Titular na ocasião, Prof. Arrigo A Raia.

Na década de 1990, o Dr. Dan Waitzberg com acolaboração do Prof. Dr. Joel Faintuch e do Prof. Gama,juntamente com nutricionistas da Divisão de Nutrição eDietética do HCFMUSP, e também farmacêuticos daDivisão de Farmácia do HC, se esforçaram pela criaçãodo Ambulatório de Nutrição dentro das dependências doAmbulatório da Divisão de Clínica Cirúrgica 11 e doDepartamento de Gastroenterologia.

Pouco depois nasceram os serviços de apoiodomiciliar para suporte nutricional de média ou longa

duração, novamente únicos no país, tanto para casoscirúrgicos gerais (PROSNED), como para síndrome dointestino curto (AMULSIC). Estes ambulatórios continuamprestando serviços valiosos aos pacientes, inclusive comfornecimento gratuito de dietas quando o paciente nãotem condições de adquirí-Ias, servindo de modelo paraoutras instituições no país e no exterior.

A Cirurgia do Fígado apresentou grande avançotecnológico nos últimos anos, principalmente com osconhecimentos adquiridos com o transplante hepático.

O Departamento de Gastroenterologia daFMUSP, através do Serviço de Cirurgia do Fígado eHipertensão Portal, acompanhou o referido avanço,sendo por vez até pioneiro no Brasil em algunsprocedimentos realizados sobre este importante órgãoda economia humana.

Fez estudo sobre anatomia cirúrgica do fígado,culminando com a realização de um filme que foipublicado no Video-Review of Surgery (The WorldJournal of Video Surgery) nas línguas inglesas,espanhola, francesa e italiana, em 1999.

O referido Serviço foi pioneiro, com acolaboração do Departamento de Radiologia e do Dr.Marcio Martins, na introdução do ultrassom intra-operatório nas cirurgias sobre o fígado.

No campo da síndrome da hipertensão portal,padronizou a indicação das cirurgias de descompressãoportal seletiva, desconexão ázigo portal + esplenectomia+ tratamento endoscópico das varizes esôfago-gastrica(pós-operatória), de acordo com o estado hemodinâmicode cada paciente.

Realizou estudos pioneiros sobre a regeneraçãohepática tanto em fígado normal como cirrótico,possibilitando a ressecção de lesões do fígado, até entãoconsideradas irresecáveis. Desta forma padronizou aindicação do bloqueio portal seletivo hoje bemestabelecida.

A respeito dos tumores primários oumetastáticos do fígado, padronizou a indicação demétodo alternativo para tratamento dos tumoresirresecáveis através do uso da radiofrequência ou termo-ablação, procedimento hoje divulgado e aceito pela classemédica.

Desenvolveu-se em estudos, trabalhos utilizandodiversas substâncias no sentido de bloquear a evoluçãodos tumores hepáticos para proporcionar chance aopaciente cirrótico de ser submetido a transplante defígado, e sobre a derivação safeno-peritoneal para otratamento de ascites que não respondem ao tratamentoclínico.

O Serviço publicou o Livro Atlas de Cirurgia doFígado, o único do Brasil sobre a matéria.

Em 1988, foi criada pela Disciplina de Cirurgiado Aparelho Digestivo a Revista Arquivos Brasileirosde Cirurgia Digestiva - ABCD, publicação trimestraldedicada à divulgação nacional e internacional deestudos sobre Cirurgia Digestiva, e que hoje é marcona literatura médica nacional especializada.

Page 4: Thehistory oftheDepartment ofGastroenterology of FMUSP

: .... ..Rev Med, São Paulo, 8,1 (es~ecial):'" .:"'"iulú.;Di!

Foi neste Departamento que, por iniciativa dosProfs. Henrique Walter Pinotti e Joaquim Gama-Rodrigues,Angelita Habr-Gama, Bruno Zilberstein, Ivan Cecconello,Marcel Machado, Julio Rafael Mariano da Rocha, JoséEduardo Monteiro da Cunha, William Abrão Saad, CláudioBresciani, Telesforo Bacchella e Carlos Eduardo Domeneentre outros, em 1989 foi criado o Colégio Brasileiro deCirurgia Digestiva, hoje sob a Presidência do Prof.Joaquim Gama-Rodrigues. Congrega a referidaSociedade Científica, mais de 1600 membros, que jáatribui juntamente com a AMB mais de 700 títulos deespecialistas e serve de base e apoio aos cirurgiões doaparelho digestivo de todo país.

As Disciplinas de Gastroenterologia Clínica,Cirurgia do Aparelho e Coloproctologia da FMUSP senotabilizaram pela divulgação científica e aprimoramentodo meio médico na disseminação de conhecimentosatravés do ensino continuado em pós-graduação sensolato.

Além do Gastrão, como já se mencionou,ministrado anualmente no mês de julho há 30 anos, sãorealizados os Cursos Continuados de Coloproctologia e ode Cirurgia do Aparelho Digestivo há vários anos.

Outro marco importante é a criação daResidência em Cirurgia do Aparelho Digestivo em 1984,que propiciou o desenvolvimento da Especialidade noBrasil.

São marcos importantes das atividades dasDisciplinas mencionadas, a publicação de inúmerostratados sob os temas concernentes, destacando-se aorientação e padronização de condutas no Câncer doEsôfago, Câncer Gástrico, Câncer Colorretal, Câncer doPâncreas e do Fígado.

Em 1988, sob a liderança da Profa. Angelita Habr-Gama, criou-se no Departamento o Programa de Pós-Graduação da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo eColoproctologia da FMUSP, que contribui expressivamentecom a formação de docentes e pesquisadores; completaramseu Programa de Pós-Graduação e receberam na FMUSPo título de mestre 69 e de doutor 40.

Em 1999 reorganizou-se a Unidade de CirurgiaLaparoscopica do Aparelho Digestivo por iniciativa deAngelita Habr-Gama, Joaquim Gama-Rodrigues e CláudioBresciani, o atual coordenador da Unidade, visandocomplementar a formação especializada do residente emCirurgia do Aparelho Digestivo. Obteve-se apoio deempresas privadas na doação de equipamentos de vídeo-cirurgia e a criação de bolsas do apoio a pesquisa na áreada laparoscopia aplicada ao tratamento das doenças doAparelho Digestivo, supervisionados pelo CECCAD.

Resultante do trabalho do Departamento deGastroenterologia, surgiu a integração de vários de seusdocentes, no projeto Genoma, integrando o Departamentoà Comunidade Científica Brasileira de vanguarda, compatrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estadode São Paulo (FAPESP) e Fundação Ludwig.

Criou-se como conseqüência, em Associação comas principais Instituições de Ensino Médico do País, mais

recentemente a Associação Brasileira de Câncer Gástricoque tem na figura do Prof. Joaquim Gama-Rodrigues seuprimeiro presidente.

Fruto da dedicação e trabalho dos membros ecolaboradores destas Disciplinas foi a realização no Brasildo Congresso Mundial de Gastroenterologia em 1986, soba direção do Prof. Agostinho Bettarello; do CongressoMundial de Esôfago em 2001, sob a direção dos Profs.Henrique Walter Pinotti, Ivan Cecconello e Bruno Zilberstein,Joaquim Gama-Rodrigues, entre outros. Ainda este anode 2002, realizou-se em São Paulo o Congresso Mundialde Cirurgia Bariatrica, sob a Presidência do Prof.ArthurGarrido Jr., que lidera no Departamento deGastroenterologia, o núcleo de Cirurgia da Obesidade, comcolaboração do Prof. Joel Faintuch, Dr. Mitsunori Matsuda,Prof. Cláudio José Caldas Bresciani, Prof. BrunoZilbrestein, Prof. Paulo Engler Pinto Jr., Dr. Carlos EduardoJacob e Prof. Joaquim Gama-Rodrigues.

Por iniciativa da Profa. Angelita Habr-Gama, naépoca Titular da Disciplina de Coloproctologia da FMUSPe Diretora da Divisão de Clínica Cirúrgica 11 do Hospitaldas Clínicas, criou-se em 1999, o Centro de Estudosem Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo"Professor Alípio Corrêa Neto" (CECCAD), comobjetivo de apoiar e incentivar investigação e formaçãode novos pesquisadores em nosso meio.

Em 1999, instalaram-se por iniciativa dosacadêmicos, Centro Acadêmico Oswaldo Cruz e comparticipação dos docentes do Departamento deGastroenterologia as Ligas: 1) Liga de Prevenção do câncerdo esôfago, Estômago e Intestino Delgado-LEEID; 2) Ligade Metabologia e Nutrição em Cirurgia do AparelhoDigestivo; 3) Liga de Coloproctologia; 4) Liga deVideolaparoscopia; e 5) Liga de Cirurgia do Fígado eHipertensão Portal. É de se destacar a participação dejovens pesquisadores do Departamento na referidacolaboração referente às Ligas: Sérgio Araújo EduardoAlonso Araújo, Sérgio Szachnowicz, Victor Edmond Seid,Marcos Roberto de Oliveira Tacconi, Carlos Eduardo Jacob,Marcelo Fontanelle Ribeiro e Willian Abrão Saad Jr.

Como resultado desta atuação, além de váriosnúcleos de pesquisa em permanente atividade, e patrocínioa jovens pesquisadores docentes ou não de viagens deestudos e estágios internacionais, o CECCAD lançou oBoletim Gastro HC, elo integrador dos docentes e alunosda FMUSP, membros colaboradores das Disciplinas, ex-residentes, discípulos e a comunidade médica hagaceanae brasileira sob a direção da Profa. Angelita Habr-Gama eDr. Osmar Kenji Yagi.

O Método imunohistoquímico é hojefreqüentemente utilizado em pesquisas oncológicas,resultando em mais de 66.000 publicaçõesrelacionadas às neoplasias, citadas no MEDLlNE.O método imunohistoquímico pode ser utilizadona identificação de marcadores moleculares queauxiliam no diagnóstico, estadiamento, respostaterapêutica e prognóstico de pacientes com neoplasiasdo Aparelho Digestivo. Através de reação antígeno-

Page 5: Thehistory oftheDepartment ofGastroenterology of FMUSP

anticorpo, utilizando-se anticorpos mono ou policlonais,obtém-se a caracterização de imunoexpressão demarcadores moleculares ou determinadas proteínascelulares. No Departamento de Gastroenterologia, desdeo ano de 2000, iniciaram-se várias pesquisas clínicasenvolvendo a utilização do Método Imunohistoquímicono estudo de neoplasias do Aparelho Digestivo, entreelas os tumores colorretais e os do estômago. Com aparticipação do Departamento de Patologia da Faculdadede Medicina da Universidade de São Paulo, foramrealizadas e apresentadas pelo Departamento deGastroenterologia desta mesma Faculdade, quatroDissertações de Mestrado, quatro Teses de Doutoradoe uma Tese de Livre-docência, além de outras pesquisasem andamento.

O Departamento de Gastroenterologia mantémconvênios oficiais de cooperação científica com várias

P.aulo,,81(especial):14-18,novembro/2002í!!ar:l .

instituições universitárias destacadas no exterior:Universidade de Pittsburgh (EUA); Universidade deBarcelona (Espanha); Universidade de Tóquio (Japão)e Universidade de IlIinois, Chicago (EUA), o que temfavorecido o desenvolvimento de pesquisas científicasconjuntas assim como troca de experiência e formaçãode recursos humanos.

Desta forma, tendo sempre o lema da busca demaiores e melhores oportunidades para os acadêmicosde medicina da FMUSP e para médicos em formaçãona área da Cirurgia do Aparelho Digestivo eColoproctologia, caminha-se incessantemente visandoao progresso, oferecendo-se o que de melhor estesServiços podem dispor para engrandecimento de nossaFaculdade de Medicina.

Publicações Científicas do Departamento de Gastroenterologia

Disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo

Disciplina de ColoproctologiaDisciplina de Gastroenterologia Clínica

Ano/Tipof-ublicaçâo 1997 1998 1999 2000 2001 TOTAL

100 67 26 40 140 3732 14 29 12 45 83 1833 36 32 27 75 203 3734 07 06 11 2 14 40

Tipo de Publicação - Legenda1 Trabalhos Publicados em Revistas Nacionais2 Trabalhos Publicados em Revistas Internacionais

3 Livros e Capítulos de Livros Nacionais4 Livros e Capítulos de Livros Internacionais

Habr-Gama, A. e Colaboradores: Histórico do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP. Rev Med EdiçãoComemorativa dos 90 anos da FMUSP, São Paulo, 81 (especial): 14-18, novembro/2002.

DESCRIPTORS: Gastroenterology/history; Faculty, Medical/history

Referências Bibliográficas

1. Habr-Gama, Gama-Rodrigues JJ, Bresciani, CJC et aI.

Gastrão 2002 - Atualização em Cirurgia do Aparelho

Digestivo e Coloproctologia, Frontis Editora, São Paulo

2002.

2. Laudanna AA - 50 anos de Gastroenterologia no Hospital

das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

de São Paulo (1945 a 1995). In: Cordeiro F. Histórico da

Gastroenterologia no Brasil, Federação Brasileira de

Gastroenterologia, São Paulo 2001.

3. Saad, W. A., Parra, O.M., Saad Junior, W.A. Anatomia

Cirúrgica do Fígado - The World Journal of Video

Surgery -, Barcelona, Sept. Out., 1999Saad, W. A., Chaib, E. Atlas de Cirurgia do Fígado - Atheneu,

São Paulo, 2000.