Sobre o caso da prepotencia

2
SOBRE O CASO DA PREPOTENCIA Levado ao extremo, é manifestação de problemas psíquicos sérios. Prepotente – do Latim praepotens, “muito poderoso”, de prae-, “à frente”, mais potens. Ou seja, “aquele que coloca o seu poder adiante, que o faz sobressair”. Para os métodos de comando atuais, ser prepotente é mandar com base no cargo e não no convencimento dos demais. Tem resultados duvidosos em termos de liderança. Prepotente, impoe seu poder ou autoridade sobre os outros para tirar um proveito. O prepotente tem superestimação de si mesmo. E se tenta impor pela força (física ou simbólica), convencido de que o resto das pessoas deven se submeter à sua vontade.

Transcript of Sobre o caso da prepotencia

Page 1: Sobre o caso da prepotencia

SOBRE O CASO DA PREPOTENCIALevado ao extremo, é manifestação de

problemas psíquicos sérios.Prepotente – do Latim praepotens, “muito

poderoso”, de prae-, “à frente”, mais potens. Ou seja, “aquele que coloca o seu poder adiante, que o faz sobressair”.

Para os métodos de comando atuais, ser prepotente é mandar com base no cargo e não no convencimento dos demais. Tem resultados duvidosos em termos de liderança.

Prepotente, impoe seu poder ou autoridade sobre os outros para tirar um proveito.

O prepotente tem superestimação de si mesmo. E se tenta impor pela força (física ou simbólica), convencido de que o resto das pessoas deven se submeter à sua vontade.

Usa abusiva e indevidamente sua autoridade.

O direito penal contempla como uma situação de delito na qual uma pessoa de autoridade atenta contra os direitos de outra pessoa. Na maioria das legislações se tipifica como abuso de autoridade.