Ipa_680_0109

85
Ano XI - nº 680 - 1 de setembro de 2012 28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃO www.jornalipanema.com.br 31,6% 31,4% 11,4% 9,3% Pesquisa aponta Amary e Pannunzio empatados O Jornal Ipanema traz nesta edição a primeira pesquisa eleitoral depois do início da propaganda dos candidatos à Prefeitura de Sorocaba no rádio e na televisão. O levantamento foi realizado pelo Instituto Solis e registrado no Tribunal Eleitoral (TER\SP) sob o número SP-00623\2012; a margem de erro é de 4,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Se as eleições fossem hoje, os candidatos Renato Amary (PMDB) e Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) estariam tecnicamente empatados. Amary tem 31,6% das intenções de votos, enquanto Pannunzio aparece com 31,4%. O resultado também mostra empate técnico entre a candidata petista, Iara Bernardi, e Raul Marcelo (PSOL). Iara recebeu 11,4% das respostas e Raul 9,3%. Caderno Negócios e Oportunidades Pág. 21 Págs. 22, 23 e 24 Fotomontagem: Magueta Borboletas brancas deram charme ao casamento de Giovanna Callegari e Lourenço PágS. 6 Coluna Paulinho Godoi Espaço do Rui: O desfile da Semana da Pátria no Éden Sesc Sorocaba inaugura neste sábado com muitas atrações Iprograme-se Veja programação completa no Portal: www.jornalipanema.com.br Começa na segunda entrevista com candidatos a prefeito Foto: Patrícia Freire e Camila Rodrigues

description

Um jornal a serviço da população sorocabana e região

Transcript of Ipa_680_0109

Page 1: Ipa_680_0109

Ano XI - nº 680 - 1 de setembro de 2012

28 MIL EXEMPLARES - SOROCABA E REGIÃOwww.jornalipanema.com.br

31,6%31,4%11,4%9,3%

Pesquisa aponta Amary e Pannunzio empatados

O Jornal Ipanema traz nesta edição a primeira pesquisa eleitoral depois do início da propaganda dos candidatos à Prefeitura de Sorocaba no rádio e na televisão. O levantamento foi realizado pelo Instituto Solis e registrado no Tribunal Eleitoral (TER\SP) sob o número SP-00623\2012; a margem de erro é de 4,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Se as eleições fossem hoje, os candidatos Renato Amary (PMDB) e Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) estariam tecnicamente empatados. Amary tem 31,6% das intenções de votos, enquanto Pannunzio aparece com 31,4%. O resultado também mostra empate técnico entre a candidata petista, Iara Bernardi, e Raul Marcelo (PSOL). Iara recebeu 11,4% das respostas e Raul 9,3%.

Caderno Negócios e Oportunidades

Pág. 21

Págs. 22, 23 e 24

Fotomontagem: Magueta

Borboletas brancas

deram charme ao casamento de Giovanna

Callegari e Lourenço

PágS. 6

Coluna Paulinho Godoi

Espaço do Rui: O desfile da Semana da Pátria no Éden

Sesc Sorocaba inaugura neste

sábado com muitas atrações

Iprograme-se

Veja programação completa no Portal:

www.jornalipanema.com.br

Começa na segunda entrevista com

candidatos a prefeito

Foto

: Pa

tríc

ia F

reire

e C

amila

Rod

rigue

s

Page 2: Ipa_680_0109

2 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012ARQUIVO ABERTO

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 20122

Page 3: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 3ARQUIVO ABERTO

EDITORIAL

Na próxima sexta-feira (7) é co-memorada a data da Independência do Brasil. Uma boa oportunidade para repensarmos a educação cívica e o conhecimento histórico mais ele-mentar de nosso povo, que parece estar desleixado.

Quase não se canta mais o Hino Nacional nas escolas e os jovens não aprendem os hinos da Inde-pendência e da Bandeira. Aliás, é cômico e ao mesmo triste ver nos-sos jogadores fingindo que cantam o hino, por puro desconhecimento. Igualmente se nota em cerimônias o mesmo “desleixo”. Os grandes per-sonagens da História, como José Bonifácio, Duque de Caxias e os imperadores Pedro I e Pedro II, já são figuras pouco conhecidas – isso quando não são mal referidas nos livros adotados na rede pública.

Como sociedade democrática, não podemos simplesmente cruzar os braços e denunciar esse esvazia-mento dos valores de nosso passa-do, dos símbolos da nacionalidade. A obrigatoriedade do Hino Nacional na abertura do horário escolar, tornou-se prática antiga.

Basta observar países como os Estados Unidos da América, ou mes-mo nossos vizinhos como a Argenti-na, para se perceber o grau de com-prometimento deles com a pátria.

É fácil – e errado – atribuir o na-cionalismo simplesmente por achar que eram parte de ditaduras, como a imposta por Getúlio Vargas e mais recentemente na história política, da ditatura militar pós 1964.

Não se constrói progresso nem justiça social muito menos regime democrático sem que o povo esteja engajado no sentimento de respeito aos símbolos nacionais.

Infelizmente para uma grande maioria será apenas mais um feria-do para viajar ou curtir um descanso em casa. Ainda mais que será numa sexta-feira, portanto, um feriadão prolongado para muitos.

Também é de se lamentar que muitos brasileiros, sejam homens, mulheres e crianças, sequer sabem que no Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) se comemora a Declaração de In-dependência do Brasil do Império Português, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822.

A Semana da Pátria

Candidatos na Rádio Ipanema

A Rádio Ipanema realizará entrevistas, das 8 às 9 horas, com os candidatados a prefeito de Sorocaba. Elas acontecerão na segunda-feira (3), terça-feira (4), quarta-feira (5) e quinta-feira (6) e ainda nos dias 28 de setembro, 1º, 3 e 4 de outubro. O programa consistirá de perguntas livres dos apresentadores e com participação de ouvintes pelo telefone (15) 2102-0384. Cada candidato responderá ainda a uma pergunta gravada por todos os seus opositores. A ordem de apresenta-ção foi definida em sorteio realizado na emissora na quinta-feira (30), durante encontrou que reuniu o diretor Francisco Pagliato Neto e o editor Urbano Martins com os assessores dos candidatos: Val-decir Rocha (Antonio Carlos Pannunzio), João José de Oliveira Negrão (Iara Ber-nardi), Marco Antonio de Morais (Raul Marcelo) e Cida Muniz (Renato Amary).

Os entrevistados A ordem de entrevistas, definidas por sorteio, são as seguintes: segunda-feira (3), Antônio Carlos Pannunzio (PSDB); terça-feira (4), Iara Bernardi (PT); quarta-feira (5), Raul Marcelo (PSOL); quinta-feira (6), Renato Amary (PMDB); sexta-feira (28 de setembro); Raul Marcelo (PSOL); segunda-feira (1º de outubro), Iara Bernar-di (PT); terça-feira (3 de outubro), Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) e; quinta-feira (4 de outubro), Renato Amary. Derrubada de vetos

O saldo da sessão de terça-feira (28) na Câmara de Vereadores não foi positivo para o Poder Executivo. Quatro vetos do prefeito Vitor Lippi (PSDB) foram derru-bados pelos parlamentares. O primeiro veto rejeitado foi ao projeto de lei de José Francisco Martinez (PSDB), que oferece 5% de desconto no IPTU para quem plantar árvore na calçada do imóvel. Outro veto rejeitado refere-se ao projeto de Martinez que dispõe sobre a legislação tributária

para possibilitar a subdivisão de imóveis cujos débitos parcelados estejam com pa-gamento em dia. Também foi rejeitado o veto ao projeto de Luis Santos (PMN) que torna obrigatória a instalação de câmeras de vídeo nos ônibus urbanos do município. Por fim, os vereadores derrubaram o veto do Executivo ao projeto de Marinho Marte (PPS) que determina a divulgação do nome das empresas que mais receberam recla-mações no Procon.

Mais vetos

Chegou à Câmara na quinta-feira (30) e tem 15 dias para ser votado o veto à alteração na Lei dos Bares. A mudança proposta pelo vereador Rozendo de Oliveira (PV) garante que os bares e similares possam funcionar sem necessidade de alvará especial até as 24 horas. No lei atual, a partir das 23 horas, bares e similares precisam do documento para continuar abertos. Segundo Rozendo, serão necessários 12 votos para derrubar o veto. Ele garantiu que vai trabalhar a mobilização dos interessados para garantir a derrubada do veto, que foi assinado pelo prefeito em exercício José Ailton Ribeiro (PSDB). Arquivado e adiado

O vereador Caldini Crespo (DEM) não conseguiu, apesar de ficar mais de meia hora na tribuna, convencer os colegas para derrubar o parecer de inconstitucionalidade ao projeto que regulamenta a construção de quitinetes no município. A proposta previa a autorização de construção de quitinetes num raio de até quinhentos metros de campi de universidades públicas ou privadas, limitando as áreas de zonea-mento previstas na lei, mas foi considera ilegal por vício de iniciativa. Já o parecer de inconstitucionalidade imposto ao projeto de Marinho Marte (PPS), que proíbe a constru-ção de ciclovias sobre calçadas não chegou a ser votado e continua em discussão na próxima terça-feira (4).

Afastamento legal

O inquérito aberto pelo Ministério Público (MP) para investigar o afastamento do prefeito Vitor Lippi (PSDB) foi arquivado na tarde de quarta-feira (29). Lippi vai ficar fora da prefeitura até 20 de setembro para trabalhar na campanha de Antonio Carlos Pannunzio. A informação foi publicada pelo promotor público Orlando Bastos Filho no twitter. De acordo com Bastos, o MP entendia que o prefeito só poderia se afastar do cargo por motivo de saúde sério, como estabelece a Lei Orgânica Municipal (LOM). No entanto, a justiça entendeu que a Câmara de Vereadores é soberana para estabelecer a licença para o Chefe do Executivo em qualquer hipótese. Ainda de acordo com o promotor, foi envidada uma recomendação para que os parlamentares façam uma emenda à LOM, estabelecendo de maneira clara as possibilidades de afas-tamento para prefeito. Alckmin mais uma vez

Pela terceira vez, só no período elei-toral, o governador Geraldo Alckmin

(PSDB) esteve em Sorocaba na terça-feira (28) para a inauguração das novas instalações das unidades regionais da Secretaria da Fazenda em Sorocaba. Foram investidos R$ 24,2 milhões no projeto, construção e equipamentos do prédio planejado de acordo com modernos padrões de arquitetura e sustentabilidade. Ao todo, 337 fun-cionários públicos serão responsáveis pelo atendimento a contribuintes de 58 municípios da região. Durante a inau-guração o governador assinou decreto para criação da terceira Escola Técnica Estadual (Etec) de Sorocaba. A repor-tagem completa e fotos da inauguração podem ser acessadas no Portal: www.jornalipanema.com.br.

Rapidinha

No prédio, que fica no bairro Vossoroca, divisa de Sorocaba com Votorantim, a cerimônia foi rápida – com menos de 20 minutos de duração – e sem mui-tos discursos. O evento contou com a participação do secretário da Fazenda, Andrea Calabi, do prefeito em exercício de Sorocaba, José Ailton Ribeiro, e da superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Da Assembleia Legislativa, apenas a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) esteve presente e discur-sou na inauguração. Apartamentinho

Até Alckmin comentou o fato de estar visitando o município com frequência. “Eu quero dizer que é uma alegria estar mais uma vez em Sorocaba. Estou pensando até em alugar um apartamentinho aqui. Sorocaba é um espetáculo viu... Pinda-monhangaba que se cuide!”, brincou o governador ao fazer referência à sua cidade natal. Ele afirmou ainda que sua próxima visita deve ser para entregar a terceira Etec da cidade. Afastado

Mesmo afastado para fazer campanha para o tucano Antônio Carlos Pannunzio, Vitor Lippi (PSDB), participou da inauguração ficando o tempo todo ao lado de Maria Lúcia e Alckmin. Ele também descerrou a placa que marca a entrega do prédio.

Sem candidatos

O ato não teve a presença de nenhum vereador, muito menos dos prefeituráveis. Precaução com a Legislação Eleitoral.

João José Negrão e Cida Muniz

Jom

ar B

ellin

iJo

mar

Bel

lini

Marco Antonio de Morais e Valdecir Rocha

Zaqu

eu P

roen

ça/S

ecom

Page 4: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

Políticos

O evento reuniu também políticos da cidade. Estavam presentes o prefeito licenciado Vitor Lippi (PSDB), o prefeito em exercício José Ailton Ribeiro (PSDB), o vereador e presidente da Câmara José Francisco Mar-tinez (PSDB), os candidatos à Prefeitura de Sorocaba Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), Iara Bernardi (PT) e o candidato

a vice José Carlos Fernandes Triniti (PT) e José Antônio Bolina (PTB), da chapa de Renato Amary (PMDB). Os encontros foram inevitáveis: Bolina foi visto batendo papo com José Ailton. Já Lippi conversava com a petista Iara.

Não perdeu tempo

O prefeito em exercício José Ailton Ribeiro (PTB) não perdeu a chance e pediu para tirar fotos com a atriz global Paola de Oliveira. “Não se esqueça de mandar para mim depois”, disse aos fotógrafos. PT e PMDB

As conversas nos bastidores da política local é que, com a provável ocorrência de um segundo turno, os partidos de Sorocaba repitam a dobradinha nacional. Segundo fontes dos partidos, o PMDB já está negociando o apoio do PT para a possível disputa com o tucano Pannunzio. O segundo turno é uma tendência que vem sendo mostrada nas pesquisas eleitorais encomendadas pela Rádio Ipanema e na recentemente divulgada pela TV Tem.

4 ARQUIVO ABERTO

Ipanema Sistema Gráfico e Editora Ltda

DiretoriaFrancisco Pagliato Neto

Juliana Camargo Pagliatoeditor

Benedito Urbano Martins MTB 36504

Filiação

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 199 Lageado - CEP 18.110-008 - Votorantim - SP

Fone (15) 2102-0300 - Fax (15) 2102-0302

PARA ANUNCIAR:[email protected] / 2102-0320 / 2102-0323 / 2102-0325 / 2102-0327 / 2102-0330

[email protected] ________ [email protected] ________ [email protected] _______ [email protected] ______ [email protected] _______ [email protected] ______ [email protected] - 2102-0340/ 2102-0342

Gerente Geral - Jornal IpanemaWilson Rossi

Gerente de ProduçãoRoberval Fernandes de Almeida

Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal, sendo da inteira responsabilidade dos seus autores.

CNPJ - 01.142.640/0001-07

PORTAl DO JORNAl IPANeMA: www.jornalipanema.com.br

Gerente de artesManoel D. Magueta

Tiragem - 28.000 exemplaresDistribuição - Sorocaba e Região

ARTIGO

Francisco Pagliato

Neto é empresário e educador

Giro pela cidade

Depois da solenidade de inauguração o governador foi dar um giro pelo centro da cidade e, por coincidência, encontrou com o candidato a prefeito do seu partido, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), que estava com a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e correligionários, em campanha. Alckmin aproveitou o momento e entrou num bar tomar café com o candidato.

Acaso do destino

O prefeito em exercício, José Ailton Ribeiro, também aproveitou a hora do almoço para fazer uma visita à praça central e ao acaso encontrou o governador e o candidato do seu partido. Quem também resolveu visitar o centro foi o presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Antônio Beldi e aproveitou para caminhar com o governador Alckmin, da deputada Maria Lúcia e do candidato Pannunzio.

Caso Ruby: sem novidades A sequência das oitivas da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que investiga denúncias contra o vereador afastado Emílio Ruby (PSC), não trou-xe grandes novidades. Os vereadores que compõem a Comissão ouviram, na tarde de terça-feira (28), mais duas testemunhas: o advogado José Cabral da Silva Dias, que atuou na defesa de Ruby quando ele foi flagra-do dirigindo embriagado, e Fernando Oliveira, atual secretário de Parcerias e presidente do PMN, partido pelo qual Ruby foi eleito.

Terça animada

A terça-feira (4) promete ser agitada na Câmara de Vereadores. A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que in-vestiga denúncias contra o Emílio Ruby (PSC), espera receber o promotor públi-

co Orlando Bastos Filho. O convite, foi feito por Crespo e aprovado pela maioria dos membros da Comissão, se deu de-pois que um assessor de Ruby alegou ter sido coagido por Bastos em depoimento no Ministério Público. Outros dois fun-cionários do vereador disseram que o promotor não estava presente quando prestaram depoimentos.

Promotor deve ir

O promotor Bastos não quis adiantar se aceitou o convite. Questionado, ele respondeu pelo twitter: “Já decidi, mas não seria delicado divulgar antes que a Câmara receba a resposta”. No entanto, o presidente da Comissão de Ética, vereador Rozendo de Oliveira (PV), deu a entender que Bastos vai aceitar o convite. “Não chegou nada ainda”, disse ele, “mas as acusações contra ele são graves. Então, ele deve vir sim”.

expofranquias O Shopping Cidade Sorocaba, em cons-trução na avenida Itavuvu, realizou um café da manhã com empreendedores para marcar a abertura da Expofranquias e o anúncio de mais investimentos no prédio. O evento aconteceu dentro do futuro estacionamento do shopping, que já está 80% concluído, e contou com a presença do representante da AD Shopping , Robson Santos, e os empreendedores Paulo e Fábio Walter Leme dos Santos (representando o Grupo Comask); Odir Migliorini (Factual Empreendimentos e Participações); Aníbal Tacla (Tacla Empreendimentos); e Arman-do Guerra (W3R e AG Empreendimentos). A atriz global e garota propaganda do Shopping Cidade Sorocaba, Paola Oliveira, também compareceu ao café da manhã. Data marcada

O Shopping Cidade já tem data para abrir as portas: 26 de setembro de 2013. Durante o café da manhã, Robson Santos anunciou a ampliação do prédio, com o investimento de R$ 60 milhões na construção de um es-paço multiuso integrado. O anexo será um power center com 20 mil m² e abrigará um hotel de bandeira internacional, uma rede de supermercado regional e uma megaloja nacional, todos já em negociação avançada. O shopping contará ainda com uma interli-gação com a Casa do Cidadão e o Terminal de Transferência da Itavuvu, localizada ao lado do empreendimento.

Meus caros leitores peço licença a vocês para testemunhar um momento de grande satisfa-ção para todos nós aqui da Rádio Ipanema e do Sistema Ipanema de Comunicação. Te-mos vivenciado dias de muito trabalho, mas a alegria de resultados relevantes, em apenas quatro dias numa promoção para o sorteio de ingressos para o show de Alanis Morissette tivemos mais de dezesseis mil acessos de nossos ouvintes via SMS. Nossos telefones têm estado congestionados com pedidos de músicas de nossos ouvintes, parceiros comerciais, todos sem nenhuma exceção renovando seus contratos e o reencontro de velhos aliados voltando com seus produtos e serviços em nossa vitrine, que é o rádio.Mais que tudo isso, o melhor é ver a alegria estampada nos rostos de nossa equipe, cheia de entusiasmo, coleguismo e colaboração. Sem dúvidas, o trabalho em equipe é sempre o que move os projetos de sucesso. Como você meu caro leitor tem atuado em seu ambiente de trabalho? Há colaboração? Você tem feito o seu melhor? Se lidera uma equipe, tem feito sua tarefa com entusiasmo e acolhimento?Bem, meus amigos, numa equipe todos têm que cumprir o seu papel e o diálogo, pode ser um bom começo ou melhor: recomeço.E você me diria: Eu sei!Eu sei! Se sabe lem-bre que uma andorinha só não faz verão.E uma equipe unida tem mais valor que o próprio negócio, aliás quando as pessoas vão embora, fica somente um prédio vazio ou seja o patrimônio vai embora, só fica ali um amontoado de tijolos que voltará a ter vida no dia seguinte onde pessoas ou melhor uma equipe dará vida àquele local.Nós aqui da Rádio Ipanema estamos felizes em especial por termos em mãos uma pesquisa realizada pelo instituto Solis que realizou para o Ipanema Sistema de Comunicação a pesquisa Eleitoral de So-rocaba e, neste mesmo trabalho, inseriu a seguinte questão: Qual a melhor rádio FM de Sorocaba? E para nossa alegria e con-tentamento com apenas 16 dias do retorno da marca Rádio Ipanema já dividimos a liderança num empate técnico com mais três emissoras da cidade. Mágica? Segura-mente não: trabalho em equipe é a resposta.Pense nisso com sua equipe e boa semana.

Trabalho em equipe

Fotos: Jomar Bellini

Page 5: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 5JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 5

Page 6: Ipa_680_0109

6JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012PAULINHO GODOI

[email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

Pelo menos foi um dos mais aguardados. Teresa Callegari não mediu esforços para que o casamento de sua princesinha Gigi fosse como um conto de fadas. E realmente ela estava uma princesa de mil e uma noites num vestido espetacular confeccionado por Fabi Matiello, com metros e metros de renda egípcia. A Catedral Metropolitana estava lotada e padre Wilson Ro-berto ofi cializou o enlace de Giovanna Callegari e Lourenço Ligabó. Madrinhas e padrinhos chiquérrimos, festa luxo no Ipanema Clube, DJ, dupla sertaneja e buffet de Claudia Porteiro. Tinha como dar errado? Se quiser saber mais sobre o casamento, entrar no site www.gigielo.com.br

Casamento do ano

Noivos com Teresa e Luis CallegariNoivos com Maria Eugênia e Wagner Tadeu Ligabó

Thaís Mussi Bonito

Fotos: Patrícia Freire e Camila Rodrigues

Foto

s: P

aulin

ho G

odoi

Maria Helena e José Humberto Urban FilhoFlávio Luz e Luciana Bonito

Noivos com padrinhosSandra Fusco, Evani Gomes, Marisa Fusco Rodrigues, Olga Bonito, Laura

Ramires, Marilda Braga, Maria Isabel França e Sandra Afonso

Camila, Carol e Carim PagliatoJuliana Brito Camis

Patr

ícia

Fre

ire

Não é uma “chuva” de pétalas de rosas, mas sim, uma revoada de mini borboletas brancas

Page 7: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 7PAULINHO GODOI

Se essa cama falasse...Gravei o quadro “Na Cama com Paulinho Godoi “com a deliciosa, sexy e provocante Andreia Fiamma. O programa Ipan TV vai ao ar hoje às 18h30, domingo 12h30, segunda 20 horas e quarta-feira às 18h30, na TV Com, canal 7 e diariamente na TV Votorantim, canal 10. Confira também o casamento do ano de Giovanna Callegari e Lourenço Ligabó.

O ditado que diz: “Menos é mais”, se aplica perfeita-mente para essa foto do dia do casamento de Toni Matiello, mãe do querido estilista Fabi Matiello. O “sim” foi dito no dia 29 de janeiro de 1970 na Igreja Bom Jesus às 11 horas em plena quinta-feira. Mal ela poderia ima-ginar que um dia seu filho iria mexer com o imaginário e deixar tantas mulheres lindas e deslumbrantes. E foi na última quinta-feira que ela comemorou mais um aniversário ao lado da família e foi muito paparicada por Rubrinha.

Patrícia Freire

Vestido de NoivaJosé Alberto, Paola Verlangieri de

Souza e Sebastián Zuccardi

A Cellar Experts Campolim recebeu o vinicultor argentino José Alberto Zuccardi e seu filho Sebastián para o lançamento do vinho Aluvional. A vinícula já está na sua terceira geração e foi fundada em 1963 em Mendonza, na Argentina, e é uma das cinco maiores do mundo. Soro-caba teve o privilégio de recebê-los, porque só realizam lançamentos em São Paulo e Sorocaba foi a única cidade no país a ter tão ilustre pre-sença. Paola Verlangieri de Souza, proprietária da Cellar, estava feliz com a presença da imprensa que prestigiou o evento.

Tango & Vinho

Page 8: Ipa_680_0109

8JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

ALE SCAPOL

[email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

A tradicional festa das fl ores chega a sua 11ª edição. A Ceagesp em Flor chega para alegrar os sorocabanos que gostam de fl ores, artesanato e de comidas típicas. Os interessados não podem perder o evento que será realizada nos dias 14, 15 16 de setembro das 8 horas às 18h30, no pátio do entreposto da Ceagesp. Como já é tradição, as entidades benefi centes de Sorocaba e região serão as responsáveis pela praça de alimentação com uma rica gastronomia.Para lançar o evento, foi realizado um animadíssimo coquetel.

Fotos: Flávio Angelin

Karina Arruda, Bruna Duarte e Talyta Vecina

Maria Lúcia Ribeiro e Silvia Ribeiro Edilaine Ferraz e Júlio Ferraz

José Aparecido e Maria Cristina

Francianne Moura e Márcio Moura

Rose Porto e Marcos Moura

Telma Cerqueira e Luci Pignatta

A tradicional festa das fl ores chega a sua 11ª edição. A Ceagesp em Flor chega para alegrar os sorocabanos que gostam de fl ores, artesanato e

José Aparecido e Maria Cristina

Flores

Page 9: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 9JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 9

Page 10: Ipa_680_0109

10JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

GUYMA BADDINI

No centro Alexandre Caldini Neto, presidente do Valor Econômico, faz a entrega ao sorocabano Carlos Lazar (à esquerda), diretor de Rela-ções Institucionais da Kroton Educacional, mantenedora das Faculdades Pitágoras e Rodrigo Galindo (à direita), presidente da Kron, do troféu “Gan Prix do Melhor Programa de RI – small & mind cap”, do IR Magazine Awards Brasil 2012.

Melhor Programa de RI

Terça-feira (4) – Ricardo CamargoQuinta-feira (6) – Lilian BertinQuinta-feira (6) – Neide Barbosa

ParabénsQuem comemorou aniversário foi Neuza

Metidieri David, conhecida por todo seu trabalho com fi lantropia na cidade e por ser

uma excelente cozinheira e doceira.

ANIVERSARIANTES

Page 11: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 11

Sorocabano fica em terceiro lugar na competição

Vencedores por equipe recebem a premiação das mãos do comendador Hermes Elias de Moura

Após correr 21 km em 1h6min6s, o sorocabano Fredison Carneiro Costa, da equipe Baterias Heliar, terminou a primeira meia maratona de Sorocaba em terceiro lugar.

A meia maratona fez parte da 3ª Corrida Nacional Saúde para Todos e foi organizada pela AASP e pela Hermes Running com apoio da Rádio Ipanema, Jornal Ipanema, Pre-feitura de Sorocaba, CPI-7 da Policia Militar e da Marcenaria Artesanal. O queniano Paul Koech Kimutai, da Luasa Sports, foi o vencedor da categoria geral com um tempo de 1h3min39s.

Entre as mulheres que correram a meia maratona, Nelly Jepkuruiu da

Luasa Sports, terminou em primeiro, com o tempo de 1h17min13s, seguida por, Andréa Celeste Coelho da Silva, da equipe de Pindamonhangaba, fazendo o percurso em 1h20min45s.

O trajeto de 21 km teve seu per-curso iniciado no Parque das Águas e seguiu até o final da avenida Dom Aguirre, voltando na altura do Corpo de Bombeiros e passando pelas avenidas 15 de Agosto, Camilo Júlio, Fernando Stecca até a proximidade da Dana In-dústrias, em seguida os competidores fizeram o caminho de volta pela ponte do Pinga-Pinga até chegarem ao Par-que das Águas para encerrar a corrida.(Por Roberto Fernandes).

Vencedores das categorias feminina e masculina

Fredison Carneiro Costa

CORRIDA NACIONAL SAÚDE PARA TODOS

Fotos: Roberto Fernandes e Jomar Bellini

Page 12: Ipa_680_0109

13JORNAL IPANEMA / 01 de setembro de 201212

Page 13: Ipa_680_0109

14JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

TEYLOR SOARES

[email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

14

Com a desculpa de comemorar o aniversário, Bruno de Luca, Cauê Moreno, João Pedro e Luciano Kain organizaram uma das festas mais legais nos últimos tempos em Sorocaba, na chácara Maluf. Com uma ótima estrutura e bebida open bar a festa foi até o dia raiar e eles já prometem uma nova festa em breve.

Festa entre amigos

Família corintiana

Todo mundo sabe que sou corintiano roxo e no dia dos pais fui convidado pelo Gerbô e sua família a conhecer a construção do estádio do Corinthians, o Templo Corintiano, junto a outros sorocabanos. Tenho que contar que foi ótimo sentir que já fi z parte da história. Obrigado Família Gerbovic!!!

Luciano, Cauê, Bruno e Joã o Pedro

Bruno, Rachel Rosseto e eu

Page 14: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 15EDUCAÇÃO

Hiperatividade em crianças

prejudica aprendizado

ouvi-las com mais atenção”, afirma.As crianças podem apresentar

esporadicamente as características citadas acima, sem que isso signifique uma patologia. Para ser de fato hipera-tividade, que precisa ser diagnosticada por um profissional, os sintomas têm que ser constantes, estarem presen-tes em ambientes diversos e com uma duração mínima de seis meses.

Quanto mais cedo a hiperatividade for diagnosticada, menos prejuízo a criança terá. O mais indicado para o tratamento é acompanhamento com psiquiatra e com um grupo multidisci-plinar. Para isso os pais precisam esque-cer o preconceito contra essa ciência.

“Alguns pais acham que só loucos frequentam psiquiatras e quando um professor sugere essa visita,

Desatenção, inquieta-ção e impulsividade são alguns dos indí-cios de que seu filho pode ser hiperativo. Segundo levanta-

mento do Programa de Atendimento de Hiperatividade do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e maior com-plexo hospitalar da América Latina, 90% das crianças atendidas no am-bulatório da unidade são meninos na idade escolar, dos seis aos 17 anos.

A hiperatividade traz prejuízos, principalmente, no período escolar da criança, e não deve ser con-fundida com a simples agitação ou eventuais casos de bagunça.

O psiquiatra e coordenador do pro-grama, Enio Andrade, explica que, de-vido à presença de outras crianças na sala de aula, os sintomas são mais fa-cilmente percebidos nesses ambientes.

“Os professores são os primeiros a perceber que aquela criança não é apenas bagunceira. Os pais precisam

eles podem achar que a culpa é do docente. Chegam a mudar o filho de escola até perceberem o real problema”, afirma Andrade.

O tratamento normalmente é feito com medicamentos para estimular o controle de atenção. Isso porque o hiperativo presta atenção em tudo ao mesmo tempo e não mantém o foco, o que prejudica, principalmente, o aprendizado. Cerca de 80% das crian-ças atendidas no Programa de Atendi-mento Hiperatividade do HC apresen-tam melhoras ao longo do tratamento.

Cerca de 80% das crianças atendidas no Programa de Atendi-mento Hiperativida-

de do HC apresentam melhoras ao longo

do tratamento.

Page 15: Ipa_680_0109

16JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

16

Os desafios do câncerAté 2020, a morte por câncer vai

ultrapassar os infartos e derrames, constituindo a principal causa de óbito no mundo (7,6 milhões/ano).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, neste ano, vão ser diagnosti-cados mais de 500 mil novos casos da doença no país. Infelizmente, o Brasil ainda não está bem preparado para realmente assumir esse aumento de incidência, por falhas no diagnóstico precoce e em atividades de prevenção.

A situação é excelente na região sudeste, mas decepcionante no Norte e Nordeste, onde a população não tem acesso a um simples exame de radiologia.

Em algumas regiões do país a mortalidade infantil ainda é muito alta, com mortes por infecção, diarreia, des-nutrição etc. Por isso, a expectativa de vida é muito baixa. O mesmo acontece com o câncer, onde o diagnóstico é sempre tardio. Assim, a maioria dos ca-sos que chega para tratamento na rede pública apresenta a doença em estágio terminal, com poucas chances de cura.

No momento da oncologia, o prin-cipal fator determinante para a cura é o diagnóstico precoce. Assim, tumores iniciais exibem taxas de cura acima de 90%, como no câncer de mama e de próstata. Todavia, cerca de 60% a 70% do câncer de mama identifi cado, entre nós, estão em estágio avançado com taxas de cura de 20% a 30%.

Nas mulheres, além de pele, são mais esperados os tumores de mama e colo de útero, enquanto entre os homens predominam os de prósta-ta, pele, pulmão e tubo digestivo.

Nos adultos, a causa genética ou hereditária é observada em menos de 10% dos casos, sendo 90% de-correntes de fator ambiental, como

alimentação inadequada, falta de exercícios físicos, tabagismo, alcoo-lismo e infecções por vírus. Por outro lado, nas crianças, o fator genético é extremamente importante. Entre os alimentos, os conservantes, corantes e outros aditivos químicos, usados nos embutidos, defumados e condi-mentados, com certeza aumentam a incidência na população em geral. Por sua vez, a dieta saudável (verduras, legumes e frutas) ajuda no combate aos radicais livres, colaborando para a queda na instalação de tumores.

O grande problema na identifi ca-ção precoce dos tumores é a falta de sintomas ou sinais vagos, como ocorre no câncer de próstata ou de mama. São os chamados tumores silenciosos.

Quando os sintomas aparecem já é tarde, tornando o tratamento pro-blemático. Como se podem observar os desafi os são muitos. O nosso país tem muito a melhorar, principalmen-te em relação ao acesso no sistema público de saúde, onde os métodos diagnósticos devem ser atualizados com novos aparelhos de identifi cação (PET Scan, métodos imunohistoló-gicos etc), pessoal especializado, utilização de novas drogas, etc.

As campanhas de prevenção tam-bém são fundamentais, pois mostram o melhor caminho para o indivíduo evitar os fatores já identificados como causadores, a exemplo do fumo, do álcool, drogas etc. So-mente deixar de fumar elimina 30% de chance de morrer de câncer. O mesmo ocorre na utilização da vaci-na contra o câncer de colo de útero.

Professor Doutor Mário cândido de oliveira Gomes,

infectologista e clínico geral

16 CORPO EM FORMA / SAÚDE

Dores nas costas. Posso fazer Pilates? Deve! Hoje em dia, cresce o numero de médicos que indicam o Pilates como uma prática que ajuda no alívio das dores, inclusive em caso de hérn ia de d isco.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), a hérnia de disco é uma doença que atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas no Brasil. E é a segunda maior causa de afastamento do trabalho, ficando atrás apenas das doenças cardíacas. A maioria das hérnias ocorre na região lombar, mas também existem hérnias da região torácica e cervical.

A coluna é formada por 24 vértebras móveis. Entre estas vértebras, encontram-se os discos intervertebra is que func ionam como amortecedores. O disco pode sofrer um processo de degeneração causado por esti lo de vida, má postura, envelhecimento, movimentos repetitivos, desequilíbrios musculares e até fatores genéticos. Tudo isto pode acabar resultando numa hérnia de disco que tem como sintomas dores lombares que irradiam pela perna.

O exercício fortalece e desenvolve o core que é formado pelos músculos abdominais, músculos do quadril, assoalho pélvico e os músculos paravertebrais.

O P i lates melhora a força, f lexibi l idade e elasticidade dos músculos do quadril e cintura. Os exercícios ajudam a aperfeiçoar as assimetrias posturais, reduzindo o desgaste na coluna e a dor que este desgaste causa. A prática do Pilates fortalece músculos e proporciona uma reeducação postural através de alongamentos. É uma maneira de evitar o surgimento de dores pelo corpo. A pessoa que chega

O Pilates no combate à dor

a uma aula apresentando este tipo de problema sente em pouco tempo melhora no seu quadro geral. Porque os exercícios do Pilates são feitos de acordo com a necessidade de cada aluno. Assim, os exercícios adaptados para alunos portadores de hérnia de disco objetivam melhorar a capacidade funcional da região do quadril e ajudam na descompressão da região lombar.

Dor nas costas é um incômodo comum. E o sedentarismo é um fator determinante para dores nas costas provocadas por diferentes patologias. Pesquisas comprovam que a atividade f ís ica qual i tat iva é um fator de extrema importância para melhora e prevenção. Seja na prevenção ou no tratamento, o Pilates é uma boa opção.

Taisa asseituno, fi sioterapeuta

Divulgação

Page 16: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 17JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 17CORPO EM FORMA / SAÚDE

Quando nascemos e durante toda a nossa vida estamos sujeitos a pe-quenos traumas, torções e quedas que podem afetar o alinhamento da coluna. A má postura no trabalho, ao sentar e dormir também contri-bui para agravar o desalinhamento.Em muitos casos, uma vértebra mal posicionada exerce pressão sobre os nervos, comprometendo o fluxo dos impulsos nervosos e abrindo espaço para o surgimento de algumas doen-ças, que nem sempre vêm acompanha-das de dor. Essa condição é conhecida como subluxação vertebral e é exata-mente isto que cuida a Quiropraxia.A Quiropraxia é uma profissão de nível superior, reconhecida e incen-tivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a qual se dedica no diagnóstico, tratamento e preven-ção de distúrbios biomecânicos, ou seja, ossos, ligamentos, tendões, nervos, articulações e músculos.O termo “Quiropraxia” é derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”. Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia an-tiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a Daniel David Palmer, em 1895, com a primeira escola para formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos em 1897.Os efeitos mais comuns das subluxa-ções são a dor lombar, dor ciática, hér-nia de disco, torcicolo, dor de cabeça, insônia, adormecimento, dor nos bra-ços e pernas, estresse, má postura e ri-

gidez. A coluna não é uma es-trutura isolada, ela tem ligação com todos os órgãos do cor-po e influi sobre eles. Por isso, outros efeitos podem estar relacionados ao seu desalinhamento: gastrite, asma e bronquite, problemas renais, menstru-ais e vertigem são apenas alguns deles.O tratamento quiroprático se divide em três fases: Redução dos Sintomas, Es-tabilização Biomecanica e Manutenção Preventiva. É composto por técnicas manuais, orientações de hábitos, téc-nicas posturais e prescrições de exer-cícios. Seu grande diferencial está no ajustamento articular, ou seja, mano-bras rápidas e precisas, que em alguns momentos podem vir acompanhado de estalidos, cujo qual restaurará a função da articulação e permitirá que seu corpo funcione harmonicamente, reduzindo o risco de desenvolver lesão.

Sua coluna em boas mãos, conheça a Quiropraxia

Raul Sartoreli Melaré e Fernanda Kelly Rodrigues Melaré, quiropraxistas

Page 17: Ipa_680_0109

18JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

Page 18: Ipa_680_0109

19RENATA MOECKEL

[email protected] / mais fotos: www.jornalipanema.com.br

CAFÉ COM...

Gustavo Henrique Campanati Infância

Sou natural de Sorocaba e aqui passei toda a minha infância. Na minha casa, sempre havia muitos amigos, pois somos três irmãos – todos homens e com pou-ca diferença de idade. Minhas melhores lembranças da infância são as festas de aniversário que meus pais gostavam de organizar para mim e meus irmãos. Eram sempre animadas e com muitas pessoas.

adolescênciaMinha adolescência também foi em So-rocaba. Nunca fui de estudar muito, mas sempre consegui me manter rela-tivamente bem na escola. Viajava muito com meu pai e, também na época, co-mecei a frequentar o Aeroclube de So-rocaba, pois queria ser piloto de avião.

Profi ssãoApesar de ser fi lho de advogados, antes do Direito, comecei a fazer o curso de Economia. Com a morte prematura do meu pai, me vi obrigado a voltar para Sorocaba e me reunir com meus irmãos e minha mãe para continuar os negócios da família. Fiz a transferência do cur-so de Economia para a Universidade de Sorocaba (Uniso). Contudo, minha mãe sempre achou que eu me realizaria no Direito, então, inscreveu-me no vestibu-lar sem me perguntar nada. Alguns dias

crescimento econômico, o que não é fácil e nem sempre acontece. Tenho a impres-são de que ainda teremos mais alguns anos neste sentido. Sorocaba ainda deve receber muitas empresas nos próximos anos, com a geração de empregos. O nosso desafi o é manter este crescimen-to e fazer com que os frutos sejam par-tilhados com o desenvolvimento social.

horas LivresNos momentos de descanso, gosto de es-tar com minha família. Procuramos viajar para o interior ou, se fi camos em Soroca-ba e gosto de cozinhar.

Sucesso...O que tenho a dizer sobre a carreira é que, geralmente, outras pessoas também dizem e, hoje, concordo com elas. Tento fazer tudo com amor e dentro do que entendo ser ético e direito. Qualquer profi ssão ba-seada nestes conceitos trará sucesso ao profi ssional. A questão fi nanceira é impor-tante, mas é a decorrência natural do amor pelo que se faz que nos mantém sempre evoluindo, da ética com que enfrentamos os desafi os da vida e da correição com que desempenhamos nossos afazeres.

antes da prova, ela me apresentou a ins-crição e disse que, se eu quisesse, pode-ria prestar o vestibular. Fui e acabei me formando cinco anos depois, em 1999, com a 1ª Turma de Direito da Uniso, onde fi z e mantenho excelentes amigos, entre colegas e professores. Hoje, posso dizer que minha mãe estava certa. Não consi-go me ver em outra profi ssão a não ser a advocacia. O Direito também me levou para o magistério, outra grande paixão.

FamíliaSou casado com a Luciana, que foi mi-nha colega de turma na faculdade e, com ela, tenho dois fi lhos: o Pedro, com cinco anos e o Otávio, que vai comple-tar seu primeiro aninho. Minha esposa é advogada e, atualmente, ocupa a pre-sidência do Conselho Tutelar de Soro-caba, o que nos mantêm muito ligados e atentos à realidade nem sempre boa de muitas crianças e famílias da cidade.

Sorocaba...Na advocacia, acabo atuando, predomi-nantemente, com direito empresarial, o que acaba por me deixar muito próximo dos empresários e das suas expectati-vas. Em minha opinião, Sorocaba está, há alguns anos, em um ciclo virtuoso. O crescimento da cidade é notório e o de-senvolvimento social tenta acompanhar o

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 19

Page 19: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 2020ROTEIRO GOURMET

Sobre o preparoA atriz Sophia Loren é considerada pelos italianos como a Madrinha da Mortadela. Em 1971, estrelou um filme chamado “La Mortadella”, onde trabalhava na Itália e de-sejava levar um pedaço do embutido para o noivo nos EUA. Ficou retida no aeroporto por este transporte ilegal e passou o filme degustando a iguaria. Aproveitando o fas-cínio que os italianos possuem pelos seus pães e embutidos, foi desenvolvida uma arte branca, aliando os sabores da morta-dela com ingredientes brasileiros, como a castanha do Brasil e o queijo coalho.

Chef Carlos Henrique MancuzoDesde pequeno, na cozinha de casa, Carlos Henrique observava sua mãe no preparo de pratos caseiros. Analisava tudo com cuidado e, muitas vezes, era premiado com a possibilidade de termi-nar alguma receita. Mesmo diante do exemplo, não seguiu de imediato para a carreira culinária. Fez faculdade de computação e foi gerente de banco, até que os fogões, panelas e temperos o convenceram de uma vez. Carlos Henrique abriu uma cafeteria na cidade de Ourinhos-SP e foi responsável pela cozinha do local, fazendo o que realmente tinha como vocação. Não satis-feito, partiu para Curitiba à procura de mais conhecimento e matriculou-se no curso de chef de cozinha, do renomado Centro Europeu. Hoje, concluído o curso e atuando com a Gastronomia Acadêmica e Consultorias, tem como princípios bem definidos que não existe receita pronta para ser um chef de primeira categoria, mas sim a mistura de ótimos ingredientes. Para se dar bem na carreira, segundo Mancuzo, é preciso ter cuidado redobrado com organização, planejamento e muita, muita disciplina. Pitadas de criatividade também são recomendadas e entre tudo isso, a certeza de que a vida dentro de uma cozinha é um aprendizado constante.

A arte branca de Sophia: pão com recheio de mortadela, azeitonas verdes, castanhas do Brasil e queijo coalho

Ingredientes para a massa- 1 xícara (chá) de água- 1 xícara (chá) de leite- 1/2 envelope de fermento biológico seco- 1 colher (sopa) de sal- 1/2 colher (sopa) de açúcar- 4 colheres (sopa) de azeite- 1 ovo- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio- 300 g de mortadela moída- 2 colheres de salsa picada- 150 g de azeitona verde picada- 100 g de castanha do Brasil- 300 g de queijo coalho- 150 g de requeijão cremoso

Modo de PreparoMaSSa: Misture os ingredientes secos. Em se-guida, misture os demais ingredientes da massa e sove bem até adquirir uma massa homogênea.

Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho. Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, no formato de um retângulo, com 0,5 cm de espessura. Reserve.RecheIo: Cubra com os ingredientes do re-cheio, previamente misturados, e enrole como um rocambole. Aperte bem. Corte em fatias com mais ou menos dois dedos de espessura e coloque em uma forma untada. Leve ao forno preaque-cido, até dourar. Retire, polvilhe queijo e sirva.DIca Do cheF: Não aperte muito o rocambole para o recheio não sair do meio do pão quando estiver assando.

Page 20: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 21

ESPAÇO DO RUI

Você já tem programa para a ma-nhã de domingo? Não! Então vou su-gerir que você e sua família vivam uma manhã diferente, deliciosa e produtiva.

No bairro do Éden, a dez quilô-metros do Centro de Sorocaba, será realizada neste dia 2 de setembro a abertura das comemorações da Sema-na da Pátria, com desfi le temático que abordará o tema: “Piragibu, ontem, hoje e o amanhã”.

Realizado todos os anos por ini-ciativa da Aeber – Associação dos Moradores do Bairro do Éden e Região, esse evento procura cultuar o valor da Pátria, elevando a cidadania e incen-tivando as pessoas para lutarem por um futuro melhor.

As escolas participantes apontam ações prejudicais ao meio ambiente, por exemplo, e clamam atitudes com-prometidas com o futuro dos cidadãos, dentro da mais famosa frase do pre-sidente John Kennedy, dos Estados Unidos: “Não pergunte o que o seu país pode fazer por você; pergunte o que você pode fazer pelo seu país”.

Crianças de tenra idade, com fan-tasias próprias para o tema, desfi larão com graça e ingressarão pelas portas do sentimento pátrio, encantando a todos que assistirão esse movimento cívico. Ainda, o Tiro de Guerra de So-rocaba, a Guarda Municipal, as Bandas Marciais de Sorocaba e do bairro Júlio Mesquita darão um colorido todo es-pecial às ruas do Éden.

Devemos lembrar o valor da Pá-tria, que é o valor do pertencimento, cantado nos versos de Olavo Bilac: “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!/ Criança! Não verás nenhum país como este!/ Olha que céu! Que mar! Que rios! Que fl ores-ta!/ A Natureza aqui, perpetuamente

Uma manhã diferenteem festa./ É um seio de mãe a trans-bordar carinhos./ Vê que vida há no chão! Vê que vida há nos ninhos,/ Que se balançam no ar, entre ramos inquietos!/ Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!/ Vê que grande extensão de matas, onde impera/ Fecunda e luminosa, a eterna pri-mavera!/ Boa Terra! Jamais negou a quem trabalha/ O pão que mata a fome, o teto que agasalha.../ Quem com seu suor a fecunda e umidece,/ Vê pago o seu esforço, e é feliz e enriquece!/ Criança! Não verás país nenhum como este:/ Imita na gran-deza a terra em que nasceste!”

Quando criança - eu me recordo - as escolas valorizavam o sentimento Pátrio. As nossas manhãs começa-vam com o hasteamento da Bandeira Nacional no pátio da Escola Municipal Getúlio Vargas. Cantávamos o hino, com o peito estufado, orgulhosos por sermos brasileiros. E vejo isso como fundamental, pois devem ter vivido as mesmas emoções os empresários José Vicente Souza, diretor da Pada-ria Real, que realizou campanha para o comércio do bairro do Campolim hastear bandeiras; ou Frank Pavan, da Céu Azul Alimentos, que instalou uma gigantesca bandeira na sua empresa, nas margens da via Ra-poso Tavares, entre outros cidadãos comprometidos.

O desfi le do Éden está programado para as 8 horas, com o hasteamento da Bandeira Nacional, defronte a Escola Estadual Dr. Gualberto Moreira, na rua Bonifácio de Oliveira Cassu. Leve os seus fi lhos. Participe. “Imita na gran-deza a terra em que nasceste!”

Rui Batista de Albuquerque Martins é jornalista e publicitário

Desde quando aprendi minhas primeiras letras no Grupo Escolar Senador Verguei-ro, no bairro do Além Ponte, já sentia nos mestres do curso primário a vontade de nos alfabetizar. Minhas professoras foram marcantes em manifestar o entusiasmo em transmitir conhecimento. Se hoje consigo escrever este artigo é porque décadas atrás a dona Terezinha, Chiquinha, Isabel, Ana Rita, Maria Cecília deram o exemplo na arte de servir. Aprendi também que o trabalho quando feito com humildade, além de enobrecer quem o executa, passa aos que irão utilizar de seus frutos, a sacieda-de e a nobreza do amor. Aí relembro da padaria ao lado de casa. O pãozinho único que entrava em nosso lar era partilhado com alegria entre meus pais e irmãos e a tia e os primos que moravam conosco, como se fosse o pão multiplicado por Jesus. Certamente, na madrugada, o Zé padeiro misturava a massa com as mãos abençoadas e o fermento da bondade que trazia no seu coração. Meus olhos apre-ciam a cada dia esses gestos espontâneos vindos de todas as vocações pessoais. Lá no Jardim Abaeté conheci o casal Edna e Antonio (Toninho) Carlos Castelhano. Gente simples, de alma e generosidade que transpiram doação à comunidade às 24 horas de cada dia. Eles colocam a

A arte de servir e a receita do doce que ninguém rejeita um pedaço

vida, a casa, seus bens e o que for preciso para ajudar o próximo. Devotos de Santa Filomena são mensageiros do bem maior da fé em oferecer seus sonhos no trabalho árduo de construir em Sorocaba um dos mais lindos santuários do Brasil. Na Vila Jardini encontrei esta semana o casal Ana e Romeu. Foi durante a inauguração da nova Igreja da Sagrada Família. Ouvi as palavras do pároco Wilson Roberto da Silva sobre o exemplo do casal no dom de servir. Falou da dedicação e o trabalho humilde do casal e a perseverante ação da comunidade para concluir essa obra. O sorriso, o aperto de mão e a alegria são os ingredientes da receita do “doce” que ninguém, rejeita um pedaço. Sou grato às pessoas que, diariamente, me proporcionam esse doce. Saboreio esse doce na vida e na amizade dos leitores que param para conversar comigo nas ruas, como fez o Tabajara, ex-jogador da Seleção Sorocabana de basquete e amigo de infância que há dé-cadas não o via.

Vanderlei Testa é jornalista e

publicitário

Leia mais de Vanderlei Testa no Portalwww.jornalipanema.com.br

...AINDA MAIS GOSTOSA

ARTIGOS

Page 21: Ipa_680_0109

22JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

ELEIÇÕES 2012

Amary e Pannunzio aparecem tecnicamente empatados na pesquisa estimuladaJônatas Rosa

O Jornal Ipanema traz nesta edição a primeira pesquisa eleitoral depois do início da propaganda dos candidatos à Prefeitura de Sorocaba no rádio e na televisão. O levantamento foi realizado pelo Instituto Solis e registrado no Tri-bunal Eleitoral (TER\SP) sob o número SP-00623\2012; a margem de erro é de 4,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Se as eleições fossem hoje,

os candidatos Renato Amary (PMDB) e Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) esta-riam tecnicamente empatados. Amary tem 31,6% das intenções de votos, en-quanto Pannunzio aparece com 31,4%. O resultado também mostra empate técnico entre a candidata petista, Iara Bernardi, e Raul Marcelo (PSOL). Iara recebeu 11,4% das respostas e Raul 9,3%. Nessa caso, os eleitores que se declaram indecisos chegam a 10,2%. Brancos e nulos somam 6,1%.

em qual desses

candidatos você votaria se a eleição fosse hoje?

Pannunzio assume a liderança na pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe nenhuma indicação do nome do candidato, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) aparece na liderança, com 21,8% das intenções de voto. Renato Amary (PMDB) fica em segundo lugar, com 18,4%. Considerando a

margem de erro (4,7 pontos per-centuais para mais ou para menos), os candidatos estão tecnicamente empatados. Iara Bernardi (PT) tem 6,1% e Raul Marcelo (PSOL) 5,7%, resultado que também aponta para empate técnico. Os indecisos somam 42% dos entrevistados.

este ano teremos

eleição para prefeito, se ela

acontecesse hoje, em quem

você votaria?

Rejeição

Renato Amary continua sendo o mais rejeitado dos candidatos. Quando ques-tionado em qual dos postulantes à Prefeitura de Sorocaba o entrevistado não votaria em hipótese alguma, Amary recebe 23,6% das respostas. Na sequência aparece Iara Bernardi (PT), com 19,8%. Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) tem 12% de rejeição e Raul Marcelo (PSOL) 11,6%.

em qual deles você não votaria em hipótese alguma?

Metodologia A pesquisa eleitoral desta edição foi elaborada pelo Instituto Solis, sob encomenda do Sistema Regio-nal de Radiodifusão Ltda (Rádio Ipanema) e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER-SP) sob o número SP-00623/2012, em 27 de agosto de 2012. As entrevistas fo-ram realizadas nos dias 28 e 29 de agosto, com 440 eleitores maiores de 16 anos. A pesquisa foi realizada utilizando-se entrevistas pessoais e domiciliares, com aplicação de questionário eletrônico, a partir da utilização do uso de Palms’ para captação dos dados. Para realizar a amostragem segmentou-se os seto-res censitários do Censo 2010 (IBGE) do município em 5 regiões (Central, Norte, Sul, Leste e Oeste) e depois procedeu-se a um sorteio aleatório

dos entrevistados, utilizando-se para isso o sorteio de conglomerados em três fases. Na primeira fase realizou-se o sorteio aleatório dos setores censitários utilizando-se o método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho do setor). Na segunda fase procedeu-se ao sorteio aleatório dos domicílios a serem entrevistados dentro dos setores. Na terceira e última fase preencheu-se as cotas de sexo e faixa etária determinadas pelos dados do TSE de julho/12.

Margem de erro

A margem de erro da pesquisa é de 4,7% para mais ou para me-nos, considerando-se um nível de confiança de 95%, numa hipótese de p=q=50%.

Page 22: Ipa_680_0109

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 23ELEIÇÕES 2012

Todos os candidatos aumentaram a intenção de votos, no cenário espontâneo, em comparação com a pesquisa divulgada pelo Jornal Ipanema em julho. O caso mais expressivo foi de Antonio Carlos Pannunzio, que saltou de 5% para 21,8%. Renato Amary tinha 13,81% e agora tem 18,4%. Iara Bernardi saiu dos 2,62% e chegou a 6,1%. Raul Marcelo, que aparecia com 2,38%, recebeu 5,7% das respostas. O número de pessoas que se decla-raram indecisos caiu de 65,95% para 42%. Já o número de votos brancos

e nulos subiu de 1,90% para 4,8%.Já na pesquisa estimulada, apenas Pannunzio subiu. Em julho o can-didato do PSDB tinha 14,29% das intenções de voto e agora aparece com 31,4%. Amary, que liderava com 42,62%, caiu para 31,6%. Iara Bernardi desceu dos 14,29% para 11,4%, enquanto Raul Mar-celo passou de 13,33% para 9,3%. Nesse cenário, os eleitores que se declaram indecisos aumentaram de 8,33%, em julho, para 10,2%, em agosto. Brancos e nulos, que so-mavam 7,14%, caíram para 6,1%.

eleitor já sabe quem são os candidatos

Candidatura de Pannunzio foi a que mais cresceu, tanto na espontânea quanto na estimulada

A pesquisa mostra que Renato Amary se sai melhor quando a pergunta é “independente da sua intenção de voto, quem você acha que deve ganhar a eleição em Sorocaba?”. Nesse cenário, Amary tem 50,2%. Pannunzio aparece com 29,1%, Iara com 4,5% e Raul Marcelo 1,8%. Não sabem ou não responderam 14,3% dos entrevistados.

Eleitores acham que Amary ganha eleição

Rejeição

31,6%42,62%julho

agosto31,4%14,29%julho agosto

11,4%14,29%julho

agosto9,3%13,33%

julhoagosto

Comparativo das pesquisas estimuladas de julho e agosto

Independente da sua intenção

de voto, quem você acha que

deve ganhar a eleição em

Sorocaba?

O comparativo entre a pesquisa divul-gada em julho e a atual mostra que começa a ficar mais claro para o eleitor quem são os candidatos à Prefeitura de Sorocaba. Em julho, o atual prefeito Vitor Lippi apareceu em segundo lugar na pesquisa espontânea, com 7,14%, e agora caiu para 0,9%. Em julho, o

vereador José Caldini Crespo (DEM) e o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que não são candidatos a pre-feito, também apareciam na pesquisa com 0,95% e 0,24%, respectivamen-te. Na pesquisa atual, Marinho Marte (PPS), candidato a vereador, tem 0,2% das intenções de votos.

No quadro de rejeição, quando o elei-tor é questionado em qual candidato não votaria de jeito nenhum, Renato Amary liderava, em julho, com 20,48%. Agora, o candidato do PMDB aparece

com 23,6%. Iara Bernardi tinha 20% de rejeição e caiu para 19,8%. Pan-nunzio, que tinha 17,62%, soma 12%. Já Raul Marcelo tinha 10,24% e subiu para 11,6%.

Foto

mon

tage

m:

Mag

ueta

Page 23: Ipa_680_0109

24JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

ELEIÇÕES 2012

Pannunzio lidera no segundo turnoNo segundo turno, Pannunzio tem 44,8% das intenções de voto e Amary 40,7%. Indecisos chegam a 7,7% e brancos e nulos 6,8%. Considerando a margem de erro de 4,7 pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos aparecem tecnicamente empatados. Num eventual segundo turno com o candidato do PSOL, a vantagem de Pannunzio sobe para 57,7% contra 23,9% de Raul Marcelo. Se a concorrente fosse Iara Bernardi, o candidato do PSDB teria 56,4%, enquanto a petista ficaria com 26,4% das intenções de voto. Numa eventual disputa entre os candidatos do PMDB e do PT no segundo turno, Amary aparece com 51,1% e Iara com 30,9%. No cenário com Raul Marcelo, Amary vencer ia por 54,1% a 30,7%.

Caso haja segundo turno em Sorocaba, e os candidatos forem Renato Amary e Pannunzio, em

quem você pretende votar?

Veja pesquisa completa no Portal:

www.jornalipanema.com.br

e se forem Pannunzio e Raul Marcelo, em quem você votaria

se a eleição fosse hoje?

e se forem Pannunzio e Iara Bernardi, em quem você votaria

se a eleição fosse hoje?

e se forem Renato Amary e Iara Bernardi, em quem você votaria

se a eleição fosse hoje?

e se forem Renato Amary e Raul Marcelo, em quem você votaria

se a eleição fosse hoje?

A Rádio Ipanema realizará entrevistas, das 8 às 9 horas, com os candidatados a prefeito de Sorocaba. Elas acontecerão na segunda-feira (3), terça-feira (4), quarta-feira (5) e quinta-feira (6) e ainda nos dias 28 de setembro, 1º, 3 e 4 de outubro. O pro-grama consistirá de perguntas livres dos apresenta-dores e com participação de ouvintes pelo telefone (15) 2102-0384. Cada candidato responderá ainda a uma pergunta gravada por todos os seus opositores.

Os entrevistados A ordem de entrevistas, definidas por sorteio, são as seguintes: segunda-feira (3), Antônio Carlos Pannunzio (PSDB); terça-feira (4), Iara Bernardi (PT); quarta-feira (5), Raul Marcelo (PSOL); quinta-feira (6), Renato Amary (PMDB); sexta-feira (28 de setem-bro); Raul Marcelo (PSOL); segunda-feira (1º de outubro), Iara Bernardi (PT); terça-feira (3 de outubro), Antônio Carlos Pannun-zio (PSDB) e; quinta-feira (4 de outubro), Renato Amary (PMDB).

Candidatos na Rádio Ipanema

Page 24: Ipa_680_0109

NEGÓCIOS E1 de setembro de 2012 - edição 680

www.jornalipanema.com.brOPORTUNIDADES

Com 18 anos de serviço no ramo imobiliário, a Emaximóvel abriu mais uma unidade

na cidade de Sorocaba na segunda-feira (27). Instalada na avenida Itavuvu, o intuito, segundo o diretor da empresa Elizeu Leonel, é levar os serviços imobiliários especializados para a Zona Norte, que cresce em ritmo acelerado. “Essa região está em plena expansão e a Emaximóvel entende que isso abre espaço para o mercado imobiliário. A nossa empresa possui serviços únicos e especializados que podem suprir essa necessidade”.

Segundo o diretor administrativo da empresa, Marcelo Matos, cerca de 30% dos imóveis para venda e locação está na Zona Norte. “Essa é uma área muito propícia para os negócios. Nós fizemos um levantamento e percebemos que a maior parte da nossa carteira está nessa região. Notamos também que alguns clientes tinham dificuldades para ir até nossa unidade

Emaximóvel inaugura unidade na Zona Norte

no Centro, tanto para alugar quanto para deixar os imóveis com a gente”.

Quem comandará a unidade instalada na Itavuvu será o gerente Cláudio Ferreira, que possui mais de 12 anos de experiência no mercado imobiliário.

“Sempre foquei meus negócios nessa região da Zona Norte”, afirma.

A Emaximóvel atende seus clientes com uma estrutura moderna e profissionais altamente qualificados. “Somos pioneiros na prestação de

serviços como: “aluguel garantido”, que garante o recebimento do aluguel, das contas de água, luz, IPTU e condomínio no dia combinado até a entrega das chaves, trazendo inovação para o mercado imobiliário de Sorocaba”, ressalta Leonel.

Além do “aluguel garantido”, a empresa disponibiliza o “auto caução”, “sistema loca fácil”, “sistema loca fácil polícia” e “sistema loca fácil universitário”. Os donos de imóveis têm acesso ainda ao Sistema Interativo com o Cliente (SIC), um painel administrativo em que todas as negociações podem ser acompanhadas online.

A segunda unidade da Emaximóvel fica na avenida Itavuvu, 1091, na Vila Carol e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, aos sábados, das 8 às 12 horas, e aos domingos e feriados (plantão de vendas) das 9 às 12 horas. A primeira unidade fica no Centro, na rua José Antônio Ferreira Prestes, 66, próximo a praça Frei Baraúna e atende nos mesmos horários.

Wilson Rossi, gerente geral do Jornal Ipanema; Marcelo Matos, diretor administrativo da Emaximóvel; Cláudio Ferreira, gerente da unidade da Zona Norte da Emaximóvel e;

Jurandir Corrêa, diretor da JT Publicidade

Jomar BelliniJomar Bellini

Page 25: Ipa_680_0109

2 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 20122

Cida Haddad

A aquisição de gatos como animais de companhia vem crescendo a cada dia no Brasil. Em países da Europa eles já são a maioria entre as opções de pets, afirmam os médicos veterinários André Luiz Mota da Costa e Bruna Soares.

Segundo eles, gatos, em sua maioria, são animais tranquilos e requerem menos tempo e atenção de seus donos que cães. Eles não necessitam de passeios diários, banhos semanais, companhia de outros gatos, nem de muito espaço e naturalmente já possuem o hábito de fazer suas

Principais cuidados com

gatosnecessidades (urina e fezes) em lugares já determinados (caixinhas plásticas sanitárias com areia própria).

Mas essa facilidade toda não quer dizer que eles não requeiram cuidados, afirmam. Gatos, assim como cães, necessitam de consultas veterinárias de rotina, vacinas e vermifugações frequentes. “A castração nessa espécie é essencial visto que eles têm muita facilidade para sair de casa (passam em frestas de portas, portões e janelas, pulam muros) e dessa forma cruzam facilmente e a reprodução, às vezes, não programada, acontece”, dizem. Os machos, de acordo com eles, não castrados também se tornam mais rueiros e brigam com frequência com outros gatos em disputas por

fêmeas ou território.Os veterinários lembram que gatos

também têm o hábito de se lamber para fazer sua própria higiene e com isso, muitas vezes, acabam ingerindo pelos, por isso é recomendada a escovação pelo dono pelo menos três vezes por semana para que o pelo morto saia durante a escovação, fazendo com que ingiram menos pelos durante as lambidas. “Isso também é importante para que a queda de pelos do seu gatinho diminua em sua casa ou sofás, onde normalmente gosta de dormir”, afirma.

Outro hábito não muito agradável dos gatos é o de arranhar as coisas (camas, sofás, cortinas). “Fazem isso para gastar as unhas, que têm crescimento frequente, daí a importância de você, dono de gato, adquirir arranhadores próprios”, afirmam.

Em relação à alimentação, é importante oferecer uma ração de boa qualidade, de preferência seguindo a orientação do médico veterinário para saber qual a melhor marca para a raça, sexo e idade do seu gato. “Eles também gostam de água sempre fresca e limpa e muitos têm o hábito de beber água em torneiras e fontes (água corrente). É muito importante que os gatos tenham acesso a mais de um pote de água na casa”, comentam.

“Se você já é dono ou pretende adquirir um gato é importante pensar que esses animais saem facilmente de casa, sendo ideal a colocação de grades em janelas e manutenção das portas fechadas ou a confecção de muros altos para evitar fugas e com isso evitar brigas, atropelamentos e envenenamentos. E, por último, só fica um lembrete... antes de adquirir qualquer animal, pense que ele vai ser dependente de você para o resto da vida, que você terá a obrigação de cuidar, dar atenção, brincar, alimentar, levar ao veterinário, ver com quem irá deixar quando for viajar e não der para levar seu bichinho. Animais são eternas crianças, não falam, não se viram sozinhos e por isso dependem de nós o tempo todo”, concluem os veterinários.

PET

Page 26: Ipa_680_0109

3JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Paineis de MDF para móveis planejados com aparência de concretoA arquitetura moderna brasileira tem um material favorito: o concreto. Foi com essa mistura de cimento, areia, pedra e água que Oscar Niemeyer criou as formas leves que mal tocam o chão que o tornaram famoso. E foi criando estruturas impressionantes com concreto aparente que Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker de 2006, ficaram famosos.Fazendo menção à obra desses e outros arquitetos, a Todeschini lançou placas de MDF que reproduzem a cor, o desenho e a textura do concreto. Os painéis de MDF estão disponíveis para o acabamento dos móveis planejados da marca. O papel com estampa de concreto é fixado à placa de MDF com revestimento melamínico de baixa pressão – bom para móveis de uso menos intenso, como tampos de mesas e pias de cozinha domésticas. Preço sob consulta nas lojas da marca.

Painel de Concreto

Painel de MDF

IPANEMAAMBIENTE

Page 27: Ipa_680_0109

4 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

Resina: piso lisinho e sem quebra-quebraPoderosa resina: quer um piso sem quebra-quebra e sujeira? Aposte nas películas, que recobrem rapidamente superfícies de cimento ou outros revestimentos e criam uma base lisinha, sem emendas.Como numa pintura, a resina autonivelante de poliuretano cobre pisos, paredes e até tetos de áreas internas e externas. Ela requer uma base limpa e seca, concreto ou outro revestimento, desde cerâmica até madeira e pedra, nivelados com cimento. Sob medida, o serviço começa com a visita de um técnico do fornecedor à obra para tirar as medidas e checar se há infiltrações no local. Qualquer problema deverá ser resolvido antes da instalação do produto.Segundo os fabricantes, a resina não trinca nem descasca e pode ser usada mesmo em banheiro ou cozinha (sendo opcional salpicar areia bem fininha, na massa ainda líquida, para evitar escorregões no futuro). Já as possibilidades cromáticas são

inúmeras. Dá para encomendar um tom com base nos catálogos de tinta ou criar um a seu gosto. Há quem encomende estampas à empresa (serviço com custo à parte).Aferida a metragem e acertada a cor, os galões de resina chegam à obra em aproximadamente uma semana. O serviço leva cerca de três dias - um para espalhar o produto (até 1000 m2), formando uma película de 3 mm de espessura, outro para a cura e mais um para passar o verniz. Não é aconselhável dormir em casa nessa etapa, evitando assim inalar o odor forte do produto.

IPANEMAAMBIENTE

Page 28: Ipa_680_0109

5JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IPROGRAME-SE

■ QUARTETO CAMARGO GUARNIERI

Vencedor do Prêmio Carlos Gomes na cate-goria Melhor Grupo de Câmara, o quarteto executa obras de Razumovsky e Claude Debussy. Com Elisa Fukuda (violino), Ricardo Takahashi (violino), Silvio Catto (viola) e Joel de Souza (violoncelo). No Sesc Sorocaba, a partir das 16 horas.

■ TEATRO FOLHA

A peça “100 Dicas Para Arranjar Namo-rado”, com Daniele Valente e Christiano Cochrane segue em cartaz no Teatro Folha até o dia 28 de outubro. A direção do espe-táculo é assinada por Eduardo Figueiredo. Os espetáculos acontecem às sextas-feiras, 21h30 e sábados e domingos, às 20 horas. Ingressos: sexta-feira e domingo - R$ 40,00 (setor 2) e R$ 50,00 (setor 1) e sába-do R$ 50,00 (setor 2) e R$ 60,00 (setor 1). Mais informações (11) 3124-1579. O Teatro Folha fica no Shopping Pátio Higienópolis (avenida Higienópolis, 618 – Terraço), em são Paulo.

■ ORAÇÃO AO TEMPO

O Objetivo Sorocaba sedia exposição foto-gráfica gratuita sobre prevenção ao câncer de mama. A exposição “Oração ao Tempo” poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas até 24 de setembro.

■ THE JAZZ BROTHERS

Banda itinerante de jazz tradicional, no es-tilo New Orleans, com instrumentos típicos como a tuba, o banjo e o washboard. No Sesc Sorocaba neste sábado (1) e domingo (2), das 10 às 18 horas.

■ SONS DO BRASIL

A Secretaria de Cultura de Votorantim apre-senta às 20 horas o espetáculo “Cantadora de histórias, falas e sons do Brasil”, no auditório municipal “Francisco Beranger”. A entrada é gratuita. O Aquário Cultura fica na avenida Moacir Oséias Guitte, 41, ao lado da Praça de Eventos “Lecy de Cam-pos”. Informações: (15) 3243-1191.

■ PERCURSOS CONTEMPORÂNEOS

A exposição “Percursos Contemporâneos” poderá ser visitada até 18 outubro no MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba) de terça a domingo, das 10 às 17 horas. O prédio do MACS fica na avenida Afonso Vergueiro, 280 – Estação Ferroviária. A entrada é franca. Informa-ções: 3233-1692.

■ LUIZ MELODIA

O cantor e compositor carioca, autor de clássicos como “Estácio Holly Estácio” e “Pérola Negra”, apresenta show com su-cessos de carreira. Retirada de ingressos 1h30 antes do início do show. Participação de Céu e Dona Inah. No Sesc Sorocaba, a partir das 20 horas.

■ TRAVESSIA

No Sesc Sorocaba neste sábado (1) e domingo (2), das 10 horas às 18 horas. Com melodias executadas ao vivo, uma boneca convida um espectador de cada vez, ora para dançar, ora acariciar sua mão, oferecendo-lhe antes da despedida, uma flor. Com Grupo Caixa de Imagens.

■ GESTO FALANTE Neste sábado (1), às 10 horas e domingo (2), às 18 horas. Os personagens Extrabão, uma mistura de anti-herói e palhaço mímico, e sua ajudante Amadis apresentam esquetes clás-sicas de mímica e pantomima. Com Gabriel Guimard e Nora Prado. No Sesc Sorocaba.

■ LAMARTINE BABO

No Sesc Sorocaba, a partir das 14h30. O musical aborda a vida e obra de Lamartine Babo, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira. Espetáculo ganhador do Prêmio Shell 2010 na categoria Música. Texto de Antunes Filho e direção de Emerson Danesi, com o Grupo Macunaíma/CPT - Centro de Pesquisa Teatral/Sesc.

■ 45 MINUTOS

O Sesc Sorocaba apresenta a peça “45 minutos”, a partir das 18 horas. Um ator que mora nos fundos de um teatro tem, em troca de comida, exatos 45 minutos para entreter o público. O texto é de Mar-celo Pedreira e direção de Roberto Alvim. Retirada de ingressos uma hora antes do início do espetáculo. Gratuito.

■ BALADA TEEN

No Clube de Campo de Sorocaba aconte-ce das 18 às 22 horas a Balada Teen. O evento, como diz o nome, é voltado ao público de 12 a 17 anos e contará com a presença do DJ Dan. Associados não pagam para entrar, já os ingressos para convidados estão à venda no Departa-mento Social do clube, com telefone de atendimento (15) 3388-9021.

■ ACROBÁTICOS FRATELLI

Neste sábado (1) e domingo (2), das 10 às 18 horas, no Sesc Sorocaba. Artistas circenses realizam números aéreos com coreografias em rapel, lira, tecido acro-bático e tirolesa.

■ O ROUBO DO CHAPÉU

Neste sábado (1) e domingo (2), das 10 às 18 horas, no Sesc Sorocaba. A Mocinha e o Jeca começam uma briga sem fim por causa de um chapéu e contam essa história com técnica acrobática e pitadas de comici-dade. Com Carola Costa e Edu Mantovani.

■ SHOW

De Ricardo Anastácio e Zeca Collares, no Sesc Sorocaba, a partir das 12 horas.

■ INFANTIL

O espetáculo “Esses olhos tão grandes” recria o conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. Num velho teatro perdido no tempo, duas misteriosas figuras remexem antigos bonecos em-poeirados e esquecidos. Com a Cia. Mevitevendo. A apresentação será às 10h30, no Sesc Sorocaba.

■ A ÁRVORE SECA

O espetáculo teatral conta a história de uma nordestina que tenta incansavelmente extrair otimismo de sua sofrida rotina e luta para driblar a esterilidade, a deficiência do filho adotivo e as mágoas do marido. Com texto de Alexandre Sansão e direção de Antonio Vanfill e Leandro Godinho, com Ester Laccava, a peça será apresentada às 13h30, no Sesc Sorocaba.

■ ADONIRAN

No espetáculo, em homenagem a Adoni-ran Barbosa, as canções do compositor são interpretadas em distintas coreogra-fias. Com Ballet Stagium. Direção: Décio Otelo e Marika Gidali. No Sesc Sorocaba, a partir das 15 horas.

■ SUA INCELENÇA, RICARDO III

No Sesc Sorocaba, a partir das 19 ho-ras. O espetáculo do grupo Clowns de Shakespeare parte do texto Ricardo III, de Willian Shakespeare, e ganha a rua por meio do universo lúdico do picadeiro do circo e dos palhaços mambembes, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra Elisabetana. Adaptação dra-matúrgica: Fernando Yamamoto. Com Camille Carvalho, Dudu Galvão, César Ferrario, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser e Titina Medeiros. Retirada de ingressos 1h30 antes do início do espetáculo.

■ NELSON RODRIGUES

Todas as terças-feiras até dezembro, a peça “A Serpente”, de Nelson Rodrigues, estará em cartaz no Teatro do Sesi Soro-caba, às 20 horas, com entrada franca. O Teatro do Sesi fica na rua Duque de Caxias, 494 - Mangal. A entrada é gratuita. Mais informações: (15) 3388-0440.

■ LIVROS ESPÍRITAS

A União Espírita Sorocabana está ven-dendo livros espíritas, semi-usados, no valor de R$ 5,00, todas às terças-feiras. A entidade aceita também do-ações de livros. Mais informações pelo telefone (15) 3222-7137, ou com Ida Laura, pelo celular: (15) 9761-7878.

SÁBADO (1)

TERÇA-FEIRA (3)

DOMINGO (2)

5

Page 29: Ipa_680_0109

6 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

IPANEMAAMBIENTE

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Especial para área gourmet: kits de cerâmica decorados

Como deixar um espaço gourmet decorado, alegre e super atraente?Seu projeto pode ganhar muito mais irreverência com os revesti-mentos especialmente desenhados para isso da linha cerâmica deco-rada da Cerâmica Porto Ferreira.

Os kits foram inspirados na culinária natural e são desenhados em alto relevo com motivos de frutas, azeitonas e flores exóticas como a alcachofra.Fabricadas em base monoporosa, facilitam a colocação e conferem um assentamento mais fácil. O resultado é uma cerâmica com mais brilho e personalidade. Outra novidade é o esmalte aplicado em “vetrosa alta”, tecnologia que permite que o desenho adquira uma textura

em relevo, permitindo uma maior fidelidade nas cores e no desenho. Vale a pena observar os motivos e escolher um para o seu projeto.

Page 30: Ipa_680_0109

7JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

IPANEMAAMBIENTE

7JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

Page 31: Ipa_680_0109

8 9JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

IPANEMAAMBIENTE

IPANEMAAMBIENTE

Quem procura um apartamento em um p r é d i o c om ma i s d e 30 andares e quer morar no topo precisa correr para garantir a compra, mesmo que as cifras sejam altas.

O empresário e morador de uma cobertura Jorge Alfieri, 39, comprou dois apartamentos de alto padrão assim que eles foram lançados: um no 38º andar do empreendimento e outro no

“Sinto-me livre ao saber que vou morar num arranha-céu. É como se eu fosse a dona do mundo”.

Assim a ex-professora Ana Lúcia Levi Moraes, 50, descreve a sensação de ter comprado um apartamento em um edifício de 32 andares na zona leste de São Paulo.

Feliz com a compra, ela só lamenta ter chegado quando as unidades nos andares mais altos já estavam vendidas - restou a opção de comprar no nono andar. “Mas daqui a três ou quatro anos pretendo comprar um apartamento em um dos últimos andares, pois sou apaixonada por altura”.

Para isso, ela terá de ser rápida, pois imóveis desse tipo costumam ser arrematados primeiro. “Andares mais altos são sempre mais procurados e vendem rapidamente”, afirma Marco Antonio Nelro, sócio de uma construtora de edifícios.

Para atrair clientes como Ana Lúcia, construtoras

Viver nas alturasMais comuns em empreendimentos comerciais,

edifícios acima de 30 andares lançados nos últimos três anos são residenciais

e incorporadoras têm apostado cada vez mais em prédios residenciais com grande número de andares.

Levantamento de uma imobiliária na cidade de São Paulo, mostra que os 11 empreendimentos com maior número de andares lançados na cidade de setembro de 2009 a agosto de 2012 são residenciais.

Os campeões em altura continuam sendo edifícios comerciais, mas o levantamento aponta uma tendência de “esticamento” entre os lançamentos residenciais.

Maiores na altura, mas também no preço, boa parte desses arranha-céus são de alto padrão - não é difícil encontrar valores que ultrapassam R$ 1 milhão.

Além da vista e da sensação de ter um bem facilmente reconhecido a grandes distâncias, compradores indicam como vantagem o fato de o barulho da rua quase não ser ouvido do apartamento.

Topo gera disputa, apesar de preço alto Menor ruído está entre as vantagens desse tipo de imóvel; para urbanista, ele bloqueia a vista em volta

32º, ambos na cidade de São Paulo “Sei que os mais altos são mais disputados”.

Ainda que os residenciais despertem esse tipo de desejo, são os comerciais que figuram no topo da lista dos mais altos.

Para ter um imóvel em um andar mais alto, é preciso desembolsar mais, lembra Eduardo Della Manna, diretor de legislação urbana do Secovi-SP (Sindicato de Habitação).

Segundo ele, se um empreendimento é o ún ico mui to a l to em uma reg ião, o preço do seu ú l t imo andar tende a variar ainda mais.

“Mesmo sendo mais caros, os apartamentos mais altos vendem mais e mais rápido, tanto pela vista quanto pelo status que representam”, a f i rma Ce l s o Ama ra l , d i r e t o r corporativo de pesquisas imobiliárias.

“A variação de preço oscila entre 15% a 20% se comparamos os primeiros andares e os últimos”, completa.

Marco Antonio Nelro, um dos sócios de construtora, que comercializa empreendimentos desse tipo, rebate que, em geral, a variação é de 5% a 6% em um dos últimos andares em relação ao terceiro ou ao quinto.

A diferença de preço entre um apartamento no quinto andar e outro no 27º chega a 8%. Para usufruir da vista de um ponto mais alto, é preciso desembolsar R$ 240 mil a mais.

Ruído A vantagem de morar em um

andar muito alto, que é o menor nível de ruído da vizinhança mais próxima, não significa silêncio total.

“O que acontece é que nos mais altos não se ouve muito barulho de crianças brincando ou de pessoas conversando, como ocorre mais perto do térreo. Mas existe um barulho difuso, originado do sistema viário. Fica aquele ‘zum’ característico,” d i z De l la Manna, do Secov i .

“A cobertura é como uma aristocracia moderna e exclusiva”, analisa Sérgio Wajman, professor de psicologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). “É uma questão de status, pois coloca o morador em um nível em que ele se considera melhor que os outros, algo semelhante com o que ocorre em relação a carro ou a celular”. (Daniel Vasques/Folhapress).

Operário em construção de prédio

Fotos: Lucas Lima

Page 32: Ipa_680_0109

10 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Visitamos a LuminareaComposta por uma equipe profi ssional com mais de 25 anos de experiência na área de iluminação, a Luminarea presta serviços inovadores, iluminando os melhores projetos com especifi cadores qualifi cados em peças e lâmpadas para todos os segmentos (residencial, paisagístico e corporativo). Dessa forma oferece serviços com muito mais personalidade, adicionando ao projeto o bem-estar de cada ambiente.Visitamos a Luminarea esta semana que traz muitas novidades em seu showroom. O Ipanema Ambiente foi recebido pelo profi ssional Paulo Milano que mostrou os lançamentos e novos produtos. Resultado: peças sofi sticadas e belos lustres. Vale a pena conferir. A Luminarea fi ca na rua Antonio Miguel Pereira, 244, no Jardim Faculdade, em Sorocaba.

IPANEMAAMBIENTE

Page 33: Ipa_680_0109

11JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

ARQUITETURA, CONSTRUÇÃO E DECORAÇÃO | POR RENATA MOECKEL / JULIANA MORAES

Depois de uma oportunidade e tanto de aproveitar lindas peças em uma promoção ultrabacana que aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto, vem aí a troca de coleção de móveis e objetos de decoração no Shopping M. Os profi ssionais da casa já estão preparando o que será um presente para os olhos, em novos ambientes que serão montados para facilitar ainda mais a escolha de seus clientes...

Novos ambientes em loja

no Campolim

As fotos feitas por Juliana Moraes mostram um dos novíssimos ambientes by Shopping M.

É aguardar e conferir!

IPANEMAAMBIENTE

Page 34: Ipa_680_0109

12 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

Medicina e Saúde

Estética e Beleza

Diversos

Empregos

Artigos para Festas

Informática

Aulas e Cursos

Advocacia

ANÚNCIOS

Page 35: Ipa_680_0109

13JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 ANÚNCIOS

Serviços Profissionais

Page 36: Ipa_680_0109

14 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

A prática de atividades físicas ajuda a ter uma vida saudável, com mais flexibilidade, energia e coragem pra enfrentar o dia a dia com mais alegria, afirma o professor de Educação Física Fernando Almeida, proprietário da Academia Movimento.

Entre as atividades, ele cita a dança. “A coreografia é dada e, com ou sem música, os alunos a repetem, descobrindo novas possibilidades em seu próprio corpo. A dança, que está nas festas, ruas traz a mistura da arte e do exercício físico, muitas ve-zes intenso, que pode agregar saúde, bem-estar e conhecimento do corpo a quem pratica”, garante Almeida.

A dança pode ser considerada como uma atividade física devido ao grande gasto de energia e utilização da musculatura e articulações. Também é uma atividade aeróbica, focada em pontos específicos do corpo, que variam de acordo com o tipo da ativi-dade; em geral, mexe com frequência cardíaca, musculatura esquelética e ar-ticulações, podendo ser uma boa alia-

da para se perder peso. Uma hora de dança pode gastar, em média, de 400 a 600 calorias. Dependendo do tipo e intensidade do movimento, até mais.

“É preciso tomar alguns cuidados para evitar dores nos joelhos, coluna e tendinites, já que a atividade provoca um movimento repetitivo nas articu-

JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

lações, principalmente em pessoas acima do peso”, afirma Almeida.

A importância do alongamento, nor-malmente feito antes das aulas, previ-ne lesões e se a intensidade da prática de dança for muito intensa, exigindo horas de dedicação e mais de duas vezes na semana, é recomendada uma preparação da musculatura e do con-dicionamento. Fora isto, a dança pode ser praticada por pessoas de todas as idades e perfis, afirma o professor.

Segundo ele, a dança, como ativi-dade física, libera endorfina, substância relacionada ao prazer. É um exercício que interliga mente e corpo.

De acordo com Almeida, ao contrá-rio do que muita gente pensa, não é apenas a dança de salão, facilmente encontrada nas noites, ou o balé clás-sico que estão entre as opções para uma atividade física que mexe com a alma e o corpo. O leque de atividades é variado, indo da dança contemporâ-nea às relacionadas à cultura popular brasileira, como axé, dança de salão, forró universitário, dança do ventre, entre outras opções de danças.

Dançar é viver melhor

14VIDA SAUDÁVEL

Page 37: Ipa_680_0109

15JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

VIDA SAUDÁVEL

O jazz dance é uma das mais impor-tantes formas de se expressar ar-

tísticamente, recebendo mo-dos de diversos outros estilos e princípios técnicos do ballet e dança contemporânea, afirma a professora Cláudia Guerreiro, professora e di-retora da escola Spaço Alfa.

Segundo ela, o jazz é uma forma de expressão pessoal criada e sustentada pelo im-proviso. Dizem que a origem da dança jazz tem raízes es-sencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela à da música jazz, surgiu nos Estados Unidos no fim do século passado. Podendo-se

Saiba mais sobre jazz dancedizer que nasceu da cultura negra.

De acordo com Cláudia, no início deste século, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões e a sofrer novas influências, do can-can e charleston, principalmente. “Logo essa dança que se pode até chamar de ‘mista’ tomou conta dos palcos da Broadway, se transformando na conhecida comédia musical que, por volta sua vez, é o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz”, explica.

O jazz tem certas características marcantes, diz Cláudia, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento por ser uma dança de muita expressividade.

As diferentes técnicas do jazz tem

Principais benefícios:

A aula de jazz traz muitos benefícios como: equilíbrio, força, flexibilidade, bem-estar, coordenação motora, agilidade, musicalidade, ritmo, feeling, memória, entre outros. Favorece também a correção da postura, alonga-mento e fortalecimento muscular do abdômen, glúteos e coxas. Pode ser praticado por crianças a partir de sete anos, jovens e adultos.

demonstrado que muitos princípios foram herdados do ballet clássico e da dança moderna. “Como professora tenho divulgado e desenvolvido métodos de fundamentação técnica para a formação de bailarinos cada vez mais ecléticos. Poucos sabem qual será o futuro e suas novas influências, mas o que se pode afirmar é que, até hoje, o jazz tem sido uma das formas mais importantes da expressão artística”, comenta.

Page 38: Ipa_680_0109

16 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012

As pessoas reclamam de falta de tempo para praticar uma atividade física, mas na opinião da educadora física Flávia Daiane Carrocha Fernandes, isso agora não serve mais como desculpa para deixar de malhar. “Os calçados Kangoo Jumps são ideais para quem busca entrar em forma rapidamente, com essa atividade inovadora você queima calorias, fortalece a musculatura e elimina a celulite com apenas 40 minutos por dia”, explica.

No Brasil desde 2009, o Kangoo Jump é um exercício cuja aula combina movimentos coreografados de aeróbica e corrida.

As aulas podem ser realizadas dentro, como uma ginástica misturada com dança ou fora (ao ar livre) correndo em qualquer tipo de superfície (asfalto, terra, grama). Tudo isso, em cima de um sapato especialmente projetado que absorve até 80% do impacto da atividade física.

Essa modalidade vem atraindo cada vez mais adeptos por todo o país, e segundo especialistas, 45 minutos de exercício com o Kangoo Jumps pode queimar até de 800 calorias em média.

Mas as vantagens não param aí. Praticar essa modalidade também faz bem á saúde e ao corpo.

De acordo com Flávia, o “tênis especial” também vem sendo usado com sucesso em atletas em recuperação de lesões e cirurgias dos ligamentos. Pode ser prescrito como auxiliar na prevenção ou reabilitação, devido aos seus aspectos de fortalecimento e condicionamento.

Saiba mais sobre kangoo jumps

- melhora do sistema cardiovascular;- ganho de massa óssea e muscular;- aumenta a absorção de oxigênio pelo organismo;- tonifica pernas e panturrilhas;- ajuda no combate á celulite;- melhora do condicionamento físico;- auxilia na postura corporal.

Entre os benefícios, Flávia cita:

VIDA SAUDÁVEL16

Page 39: Ipa_680_0109

1 setembro de 2012 - edição 680www.jornalipanema.com.br

Page 40: Ipa_680_0109

2 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 41: Ipa_680_0109

3JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 42: Ipa_680_0109

4 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 43: Ipa_680_0109

5JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 44: Ipa_680_0109

6 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 45: Ipa_680_0109

7JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 46: Ipa_680_0109

8 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 47: Ipa_680_0109

9JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 48: Ipa_680_0109

10 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 49: Ipa_680_0109

11JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 50: Ipa_680_0109

12 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 51: Ipa_680_0109

13JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 52: Ipa_680_0109

14 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 53: Ipa_680_0109

15JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 54: Ipa_680_0109

16 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 55: Ipa_680_0109

17JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 56: Ipa_680_0109

18 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 57: Ipa_680_0109

19JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 58: Ipa_680_0109

20 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 59: Ipa_680_0109

21JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 60: Ipa_680_0109

22 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 61: Ipa_680_0109

23JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 62: Ipa_680_0109

24 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 63: Ipa_680_0109

25JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 64: Ipa_680_0109

26 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 65: Ipa_680_0109

27JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 66: Ipa_680_0109

28 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 67: Ipa_680_0109

29JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 68: Ipa_680_0109

30 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 69: Ipa_680_0109

31JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 70: Ipa_680_0109

32 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 71: Ipa_680_0109

33JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Apartamentos Alugam-se

Apartamentos Vendem-se

Comerciais Alugam-se

Terrenos

Page 72: Ipa_680_0109

34 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 73: Ipa_680_0109

35JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 74: Ipa_680_0109

36 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 75: Ipa_680_0109

37JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

INVESTINVEST

Page 76: Ipa_680_0109

38 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

Page 77: Ipa_680_0109

39JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012 IMÓVEIS

Page 78: Ipa_680_0109

40 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS

1 de setembro de 2012 - edição 680www.jornalipanema.com.br

ABRAHAM LICOLN - O CAÇADOR DE VAMPIROS

SALAS: Esplanada 2 (dublado, sex/sáb/dom, às 21h30). Sorocaba 2 - 3D (dublado, sex/sáb/dom, às 21h)

O LEGADO BOURNESALAS: Esplanada 5 - legendado, sex/sáb/dom, às 21h. . Sorocaba 3 - Digital legendado, sex/sáb/dom, às 21h15.

PROCURA-SE UM AMIGO PARA O FIM DO MUNDO

SALA: Sorocaba 8 - legendado, seg/ter às 15h30, 19h e 21h; qua/qui/sex/sáb/dom às 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30.

O DIÁRIO DE TATISALAS: Villàggio 1 - diariamente, às 14h, 15h40 e 17h30. Esplanada 4 - sex/sáb/dom/seg/qua às 15h30; ter/qui às 16h. Panorâmico 2 - ter/qua/qui/sex/sáb/dom às 20h.

ROCK OF AGES - O FILMESALA: Sorocaba 5 - digital legendado, diariamente, às 18h30.

SOBERANOS 2 - A HISTÓRICA CONQUISTA DO MUNDIAL DE 2005

SALA: Villàggio 1 Digital - diariamente, às 19h10.

INTOCÁVEISSALAS: Villàggio 4 - legendado, diariamente, às 14h40, 17h, 19h20 e 21h40.Sorocaba 3 - Digital legendado, seg/ter/qua/qui, às 14h30, 16h30, 19h15 e 21h15; sex/sáb/dom, às 14h30, 16h30 e 19h15.

O DITADORSALAS: Esplanada 5 - dublado, sex/sáb/dom às 15h, 17h e 19h; seg/qua às 15h, 17h, 19h e 21h; ter/qui às 17h e 20h. Sorocaba 2 - Digital dublado, seg/ter/qua/qui, às 15h, 17h, 19h e 21h; sex/sáb/dom, às 15h, 17h e 19h.Villàggio 2 - legendado, diariamente, às 14h, 16h, 18h, 20h e 22h.

O VINGADOR DO FUTUROSALAS: Esplanada 4 - dublado, diariamente, às 17h45.Sorocaba 4 - Digital dublado, diariamente, às 20h e 22h.

À BEIRA DO CAMINHOSALAS: Esplanada 5 - sex/sáb/dom/seg/qua às 13h; ter/qui, às 15h30.

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

S A L A S : E s p l a n a d a 4 - d u b l a d o , diariamente, às 20h.Sorocaba 5 - Digital dublado, diariamente, às 21h.Villàggio 1 - legendado, diariamente, às 21h.

VALENTESALAS: Sorocaba 4 - Digital dublado, diariamente, às 14h30 e 16h30.Panorâmico 1 - dublado, ter/qua/qui/sex/sáb/dom, às 15h, 17h, 19h.

A ERA DO GELO 4SALAS: Sorocaba 5 - 3D dublado, diariamente, às 14h30 e 16h30.Panorâmico 2 - dublado, ter/qua/qui/sex/sáb/dom, às 14h30 e 17h30.

OS MERCENÁRIOS 2

SALAS: Esplanada 1 - Digital dublado, sex/sáb/dom/seg/qua às 14h, 16h e 18h; ter/qui às 17h e 19h.Esplanada 1 - Digital legendado, sex/sáb/dom/seg/qua às

20h e 22h; ter/qui às 21h. Esplanada 2 - Digital dublado, sex/sáb/dom às 15h30, 17h30 e 19h30; seg/ter/qua/qui às 17h30, 19h30 e 21h30. Esplanada 3 - dubla-

do, sex/sáb/dom/seg/qua às 15h, 17h, 19h e 21h; ter/qui às 16h, 18h e 20h.. Sorocaba 1 - Digital dublado, diariamente, às 14h, 16h, 20h e 22h.

Villàggio 3 legendado, diariamente, às 13h50, 15h50, 17h50, 19h50 e 21h50.

Page 79: Ipa_680_0109

41 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS41 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012VEÍCULOS

Page 80: Ipa_680_0109

42 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS42 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012VEÍCULOS

Page 81: Ipa_680_0109

43 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS43 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012VEÍCULOS

Page 82: Ipa_680_0109

44 JORNAL IPANEMA / 1de setembro de 2012IMÓVEIS44 JORNAL IPANEMA / 1 de setembro de 2012VEÍCULOS

Page 83: Ipa_680_0109

Info

rme

Publ

icitá

rio

ESTA EDIÇÃO: 28 MIL EXEMPLARES • SOROCABA E REGIÃO

Ano XI - nº 680 - 1 de setembro de 2012

Page 84: Ipa_680_0109
Page 85: Ipa_680_0109