A arte em roma

23
A ARTE EM ROMA

description

Um pouco de história da arte: a arte na Roma antiga.

Transcript of A arte em roma

Page 1: A arte em roma

A ARTE EM ROMA

Page 2: A arte em roma

Roma

• A cidade de Roma surgiu em 753 a.C.• A formação cultural foi influenciada por

gregos e etruscos que inavidiram a península itálica nos séculos XII e VI a.C. e contribuíram para que Roma se tornasse o centro de um grande império.

• Surgiu em meio a lendas e mitos

Page 3: A arte em roma

Romulo e Remo

Page 4: A arte em roma

Roma: Império

• A história de Roma pode ser dividida em três períodos:

- Monárquico (753 a.C.- 509 a.C.),- Republicano (509 a.C. – 27 a.C.)- Imperial (27 a.C. – 476 d.C.)Em 395 d.C., o imperador Teodósio divide o

Império Romano do ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do oriente, com capital em Constantinopla.

Page 5: A arte em roma

Etruscos e Grego

Pouco se sabe a respeito dos etruscos que invadiram a península itálica, talvez até pela sua escrita diferenciada. O que se sabe é que eles, em suas cidades, tinham sistema de esgoto, aquedutos e ruas pavimentadas e que ocuparam Roma no século VI a.C..

Page 6: A arte em roma

Arte Romana

• “... A arte romana assimilou, da arte greco-helenística, a busca por expressar um ideal de beleza, e, da arte etrusca, mais popular, a preocupação em expressar a realidade vivida.”

Page 7: A arte em roma

Arte Romana- Arquitetura

• Uma das maiores heranças deixadas pelos etruscos aos romanos é o uso do ARCO e da ABÓBADA nas construções esses elementos permitiam aos romanos a construção de amplos espaços internos, livres de colunas.

• Antes do uso do ARCO, os romanos faziam como os gregos, colocavam sobre colunas o entablamento em pedra, esse entablamento não podia ser muito largo devido a tensão, daí o motivo da colunata nos templos gregos.

Page 8: A arte em roma

Passagem sob arco etrusco em Voltera.

Page 9: A arte em roma

Arquitetura: moradia• A planta das casas romanas era

rigorosa e não variava muito, era desenhada segundo um retângulo básico, como na imagem ao lado.- A porta de entrada, que ficava de um

dos lados menores do retângulo, conduzia a um espaço central

chamado átrio.- O telhado do átrio possuía uma

abertura retangular na direção de um tanque chamado implúvio.

- Em linha reta em direção à porta de entrada, e dando para o átrio, ficava o

principal aposento da casa- peristilo (que é de influência grega).

Page 10: A arte em roma

Peristilo da Casa dos Vetti

Interior da Casa del Tramezzo di Legno, em Herculano.

O vão retangular no telhado do átrio permitia a entrada da luz, do ar e

também da água da chuva, que era coletada no implúvio.

Page 11: A arte em roma

Arquitetura: Peristilo

• O peristilo é um elemento arquitetônico incorporado às moradias romanas após o contato destes com o gregos e suas casas. Os romanos muito apreciaram aquele pátio colunato, porém, longe de querer quebrar a tradição de construção de suas casas, eles encontraram um jeito de incorporar o peristilo em suas construções: colocando-os nos fundos da casa, em torno do qual se dispunham os vários cômodos.

Page 12: A arte em roma

Arquitetura: templos

• Diferentemente dos gregos, os romanos não tinham a preocupação de erigir os quatro lados da construção de seus templos da mesma forma, sendo assim, apenas a fachada recebia pórtico e escadarias. Esses elementos distinguiam a fachada. Seus templos eram erguidos num plano elevado, de modo que a entrada só era alcançada pela escadaria disposta na frente da construção.

• Os romanos usaram o peristilo também em seus templos.

Page 13: A arte em roma

A Maison Carrée foi erguida em Nimes, na França, no fim do século I a.C., tem todos os elementos romanos típicos: escadaria, pórtico e colunas e um falso peristilo (os romanos inseriram na construção meias colunas embutidas nas paredes laterais e fundos).

Page 14: A arte em roma

Outra inovação dos romanos é a construção de templos para serem apreciados também na parte interna, enquanto os gregos erigiam templos para admiração externa.O Panteão, construído em Roma durante o reinado do imperados Adriano, é um exemplo disso.

“Planejado para reunir a grande diversidade de deuses existentes no Império, o panteão, com sua planta circular fechada por uma cúpula, cria um local isolado do exterior, onde o povo se reunia para o culto.

Page 15: A arte em roma

Arquitetura: Teatro

• Os romanos construíram muitos anfiteatros, bastante amplos devido o uso de abóbadas e arcos herdados dos etruscos. Estes eram destinados a abrigar muitos espectadores e para isso alteraram significativamente o teatro grego.

• Os romanos usaram ordens de arcos sobrepostas e obtiveram apoio para construir o local destinado ao público- o auditório. Assim, não era mais necessário a construção em colinas, agora podiam construir em qualquer superfície.

Page 16: A arte em roma

• Outra mudança nos teatros foi a apresentação, o que antes era território de encenações, agora era palco de lutas, muito apreciadas pelos romanos. As lutas não exigiam que o espectador ficasse apenas de uma posição.

Page 17: A arte em roma

O anfiteatro caracterizava-se por um espaço central elíptico, onde se dava o espetáculo e, circundando esse espaço, um auditório, composto de um grande número de filas de assentos que formavam uma arquibancada. Externamente, esse edifício era ornamentado por esculturas, que ficavam dentro dos arcos e por três ordens de colunas gregas. Essas colunas não tinham função de sustentar a construção e ficavam presas à estrutura.

Page 18: A arte em roma

Arquitetura: Obras Públicas• Aquedutos• Termas• Mercados• Edifícios

governamentais - Mostra uma grande

preocupação em organizar as cidades e em criar edifícios voltados para o lazer e saneamento.

Page 19: A arte em roma

Arte Romana:Pintura e MosaicoPompéia e Herculano

• Cidades destruídas pelo Vesúvio, em 79 d.C., cujas ruínas foram descobertas no século XVIII;

• Ruínas que nos deixaram de herança uma mostra da vida na Roma antiga, através de afrescos e mosaicos que recobriam e decoravam a parte interna dos edifícios;

Page 20: A arte em roma

• Os painéis, pintados ou mosaicos, podiam criar a ilusão de janelas abertas por onde se viam paisagens , barrados sobre os quais aparecem figuras de pessoas sentadas ou em pé ou conjuntos que valorizavam a delicadeza dos pequenos detalhes.

Page 21: A arte em roma

Arte Romana: Escultura

• Praticismo e realismo• Suas esculturas diferem das esculturas gregas

pois os romanos em suas obras representavam pessoas e não um ideal de beleza humana.

• Representação dos traços característicos do retratado.

• Adaptação dos modelos gregos á personalidade dos romanos.

Page 22: A arte em roma

Augusto de Prima Porta (c. 19 a.C.), escultura baseada em Doríforo de Policleto, porém, o artista adotou todo um padrão romano para retratar o imperador.

Page 23: A arte em roma

Outro exemplo da originalidade e da representação realista dos romanos são as colunas erguidas em honra a algum feito, guerra ou imperador, como a Coluna de Trajano, onde podemos ver que todo seu corpo foi ornamentado com cenas do imperador Trajano.