jornaldoempresario_dez_2011

4

description

jornaldoempresario_dez_2011

Transcript of jornaldoempresario_dez_2011

7 de dezembro: Paulo de Vilhena desvenda os segredos dos negóciosO ciclo de conferências do Clube do Empresário dedicado a Motivação, Inovação e Excelência vai promover mais um jantar, desta vez com Paulo de Vilhena.Organizado pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), este ciclo de jantares-conferência pretende contribuir para acres-centar mais inovação e competitividade nas empresas. Mantendo o propósito de apoiar os seus empresários na busca pela excelência e na luta para aumentar os seus níveis de pro-dutividade, Paulo der Vilhena vem a Paços de Ferreira apresentar o seu CURSO SECRETO DO CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS, já no dia 7 de Dezembro, às 19h30, no restaurante do Parque de Exposições Capital do Móvel. A inscrição para o jantar-conferência custa 30 euros.

Paulo de Vilhena é MBA pela Universidade Ca-tólica Portuguesa, Practioner em PNL e Coach de Negócios e Executivos.Entre 2005 e 2010 foi Diretor-geral, em Portu-gal, da ActionCOACH, a maior e mais antiga

Centros Novas Oportunidades do Norte reúnem-se na VII convençãoA Profisousa – Associação de Ensino Profissio-nal do Vale do Sousa, participada pela AEPF, realizou a VII Convenção de Centros Novas Oportunidades do Norte, no auditório do Par-que de Exposições Capital do Móvel. Entre os oradores convidados destaque-se a presença de Gonçalo Xufre Silva, presidente da Direção da Agência Nacional para a Qualificação.A iniciativa, como tem sido habitual, resultou positivamente e a sala encheu para ouvir esta conversa entre especialistas de formação.

XX ExpoAve

Realizou-se no Parque de Exposições Capital do Móvel, no final de Novembro, a XX edição da Expo Ave, uma iniciativa da Associação Or-nitológica de Paços de Ferreira.Neste evento, para além do público em geral e das visitas das escolas da região, a atração prin-cipal são os pássaros, através de um concurso (na foto um juiz avalia os concorrentes) que distingue os melhores em várias categorias.

empresa mundial de Coaching de negócios, que conduziu no prazo de 18 meses a estar duas vezes do Top 10 dos franchisings de maior crescimento em Portugal e uma vez no Top 10 dos franchisings de serviços para empresas.Empresário, com interesses em vários sectores de atividade, o Paulo escreve também para vá-rias publicações nacionais sobre temas como crescimento de negócios, desenvolvimento pessoal e vendas, intervindo como orador em Seminários e Workshops por todo o País e no estrangeiro.Em Abril de 2010, publicou a sua primeira obra de autor “O Livro Secreto das Vendas – O Mapa Mental dos Super Comerciais Desvendados”, cuja primeira edição esgotou em 3 meses. Atu-almente, vai na 3ª edição, sendo já considerado o livro de vendas mais vendido em Portugal.

Será de 25 de Fevereiro a 4 de Março de 2012 a data em que se irá realizar a próxima edição da Feira Capital do Móvel.Esta data foi escolhida tendo em conta a pas-coa e as restantes feiras de mobiliário nacio-nais. Esperamos com esta escolha conferir uma vantagem competitiva aos nossos expositores

permitindo que estes beneficiem, para além dos contactos normais, também dos contactos dos consumidores que pensam decorar ou re-modelar o seu lar na altura desta celebração religiosa.Prevê-se também que nesta data a primeira fase das obras do Parque de Exposições já se

encontre terminada, ou seja, que a parte exte-rior já se encontre praticamente concluída.A intervenção no exterior do edifício vai per-mitir, para além do embelezamento de todo o Parque de Exposições, uma maior fluidez nos movimentos de visitantes e expositores, bem como maior conforto no seu interior.

38ª edição da feira Capital do Móvel já tem data marcada

Paços de Ferreira Tuning Motor Show foi um sucesso!

O Paços de Ferreira Internacional Tuning Motor Show, realizado no Parque de Exposições Capi-tal do Móvel terminou com a entrega de pré-mios aos melhores exemplares da personaliza-ção automóvel que participaram neste evento. Os prémios distinguiram modelos para todos

os gostos, do som ao ruído de escape, sem es-quecer o embelezamento interior e exterior das máquinas de quatro rodas. Fora os automóveis, o Tuning Motor Show ofereceu, ainda, muita animação. Beldades de duas pernas e de quatro rodas, sem esquecer a

demonstração de várias especialidades.Som, muito som, seja de escapes quase livres ou de sistemas de áudio hi-fi cheios de potência.Esta foi uma organização da empresa de tuning ByPower, sediada em Braga, e da AEPF, através do seu Departamento de Feiras e Eventos.

O ano 2011 foi marcado pelo acentuar da con-juntura recessiva e pela imposição de medidas de austeridade, cujos reflexos se alastraram à economia real e social. Neste contexto o DAE assumiu, com sucesso, o desafio de contribuir para dinamizar e potenciar a atividade empre-sarial da região.Ao nível do comércio local foi lançada uma arrojada campanha com elevado impacto nos media regionais (e até nacionais), reforçada pelo concurso de Natal e pelo Fashion Event.Foram elaboradas mais candidaturas a mais sistemas de incentivos: SI Qualificação e SI Ino-vação (QREN); FactorPME; PRODER; Formação para a Inovação e Gestão (POPH) e reforçada a consultoria especializada (ex: avaliação de empresas).A propósito da internacionalização foram re-alizadas sessões de esclarecimento, divulgadas oportunidades e organizada uma Missão Em-presarial a Moçambique. Conseguiu-se ainda aprovar o projeto de internacionalização para 2012 que, a par das ações tradicionais, contem-pla a realização de 2 inovadores estudos estra-tégicos.Foi prestada formação e consultoria persona-lizada gratuita a inúmeras empresas ao abrigo dos projetos MOVE, I.F.E. e Mulher+ (que con-tinuará em 2012 face à aprovação de 2 candi-daturas ao MOVE para 13 micro empresas e 39 PME).Por último de destacar as inúmeras conferên-cias sobre diversas temáticas e a colaboração do DAE em diversos projetos interdepartamen-tais da AEPF (ex.: Fórum para a Competitivida-de na Região do Tâmega).

Atividade da AEPF: balanço do ano de 2011Carlos AdegasDiretor

Departamentode Apoio às Empresas

Marcos CarneiroDiretor

Departamentode Feiras e Eventos

Paulo DinisDiretor

Departamentode Formação Profissional

Num contexto de grave crise económica e so-cial, o DFP colocou na primeira linha da inter-venção a maximização das possibilidades de acesso ao financiamento para as ações de for-mação especialmente vocacionadas para públi-cos com dificuldades de acesso, por si mesmos, a meios de rendimento. Por essa razão, foram privilegiadas as ofertas conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, particular-mente aquelas que respeitam a adultos pouco escolarizados e desempregados, a jovens em iniciação profissional e a adultos em risco de exclusão social.Consolidou-se a colaboração com os CNO da região, particularmente com o promovido pela Profisousa no sentido de dar resposta de for-mação de curta duração e de estrutura modu-lar dirigida a desempregados encaminhados pelo Centro de Emprego de Penafiel. O ano de 2011 fica também marcado pela afir-mação do cariz regional da intervenção da AEPF particularmente pela formação dirigida à inserção profissional dos jovens da região do Vale do Sousa através de cursos em Sistema de Aprendizagem em Lousada, Paredes e Vizela mercê do protocolo assinado com o IEFP e fi-nanciado pelo Sector Terciário. O DFP está, ainda, empenhado na dinamização da rede da Agenda para a Empregabilidade do Tâmega e Sousa onde a AEPF é representante do empresariado da região e na qual se incum-biu de realizar, para a região, o diagnóstico de necessidades de formação. Em estudo está também a possibilidade de, para a região, ser proposta de uma plataforma facilitadora da in-serção profissional dos jovens.

O calendário de feiras de 2011 interveio essen-cialmente no setor que mais nos identifica, o mobiliário, para além de uma feira Tuning au-tomóvel, feira essa com êxito assinalável. Para o Mobiliário tem-se notado que as feiras têm sido um incremento positivo na estratégia de crescimento das empresas. Note-se que este continua a ser, por excelência, o principal meio de promoção das empresas e dos seus produ-tos. Na sua grande maioria, o retorno do in-vestimento é facilmente alcançado. As feiras Capital do Móvel têm ocupado um lugar de destaque no panorama geral nacional. Contrariamente á tendência do mercado, a ul-tima Capital do Móvel, atingiu valores superio-res aos de 2010, o que nos permite afirmar que realmente vale a pena vir à “Origem”. Tal como no ano anterior continuamos com a realização de feiras em Espanha (Galiza), tendo sido realizadas feiras em Silleda, Vigo, Coru-nha e também em Villagarcia de Arousa. Esta última foi organizada pelo departamento de feiras em parceria com a organização espanho-la, não fazendo esta parte do calendário deste ano. Tratou-se de uma Feira Ibérica de artigos para o Lar e decorreu de 12 a 20 de Novembro.Relativamente às restantes feiras realizadas, conseguiu-se manter o mesmo nível de empre-sas e visitantes.De uma maneira geral, podemos considerar que o departamento de Feiras atingiu os seus objetivos com a realização de oito feiras na to-talidade, embora se tenha notado uma quebra no número de m2 ocupados, todas as feiras ti-veram uma taxa de ocupação que se pode con-siderar elevada.