Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei...

12

Transcript of Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei...

Page 1: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.
Page 2: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Page 3: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas do Trabalho por meio da Superintendência do Trabalho.

Atribuições da Superintendência:

Analisar e organizar a Área do Trabalho por meio de Políticas Públicas definidas pelo Estado.Executar e gerir os Convênios relacionados à Área do Trabalho.Coordenar, incentivar e dirigir as Ações dos Conselhos Estadual e Municipais do Trabalho.Promover a integração das Bancadas de Trabalhadores, Empregadores e Governo, de forma Tripartite ou Colegiado.Encaminhar as Políticas Públicas voltadas ao trabalho, como inclusão e resgate social.

Page 4: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

Intermediação de Mão de ObraSeguro DesempregoFomento à Geração de Emprego e RendaQualificação ProfissionalRelações do Trabalho

Page 5: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA

Administra os serviços de recrutamento, seleção e colocação no mercado de trabalho de trabalhadores disponíveis em todas as Agências do Trabalhador do Paraná.Abrange uma ação genérica destinada ao atendimento da população trabalhadora em geral e tem ações especializadas voltadas ao atendimento de grupos identificados por interesses homogêneos com atendimento diferenciado. São eles: Pessoas com deficiência, Jovem Aprendiz e Trabalhador Autônomo. Além disso, administra também o Programa de Orientação Profissional.Objetivo: informar e orientar trabalhadores na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, a fim de promover o encontro de ambos com agilidade e rapidez, auxiliando o recrutamento de trabalhadores por parte dos empregadores e a (re)colocação dos trabalhadores nas vagas disponíveis em todo território nacional, priorizando atualmente os requerentes do Seguro Desemprego.

Superintendência do Trabalho

Page 6: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

SEGURO DESEMPREGO

Coordenar as ações do Programa Habilitação ao Seguro-Desemprego, executadas nas Unidades de Atendimento ao Trabalhador/SEDS.Credenciar e capacitar os agentes públicos do Seguro-Desemprego.Oferecer suporte técnico e operacional às Unidades de Atendimento ao Trabalhador (220 Agências do Trabalhador) e Escritórios Regionais (23), aos empregadores, trabalhadores, contadores, sindicatos, entre outros.Analisar e emitir parecer em processos de liberação, suspensão, cancelamento e restituição do benefícioRealizar por amostragem, monitoramento, controle e supervisão das ações relacionadas ao programa e adotar ações corretivas nas situações não conformes de habilitação ao benefício e nas possíveis anomalias por parte dos agentes públicos.Elaborar plano de trabalho, emitir relatórios de gestão e assessorar com informações a Superintendência do Trabalho e demais áreas da SEDS

Page 7: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

FOMENTO À GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

Implantação de ações integradas de ECONOMIA SOLIDÁRIA como estratégia de promoção do desenvolvimento local e territorial sustentável, visando a superação da extrema pobreza por meio da geração de trabalho e renda em iniciativas econômicas solidárias. Responsável pela gestão dos seguintes programas:

Convênio 053/2012/SENAES– Ações de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial Sustentável e Solidário.

Convênio 011/2013/SENAES – Fomento aos Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Cooperação atuantes com resíduos sólidos de materiais recicláveis.

Contrato BNDES SOCIAL – Desenvolvimento de Empreendimentos Econômicos Solidários e da Agricultura Familiar.

BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) – Programa Integrado de Inclusão Produtiva.

FIA (Fundo Para Infância e Adolescência) – Oficinas da Família Gestão do PROGRAMA DO ARTESANATO PARANAENSE – Promover, coordenar e

desenvolver atividades que visam valorizar os artesãos e trabalhadores manuais.

Page 8: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Levantamento de demandas para Qualificação Profissional, para atendimento ao Público de maior vulnerabilidade.

Implantação de diretrizes e Programas para as Políticas Públicas do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda.

Implementação e execução, por meio de programas das Políticas Públicas nas áreas da orientação profissional, bem como para a qualificação e certificação profissional com a finalidade de fomentar a geração de trabalho, emprego e renda.

Formulação e a execução das politicas de qualificação social e profissional, em cooperação com entidades públicas e privadas afins, visando a inserção e a permanência do trabalhador em atividades produtivas.

Articulação com todos os atores Públicos e Privados de ações de Qualificação Profissional (PRONATEC, PLANTEQ, PRÓ JOVEM)

Page 9: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

RELAÇÕES DO TRABALHO

Planejar, promover e articular as Políticas Públicas do Trabalho em todo o Estado do Paraná.

Acompanhar e monitorar o mercado de trabalho de forma setorizada por regiões e segmentos de atividades.

Elaborar estudos e levantamentos relativos às diversas áreas do mundo do trabalho formal e informal.

Estimular a implantação e o desenvolvimento dos Conselhos Municipais do Trabalho.

Articular e coordenar, entre os diversos segmentos, a Política Estadual Tripartite do Piso Mínimo Regional.

Apoiar o desenvolvimento das relações intersindicais.

Page 10: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

CAPILARIDADE DA REDE

A rede está presente em 55,88% municípios paranaenses mas possui alta cobertura populacional. Abrange 89,9% da população total e 93,3% da população urbana do Estado.

Page 11: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

Superintendência do Trabalho

CONTATOS:

INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA Ângela de Fátima Grande Carstens (41 3210-2818) SEGURO DESEMPREGO Fátima Regina Martins Siqueira (41 3210-2890)

FOMENTO À GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDARosane Gonçalves (41 3210-2868)

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL Luiz Carlos Farias (41 3210-2582)

RELAÇÕES DO TRABALHO Walter Gonçalves (41 3210-2855)

Page 12: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Superintendência do Trabalho A partir da Lei 18.374/2014, a SEDS passa a coordenar as Políticas Públicas.

www.desenvolvimentosocial.pr.gov.br