Jornal novembro 2010

12
www.anoticiadovale.com Novembro | 2010 | Ano VII | Nº 91 R$ 1,50 Sobradinho discute Segurança Pública Audiência na Câmara mobilizou instituições e comunidade Segurança Pública foi o tema da audiência rea- lizada dia 12, no plená- rio da Câmara Munici- pal de Sobradinho. O evento foi fruto de um requerimento do Vere- ador Jarques Canturil motivado pelo alto ín- dice de violência que vem crescendo na cida- de. Representantes das polícias Militar e Civil e de segmentos da co- munidade estiveram presentes. [+] Página 04 Fanfarra do Paulo VI é finalista do Campeonato Baiano [+] Página 06 Maçonaria faz festa em Casa Nova [+] Página 08 Cidadãos negros de Casa Nova são homena- geados no I Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco [+] Página 07 Dia da Consciência Negra em Juazeiro Editorial Zumbi dos novos tempos [+] Página 02 TCM aprova as con- tas do prefeito Genil- son Silva [+] Página 05 Festa da Cebola em Casa Nova reúne grande público [+] Página 12 Conscientização e sensibi- lização marcaram as come- morações do Dia da Cons- ciência Negra, em Juazeiro. A secretaria de Desenvol- vimento e Igualdade Social (SEDIS) promoveu uma manhã de atividades com o objetivo de valorizar a cul- tura negra. O evento teve início no CIAM e finalizou na praça Dr. José Inácio da Silva, com apresentações de dança, música e demais manifestações da cultura africana. [+] Página 03 Páginas 09 e 10 Opinião Livros de Plástico Por Luiz Carlos Amorim [+] Página 02 Prefeito de Petrolina nomeia membros do Conselho Antidrogas CURTAS & BOAS População negra com carteira assinada foi maior em 2009 O Prefeito de Petrolina, Julio Lossio nomeou os membros que integram o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O decreto determina que este seja formado por membros represen- tantes da Sociedade Ci- vil e da Sociedade Civil Organizada, bem como de representantes dos Poderes Públicos. [+] Página 08 Alguns vereadores go- vernistas e de oposição estão apoiando a candi- datura do vereador Nil- son Barbosa (PTB) à pre- sidência da Câmara de Vereadores. O professor Nilson de difícil identi- ficação política (não se sabe se situação ou oposi- ção) quer ser presidente... [+] Página 11 Em 2009 a população negra de Salvador con- quistou melhor posição no mercado de tra- balho: o número de carteiras assinadas de trabalhadores negros cresceu de 39,6%, em 2008, para 42,1%, no ano passado. Os da- dos são da Pesquisa de Emprego e Desempre- go (PED). [+] Página 05

description

Jornal de Novenbro

Transcript of Jornal novembro 2010

Page 1: Jornal novembro 2010

www.anoticiadovale.comNovembro | 2010 | Ano VII | Nº 91 R$ 1,50

Sobradinho discute Segurança PúblicaAudiência na Câmara mobilizou instituições e comunidadeSegurança Pública foi o tema da audiência rea-lizada dia 12, no plená-rio da Câmara Munici-pal de Sobradinho. O evento foi fruto de um requerimento do Vere-ador Jarques Canturil motivado pelo alto ín-dice de violência que vem crescendo na cida-de. Representantes das polícias Militar e Civil e de segmentos da co-munidade estiveram presentes.

[+] Página 04

Fanfarra do Paulo VI é finalista do Campeonato Baiano

[+] Página 06

Maçonaria faz festa em Casa Nova

[+] Página 08

Cidadãos negros de Casa Nova são homena-geados no I Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco

[+] Página 07

Dia da Consciência Negra em Juazeiro

Editorial

Zumbi dos novos tempos

[+] Página 02

TCM aprova as con-tas do prefeito Genil-son Silva

[+] Página 05

Festa da Cebola em Casa Nova reúne grande público

[+] Página 12

Conscientização e sensibi-lização marcaram as come-morações do Dia da Cons-ciência Negra, em Juazeiro. A secretaria de Desenvol-vimento e Igualdade Social (SEDIS) promoveu uma manhã de atividades com o objetivo de valorizar a cul-tura negra. O evento teve início no CIAM e finalizou na praça Dr. José Inácio da Silva, com apresentações de dança, música e demais manifestações da cultura africana.

[+] Página 03

Páginas 09 e 10

Opinião

Livros de Plástico Por Luiz Carlos Amorim

[+] Página 02

Prefeito de Petrolina nomeia membros do Conselho Antidrogas

CURTAS & BOAS

População negra com carteira assinada foi maior em 2009

O Prefeito de Petrolina, Julio Lossio nomeou os membros que integram o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O decreto determina que este seja formado por membros represen-tantes da Sociedade Ci-vil e da Sociedade Civil Organizada, bem como de representantes dos Poderes Públicos.

[+] Página 08

Alguns vereadores go-vernistas e de oposição estão apoiando a candi-datura do vereador Nil-son Barbosa (PTB) à pre-sidência da Câmara de Vereadores. O professor Nilson de difícil identi-ficação política (não se sabe se situação ou oposi-ção) quer ser presidente...

[+] Página 11

Em 2009 a população negra de Salvador con-quistou melhor posição no mercado de tra-balho: o número de carteiras assinadas de trabalhadores negros cresceu de 39,6%, em 2008, para 42,1%, no ano passado. Os da-dos são da Pesquisa de Emprego e Desempre-go (PED).

[+] Página 05

Page 2: Jornal novembro 2010

02 Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Aprendemos há 30, 40, 50 ou 60 anos atrás, quan-do ainda éramos meninos, em escolas tradicionais, herdadas de nossos pais e avós, que a escravidão negra no Brasil foi extinta, através de uma lei assi-nada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. A chamada Lei Áurea, a definitiva, após várias tentati-vas de abolição por movimentos anti-escravagistas, e de aplicação de leis anteriores, como a Lei do Ven-tre Livre e a Sexagenários. A princesa Isabel posou de “santa”, entrou pra história como “libertadora”, enquanto o sangue negro de um lutador chamado Zumbi escorria indigente em resistentes quilombos, e os gemidos de muitos escravos se multiplicavam em cantos de dor, através de seus tambores, danças e capoeiras.

A partir da metade do século XIX a escravidão no Brasil passou a ser contestada pela Inglaterra. In-teressada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, o Parlamento Inglês aprovou a Lei Bill Aberdeen (1845), que proibia o tráfico de es-cravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de países que faziam esta prá-tica.

Em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberda-de aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. E no ano de 1885 era promulgada a Lei dos Se-xagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade. Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel. Assim conta a história, pregada reli-giosamente há décadas, através da grade curricular das escolas, supervisionadas pelo domínio político burguês durante décadas após o fim do século XIX.

E atualmente ainda disfarçado de cotas em uni-versidades, de perseguição em guetos, através de “bullyings”, entre outras práticas discriminatórias, inclusive institucionais, o racismo ainda é um pro-blema longe de ser erradicado em sua plenitude, porque mexe com a família, com a vaidade, com a diferença entre classes sociais, com a beleza, e infe-lizmente o país, mesmo com toda sua cultura dis-seminada pelos nossos irmãos negros, ainda vive uma segregação diplomática, não só de negros, mas de todo aquele desprovido de influência política ou apadrinhamento, onde as oportunidades à ascensão social são motivadas por delegações partidárias, ou cuja capacidade do indivíduo esteja vinculada a um nome de poder do grande mercado de atentado cul-tural que é esse país terceiro-mundista.

Mas, esquecendo o conteúdo histórico das es-colas primárias do passado, e os atentados sociais contra a educação, que vemos hoje tão claramente, nossa sociedade tem aprendido outras lições, após atravessar dois séculos de perversidade e ignorân-cia. Exemplo disso é o dia 20 de Novembro, data maior da CONSCIÊNCIA NEGRA, e por que não dizer da consciência humana? Da consciência de to-dos nós? Porque estamos nos libertando de um pre-conceito de séculos de história; libertando-nos de nossas próprias limitações que nos fizeram escravos de nós mesmos, e por isso deixamos de evoluir.

O Zumbi dos novos tempos nasce quando o mercado de trabalho e a ascensão social se abrem plenamente para os nossos irmãos negros; nasce quando as famílias negras, brancas e índias se abra-çam de verdade, respeitando raça e cor; nasce quan-do a beleza negra não é exótica ou diferente, mas igual à beleza humana de todo homem e de toda mulher; nasce quando nossos costumes e cultura são respeitados e admirados como genuína descen-dência negra; nasce quando sabemos aceitar e res-peitar o candomblé como crença e não como cren-dice, porque também é uma religião (o sincretismo religioso na Bahia é exemplo disso), e nasce quan-do verdadeiramente acreditamos que os negros do mundo são “NOSSOS IGUAIS”.

Zumbi dos novos tempos Livros de plástico

Nossa Negritude

E já existe o papel de plástico. Uma das três revistas semanais de informação trou-xe matéria a respeito, recentemente, muito interessante, por sinal. Numa época em que se alardeia o fim do livro impresso em papel, por causa dos e-rea-ders (leitores eletrôni-cos), essa notícia vem confirmar que o fim de livro tradicional, como conhecido até agora, está bem longe. Ele pode até concor-rer com o livro digital, mas sempre terá o seu lugar.

O papel de plástico é produzido a partir de lixo reciclável, ou seja, pacotes, garrafas, po-tes de iogurte, etc. A produção ainda é pe-quena, mas já existem gráficas imprimindo no papel de plástico, que tem semelhança com o papel couchê, que evidencia a boa

Nós nos sentimos negros sim, e por que não? A nossa cor é África, Bahia, Brasil; nossa raça é da cultura mais genuína e de im-portância social para a cultura do mundo. Somos negros, pos-suímos a negritude brasileira dos morros, das vilas e das favelas. Somos olodum, afoxé, ogum, yemanjá, axé e o pai oxalá. O sincre-tismo da Bahia pulsa em nossas veias, so-mos filhos do candom-blé e de todas as ma-nifestações folclóricas

qualidade. O custo ain-da é um pouco salga-do, mas à medida que a produção aumentar, esse problema deixará de existir.

Então, estamos fren-te a frente com o papel do futuro, com o papel que não destruirá ár-vores e conseqüente-mente não agredirá o meio ambiente. Aliás, pelo contrário: o papel de plástico trará bene-fícios ao meio ambien-te, pois utilizará o plás-tico que seria jogado na natureza, onde leva muito tempo para se decompor.

Vamos, daqui por diante, procurar dar preferência ao livro que for impresso em papel de plástico, como já fazíamos com os impressos feitos com papel reciclado. Que a produção do papel de plástico – re-sultado do trabalho de pesquisadores brasi-leiros, diga-se de pas-sagem – aumente, que

e religiosas de sangue negro. Por isso nossa homenagem a todos os negros do mundo; suas crenças, cantos, danças, culinária, no

dia de sua maior luta pela liberdade de to-dos os nossos irmãos de cor.

O dia 20 de novem-bro marca todo ano no calendário da história, embora muitos des-conheçam a impor-tância dessa data, o

des e editor das Edições A ILHA, que publicam as re-vistas Suplemento Literário A ILHA e Mirandum (Con-fraria de Quintana), além de mais de 50 livros. Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 26 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publica-dos no exterior. Colaborador de revistas e jornais no Bra-sil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Por-tugal, Espanha, Cuba, Ar-gentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, ben-galês, grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de informação e cul-tura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronó-pios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.

O autor assina, também, o Blog CRÔNICA DO DIA, em http://luizcarlosamorim.blogspot.com

20 de novembro de 1695.

Nossa homenagem a todos os negros do mundo e seus descen-dentes.

VIVA ZUMBI! VIVA A RESISTÊNCIA NE-GRA!

*escritor e jornalista – [email protected]

mais editoras e gráfi-cas se interessem pela novidade, para que aquele lixo que seria jogado fora passe a ser-vir uma causa nobre e não fique obstruindo esgotos e bocas de lobo quando chove muito, causando enchentes.

Que venha o pa-pel de plástico e que conviva harmoniosa-mente com o e-book, com o leitor eletrônico, pois ele representa um alento para o livro im-presso, uma garantia a mais de sobrevida. E é mais durável, não ras-ga, é mais resistente: é o papel do futuro. Me-nos lixo, mais livros: a equação perfeita para cuidarmos melhor do nosso meio ambiente e do futuro, uma coisa tão incerta nesses últi-mos tempos, por conta do nosso descaso com a natureza.

*Sobre o autor: Luiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 30 anos de ativida-

sangue da resistência negra ao escravismo no Brasil chamado: Zumbi dos Palmares. A data foi transforma-da em Dia Nacional

da Consciência Negra pelo Movimento Ne-gro Unificado em 1978, e não foi escolhida ao acaso, e sim como ho-menagem a Zumbi, líder máximo do Qui-lombo dos Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em

*Luiz Carlos Amorim

*Paulo Carvalho (SPO)

E X P E D I E N T E

Este jornal é produto da empresa A Notícia do Vale.Fundado em 15 de maio de 2003.

Luiz WashingtonDiretor

Natália Aguiar - DRT- 3476Jornalista Responsável

Thaís Mariano ValenteDiagramação

Gráfica PrintpexGráfica Franciscana

Rua das Algarobas, 238 - Centenário - Juazeiro - Bahia - Fone: (74) 3611-1561Site: www.anoticiadovale.com - E-mail: [email protected]

Paulo CarvalhoEditor

Não é de nossa responsabilidade os textos assinados.

Juazeiro, Petrolina,Casa Nova, Remanso,Pilão Arcado, Sobradinho, Sento-Sé,Curaçá, Uauá e outras.

CirculaçãoCirculação

nos

EDITORIALEDITORIAL OpiniãoOpinião

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua persona-lidade, não pela cor de sua pele”.

Martin Luther King

Page 3: Jornal novembro 2010

03Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Da Redação

Da Redação

Da Redação

Dia da Consciência Negra é marcado por atividades de sensibilização

X Festival de Poesia reúne grande público em Casa NovaPoetas da região se reencontraram após 04 anos sem o festival

Plano de Contingência deve ser lançado em 2011

Conscientização e sensibilização marca-ram as comemorações do Dia da Consciência Negra, 20, em Juazei-ro. A secretaria de De-senvolvimento e Igual-dade Social (SEDIS) promoveu uma manhã de atividades com o objetivo de valorizar a cultura negra. O even-

Após quatro anos sem a realização do Festival de Poesias de Casa Nova, poetas do Vale do São Francisco se reencontraram numa noite de sábado, 13, em mais uma edição his-tórica do evento, mar-cando no município de Casa Nova o retorno do festival, que segundo a sua nova coordenação, o Grupo Teatral Espe-lho da Vida, veio para ficar, agora com o apoio do Governo do Estado, através de seu progra-ma de incentivo à cul-tura.

De acordo com a coordenação do X Fes-tival de Poesias de Casa Nova, este ano o even-to registrou mais de 400 poesias inscritas, e mais de 100 poetas participantes. Durante

Com o objetivo de preparar o município para situações criti-cas de desastres como enchentes e desaba-mentos, a secretaria de Segurança Cidadã de Petrolina está traba-lhando na elaboração

to teve início no CIAM e finalizou na praça Dr. José Inácio da Silva, com apresentações de dança, música e demais manifestações da cultu-ra africana.

Este ano a campa-nha do “Novembro Ne-gro” trouxe como tema “Combate ao Racismo e Promoção da Igualda-de”, e foi realizada em parceria com a secre-

o processo de triagem foram classificadas 20 poesias e premiadas na noite de apresentação as 3 melhores poesias e os 3 melhores intér-pretes com prêmios em dinheiro, troféus e certi-ficados.

A poesia “NOS TEMPOS DE JUACE-MA”, do poeta Mauro Ramalho, do município de Sobradinho, ganhou o primeiro prêmio, e o segundo lugar foi para Wellington Monteclaro de Juazeiro, com a po-esia “PAU-DE-FITA”, ganhando também o primeiro prêmio como melhor interpretação. O festival este ano ho-menageou o poeta, can-tor e compositor, Elmar Herculano, um dos pri-meiros idealizadores do Festival de Poesias de Casa Nova, através da Casa da Cultura. Tam-

de um Plano de Con-tingência para o muni-cípio. Neste sentido, a secretaria realizou dia 17, no Sest/Senat a 5ª reunião com os par-ceiros para determinar diretrizes do plano e o modo como cada enti-dade poderá contribuir com a execução do pro-

taria de Promoção da Igualdade da Bahia, se-cretarias de Educação, Saúde, Cultura, Poder Legislativo, religiões de Matriz Africana, Gru-pos de Capoeira e Sam-ba, NAENDA, IDESAB, UNIVASF e UNEB.

Após a abertura da exposição “As La-vadeiras do Angari”, no CIAM, os manifes-tantes seguiram em marcha até o centro da cidade, onde crianças do Programa de Erra-dicação do Trabalho Infantil (PETI) realiza-ram apresentações que emocionaram as pesso-as que passaram pelo local. “Fiquei surpresa com essa movimenta-ção e muito feliz de ver crianças aqui, pois elas crescerão tendo a cons-ciência do respeito ao próximo”, destacou a professora Maria Apa-

bém foi homenageada com o troféu interpre-tação a professora Ní-vea, da cidade de Casa Nova.

Para o poeta Mau-ro Ramalho, do muni-cípio de Sobradinho, que recebeu o primeiro prêmio do Festival de Poesias em três oportu-nidades, o retorno des-se evento é um passo importante para Casa Nova e região. “Pare-ce que os ares de Casa Nova fazem bem, e a cultura, a poesia estão de parabéns”, disse.

Segundo Humber-vaque Andrade, coor-denador do evento, a realização este ano al-cançou o objetivo espe-rado, reunindo muitos jovens e adolescentes que compareceram ao chamado do Grupo de Teatro Espelho da Vida, abrilhantando ainda

Juazeiro

Casa Nova

Petrolina

Manifestação da cultura negra foi o ponto alto do “Novembro Negro”

Dia de mobilização reuniu artistas, educadores e comunidade em praça pública

Poetas da região se reencontram em noite de premiação do X Fes-tival de Poesias

Fotos: Ascom

Foto: A Notícia

mais a noite de apresen-tação das concorrentes. “Estamos supersatisfei-tos com a presença dos poetas, dos intérpretes, e do público que com-pareceu em massa, in-clusive o público ado-lescente que marcou presença e viu o quanto é belo o poema, o sone-to, a cultura. Foi uma surpresa muito grande mesmo”, concluiu.

recida Souza. De acordo com a ge-

rente de Proteção Social Especial, Marli Carva-lho, o Dia da Consciên-cia Negra, que faz parte do cronograma de ati-vidades do “Novembro Negro”, foi pautado em ações voltadas a popu-lação negra possibili-tando novos olhares, bem como o reconhe-cimento e valorização destes atores sociais responsáveis pela cons-trução e contribuição na formação histórica, cultural, política, eco-nômica e social do mu-nicípio. “É difícil distin-guir no Brasil quem é negro, vivemos em um país miscigenado, lu-tamos pela igualdade, inclusive de oportuni-dades. E essa data nos faz lembrar esse tema de forma mais viva”, afirmou a gerente.

Segundo a titular da SEDIS, Maria José Al-ves, é importante que se discuta amplamente o assunto, “acho que con-seguimos alcançar nos-so objetivo maior que é o de sensibilização. Temos o segundo país mais negro do mun-do, só perdemos para Nigéria, então não faz sentido esse preconcei-

to velado que ainda res-ta. Somos todos iguais, cidadãos que têm direi-tos, estes resguardados pela Constituição, que fazemos tanta questão de honrar. Nossa luta é diária, queremos um município mais justo e que ofereça oportuni-dades para todos”.

Fonte: Ascom/Juazeiro

jeto. O plano consiste

num conjunto de pro-cedimentos e ações preventivas, e conta com o apoio de diver-sos parceiros como as polícias Federal e Mili-tar, Corpo de Bombei-ros, UNIVASF, Chesf, e todas as secretarias

municipais. Para o Cel. Daniel Ferreira, se-cretário de Segurança Cidadã é preciso tra-balhar com a preven-ção, para que as ações tenham resultados po-sitivos. “A segurança perpassa por todas as áreas, portanto precisa-mos estar preparados e

acionar, quando neces-sário, os parceiros para trabalhar num plano preventivo e de recons-trução”, salienta.

Ainda segundo o secretário, a apresen-tação do plano para a sociedade está prevista para janeiro de 2011. “O Plano de Contin-

gência está sendo pen-sado para ser execu-tado durante os anos de 2011 e 2012, depois deste período devemos fazer uma avaliação da iniciativa e traçar estra-tégias para os próximos anos”, destacou.

Fonte: Comunicação/Petrolina

Resultado Final

Poesia

1º lugar – Nos Tempos da Juacema – Mauro Batista Ramalho – Sobradinho2º lugar – Pau-de-Fita – Welington Lima Coelho – Juazeiro 3º lugar – A Intensidade das Pequenas Coisas da Vida – Marcos Danilo Ferreira – Casa Nova

Interpretação

1º lugar – Ramon Raniery/Yuana Louise e Maurício – poema Pau-de-Fita2º lugar – João Antônio Pereira – poema Uma Vida que se Vai3º lugar – Juscineia Passos e Denys – poema Vida na Caatinga

Page 4: Jornal novembro 2010

04 Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Obras

Social

Da Redação

Da Redação

Da Redação

Construções e limpezas de aguadas movimentam comunidades de Uauá e Sobradinho

Natal Fest vai movimentar Sobradinho

Segurança Pública foi tema de audiência em Sobradinho

Atividades de construção e limpeza de aguadas, a maioria tipo “Caxios”, uma espécie de tanque estreito e profundo, mobiliza comunida-des rurais do interior de Uauá e Sobradi-nho. Trabalhando em mutirão as comuni-dades estão empe-nhadas na garantia dessas fontes de água

O I Natal Fest Be-neficente realizado pela Silibrina Produ-ções irá beneficiar, além do Grupo Ju-

Segurança Pública foi o tema da audiên-cia realizada dia 12, no plenário da Câ-mara Municipal de Sobradinho. O evento foi fruto de um reque-rimento do Vereador Jarques Canturil mo-tivado pelo alto índice de violência que vem crescendo na cidade. Representantes das polícias Militar e Civil e de segmentos da co-munidade estiveram presentes.

O autor do reque-rimento, o vereador Jarques Canturil falou

para os animais e para cultivos de hor-tas e fruteiras nativas. As ações fazem parte do projeto “Agua-das” que na região, é gerenciado pelo Insti-tuto Regional da Pe-quena Agropecuária Apropriada – IRPAA, e atende também os municípios de Juazei-ro, Sento-Sé, Curaçá, Jaguarari e Uauá, be-neficiando mais de 400 famílias rurais.

nino Arraiá da Sili-brina, cerca de mil crianças carentes do município de Sobra-dinho. Pastoral da Criança, APAE e o Centro Educacional

sobre os crimes ocor-ridos no município, citando aqueles com grau de ousadia e de-safio às polícias, como no caso do roubo na casa lotérica em fren-te à delegacia. Citou também crimes que aconteceram em esco-las, “algo que não se via em Sobradinho”. Disse que não estava ali para acusar ou cul-par ninguém, e sim “buscar soluções para diminuir a onda de medo provocada por tantos delitos”.

Em seguida, o ve-reador Cicinho da Madecom comentou

O projeto, finan-ciado através do Ins-tituto de Gestão das Águas e Clima, do Governo do Estado da Bahia, pretende contribuir para me-lhoria da qualidade de vida nas comuni-dades retomando e aperfeiçoando tecno-logias de captação e retenção das águas das chuvas.

Em Uauá, 25 cons-truções de barreiros

Infantil Gente Va-lente irão receber brinquedos e brin-des para realização do Natal das crianças atendidas pelas enti-dades.

e limpezas de agua-das já contemplaram comunidades como: Boa Vista, Quixaba, Caldeirão da Ser-ra, Caldeirãozinho, e Várzea da Água. O mesmo ocorre em Sobradinho, onde a construção de 14 bar-reiros e a realização de 11 limpezas ani-mam as comunidades do Tatauí, Santa Te-reza, São João, Santa Maria, Canaã, Campo

De acordo com a organização, a festa será de camisa e re-alizada em dois dias (04 e 05/12) na Apos-chesf e terá como atração principal a

Geraldo Dantas, presidente da Câmara, acompanhou atentamente a audiência pública

Plenário lotado - população da cidade mostrou-se preocupada

Fotos: A Notícia

Segurança

Alegre e Serra Verde.O técnico do IR-

PAA que acompanha as comunidades em Sobradinho, Adilson Ribeiro, afirma que os barreiros construídos no projeto oferecem condições das famí-lias armazenarem cerca de 600 mil litros de água nessas fontes. Água suficiente para o cultivo de hortas, fruteiras e para os ani-mais durante todo o

Banda O Back de Sal-vador e mais sete atra-ções regionais, como pagode, samba, forró e música eletrônica. A coordenação do even-to disse ainda que a

período de estiagem. Discutir as viabilida-des do sertão a partir do acesso as fontes de água, principalmente a armazenada da chu-va, a partir do acesso à terra e das formas apropriadas de pro-dução no Semiárido faz parte do plano metodológico do pro-jeto “Aguadas”.

Com informações de Rai-mundo Fábio

estimativa seja de 2 mil camisas vendidas. “Não serão vendidos ingressos e as camisas estão à venda por 30 reais”, lembra a coor-denação.

que segurança públi-ca vai além de rou-bos, homicídios, fur-tos e outros crimes. “É preciso que todos se engajem nessa luta mesmo que tenha que ir a outra instância”. Destacou também a migração de margi-nais de outras cidades para o município e fri-sou ainda a ousadia dos bandidos em cer-tos casos.

Os Vereadores Car-los Passos, Manoel Mes-sias, Gabriel Lustosa, Francisco Sales, Geraldo Dantas Filho, presidente da Câmara, e o Chefe de Gabinete, Raimun-

do Nonato, também fizeram uso da palavra expressando a impor-tância e necessidade da união entre todos os seg-mentos da sociedade.

O Delegado da Polícia Civil, Damião Gomes Lacerda, mos-trou cinco pontos im-portantes que retra-tam a contribuição, o contexto e a realidade da polícia Civil em So-bradinho. Ele também apresentou dados a respeito de crimes ocorridos desde que assumiu o cargo, ci-tou o Art. 5º da Cons-tituição Federal que fala sobre os direitos e garantias fundamen-tais do cidadão, entre eles a segurança pú-blica. Explanou sobre as obrigações e ativi-dades das polícias lo-cais e pontuou sobre o quadro de funcio-nários da Civil e suas dificuldades.

Segundo ele, após dividir as atividades exercidas, que nem sempre é de com-petência da polícia, sobra apenas um in-vestigador para toda a população. Finali-zou dizendo que vê a necessidade de uma força tarefa em con-

junto com polícias de outras cidades da região. A criação de um Conselho Muni-cipal de Segurança Pública também foi citada pelo delegado. Propôs a instalação de câmaras de vídeos em pontos estratégi-cos, uma melhor ilu-minação em determi-nados locais e criação de projetos voltados aos jovens.

O Major Soares da Companhia de Polí-cia de Ações em Caa-tinga discorreu sobre a ação da companhia e que vai manter com mais freqüência uma guarnição em Sobra-dinho. Logo após, o Major Anselmo Bis-po da 76ª Companhia

de Juazeiro disse que a segurança pública transcende o fato de ter mais polícias nas ruas e nas delegacias. “Os jovens de Sobra-dinho não têm opor-tunidade de empre-go e na maioria das vezes são os jovens que cometem os deli-tos, frisando assim, a importância da famí-lia na educação dos filhos”. E concluiu argumentando que discutir a segurança pública não é só cul-par a estrutura do Es-tado e encher as ruas de polícias, por que só isso não resolveria o problema.

Com informações do Sobra-dinho Repórter

Page 5: Jornal novembro 2010

05Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Contas

Emprego

Transporte

Thalita Bezerra

Ascom/Setre

Da Redação

TCM aprova as contas do prefeito Genilson Silva

População negra com carteira assinada foi maior em 2009

Sobradinho debate legalização do transporte alternativo

O Tribunal de Contas dos Municí-pios aprovou as con-tas da prefeitura Mu-nicipal de Sobradinho,

Em 2009 a popula-ção negra de Salvador conquistou melhor po-sição no mercado de trabalho: o número de carteiras assinadas de trabalhadores negros cresceu de 39,6%, em 2008, para 42,1%, no ano passado. Os da-dos são da Pesquisa de Emprego e Desem-

As entidades da sociedade civil orga-nizada de Sobradi-nho, preocupadas e

da responsabilidade do prefeito Genilson Barbosa da Silva (PT), relativas ao exercício de 2009. Para o prefei-to Genilson, a aprova-ção das contas é moti-

prego (PED) que ava-liou a participação dos negros no mercado de trabalho em Salvador, realizada pela superin-tendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) /Secre-taria de Planejamento e divulgada no dia 18, no Centro Público de Economia Solidária (Cesol), no Comércio.

A pesquisa, reali-

sensibilizadas diante da forma que vem sen-do executado o proces-so de legalização da Associação dos Trans-portes Alternativos, se

vo de muito orgulho e satisfação.

“Esse resultado é a prova que estamos com uma administra-ção séria e compro-metida na aplicação dos recursos do mu-nicípio. Isso mostra o meu comprometimen-to com o município e o dinheiro público”, afirmou.

O prefeito disse ain-da, que a aprovação das contas do município é a junção da responsabi-lidade administrativa com o controle efetivo da sua equipe coor-denada pelo secretá-rio de Administração e Finanças, Adeilson Bezerra da Silva.

zada em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Empre-go, Renda e Esportes (Setre), o Departa-mento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Die-ese) e a Fundação Se-ade, também revelou que houve aumento do rendimento mé-dio mensal para estes trabalhadores, saindo

reuniram com a popu-lação local, dia 20, no plenário da Câmara de Vereadores, para forta-lecer a luta em prol do transporte alternativo

Prefeito Genilson Silva: “Esse resultado é a prova que estamos com uma administração séria e comprometida na aplicação dos recursos do município” Sede da Prefeitura Municipal de Sobradinho

Pesquisa revelou que houve aumento do rendimento médio mensal de trabalhadores negros

Mulheres, principalmente negras, crescem no novo mercado de trabalho

Fotos: Josimar Menezes

Fotos: Google

na cidade. Participaram do en-

contro diversas lideran-ças políticas, o prefeito Genilson Barbosa da Silva (PT) e vereadores,

que se comprometeram em resolver o proble-ma. De acordo com as entidades envolvi-das, a situação desses transportes tem leva-

do pais de família a uma série de constran-gimentos, razão pela qual pedem o apoio da sociedade civil so-bradinhense.

de R$ 878,00 para R$ 897,00 por mês. Entre-tanto, apesar deste ga-nho, ainda existe uma grande disparidade sa-larial na capital baiana com relação a gênero e raça. Enquanto a renda média mensal de uma mulher negra empre-gada é de R$ 741,00, a dos homens não-ne-gros é de R$ 2.042,00.

Para a coordena-dora executiva da Agenda Bahia do Trabalho Decente e assessora especial da Setre, Patrícia Lima,

“os números mostram um avanço na situa-ção do negro no mer-cado de trabalho com a melhora de alguns indicadores. Entretan-to, é possível constatar a persistência da dispa-ridade entre negros e brancos no mercado de trabalho, o que eviden-cia a necessidade de políticas públicas es-pecíficas de promoção da “igualdade”. Neste sentido, a assessora Pa-trícia Lima reitera a im-portância de iniciativas do Governo do Estado

ao eleger a promoção da igualdade de gêne-ro e raça uma priorida-de da Agenda Bahia do Trabalho Decente.

Entre os dois ana-lisados, os setores que tiveram aumento no nú-mero de trabalhadores negros são: Comércio, que saiu de 15,8% para 16,4% e Construção ci-vil, de 6,4% para 7,1%. Nos setores industriais e de prestação de servi-ços houve uma pequena retração, de 8,7% para 8,3% e de 58,6% para 58,5%, respectivamente.

Page 6: Jornal novembro 2010

06 Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Educação e Civismo marcam Dia da Bandeira em Juazeiro

Fanfarra do Paulo VI é finalista do Campeonato Baiano

Ações da SDS disciplinam trânsito de Juazeiro

O Dia da Bandei-ra Nacional foi co-memorado dia 19, com uma solenidade cívico-militar no Paço Municipal em Juazei-ro, numa parceria da Prefeitura com o 72º Batalhão de Infanta-ria Motorizado. Ao meio-dia, o hastea-mento do Pavilhão Nacional pelo pre-feito Isaac Carvalho (PCdoB) deu início aos festejos.

O evento contou com a participação de oito escolas muni-cipais da sede que re-ceberam das mãos do comandante do 72º BI, tenente Helvetius, do prefeito Isaac e do presidente da Câma-ra de Vereadores, Cri-

A fanfarra do Co-légio Municipal Pau-lo VI, ganhou dia 14 mais uma etapa do campeonato da Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia (LI-CBAMBA). O VII Tor-neio Intermunicipal, que correspondeu ao I Concurso de Bandas

Com o objetivo de ordenar o trânsito em Juazeiro, a secre-taria de Defesa So-cial (SDS) através da Gerência de Trânsito vem realizando na cidade diversas inter-venções para melho-ria do tráfego, entre elas, novos estaciona-mentos para motos. Uma das interven-ções foi à sinalização das vias na Praça Imaculada Concei-ção, onde foi criado estacionamento para motos e mudado o es-

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Uni-vasf) lançou dia 16, dois editais para provimento de 11 vagas de professores adjunto, assistente e auxiliar. As inscri-ções seguem abertas até 07 de dezembro, exclusivamente pela Internet, no endere-ço eletrônico http://www.concurso.uni-vasf.edu.br.

O Edital 34 con-templa diversas áreas de formação profissional como Ciências Biológicas,

Da Redação

Da Redação

Ascom/Juazeiro

Civismo

Cultura

Trânsito Edital

O evento foi encerrado com o tradicional desfile militar em reverên-cia à Bandeira Nacional

A fanfarra sagrou-se campeã e é finalista do Campeonato Baiano, após uma disputa com fortes candidatas ao título

Uma das intervenções foi à sinalização das vias na Praça Imaculada Conceição, onde foi criado estacionamento para motos

O hasteamento do Pavilhão Nacional pelo prefeito Isaac Carvalho deu início aos festejos

Fotos: Ascom

Foto: A Notícia

Foto: Ascom

sóstomo Lima, as flâ-mulas novas a serem usadas nos próximos anos. Ainda durante a cerimônia, as ban-deiras consideradas inservíveis foram incineradas ao som do Hino da Bandei-ra cantado por todo o efetivo da Casa do Combatente de Ca-atinga, autoridades civis e militares e co-munidade em geral.

Ao longo da so-lenidade pelo Dia da Bandeira, oito Ofi-ciais do Exército Bra-sileiro prestaram o “Compromisso ao 1º Posto”, e outros sete militares foram con-decorados com me-dalhas. Após fazer um breve histórico da data comemorada, o comandante Helve-

e Fanfarras de Concei-ção da Feira, sagrou a fanfarra campeã e fi-nalista do Campeona-to Baiano, após uma disputa com fortes candidatas ao título, inclusive com a atual campeã baiana, BA-MAD, de Madre de Deus.

Charles Radson, integrante da fanfarra

tacionamento de veí-culos de 45º para ho-rizontal (paralelo ao meio fio), ficando as-sim dos dois lados da avenida. Desta forma

Química (Bacharela-do ou Licenciatura), Química Industrial, Educação Física (Ba-charelado ou Licen-ciatura), Agronomia, Engenharias: Flores-tal, Química, Agrí-cola, Agrícola e Am-biental, Agronômica, de Agrimessura, Car-tográfica e Civil.

Outras áreas de formação profissio-nal são oferecidas pelo Edital 35, entre as quais, Ciência da Computação, Enge-nharia da Computa-ção, Engenharia Elé-trica, Processamento

tius destacou a impor-tância do pavilhão. “A Bandeira Nacional é o símbolo maior de nossa pátria e nossa inspiração para tra-balhar cada vez mais pelo nosso país”, res-saltou o tenente.

O prefeito Isaac Carvalho agradeceu pela escolha de come-morar o Dia da Ban-

do Paulo VI também foi um dos desta-ques do concurso, fe-chando a planilha de pontuação com nota máxima. “A fanfarra do Paulo VI, é manti-da pela Prefeitura de Juazeiro, através da secretaria de Educa-ção, e estamos dando todo o suporte neces-sário para que esta

a secretaria está dis-ciplinando o trânsito e o estacionamento a fim de facilitar a vida dos usuários, sejam veículos e pedestres.

de Dados, Análise de Sistemas, Siste-mas de Informação, Psicologia, Adminis-tração, Contabilida-de, Direito e também Educação Física.

A titulação exi-gida é relacionada com a área a qual o candidato vai con-correr. E o valor das inscrições varia de R$ 80,00 a R$170,00. Os Editais podem ser consultados no site: http://www.concurso.univasf.edu.br/

Fonte: Ascom/Univasf

deira em Juazeiro. “É uma satisfação ter os festejos de uma data tão importante em nossa cidade, gosta-ria de agradecer por essa aproximação do batalhão com o mu-nicípio e por todas as parcerias já firma-das”, frisou o prefei-to.

Fonte: Comunicação/Juazeiro

participe de todas as etapas. Estamos mui-to preparados, vamos otimistas para a final em dezembro, inclu-sive esperando que possamos sediar esse evento, que ainda não possui local definido”, explicou o coordena-dor da fanfarra, Alfre-do Gonçalves Ferreira Júnior.

Inscrições para concurso de professor seguem abertas até 07 de dezembro

Page 7: Jornal novembro 2010

07Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Cidadãos negros de Casa Nova são homenageados no I Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco

Feira mostra artesanato produzido em programas do Peti e Projovem em Sobradinho

I Caminhada contra a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada em Casa Nova

Numa corrente de vibração que, junto com as palmas, os cantos, o berimbau, o pandeiro e o atabaque, foi iniciada a solenidade de abertura do I Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco em Casa Nova, dia 18, com o grupo de capoeira da cidade, em homenagem aos afrodes-cendentes, antecipando assim a reflexão do Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro.

A cerimônia esta-va envolta de um clima descontraído, que que-brando os protocolos envolveu os presentes numa viagem cultural, nas apresentações artís-ticas, como teatro e dan-ça; e num processo de aculturação o grupo de taekwondo demonstrou que através desse espor-te de origem coreana, conhecido como a arte de usar os pés e mãos na luta através da mente, os

A Prefeitura Mu-nicipal de Sobradinho, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Pro-jovem, promoveu dia 19 a 1ª Feira de Resultado e Amostra com produ-tos confeccionados por monitores e alunos dos programas. A feira ficou exposta na praça Geral-do Silva, em frente à Pre-feitura Municipal, das 9 às 13 horas.

Levando uma mensa-gem de seriedade às ruas de Casa Nova, dezenas de jovens estudantes da rede pública de ensino saíram dia 11 em caminhada pelo centro, para mostrar à so-ciedade a necessidade de denunciar situações de abuso sexual praticados contra eles. A mobilização foi organizada pela secre-taria Municipal de Edu-cação, em parceria com as secretarias de Saúde, Ação Social e Conselho Tutelar. O coordenador pedagó-gico, Cícero Dias, explica que a I Caminhada contra

Lidiane Cavalcante

Thalita Bezerra

Da Redação

jovens e crianças do mu-nicípio têm várias opções de cultura, esporte e la-zer.

Durante a abertura do Festival 10 cidadãos negros foram homena-geados pelo trabalho que desenvolvem na ci-dade, no campo da po-lítica, educação, esporte, segurança, agricultura, empreendedorismo, arte e piscicultura. O secretá-rio de Cultura, Turismo e Esporte, Itamar Rocha destaca que cultura é di-

Festival

Programas

Mobilização

versidade de costumes de um povo, ele diz que ao reunir toda a classe ar-tística neste evento, Casa Nova se destaca na valo-rização da cultura, em es-pecial a afrodescendente. “Prestando essa grande homenagem aos cida-dãos negros que são im-portantes agentes na luta contra as desigualdades em nosso município, rea-lizamos também uma re-flexão relacionada ao Dia da Consciência Negra, uma data para a reflexão

de todos nós, casanoven-ses e brasileiros”, disse emocionado.

Itamar Rocha lembra que durante o período da escravidão, os negros so-freram inúmeras injusti-ças. E à custa do seu sofri-mento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. “Veio a Abolição, o Bra-sil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo”, lembra o se-cretário, afirmando que seu trabalho também está fundamentado na luta em prol da constru-ção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade for-mal dos direitos, mas a igualdade real das opor-tunidades.

Uma das homenage-adas, a professora Maria de Lourdes Lopes, rea-lizou uma retrospectiva de sua infância durante a cerimônia; e disse que sempre esteve à frente de questões relacionadas à cultura afro-brasileira,

Segundo a coorde-nadora do PETI, Wilma Amorim, o objetivo da feira é mostrar para a sociedade todos os tra-balhos que foram pro-duzidos pelos alunos durante todo o ano. “As crianças vão ensinar o que aprenderam e esta-rão interagindo com a comunidade, essa feira é o resultado do que ensi-namos para as crianças e jovens. E no dia 20 par-ticipamos de uma feira cultural em Casa Nova”,

a Exploração e Abuso Se-xual de Crianças e Adoles-centes é uma culminância do projeto político pe-dagógico: “Sexualidade, Saúde e Desafios”.

“A partir do projeto, os professores trabalha-ram temas que envolvem a sexualidade, através da orientação sexual. Foram discutidas questões rela-cionadas às transforma-ções no corpo, opções se-xuais, além de pedofilia e exploração e abuso sexual. A escola informa também a respeito dos perigos que acometem nossos jovens”, esclarece o coordenador.

Ritanilson Rodrigues,

principalmente no cam-po da educação. Duran-te os agradecimentos, a professora cantou emo-cionando o público pre-sente. “Na Bahia as afri-canas apresentavam sua cultura, também, através do canto, por isso sempre cantei os hinos do nosso povo”.

Participaram do evento, os artistas e arte-sões do município, auto-ridades políticas, secre-tário municipal de obras, Vandelin Carvalho, se-cretária de Gabinete, Mi-chele Passos, vereadora Pipiu, representando a Câmara Municipal de Casa nova, lideranças religiosas, empresários e comunidade local.

Programação do Festival

O primeiro Festival de Artes do Território Sertão do São Francisco, realizado pela prefeitura municipal de Casa Nova, através das secretarias de Educação e Cultura Turismo e Esporte, foi

explicou à coordenadora.Em Sobradinho, o

PETI atende 180 crianças e o Projovem 150 adoles-centes e funcionam no prédio do antigo CEBEC. Esses programas ofe-recem as crianças e aos adolescentes, proteção so-cial especial, por meio da jornada ampliada: num turno participam da es-cola regular, no outro turno são assistidas pe-los programas, receben-do reforço escolar, além de atividades lúdicas,

conselheiro tutelar desta-ca que o papel da escola e da família é muito impor-tante na prevenção de atos contra a criança e o ado-lescente. “Devemos estar atentos quando nossos jovens apresentarem com-portamentos diferentes do seu habitual. Quando se isolam, ou têm atitudes agressivas, pode ser um sinal de que algo de erra-do está acontecendo com eles”, alerta Ritanilson, solicitando a toda comu-nidade que identificando algum caso acione o Con-selho Tutelar e/ou ligue para o Disque 100 para denunciar.

aberto ao público dia 19 e se estendeu até o dia 21 de novembro. Com o tema: “Cultura Afro-descendente”, o festival foi realizado no Pátio de Eventos da cidade, com apresentações culturais, exposições de artesanato e gastronomia regional.

Segundo o coorde-nador de cultura, Lu-ciano Correia, o Festival tem como objetivo dis-seminar a diversidade cultural do território, promovendo a integra-ção da cadeia produti-va da cultura regional, proporcionando assim, um intercâmbio com ou-tras culturas. Durante o evento foram montados stands para as 10 cida-des do Território Sertão do São Francisco (Casa Nova, Curaçá, Pilão Ar-cado, Juazeiro, Sento Sé, Uauá, Remanso, Ca-nudos e Campo Alegre de Lourdes) apresentar suas manifestações cul-turais, através da arte, gastronomia, poesia, música e dança.

esportivas, de convivên-cia, aulas de informática e de artesanato. As au-las de arte envolvem as crianças, os jovens e as famílias, com o intuito de ensiná-las a confeccionar alguns objetos para a ge-ração de renda.

No decorrer do even-to teve danças, teatro, muita música, encena-ções sobre diversos te-mas e a participação do grupo de samba de velho “Ecos Ribeirinhos” repre-sentados pelas crianças.

O conselheiro informa ainda que a violência con-tra crianças e adolescen-tes, principalmente a sexu-al, pode aumentar o risco de que elas desenvolvam problemas psiquiátricos na vida adulta. Em dis-curso proferido na quadra poliesportiva, a secretária de Ação Social, Maria do Carmo Ferreira convocou a sociedade a participar dessa luta, denunciando às autoridades competen-tes casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes dos quais tome conhecimento.

Fonte: Ascom/Casa Nova

Cidadãos negros foram homenageados pelo trabalho que desen-volvem na cidade

O objetivo da feira é mostrar para a sociedade todos os trabalhos que foram produzidos pelos alunos durante todo o ano

I Caminhada contra a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Ado-lescentes é uma culminância do projeto político pedagógico: “Sexu-alidade, Saúde e Desafios”.

Foto: A Notícia

Foto: Josimar Menezes

Fotos: Divulgação

Page 8: Jornal novembro 2010

08 Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Saúde

Evento

Conselho

Lançada a pedra fundamental do novo posto de saúde de Casa Nova

Maçonaria faz festa em Casa Nova

Ascom/Casa Nova

Ascom/Petrolina

Mais uma obra es-truturante começa e ser construída pela prefei-tura municipal de Casa Nova. O prefeito Orlan-

Dia 13 de novembro Nossa Oficina realizou a Sessão de Iniciação dos Irmãos JOÃO SOARES DOS SANTOS e JONAS SOUZA AMORIM. A Sessão que contou com a presença de várias Lojas da região sendo elas: União Paz e Amor Or. Cabrobó – PE com a presença de 07 Irmãos acompanhados do Dep. Estadual do GOB Rome-ro Gomes e o Ven:. Luiz Carlos; Loja Templários do Vale também GOB Or: Petrolina – PE com 07 Irmãos acompanha-dos pelo Dep. Estadual Calbi Carvalho e o Ven:. Mestre Edmundo Cruz; Loja Harmonia e Frater-nidade nº 42 da Grande Loja de Pernambuco, Or:. Petrolina, com comi-tiva de 06 Irmãos acom-panhados do Del. Dist. Luiz Carlos Almeida Lima; Loja Areópago do Vale do Grande Oriente da Bahia Or:. de Juazei-ro com a Presença do Ir:. Secretario e do Vem:.

O Prefeito de Pe-trolina, Julio Lossio no-meou os membros que integram o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). O decreto determina que este seja formado por membros

do Xavier lançou dia 04, a pedra fundamental da Unidade de Saúde da Vila Massú, que atuará com ações de promoção da saúde, prevenção, re-

cuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

“A saúde pública tem sido uma das prio-ridades para o governo municipal que investiu em reformas e constru-ção de postos de saúde e ampliação do Programa Saúde da Família”, ex-plicou o prefeito, Orlan-do Xavier, reafirmando seu compromisso com a saúde da população casanovense. “As uni-dades do Programa de Saúde da Família, pos-tas em funcionamen-to, garantem um novo conceito de saúde no município. O trabalho de uma equipe formada

por médicos, odontólo-gos e agentes, represen-ta uma ação efetiva que beneficia diretamente a população carente”, res-saltou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Solon Xavier, a obra realizada com re-cursos do Ministério da Saúde em parceria com a prefeitura municipal, orçamentada em torno de R$ 200 mil reais, be-neficiará milhares de moradores do bairro e das demais localidades da redondeza, melho-rando a qualidade da saúde, garantindo um melhor atendimento e melhores condições es-truturais. Para Solon Xa-vier o espaço físico do

novo posto foi pensado para dar mais como-didade e conforto aos usuários dos serviços de saúde residentes na Vila Massú e adjacências. “Estamos investindo nesse mais novo espaço de saúde e consequen-temente na qualidade de vida. A Vila Massú agora vai poder contar com um posto com salas amplas e modernas”.

A moradora do bair-ro, Maria Souza diz es-tar muito satisfeita com mais esse investimento do governo municipal. “Agora não precisare-mos mais nos deslocar para ter atendimento médico e odontológico, sinto a felicidade nas pessoas, o governo está

de parabéns por mais este trabalho”, enfatizou a moradora.

No evento de lança-mento da pedra funda-mental da unidade de saúde, além da comitiva do governo, participa-ram o prefeito Orlando Xavier, o vice Ciro Via-na, o secretário muni-cipal de saúde, Solon Xavier; secretário de go-verno, Paulo Passos; de Obras, Vanderlin Carva-lho, demais secretários municipais, presidente da Câmara de Vereado-res, João Borges Pinto e vereadores. Durante a cerimônia a secreta-ria municipal de saúde entregou também para a população de Casa Nova uma ambulância.

Para Solon Xavier o espaço físico do novo posto foi pensado para dar mais comodidade e conforto aos usuários dos serviços de saúde residentes na Vila Massú e adjacências.

A Sessão contou com a presença de várias Lojas da região

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Mestre Mario Evangelis-ta; a querida Loja Deus, Harmonia e Amor GLEB Or:. De Sento Sé, esteve representada pelo nos-so querido Ir:. Geraldo Cabral e também pre-sente a nossa querida Loja Mãe, Harmonia e Amor n. 12 GLEB Or. de Juazeiro, numa co-mitiva de 10 Irmãos, acompanhados do Del. Dist. Marcius Campelo Ferraz e o Ven:. Mestre José Francisco, ainda fazendo parte das comi-tivas, estiveram presen-tes já na festa de 16 anos o Ven:. Mestre Ir Luiz

representantes da Socie-dade Civil e da Socie-dade Civil Organizada, bem como de represen-tantes dos Poderes Pú-blicos.

Entre os membros estão representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social

e Trabalho, da Mulher, de Segurança Cidadã, de Educação, representan-tes da Polícia Militar de Pernambuco, do Poder Judiciário, entre eles o promotor Marcos Bace-lar. Também foram no-meados representantes de entidades filantrópi-

cas do município como o Ágape, Proteja e PETRA-PE.

De acordo com a secretária de Desenvol-vimento Social e Traba-lho, Tereza Virginia de Carvalho, a assinatura do decreto atende a um dos compromissos da

gestão Julio Lóssio, que é de implementar polí-ticas e ações de combate ao consumo de drogas e substâncias ilícitas. “A reestruturação do Con-selho nesta gestão é mui-to importante, pois os Conselhos municipais são responsáveis pela

aprovação acompanha-mento e fiscalização das políticas públicas desenvolvidas na cida-de, para que na prática, as ações beneficiem os usuários para que os mesmos possam usu-fruir dos seus direitos”, destaca Tereza Virginia.

Berti e comitiva da Loja Lago das Acácias Or:. de Sobradinho – BA, todos os Irmãos visitantes es-tiveram presentes com as cunhadas que deram o grande espetáculo de beleza, enchendo a Loja de brilho.

A Sessão de Ini-ciação foi um grande evento, vários Irmãos de outras Lojas deram suas avaliações dizendo que a festa foi de grande perfeição, o Ir:. Romero Gomes Dep. Do Grande Oriente PE, disse que irá relatar ao seu Serenís-simo que nunca tinha

visto uma Sessão de ini-ciação tão perfeita, sem erros, com serenidade e sem ser cansativa, disse que a Sessão foi um con-forto para os olhos. O Irmão Marcio Campelo Ferraz, Del. Grão Mes-tre Irmão Itamar Assis Santos GLEB, disse que a Loja de Casa Nova é a pequena notável, e que tem um carinho e admi-ração pela oficina, disse ainda que já esperava uma bela e organizada Sessão de Iniciação.

Vários outros Ve-neráveis utilizaram das palavras para agrade-

cer e fazer homenagens a Oficina, um exemplo disto foi o Irmão José Francisco, que presen-teou os Irmãos José Lu-ciano de Oliveira Melo e Raul Santos Filho, com certificado de amigos da Loja Harmonia e Amor n. 12 de Juazeiro.

Irmãos Visitantes

O Venerável Mes-tre Irmão Joel Assis Ba-tista Júnior, agradeceu a presença de todos os Irmãos Visitantes, disse que a Loja de Casa Nova é muito agradecida com o carinho que recebe de todas as Oficinas do Vale do São Francisco e pediu desculpas a todas as Lojas, por não retri-buir na mesma moeda tanto carinho e presen-ça física, pois, disse o Venerável, que apesar da grande vontade de fazer mais, os Irmãos de Casa Nova são limi-tados, “somos uma Loja pequena e isto às vezes

faz com que sejamos fa-lhos com as nossas Lojas co-irmãs”.

Logo a pós a Sessão, os Irmãos e convidados, foram saborear um jan-tar oferecido por Nossa Loja e em seguida, par-ticiparam do baile em comemoração aos 16 anos da Loja completa-dos em 12/11/2010. Foi uma verdadeira festa. A sociedade casanovense esteve presente em mas-sa, ressaltando-se assim o respeito e importân-cia de Nossa Loja para a comunidade, todos os Irmãos confraterniza-ram até amanhecer o dia, juntos com os Irmãos vi-sitantes, cunhadas, sobri-nhos, sobrinhas e amigos. Todos saíram da festa no intuito de esperar a do próximo ano. O Venerá-vel agradeceu também a presença e disse: “Esta é a nossa segunda festa e que aos poucos, vamos melhorá-la para que che-gue ao padrão desejado por todos.

Prefeito de Petrolina nomeia membros do Conselho Antidrogas

Page 9: Jornal novembro 2010

09Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Wallison Torres, um dos empreários responsáveis pelo sucesso da Festa da Cebola

Os secretário Paulo Robero, Vanderlin Carvalho e Carlos Castro na Festa da Cebola

Os diretores da Glaumur Magazine e Glaumur Calçados

O vereador João Pinto e o vice-prefeito de Casa Nova, Ciro Viana

O empresário Ladiston com a esposa e amigoMajor Mauvar e esposa

O empresário Cleones, esposa e amigos na Festa da Cebola

Equipe César Fotografias

O deputado Luciano Simões, presente à Festa da Cebola

O ex vereador Gerlon com a familia e amigo na Festa da Cebola

O prefeito de Casa Nova, Orlando Xavier com o secre-tario de Agricultura, Carlos Castro na Festa da Cebola

S.T.R.C.N presente à Festa da Cebola

A rainha e as duas princesas da Festa da Cebola, em Casa Nova, com o um dos maiores produtores de cebola do Vale

Pedro Coito, um dos maiores produtores de cebola de Casa Nova com a Rainha e as duas princesas da Festa da Cebola

Representantes da fazenda Terra Nova, o melhor vinho do Brasil

Representantes do Verdão na Festa da Cebola com a rainha e as duas princesa

Page 10: Jornal novembro 2010

10 Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Dr. Alex e esposa

Jeane, Assistente Social do HRJ, aniversariante do dia 16.11

Artista de Casa Nova, residente em Brasília

Jeane com amigos e familiares

Raimunda, a professora que não abre nem para o TREM carregado de navalhas, com amigas na Fes-ta da Cebola

Priscila - Juagro

O mais novo restaurante e pizzaria de Casa Nova

Motorista da Astafran, esposa e amiga

Waltinho da Zabumba, aniversariante do dia 15/11. Parabéns!

Maurinho do Acordeom e banda, de São Raimun-do Nonato, apresentou pela primeira vez em Casa Nova, na Festa da Cebola. Sucesso absoluto

Luiz Washington com o filho Ricardo e amigos

Mãe e filha Patrícia Amorim - clicada pela Fatos e Fotos

Luiz Washington, aniversariante do dia 15.11 com amigos e familiares

A jornalista Lidiane Cavalcante num close espe-cial para Fatos e Fotos

Antonio Joaquim Cavalcante Leão - Formando - Colegio GÉO e Manoela

Os campeões do Festival de Poesias em Casa Nova A diretoria da APROCESF

Os amigos Aldo Bernard’s e Jaqueline na Festa da Cebola

Doce de cebola, o melhor de todos os doces, por Lívia Mª de Carvalho

Page 11: Jornal novembro 2010

11Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com

Curtas & BoasCurtas & Boas

Juazeiro

Casa Nova

Petrolina

Festival de polêmicasAlguns músicos de Juazei-ro, inconformados com a forma como a secretaria de Cultura vem realizando o Festival Edésio Santos da Canção, procuram a todo o momento criar fatos polê-micos, para forçar o prefei-to Isaac Carvalho (PCdoB) a tomar uma atitude contra o atual secretário Pedro Filho e a favor da cultura juazei-rense (leia-se: eles mesmos).

Festival de polêmicas ISegundo a Associação dos Músicos, comandada por Fred Pontes e Delmiro Bin-tecourt, popular “Xibiu” - os atuais polêmicos da cultura - a gestão da Cultu-ra na cidade não sabe fazer festival de música, e eles (Fred e Xibiu) ainda consi-deram negativa a ação cul-tural no município.

Festival de polêmicas IIA Associação e mais uma meia dúzia de “artistas” in-conformados estão pedindo a “cabeça” do secretário de Cultura Pedro Filho. Que-rem a exoneração do secre-tário, e para isso promove-ram recentemente o enterro simbólico da cultura, que saiu da secretaria de Cultu-ra, nas imediações da ave-nida Flaviano, em direção ao Paço Municipal, Centro, reunindo alguns poucos destemidos e resistentes “artistas”.

Salvem a Cultura! Mas esses inconformados chamados “amantes da arte” até que têm alguma razão. Em recente visita à sede da SECETLA – Secre-taria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, e não foi apenas 1 ou 2 vezes, re-gistramos naquela pasta a costumeira ausência do seu titular, Pedro Filho. O secretário não despacha na secretaria, vive viajando, expediente somente para funcionários, e ainda falta tudo, inclusive água.

Oposição desajeitadaO vereador do Partido Verde, José Carlos Medei-ros, não pára mesmo, nem pra pensar nos equívocos que andou cometendo nos últimos meses e nas trapa-lhadas políticas, enquanto líder do governo (mandado embora), e agora como opo-sição desajeitada, muitas vezes pegando carona nos discursos de Alex Tanury (PSDB) e Leonardo Ban-deira (PT). Segundo seus próprios eleitores, o edil perdeu totalmente a credi-bilidade junto à população da cidade.

Curral de MedeirosE falando em eleitores de Medeiros, principalmente os eleitores do bairro Novo Encontro e adjacências, onde o vereador conseguiu

uma expressiva votação, o cenário atual do bairro não é mais o mesmo, e o curral eleitoral do Zé se acabou, embora a insistência do edil em se sentir “dono dos vo-tos” do Novo Encontro seja absurda e ridícula, nada é mais sensato do que a ava-liação de seus próprios se-guidores: “Esse Medeiros não ganha mais, nem pra presidente de bairro”.

Curral de Medeiros IE também falando em elei-ção para a presidência de Associação de Moradores, não é que o Medeiros tentou impedir o processo eleitoral no seu bairro Novo Encon-tro? Segundo moradores do bairro, o atual presidente do bairro colocou um carro de som convocando os as-sociados para a eleição da nova presidência, e o vere-ador Medeiros colocou ou-tro anunciando o contrário, inclusive afirmando que a eleição era ilegal ou tinha irregularidades.

Curral de Medeiros IINão basta o “cara” ser ve-reador de mandato ainda quer abocanhar a lideran-ça comunitária do bairro, posando de “representante legítimo” daquela comuni-dade. Medeiros, ainda con-siderando o Novo Encontro como seu curral eleitoral, tentou tumultuar e até im-pedir a eleição no bairro. Não conseguiu, porque o povo de lá cansou dele e tá só esperando à hora da res-posta.

Nilson presidenteAlguns vereadores gover-nistas e de oposição estão apoiando a candidatura do vereador Nilson Barbosa à presidência da Câmara de Vereadores. O professor Nilson de difícil identifica-ção política (não se sabe se situação ou oposição) quer ser presidente, embora sua postura seja o continuísmo do silêncio. Um vereador que diz “amém” ao executi-vo e que conta com o apoio da maioria dos vereadores, saberá administrar a “Casa do Povo” para o povo?

PSL em 2012 O partido do advogado e postulante político Wank Medrado, o PSL, está so-nhando com o pleito de 2012. Com vontade de se afirmar politicamente em Juazeiro, partidários do PSL, como a vereadora Ja-neleide Pereira (Jane) e o próprio Wank, andam tro-cando idéias e aspirações, e não descartam a possibi-lidade de o partido lançar candidatura própria para disputar as eleições munici-pais em 2012. É esperar pra ver.

Não tem desculpaAgora o prefeito Isaac Car-

Sobradinho

valho (PCdoB), que ainda tem 2 anos pela frente pra mostrar a verdadeira mu-dança tanto pregada por ele e seus seguidores, não tem mais desculpa pra dar, quando o assunto é apoio dos governos Estadual e Federal. Amparado pelos dois governos, que ele aju-dou na última eleição, terá nos próximos anos apoio total e recursos para cons-trução de obras na cidade. Agora não tem desculpa é “arregaçar as mangas” e trabalhar.

A oposição da oposiçãoSe ainda não ouvimos falar na “oposição da oposição” antes, agora ela é assunto certo nas rodadas políticas juazeirenses. O Partido dos Trabalhadores (PT) nunca se comportou como uma oposição séria, e em Jua-zeiro principalmente, cain-do no ridículo. Exemplo disso são as posturas dos vereadores petistas Mito-nho Vargas e Leonardo Bandeira. É o PT de Mito-nho oposição ao PT de Le-onardo. Esse partido é cô-mico demais. O lema dele devia ser: “Na minha casa existem muitas moradas”.

Vaquejada e SanfonaJuazeiro está de parabéns, conseguiu realizar em 1 mês (novembro) dois grandes eventos de porte nacional e internacional. Ta certo que o Festival da Sanfona é de iniciativa privada, mas contou como parte do apoio (mesmo lo-gístico) a parceria da pre-feitura local, e ainda sendo aqui o seu berço em 2009. Quanto a Iª Vaquejada, longe de ser um evento pras massas, conseguiu ser um sucesso, com inser-ção em mídia televisiva e internet, reunindo atra-ções e shows nacionais. PARABÉNS!

Grande Rio FMA Rádio Grande Rio FM vai comemorar seu aniversário de 21 anos no dia 3/12 no Pátio de Eventos ao lado do Centro de Convenções de Petrolina.

Grandes showsTrês grandes bandas para mexer com o coração do público da região: Três Desejos, Limão com Mel e Banda Magnífica.

Ingressos à vendaOs ingressos já estão à ven-da no Portal SG, Bar do Hil-do, Ciro Som e Canard, no River Shopping.

ProtestoA cidade de Casa Nova parou na manhã do dia 19 para assistir ao protesto de um açougueiro que foi para a porta do Ministério

público com duas facas de trabalho, uma em cada mão.

Protesto IO açougueiro queria falar a qualquer preço com a pro-motora para resolver um problema que ele pede ur-gência. A promotora não compareceu.

Protesto IIA promotoria pública exi-giu que todos os açouguei-ros tenham balcão frio em seus boxes. Por essa razão, o autor do protesto desfez de alguns bens para in-vestir no seu comércio, vi-sando atender a exigência da promotoria, enquanto que outros não fizeram a mesma coisa. Diante do descumprimento, por uns, veio o protesto.

EmendaPor 7 votos a 0 foi apro-vada na manhã do dia 16 na Câmara Municipal de Casa Nova a emenda do vereador João Honorato, que antecipa a eleição da Mesa Diretora para 30 de novembro.

Emenda IA mesma emenda será vo-tada pela segunda vez dia 26 de novembro. Se apro-vada, a eleição para nova mesa diretora da Casa le-gislativa acontecerá dia 30.

Dois “Joãos”Apesar de todos os vere-adores sonharem com o cargo de presidente, ape-nas dois nomes ameaçam ganhar. Dois “Joãos”: João Borges Pinto e João Hono-rato. Mas pode ter surpre-sa no dia.

Mais velhoSão 10 votos. No caso de empate, ganha João Borges Pinto por ser mais velho, enquanto que João Hono-rato precisa de 6 votos.

Voto da mãeInteressante que os pos-tulantes ao cargo de pre-sidente nem procuram a vereadora Pipiu para lhe

pedir o voto. Eles sabem que quem manda no voto dela é a mãe. Portanto, quem quiser o apoio da senhorita vereadora Pipiu vai ter de enfrentar a ex--prefeita Dagmar. Leve um bom argumento, candida-tos, viu?

1º lugarFoi realizado dia 13 em Casa Nova, o X Festival de Poesias. O grande vence-dor foi o poeta Mauro Ra-malho da cidade de Sobra-dinho. O cara é bom. Dos 10 festivais, ganhou três.

20º lugarQuem não teve a mesma sorte foi o seu conterrâneo Edson que ficou em 20º lu-gar. A mesa julgadora não considerou nem o cenário montado pelo poeta. Que injustiça!

Projeto bom?Uma sessão extraordinária aconteceu dia 24 na Câ-mara Municipal de Casa Nova para aprovar alguns projetos do Poder Execu-tivo. Entre eles o aumento de salário dos professores. Em protesto à percenta-gem, dois vereadores vo-taram de costas para mesa.

0,46%Nobre prefeito, a gente só faz o que pode. Se não pode dar um aumento, não dá, e pronto. Agora, 0,46% é pouco demais. Quem ti-rou proveito do reajuste foi à oposição. Em janeiro, os servidores vão fazer greve de novo, ta sabendo?

BandidosPor volta de uma hora da tarde do dia 12/11, dois bandidos tomaram de as-salto uma moto de um ca-sal que vinha do interior do município, próximo ao lixão.

Bandidos IEm seguida foram para um posto de gasolina onde tentaram outro assalto. Sem sucesso, partiram para outro posto, e lá con-seguiram tomar o dinheiro

Audiência PúblicaA Câmara municipal de So-bradinho realizou mais uma Audiência Pública para dis-cutir a questão dos crimes, roubos e assaltos que vêm ocorrendo na Terra da Bar-ragem.

Autoridades?Apesar do convite às au-toridades, compareceram apenas os representantes das polícias Militar e Civil. Além dos vereadores e o representante do prefeito da cidade.

Povo presente!Quem compareceu em mas-sa foi à população. Lotou o Plenário da Câmara.

Não à reeleiçãoGeraldo Dantas Filho, pre-sidente da Câmara munici-pal de Sobradinho, resolveu não apresentar emenda ao regimento interno que ga-rantia o direito de reeleição.

Mais cotadoCom essa decisão, o nome mais cotado do grupo do prefeito a concorrer à pre-sidência da Câmara nos próximos dois anos é o do vereador Manoel Messias. Devem surgir outros!

Que coisa!Uma fonte precisa nos infor-mou que por pouco, o chefe de gabinete da prefeitura local não se atracou com Foguetão, na Avenida José Balbino de Souza.

No escuroPior de tudo é que o blá--blá-blá foi em pleno escuro. Um carro bateu num poste e faltou energia na cidade.

dos bombeiros.

Bandidos IIA polícia foi acionada, mas quando ela chegou os ban-didos já tinham gasto era a grana. Os postos foram: quatro AS e o Posto Abas-teça. A bandidagem ta fa-zendo a festa!

Page 12: Jornal novembro 2010

12 Vale do São Francisco, Novembro de 2010 - Ano VII - Nº 91 - www.anoticiadovale.com