Semanário | 26.11 a 02.12

14

description

Semanário de Tendências da Biruta Ideias Mirabolantes, de 26 de Novembro a 02 de Dezembro de 2012. Nesta Edição: Tendência que Todos Falam, Mas Poucos Praticam Connecting Light | Land Art Cazuza Tour 2013 (É isso mesmo!) Lenços Smart TV Saks | 3d Light Show A Expansão da Classe Média e o Crescimento do Mercado de Orgânicos Festival Slap 5 Anos | SP | RJ Vencedores da 1ª Edição Prêmio Noite Rio 2012 O Cluster | RJ Antropologia do Consumo | Entendendo Hábitos e Práticas de Consumo na Sociedade Festival YouPix Rio 2012

Transcript of Semanário | 26.11 a 02.12

Page 1: Semanário |  26.11 a 02.12
Page 2: Semanário |  26.11 a 02.12

INTRODUÇÃO

COMPORTAMENTO> Tendência que Todos Falam, Mas Poucos Praticam

ARTE> Connecting Light | Land Art

MÚSICA> Cazuza Tour 2013 (É isso mesmo!)

MODA> Lenços

TECNOLOGIA> Smart TV

PUBLICIDADE

> Saks | 3d Light Show

ÍNDICE SEMANÁRIO | 26.11 a 02.12

SUSTENTABILIDADE

DIVIRTA-SE

> A Expansão da Classe Média e o Crescimento do Mercado de Orgânicos

> Vencedores da 1ª Edição Prêmio Noite Rio 2012

> Festival Slap 5 Anos | SP | RJ> Mostra Cinema na Praia (RJ)

> O Cluster | RJ

ATUALIZE-SE

> Festival YouPix Rio 2012

> Antropologia do Consumo | Entendendo Hábitos e Práticas de Consumo

Page 3: Semanário |  26.11 a 02.12

No mercado internacional, há dois cases que mostram o que pode ser feito neste sentido. Um é o da Domino’s Pizza, que assumiu publicamente, por meio de uma campanha, que reconhecia a falta de qualidade de seu produto. Apesar de arriscada, a iniciativa era uma tentativa da empresa de mostrar-se transparente.Também nos Estados Unidos, a marca de cereal Trix aproveitou um post de uma internauta para se aproximar e gerar boca a boca virtual. Depois de ler o tweet da garota que dizia que “morreria porque não tinha Trix em casa”, a empresa mandou um caminhão carregado de caixas do produto para a casa da consumidora. No Brasil, a Coca-Cola fez uma ação semelhante, quando enviou bebidas para Marcus Lemos, que reclamava do calor no trabalho e deseja a bebida.

Saiba mais.

COMPORTAMENTOTENDêNCIA qUE TODOS FALAM, MAS POUCOS PRATICAM

Sair do racional e atingir o emocional: esse é o lema. Para isso é necessário transparência. Embora este discurso já

esteja batido no mercado, poucas companhias entenderam a importância disso. E se algo ainda não foi bem executado por grande parte, podemos, sim, chamar de tendência. De acordo com a pesquisa Brand ID, conduzida pela Voltage, 45% dos entrevistados esperam que as marcas sejam amigas. Já 62% acreditam que há falta honestidade e 53% não vêem nas marcas valores humanos que consideram importantes. Essa percepção é resultado do desinteresse da maioria das empresas em manter um relacionamento próximo e sincero com os consumidores. Para atender suas necessidades e os desejos as empresas precisam ir além e fazer algo pela vida das pessoas. Por isso a necessidade de humanizar as marcas, o que só é possível quando o olhar é desviado do consumidor para o indivíduo. Muito antes de pensar em produtos, todos estão preocupados com assuntos como qualidade de vida, saúde e família.

OPORTUNIDADE

REFERêNCIA

Page 4: Semanário |  26.11 a 02.12

Conforme a Wikipédia, “a Land Art, é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é propriamente trabalhado de modo a integrar-se à obra. Ela surgiu no final da década de 1960, em parte como conseqüência de uma insatisfação crescente em face à monotonia cultural das formas minimalistas, em parte como expressão do desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia.” Mentalidades dos anos 60 que podemos, claramente, observar nos anos 2000, não? E ainda é um conceito de possível adequação urbana (Urban Art?). Conheça o estúdio de arte interativa YesYesNo.

Saiba mais.

ARTECONNECTING LIGhT | LAND ART

O projeto, chamado Connecting Light, foi desenvolvido para subverter o papel tradicional dos muros e fronteiras na

sociedade – ao invés de separar as pessoas, o muro se torna um aparelho criado para uni-las. Usando um aplicativo de celular ou o site do Connecting Light, o público podia mandar mensagens de texto que depois eram convertidas em arquivos WAV de som e interpretadas como uma combinação de luz e cores pulsantes que viajavam ao longo da Muralha de Adriano, de um balão para o outro. Com 117 quilômetros de extensão na zona rural da Inglaterra, a muralha, que era uma antiga fronteira do Imperio Romano na Grâ-Bratanha, se tornou o local de uma das maiores obras de land art já instaladas. Cerca de 400 balões meteorológicos, equipados com LED’s e rádios transmissores, passavam mensagens codificadas.

OPORTUNIDADE

REFERêNCIA

Page 5: Semanário |  26.11 a 02.12

Ao contrário do muitos pensam, A Rolling Stone descobriu que a apresentação de Tupac no Coachella não veio vídeo algum, mas sim da mais verossímil computação gráfica, criada pelo mesmo estúdio que assina trabalhos para Hollywood. Em outras palavras, o rapper não era um holograma pra valer. A AV Concepts, responsável pela apresentação, usou uma técnica antiga originada no teatro e em truques de mágica, a “Pepper’s Ghost”. Ela consiste, basicamente, em um vidro que é, para a platéia, transparente, mas ao mesmo tempo consegue refletir imagens. No palco um projetor jogava a imagem de Tupac no chão e essa era refletida nesse vidro gigantesco que era instalado com inclinação de 45º para frente. Saiba mais.

Saiba mais.

MÚSICACAZUZA TOUR 2013 (É ISSO MESMO!)

Se estivesse vivo, Cazuza completaria 55 anos em 2013. Para celebrar a data, Omar Marzagão e George Israel, do Kid

Abelha, resolveram fazer uma turnê que contará com a participação do aniversariante. Não em carne e osso, nem mesmo em espírito, mas sim na forma de um holograma, mesma técnica usada para “ressuscitar” Tupac Shakur no inicio deste ano. No palco, haverá uma tela de cinco metros, por onde o holograma poderá andar e interagir com os outros músicos — além de Israel, estão confirmados também Arnaldo Brandão, Leoni, Guto Goffi e Rogério Meanda. Cazuza participará de 20 dos 90 minutos de apresentação previstos em shows realizados em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília. Será a chance de fãs matarem a saudade do músico e cantar sucessos como Maior Abandonado, Ideologia e Exagerado.

OPORTUNIDADE

REFERêNCIA

Page 6: Semanário |  26.11 a 02.12

Os lenços são um clássico da moda que nunca deixaram de ser tendência. “O que muda em cada temporada são as amarrações e as estampas. Nos anos 20, eram amarrados nos cabelos como turbantes; os modelos eram tão elegantes que as mulheres usavam até em festas. Nos anos 40 eram usados no pescoço, acompanhando os terninhos mais formais que as mulheres usavam. Nos anos 50, as bandanas começaram a surgir e o lenço virou um acessório de praia”, conta Taiane Stief, estilista e dona da Loja Além (SP). Tudo isso por causa da versatilidade do danado do paninho que vai em tudo e com tudo.

Saiba mais e aprenda diferentes maneiras de amarrar um turbante.

MODALENÇOS

Pra quem adora estar diferente, saiba que os lenços serão os grandes aliados de 2013. No cabelo, no pescoço, na bolsa, eles

vão estar em todos os lugares para incrementar um visual simples, adicionar charme, colorido e sofisticação. Com mil e uma utilidades, podem ser combinados de diversas maneiras: “Para ir à praia, amarrado na cabeça, como bandana. Posicioná-lo sob a gola do blazer dá um ar moderno no look para ir trabalhar. Usá-lo como cinto traz sensualidade marcando a cintura. O segredo é usar a criatividade!”, explica Juliana Ali, Jornalista de moda. Além disso, há a amarração estio turbante, uma aposta ousada, mas que irá marcar o verão. Os fashionistas ainda ressaltam que estampas clássicas dos lenços, de flores, desenhos étnicos, folhagens, poás, listras, tapeçaria e geométricas estão sendo as apostas dessa temporada, e se estenderão às saias, vestidos, blusas e outras peças. Isso tudo resgatando as formas maxi, dando ar artístico e elegante.

OPORTUNIDADE

REFERêNCIA

Page 7: Semanário |  26.11 a 02.12

Alerta às marcas: trocar de canal e pular os comerciais nunca foi tão fácil. Basta estalar os dedos. Será o fim do comercial de TV? Ou será mais um obstáculo do qual as agências terão que encontrar um meio de se desviar? De maneira que os comerciais se tornem mais envolventes? Ou será ainda, mais uma forma fantástica de se relacionar com os consumidores, a final de contas, se a TV passa a reconhecer comandos de voz e movimentos, por que não usá-los de forma criativa nos comerciais? Seria o futuro comerciais de TV interativos? Veja um exemplo de um vídeo comercial interativo.

Saiba mais aqui e aqui.

TECNOLOGIASMART TV

Sabe quando você ta assistindo TV, o comercial começa e bate aquele desespero porque não se acha o controle remoto?

Essa angústia esta com os dias contados. A Samsung acaba de lançar no mercado a Smart TV que dispensa o uso do dito cujo. Isso porque ela permite que o telespectador controle o volume e a troca de canais por meio de comandos de voz ou gestos. o usuário pode dar ordens como “TV, ligar”, para que ela ligue. É possível controlar o volume do mesmo modo e a TV. Além disso, Os comandos de voz podem ser usados para fazer buscas na web, já que o televisor possui conexão Wi-Fi à internet; e uma câmera instalada na parte superior da TV permite que ela reconheça tanto rostos de seus donos - permitindo apresentar o conteúdo preferido daquela pessoa - quanto os já mencionados gestos. De acordo com a Samsung, os aparelhos já estão à venda em lojas físicas e on-line. Já atingimos, portanto, o nível da televisão interativa, o próximo passo, quem sabe, não é sentir cheiros através dela?

OPORTUNIDADE

REFERêNCIA

Page 8: Semanário |  26.11 a 02.12

Quando falamos do Connecting Art alí atrás, mencionamos a Land Art - aquele tipo de instalação que usa o terreno natural de forma interativa - e sugerimos a “Urban Art” – aquele tipo de instalação que haveria de interagir com o meio urbano. O 3D Light Show é mais um perfeito exemplo disso na medida em que usa a fachada da loja, vitrine da marca, para dar vida às projeções e criar uma experiência única.

Veja aqui o 3D Light Show.

PUBLICIDADESAkS | 3D LIGhT ShOw

J á é natal na Lider Magazine, na Biruta e em Nova York também. E pra comemorar a data, a famosa Saks da Fifth Avenue, assim como faz

há dois anos, continua indo além para encantar o público. A 3ª temporada do 3D Light Show já foi aberta e a fachada da loja foi transformada em uma enorme tela para projeção de flocos de neve, patinadores, luzes e presentes. Imagina estar andanadno pelas ruas de Nova York e dar de cara com isso. Nada mais mágico! OPORTUNIDADE

REFERêNCIA

Page 9: Semanário |  26.11 a 02.12

A lógica é clara: consumidores com maior renda, são mais informados e, portanto, mais exigente, mais preocupados e engajados. Se essa premissa é dada como verdadeira, por que ela se limitaria somente ao mercado de alimentos? O diretor ainda assegura que “há uma demanda em diferentes setores da economia por esse tipo de produto.” Se o desejo por produtos orgânicos crescem, por que não se comunicar também de forma orgânica, mais limpa? Veja um exemplo disso, o Fresh Green Ads.

Saiba mais.

SUSTENTABILIDADEA ExPANSÃO DA CLASSE MÉDIA E O CRESCIMENTO DO MERCADO DE ORGâNICOS

Enquanto em alguns países os consumidores caminham para a obesidade, os brasileiros vêm se preocupando cada vez mais com

a saúde e com o que ingerem. Prova disso é o crescente aumento da produção de alimentos orgânicos, possível graças ao aumento significativo da classe média. “...quando a pessoa tem mais renda, fica mais exigente. As preocupações com a saúde, alimentação saudável e livre de agrotóxicos, se intensificam”, afirmou Arnoldo Campos, Diretor de Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Seminário Brasil Orgânico e Sustentável/Rio de Janeiro – Impactos da Política Nacional de Agroecologia. Ainda segundo ele, o mercado de produtos orgânicos movimenta hoje, no Brasil, “em torno de meio bilhão de reais”. O setor cresce entre 15% e 20% ao ano e é abastecido por cerca de 90 mil produtores que “têm alguma produção orgânica ou agroecológica”. E ainda alerta que, desse total, cerca de 85% são agricultores familiares.

OPORTUNIDADE

REFERêNCIA

Page 10: Semanário |  26.11 a 02.12

A noite carioca já foi muito “avacalhada”, mas atualmente ela vem dandno o que falar a ponto de merecer até um festival

de premiação, o Premio Noite Rio. E, claro, o Biruta Trends não poderia deixar passar, afinal, o reconhecimento do juri e do público é garantia de que o lugar já é tendência. Os vencedores do Prêmio Noite Rio 2012 foram anunciados na terça-feira, 13 de novembro, em cerimônia que começou às 20h no Teatro Sesi Centro. A cantora Silvia Machete e o ator e diretor Pedro Neschling foram os apresentadores das 18 categorias, 16 delas competitivas. A noite emocionou a plateia em vários momentos e reuniu, entre indicados e premiados, várias gerações de empreendedores e profissionais que pensam e produzem cultura na cidade. Saiba mais e veja aqui alguns dos ganhadores:

> Empreendedor do Ano <Fábio Battistella com Meza Bar, Doiz, Barzinho

> Melhor Arena de Shows <Circo Voador

> Melhor Palco para Lançamentos <Teatro Rival

> Melhor Casa Noturna do Rio <00 e Rio Scenarium

> Melhor Festa <Bailinho

> Melhor Site de Cultura Noturna do Rio <Rio Festa e Party Busters

> Melhor Culinária em Casas Noturnas <00

> Novos Palcos & Pistas | Prêmio do Júri <Casarão Ameno Resedá, Imperator, Miranda e Studio RJ

DIVIRTA-SEVENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO PRêMIO NOITE RIO 2012

PREMIADOS

Page 11: Semanário |  26.11 a 02.12

SP | R$ 80,00 (inteira) | R$ 40,00 (meia)RJ | R$ 70,00 (inteira) | R$ 35,00 (meia)

DIVIRTA-SE! FESTIVAL SLAP 5 ANOS | SP | RJ

O Slap traz Jam session com artistas da Música Popular Brasileira, entre eles, Maria Gadú, Ana Cañas, SILVA, Jesuton,

Marcelo Jeneci, entre outros e é organizado para celebrar os cinco anos do selo criado pela gravadora Som Livre que revelou jovens talentos da Nova Música Brasileira. Ele nasceu com o objetivo de contribuir para a formação e renovação do cenário musical, dando oportunidades para novos artistas e apresentando para o grande público ícones do circuito alternativo. Em seu DNA, o projeto carrega a expertise da matriz no mercado fonográfico aliada à constante busca pelo novo. A visão do SLAP é a de que a criatividade deve ser explorada integralmente e em todas as etapas do processo. Saiba mais.

SP | Cine JoiaRJ | Circo Voador

ONDE?

SP| 24.11RJ | 01.12

qUANDO?

qUANTO?

Page 12: Semanário |  26.11 a 02.12

0800

DIVIRTA-SE! O CLUSTER | RJ

I nspirado nos clusters, em que as indústrias interdependentes ficam próximas umas às outras para otimizar a cadeia produtiva, o

evento tem a intenção de viabilizar negócios entre artistas, designers, estilistas e consumidores. Entre as atrações, O Cluster terá um mercado com 25 marcas e trabalhos de sete jovens artistas que, além de comercializar seus produtos e obras, trocarão experiências sobre suas criações. O evento terá ainda workshop, debates e gastronomia. No encerramento, haverá música com o DJ Ícaro dos Santos. Saiba mais.

Rua das Palmeiras, 35 – Botafogo | RJ

ONDE?

25.11 de 12 às 20h

qUANDO?

qUANTO?

Page 13: Semanário |  26.11 a 02.12

ATUALIZE-SE!FESTIVAL YOUPIx RIO 2012

POR qUE?

O YouPIX é o maior festival de cultura de internet do mundo.

10 e 11.12

Centro Cultural Ação da Cidadania – Av. Barão de Tefé, 75

0800

qUANDO?

ONDE?

qUANTO?

O youPIX é onde a internet se encontra fora da internet! No evento, jovens que tem uma relação estreita com a tecnologia e o

universo digital podem se encontrar pra discutir e celebrar essa nova expressão cultural que se forma através da internet. Saiba mais.

Page 14: Semanário |  26.11 a 02.12

ATUALIZE-SE!ANTROPOLOGIA DO CONSUMO | ENTENDENDO hÁBITOS E PRÁTICAS DE CONSUMO NA SOCIEDADE

POR qUE?

Aproveita as férias para ganhar mais conhecimento de mercado.

07.01 a 28.01

Aproveita as férias para ganhar mais conhecimento de mercado.

R$ 750,00

qUANDO?

ONDE?

qUANTO?

Os Cursos de Atualização da ESPM são programas de curta duração destinados a quem deseja ampliar conhecimentos

em sua área de interesse ou conhecer novas áreas de atuação, melhorando sua capacitação profissional. O mix de programas ofertados contempla as áreas clássicas bem como novas tendências da Comunicação, Marketing e Gestão de Negócios. Saiba mais.