Caderno Saúde 06.11.2012

8
Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - Jornal da Manhã Saiba mais sobre o uso da chupeta Página 4 Os efeitos do peeling para o rejuvenescimento Página 6 Mais Natural: agora com produtos de marca e patente próprias Página 7 O projeto Barriga Zero, da Clínica Manu Mulher Página 4 Página 5 Ares Carboxitherapy: novo equipamento torna carboxiterapia ainda mais eficaz Musculação garante corpo em forma e previne doenças Página 3 Tratamento é indicado para gordura localizada, estrias e celulite pag 1.indd 1 06/11/2012 09:11:19

description

Edição do caderno Saúde do JM

Transcript of Caderno Saúde 06.11.2012

Page 1: Caderno Saúde 06.11.2012

Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - Jornal da Manhã

Saiba mais sobre o uso da chupeta

Página 4

Os efeitos do peeling para o rejuvenescimento

Página 6

Mais Natural: agora com produtos de marca e patente

próprias Página 7

O projeto Barriga Zero, da Clínica

Manu Mulher

Página 4

Página 5

Ares Carboxitherapy: novo equipamento torna carboxiterapia ainda mais eficaz

Musculação garante

corpo em forma e previne

doenças Página 3

Tratamento é indicado para gordura localizada, estrias e celulite

pag 1.indd 1 06/11/2012 09:11:19

Page 2: Caderno Saúde 06.11.2012

A importância do sono

É um total contrassenso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário. Com isso acreditam, provavelmente, que um corpo “treinado” para dormir menos nos permita ampliar o número de “horas úteis” do dia, mantendo o mesmo desempenho.

Pura ilusão ou, mais provavelmente, uma boa dose de ignorân-cia sobre a importân-cia que o sono tem no funcionamento de nosso corpo e da nossa mente.

Dormir não é ape-nas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabóli-cos que, se alterados, podem afetar o equilí-brio de todo o organis-mo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor fí-sico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infec-ções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes . Alguns fatos compro-vados por pesquisas podem nos dar uma ideia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universida-de de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coor-denação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprome-tendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais

no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre duran-te a primeira fase do sono profun-do, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.

É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai

e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, con-sequentes da falta do sono necessário. É no sono REM, quando acontecem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas du-rante o dia são proces-sadas e armazenadas. Se alguém, adulto ou criança, dorme me-nos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequa-damente processada e a pessoa não con-segue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Em outras palavras: se alguém - adulto

ou criança - não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.

Confira algumas dicas para dormir melhor:

- À noite, procure comer so-mente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades

- Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimu-lantes (“despertam”).

- Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.

- Apague todas as luzes, inclu-sive a do abajur, do corredor e do banheiro

- Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã

- Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama

- Procure usar colchões confor-táveis e silenciosos

- Tire da cabeceira o telefone celular e relógios

- Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir

- Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono

Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, médica especialista em Endocrinologia e Metabologia.

A depressão é o principal mo-tivo que leva pacientes com HIV a abandonar o tratamento. Um estudo feito pelo Instituto de In-fectologia Emílio Ribas com 201 soropositivos que interrompe-ram a terapia mostrou que 53% falharam na adesão por estarem deprimidos. A falta de tempo para comparecer às consultas e o medo de perder o emprego também apareceram como fatores importantes: 38% alega-ram esses motivos para cessar o acompanhamento médico.

O levantamento envolveu pacientes que abandonaram as consultas por pelo menos seis meses sem justificativas. Com

base nas conclusões do estudo, o Emílio Ribas criou um grupo de adesão semanal. Batizado de Tá Difícil de Engolir? - em referência à quantidade de pí-lulas que alguns dos pacientes têm de tomar diariamente -, o projeto funciona como uma terapia em grupo, na qual cada um relata suas próprias dificul-dades em relação ao tratamento.

O grupo é acompanhado por uma equipe multidisci-plinar composta por assis-tentes sociais e psicólogos.

Ele observa que é bastante comum que o paciente com doença crônica, como o HIV, em determinado momento,

interrompa a terapia. O gru-po de adesão, segundo ele, é apenas uma das estratégias para estimular o paciente, que também deve receber recomen-dações nas consultas de rotina e nos grupos de acolhimento.

Além da depressão e da falta de tempo para comparecer às consultas, outros motivos que também contribuem de forma importante para a falta de adesão são os efeitos colaterais do tratamento, o estigma da doença e a falta de autoestima.

O aspecto simbólico vin-culado às pílulas também está associado à dificulda-de de aderir ao tratamento.

Depressão é principal motivo para paciente com HIV deixar tratamento

“Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: pode afetar todo o organismo a curto, médio e longo prazo ,,

Os artigos com assinatura, publicados nesta página, são de inteira responsabilidade de seus autores

O Atlas da Saúde e do Clima, divulgado no dia 29 de outu-bro, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que no Brasil as temporadas de inundações e de seca geram a curto, médio e longo prazos uma série de doenças. Em 68 páginas, o estudo mostra que as preocupações se concentram no Sul em decorrência das inun-dações e dos deslizamentos de terras, considerados constan-tes, e no Norte devido à seca.

Uma série de problemas de saúde, segundo o estudo, gera-dos pelas mudanças no clima

atingem milhões de brasileiros e provocam surtos epidêmicos de doenças, como diarreia, malária, dengue e meningite. Nas páginas de 27 a 30, o relatório informa que de 2000 a 2010 foram re-gistrados 1.320 casos de inunda-ções. O período apontado como a “pior seca dos últimos 60 anos” foi de 2004 a 2010, na Amazônia.

O estudo revela que as doenças mais comuns causadas pelas alterações climáticas têm relação direta com uma série de fatores, como poluição e infraestrutura local. A maior parte das mortes, segundo o relatório, é entre be-

bês recém-nascidos. Há registros também de elevado número de casos, nem sempre fatais, de pneumonia, diarreia e malária.

Os especialistas advertem ainda para que as pessoas redobrem os cuidados com a exposição ao sol, pois há estudos que demonstram que as elevadas temperaturas e os raios de sol podem causar problemas à saúde. O alerta é para limitar a exposição ao sol, procurar lugares à sombra, usar roupas que protejam, chapéus e óculos. Também é recomen-dado o uso de protetor solar.

Mudanças climáticas causam uma série de doenças no País

A partir da campanha de vacinação de 2013 contra a gripe, o Ministério da Saúde passa a incluir no público-alvo pessoas que têm algumas doenças crônicas não trans-missíveis e outras condições que possam favorecer o sur-gimento de casos graves. O ministério divulgou uma lista determinando em quais ca-sos a vacina é recomendada. As mães até quatro semanas após o parto também terão a vacinação recomendada.

Em 2012, a recomendação durante a campanha foi para que as pessoas nessas con-dições se dirigissem aos 48 centros de Referência de Imu-nobiológicos Especiais (Cries)

existentes no Brasil. Agora, esse grupo vai poder tomar a vacina em qualquer uma das 35 mil salas de vacina do Siste-ma Único de Saúde (SUS), bas-tando apresentar um atestado médico. Cerca de 6 milhões de pessoas devem se benefi-ciar com a descentralização.

O objetivo da campanha de vacinação contra a gripe é proteger os grupos mais vulneráveis, reduzindo os ca-sos graves e óbitos. Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil elegeu como grupos prioritários os idosos, as crian-ças menores de dois anos, as gestantes, os profissionais de saúde, os indígenas, as pessoas

privadas de liberdade e, a par-tir de agora, as mães até quatro semanas após o parto e os por-tadores de doenças crônicas.

A existência de doenças crô-nicas ou de algumas condições prévias são fatores de risco quando associadas com a infec-ção pelo vírus da gripe, situa-ção chamada de comorbidade.

A gripe é diferente do res-friado e de outros quadros respiratórios mais leves. A característica principal da gripe é o aparecimento de febre com temperatura maior que 38 graus Celsius (ºC), sintomas respiratórios (tosse, dor na garganta e outros) e sintomas gerais, como cefa-leia, fadiga e dores no corpo.

Vacinação contra a gripe vai incluir doentes crônicos a partir de 2013

pag 2.indd 1 06/11/2012 09:11:36

Page 3: Caderno Saúde 06.11.2012

Os benefícios da musculação na prevenção de doenças

Musculação não é apenas esculpir o corpo. Na medida

certa, ela faz um bem danado à saúde. Exercícios com pe-sos desempenham um papel importante na manutenção da massa óssea, combate o diabetes, a artrose e doen-ças cardiovasculares. Isso mesmo: musculação é ótima para o coração.

Suar a camisa nos mais diversos aparelhos eleva menos a frequência cardíaca e a pressão sistólica do que as atividades aeróbicas. São esses dois fatores que definem o grau de stress a que o coração é submetido. Quanto mais alto forem, pior.

Na prevenção da osteo-porose, a musculação é uma forte aliada, pois a contração muscular pressiona os os-sos, estimulando a fixação de cálcio e o aumento da densidade óssea.

No combate a Artrose (desgaste das articulações) a musculação auxilia mui-to, músculos fortalecidos propiciam maior estabili-dade à articulação. Com isso, há menor atrito entre os ossos e, consequentemente, menos desgaste.

Os benefícios contra as doenças cardiovasculares são inúmeros, o aumento da musculatura das pernas facilita o retorno do sangue ao coração e diminui o es-forço cardíaco. Exercícios

A Active Academia está aguardando a chegada de sete máquinas novas para

a musculação.

com peso também reduzem a sensibilidade do coração à adrenalina, responsável pela contração das artérias.

A musculação também auxilia no combate ao dia-betes, pois, quanto maior a massa muscular, mais glicose é eliminada pelo organismo. A alta concentração dessa substância no sangue é a cau-sa do diabetes. Como sempre, o melhor está no meio termo. O ideal é que se pratique mus-culação e também atividades aeróbicas, que ajudam a au-mentar a capacidade cardior-respiratória. Os benefícios da prática de atividades físicas são potencializados quando se praticam o ano todo, sem interrupções.

Para isso, a Active Center Academia oferece para você uma megaestrutura para a prática de atividades físi-cas, conta com mais de 500 metros quadrados de área e recentemente adquiriu no-vos equipamentos, e novas esteiras. A academia oferece as modalidades de muscu-lação, power jump, pump e personal trainning. A Ac-tive funciona de segunda a sábado das 6h30 às 22h sem fechar ao meio dia e aos sába-dos das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h e atende pelo fone 3331-1022. A equipe de profissionais da Active Academia espera por você. Faça sua matrícula e ganhe um squeeze.

pag 3.indd 1 06/11/2012 09:12:02

Page 4: Caderno Saúde 06.11.2012

O Espaço Manu Mulher oferece tratamentos estéticos de ponta, muito bem elaborados de acordo com o seu biotipo

Projeto Barriga Zero Manu Mulher: afine a jatoSó de pensar na chegada

do verão já dá arrepios. Se mesmo com a dieta e toda malhação aquelas dobrinhas insistem em permanecer em sua silhueta, é chegada a hora de arregaçar as mangas

e ir em busca de seu ideal. Ostentar o troféu e ter uma cintura fina e sexy só depen-de de você.

Para conquistar as me-didas perfeitas, invista em tratamentos estéticos super

poderosos. Para isso, o Es-paço Manu Mulher oferece sessões de “mimos” para você. Tratamentos estéticos de ponta, muito bem elabo-rados de acordo com cada biotipo, visando sempre a

positividade dos resultados. Tratamentos que ajudam você a modelar suas curvas, firmar sua pele e seu mús-culo, combater a celulite e a gordura localizada.

O consagrado Manthus, que combate celulite e gor-dura localizada, melhora do edema, Radiofrequência Tripolar, que reduz medidas, combate celulite, flacidez in-desejada, promove aumento da síntese de colágeno e mo-dela curvas. Eletrolipólise promove a quebra imediata das células de gordura. En-dermologia para promover a deformação das células de gordura, adipócitos, melho-

rando a circulação, reduzin-do edema. Corrente Russa, mecanismo que melhora o tônus muscular, entre mui-tos outros tratamentos. Co-nheça também o tratamento que reduz até 4cm em duas semanas: o Powersculpting, novidade para você trocar medidas por autoestima.

Agende sua avaliação gra-tuita e tenha um ótimo verão. Atendimento em horário diferenciado, ótimas condi-ções de pagamento.

Espaço Manu Mulher, to-talmente dedicado a você. Rua 14 de Julho, 149, sala 305, Ed. Jamile. Telefone: 55 8138 4438.

Dar ou não dar chupeta ao meu filho?A fase oral é descrita como

a época em que a criança descobre o mundo por

meio da boca. Nesta fase, que dura até os dois anos, todo o desenvolvimento está voltado para a região oral, por isso o seio da mãe funciona também como um conforto emocional, sensação que também pode ser obtida com a chupeta. O objeto deve ser usado ocasionalmente e o hábito deve ser removido, de maneira gradual, até no máximo dois anos de idade. Mesmo com uso regulado, a criança corre riscos de sofrer com os malefícios de chupar chupeta.

Alterações na arcada dentá-ria, mastigação, deglutição, res-piração, fala, articulações, mús-culos da face e deformações nos ossos do rosto são alguns dos problemas relacionados ao uso da chupeta, da mamadeira e do hábito de chupar os dedos. Os efeitos danosos dependem da frequência, duração e da intensidade destes hábitos. O desenvolvimento bucal pode ficar comprometido. A criança pode apresentar respiração bucal, má oclusão dentária, posicionamento incorreto da

O objeto deve ser usado ocasionalmente e o hábito deve ser removido de maneira gradual

língua e enfraquecimento da musculatura facial, o que, por sua vez, aumentam os riscos de distúrbios do sono e outras patologias.

Outro problema de chupetas e mamadeiras é que esses ob-jetos podem incentivar o bebê a deixar de mamar no peito precocemente.

Chupar os dedos também

Duração: usar apenas até o bebê se acalmar ou adormecer. Não recolocar quando o bebê largar a chupeta.

Idade: a sucção passa a ser substituída pela mastigação com o amadurecimento da criança, o que envolve outros músculos, e deverão ser es-timuladas pelos pais. Nesse momento, o uso da chupeta deverá ser interrompido. É recomendado que a criança pare de utilizar a chupeta até os dois anos, quando a fala fica mais desenvolvida.

Tipo: podem variar em for-ma, tamanho e material. A for-ma ideal é anatômica (chupeta ortodôntica), pois se adapta perfeitamente à cavidade bucal da criança e permite um maior contato da língua com o palato durante a deglutição. Sua forma permite também uma melhor pressão dos lábios em virtude de seu formato achatado e bulbo curto. O tamanho deve acompanhar a idade.

Janaína Brum, cirurgiã-den-tista - CRO-RS 16245. Especia-lista em Ortodontia e Apare-lhos Dentários. Rua Barão do Rio Branco, 32 - Clínica Físio e Vida. Telefone 55 3333 2285.

entra na lista dos hábitos pre-judiciais, a força que os dedos exercem contra os dentes pode empurrá-los para frente.

Assim que as alterações fo-rem percebidas, é necessário fazer o acompanhamento com um ortodontista pediátrico ou ortopedista facial. As consultas podem ter início a partir dos três ou quatro anos de idade

ou mesmo antes.

Dicas de uso da chupeta:

Frequência: o uso deverá ser mínimo, sendo indicado só em momentos de stress ou para adormecer, mas não frente a qualquer choro do bebê. Mui-tos adultos a usam por não tolerarem o choro do bebê.

pag 4.indd 1 06/11/2012 09:12:39

Page 5: Caderno Saúde 06.11.2012

Ares Carboxitherapy: novo equipamento de CarboxiterapiaO Ares Carboxitherapy é

novo equipamento de Carboxiterapia.

Bastante utilizado na Me-dicina Estética e Fisioterapia Dermatofuncional, a técnica de Carboxiterapia conta com um equipamento que a torna bastante eficaz. O Ares é um aparelho microcompu-tadorizado que maximiza os efeitos do procedimento por ter vários diferenciais, além de aquecimento do gás (conforto para o paciente), versatilidade, segurança no controle de gás e comodidade na aplicação, entre outros.

De acordo com a fisiotera-peuta da Clinica Farias, Laris-sa Farias da Rosa Pettenon, a Carboxiterapia consiste em aplicações subcutâneas de concentrações controla-das de dióxido de carbono (CO2) medicinal (padrão/grau USP). “Assim, o gás car-bônico é injetado de maneira controlada e a infusão do gás é programada de acordo com os objetivos do tratamento e em função da resistência encon-trada nos tecidos humanos”, explica, acrescentando que se trata de uma terapia rápida, pouco desconfortável e muito eficiente para a maioria dos pacientes.

Dessa maneira, a infusão do CO2 ativa a microcircula-ção local, melhora a nutrição celular e elimina toxinas, es-timula a lipólise (quebra da gordura), reduz o processo inflamatório melhorando a qualidade dos tecidos.

Segundo Larissa, entre os resultados esperados es-tão a redução de edemas, a melhora da nutrição celular e a eliminação das toxinas, a redução da gordura localiza-

A carboxiterapia Ares pode ser indicada para celulite, estrias e gordura localizada

da, a melhora da elasticidade e do tônus da pele (mais lisa e regular), a redução de medi-das e remodelagem corporal.

Assim, de forma geral, a Carboxiterapia Ares pode ser indicada para celulite, estrias, gordura localizada: corporal e facial (redução de medidas, tratamento de papadas), fla-cidez cutânea (melhora do tônus da pele, tornando-a mais lisa e regular), rejuve-nescimento facial (diminui-ção de rugas e profundidade de sulcos), olheiras (clarea-mento e melhora da textura da pele), cicatrizes de acne (melhora as depressões das cicatrizes), pós-operatório de cirurgia plástica (favore-ce a cicatrização), alopecia (queda de cabelos) e psorí-ase (doença autoimune que provoca descamação intensa da pele).

“A técnica pode atuar iso-ladamente ou como um excelente coadjuvante para as terapias convencionais como a utilização dos apa-relhosHECCUS e HOOKE ”, completa a fisioterapeuta.

O procedimento é contra-indicado em gestantes, diabé-ticos, epiléticos, hipertensos descompensados, pacientes imunodepressivos, pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca, respiratória, renal e hepática, pessoas com pro-blemas psicológicas e porta-dores de lúpus eritematoso sistêmico. Cada sessão de car-boxiterapia dura em média 30 minutos. Venha Conhecer a Carboxiterapia. Você vai adorar os resultados.

Os serviços de carboxitera-pia você encontra na Clínica Farias, espaço interdiscipli-nar da área da saúde, que

também oferece tratamentos de fisioterapia dermato-funcional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e odontologia.

Com harmonioso ambiente, a Clínica Farias está prepa-rada para receber seus pa-cientes com tranquilidade e conforto. Rua Paraná, 130. Te-lefones: 55 3333 3095/8131 0875. E-mail: [email protected].

pag 5.indd 1 06/11/2012 09:12:59

Page 6: Caderno Saúde 06.11.2012

Rose de Mer: a última palavra em rejuvenescimento

Os produtos Rose de Mer são importados de Israel e baseados na nova preo-

cupação mundial de qualidade aliada à saúde. Trata-se, basi-camente, de corais triturados do mar vermelho, totalmente natural. É um dos poucos tra-tamentos rejuvenescedores que realmente funciona, e ainda possui um preço absolutamente acessível.

Não sendo tão agressivo e com alto poder de rejuvenescimen-to, o peeling Rose de Mer exige pouco preparo por parte de quem se submete e uma incrível rapidez de regeneração celular.

Indicado para peles maduras, com cicatrizes de acnes, acnes ativas, manchas causadas pelo sol, o peeling é bem menos agressivo, mas não menos eficaz.

Conheça um pouco mais so-bre o tratamento:

A regeneração da pele ocor-re no período de 15 a 30 dias normalmente. Este processo de regeneração diminui ou é interrompido na medida em

que envelhecemos, e isso pode causar uma diminuição na produção de umidade natural da pele.

O Rose de Mer age retirando as células mortas contidas na camada mais superficial da pele, melhorando o viço, repondo os níveis de umidade, aumentando a síntese de colágeno, melho-rando a estrutura da epiderme e devolvendo um aspecto mais jovem.

Por não possuir ácido em sua formulação e por ser uma com-binação de plantas marinhas, minerais e sais, este peeling traz visível melhora para a pele e pode ser utilizado em todas as idades e todos os tipos de pele.

Sua ação se resume no atrito causado pelos corais tritura-dos existentes no produto em contato com a pele. Baseado praticamente no processo de esfoliação, sua aplicação causa microcortes na pele, es-timulando, assim, a produção de colágeno e elastina para se reconstituir. Como nossa pele diminui naturalmente a

produção desses componen-tes após os 25 anos, o Rose de Mer cria artificialmente essa estimulação.

Dois dias após a aplicação dos produtos, a pele descama suavemente, deixando à mos-tra a nova pele. O resultado é quase instantâneo. Sendo pouco agressivas, as sessões podem ser realizadas a cada 20 ou 30 dias, de acordo com a sensibilidade de cada pele.

A associação desse tratamen-to com a manutenção diária em casa irá potencializar o resulta-do final. Tudo isso pode ser feito tranquilamente, dentro de um conhecimento específico dos produtos utilizados pelos clien-tes, das técnicas associadas, da situação da pele a ser tratada e do objetivo a ser alcançado.

Vantagens do Peeling Rose de Mer:

- aceleração dos resultados clínicos conquistados com outros tratamentos de longo prazo contra o envelhecimento cutâneo, acne, sequelas de acne, pequenas cicatrizes, sem o uso de ácidos e agressões mais invasivas da pele;

- preparação da pele para ou-tros procedimentos estéticos;

- minimização de pequenas rugas e estrias (peles que apre-sentam poucas rugas e peque-nas estrias pode ter um efeito tão eficiente que praticamente somem);

- melhora significativa da tex-tura, tônus e da uniformidade da cor da pele. Em casos mais leves, o viço retorna completamente.

A melhora é visível e quase instantânea;

- favorece o aumento de elas-ticidade da pele, prevenindo ou melhorando a flacidez;

- favorece a melhora da circulação periférica na pele, trazendo maior oxigenação e nutrição celular, isso mantém a aparência da pele mais viçosa;

- elimina impurezas super-ficiais, substituindo tempo-rariamente a limpeza de pele tradicional;

- pode ser realizado a cada 3 ou 4 meses para manutenção;

- pode ser feito no verão, des-de que o cliente, se comprometa a não tomar sol.

Em novembro, a clínica Maris-tela Moreira está completando

um ano em seu novo endereço. Para brindar esta data impor-tante, estamos oportunizando às clientes um desconto no Pee-ling Rose De Mer: de R$ 480,00 está por apenas R$299,99 e a hidratação é gratuita.

O verão está chegando, en-tão não perca a oportunidade de começar a nova estação sem manchas no rosto, colo e pescoço. A avaliação é sem compromisso – Atendimento com hora marcada.

Clínica Maristela Moreira – Fazendo Beleza Com Arte e Responsabilidade. Dermati-cista e Cosmetóloga - Rua do Comércio, 344 - Sala 02, Galeria Pochmann, Centro. Telefones: 55 3333 0709/9908 1345.

O peeling Rose de Mer não possui ácido em sua formação, pode ser utilizado em qualquer idade e em qualquer estação do ano, principalmente no verão

A clínica é de propriedade de Maristela Moreira, dermaticista e cosmetóloga

pag 6.indd 1 06/11/2012 09:13:37

Page 7: Caderno Saúde 06.11.2012

Mais Natural é a primeira franquia gaúcha de produtos naturais

O conhecimento da linha e da qualidade dos produtos tem sua fundamentação na empreendedora Sandra Marasca Martini

“A Natureza cria e nós levamos até você.” Com este lema, a

empresária e farmacêutica Sandra Marasca Martini reinaugurou, no dia 12 de outubro, a Loja Vida Natu-ral, agora com o nome Mais Natural, cuja marca passa a ser uma franquia. Segundo a empresária, a Mais Natural é a primeira franquia gaúcha de produtos naturais.

Tudo começou no dia 12 de abril de 2008 quando foi inaugurada a loja Vida Natu-ral na cidade de Três de Maio, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pes-soas da cidade e região, e agregar valor aos grãos pro-duzidos em suas lavouras. “Durante anos estudamos, avaliamos, pesquisamos e nos certificamos de que este era o rumo certo para os nossos sonhos, transformar nossa loja em uma franquia”, avalia Sandra.

Sandra conta que a inicia-tiva de tornar o empreen-dimento em uma franquia surgiu quando pessoas de

prietários. O conhecimento da linha e da qualidade dos produtos por toda a equipe tem sua fundamentação na empreendedora Sandra Marasca Martini, bacharel em Farmácia, produtora rural, filha de produtores rurais e comerciante vare-jista de produtos naturais e medicamentos com longa experiência. A necessidade de agregar valor aos grãos desde seu cultivo, proces-samento e consumo a levou a realizar investimentos na área da alimentação e quali-dade de vida, sendo hoje um dos principais diferenciais na atração de clientes para o varejo na área.

Muitos dos produtos ofere-cidos pela Mais Natural são produzidos na propriedade rural da família, como soja, linhaça, aveia, trigo, girassol, entre outros. “Desta forma, eu posso colocar na mesa do consumidor grãos que eu garanto a qualidade e pro-

outras cidades e até de outros estados demonstra-vam interesse pela loja. “As pessoas me procuravam e pediam para que eu abrisse lojas em outros municípios, ou pediam sugestões de como fazer para abrir uma loja neste ramo. Diante de tantas indagações, surgiu a ideia de criar uma franquia. Após um projeto de pesquisa de mercado, desenvolvimen-to de produtos, análises de viabilidade técnica, eco-nômica, mercadológica e financeira e estruturação do negócio, agora, passamos a atuar comercialmente como franqueadora identificada com a marca Mais Natural devidamente registrada no INPI”.

Com a criação da loja, sur-giu a necessidade de levar alimentos com valor nutri-cional melhorado, qualidade e garantia de produtos dife-renciados, além de informa-ções seguras ao consumidor. Encomendando outras pes-quisas, foram identificadas necessidades, desejos e ca-

racterísticas do consumidor de alimentos naturais. Os resultados das pesquisas deram mais segurança para as decisões da franqueadora que passou a estruturar uma distribuidora como forma de possibilitar às suas franque-adas a compra de produtos em escala, fracionando em diferentes volumes e assim, proporcionando acesso aos produtos a custos de aquisi-ção mais acessíveis, prazos de entregas e custos de fretes menores, garantindo mais competitividade.

A partir das necessidades identificadas nas pesquisas com lojistas e consumido-res, a empresa passou a industrializar produtos com marca e patentes próprias. O processo de produção é certificado pelo Programa BPF (Boas Práticas de Fabri-cação), além do uso de maté-ria-prima de alta qualidade, sendo muitas delas oriundas de cultivo em terras dos pro-

cedência. E isto, para mim, é muito importante”.

A propriedade está loca-lizada em Esquina Araújo, Independência, onde está instalada a estrutura de recebimento, seleção e be-neficiamento dos grãos. Já o processo de fracionamento é feito na indústria instalada na Avenida Santa Rosa, em Três de Maio, onde os grãos já saem em embalagens próprias, identificadas com a marca Mais Natural.

Para a empresária, este é o diferencial da nova franquia. “Percebi a necessidade de agregar valor aos grãos des-de o cultivo, processamento até o consumo. Estou unin-do vários fatores em um só negócio, além de investir na área da alimentação e qua-lidade de vida das pessoas.

O s f r a n q u e a d o s - A Mais Natural oferece ao franqueado, a partir da licença do uso da marca, a s s e s s o r i a t é c n i c a , p ro je to a rq u i te tô n i c o , treinamento operacional, apoio logístico, software específico, treinamento a o s c o l a b o r a d o r e s , material de identidade v i s u a l , l a y o u t i n t e r n o e externo e super visão geral. Conta também com um mix de produtos de m a r c a p r ó p r i a e u m a distribuidora.

Sua meta é atingir 60 lojas no Estado dentro do prazo de 10 anos.

Q u e m q u i s e r s e r u m f r a n q u e a d o d a M a i s Natural pode entrar em contato pelo fone (55) 3535-3772 ou pelo site www.maisnatural.ind.br

A partir das necessidades identificadas em pesquisas, a empresa passou a industrializar produtos com marca e patentes próprias

pag 7.indd 1 06/11/2012 09:14:06

Page 8: Caderno Saúde 06.11.2012

Terça-feira, 6 de novembro de 2012

Reabilitação total com implantes dentários

Perder toda a dentição afeta a qualidade de vida da pessoa e prejudica a autoestima. A masti-gação, que é oferecida por uma dentadura, na

maioria das vezes é ruim e a estética também.A prótese tipo protocolo Bränemark consiste na

reabilitação total de pacientes que perderam seus dentes há muitos anos e que possuem sua parte óssea prejudicada.

O tratamento é caracterizado em duas etapas, ci-rúrgica e protética. Com os avanços alcançados pela odontologia é possível realizar a implantação em 72 horas.

Primeiramente, são instalados quatro, cinco ou seis implantes que servem como sustentação para uma prótese fixa. Sobre esses implantes, os pilares são parafusados e em cima deles, a prótese, que é feita a partir de uma barra metálica onde os dentes são fixados. Portanto, o paciente, que antes tinha que usar uma prótese total ( dentadura) passa para uma situação na qual ele terá todos os seus dentes fixos.

Com a prótese tipo protocolo, os pacientes que têm vergonha de seu sorriso ou problemas com a autoesti-ma, por causa da perda de seus dentes, podem voltar a sorrir normalmente, já que a capacidade fonética, a mastigação, a deglutição melhoram, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Dra Adriana Pedrazzi, cirurgiã-dentista e Dr Marcus Lisboa, especialista em implantodontia.

1

2

3

4

Antes do procedimento: não existem dentes na arcada. A estabilidade de pró-teses comuns é insatisfatória. O dentista e o paciente decidem juntos o plano de tratamento.

Instalando os implantes: o primeiro passo é instalar os implantes para repor as raízes perdidas. Nesse caso, cinco implantes foram usados. Dentes temporários podem ser fixados aos implantes.

Instalando a prótese: a prótese final é instalada aos implantes.

Resultado final: os novos dentes devem ter uma estética muito próxima de dentes naturais e permitem que você mastigue normalmente todos os tipos de alimento. Pacientes que recebem este tipo de prótese normalmente ficam muito satisfeitos.

Dores que não devem ser menosprezadas

Quem nunca se automedi-cou por causa de uma dor? É corriqueiro achar que ela é um mal passageiro, entupir-se de analgésico e esperar até ela se tornar insuportável para ir ao médico. Estudos indicam que 64% dos brasileiros tentam se livrar da sensação dolorosa sem procurar ajuda.

Dor de cabeça: Dos 10 aos 50 anos, ela geralmente é causa-da por alterações na visão ou nos hormônios — esta, mais comum entre as mulheres. E esses são justamente os casos em que a automedicação au-menta o tormento.

Dor de garganta:Costuma ser causada pela amigdalite de ori-gem bacteriana ou viral. Se ela parece nunca ir embora, abra

os olhos: certos tumores no pescoço também incomodam e podem ser confundidos, pelos leigos, como simples infecções.

Dor nas pernas

Muita gente não hesita em culpar as varizes — às vezes injustamente. Uma artrose, por exemplo, provoca fortes dores nos pés e nos joelhos. Se não for tratada, piora até um ponto quase sem retorno. Sem contar doenças como hipotireoidismo e diabete, que afetam a circulação nos membros.

Dor abdominal: Uma dica: o importante é saber onde começa. Uma inflamação da vesícula biliar começa no lado

direito da barriga, mas tende a se irradiar para as costas e os ombros. Contar esse trajeto ao médico faz diferença.

Ajude o médico a descobrir a verdadeira causa de suas dores:

Puxe pela memória o dia, semana ou mês em que sua dor deu as caras e identifique a frequência com que ela apa-rece — se é diária, quantas vezes por dia se manifesta e quanto tempo costuma durar.

Aponte os lugares do corpo em que a dor ocorre. Se for difícil especificar um ponto, mostre a região afetada. Ex-plique também se ela começa em um lugar e, dali, se irradia para outros.

Descreva a sensação — quei-ma? Dá pontadas ou agulha-das? Formigamento? No lugar onde dói, você sente um aperto ou pressão? Acredite: para os ouvidos dos especialistas, esse tipo de informação vale ouro.

Dê uma nota de 1 a 10 à sua dor, comparando-a a outras que você já sentiu. Avalie o

grau e não deixe de contar ao especialista se teve febre, per-da de apetite ou falta de sono depois que a dor apareceu.

O que fez para diminuir a dor? Relate se uma bolsa de água quente ajudou. E preste atenção no seu corpo para dizer o que parece piorar a sensação dolorosa.

pag 8.indd 1 06/11/2012 09:14:47