Jornal Novembro

5
Paróquia programa seus horários de verão Pág. 8 :: Contra :: Pronto o planejamento que vai guiar a Pastoral Catequética em 2012 Pág. 6 :: Pastorais e Movimentos :: Santas Missões Populares vividas em outubro já deixam saudades Pág. 3 :: Igreja:: Tempo Litúrgico vem preparar o nosso coração para receber o Menino Jesus Pág. 7 :: Espiritualidade :: CATóLICA FOLHA Edição 14 - Novembro de 2011 - Distribuição gratuita Jornal da Paróquia Santo Antônio - Itapema/SC pág. 04 Assembleia Paroquial finaliza um ano de realizações

description

Jornal da paroquia de itapema

Transcript of Jornal Novembro

Paróquia programa seus horários de verão

Pág. 8

:: Contra ::

Pronto o planejamento que vai guiar a Pastoral Catequética em 2012

Pág. 6

:: Pastorais e Movimentos ::

Santas Missões Populares vividas em outubro já deixam saudades

Pág. 3

:: Igreja::

Tempo Litúrgico vem preparar o nosso coração para receber o Menino Jesus

Pág. 7

:: Espiritualidade ::

CaTóLICafoLhaEdição 14 - Novembro de 2011 - Distribuição gratuitaJornal da Paróquia Santo antônio - Itapema/SC

pág.

04assembleia Paroquial finaliza um

ano de realizações

folha Católica - Novembro 2011 folha Católica - Novembro 2011 32

Em outubro, aconteceu a Semana Missionária na Paróquia Santo Antônio, que em 2011, comple-tou a sua décima edição. De 16 a 23 de outubro, cerca de 200 famílias da Comunidade Santa Lu-zia receberam os missionários, que em duplas, abençoavam as casas, conversavam e acolhiam as pessoas. “Fomos muito bem recebidos, foi es-pecial”, afirma a missionária Nair Guerra.

Com missas diárias, e sempre com a igreja lotada, a semana contou ainda com a oração do terço, e com os missionários mirins. Um trabalho voltado para as crianças, que reuniam os pequeni-nos de manhã e à tarde, para oração e brincadei-ras, além, de também saírem em missão. “A gente os levou nas casas para já sentirem a alegria da missão”, explica Nair.

Para formação dos jovens e das lideranças, a Paróquia contou com padres e seminaristas do

Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME), que colaboraram ainda nas celebrações.

Para a missionária Rita Machado, 58 anos, do bairro Sertãozinho, “de um ano para outro a recepção é maior e o povo mais acolhedor”. Ela participa a três anos das Santas Missões, e afirma que recebeu e vivenciou muitas graças.

As Santas Missões Populares, que acontecem a 10 anos consecutivos na Paróquia, tem por ob-jetivo: resgatar e atrair o povo para Deus. É um trabalho de evangelização. “Visitamos a todos, sem distinção de religião, mas desejamos muito aproximar o católico afastado, que há anos não vem para sua Igreja”, afirma Nair que participou de todas as edições das missões.

Colaboração: Luciano Rafael OLiveira de Lima (Pascom)

“Jesus Cristo vai falar, sempre fala com amor. Nas feições da juventude eu te vejo, meu Senhor”. Assim aclamávamos o evangelho na Campanha da Fraternidade de 1992, sobre a juventude, caminho aberto. Este breve poema, da minha autoria, é testemunho da minha declaração de amor à juventude, que não é de hoje, e cada dia aumenta mais. Sou igual a Dom Bosco, que dizia que amava os jovens só pelo fato de serem jovens.

O famoso poeta italiano, Giorgio La Pirra disse, certa vez, que “os jovens são como os pássaros, voam sempre em direção da primavera”. E é verdade. Além de estarmos vivendo a estação da primavera, a juventude, no Brasil, está vivendo a verdadeira estação de primavera. E a primavera que está se despon-tando nos horizontes da Igreja Católica para que a juventude possa alçar voo são: a CF-2013 e a 27ª JMJ - Rio-2013.

Estes dois eventos propriamente joviais, embora sejam somente em 2013, já começaram. Parece lon-ge, mas não é. É ilusão de ótica. Está perto. É bem aí. O Texto Base da CF está sendo elaborado e a Cruz Peregrina, juntamente com o ícone de Nossa Senhora, estão a caminho do Rio de Janeiro, antes percorrendo as 274 dioceses do Brasil.

O papa Bento XVI disse recentemente que tan-to os pais como a Igreja, nossa mãe, devem dar a seus filhos duas coisas: raízes e asas. Raízes para

se firmar e asas para voar. As Redes Sociais, verdadeiras máquinas voadoras, estão facilitando estes voos da juventude rumo ao Rio-2013. Basta utilizar des-tas máquinas potentes e destes instrumentos eficazes para voar, voar, subir, subir... Nem é preciso criar outras asas. Basta estar conectados a estas Re-des Sociais. Os “nativos” – como são chamados os jovens que nasceram na revolução tecnológica- sabem muito bem como utilizá-los. Palavras como “in-ternauta”, “facebook”, “conectar”, “navegar”, “twittar”, “teclar”, “fazer dowloud”, “interatividade”, entre outros, fazem parte do vocabulário dos jovens de hoje. Projetos como “Jovens Conectados” (www.jovensconectados.org.br), “Lectio-nautas” (www.lectionautas.org.br), “Bote Fé” e “Aqui tem jovem” (www.rio2013.com), entre outros, estão aí, a desafiar a criatividade, à inteira disposição para tocar os corações e evangelizar e vocacionalizar a juventude.

Fé mais firme, esperança mais jubilosa e amor mais ardente são os meus desejos para a primavera da juventude propriamente dita, bem como, para a juventude acumulada de todas as épocas e de todas as idades.

Dom Pedro Brito Guimarães,Arcebispo de Palmas – TO

Pe. Mário Sérgio do Nascimento

nossa folha

Carta aos Paroquianos:: Palavra do Pároco ::

:: Editorial :: :: Destaque ::

Demos Glória a Deus, por todas as graças derramadas em nossas vidas. Estamos, caríssimos filhos, no mês de novembro e voltando o nosso olhar sobre as diversas atividades previstas em nosso calendário paroquial, findando as ações pastorais e focando na Assembleia Paroquial, que ocorrerá no dia 26 de novembro, às 14h, no Centro de Formação São Paulo Apóstolo – Matriz.

Na Assembleia, somos convidados a avaliar, planejar as atividades para os próximos anos e nos confraternizar. Para esta atitude de comunhão, convocamos todos os paroquianos a se colocarem em oração, pois como nos diz o Vaticano II em sua eclesiologia: “O Povo de Deus”, “todos os batizados têm igual dignidade, e para isso, é necessário criar condições para que os fiéis deixem a posição de passividade a que a história os relegou e se tornem ativos e participantes na vida eclesial,

assumindo a condição de sujeitos”Somos sujeitos do processo de evangelização, do processo de

santidade, para isto, não é permitida a passividade do cristão, mas somos convidados a ouvir o chamado do Senhor “Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho”. Para que tenhamos eficácia na ação evangelizadora, não podemos atuar sem um projeto, sem um plano pastoral.

Este projeto de evangelização não pode ser fruto de uma cabeça (o pároco), mas de várias cabeças (pastorais, equipes de serviços e movimentos). Com esta motivação, termino esta breve carta con-vidando a todos os fiéis da Paróquia Santo Antônio a participarem ativamente desta Assembleia paroquiana, que será um grande mo-mento de comunhão.

Deus nos abençoe!

Pelo Ciclo Litúrgico, o último domingo de novembro (27), marca a entrada de um novo tempo: o Advento. Expectativa, preparação, es-perança são palavras que configuram este pe-ríodo, no qual a caridade, bem como o perdão é enfatizada, a fim de aliviar o coração, torná-lo puro para permitir a entrada do Menino Jesus.

Ao fazer um resgate de 2011, para avaliar nossa caminhada pastoral, e projetar nosso fu-turo, percebemos muitas conquistas. O Planeja-mento Estratégico de Pastoral é uma destas de-cisões que ressaltam a importância de organizar, pesquisar, documentar e refletir nossos serviços de evangelização.

Uma Paróquia mais unida, com formações para seus membros, que busca o resgate e a conquista de novas pessoas ao anunciar o que-rigma, são algumas ações que já nos fazem pen-sar: valeu a pena, o tempo gasto na pesquisa, na avaliação, na execução de cada etapa.

Os resultados são novos rostos envolvidos

na Igreja, acreditando e confiando em Deus. Mais lideranças a frente de trabalhos inovadores, mais unidade e conhecimento a cerca da Igreja de Cristo.

Esta é uma edição especial que contempla uma retrospectiva do ano pastoral de 2011, com a novidade do Planejamento Estratégico. Mas, este é o primeiro passo, que possamos seguir firmes na execução de cada projeto, a fim de fa-zer pulsar em cada canto da cidade de Itapema a esperança e a fé no Ressuscitado.

Convidamos ao querido leitor, que gos-taria de acompanhar cada passo de nossa caminhada, em 2012, participando em sua comunidade ou online através do nosso site www.santoantonioparoquia.com, do twitter @catolicos_itp, do facebook www.facebook.com/santoantonioparoquia, da web-rádio e do nosso jornal Folha Católica.

Ketlin da RosaPastoral da Comunicação (Pascom)

igreja

:: Eucaristia :: :: 10 anos ::

Pe. Kleber ferreira de oliveira, SCJ

Sabe aquela expressão: “De certo na vida, só a morte?” Pois é, parece que ela vai perder o sentido em breve. Dizem os cien-tistas: “Em 50 anos não vai mais existir definição para a expec-tativa de vida. Teremos um controle tão completo do envelheci-mento, que as pessoas viverão indefinidamente”, ou seja, serão imortais. A Ciência vem trabalhando para que o ser humano so-bre o efeito de alguns remédios possa viver eternamente.

O remédio que a Ciência está investigando para manter um corpo vivo e imortal, nós católicos, pela força da Eucaristia, já descobrimos há muito tempo. Pela Eucaristia temos a promessa de uma vida eterna em Jesus Cristo. “Na Eucaristia, nós parti-mos o único pão, que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre” (Santo Inácio de Antioquia). Pois é isso mesmo, o amor de Deus por nós é tão grande que Ele quis e quer que, pela Eucaristia, nós não morramos, mas tenhamos a vida eterna. “Quem comer deste Pão viverá eternamente” (Jo 6,58).

Promessa de vida eterna presente no sacrifício da Missa que recorda e atualiza o maior ato de amor que alguém pode fazer por outro: morrer para dar a vida. Esse ato de amor supremo, que Jesus realizou por nós, é real e verdadeiramente atualizado pela Eucaristia. A paixão, morte e ressurreição de Jesus Cris-to por nossa Salvação e por nosso amor é exercida novamente cada vez que se celebra a Eucaristia (cf. Lumen Gentium 3).

Vida eterna como Pão da Imortalidade, presente na Comu-nhão Eucarística, tornando-se alimento para a nossa caminhada. Transubstancia-se, passa para a nossa vida, para que nós nos assemelhemos cada vez mais a Ele, aos seus pensamentos, sentimentos e atitudes, tornando-nos assim, outros Cristos.

Ao viver eternamente como presença amiga no Sacrário, dis-pomos a todo o momento e sempre do Santíssimo Sacramento. Se Cristo está presente na Eucaristia, precisamos estar com Ele, por meio da Adoração Eucarística. “A visita ao Santíssimo Sacra-mento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor (CIC 1418).

Meu caro amigo e irmão, penso que já deu para entender: a hora é agora! Não espere para ser imortal no futuro. Não per-ca tempo, seja você também imortal, agora, em Jesus Cristo na Eucaristia. Aproveite esta fonte de graças, que jorra para a vida eterna.

Voluntários dedicaram-se à semana missionária, que teve visitação, oração do terço, celebração e muita confraternização

A primavera da juventude

Fonte de graças para viver em Cristo eternamente

05

20

06

25

1917

0911

Assembleia dos catequistas – 19h30 – Salão paroquial

Encontro de Preparação para o Batismo – 14h – Matriz

Brechó da Ação Social – 9h às 16h – Salão paroquial

Dia de Todos os Santos / Crisma – Matriz – 9h30

Reunião para todos os colaboradores do Dízimo – 20h – Salão paroquial

Reunião paroquial para todos os ministros

Encontro de Matrimônio – legalização – 13h30

Solenidade de Cristo Rei do Universo

:: agenda de Novembro ::

Dia 26 de novembro tem a 3ª Assembleia Paroquial – 14h – Salão paroquial

Somos sujeitos do processo de evangelização, do

processo de santidade, para isto, não é permitida a passividade do cristão, mas somos convidados a ouvir o

chamado do Senhor

Acontece, no dia da República, 15 de novembro, feriado nacional, a pos-se do novo arcebispo de Florianópo-lis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ. O evento histórico acontece no ginásio do Colégio Catarinense, na capital, a partir das 9h30.

A Paróquia Santo Antônio de Ita-pema motiva e convida a todos a se fazerem presentes na posse. Para isso, colocará ônibus a disposição dos interessados, no valor de R$ 12,00 por pessoa. O local e horário de saída ainda será definido, bem como a quantidade de ônibus, que varia conforme a demanda interes-sada.

Informações na secretaria paro-quial, caso tenha interesse informe seu nome e contato.

15 de novembro: Dom Wilson assume Arquidiocese

fé mais firme, esperança mais jubilosa e amor mais ardente são os meus desejos

Santas Missões e o resgate para Deus

folha Católica - Novembro 2011 folha Católica - Novembro 2011 54

:: Planejamento :: :: Tradição ::

comunidadesvida paroquial

Comunidade Cristo Rei festeja PadroeiroPrimeiro ano do Plano Pastoral rende frutos e muitas ideias para as

próximas etapas

2011 foi um ano histórico para a Paróquia Santo Antônio. Foi colocado em prática o Planejamento Estratégico de Pastoral que contemplará o triênio 2011/2013. Elaborado

em parceria com a Agência Dominus de Comunicação, empre-sa católica, as ações foram guiadas a partir de um diagnóstico feito em 2010, que ouviu lideranças e demais membros da co-munidade paroquial.

Desde o início do ano, o plano de ação, com seus progra-mas e projetos, está em prática. Neste período, aconteceram dois retiros de experiência de oração, para pessoas afastadas ou que nunca tinham ouvido a mensagem do Evangelho. Elas foram encaminhadas para a Escola Kerigmática, que encerra em novembro com a primeira turma e em dezembro com a segunda.

Para formação paroquial abriu, em agosto, a Escola Apos-tólica. Isto exigiu muito preparo, com a formação de uma equi-pe orientadora, que ministra os encontros; e a divisão territorial da paróquia em três regiões (Nossa Senhora dos Navegantes, Santo Antônio e Nossa Senhora da Imaculada Conceição).

Foi criada ainda a Pastoral da Comunicação (Pascom) para auxiliar no fluxo de informação da paróquia, como tam-bém para motivar a unidade e a integração paroquial. Por falar em integrar, o projeto Tarde de Partilha foi um sucesso em sua primeira edição, e deve retornar em 2012 com força total.

Organização PastoralUm grande diferencial foi a criação de um Departamento

de Coordenação Pastoral. O primeiro passo foi contratar uma pessoa para atuar como secretária pastoral, que vai auxiliar, organizar e promover todo o trabalho e serviço de pastorais, movimentos e ministérios da paróquia.

Também, a partir de janeiro de 2012, passará a existir uma secretaria paroquial para realização destas atividades. A secretaria da comunidade Matriz permanecerá no mesmo ambiente, e no piso térreo um espaço paroquial. Secretaria, arquivo, sala de espera, sala de atendimento, sala de reunião, cozinha e banheiros comporão o novo espaço paroquial.

A intenção é potencializar, ainda mais, o trabalho pastoral e consequentemente a evangelização.

Um 2012 de grandes expectativasA criação de novas pastorais, como da acolhida, do tu-

rismo e dos enfermos estão entre as metas do ano, bem como, a execução de um novo programa voltado para a catequese.

A Casa da Caridade terá, a partir de fevereiro, uma assistente social contratada. Além disso, uma identidade visual própria e campanhas de marketing para conquistar novos parceiros são as metas para 2012.

Ainda, pretende-se organizar comissões temáticas, dentre elas da juventude, para que em unidade a paróquia promova ações eficazes no intuito de aproximar este públi-co da Igreja.

Projetos como Escola Apostólica, Retiro e Escola Kerig-mática e, Tarde de Partilha permanecem ainda com mais intensidade.

Novena, missa festiva, procissão e a tradicional costela marcam a homenagem ao padroeiro e os 25 anos de fundação

A Comunidade Cristo Rei realiza em novembro uma festa para honrar seu padroeiro. Tudo vai começar com a novena na semana anterior à festa, que ocorre no dia 20 (domingo). Festeiros e famílias do bairro Mor-retes devem receber a imagem de Cristo Rei em suas casas para uma festa religiosa.

Já no dia 20 de novembro, data oficial da Solenidade de Cristo Rei, acontece então um festejo com carreata abrindo o dia, a partir das 10h, com saída da Madeireira Sorriso. Uma caminhonete deve levar a imagem de Cristo Rei do Universo, seguida pela comunidade, ao som de cantos e orações. As ruas são ornamentadas para passagem do povo.

A Santa Missa festiva ocorre às 10h30. Em seguida a tradicional cos-tela será servida, e estará à disposição o completo serviço de bar e cozi-nha. À tarde, a partir das 14h o bingo vai fazer a alegria dos sortudos que se arriscarem nas cartelas.

A festa, além de promover um dia de confraternização, arrecada fun-dos para manutenção da Igreja Cristo Rei, que fica na rua 402B, número 128, no bairro Morretes.

Alegria contagia Nossa Sra. das GraçasNossa Senhora das Graças é mais uma comunidade que

honrará sua padroeira em novembro. A exemplo da comuni-dade irmã, Cristo Rei, eles farão as novenas nas casas das famílias, a partir do dia 4 até 12 de novembro.

Já no domingo, 13, a festa inicia com procissão às 10h,

seguida de Santa Missa. O almoço festivo ocorre ao meio dia, no período da tarde, a partir das 14h se dará início ao bingo. E no fim do dia, às 17h, sorteio da rifa da moto.

Aproveite em nossas comunidades e faça destas festas momentos de celebração em família.

Resultados de um ano especial

Assembleia Paroquial

26/11/2011

14hSalão ParoquialPauta:

- Avaliação de 2011;

- Metas e objetivos para 2012;

- Confraternização pastoral.

Retiros de Experiência de Oração Paroquial1º Retiro (maio) – 38 pessoas2º Retiro (setembro) – 49 pessoas

Escola Kerigmática1ª Edição da Escola - 22 pessoas2ª Escola kerigmática - 27 pessoasM

etas

con

cluíd

as:

Programa Escolas de Formação (X) Escola Kegimática (X) Escola Apostólica

Programas “Um só coração”(x) Departamento de Coordena-ção Pastoral(x) Partilhar (grupos de partilha)

Programa Comunicar a Boa Nova de Jesus(x) Revista Pastoral(x) Pastoral da Comunicação(x) Novo site (previsto para os próximos meses)(X) Identidade Visual

Números:Escola ApostólicaAula inaugural: 173 pessoasSegunda aula: 126 pessoas*Terceira aula: 71 pessoas* Faltou a contagem da última aula, que não havia sido realizada até o fechamento do jornal.

Liturgia - De 31 de janeiro a 04 de fevereiro de 2012, acontece o Se-minário Nacional de Liturgia em In-daiatuba (SP). O tema do Seminá-rio é a Releitura da Sacrosanctum Concilium no contexto do Vaticano II e nos Documentos Latino-ameri-canos. Haverá 24 minisseminários. No entanto, o participante deverá escolher apenas 1 minisseminário por dia, podendo participar de 3 du-rante o Seminário Nacional. As ins-crições poderão ser feitas até o dia 10 de janeiro de 2012 e deverão ser feitas exclusivamente pelo site da CNBB, através do link: cnbb.org.br/liturgiasc. A confirmação da inscrição será feita mediante o pagamento do boleto bancário que será gerado no ato da inscrição. A taxa de inscrição não será reem-bolsada àquele que não participar do Seminário.

Comunicação - De 28 a 30 de ou-tubro, a Pastoral da Comunicação da CNBB Regional Sul IV promo-veu, na Diocese de Criciúma, o seu II Seminário Regional. O evento, mais uma vez, teve como lema “Investir na Comunicação para Ganhar na Evangelização”. O Se-minário foi realizado na Casa de Fundação Shalom, em Criciúma, e contou com a contribuição de vários assessores, que ajudaram a refletir sobre novas tecnologias (redes sociais), o panorama da comunicação, a utilização da WEB TV para transmissão de eventos e a Pastoral da Comunicação em ação.

JMJ - Foi nomeada, na última quinta-feira de outubro, 27, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a Comissão Es-pecial para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Esta comissão e suas equipes, cujas possibili-dades principais dizem respeito à Peregrinação da Cruz, do Ícone de Nossa Senhora e à Pré-Jornada, trabalharão integrados ao Comitê Organizador Local (COL) da JMJ da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Novena

Acompanhe dia a dia a novena sempre às 19h30:

4/11 - Família: Alfredo Gomes Brito (R: 446, nº 653)

5/11 - Ana Nércia Prado da Fonseca (R: 440 nº 1317)

6/11 - Valdemiro Ossemer (R:4466 nº 190)

7/11 - Antonio Amaro Maciel (R: 446 nº 762)

8/11 - Ilmo Bildhauer (R: 444 nº 454)

9/11 - Ernestina Scartezine (R: 440 nº 605)

10/11 - Cleide Maria Batista (R: 440 nº 238)

11/11 - Benta Martins (R: 436 nº 336)

12/11 - Maria Zimermann (R: 430 nº 704)

folha Católica - Novembro 2011 folha Católica - Novembro 2011 76

pastorais e movimentos espiritualidade e missão:: Iniciação Cristã :: :: Reflexão :: :: Planejamento ::

Advento: Tempo de viver a Fé! Catequese constrói seu planejamento

Severo fernandez Martinez

A Paróquia Santo Antônio finalizou o seu Planeja-mento Pastoral para a Catequese 2012-2013. Esse planejamento será um grande instrumento para o cres-cimento espiritual, não só dos jovens, mas também das famílias em toda a paróquia.

A visão de futuro da Catequese é “Gerar cristãos 100% comprometidos e apaixonados por Jesus e pela Igreja”. Dessa visão de futuro saem duas grandes dire-trizes que vão nortear toda a Catequese para os próxi-mos anos. Essas diretrizes são:

1. Formação eficiente e eficaz da pessoa;2. Encontro pessoal com Deus.

A partir dessas duas diretrizes foram estabelecidos vários objetivos estratégicos. Alguns deles são:

- Formação dos catequistas;- Catequese familiar (visa esclarecer valores

como: Santa Missa, Sacramentos, etc.);- Retiros de espiritualidade para os jovens;- Engajamento dos jovens na vivência da Igreja;- Etc.

Também está sendo formado o “Núcleo Catequé-tico”, que será responsável pela execução e acompa-nhamento das ações do Planejamento.

Nossa Paróquia está dando um grande salto, que vai de encontro as “Diretrizes Gerais da Ação Evan-gelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015”, que no seu objetivo geral diz: “Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, mis-sionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia”.

Para orientar todos os catequistas, a Paróquia ela-borou e imprimiu este planejamento, que foi encaderna-do, e será entregue para as lideranças que participam da catequese.

Convocação

Dia 17 de novembro, quinta-feira, a Paróquia Santo Antônio realiza uma Assembleia dos Catequistas, a par-tir das 19h30, no salão paroquial. Todos os catequistas estão convocados a estarem presentes nesta noite de avaliação e planejamento que deve nortear as ações para o próximo ano na paróquia.

Jovens dão um passo na féCrisma marcará a vida de mais de 200 jovens em novembro

2º Natal Solidário, sua oportunidade de ajudar!

A Renovação Carismática Católica (RCC) promo-ve a segunda edição da Campanha Natal Solidário. O objetivo é presentear as crianças que participam du-rante todo o ano da Casa da Caridade Madre Tereza de Calcutá.

Para isso, várias pessoas foram convidadas a apadrinhar uma criança, comprando roupa, calçado, brinquedo, entre outras coisas, a fim de presentear o pequeno com uma linda cesta de Natal. A entrega será feita no dia 3 de dezembro, na Casa da Caridade, no bairro Jardim Praiamar.

Aliás, neste mesmo dia (03) será organizada uma super festa com muitas atividades. Iniciando às 8h30 com brincadeiras, café da manhã, almoço e Santa Missa. Segundo Regina Bovo Fenandez, secretária pastoral, mais de 50 pessoas atuam como voluntárias neste trabalho, que atende cerca de 150 crianças.

Que tal ajudar?Você pode colaborar financeiramente para que a

equipe possa alugar cama elástica, piscina de boli-nhas, entre outros brinquedos, para fazer a diversão da garotada. Pode também servir como voluntário, ajudar na organização, na arrumação, na atenção às crianças e na limpeza. Para isso, basta ir até a secre-taria paroquial, na Igreja Matriz, centro de Itapema, e conversar com a secretária Regina.

Meditando a chegada de Cristo, buscamos o arrependimento dos nossos pecados e e a preparação dos nossos corações

:: 2012 ::

Catequese com inscrições em novembroAcontecem no mês de novembro, as inscrições para

a catequese em 2012. A criança que fará o primeiro ano de comunhão eucarística, deve ter 9 anos ou completá--los ainda em 2012. Já o adolescente que fará a crisma, precisa ter 14 anos, ou da mesma forma completar em 2012.

A documentação necessária para a matrícula é: cer-tidão de nascimento (ou RG), certidão de batismo, foto 3x4 (obrigatória a foto para o uso da carteirinha de fre-quência das missas em 2012), atestado de frequência, se for de outra paróquia, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição: R$10,00 (para as despesas catequéticas).

:: Canal ::

Já no início do mês de novembro, a Paróquia Santo Antônio vive um momento marcante em sua caminhada de fé: cerca de 213 catequizandos receberão o Sacra-mento da Crisma. No primeiro domingo do mês, dia 06, com Santa Missa às 9h30, na Igreja Matriz, Pe. Mário Sérgio deve ser o presidente, já que o novo arcebispo só as-sume a partir do dia 15 de novembro.

Para evangelização destes adolescen-tes e jovens, os catequistas organizam dife-rentes atividades. Alguns promovem retiros, tardes de louvor, momentos de adoração, entre outros. Tudo isso pretende levar os jovens a terem uma experiência de amor com Deus.

Abaixo, a jovem Sabrina Schneider, 14 anos, fala um pouco da experiência que vi-veu num destes momentos, e o quanto isso tocou sua vida.

Colaboração: William Proença (PasCom)

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Je-sus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e ce-lebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Adven-to, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História huma-na, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos pre-paramos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Be-lém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Para nos ajudar nesta preparação, usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada do-mingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo,

Dia da CriançaCerca de 120 crianças participaram da comemora-

ção dedicada a elas, no dia 12 de outubro, promovida pela Casa da Caridade Madre Tereza de Calcutá.

Com ajuda de um empresário local, que proporcio-nou às crianças vários brinquedos, como cama elás-tica e piscina de bolinhas, os pequeninos puderem fazer a festa. Que ainda contou com a presença de palhaços e bonequinhas para entretê-los.

Além disso, a equipe de voluntários preparou um farto almoço, no final, todos ganharam brinquedos e doces.

A intenção é dar um dia diferente e com estes pequenos gestos resgatar a autoestima das famílias do bairro.

“A tarde com os jovens da crisma foi maravilhosa, a experiência extremamente boa. Quando o ministério El Shadai começou a animar, a maioria dos jovens nem deu atenção. Depois de algumas músicas a animação começou a tocá-los. Então, uma alegria diferente começou a surgir, não era uma alegria passageira, mas sim uma alegria que mora em nossos corações.

O Paulo, do ministério Nossa Sra. de Fátima, deu o seu testemu-nho, foi lindo, e posso garantir, que marcou a vida de cada jovem que lá estava.

Mas realmente a parte que me fascinou foi o momento de adora-ção ao Santíssimo. Deus se manifestou de uma maneira que não dá para explicar. A alegria era tanta que uns riam e outros choravam, mui-tos daqueles jovens tiveram uma grande experiência com o Senhor.

Naquele dia, Deus me mostrava o porquê e para que ele me co-locava na Comunidade Nossa Senhora das Graças. Deus tem um propósito em minha vida, assim como tem na de cada um. Ele vai revelando, basta abrirmos o nosso coração e deixar Deus agir”.

Sabrina Schneider, 14 anos

Testemunho

Noite do pastel em prol do Rebanhão

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Pa-róquia organiza uma noite do pastel no dia 26 de no-vembro, na Comunidade Cristo Rei. A intenção é ar-recadar fundos para realização da terceira edição do Rebanhão de Carnaval.

Durante o evento acontece uma alegre disputa de Karaokê. Além de ser um momento de confraterniza-ção todo o valor arrecadado vem ajudar a trazer um grande músico católico para o evento de carnaval. “Entramos em contato e já agendamos com o Fla-

vinho, além do show ele conduzirá um momento de adoração”, explica a secretária de pastoral, Regina Fernandez.

acendendo apenas uma vela, e à medida que vão pas-sando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem

a nós. Deus, a grande Luz, “a Luz que ilumi-na todo homem que vem a este mundo”, está para chegar, então, nós O esperamos com lu-zes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital im-portância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pe-cado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus.

Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta

e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso, Ele chamou os pecadores à conversão: “Con-vertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15).

Prof. Felipe Aquino

o advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão

RCC já organiza o segundo Natal Solidário, veja como ajudar!

Pág. 3 Pág. 7

Paróquia programa seus horários de verãoA partir de dezembro celebrações terão mudanças, fique atento!

:: Temporada ::

Dom Wilson assume arquidiocese no dia 15 de novembro, Paróquia terá

ônibus para o evento

Verão é a estação do sol, do calor, das férias e da praia. Por tudo isso, as cidades litorâneas têm toda sua rotina alterada para receber os mi-lhares de turistas que aqui vêm. E a Paróquia Santo Antônio de Itapema não fica alheia a estas

necessidades e também vai alterar seus horários de celebrações para melhor atender moradores e turistas.

Acompanhe na tabela abaixo as mudanças que acontecerão.

Normal

Horário Início Término

MATRIZ SANTO ANTÔNIO Sábado 19:30h 20:00h 05-nov-11 25-fev-12

Av. Governador Celso Ramos, 701 Domingo 09:30h + 20:00h 18-dez-11 19-fev-12

Centro Quarta feira 19:30h 20:00h 02-nov-11 25-fev-12

1a Sexta do mês 19:30h 20:00h 04-nov-11 03-fev-12

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Sábado 18:00h 20:00h 17-dez-11 25-fev-12

Av. Nereu Ramos, 5030 Domingo + 08:00h 18-dez-11 19-fev-12

Meia Praia Domingo 19:00h 20:00h 18-dez-11 19-fev-12

Sexta feira 18:00h

SÃO FRANCISCO DE ASSIS Sábado 18:30h 19:30h 24-dez-11 18-fev-12

Av. Nereu Ramos Domingo + 19:30h 25-dez-11 19-fev-12

Meia Praia Quarta feira 19:00h

CRISTO REI Domingo 08:00h

Rua 402 B, 128 Quarta feira 19:30h 20:00h 02-nov-11 25-fev-12

Morretes 1a Sexta do mês 19:30h 20:00h 04-nov-11 03-fev-12

SÃO MIGUEL Domingo 08:00h

Rua Geral do Estaleirinho, s/n° Quarta feira 20:00h

Estaleirinho, Balneário Camboriú

SÃO JOÃO BATISTA Domingo 09:30h

Rua Geral do Sertão, s/n° Quarta feira 19:30h

Sertão do Trombudo

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS Domingo 09:30h

Rua 448 1a Sexta do mês 19:30h 20:00h 04-nov-11 03-fev-12

Jardim Praiamar, Morretes

SANTA LUZIA Domingo 19:00h

Rua 700

Várzea

SAGRADA FAMÍLIA Domingo 19:00h

Rua 810, s/n° 1a Sexta do mês 19:00h

Alto São Bento

NOSSA SENHORA APARECIDA Sábado 19:30h 20:00h 05-nov-11 18-fev-12

Rua 616, s/n°

Tabuleiro

Temporada

HorárioDiaIgreja

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIOItapema - Arquidiocese de Florianópolis - SC

HORÁRIOS DAS MISSAS/ CELEBRAÇÕES