Politica Partidária

26
Politica Partidária Cássia Apº de Souza Garcia Ivanete dos Santos Gonçalves Lucas Barbosa dos Santos Luciana Barbosa Galassi Maria Leticia Ruthes de Lima Otávio Rodrigues Thais Francielly Sposito

Transcript of Politica Partidária

Page 1: Politica Partidária

Politica Partidária

Cássia Apº de Souza GarciaIvanete dos Santos GonçalvesLucas Barbosa dos SantosLuciana Barbosa GalassiMaria Leticia Ruthes de LimaOtávio RodriguesThais Francielly Sposito

Page 2: Politica Partidária

• Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar.

• Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem a existência de várias agremiações políticas no Brasil.

Introdução

Page 3: Politica Partidária

• Os partidos surgiram-na Europa ocidental e nos estados unidos ,no decorrer da primeira metade do século 19.A democratização do poder politico abriu espaço ,inicialmente, á participação das elites econômicas e sociais nos processos decisório dos governos.

• Nessa época os políticos evoluíram para adoção de formas e estruturas mais estáveis , definidas e profissionalizada ,não existiam ,propriamente partidos, mas apenas grupos políticos ou facções.

• O aparecimento dos partidos em noção apurada , identifica-se, portanto, com o momento em que a atuação partidária superou o modelo de atuação ocasional e precária parlamentar ou eletiva , para fora das assembleias ,assumir uma forma de mobilização politica institucionalizada burocraticamente estruturada e duradoura .

• A principio ,os partidos foram organizações puramente eleitorais , cuja função essencial consistia em assegurar o êxito de seus candidatos.

• Hoje ,os partidos políticos aparecem como elemento indispensáveis a sobrevivência dos regimes democráticos e modernos.

• Como pregava Darcy Azambuja, os defeitos dos partidos são dos homens. P que cumpre é seguir corrigindo –os , para que em marco saudáveis se possa mante- lós.

• Apesar de suas falhas , não há como negar que os partidos políticos constitui em peças fundamentais na mecânica da democracia :onde quer que sucumbem , cede consigo e engrenagem do governo.

Surgimento

Page 4: Politica Partidária

O que é Politica Partidária

É o exercício da política através de filiação a um partido político. De um modo geral todos nós praticamos política, contudo, para que esta prática seja de modo válido, precisamos de uma filiação partidária.

Em geral as pessoas dizem que é quando seu discurso, ideologia está vinculada a um partido. Quando você fala em nome de um partido. Porém acho que independente disso, sempre tomamos um lado da história. 

Page 5: Politica Partidária

Os partidos políticos proporcionam uma forma dos cidadãos responsabilizarem os dirigentes do partido pelas suas ações do governo.

Os partidos políticos democráticos acreditam nos princípios da democracia de modo que reconhecem e respeitam a auto realidade do governo eleito, mesmo que seus líderes não estejam no poder.

Como qualquer democracia, os membros de vários partidos políticos refletem a diversidade de cultura de onde provem.

Todos os partidos políticos democráticos, quer sejam movimentos pequenos ou grandes coligações nacionais, tem valores comuns de compromisso e tolerância.

Os partidos democráticos reconhecem que as opiniões políticas são flexíveis e variáveis e que o consenso pode, com frequência, surgir de um confronto de ideias e valores em um debate pacífico, livre e público.

Numa democracia, a luta entre partido político não é uma luta pela sobrevivência ,mas uma competição para servir o povo. 

Objetivo

Page 6: Politica Partidária

FormaçãoOficialmente, os partidos políticos já existem no Brasil há mais de cento e sessenta anos. Porém não existem partidos centenários no país

E o motivo disso, dessa precariedade partidária, da falta de enraizamento histórico dos programas nas camadas sociais é a inconstância da vida política brasileira.

Formaram-se as duas agremiações que caracterizaram o Segundo Reinado, a dos Conservadores e a dos Liberais.

Os conservadores propunham sempre um regime forte, com autoridade concentrada no trono e pouca liberdade cedida às províncias.

Os liberais, por sua vez, inclinavam-se pelo fortalecimento do parlamento e pela maior autonomia provincial.

O voto era rarefeito, hierárquico, baseado em critério censitário (Lei Saraiva, 1881).

Entende-se que é melhor para o país manter o atual sistema de representação do que tentar limitá-lo. Assim sacrifica-se a governabilidade em nome da diversidade da representação.

Page 7: Politica Partidária

• Os partidos políticos, pessoas jurídicas de direito privado, são entidades criadas com o objetivo de assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo, e defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.

• A Justiça Eleitoral exerce a fiscalização sobre a escrituração contábil e a prestação de contas dos partidos políticos, que devem refletir a real movimentação financeira e patrimonial dos partidos políticos, inclusive os recursos aplicados em campanhas eleitorais (Lei nº 9.096/95, art. 34).

•  Pelo inciso VII, do artigo 15, da mencionada Lei nº 9.096/95, os estatutos dos partidos políticos, que são associações civis sem fins econômicos, devem conter normas sobre finanças e contabilidade, que obedeçam aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e às Normas Brasileiras de Contabilidade, especialmente às disposições gerais constantes da NBC T 10.19.

Como se mantêm?

Page 8: Politica Partidária

O que pensar da Politica Partidária

no Brasil

Page 9: Politica Partidária

Corrupção no Brasil

Page 10: Politica Partidária

Partidos Politicos

Page 11: Politica Partidária

PSBPartido Socialista Brasileiro

Page 12: Politica Partidária

Partido da República

Page 13: Politica Partidária

Partido Social CristãoPSC

Page 14: Politica Partidária

Partido Democrático Trabalhista

Page 15: Politica Partidária

PARTIDO DOS TRABALHADORES

PT

Page 16: Politica Partidária

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA

PPS

Page 17: Politica Partidária

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA

PSDB

Page 18: Politica Partidária

PARTIDO REPUBLICANO DA ORDEM SOCIALPROS

Page 19: Politica Partidária

DemocratasDEM

Page 20: Politica Partidária

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE

PSOL

Page 21: Politica Partidária

Partido VerdePV

Page 22: Politica Partidária

PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

PMDB

Page 23: Politica Partidária

PPPartido Progressista

Page 24: Politica Partidária

PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Page 25: Politica Partidária

CONCLUSÃOAté dia 2 de Outubro de 2013, foram registrados 32 partidos políticos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O Pluripartidarismo é a existência de vários partidos atuantes, cada qual com seus ideais, objetivos, propostas e programas de governo.

Apresentamos alguns partidos com seus fundadores e suas ideologias politicas.

O principal aspecto de um partido político é ter e propagar uma ideologia: um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visão do mundo, orientado para ações sociais, econômicas e principalmente políticas, objetivando produzir efetivas mudanças na sociedade.

Page 26: Politica Partidária

Obrigado pela atenção!