Revista Planeta Fuá

32
Edição 1 - Ano 1 - Novembro 2013 Planeta POR DENTRO DO BUFFET FUÁ Conheça as atrações e a estrutura de um novo conceito em buffet infantil de Campinas Cristiane Compagnone, Tereza Compagnone e Raíssa Nascimento

description

A Revista fez parte do meu Projeto Experimental, junto com outras duas alunas, da Faculdade de Jornalismo, da PUC - Campinas. Foi direcionada para os clientes do Buffet Fuá, de Campinas - SP.

Transcript of Revista Planeta Fuá

Page 1: Revista Planeta Fuá

Edição 1 - Ano 1 - Novembro 2013

Planeta

POR DENTRO DO BUFFET FUÁ

Conheça as atrações e a estrutura de um novo conceito em buffet infantil de Campinas

Cristiane Compagnone, Tereza Compagnone e Raíssa Nascimento

Page 2: Revista Planeta Fuá
Page 3: Revista Planeta Fuá

Sorrisos que nos encantam EDITORIAL

EXPEDIENTE: A Revista Planeta Fuá é uma publicação bimestral do Buffet Fuá, direcionada aos clientes da empresa e faz parte do Projeto Experimental de Comunicação Jornalística das alunas Glaucia Roberta Sato, Natália Claudino Altomari e Natália dos Santos Alberti, da Faculdade de Jornalismo, da PUC-Campinas. Profa. orientadora: Ciça Toledo. Editora: Natália Claudino Altomari - [email protected]; Natália dos Santos Alberti - [email protected]. Redação: Natália dos Santos Alberti. Projeto gráfico: Natália Claudino Altomari. Imagens: Glaucia Roberta Sato - [email protected]. Impressão: Gráfica & Cia. Tiragem: 15.

Glaucia Sato

Quando uma criança nas-ce, ficamos encantados com o seu primeiro sor-

riso. A expressão de felicidade do bebê nos faz pensar os mo-tivos daquele sorriso. Mesmo sem a certeza da resposta, re-ceber um sorriso de uma crian-ça tem um significado especial e nos faz merecedores daquele momento. Cada ano de vida de uma criança nos dá a certeza de que ela veio ao mundo para completar a vida de cada um de

seus familiares.Uma festa de aniversário, por

exemplo, é vista pela criança como um evento especial e mui-tas vezes inesquecível. Por isso, planejar este dia requer muita dedicação e amor. Se você quer deixar seu filho feliz, invista na comemoração da festa e faça tudo para provocar o sorriso no rosto de sua criança.

Este é o objetivo da revista Planeta Fuá: ajudá-lo a plane-jar a festa de seu filho para que

ele tenha muitos motivos para sorrir e lembranças para guar-dar por toda a vida. Por isso, na primeira edição da revista você receberá informações para que a festa de aniversário de seu fi-lho seja inesquecivel, além de conhecer a história do buffet. Nosso objetivo é possibilitar uma leitura agradável, que seja revertida em momentos de feli-cidade e sorrisos daquelas que encantam todos os nossos dias: as crianças.

Boa Leitura!

Page 4: Revista Planeta Fuá
Page 5: Revista Planeta Fuá

ÍNDICE

PlanetaNovembro 2013

DECORAÇÃO06As novas tendências na arte de decorarATRAÇÕES

Mágicos, palhaços e outras diversões para as crianças

ALIMENTAÇÃOOpções de comidas saudáveis para festas infantis

PINGUE-PONGUEA trajetória de dez anos do Buffet Fuá

ANIVERSÁRIOOs bastidores de uma festa infantil no Buffet FuáBOLOS E DOCES

Os cuidados para que a festa não acabe no hospital

SEGURANÇA

Tanta beleza que dá vontade apenas de olhar

JOGUINHOSPinturas, caça-palavras e 7 erros para a diversão da criançada

10

13

16

20 BRIGADEIRO

23

A história e as mudanças do doce brigadeiro

25

27

29

07 18

Page 6: Revista Planeta Fuá

A ARTE DE

DECORARAs novas tendências de decoração de festas infantis

Page 7: Revista Planeta Fuá

Clássicos da

Disney estão entre

as decorações

mais usadas em

festas

Planeta Fuá 07

Festas de aniversário são sempre motivo de ani-mação e diversão para os

baixinhos e de ansiedade e preo-cupação para os pais. Afinal, são muitos detalhes que precisam ser lembrados ao se organizar um evento. Um deles é a decoração, que começa na recepção do lo-cal, seja ele um buffet ou a pró-pria casa. Se antes a decoração das festas infantis se restringia à mesa com o bolo e docinhos e balões coloridos espalhados pelo salão, hoje as opções são inúmeras e atendem todos os ti-pos de paladar. Mas para que a decoração saia como o desejado, o encarregado pela organização da festa deve trabalhar com a temática escolhida pela criança

e pais e, a partir dela, estipular um cronograma de trabalho que envolva todos os preparativos do evento.

O ideal é que este planejamen-to comece a ser feito dois meses antes da festa. Primeiramente, é necessário definir o tema do evento, levando em consideração a opinião do aniversariante. Essa talvez seja a tarefa mais difícil a ser realizada durante toda a or-ganização, mas também é a mais importante, já que determina a escolha dos demais itens. Atual-mente, a principal tendência na decoração das festas de criança é a personalização, que requer o máximo de atenção aos mínimos detalhes do evento.

A proprietária da empre-

sa 'Balão Mágico: Decoração para Eventos', Mariângela Ca-valheiro Jacomassi Florez, está no ramo de decoração há quase dois anos e já trabalhou com fes-tas de crianças de várias idades. Segundo ela, quando o aniversa-riante ainda é um bebê e os pais precisam esco-lher o tema da festa, os elementos da natureza como passarinhos, co-rujas, flores e borbole-tas são as decorações que mais estão em alta. "Já para as crianças mais velhas, que possuem discer-nimento para escolher o tema de sua festa, as

Page 8: Revista Planeta Fuá

Foto

: Flá

via

Nov

ais

Foto

: Flá

via

Nov

ais

A decoração

clean está em

alta. Elementos

suaves são

utilizados, porém,

sofistic

ados

Planeta Fuá08

decorações mais escolhidas são os clássicos da Disney, as bone-cas da Barbie e os super-herois", conta Mariângela.

Uma tendência que vem aparecendo cada vez mais nas comemorações é a decoração clean, mais leve e com menos apetrechos. Caracterizada pelo conceito de que 'menos é mais', ela prioriza a pureza das formas e as linhas do cenário, deixando a mesa central livre de elemen-tos ornamentais e supérfluos. Além disso, os docinhos passam a ser modelados de acordo com o tema da festa e são preparados na quantidade adequada à com-posição e harmonia da mesa. "A decoração clean segue uma linha minimalista, mas que permite a utilização de elementos deco-rativos, como tecidos de toque suave, fitas para adornar vasos, pedrarias para dar acabamentos, bem como tecidos mais finos para compor o pano de fundo", explica a decoradora.

Se você contratou uma em-presa responsável para a festa, lembre-se de que o ideal é rea-lizar o evento em um local es-paçoso para a circulação dos convidados. Mas se você tiver que cuidar da festa, solte a cria-tividade e crie uma decoração harmoniosa, que evite excessos e exageros. Seu filho vai gostar!

Page 9: Revista Planeta Fuá

Foto

: Flá

via

Nov

ais

Page 10: Revista Planeta Fuá

Abram as

cortinas:

o espetáculo vai

começarAs atrações que garantem a diversão da criançada

Page 11: Revista Planeta Fuá

Integrantes da Trupe do Tio

Ítalo animavam aniversários com muita dança e

palhaçadas

Planeta Fuá 11

Para muitas crianças, mais importante do que doces, quitutes e bolo em uma

festa de aniversário é a atração. Palhaços, mágicos, mímicos, personagens de desenhos e fil-mes, oficinas de pintura e trupes costumam seduzir as crianças nas festas. O ator Ítalo Sas-so considera essencial a presença de atrações artísticas nas festas in-fantis, pois geralmente são os profissionais que trabalham com esse tipo de entretenimento que dão o ritmo da fes-ta, deixando o evento mais divertido para as crianças. Sasso, que foi o criador e integrante do grupo de recreação Trupe do Tio Ítalo, ex-plica que a presença dos animadores em fes-tas de criança é funda-mental para organizar o evento. Afinal, eles não apenas animam, como organizam a festa, es-tipulando os horários das brincadeiras com as crianças.

Quando realizadas em casas fechadas, como buffets, as brin-cadeiras têm horários estipulados, que variam de três a quatro horas de brincadeiras, e são controladas pelos anima-dores. "Durante esse período, os recreadores e artistas cuidam da recepção dos convidados, das brincadeiras, da organização do parabéns e da entrega das lem-branças e brindes, que são distri-buídos no fim da festa", revela.

Mas antes dos pais defini-rem qual tipo de atração devem contratar, Sasso recomenda um planejamento. Primeiramen-te, é necessário ouvir a opinião do aniversariante e respeitar a sua escolha. Afinal, a festa é da criança e, portanto, ela deve de-

cidir o tema e a atração, que pre-cisam ter uma ligação com todo o evento. Se o tema for circo, por exemplo, as melhores opções de entretenimento, segundo Sassi, são palhaços ou mágicos.

Os pais ou responsáveis pela festa devem também tomar ou-

tros cuidados, como conhecer a empresa do evento ou o animador. “O alerta deve ser redo-brado se o serviço for localizado pela inter-net”, recomenda Sasso. Certificar a qualidade dos brinquedos e o es-tado de conservação das máquinas é uma re-gra que nunca deve ser deixada de lado pelos pais na hora de fechar um contrato com esse tipo de empresa de en-tretenimento. Outro ponto importante a ser considerado é a faixa etária do aniversariante e de seus amiguinhos. Para o produtor de festas Roni Vieira, em festas de crianças me-

Page 12: Revista Planeta Fuá

Dicas para atrações de festas infantis:

Fantoches

Oficinas de costura e fantoches

Danças

Shows circenses

Mágicos, palhaços,

e fantoches são

grandes atrações

em festas infantis Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Planeta Fuá12

nores é aconselhável optar por atraçõesque não sejam tecnoló-gicas, para incentivar as crianças a manterem a interação, o res-peito e o entendimento do espa-ço com os demais convidados. "Algumas sugestões são as ofici-nas de pintura e os teatrinhos. Já no caso de aniversariantes mais velhos, a dica é investir em uma animação que tenha relação com o tema da festa", sugere.

Em algumas comemorações, a atração realiza atividades com o objetivo de entreter também os adultos. Sasso desaprova esta opção de festa, pois acredita que as brincadeiras devem ser voltadas exclusivamente para o

universo infantil, já que a deco-ração, os brinquedos e o próprio espaço completam essa ambien-tação. "Também acho destoante um animador fazer piadas de du-plo sentido ou direcionadas ape-nas para o público adulto, pois se torna apelativo e um desrespei-to com a situação", critica. Para ele, a festa deve ser planejada para a criança, e não para o adul-to. "O humor infantil é diferente do adulto, é puro e sincero, por-que a criança vive em um uni-verso completamente diferente do adulto", analisa. Em festa de criança, todas as atrações e brin-cadeiras devem ser voltadas aos baixinhos, finaliza.

Page 13: Revista Planeta Fuá

Aprenda a substituir os alimentos clássicos de festas infantis por quitutes nutritivos e saborosos

COMER,COMER!

Page 14: Revista Planeta Fuá

A niversário de criança é sempre uma festa. Além das brincadeiras ofere-

cidas pelos buffets, o cardápio é tentador: cachorro quente, refri-gerante, pipoca, brigadeiro, bolo e salgadinhos. Se por um lado a guloseima satisfaz a criançada, por outro preocupa médicos e nutricionistas pelo seu elevado teor calórico. E o resultado não é nada saudável: excesso de peso e carência de nutrientes. A saída, segundo a nutricionista Amanda Franco, é planejar o cardápio, eliminando os vilões da alimen-tação e incluindo os aliados da saúde.

Um dos vilões do cardápio de festas infantis é o açúcar re-finado, largamente utilizado em

bolos e docinhos típicos de ani-versário. A dica da nutricionista é reduzi-lo ao máximo na prepa-ração dos pratos. Na cobertura de chantilly do bolo, por exemplo, ela recomenda fazer o creme de confeiteiro com leite desnatado, amido de milho, pouco açúcar e essência de baunilha. A mistura não altera o sabor e garante uma ingestão menor de calorias. O re-sultado é uma cobertura mais sau-dável. Outra dica da nutricionista é assar os salgadinhos ao invés de fritá-los. “Dê preferência às esfihas, enroladinhos de presunto e queijo, minipizzas e pasteis de forno”, recomenda. Ela também alerta para a ingestão dos folha-dos. Apesar de não serem fritos, são ricos em gordura saturada,

maléfica ao organismo.A parte dos docinhos, a prefe-

rida da criançada, também pode sofrer alterações. Substituir as balas de coco, que costumam en-feitar a mesa de doces, por gela-tinas em copinhos, servidas com frutas ou calda de iogurte, é uma boa saída. O brigadeiro, o cam-peão no quesito ‘delícias de fes-ta’, pode ser preparado com ca-cau em pó, que não possui açúcar e é rico em nutrientes, vitaminas e minerais, além de ter uma alta concentração de fibras dietéticas. Outra dica da nutricionista é re-cheado com frutas. “Desse modo ele ficará mais saboroso e nutriti-vo”, explica a nutricionista.

A chef de cozinha Elaine Sa-raiva, especialista em cardápios

Comidinhas servidas em aniversários:lanchinhos

naturais, wrap de frango com tomate e alface e salgadinhos

variados, assados e fritos

Foto

: Foo

dNet

Planeta Fuá14

Page 15: Revista Planeta Fuá

lights para festas infantis, conta que o mais importante na elabo-ração dos pratos é a criatividade no momento de combinar os in-gredientes e preparar os doces e salgados. “As crianças devem sentir-se atraídas e com vontade de comer”, alerta. Por isso, ela capricha na preparação do car-dápio, dando especial atenção à montagem dos pratos. “Enfeitar a comida com adornos coloridos chama a atenção das crianças”, diz. “Outra sugestão que semre funciona é substituir as partes dos alimentos que não são nu-tritivas por elementos saudáveis da mesma cor e textura, como usar pastinhas com base de io-gurte no lugar da maionese, nos lanchinhos. As crianças nem vão perceber o que estão comendo", conta a chef.

Os cuidados com a alimenta-ção devem ir além da substitui-ção do cardápio servido durante a festa. Os saquinhos de gulo-seimas distribuídos ao final dos aniversários também devem ser evitados, pois são verdadeiras tentações para a meninada. Uma dica é presentear as crianças com livros que mostrem a importân-cia da boa alimentação.

Incluir comidas nutritivas no menu das festas infantis é uma atitude saudável, que favorece a saúde das crianças. Os pais tam-bém devem atentar-se à ingestão de refrigerantes, que podem ser substituídos por sucos naturais e água. Com algumas alterações no cardápio, a comemoração pode ficar mais saudável, sem perder o sabor e a animação. Afinal, mu-dança de hábito começa na infân-cia!

Receita

Bolo de chocolate light sem farinha

Ingredientes:

Massa6 ovos;8 colheres (sopa) de chocolate em pó diet;7 colheres (sopa) de açúcar light;100 g de margarina light;100 g de coco ralado (sem açúcar);1 colher (sopa) de fermento em pó.

Cobertura1 lata de creme de leite light sem soro;6 colheres (sopa) de chocolate em pó diet;4 colheres (sopa) de açúcar light;1 colher (sopa) de margarina light;Açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo:

Massa1. Bata os ovos, o chocolate em pó, o açúcar e a margarina no liqui-dificador.2. Após bater, acrescente o coco ralado e o fermento em pó e misture bem.3. Unte uma forma com manteiga e farinha e acrescente a massa. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Cobertura4. Misture todos os ingredientes e leve ao fogo,mexendo até engrossar.5. Retire o bolo do forno e cubra-o com a cobertura de chocolate. Polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar.

Page 16: Revista Planeta Fuá

Proprietárias e gerente falam sobre a trajetória da empresa de Campinas e os serviços prestados aos clientes

Em pé: Cristiane Compagnone e Raíssa NascimentoSentada: Tereza Compagnone

Page 17: Revista Planeta Fuá

Um dos maiores buffets de festa infantil da cidade de Campinas, o Fuá é comanda-do pelas proprietárias Tereza e Cristiane

Compagnone e pela gerente Raíssa Nascimento. Com 10 anos de existência, foram necessários muito trabalho, amor e dedicação por parte de todos os funcionários da empresa, “Só assim po-derem atingir as expectativas e o gosto dos clien-tes”, explica Tereza.

Como surgiu o nome Fuá?

Buffet Fuá: O nome do Buffet surgiu juntamen-te com uma empresa especializada nesse ramo que nos propôs vários nomes e dentre eles esco-lhemos o nome Fuá por representar alegria, fes-ta, crianças, brincadeiras e animação.

Como foi a fase inicial do Buffet?

Terezinha: A nossa fase inicial foi com mui-ta alegria, mas muito trabalho abrindo mão da nossa convivência com a família e amigos, por-que tinhamos que trabalhar das nove da manhã as onze da noite, porém todos os problemas são ultrapassaveis. Cada fase tem sua dinâmica pró-pria, mas tinhamos que ficar atentas a cada mo-mento e tomar as atitudes na hora certa reduzindo a possibilidade de escapar algo bom, novo e criar um ambiente de confiança para nossos clientes.

A idéia de abrir o Buffet surgiu quando fomos procurar buffet para comemorar aniversário de nossos filhos e netos e vimos que a cidade de Campinas era carente nesse setor. Queriamos um local com um conceito novo em buffets, com um espaço diferenciado.

Que ingredientes tornaram o buffet um suces-so no mercado?

Cristiane: Nesses dez anos de existência pro-fissional trabalhamos muito, pois não se alcança sucesso da noite para o dia. Foi preciso muito planejamento, diferenciação, personalização, foco, objetivo, dedicação e amor. É como uma

receita de bolo, pegue uma boa dose de compa-nheirismo, adicione uma porção de determina-ção. Misture bem e quando obtiver uma união perfeita, finalize com muito empenho.

Há muitos eventos de adultos realizados no Buffet, ou a grande maioria é festa infantil?

Raíssa: A grande maioria são festas infantis. Mas existe muita procura para aniversários teens e adultos. Já fizemos para adultos, foram temáticas, todos fantasiados, muito legal e original.

Já passou algum funcionário pelo Buffet que absorveu tão bem o ofício que abriu seu pró-prio negócio?

Raíssa: Sim, já tivemos alguns funcionários que abriram seu próprio negócio no campo de recre-ação.

Proprietárias e gerente garantem o sucesso ao comandar o buffet

Planeta Fuá 17

Page 18: Revista Planeta Fuá

Como é a participação (função) de cada uma na estrutura do Buffet?

Terezinha: É tudo muito dividido. Uma lida com a parte financeira (Cristiane) e a outra com a organização, compras, alimentação e funcionários do Buffet (Terezinha). Raíssa é a responsável pelo gerenciamento do negócio.

Qual é o cardápio preferido pelos seus clien-tes?

Terezinha: Trabalhamos com vários cardá-pios, mas o de maior aceitação são o Fuá 1 e Fuá 2. Neles contém tudo que há necessida-de em uma festa. São cardápios diferenciados com opções de escolha.

O que é mais difícil neste mercado: liderar a equipe de funcionários, atualizar sempre os serviços ou lidar com a clientela?

Planeta Fuá18

Cristiane: Lidar com a clientela é sempre um prazer, tendo sempre uma projeção para um amanhã melhor para nossos clientes, sa-tisfazer a festa, mas existe muita preocupação em atender as crianças, pais e convidados da melhor maneira e fazer com que a equipe de funcionários sejam unidos para um balanço positivo.

O gosto e as expectativas dos clientes muda-ram com o tempo?

Terezinha: As expectativas dos clientes mu-daram muito com o tempo, pois foram abrindo novos espaços, novidades em outros segmen-tos que agregam uma festa, como por exemplo, briquedos, alimentação, atrativos personaliza-dos e diferenciados. O setor está aquecido e tende se manter desta forma em função da de-manda que não para de crescer.

Page 19: Revista Planeta Fuá
Page 20: Revista Planeta Fuá

A história e as mudanças do doce mais famoso do Brasil

Um n

egrin

ho de tirar o chápeu

Page 21: Revista Planeta Fuá

Existem muitas teorias com relação à história do bri-gadeiro. O que se sabe ao

certo é que o doce preferido das crianças e de maior sucesso das festas de aniversário é uma in-venção brasileira. Quando come-çou a adoçar as festas infantis, recebeu o nome de 'negrinho', utilizado pelos gaúchos até hoje. Nos demais países, o brigadeiro tem um nome pomposo: 'trufa brasileira'.

A história do brigadeiro é an-tiga e não tem uma origem de-finida, segundo os estudiosos de gastronomia. Uma versão diz que a mistura de chocolate, leite e açúcar começou a se popula-rizar no Brasil a partir de 1980 em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, que tornou-se conhecido no país em 1945 ao disputar a campanha para a presidência do Brasil ao lado do general Eurico Gaspar Du-tra. Durante a campanha, Gomes apostou no slogan "Vote no Bri-gadeiro, que é bonito e solteiro", o que conquistou as moças na época. Para ganhar votos, suas eleitoras passaram a preparar o doce em casa e a distribuí-lo nas ruas com o nome de brigadeiro, em homenagem ao candidato. As eleitoras também vendiam o doce com o objetivo de arreca-dar dinheiro para os fundos da campanha. Gaspar Dutra venceu as eleições, mas Gomes batizou o doce que até hoje faz a festa de crianças e adultos.

Mas antes de ser tema da cam-panha política, o doce já fazia su-cesso nas festas de família entre as décadas de 20 e 30, na cidade de São Paulo, onde as fábricas de

leite condensado e de chocolate começavam a se instalar.

Um outro lado da história diz que o brigadeiro foi criado no Rio de Janeiro por Heloísa Na-buco, integrante de uma tradicio-nal família carioca que apoiava Eduardo Gomes. A receita era um pouco diferente da atual, le-vando apenas leite ao invés de leite condensado e o doce era

distribuído nas festas dos cabos eleitorais com o nome de 'doci-nho do Brigadeiro'.

Atualmente, o brigadeiro pode ser preparado de diversas maneiras. Mafalda Ranzatto, confeiteira há mais de 30 anos e especialista em chocolate, faz diariamente receitas do briga-deiro tradicional, além de servir o doce em potinhos e recheado com frutas. "Também faço bri-gadeiros gourmet de chocolate branco e preto com nozes, cas-tanhas, amêndoas, pistache e ou-tros ingredientes que não eram utilizados no passado", revela. "Minhas receitas levam um in-grediente secreto que não revelo para ninguém, mas o que garante o sucesso dos meus brigadeiros é o fato de eu prepará-los com amor", finaliza.

Puro ou recheado, o briga-deiro não pode faltar nas festas. Este irresistível doce brasileiro fica delicioso de qualquer ma-neira, sendo impossível comer apenas um!

Tradicional ou na

colher, esse é um

doce que agrada

crianças e adultos

Foto

: Div

ulga

ção

Planeta Fuá 21

Page 22: Revista Planeta Fuá

As diferentes formas do brigadeiro:

A Brigaderia, empresa espe-cializada no doce brigadeiro, utiliza chocolates belga e fran-cês, que lembram o doce feito em casa. Além dos brigadeiros tradicionais, a doceria tem ca-çarolas coloridas, brigadeiro de colher, bisnagas e os fa-mosos brigadeiros de sabores variados, como de pistache, amargo, vanilla, cookie, dese-

jo, entre outros.Por trás dos docinhos em

versão gourmet vendidos na Brigaderia, há um conceito de embalagem e apresentação do produto que atrai o olhar do consumidor. Taciana Kalili, criadora da doceria, diz que o conceito é o que gera a von-tade do cliente de comprar o produto.

Localização: Shopping Iguatemi Campinas3° piso

Galleria Shopping Campinas2° piso

E-mail: [email protected]

Site:www.brigaderia.com.br

Blog: brigaderialtda.blogspot.com

Brigadeiros de vários sabores, de copinho e na

caçarola, são algumas das tendências para as festas

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Planeta Fuá22

Page 23: Revista Planeta Fuá

Dedicação, trabalho e cuidado são palavras que traduzem perfeitamente a preparação de uma festa de aniversário de criança. Dia 15

de outubro, Julia comemorou seu aniversário no sa-lão do Buffet Fuá, na companhia de sua mãe Sonia e de seus amiguinhos. Algumas horas antes da co-memoração, a equipe responsável pela festa, assim como os cozinheiros, deram início aos preparativos. Em meio à bexigas, saquinhos de lembranças, entre outros elementos de decoração, acompanhamos de perto a correria dos bastidores desta festa infantil.

Os bastidores e a preparação de uma festa no Buffet Fuá

RA TIM BUM

01

01 - Lembrancinha do aniversário de Júlia | 02 - Decoração da festa | 03 - Espaço para música | 04 - Carrossel Cup Cakes e Pirulitos na área Baby | 05 - Decoração da mesa do bolo e docinhos

Planeta Fuá 23

Foto

: Div

ulga

ção

02 03

Page 24: Revista Planeta Fuá

Planeta Fuá24

06 - Roda gigante Cup Cake na área Baby | 07 - Casinha de boneca é mais uma atração da área Baby | 08 - Copinhos de pipoca com lembrancinha da festa | 09 - Mesa das guloseimas servidas no aniversário

04

05

06 07

08 09

Page 25: Revista Planeta Fuá

Dicas de como personalizar as guloseimas para deixar a decoração da sua festa ainda mais bonita

A decoração dos doci-nhos e do bolo é um ponto importante para

garantir o sucesso de uma festa infantil. Afinal, uma bela mesa de guloseimas caprichosamen-te embaladas com rótulos per-sonalizados faz causar impacto em qualquer pessoa ao entrar no salão de festas, tanto por sua be-leza quanto pela demonstração de capricho dos anfitriões.

Mas para que a decoração seja atrativa e consiga encher os olhos dos convidados, o respon-

Doce para encher os olhos

sável pela organização precisa ser criativo e ter bom gosto. Na maioria das vezes, as comemo-rações voltadas para o público infantil seguem um tema, com o qual os docinhos e o bolo com-binam, seja pela sua disposição na mesa principal, ou até mes-mo por suas formas e cores.

As confeiteiras Clotilde Sor-rilha e Gisele Camargo, especia-listas em doces personalizados, dão dicas de como decorá-los em diferentes ocasiões. Se a fes-ta for realizada em um salão de

Foto

: Doc

es d

a C

lo

Planeta Fuá 25

Page 26: Revista Planeta Fuá

Extintores

e placas de

informações não

podem faltar para

a segurança de

todos

buffet, por exemplo, a ornamen-tação pode ser feita de maneira mais elaborada e elegante. Uma sugestão é reunir as guloseimas em um cone de papel com de-senhos personalizados, ao invés de espalhá-las pela mesa. “As jujubas, os brigadeiros e até as garrafas d’água também podem ser embalados com rótulos com a foto do aniversariante”, sugere Gisele

Se a comemoração for reali-

zada no quintal de sua própria casa, não será possível perso-nalizar cada detalhe. Nem por isso deixará de ser atraente. As mesas estão mais focadas em ter coisas de comer personalizadas, saindo do grande número de enfeites e peças de decoração. Podem ser utilizados tabuleiros com forros de tecidos com es-tampas e, por cima, colocar po-tes de sal coloridos para firmar os pirulitos, assim como for-

minhas em formatos diferentes para suportar os docinhos. “Co-pinhos transparentes para guar-dar as gominhas e os confetes também devem ser usados na festa”, orienta Clotilde. “Mes-mo sendo tudo mais simples, a ornamentação agradará os pe-quenos”, completa a confeiteira.

Fazendo toda essa prepara-ção com carinho e dedicação, a festa da criança se tornará ines-quecível!

Foto

: Doc

es d

a C

lo

Foto

: Doc

es d

a C

lo

Ricos em confeitos coloridos, os bolos e docinhos de Clotilde

Sorrilha ajudam a compor a decoração de qualquer festa

para qualquer idade

Page 27: Revista Planeta Fuá

pouco

É sempre assim. Basta chegar ao buffet para a criançada sair correndo

em direção aos brinquedos, que costumam ser reunidos em es-paços especialmente construí-dos para maior conforto da me-ninada ou em salas adaptadas

pelo buffet. Brincando horas a fio, as crianças trocam de má-quinas e aparelhos, divertindo-se sozinhas ou com os amigui-nhos. Muitas esquecem até de comer...

Como o crescimento do se-tor de buffet infantil, a indús-

tria de brinquedos inovou e hoje o mercado oferece opções diversificadas para a criançada, que vai das máquinas eletrô-nicas aos aparelhos de grande porte. Mas nem sempre quem procura um buffet atenta-se à segurança das crianças nos brinquedos. Vitório Rossi, res-ponsável pela manutenção de brinquedos eletrônicos em bu-ffets, aconselha os pais do ani-versariante a prestarem atenção a alguns itens do local, antes de fecharem o contrato. Um exemplo é a sinalização dos brinquedos com relação à indi-cação de faixa etária ou altura e peso mínimos. “É importante também que os pais verifiquem nos aparelhos a indicação de revisão ou manutenção da má-quina”, alerta.

Vistoriar o estabelecimen-to para verificar a existência de equipamentos básicos de segurança, como extintores

Garanta a segurança das crianças nas comemorações

Extintores

e placas de

informações não

podem faltar para

a segurança de

todos

Planeta Fuá 27

Foto

: Doc

es d

a C

lo

Page 28: Revista Planeta Fuá

de incêndio, equipamentos de alarme e detecção de incêndio, além de saídas de emergência sinalizadas e de fácil acesso devem ser observadas antes de fechar o contrato, orienta o es-pecialista.

Quem pensa em construir um buffet infantil deve re-dobrar os cuidados. Além do projeto arquitetônico garantir a segurança, entretenimento e conforto das crianças, é neces-sário adquirir a licença de fun-cionamento do imóvel com a prefeitura do município, obtida após a inspeção e autorização do Corpo de Bombeiros. “Tra-ta-se de uma análise prévia do projeto do local, na qual são exigidos níveis mínimos de se-gurança”, explica Rossi. Em al-gumas cidades, os proprietários do estabelecimento também são obrigados a apresentar um laudo técnico assinado por um engenheiro, que deve ser reno-vado anualmente.

Após a construção do salão dentro das devidas normas de segurança, outra exigência im-portante é instruir os funcio-nários do buffet quanto ao uso correto dos equipamentos, para que eles tenham uma reação rá-pida e apropriada em determi-nadas situações.

Durante a organização da festa, a correria é tanta que aca-ba sendo muito difícil prestar atenção em todos os detalhes. Porém, por se tratar de um pú-blico composto especialmente por crianças, a segurança deve ser levada muito à sério, tanto quanto a aparência do estabele-cimento.

Instrutores

fazem parte

da segurança

e cuidado das

crianças nas

festas

Para a segurança da sua festa, verifique se o local possui:

Extintores de Incêndio

Iluminação de Emergência

Sinalização de Emergência

Número de pessoas (Lotação)

Planeta Fuá28

Page 29: Revista Planeta Fuá

Para Brincar

Observe as duas imagens e encontre as diferenças

Page 30: Revista Planeta Fuá

Vamos Colorir?Dê cor à sua Imaginação

Page 31: Revista Planeta Fuá
Page 32: Revista Planeta Fuá

Av. José Bonifácio, 267, Campinas - SP

(19) 3255 - 8966

Venha fazer a festa com a gente!

www.buffetfua.com.br