Sucesso em Revista Edição 48

48
CORAÇÃO DE MARINHEIRO Crescimento do mercado náutico no Brasil CORRIDA E CAMINHADA Ótimas atividades para saúde! VEGANISMO Conheça a fundo a diferença desse cárdápio ANO 4 | EDIÇÃO 48 - EXEMPLAR GRATUITO ANO 4 | EDIÇÃO 48 - EXEMPLAR GRATUITO MILENA NOGUEIRA Carreira, família e sucesso!

description

Sucesso em Revista Edição 48 - Março de 2014

Transcript of Sucesso em Revista Edição 48

Page 1: Sucesso em Revista  Edição 48

CORAÇÃO DE MARINHEIRO Crescimento do mercado náutico no Brasil

CORRIDA E CAMINHADA Ótimas atividades para saúde!

VEGANISMOConheça a fundo a diferença desse cárdápio

AN

O 4

| E

DIÇ

ÃO

48

- E

XEM

PLA

R G

RATU

ITO

AN

O 4

| E

DIÇ

ÃO

48

- E

XEM

PLA

R G

RATU

ITO

MILEN A NOGUE IRACar re i r a , f am í l i a e su ce s so !

Page 2: Sucesso em Revista  Edição 48
Page 3: Sucesso em Revista  Edição 48

ww

w.id

eale

stud

io.c

om.b

r

Page 4: Sucesso em Revista  Edição 48

EDITORIAL

Costuma-se dizer que o ano começa somente após o Carnaval. Por aqui, na redação da Sucesso em Revista, não paramos de tra-balhar para poder levar até nossos leitores

uma publicação cada vez mais diferenciada. A que-rida Milena Nogueira estampa nossa capa nesta edição, e a entrevista exclusiva que realizamos com ela você confere em nossas páginas. É uma grande satisfação para nós contarmos com a participação de celebridades que nos atendem com tanta aten-ção e carinho, e, o que ainda é melhor: revelam uma personalidade tão próxima de nossas leitoras e leitores! Sabia que Milena, além de mãe dedicada e esposa de Diogo Nogueira, é uma profissional su-per requisitada? Corra para conferir a reportagem!

Carros? Motos? Bicicletas? Desta vez, o assunto é barco! Porque luxo mesmo é poder viver momentos junto ao mar. Já pensou em alguma opção mais tranquila do que relaxar apreciando a imensidão do oceano? Pois bem, se lendo a descrição você sentiu que tem alma de marinheiro, não perca nossa maté-ria sobre o mercado náutico! Verão, tempo de curtição… Quem gosta de uma boa balada com certeza já ouviu falar em DJ Man-teiga! Conversamos com o profissional nas pick-ups para saber como é viver agitando multidões pelo Brasil. O desafio de entreter baladeiros exigentes não é tarefa fácil, mas ele tira de letra…

Além disso, você já sabe: tem saúde, bem estar, comportamento, textos dos mais variados assuntos para deixar você bem informado, e pronto para co-meçar 2014 (efetivamente!) em dia com a leitura da sua Sucesso!

Nos vemos em abril.Um abraço,

Georgia Andrade

Suc

esso

em

Rev

ista

| E

DIT

ORI

AL

Expediente

EDIÇÃO 48 - Março/2014 - www.sucessoemrevista.com.br

Diretor Responsável - Georgia Fernandes Martins [email protected]

Jornalista Responsável - Julia Maria Oliveira Fabri - MTB - 69122

Consultor Jurídico - Caio Mário Caliman Filho

Departamento Comercial - Fone: (11) 9 7666 [email protected]

Editoração Eletrônica - Ideal Estúdiowww.idealestudio.com.br

Impressão - Gráfica Expressão

Redação - GTA Editora Ltda

A Sucesso em Revista é uma publicação mensal de distri-buição gratuita. Os artigos assinados são de inteira respon-sabilidade de seus autores. É permitida a reprodução total ou parcial de seu conteúdo editorial, com autorização da editora, mediante citação da fonte.

CAPA: MILENA NOGUEIRAFoto: Washington Possato/IN Assessoria de Comunicação e Imprensa

Georgia Andrade

4 www.sucessoemrevis ta.com.br

Page 5: Sucesso em Revista  Edição 48
Page 6: Sucesso em Revista  Edição 48
Page 7: Sucesso em Revista  Edição 48

VISÃOA visão após os quarenta (Parte dois)

NUTRIÇÃOSuco de Clorofila

MATÉRIA DE CAPAMilena Nogueira

BEM ESTARFim do horário de verão

COMPORTAMENTOTranstornos alimentares

SAÚDEPodoposturologia

SOCIALSucesso Social

CORPO E SAÚDEMicrofisioterapia

GENTE NOSSADj Manteiga

TURISMOMalas prontas para a Copa

NOSSA LÍNGUAO que é cuspido e escarrado?

ESTÉTICAPodologia

GASTRONOMIAVeganismo

QUALIDADE DE VIDACorrida e Caminhada

EDUCAÇÃOInvestindo na educação de seu filho

08

20

12

16

34

38

42

46

10

18233640

44

14

Suc

esso

em

Rev

ista

| ÍN

DIC

E

Agência Digital

Page 8: Sucesso em Revista  Edição 48

8 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| V

ISÃ

O

NNa edição anterior da Sucesso, abordamos a presbiopia: seus si-nais e sintomas. Vamos agora falar um pouco sobre como resolver a

“vista cansada” e garantir qualidade visual (e qualidade de vida!) após os 40. Os principais recursos ópticos que dispomos para a presbio-pia são:

• Óculos de perto: Talvez a solução mais sim-ples, porém são indicados para uma distância fixa. Se forem confeccionados, por exemplo, para 35 cm (distância habitual de leitura) não servirão para usar o computador (em torno de 60 cm) e vice-versa. Por não possibilitarem boa visão de longe, são utilizados com freqüência na ponta do nariz, para que se possa olhar por cima das lentes. Isso traz uma implicação estética indesejada e pode ainda gerar des-conforto cervical pela postura. Os óculos pron-tos (encontrados em farmácias) servem em um momento de emergência, mas seu uso contínuo não é recomendado, pois as medidas individu-ais não são respeitadas e as lentes nem sempre são de boa qualidade óptica.

• Óculos ocupacionais: Também chamados de “óculos de escritório” proporcionam, além de foco em visão de perto, nitidez também em distâncias intermediárias. Para aqueles que usam muito o computador ou atendem pessoas sentadas à mesa (como advogados e médicos) podem ser uma solução cômoda.

A VISÃO APÓS OS 40 (parte dois)

Conheça os principais recursos ópticos para a presbiopia

Page 9: Sucesso em Revista  Edição 48

• Óculos bifocais: Consistem em lentes divididas em duas partes, uma para visão de longe e outra para visão de perto, que possibilitam uso contínuo. Têm amplos campos de visão, porém a transição entre longe e perto tende a ser brusca e pode cau-sar salto de imagem. Existem diferentes tipos de bifocais, que devem ser indicados de acordo com o uso a que se destinam bem como o tipo de pres-crição para longe.

• Óculos multifocais: São os mais versáteis. Co-nhecidos também como progressivos permitem vi-são nítida em todas as distâncias, com transição suave e gradativa entre os campos de longe, per-to e intermediário, de acordo com a posição do olhar. Mesmo aqueles que não necessitam correção para a visão de longe podem beneficiar-se desse sistema. Novas tecnologias garantem amplitude e conforto, mesmo em armações pequenas. Moder-nos equipamentos e softwares auxiliam o usuário e o profissional no momento da escolha e medidas, permitindo simulações.

• Lentes de contato: Nem sempre os óculos são bem-vindos. É possível solucionar a presbiopia de maneira discreta, confortável e funcional, com len-tes de contato especiais, seja para uso contínuo ou esporádico – como um evento social ou prática es-portiva. Além da vantagem de não comprometerem a estética, conferem excelente visão periférica. Tan-to para os casos de presbiopia simples quanto para aqueles combinados com miopia, hipermetropia e astigmatismo, é possível adaptar lentes de conta-to mediante testes específicos. Novos materiais de lentes e so-luções limpadoras simplificam o uso, mas é importante seguir algumas recomendações para proteger a saúde dos olhos. Todos esses recursos podem ser experimentados na prática an-tes da decisão definitiva. Con-sulte seu optometrista!

Suc

esso

em

Rev

ista

| V

ISÃ

O

Fernando Nassif Optometrista Filiado ao CROO-SP

Page 10: Sucesso em Revista  Edição 48

10 www.sucessoemrevis ta.com.br

Cada vez mais alimentos que prometem resolver todos os nossos problemas apa-recem como os grandes segredos para manter a forma e o bem estar do corpo.

A afirmação de Hipócrates, “faz do teu alimento o teu medicamento”, é realmente verdadeira, pois se os alimentos fornecem os elementos importan-tes para as reações físico-químicas das células, têm também a capacidade de recompô-las, e a sua ausência, em determinados níveis, é fator pri-mordial nas alterações dessas mesmas reações - e é aí que podem surgir os problemas de saúde.

Pensando nisso, falaremos sobre o suco de cloro-fila. Rico em benefícios é importante lembrarmos que a bebida não substitui uma alimentação consi-derada adequada - que deve ser composta por ce-reais, verduras, legumes, frutas, carnes e água. A clorofila é um pigmento encontrado nos vegetais verdes, cuja estabilidade depende de vários fato-res como temperatura, radiação, PH e estrutura do próprio vegetal. Utilizar este suco como artifício para crianças que não possuem o hábito de co-mer vegetais é uma boa saída, já que a ingestão dessas substâncias é de suma importância para o seu desenvolvimento. A clorofila pode ser ad-ministrada como suco concentrado ou diluída em água, ou ainda misturada em vitaminas de frutas.

SUCO DE CLOROFILA Bebida traz benefícios à saúde, mas não substitui refeições

Suc

esso

em

Rev

ista

| N

UTR

IÇÃ

O

Page 11: Sucesso em Revista  Edição 48

A clorofila purifica o sangue, carregando os pro-dutos tóxicos para fora da circulação, ativando a circulação linfática. Auxilia no tratamento de do-enças cardiovasculares (prevenindo e recuperan-do), melhora a digestão e combate a fermentação intestinal. Colabora na normalização da pressão arterial, ativa os glóbulos sanguíneos para a de-fesa celular, previne e reduz a anemia, o risco de câncer hepático, além de possuir ação desintoxi-cante e depurativa. Também age contra os radi-cais livres e auxilia na manutenção de taxas nor-mais de glicose e colesterol.

O excesso de gordura pode provocar nas cé-lulas do fígado a esteatose hepática, ou fígado gorduroso não alcoólico. O suco de clorofila, que pode ser encontrado em casas de produtos naturais, também é recomendado nesse caso.

A Planta Dente de Leão, que pode ser encontrada ainda em forma de extrato, ajuda o organismo a eliminar resíduos do fígado e melhora o funciona-mento da bile - alie o consumo da bebida a um tratamento de mudança dos hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Lembre-se que a clo-rofila também não substitui os medicamentos reco-mendados pelo seu médico. Outra dica importan-te é compor a alimentação diária com vegetais verdes escuros, que irão fornecer ao nosso organismo vitami-nas, minerais e fibras. Nes-se caso, pode-se acrescentar o suco de clorofila para que as fontes nutricionais neces-sárias para uma vida saudá-vel sejam garantidas.

Suc

esso

em

Rev

ista

| N

UTR

IÇÃ

O

Eva Cristina Venâncio Nutricionista

Page 12: Sucesso em Revista  Edição 48

Além de praticar musculação cinco vezes por se-mana e fazer aulas de samba, eu faço massagem modeladora e drenagem linfática. Também tenho um alto gasto calórico com a minha aula, o Samba Gym, que mistura o ritmo com exercícios físicos. Sobre o que eu como, tenho uma dieta prescrita pelo meu médico, o Dr. Carlos Henrique, que sigo a risca, até em viagens.

Antes de conhecer Diogo Nogueira, você já tinha intimidade com o universo do samba? Eu sempre gostei muito de samba, quando eu era adolescente frequentava a quadra da Mocidade Independente de Padre Miguel. Já casada com o Diogo, frequentei e desfilei na Portela, escola do coração dele. Atualmente desfilo como musa no Salgueiro (pelo terceiro ano consecutivo) e em São Paulo, como Rainha da bateria pela Águia de Ouro, pelo segundo ano consecutivo.

coração dele. Atualmente desfilo como musa no Salgueiro (pelo terceiro ano consecutivo) e em São Paulo, como Rainha da bateria pela Águia de Salgueiro (pelo terceiro ano consecutivo) e em São Paulo, como Rainha da bateria pela Águia de Salgueiro (pelo terceiro ano consecutivo) e em

Ouro, pelo segundo ano consecutivo.

12 www.sucessoemrevis ta.com.br

Milena Nogueira não para: mãe de dois filhos, casada com o cantor Diogo No-gueira, personal trainer, colunista de saúde e beleza, musa do Salgueiro e

rainha da bateria da Águia de Ouro.

Mesmo conciliando tantas atividades e assumindo diferentes funções em sua rotina, ela atendeu pron-tamente ao pedido da Sucesso em Revista para estampar a capa da edição de março e nos conce-deu uma entrevista exclusiva!

Simpatia, beleza e simplicidade também são outros dos atributos que podemos atribuir a Milena. Nos-sas leitoras, que também são profissionais da arte de cumprir milhares de compromissos e manter o sorriso no rosto, vão se identificar com a determina-ção e disciplina da bela!

Você é personal trainer e um exemplo de saúde e qualidade de vida. Nas semanas que antecedem o Carnaval, também reserva alguns cuidados espe-ciais com o corpo para fazer bonito na avenida?Sim, eu trabalho com Fitness, não só como perso-nal, mas também escrevo colunas para os maiores portais de saúde e fitness do Brasil. Adoro falar so-bre saúde e dar dicas para mellhorar a vida das pessoas.

Suc

esso

em

Rev

ista

| M

ATÉ

RIA

DE

CA

PA

Por: Ju l ia M. Fabri

MILEN A NOGUE IRA : C ARRE IRA , FAMÍL IA E SUCESSO!Em entrevista exclusiva, a personal trainer fala sobre fitness, carnaval e Diogo Nogueira

Page 13: Sucesso em Revista  Edição 48

www.sucessoemrevis ta.com.br 13

Qual é sua relação com o Carnaval de São Paulo?Sou Rainha (com muito orgulho) da Bateria da Águia de Ouro. É meu segundo ano lá! Eu amo o carnaval de São Paulo e fui muito bem recebida por todos! Faço de tudo para estar presente nos eventos da escola e perto da comunidade, mas às vezes não consigo por conta da minha agenda de trabalho. Aproveito para agradecer a todos da comunidade da Pompeia pelo carinho e dizer que me empenhei muito para que o nosso desfile fosse um sucesso!

Como todas as mulheres, Milena Nogueira tam-bém tem os seus segredos de beleza. Adepta dos tratamentos estéticos e das massa-gens, tanto modeladoras quanto relaxantes, Mile-na é fã de drenagem linfática, massagem mode-ladora com forno e sessões alternadas com creme importado para redução ou firmeza da pele, em média três vezes por semana. As sessões de drenagem linfática duram em mé-dia uma hora e as de massagem modeladora com forno, uma hora e meia e devem ser feitas de acor-do com a prescrição individual de um especialista. No caso da Milena, as massagens servem para complementar os exercícios físicos para modelar o seu corpo escultural. “Além de relaxar, o momento da massagem é um momento meu e me sinto linda quando saio de lá, “declarou.

Milena uniu suas duas grandes paixões em um projeto que promete queimar muitas calorias com muita diversão e samba no pé. O Samba Gym é uma aula de ginástica coreografada, com du-ração aproximada de 50 minutos, que mistura exercícios físicos com passos de samba para ini-ciantes e por isso pode ser praticada por qual-quer pessoa. A aula foi idealizada pela Milena e coreografada por Clauber de Carvalho em par-ceria com o renomado coreógrafo Carlinhos de Jesus. O objetivo dessa aula é promover e indu-zir a prática de atividades físicas pelo Brasil, de forma criativa e técnica, com exercícios físicos e passos de samba. O Samba Gym visa introduzir as atividades físicas no cotidiano das pessoas, melhorando o condicionamento físico, desempe-nho do sistema cardiorrespiratório, coordenação motora e equilíbrio corporal.

Suc

esso

em

Rev

ista

| M

ATÉ

RIA

DE

CA

PA

Fo tos: Washington Possato

Page 14: Sucesso em Revista  Edição 48

14 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| B

EM E

STA

R

O final do horário de verão é mais fácil do que o começo. O único problema é que no final do dia vai estar mais escuro e talvez o dia não ren-da tanto, talvez não dê para praticar atividade

física no final do dia. Mas isso não causa nenhum impacto à saúde. Para o dia em que ocorre a mudança de horário, a recomendação é que as pessoas aproveitem para dormir mais. Uma dica legal é aproveitar a hora a mais para dor-mir bem. Como em todos os dias do ano, o ideal é ter um ambiente de sono escuro, silencioso e arejado. O clínico geral também recomenda que não se realize atividades estimulantes, como assistir à televisão, ficar no computa-dor ou jogar videogame, até meia hora antes de se deitar. Nos dias seguintes, a principal mudança será para os que

acordam cedo. Você vai acordar e não vai estar tão escuro. E o corpo agradece. Em relação aos horários

das refeições ou para tomar remédios, as pessoas devem seguir o horário do relógio e não precisam fazer contas. Não precisa se estressar. Atrasar o remédio não vai impactar, desde que a pes-soa continue seu consumo regular a partir daí. Para as crianças é ainda mais fácil passar pela mudança, pois a criança faz o horário dela. A dica é deixar ela dormir ou, se ela pode aguentar

mais, deixar seguir o próprio ritmo. Não precisa ficar acordando mais cedo ou mais tarde.

A hora que se “ganha” ao atrasar o relógio talvez possa afetar a rotina dos mais velhos. Os idosos podem sofrer mais porque são mais rígidos com a rotina, têm hábitos regulares. Mas a mudança não tem impacto no organis-mo. Dormir menos seria o problema. A privação do sono traz consequên-cias para a saúde, principalmente para pessoas com sono irregular ou com determinados problemas cardí-acos, como pressão arterial ou risco de infarto. Mas sendo apenas uma hora, não são grandes os impactos. A dica é tentar manter a rotina da melhor maneira possível e próxima dos hábitos normais.

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO: MUDANÇAS NA ROTINA?Como crianças, adultos e idosos se adaptam às alterações no relógio

Dr. Odair M. BrancoCremesp 115.200

Page 15: Sucesso em Revista  Edição 48
Page 16: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| E

DU

CA

ÇÃ

O

16 www.sucessoemrevis ta.com.br

INVESTINDO NA EDUCAÇÃO DE SEU FILHO

Se buscarmos no dicionário o signi-ficado da palavra investir, teremos: Atirar-se com ímpeto, correr precipi-tadamente, aplicar, empregar, inver-

ter capitais com finalidade lucrativa; fazer investimento. Para quem tem filho, especial-mente pequenos, existe sempre a preocu-pação de que tipo de herança é possível deixar para eles. É muito louvável que os pais pensem no futuro dos filhos, pois daqui a 15, 20, ou 25 anos, o cenário econômico é imprevisível. Estou falando em bem mais do que manter um fundo de investimento no banco. Neste complexo mundo, a educa-ção merece ter um espaço. Quando fala-mos em educação, desde muito cedo temos que estar atentos ao alicerce que estamos construindo. As sementinhas plantadas des-de o início da vida das crianças, significa o tamanho da colheita que teremos lá na frente. Uma educação de qualidade é a promoção de atividades que os desenvol-vam física, intelectual, emocional e social-mente. Escolher uma escola para os filhos, que ofereça um bom material pedagógico e atividades que o capacitem para a vida adulta, é o passo inicial para que eles te-nham mais sucesso em seu futuro pessoal ou profissional.

Estudar na melhor escola não é suficiente para garantir um futuro profissional promissor

Page 17: Sucesso em Revista  Edição 48

Investir em educação é fundamental, pois o mer-cado de trabalho muda constantemente, as rela-ções de poder se alteram com facilidade e, hoje, cada vez mais, ouvimos relatos de pessoas muito jovens que alcançam cargos de liderança. Sem-pre nos perguntamos como isso acontece - alguns dizem que tiveram sorte, mas, acredito que tive-ram uma base educacional muito boa, foram estimulados a refletir, criar, inovar, discutir com os colegas, aceitar desafios e também aprender com os erros que fizeram parte de seu cotidia-no. Ter uma boa educação vai muito além de ter boas notas no boletim. Empregar investimento também significa valorizar a educação, ou seja, não adianta estar na melhor escola, ter qualida-de necessária e não fazer bom uso dela, deixan-do de usufruir de todos os aspectos oferecidos. Neste momento, os pais precisam ser parceiros dos filhos, ensinando e ajudando a criança a perceber a importância de aspectos simples que podem fazer a diferença. Aproveite o início do ano letivo e converse em casa sobre o valor que sua família tem dado a educação das crianças.

Katia Cilene da Silva Pedagoga

Page 18: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| C

OM

PORT

AM

ENTO

18 www.sucessoemrevis ta.com.br

TRANSTORNOS ALIMENTARESComo identificar e tratar bulimia e anorexia

Os transtornos alimentares são consi-derados patologias que comprome-tem a saúde, causando severos pre-juízos. Dentre os diversos existentes,

os mais populares são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa e, geralmente, afetam mais as mulheres do que os homens e ocorrem entre a infância e a adolescência. Porém, há relatos de surgimento em mulheres que já atingiram a idade madura.

A anorexia nervosa é caracterizada pela per-da excessiva do peso corporal. As mulheres que sofrem desse transtorno buscam a qual-quer custo a magreza e geralmente são vítimas de dietas imediatistas e radicais, pois há uma distorção de sua própria imagem, ou seja: ao se olharem no espelho, enxergam-se gordas, muito diferente do que realmente estão (exces-sivamente magras, a ponto de deixarem os seus ossos evidentes).

Page 19: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| C

OM

PORT

AM

ENTO

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Atualmente, percebemos esse tipo de doença mais presente nas adolescentes, por desejarem seguir os padrões das manequins, que se apresentam com a estética magra e longilínea. São mulheres que apre-sentam comportamentos perfeccionistas, distorções cognitivas e rigidez de comportamento. Essas mu-lheres relatam sentir vergonha e repulsa ao próprio corpo e restringem a sua alimentação, em muitas vezes, sem acompanhamento médico, até chegar ao jejum completo. Além disso, consideram que apenas um copo de água já é o suficiente para que engordem. A partir daí, chegam a ficar com a saúde tão prejudicada, que muitas se tornam ame-norréicas (não menstruam mais). Sem contar que os aspectos emocionais ficam à flor da pele.

Na bulimia nervosa, o indivíduo (geralmente mu-lheres também) sente culpa em comer compulso-riamente e, por isso, adquire o hábito de induzir o próprio vômito. Essa manobra faz com que ele imagine poder comer tudo o que quiser, sem restri-ções alimentares, já que colocam tudo o que inge-riram para fora de seu organismo.

Esse tipo de comportamento traz um alívio momen-tâneo e, ao contrário da anorexia, não existe o desejo de emagrecer exageradamente. Nessa patologia, o ideal seria um acompanhamento ade-quado, com planejamento alimentar, para que a pessoa acometida pela bulimia não mais precisas-se provocar o vômito, já que esse processo, além de prejudicá-la emocional e psicologicamente, acarreta em diversos danos à saúde.

Acompanhamentos médico e nutricional, aliados à psicoterapia, devem fazer parte do tratamento. As técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental no caso dos transtornos alimentares vêm se mos-trado bastante eficaz, já que ajuda o paciente a detectar os seus pensamentos disfuncionais, suas crenças negativas e resgate de autoestima, fazendo com que assimile a ideia de que a busca pelos padrões estéticos, reforçados pela mídia e pela própria sociedade, não pode ser movida a limites extremos.

Thaísa RiulPsicóloga ClínicaCRP: 06/110133

Page 20: Sucesso em Revista  Edição 48

20 www.sucessoemrevis ta.com.br

A podoposturologia é uma técnica francesa que tem como conceito a avalia-ção e o tratamento dos

desvios posturais através de estí-mulos neurológicos e mecânicos. Possui uma abordagem preven-tiva, terapêutica e integra as re-lações entre os pés e suas influ-ências na postura (estabilidade) e nos movimentos do corpo, sejam nas atividades de vida diária ou na pratica esportiva. Utiliza as informações ascen-dentes (vindas das plantas dos pés) para diagnosticar e tratar alterações como tipos de pés, de pisada, desvios posturais e dores no sistema locomotor, como região lombar, quadril e joelhos. Com o avanço da tecnologia na área da medi-cina, usufruímos de equipa-mentos de ultima geração para diagnosticar diversos tipos de patologias. Popularmente conhecida como “Teste da Pisada” a avaliação chamada Baro-podometria foi desenvolvido para analisar os pontos máxi-mos de pressão plantar tanto nos movimentos da marcha (durante o andar) quanto na posição estática (quando o individuo está parado). Trata--se de uma plataforma eletrô-nica que possui mais de 2700 sensores barosensíveis. Essa plataforma possui a mais alta concepção tecnológica e junto a um software, consegue anali-

sar de maneira especifica as

imagens coloridas projetadas no computador, bem como os dados estatísticos para analise profissional necessária a ser realizado um diagnóstico.

A Baropodometria Computadorizada permi-te que o fisioterapeuta realize uma avaliação biomecânica individualizada, tendo acesso às variáveis como o tempo e distribuição de con-tato do pé com o solo, tipos de pés, pressões máximas e medidas estabilométricas, que são de extrema importância tanto na determinação da escolha do tipo de palmilha, como na fabri-cação da mesma. Com esse exame é possível:

• Identificar os tipos de pés (cavo, plano ou normal) e tipos de pisada (supinada, pronada ou neutra);• Identificar os picos de pressão plantar e tem-po de contato com o solo durante a marcha;• Identificar as rotações de quadris e o deslo-camento do centro de gravidade do corpo e dos membros inferiores individualmente,• Identificar as áreas de maior risco para o pé;• Identificar as alterações biomecânicas das articulações dos pés, tornozelos, joelhos, qua-dris e coluna vertebral;• Analisar a dinâmica da marcha bem como a distribuição das cargas de pressão durante as fases do passo;• Verificar a postura do indivíduo na posição estática, bem como as disfunções funcionais do equilíbrio e estabilidade postural;• Promover dados para que o fisioterapeuta oriente com precisão as melhores opções de calçados existentes no mercado esportivo;• Auxiliar na prescrição e confecção de palmi-lhas posturais e ou esportivas personalizadas.

No caso de atletas corredores, este exame auxilia a identificar o tipo de pisada para a compra do tênis correto. Um tênis pode ser ina-dequado para seu tipo de pisada e pode levar ao aparecimento de lesões como tendinites e

PODOPOSTUROLOGIAVocê sabe o que é?

Page 21: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

DEsobrecarregar as grandes articulações como os pés,

tornozelos, joelhos, quadris e a coluna.O Tratamento indicado será a utilização de palmi-lhas proprioceptivas com o objetivo que equilibrar e distribuir os pontos de pressão de forma adequada e melhorando assim a biomecânica do movimento.

Palmilhas EsportivasAs características que diferem este tipo de palmilha são os componentes de absorção de impacto posi-cionado no retro pé sob o calcanhar e também um elemento de propulsão da marcha ou corrida, po-sicionado no ante pé sob as cabeças dos metatar-sos e dos artelhos. Apresentam diferentes volumes, densidades e elementos que variam de acordo com a modalidade esportiva (corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis e caminhada) a fim de obter melhor per-formance especifica para cada esporte e prevenir futuras lesões.

Palmilhas PosturaisApresentam uma espessura reduzida para que seja utilizada em qualquer tipo de calçado (sapatos, sandálias ou tênis). Proporcionam diminuição do im-

pacto, aumento do conforto e promovem a correção das disfunções estruturais dos pés, pernas e colunas. Suas indicações compreendem correções dos tipos de pés (plano, cavo, desvios de calcâneo) e disfun-ções como esporão de calcâneo, fascíte plantar, ten-dinites, metatarsalgias, neuroma de Morton, fratura por estresse, perna curta, entre outros. Tem como objetivo reorganizar o aumento das pronações ou supinações que podem originar compensações e consequentemente dor e disfunções nas regiões da coluna, quadril, joelhos e tornozelos. São realizadas reavaliações periódicas no baropodômetro para acompanhar o tratamento com o uso de palmilhas conforme necessidade do pa-ciente.

Essas palmilhas podem ser usadas por todos, crianças, adultos, idosos, praticantes de atividade física, diabéticos, em diferentes tipos de calçados. O tratamento apresenta um resul-tado seguro e de curto prazo, com um custo acessível.

DR. LEONARDO SIGNORINIFisioterapeutaCREFITO 3 - 41.565F

Page 22: Sucesso em Revista  Edição 48

22 www.sucessoemrevista.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| V

ARI

EDA

DES

No mês de janeiro, o litoral paulista rece-beu a quarta edição da Boat Experience. Realizado no Guarujá, no Porto Marina Astúrias, o evento reuniu apaixonados

pelo mercado náutico e adoradores do mar, dispos-tos a fazer negócios e testar modelos sofisticados. Em janeiro de 2013, a feira gerou mais de R$ 90 milhões em negócios. No mundo todo, cada vez mais pessoas descobrem os prazeres de levar a vida sobre as águas. Hoje, há opções de barcos de di-ferentes modelos e preços, para satisfazer as mais variadas necessidades.

Os amantes de navegação contam, no Brasil, com um mercado de barcos de luxo que cresce em ritmo acelerado. Os maiores fabricantes mundiais marcam presença no país, e as melhores marcas estão dispo-

níveis para os interessados. Durante a quarta edição da Boat Experience, por exemplo, modelos diferen-ciados chegavam a custar mais de R$ 20 milhões.

No Rio de Janeiro, será realizado entre 9 e 15 de abril, na Marina da Glória, o maior evento náutico da América Latina. A 17ª edição do Rio Boat Show conta com novidades, novas empresas e lançamento de embarcações, além de oferecer oportunidades de negócios. Serão 100 expositores nacionais e internacionais, distribuídos em 30 mil m². São es-perados mais de 43 mil visitantes entre executivos, empresários, profissionais liberais, esportistas, perso-nalidades, formadores de opinião e profissionais do meio náutico. Uma ótima oportunidade para quem tem coração de marinheiro começar a concretizar os sonhos de viver mais próximo ao oceano.

CORAÇÃO DE MARINHEIROMercado náutico cresce em ritmo acelerado no Brasil Por: Ju l ia M. Fabri

Page 23: Sucesso em Revista  Edição 48

SUC

ESSO

SOCIAL

Page 24: Sucesso em Revista  Edição 48

24 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL RANCHO DO SERJÃO

O Show do Eduardo Costa animou a galera no Rancho do Serjão.

INAUGURAÇÃO NO SESI JAR-DIM ZAÍRAO presidente da Fiesp e Sesi-SP, Paulo Skaf, esteve na inaugura-ção das novas instalações da escola SESI do Centro de Ativi-dades Ministro Raphael de Almei-da Magalhães, no Jd. Zaíra, em Mauá, acompanhado de educa-dores, convidados e autoridades, entre eles a Deputada Estadual Vanessa Damo, ex aluna da esco-la, que em seu discurso exaltou a atuação de Paulo Skaf em prol da educação. A escola do Sesi em Mauá oferece ensino fundamen-tal em tempo integral e atende 1.658 estudantes. Fo

tos:

Geo

rgia

And

rade

Foto

s: A

rqui

vo R

anch

o do

Ser

jão

Page 25: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL

NOVO ESPAÇO O salão da Vera Cabeleireira está de cara nova! Clientes, familiares e amigos estive-ram presentes na inauguração do novo espaço, que foi totalmente pensado para melhor atender a clientela.

Foto

s: G

eorg

ia A

ndra

de

Vera entre a filha e o marido

Equipe Vera Cabeleireira

Page 26: Sucesso em Revista  Edição 48

26 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL ATUAL NA QUINTA

A equipe da Atualmania/Atualcafé e a galera do “Vira Cinco Acaba Dez” pla-nejaram esse evento desde a inaugura-ção da loja Campos Sales, 699. A idéia é reunir uma galera de bem, amigos, clientes e amigos de amigos para um Happy Hour mais animado.

CLUBE AO Clube A São Paulo agitou o pú-blico com o evento Ponte Aérea - Dj Mateiga E Dj Tubarão, unindo os representantes de São Paulo e Rio de Janeiro.

Foto

s: G

eorg

ia A

ndra

de

Foto

s: A

rqui

vo C

lube

A

Page 27: Sucesso em Revista  Edição 48

www.sucessoemrevis ta.com.br 27

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL

Fotos: Arquivo Sai Zica

Fotos: Arquivo pessoal

ENCONTROEm almoço em Santo André, Vanessa Damo e Mara Gabrilli acertam parceria em prol de projetos para portadores de necessidades especiais.

SAI ZICA O BOTECOSai Zica O Boteco, é garan-tia de muito agito, descon-tração e música ao vivo, no Bairro Jardim, em Santo André.

Page 28: Sucesso em Revista  Edição 48

FAMOSOS NA SUCESSOAqui os leitores fazem Sucesso! Você quer sair na próxima edição da Sucesso? Envie uma foto com alguém famoso, pelo e-mail: [email protected]

Ana Hickmann e Juju

Maiara Iaconelli com Oscar Magrini Tais e Letícia Zogno com Roberto Cabrini

Ana Maris e Ana Catharina Goulart com Cássio Scapin

Liliane e Pietra Guazelli com Luigi (Programa tem Criança na Cozinha)

28 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL

Tais e Letícia Zogno com Roque

Page 29: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL

Fotos: Arquivo São Pedro

SÃO PEDROO Bar São Pedro é sempre um sucesso! Com ambiente familiar, oferece diversos pratos e petiscos, ótimo para descontrair com os amigos.

Page 30: Sucesso em Revista  Edição 48

LUÍZAO aniversário de um ano de Luíza Spagliari Manteli foi comemorado com muita alegria e emoção no Buffet Terra do Nunca, em Santo André.

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al

30 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL

Luíza

Elaine (mãe), Luiza e Renato (pai)

Caio e Cintia

Vô Renato e Vó Rose

Wilson, Cinthya, Isadora e Luiza

Nono Adalberto Spagliari e a Nona Rosaura

Luiza e Laura Liz (irmãs)

Laura Liz, Elaine, Bruno, Luiza e Renato

Renata e Raline

Page 31: Sucesso em Revista  Edição 48

SEU FIGAOs domingos no Seu Figa Gastrobar são pra lá de ani-mados. No dia 9 de feverei-ro, o Grupo Comparças e Dj Gustavo Grigolleto anima-ram o público presente.

Foto

s: A

rqui

vo S

eu F

iga

Page 32: Sucesso em Revista  Edição 48

32 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL

RANCHO DAS FIGUEIRASA tradicional Feijoada com Pagode acontece aos sábados, no Rancho das Figueiras. Lá se pode conferir um delicioso buffet de feijoada e saladas, ao som de samba e pagode o dia todo.

Foto

s: A

rqui

vo R

anch

o da

s Fi

guei

ras

Page 33: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| S

OC

IAL

Fotos: Jaqueline Miranda

Grito de Carnaval 2014O pessoal estava muito animado para curtir o Grito de Carnaval do Botequim Carioca, que agitou a tarde do domin-go, 23 de fevereiro, em Santo André.

CARNAVAL EM SALVADORMichelle Grecco aproveitou ao máximo os dias de Carnaval acompanhada por seus amigos, em Salvador.

Foto

s: A

rqui

vo p

esso

al

Page 34: Sucesso em Revista  Edição 48

34 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| C

ORP

O E

SA

ÚD

E

Toques suaves que curam

MICROFISIOTERAPIA

Imagine que os principais traumas físicos e emocionais que você sofreu na vida fiquem registrados no seu corpo e que eles poderão se manifestar de diversas maneiras, principalmente na forma de doença.

Imagine também que no seu corpo existe um mapa, onde podemos localizar estes traumas, identificar sua origem e estimular um mecanismo de auto cura para eliminá-los do seu organismo.

Page 35: Sucesso em Revista  Edição 48

Você já ouviu casos em que a pessoa sofreu uma perda familiar, uma separação ou crise depressiva e depois apresentou dores no joelho, gastrite ou enxa-queca? Esse é um exemplo onde a memória de um trauma emocional que ficou registrado no corpo se manifestou em forma de doença.

E aquela dor nas costas, que mesmo depois de trata-da continua doendo de vez em quando e os exames acusam uma coluna normal? Esse é um exemplo de memória de dor que o corpo mantém registrado e que, enquanto esta memória não for tratada, esta coluna continuará doendo de tempos em tempos, mesmo sem nenhuma lesão atual.

Como funciona o tratamento?A Microkinesitherapie (ou Microfisioterapia) estimula a eliminação das memórias das agressões que estão causando o desequilíbrio no seu corpo.

Essa técnica francesa obedece à principal Lei Imuno-lógica, que atua no organismo ativando a produção de anticorpos específicos (um mecanismo de defesa), mas para isso é necessário que o agressor (o antíge-no) seja encontrado.

Serão realizados toques suaves para investigar estas memórias deixadas pelo corpo, e através dos mapas, que foram estabelecidos pela Embrio-logia, conseguimos identificar e tratar a causa daquele transtorno.

Quando fazer uma sessão?O tratamento é indicado quando o corpo sinaliza algum desequilíbrio, tais como insônia, cansaço excessivo, dores na coluna, distúrbios musculoes-queléticos, queda de cabelo, irritabilidade, fobias, depressão, mau funcionamento intestinal, etc.

Desta maneira, muitas dores inexplicáveis e muitos dese-quilíbrios poderão ser trata-dos, e você passará a ficar li-vre de muitos transtornos que o seu corpo carrega!Cuide-se!

Suc

esso

em

Rev

ista

| C

ORP

O E

SA

ÚD

E

Dra Daniela V. Mingues Signorini - FisioterapeutaCREFITO 3-55.513 F

Page 36: Sucesso em Revista  Edição 48

No verão, usar chinelos, calçar sandálias e até mesmo andar sem sapatos é co-mum. Estar com os pés bonitos é essen-cial, mas nem só a estética é impor-

tante. Já parou para pensar que calos, bolhas e outros problemas que em nada favorecem o bem estar podem ser tratados de forma adequa-da se você frequentar um podólogo?

Calos e calosidades Para cumprir suas funções e oferecer mobilidade e sustentação ao corpo sem causar dor, todas as estruturas internas dos pés (seus 20 músculos, 26 ossos e 114 ligamentos), devem estar em equi-líbrio. No entanto, os esforços que impomos diariamente aos pés, como passar horas em pé e utilizar sapatos desconfortáveis, deixa-os sujeitos a uma série de problemas. Entre os mais comuns estão os calos e as calosida-des. O que são? São formados pelo acúmulo de células mortas da pele no pé, formando camadas espessas e endurecidas. Funcionam como um mecanismo de defesa do corpo para proteger o pé contra excesso de pressão e atri-to. Geralmente se formam no coxim plantar (é o amortecedor que temos na sola dos pés entre a pele e os ossos), calcanhar e nos dedos. As calo-sidades podem inflamar devido à constante fricção e pressão ocasionadas por calçados. Como surgem?

Os calos aparecem em duas variedades: duros e moles.Calos duros: são geralmente encontrados nas partes su-periores dos dedos do pé ou nas partes laterais dos dedi-nhos, onde a pele entra em atrito com o sapato. Às vezes, um calo se forma na sola, causando uma dor localizada agu-da sentida a cada passo.

36 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| E

STÉ

TIC

A

P O D O LO G I ASaiba como evitar e tratar calos e calosidades

Page 37: Sucesso em Revista  Edição 48

www.sucessoemrevis ta.com.br 37

Calos moles: que são causados pela umidade pró-pria do local, formam-se entre os dedos do pé, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o osso do dedo vizinho. Tanto os calos duros como os moles têm for-mato de cone, com a ponta para dentro do pé, o que você vê é à base do cone. Quando um sapato ou um outro dedo faz pressão contra o calo, a ponta pode apertar o tecido sensível de baixo, causando dor.

Ao contrário dos calos, as calosidades se formam ge-ralmente sobre uma superfície lisa e não tem ponta. Elas geralmente aparecem nas partes que suportam o peso no pé: na sola ou no calcanhar. Cada passo pressiona a calosidade contra o tecido embaixo e pode causar dor, ardor ou sensibilidade, mas, rara-mente, uma dor aguda.

Tratamentos: O melhor para calos e calosidades é eli-minar a fonte de pressão que lhes dá origem. As alte-rações estruturais dos dedos, por exemplo, dedos em garra ou as alterações da forma de caminhar, podem estar na origem do aparecimento dos calos e das ca-losidades. Para reduzir a dor nos pés, é conveniente escolher sapatos de materiais macios, flexíveis e que permitam a transpiração da pele. Da mesma forma,

não devem ser usados os mesmos sapatos todos os dias, e sim alternar diferentes tipos de sapato: de es-porte, mocassins, sandálias no verão, botas no inver-no, etc. Existem também outros produtos cosméticos que podem nos ajudar a tratar os calos nos pés, como é o caso de cremes esfoliantes e hidratantes específi-cos. Muito cuidado com as soluções caseiras ou co-merciais para calos: as mesma só tratam os sintomas – não o problema. De igual forma, a aplicação destes produtos na pele saudável que rodeia a calosidade pode ser potencialmente perigosa. As soluções comer-ciais só devem ser usadas mediante aconselhamento profissional. É importante que nunca realize auto-tra-tamento de calos ou calosidades. O ambiente quente e úmido, con-finado do calçado, é propício ao desenvolvimento de infecções. Pe-quenos cortes realizados durante o auto-tratamento podem facilmen-te tornar-se ferimentos perigosos. O seu podólogo não só irá reco-mendar formas de alívio da dor, como também o ajudará a isolar a causa e prevenir a recorrência do problema.

Suc

esso

em

Rev

ista

| E

STÉ

TIC

A

www.sucessoemrevis ta.com.br 37

Katia Regina Nery Faculdade de Podologia ANHEMBI MORUMBI

Page 38: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| G

ENTE

NO

SS

A

SUCESSO ATRÁS DAS PICK-UPS

Das casas noturnas do ABC para as maiores festas do Brasil

38 www.sucessoemrevis ta.com.br38 www.sucessoemrevis ta.com.br

Nesta edição, vamos contar uma história de Sucesso. Quem prefere as noites aos dias e gosta de dormir

quando o sol está nascendo certa-mente já ouviu falar do DJ Manteiga, que anima multidões nas festas mais concorridas do Brasil. No verão, quando todos os cantos do país estão em clima de festa, boa música não pode faltar! Conheça um pouco mais sobre sua trajetória no comando das pick-ups!

Como teve início sua carreira de DJ?Nunca imaginei em minha vida ser DJ. Conheci um primo de segundo grau no colégio, sem querer, o Harlen Barreto. Ele fazia festinhas dos ami-gos. Comecei então a acompanhá-lo. Eu era o responsável por apertar o botão da fumaça (risos) e da ilumina-ção decorativa. Era apenas isso, em 2002. A partir dai surgiram muitas festinhas em garagens e buffets: de-butantes, casamentos, churrascos...Em 2004, acabei virando LJ (Light Jockey) do extinto Paineiras. O LJ é responsável pela iluminação decora-tiva da casa. Nessa época, antes da casa abrir, eu ficava na pista tentan-do tocar. Pegava cds dos outros djs e ficava treinando. Fui aprendendo aos poucos, até que o pessoal me dava 30 minutos da noite para tocar.

Por: Ju l ia M. Fabri

Page 39: Sucesso em Revista  Edição 48

Certo dia, o DJ Thiago Moraes, do Paineiras, foi chamado para tocar em uma casa em Santo An-dré, o Amnésia. Era um sábado. Eu fui com ele, porém ele teve que ir embora por uma urgência e eu fiquei em seu lugar. Acabei tocando e o dono gostou, me convidando para ser o DJ residente aos sábados. Foi então que nasceu de verdade o DJ MANTEIGA.

Você toca em festas que reúnem um público exi-gente, em algumas das melhores casas noturnas do Brasil. Como conquistou estes fãs?O carisma e a humildade são essenciais. É preci-so também estudar o público, que é diferente em cada clube, festa ou região. Procuro sempre me antenar nestes detalhes para fazer bonito. Impor-tante é estar sempre bem consigo mesmo, pois isso reflete na pista.

Quais foram os momentos mais marcantes em sua carreira?Ah, são vários. Em 2005 abri meu primeiro show. Foi do Charlie Brown, eu tremia. Neste dia, na passagem de som, vi o Chorão andando de skate

no espaço. Guardo essa imagem para sempre.Abri muitos shows importantes. Teve um show da Ivete Sangalo em que toquei no Estância Alto da Serra, em São Bernardo. A casa abriu às 14h, e ela só subiu ao palco às 18h30. Consegui segu-rar o público. Geralmente, em shows assim, os fãs querem que o artista entre logo. Foi demais! Recentemente, toquei no Rock In Rio 2013. O ca-marote em que eu estava era ‘cara a cara’ com o Palco Mundi. Ver artistas como Bon Jovi foi incrí-vel! Foram muitas conquistas... Em fevereiro, no Carnaval de São Paulo, fui convidado para tocar no camarote Brahma durante todos os dias em que foi realizado. Sinceramente, jamais imaginei tanta coisa vivida.

Que dicas daria para quem quer se tornar DJ?Não dar um passo maior que a própria perna. Respeitar quem já esta no mercado. Estudar a musica. Treinar. Saber o que esta fazendo. Pes-quisar. Ter carisma e muita humildade. A música é universal. Tem espaço para todos.

Suc

esso

em

Rev

ista

| G

ENTE

NO

SS

A

Page 40: Sucesso em Revista  Edição 48

Um cardápio sem ingredientes de origem animal, que agrada a todos os paladares

40 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| G

AS

TRO

NO

MIA VEGANISMO

Tapeando

Grãomelete

Uma grande novidade na gastronomia con-temporânea é o veganismo. Mas... O que é veganismo? Trata-se de um modo de vida que busca eliminar toda e qualquer

forma de exploração animal, não apenas na ali-mentação, mas também em outras áreas da vida, como no vestuário, no entretenimento, no comércio, etc. Isso significa que veganos jamais consumiriam alimentos que contenham carne animal (inclusive aves, peixes e invertebrados) - como os vegetaria-nos - e também dispensam ovos, leite, gelatina, mel ou outros ingredientes derivados de animais (Fonte: www.sociedadevegana.org).

Pensando num cardápio vegano, preparei algu-mas receitas sem nenhum ingrediente de origem animal. Além disso, vou mostrar como substituí-los por ingredientes vegetais! Aqui temos uma suges-tão de cardápio com opções de entrada, prato principal e sobremesa totalmente veganos, para que vocês possam preparar um almoço ou jan-tar saudável, leve e especial! E se você não for vegano ou vegetariano, não tem problema! Esses pratos agradam a todos os paladares!

Entrada: TapeandoUm ótimo antepasto sem utilizar produtos deriva-dos do leite.Ingredientes: - 300 g de azeitona chilena - 50 ml de azeite - 30 ml de vinagre balsâmico - 1 un. de pimenta dedo de moça sem semente - 1 dente de alho - Sal a gosto

Preparo: Pique as azeitonas em pedaços bem pe-quenos (com uma faca ou na função “pulsar” de seu processador) e coloque-os em um recipiente. Acres-cente o azeite, o vinagre balsâmico, a pimenta dedo de moça e o alho bem picados, misturando todos os ingredientes. Caso deseje, coloque sal a gosto. Sugiro que sirva com torradas ou pão sueco.

Page 41: Sucesso em Revista  Edição 48

Chef Léo Esteves

São 8 diferentes tipos de Combos no almoçoseg a sex, das 11:00 até as 17:00hs

Prato Principal: GrãomeleteO Grão de Bico é uma excelente substituição para o Ovo.Ingredientes: - 350g de grão de bico cru (seco), de molho por 12 horas ou mais - 60g de aveia em flocos - 3 dentes de alho - 10g de fermento em pó - 1 cebola picada - 50g de salsinha picada - Sal e pimenta do reino a gosto - 15g de orégano - Azeite para untar

Preparo: Após as 12 horas que o grão de bico ficou de molho, escorra-o e leve-o ao liquidificador com 700ml de água, baten-do bastante até fazer uma liga sem pedaços residuais dos grãos. Acrescente o restante dos ingredientes – exceto o azeite – e bata novamente até que toda a massa se torne homogênea. Reserve--a em um recipiente. Aqueça uma frigideira e despeje um fio de azeite, suficiente apenas para untar e, em seguida, um pouco da massa do grãomelete, espalhando-a bem na frigideira. Tampe e deixe que o grãomelete cozinhe por aproximadamente 8 minutos, mas quando notar que as bordas estão ligeiramente douradas é que está na hora de virar! Vire e cozinhe por mais 6 minutos, em média. Termine de cozinhar e dourar toda a massa e sirva!Caso queira rechear o grãomelete sem fugir da proposta vegana, sugiro um refogado de espinafre com tomates frescos e manjericão.

Sobremesa: Geléia de Morango e Chia - A Chia é uma excelente substituição para gelatina em produções menos sólidas - além de ser rica em fibras e Ômega-3 – e pode ser facilmente encontrada em casas de produtos naturais.

Ingredientes: - 400 g de morangos maduros picados - 200 g de uva passa - 15 ml de suco de limão - 20 g de semente de chia - 15 ml de extrato natural de baunilha (ou as sementes de 1 fava de baunilha)

Preparo: Coloque metade dos morangos picados e as uvas pas-sas no liquidificador e triture os ingredientes até adquirir a consis-tência de um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para facilitar o processo. Prove e, se achar que não está suficiente-mente doce, acrescente mais uvas passas e volte a triturar. Despe-je o “purê” de morango e passas sobre o restante dos morangos picados, adicione o suco de limão, a baunilha e as sementes de chia. Misture bem. Deixe a mistura reservada por 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos, para que a chia hidrate-se na própria geléia. Deguste-a após este processo. A geléia pode ser mantida na gela-deira por até 3 dias. Sugiro que sirva gelada, em taças de sorvete. Até a próxima!

Page 42: Sucesso em Revista  Edição 48

42 www.sucessoemrevis ta.com.br

Suc

esso

em

Rev

ista

| T

URI

SM

O

Como todos já estão vendo, os prepa-rativos para Copa estão a todo va-por, o país inteiro está em clima de festa, as cidades sede trabalhando

muito para entregar os projetos no prazo, os times estão se preparando, mas e você, já decidiu se vai assistir aos disputados jogos, ou se vai para o lado oposto descansar e fugir da multidão?

Estima-se que mais de 600 mil estran-geiros visitem o Brasil para a Copa, além dos 3 milhões de brasileiros que circularão pelo país no mesmo período, principalmente nas 12 cidades sede – Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Fortale-

za, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

É possível garantir preços mais acessíveis, des-de que vistos com uma boa antecedência, para

destinos que estão fora da rota do evento no país, países da América do Sul ou Caribe que estarão passando pela baixa temporada.

Contudo, curtir um evento único no nosso país não tem preço, por isso separamos alguns passeios im-perdíveis em algumas das cidades que sediarão os jogos, assim você conseguirá não só assistir como também conhecer um pouquinho do nosso país.

MALAS PRONTAS PRA COPAEscolha seu destino

Page 43: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| T

URI

SM

O

Luane Pinheiro Gerente de Vendas CVC Mauá Plaza Shopping

OFERTAS EXCLUSIVAS CVCOs melhores destinos pelos menores preços.

Brasil

Rio de Janeiro3 dias

A partir de 10x sem juros 71 REAISÀ vista R$ 710. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Arcos Rio com café da manhã. Preço para saída 25/abril.

Natal8 dias

A partir de 10x sem juros 109 REAISÀ vista R$ 1.090. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Aram Residence com café da manhã. Preço para saída 28/março.

Foz do Iguaçu4 dias

A partir de 10x sem juros 84 REAISÀ vista R$ 840. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Turrance com café da manhã. Preço para saída 10/abril.

Porto Seguro8 dias

A partir de 10x sem juros 89 REAISÀ vista R$ 890. Passagem aérea, transporte aeroporto/hotel/aeroporto, hospedagem no Hotel Quarup Praia com café da manhã e passeio pela cidade. Preço para saída 29/abril.

Prezado cliente: os preços são por pessoa, com hospedagem em apartamento duplo, com saídas de São Paulo. Preços, datas de saída e condições de pagamento sujeitos a reajustes. Condições de pagamento: parcelamento 0+10 vezes sem juros no cartão de crédito ou 1+9 no boleto bancário. Taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas nos preços e devem ser pagas por todos os passageiros. Ofertas de lugares limitadas e reservas sujeitas a confirmação.

CVC Mauá Plaza Shopping 4519-4700Av. Gov. Mário Covas Jr., 1 - Loja 52 - Centro – Mauá - SP

CVC Coop Barão de Mauá 4544-8111Av. Barão de Mauá, 1.389 - Loja 6 - Mauá - SP

Belo Horizonte faz parte das cidades históricas de Minas Gerais, é muito procurada por turistas estrangeiros e brasileiros devido a riqueza de sua historia, cultura e patrimônio.

Fortaleza é uma das capitais preferidas para o Turismo, a cidade é dona das mais belas praias do país como Canoa Quebrada, Jericoacoara e Cumbuco e para a criançada tem o Beach Park, famoso pela imensa estrutura de lazer. Manaus parece ter sido bordada à mão, lugar que surpreende por ir além do que os livros e ví-deos apresentam. Visitando a capital amazonen-se, prepare-se para encontrar a maior biodiversi-dade do mundo, abrigada em meio a um centro urbano agitado.

Recife, a terra do frevo, ostenta o título de Vene-za Brasileira graças à arquitetura marcada por muitas pontes e rios em meio a sua paisagem urbana. Há quem diga que a capital pernambu-cana está entre um dos mais importantes centros de produção artística e cultural do Brasil, pois é berço de escritores, poetas e músicos.

O Rio de Janeiro é uma daquelas cidades ensola-radas, que seduzem despretensiosamente os seus admiradores, logo à primeira vista. Não por aca-so, ostenta o título de cidade maravilhosa. Afinal, graças à simpatia divina, o Rio de Janeiro já era um paraíso ecológico perdido em meio ao centro urbano, antes mesmo que se falasse em ecologia. Essa inspiração geográfica é um dos destinos tu-rísticos brasileiros mais requisitados pelos turistas locais e do mundo.

Em Salvador o que não faltam são atrações. Prova disso são as praias, os museus, igrejas e as construções seculares que dão um charme mais que es-pecial à região. A cidade, sinônimo de alegria, também é conhecida pela efervescên-cia cultural que a credenciou como um dos destinos mais procurados por turistas brasi-leiros e estrangeiros. Ficou empolgado agora? Imagina na Copa...

Page 44: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| Q

UA

LID

AD

E D

E V

IDA CORRIDA E CAMINHADA, ÓTIMAS

ATIVIDADES PARA SAÚDE!Incorporar exercícios a sua rotina ajuda a prevenir doenças e auxilia naperda de peso

44 www.sucessoemrevis ta.com.br44 www.sucessoemrevis ta.com.br

Nosso corpo vem evoluindo em milha-res de anos para nos movimentar. Porém, a cada dia que passa, as pessoas ocupam mais seu tempo com

o trabalho e, quando não estão trabalhando, estão cansadas do seu dia a dia estressante e não fazem nenhuma atividade física. Mal sa-bem elas o prejuízo que estão causando a sua saúde, tornando-se suscetíveis a obesidade, os-teoporose, cardiopatias, entre outras doenças causadas pelo sedentarismo. Para evitar essa situação, uma ótima opção são os exercícios aeróbicos, em que o corpo usa oxigênio duran-te a produção de energia no músculo.

A caminhada e a corrida são os maiores exem-plos de atividades físicas de fácil execução, pois podem ser praticadas na rua, no parque e até mesmo quando vamos a algum local em que precisamos nos locomover até lá, deixando o carro em casa. A caminhada é uma atividade sem contra indicações, pois nosso corpo, como já mencionado, foi preparado para isso. Já a corrida exige adaptações fisiológicas, porém, o corpo é inteligente e se adaptará com o tem-po, melhorando o condicionamento para as atividades do dia a dia. Atividades aeróbicas envolvem múltiplos grupos musculares, de for-ma contínua e por um longo período de tempo. Devem ser realizadas, no mínimo, durante 30 minutos por dia.

Por: Fábio Nunes Fél ix

Page 45: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| Q

UA

LID

AD

E D

E V

IDA

A corrida e a caminhada são exercícios em que o oxigênio tem a função de transformar glicose e gordura do corpo em energia para as células, o que previne diversas doenças ocasionadas pelo excesso de peso. Além disso, ajuda a prevenir, por exemplo, a diabetes, causada por problemas na meta-bolização (utilização) da glicose como fonte de energia com o uso do hormônio insulina. Como o corpo precisa de muita energia nas atividades aeróbicas, ele se utiliza de outras possibilidades para captar a glicose como energia sem o uso exclusivo desse hormônio, diminuindo a quantidade de açúcar (glicose) no corpo.

Como todos podem ver, não há desculpas: encontre um tempinho pra caminhar em seu dia, seja na hora do almoço ou após o traba-lho, e, se puder praticar corrida, melhor ain-da! Quanto mais intensa a atividade, mais energia você vai gastar e mais condiciona-mento você vai adquirir. Não se esqueça de sempre procurar um cardiologista antes de praticar atividades de alta intensidade, além da orientação de um educador físico, muito importante para preservar sua saúde.

Aproveite e chame seus amigos e familiares para participar junto com você. Quanto mais amigos juntos, mais prazerosa será sua ativi-dade física. Saúde a todos!

www.sucessoemrevis ta.com.br 45

Fábio Nunes FélixPersonal Trainer

Page 46: Sucesso em Revista  Edição 48

Suc

esso

em

Rev

ista

| N

OS

SA

LIN

GU

A O QUE É CUSPIDO E ESCARRADO?Três versões para a origem da expressão popular

Cuspido e escarrado” é uma ex-pressão popular da língua portu-guesa, que serve para indicar a semelhança entre duas pessoas, e

tem mais do que uma origem conhecida. Alguns autores afirmam que a expressão original seria “esculpido e encarnado”, ou seja, alguém tem a forma de outro, e foi também encarnado, ou seja, possui vida.

Uma origem alternativa e menos credível surge com a expressão “esculpido em Car-rara”. Carrara é um mármore italiano, mui-to usado para fazer estátuas e bustos. Estas esculturas ficavam muito parecidas com a pessoa em questão, e por isso, quando duas pessoas eram muito parecidas, dizia--se que uma parecia ter sido “esculpida em Carrara”. Com o passar do tempo esta expressão se degenerou, surgindo a ex-pressão popular cuspido e escarrado. Por-tanto, qual você escolhe para citar pessoas muito parecidas? •Esculpido e encarnado (corpo e alma parecidos) •Esculpido em carrara (esculpido em pedra Carrara) •Cuspido e escarrado (muito popular)

Fonte: www.significados.com.br Alda Rodrigues da SilvaProfessora Português/Literatura e Pedagoga

46 www.sucessoemrevis ta.com.br

Page 47: Sucesso em Revista  Edição 48

www.spmar.com.br

Um acesso rápido e seguro ao progresso.Esse é o compromisso da SPMAR.

Responsável pela administração do Rodoanel Sul – uma das

rodovias mais seguras do Brasil – a Concessionária SPMAR

aceitou o desafio de construir a principal obra viária de São Paulo:

o Rodoanel Leste.

Com cerca de 43,5 km, o Rodoanel Leste contará com uma

estrutura moderna e completa para interligar o Porto de Santos

com o Aeroporto de Cumbica, favorecendo a logística do Estado

e a redução do tráfego nas marginais.

SPM-14-003- Anuncio_Rodovias&Vias.indd 2 24/01/14 16:09

Page 48: Sucesso em Revista  Edição 48