ARTIGO BI e DATA WAREHOUSE.pdf

2
Emanuel Gonçalves Bastos PSI / GR4 / Francisco 28/03/13 BI – Business Intelligence Busines Intelligence em português refere-se ao termo Inteligência Empresarial, que é um processo que analisa, organiza, coleta informações, compartilha e monitora as informações da gestão de negócio, fornecendo todos os recursos necessários para a tomada de decisões. O BI é um método criado para ajudar as empresas a tomar decisões inteligentes, utilizando as informações coletadas pelos sistemas de informações, esses dados são coletados e guardados em seus bancos de dados para que sejam transformados em informações que ajudem a tomar decisões. Sendo assim pode se dizer que ele é uma estratégia de gestão de negócios. Para iniciar um projeto de BI a empresa deve identificar suas reais necessidades, especialmente na are de vendas e marketing, e depois na parte de finanças, que são os patrocinadores mais fortes para a iniciativa de um BI. O processo exige o envolvimento de todos os profissionais da área que trabalham na empresa, a participação deve ser feita desde o desenvolvimento do projeto ate a implementação efetiva das soluções, pois eles serão os principais usuários. Qualquer empresa pode investir em BI, para que haja efeito na implementação, a informação ela necessita estar disponível para as pessoas certas, no momento correto e no local desejado, não existe nenhuma relação entre o tamanha da sua empresa com a implantação do BI, ate um pequena empresa consegue implanta-lo, necessita de planejamentos estratégicos. Antes de começar a por em pratica, é preciso haver mudanças na maneira de armazenamento e trabalhar com as informações. É necessário obter bancos de dados estruturados, para que haja respostas rápidas e confiáveis nas pesquisas tendo históricos de tudo o que acontece. Também é necessário um gerenciador de banco de dados. Os benefícios que ele oferece são ótimos, pois oferece dados estratégicos como já dito que serve para analisar o mínimo de atraso em relação a uma transação ou evento dentro de uma empresa, também facilita identificar os riscos, compreende tendências de negócio, incorpora os projetos de tecnologia com as metas estabelecidas tendo assim um planejamento corporativo mais amplo. Conclui-se que o BI oferece vários benefícios, já que ele organiza e coleta informações que servem para tomar decisões dentro da empresa, fazendo com que tal tenha uma visão do que fazer para que tudo de certo. Porque é importante adquirir um BI na sua empresa? A importância de se adquirir um BI é que a empresa terá estratégias de negócios com as informações coletadas e obtidas durante o processo, tendo assim mais lucratividade, pois a informação correta é o que permite tomas decisões certas e eficazes, que são capazes de corrigir rumos, e adequar às oscilações econômicas e ficar a frente das necessidades de seus clientes.

description

ARTIGO BI e DATA WAREHOUSE.pdf

Transcript of ARTIGO BI e DATA WAREHOUSE.pdf

Page 1: ARTIGO BI e DATA WAREHOUSE.pdf

Emanuel Gonçalves Bastos

PSI / GR4 / Francisco 28/03/13

BI – Business Intelligence

Busines Intelligence em português refere-se ao termo Inteligência Empresarial, que é um processo que analisa, organiza, coleta informações, compartilha e monitora as informações da gestão de negócio, fornecendo todos os recursos necessários para a tomada de decisões.

O BI é um método criado para ajudar as empresas a tomar decisões inteligentes, utilizando as informações coletadas pelos sistemas de informações, esses dados são coletados e guardados em seus bancos de dados para que sejam transformados em informações que ajudem a tomar decisões. Sendo assim pode se dizer que ele é uma estratégia de gestão de negócios.

Para iniciar um projeto de BI a empresa deve identificar suas reais necessidades, especialmente na are de vendas e marketing, e depois na parte de finanças, que são os patrocinadores mais fortes para a iniciativa de um BI.

O processo exige o envolvimento de todos os profissionais da área que trabalham na empresa, a participação deve ser feita desde o desenvolvimento do projeto ate a implementação efetiva das soluções, pois eles serão os principais usuários.

Qualquer empresa pode investir em BI, para que haja efeito na implementação, a informação ela necessita estar disponível para as pessoas certas, no momento correto e no local desejado, não existe nenhuma relação entre o tamanha da sua empresa com a implantação do BI, ate um pequena empresa consegue implanta-lo, só necessita de planejamentos estratégicos.

Antes de começar a por em pratica, é preciso haver mudanças na maneira de armazenamento e trabalhar com as informações. É necessário obter bancos de dados estruturados, para que haja respostas rápidas e confiáveis nas pesquisas tendo históricos de tudo o que acontece. Também é necessário um gerenciador de banco de dados.

Os benefícios que ele oferece são ótimos, pois oferece dados estratégicos como já dito que serve para analisar o mínimo de atraso em relação a uma transação ou evento dentro de uma empresa, também facilita identificar os riscos, compreende tendências de negócio, incorpora os projetos de tecnologia com as metas estabelecidas tendo assim um planejamento corporativo mais amplo.

Conclui-se que o BI oferece vários benefícios, já que ele organiza e coleta informações que servem para tomar decisões dentro da empresa, fazendo com que tal tenha uma visão do que fazer para que tudo de certo.

Porque é importante adquirir um

BI na sua empresa? A importância de se adquirir um BI é

que a empresa terá estratégias de negócios com as informações coletadas e obtidas durante o processo, tendo assim mais lucratividade, pois a informação correta é o que permite tomas decisões certas e eficazes, que são capazes de corrigir rumos, e adequar às oscilações econômicas e ficar a frente das necessidades de seus clientes.

Page 2: ARTIGO BI e DATA WAREHOUSE.pdf

Data Warehouse

O Data Warehouse é sistema que armazena dados e informações, é como se fosse um armazém de dados. Sua principal função e guarda informações dos bancos de dados referentes a uma ou mais atividades, voltada à tomada de decisões, ele é o núcleo dos sistemas de informações e uma fonte de apoio nas soluções de BI.

Essa tecnologia surgiu pelo fato que as empresas estavam tendo muitas dificuldades pela quantidade de dados que suas aplicações estavam gerando e pela dificuldade de reuni-los para obter uma análise mais eficiente, então surgiu a ideia de reunir todos em um único lugar, mas somente dados que eram uteis para o processo de decisões.

Um exemplo como uma empresa aérea, é que através dessa tecnologia ela pode obter a informação de qual mês há maior procura de voos para determinada cidade, tendo essas informações assim dizendo antes dos concorrentes, os executivos podem oferecer mais voos para aquela determinada cidade para qual se obteve maior procura, assim podendo disponibilizar algum tipo de lazer diferenciado durante a sua viagem. Pode também ser aplicada em para fazer análise de crédito, análise de risco, pesquisas de fraudes e entres outros, trazendo benefícios para as empresas.

Com posse dessas informações os usuários do DW (Data Warehouse), têm mecanismos que permitem extrair dados que serão úteis para que haja maior lucratividade a longo ou em médio prazo, tudo isso extraído do seu banco de dados.

Um DW ele possui o objetivo de analisar o negocio, é de uso informativo, possuem centenas de usuários, seu histórico pode chegar de cinco a dez anos, possui uma estrutura variável, sua atualização e feita periódica, e sua integridade e obtida a

cada atualização e sua intenção de índices e de aperfeiçoar as consultas.

Dentro de um organização identifica três usuários típicos do Data Warehouse: fazendeiros, turistas e exploradores. Os fazendeiros, ele colhem informações a partir de caminhos de acessos conhecidos. Os turistas navegam através das informações colhidas pelos fazendeiros. Os exploradores procuram as recompensas desconhecidas e até então ignoradas que se ocultam por trás dos dados detalhados.

A arquitetura permite compreender como o DW faz para armazenar, comunicar, processar e apresentar os dados que serão utilizados para tomar as decisões. A arquitetura possui ferramentas capazes de extrair dados de múltiplas bases de dados operacionais, limpar, transformar e integrar esses dados.

Porque utilizar um Data

Warehouse? Porque ele possibilita o

armazenamento de diversas atividades que são voltadas a tomadas de decisões, podendo reunir diversas informações para uma analise mais eficiente, mas somente dados úteis.