Évora local152

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: Manuel Melgão / / Semanário, 20 Junho de 2013 Sabia que... Residiram na R. da Mouraria vários fotógrafos viajantes do fim do Século XIX? 152 Évora celebra Festas Populares As tradicionais Festas Populares da Cidade de Évora – Feira de S. João começam esta sexta-feira, dia 21 de junho, no Rossio de S. Brás. As tradicionais Festas Populares da Cidade de Évora – Feira de S. João começam esta sexta-feira, dia 21 de junho, no Rossio de S. Brás, prolongando-se até ao dia 30 de junho. Durante esta semana, toda a cidade vai estar focada nas suas celebrações em que o ponto alto será o Dia da Cidade, dia 29 de junho. Nesta data, a Câmara Municipal de Évora fará a habitual cerimónia de reconhecimento público de pessoas e de instituições através da entrega de medalhas da cidade. Este ano a edilidade irá atribuir a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro, à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Classe Bronze à Associação Teatro do Imaginário. Cinema pág. 09

description

 

Transcript of Évora local152

Page 1: Évora local152

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: Manuel Melgão // Semanário, 20 Junho de 2013

Sabia que... Residiram na R. da Mouraria vários fotógrafos viajantes do fim do Século XIX?

152

Évora celebra Festas Populares

As tradicionais Festas Populares da Cidade de Évora – Feira de S. João começam esta sexta-feira, dia 21 de junho, no Rossio de S. Brás.

As tradicionais Festas Populares da Cidade de Évora – Feira de S. João começam esta sexta-feira, dia 21 de junho, no Rossio de S. Brás, prolongando-se até ao dia 30 de junho. Durante esta semana, toda a cidade vai estar focada nas suas celebrações em que o ponto alto será o Dia da Cidade, dia 29 de junho.Nesta data, a Câmara Municipal de Évora fará a habitual cerimónia de reconhecimento público de pessoas e de instituições através da entrega de medalhas da cidade. Este ano a edilidade irá atribuir a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro, à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Classe Bronze à Associação Teatro do Imaginário.

Cinemapág. 09

Page 2: Évora local152

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora local152

évoralocal / pág. 03

Évora celebra Festas PopularesAs tradicionais Festas Populares da Cidade de Évora – Feira de S. João começam esta sexta-feira, dia 21 de junho, no Rossio de S. Brás.

As tradicionais Festas Populares da Cidade de Évora – Feira de S. João começam esta sexta-feira, dia 21 de junho, no Rossio de S. Brás, prolongando-se até ao dia 30 de junho. Durante esta semana, toda a cidade vai estar focada nas suas celebrações em que o ponto alto será o Dia da Cidade, dia 29 de junho.Nesta data, a Câmara Municipal de Évora fará a habitual cerimónia de reconhecimento público de pessoas e de instituições através da entrega de medalhas da cidade. Este ano a edilidade irá atribuir a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro, à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Classe Bronze à Associação Teatro do Imaginário.A atribuição da medalha à FEA é justificada pelo seu contributo em intervenções nos domínios cultural, educativo, social e económico, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora e pela qualidade da prestação de serviços proporcionada à população eborense, no seu 50º aniversário.A Medalha de Mérito Municipal – Classe Bronze é atribuída pelo reconhecido contributo e intervenções nos domínios cultural, educativo, social e artístico da Associação Teatro do Imaginário, visando o desenvolvimento da população do concelho de Évora.Antes, porém, o diversificado programa da Feira de S, João “oferece” uma mão cheia de atividades para todas as idades e para todos os gostos, contemplando naturalmente o desporto, a gastronomia, a cultura, o social.Na área desportiva, destaque para a realização do Grande Prémio de S. João, no dia 23 de Junho, a partir das 10h30, com o suporte técnico da empresa Xistarca e a organização local da Câmara Municipal de Évora. A Corrida de S. João como também é conhecida desenrolar-se-á num percurso de cinco quilómetros, com os atletas do escalão principal a percorrer este trajeto por duas vezes.

 

Vitorino é um dos artistas que vai atuar na Feira.Uma das novidades deste ano é a realização, uma hora mais cedo, de uma caminhada e de uma corrida de apenas cinco quilómetros. O Grande Prémio de S. João 2013 integra-se no calendário do Circuito Nacional de Estrada, com provas em Torres Vedras, Leiria, Odivelas, Barcelos, Espinho, Aveiro, Coimbra, Faro e Lisboa.Neste dia, a Arena D’Évora irá receber um concerto de Vitorino e no dia 24 de Junho será a vez de Danças  “Aires Flamencos” com Serva la Bari animar a noite da feira. Os aficionados da tauromaquia disporão da Tradicional Corrida de S. Pedro (29 de junho).As Festas Populares da Cidade – Feira de S. João terminarão com um Torneio Medieval organizado pela GNR, na Arena D’Évora, cujo bilhete de entrada será entregue por troca de um bem não perecível que posteriormente será entregue a uma IPSS de Évora.O programa completo das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João, organizadas pela Câmara Municipal de Évora, pode ser consultado aqui: www.cm-evora.pt 

Page 4: Évora local152

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora local152

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião de 14 de junhoCâmara aprova atribuição de medalhas de Classe Ouro e Bronze

A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 14 de junho, a atribuição de Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Medalha de Mérito Municipal - Classe Bronze à Associação Teatro do Imaginário.As duas instituições serão distinguidas na cerimónia de celebração do Dia da Cidade (29 de Junho), inserida na programação da Festas da Cidade – Feira de S. João.A atribuição da medalha à FEA é justificada pelo seu contributo em intervenções nos domínios cultural, educativo, social e económico, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora e pela qualidade da prestação de serviços proporcionada à população eborense, no seu 50º aniversário. A Medalha de Mérito Municipal – Classe Bronze é atribuída pelo reconhecido contributo e intervenções nos domínios cultural, educativo, social e artístico da Associação Teatro do Imaginário, visando o desenvolvimento da população do concelho de Évora.Câmara Saúda AminataA Câmara Municipal de Évora aprovou, igualmente por unanimidade, um voto de saudação proposto pela vereadora Cláudia Sousa Pereira ao Aminata – Évora Clube de Natação, que recentemente se sagrou Campeão Nacional de Pólo Aquático, nas categorias de Infantis e Juvenis. No passado dia 02 de Junho, a formação eborense de juvenis masculinos sagrou-se campeã nacional, na fase final que decorreu, ao longo do fim-de-semana, na Piscina Municipal de Évora e os infantis foram à piscina do Fluvial Portuense arrecadar o mais importante troféu do escalão, vencendo todos os jogos disputados.

“Casa Mais” avançaNesta reunião foi também aprovado, com seis votos a favor e a abstenção da vereadora Jesuína Pedreira (CDU), o Projeto de Regulamento Municipal de Apoio à Execução e Legalização de Obras “Casa Mais”. Com esta votação o “Casa Mais” segue agora para discussão pública e posterior envio para aprovação em Assembleia Municipal.

O “Casa Mais” pretende ser mais uma ferramenta de auxílio aos mais carenciados, designadamente os detentores do Cartão Évora Solidária e Cartão Social do Munícipe Idoso.Quando entrar em funcionamento, o “Casa Mais” visa ajudar estes munícipes na realização de pequenas obras, reparações, com a edilidade a fornecer gratuitamente a mão-de-obra. O “Casa Mais”, que se insere no âmbito das preocupações sociais da edilidade, prevê ainda a intervenção dos técnicos da autarquia no processo de legalização de pequenas obras.

APPACDM explora quiosque do Jardim do Paraíso

A delegação de Évora da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) viu aprovada por unanimidade a proposta de cedência e exploração do Quiosque do Jardim do Paraíso, por um período de dois anos.Como contrapartida para esta cedência a APPACDM fará a manutenção de todos os espaços verdes deste jardim, bem como das instalações sanitárias ali existentes.Nesta reunião, foi ainda aprovada a autorização de colocação de meio aéreo e da Brigada da Força Especial de Bombeiros (FEB) “Canarinhos” no Aeródromo Municipal de Évora durante a época dos incêndios.No período de antes da ordem do dia o Presidente da Câmara Municipal de Évora deu ainda a conhecer a decisão da edilidade em processar o pagamento dos subsídios de férias na íntegra aos funcionários e posteriormente deu a saber que uma jovem cidadã efetuou um donativo de 250 euros a favor do Canil Municipal.

Page 6: Évora local152

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora local152

évoralocal / pág. 07

Sabia queResidiram na R. da Mouraria vários fotógrafos viajantes do fim do Século XIX?

Rua da Mouraria, n.ºs 6 e 27

No nº 26 residiu Heliodoro da Cunha Rivara, antigo director da Biblioteca Pública de Évora e um dos primeiros eborenses a fazer referências ao daguerreótipo como forma de ilustração dos seus artigos académicos. Nos n.os 6 e 27 estabeleceram-se fotógrafos viajantes, entre eles Francisco Paino Perez, que posteriormente passou a ter estúdio fixo em Viseu.

“PHOTOGRAPHIA/Francisco Paino Perez/Rua da Mouraria, 27/EVORA / Tira retratos em tamanho natural e miniatura até placa com maior rapidez e elegãncia. Os seus trabalhos, devidamente apreciados por todos os que teem visto, são garantia da sua perfeição, que nada deixa a desejar. Preços commodos. A hora do trabalho é das 10 da manhã até ás 5 da tarde”. (O Manuelinho d'Evora, 1,º Anno, n.º 17, 10 de Maio de 1881).

Arquivo Fotográfico Municipal

Page 8: Évora local152

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora local152

évoralocal / pág. 03

Cinema no Lg. São Vicente | 25 de junho | Cineconcerto Com o músico de jazz Carlos Barreto e curtas de Hans Richter, Fernand Léger, Man Ray, Robert Florey e René Clair

Page 10: Évora local152

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora local152

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora local152