Download - Sucesso em Revista - Edição 40

Transcript
Page 1: Sucesso em Revista - Edição 40

Ano 4 I Edição 40 - Exemplar Gratuito

Page 2: Sucesso em Revista - Edição 40
Page 3: Sucesso em Revista - Edição 40
Page 4: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

4

Suce

sso

em R

evis

ta |

Edi

toria

l

Diretor ResponsávelGeorgia Fernandes Martins [email protected]

Diretor de MarketingRaul Marques

Jornalista ResponsávelJulia Maria Oliveira FabriMTB - 69122

Consultor JurídicoCaio Mário Caliman Filho

Departamento ComercialFone: (11) 98695-0037/[email protected]

Editoração EletronicaCSW Tommate

Impressão Gráfica Expressão

RedaçãoGTA Editora LtdaA Sucesso em Revista é uma publicação mensal de distribuição gratuita. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo editorial, com autorização da editora, mediante citação da fonte.

Capa: A voz e a vez do povo Arte: CSW TOMMATE

EDIÇÃO 40 - Julho/2013w w w. sucesso em r ev i s ta . c o m . b r

Expediente

O Brasil está mudando de cara. Mudando para melhor. Chega de roubalheira, impunidade, descaso com a saúde, insegurança e ensino sem qualidade. Basta! Os cidadãos têm, sim, muito fôlego para gritar por um país melhor. E estão sendo ouvidos! Nós, da Sucesso em Revista, também queremos lutar por um país democrático e deixamos nossa mensagem de apoio aos manifestos pacíficos. Acreditamos no progresso de nossa nação!

Quem também está se dedicando a transformar o país é a Amadevi – Associação Mauaense de Assistência e Apoio aos Deficientes Visuais. Cidadãos engajados fazem parte do projeto, que desenvolve atividades de inclusão social, como a apresentação de futebol de deficientes visuais. A Amadevi precisa de apoio para seguir em frente com um trabalho serio e muito especial. Que tal colaborar?

Em julho nossas páginas estão mais saborosas. Chegou a hora de comemorar o dia da pizza! O pecado da gula será perdoado. Calabresa, portuguesa, quatro queijos, frango com catupiry... Escolha seu sabor favorito e reúna pessoas queridas: é hora de homenagear a redonda!Continuamos elaborando reportagens com conteúdos variados para nossos leitores. Saúde, moda, estética, beleza e cultura: todo mundo pode se informar com nossos especialistas. E se há algum assunto que você ainda não conferiu em nossas páginas, envie sua sugestão pela nossa página no facebook!

Ah! Também temos dicas espertas para quem está de férias e não vai viajar. Veja as dicas de nossos colunistas para uma programação econômica e divertida em família! Celebre a chegada do inverno, escolha sua coberta mais quentinha, prepare uma xícara de chocolate quente e aproveite a companhia de sua Sucesso em Revista. Nós nos vemos em agosto!

Um grande abraço,Georgia Andrade

Page 5: Sucesso em Revista - Edição 40
Page 6: Sucesso em Revista - Edição 40

0810

ComportamentoFérias: Periodo de Interagir com as Crianças

CasaOrganize-se

12 Especial do MêsVai acabar em pizza...

14 CapaA Voz e a Vez do Povo Brasileiro

16 OnlineCheck-In

2018

AprendizagemExercite seu cérebro nas férias

CulturaMusical “A Princesinha”

22 VariedadesAMADEVI

24 NutriçãoComer no inverno

25 Social Sucesso Social

42 Qualidade de VidaSuplementos Alimentares

44

5452

ModaMinimal Revenge

LínguasEnigma de Férias

MemóriaJardim Zaíra46

50

EducaçãoO que fazer nas férias?

SociedadeComo usar as luzes em vias públicas?

48 SaúdeVitiligo

Aqui, divulgamos os recados que recebemos de nossos leitores e amigos.

Agradecemos a participação de todos! Contamos com vocês para aperfeiçoarmos nossa publicação.

Viviane Barbosa Santos, em 17 de junho: Adorei a matéria do bairro em que cresci – o Parque das Américas. Parabéns!

Sidney Faria, em 20 de junho: Parabéns à toda a equipe da Sucesso em Revista. Ficou show de bola a matéria sobre o meio ambiente. Agradecemos a oportunidade.

ERRATA: Na edição 39, na seção ‘Memória’, ficou faltando o link para quem quiser acessar as fotos divulgadas, que são do acervo do Museu Barão de Mauá. Segue: www.mauamemoria.com.br

Espaço do Leitor

Page 7: Sucesso em Revista - Edição 40

Espaço do Leitor

Page 8: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

8

Suce

sso

em R

evis

ta |

Com

port

amen

to

FÉRIAS: PERÍODO DE INTERAGIR

COM AS CRIANÇAS

Opções simples rendem momentos inesquecíveis

entre pais e filhos

Thaí

sa R

iul

Psicó

loga

Clín

ica -

CRP:

06/

1101

33

Page 9: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

9

Suce

sso

em R

evis

ta |

Com

port

amen

toAs férias estão aí! Para quem tem filhos, é chegada a época de programar um tempinho para as crianças, afinal, elas merecem a nossa atenção. Podemos aproveitar esse período para promovermos momentos juntos, nas realizações de diversas atividades.

Algumas pessoas irão se perguntar: como conseguir aproveitar as férias se o dinheiro está curto? Digamos que esse pensamento, infelizmente, faz parte do nosso cotidiano, já que vivemos na época do materialismo. Não podemos nos esquecer do quanto são saudáveis as brincadeiras simples.

Que tal começarmos a adquirir o comportamento de desligarmos a TV, o vídeo game e o computador? O que notamos hoje em dia são crianças dominando o mundo virtual, cada vez mais sedentárias e se esquecendo de vivenciar o mundo lúdico da infância. Os jogos eletrônicos podem até ser interessantes, porém, se usados de forma excessiva, distanciam o relacionamento entre pais e filhos.

Cabe a nós, pais e educadores, nos vigiarmos para não transmitirmos aos nossos filhos a ideia de que o dinheiro se encarrega daquilo que é de nossa responsabilidade fazer. Parques e praças são ótimas opções para promovermos a interação. Pic nics, bicicletas e patins são bem vindos nesses

ambientes, sem falar que fazem a criançada queimar energia e movimentar o corpo.

Crianças são muito criativas e, para isso, momentos na cozinha para preparar o bolo de sua preferência com a ajuda deles pode ser divertido! Sem falar de que gostam de ouvir histórias e de explorar sua imaginação. Nada melhor do que livros infantis para esse momento!

Quanto aos jogos, podemos encontrar boas opções deles que promovam interação entre pais e filhos. Lembremo-nos de que crianças necessitam da nossa disponibilidade e da nossa presença. Poder dedicar a eles momentos juntos são benefícios que conseguiremos sentir a longo prazo.

O amor é uma construção contínua, fortalecida todos os dias com comprometimento e responsabilidade. Ofereçamos a eles um modelo de vida mais simples e que faça sentido.

Page 10: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

10

Suce

sso

em R

evist

a |

Casa

SAIA DA ZONA DE CONFORTO E ORGANIZE-SE! Deixe velhos hábitos e manias para trás e aperfeiçoe sua rotina

Page 11: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

11

Suce

sso

em R

evis

ta |

Cas

aSair da desorganização é deixar – irremediavelmente - nossa zona de conforto. É fato que a vida organizada é muito mais fácil de ser vivida, porém, sair da confortável zona de desculpas e justificativas para não ser mais organizado causa estranheza e certo desconforto, até mesmo físico. Já vi pessoas começarem

a transpirar ou entrarem em processo de extremo nervosismo ao serem convidadas a descartar roupas e objetos que não usam há anos.

Por quê? Porque é custoso ao ser humano deixar velhos hábitos e manias para trás. Por isso, o processo de organização requer mais investimento pessoal e financeiro do que a manutenção da organização. Isso significa que depois de organizar toda sua casa e descomplicar as rotinas, manter tudo em ordem vai ser muito mais tranquilo.

Até porque, nesta nova fase, a organização terá se incorporado à rotina doméstica e não será mais

encarada como uma tarefa a mais, visto que todas as rotinas estarão simplificadas. Você vai organizar sem perceber!

Não acredita? Faça as contas comigo. Separar e organizar uma caixa de documentos com correspondências guardadas há anos naquele “quartinho” vai dar mais ou menos trabalho do que, duas vezes por semana, checar e processar a correspondência que chega todos os dias? Garanto que a segunda opção.Não se convenceu? Então tente imaginar quem perde mais tempo: a pessoa que sempre vai ao supermercado com lista de compras ou aquela que tenta armazenar a lista na memória, mas, como não consegue, sempre precisa voltar ao supermercado para comprar os itens faltantes? Ou aquela que nem se lembra do que precisa comprar até efetivamente precisar do produto que ficou fora da lista mental? Certamente quem faz listas de supermercado investe melhor seu tempo.Ouse deixar sua zona de conforto. Organize-se!

Ingr

id L

isbo

aw

ww

.face

book

.com

/hom

eorg

anize

r

Page 12: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

12

Suce

sso

em R

evis

ta |

Espe

cial

do

Mês

No dia 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza. Pensando nela, verdadeira paixão nacional, a Sucesso em Revista homenageia um dos ícones da gastronomia de nosso país. Light, calórica, doce, salgada... Não importa o sabor: a pizza torna a mesa das famílias brasileiras mais coloridas e saborosas. Um jantar (e porque não almoço?)

farto de deliciosos discos de massa recheados de ingredientes diversos reúne pessoas queridas e promove bons momentos de comilança e prosa! Dos paladares mais simples aos mais apurados, a pizza evoca os pecados da gula a cada pedaço devorado...

VAI ACABAR EM PIZZA...Além do dia 10 de julho, toda

comemoração merece uma redonda!

por: Julia M. Fabri

Page 13: Sucesso em Revista - Edição 40

Douglas Alvarenga é formado em gastronomia e trabalha em uma pizzaria em Sydney, Austrália. Rodando o mundo em busca de novos conhecimentos à mesa, ele defende a tese de que a pizza é o alimento mais versátil e democrático do mundo e fica indignado quando alguém desperdiça as bordas: “Antes de ser um profissional, sou um consumidor voraz. Se eu pudesse, comeria pizza todos os dias! É meu prato favorito... A pizza pode ser consumida em uma reunião de negócios ou em um encontro informal. Apesar da ditadura do vinho, eu adoro a combinação pizza+cerveja! Aprender a fazer pizza é um sonho realizado... Mas sinto saudades da nossa brasileira! Quando faço para os amigos gringos, os olhos brilham a cada mordida... Portuguesa, frango com catupiry, calabresa: é difícil resistir! Na Austrália, há lugares que vendem a pizza acompanhada de um pão de alho. Vai entender?”, descreve Douglas.

Massa fina, massa grossa, brotinho ou gigante... Regina B. Pastorelli Rodrigues, proprietária da Fornalenha Pizzaria, em Mauá, escreveu um depoimento dedicado à pizza, com a autoridade de quem há muitos anos entende do assunto. Em suas diversas versões, a tradição da pizzaria conquista fãs no município e em toda a região. Nesse discurso permeado pelo amor ao ofício, profissionalismo, talento e dedicação, fica claro porque o Fornalenha segue como marca de sucesso que norteia o

imaginário e o paladar de seus amigos e clientes :“Nossa vida é feita de altos e baixos, de batalhas e vitórias, tristezas e alegrias, perdas e conquistas, julgamentos e reconhecimentos... Nosso dia-a-dia é assim, mesmo que lutemos para que tudo dê certo, algo pode nos decepcionar.

Agora, imagine um dia, ou até uma semana estressante, em que ao final dela esperamos um momento de prazer: uma cerveja gelada, um bom vinho para o nosso paladar e, para acompanhar... O que lhe vem à cabeça? É claro: a ‘pizza’.

Massa fina e crocante, ou mais grossa e macia. O molho suculento e saboroso e a cobertura: cremosa com o ‘verdadeiro requeijão Catupiry®’; o bacon crocante, a calabresa saborosa e a cebola no ponto certo. Atum sólido, é claro, a mussarela derretendo, muito palmito...

Seja como for, somos unânimes em pensar na nossa pizza. No Brasil, conseguimos aperfeiçoar da origem italiana, como um regalo ou um presente para nosso prazer semanal ou diário.

Lembrem-se: Uma pizza é para ser celebrada com todo o prazer!”

Suce

sso

em R

evis

ta |

Cap

aw

ww

.suc

esso

emre

vist

a.co

m.b

r

13

Page 14: Sucesso em Revista - Edição 40

A nossa nação passa por um momento de transformação. Por todo o país, manifestantes estão unidos por um objetivo em comum: tornar o Brasil um país melhor. Milhares de vozes tomam as ruas para mudar o atual cenário em que vivemos. As reivindicações têm diferentes motivações: o fim da corrupção, mais investimentos em segurança, construção de novas escolas, transporte público mais barato e de qualidade, sistema de saúde adequado, entre outras melhorias.

O aumento do preço da passagem de ônibus - de 3 reais para 3,20 – deu início à onda de manifestações na capital paulista. No dia 6 de junho, o MPL – Movimento Passe Livre – levou 2 mil pessoas às ruas para protestar contra o novo valor estabelecido. A insatisfação abriu espaço para que outras reivindicações ganhassem força e dessem nova cara ao cenário nacional. Universitários, artistas, advogados, professores, aposentados: todas as classes representaram suas indignações, levantando diferentes bandeiras. Na quinta-feira do dia 13 de junho, a polícia reprimiu duramente a ação de milhares de manifestantes que tomavam as ruas do centro de São Paulo com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Em nota, a PM declarou que atuou para garantir o direito de livre manifestação. No entanto, fotos de profissionais da mídia e cidadãos que não participavam do protesto sendo atingidos por disparos causaram revolta:

havia vândalos infiltrados no movimento, incitando a violência e causando tumulto, mas a repressão policial não se limitou a coibir suas ações. Na segunda-feira seguinte, 17 de junho, mais de 65 mil pessoas fecharam completamente a Marginal Pinheiros, seguindo em direção ao Palácio dos Bandeirantes e à Avenida Paulista. Nenhum confronto foi registrado. A imagem não se repetia desde as mobilizações pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, e emocionou todo o país com a união retratada representando a esperança em um país. O movimento apartidário, promovido nas redes sociais, chamou a atenção das autoridades da cena política e conquistou feitos de suma importância para o progresso do Brasil. Além da revogação do aumento do preço das passagens, deputados derrubaram por meio de voto a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que impedia o Ministério Público de promover investigações. Nos dias que se seguiram, as passeatas continuaram nas proximidades dos estádios que receberam jogos da Copa das Confederações: manifestantes exigiam esclarecimentos em relação à verba destinada pelo Governo aos eventos esportivos sediados no Brasil.

Nas cidades do ABC, o povo também esteve engajado. Lamentavelmente, cenas de depredação e violência foram registradas. Todos os acontecimentos w

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

14

Suce

sso

em R

evis

ta |

Capa

Manifestações legítimas unem cidadãos em busca da democracia e começam a mudar a cara do país

A VOZ E A VEZ DO POVO BRASILEIRO

por: Julia M. Fabri

Page 15: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Cap

aw

ww

.suc

esso

emre

vist

a.co

m.b

r

15

ganharam repercussão internacional e mostraram que ainda há muito por fazer para que as necessidades que acometem os brasileiros sejam sanadas, mas o mais importante a se notar é que o povo mostrou que não desistiu de sua pátria amada: as pessoas estão se informando mais, conscientizando-se de suas responsabilidades enquanto cidadãos, buscando saber quem são os políticos que não os representam, lutando pelos seus direitos, exigindo respeito e participando ativamente da construção de uma nação. Está na hora defender os verdadeiros significados de um país democrático!

Para entender melhor os conceitos relacionados às manifestações, conversamos com Luís Ricardo Davanzo, advogado e presidente da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - de São Bernardo do Campo.

As manifestações são legítimas? Sim, são legítimas e legais, pois no Brasil as manifestações populares estão agasalhadas pela liberdade de expressão, modalidade de democracia direta, consagrada no artigo 5º, inciso XVI, da Constituição Federal, que assim dispõe: “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Em quais casos os manifestantes podem ser punidos? Os manifestantes poderão ser punidos quando extrapolarem o direito de protestar, depredando o patrimônio alheio ou, ainda, atingindo a integridade física de outrem. Levando em conta uma das reivindicações dos manifestantes, seria viável uma reforma política em nosso país? A reforma política não só é viável, como necessária. O Movimento Passe Livre defende a “existência de um sistema de transportes verdadeiramente público, gratuito e de qualidade, acessível a toda a população”. Os representantes do Movimento podem ser responsabilizados pelos atos de vandalismo ocorridos durante as manifestações? Neste caso não, pois em material penal a responsabilidade é pessoal.De acordo com as leis, quando é permitido convocar um plebiscito? É permitido convocar plebiscito a qualquer tempo.

(...) É! A gente quer viver pleno direito A gente quer viver todo respeito A gente quer viver uma nação A gente quer é ser um cidadão A gente quer viver uma nação...Gonzaguinha

Page 16: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

16

Suce

sso

em R

evis

ta |

Onl

ine

Ao fazer check-in em um local, você mostra a seus amigos onde está e os lugares por onde passou. Você pode escrever e também conferir dicas a respeito dos locais produzidas por outros usuários e, além disso, seus amigos podem curtir e comentar seu check-in. Os dois aplicativos mais populares para check-in são o Facebook e o Foursquare, ambos para smartphones, com base em geolocalização, que conecta pessoas aos locais no mundo real. No Foursquare, existe um tipo de jogo. A cada novo check-in, você soma pontos e compete com

seus amigos ganhando Badges (uma espécie de recompensa) e pode até tornar-se “Prefeito” de um local - alguns estabelecimentos oferecem vantagens para estes clientes fiéis. As empresas podem oferecer Specials: ofertas que podem variar desde descontos até produtos grátis. Uma ameaça à privacidade? Não só com novas redes sociais, mas com absolutamente tudo relacionado à internet precisamos ter cada vez mais cuidado. Você

ONDE VOCÊ ESTÁ NESTE EXATO MOMENTO? FEZ O CHECK-IN?Facebook e Foursquare: entretenimento e oportunidade de negócios

Page 17: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

17

Suce

sso

em R

evis

ta |

Onl

ine

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Mar

cello

Maz

zini

Publ

icitá

rioprovavelmente já experimentou digitar o seu nome no Google para ver o que aparece. E se qualquer pessoa pudesse saber exatamente a sua localização atual? Aí é que se encontra o problema do check-in. Quando você faz um, as informações do local

em que você está, incluindo coordenadas e localização no mapa, aparecem na tela e estão disponíveis para absolutamente qualquer pessoa ver. Talvez pessoas estranhas saberem por onde você anda e quais são seus locais preferidos não seja algo muito legal. As redes sociais estão cada vez mais ousadas e as pessoas nem sempre estão preocupadas como deveriam em relação à privacidade. Entretanto, há lados positivos e negativos, de maneira que você deve saber aproveitá-los da melhor maneira. As dicas e avaliações dos locais do

Foursquare, por exemplo, são extremamente úteis. Foursquare para Empresas Check-in, specials e badges: se sua empresa não está familiarizada com esses termos, está na hora de abrir os olhos para as oportunidades que o Foursquare pode oferecer ao seu negócio. A rede social utilizada por meio de um aplicativo mobile é uma boa forma de relacionamento. Você pode criar a sua página, algo parecido com a Fan Page do Facebook, que lhe permite inserir um banner e editar as informações básicas da empresa. Os usuários podem curtir, acompanhar as atualizações, ver o mapa com todas as lojas (no caso de uma rede), ver os amigos que já estiveram lá e ver o total de pessoas que curtiram a página.

Page 18: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

18

Suce

sso

em R

evis

ta |

Cultu

ra

Já falamos em nossa revista sobre o Grupo Artemis de Teatro, em Mauá há onze anos. Rafael de Castro, uma das figuras por trás do projeto, já produziu mais de dez espetáculos e assina agora a adaptação dramatúrgica do musical infantil “A Princesinha”, em cartaz no teatro Anhembi Morumbi até 28 de julho, assinado pela Fundação Lia Maria Aguiar.

Rafael é ator, diretor, cenógrafo e produtor cultural, tendo iniciado sua carreira aos 14 anos. Ele acompanha o trabalho da Fundação Lia Maria Aguiar há alguns anos e, sobre a adaptação do texto do espetáculo em cartaz, comenta: “para compor o texto, fui em busca dos valores e sentimentos que são reflexos das ações que a Fundação promove. Temas como amizade e superação foram muito fortes nessa transposição. Todo mundo gosta de uma boa história, de uma história bonita e, quando penso em escrever ou adaptar um novo texto, sempre me preocupo em como contar essa história para que ela chegue aos corações de quem está lendo ou ouvindo”.

Em dezembro, a Fundação Lia Maria Aguiar apresentará a montagem de Rafael de Castro para o espetáculo “Uma Luz Cor de Luar”, premiado sete vezes no IV Festival de Teatro de São Paulo em 2012. “Essa é mais uma história bonita. A história de um menino, filho de pescadores, que decide abandonar a vila em que vive e buscar seu destino além do mar. Foi uma longa pesquisa para a construção desse texto que fala de amor, daquele que liberta e daquele que aprisiona”, finaliza com mistério Rafael.

O Brasil vive um bom momento com mega produções de musicais, que estão levando aos teatros das capitais milhares de pessoas. Além de Rafael, ‘A Princesinha’ reúne outros dois jovens talentos do teatro musical de São Paulo para a direção cênica: os talentosos Keila Fuke e Thiago Gimenes. Com vinte e quatro anos de carreira, Keila é diretora, atriz, bailarina, cantora e coreógrafa. Atuou em diversos sucessos musicais do circuito Rio - São Paulo, como ‘Miss Saigon’, ‘Sweet Charity’, ‘A Bela e a Fera’, entre outras grandes produções. No musical ‘A Princesinha’, também assina as coreografias dançadas pelo elenco infanto-juvenil. Já Thiago Gimenes estuda música há vinte e cinco anos. É maestro, pianista, cantor, compositor e professor na Escola de Teatro Wolf Maia. Compôs as dezoito músicas e letras de “A Princesinha” e faz a regência da banda que acompanha ao vivo o espetáculo. Esteve à frente da direção musical e preparação vocal do elenco de ‘Zorro - O musical’, ‘Rock Show o musical’ e, em 2013, além da direção musical de “A Princesinha”, dirigiu o musical que está em turnê “Enlace – A Loja do Orives” e a peça “Gangue”.

Sobre a parceria na direção, Thiago destaca a afinidade com Keila Fuke e o prazer em trabalhar com a Fundação Lia Maria Aguiar: “já trabalhei com a Keila em outros projetos e descobrimos uma grande afinidade ao compartilharmos a direção do musical A Princesinha. Trabalhar com as crianças da Fundação está sendo incrível. Com dedicação e muito ensaio, elas estão mostrando um trabalho admirável e encantador. A cada espetáculo conseguem relaxar e brincar em

EM CARTAZ,ESPETÁCULOMUSICAL ‘A PRINCESINHA’ Adaptação dramatúrgica é assinada por produtor do Grupo Artemis, de Mauápor: Julia Fabri

Page 19: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Cul

tura

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

19

cena e levar essa diversão ao público”, finaliza Thiago.Tanto Rafael quanto Thiago e Keila são talentos ‘fora da caixa’: apesar de jovens, possuem um currículo cheio de experiência e sensibilidade de sobra para ampliar a qualidade dos musicais produzidos no país.

A mega produção musical ‘A Princesinha’ reúne uma equipe técnica de 70 pessoas, 120 figurinos, cenários encantadores, efeitos especiais como chuva no palco e uma banda de 10 músicos tocando ao vivo. Digna de Broadway, a história de Sara Crewe emociona crianças e adultos ao revelar essa linda fábula que resgata valores raros como amizade, lealdade, superação e amor.

Além das crianças e jovens - entre atores, cantores e bailarinos dos projetos socioeducativos da Fundação Lia Maria Aguiar - o elenco conta com os atores Juan Alba como Capitão Crewe, Leonardo Miggiorin como Ram Dass, Cris Ferri como Senhorita Amélia, Mara Carvalho como Senhorita Minchin, Kiara Sasso

como Maya e Maria Tereza Prezotto e Juliana Ferreira revezam como a Sara Crewe, A Princesinha.

A Princesinha – O MusicalApós o fim da 1ª guerra mundial, a pequena Sara Crewe, órfã de mãe, deixa as paisagens ensolaradas da Índia para ir estudar num grande colégio na Inglaterra, acompanhada do pai, o Capitão Crewe, que explora minas de diamantes. O colégio londrino é dirigido pela temível Senhorita Minchin e sua irmã Senhorita Amélia que, com suas regras, mantém a autoridade e disciplina no lugar.

No novo país, Sara enfrenta as maiores adversidades, mas é com coragem, imaginação e bondade que ela supera as dificuldades e transforma sua vida e seu destino, assim como o de seus amigos, provando que se você aprender a acreditar com verdade e esperança, até milagres podem acontecer. Mais informações: Teatro Anhembi Morumbi |http://www.teatroanhembimorumbi.com.br/

Page 20: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Apr

endi

zage

m EXERCITESEU CÉREBRO NAS FÉRIAS!

Andr

essa

Maz

zone

tto

Fons

eca

Orie

ntad

ora

do m

étod

o Ku

mon

Un

idad

e M

auá

– Do

m Jo

sé G

aspa

rQuem tem uma vida intelectual ativa vive melhor e mais

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

20

Page 21: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

21

A mente humana, assim como o corpo, precisa ser exercitada continuamente para se desenvolver cada vez mais. Descobriu-se que, ao contrário dos outros órgãos do corpo humano, o cérebro pode melhorar seu desempenho durante a vida. A única exigência é que seja permanentemente treinado e exercitado em atividades intelectuais. Atualmente, as pessoas vivem obcecadas com ginásticas, dietas e atividades para melhorar a saúde do corpo, mas pouca gente imagina que o cérebro também deve ser exercitado o tempo todo. A melhor maneira de viver mais e melhor é colocar o cérebro para trabalhar.

O cérebro bem estimulado em tarefas como leitura, aprendizado de novas línguas, resolução de problemas matemáticos ou mesmo em tarefas rotineiras no trabalho pode esticar a longevidade de uma pessoa e evitar que ela sofra de problemas típicos de velhice, como a senilidade e a perda de memória.

Quanto mais informações úteis são armazenadas no cérebro, melhor é seu desempenho. Maior também é o benefício que ele leva a todo o resto do organismo ao qual está ligado. “O cérebro é uma máquina para usar e gastar”, diz o especialista e professor Ivan Izquierdo, da UFRGS.Quem estuda ou tem uma vida intelectual ativa vive melhor e geralmente mais. O uso adequado das potencialidades do cérebro também pode multiplicar muitas vezes a capacidade de aprendizado de uma criança, melhorar o desempenho de uma pessoa no emprego e aprimorar seus vínculos familiares e sociais.

Numa pessoa intelectualmente ativa, o cérebro pode melhorar cada vez mais. Numa outra, que não lê, não estuda, não trabalha, nem se envolve em atividade desafiadora para a mente, ocorre o oposto. O cérebro decai e envelhece, como qualquer outra parte do corpo não utilizada. Uma mente sem uso se deteriora tanto quanto uma perna que não se exercita. Pessoas que trabalham e saem de férias por um mês ou mais, ao retornar, a queda na execução das atividades é expressiva. Isso explica aquela sensação de preguiça que toma conta das pessoas ao final de férias mais prolongadas. Ao retornar do trabalho, o cérebro precisa ser reeducado e exercitado novamente para recuperar o desempenho perdido.

Atividades complexas e inovadoras são a melhor forma de exercitar o cérebro. Jogar xadrez sempre foi considerado um bom exercício cerebral, porque exige concentração e capacidade de inventar saídas para novas situações. Outra maneira apontada pelos especialistas é a leitura. Quando alguém lê, está criando novas imagens, aprendendo novos conceitos e até exercitando a fala.

Por todos estes motivos, aproveite as férias para ler um livro, jogar jogos que envolvam estratégias, enfim: divirta-se colocando o cérebro para funcionar!

Suce

sso

em R

evis

ta |

On

Line

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

5531_sps_andressa_anuncio.pdf 1 10/06/2013 10:08:21

Page 22: Sucesso em Revista - Edição 40

No dia 22 de junho, a AMADEVI – Associação Mauaense de Assistência e Apoio aos Deficientes Visuais – organizou um evento muito especial. A ‘apresentação de futebol de deficientes visuais’ reuniu jogadores cheios de garra e determinação, que sabem driblar obstáculos com a categoria dos craques. Em uma entrevista exclusiva, Elisabete Domiciano, coordenadora voluntária da Amadevi, nos conta um pouco mais sobre o grandioso trabalho realizado pela Associação em nossa região. Como surgiu a Amadevi?A Amadevi começou ao percebermos as necessidades dos deficientes visuais da região. A Associação tem como objetivo apoiar a autoestima, ministrando cursos de informática, braile e também palestras. Além disso, contamos com um time de futebol de deficientes visuais. A Amadevi foi fundada pelos senhores Edson Lobato e Mário que, após ficarem sem visão, sentiram a necessidade de ajudar outros deficientes visuais.

Quem são os parceiros da Amadevi?Quem apoia a Amadevi são voluntários, “pessoas físicas” que doam roupas e objetos usados - os quais, no momento, investimos para pagar as contas fixas. Hoje, passamos por enormes dificuldades financeiras e já estamos com data para fechamento das atividades, visto que estamos com aluguéis atrasados. Apesar de procurarmos a prefeitura, não conseguimos um local, muito menos uma resposta que nos dê esperança para continuarmos com nosso projeto.

O futebol realizado entre os deficientes visuais chama a atenção pela superação das dificuldades. O que mais os motiva?A partida de futebol realizada entre os deficientes visuais busca promover a autoestima do atleta e sua melhor locomoção. O jogo realizado no dia 22 de junho foi o primeiro com divulgação, mas, ainda assim, não obtivemos tanto êxito por falta de apoio da prefeitura. O evento contou com a participação de duas equipes w

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

22

Suce

sso

em R

evis

ta |

Varie

dade

s

Atividades especiaissão desenvolvidas pelaAssociação de Mauá

por: Julia M. Fabri

AMADEVI: LUTA PELO APOIO AOS DEFICIENTES VISUAIS

Page 23: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Varie

dade

sw

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

23

da capital, o INV (Instituto Nova Visão) e o CESEC (Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos).

Em relação ao preconceito, os deficientes visuais enfrentam dificuldades ao concorrer a vagas no mercado de trabalho?Sim, pois muitos empregadores acreditam que o deficiente visual tem mais dificuldades do que profissionais com outro tipo de deficiência para realizar tarefas. Qual é a importância da Amadevi no que diz respeito à inclusão social dos deficientes visuais?Buscamos mostrar que o deficiente visual é capaz de andar sozinho, trabalhar e realizar atividades como qualquer outra pessoa. O que leva um deficiente visual a procurar a Amadevi? Um dos motivos que leva um deficiente visual a procurar a Amadevi é a oportunidade de conhecer outros deficientes. Isso possibilita aprender a conviver

com pessoas que tenham a mesma deficiência, trocando experiências, participando de passeios e eventos e realizando cursos - como o de informática, para inclusão no mercado de trabalho, e de mobilidade, para aprender a usar a bengala, por exemplo. Apesar da omissão do poder público, o próprio INSS encaminha pessoas com deficiência visual para o curso de informática para reabilitação ao mercado de trabalho.

Os deficientes visuais de Mauá e região estão bem assistidos?Não, devido à total omissão do poder público e à falta de informação da sociedade, que muitas vezes não sabe como agir em relação aos deficientes visuais e nem como ajudá-los, por exemplo, a atravessar a rua em uma faixa.

Para ajudar a Amadevi:Av.: Presidente Castelo Branco, 892, Jardim Zaíra Mauá, Fone: 4544 3461 / 4519 [email protected] ou http://www.amadevi.com

Page 24: Sucesso em Revista - Edição 40

Eva

Cris

tina

Ven

ânci

o Nu

tric

ioni

sta

Com esse friozinho, o que dá mais vontade de fazer é ficar embaixo das cobertas, vendo um filminho e, lógico, parece que só temos vontade de comer massas, doces, chocolates. Afinal, são tantas tentações... Mas por que será que no frio sentimos tanta vontade de comer?

No verão, temos a impressão de gastarmos mais energia por suarmos mais. Mas o que o corpo faz é liberar o calor que está “sobrando”. No inverno, a temperatura “cai”. Nós temos o nosso tecido gorduroso, que tem o importante papel de manter a temperatura corporal em torno dos 37 graus. Por isso, o corpo mostra sinais de que precisa de mais comida, fazendo com que aumente a sensação de fome, principalmente por alimentos gordurosos.

Se o seu objetivo é emagrecer, aproveite que o nosso corpo está gastando mais energia e programe-se para perder alguns quilinhos. Reeduque sua alimentação e pratique uma atividade física.

Anime-se! ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

24

Suce

sso

em R

evis

ta |

Nut

riçao

A VONTADEDE COMERAUMENTA NO FRIO?Saiba como funciona o metabolismo durante as baixas temperaturas

Page 25: Sucesso em Revista - Edição 40

Sucesso Social

Page 26: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

26

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

por: Redaçãofotos: Robson Fonseca

O Rotary Club de Mauá em parceria com a Asfar Mauá realizaram no mês de junho, a já tradicional Festa do Queijo e Vinho. O evento foi realizado na Associação Atlética Industrial e a edição superou as anteriores em animação e a participação de grande público.

28ª FESTA DO QUEIJO E VINHO

Page 27: Sucesso em Revista - Edição 40

por: Redaçãofotos: Georgia Andrade

por: Redaçãofotos: Trindade

Grupo de Mauá prestigia o Rei Leão, em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, o espetáculo surpreende pela criatividade e sensibilidade que usa para contar a história deste clássico da animação.

Vitoria Cruz Folego comemorou seu aniversário de 15 anos entre familiares e amigos, no Buffet Monte Castelo, em Ribeirão Pires. A festa, com o tema Baile de Máscaras, contou com mais de 340 pessoas e foi um sucesso!

REI LEÃO

VITORYA 15 ANOS

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

27

Page 28: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

28

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Aldo Leandro Wienc com Neymar

Henri Casteli e Fernanda Martins

Priscilla Afonso com o Michel Teló

Paulo Henrique Ganso e Rosiris Furlan

Neymar entre Roger e Rogério

Juju e Dani Calabresa

Caio Evangelista e Bruno Mazzeo

Maria José com o Argentino do CQC

Kaue Andrade entre a Banca do Charlie Brown JR

Ivete Sangalo e Giovanna Grigio

Gabriel e Giuliano e Bárbara Person

Ana Maris Goulart e Sandy

Aqui os leitores fazem Sucesso! Você quer sair na próxima edição da Sucesso?Envie uma foto com alguém famoso, pelo site: www.sucessoemrevista.com.br

FAMOSOS NA SUCESSO

Page 29: Sucesso em Revista - Edição 40

INAUGURAÇÃO NAIL BAR

por: Redaçãofotos: Georgia Andrade

Forte tendência nos Estados Unidos e Europa, o Nail Bar une o lugar ideal para relaxar e tomar um dink com as amigas, à comodidade de embelezar as mãos e os pés. A cabelo.corpo inaugurou no dia 21 de junho, o seu mais novo espaço, com profissonais especializados e mais de 400 opções de esmaltes entre nacionais e importados, para a alegria de suas clientes.

Equipe cabelo.corpo

Karina e Madá (proprietárias)

Page 30: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Após um período com a saúde debilitada, a professora Alda Rodrigues Silva resolveu comemorar o seu aniversário em uma celebração à vida. Convocou seus sobrinhos para organizarem uma festa, e pediu para que os amigos a presenteassem com enxoval para acalentar as crianças carentes da região. A festa foi um SUCESSO!

CELEBRANDO A VIDA

por: Redaçãofotos: Arquivo pessoal

30

O Centro Universitário Senac realiza a Exposição Cápsula do Tempo: identidade e ruptura no vestir de Ney Matogrosso, com curadoria do carnavalesco Milton Cunha, a mostra apresenta 30 figurinos que estão expostos em manequins especialmente fabricados com as medidas e feições de Ney Matogrosso. Ainda há objetos originais como sapatos, colares e outros adereços usados pelo artista em shows e apresentações durante os 40 anos de carreira. A mostra está dividida em três ambientes: Ney Neandertal, Ney Farol e Ney Pérola, ornamentados com fotos e músicas do homenageado. Em caráter itinerante, a exposição se encontra atualmente no Shopping Market Place, em São Paulo.

CÁPSULA DO TEMPO: NEY MATOGROSSOpor: Redaçãofotos: Georgia Andrade

CÁPSULA DO TEMPO: NEY MATOGROSSO

Page 31: Sucesso em Revista - Edição 40

por: Redaçãofotos: Arquivo pessoal

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

31

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Simone Zago Marcolino comemorou mais um ano de vida cercada de carinho, na ocasião ela preparou uma mesa de comes e bebes típicos das Festas Juninas para recepcionar suas amigas e clientes.

Um grande sucesso, assim foi a noite inaugural da primeira galeria de Artes Visuais do Grande ABC. Na noite de 11 junho, os galeristas Thomaz Pacheco e a arquiteta Gisele Pacheco deram início às atividades da OMA Galeria. Cerca de 130 pessoas prestigiaram o evento. A exposição inaugural, intitulada Felipe Bertarelli: não de mim, tem curadoria do historiador Douglas Negrisolli e fica aberta à visitação gratuita até o dia 31 de julho. Maiores informações no site www.omagaleria.com.

ARRAIAL DONA JOANA OMA GALERIA

por: Redaçãofotos: Georgia Andrade

por:Diego Pudo/Trivia Comunicaçãofotos: Perazzolo

Page 32: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

32

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Com o lema: “Preservando o Meio Ambiente” o Clube de Cavaleiros de Rio Grande da Serra, reuniu no dia 26 de maio, um grande número de amigos para a já tradicional cavalgada do grupo.

O concurso Gatinha Top Model Mauá 2013 foi realizado no ultimo dia 01 de junho, no Teatro Municipal de Mauá, sob a coreografia e organização de Marquinhos e da MM produções. As vencedoras foram: categoria infantil - Ana Beatriz Marques; na categoria mirim - Ana Clara Alves; categoria infanto juvenil - Iara Nunes Vieira; categoria teen - Monaliza de Souza.

CAVALGADA ECOLÓGICA GATINHA TOP MODEL MAUÁ 2013

por: Redaçãofotos: Milton R. Augusto

por: Redaçãofotos: Marquinhos

O ex-atacante Evair foi muito festejado por torcedores no lançamento do livro “Sociedade Esportiva Palmeiras 1993 - Fim do jejum, início da lenda”, escrito em parceria com Fernando Galuppo e Mauro Beting em comemoração aos 20 anos do título paulista que encerrou um jejum de 17 anos sem títulos alviverdes. O evento contou com aproximadamente 3 mil pessoas na Academia Store, da Rua Augusta, na noite de quarta-feira, 12 de junho.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS 1993 - FIM DO JEJUM, INÍCIO DA LENDApor: Redaçãofotos: Renato Ribeiro

Denise Couto, Renato Ribeiro, Daniela do Couto, Davi Luiz e Evair, o Matador

Mauro Betting, Fernando Galuppo E Renato Ribeiro

Presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, Davi Luiz e Renato Ribeiro

Page 33: Sucesso em Revista - Edição 40

O domingo, 23 de junho, foi a data escolhida para a inauguração do 1º Campo De Grama Sintética Do Independente FC. O evento contou com várias apresentações e a presença de associados, atletas e autoridades, entre eles o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, José Aurichio, o professor Clovis Volpi, o Prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o Presidente do Clube, Tinho Oliveira.

INDEPENDENTE F.C.por: Redaçãofotos: Robson Fonseca

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

33

Page 34: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

34

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

A I Copa Mauá de Muay Thai foi um sucesso. O evento contou com uma grande participação de atletas e público.

I COPA MAUÁ DE MUAY THAY

por: Redaçãofotos: Sidnei Santos

Dia 25 de junho, Harry Horst Wallendy, diretor superintendente da Santa Casa de Mauá, recebeu mais de 100 convidados na inauguração da nova sede da Policlínica do seu Plano de Saúde – Santa Casa de Mauá Saúde, localizada na avenida Dom José Gaspar, 168 – Bairro Matriz.

SANTA CASA DE MAUÁ INAUGURA POLICLÍNICApor: Redaçãofotos: Nilson Suguino

André Paixão Almeida, Glaucia Walendy e Harry Walendy

Marcia Varin Assis e Otavio Tenorio Assis

Helio Yoshimoto, Sandra Cristina Pereira e Rodrigo

Porfírio

Luis Ferreira, José Valdemir Barbosa, Harry Walendy e Glaucia Walendy

Harry Walendy, Vereador Ricardinho(enfermagem), Wilson

Augusto e LuisHarry Walendy, Jair Parmejane, Sandra

Cristina Pereira e Celso Boscariol

Celso Boscariol, Moacyr Ferrari e Absalão Souza Lima

Harry Walendy, Vereador Ivan, Wilson Augusto e Luis

Glaucia e Harry Walendy Nanci Vecchi e Marize Tamaoki

Jair Parmejane e Olindo Sano

Page 35: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

35

A equipe de Bocha Feminina da A.A. Industrial de Mauá saiu vitoriosa da última edição do JOTISA 3ª Idade de Santo André. Entre várias premiações, a dupla Toninha e Helenice saiu com a medalha de ouro.

Cerca de duas mil pessoas acompanharam os quatro dias de programa da tradicional Festa de Santo Antônio, realizada entre os dias 13 e 16 de junho, com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires e da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo. Além das missas, o público presente acompanhou apresentações típicas da festa como a Quadrilha, o Grupo Folclórico Catira – Às de Ouro de Mauá e os Narradores de Cordel. A programação também contou com a animação das duplas Serrado e Ribeirinho, Ivan Dourado e Evandro, e das bandas Estação 12, Brasil Jazz Quartet, Helen Cristina e Banda, Família Masan e Inspirasamba.

BOCHA DA A. A. INDUSTRIAL DE MAUÁ

FESTA DE SANTO ANTÔNIO NA ESTÂNCIA

por: Redaçãofotos: Marcia Marconato Lero

por: Redaçãofotos: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Da Estância Turística De Ribeirão Pires

Toninha e Helenice

A dupla Ivan Dourado e Evandro Narradores de Cordel

ConvitesConvitesRei

Convites Personalizados

Auto Relevo e Impressão

Simples

Auto Relevo e Impressão

Simples

Temos também convitespersonalizados para Padrinhos

4514-3086

Av. Barão de Mauá, 1001 D Praça da Bíblia

Centro - Mauá - SP

reidosconvitesmaua.com.br

MAUÁ

Page 36: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

36

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

No último feriado de Corpus Christi, a Orquestra de Violeiros, o Coral das Comunidades, os Berranteiros de Jesus e parte da Orquestra de Flauta Doce de Mauá, viveram mais uma experiência maravilhosa. Pela primeira vez um grupo musical de Mauá, cantou na Catedral de Brasília, justamente no dia do Aniversário da Catedral que completou 43 anos, em Missa Solene celebrada pelo Arcebispo Dom Sérgio.

ORQUESTRA DE VIOLEIROS E BERRANTEIROS DE MAUÁ

por: Redaçãofotos:Joao Aletto Filho

Aunos e familiares participaram com muita animação das atividades do Centro Educacional Transformando Cidadão, que estão a todo vapor! Entre elas o Sarau realizado na escola e a Comemoração do Dia das Mães, no Parque Regional da Criança, em Santo André.

CENTRO EDUCACIONAL TRANSFORMANDO CIDADÃOpor: Redaçãofotos: Márcia Marconato

Page 37: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

37

No dia 03 de julho, a Pharmattos recebeu a equipe da Medley para presentear seus clientes com testes de Glicemia, medida de IMC e aferição de pressão. O evento foi um sucesso, e os clientes saíram super satisfeitos!

PHARMATTOS por: Redaçãofotos: Kelli Mattos C. Costa

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Page 38: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

38

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

No último dia 19/06, Bianca Fargiani completou seus 21 anos, que foram comemorados entre seus familiares e amigos.

PARABÉNS BIANCA

por: Redaçãofotos: Marcello Mazzini

Janete Pavão, proprietária da Sirjan Modas, comemorou mais um ano de vida cercada pelo aconchego de suas amigas. A loja estava em clima de festa para recepcionar todos que vieram dar o seu carinhoso abraço.

SIRJAN EM FESTApor: Redaçãofotos: Georgia Andrade

Beatriz, Sonia, Bianca e Mirella Família e amigos

Bianca, Sonia e Marcello MazziniCesar, Rosinha e BiancaSonia, Marcella e Pedro

Page 39: Sucesso em Revista - Edição 40
Page 40: Sucesso em Revista - Edição 40

No último dia 19/06, a equipe da E.E. Profª Therezinha Sartori participou da Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes o Ministro de Estado da Educação Sr. Aloízio Mercadante, o Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Sr. Marco Antonio Raupp, e o Diretor Geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada Sr. Cesar Camacho, que na ocasião contribuíram com suas palavras de incentivo e reconhecimento, servindo de estímulo para o trabalho de qualidade na Escola Pública!

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ial

Os integrantes da Corporação Musical Lyra de Mauá, realizaram no domingo 23/06, nas dependências da Associação Atlética Industrial, uma deliciosa feijoada. O evento beneficente teve o objetivo de arrecadar fundos para viabilizar a participação da Banda no Campeonato Mundial de Marching Band Show, que acontecerá em 2015 na Inglaterra.

FEIJOADA DOS AMIGOS DA BANDA LYRA

por: Redaçãofotos: Robson Fonseca

PREMIAÇÃO OBMEPpor: Redaçãofotos: Rita de Fátima Sola

Aluno premiado: Felipe Pires Shimada

Page 41: Sucesso em Revista - Edição 40
Page 42: Sucesso em Revista - Edição 40

Alunos e amigos me perguntam se tomando apenas suplemento ou remédio ficariam fortes, como em um passe de mágica. Uma amiga professora me disse que tomava colágeno como suplemento, então perguntei se ela estimulava seu corpo para que surtisse efeito. Quando ela me respondeu que não, expliquei que o segredo dos suplementos e remédios é o fato de eles só entrarem em ação quando seu princípio ativo interage com moléculas do corpo chamadas de receptores. Como cada órgão tem receptores específicos, o suplemento ou remédio só age quando seu princípio ativo encontra moléculas que se “encaixem” perfeitamente com sua fórmula química. É a famosa “chave-fechadura”, que tanto escutamos nas aulas de fisiologia na faculdade.

É importante lembrar que, principalmente, deve haver necessidade: quando uma pessoa toma um suplemento, ela deve realmente precisar dele, “estimulando” sua necessidade. Quando uma pessoa faz musculação frequentemente, quatro vezes por semana, por exemplo, ela ganha massa muscular, aumenta suas necessidades energéticas e, ai sim, ela poderá necessitar de mais energia, proteína e outros suplementos para seu corpo continuar e se manter forte.

Para que você tenha certeza dessa necessidade, é preciso consultar um médico especialista, uma nutricionista que, de preferência, seja também especialista em atividade física e, se for possível, conhecer seu professor ou personal trainer, para que juntos analisem seu gasto energético diário e lhe deem as atividades e suplementos necessários para que você fortaleça a musculação, por exemplo. O que me preocupa é que muitos praticantes de atividade física estão tomando suplementos sem uma prescrição médica ou nutricional, utilizando suplementos por conta própria, muitas vezes orientados pelos colegas ou pelo que viram num comercial de TV. Todo o excesso no corpo será transformado em algo que deverá ser excretado ou trará um acumulo que poderá ser prejudicial a sua saúde.

Então fica a dica: não existe milagre. Sem esforço ou dedicação, não existe resultado. Só tome remédio de dor de cabeça se você realmente tiver dor de cabeça, só tome suplementos alimentares com indicação de especialista e se realmente você fizer atividade física. Ninguém fica magro com “saúde” se não faz atividade física, e assim por diante. Pense nisso!

SUPLEMENTOS ALIMENTARESAtenção! Nem todos precisam de mais energia e proteína Atenção! Nem todos precisam de mais energia e proteína

42

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Qua

lidad

e de

Vid

a

Page 43: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Neg

ócio

s

43

Page 44: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Mod

a

44

Revoluções e protestos à parte, o mundo da moda vive em tumulto. Começo mapeando os últimos acontecimentos que nos assombram. Com a eminente crise financeira, um ano de 2012 assombroso nas vendas para todo mercado de vestuário e confecção em todo mundo. Um São Paulo Fashion Week falido, seja nas ideias (mudou o calendário, sobraram desfiles comerciais -60% a 70% das grifes apresentadas, ou que estão crescendo no mercado nacional, são do segmento jeanswear), seja no “virtuosismo técnico ou intelectual” beirando a insanidade e nos compensando com peças muito feias. Não vou citar nomes, vou ser prático como a avalanche minimalista tem pedido. Eu, em meu trabalho, procuro um equilíbrio em que o respeito ao

espírito do momento tenha em conjunto um “sentido de beleza”.

Do outono para o inverno, após a infestação das camisas de chiffon flúor, camisas igualmente exuberantes de delegada amarrada, não restou nada além de tédio. Boa parte das marcas estão tentando exibir algo de Céline ou mesmo ressuscitar Helmut Lang. O espírito da economia/seriedade e total conformação é da metade dos anos 90 para o seu final.

Gola careca em praticamente tudo, caminhando para linhas limpas, ou seja: quase tudo sem gola, é canoa ou carecão, que parecem antecipar o próximo

Lean

dro

Gabi

onet

taFa

shio

n De

signe

r

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

MINIMAL REVENGEAntecipando tendências

Page 45: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Turis

mo

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

45

verão. Já vemos que boa parte dos casacos mais bacanas de inverno são limpos e polidos, e as camisas também, como túnicas, cintura beliscada, quase reta, mangas indefinidas em casacos... Jaquetas e tops são super tendência: o “it” é algo entre manga comprida e o ¾.

As calças são skinny quase retas (mas retas mesmo, como Levis 501), mas os ganchos me parecem todos boyfriend: tudo seco, com um sutil efeito (ensacado). Calças cigarro (aquelas mais curtas) de lã, couro e jeans (numa versão barrinha enrolada, sabe?) usadas com scarpim (eles voltaram)... Na dúvida, é só buscar: Dior, RafSimons, HediSlimane, Saint Laurent, Alexander Wang Balenciaga... Eles é quem mandam lá fora!!!

Cores frias, chapadas e metálicas: Chumbo, Bordô, Azul Klein, Cobre, Tijolo, Branco chapadão e muito Preto. Outra boa investida é nas texturas e impressões/estampas e padrões marmorizados ou brilho de paetês e pedras, só que abstratos, geométricos. Aliás, mesmo o toque de romance das estações tem caminhado para padrões delicados de rendas e brocados em que os desenhos são estilizados de forma geométrica, ou seja: esqueça flores. Os babados vêm em molejo não franzidos ou cheios de volume, e alguns são bem estruturados em golas e pepluns (aquele babado em tops, blusas, vestidos e saias na altura da cintura, super torcido).

Vestidos pepluns são supervedetes em alfaiataria, mas não caem bem em todo mundo. Saias longas quase retas bem anos 90, saias lápis mais retas: a palavra chave é “reto/reta”, entendeu?! Vestidos túnicas retos em versões com debruns e recortes em couro, camurça ou matérias de luxo com bordados e correntes metálicas pesadas estilizadas. Ensaia-se também um retorno do efeito de pregas: pregas em vestidos, saias estilo colegial midi e longas, muitas pregas em assimetrias de forma irregular (um pedaço da peça tem pregas, em outro, do nada, elas somem). Algumas estampas misturadas também, assim como texturas, ajudam a tirar o tédio. Além disso, barriga de fora em blusas cropped (curtinhas, ameaçando a barriga de fora).

Na moda festa, os vestidos igualmente emulam formas abstratas e geométricas. A utilização de tules trabalhados ou invisíveis permitem decotes geométricos ousados. O veludo queridinho também dos anos 90 retorna, assim como trabalhos de bordado irregulares ou com efeito gasto para fazer do glamour mais casual e “sujinho”. Pense em Angelina Jolie e a modelo Kate Moss naquela época do heroinchic, e do grunge costura de Marc Jacobs. As próximas estações garantem que o ideal é sóbrio e intimista.

MINIMAL REVENGE

Page 46: Sucesso em Revista - Edição 40

Criatividade e programação são palavras de ordem para que as férias sejam produtivas, principalmente às famílias que não viajam nesse período.Internet, TV e games devem ser atividades realizadas em curto período de tempo. A energia e a disposição das crianças precisam ser exploradas com atividades que proporcionem a socialização e o convívio familiar, tão importantes e deixados de lado em tempos modernos e de muito trabalho.Nenhuma criança gosta de ficar trancada em casa ou no apartamento, principalmente nas férias!Que tal pensar em algumas atividades? Elas podem auxiliar aos pais que tiram férias com seus filhos

- e também valem para pais que trabalham nesse período e crianças que reclamam de ficar longe dos amigos. Nesse caso, os avós, tios e os pais dos colegas da escola são as melhores opções: podem estreitar os laços parentais e de amizade, lembrando bem que as noites e os finais de semana devem ficar por conta dos pais!

• Para a atual geração, brincar de roda, esconde-esconde, amarelinha, passa anel, corda, peteca, bandeirinha, alerta, hora do lanche e outras brincadeiras antigas, são prazeres desconhecidos, que podem ser relembrados pelos pais, para

AS FÉRIAS ESCOLARES

CHEGARAM, O QUE FAZER?Opções divertidas para quem não viajou reunir a criançada, parentes e amigos

Rosa

ngel

a Za

nesc

oDi

reto

ra P

edag

ógica

46

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Educ

ação

Page 47: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Educ

ação

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

47

brincadeiras junto aos filhos, vizinhos e primos;

• Fazer pipas, construir carrinho de rolimã, pés de lata e telefone sem fio ajudam a passar o tempo e são atividades divertidas;

• O pique nique é outra sugestão bem vinda, que pode ser apreciada pelas crianças, principalmente quando elas têm a oportunidade de escolher o tipo de comida, os colegas e o lugar a ser realizado, sugerido com árvores, grama, terra;

• Outra opção interessante é passear em parques, andar de bicicleta, skate, patins... As crianças gostam e há parques gratuitos acessíveis a todas as famílias;

• Uma sessão de cinema em casa com pipoca, junto com os colegas e primos pode trazer muita diversão;

• Os dias podem ser intercalados com passeios ao cinema, clube, zoológico, teatro, praças, shoppings;

• Muitas livrarias realizam programação de férias, com contadores de histórias. Essa atividade proporciona lazer e ainda contribui para o gosto à leitura;Uma noite do pijama pode proporcionar momentos inesquecíveis! Além de um desfile, brincadeiras como “o que é o que é...”, “imagem e ação” e outras, ocupam um bom tempo e proporcionam muitas risadas;

• Atividades com tinta preocupam os pais, mas as crianças adoram, principalmente quando a família se envolve na brincadeira.

Para os dias frios, jogos e quebra-cabeças são ótimas opções!

Atividades escolares não devem ser realizadas nesse período, mas ajudar na rotina da casa, como recolher os brinquedos, organizar o quarto, tirar a louça da mesa após as refeições, para depois brincar ou passear, deve ser um combinado mantido, sempre!

Page 48: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

48

Suce

sso

em R

evis

ta |

Saúd

e

VITILIGOSaiba mais

sobre essa doença de causa

desconhecida e como tratá-la

Dr.

Paul

o So

uza

Espe

cializ

ação

Fisi

oter

apia

Ho

spita

lar H

ospi

tal A

lber

t Ein

stei

n

Page 49: Sucesso em Revista - Edição 40

Com muito prazer escrevemos mais uma coluna de saúde na Revista Sucesso, e neste mês vamos abordar um assunto sugerido pelos nossos leitores: o vitiligo. Trata-se de uma doença não-contagiosa e de causa desconhecida, em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. Pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos. Contudo, estresse físico, emocional e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.

O vitiligo atinge de 0,5 a 2% da população mundial. A prevalência da doença varia consideravelmente entre os diferentes grupos étnicos, sendo estimada em 2% no Japão, 1% nos EUA e 0,14% na Rússia. As mulheres são, geralmente, mais acometidas do que os homens, porém, estudos recentes sugerem prevalência igual para ambos os sexos.

A despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pelos localizados nas manchas de vitiligo se tornam esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras em caso de exposição sem proteção, conferindo um risco para o desenvolvimento de câncer de pele.

O tratamento conservador geralmente é o mais indicado com uso de medicamentos e também Fototerapia, que é aplicação de Luz Ultravioleta. O uso de loções e pomadas também ameniza muito o sintoma, juntamente com maquiagens indicadas pelo médico dermatologista - mas não é descartada a chance de enxertos de pele em determinadas áreas de lesões.

A doença ficou famosa na década de 90, quando o cantor pop norte-americano Michael Jackson assumiu que era portador de vitiligo bem avançado e iniciou o tratamento das manchas, tornando a cor da pele mais uniforme e clara e minimizando as manchas (contrariando os tablóides que afirmavam que o cantor teria feito cirurgias plásticas para mudar a cor da pele por opção, e não por conta da patologia). Outros famosos também são portadores, como o Rapper Rappin Hood, o jornalista esportivo Chico Lang e a ex-modelo Luiza Brunet, que é portadora desde dois anos de idade e convive muito bem com a patologia.

Suce

sso

em R

evis

ta |

Saú

dew

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

49

Page 50: Sucesso em Revista - Edição 40

Pensar em segurança no trânsito é pensar que temos que ver e ser vistos também, e o uso de luzes do veículo auxilia nessa identificação. Porém, muitos condutores não sabem ou até mesmo não querem respeitar as regras. Mas o principal problema não são as punições estabelecidas pela legislação, e sim os perigos que podem ser provocados com a utilização dos dispositivos de maneira incorreta.

No CTB (Código de Transito Brasileiro) há diversas infrações para o condutor que não cumprir as determinações. Por exemplo: o artigo 224 diz que o uso de luz alta em vias iluminadas é multa de natureza leve (três pontos e valor de R$ 53,20). Já o artigo 223 refere-se ao uso de luz alta para ofuscar, sendo a penalidade de multa grave (cinco pontos e valor de R$ 127,69).

O grande perigo é justamente o ofuscamento provocado ao condutor que vem pelo sentido contrário. O motorista que receber os fachos de luzes poderá ter a sensação de ‘cegueira’, e o tempo para reestabelecer sua visão pode levar até 7 segundos. Um veículo a uma velocidade de 80 Km/h poderá percorrer até 155 metros.

Na maioria das vezes, esse problema é provocado quando o veículo que vem pelo sentido contrário utiliza

faróis xenon. Muitos têm dúvidas se podem ou não ser utilizados e, desde 2011, por meio da Resolução 384 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), ficou proibida “a instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo”. A desobediência gera infração de natureza grave (cinco pontos e valor de R$ 127,69).

Recentemente foi aprovada no Congresso Nacional uma medida que obriga o motorista de automóvel trafegar em rodovias sempre com os faróis baixos acesos. Essa determinação pode ajudar na redução de acidentes: segundo estudo feito na Holanda, a identificação dos veículos que vem pelo sentido contrário pode ser de até três quilômetros de distância, e a chance de colisão durante o dia pode diminuir em 15%. Quem desobedecer comete infração de natureza média (quatro pontos e valor de R$ 85,13).

Quanto às motocicletas, a legislação de trânsito no nosso País diz que o piloto deve transitar com as luzes acesas mesmo dentro da cidade. Essa medida já existe há um bom tempo, e o motociclista que desobedecer poderá ser autuado com infração de natureza gravíssima (sete pontos e valor de R$ 191,54).

Suce

sso

em R

evis

ta |

Soc

ieda

dew

ww

.suce

ssoe

mre

vist

a.co

m.b

r

50

COMO USAR LUZES EM VIAS PÚBLICAS?Atenção motorista: utilizar iluminação correta ajuda a evitar acidentes de trânsito

Rena

to R

ibei

roJo

rnal

ista

Espe

cialis

ta e

m E

duca

ção

e Se

gura

nça p

ara o

Trân

sito

Page 51: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Car

ros

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

51

Page 52: Sucesso em Revista - Edição 40

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

52

Uma cidade dentro de outra. Assim pode-se definir o Jardim Zaíra, o bairro mais populoso de Mauá, que abriga em torno de 25% dos moradores da cidade. Zaíra era o nome da mãe de Chafik Mansur Sadek, que loteou o Jardim Zaíra no começo da década de 1952. Eram terras de João Jorge Figueiredo, industrial do ramo ceramista em Mauá, cuja fábrica ficava na estrada do Corumbê - atual Avenida Castelo Branco-, no caminho do Zaíra.São 185 alqueires a gleba A, aprovada em 1956; a gleba B, em 1960. O rural dos tempos da lenha do Corumbê, do carvão e do plantio, vive a fase das olarias, ganha a primeira fábrica de louças do Pilar, nome anterior da cidade de Mauá (Pilar torna-se Mauá no ano de 1926, em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa, industrial e visionário brasileiro, um dos homens mais importante do Império).A política do loteamento era vender barato. O preço dos lotes se enquadrava no orçamento de qualquer operário, principalmente porque podia ser adquirido ao longo prazo. Quem comprasse um terreno ganhava 5 mil tijolos, 300 telhas, um vitrô, uma janela e uma porta. O material era suficiente para o inicio de construção de uma casa popular. O Zaíra iniciou sua formação em 20 anos. Depois, a partir dos anos 1970 e 1980, o crescimento para os morros e o inchaço atual.Uma das primeiras Associações de Amigos de bairro foi a Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Zaira e Adjacências, fundado em 1962, SABAJAZAC, tendo como umas das principais lideranças Olivier Negri

que, juntamente com a comunidade, reivindicava melhorias no bairro.O interessante trabalho social no Jardim Zaira era a possibilidade de melhorias, uma vez que era o bairro mais carente nestes períodos (anos 60 e 70). Não possuía uma Igreja. Os lideres locais, juntamente com a população, se organizam para a construção de um templo.Uma das principais colaborações no Zaira foi o auxilio da Juventude Operária Católica (JOC), de uma relevância social muito importante para a comunidade que, através das idéias religiosas e de cunho político, desenvolveu o trabalho que deu origem a Ação Popular (AP).O golpe Militar de 31 de Março de 1964 prejudicou o trabalho que a AP desenvolvia juntamente com JOC no Zaira. Prisões, torturas, humilhações: esta era a imagem sombria que passava a comunidade do Zaira nas décadas de 60 e 70.Vários moradores do Zaira se destacaram em ações sociais. Podemos dar exemplos como Carmem Edwiges Saviteto, uma líder em Corumbê (Atualmente ZAIRA). Era o ano de 1947 quando Carmem candidatou-se ao cargo de vereadora pelo partido Social Trabalhista PST. Com 349 votos, Carmem não conseguiu se eleger. Mauá ainda pertencia a Santo André. Carmem era representante de Mauá que, na época, era um bairro afastado de Santo André. Juntamente com Armado Mazzo, (candidato a prefeitura de Santo André), ela reivindica não só para Mauá, mas para São Caetano também - até porque São Caetano estava em fase

JARDIM ZAÍRAMemórias e c u r i o s i d a d e s sobre o bairro mais populoso de Mauá

Por: Severino Correia Diaswww.mauamemoria.com.br

Suce

sso

em R

evis

ta |

Mem

ória

Page 53: Sucesso em Revista - Edição 40

Suce

sso

em R

evis

ta |

Mem

óriade emancipação, só em 24 de Outubro de 1948 é

emancipado. Uma de suas reivindicações era a luta contra a carestia e o cambio negro, pela construção de dois hospitais com assistência gratuita a mulher trabalhadora e maternidade, que correspondiam às necessidades do povo do município. Inclui-se também a criação de creches e parques infantis para crianças nos distritos e luta pela conquista de todos os direitos da mulher na indústria.Carmem Edwiges Savietto Frat nasceu em Ribeirão Pires, a 14 de Dezembro de 1922, filha de Cláudio Savietto e de Colomba Priolli. Ao tempo que saiu candidata a vereadora, era escrituraria na Laminação Nacional de Metais, em Utinga, Santo André. Carmem Savietto faleceu em Santo André, em 23 de Junho de 1956, e está sepultada no Cemitério da Saudade.Outro de uma relevância muito importante foi Raimundo Eduardo da Silva, de Formiga - MG. Quando criança,veio juntamente com os pais para São Caetano, depois migrou para Mauá.Raimundo foi criado no bairro Zaira, ao longo dos anos de 1960. Estudou no Colégio Estadual Visconde de Mauá. Um pouco mais a frente, entre os anos de 1967 a 1970, atuou como líder da AP e fazia parte da liderança dos metalúrgicos da empresa Laminação Nacional de Metais. Em dezembro de 1970, foi preso e torturado na dependência do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo (DOPS-SP) segundo relatos de amigo, que foram presos juntamente.Em seu atestado de óbito emitido pelo Hospital Militar,

a causa da morte foi um edema pulmonar agudo. Foi enterrado como indigente e depois seus restos mortais foram trazidos para Mauá, para o Cemitério Santa Lídia. Morreu aos 22 anos e era responsável pelo Grupo de autodefesa o GAD - tinha noções de capoeira. Hoje, no Jardim Zaira, há uma rua em homenagem a Raimundo Eduardo da Silva, que foi um dos mais importantes lideres do Zaira e, juntamente com seus companheiros, só buscava os direitos mais básicos para uma comunidade.No auge da ditadura militar, o Jardim Zaira foi manchete no grande ABC, pela presença de inúmeros moradores que faziam parte do movimento de resistência no município. Os órgãos de repressão daquela época procuravam o que chamavam de ‘subversivo’. Alguns dos significados são REVOLUCIONÁRIO, AMOTINADO, REBELDE. Estas eram as características que a repressão mantinha contra alguns moradores do Zaira.Um dos mais ilustres articuladores deste período na cidade de Mauá foi Herbert José de Sousa, o Betinho. Betinho viveu clandestinamente em Mauá, onde trabalhou na Porcelana Real no ano de 1969, como ajudante de produção. Ele residiu na casa dos Negri. Olivier Negri Filho, ex-vereador, e seu pai, chegaram a ser presos. Ligados à igreja, foram eles que, juntamente com outros companheiros, deram refugio para quem fosse perseguido pela ditadura brasileira. Por conta da perseguição policial, Betinho usava o nome falso de Francisco Carvalho.

ww

w.su

cess

oem

revi

sta.

com

.br

53

Page 54: Sucesso em Revista - Edição 40

Aproveitando o período de férias, esta coluna interrompe a sequência de publicação “Dez cuidados básicos para aumentar o domínio do idioma e melhorar a capacidade de comunicação” para descontrair e brincar com o leitor, propondo o divertido enigma com as letras embaralhadas. Organize as letras e forme palavras:

Suce

sso

em R

evis

ta |

Lin

guas

ww

w.s

uces

soem

revi

sta.

com

.br

54

1. E T N A Z U R A 2. V A N G I E 3. C C P N I I 4. E U A R Q P 5. I R I D A B A C N E R 6. A A P R I 7. O O G Z O L C I O 8. A D I M J R 9. M A I U C S 10. S I I A A M N

Resposta: 1. natureza; 2. viagem; 3. pic nic; 4. parque; 5. Brincadeira; 6. praia; 7. zoológico; 8. jardim; 9. música; 10. Animais.

Luci

a Co

lnag

hi

Prof

esso

ra P

ortu

guês

/Lite

ratu

ra

lu.co

lnag

hi@

hotm

ail.c

om

ENIGMA DE FÉRIASAproveite o período de descanso e brinque de desvendar palavras!

Promoção Garota da CapaVocê tem entre 18 e 30 anos e sempre sonhou em ser capa de Revista?

Envie sua foto para o email:[email protected]

AS CONCORRENTES VÃO DISPUTAR UMA ENQUETE NO SITE E A VENCEDORA VAI SER A CAPA DA SUCESSO EM REVISTA!

Page 55: Sucesso em Revista - Edição 40

ENIGMA DE FÉRIAS

Page 56: Sucesso em Revista - Edição 40