Tech Mobile Sports

11

description

Está revista tem o objetivo de trazer matérias sobre as mais novas tecnologias do mundo na área de esportes relacionada com a mobilidade, com reportagens e entrevistas exclusivas sobre o assunto.

Transcript of Tech Mobile Sports

Page 1: Tech Mobile Sports
Page 2: Tech Mobile Sports

Ficha Técnica

Ânderson M. TischlerdiagraMador e designer

MaTeus B. FröeMMingdesigner

Bruno nilenrepórTer

Margel TischlerrepórTer

Editorial

Sumário

Está revista tem o objetivo de trazer matérias sobre as mais novas tecnologias do mundo na área de esportes relacionada com a mobilidade, com reportagens e entrevistas exclusivas sobre o assunto.

Tecnologia Móveis do Mundo na sua Empresa.......................................................................................... 4MWC: maior feira de tecnologia móvel do mundo.................................................................................... 5Futebol: patrimônio cultural do brasileiro................................................................................................. 6Aprenda a rodar o emulador do Android no Windows............................................................................. 7Entrevista com ex-jornalista da CNN em Inglês....................................................................................... 8Chip NVIDIA Tegra transforma celulares em super telefones................................................................. 9Enquete sobre mobilidade............................................................................................................................10A importância da disciplina de metódologia...............................................................................................12Vitrine............................................................................................................................................................ 14AMD apresenta processadores com 16 núcleos..........................................................................................16Fabricantes apresentam as motherboard´s para os AMD Opteron.........................................17AMD Radeon HD 7990 Chegando...............................................................................................................17Falando de TI.................................................................................................................................................18

2 3

A primeira TV que entende os seus movimentos...

...entende o comando por voz e reconhece seu rosto.

UN55ES7000GSmart TV55”

UN46ES7000GSmart TV46”

www.samsung.com

TELEVISOR LED 3D3D Full HD ativo . Conversor digital integradoProcessador Dual-Core . 720HzPermite conexão Wi-Fi (embutido)

Page 3: Tech Mobile Sports

4 5

T e c n o l o g i a M ó v e i s d o M u n d o n a s u a E m p r e s a

Mobil idadeCom o aumento no uso de dispositivos móveis, aplicativos e sistemas operacionais, mais do que nunca as pessoas estão realizando tarefas fora do escritório. As soluções de mobilidade oferecem um vasto potencial para tornar seus funcionários mais produtivos e capazes de agir espontaneamente quando a inspiração ou a oportunidade surgirem. No entanto, as necessidades imediatas de sua equipe devem ser equilibradas com a necessidade de controle. Novas ferramentas de gestão de segurança e dispositivos móveis permitem que você possa efetivamente distribuir e gerenciar milhares de diferentes dispositivos em toda a sua organização.

A importância da integração móvelA razão é clara: a quantidade de capital economizado que através da integração destas tecnologias pode atingir níveis mais elevados de eficiência tec-nológica. E uma empresa efi-

ciente tecnológicamente tem uma vantagem muito mais significativa frente a uma que não é. Quando se dispõe de ferramentas para que seu negócio funcione melhor, é necessário se fazer uma pergunta: “O que posso fazer para que estas ferramentas interajam entre si e sejam verdadeiramente aproveitadas?”Ter a tecnologia como elo entre as demais é uma boa estratégia para melhorar o funcionamento de sua empre-sa. Por exemplo, a combinação do cloud computing e tecnologia in-memory permite que enormes quantidades de informação possam ser processadas em tempo real e estejam disponíveis em qualquer lugar. Se a essa combi-nação for somada uma estratégia móvel, a possibilidade de acessar esse tipo de dado, em qualquer parte, se torna prática e real. A resposta pode variar dependendo de cada empresa, mas hoje a integração móvel é quase impre-scindível: em um mundo que obriga a se locomover, é importante que todo o potencial das distintas tecnologias se mova também com você.

Finanças apostam na publicidade móvelA rede de publicidade móvel Millennial Media publi-cou um informe junto a com Score no qual revela que a indústria de finanças é a que tem maior orçamento dentro dos canais de publicidade em smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Neste setor, o aumento nos orçamentos em publicidade móvel foi de 34% entre 2011 e 2012, e isso se manterá nos próximos anos. O principal objetivo dos diretores de publicidade de bancos e cartões

de crédito, é gerar e registrar clientes em potencial, como coincidiram os 70% dos que responderam a enquete. Se comparado com os anunciantes em geral, estes se en-contram mais divididos entre a busca de novos clientes e conseguir uma presença maior no mercado. O estudo revelou que a penetração de smartphones entre os con-sumidores de serviços financeiros é de 80% e que são propensos a possuir outros dispositivos móveis como tablets ou e-readers. Além disso, ainda preferem acessar sua informação do navegador, ainda que para certas ativ-idades frequentes, não teriam inconvenientes em instalar uma aplicação em seus equipamentos.

O impacto da mobilidade sobre o ren-dimento das organizaçõesCom a colaboração de mais de 300 organizações, SAP levou a cabo um estudo sobre o impacto da mobilidade no desempenho das empresas. A investigação foi desen-volvida como parte da SAP Performance Benchmarking, programa que serve como fórum para os clientes que desejam entender as tendências tecnológicas e processos de negócio. O objetivo é compreender o grau de aceitação e maturidade das melhores práticas na área da mobilidade e o impacto desta tecnologia sobre seu rendimento. Os resultados demonstraram que aquelas empresas que en-tendem a dinâmica da mobilidade e como os empregados tem acesso a aplicações como correio eletrônico, mensa-gens e outras ferramentas, tem crescido três vezes mais rápido que as companhias dos mercados globais.Em empresas onde mais de 25% de seus trabalhadores utilizam ferramentas móveis, a produtividade por empre-gado aumenta em até 43%. Os resultados demonstram: Escolher uma boa estratégia móvel faz que sua empresa seja melhor e mais competitiva.

M W C : m a i o r f e i r a d e t e c n o l o g i a m ó v e l d o m u n d o

A Mobile World Congress 2012 (MWG) realizada em Barcelona, Espanha, trouxe muitas novidades. O evento, conhecido como a maior feira de tecnologia móvel do mundo, define praticamente boa parte dos lançamentos para o resto do ano quando se trata de grandes tendências para plataformas móveis.Mas o que se pode esperar para 2012? Os anúncios mais aguardados são os dispositivos com tecnologia Tegra 3 com chips quad-core da NVIDIA que possuem processadores de baixo consumo de energia e alta performance para áudio e vídeo. Um dos aparelhos a dar as caras é o LG Optimus 4X HD, mas HTC e Samsung também mostrarão telefones equipados com o chip. O Optimus 4X HD tem um display de 4,7 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels, processador de 1,5 GHz, 16GB de memória interna, câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 1,3 megapixels, roda Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e mede apenas 9 milímetros de espessura. Além do 4X HD, a LG sai na frente com outro modelo, o Optimus 3D Max, que deve ter mais informações divulgadas durante a MWC. Outros anúncios no mercado de smartphones envolvem a Nokia, que pode revelar um celular com câmera de 12 megapixels, e a ZTE, que já revelou o X Mimosa (primeiro telefone a ser vendido com um processador Tegra 2). Já a Motorola parece ter programado uma participação pequena no evento, pois o foco principal será na família de aparelhos Razr, lançada no final de 2011. Quanto aos tablets, a Asus deve fazer uma introdução oficial - especificações, disponibilidade e preços - ao Asus Padfone, um conceito de tablet com telefone embutido na parte de trás do produto, visto recentemente na CES 2012. A Huawei, por sua vez, pode fazer o pré-lançamento do MediaPad 10, um tablet com tela de 10 polegadas, câmera de 8 megapixels e acompanhado de Android 4.0, enquanto a RIM vai mostrar o PlayBook OS 2.0, lançado no início desta semana. Os rumores dão conta de que a Samsung trará novidades para a linha Galaxy Tab, já que foi na MWC do ano passado que a empresa coreana apresentou o Galaxy Tab 10.1. E a LG parece que vai desafiar a concor-rente, já que a companhia deve anunciar a série de minitablets LG Demoed.Mas o grande lançamento da Mobile World Congress deve ficar mesmo com o Windows 8. Além de disponibilizar

uma prévia gratuita do sistema para todos os consumi-dores (o Windows 8 Consumer Preview), a Microsoft vai oficializar a notícia de que o novo sistema operacional não vai se limitar apenas a computadores, mas também a tablets, celulares e outros periféricos. A Mobile World Congress 2012 começa nesta segun-da-feira (27/02) e está em sua 25ª edição. O evento, que vai até 1 de março, será realizado na cidade de Barce-lona, na Espanha. Fique ligado no Olhar Digital para acompanhar a cobertura completa!

Fonte: ani-culTure, 2012.

Font

e: F

or

TÉ g

ro

up,

201

2.

Fonte: giZMag, 2012.

Fonte: sap, 2012.

Page 4: Tech Mobile Sports

6 7

Futebol: patrimônio cultural do brasileiro

Em todo o mundo se enaltece a qualidade técnica do jogador brasileiro, cuja forma de jogar muitos relacionam com a ideia de um “futebol-arte”. Essa é uma das explicações

para a grande popularidade e o fascínio que o futebol exerce sobre o brasileiro. O estilo de jogo e a técnica refinada, a eficácia e a eficiência exigidas pelo futebol foram assimiladas e incorporadas às características cul-turais do povo brasileiro. Ao longo deste século, essa forma de jogar futebol passa a representar o homem brasileiro, da mesma forma que o fazem outros fenômenos nacionais, como o carnaval, por exemplo.Dessa identificação do brasileiro com o futebol, culturalmente vão sendo enraizados hábitos, formas de se relacionar e de usar a lin-guagem, entre outros, que constituem a identidade da nossa nação: “Brasil, país do futebol, paixão nacional”. Incorporamos no nosso vocabulário termos que estão associados ao futebol. Por exemplo, quando estamos confusos diante de alguma situação, dizemos que está na hora de parar a bola e olhar em volta para ter uma noção das diferentes alternativas do “jogo”; quando fazemos alguma coisa errada, dizemos que “pisamos na bola” e demos uma “bola fora”. É comum vermos presa à porta do quarto da maternidade a chuteira de futebol ou as cores do time pelo qual os pais torcem, principalmente

se a criança for um menino. Apesar de hoje a prática do futebol estar mais aberta à participação feminina, há ainda uma forte conotação de gênero que nos diz que futebol é “coisa de homem”. No entanto, percebe-se a presença cada vez maior de mulheres nos estádios, para acompanhar os jogos de futebol masculino, pois o futebol feminino ainda não alcançou o mesmo patamar de aceitação. Porém, nomes como os de Marta, eleita três vezes a melhor jogadora do mundo, chamam cada vez mais a atenção sobre o futebol feminino.O futebol está muito presente na vida do brasileiro, não só no momento das partidas. Podemos observar, por exemplo, o grande número de músicas que retrataram o esporte; a quantidade de filmes, peças de teatro e novelas que tiveram no futebol o foco principal de suas tramas; sem contar o número de horas diárias dedicadas pela imprensa a esse esporte.Ao longo dos anos, desde sua chegada ao Brasil, o futebol tem se transformado em uma forma de linguagem por meio da qual a sociedade brasileira pode expressar suas características emocionais mais profundas, tais como paixão, ódio, felicidade, tristeza, prazer, dor, fidelidade, resignação, coragem, fraqueza, entre outras. Conclui-se que a relação do brasileiro com o futebol foi se constituindo de forma complexa, envolvendo diversos aspectos interligados — históricos, culturais e sociais —, de forma que hoje esse esporte se config-ura como uma paixão nacional, patrimônio cultural e elemento identificador do povo brasileiro.

Aprenda a rodar o emulador do Android no WindowsInstale e use o sistema operacional do Google em seu computador antes de comprar um smartphoneÉ natural ficar com vontade de conhecer tudo sobre um aparelho antes de comprá-lo. Recomenda-se até mesmo testar o dispositivo antes de fechar o pedido. O problema é que, em tempos de lojas virtuais, isso ficou cada vez mais difícil. Imagine que você queira adquirir um smartphone Android pela internet, mas nunca sequer operou um dispositivo como este. Como saber se o sistema é realmente bom?Com o Android SDK (ferramenta oficial do Google) você pode tirar suas próprias conclusões. O programa é capaz de rodar um emulador completo do sistema opera-cional de celulares, dando ao usuário a chance de conferir o visual do sistema, instalar e testar aplicativos, “tocar” sobre a tela usando o mouse, ver e usar os menus de configuração e acessar a internet da mesma maneira que acontece com o Android de verdade.Como cada edição do SO possui recursos exclusivos, você pode pensar: “Como a ferramenta sabe qual versão do sistema Android eu quero conhecer?”. Pois o Google pensou nisso ao criar o Android SDK! Ele emula as principais versões do Android e suas características mais importantes. Dentre as versões suportadas até o fechamento desta matéria estão: 4.0.3, 4.0, 3.2, 3.1, 3.0, 2.3, 2.2 e anteriores.

A sigla SDKSDK significa “Software Development Kit” (Kit de Desenvolvimento de Software), ou seja, nada mais é do que um programa oficial utilizado por programadores para criar e testar aplicativos do sistema operacional móvel. Como ele promove testes e reconhece os mesmos apps usados em tablets e celulares, usuários comuns também podem utilizá-lo com a intenção de experimentar um jogo ou software antes de baixá-los.

Como emular o Android1. Faça o download e instalação do Java SE Development Kit (JDK).2. Em seguida, baixe e instale o Android SDK.3. Ao abrir o programa, você verá as versões do Android que estão dis-poníveis (neste caso utilizamos a 4.0.3). É possível que alguns itens precisem de atualização. Selecione pelo menos a opção “SDK Platform” e clique em “Install Packages”.4. Quando terminar de baixar os pacotes, siga até o menu “Tools” e sele-cione “Manage AVD”.5. Na janela seguinte, “ Android Virtual Device Manager”, clique no botão “New”.6. Preencha os campos conforme a imagem abaixo, escolhendo um nome para o perfil (Name) e o tamanho do “cartão de memória” (SD Card - Size). Clique em “Create AVD”.7. Selecione o perfil e clique no botão “Start”. Na pequena janela que abre, clique no botão “Launch”.8. Agora que o programa já está configurado, é preciso esperar até que ele inicie por completo. Este processo pode levar alguns minutos, dependendo da configuração da sua máquina.Caso não consiga rodar a versão 4 do Android, tente uma anterior. A versão 2.3.3 do emulador é uma ótima candidata para rodar em máquinas mais modestas. Outra dica é fechar os programas que você não está usando, para economizar memória e processamento, antes de abrir o emulador.Também é importante lembrar que, por se tratar de um emulador, o desempenho não reflete aquilo que você encontrará no telefone real, por isso, não se preocupe com a lentidão do emulador.

Fonte: google, 2012.

Fonte: google, 2012.

Fonte: aBraÇo negro Blog, 2012.

Fonte: aBraÇo negro Blog, 2012.

Page 5: Tech Mobile Sports

8 9

Former CNN journalist on how to leverage social media, mobile tech for international reportingFrom the Arab Spring to Haiti’s reconstruction, international news coverage has relied increasingly on mobile-enhanced social media to raise awareness of global development issues.In an interview with IJNet, former CNN journalist Felipe Estefan reflects on his experiences in both professional and citizen journalism.Based in Washington, D.C., Estefan was a planning producer for CNN and cur-rently works with the World Bank on citizen engagement. He has also developed digital engagement strategies for the Office of the Vice President of Colombia, his home country.

What’s the relationship between mainstream media and citizen journalism?Felipe Estefan (FE): Mainstream media has been transformed completely the way in which we produce, consume and share information in the 21st century...Although challenges remain, such as quality and verifi-cation of information, citizen-generated information will play a more important role in influencing public opinion and policy-making processes for better development outcomes.For example, CNN takes very seriously [its efforts] to incorporate viewers into news gathering and reporting. “iRe-port” provides editorial and technical guidelines to citizen reporters and asks specific questions to guide them into thinking, “What are the most important stories?” It also listens to citizen reporters about what are important stories for them. Information is verified through the registration system and the editorial team.

How should journalists use social media for better international reporting?FE: Journalists can use social media in three main ways. First, they can use social media in the news gathering process to find real-time information from citizens, particularly those in remote locations. Second, they can use social media channels to share information very quickly to a widespread audience. Third, social media can help journalists gather opinion on how relevant their stories are to the public. The third point brings us to a new level of how we can use social media for better mainstream news content.

How should journalists utilize mobile technology for reporting issues on international development?FE: Mobile technology is the single, most important tool that we have in today’s international development field. Nowadays, most people – even those who do not have access to basic services like water and electricity – have mobile phones. Journalists can be part of the conversation between citizens and development agencies enhanced by mobile technology.For example, the World Bank’s “ICT4Gov” program helps improve people’s lives by giving them a voice through mobile phones. It establishes SMS systems or call centers for citizens in the developing countries to report problems [with] public services to their governments. Such citizen reports can be mapped out on online platforms, and journal-ists will then be able to use this information to make editorial decisions on newsworthy stories that are happening or about to happen. So a great opportunity lies in mobile-enhanced information gathering methods.

What role can journalists play in global development in the digital era?FE: Journalists can play a mediating role between citizens and the data and information made public by govern-ments.... Journalists can look into initiatives like Open Government Partnership and Open Data and make sense of all the information by telling relevant stories to the public.

Chip NVIDIA Tegra transforma celulares em super telefones

A NVIDIA anuncia a chegada dos super telefones, nova categoria de smart-phones, equipados com os chips NVIDIA Tegra 2. Graças aos proces-sadores móveis com CPU Dual-Core, os usuários poderão jogar games

em 3D, se conectar com jogadores em outras plataformas como tablets e PCs, ver vídeos em HD, acessar a internet com mais velocidade, tudo sem comprometer a vida útil da bateria do aparelho móvel. A LG saiu na frente e apresentou o Opti-mus 2X, o primeiro super telefone com o Tegra 2, disponível no mercado.O super chip da NVIDIA Tegra 2 chegou para turbinar os smartphones. Ele conta com CPU ARM Cortex-A9 Dual-Core – a primeira CPU dual-core móvel do mun-do, oferecendo navegação mais rápida na internet, tempo de resposta mais curto e melhor desempenho geral. Outro destaque é o Ultra-low powered (ULP – potência ultra-baixa) NVIDIA® GeForce® GPU que permite jogabilidade 3D móvel e uma interface de usuário 3D visual. O Tegra 2 também permite ao usuário assistir filmes em HD em 1080p armazenados no aparelho móvel na sua HDTV, sem comprometer a vida da bateria.“Entramos na era do super telefone. As pessoas estão olhando para seus aparelhos móveis primeiro como um com-putador e depois como um telefone. O Tegra 2 possibilita aos usuários novas experiências móveis que não eram possíveis antes”, diz Michael Rayfield, gerente geral de telefonia celular da NVIDIA.“Estamos muito animados com a parceria com a NVIDIA, e também muito orgulhosos do resultado apresentado: o LG Optimus 2X. Este super telefone equipado com Tegra dual-core estabelecerá um novo padrão no setor de smart-

phones, oferecendo aos usuári-os experiência em uma nova dimensão”, comenta Yong Seok Jang, vice-presidente da equipe de estratégia de negócios da LG Electronics Mobile Communica-tions Company.

Smartphone 3G LG Optimus 2X P990 Android 2.2 Wi-Fi - Bluetooth GPS Câmera Principal 8MP Cartão 4GB MP3

De: R$ 1.599,00Por: R$ 1.199,00ou 12x de R$ 99,92 sem juros no cartão de créditoou R$ 1.139,05 à vista (Desconto para pagamentos à vista)

Acesse: www.magazineluiza.com.br

Fonte: nVidia, 2012.

Fonte: nVidia, 2012.

Fonte: iJneT, 2012.

Page 6: Tech Mobile Sports

10 11

E n q u e t e s o b r e m o b i l i d a d eA Tech Mobile Sports a pedido da Empresa Techno Sports realizou uma pesquisa com a população da região para saber qual o conhecimento do público sobre assuntos relacionados a mobilidade.

Foram entrevistados no total de 100 pessoas, a pesquisa foi realiza nas cidades de Três de Maio, Dr. Maúricio Cardo-so, Tucunduva e Horizontina.

Dentre as pessoas entrevistadas, 54% eram mulheres e os outros 36% eram de homens, onde a maioria 70% da paulação entrevistada tem idade entre 16 a 25 anos.

As perguntas foram as seguintes:

Você sabe qual sistema operacional seu celular utiliza?

Nessa questão foi abordado se as pessoas tinham conhecimento sobre qual sistema operacional seu celular utiliza, e 47% das pessoas entrevistadas souberam responder que sabia qual siste-ma o seu celular utilizava.

Qual sistema operacional seu celular utiliza?

As pessoas sabendo qual sistema operacional seu celular utilizava foi pedido qual era o sistema, onde 47 pessoas responderam, dentre destas 26 pessoas dissera que utilizam o sistema operacional da Google o “Android”, 9 pessoas utilizam o Windows Mobile da Microsoft, 5 usam Blackberry, 5 usam o Simbyan da Nokia e 3 pessoas utilizam o iOS da Apple.

O que a tecnologia móvel lhe oferece?

Também perguntamos para o público o que a tecn-ologia móvel oferecia, onde poderia ser escolhidas ate 3 alernativas, onde com 69 escolhas foram que a tecnologia móvel oferece facilidade, 10 escolhas dizem que traz cultura, 21 escolhas oferecem en-tretenimento, 15 opções marcadas dizem que não oferecem nada e 1 opção disse que a tecnologia móvel oferece conhecimento.

Você sabe o que são aplicativos móveis?

Perguntamos a população se tinham conhecimento sobre aplicativos móveis, onde 81% das pessoas tem conhecimento sobre aplicativos móveis.

Você estaria disposto a pagar por um aplicativo móvel que seria interessado aos eventos esportivos locais?

A empresa Techno Sports na quetão de marketing e comercialização de seu aplicativo, perguntou as pessoas se elas comprariam o seu aplicativos para acessar informações sobre esportes no seu celular, 69% das pessoas responderam que não comprariam o aplicativo.

A nossa torcida é pela sua satisfação

Você usa seu celular para acessar informações sobre esportes?

Nessa questão tinha o objetivo de sabermos se as pessoas acessavam noticias sobre esportes em seus celulares e 79% das pessoas responderam que não utilizam o seu celular para acessar informações sobre esportes.

Font

e: o

lha

r d

igiT

al,

201

2.

Fonte: Tech lider, 2012.

Fonte: Be-a-BYTe, 2012.

Fonte: MoBilegeeK, 2012.

Fonte: aposenTei e agora, 2012.

Page 7: Tech Mobile Sports

12 13

A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimen-to de produções acadêmicas de qualidade no nível superiorIntroduçãoNos últimos anos, tem sido um aparente consenso na comunidade acadêmica brasileira o de que instituições de ensino universitário devem aliar às práticas de ensino tradicional, elementos que promovam o desenvolvimento do pensamen-to crítico-reflexivo dos alunos, permitindo, através de uma visão real do mundo, detectar os problemas que o assolam e ao mesmo tempo, dotá-los de ferramentas capazes de promover medidas que ajudem solucioná-los. Este trabalho aborda a importância da Metodologia Científica como ferramenta fundamental no desenvolvimento de produções científicas pelos alunos que ingressam nas universidades e ao longo do curso são estimulados a desenvolver trabalhos científicos como parte dos requisitos de avaliação. Verifica-se que os alunos vêem-se diante de muitas dificuldades para cumprir essas exigências, provavelmente, em decorrência de uma formação deficiente na formação básica. Por vezes, verifica-se que alunos cursando o último ano dos cursos de graduação, desconhecem as mais elementares normas envolvidas na elaboração de textos científicos, tais como: desenvolvimento e estrutura do trabalho, padrões de redação, procedimentos para se fazer pesquisas bibliográfi-cas, seleção e organização da leitura das obras, construção de citações diretas e indiretas, bem como sobre o propósito de incluí-las no corpo do próprio texto. Essas dificuldades podem ser a causa de uma grande ansiedade nos alunos de graduação, na medida em que as exigências mudam em profundidade a forma usual da escrita, incorporando diversos elementos, até então desconhecidos, podendo, no limite, levar ao desânimo e, até mesmo, a desistência do curso. Diante do exposto é de suma importância questionar: de que forma a disciplina de Metodologia Científica pode ajudar os alunos de nível superior a superar as suas dificuldades na hora de elaborar uma produção científica?A preparação, a redação e a apresentação de trabalhos científicos envolvem um grande número de questões de natureza técnica e estética, dentre as quais, pode-se destacar a disciplina, a criatividade na seleção da bibliografia, a leitura de forma organizada, a ousadia e o rigor na abordagem do assunto, além da obediência a certas normas de redação e apre-sentação do texto final. A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.

Método e CiênciaA evolução da ciência se deu com a evolução da inteligência humana, que passou do medo do desconhecido ao mis-ticismo, numa tentativa de explicar os fenômenos através do pensamento mágico, das crenças e das superstições e, fi-nalmente, evoluiu para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados. Desta forma, nasceu a ciência metódica, que procura sempre uma aproximação com a lógica. O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o signifi-cado de suas próprias experiências. Assim sendo, é capaz de novas descobertas e de transmiti-las a seus descendentes.O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência.Segundo Oliveira (1999), a Ciência num determinado período da história acabou sendo mitificada, principalmente a partir do séc.XVIII, e hoje ela é entendida como sendo qualquer assunto que possa ser estudado pelo homem, pela utilização do Método Científico e de outras regras especiais de pensamento.O autor destaca ainda que [...] a Metodologia estuda os meios ou métodos de investigação do pensamento concreto e do pensamento verdadeiro, e procura estabelecer a diferença entre o que é verdadeiro e o que não é, entre o que é real e o que é ficção. O aprofundamento em um conjunto de processos de estudos, de pesquisa e de reflexão, passam a exigir do estudante uma nova postura de atividade didática mais crítica e rigorosa.

Iniciação científica: dificuldades de implementação da pesquisa nas universidadesA iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno, que de simples repetidores, passam a criadores de novas atitudes e comportamento, através da construção do próprio conhecimento.A situação atual do ensino médio encerra várias e complexas questões, como aspectos estruturais que ainda não foram resolvidos, a precariedade desse ensino público no Brasil.O cenário educacional em que convivem velhos e novos problemas aponta para a expansão do ensino médio com baixa qualidade, para a privatização da sua gestão e, simul-taneamente, exibe um forte componente de exclusão. A reforma político-educacional do ensino médio, em curso, vem afetando sensivelmente o trabalho do professor e a dinâmica institucional da escola e, em muito menor grau, a reali-dade educacional do aluno. Tal fato, refletirá na sua atuação enquanto discente de uma instituição de nível superior.

MetodologiaUtilizou-se o método indutivo como forma ordenada do raciocínio, uma vez que passamos da análise de dados par-ticulares e nos encaminhamos para noções gerais conforme descrito a seguir. Após uma leitura textual, com o objetivo de formar uma visão geral da obra, uma segunda leitura foi feita com o objetivo de aprofundamento e codificação dos principais conteúdos. Os textos foram então codificados, resumidos, analisados e comentados e os diversos autores correlacionados, visando fundamentar as respostas fornecidas à questão de pesquisa. Após a redação da primeira versão do texto, foram feitas revisões em duas etapas para o aperfeiçoamento da abordagem e verificação da correta incorporação dos aspectos formais. Em uma segunda fase, foi feito um estudo de campo onde foram feitas entrevistas estruturadas com perguntas dire-cionadas à temática proposta, a fim de se traçar um perfil do nível de conhecimento dos alunos antes e depois de se familiarizarem com os métodos científicos. Os conteúdos foram analisados sob um enfoque empírico-analítico e uma abordagem quantitativa, uma vez que a pesquisa aponta para o conceito de causa ou para uma relação causal quando busca comprovar que a metodologia científica pode ajudar na superação das dificuldades na produção acadêmica no nível superior.

ConclusãoA presença de tantas regras, detalhes, indicações rígidas para digitação e formatação do texto, que parecem cercear a liberdade do aluno em pensar e escrever sem nenhuma exigência metodológica, faz com que o estudo de Metodologia Científica nas universidades raramente seja bem aceito pelos alunos.A metodologia, porém, objetiva bem mais do que levar o aluno a elaborar projetos, a desenvolver um trabalho mon-ográfico ou um artigo científico como requisito final e conclusivo de um curso acadêmico. Ela almeja levar o aluno a comunicar-se de forma correta, inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e conseqüentemente a formação de juízo de valor, crítica ou apreciação com argumentação plausível e coerente.O método, quando incorporado a uma forma de trabalho ou de pensamento, leva o indivíduo a adquirir hábitos e posturas diante de si mesmo, do outro e do mundo, que só têm a beneficiar a sua vida tanto profissional quanto social, afetiva, econômica e cultural. Com base em métodos adequados e técnicas apropriadas, o estudante terá condições, a partir da conscientização de um problema, de ir em busca das respostas ou soluções para o mesmo. A atividade científica é, acima de tudo, o resultado de uma atitude do ser humano diante do mundo que o cerca, do qual ele mesmo é parte integrante, para entendê-lo, reconstruí-lo e, conseqüentemente, torná-lo inteligível.As regras e passos metodológicos que são ensinados na universidade, visam, portanto, a inserção do estudante no mundo acadêmico-científico desenvolvendo nele hábitos que o acompanharão por toda a sua vida, como o gosto pela leitura e o espírito crítico maduro e responsável. A disciplina de Metodologia Científica ajuda os alunos na experiência de sentirem-se cidadãos, livres e responsáveis e os auxilia a administrar suas emoções, a exercitar o bom senso e a enfrentar desafios na conquista de suas metas.

Page 8: Tech Mobile Sports

14 15

Vitrine...

A nova coleção Techno Sports já está à venda nas melhores lojas de esporte e estabeleci-mentos especializados, em diversos pontos do País. A linha de produtos Techno Sports é toda fabricada nos mais altos padrões de qualidade.

A camiseta tem um visual espor-tivo ideal para uso em academias e uma leve corrida no campo, na praia ou no parque. Adicione beleza e estilo a sua pratica es-portiva. Está disponível nas cores branca, preta e verde.

O boné é um clássico que nunca sai da moda, altamente resistente e confortável

para você se proteger do sol com eficiência e qualidade. Ideal para compor um look

esportivo. Confeccionado em poliéster com puxador elástico, ajuste traseiro em velcro

e o logo da marca na parte frontal. Está disponível nas cores branca, preta e verde.

...moda

A Techno Sports traz a linha exclusiva de Pen-Driver USB flash disk em forma de coração, para você levar seus documentos com amor. Vem com

um cordão para pendurar no pescoço e também pode ser usado como um bonito pingente. Está disponível em tamanhos de memória de 4GB,

8GB, 16GB e 32GB.

...informática

Mouse Pad ergonômico com apoio de pulso e base emborrachada para lhe proporcionar maior conforto na hora de você realizar suas tarefas diárias na frente de seu com-putador. Está disponível nas cores azul, branca, preta e verde.

Acesse ao site www.technosports.com.br e confira mais novidades em produtos da marca Techno Sports.

Page 9: Tech Mobile Sports

16 17

AMD apresenta processadores “Bulldozer” com 16 núcleos

A AMD anunciou sua nova linha de chips Opteron, os

primeiros com 16 núcleos de processamento.Os novos chips Opteron 6200, chamados de Inter-lagos, são de 25% a 30% mais rápidos que seus antecessores, os chips Op-

teron 6100, com 12 núcleos de processamento, conforme o diretor de produto da AMD, John Fruehe. Os chips devem estar disponíveis em servidores da HP, Dell e Acer nas próximas semanas, disse Fruehe ao site “Com-puterworld”. Os novos processadores são baseados na arquitetura “Bulldozer”, que fornece melhor desempenho e gasta menos energia. Os cinco chips da linha 6200 têm núcleos com frequência de 1,6 GHz a 2,6 GHz e devem ser vendidos entre US$ 523 e US$ 1.019, conforme o “Computerworld”.A futura geração de núcleos será construída segundo uma arquitectura de 32nm SOI com HKMG, para servidores e desktops, como Opteron com os incríveis 16-núcle-os e com o nome de código “Interlagos”, e como 4 e 8 núcleos com o nome de código “Zambezi”. Bulldozer,

os dois FPUs compatíveis com FMA de 128-bit podem ser combinados numa FPU de 256 bits. Este projecto é acompanhado de dois núcleos integrados, cada um com 4 canais. Tanto os módulos “Fetch”/ “Decode” como L2 / L3 serão partilhados e a AMD chama essa concepção de módulo “Bulldozer”. O design de um processador de 16 núcleos apresenta 8 módulos, mas os sistemas operativos irão ver cada modu-lo como 2 núcleos físicos. Uma unidade de vírgulas flutu-antes flexível pode ser dedicada ou partilhada entre cores por ciclo. Com uma arquitectura completamente renovada (algo que já não acontecia desde o Athlon 64), os proces-sadores Bulldozer suportarão a maioria das instruções que a Intel actualmente suporta (incluindo SSE4.1, SSE4.2, AES, CLMUL), ou mesmo futuras instruções anuncia-das pela Intel como (AVX), bem como a instrução que definem o futuro proposto pela AMD (XOP, FMA4 e talvez CVT16). Os detalhes à cerca desta nova geração de processadores da AMD serão revelados na Hot Chips Simpósio de Chips de Alta Performance que se realizará de 22 a 24 de Agosto de 2010, no Memorial Auditorium na Universidade de Stanford. Segundo a AMD os novos processadores Bulldozer são “uma nova abordagem para a máxima eficiência e rendimento de desempenho na computação multi-threaded”.

Sobre a AMD A AMD (NYSE: AMD) é uma empresa líder na área de design inovador de semicondutores voltados à nova era de experiên-cias digitais. A fabricante foi responsável pela criação das inovadoras APUs (Accelerate Processing Units ou Unidades de Processamento Acelerado) – que reúnem processador e placa gráfica de alta performance em um único chip, oferecendo melhor experiência visual e baixo con-sumo de bateria. As tecnologias

de gráficos e de processamento da AMD potencializam uma variedade de dispositivos, incluindo PCs, consoles para jogos, servidores e computadores poderosos que movem as empresas e a Internet.

Gráfico Comparativo

Fabricantes apresentam as motherboard´s para os AMD Opteron 6000 Magny-Cours

A Supermicro, que é uma fabricante norte-americana de super-servidores, moth-erborad´s para servidores, entre outros componentes, está mostrando na CeBit (ex-posição de tecnologia que acontece na cidade de Hannover - Alemanha) a sua linha de pro-dutos baseada na nova série de processadores AMD Opteron 6000 Magny-Cours.A motherboard mais poderosa apresentada é a H8GQ6-F, que tem capacidade para acomo-dar até 4 processadores AMD Opteron 6000 Magny-Cours, cada um deles com 8 ou 12 núcleos de processamento, e 32 slots DDR3

DIMM, que permitem até 512GB de memória RAM (16 GB por módulo). Há ainda 8 interfaces SATA e 8 portas SAS para conexão com sistemas de armazenamento, interfaces de redes de 10 Gbit, controladoras RAID ou adaptadores Fibre-Channel-/Infiniband. E também existem dois slots PCI Express x16 / x8.

A M D R a d e o n H D 7 9 9 0 C h e g a n d o n o f i n a l d e j u n h o

De acordo com o site DonanimHabera nova Radeon HD 7990 será lançado durante a Computex 2012, onde a AMD irá oficializa-la. Segundo o site, a AMD deve pro-duzir menor quantidades dessa nova gama de placas, visto que a TSMC (empresa

responsável pela produção dos Chips Nvidia e AMD) encontra dificuldades de produção no processo de 28nm. A Advanced Micro devices deve priorizar a produção de placas das linhas mid e low end. Este deslocamento de lançamento, que era planejado para abril, foi adiado devido a complexidade do projeto envolvendo a Hd 7990. Ela é uma placa dual-GPU, com base em dois núcleos Tahiti, especificações são basicamente a mesma que a HD 7970, mas em dobro. Podemos esperar 6GB de memória GDDR5 RAM e 4096 stream processors. No entanto, os Clock irão ser ligeiramente reduzidos. Devemos esperar esta placa por um preço de $ 700, mas pode ser superior. Foram divulgados detalhes acerca da nova placa gráfica dual-GPU HD 7990 da nova geração de gráficas da AMD. A substituta da atual dual-GPU Radeon HD 6990 deverá chegará ao mercado em Março de 2012 (de acordo com o calendário de lançamen-tos) e irá custar nada mais, nada menos do que uns “meros” 849 dólares (cerca de 655 euros). Contudo, a nova gráfica dual-GPU da AMD custará menos do que duas gráficas single-Core Radeon HD 7970, que chegará ao mercado pelo preço de 549 dólares (cerca de 424 euros). A AMD reclama o título de placa-gráfica single-Core (de um único nú-

cleo) mais rápida do mundo para a Radeon HD 7970. A gráfica dual-GPU Radeon HD 7990 virá equipada com 2x3GB GDDR5 a uma velocidade de relógio de 5GHz, dois chips Tahiti com clocks a 850GHz, 2×2048 proces-sadores stream, 2x32ROPs e 2×128 unidade de textura de memória. O preço das gráficas de nova geração da AMD é um pouco alto, mas a qualquer momento pode baixar. Não nos podemos esquecer também, que a arquitetura desta tecnologia foi desenvolvida à escala de 28nm, o que por si só faz com que o preço final dispare.

Fonte: aMd, 2012.

Font

e: a

Md

, 201

2.

Font

e: a

Md

, 201

2.

Fonte: aMd, 2012.

Font

e: n

oTÍ

cia

s T

ec

no

log

ica

s, 2

012.

Page 10: Tech Mobile Sports

18 19

F a l a n d o d e T IÉ a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão.A TI é uma grande força em áreas como finanças, planejamento de trans-portes, design, produção de bens, assim como na imprensa, nas atividades editoriais, na produção musical e cinematográfica, no rádio e na televisão. O desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias de infor-mação modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informação), introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras arma-zenadas; reduziu custos e acelerou a produção dos jornais e possibilitou a formação instantânea de redes televisivas de âmbito mundial.Além disso, tal desenvolvimento facilitou e intensificou a comunicação pessoal e institucional, através de progra-mas de processamento de texto, de formação de bancos de dados, de editoração eletrônica, bem como de tecnologias que permitem a transmissão de documentos, envio de mensagens e arquivos, assim como consultas a computadores remotos (via rede mundiais de computadores, como a internet). A difusão das novas tecnologias de informação trouxe também impasse e problemas, relativos principalmente à privacidade dos indivíduos e ao seu direito à informação, pois os cidadãos geralmente não têm acesso a grande quantidade de informação sobre eles, coletadas por instituições particulares ou públicas.As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina. Existem tecnologias intelectuais usadas para lidar com o ciclo da informação, como técnicas de classificação, por exemplo, que não requerem uso de máqui-nas apenas em um esquema. Esse esquema pode, também, ser incluído em um software que será usado, mas isso não elimina o fato de que a técnica já existia independentemente do software. As tecnologias de classificação e organ-ização de informações existem desde que as bibliotecas começaram a ser formadas. Qualquer livro sobre organização de bibliotecas traz essas tecnologias.

Tecnologia da Informação e seu impacto na segurança empresarial

A Tecnologia da Informação segue em avanço constante, mas ao mesmo tempo sua gestão no quesito segurança não acompanha o mesmo ritmo das políticas de segurança e não está ainda em um patamar que pode ser considerado efi-ciente. Com tantos recursos disponíveis e possibilidades quase ilimitadas, os gestores esquecem que agora sua empre-sa possui mais uma porta para o mundo, porta esta que, se aberta, pode dar a um individuo valiosas informações sobre sua organização.Temos então um caso em que a tecnologia da informação se torna um risco devido a problemas de gerenciamento, é importante ressaltar os problemas que a tecnologia traz para as empresas além de seus benefícios, pois segurança também gera custos e, quando lidamos com alta tecnologia, os investimentos nem sempre são pequenos nessa área.

Relação das áreas com a determinada média salarial para cada

1- Administração de Banco de DadosÉ o segmento que cuida de todas as infor-mações eletrônicas armazenadas por uma empresa. No caso de instituições financei-ras, por exemplo, esses dados incluem no-mes de clientes e até valores de transações monetárias efetuadas por grandes corpo-rações. Salário médio para iniciante: 2.400 reais.Salário médio no topo da carreira: 8.200 reais.2- Administração de RedesÉ o setor que mantém a empresa interconectada e também ligada ao resto do mundo. Responsável pelo acesso à rede local e à internet, exige de seus profissionais grande domínio técnico, pois são necessários conhecimentos avançados de software e também hardware. Salário médio para iniciante: 1.660 reais.Salário médio no topo da carreira: 10.000.3- Arquitetura da InformaçãoÉ responsável por planejar a estrutura dos mais variados serviços na área de TI. Isso inclui projetar produtos tão dif-erentes quanto a infraestrutura de um banco de dados e a organização das informações que serão apresentadas por um site. Salário médio para iniciante: 2.800 reais. Salário médio no topo da carreira: 10.500 reais.4- E-CommerceÉ uma das divisões mais importantes de TI na atualidade. Envolve o desenvolvimento e manutenção de sistemas de comércio eletrônico, como os utilizados nos grandes sites de varejo, por exemplo. Salário médio para iniciante: 2.900 reais. Salário médio no topo da carreira: 15.000 reais.5- Processamento de DadosAs atividades principais da área são controle do fluxo de informações e criação de programas que realizarão tarefas específicas das empresas. Por natureza, o setor exige do profissional conhecimentos superficiais de diversas áreas. Consequentemente, costuma oferecer salários menores do que os demais segmentos de TI.Salário médio para iniciante: 1.300 reais. Salário médio no topo da carreira: 9.000 reais.6- ProgramaçãoOs profissionais da área são responsáveis por transformar códigos compreensíveis apenas por computadores em programas que podem ser utilizados por usuários que não tem qualquer conhecimento técnico. As diversas linguagens de programação existentes – como C, .NET e PHP – abrem as portas para muitas possibilidades de especialização. Salário médio para iniciante: 1.600 reais. Salário médio no topo da carreira: 9.300 reais.7- Qualidade de SoftwareÉ o setor responsável por testar e aprovar os programas desenvolvidos por outras equipes e empresas. A tarefa é essen-cial para garantir a satisfação dos consumidores, que, na prática, lidarão diariamente com os programas. Salário médio para iniciante: 1.500 reais.Salário médio no topo da carreira: 8.500 reais.8- Segurança da InformaçãoA proteção de dados é uma das vertentes mais importantes da tecnologia, uma vez que é responsável pela prevenção e combate a ataques criminosos. O especialista desse setor ganha destaque em grandes empresas de comércio eletrônico e instituições financeiras, por exemplo. Salário médio para iniciante: 2.100 reais.Salário médio no topo da carreira: 9.000 reais.

As áreas de TI mais valorizadas no mercado

Sem dúvida um dos setores econômicos que mais cresce no mundo é a área de Tecnologia da Informação, ou tecnicamente falando TI, e com seu enorme e acelerado crescimento junto vem a demanda por profissionais na área e o aumento gradativo de salários para esses profissionais. Foi feito um levantamento pelo site Catcho Online, definindo áreas de TI mais valorizadas e a média de pagamento feito tanto para novatos quanto para quem está no topo da carreira.Fonte: sipercoM, 2012.

Fonte: Floriano BliTZ, 2012.

Fonte: upperTools, 2012.

Page 11: Tech Mobile Sports

Novo App para Android

O aplicativo Techno Sports traz notícias dos gramados direto para seu smartphone!

Acesse http://play.google.com para fazer o download do app.