Pano - Soneparsonepar.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Sonepar-Panorama 2016.pdf · fazer a...

68
Assessorar os clientes em um mundo em plena evolução Pano rama 2016

Transcript of Pano - Soneparsonepar.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Sonepar-Panorama 2016.pdf · fazer a...

Assessorar os clientes em um mundo em plena evolução

Panorama2016

+ vídeos+ testemunhos+ projetos

panorama.sonepar.comVeja +

1

PAN

OR

AM

A 2

016

Somos uma empresa familiar independente, presente em todas as regiões do mundo. O objetivo principal do Grupo é simplificar

a vida dos clientes, atuando como especialista em diversos segmentos da distribuição profissional de materiais elétricos e

soluções de última geração.

Para atender às necessidades dos clientes, estamos constantemente ampliando nossas linhas de produtos e serviços.

Dia após dia, damos apoio aos clientes para a expansão de seus negócios, reforçamos as parcerias com fornecedores, investimos na capacitação e motivação dos colaboradores e compartilhamos

com todos eles os sucessos da empresa.

Nosso crescimento é construído com base na excelência dos serviços, na proximidade para com o cliente e no inovador

equilíbrio entre experiência de campo local e estratégia global.

Os valores, as normas de governança e os princípios de ação que compartilhamos objetivam a construção de um crescimento sadio

e sustentável.

Mais do que nunca, queremos nos posicionar como Referência em nosso setor de atividade.

SOMOS A SONEPAR.

2

PAN

OR

AM

A 2

016

P. 22 ____ P. 43

Quemsomos

TestemunhosExperiência

Sucessos compartilhados

Um projeto, dois parceiros

Principais projetos

Nossasconquistas

P. 4 ____ P. 21

Principais números

Iniciativas

InternacionalFornecedores

Rumo a 2017

Sumário

3

PAN

OR

AM

A 2

016

P. 44 ____ P. 61

Nossasmetas

Valores Digital

Acionistas familiares

Talento

Desenvolvimento sustentável Governança

Entrevista

Presençamundial

Principais nÒmeros

P. 24

P. 30

P. 62

Sumário

4

PAN

OR

AM

A 2

016

Em todos os países em que o Grupo está presente, os colaboradores da Sonepar, sejam quais forem as áreas em que atuam, se empenham, dia após dia, para dar assistência aos clientes no desenvolvimento de seus projetos. Os textos e as imagens a seguir mostram o orgulho de ver essa missão cumprida.

Quem

5

PAN

OR

AM

A 2

016

Quemsomos

6

PAN

OR

AM

A 2

016

Steeve Rouillere Gerente de balcão Franco Belge Électricité – França

"Há dois anos trabalho acolhendo e aconselhando os clientes, além de administrar o estoque. O que mais me fascina é o contato com as pessoas, o trabalho em equipe e a possibilidade de acompanhar de perto a constante evolução da tecnologia. Uma das chaves do sucesso é sorrir, dialogar com os clientes e ajudá-los a definir suas necessidades. Fico particularmente satisfeito quando vejo clientes que costumavam comprar material dos concorrentes decidirem trabalhar com a Sonepar depois de duas ou três visitas ao nosso ponto de venda".

Testemunhos

Edwig Manhaeve Diretor de filial CEBEO – Bélgica

"Minha carreira na Cebeo começou em 1996. Em 2008, tive a oportunidade de me tornar diretor de uma filial. Meu trabalho é administrar e melhorar os resultados, mas sou também responsável por um treinamento em sistemas de informação para novos colaboradores da minha área de vendas. Agora, que já passei dos 60, tenho orgulho de usar meus 40 anos de experiência para ajudar a nova geração a preparar o futuro. Na Sonepar, o que realmente faz a diferença são os colaboradores".

7

PAN

OR

AM

A 2

016

Brad DeFratus Coordenador de Comércio Eletrônico Crawford – Estados Unidos

"Comecei a trabalhar na Crawford em novembro de 2013 e desde o início tive plena autonomia para desenvolver plataformas que contribuíssem para o crescimento sustentável da empresa. Profissionalmente, nunca me diverti tanto quanto no ano passado. Foi muito gratificante colaborar com clientes e membros das equipes com o objetivo de encontrar soluções que agregassem valor ao trabalho, com base nas necessidades e/ou perspectivas expressas por eles. O que torna esse trabalho e essa experiência tão especiais para mim é o fato de construir uma relação e ter um objetivo em comum".

Atte Luukkonen Gestor de Informações de Produtos SLO Oy – Finlândia

"Na SLO e na Sonepar, temos a possibilidade de compartilhar todas as inovações e informações. Ambas são empresas totalmente abertas a novas ideias. Quando tenho uma proposta inovadora, gosto de sentar com os colegas e conversar para ver como podemos potencializá-la. E, no caso de não dispormos internamente de recursos humanos suficientes para concretizar uma ideia, sempre podemos contar com a rede mundial de parceiros da Sonepar".

Paolo Conte Gestor de projetos digitais Sonepar Italia – Itália

"Fazer parte de um grupo internacional é uma grande vantagem. A oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos com colegas do mundo todo é um dos maiores diferenciais da Sonepar no mercado. Entre as muitas áreas em que o Grupo se destaca dos concorrentes estão a inovação e a capacitação. Particularmente, aprecio o fato de poder me expressar e contribuir com meu talento – e receber um reconhecimento à altura do meu trabalho".

Testemunhos

8

PAN

OR

AM

A 2

016

José Arias Gerente de Logística Sonepar Ibérica – Espanha

"Desde 2009, utilizo princípios e técnicas válidas em todos os setores de atividade para melhorar os serviços prestados aos clientes. O que muda são os detalhes. Não precisamos inventar nada – as soluções, os materiais e os produtos estão disponíveis, muitos deles aqui mesmo, na Sonepar. Nosso objetivo é determinar quais deles correspondem melhor ao projeto em questão, a fim de otimizar a cadeia de abastecimento e servir melhor os clientes".

Testemunhos

9

PAN

OR

AM

A 2

016

Jennifer Winter Gerente de Serviços Logísticos Sonepar Deutschland – Alemanha

"Sou responsável por Serviços Logísticos e, desde 2015, cuido também de logística reversa. Minha função é dar assistência aos clientes e colegas com simpatia, mantendo sempre a calma apesar do estresse, e implementar as mudanças táticas e estratégicas necessárias para garantir e melhorar constantemente a qualidade das entregas e devoluções. Estamos sempre temtando descomplicar os processos ao máximo para facilitar a vida de todos os que utilizam nossos serviços. O que nos diferencia da comcorrência é a excelente qualidade dos serviços de entrega que oferecemos. Tornamos o impossível possível, principalmente quando é vital para o cliente."

Testemunhos

10

PAN

OR

AM

A 2

016

Esapekka Turunen Gerente de Suporte Técnico SLO Oy – Finlândia

"Nosso trabalho na SLO consiste em dar assistência aos vendedores nas tarefas do dia a dia, oferecendo suporte para questões de ordem técnica e comercial que possam surgir nos projetos de clientes. Uma das maneiras que a empresa tem de inovar é desenvolvendo novos serviços. Tenho a sorte de trabalhar com uma equipe excepcional, sempre disposta a compartilhar seu vasto know-how. O ponto forte da SLO é a prioridade dada à capacitação profissional dos colaboradores, bem como o incentivo ao aprendizado individual e ao aperfeiçoamento pessoal".

Gert Westland Consultor em Soluções Energéticas Sustentáveis Technische Unie – Países Baixos

"Ingressei na Technische Unie há cinco meses, depois de trabalhar para um de seus fornecedores. Minha função é garimpar e selecionar produtos de alta qualidade para oferecer soluções sustentáveis. Paralelamente, ofereço orientação e suporte técnico ao departamento de Vendas em licitações para grandes projetos. Para nos diferenciar no mercado, precisamos ampliar nossa expertise técnica. Por isso, temos desenvolvido cursos exclusivos de capacitação para as equipes, tanto na área técnica como na área comercial. Trabalhamos atualmente na criação de um novo espaço especializado em produtos e sistemas de eficiência energética, onde acolheremos clientes, disponibilizando informações, conselhos, treinamento e serviços".

Testemunhos

11

PAN

OR

AM

A 2

016

Olivier Charton Gerente de Especificação Luminter, Sonepar Île-de-France – França

"Antes de ingressar no universo da iluminação, trabalhei no setor de confecção e em seguida com decoração e design. Após dois anos de capacitação, assumi meu cargo na Luminter. Tenho a oportunidade de trabalhar com projetos extremamente variados, nos quais a expertise técnica é tão importante quanto a gestão de pessoas e a inovação. Para mim, um bom Gerente de Especificação deve ter paixão pelo que faz, cultivar um bom contato com a equipe e ser curioso, criativo e rigoroso. Mas ele também tem que saber dinamizar o showroom da empresa, estabelecendo parcerias com novos fabricantes e garimpando produtos e soluções que agradem os clientes".

Valentin Kok Engenheiro de Projetos Van Egmond – Países Baixos

"Nossa função é desenvolver projetos para todos os tipos de máquinas e processos industriais. A base desse trabalho é a programação do software, mas também realizamos projetos de ponta a ponta. Primeiramente, dialogamos com o cliente sobre suas necessidades, que são sintetizadas em um descritivo operacional. Em seguida, escrevemos o software em nosso escritório, para depois fazer a instalação na fábrica do cliente. O mais fascinante desse trabalho é a possibilidade de ouvir, ver e sentir o que programamos – e às vezes até o que esquecemos de programar! Sempre nos adaptamos às necessidades e preferências do cliente. Se ele já tiver seu próprio padrão de programação de máquinas, nós nos adequamos e tentamos oferecer um serviço ainda melhor".

Testemunhos

12

PAN

OR

AM

A 2

016

Ana Chicote Engenheira Técnica, divisão Indústria Sonepar Ibérica – Espanha

"Comecei a trabalhar na Sonepar Ibérica há cinco anos. Atravessamos um período difícil, mas muito interessante, em que pude contribuir para o necessário remanejamento do Grupo na Espanha, em particular para os clientes especializados. A Sonepar ajudou a dar impulso a minha carreira e me fez evoluir profissionalmente. Graças ao Sonepar Junior Committee1, tenho a chance de conhecer a atuação do Grupo ao redor do mundo e descobrir as diversas maneiras de trabalhar de cada país. Ainda que sejamos muito diferentes, estamos todos focados em um objetivo único".

Jennifer Buijn Gerente de Contas Technische Unie – Países Baixos

"Sou responsável por gerenciar comtas em nossa região, portanto lido com uma grande diversidade de clientes eempresas de portes variados, que atuam em diferentes setores de atividade. Desde que comecei a trabalhar na Technische Unie, há cinco anos, nunca tive um dia igual a outro – trabalho tanto de forma externa, com clientes, como no escritório, com meus colegas. É muito bom também contar com o centro de capacitação interna. Já tive a oportunidade de fazer vários cursos, tanto na área técnica como comercial. Um dos diferenciais da empresa é trabalhar em estreita colaboração com os clientes, oferecendo serviços e consultoria. Simultaneamente, para os colaboradores, a empresa oferece atenção personalizada e a possibilidade de evoluir profissionalmente".

1 Sonepar Junior Committee funciona como um think tank do Grupo, reunindo jovens talentos originários de vários países durante um período de três anos. O objetivo é confrontar ideias e trabalhar a partir de um mesmo tema, definido no início do ano. Em 2016, o SJC completou 25 anos de existência.

Testemunhos

13

PAN

OR

AM

A 2

016

Winterhalter + Fenner AG, Suisse

Luis Gimeno Diretor de filial Guerin – Espanha

"Ingressei na empresa como Assistente Técnico de Logística, aos 21 anos... E lá se vão 40 anos! Em 2013, em plena crise econômica, juntei minha experiência comercial e muito entusiasmo e formei uma equipe de 17  jovens colaboradores, que conseguiram aumentar as vendas em 100%. Para alcançar esse resultado, usei a capacidade de análise e de gestão que desenvolvi ao longo dos anos. Adoro meu trabalho e sei como motivar meu time".

Gert van Viegen Diretor de filial Technische Unie – Países Baixos

"Já faz mais de 30 anos que trabalho na Technische Unie, tendo ocupado diversas funções em várias filiais espalhadas pelo país. Aqui na empresa, não sabemos o que é tédio. Seja individualmente ou trabalhando em equipe, estamos sempre buscando novos desafios para consolidar nosso posicionamento como líder do mercado. Nossa maior motivação é a satisfação do cliente".

Testemunhos

14

PAN

OR

AM

A 2

016

Antes

Testemunhos

Um projeto, dois parceirosUm interessante desafio foi lançado à Corys Electrical pela metalúrgica New Zealand Aluminium Smelter. A companhia, situada na península de Tiwai, na Nova Zelândia, precisava substituir 850 luminárias de sódio posicionadas a 14 metros de altura, em uma instalação industrial com grande quantidade de poeira, temperaturas elevadas e produção contínua. A estrutura gerava custos crescentes de manutenção e apresentava problemas de não conformidade. Há muitos anos a empresa buscava uma solução, mas sem sucesso. Felizmente, a Corys Electrical não tem medo de grandes desafios!

Simon Wilson – Diretor de Desenvolvimento, divisão Iluminação – Corys – Nova Zelândia

"O cliente não estava conseguindo encontrar uma solução para a substituição das lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED. Para piorar, a equipe tinha passado por uma experiência ruim com um fabricante e não queria ter o mesmo problema. Eu e meu colega Kevin Carmody começamos propondo uma avaliação completa do sistema existente (eficácia, consumo de energia, custos de manutenção e correção das não conformidades) e criamos uma matriz com diversas opções, apresentando várias soluções possíveis. Nosso relatório, que foi analisado por diversos órgãos de governança da empresa, serviu de base para a tomada de decisão. A solução escolhida pela companhia era a mais cara, mas era também a mais eficaz em termos de consumo de energia e manutenção. Ou seja, no médio prazo, era a mais rentável. E que satisfação sentimos ao ouvir comentários entusiastas, mesmo de quem não colocava fé no nosso trabalho! Conseguimos transformar um ambiente árido, usado para atividades industriais pesadas, em um espaço agradável para os trabalhadores".

15

PAN

OR

AM

A 2

016

Depois

Projeto

Chris Wild – New Zealand Aluminium Smelter – Eletricista – Nova Zelândia

"Trabalhamos com a Corys há mais de 20 anos. Nesse projeto, a empresa proporcionou uma real expertise na área de iluminação, mostrando conhecer profundamente os produtos de diversos fornecedores de luminárias LED, sem custo adicional para a metalúrgica. Graças à análise técnica exaustiva feita pela Corys da situação das instalações e das implicações em termos de manutenção e luminosidade, foi possível tomar uma decisão com base no conhecimento de todas as variáveis, que foram explicadas com total clareza. A Corys apontou a melhor solução disponível no mercado naquele momento, propondo uma solução que satisfez tanto as equipes de manutenção como os profissionais que trabalham nesse espaço".

16

PAN

OR

AM

A 2

016

Projetos

Projetos e sucessos compartilhados

Fábrica Vetri Speciali – Trento – Itália

A Sonepar Italia prestou assessoria à fábrica de garrafas Grisenti na escolha e no fornecimento de soluções de iluminação, do sistema de cabeamento (inclusive datacom) e de eletrocalhas. O cliente mostrou-se muito satisfeito com as soluções personalizadas propostas pela Sonepar, em particular com a qualidade do serviço, o suporte técnico e comercial e a ampla gama de produtos.

Ao prestar assessoria em projetos dos mais variados portes, a Sonepar contribui para o sucesso dos clientes, comprovando no dia a dia ter capacidade para compreender e prever suas necessidades, oferecer soluções adaptadas e inovar – seja em relação a equipamentos de base ou a sistemas complexos, seja na simples entrega de material ou no desenvolvimento de soluções logísticas personalizadas.

17

PAN

OR

AM

A 2

016

Projetos

Banco de Costa Rica – Curridabat, San José – Costa Rica

A IESA forneceu uma ampla gama de produtos (de cabos a sistemas de controle de iluminação, etc.) para equipar esse prédio que recebeu o selo Platinum Leed – o que significa respeito às normas ambientais e total autonomia energética. A empresa conquistou a adesão do cliente com a apresentação de uma proposta de materiais e soluções apropriados, além da expertise técnica, assistência contínua e todas as garantias necessárias.

Elbphilharmonie – Hamburgo – Alemanha

No projeto da sala de concertos Elbphilharmonie, em Hamburgo, o nível de exigência do cliente era extremamente alto, tanto em relação à capacidade de oferecer soluções técnicas inovadoras e rigorosas, como na implementação de um sistema de logística rápido, flexível e sob medida para o canteiro de obras. A Sonepar Deutschland mostrou que a qualidade de seus serviços estava à altura dessas exigências, dando suporte ao cliente ao longo de todo o contrato e fornecendo sistemas e soluções de iluminação, cabos e equipamentos de automação predial. O Elbphilharmonie foi o maior projeto desenvolvido pela empresa em 2016.

© HOCHTIEFF / Schroll

18

PAN

OR

AM

A 2

016

Terminal T3 do aeroporto de Tianhe – Wuhan – China

Para o contrato de distribuição de energia do quarto maior aeroporto da China em termos de densidade de tráfego, a Hagemeyer China trabalhou em colaboração com a Schneider Electric. Acima de tudo, o projeto representou a capitalização de uma parceria de longa data desenvolvida com a Hubei Yangzi Electric Company, graças à qual a Hagemeyer conquistou mais espaço como fornecedora para obras públicas de grande porte na China. No âmbito do contrato, a Hagemeyer apresentou uma oferta ampla e otimizada de materiais elétricos de baixa tensão, bem como uma sólida compreensão das expectativas e necessidades do cliente quanto aos requisitos técnicos e serviços.Esse comtrato soma-se à lista de muitos outros projetos já comcretizados:Chongqing Airport T3 (Electric Fever, China), Wuhan Airport (Electric Fever, China); Futur Terminal T1, Aéroport de Lyon Saint-Exupéry (França), Millennium Airport (Dubai), etc.

Projetos

Estações de tratamento de água – Amsterdã– Países Baixos

Nesse contrato com a Waternet, operadora das estações de tratamento de água potável e águas residuais da cidade de Amsterdã, a Technische Unie efetuou uma análise detalhada das necessidades do cliente na Europa para atendê-las da melhor maneira possível. A empresa comprometeu-se, entre outros, a efetuar a entrega de 14 linhas de produtos (materiais elétricos, materiais de construção e ferramentas) em 24 horas, com garantia total de qualidade. A missão foi tão bem cumprida que o cliente decidiu ampliar o contrato inicial a cinco novas estações de tratamento.

© Jan Dirk Bol

19

PAN

OR

AM

A 2

016

Projetos

Circuito Paul Ricard – Le Castellet – França

A renovação de todo o sistema de câmeras de segurança desse renomado circuito automotivo exigia soluções adaptadas aos critérios específicos definidos pelo cliente final. A CCF trabalhou em colaboração com uma integradora de soluções, com sua parceira Sony e com o editor de softwares Seetec, a fim de desenvolver uma solução global que incluiu servidores, aplicativo, 40 câmeras móveis e parede de vídeo. O equipamento permite filmar os carros em alta velocidade, processando 60 imagens por segundo, mesmo à noite, com garantia de total nitidez.

20

PAN

OR

AM

A 2

016

Projetos

Hospital Milosrdných Bratrřĩ – Brno – República Tcheca

A Sonepar Česká Republika apresentou a melhor oferta no âmbito da licitação para o fornecimento de uma gama completa de materiais e soluções elétricas (cabos, interruptores, tomadas, iluminação de emergência, inversores, etc.). Na fase anterior à entrega desses produtos, a empresa forneceu serviços e assistência técnica na área de iluminação. O cliente manifestou inteira satisfação, a exemplo de outros projetos de hospitais em diversas regiões do mundo nos quais as empresas do Grupo trabalharam: Hagemeyer China para o Yibin Togji Hospital (China), Sesco para o Brant Hospital (Canadá), IESA para o San Juan de Dios Hospital (Costa Rica), Sonepar France para os hospitais de Strasbourg, Melun e La Vendée, Technische Unie para o Ommerlander Hospital Group (Países Baixos), Sonepar Ceská Republika para a reconstrução do Hospital Trutnov (República Tcheca), etc.

21

PAN

OR

AM

A 2

016

Projetos

Rio Tinto – Queensland – Austrália

Esse foi o maior contrato desse gênero atribuído a uma única empresa em 2016. Para obtê-lo, a Auslec-L&H mobilizou sua ampla experiência no setor de mineração, apostando em sua capacidade de inovação, na melhoria contínua dos procedimentos e em sua sólida expertise. O cliente apreciou particularmente a desmaterialização dos processos, com a implementação do EDI (Electronic Data Interchange) e do Punch Out, que funciona como interface entre as webshops e o sistema de compras do cliente.

Complexo ambulatorial Geisinger Woodbine – Bloomsburg, Pensilvânia – Estados Unidos

A Friedman Electric prestou assessoria ao cliente, coordenando os fornecedores e as empresas contratadas que atuaram em áreas de competência diversas, mas complementares. Além disso, a companhia forneceu o disjuntor geral, bem como os equipamentos de iluminação com sistema de controle, tanto para o ambulatório como para o estacionamento com capacidade para mais de 300 veículos.

Estação de tratamento de águas usadas – Bonnybrook – Calgary – Canadá

Para a realização desse projeto, a Bonnybrook buscava a real expertise técnica de uma empresa com experiência sólida e comprovada, que oferecesse uma solução condizente com as verbas disponíveis. A Gescan conseguiu cumprir todas essas condições: o conhecimento embasado das necessidades do cliente, bem como sua capacidade de identificá-las com antecedência e atendê-las rapidamente, foram determinantes para a obtenção do contrato. A solução proposta pela Gescan incluiu transformadores de potência com isolamento a gás em invólucro metálico, uma inovação apresentada in loco, em parceria com a Siemens, por ocasião da visita a uma outra estação de tratamento de águas usadas, quando o cliente pôde constatar todas as possibilidades técnicas oferecidas pelas soluções propostas.

22

PAN

OR

AM

A 2

016

2016, um ano de grandes mudanças. Nas páginas a seguir, a direção do Grupo faz uma retrospectiva desses 12  meses, comentando os principais resultados e apresentando um panorama das ações concretas desenvolvidas no mundo todo pelas empresas operacionais, com o objetivo de consolidar a colaboração com os fornecedores e simplificar a vida dos clientes. conquistas

23

PAN

OR

AM

A 2

016

Nossasconquistas

24

PAN

OR

AM

A 2

016

Marie-Christine COISNE-ROQUETTEPresidente da Sonepar SAS

François PONCETDiretor-geral de Finanças

Uma retrospectiva de 2016 e um roteiro bem traçado para 2017.

Entrevista

25

PAN

OR

AM

A 2

016

Marie-Christine Coisne-Roquette: 2016 foi um ano realmente atípico. O crescimento autônomo dos negócios não refletiu nossas conquistas no desenvolvimento de famílias de produtos e de soluções que oferecem valor agregado. Tampouco mostrou o crescimento das operações de comércio eletrônico, nem o imenso trabalho desenvolvido por nossas equipes – que, apesar da desaceleração ou até retração do mercado em certos países, fizeram o possível e o impossível para manter a participação de mercado da empresa. Ou seja, em 2016 tivemos um crescimento autônomo estacionário. No entanto, as tendências observadas no final do ano apontam para uma retomada em 2017, que trará oportunidades para os colaboradores expressarem plenamente seu compromisso e seu profissionalismo.

François Poncet: De fato, o exercício de 2016 começou mal, mas no último trimestre registramos bons resultados, o que nos levou a fechar o ano com um crescimento autônomo de 0,4%. Fomos penalizados pela queda do preço do cobre, que caiu cerca de 10% no ano, e pelo enfraquecimento de certas moedas, cujo impacto negativo no faturamento da empresa representou aproximadamente 200  milhões de euros. Foi o caso no México, no Canadá, na Grã-Bretanha e na China. Em compensação, o crescimento foi estimulado pelo grande número de aquisições realizadas em 2014 e 2015.

MCC: Para completar, observei que, nos poucos países que tiveram dificuldades em 2016, as empresas começaram a se reerguer e deverão alcançar o nível de desempenho esperado em 2017.

FP: Se passarmos em revista rapidamente as principais regiões do planeta, veremos que, na Europa, registramos um crescimento ligeiramente positivo, puxado pelos países do norte do continente – como Finlândia, Países Baixos e Bélgica – e por dois países do sul da Europa: Itália e Espanha. Na América do Norte, os Estados Unidos e o Canadá tiveram um crescimento estacionário em razão da desaceleração das atividades industriais, provocada, em parte, pelo baixo preço do petróleo. O Brasil conseguiu resistir em meio a um cenário particularmente adverso, enquanto a China, pela primeira vez, não registrou crescimento. A Austrália, por fim, teve um crescimento ligeiramente positivo. Ao todo, o faturamento do ano passado foi de 20,6 bilhões de euros, registrando um aumento de aproximadamente 350 milhões de euros.

Um ano demudanças

"As equipes fizeram o possível e o impossível para manter a

participação de mercado da empresa."

Entrevista

26

PAN

OR

AM

A 2

016

MCC: Durante esse ano difícil, a Sonepar conseguiu resistir melhor que seus concorrentes, em particular no setor de materiais elétricos. As vendas on-line registraram um crescimento mais acentuado, graças ao desenvolvimento e às operações de divulgação das webshops e dos aplicativos móveis, confirmando uma tendência na qual temos apostado há vários anos.

FP: O ano foi também de consolidação das aquisições feitas anteriormente e da continuidade do trabalho de integração das novas empresas. Porém, estava na hora de dar um tempo, por isso reduzimos para cinco o número de aquisições em 2016. As operações realizadas no ano passado estão em perfeita sintonia com as aquisições dos anos anteriores, no sentido de que dão prioridade aos critérios de sinergia, excelência operacional e retorno do investimento. Graças à solidez do balanço patrimonial, em 2017 poderemos dar continuidade à política seletiva de aquisições. Vale notar também que conseguimos reduzir o endividamento da empresa no ano passado.

MCC: É verdade. A decisão de frear deliberadamente o crescimento externo e a excelente gestão do capital circulante tiveram como consequência um cash flow mais elevado, o que permitiu a redução do endividamento para um terço do patrimônio líquido da empresa, além de melhorar sensivelmente os índices de segurança financeira.

Entrevista

"Fizemos investimentos na melhoria dos serviços ao cliente, bem como na transformação digital do Grupo."

4,3

20,6bilhões de euros de faturamento

1998 2016

Evolução do faturamento

Crescimento médio superior a 9% desde 1998

27

PAN

OR

AM

A 2

016

FP: Fizemos investimentos na melhoria dos serviços ao cliente, bem como na transformação digital do Grupo. Em 2016, mantivemos o mesmo nível de investimento que no ano anterior, mas as verbas foram destinadas principalmente aos setores de logística e informática.

MCC: Sem esquecer que também mantivemos e até ampliamos o investimento em nossos talentos internos, com novos programas de capacitação, o desenvolvimento de cursos on-line e a realização mais frequente de "avaliações de talentos", a fim de identificar, promover e desenvolver competências. Paralelamente, temos implementado ações para conscientizar os colaboradores sobre a crescente importância da conformidade para com a legislação e os regulamentos em vigor (Compliance). Em razão de nossa atuação internacional e dos valores que cultivamos, já vínhamos nos mobilizando nessa área. Em 2016, demos um passo à frente, implementando um amplo programa de capacitação com a ajuda dos departamentos jurídico, de auditoria, de riscos e de recursos humanos da Sonepar. Cedo ou tarde, todos os países e setores em que atuamos serão obrigados a respeitar a regulamentação, por isso é melhor já irmos nos preparando.

Entrevista

20,2 bi € 2015

20,6 bi €2016

+ 2 %Aquisições

+ 1,1 %Crescimento

em volume

+ 0,6 %Inflação

(outros produtos) e efeito calendário

- 1 %Deflação

cabos - 1 %Efeito do

câmbio

Perfil do crescimento do faturamento

+ 1,7 %

28

PAN

OR

AM

A 2

016

FP: O programa está sendo desenvolvido em todo o Grupo, com apoio da sede e de correspondentes locais.

MCC: No cenário adverso de 2016, tivemos também que enfrentar dificuldades específicas ao Grupo, em particular a saída de nosso diretor-geral. A solução mais natural foi a constituição de uma direção-geral interina, formada por três pessoas: assumi a presidência executiva do Grupo, paralelamente a minha função de diretora-geral, trabalhando ao lado de François Poncet e de Frank Lakerveld, que voltou à empresa. Frank havia ocupado diversas funções na direção do Grupo durante mais de oito anos, tendo atuado como conselheiro e, mais recentemente, como presidente do Comitê Estratégico do Conselho. Para manter a continuidade das operações, esse trio de dirigentes contou com as principais forças do Grupo: a qualidade das equipes de gestores e das empresas locais e o sólido compromisso de seus colaboradores.

FP: Nosso objetivo para 2017 é retomar o caminho de uma maior rentabilidade e continuar ampliando a participação de mercado da empresa. Em poucas palavras, a meta é manter ou melhorar nosso posicionamento como número  1 ou número  2 nos diversos países em que estamos presentes.

DEZ.

15

DEZ.

16

DEZ.

17

DEZ.

18

DEZ.

19

DEZ.

20

DEZ.

21

DEZ.

22

DEZ.

23

DEZ.

24

Entrevista

Ativo Passivo

Ativos imobilizados

Capitais próprios

Ativos circulantes

Dívida líquida

Passivo circulante

Impostos e provisões

Balanço simplificado

Endividamento líquido sem aquisições

Linhas de crédito garantidas

Endividamento e linhas de crédito

29

PAN

OR

AM

A 2

016

"As principais forças do Gruposão a qualidade das equipes de dirigentes e das empresas locais, bem como o sólido compromisso de seus colaboradores".

Frank H. LAKERVELDPresidente do Comitê Estratégico

MCC: Esse foco no aumento da rentabilidade é determinante para a realização da meta de crescimento por meio da excelência operacional. Atuamos em mercados que estão em constante evolução, exigindo mudanças profundas de nossos métodos e uma grande capacidade de adaptação por parte dos colaboradores. Juntos, vamos enfrentar os desafios estratégicos do futuro. Simplificar a vida dos clientes, mais que uma meta, deve ser um compromisso que cumpriremos mobilizando os pontos de contato e as ferramentas tecnológicas à nossa disposição. Temos plena consciência do esforço que estamos solicitando às equipes e temos orgulho do empenho e da dedicação que demonstram, dia após dia. Sabemos que nossas equipes estão preparadas para os desafios à nossa frente. E juntos venceremos esses desafios.

Marie-Christine COISNE-ROQUETTEPresidente da Sonepar SAS

François PONCETDiretor-geral de Finanças

Entrevista

30

PAN

OR

AM

A 2

016

20,6BILHÕES DE EUROSDE FATURAMENTO

16 %Iluminação

6 %Climatizaçãoe energias renováveis

10 %Segurança e Ferramentas

239 EMPRESAS

44 PAÍSES

43 000 COLABORADORES

29 %Indústria

8 %Setores especializados

53 %Instaladores

Empresa familiar independente, a Sonepar é líder mundial no setor de distribuição de materiais e soluções elétricas e na prestação de serviços relacionados, com atuação B2B.

31

PAN

OR

AM

A 2

016

Dad

os d

e 31

de

deze

mbr

o de

201

6

900.000 +EMPRESAS CLIENTES ATENDIDAS NO MUNDO110 CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

1.000.000LINHAS DE PEDIDOS POR DIA

33 %Infraestrutura e Automação

Industrial

12 %Construção e Automação Predial

15 %Fios e Cabos10 %

Segurança e Ferramentas

2.800FILIAIS

9 %Serviços e infra-

estruturas elétricas9 %

Outros

Negπcios inter‑ nacionais

Principais dados, país a país.

BRASIL_

N°1 DO MERCADO

264 M €

Hervé Salmon

81 filiais

CHILE_

N°1 DO MERCADO

69 M €

Ricardo Thomson

19 filiais

PERU_

N°3 DO MERCADO

28 M €

Abraham Puerta

10 filiais

ESTADOS UNIDOS _

N°1 DO MERCADO

7 104 M €

Halsey Cook

731 filiais

CANADÁ_

N°3 DO MERCADO

991 M €

François Anquetil

109 filiais

COLÔMBIA, PANAMÁ_

N°1 DO MERCADO

79 M €

Ricardo Rodriguez Mutis

9 filiaisMÉXICO_

N°1 DO MERCADO

432 M €

Vallen Proveedora : Camilo Kuri Sonepar Mexico : Urcesino Palacios Barro

126 filiais

COSTA RICA_

N°2 DO MERCADO

21 M €

Miguel Muñoz

4 filiais

PORTO RICO, TRINIDAD E TOBAGO, REPÚBLICA DOMINICANA_

N°1 EM CADA MERCADO

83 M €

Oscar Villa

9 filiais

Consulte todas as informações sobre as estruturas e a organização do Grupo no site www.sonepar.com

ITÁLIA_

N°1 DO MERCADO

511 M €

Sergio Novello

88 filiais

ESPANHA_

N°1 DO MERCADO

390 M €

Luis Arconada

131 filiais

ROMÊNIA_

17 M €

Dan Georgia

12 filiais

FRANÇA_

(E MÔNACO)N°2 EM CADA MERCADO

2 243 M €

Benoît Pedoussaut

525 filiais

BÉLGICA_

N°1 DO MERCADO

512 M €

Alexander Dewulf

37 filiais

ÁUSTRIA_

N°2 DO MERCADO

155 M €

Bernhard Weber

9 filiais

REPÚBLICA TCHECA_

N°3 DO MERCADO

63 M €

Jiri Louda

30 filiais

REINO UNIDO_

(E EMIRADOS ÁRABES UNIDOS)N°1 EM CADA MERCADO

275 M €

Ian Stewart & Andrew Percival

16 filiais

PAÍSES BAIXOS _

N°1 DO MERCADO

1 332 M €

Jan Ferwerda

37 filiais

HUNGRIA_

N°2 DO MERCADO

34 M €

János Ágner

14 filiais

SUÉCIA_

N°2 DO MERCADO

620 M €

Anders Nordlöw

48 filiais

SUÍÇA_

N°2 DO MERCADO

265 M €

David von Ow

12 filiais

FINLÂNDIA_

N°1 DO MERCADO

395 M €

Mika Höijer

35 filiais

POLÔNIA_

N°2 DO MERCADO

123 M €

Wieslaw Romanczuk

42 filiais

PAÍSES BÁLTICOS_

(ESTÔNIA, LETÔNIA, LITUÂNIA)

67 M €

Heiki Liiser

18 filiais

ALEMANHA_

(E LUXEMBURGO)N°1 EM CADA MERCADO

2 628 M €

Stefan Stegemann & Holger Heckle

252 filiais

NORUEGA_

120 M €

Lars Hamborg

13 filiais

35

PAN

OR

AM

A 2

016

Dad

os d

e 31

de

deze

mbr

o de

201

6

ÍNDIA_

27 M €

Raja Sivaji Ghosh

7 filiais

CHINA CONTINENTAL_

N°2 DO MERCADO

518 M €

Eugene Wu

33 filiais

HONG KONG& MACAU_

57 M €

Alvin Mok

7 filiais

AUSTRÁLIA_

N°2 DO MERCADO

555 M €

Matthieu Raffestin

177 filiais

NOVA ZELÂNDIA_

N°2 DO MERCADO

94 M €

Steve Priest

47 filiais

TAILÂNDIA_

N°3 DO MERCADO

57 M €

Surote Panasahatham

4 filiais

INDONÉSIA_

12 M €

Chin Hon Lim

1 filial

MALÁSIA_

N°1 DO MERCADO

205 M €

Francis Sa

41 filiais

OAKWELL GROUP

60 M €

Christine Liew (China, Coreia do Sul, Tailândia, Malásia, Cingapura, Vietnã)

8 filiais

INTEGRATED SUPPLY

70 M €

Andrew Bennett (China, Malásia, Cingapura, Tailândia)

13 filiais

CINGAPURA_

N°1 DO MERCADO

27 M €

HoST : Ko Cheng Han Cable Solutions : Lawrence Tam

3 filiais

36

PAN

OR

AM

A 2

016

As empresas operacionais desenvolvem inúmeras iniciativas para promover o contato entre seus clientes, colaboradores e fornecedores, a fim de facilitar o processo de escolha e encomenda dos produtos e acompanhar melhor a evolução das necessidades de clientes de horizontes muito diferentes. O contato direto entre esses protagonistas do setor é sempre um momento privilegiado de diálogo, descoberta e interações. Paralelamente, a Sonepar marca presença em feiras e exposições ligadas à sua área de atuação, buscando sempre capitalizar ao máximo sua exposição no mercado. Como exemplo, em maio de 2016, durante os três dias do Salão da Automação Industrial, a Sonepar Italia, em seu estande de 160 m2, acolheu mais de 200 clientes e fez um grande número de contatos. Para potencializar as oportunidades oferecidas pelo evento, a empresa, em colaboração com seus principais fornecedores, organizou visitas guiadas ao salão. Enquanto isso, a muitos quilômetros de lá, na Austrália, a Auslec-L&H, ao lado de 38 fornecedores, teve uma participação ativa no Gladstone Tradeshow, levando expertise a mais de 400 clientes e apresentando as mais recentes inovações no campo de materiais elétricos.

Salões personalizados

República Tcheca, México, Alemanha, Noruega e Panamá são alguns dos países em que o Grupo organiza seus próprios eventos e feiras, em parceria com fornecedores. Um bom exemplo é a Lumen, no Canadá, que em abril de 2016 realizou a nona edição do salão Lumen, reunindo 175 fornecedores durante dois dias em Montreal. Por sua vez, a Sonepar France organizou pela oitava vez o salão SIDEC. Realizado no mês de abril em Lyon e no mês de novembro em Marselha, o evento, articulado em torno de três mercados (residencial, terciário e industrial), apresentou 114 estandes de fornecedores e recebeu mais de 4.100 visitantes, registrando um aumento de 10% no volume de público. Na Hungria, a Sonepar, junto com 60 fornecedores, organizou em setembro seu décimo grande evento. Sem equivalentes no mercado húngaro, ele oferece uma oportunidade para os profissionais da área de eletricidade se encontrarem e descobrirem as últimas novidades. Em 2016, mais de 1.550 profissionais participaram. Na Letônia, a 15a edição do Winter Day, organizado pela SLO, foi um grande sucesso.

As empresas também usam a criatividade para idealizar eventos inovadores que reforçam as relações com os clientes. Dois bons exemplos são a Sonepar na Alemanha, que instalou o Sonepar Innovation Lab a bordo de um caminhão, e a Technische Unie, que montou uma exposição flutuante que navega pelos canais da Holanda durante o outono.

50 +exposições organizadas

para clientes em 2016

Iniciativas

Para simplificar a vida dos clientes, a Sonepar mobiliza uma série de recursos – de showrooms a soluções e aplicativos digitais e eficientes bancos de dados, de modernas filiais a pesquisas de satisfação, e muitos outros. Aqui está um breve resumo global.

Um mundo de iniciativas

para os clientes

37

PAN

OR

AM

A 2

016

Sonepar Magyarorszag, Hungria

Iniciativas

Mais informações em

panorama.sonepar.com

O barco de exposições da Technische Unie, Países Baixos

Durante seis semanas, ele navegou pelos canais da Holanda, fazendo escala em 22  cidades. Ao lado da Technische Unie, 75 fornecedores, com mais de 125 marcas, participaram desse projeto original que apresentou soluções inovadoras, organizadas em 3 mercados: casas, prédios e escritórios inteligentes. Ao todo, mais de 5.200  clientes subiram a bordo desse magnífico barco de exposições. No final da temporada, a Technische Unie enviou aos clientes, fornecedores e colaboradores um questionário para que avaliassem essa experiência insólita. O feedback recebido foi extremamente positivo, com menção especial para a oportunidade de dialogar pessoalmente com profissionais do setor e descobrir as últimas novidades do mercado.

NL

Melhorar constantemente a rede de filiais

Para a Sonepar, a complementariedade entre os aplicativos digitais e sua extensa rede de filiais é incontestável. Por isso, o Grupo continua paralelamente reforçando sua presença geográfica, melhorando o atendimento de clientes nas filiais, renovando as instalações e reavaliando o merchandising (trajeto do cliente, sinalização, quantidade e organização das referências, informações, novidades, showrooms integrados, etc.).

Na Áustria, a Sonepar inaugurou uma nova filial em Salzburgo, com instalações novas, maiores e mais modernas, que substituíram a antiga filial. No Canadá, a Lumen abriu duas novas filiais no ano passado, ficando mais próxima dos clientes. A Hagemeyer China escolheu a Beijing Road, em Xangai, para instalar sua nova filial, que dispõe de amplo espaço para apresentar uma extensa gama de produtos e fornecedores. Na França, a Sonepar deu seguimento a seu plano de renovação e modernização, tendo finalizado a reforma de 200 filiais. Não muito longe, na Itália, a Sonepar inaugurou três novas filiais, mais modernas, mais espaçosas e mais bem localizadas. Um último exemplo? Na Malásia, a KVC transformou uma filial não especializada em uma loja voltada exclusivamente para clientes industriais.

38

PAN

OR

AM

A 2

016

Sonepar Innovation Lab, Alemanha

Iniciativas

Soluções on-line para ganhar tempo

O cliente não vai até a filial? Estejam certos de que ele se conecta, de uma forma ou de outra. Para atender a esses visitantes virtuais, as empresas do Grupo há muito tempo contam com as webshops. Mais recentemente, foram lançados aplicativos para tablets e smartphones que facilitam a busca de produtos e o registro de pedidos. Em 2016, muitos programas foram lançados, reformulados ou aperfeiçoados, sempre com um mesmo objetivo: facilitar o uso dessas ferramentas digitais, oferecendo segurança, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Um bom exemplo é a Routeco, na Grã-Bretanha, que renovou sua plataforma de comércio eletrônico, oferecendo novas funcionalidades e um número maior de produtos disponíveis. Na Itália, a Sonepar ampliou a plataforma digital e lançou um novo site. No Canadá, em 2016 a Gescan venceu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio Click & Order E-Commerce, atribuído pela Federação Canadense de Profissionais de Eletricidade (EFC) – um prêmio que dispensa explicações, não é mesmo? Na Colômbia, a Melexa lançou um novo portal para se conectar com os clientes. A empresa também deu nova roupagem ao site e mantém uma presença ativa nas redes sociais.

Nos Estados Unidos, as empresas da Sonepar desenvolveram uma solução móvel que permite escanear os produtos e exibir instantaneamente todas as informações a seu respeito. No México, a Vallen Proveedora conectou sua plataforma de vendas on-line ao centro de abastecimento de um de seus parceiros e a ideia, agora, é estender essa novidade a outros clientes. Todos os exemplos citados evidenciam a reatividade do Grupo – e a lista é longa: novas webshops na Finlândia e na Letônia, novas funcionalidades na webshop francesa, melhoria da interface com clientes na Áustria, sem falar nos novos apps disponíveis, como o Advantage Mobile, da Corys, lançado em outubro de 2016 na Nova Zelândia. Ao todo, nove países em que o Grupo está presente já utilizam a mesma plataforma de software. O ponto em comum de todas essas novidades é o fato de oferecerem facilidade e rapidez aos usuários.

DE O Sonepar Innovation Lab, na Alemanha

O projeto de criar um caminhão para oferecer "uma aventura intuitiva e digital" tornou-se realidade no início de 2016. A experiência foi um sucesso, atraindo 5  mil visitantes, entre colaboradores, fornecedores e clientes. O caminhão já percorreu toda a Alemanha, fazendo escala em 33 cidades. O objetivo desse laboratório ambulante é apresentar uma série de inovações, evidenciando a capacidade da Sonepar de antecipar tendências nos setores industrial e elétrico, de despertar o interesse do mercado e de reforçar a relação com os clientes. O conteúdo multimídia foca nas mais recentes tendências tecnológicas, como casas inteligentes, ecomobilidade, sistemas interconectados, economia digitalizada e muitas outras tecnologias. A próxima etapa, em 2017, terá como tema a casa inteligente e a indústria 4.0 e integrará novas tecnologias. O laboratório, que em breve estará de novo circulando nas estradas, pretende conduzir os clientes a um mundo extraordinário "de experiências digitais e emocionais".

Mais informações em

panorama.sonepar.com

39

PAN

OR

AM

A 2

016

Sonepar Italia, Itália

Iniciativas

Ferramentas para ajudar a entender as expectativas dos clientes

O Grupo investe em ferramentas de análise das necessidades presentes e futuras de seus clientes, com o objetivo de oferecer as soluções mais eficazes. Em primeiro lugar, a empresa continua a ampliar a capacidade de seu "detetive" preferido, o aplicativo Watson, adicionando novas funcionalidades. Em operação desde 2007, essa ferramenta de pesquisa on-line da Sonepar International Services (SIS) permite que as empresas operacionais realizem sondagens com os clientes para avaliar aspectos como a satisfação e a percepção das marcas. O Watson é também usado em enquetes internas, para analisar a política de distribuição ou a oferta de produtos dos fornecedores parceiros. O objetivo é identificar os pontos fortes e os pontos fracos, de forma que possam ser definidas ações corretivas para melhorar os serviços. Além disso, a ferramenta é usada também em enquetes com grupos restritos de usuários, a fim de desenvolver novos serviços ou testar modelos inéditos.

Para completar, as filiais do Grupo, mobilizando tecnologias de última geração, implementam progressivamente uma série de ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente, conhecidas como CRM (Customer Relationship Management), que incluem operações de coleta e análise de dados, suporte, marketing, fidelização, etc. Trata-se de um recurso precioso para adaptar com precisão as soluções oferecidas aos clientes, levando em conta sua diversidade e respeitando suas especificidades e seus requisitos. Esse tipo de ferramenta vem sendo usado pela Witjoint, na China, e por empresas de outros países, como Bélgica, Itália, República Dominicana, Alemanha, Espanha e muitos outros. Na França, a Sonepar já começou a dar treinamento sobre CRM às equipes de várias regiões, usando dispositivos móveis como interface para facilitar o uso e o manuseio do aplicativo. Seja qual for a abordagem escolhida, o objetivo final, em todos os casos, é a satisfação do cliente.

"Watson", ferramenta de pesquisa on-line da Sonepar

40

PAN

OR

AM

A 2

016

Trabalhar juntos para agregar mais valor

Com a quinta edição de seu evento internacional destinado a fornecedores, a Sonepar mais uma vez evidenciou a importância de estabelecer parcerias para inovar, dar aos negócios uma dimensão duradoura e oferecer aos clientes soluções cada vez mais adaptadas às suas necessidades.

Evento para Fornecedores, 2016, Madri, Espanha

Fornecedores

41

PAN

OR

AM

A 2

016

Ao promover pela quinta vez, no ano passado, um grande encontro com seus fornecedores internacionais, a Sonepar na verdade estava trabalhando para seus clientes. O evento, realizado em Madri, mostrou que o Grupo capitaliza as relações construídas ao longo dos anos com seus fornecedores para oferecer aos clientes as melhores soluções, se adaptar de maneira constante e eficaz à evolução de suas necessidades, propor a eles as mais recentes inovações e estar sempre à frente do mercado.

Essa estratégia tem como pano de fundo uma estrutura e princípios de ação bem definidos e reafirmados pela empresa: considerar o cliente como a pedra angular de todas as operações, promover constantemente a excelência operacional e explorar, cada vez mais, todas as possibilidades oferecidas pelas ferramentas digitais. Esse modelo de negócios permite que, em colaboração com seus parceiros, o Grupo ofereça um valor agregado adaptado a cada mercado, em cada setor de atuação e para toda a indústria. Nesse sistema em que todos saem ganhando, é fundamental reforçar a colaboração com as indústrias, a fim de criar, selecionar e oferecer os melhores produtos e serviços. Em poucas palavras, uma estratégia em total sintonia com a meta fixada pelo Grupo de se posicionar como a Referência do setor.

O evento de Madri foi uma bela ocasião para que os dirigentes da Sonepar e os fabricantes compartilhassem seus objetivos e sua visão. O papel determinante da distribuição de equipamentos técnicos para a cadeia de valor foi discutido e defendido com numerosos exemplos,. Paralelamente, foram ressaltados os desafios envolvidos na transformação digital do setor e dos hábitos de clientes e usuários finais.

O evento frisou também a importância de elaborar e disponibilizar informações cada vez mais precisas sobre os produtos, bem como a necessidade absoluta de continuar a capacitar regularmente as equipes, para que possam oferecer os melhores produtos e soluções ao mercado. Em suma, o evento foi uma oportunidade para enfatizar um dos diferenciais mais importantes do Grupo – seu modelo descentralizado, pautado no compromisso e na capacidade de iniciativa de seus colaboradores, bem como nos sólidos valores compartilhados pelas equipes da empresa.

"Nosso modelo descentralizado é uma bússola que nos ajuda a situar o cliente sempre no centro das operações. As 239 organizações locais, os milhares de pontos de contato mobilizados diariamente e a excelência dos produtos e serviços disponíveis localmente são alguns dos sólidos laços que tecemos, dia após dia, com o mercado e os clientes. Eles evidenciam o respeito que temos pela cultura e pelos valores locais, constituindo o cimento dessa relação de confiança, que considero como a tradução de nosso compromisso para com o cliente".

Herbert Willmy, Vice-presidente Executivo Global Sourcing & Services

"Nos últimos quatro anos, investimos 650 milhões de euros para oferecer melhores serviços aos clientes. Mas isso não é tudo. Queremos constantemente agregar valor aos projetos dos clientes, mobilizando nossa expertise tradicional, à qual somamos ferramentas e talentos para realmente fazer a diferença".

Patrick Salvadori, Presidente da região Europa do Sul

Fornecedores

42

PAN

OR

AM

A 2

016

Imersão virtual em um centro de logística

Um dos estandes do evento, denominado "Galáxia de soluções" apresentava a ampla diversidade de soluções logísticas desenvolvidas para atender necessidades específicas de clientes locais. Para visualizar melhor a complexidade das operações logísticas, cada fornecedor, usando um capacete de realidade virtual, teve a oportunidade de "passear" pelos corredores de um dos centros de excelência do Grupo. Os participantes ficaram verdadeiramente impressionados com essa experiência em 360°.

Além de apresentações e palestras, 12  estandes interativos reunidos em torno de 3 banners (Nós somos digitais, Nós comstruímos excelência operacional e Nós somos focados no cliente) ilustraram, por meio de exemplos concretos, as realizações do Grupo nesses setores estratégicos. Os temas foram abordados em debates com os dirigentes da Sonepar, mas sobretudo por meio de experiências – muitas das quais digitais – de imersão em situação real. Essas experiências, que evidenciaram o domínio do Grupo em matéria de tecnologia, usaram diversos recursos: paredes de vídeo que exibiam os principais números e explicavam o trabalho realizado pelos

colaboradores; tablets e smartphones colocados à disposição, a fim de recriar a experiência do cliente que busca informações sobre produtos em uma filial; imersão virtual em diversos tipos de projetos desenvolvidos por clientes ao redor do mundo, ressaltando as dificuldades e as soluções propostas; capacetes de realidade virtual para visitar centros logísticos, com visão 360°; realidade aumentada... e muito mais. Graças a esses equipamentos, a Sonepar mostrou que tudo, absolutamente tudo, é feito para que clientes, fornecedores e colaboradores alcancem o sucesso de mãos dadas.

"Construímos nosso sucesso com base em um modelo descentralizado e na capacidade de nos adaptarmos ao mercado. Nossos alicerces são as empresas locais e as aspirações globais da Sonepar. Para oferecer ao mercado um real valor agregado, colocamos todo o nosso empenho em dinamizar a colaboração com as indústrias".

Eugene Wu, Presidente da região Ásia-Pacífico

Mais informações em

panorama.sonepar.com

Evento para Fornecedores, 2016, estandes de demonstração, Madri, Espanha

Fornecedores

43

PAN

OR

AM

A 2

016

"Nos últimos anos, nossa carteira de clientes mudou, mas nossa atuação e nossas aspirações permanecem as mesmas: desejamos simplificar as atividades centrais dos nossos clientes, sejam eles indústrias, instaladores ou órgãos públicos, oferecendo soluções perfeitamente adaptadas às suas necessidades específicas ou decifrando as tendências do setor".

Dave Gabriel, Presidente da região América do Norte

"A grande diversidade de nossos negócios exige modelos logísticos diferentes. Foi exatamente isso que construímos nos últimos anos. Agora é hora de intensificar a colaboração, a fim de dar mais flexibilidade à nossa cadeia de abastecimento, tornando-a mais eficaz, transparente e pertinente para os clientes".

Johan Verbeek, Presidente da região Europa do Norte

Bases de dados, instrumentos da eficácia

Identificado com o banner "Encontre o seu produto", um estande do evento oferecia a possibilidade de testar ao vivo a busca de um produto num catálogo digital. Os fornecedores vivenciaram a experiência concreta de procurar um de seus produtos na base de dados do Grupo, usando um computador, tablet ou smartphone. Ao final, os fornecedores saíram do estande mais conscientes da necessidade absoluta de fornecer dados completos e confiáveis sobre os produtos. Um dos "efeitos colaterais" da experiência foi mostrar a grande eficácia das bases de dados e dos motores de busca desenvolvidos pelo Grupo. A Sonepar utiliza, em 22 países, um sistema de gestão de dados amplamente testado: Sonepar Product Information Management Solutions, que facilita a operação de compartilhamento de dados (características, classificação, fotos, etc.),

a produção de catálogos impressos ou digitais e a ampliação de webshops, entre outros. O principal interesse é proporcionar ganho de tempo aos clientes, de forma que possam se concentrar em seu próprio setor de atividades.

Soluções sob medida para os clientes

No estande denominado "Serviços sob medida", foram apresentados três clientes virtuais – um eletricista, um profissional da indústria e um consumidor – que explicavam suas exigências e necessidades. Em seguida, três vídeos de curta duração mostravam serviços específicos e personalizados fornecidos por filiais do Grupo. No final, os organizadores abriam espaço para um debate sobre novos serviços potenciais que poderão ser desenvolvidos em parcerias.

Fornecedores

44

PAN

OR

AM

A 2

016

Sólida estrutura acionária, governança eficaz, visão e objetivos compartilhados, valorização reforçada das equipes, distribuição multicanal apoiada em um sistema logístico irrepreensível, um leque de ferramentas digitais e compromisso com o desenvolvimento sustentável. A Sonepar é tudo isso e muito mais.

45

PAN

OR

AM

A 2

016

Nossasmetas

46

PAN

OR

AM

A 2

016

Acionistas familiares engajados

A Sonepar se desenvolve graças ao apoio constante e lúcido de seus acionistas familiares, que adotaram o programa C.A.R. (Colam Actionnaire Responsable), criado com o objetivo de incentivar um número crescente de colaboradores a entrar no capital da empresa.

Suporte constante dos acionistas familiares

Os acionistas familiares constituíram uma holding familiar, denominada Colam Entreprendre. Desde que foi fundada, a Sonepar sempre contou com o apoio sólido e constante da família para implementar sua estratégia de desenvolvimento duradouro. Os estreitos laços que a família teceu com o Grupo e com seus dirigentes são marcados por confiança mútua e contribuem para dar vida aos valores da empresa.

Uma das forças dessa estrutura acionária é ter estabelecido, desde muito cedo, o processo de entrada dos membros das novas gerações. Quando fazem 18  anos, os jovens acionistas participam de um seminário de apresentação específico e podem efetuar estágios na empresa. Outro ponto importante é a participação ativa dos membros, não somente nas Assembleias Gerais da holding familiar e da Sonepar, como também nos Conselhos de Administração das filiais operacionais do Grupo. Todos os acionistas, seja qual for a idade que tiverem, podem também participar do programa "Parcours de Partage", que oferece cursos sobre a governança de empresas familiares e a transmissão dos principais valores do Grupo. Além disso, têm a possibilidade de se familiarizar com temas especificamente relacionados com empresas operacionais. Em 2016, mais de 40 pessoas assistiram a 7 desses cursos. Por último, os acionistas podem participar de grupos de trabalho em diversas áreas relacionadas com o futuro da Sonepar, como foi o caso da questão de responsabilidade social empresarial em 2016.

O trabalho iniciado em 2014 sobre o programa de Responsabilidade Acionista Colam (C.A.R.) resultou em duas iniciativas interessantes em 2016: o lançamento dos vídeos Colam Reporters (reportagem filmada e realizada por acionistas familiares, sobre iniciativas ligadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação, promovidas localmente por colaboradores da Sonepar) e o lançamento dos Colam Awards (concurso que objetiva valorizar e premiar projetos realizados por empresas do Grupo, envolvendo iniciativas que tenham impacto sobre o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, as pessoas e a sociedade como um todo).

Crescimento da participação acionária de colaboradores

Há 20 anos, a Colam Entreprendre e a Sonepar desenvolveram a profunda convicção de que o capital do Grupo deve ser aberto a seus colaboradores – uma reflexão rara entre as empresas privadas com acionistas familiares. Ao longo dos anos, o Grupo conseguiu superar certos obstáculos relativamente frequentes nesse tipo de decisão – por exemplo, o receio, por parte de acionistas familiares, de que o capital seja diluído; ou ainda o problema da valorização de ações não cotadas e a questão da liquidez. Isso só foi possível, em grande parte, graças à determinação dos acionistas familiares, que, a exemplo dos dirigentes da empresa, se empenham em favor do alinhamento dos interesses do Grupo no longo prazo. Naturalmente, foi também indispensável o trabalho de especialistas financeiros que há mais de 25 anos asseguram a continuidade, a qualidade e a integridade do processo de valorização dos títulos. Por fim, outro elemento importante foi a criação de mecanismos de recompra das ações de acionistas funcionários que desejem sair do capital da empresa.

Hoje, a meta de fazer com que a participação acionária dos executivos do Grupo atinja pelo menos 10% do capital da Sonepar é mais do que nunca uma prioridade. Por isso, o Grupo criou as condições necessárias ao cumprimento desse objetivo, oferecendo, em 2015, a mais de 4  mil colaboradores, a oportunidade de se tornarem acionistas ou de aumentarem sua participação. Isso mostra que a Sonepar faz questão de compartilhar com seus funcionários os frutos do seu crescimento.

Estrutura acionária

Colam Reporter 2015, Países Baixos

47

PAN

OR

AM

A 2

016

Valores

Clientes

Pessoas

Respeito

Entusiasmo

Futuro

Sinergias

Referência

Rentabilidade

Nossos Valores

48

PAN

OR

AM

A 2

016

Para construir um crescimento equilibrado e duradouro, a Sonepar conta com estruturas solidamente embasadas e valores compartilhados por todos.

Estatutos mais bem adaptados a uma empresa familiar global

Em 2016, após um longo período de reflexão, os acionistas familiares, representados pela holding Colam Entreprendre, decidiram por unanimidade mudar a estrutura societária da Sonepar, passando de sociedade anônima (SA) a sociedade por ações simplificada (SAS). Vários motivos levaram a essa decisão: a crescente internacionalização do Grupo; a necessidade de contar com uma governança flexível e reativa, capaz de se adaptar à diversidade dos países em que a empresa está presente; a possibilidade de selecionar as melhores práticas de governança, sem renunciar a seu próprio modelo de gestão; e, por fim, o desejo de permanecer uma empresa familiar não listada na Bolsa de Valores e de

conservar as características específicas a esse funcionamento. Embora a forma jurídica de SAS não existisse em direito societário na época em que a Sonepar foi criada, é atualmente um sistema bem estabelecido, constituindo a forma jurídica mais bem adaptada aos requisitos acima enunciados, que obtiveram aprovação tanto dos acionistas como dos dirigentes. A reestruturação na forma de SAS permite dar continuidade e reforçar uma estratégia pautada na eficácia e na rapidez do processo decisório, com padrões mais claros de atribuição de responsabilidades, gestão rigorosa, gerenciamento de riscos baseado nos índices de segurança financeira do Grupo e equilíbrio entre confiança e controle. Ou seja, todos os elementos que fazem a força da Sonepar.

Governança sπlida e dinâmica

Governança

Marie-Christine Coisne-Roquette : Presidente, Henri Coisne Sr : Presidente de Honra / Conselheiros: Henri Paul Coisne, Denis Gonseth, Paul-René Lambert, Michel Bon, Christian Maurin, José-Maria Péna-Rich Möller, Olivier Verley, Stéphane Coisne, Frank. H. Lakerveld

49

PAN

OR

AM

A 2

016

O Código de Governança da Sonepar

Esse conjunto de princípios enuncia claramente as responsabilidades de cada um, em todos os níveis de decisão, com o objetivo supremo de posicionar a empresa como a Referência do setor. O Código de Governança apresenta os direitos e os deveres dos acionistas e dirigentes, enunciando os princípios de conduta a seguir: respeitar os outros em todas as situações; abster-se de todo e qualquer ato ou decisão que não possa ser assumido publicamente; promover a integridade e a motivação e recompensar a lealdade, a eficácia e o espírito de iniciativa; desenvolver o senso do respeito mútuo entre a empresa e seus membros.

Os acionistas familiares constituíram uma holding denominada Colam Entreprendre, responsável por definir as regras relativas à política de endividamento, fixar níveis rigorosos de segurança financeira e de desempenho, e promover a implementação de uma estratégia bem planejada de gerenciamento de riscos. Quanto à participação acionária dos funcionários, é a holding Sonepack que administra os ativos. Juntos, os acionistas familiares e acionistas funcionários controlam o capital da Sonepar.

Assembleia Geral

Com a presença de aproximadamente 250 pessoas, às quais se somam os participantes que se conectam à distância (acionistas diretos ou indiretos da Sonepar), a Assembleia Geral é o ponto alto do ano para a empresa, oferecendo um momento de encontro e diálogo entre acionistas, dirigentes e equipes de gestores. Durante o evento, são apresentados os resultados do ano anterior, bem como as diversas linhas estratégicas adotadas pelo Grupo, proporcionando a todos uma visão dos objetivos da empresa e das ações realizadas, mas sobretudo a oportunidade de compartilhar uma visão conjunta do desenvolvimento da Sonepar. Essa visão ganha legitimidade pelo voto dos acionistas.

Conselho de Orientação

Com a mudança nos estatutos do Grupo, que conferiu ao Presidente poderes mais amplos, o Conselho de Administração foi substituído por um Conselho de Orientação, composto por personalidades da esfera econômica, dirigentes de empresas familiares e gestores que se tornaram parte integrante da história da Sonepar. O Conselho de Orientação se reúne várias vezes por ano. Para efetuar a análise dos resultados do Grupo, ele examina um conjunto de ferramentas de reporte, relatórios do Comitê de Auditoria e documentos elaborados pelo Comitê de Estratégia. Além de refletir sobre eventuais mudanças na governança da empresa, o Conselho de Orientação monitora ações e metas relacionadas com as principais linhas de desenvolvimento da Sonepar ou com prioridades estratégicas. Também analisa as oportunidades e os riscos da diversificação dos negócios do Grupo e emite pareceres destinados a secundar os diretores da empresa. Algumas decisões cabem exclusivamente ao Conselho de Orientação.

Comitê de Auditoria, Comitê de Nomeação e Remuneração, Comitê de Estratégia

Esses três comitês funcionam ao mesmo tempo como bases de apoio e de articulação da governança, dando suporte ao Conselho de Orientação e ao Presidente. Formados por conselheiros e acionistas familiares, eles têm como função efetuar estudos, elaborar propostas, reunir informações sobre determinados temas e nutrir a reflexão do Conselho. O Comitê de Estratégia, criado em maio de 2016, trabalha especificamente na estratégia de negócios do Grupo em uma perspectiva de longo prazo, fornecendo elementos de informação para o Conselho de Orientação.

O Código de Governança enuncia os princípios que regem o funcionamento e as atitudes aplicáveis a todos:- Criar um ambiente de confiança, o

que não dispensa o controle.- Responsabilizar a todos pelas

questões de segurança e controle interno.

- Preservar e compartilhar com discernimento as informações no âmbito do Grupo.

- Recusar quaisquer benefícios, pecuniários ou não, decorrentes do uso de um título ou cargo.

- Informar sobre qualquer situação potencial de conflito de interesses.

Sonepar - Présentoire de la charte de mission

Caribara Communication

OPTION 1 OPTION 2

OPTION 1PRIX UNITAIRE 33,33 €HT POUR 3000 EXFAB EUROPE : 3 À 4 SEMAINES

OPTION 2PRIX UNITAIRE 26,45 €HT POUR 3000 EX

FAB CHINE : 10 À 12 SEMAINES

Declaração de Missão: explicar quem somos, nossas ações e nossas metas.

Governança

50

PAN

OR

AM

A 2

016

Compliance: um desafio estratégico

Compliance: plataforma e-learning

Compliance

A Sonepar prepara-se ativamente para a crescente complexidade de leis e regulamentos em vigor nos 44 países em que atua.

O Grupo desenvolveu programas de informação e capacitação das equipes, a fim de garantir maior excelência operacional e maior rentabilidade, gerando vantagens competitivas adicionais. Esse é o objetivo do programa de Compliance (Conformidade com as regras), implementado pela Secretaria-Geral. O programa baseia-se em quatro alicerces: direito de concorrência; luta contra a corrupção e tráfico de influência; controle de exportações; proteção de dados e segurança dos indivíduos.

Em 2016, a Secretaria-Geral continuou a desenvolver cursos de capacitação, em particular o programa de e-learning sobre direito de concorrência, disponibilizado

pelo Grupo em 21 idiomas. A maioria dos membros dos comitês de direção em diversos países participou desses cursos, que serão o f e r e c i d o s t a m b é m aos colaboradores que trabalham em contato com fornecedores e clientes, visto que o programa terá continuidade em 2017. Para garantir maior eficácia, esse programa de cursos on-line é coordenado pela

Sonacademy, em estreita colaboração com os gestores de recursos humanos.

No ano passado, foi também criada uma taskforce com o objetivo de desenvolver um programa que atenda às exigências da nova legislação francesa sobre transparência, luta contra a corrupção e modernização da vida econômica, com efeito extraterritorial. Conhecida como Lei Sapin II, a nova regra impõe exigências semelhantes à FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) em vigor nos Estados Unidos e tem a França como país piloto. As exigências abrangem o mapeamento dos riscos especificamente relacionados com a Compliance; os relatórios sobre as relações com fornecedores e clientes; o Código de Conduta do

Grupo; os sistemas de monitoramento e capacitação, etc. Até meados de 2017, o programa estará operacional. O mesmo tipo de abordagem foi adotado em relação à diretiva europeia sobre a proteção de dados (RGPD), que entrará em vigor em maio de 2018. Uma equipe já começou a trabalhar, analisando as adaptações necessárias às infraestruturas de sistemas de informação e sistemas digitais.

Um plano de ação, cinco temas

O SILCC (Sonepar International Legal and Compliance Committee), criado em 2015 para promover a troca de informações e a divulgação de boas práticas, lançou um plano de ação organizado em cinco temas: seu próprio funcionamento, com a análise dos pontos fortes e pontos fracos do serviço jurídico do Grupo; definição de indicadores não financeiros a integrar a o s r e l a t ó r i o s ; Compliance versus jurídico; transformação digital e integração dos princípios de Compliance; desenvolvimento da função jurídica no âmbito do Grupo.

Esse conjunto de ações na área de Compliance contribuem para fortalecer o crescimento da Sonepar, reforçar a excelência operacional e criar condições mais seguras, tanto para as operações como para os colaboradores do Grupo. Concretamente, a Secretaria-Geral criou um passaporte de segurança para viagens, válido em todo o Grupo, a fim de oferecer maior proteção física aos funcionários e preservar dados sensíveis.

"Compliance representa excelência, longevidade para o Grupo e segurança para os colaboradores".

Florence Schlegel, Secretária-geral do Grupo

51

PAN

OR

AM

A 2

016

Sonepar Italia, Itália

Avaliações rigorosas e constantes para a Controladoria Interna

A função da controladoria interna é conferir um razoável grau de segurança aos processos de gestão de riscos, reporting, controle e governança. No ano passado, 18  auditores internos, trabalhando em 6 escritórios situados na Europa, no continente americano e na Ásia, efetuaram 97 análises, abrangendo os setores de logística, gerenciamento de estoques e compras (33% dos dossiês); finanças, gestão de créditos, controladoria interna e governança (34%); e sistemas de informação. Foi um ano de trabalho intenso, com a atualização do mapeamento de riscos do Grupo e a avaliação da abrangência do controle de processos. Paralelamente, as equipes mantiveram o empenho para melhorar o monitoramento das ações corretivas e verificar em que medida estão sendo implementadas. O mesmo espírito comandou o desenvolvimento da análise de dados, a fim de incrementar o nível de segurança das informações fornecidas aos gestores. Por fim, ao final de cada missão de análise, as estruturas controladas responderam a um questionário de satisfação.

Análise do desempenho pela Controladoria

O trabalho efetuado pela Controladoria tem dois objetivos: medir e analisar o desempenho, e buscar a melhoria constante dos controles internos. Em 2016, a Controladoria colocou à disposição do Grupo uma nova ferramenta de

modelização da rentabilidade dos investimentos (UTI – Ultimate Template for Investments), a fim de facilitar a tomada de decisões. A equipe desenvolveu também um plano de contas detalhado, atualmente testado em quatro países, visando obter uma análise mais precisa dos custos de logística. Foram criadas novas contas para o acompanhamento das margens e foi publicada uma nova edição do manual financeiro da empresa. Paralelamente, foi instaurado um procedimento padronizado de monitoramento dos custos e investimentos, a fim de respaldar o processo de transformação digital da Sonepar.

Consolidação de contas oferece visão mais nítida da situação financeira

A consolidação de contas, realizada em conformidade com os melhores padrões internacionais, proporciona uma visão nítida dos dados financeiros de todas as filiais do Grupo. A Sonepar vem também constantemente otimizando os processos de produção de informações financeiras de seu sistema de reporting. Em 2016, foi feita uma atualização do manual financeiro interno, com o objetivo de dar mais homogeneidade às normas contábeis em vigor em todo o Grupo. Além disso, teve início um

amplo trabalho destinado a preparar a entrada em vigor, em 2018 e 2019, de duas novas normas IFRS que tornam mais estritas as exigências impostas às empresas na apresentação de demonstrações financeiras. Para concluir, o sistema de reporting do Grupo, recentemente ampliado, ganhou um anexo voltado para aquisições.

Otimizar graças à gestão centralizada de tesouraria

O financeiro e a tesouraria são centralizados pela Sonepar. Essa organização permite garantir a liquidez e controlar o uso do caixa, bem como otimizar a gestão dos riscos associados (câmbio e juros) e das condições de financiamento, graças às ferramentas e aos procedimentos que oferecem o máximo de segurança. Em 2016, o Grupo reestruturou suas linhas de crédito rotativo, otimizando as condições de financiamento e prolongando o prazo de vencimento. Juntamente com o financiamento, o cash-pooling, ou gestão centralizada de tesouraria, facilita a circulação e concentração da liquidez no âmbito da Sonepar. Esse mecanismo de gestão de tesouraria, adotado nos países que autorizam o seu uso, correspondia a mais de 85% do faturamento no final de 2016. Ao todo, 27  contratos de cash-pooling com 13 bancos estão em vigor em 21 países.

Gestão

Ferramentas eficazes de uma gestîo exemplar

A Sonepar prioriza a implementação de processos sólidos de auditoria e controle, baseados em altos padrões internacionais e na formação contínua das equipes. O rigor de sua gestão é o caminho que leva a empresa ao crescimento contínuo.

52

PAN

OR

AM

A 2

016

Talentos:ser a Referência do setor

A Sonepar se destaca pela originalidade com que trata a gestão de pessoas. Isso inclui reconhecimento e valorização de talentos, formação continuada, sólida integração, compartilhamento de informações e valores, confiança e segurança. Ou seja, tudo o que faz da Sonepar uma referência.

Uma das forças da Sonepar é saber compartilhar o sucesso com seus colaboradores, reconhecendo e valorizando competências em qualquer lugar do planeta. O crescimento dos colaboradores gera o crescimento da empresa – por isso é tão importante investir em talentos, oferecer capacitação adequada e zelar pelo bem-estar das equipes.

Essa filosofia levou, em 2016, a uma ampla reflexão sobre o capital humano da empresa e à definição de um ambicioso projeto que começa a ganhar forma: posicionar-se como a "HReference" – uma referência na área de recursos humanos. Sara Biraschi Rolland, Diretora de Recursos Humanos do Grupo, explica sem rodeios: "Devemos ser para os colaboradores o que desejamos ser para os clientes – a melhor opção, seja em termos de capacitação, de carreira ou de realização profissional". O desafio foi lançado e a Sonepar está firmemente decidida a vencê-lo.

O objetivo pode parecer audacioso, mas é perfeitamente coerente com a história da empresa, que sempre deu prioridade aos colaboradores, tanto quanto aos clientes. A estratégia será traduzida em uma série de ações concretas:

- Definir com mais precisão os talentos disponíveis no Grupo, com base em critérios homogêneos

e compartilhados por todos, sejam quais forem os países e as empresas da Sonepar. Isso significa identificar competências, para que possam se desenvolver dentro do Grupo. A "Avaliação de Talentos", iniciada em 2016, já conseguiu identificar cerca de 500 trajetórias e experiências. O objetivo para 2017 é criar uma grade de definição de talentos comum a todo o Grupo, e fazer um levantamento de expertises para que possam ser compartilhadas de maneira mais eficaz.

- Continuar a atrair os melhores profissionais para que venham trabalhar na Sonepar, em todas as regiões do globo, valorizando o posicionamento do Grupo como empresa de porte global, mas descentralizada e com forte identidade local. Em 2016, a Sonepar contratou 6.600 novos colaboradores.

"Identificar, gerenciar e valorizar talentos é nossa receita para o sucesso."

Sara Biraschi Rolland, Diretora de Recursos Humanos do Grupo

Sonepar Deutschland, Alemanha

Talentos

43.000colaboradores

no Grupo

6.600contratações

ao ano

53

PAN

OR

AM

A 2

016

- Reforçar os diferentes programas de capacitação e promover o desenvolvimento natural de redes internas de profissionais especializados, em todos os níveis. O objetivo é favorecer a troca de ideias para potencializar a riqueza e diversidade de experiências, seja na forma de iniciativas locais ou de projetos desenvolvidos mundialmente.

- Aperfeiçoar o processo de integração de novos colaboradores, para que possam rapidamente encontrar seu lugar na empresa e contribuir para o crescimento rentável do Grupo. Esse já é um dos pontos fortes da Sonepar, que deseja ampliar as iniciativas nessa área.

Outras ações também contribuirão para implementar a estratégia de posicionamento como Referência que, longe de ser uma mudança, corresponde a uma evolução quase natural na trajetória do Grupo.

A Sonepar representa uma "marca empregadora" forte, que vem se consolidando com o tempo. A marca de um Grupo que sabe transmitir e compartilhar seus valores, sua confiança e suas aspirações, com o objetivo de criar valor, dia após dia.

14

23

45

89

anos, em média, de tempo de serviço

% de mulheres

% dos colaboradores tiveram um sucessor identificado na Avaliação de Talentos

% dos gestores recomendam a Sonepar como empregador de referência*

Sonepar Italia, Itália

Capacitação para todos

Ano após ano, a Sonacademy, universidade corporativa da Sonepar, capacita centenas de colaboradores de várias nacionalidades. Em três anos, o número de colaboradores que receberam treinamento dobrou. A "pegada Sonepar" está presente em todos os cursos oferecidos: tanto o Sonepar Leadership Program, voltado para dirigentes, como o Sonepar Junior Committee, destinado aos colaboradores mais jovens, criam uma dinâmica que busca oferecer benefícios ao maior número de pessoas. Ao incentivar a criação de redes informais, a Sonepar promove a troca de experiências e de boas práticas.

740 colaboradores de

26 nacionalidades receberam treinamento da Sonacademy em 2016

9programas

de capacitação

Talentos

* Fonte: pesquisa interna realizada em junho de 2015 pela Ipsos, com 4.700 gestores da Sonepar em 37 países

54

PAN

OR

AM

A 2

016

Sonepar Suisse, Suíça

Digital

Para ser a Referência, é indispensável contar com uma verdadeira estratégia digital. Marcando uma grande virada para o Grupo, 2016 foi o ano da reorganização e da criação de novas estruturas que darão apoio às equipes operacionais, de forma que possam oferecer os melhores serviços aos clientes.

Estratégia digital: um modelo vitorioso

55

PAN

OR

AM

A 2

016

Sonepar Innovation Lab, Alemanha

Digital

Com uma equipe dedicada e sob a coordenação de Jochen Moll, Chief Digital Officer, a Sonepar se estruturou em 2016 para oferecer consultoria e assistência às empresas operacionais em todos os países, dando vida à estratégia digital da empresa. Inteiramente orientada para a satisfação das necessidades dos clientes, essa estratégia multicanal é pautada no uso e no desenvolvimento das melhores ferramentas digitais – clientes conectados, webshops, vendas por smartphone, processamento de dados e produtos, compartilhamento das funcionalidades dos produtos, etc.

O principal objetivo é adaptar a organização do Grupo para que possa enfrentar os desafios digitais, tanto atuais como futuros: desenvolvimento do comércio eletrônico sob todas as formas, expansão do sistema logístico, circulação e compartilhamento de informações, mobilidade, velocidade da troca de informações, preparação para novas tecnologias, etc. Um amplo plano de ação vem sendo progressivamente implementado, com destaque para a criação de Digital Competence Centers, que funcionam como hubs focados em setores de atividades específicos e ligados a operações digitais do Grupo. A função desses centros de competência é promover o intercâmbio de boas práticas, oferecendo suporte concreto aos projetos locais. O primeiro deles, em funcionamento desde o início de 2016, é voltado para soluções móveis: sediado em Zurique, na Suíça, o Mobile Solutions Competence Center oferece assistência concreta às empresas operacionais e já levou sua expertise a cerca de dez países, atuando em projetos de lançamento ou substituição de aplicativos móveis.

O segundo hub – Product Information Competence Center – também começou a operar em 2016. Instalado em Hannover, na Alemanha, ele conta com as equipes da Sonepar PIM1 Solutions. A previsão é que outros centros de competências sejam criados em 2017. Todas essas ferramentas devem contribuir para que o Grupo ofereça os melhores serviços e soluções a seus clientes, melhorando o desempenho de todas as empresas.

O processo já está bem adiantado. Em 2016, mais uma vez, as vendas on-line da Sonepar registraram crescimento e as vendas por smartphone mais que dobraram em relação ao ano anterior. A qualidade das informações técnicas e dos dados produzidos pelo Grupo também melhorou, sem falar no aumento da agilidadede troca de informações entre países.

No ano passado, a equipe Digital lançou um amplo projeto para a criação de uma plataforma internacional de informação que, a partir de 2017, oferecerá acesso a inúmeros recursos ligados à temática digital, além de constituir um espaço para a troca de experiências no campo de e-business e tecnologias digitais, usando principalmente a intranet e a rede social do Grupo.

Por último, a Sonepar nomeou uma equipe de Digital Development Leaders, responsáveis por dar assistência constante aos projetos digitais desenvolvidos pelas filiais e organizações dos diversos países em que o Grupo está presente. Cada coordenador está encarregado de uma região geográfica e tem a função de orientar os gestores na implementação local da estratégia digital da Sonepar.

"A transformação digital do Grupo está ganhando terreno em ritmo acelerado. Nosso objetivo é dar assistência às empresas

operacionais para melhorar ainda mais a experiência do cliente."

Jochen Moll, Chief Digital Officer do Grupo

1 PIM (Product Information Management): ferramentas de gestão, compartilhamento e utilização de informações sobre produtos

56

PAN

OR

AM

A 2

016

Rede

A excelência operacional

para nossos clientes

Graças a uma sπlida rede local...

Para simplificar a vida de seus clientes, o Grupo foca na criação de valor, na melhoria de competências e serviços e na construção de relações sólidas.Esse trabalho é constantemente reforçado, principalmente devido à sua rede de distribuição multicanal.

Os mercados mudam, as necessidades e os requisitos se renovam e as tecnologias evoluem e se tornam mais complexas. Por isso, mais do que nunca os clientes precisam de nossa assistência. O objetivo de excelência operacional é uma das principais motivações dos profissionais da Sonepar, mas ele requer a capacidade de fornecer os melhores produtos e soluções, bem como de oferecer os serviços e a

orientação mais adequados aos clientes, na hora certa e no lugar certo. Porém, é mais fácil falar do que fazer. Para cumprir esse desafio é necessária uma organização extremamente eficaz, tanto em termos de rede de vendas como de treinamento e logística. Mas esse é justamente um dos pontos fortes do Grupo. Ao longo dos anos, a Sonepar consolidou sua rede de filiais locais, criou novos canais de distribuição, investiu em novas tecnologias, ampliou a oferta de produtos, construiu uma vasta gama de serviços, prestou consultoria e capacitou suas equipes. E, para oferecer a melhor solução ao cliente, muitas vezes precisou criar ofertas sob medida.

57

PAN

OR

AM

A 2

016

Crawford, Estados Unidos

600 + filiais que funcionam dentro das instalações de clientes

2.800 filiais

Rede

Uma densa rede de filiais

Um objetivo simples, mas ambicioso: oferecer a todos os clientes um espaço próximo de seus escritórios ou canteiros de obras, para que possam trocar ideias e receber aconselhamento. Com essa ideia em mente, a Sonepar, graças a suas empresas, desenvolveu uma extensa rede presente no mundo todo: são 2.800 filiais, além de 600 unidades em instalações de clientes, que gerenciam 5.000 referências imediatamente disponíveis. As filiais são o primeiro ponto de contato com os clientes e atuam como um espaço onde eles podem se informar e obter orientação. Para completar, a filial é um ponto de encontro e trabalho com os fornecedores. E para que os clientes possam ganhar tempo, a Sonepar está sempre buscando inovar, por exemplo com filiais em autosserviço e aconselhamento, drive thru, horários de funcionamento estendidos ou entregas 24H em depósitos fechados. Nas filiais, os clientes podem também conhecer produtos inéditos e soluções adaptadas a projetos relacionados com desenvolvimento sustentável. O merchandising das filiais é regularmente renovado, a fim de atender, da maneira mais precisa possível, às exigências dos instaladores.

Showrooms, exposições e serviços

Com esses três ingredientes, a Sonepar oferece um leque de soluções para cobrir ao máximo as necessidades de seus clientes. Os showrooms apresentam, em condições reais e em um espaço exclusivo, soluções completas e inovadoras, muitas vezes interconectadas, como iluminação decorativa ou arquitetônica, automação residencial ou predial, eficiência energética, etc. O Grupo organiza também eventos profissionais e participa de exposições e feiras, apresentando equipamentos e levando informações aos protagonistas do setor. Paralelamente, as equipes da Sonepar prestam assistência aos clientes para o desenvolvimento e a implementação de projetos, inclusive os mais complexos, efetuando estudos técnicos quando necessário. As equipes trabalham em estreita colaboração com os fabricantes de material, a fim de propor a solução mais adequada. Esses serviços altamente especializados estão disponíveis em uma grande variedade de setores: iluminação, aquecimento e climatização, processos e monitoramento industriais, automação residencial e predial, telefonia, câmeras de segurança, eficiência energética, etc.

Capacitação

Diante da rapidez com que os produtos evoluem e da crescente complexidade de soluções cada vez mais integradas e conectadas, os clientes necessitam de treinamento para acompanhar e aproveitar as novas oportunidades. A Sonepar, que oferece formação continuada a suas próprias equipes, organiza também cursos adaptados às necessidades dos clientes ou veicula treinamentos desenvolvidos por seus fornecedores. Essas iniciativas costumam ser muito apreciadas pelos clientes, por oferecerem capacitação eficaz e personalizada, simplificarem seu trabalho e embasarem suas escolhas e decisões.

Soluções digitais

A Sonepar oferece aos clientes um número crescente de ferramentas digitais. Adaptadas constantemente às necessidades concretas dos clientes, essas ferramentas facilitam o acesso a informações completas – disponíveis em tempo real e a qualquer hora do dia ou da noite – sobre as características dos produtos, a disponibilidade, os prazos de entrega e os preços. Os clientes podem escolher e encomendar o material com total segurança, rastrear os pedidos e a entrega, além de contar com uma série de serviços sob medida: faturamento, financiamento, configuração de produtos ou sistemas, etc. O leque de ferramentas digitais que o Grupo coloca à disposição dos clientes vem sendo continuamente ampliado, por exemplo com aplicativos mobile (que oferecem novas funcionalidades, como rastreamento das entregas), webshops, processos desmaterializados (como o EDI – Electronic Data Interchange – ou o Punch Out, interface entre as webshops do Grupo e os sistemas de compras integrados dos clientes).

58

PAN

OR

AM

A 2

016

A logística, elemento muitas vezes invisível para os clientes, constitui um fator decisivo para o desenvolvimento de uma estratégia focada na satisfação do cliente. Um sistema logístico sempre otimizado e eficaz, com estoques centrais automatizados, oferece ao cliente a garantia de disponibilidade dos produtos e soluções, maior flexibilidade nos pedidos, rapidez e qualidade nas entregas e capacidade de propor serviços integrados. Trata-se de uma organização extremamente complexa, que tem início no primeiro contato com o cliente e só se termina com a entrega final, envolvendo, entre uma ponta e outra do trajeto, a desmaterialização de processos, soluções de pagamento personalizadas, sistema compartilhado de gestão de informações e, algumas vezes, a gestão dos estoques do cliente.

...E graças a um sistema log∏stico eficaz Por ter desenvolvido uma organização logística particularmente eficaz, o Grupo é capaz de vencer diariamente o desafio de levar ao cliente, no lugar certo e na hora certa, a melhor solução às suas necessidades.

Amplo leque de possibilidades para o pedido e a entrega

A opção feita pelo Grupo de ter um sistema de distribuição multicanal – que, aliás, é constantemente aprimorado – possibilita maior adequação para com as necessidades do cliente. Indo até uma filial, o cliente pode levar os produtos na hora (cada filial dispõe de até 5 mil referências); mas os pedidos podem também ser feitos por telefone ou pela internet (webshops ou apps), até tarde da noite ou mesmo nos finais de semana, com garantia de entrega no dia seguinte, seja na sede da empresa ou em um canteiro de obras. Nesse caso, entre 25 mil e 100 mil produtos estão disponíveis para entrega a partir de um dos centros de distribuição do Grupo. Graças a esse sistema de gestão de estoques bem estruturado, a Sonepar separa 1 milhão de linhas de pedidos por dia! Para os clientes com exigências especiais, o Grupo criou soluções sob medida, como entrega noturna, entrega em contêiner seguro, em locais específicos e previamente definidos com o cliente, em grandes canteiros de obras, etc. Ou seja, uma ampla gama de possibilidades que correspondem a necessidades extremamente variadas.

A crescente automação dos centros de logística

Ano após ano, o Grupo continua investindo em sua estrutura logística. Em 2016, foram inauguradas novas plataformas, por exemplo na Suíça, no Canadá e nos Estados Unidos. Vários centros de armazenamento estão em fase de construção, ampliação ou automação em países como França, Suécia, Países Baixos e Alemanha. Essas gigantescas estruturas (30.000  m2), têm ganhado um número crescente de equipamentos automatizados, entre os quais o miniload (Shuttle Automated Storage and Retrieval System), sistema gerenciado por computador que recebe, prepara e envia os pedidos automaticamente, usando dispositivos de transporte automatizados. Essa é mais uma maneira que a Sonepar encontrou para garantir ao cliente um alto padrão de serviços na preparação dos pedidos. O Grupo continua aperfeiçoando seus processos e desenvolvendo inovações para oferecer ao cliente as soluções mais eficazes, rápidas e adaptadas.

110 centros de distribuição no mundo

Logística

59

PAN

OR

AM

A 2

016

Logística

Soluções inovadoras sob medida

Dar assistência aos clientes e simplificar o desenvolvimento de seus projetos significa também oferecer soluções que contribuam para racionalizar seus próprios processos de compra e gerenciar os estoques e inventários. Por isso, a Sonepar desenvolveu serviços de gestão integrada da cadeia de abastecimento, dando apoio ao setor industrial para que suas empresas possam, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos serviços e reduzir os custos. Dessa forma, podem se concentrar realmente no núcleo de seus negócios.

As soluções disponibilizadas vão desde as mais simples às mais avançadas. Entre as mais simples, destacam-se a gestão de catálogos eletrônicos (de massa ou de nicho) ou de sites especializados. Outros bons exemplos são a gestão de linhas específicas de produtos, a instalação de distribuidores automáticos em unidades do cliente e a gestão de estoques in loco. Entre as soluções mais elaboradas, a Sonepar pode se encarregar de toda a cadeia de abastecimento do cliente, o que implica, naturalmente, que o Grupo ofereça um padrão de eficácia sem equivalentes, assumindo um sólido compromisso com a qualidade, a confiabilidade e os serviços. As vantagens para o cliente são evidentes: expertise exclusiva, confiabilidade na execução dos processos, fonte única de abastecimento com prazo de entrega e qualidade garantidos – e tudo isso por um custo reduzido.

À medida que desenvolve seu sistema de logística e integra novas tecnologias, a Sonepar reforça a experiência de suas equipes nessa área, oferecendo sempre treinamento atualizado. Desnecessário dizer que o objetivo de tanto empenho é proporcionar aos clientes os melhores serviços e soluções. Para a Sonepar, não há desafio melhor!

Winterhalter + Fenner AG, Suíça

60

PAN

OR

AM

A 2

016

Desenvolvimento sustentável

A Sonepar continua consolidando sua política de desenvolvimento sustentável, priorizando, acima de tudo, o capital humano. Quatro linhas de ação caracterizam essa política: promover iniciativas relacionadas à transição energética e à evolução demográfica (soluções que contribuam para a economia de energia e respostas ao desafio do envelhecimento e da dependência de idosos na sociedade); dar aos colaboradores o lugar de destaque que lhes cabe no processo de desenvolvimento do Grupo; reduzir o impacto ambiental; e participar de iniciativas junto às comunidades locais. Em todos os países em que a Sonepar está presente, os colaboradores podem desenvolver ações inspiradas nesses princípios. O Grupo incentiva a criatividade, a melhoria dos processos e o compartilhamento de boas práticas.

O Grupo cultiva uma visão global do desenvolvimento sustentável, mas permite grande autonomia às iniciativas locais responsáveis.

Sustentabilidade: 4 linhas de açîo

Sonepar Brasil

Blueway é o nome do programa criado pela Sonepar para congregar as iniciativas globais e locais na área de desenvolvimento sustentável. Um nome da cor do planeta Terra, um nome da cor de um arco elétrico.

61

PAN

OR

AM

A 2

016

Sucesso crescente das ESW - Semanas de Economia e Sustentabilidade em 2016

Como na edição de 2015, o desenvolvimento sustentável foi o convidado de honra da Sonepar durante duas semanas em 2016. O evento é organizado em diversos países e oferece treinamentos, workshops com clientes, eventos e promoções de produtos e serviços inovadores, entre muitas outras atividades. Em 2016, além das 800 iniciativas realizadas mundo afora, o Grupo promoveu pela segunda vez um concurso interno para premiar as melhores ações. Na categoria "Evento", a empresa AME, sediada na Espanha, reuniu 1.900 clientes, fornecedores e colaboradores para promover soluções ecológicas inovadoras. Nos Estados Unidos, a Viking Electric coordenou uma ampla campanha de promoção e venda em 21 filiais, vencendo na categoria "Operação Comercial". Entre os demais vencedores, destacam-se a região Ásia-Pacífico, na categoria "Melhor Foto ou Vídeo", e a Technische Unie (Países Baixos), que em 5 anos reduziu em 19% a emissão de CO2 da empresa, vencendo na categoria "Meio Ambiente".

Desenvolvimento sustentável

Reciclar para financiar a saúde de crianças na Nova Zelândia

A Corys Electrical, empresa neozelandesa, desenvolve desde 2011 um programa de reciclagem de celulares. No ano passado, mais de 400  telefones foram coletados e reciclados por entidades especializadas, que em contrapartida fizeram doações em dinheiro, revertidas para um hospital infantil.

Alemanha: rumo a uma oferta de produtos ecoeficientes

A Sonepar Deutschland vai em breve propor a seus clientes um contrato de locação com opção de compra para produtos e soluções que geram economias de energia. A vigência do contrato varia entre 12 e 60 meses. O objetivo é definir a duração ideal, ou seja, aquela em que o custo do aluguel mensal equivale à soma economizada em energia. Fique de olho!

Projeto Green Lights nas escolas públicas americanas

Há vários anos, a NorthEast Electrical Distributors promove um concurso nas escolas públicas do estado de New England, situado na região nordeste dos Estados Unidos. Depois de conhecerem a importância de economizar energia, os alunos devem propor ideias para otimizar o consumo de energia do estabelecimento em que estudam. A escola vencedora recebe como prêmio uma auditoria energética e a instalação de equipamentos ecoeficientes. Gratuitamente, claro.

Bolsas de estudo e estágios para filhos de colaboradores na Espanha

A Sonepar Ibérica vem desenvolvendo há quatro anos o programa "Building future", voltado para os filhos de seus colaboradores. O programa oferece bolsas de estudo, ajuda para encontrar emprego e até estágios ou contratação em uma das 129 filiais da Espanha. A iniciativa é muito apreciada no país.

1 - Hagemeyer China, China2 - Sonepar Italia, Itália3 - Sonepar Pacific, Austrália4 - Sonepar Italia, Itália

12

3

4

62

PAN

OR

AM

A 2

016

PresençamundialNo plano local, as empresas

operacionais da Sonepar oferecem assistência aos clientes e contribuem para construir o seu sucesso.

Mundo

Integrated Supply SolutionsIS

COMMERCIO MATERIALE ELETTRICO

SPA China Malaysia Singapore Thailand

HIP TUNG CABLES Jiayi R

63

PAN

OR

AM

A 2

016

Conheça todas as nossas empresas operacionais no site www.sonepar.com

Mundo

ELECTRIC

SHANGHAI LIGHTINGSHUNMOON

SODIMEC

Division of Sonepar Canada Inc.

64

PAN

OR

AM

A 2

016

+ vídeos+ testemunhos+ projetos

panorama.sonepar.com

Veja +

Winterhalter Fenner : Renewable Energies project

Supermoon : P

owering modern work and life

Crawford : Digital capabiliti

es

Technische Unie : Into the branch

Vallen : Innovation Proven value

65

PAN

OR

AM

A 2

016

Muito obrigado

Agradecemos a todos os clientes das empresas operacionais que nos autorizaram a apresentar os projetos desenvolvidos com nossas equipes e a compartilhá-los com os leitores destas páginas.

Agradecemos a todos os colaboradores que, pelo compromisso e motivação demonstrados em oferecer os melhores serviços, contribuem, dia após dia, para o sucesso dos projetos de nossos clientes.

Agradecemos a todos os profissionais cujo testemunho trouxe mais vida a esta edição do Panorama 2016, em sua versão impressa ou digital, bem como a todos os que aceitaram que suas fotos ilustrassem nossos textos (*).

Por fim, agradecemos a nossos colaboradores, pois são eles que ajudam a tornar realidade uma aspiração de todos nós: ser a Referência do setor.

(*) Todas as fotos publicadas no Panorama, com exceção das que ilusatram projetos de clientes, foram realizadas em empresas do Grupo de várias regiões do mundo, colocando em destaque o trabalho desenvolvido pelos colaboradores no dia a dia.

25 rue d’Astorg 75008 Paris - France

Tél. +33 (0)1 58 44 13 13

Sociedade por ações simplificada, com capital de 107.936.507,94 euros

RCS PARIS B 585 580 202

Publ

icad

o pe

lo d

epar

tam

ento

de

Com

unic

ação

do

Grup

o So

nepa

r • C

riaçã

o e

real

izaç

ão -

Car

ibar

a Co

mm

unic

atio

n w

ww.

carib

ara-

com

mun

icat

ion.

com

Fo

togr

afia

s: D

omin

ik O

bert

reis

, Séb

astie

n M

illie

r, Ph

ilipp

e Gé

rard

in •

Mai

o de

201

7

www.sonepar.com

Empresa familiar independente, a Sonepar é líder mundial no setor de distribuição de materiais elétricos e soluções e na prestação de serviços

relacionados, com atuação B2B.