MANUAL DO OPERADOR -

Click here to load reader

  • date post

    16-Oct-2021
  • Category

    Documents

  • view

    0
  • download

    0

Embed Size (px)

Transcript of MANUAL DO OPERADOR -

Sem título-1MANUAL DO OPERADOR
Leia atentamente este manual antes de manusear sua arma de fogo. As seguintes regras gerais de segurança foram incluídas pela Arex d.o.o. como um lembrete importante de que a segurança das armas de fogo é de sua responsabilidade. Se manuseadas incorreta- mente, podem ser perigosas e podem causar ferimentos graves, danos à propriedade e até mesmo a morte.
REGRAS DE SEGURANÇA
AVISO: Mesmo quando sua arma de fogo não estiver carregada, trate-a como se estivesse.
1. Nunca aponte uma arma de fogo para alguém ou algo que você não esteja almejando atingir. Esteja ciente da direção do cano o tempo todo. DIREÇÃO SEGURA significa saber mirar em locais que não causaria ferimentos ou danos indesejados, mesmo que a descarregasse.
2. Mantenha seu DEDO FORA DO GATILHO e fora do guarda-mato (Figura 18), a menos que esteja realmente com a intenção de pressionar (mantenha sempre o dedo fora do guarda-ma- to enquanto segura a arma de fogo sem intenção de atirar, enquanto carrega ou descarrega a arma de fogo , enquanto puxa a arma de fogo para fora do coldre ou a coloca no coldre).
3. Ao pegar ou receber sua arma de fogo, verifique sempre se está carregada ou não (Limpe- za, pág. 15). Nunca dê uma arma de fogo ou a tire de alguém, a menos que o ferrolho esteja aberto e o carregador e a câmara estejam livres de munição.
4. Seja ciente inclusive com o ALVO E BACKSTOP. Saiba que uma bala disparada pode penetrar no alvo pretendido, além de obstáculos como tetos, pisos, paredes, portas e janelas e pode ricochetear em quase tudo o que atingir.
5. Certifique-se de estar usando a munição correta para a arma de fogo específica, verifique se esta é original de fábrica e se não está danificada de forma nenhuma (Munição, pág. 18).
6. Antes de disparar, verifique se a câmara está livre de munição ou estojos vazios e VERIFI- QUE O CANO com a arma de fogo descarregada (Procedimentos de mau funcionamento, pág. 25) quanto a possíveis obstruções.
7. Antes de disparar qualquer arma de fogo, certifique-se de entender COMO OPERAR corretamente (Instruções de uso, página 15). A falta de familiaridade com a arma de fogo pode resultar em acidentes graves. Participe de um curso de treinamento certificado com qualquer arma de fogo que pretenda usar ou com a qual você não esteja suficientemente familiarizado.
8. Sempre USE PROTEÇÃO AUDITIVA E OCULAR quando usar uma arma de fogo. Os danos auditivos são acumulativos e irreversíveis; uma grave perda auditiva pode vir a ser resultado de um único tiro. Um estojo vazio, auto-recarregavel, ejetado em alta velocidade, a queima de partículas propulsoras e partes ricocheteadas de munição podem causar ferimentos graves ou cegueira permanente.
9. Mantenha todas as partes do corpo, especialmente as mãos e os dedos, afastadas do cano para evitar ferimentos ou queimaduras. Certifique-se de que nenhuma parte das mãos toque ou interfira no ferrolho durante o disparo. O ferrolho se move para trás com velocidade considerável e pode causar ferimentos graves.
10. Evite o uso de bebidas alcoólicas ou drogas entorpecentes antes ou durante o uso de uma arma de fogo.
11. Você deve guardar e armazenar armas de fogo separadamente da munição e fora do alcance de crianças e / ou indivíduos não treinados / não autorizados.
AVISO: Uma arma de fogo tem a capacidade de tirar sua vida ou a vida de outra pessoa! Tenha muito cuidado. Um acidente pode ocorrer a qualquer momento e geralmente é o resultado de negligenciar as regras básicas de segurança.
AVISO: Leia e entenda todos os avisos neste manual do operador. É um componente integrante do sistema de armas de fogo e deve acompanhar a pistola em caso de transfe- rência para outro usuário. O não cumprimento de qualquer um dos avisos aqui listados pode resultar em danos materiais, ferimentos graves ou morte.
AVISO: O desmuniciamento e limpeza de armas de fogo ou o manuseio de munição em áreas pouco ventiladas pode resultar em exposição ao chumbo, uma substância que está associada a defeitos de fábrica e outros danos graves. É recomendado manter em local com ventilação adequada o tempo todo. Lave bem as mãos após a exposição
ATENÇÃO! Saiba como limpar esta pistola antes de tentar opera-la
A pistola AREX Delta não será considerada "limpa", a menos que:
1. O carregador esteja removido;
2. O ferrolho esteja aberto e/ou travado na parte traseira;
3. A câmara esteja livre de munição.
Para limpar a pistola AREX Delta (Limpeza, página 15, para obter explicações detalhadas):
1. Certifique-se de que os dedos estejam fora do guarda-mato e de que a pistola esteja apontada em uma direção segura o tempo todo!
2. Ative a segurança manual (se houver). Empurre a alavanca de segurança para cima (esquerda ou direita) na posição mais alta.
3. Remova o carregador. Pressione o botão de liberação do carregador (esquerdo ou direito) e remova o carregador da pistola.
4. Abra e trave o ferrolho. Enquanto aponta a pistola em uma direção segura, trave o ferrolho, puxando-o para trás, soltando-o, puxando-o novamente e pressione o retém do ferrolho (esquerda ou direita) para cima ao mesmo tempo. Observe se o cartucho ou estojo estão vazios antes de ejetar da pistola.
5. Inspecione a câmara para checar se há cartucho ou estojo vazio: • Visualmente - olhando para a câmara através da porta de ejeção aberta ou • Fisicamente - inserindo um dedo na câmara através da porta de ejeção aberta para verificar a presença de um cartucho ou estojo vazio.
6. Remova todos os cartuchos. Limpe os cartuchos ou estojos vazios da câmara ou de dentro da pistola.
Agora, sua pistola AREX Delta está "Pronta".
DFA DEFENSE ENDEREÇO: DAIA - Distrito Agro-Industrial de Anápolis,
VP - 6 E. QD. 9, MD 10, Setor 1, Ala de Defesa CEP 75.132-135 Anápolis - Goiás - Brasil
E-MAIL: INFO@DFADEFENSE.COM WWW.DFADEFENSE.COM TELEFONE: (62) 3316-6066
A DFA Defense se esforçou para garantir que as informações contidas neste manual sejam precisas. No entanto, não pode- mos garantir, expressa ou implicitamente, que não haverá erros.
DELFIRE ARMS LTDA, 2021. Todos os direitos reservado, modelos e especificações sujeitos a mudanças sem aviso prévio.
MANUAL DO OPERADOR
Seção 1 Introdução 6
Seção 2 Nomenclatura 8
Seção 3 Especificações 11
Seção 4 Função e Operação 12 Ciclo de Operação 12 Procedimentos de segurança 13
Section 5 Instruções de uso 15 Limpeza 15 Ajustando o tamanho do punho 17 Munições 18 Enchendo o Carregador 19 Carregando a Pistola 20 Mira e Mirando 22 Disparando 23 Descarregando 24 Procedimentos de mau funcionamento 25 Armazenando e Transportando 27 Selecionando e Usando um Coldre 27 Section 6 Desmontagem e Montagem 28 Desmontagem 28 Desmontagem do Carregador 29 Desmontagem dos Carregadores +2 30 Montagem 31 Montagem do Carregador 33 Montagem dos carregadores +2 34 Verificação de Funcionamento 35
Section 7 Limpeza e Manutenção 37 Limpeza 37 Inspeção 38 Lubricação 39 Solução de Problemas e Reparos 40 Assistência Técnica e Garantia 41 Optics ready platform 42 Acessórios 44
Section 8 Lista de Peças 45 Visão Geral 46 Registro de Uso de Arma de Fogo 47
6
INTRODUÇÃO
SEÇÃO 1
A AREX Delta representa uma nova geração de modernas e avançadas armas de fogo desen- volvidas pela Arex para incorporar todas as vantagens e nenhuma das desvantagens associa- das à maioria das armas de fogo com armação em polímero. A Delta é elegante, compacta e leve o suficiente para ser transportada ocultamente, enquanto ainda oferece alta capacidade para proteção pessoal real. A AREX Delta é a pistola correta para o transporte em serviço, devido às suas características de segurança aprimoradas, confiabilidade e durabilidade. Seus sistemas de segurança redundantes não permitirão que seja disparada quando não deveria e sua construção avançada e fabricação precisa ajudam a garantir que esta dispare toda vez que você precisar. Isto é o que você espera de uma pistola AREX. A Delta pode se ajustar perfeita- mente à sua mão através de quatro alças traseiras intercambiáveis que virtualmente a transforma para atender à diversos tamanhos de mãos. Com o tamanho apropriado da empu- nhadura, a pistola aponta naturalmente, o que, consequentemente, ajusta a mira na sua linha de visão. Projetamos serrilhas de empunhadura dianteiras e traseiras para ter um encaixe adequado na mão, mas que não prenda na roupa quando for necessário o transporte secreto. A AREX Delta tende a fixar-se à mão quando é disparada, mesmo em rápida sucessão de tiros. Ela é leve e confortável para transportar e para disparar até as melhores munições defensi- vas. Com um eixo de furo baixo e uma distribuição de peso inteligente, você poderá fazer disparos sequenciais rápidos com precisão, improvável de ser encontrada em outras pistolas compactas. O trilho de interface universal está incluído na frente do protetor do gatilho para permitir a montagem rápida e fácil dos acessórios
NOTA: Acessórios inadequadamente projetados ou instalados podem resultar em danos à interface de montagem e / ou à pistola. Esse dano não é coberto pela garantia. Certifique- -se de usar apenas acessórios adequados e siga os procedimentos e precauções de instalação do fabricante com cuidado.
A AREX Delta é uma pistola compacta com câmara que suporta o poderoso cartucho Parabellum de 9 mm, operando com a trava dinâmica da culatra modificada da Browning. O tamanho e o peso colocam-na o menor e mais leve dos compactos de polímero, mas sua capacidade de 15 + 1 (ou 17 + 1) o coloca na faixa de pistolas de serviço de tamanho completo. A Delta possui um ferrolho estreito com contornos, medindo apenas 26 mm na em seu tamanho mais largo, facilitando assim o transporte oculto ou visivel. O ferrolho é forjado a partir de um bloco sólido de aço carbono e superfície aprimorada com acabamento nitro carburado resistente a corrosão, e serrilhas dianteiras e traseiras no ferrolho especialmente projetadas para garantir uma melhor aderência antiderrapante durante o uso. As protuberân- cias no ferrolho foram removidas para obter uma considerável redução de peso, além da facilidade e comodidade ao colocar no coldre. Incluímos uma mira traseira inclinada correta- mente pelo mesmo motivo. As duas miras também são serrilhadas para garantir uma imagem perfeita de visão sem brilho e rápida visualização de alvos. Como em todas as armas de fogo da Arex, o coração da Delta é o cano exclusivo forjado de uma peça única extremamen- te resistente e durável, feito de aço cromolítico com acabamento por meio de nitro carbura- ção. Essa combinação garante excelente dureza e proteção contra corrosão durante uso prolongado, bem como alta precisão e excelente vida útil de 50.000 (cinquenta mil) disparos.
A AREX Delta emprega o exclusivo sistema de gatilho Striker Double Action (SDA). Durante o carregamento da arma de fogo (fechamento do ferrolho), o pino de disparo é apenas parcial- mente engatilhado e a operação resulta inicialmente em uma ação de engatilhar (ação dupla) antes que o pino seja liberado após o processo de disparo, quando o gatilho é pressionado completamente. O sistema SDA oferece maior segurança ao usuário, pois a arma de fogo pode ser transportada com confiança com a câmara carregada e um gatilho de dupla ação. O sistema de gatilho SDA fornece uma resposta perceptível durante o estágio de dupla ação de engatilhar, permitindo uma margem de erro significativa durante o processo, permitindo que o operador pare de pressionar o gatilho a qualquer momento durante a fase inicial de engati- lhar.
7
No entanto, ao contrário dos gatilhos tradicionais de dupla ação, o sistema de gatilhos SDA permite acima do nível médio de precisão com sua “parede” distinta após a ação inicial de armar, seguida por uma quebra nítida. Onde vários tiros consecutivos são necessários, o gatilho extra curto facilita sequências rápidas com apenas 2 milímetros de deslocamento do gatilho para frente antes de efetuar o próximo disparo.
AVISO: Sem a segurança manual aplicada e com a câmara carregada, a pistola disparará quando o gatilho for pressionado completamente até o fim, mesmo sem o carregador inserido.
O sistema automático de segurança de queda tripla (3DS) ajuda a evitar disparos acidentais em caso de queda da pistola sobre uma superfície dura ou atingida quando a câmara está carregada (Recursos de segurança, página 13). A AREX Delta pode ser equipada de fábrica com uma segurança manual ambidestra adicional (opcional). A segurança também pode ser adaptada a qualquer pistola AREX Delta por um profissional qualificado, com apenas uma ligeira modificação na armação. A segurança manual opcional ajuda a evitar acionamentos involuntários, impedindo o disparo da pistola, mesmo que o gatilho seja pressionado.
Um sistema especial de desmontagem rápida permite que o ferrolho seja retirado da armação, nos permitiu projetar a AREX Delta com o menor número de peças e empregar uma placa traseira sem recortes. A adição comprovada do extrator interno REX e um inovador entalhe interno de batente ao processo resultaram em uma construção mais forte e perfeita- mente selada. A desmontagem pode ser realizada sem a manipulação do gatilho, aprimoran- do um portfólio de segurança já impressionante da REX delta.
A qualidade da pistola AREX Delta é mantida pelo constante controle interno de qualidade, de acordo com a norma ISO 9001: 2015. A pistola REX delta demonstrou uma excelente confiabili- dade com altas contagens médias entre interrupções obtidas durante extensos testes de pré-fabricação, tanto interna quanto externamente. As pistolas REX delta são fabricadas com orgulho na fábrica da Arex na Eslovênia, Europa. A REX delta é adequada para transporte de longo prazo e para porte civil e está coberta pela garantia vitalícia limitada da Arex.
8
NOMENCLATURA
7 Munição na Câmara
11 Trava do Percursor
3DS Sistemas de Segurança
9
711
9
3
7
8
2 Ferrolho
4 Indicador da Câmara (levantada: cartucho presente na câmara)
5 Trava do Retém do Ferrolho, esquerda
6 Serrilhas Traseiras
8 Armação de polímero
10 Base do Carregador
10
6
10
9
42
11
1 Indicador de Percursor Armado
2 Alça de Mira Traseira
3 Trava do Retém do Ferrolho, direita
4 Câmara de Ejeção
6 Trilhos Picatinni
8 Gatilho com Trava de Segurança Integrada
9 Guarda Mato
11 Base do Carregador (+2)
11
ESPECIFICAÇÕES
Calibre : 9mm Luger (9x19mm) Princípio de Operação: Recuo Curto Tipo de ação: Browning modificado, sem conexão com o sistema de tranca-
mento Segurança automática: - Sistema do Gatilho: Sistema Striker de Ação Dupla (SDA) - Segurança contra Quedas: Sistema de Segurança Triplo con-
tra quedas (3DS – Gatilho com trava integrada)
- Segurança de desmontagem: Não é necessario precionar o
gatilho para realizar a desmontagem Segurança Manual: Ambidestra, montada na armação (opicional)
DIMENSÕES & PESO
INFORMAÇÕES EXTRAS
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Garantia:
Durabilidade: A pistola passsou em todos os trestes feitos pela OTAN de acordo com os criterios D14
Desmontagem: Não necessita de ferramentas para desmontagem de 1° escalão, não ne- cessita pressionar o gatilho para realizar a desmontagem. Requer pou- cas ferramentas para realizar a desmontagem completa.
Largura (trava ferrolho) Peso sem carregador (sem manual) Peso com carregador vazio (sem manual) Peso com carregador cheio (sem manual)
Peso com carregador de 17 cheio (com manual) Capacidade carregador / +2 rd
Largura armação Largura (ferrolho)
Peso com 17 munições Peso com 15 munições Peso sem carregador
Raio de mira Comprimento do cano
Comprimento Modelo
Perfil do Cano / Raiamento Passo do raiamento
121 mm 128 mm 138 mm 26 mm 28 mm 30 mm 513 g 579 g 763 g 804 g 15/17
181 mm 102 mm 152 mm
delta M
6 Raios, Sentido Horário 250 mm (1:10'')
133 mm 140 mm 150 mm 26 mm 28 mm 30 mm 562 g 677 g 886 g 926 g 17/19
196 mm 114 mm 161 mm
delta L
133 mm 140 mm 150 mm 26 mm 28 mm 30 mm 524 g 623 g 832 g 871 g 17/19
184 mm 102 mm 152 mm
delta X
SEÇÃO 3
Garantia vitalícia limitada para o varejo (comercial / civil), um ano para policiais e clientes militares.
Trilho de perfil MIL-STD-1913 localizado a frente do guarda mato - pro- jetado para carga de 300 gramas para lanterna, e mira laser.
Garantia vit para policiais e clien
12
SEÇÃO 4
O ciclo de operação é uma sequência de eventos mecânicos que ocorrem durante a operação de uma arma de fogo com carregamento automático. A sequência da pistola REX delta começa com o carregador inserido e o ferrolho sendo liberado de sua posição.
1. Alimentação: Remoção do carregador Montar o ferrolho (puxando-o rapidamente para a posição mais ao fundo e soltando) ou pressionando a alavanca de trava / liberação do ferrolho (se o ferrolho estiver travado na parte traseira) permite que a mola de recuo se expanda, empurrando o ferrolho para frente. A parte inferior da face da culatra do ferrolho (parte do ferrolho que fecha o cano) passa entre a abertura de alimentação, puxando o primeiro cartucho do carregador e empurrando-o em direção à câmara. A munição desliza para cima na rampa de alimentação do cano, permitindo que a base do cartucho gire para cima na culatra.
2. Câmaras: Colocar e preparar a munição na câmara do cano A mola de recuo continua a se expandir, impulsionando o ferrolho para frente com a culatra empurrando o cartucho para dentro da câmara. Na medida que a base do cartucho gira para cima, o extrator interno localizado no ferrolho puxa o cartucho. À medida que o cartucho é completamente inserido na câmara, a culatra do ferrolho entra em contato com a parte traseira do cano e começa a empurrá-lo para a frente.
3. Travamento: fechamento e travamento da ação antes do disparo Quando o ferrolho empurra o cano para a frente, força as superfícies angulares em sua presilha guia contra as superfícies angulares opostas no bloco de desbloqueio localizado na armação. Essa ação gira a parte traseira do cano para cima até que a borda dianteira engate na borda dianteira da porta de ejeção. À medida que a parte traseira do cano trava na porta de ejeção do ferrolho (a culatra está travada), o percursor é ativado pela armadilha e parcial- mente engatilhado. A fase de travamento é concluída quando o ferrolho atinge seu limite de deslocamento para frente (ou seja, o ferrolho está "pronto"). O percursor parcialmente engatilhado é visível através da abertura na placa de cobertura do ferrolho (ponto vermelho).
4. Disparo: ignição da espoleta e propulsor do cartucho À medida que o operador pressiona o gatilho (movendo-o para trás), o percursor é totalmente engatilhado (visível através da abertura da placa do ferrolho) e depois liberado (Striker Double Action - SDA). À medida que o gatilho se aproxima de sua posição mais traseira, o êmbolo do bloco do percursor é automaticamente empurrado pelo gatilho para desbloquear o percursor imediatamente antes de ser solto pela armadilha. O percursor, impulsionado pela expansão da mola do percursor, se move para frente, saindo pelo buraco na culatra do ferrolho, atingin- do a espoleta. A espoleta detona, acendendo a pólvora propulsora no interior do cartucho. A munição é empurrada para fora do estojo do cartucho e forçada através do cano pelos gases em expansão. As estrias no interior do cano “abraça” a bala, fazendo-a girar, estabilizando giroscopicamente seu trajeto.
5. Destravamento: Remoção do mecanismo de bloqueio para permitir a abertura da culatra A força dos gases em expansão faz com que a munição a avance no cano, mas também empurra a caixa do cartucho para trás contra a face da culatra do ferrolho, empurrando inicialmente o ferrolho e o cano de volta juntos, já que a parte traseira do cano está travada na porta de ejeção. A porta de ejeção do ferrolho empurra de volta a borda dianteira inclinada da parte traseira do cano e, após aproximadamente 4 milímetros de viagem, o…