Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

7
SBZ lança novo Portal durante 49ª Reunião Anual A 49ª Reunião Anual da SBZ está começando! E, ao mesmo tempo, nos aproximamos do término da gestão 2011/2012 da nossa Sociedade. Nesta edição, mos- tramos as principais ações re- alizadas durante este período, bem como reforçamos a impor- tância da participação dos nos- sos sócios durante à plenária que acontecerá durante a Reu- nião Anual, onde será possível conhecer individualmente às propostas dos dos candidatos à 3 a Vice-presidência da SBZ. Outra grande novidade, que também está sendo apresentada na Reunião Anual de Brasília é a estréia do novo Portal da SBZ! Vi- sando a praticidade e objetividade, o novo layout facilita a navegação, organizando os principais setores da Sociedade – RBZ, Zoontechne e Sociedade – em areas específicas. A nova estrutura do portal está mais limpa e visualmente atraente, tornando a visitação muito mais agradável. Lembrando que os espaços de artigos da Revista Brasileira de Zootecnia e as publicações quin- zenais do Jornal Zoontechne, além das principais notícias relacionadas ao meio zootécnico permanecem em destaque no Portal. Veja nesta edição: + Eleições: Conheça a proposta de cada candidato durante a 49ª Reunião Anual! + Curiosidade: Chave para produção de biocombustível em massa pode estar nas vacas! + Conheça as ações da Gestão 2011/2012, que chega ao fim. E MAIS... Imagem do pré-projeto do novo Portal da SBZ. Ano II - n. 0 20 , Edição quinzenal, 7p. julho/2 2012

description

Jornal SBZ

Transcript of Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Page 1: Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Ano II - nº 20, Edição quinzenal, 7p. julho/2 2012

SBZ lança novo Portal durante 49ª Reunião Anual

A 49ª Reunião Anual da SBZ está começando! E, ao mesmo tempo,

nos aproximamos do término da gestão 2011/2012 da nossa Sociedade. Nesta edição, mos-tramos as principais ações re-alizadas durante este período, bem como reforçamos a impor-tância da participação dos nos-sos sócios durante à plenária que acontecerá durante a Reu-nião Anual, onde será possível conhecer individualmente às propostas dos dos candidatos à 3a Vice-presidência da SBZ. Outra grande novidade, que também está sendo apresentada na Reunião Anual de Brasília é a estréia do novo Portal da SBZ! Vi-sando a praticidade e objetividade, o novo layout facilita a navegação, organizando os principais setores da Sociedade – RBZ, Zoontechne e Sociedade – em areas específicas. A nova estrutura do portal está mais limpa e visualmente atraente, tornando a visitação muito mais agradável. Lembrando que os espaços de artigos da Revista Brasileira de Zootecnia e as publicações quin-zenais do Jornal Zoontechne, além das principais notícias relacionadas ao meio zootécnico permanecem em destaque no Portal.

Veja nesta edição:

+ Eleições: Conheça a proposta de cada candidato durante a 49ª Reunião Anual!

+ Curiosidade: Chave para produção de biocombustível em massa pode

estar nas vacas!

+ Conheça as ações

da Gestão 2011/2012, que chega ao fim.

E MAIS...

Imagem do pré-projeto do novo Portal da SBZ.

Ano II - n.0 20 , Edição quinzenal, 7p. julho/2 2012

Page 2: Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Zoontechne julho/2 2012 2

ELEIÇÕES:Conheça as propostas dos candidatos

durante a 49ª Reunião Anual

Começou a 49ª Reunião Anual da SBZ, em Brasília, onde ocorrerão às apresentações das propostas das candidaturas à vice-presidência, na plenária que acontece na quinta-feira (26) tal qual aprovou o Conselho Deliberativo.

A apresentação das candidaturas é considerada por boa parte dos sócios como sendo es-sencial ao processo democrático, pois coloca os candidatos em contato direto com seus potenciais eleitores, tornando possível uma melhor avaliação daqueles que estarão à frente da SBZ. Lembrando que logo após a Reunião Anual de 2012, o processo eleitoral eletrônico será ini-ciado e a posse do sócio-eleito ocorrerá, ainda no início do segundo semestre deste ano, conforme o edital que rege à eleição.

ATENÇÃO: Não perca a oportunidade de conhecer as propostas dos candidatos à eleição! Par-ticipe da apresentação das candidaturas, na assembleia geral, no dia 26 de JULHO, às 17h30 no auditório Planalto, localizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Candidatos

Lembre-se: os candidatos já deram uma primeira indicação das suas ações em entrevista especial ao Jornal Zoontechne,que você pode rever no endereço: http://www.sbz.org.br/jornalsbz/edicao18.php

Page 3: Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Zoontechne3 julho/2 2012

Gestão 2011/2012 da SBZ chega ao fim

Após um ano de muito trabalho e realizações, a Gestão 2011/2012 da Sociedade Brasileira de Zootecnia apresenta aos sócios as principais ações executadas:

Veja as principais ações executadas neste período

CONVÊNIOS E PARCERIAS

- A Reestruturação e assinatura do convênio com a ALPA (Aso-ciación Latinoamericana de Pro-ducción Animal) e convite ao presidente da SBZ, Prof. Almir Vieira Silva, para assumir à 2ª Vice-presidência da ALPA.

- Assinatura de convênio com a AQUABIO, possibilitando aos sócios da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática serem reconhecidos como associados da SBZ, com todos os be-nefícios a eles inerentes. A SBZ também firmou convênio com a Associação Brasileira de Zootecnia – ABZ, garantindo vários direitos iguais entre as duas instituições.

- Estabelecimento de Convênio com a Embrapa, com desconto de 30% quando da aquisição das obras desta entidade, pelos sócios da SBZ.

- Parceria com o Grupo DBO, beneficiando os sócios da SBZ quanto a aquisição de assinaturas du-rante à 49a Reunião Anual da SBZ.

AÇÕES ADMINISTRATIVAS

- Contratação de nova assessória contábil, assessória jurídica e inicio da implantação do plano de capacitação dos funcionários da Revista Brasileira de Zootecnia.

AÇÕES FISCAIS E FINANCEIRAS

- Nesta gestão tivemos o reenquadramento fiscal da SBZ, com redução de 70% (setenta porcento), no volume anual de impostos pagos.

- Repasse de 140 mil reais à conta da sociedade, oriundos da 48a Reunião Anual da SBZ, de Belém, com recolhimento líquido de 15% do faturamento das inscrições ao fundo de reserva da entidade.

- Adoção da nota fiscal eletrônica nas operações da SBZ, que possibilitará maior agilidade durante os atendimentos personalizados aos sócios, sobretudo durante às Reuniões Anuais.

Page 4: Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Zoontechne julho/2 2012 4

AÇÕES DE FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE

Uma das principais preocupa-ções da atual gestão foi estrei-tar os laços entre a SBZ e seus associados. Para isso, foi rees-truturada a plataforma do Portal da sociedade, após a contrata-ção da Aptor, com o objetivo de enquadramento às novas mí-dias (tablet’s, Ipad’s, celulares e etc), gestão de informações e aumento da dinâmica de trami-tação de manuscritos.

Novo portal da SBZ estará enquadrado ao padrão internacional, objetivando facilitar o acesso aos serviços prestados pela SBZ, sobretudo à RBZ e Reuniões Anu-ais, dentre outras diversas facilidades!.Criação e lançamento do Jornal Zoontechne, com o propósito de informar e aproximas os sócios;

Além da organização da 49ª Reunião Anual da SBZ, está em condução a eleição do(a) 3º vice--presidente da SBZ, foi efetuada a escolha e diplomação dos novos editores científicos da RBZ e a celebração dos 40 anos da Revista, homenagens aos editores-chefe ocorridas oficialmente durante a 49ª Reunião Anual.

Page 5: Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Zoontechne5 julho/2 2012

GESTÃO 2011/2012

Prof. Almir Vieira SilvaCargo: Presidente “Este ano iremos dirigir esforços visando a atração de novos sócios. Estaremos com os membros da diretoria em vários cursos de pós-graduação, visitando os colegas e os estudantes (futuros sócios). Também iremos abrir o Portal para uma comunicação mais prática e útil ao nosso associado, inclusive oferecendo serviços de interesses técnico-científicos.”

Alexandre de Oliveira Barcellos Cargo: 1º Vice-Presidente “Estamos trabalhando a integração das instituições parceiras da Reunião de Brasília, e direcionando esforços para a captação de recursos visando dar suporte à realização da nossa Reunião. Nos próximos dias, o Portal da SBZ será atualizado com diversas informações de interesse daqueles que planejam participar do evento, que temos certeza será muito especial.”

Prof. Luiz Gustavo NussioCargo: 2º Vice-Presidente “Na presente gestão estarei constituindo o processo de escolha da Reunião que irá ocorrer no ano de 2015. Claro, estaremos à disposição do fortalecimento da SBZ e de tudo que ela envolve, como as Reuniões Anuais, Revista Científica e Gestão.”

Prof. Claudson Oliveira BritoCargo: 3º Vice-Presidente “Espero que durante a realização da Reunião Anual da SBZ em Aracaju (2014) e na sequência minha presença frente a presidência da sociedade (2015), possa continuar com o bom trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo destes anos. Buscaremos estreitar as relações com as empresas do setor, melhorar nossa participação no cenário nacional e disponibilizar ferramentas de trabalho no portal da SBZ . Não tenho dúvida de que o sucesso de um bom trabalho depende da participação de todos.”

Prof. Rodrigo Vidal Oliveira Cargo: Diretor Executivo

Prof. Marcelo Teixeira Rodrigues

Cargo: Editor-Chefe da Revista Brasileira de Zootecnia “Estamos trabalhando fortemente as ações que visam colocar a Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia em nível internacional, ou seja, visando a gestão de pessoal, de processos técnicos, assim como iremos nosjuntar ao propósito do nosso Presidente rumo a esclarecer o mérito da publicação da Revista no idioma inglês. Também iremos colaborar no sentido de constituir outros serviços que irão tornar a SBZ cada vez mais importante e útil ao seu sócio.”

Minha meta é trabalhar fortemente para o crescimento e fortalecimento desta que é uma das maiores sociedades científicas em Zootecnia no mundo. O intuito é dar continuidade à organicidade dos setores da SBZ (Reunião-Revista-Secretaria Executiva), trabalhando de forma integrada, colaborativa e solidária. Que todo o esforço será em prol de beneficiar os sócios e que estes tenham uma sociedade de qualidade que atenda a seus interesses científicos e técnicos.

Page 6: Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Zoontechne julho/2 2012 6

recomendaSBZ

NATIONAL SWINE NUTRITION GUIDE

Autor: Eleven Members of the steering committee

Ano: 2010Editora: USBPreço: $125

www.usporkcenter.org

DESIGN OF EXPERIMENTSfor Engineers and Scientists

Autor: Jiju AntonyEditora: Butterworth-Heinemann

Preço: $46.48

www.amazon.com

SUSTAINABLE FISHERIESMulti-Level Approaches to a

Global Problem Autor: William W. Taylor, Abigail J.

Lynch, Michael G. SchechterAno: 2011

Editora: American Fisheries SocietyPreço: $79.00

www.afsbooks.org

THE VITAMINSFundamental aspects in nutrition

and healthAutor: Gerald Combs Jr.

Ano: 2012Editora: Academic Press

Preço: $80.31

www.amazon.com

VIII SIMCORTE - O ENCONTRO DO BOI VERDE

-AMARELO - 2012VIII simpósio de produção

de gado de corteAutor: Sebastião Valadares Filho

Ano: 2012Editora: UFV

Preço: R$40,00

www.editoraufv.com.br

MELHORAMENTO GENÉTICO DA ALFAFA

Autor: Reinaldo de Paula, Daniel Basi-galup, Jorge Gieco

Ano: 2012Editora: EmbrapaPreço: R$ 30,00

www.embrapa.br

Page 7: Jornal SBZ - JORNAL ZOONTECHNE - ANO 02 - N 19

Zoontechne7 julho/2 2012

COMISSÃO EDITORIAL - Diretoria da SBZ 2011-2012 / REDAÇÃO - Adriano Padilha / DIAGRAMAÇÃO - Igor Gurjão [email protected]

CURIOSIDADES

A chave para a produção de biocombustível em massa pode estar nas vacas

Pesquisadores acreditam que o líquido digestivo das vacas, localizado em um órgão conhecido como rúmen, pode aumentar a produção de biocombustível, já que ele é capaz de quebrar moléculas de celulose contidas em plantas.Cientistas do Joint Genome Institute, dos EUA, encontraram micróbios importantes nos estômagos das vacas, que podem levar à produção de biocombustíveis de forma mais simples. Eles quebram as partículas de celulose em açúcar, o que é um processo muito importante para produzir biocombustíveis.Vacas comem capim, que contém alto nível de celulose e que é muito difícil de ser digerido – basicamente, porque ele não contém nenhuma substância que se aproveita pro organismo da vaca por si só. São bactérias no sistema digestivo dela que são responsáveis por transformar o capim em açúcar, que pode ser digerido e usado como energia. Agora os pesquisadores querem fazer com que esses mesmos micróbios ajudem na produção de biocombustíveis, transformando a celulose em açúcar que pode ser queimado e, por sua vez, transformado em energia.

Fonte: http://hypescience.com/a-chave-para-a-producao-de-biocombustivel-em-massa-pode-estar-nas-vacas/

Imagem

: http://hypescience.com