Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta...

9
Colégio Planeta Valor: Profª.: Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação Questão 01) Historicamente o Cubismo originou-se nas obras de Paul Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre o Cubismo descreva suas principais características. Questão 02) Observe as imagens e descreva quais as principais diferenças entre o Expressionismo de Eduar Much e o Impressionismo de Monet. Questão 03) A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política: Essa temática é defendida na pintura e na literatura por qual movimento de vanguarda? Explique-o. Questão 04) “Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.” Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Qual? Justifique sua resposta. Questão 05) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houveram mudanças importantes, quais? Questão 06) Observe a figura que mostra a pintura de Tarsila do Amaral, “Operários”, realizada em 1931: Com base na análise da imagem, é correto afirmar que A) Tarsila se refere às diferentes etnias que constituíram o corpo de trabalhadores, possibilitando o desenvolvimento industrial de São Paulo. B) Tarsila se refere às raças e culturas que compõem o país, especialmente na cidade de Belo Horizonte. C) Tarsila recorre ao tema étnico para dar vazão ao sentimento xenófobo que vigorava na arte brasileira, na década de trinta. D) Tarsila reflete sobre o valor da indústria nacional, pois as pessoas estão na frente da fábrica esperando para ir trabalhar. E) Tarsila faz uma crítica social ao mostrar as pessoas empilhadas na frente da fábrica como se fossem produtos para serem vendidos.

Transcript of Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta...

Page 1: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Colégio Planeta

Valor:

Profª.: Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota:

Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 01) Historicamente o Cubismo originou-se nas obras de Paul Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros.

De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre o Cubismo descreva suas principais características. Questão 02)

Observe as imagens e descreva quais as principais diferenças entre o Expressionismo de Eduar Much e o Impressionismo de Monet. Questão 03)

A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política:

Essa temática é defendida na pintura e na literatura por qual movimento de vanguarda? Explique-o.

Questão 04)

“Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol. Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”

Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Qual? Justifique sua resposta. Questão 05)

Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houveram mudanças importantes, quais? Questão 06)

Observe a figura que mostra a pintura de Tarsila do Amaral, “Operários”, realizada em 1931:

Com base na análise da imagem, é correto afirmar que A) Tarsila se refere às diferentes etnias que constituíram o

corpo de trabalhadores, possibilitando o desenvolvimento industrial de São Paulo.

B) Tarsila se refere às raças e culturas que compõem o país, especialmente na cidade de Belo Horizonte.

C) Tarsila recorre ao tema étnico para dar vazão ao sentimento xenófobo que vigorava na arte brasileira, na década de trinta.

D) Tarsila reflete sobre o valor da indústria nacional, pois as pessoas estão na frente da fábrica esperando para ir trabalhar.

E) Tarsila faz uma crítica social ao mostrar as pessoas empilhadas na frente da fábrica como se fossem produtos para serem vendidos.

Page 2: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 07)

Texto 01

Os Retirantes de Candido Portinari(Foto: Reprodução)

Texto 02

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles

Texto 03

A segunda fase do modernismo no Brasil surgiu num contexto conturbado. Após a crise de 1929 em Nova York, (depressão econômica) muitos países estavam mergulhados numa crise econômica, social e política. Isso fez surgir diversos governos totalitários e ditatoriais na Europa, os quais levariam ao início da segunda guerra mundial (1939-1945). Além do aumento do desemprego, a falência de fábricas, a fome e miséria, no Brasil a Revolução de 30 representou um golpe de estado. O presidente da República Washington Luís foi deposto, impedindo assim, a posse do presidente eleito Júlio Prestes. Sendo, o início da Era Vargas e o fim das Oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, denominado de “política do café com leite”. Com a chegada de Getúlio ao poder, a ditadura no país também se aproximava com o Estado Novo (1937-1945). O grande marco dessa safra de romances, possivelmente, seja a obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, publicada no ano de 1938. No livro, deparamos com a família de retirantes formada por Fabiano, Sinhá Vitória, seus dois filhos e a tão humana cadela Baleia. A linguagem objetiva do romance parece metaforizar a própria ressequidão daquele ambiente. Em meio à riqueza de formas e conteúdo, os poetas de 30 convivem com a perplexidade de um mundo que se embruteceu e, até por isso, precisa de poesia, precisa de flores que ousem brotar no asfalto da cinzenta realidade. Há ainda o espaço para uma poesia de religiosidade, de cunho católico, e apelo metafísico em Jorge de Lima e Murilo Mendes, competindo ao último ainda a experimentação surrealista em nossa literatura. Aos dois poetas, também coube a típica invencionice modernista e o registro de seu tempo.

Quanto às características históricas, sociais e do movimento da prosa de 30 e o quadro, “Os Retirantes” Candido Torquato Portinari, podemos afirmar que A) tanto o quadro de Portinari quanto os romances dos autores

de 30 possuem a temática regionalista como forma de denúncia das mazelas sociais.

B) o quadro mostra uma família retirante nordestina em estado de pobreza, algo que não foi possível de ser tratado pelos romancistas da mesma época, que sofriam censura por causa da Era Vargas.

C) as aves, ao fundo da pintura, dão um ar de surrealismo ao quadro, o que só foi possível de ser realizado na poesia da época.

D) o quadro de Portinari aborda uma temática de sofrimento, a literatura de 30 queria mais do que isso, já que tal temática fora explorada pelo Expressionismo e se esgotou ainda no início do século XX.

E) as aves, ao fundo da pintura, dão um ar de Simbolismo ao quadro, o que só foi possível de ser realizado na poesia da época.

Questão 08)

A partir do início do século XX, na França, alguns artistas vão subverter a concepção que se tinha da pintura. Em vez de simplesmente representar o que era visto, eles decidem representar aquilo que não podia ser visto. Os rostos de perfil têm dois olhos, a natureza se decompõe em formas geométricas... a realidade se revela em todas as suas facetas, como um cubo achatado.

(Christian Demilly. Arte em movimentos e outras correntes do século XX, 2016.

Adaptado.)

Uma obra representativa da estética à qual o texto se refere está reproduzida em

A)

.

B)

.

Page 3: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

C)

.

D)

.

E)

.

Questão 09)

Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar que A) entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o

Futurismo, difundiu-se por meio de manifestos e conferências, encontrando na literatura seu meio ideal de realização artística. O Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX. Entre suas principais características estão a decomposição das figuras em formas geométricas, a não retratação da realidade de forma real (realidade fragmentada), a não utilização da perspectiva e tridimensionalidade e o uso do humor.

B) as tendências literárias que compuseram as vanguardas europeias estavam unidas por um único projetor artístico, cuja proposta era a de retomar os ideais clássicos nas artes e na literatura.

C) as vanguardas europeias influenciaram as artes no mundo ocidental de maneira contundente. No Brasil, as inovações nas artes e na literatura ficaram conhecidas como classicismo.

D) a palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, que significa “o que marcha na frente”, ou seja, se enquadram como filosofia ideológica e pelas correntes de vanguarda que não antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais.

E) havia um projeto artístico em comum que agregasse os artistas de vanguarda em torno de uma única proposta, contudo, estavam unidos por uma mesma causa: a de inovar as artes e romper com os padrões clássicos vigentes.

Questão10)

"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém, desviamo-nos dele.

A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar

a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da produção veloz, mas nos

sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz em grande escala,

tem provocado a escassez. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa

inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que máquinas, precisamos de humanidade; mais do que de inteligência, precisamos de

afeição e doçura! Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo estará

perdido."

(Charles Chaplin, em discurso proferido no final do filme O grande ditado

De acordo com o discurso de Chaplin, aponte a concepção de trabalho na modernidade.

A) Para aumentar o seu poder sobre a natureza, o homem

passa a utilizar instrumentos, acrescenta meios artificiais de ação aos meios naturais de seu organismo multiplicando-se enormemente a capacidade do trabalho humano de transformar o próprio homem.

B) A imagem e o texto não condizem com as características da sociedade moderna, porém traz uma reflexão sobre o lugar do trabalhador em meio a ideia de poder.

C) A imagem refere-se ao filme “Mal Estar da Modernidade” e o texto fala sobre a condição dos empregadores e/ou donos de produção, trazendo uma referência sociológica sobre o trabalho.

D) A imagem e o texto são narrativas que não pertencem a reflexão de um Estado Moderno e excluso.

E) Somente o texto traz a reflexão definida dos modos de produção e o processo de exclusão do trabalho.

Questão 11)

Fauvismo foi um termo depreciativo dado aos artistas franceses que pintavam como “feras”, agredindo o olhar do espectador com cores puras e brilhantes e se inspiravam nas obras de Gauguin. São artistas fauvistas A) Claude Monet e Edgard Degas. B) Henri de Toulouse Lautrec e Vincent Van Gogh. C) Salvador Dali e Marcel Duschamp. D) Giacomo Balla e Umberto Boccioni. E) Henri Matisse e Andre Derain.

Page 4: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 12)

Grito – Eduard Munch Oswaldo guayasamin

Rubem Grilo em Gravura – Arte brasileira do século XX

“Alguns trabalhos meus se aproximam do expressionismo. Quando se diz expressionismo, a referência é o expressionismo alemão, a grande sala onde essa linguagem se tornou universalmente conhecida.”

Textos de Leon Kossovitch, Mayara Laudanna, Ricardo

esende; Apresentação Ricardo Ribenboim. São PauloCosac

& Naify/ Itaú

As afirmações referem-se em semelhança

A) as afirmações dos artistas e a comparação entre as obras acima, nos permite perceber a mesma estética, as três obras. as gravuras, onde a figura humana aparece em primeiro plano e o fundo é uma composição caótica e abstrata muito refletida e representada na arte expressionista.

B) que a semelhança entre elas está em uma poética individual onde o artista se desgarra do coletivo e cria imagens densas que prendem o olhar do observador.

C) a relação entre elas está na composição caótica e na técnica, mas uma trata da expressão dos sentimentos do artista e a outra é uma representação do cotidiano.

D) a ausência das cores, para destacar as linhas fortemente marcadas nas composições, dessa forma são construídas obras de grande impacto emocional.

E) que a figura humana não apresenta linhas reais, mas demonstra a emoção dos artistas. As linhas próprias e a ausência de cores são características do expressionismo.

Questão 13)

Pablo Picasso foi um dos maiores gênios da pintura

moderna, com uma produção artística valorizada e estudada até os dias atuais. Aos oito anos de idade já produzia seus primeiros trabalhos e ainda criança entra em uma escola de artes criando obras de cunho altamente acadêmico. Em sua primeira viagem a Paris se deslumbrou pelas inovações pictóricas das vanguardas artísticas, mas é com a morte de Casa gemas (seu grande amigo) que se inicia a maior transformação em sua produção artística, a famosa “fase azul”, fazendo dele um artista reconhecido. É também um período de vida materialmente precário; vive entre Barcelona e Paris, onde divide a casa com o escritor Max Jacob. A casa pequena, de apenas uma cama era revesada entre eles: Picasso dormia durante o dia e trabalhava a noite; e Max Jacob dormia a noite e trabalhava durante o dia.

La Danza di Psiche. Bambino mio – Il

As características da fase azul de Picasso são A) quadros com grande quantidade de tinta azul, utilizando

temas como a solidão, tristeza e questionamento da vida. B) obras que vão do azul ao bege e retratam a melancolia do

mundo do circo. C) o mundo do circo em cores azuis D) cores frias (principalmente o azul) que valorizam o gelo e a

neve da Europa no inverno. E) cores escuras, como preto e marrom, com tema baseado na

morte do amigo (o nome “fase azul” seria apenas uma forma simbólica de representar a tristeza).

Page 5: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 14)

Movimento artístico que floresceu na Europa, no

intervalo das duas grandes guerras mundiais (1919-1939). O termo deriva da tentativa de, através da arte, unir o mundo da fantasia e do sonho ao dia a dia, ou seja, criar uma realidade absoluta.

O movimento expressou-se na pintura, através de manifestações do inconsciente ou de representação consciente das fantasias. Imagens pintadas realisticamente são então removidas de seus contextos normais e colocadas em estruturas paradoxais e chocantes.

(Antonio Carlos do Amaral Azevedo. Dicionário de

Nomes,Termos e Conceitos Históricos)

Joan Miró – 1924 Salvador-dalí 1904 -1989O Carnaval de Arlequim, O Nascimento do Mundo (Coleção Folha: Grandes Mestres da Pintura)

Determine o movimento artístico cujas características são tratadas no texto e o nome do autor da obra apresentada. A) Surrealismo – Joan Miró. B) Surrealismo – Picasso. C) Dadaísmo – Kandinsky. D) Dadaísmo – Hans Arp. E) Abstracionismo – Jackson Pollock.

Questão 15)

Texto 01

“Inspiração”

São Paulo! comoção de minha vida... Os meus amores são flores feitas de original... Arlequinal!... Traje de losangos... Cinza e ouro... Luz e bruma ... Forno e inverno morno... Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes... Perfumes de Paris... Arys! Bofetadas líricas no Trianon... Algodoal!... São Paulo! comoção de minha vida... Galicismo a berrar nos desertos da América!

ANDRADE, Mário. Poesias completas.

São Paulo: Livraria Martins Editora S/A, 1980

Texto 02

Tarsila do Amaral – Estação Central do Brasil

Há na gravura e no poema a predominância dos traços de A) fidelidade ao real e busca de expressar a feição nacional. B) expressão multifacetada de São Paulo e visão primitiva da

terra. C) representação impessoal de São Paulo e expressão da

paisagem tropical. D) ruptura com padrões artísticos tradicionais e leitura da

identidade brasileira. E) expressa os sonhos, os desejos ao nível das estruturas

mentais cognoscitivos. Questão 16)

Em oposição ao apenas pictórico, os artistas expressionistas mudaram a aparência das coisas, representando não o exterior humano, mas o seu interior, o que incomodou o público.

Era a forma que estes artistas encontraram de se rebelar e mostrar seus descontentamentos com o ser humano, antevendo em suas criações imagens que aconteceriam anos mais tarde na Primeira Guerra Mundial.

A obra e o artista que fizeram parte do Expressionismo foi A) La Goulue de Henri de Toulouse Lautrec. B) Madona de Edvard Munch. C) Casas de La Estaque de Georges Braque. D) Montanhas de Collioure de Andre Derain. E) Judite e a cabeça de Helofernes de Gustav Klimt.

Page 6: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 17)

Texto 01

Ocorre em São Paulo uma mostra gratuita com algumas

obras de Akira Kurosawa. A mostra é uma homenagem ao centenário do mestre japonês, nascido em 1910 e morto em 1998. Akira Kurosawa faria 100 anos nesta terça-feira (23/03/2010) e o conjunto de sua obra representa um raro momento de encontro entre a cultura japonesa tradicional e outras civilizações, inclusive a ocidental.

(Cultura, 23/03/2010).

Texto 02

O amazonense Milton Hatoum é um fenômeno na cultura brasileira contemporânea: suas obras conquistam o grande público e o mercado. Hatoum é descendente de imigrantes libaneses que viveram no Acre, antes de se estabelecerem em Manaus. Formado na Universidade de Brasília, atualmente reside em São Paulo. Por ter nascido em Manaus apresenta o Brasil de uma outra perspectiva, alegando que: ‘O Brasil desconhece o Brasil, pouca gente conhece a Amazônia, as pessoas acham que a Amazônia é uma coisa só, quando a Amazônia são tantas’.

(Revista Caros Amigos, março/2010).

Os nomes tratados nos dois textos são expoentes da cultura, que devem ser relacionados respectivamente com A) pintura e cinema. B) fotografia e pintura. C) escultura e fotografia. D) cinema e literatura. E) literatura e teatro.

Questão 18

O início do Século XX, trás consigo uma grande gama de vertentes artísticas que vão dominar toda a produção artística da época. Entre 1904 e1905, na Alemanha, com um grupo chamado Die Bruche, que significa A Ponte, dando início o movimento Expressionista. Inspirando-se na força visceral da Arte da África e da Oceania, os artistas - Ernst-Ludwig Kirchner, Karl Schmidt-Rottluff, Fritz Bleyl e Erich Heckel - declararam suas obras uma "ponte para o futuro". Em 1906, ingressaram nele Emil Nolde e o suíço Cuno Amiet; depois, no mesmo ano, Max Pechstein e o finlandês Axel Gallén. O último a tomar parte foi Otto Müller, em 1910, um pouco antes do grupo mudar suas instalações para Berlim. Poucos anos antes, o grupo sofrera algumas cisões - Nolde saíra em 1907, Bleyl em 1909, Pechstein em 1912. O significado do Die Brücke para a Alemanha é o equivalente contemporâneo do Fauvismo francês. Como os fauves, extraíram seus temas diretamente da natureza e se opuseram à abstração, além de terem feito uma opção pelas cores puras, ácidas - verdes e vermelhas. Kirchner dizia que todos os seus quadros tinham raízes na experiência natural. Ainda assim, os trabalhos desses artistas tinham um acentuado tom expressionista, de crítica social e da angústia da condição humana, sendo atormentados por obsessões políticas, religiosas e sexuais. Em 1913, o grupo se dissolve, mas o fermento expressionista espalhara-se por toda a Alemanha. Em Munique, surgia um grupo importante: O Cavaleiro Azul/Der Blaue Reiter.

Expressionism - Movements of a Modern Art Frank Whitford 32 fig.26 (Schmidt-Rottluff Heckel, Kirchner, Pechstein) Xilogravura

Ponte Augustus, Dresden, 1904 Frank Whitford p.65 fig.65 Max Pechstein,1909

Page 7: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Quanto a este movimento e suas características, é correto afirmar que A) a “sensação de luz e cor, não se importando com os

sentimentos humanos e com a problemática da sociedade moderna” são características marcantes deste movimento.

B) é inegável que o Expressionismo seja uma aceitação ao que fora o Impressionismo.

C) o Grito, de Van Gogh, é um grande exemplo deste marcante movimento

D) o Expressionismo procurou expressar as emoções humanas e interpretar as angústias que caracterizaram psicologicamente o homem do início do século XX. Foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia.

E) movimento literário e artístico, lançado em 1924 pelo escritor francês André Breton, que se caracterizava pela expressão espontânea e automática do pensamento (ditada apenas pelo inconsciente) e, deliberadamente incoerente, proclamava a prevalência absoluta do sonho, do inconsciente, do instinto e do desejo e pregava a renovação de todos os valores, inclusive os morais, políticos, científicos e filosóficos

Questão 19)

“A questão das classes sociais ocupa um papel

fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social”.

Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema e à expressão artística, marque a alternativa correta.

A) a luta de classes não desenvolve-se no modo de organizar o

processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano.

B) a luta de classes está presente em nas ações dos trabalhadores quando lutam para aumentar a exploração e a dominação.

C) em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade de diversas formas e a arte é uma forma de reagir e até mesmo transformar a realidade. Unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.

D) as classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade.

E) a ciência social, por tratar de um objeto cujas causas são finitas, ao invés de buscar compreendê-lo, deve limitar-se a descrever sua aparência.

Questão 20)

Movimento que enaltece a dinâmica, a velocidade e a tecnologia do mundo moderno, utilizando-se de uma sucessão de linhas e planos paralelos na escultura e na pintura. As obras procuram representar simultaneamente no espaço as diversas fases dos movimentos das coisas e do ser humano. As características citadas no texto são do A) Fauvismo. B) Surrealismo. C) Dadaísmo. D) Futurismo. E) Expressionismo.

Questão 21)

Observando as imagens, fale sobre cada uma delas. Uma caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a ant-arte, assim qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Descreva sobre esses movimentos.

A)

B)

Page 8: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 22)

“Jaqueline com mãos cruzadas” – Pablo Picasso. Disponível em: 1954 www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29. julho. 2017.

A reprodução do quadro, de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, é exemplo da tendência artística denominada Cubismo. Justifique essa afirmação. Questão 23)

Observe as imagens e descreva as principais características das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características. A) Surrealismo.

B) Futurismo.

C) Fauvismo.

Questão 24)

Ainda sobre o Cubismo:

Por que, as obras de Picasso são facilmente reconhecidas?

Page 9: Colégio Planeta Valorportal.colegioplaneta.com.br/wp-content/uploads/school_assets/... · Roberta Lista de Arte Data: 29 / 06 / 2018 Nota: Aluno(a): 1ª Série Turma: Lista de Recuperação

Questão 25)

“En mayo de 1909, Madero fundó el Club Antirreeleccionista de México y posteriormente el Centro Nacional Antirreeleccionista, cuyo programa se basó en el lema “Sufragio Efectivo. No Reelección”. Un par de meses antes, se había realizado la Convención Reeleccionista mediante la cual se postuló nuevamente a Porfirio Díaz como candidato a la Presidencia de la República para el periodo 1910-1916 y, poco después, postuló a Ramón Corral para la Vicepresidencia.”

Observe as imagens e o texto e descreva a qual movimento eles pertencem, destacando suas principais características.