Brasil de Fato RJ - 149

16
Esportes | pág. 16 RIO DE JANEIRO Ano 3 | edição 149 21 a 24 de janeiro de 2016 distribuição gratuita Cultura | pág. 12 Tomaz Siva/ABr Flamengo jogará nesta quinta TV Globo não vai transmitir apresentação de escolas tradicionais Emissora se recusa a exibir desfiles para mostrar Big Brother Brasil Time passará por primeiro teste do ano em amistoso contra Ceará Riotur Gilvan de Souza/Flamengo Samarco sabia de risco desde 2013 Riqueza de 1% da população mundial supera a dos 99% De acordo com a pesquisa da ONG britânica Oxfam, 73 milhões de pessoas têm mais riquezas do que os outros 7 bilhões e 200 milhões de seres humanos. Outro dado revelador é que apenas 62 multimilionários são mais ricos do que a metade mais pobre da população mundial. Editorial e Mundo | págs. 2 e 8 Geral | pág. 3 28 famílias ocuparam um antigo prédio do INSS no bairro do Santo Cristo. Elas reivindicam, ao lado de movimentos sociais, que o edifício seja transformado em moradia popular. Cidades | pág. 5 Documentos revelaram que, para manter lucros, empresa foi omissa

description

 

Transcript of Brasil de Fato RJ - 149

Page 1: Brasil de Fato RJ - 149

Esportes | pág. 16

RIO DE JANEIRO

Ano 3 | edição 149

21 a 24 de janeiro de 2016 distribuição gratuita

Cultura | pág. 12

Tomaz Siva/ABr

Flamengo jogará nesta quinta

TV Globo não vai transmitir apresentação de escolas tradicionaisEmissora se recusa a exibir desfiles para mostrar Big Brother Brasil

Time passará por primeiro teste do ano em amistoso contra Ceará

Riotur

Gilv

an d

e So

uza/

Flam

engo

Samarco sabia de risco desde 2013

Riqueza de 1% da população mundial supera a dos 99%De acordo com a pesquisa da ONG britânica Oxfam, 73 milhões de pessoas têm mais riquezas do que os outros 7 bilhões e 200 milhões de seres humanos. Outro dado revelador é que apenas 62 multimilionários são mais ricos do que a metade mais pobre da população mundial.

Editorial e Mundo | págs. 2 e 8

Geral | pág. 3

28 famílias ocuparam um antigo prédio do INSS no bairro do Santo Cristo. Elas reivindicam, ao lado de movimentos sociais, que o edifício seja transformado em moradia popular.

Cidades | pág. 5

Documentos revelaram que, para manter lucros, empresa foi omissa

Page 2: Brasil de Fato RJ - 149

EXPEDIENTE

Desde 1º de maio de 2013

O jornal Brasil de Fato circula semanalmente em todo o país e agora com edições regionais em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O Brasil de Fato RJ circula todas as segundas e quintas-feiras. Queremos contribuir no debate de ideias e na análise dos fatos do ponto de vista da necessidade de mudanças sociais.

CONSELHO EDITORIAL:Alexania Rossato,Antonio Neiva (in memoriam), Joaquín Piñero, Kleybson Andrade, Mario Au-gusto Jakobskind, Nicolle Berti, Rodrigo Marcelino, Vito Giannotti (in memoriam)

EDIÇÃO:Vivian Virissimo (MTb 13.344)

SUB-EDIÇÃO:Fania Rodrigues

REPORTAGEM:André Vieira, Bruno Porpetta e Pedro Rafael Vilela

REVISÃO: Sheila Jacob

COLUNA SINDICAL: Claudia Santiago

FOTÓGRAFO: Stefano Figalo

ESTAGIÁRIO: Victor Ohana

ADMINISTRAÇÃO: Carla Guindani

DISTRIBUIÇÃO: Kleybson Andrade

DIAGRAMAÇÃO: Juliana Braga

TIRAGEM MENSAL: 200 mil exemplares

(21) 4062 [email protected]

EDITORIAL

Quinta-feira, 21 de janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

º C | F28Pancada de chuva

PREVISÃO DO TEMPO

Font

e: G

oogl

e

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o

mundo tem hoje aproxima-damente 7,3 bilhões de se-res humanos. A previsão é de que, no ano de 2100, sejamos mais de 11 bilhões.

O Fundo Monetário In-ternacional (FMI) e o Ban-co Mundial (BIRD) estimam que o Produto Interno Bru-to (PIB, ou seja, a soma de to-das as riquezas produzidas) do mundo gire em torno de 75 ou 79 trilhões de dólares americanos.

Uma conta rápida mostra que, se pegássemos a soma do PIB mundial e dividísse-mos pelo número de habi-tantes do planeta, cada pes-soa teria uma renda anual de pouco mais de 10 mil dólares. Ou seja, viveríamos em mé-dia com R$ 40 mil por ano.

Claro que isso implicaria que não houvesse diferenças no acesso à riqueza. Mas isso não corresponde à realidade.

UM VALE MAIS DO QUE CEMUma Organização Não-Go-vernamental (ONG) britâni-ca, a Oxfam, publicou uma pesquisa baseada em dados de um relatório de um banco

Assim caminha a humanidade:

até quando?

As consequências disso você conhece no seu dia a dia: ônibus, trem, barca e metrô cada vez mais lotados, enquanto alguns se locomovem de helicópteromais rico do que 3 bilhões e

650 milhões de pessoas.Essa gigantesca desigual-

dade econômica é produto do perfeito funcionamento do capitalismo, que concen-tra cada vez mais riqueza de um lado e pobreza do outro.

TRATA-SE DA VIDA DAS PESSOASAs consequências disso você conhece no seu dia a dia: ôni-bus, trem, barca e metrô cada vez mais lotados, enquanto

suíço. De acordo com a pes-quisa, 1% da população mun-dial tem mais riquezas do que os outros 99%. Isso signifi-ca que 73 milhões de pessoas têm mais riquezas do que os outros 7 bilhões e 200 milhões de seres humanos.

A coisa é ainda mais séria: apenas 62 multimilionários são mais ricos do que a meta-de mais pobre da população mundial. É como se um ôni-bus lotado com os maiores bilionários do planeta fosse

alguns se locomovem de heli-cóptero; a passagem cada vez mais cara, enquanto as con-cessionárias de transporte não precisam pagar tributos; o salário esticado para che-gar ao final do mês, enquan-to outros torram dinheiro em coisas desnecessárias; a casa própria, a saúde e a educa-

28° 21° 28° 22° 28° 22° 30° 23°

qui sex sab dom

2326

27 28

ção de qualidade ficam cada vez mais distantes da realida-de do pobre, enquanto os ri-cos viajam várias vezes por ano para a Europa, para os Es-tados Unidos ou, quem sabe, trocam de barco anualmente.

Para onde esse caminho le-vará 99% da humanidade? Que futuro terão mais de 7 bi-lhões de pessoas se prosse-guirmos nessa direção?

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 20162 | Editorial

Page 3: Brasil de Fato RJ - 149

Alexandre Conceição, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem

Terra (MST), ao avaliar que governo virou as costas para o campo.

Vigilância sanitária em greve

A greve dos servidores da Vigilância Santinária estadual já entrou na ter-ceira semana. As causas da paralisação, iniciada no dia 4 de janeiro, seriam o parcelamento da segunda parte do décimo terceiro salário, o novo calendário de pagamentos e a falta de um plano de cargos e sa-lários para a categoria. Os trabalhadores também rei-vindicam melhores condi-ções de trabalho.

SINDICALpor Claudia Santiago

Antonio Cruz/Abr

Divulgação

Mais um trecho da orla oceânica do Rio de Janeiro já pode ser percorrido com se-gurança pelos ciclistas. Após quase dois anos de obras e R$ 44,7 milhões de investimen-to, o prefeito Eduardo Paes fi-nalmente entregou à popula-ção a ciclovia da Avenida Nie-meyer, ligando os bairros do Leblon e São Conrado, na zo-na sul. A extensão do trecho é de 3,9 km. Quem passeia pe-lo local pode conferir ainda uma bela vista para o mar.

A cantora Beth Carva-lho mandou bem ao vol-tar a desfilar na Manguei-ra, após quatro anos longe da escola. De acordo com a sambista, o retorno só de-morou porque sua saúde a impedia. Beth aparecerá na Sapucaí em destaque: senta-da na segunda alegoria, com medidas feitas especialmen-te para a estrela.

A mineradora Samar-co mandou mal por saber desde 2013 que a barragem corria risco, como compro-va documento divulgado pelo Fantástico. Além disso, a empresa teve autorização para as obras, mesmo sem estudos essenciais para a construção da barragem.

mandoumal

mandoubem

CARNAVAL O Rio já está na folia. Durante quase um mês, cariocas e turistas podem aproveitar os 505 blocos distribuídos pela cidade. O calendário começou dia 16. Você pode acessar a lista de blocos em www.rio.rj.gov.br/ web/riotur

FRASE DA SEMANA

De carona em um triciclo elétrico, já que se recupera de um acidente no pé, Paes per-correu a pista construída so-bre o costão rochoso da Nie-meyer e batizada de Ciclovia Tim Maia, numa homena-gem ao cantor e compositor, falecido em 1998, que enalte-ceu a orla carioca em sua mú-sica Do Leme ao Pontal.

A construção deve atender até 70 mil pessoas por dia. Essa é apenas a primeira fase do Complexo Cicloviário Tim

Tata Barreto/Riotur

Tom

az S

ilva/

Agên

cia

Bras

il

Desconto no contracheque

A contribuição sindical obrigatória dos servidores da Prefeitura do Rio será realizada via desconto no contracheque, no paga-mento concluído no dia 3 de março. Se o funcioná-rio pretende obter isenção, deverá apresentar uma cópia do Comprovante de Quitação da Contribuição Sindical ao seu órgão de lotação, até 5 de fevereiro.

Elza

Fiu

za

Divulgação

Rio inaugura trecho da ciclovia ao longo do costão da Av. Niemeyer

“2015 entra pra história como o ano que não existiu para a Reforma Agrária”

Maia, que ligará o Leblon à Barra da Tijuca. O prefei-to avalia que o trecho que vai de São Conrado até a Barra deve ficar pronto em abril deste ano.

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2016 Geral l 3

Page 4: Brasil de Fato RJ - 149
Page 5: Brasil de Fato RJ - 149

28 famílias ocuparam, na última sexta-feira (15), um

prédio do Instituto Nacio-nal do Seguro Social (INSS), no bairro do Santo Cristo, na zona portuária do Rio. O lugar estava abandonado há mais de 10 anos. Em visita à ocu-pação nesta semana, um re-presentante do governo fede-ral confirmou que o local será destinado a moradia popular.

“O governo tem o com-promisso de diminuir a fal-ta de habitações que temos no país. Viemos aqui reafir-mar esse compromisso e evi-tar que os conflitos habita-cionais levem à violação dos direitos humanos, através de reintegração de posse com força policial”, disse Eduar-do Valdoski, da Secretaria de Movimentos Urbanos, ligada à Presidência da República.

Segundo o último dado atualizado, há 367 mil imóveis abandonados na cidade do Rio. A maioria na região cen-tral. E a estimativa é que há cerca de 220 mil famílias sem casa na capital. Essas informa-ções são do Censo de 2010.

INTERESSE SOCIALO prédio no Santo Cristo já havia sido declarado “local de interesse social” em 2006 pelo Ministério das Cidades.

Fania Rodriguesdo Rio de Janeiro (RJ)

uma reforma. Até hoje, por ser uma obra pequena e de baixo custo, nenhuma empreitei-ra se candidatou para fazer os reparos no edifício.

Justamente para pressio-nar o governo federal, a Cen-tral dos Movimentos Popula-res (CMP), o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Fa-velas (MLB), o Movimen-to dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União Nacional de Moradia Popular (UMP) e o Fórum de Juventu-

des de Favelas do RJ organi-zaram essa ocupação urbana.

Na visita à ocupação, Val-doski mencionou que as fa-mílias precisam deixar o lo-cal para a reforma do edifício. A coordenação da ocupação já afirmou que as famílias não vão sair do prédio e es-peram uma negociação.

Na segunda-feira (18), os advogados do INSS entraram na Justiça com um pedido de reintegração de posse. Até o fechamento dessa edição ainda não tinha sido julgado.

MORADIA DIGNAUma das ocupantes é Bren-da Lopes Barbosa, de 22 anos,

HOMENAGEMA ocupação foi batizada de Vito Giannotti, em homena-gem ao militante sindical e co-municador popular que fa-leceu em julho de 2015. Em visita à ocupação, sua esposa e companheira de militância, Claudia Santiago, disse estar feliz com a justa homenagem. “Vivemos um momento na cidade em que os pobres fo-ram tirados dos centros e leva-dos para locais distantes, onde têm dificuldade inclusive de conseguir emprego. É muito importante ocupar e destinar esses espaços para a moradia popular”, ressaltou Claudia.

Vivemos um momento na cidade em que os pobres foram tirados dos centrosClaudia Santiago

Fotos: Tomaz Silva/ABr

que atualmente está desem-pregada. Ela é a mais velha de oito irmãos e divide com os pais a responsabilidade de ga-rantir uma vida melhor para a família. Eles já moraram em outra ocupação, também no Santo Cristo, por mais de sete anos.

O principal problema é o lu-gar não adequado para mora-dia. “Quando chove enche de água e esgoto. Essa semana cortei o pé em um caco de vi-dro. Com as chuvas a água su-biu muito e não dava para ver o chão. O que queremos é só um lugar para viver em paz, seguros, que não molha e que não tenha insetos. Só isso”.

Ocupação no Santo Cristo pressiona por moradia popularPrédio já é considerado de “interesse social” desde 2006

Ou seja, há dez anos o prédio já poderia ter sido destinado a projetos de moradia popu-lar com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Para transformar este edifí-cio comercial em residencial, o prédio precisaria passar por

Movimentos sociais ocupam edifício

abandonado do INSS

Giannotti dá nome à ocupação

Arquivo

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2016 Cidades l 5

Page 6: Brasil de Fato RJ - 149

Aline Leal da Agência Brasil

Cada vez mais conhecido pelas brasileiras, o cole-

tor menstrual, também cha-mado de copinho, tem sido usado como alternativa eco-logicamente correta ao uso de absorventes e também para as mulheres que têm al-gum tipo de alergia. O pro-duto não é novo, existe pelo menos desde os anos 1960, é feito de silicone medicinal, custa em média R$ 100 e há fabricantes que indicam uma duração de até 10 anos.

O copinho é introduzido na vagina para coletar o sangue da menstruação. A ginecolo-gista Joziani Beghini, do Am-bulatório de Infecções Geni-tais da Unicamp, aconselha que a mulher esvazie o coletor e o higienize com sabão neu-tro a cada quatro horas e que “nunca permaneça por mais de oito horas com ele introdu-zido, mesmo que o fluxo seja pequeno”. Antes de usar o pro-duto e depois do ciclo, a gine-cologista recomenda que ele seja fervido por cinco minutos.

DICASA especialista também acon-selha que a mulher não durma

Coletor menstrual é alternativa ecologicamente correta ao absorventeProduto custa em média R$ 100 e há fabricantes que indicam uma duração de até 10 anos

um meio de fácil proliferação de bactérias e por isso não é re-comendado que se deixe san-gue parado dentro do corpo

por muito tempo. Joziani tam-bém alerta que não se deve utilizar o coletor menstrual para coletar o sangramento que permanece após o parto e nem para conter corrimentos ou outras secreções vaginais.

A ilustrado-ra Juliana Del Lama usa o co-pinho há três anos e hoje indica para as amigas. “É li-bertador de várias formas. Por não ter contato com algodão e ou-tras substâncias, por não produzir lixo, por não provo-car calor que o absor-vente provoca”, diz.

SILICONE MEDICINALPara Joziani, o coletor menstrual não é nem me-lhor nem pior que os absor-ventes tradicionais, internos

ou externos. Ele é apenas mais uma alternativa para mulheres saudáveis. Porém, ela destaca que, por ser fei-to de silicone medicinal hi-poalergênico, as mulheres

que têm alergias podem se sentir melhor com ele do que com o tradicional, que es-quenta muito a região. Para as mulheres que têm problemas ginecológicos, como infecções recorrentes, a especialista re-comenda que procurem uma indicação médica específica.

Já com relação a mulhe-res que nunca tiveram rela-ção sexual, Joziani diz que, se o conceito de virgindade é a manutenção do hímen, o uso dos coletores não é in-dicada, já que a introdução do produto pode romper a membrana. ”Por outro lado, isso não é uma regra, e en-tendemos que o conceito de virgindade é diferente para cada mulher”, ponderou.

Produto não é novo, existe pelo menos desde

os anos 1960

É libertador de várias formas. Por não ter con-tato com algodão e outras subs-tâncias, por não produzir lixo, por não provocar ca-lor que o absor-vente provocaJuliana Del Lama, ilustradora

usando o coletor e nem com outro tipo de absorvente inter-no. Ela explica que o sangue é

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 20166 | Geral

Page 7: Brasil de Fato RJ - 149

EDUCAÇÃO Segunda fase da matrícula 2016 da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro serão realizadas entre os dias 21 e 26 de janeiro. Mais informações na página www.matriculafacil.rj.gov.br.

Dez postos de vistoria do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) foram fecha-dos na segunda-feira (18) por causa de uma paralisa-ção de funcionários da em-presa terceirizada Prol, que presta serviço para o órgão. Os empregados alegam fal-ta de pagamento.

Ficaram sem atendimento postos da capital fluminen-se – Largo do Machado, Bar-ra da Tijuca, Estácio – e do

Trabalhadores também pedem plano de carreira na saúde

Servidores do município do Rio de Janeiro aprovei-

taram na segunda-feira (18) a participação do prefeito Eduar-do Paes em cerimônia religio-sa, no jardim do prédio-sede da prefeitura, no centro, para pro-testar por melhores condições de trabalho e contra a admi-nistração de hospitais públicos por Organizações Sociais (OS). Segundo os servidores, a con-tratação das OSs, além de não melhorar o atendimento, é fon-te de corrupção e de disparida-de entre os profissionais.

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Si-sep-Rio) afirmou que a gestão privada dos hospitais gera um déficit para o fundo de previ-dência privada complementar, o Previ-Rio, já que os contrata-dos pelas organizações sociais não participam das contribui-ções. Hoje, nas contas do sindi-cato, há 1,4 servidor na ativa para cada aposentado. A re-lação já foi de 3 para 1.

“Os servidores da saúde sa-

bem que a contratação por OS, sem concurso, leva o Previ-Rio ao fiasco”, garantiu o presiden-te Frederico Sanches. Ele dis-se que há déficit no sistema e defende um plano de carreiras que melhore a remuneração dos funcionários.

Durante a chegada da ima-

Fotos: Tânia Rêgo/ABr

Agência Brasil

interior do estado – Paracam-bi, Petrópolis, Resende, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Volta Re-donda e Paraíba do Sul.

Em nota, o Detran infor-mou que o pagamento da empresa terceirizada está em dia e que está em contato com a Prol para que o salário dos funcionários seja pago o mais rápido possível.

O Detran não informou quan-tos atendimentos deixaram de ser realizados por conta do fechamento dos postos.

Paralisação de terceirizados fecha dez postos do Detran

Servidor do Rio cobra de Paes melhores condições de trabalho

gem de São Sebastião, pa-droeiro do Rio, os servidores gritaram “falta saúde”, “falta zoológico” e “Maria da Penha nele”. Um dos principais se-cretários de Paes, Pedro Paulo, presente à celebração, admitiu ter agredido a ex-esposa “em momento de descontrole”.

da Agência Brasil

Alessandra Coelho/PMRJ

Servidores do município do Rio protestam contra corte de recursos

Após mais de quatro meses em greve, os mé-dicos peritos do Instituto Nacional do Seguro So-cial (INSS) devem voltar ao trabalho na próxima se-gunda-feira (25). A greve começou no dia 4 de se-tembro do ano passado. Mais de 1,3 milhão de pe-rícias deixaram de ser fei-tas no período da greve.

Peritos do INSS voltam ao trabalho

O presidente da Associa-ção Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o esta-do de greve e que os profis-sionais farão apenas o aten-dimento àqueles que ainda não se submeteram à perí-cia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descar-tadas novas paralisações.

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2016 Cidades l 7

Page 8: Brasil de Fato RJ - 149

Riqueza de 1% da população supera a de 99%A riqueza acumulada por

1% da população mun-dial, os mais ricos, superou a dos 99% restantes em 2015, um ano mais cedo do que se previa, informou nesta sema-na a Organização Não Gover-namental (ONG) Oxfam, a dois dias do Fórum Econômi-co Mundial de Davos, na Suíça.

Para mostrar o aumento da desigualdade nos últimos anos, a organização estima que “62 pessoas têm tanto capital como a metade mais pobre da população mundial”. Há

Fotos Públicas

Stefano Figalo / Brasil de Fato

Divulgação

Div

ulga

ção

EBOLA O governo de Serra Leoa anunciou que 109 pessoas foram postas em quarentena na sequência da confirmação de um novo caso de Ebola no país. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou na sexta-feira (15) a morte de uma estudante de 22 anos em Serra Leoa com Ebola, um dia depois de ter anunciado o fim da epidemia na África Ocidental.

O preço do barril de pe-tróleo Brent na Ásia caiu nesta semana para um va-lor abaixo dos US$ 28, o que não acontecia desde 2003. A queda do preço ocorreu no fim de semana, depois de terem sido suspensas as sanções internacionais ao Irã, que pode voltar a ex-portar petróleo. Há o temor de um excesso de oferta.

Prejudicial para os países exportadores, a queda de preço, no entanto, beneficia consumidores, países im-portantes e empresas muito dependentes de combus-tíveis, como as transporta-doras aéreas. (Lusa)

Suécia pede que Equador interrogue Assange

PETRÓLEO

Preço do barril na Ásia cai

A promotoria sueca infor-mou, na última semana, que solicitou ao Equador permis-são para interrogar na sua em-baixada, em Londres, o fun-dador do site Wikileaks, Julian Assange sobre as acusações de estupro que pesam sobre ele. A justiça sueca quer interrogar Assange pela denúncia de es-tupro, um crime que ele nega.

Pesquisa de ONG denuncia concentração de renda

Assange, com ordem de pri-são europeia, se recusa a vol-tar para a Suécia por medo de ser extraditado para os Esta-dos Unidos, onde foi censura-da a publicação do Wikileaks, em 2010, de 500.000 docu-mentos sigilosos sobre Iraque e Afeganistão, assim como 250.000 comunicações diplo-máticas. (Agência Andes)

Assange divulgou dados secretos da

inteligência dos Estados Unidos

cinco anos, era a riqueza de 388 pessoas que estava equi-parada a essa metade.

No Fórum Econômico Mun-dial de Davos vão se encontrar os líderes políticos e represen-tantes das empresas mais in-fluentes do mundo. Segundo a ONG, “desde o início do século 21 a metade mais pobre da hu-manidade se beneficia de me-nos de 1% do aumento total da riqueza mundial, enquanto a parcela de 1% dos mais ricos partilhou metade do mesmo aumento”. (Agência Lusa)

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 20168 | Mundo

Page 9: Brasil de Fato RJ - 149

Número de negros em universidades cresceu 230%

Marcelo Camargo/ABr As inscrições para o Pro-grama Universidade para Todos (ProUni), no primei-ro semestre de 2016, já es-tão abertas, exclusivamen-te na internet. Os estudantes têm até as 23h59 do dia 22 de janeiro para se inscre-ver e concorrer a uma bol-sa de estudo em cursos de instituições privadas de en-sino superior. Nesta edição, o ProUni vai ofertar 203.602 bolsas para 30.931 cursos.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter partici-pado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter tirado nota 0 na redação. Apenas estu-dantes que não tenham di-ploma de curso superior podem concorrer às vagas.

As empresas Samar-co, Vale e BHP (controlado-ras da Samarco) pretendem cumprir a decisão judicial de recuperar a Bacia do Rio Doce mediante acordo com a União e os governos de Mi-nas Gerais e Espírito Santo. Após o rompimento da bar-ragem em Mariana (MG), em novembro, os governos estaduais e federal entraram na Justiça com uma ação ci-vil pública pedindo indeni-zação de pelo menos R$ 20 bilhões pelos danos.

EDUCAÇÃO

Inscrições para o ProUni estão abertas

RIO DOCE

Samarco, Vale e BHP aceitam acordo judicial

Levantamento também mostra que salários variam de acordo com a cor da pele

Mais da metade da popu-lação brasileira se auto-

declarou negra, preta ou par-da no censo realizado pelo IBGE em 2010. Mas apenas 26 em cada 100 alunos das uni-versidades do país são ne-gros. Apesar de ainda muito inferior, o acesso da popula-ção negra ao ensino superior aumentou 232% na compara-ção entre 2000 e 2010. Os da-dos constam no infográfico Retrato dos Negros no Brasil feito pela Rede Angola.

tanto, os dados apontam o gargalo ainda existente: de cada cem formados, menos de três, ou 2,66%, são pretos, pardos ou negros.

Outro aspecto apontado pelo site angolano é que, para cada R$100 reais ganhos por um branco, um homem ne-gro, com a mesma formação e na mesma função, recebe R$57,40. No caso de uma mu-lher negra, o salário cai para R$38,50. (Rede Angola)

O aumento no acesso à for-mação universitária reflete as políticas afirmativas coloca-das em prática nos últimos anos, em resposta às reivin-dicações históricas do movi-mento negro no país. No en-

Div

ulga

ção

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2016 Brasil l 9

Page 10: Brasil de Fato RJ - 149

O Brasil de Fato RJ termina hoje sua série sobre o en-

redo das escolas de samba do Rio de Janeiro. Após falar so-bre as agremiações do grupo de acesso que desfilarão no primeiro dia de carnaval da Sapucaí, mostramos agora as sete escolas que vão arrasar no Sábado do Zé Pereira na avenida, dia 06 de fevereiro.

CURICICADiretamente da zona oeste do Rio vem a União do Par-que Curicica, escola que vem

A Sapucaí vai ferver no sábado de carnavalEscolas do grupo de acesso fazem uma disputa emocionante na avenida

André Vieirado Rio de Janeiro (RJ)

para a avenida este ano fa-zer uma homenagem a uma antiga tradição brasileira: o mamulengo, bonecos queri-dos que estão presentes por todo o país, mas com forte influência no nordeste bra-sileiro. Com o enrendo “Co-rações Mamulengos”, a agre-miação será a primeira a se apresentar no sábado (6).

PARAÍSO DO TUIUTIDo bairro de São Cristovão vem o enredo “A farra do boi” defendido pela escola Paraí-so do Tuiuti. Segunda escola a passar pela Sapucaí no sába-do, dia seis de fevereiro, a agre-miação traz a vida do povo do sertão nordestino na letra, tra-zendo a marca cearense de Padre Cícero, Mestre Vitalino e a lembrança das cidades de Juazeiro do Norte e Crato.

Fotos: Riotur

INOCENTESTerceira escola de samba a se apresentar no Sábado do Zé Pereira, a Inocentes de Bel-ford Roxo faz uma homena-gem ao diretor alagoano Cacá Diegues e seus diver-sos personagens. De Bye Bye Brasil, importante filme do fi-nal da década de 1970, passa pelas inesquecíveis histórias de Tieta do Agreste e Xica da Silva. A Inocentes promen-te invadir a avenida com o melhor do cinema brasilei-ro com o enredo “Cacá Die-gues: retratos de um Brasil em cena!”.

IMPÉRIO SERRANOA gigante da serrinha, a tra-dicionalíssima Império Ser-rano traz para a avenida uma linda homenagem ao com-positor Silas de Oliveira, jus-

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 201610 | Cultura

Page 11: Brasil de Fato RJ - 149

tamente no ano do cente-nário do sambista. Com o enredo “Silas canta serrinha”, a Império vai contar também um pouco sobre o Morro da Serrinha, localizado em Ma-dureira, e que abriga uma in-finidade de diversidade cul-tural, como o Jongo. Será a quarta a se apresentar no sá-bado (6).

CAPRICHOSOS DE PILARESDa zona norte do Rio vem mais uma escola que prome-te levantar a Sapucaí no sá-bado de carnaval, dia seis de fevereiro. A Caprichosos de Pilares vai defender o enredo “Tem gringo no samba”, que homenageia o jogador Dejan Petkovi, que iniciou sua car-reira no Brasil em Salvador e depois veio jogar em três clu-bes cariocas.

UNIDOS DE PADRE MIGUELDe Padre Miguel, bairro tra-dicional de escolas de sam-ba, vem a Unidos de Padre Miguel para ser a penúltima a desfilar no sábado de car-naval, dia seis de fevereiro. Com o enredo “O quinto dos infernos”, a agremiação pres-ta um serviço à história bra-sileira ao revelar em samba o saque promovido pelos “co-lonizadores” europeus em nosso país. Conta desde a farra da família real, que co-mia frango e nos deixava os-sos, até a resistência de nos-sos povos.

CUBANGODo outro lado da ponte, da ci-dade de Niterói, vem a esco-la que fechará as apresenta-ções do sábado de carnaval. Com o enredo “Um banho de mar à fantasia”, a Acadêmicos do Cubango fala sobre uma das maiores riquezas do Rio: o mar. E por falar nas imensi-dões dessas águas, orixás pro-tetores também serão lembra-dos como Yemanjá, Olokun, Oxalá e Oxum. A Cubango promete um banho de alegria.

Fotos: Riotur

ORDEM DOS DESFILES

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA

ROCINHA PARQUE CURICICA ESTÁCIO DE SÁ VILA ISABEL

ALGRIA DA ZONA SUL TUIUTI UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR SALGUEIRO

PORTO DA PEDRA INOCENTES DE BELFORD ROXO BEIJA-FLOR SÃO CLEMENTE

ACADÊMICOS DE SANTA CRUZ IMPÉRIO SERRANO GRANDE RIO PORTELA

VIRADOURO CAPRICHOSOS DE PILARES

MOCIDADE INDEPENDENTE IMPERATRIZ

RENASCER DE JACAREPAGUÁ

UNIDOS DE PADRE MIGUEL UNIDOS DA TIJUCA MANGUEIRA

IMPÉRIO DA TIJUCA ACADÊMICOS DO CUBANGO

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2016 Cultura l 11

Page 12: Brasil de Fato RJ - 149

Com a decisão da Globo, os telespectadores podem deixar de assistir ao vivo o desfile da campeã do carnaval carioca

Uma notícia veiculada no final do ano passado ge-rou revolta entre os aman-tes das escolas de samba: a Globo informou à LIESA que não irá transmitir ao vivo as apresentações das duas primeiras escolas do Grupo Especial a desfilar no domingo e na segunda-feira de carnaval. A emissora pri-vilegiará sua programação normal no horário do início dos desfiles, com a novela e o Big Brother Brasil. Apenas após esses programas, an-tes que entre a terceira esco-la da noite, serão transmiti-dos os compactos dos dois primeiros desfiles.

Com isso, quatro das mais tradicionais escolas de sam-ba do carnaval carioca não terão seus desfiles trans-mitidos ao vivo: Estácio de Sá, União da Ilha, Vila Isa-bel e Salgueiro.

MONOPÓLIOA notícia traz à tona o de-bate sobre monopólio da transmissão do carnaval ca-rioca, e como isso interfere na possibilidade de o públi-co em geral acompanhá-lo. Durante a década de 1980 e parte da de 1990, a extinta TV Manchete dividia com a Globo a transmissão dos desfiles. Com isso, quem

NA CADÊNCIA | Diogo Coelho

Globo pode não transmitir a campeã

canal 6, além de ter melhores comentaristas, ainda pas-sava o VT na íntegra no dia seguinte...

O fato é que, com a deci-são da Globo, os telespec-tadores podem deixar de assistir ao vivo o desfile da campeã do carnaval cario-ca. Pois o Salgueiro é favo-ritíssimo ao título este ano. E a Vila, com um belo sam-ba, pode correr por fora...

Tata Barreto Riotur

O quê: Mostra de Fernando Lindote reúne 180 desenhos que distorcem formas e cores de personagens latino-americanos.Onde: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5, Centro. Quando: De terça a domingo, de 10 às 17h. Até 24/04.Quanto: 0800

O quê: Sarau do Escritório - Edição Negro Drama. A ideia é se reunir para expressar diferentes manifestações culturais em um espaço público e livre acesso a todos. Onde: Praça Joao Pessoa, Lapa Quando: Quinta (21), às 18h Quanto: 0800

O quê: Exposição reúne vasto acervo da vida e obra do poeta Paulo Leminski, um dos grandes escritores da poesia marginal. Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Quando: De terça a domingo, de 10h às 21h. Até 06/03.Quanto: 0800.

O quê: Exposição promove passeios virtuais pela zona norte carioca. A mostra é colaborativa e os visitantes podem incluir dicas.Onde: Centro Carioca de Design – Praça Tiradentes, 48, Centro. Quando: Quinta, sexta e sábado, de 12h às 19h. Até sábado (23).Quanto: 0800.

O quê: O Cordão do Boitatá vai realizar seu último ensaio para cair na folia a noite inteira e fazer todo mundo entrar no clima do carnaval.Onde: Centro Cultural Cordão da Bola Preta – Rua da Relação, 03, Centro.Quando: Segunda (25), 10h.Quanto: 0800.

O quê: Grupo Feijão Branco comanda roda de samba, fechando o projeto “Sábados Musicais”, que agitou o mês de janeiro.Onde: Arena Carioca Dicró – Parque Ary Barroso, Penha.Quando: Sábado (23), 18h. Quanto: 0800

Roda de Samba

Trair Macunaíma e avacalhar o papagaio

Pré-carnaval do Boitatá

Múltiplo Leminski

Dá pra ir de trem?

Sarau na Lapa

AGENDA DA SEMANA

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

acompanhava o carnaval ca-rioca pela telinha tinha a pos-sibilidade de escolher por qual emissora assistir.

TV MANCHETEAliás, quem gostava de car-naval geralmente preferia assistir ao desfile pela TV Manchete, pois a transmis-são era mais voltada para o mundo do samba, e não para as celebridades que pinta-vam na Sapucaí. E o velho

Favorita, Salgueiro não terá desfile exibido na TV Globo

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 201612 | Cultura

Page 13: Brasil de Fato RJ - 149

Variedades l 13

QuibeDiv

ulga

ção

Ingredientes

• 500g de trigo para quibe

• 500g de carne moída (patinho de preferência)

• 750 ml de água fervendo

• 2 cebolas raladas ou bem picadinhas

• Hortelã, pimenta de cheiro e sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o trigo em uma forma de bolo, para espalhar bem. Despeje a água fervendo e deixe tampado com um pano de prato por 40 minutos (a quantidade de água tem quer ser essa, porque não precisa escorrer). Coloque a carne moída, os temperos, o sal e misture bem. Enrole no formato de quibe. Frite em óleo quente ou asse no forno recheando com catupiry.

Tempo de preparo60 minutos

Rendimento40 porções

Divulgação

Minha filha tem muita cólica. Sente tonteiras e já chegou a desmaiar. Já fui com ela ao ginecologista, que deu um anticoncepcional prometendo que ia melhorar. Já faz seis meses e ainda não vemos resultado. O que faço? É normal?

Ana Carolina de Souza, 26, recepcionista.

Dúvidas? [email protected] Sofia Barbosa | Coren MG 159621-Enf

Antes se acreditava que as có-licas eram necessárias e que fazia parte da vida das mulhe-res suportá-las, quase como um castigo, um horror! Hoje já sabemos que as coisas não são bem assim. A primeira coisa é investigar se as cólicas estão relacionadas a algum proble-ma, como miomas ou ovários policísticos. Outra coisa que ajuda é praticar uma atividade física regular. Algumas práticas integrativas também ajudam, como acupuntura e homeo-patia. A última opção seria o uso dos contraceptivos orais, desde que prescritos e acom-panhados por médico(a).

BOMBOU NA INTERNET AMIGA DA SAÚDE

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2016 Variedades l 13

Receita

Page 14: Brasil de Fato RJ - 149

14 | Variedades

Áries (21/3 a 20/4)Faça um esforço para controlar a sua insegurança e invista num relacionamento mais atencioso e afetivo.

Touro (21/4 a 20/5)A tranquilidade vai tomar conta das próximas semanas. Aproveite este período de sossego para relaxar.

Gêmeos (21/5 a 20/6)Período propício ao surgimento de novos conhecimentos, que poderão marcar o início de uma nova etapa afetiva.

Câncer (21/6 a 22/7)Deve exteriorizar o que vai no seu interior, tentar coisas que não tentou antes, fazer pedidos.

Leão (23/7 a 22/8)Época de bastante harmonia e estabilidade emotiva. Neste período aproveite os momentos a dois.

Virgem (23/8 a 22/9)A sua facilidade de comunicação e a vontade com que aborda as pessoas traduzem-se num clima tranquilo.

Libra (23/9 a 22/10)Poderá suscitar paixões arrebatadoras, mas reflita bastante sobre tudo aquilo que realmente quer.

Escorpião (23/10 a 21/11)Neste período o recomendável é dedicar tempo a si mesmo. Planeje um período de descanso a dois.

Sagitário (22/11 a 21/12)Aproveite os momentos com a família, pois estes com certeza darão um grande conforto emocional.

Capricórnio (22/12 a 20/1)Dia marcado por acontecimentos inesperados que poderão surpreendê-lo na atual conjuntura.

Aquário (21/1 a 19/2)Saia da concha e demonstre os seus sentimentos. Não é uma época para grandes gastos financeiros.

Peixes (20/2 a 20/3)Poderá sentir a necessidade de se isolar e de pensar na vida. Aproveite este período para o autoconhecimento.

HORÓSCOPO FASES DA LUA

bcdefghijklabcdefghijklabcdefghifghijklabcdefghijklabcdefghijklabcdefij

bcdefghijklabcdefghijklabcdefghifghijklabcdefghijklabcdefghijklabcdefij

Cheia 23/1

Minguante 1/2

Nova 8/2

Crescente 15/2

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 201614 | Variedades

Page 15: Brasil de Fato RJ - 149

Tânia Rêgo/ABr

A lenda do atletismo jamai-cano e mundial, Usain Bolt, criticou a proposta da Fede-ração de Atletismo do Reino Unido (UK Athletics) de zerar todos os recordes mundiais em nome da limpeza do es-porte, ainda assombrado pe-los escândalos de doping en-volvendo os russos.

Segundo Bolt, em entrevista à Agência de Notícias Reuters, a proposta dos britânicos é inú-

Bolt contesta proposta britânica sobre recordesFederação de Atletismo do Reino Unido propôs zerar todos os recordes devido a escândalos

til, pois “o que foi feito, está fei-to”. Para a lenda, é preciso olhar para o futuro, ao invés do passa-do, para garantir que o esporte seja disputado de forma limpa.

A UK Athletics propôs, além de zerar os recordes, uma pu-nição de oito anos de suspen-são para os atletas envolvi-dos nos escândalos de doping, através do “Manifesto pelo Atletismo Limpo”, lançado no último dia 12. (BP)

Renato Sette

Os Estados Unidos divulgaram a pré-lista dos que representarão o basquete masculino do país nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Dos 30 pré-selecionados, 12 se-rão escolhidos para compor o time favorito à medalha de ouro.

Estão presentes nomes como Stephen Curry, do Golden

Saiu a lista dos 30 finalistas para o “Dream Team”EUA divulgam lista de onde sairão os 12 que disputarão os Jogos no Rio

State Warriors, LeBron James, do Cleveland Cavaliers, James Harden, do Houston Rockets, e Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder. Aliás, os War-riors, atuais campeões, coloca-ram os cinco titulares na lista.

Além de Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, que anun-

ciou sua ausência dos Jogos anteriormente, ficaram de fora nomes importantes da NBA, como os veteranos Dwya-ne Wade, do Miami Heat, e Tim Duncan, do San Antonio Spurs, além de Derrick Rose, do Chicago Bulls, pelo históri-co de lesões. (BP)

MPT-RJ teme por empregos

A atual diretoria do Fla-mengo tem, sem dúvida alguma, um grande mérito. Não é fácil transformar a ima-gem do clube de caloteiro contumaz para bom pagador.

A redução da dívida do rubro-negro é um feito monumental depois de dé-cadas de desmandos.

No entanto, além dos re-sultados pouco expressivos dentro do campo, é impres-sionante como essa turma se perde em assuntos abso-lutamente inúteis, dando o tamanho de um jacaré para uma simples lagartixa.

O episódio do lançamen-to do terceiro uniforme do time é um desses “mons-trengos”. E a razão é uma só: o Flamengo é eterna-mente dirigido pela turma do Baixo Leblon.

Para essa galera do chopi-nho gelado a dez reais cada um, realmente é um ab-surdo chamar o seu feudo de “Framengo”. Essa alcu-nha, originada em uma sa-canagem de torcedores ri-vais com o perfil popular da torcida rubro-negra, é jus-tamente o que faz lembrar o que é o Flamengo, para além dos muros da Gávea.

Como os smartphones dessa turma estão perma-nentemente conectados à rede, geralmente falando

Bobagens da elite

bobagem, qualquer refe-rência aos inúmeros torce-dores do clube que não fa-zem parte dos seus círculos sociais é “ofensivo”.

Aí chovem hashtags no Twitter condenando um ví-deo que, se não chega a ser interessante, também não justifica toda essa gritaria.

Apesar da nota do clube procurar desconversar, o ta-manho da coisa se dá pela necessidade em dar respos-

Divulgação

Chovem hashtags no Twitter condenando um vídeo que, se não chega a ser interessante, também não justifica toda essa gritaria

Bolt é recordista mundial dos 100 e 200m sem barreiras e revezamentos

Em entrevista à BBC Bra-sil, o procurador do Minis-tério Público do Trabalho do Rio, Fábio Goulart Ville-la, revelou preocupação com os milhares de ope-rários que trabalham nas obras olímpicas.

Segundo Villela, o cená-rio de crise econômica, so-mado às investigações da Operação Lava Jato, que atinge várias das emprei-teiras envolvidas nas obras para os Jogos, devem es-tourar, principalmente, nos trabalhadores.

Citou como exemplo as mobilizações de operá-rios do Parque Olímpico, que pararam vias expres-sas em protesto ao não pagamento de salários e rescisões contratuais.

Diretoria parece não ter mais com o que se preocupar

tas a essa turma do foie gras com cerveja importada.

Aos milhões de assalaria-dos, ou até miseráveis, não importa se amam o Fla-mengo ou o “Framengo”. Mas não é para esse torce-dor que a turma da Gávea se reporta. Esse é um papo entre eles, para os quais a galera do ramal de Japeri não foi convidada.

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 2016 Esportes l 15

TOQUES CURTOS | Bruno PorpettaBINÓCULO

Page 16: Brasil de Fato RJ - 149

Enfim o Flamengo come-ça a mostrar suas novi-

dades para 2016. O time dis-puta o Troféu Asa Branca nesta quinta-feira (21) contra o Ceará, no Castelão, em For-taleza (CE), às 20h30. Será o primeiro jogo da equipe sob o comando do treinador Muricy Ramalho.

Além de Muricy, outras ca-ras novas também poderão estrear. Das novidades, quem já vem treinando entre os ti-tulares é o zagueiro Juan, que retorna ao clube depois de 14 anos, o meio-campo Willian Arão, destaque do Botafogo na última Série B, e o lateral-direito Rodinei, contratado junto a Ponte Preta.

Outro que pode estrear é o grande nome para esta tem-porada, o argentino Federi-co Mancuello, que teve 90% de seus direitos econômicos comprados junto ao Inde-pendiente (ARG).

Mancuello vem treinando junto com a equipe conside-

Muricy tem primeiro teste no FlamengoFlamengo faz torneio amistoso em Fortaleza e pega Ceará nesta quinta-feira (21)

Mancuello domina a bola, observado de perto por Márcio Araújo

rada reserva, fazendo a mes-ma função que Alan Patrick, com contrato renovado, está fazendo no time titular. Muri-cy tem treinado o time no 4-3-3, usando volantes mais rá-pidos na saída de bola e um meia centralizado para ajudar na construção de jogadas.

O time passou boa parte da pré-temporada se preparan-do em um resort em Manga-ratiba (RJ), que serviu para os treinamentos da seleção ita-

liana durante a Copa do Mun-do em 2014.

Alguns jogadores, como Ederson e Marcelo Cirino, vem tendo tratamento espe-cial neste início de pré-tem-porada. Como encerraram o ano passado lesionados, foi desenvolvida uma prepara-ção específica nestes casos. Cirino chegou a fazer alguns treinamentos na equipe titu-lar, mas deu lugar a Gabriel pelo lado direito do ataque.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou nota, assinada por Vasco e Botafogo, após reu-nião do conselho arbitral do Campeonato Carioca, na qual tenta melar participa-ção de Flamengo e Flumi-nense na Primeira Liga.

FERJ quer melar dupla Fla-Flu na LigaCom votos contrários das

duas equipes, a FERJ apro-vou documento em que proí-be a participação de ambos na Liga em 2016, aponta ou-tros critérios para a partici-pação dos cariocas em 2017 e pede que a competição seja organizada pela CBF.

Segundo a nota, parti-ciparão da Liga no ano que vem o campeão e o vice do Carioca deste ano. Também pede que a CBF reporte o caso à FIFA se o documento for des-respeitado. Fla e Flu dis-putariam o Carioca com equipes reservas, mas re-cuaram diante da pressão da Rede Globo. (BP)Presidentes de Fla e Flu conversam em reunião da Liga

O atacante Henrique, destaque do Coritiba no último Campeonato Bra-sileiro, conseguiu rescindir seu contrato com o Bo-tafogo, com quem tinha vínculo, após batalha judi-cial que, a princípio, teve o jogador como vencedor.

Henrique conseguiu uma liminar que garantiu a rescisão contratual, já publicada no Boletim Informativo Diário da CBF, por falta de paga-mento por parte do al-vinegro, embora o clu-be ainda busque recorrer da decisão. No entanto, em meio ao imbróglio, a situação vem sendo mo-nitorada de perto pelo In-

Maison Santana

Gilvan de Souza/Flamengo

Divulgação

Henrique é alvo do Inter após rescisão com Bota

ternacional de Porto Alegre.O Colorado tem interesse

no jogador, mas não está dis-posto a entrar em uma guer-ra jurídica para tê-lo nesta temporada. Serve de exem-plo para os gaúchos a situa-ção de Oscar, que se destacou pelo clube após uma batalha judicial com o São Paulo, que o impediu de entrar em cam-po por algum tempo.

O Botafogo, por sua vez, busca alguma compensação financeira pela saída do jo-gador. O mais provável é que Inter e Botafogo busquem um acordo, junto com o joga-dor, para que o processo não se arraste e impeça Henrique de entrar em campo por seu novo clube. (BP)

Henrique foi emprestado e se destacou pelo Coritiba no ano passado

Rio de Janeiro, 21 a 24 de janeiro de 201616 | Esportes