Évora local193

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: Carlos Pinto de Sá // Semanário, 8 Maio de 2014 Sabia que... A Praça de Sertório foi denominada por “Praça do Peixe” até 1869? 193 9 de maio a 19 de setembro Exposição “Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios A Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 9 de maio, sexta-feira, pelas 10 horas, a exposição “Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião), numa organização da autarquia com o apoio da Paróquia de St.º Antão. Esta exposição apresenta ao público a diversidade e a riqueza artística dos inúmeros retábulos ainda existentes em edifícios de génese religiosa na cidade de Évora, que são um património valiosíssimo, e que estarão em parte patentes nesta exposição, através da fotografia de António Severo e de algum espólio documental. Cinema pág. 09

description

 

Transcript of Évora local193

Page 1: Évora local193

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: Carlos Pinto de Sá // Semanário, 8 Maio de 2014

Sabia que... A Praça de Sertório foi denominada por “Praça do Peixe” até 1869?

193

9 de maio a 19 de setembroExposição “Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios  

A Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 9 de maio, sexta-feira, pelas 10 horas, a exposição “Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião), numa organização da autarquia com o apoio da Paróquia de St.º Antão. Esta exposição apresenta ao público a diversidade e a riqueza artística dos inúmeros retábulos ainda existentes em edifícios de génese religiosa na cidade de Évora, que são um património valiosíssimo, e que estarão em parte patentes nesta exposição, através da fotografia de António Severo e de algum espólio documental.

Cinemapág. 09

Page 2: Évora local193

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora local193

évoralocal / pág. 03

A Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 9 de maio, sexta-feira, pelas 10 horas, a exposição “Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião), numa organização da autarquia com o apoio da Paróquia de St.º Antão. Esta exposição apresenta ao público a diversidade e a riqueza artística dos inúmeros retábulos ainda existentes em edifícios de génese religiosa na cidade de Évora, que são um património valiosíssimo, e que estarão em parte patentes nesta exposição, através da fotografia de António Severo e de algum espólio documental.Esta exposição será complementada por um programa de atividades que ocorrerão durante o período da exposição, patente até 19 de setembro. Durante o dia da inauguração, entre as 10:00 e as 17:00, terá lugar a primeira atividade do programa, que se traduzirá no Dia Internacional “Diversidade cultural e Religião – Conhecer melhor a Ásia”, que contará na sessão de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nath Misra. A seguir terá lugar a entrega de prémios do concurso de fotografia digital, subordinado ao tema “Santos e Pecadores”, e durante este dia haverá ainda espaço para a música e conferências sobre aspetos da diversidade cultural de alguns países asiáticos, mais concretamente Nepal, Bangladesh, India e Filipinas.Nos dias 15 e 16 de maio realiza-se o colóquio “Retábulos da Cidade de Évora”, numa parceria da Câmara Municipal de Évora com a Universidade do Algarve, que reunirá investigadores e estudiosos nesta área específica, que durante dois dias vão dar-nos a conhecer um pouco melhor este património da cidade.Nos dias 15 e 16 de maio realiza-se o colóquio “Retábulos da Cidade de Évora”, numa parceria da Câmara Municipal de Évora com a Universidade do Algarve, que reunirá investigadores e estudiosos nesta área específica, que durante dois dias vão dar-nos a conhecer um pouco melhor este património da cidade.

 

9 de maio a 19 de setembroExposição “Retábulos da Cidade de Évora” no Convento dos Remédios

No dia 15 de maio, pelas 18:45, terá lugar o concerto comemorativo dos 400 anos da sacralização da Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora dos Remédios, intitulado "Proprium de Tempore - Música da Sé de Évora", pelo Coro Polifónico Eborae Mvsica, com direção do maestro Eduardo Martins. Nos dias 22 e 23 de maio realiza-se um ciclo de conferências denominado "Património e Diversidade Cultural. Évora 2014", com a apresentação de trabalhos académicos da Universidade de Évora e de teses de Mestrado Integrado da Universidade de Évora e Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, subordinados à temática deste ciclo.A entrada na exposição e a participação nas atividades do programa de animação são gratuitas, podendo acompanhar o programa e inscrever-se nas conferências acedendo ao site (www2.cm-evora.pt/retabulosdeevora) e inscrever-se nas visitas guiadas pelo email ([email protected]).

Page 4: Évora local193

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora local193

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em Reunião Pública de 23 de AbrilCâmara de Évora aprova saudação aos 40 anos do 25 de Abril e 1º de Maio

A Câmara Municipal de Évora aprovou na última Reunião Pública, realizada no dia 23 de Abril, uma “Saudação aos 40 anos da revolução de Abril e ao 1º de Maio”, que tem como subtítulo: “ Não ao empobrecimento, Sim a Condições de vida Dignas”.Neste documento, a Câmara Municipal de Évora considera que estas duas datas assumem uma particular importância e “exorta à participação dos cidadãos e das cidadãs para que celebremos o progresso conquistado, reflitamos sobre os graves problemas atuais, combatamos a retoma de mecanismo de desigualdade e perda de direitos, motivemos o desassossego, o inconformismo e a luta ativa na construção de um país com futuro melhor e justo”.Nesta saudação, a edilidade eborense “afirma a convicção que é na defesa e projeção dos valores humanistas e progressistas do 25 de Abril que Évora, o Alentejo e Portugal poderão construir um futuro de desenvolvimento e justiça social para o Povo”.Nesta reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, deu a conhecer ao executivo a assinatura do Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP) entre a edilidade e o STAL. A assinatura do ACEEP tem como objetivo principal que se continue a praticar no município de Évora as 35 horas semanais.

Câmara e parceiros culturais unidosA Câmara Municipal de Évora e 26 agentes culturais do concelho assinaram recentemente um Acordo de Parceiros cujo principal objetivo é a candidatura ao Programa Europa Criativa 2015/2019. Neste acordo fica ainda estabelecido que poderão ainda ser formuladas outras candidaturas a programas de apoio de origem local, nacional, comunitária, bem como projetos considerados pertinentes pela Assembleia de Parceiros.A programação cultural desenvolvido no âmbito deste Acordo de Parceiros é vocacionada para os públicos de Évora, apresentada preferencialmente no seu centro histórico, mas com possibilidade de extensão a outros pontos do território do concelho. Na Reunião Pública de Câmara, o vereador Eduardo Luciano deu também a conhecer o teor do Acordo de Cooperação a assinar entre a Biblioteca Nacional de Portugal e a Câmara Municipal de Évora que tem como principal objetivo a promoção de estratégias que contribuam para uma fruição e valorização integradas do património da Biblioteca Pública de Évora e para a diversificação e aumento dos seus serviços ao público, através de uma articulação de objetivos e planos de ação entre as duas entidades.Entretanto, no dia 5 de Maio, no Porto, a Câmara Municipal de Évora irá assinar uma adenda ao contrato de integração da Rede de Cidades Inteligentes, manifestando, desta forma o seu interesse na manutenção na rede de cidade para a mobilidade elétrica.

1000 Ciclistas no Grandfondo

Realiza-se no domingo, dia 27, a segunda edição do Évora Granfondo Challenge, uma prova de cicloturismo com partida e chegada junto ao Templo Romano, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora, Segundo a vice-presidente do município participam nesta proa cerca de 1000 ciclistas, sendo 700 irão fazer 170 quilómetros e os restantes 90 quilómetros.Este será o segundo Granfondo realizado em Évora, o primeiro foi o "Grandfondo Eddy Merckx" em 2011, apadrinhado pelo conhecido ciclista, tendo sido o primeiro evento deste género em Portugal. Após três anos de interregno e com os Granfondos a ganharem o merecido destaque a nível nacional, o GDR Canaviais tomou a iniciativa de organizar o “Évora Granfondo Challenge”.Durante a sua intervenção na Reunião Pública, Elia Mira deu também a saber que a Câmara Municipal de Évora irá celebrar um Acordo de Parceria para o desenvolvimento do Projeto Alimentar para a Redução das Desigualdades nas Escolas com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.Esta parceria tem como propósito melhor as refeições escolares, incluindo também os lanches escolares, visando diminuir as desigualdades nutricionais.Na reunião pública do dia 23 de abril foi ainda aprovado as Normas do Regulamento e Matriz de Avaliação que visa disciplinar a atribuição das tasquinhas da Feira de S. João e o seu funcionamento na Horta das Laranjeiras e Jardim Público.Ainda sobre a edição deste ano da feira de S. João, que decorrerá de 20 a 29 de Junho, a Câmara Municipal de Évora aprovou o documento onde constam as Normas Gerais e de Participação na Mostra de Atividades Económicas deste certame.

Rede AVEC reúne em Évora

A próxima reunião da Assembleia Geral da Rede AVEC (Aliança de Cidades Europeias para a Cultura), irá ter lugar em Évora nos dias 15 e 16 de Maio. Para além da reunião magna desta rede, decorrerá em simultâneo um atelier internacional subordinado ao tema “A Gestão Turística do Património Cultura”.A rede é constituída por 27 cidades e territórios de Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Bélgica, Bulgária, Croácia, Hungria, Sérvia e Roménia. Para além de Évora, que detém a presidência da rede desde 2010, Portugal está ainda representado por Mértola, Tavira, Santarém e Idanha-a-Nova.

Page 6: Évora local193

évoralocal / pág. 06 évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora local193

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Praça de Sertório foi denominada por “Praça do Peixe” até 1869?

PRAÇA DE SERTÓRIO

Na primeira metade do século XVI Évora teve necessidade de retirar da Praça Grande a venda do peixe. A escolha do local foi um processo demorado e complexo, tendo-se arrastado durante quase 4 décadas. É em 1539 que o processo fica concluído, firmando-se o local numa praça "recém criada", fruto do nivelamento de um terreiro delineado para a passagem da "agoa da prata". Tal terreiro ficará portanto a ser denominado por "Praça do Peixe", designação que perdurou até 1869.

Com a construção do Mercado Municipal ao Largo 1° de Maio, já no ultimo quartel do século XIX, esta Praça adota o nome que ainda hoje conserva: Praça de Sertório, topónimo destilado do mito de que o dissidente general romano teria aqui construído o seu palácio no século I a.C.Ficará concluída em definitiva a transição quando, no dia 6 de Abril de 1883, se vende a reminiscência final da antiga Praça do Peixe: a arrecadação do pescado. No inicio do século XXI foi alvo da última grande requalificação urbana realizada dentro das muralhas, e assume-se como um dos espaços públicos de referência da Évora atual.

Gustavo Val-Flores, Divisão do Centro Histórico, Património, Cultura e Turismo

Page 8: Évora local193

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora local193

évoralocal / pág. 03

CINEMA - Drive-in | Estacionamento da EPRAL

Page 10: Évora local193

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora local193

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora local193