Release - Foras da lei

20

description

O título é de perder o fôlego: "Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras, quem sabe, dependendo de como você se sente quanto a lugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que desaparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa quebrar esse galho". O mesmo vale para a seleção dos autores, alguns dos mais celebrados escritores contemporâneo de língua inglesa, entre os quais Neil Gaiman, Nick Hornby, Jonathan Safran Foer, Jeanne DuPrau e Lemony Snicket. O lançamento é uma compilação de onze contos, cada um ilustrado por um artista diferente. Em comum, as histórias trazem um quê de estranhamento do mundo, com inocência infantil.

Transcript of Release - Foras da lei

Page 1: Release - Foras da lei
Page 2: Release - Foras da lei
Page 3: Release - Foras da lei

“O livro mais legal com que eu já tenha tido

vagamente algo a ver”

neil gaiman

Page 4: Release - Foras da lei
Page 5: Release - Foras da lei

Esta é uma charmosa e divertida antologia da editora indie McSweeney’s. Reúne uma lista de autores que brilham

tanto com seus livros para adultos quando na literatura infantil. A coletânea começa com uma introdução hilária do notável mi-santropo Lemony Snicket, que parodia vários gêneros da litera-tura para crianças (um peso de papel falante, uma ‘Minhoca da Divisão Com Muitos Algarismos’ que faz da matemática algo di-vertido etc.). Esse tipo de irreverência marca o ponto alto desses contos. Kelly Link conta a história de um garoto que encontra um pensativo e prolixo monstro em um acampamento de verão. E Nick Hornby prova sua versatilidade com uma estranha narra-tiva sobre um jovem morador do menor país do mundo. Algumas das histórias dos escritores de livros para adultos são menos efeti-vas – ainda que a de Jonathan Safran Foer (tirada de seu romance Extremamente alto e incrivelmente perto) evoque a infância, sua real audiência é adulta. Mas raramente uma antologia contém tanta coisa boa de tantos grandes nomes, e se são atraídos para o livro por Jeanne DuPrau, ou Jon Sciezka, ou Snicket, os jovens leitores vão terminar esse livro com novos autores favoritos.”

John Green © American Library Association

Page 6: Release - Foras da lei
Page 7: Release - Foras da lei

O título é de perder o fôlego: Foras da lei barulhentos, bolhas raivosas e algumas outras coisas que não são tão sinistras,

quem sabe, dependendo de como você se sente quanto a lugares que somem, celulares extraviados, seres vindos do espaço, pais que de-saparecem no Peru, um homem chamado Lars Farf e outra história que não conseguimos acabar, de modo que talvez você possa que-brar esse galho. O mesmo vale para a seleção dos autores, alguns dos mais celebrados escritores contemporâneo de língua inglesa, entre os quais Neil Gaiman, Nick Hornby, Jonathan Safran Foer, Jeanne DuPrau e Lemony Snicket.

O lançamento é uma compilação de onze contos, cada um ilustrado por um artista diferente, entre os quais vale des-tacar Barry Blitt (já criou vinte capas da revista New Yorker), Lane Smith (de A verdadeira história dos três porquinhos, de Jon Scieska), David Heatley (colaborador do jornal The New York Times) e Peter de Sève (criador dos personagens da animação A era do gelo). Em comum, as histórias trazem um quê de estra-nhamento do mundo, com inocência infantil.

Page 8: Release - Foras da lei

D ifícil é desgostar de alguma dessas histórias. Hornby nos apresenta a decepção de um menino que descobre que o

país em que vive, Champina, é tão pequeno que nem aparece no mapa. “Do outro lado do riacho é a França. A Itália fica atrás da cerca dos fundos da lojinha. E o jardim do Monsieur Petit está metade em Champina e metade na Suíça.” Jon Scieska cria um diálogo nonsense a partir de propagandas publicitárias norte-ame-ricanas. Safran Foer revela o que está por trás (ou por baixo) do Central Park, em Nova York: na verdade, o parque fazia parte do Sexto Distrito, uma ilha separada de Manhattan por uma pequena porção de água que, por vontade própria, foi se afastando até se tornar a Antártica, onde tudo é congelado. E há ainda o retorno às livrarias do clássico Grimble, de Clement Freud, a história de um garoto que, certo dia, se dá conta de que seus pais viajaram para o Peru sem aviso prévio e, agora, cabe a ele cuidar da própria vida, guiado pelos bilhetes que seus pais espalharam pela casa.

Se os estilos literários se misturam, com as linguagens artísti-cas não acontece diferente. De desenhos a colagens, de aquarelas a cartum, o livro traz ainda uma cômica história em quadrinhos de James Kochalka, sobre as aventuras de um super-herói gato e seu fiel escudeiro, um bebê fantasiado de monstro.

Page 9: Release - Foras da lei

A sobrecapa, cujo lettering brinca com o tamanho do título, esconde em seu verso uma surpresa: Lemony Snicket co-

meçou uma história cujo final sumiu! E ele convida os leitores a terminá-la. Na Cosac Naify, um grupo de duendes com luvas brancas vai receber as sobrecapas enviadas. As melhores histó-rias serão publicadas no site da editora. Ao final, um passatempo de palavras cruzadas tremendamente difícil testa a memória e a atenção dos leitores com perguntas relacionadas aos contos.

Page 10: Release - Foras da lei
Page 11: Release - Foras da lei
Page 12: Release - Foras da lei

A introdução de um livro de histórias é como um aviso im-presso num frasco dentro de um armário de remédios,

porque poucas pessoas se dão ao trabalho de ler esse tipo de coisa e, quando descobrem que há algo perigoso lá dentro, talvez já es-tejam mortas. Há inúmeras coisas muito perigosas neste livro, o que é uma notícia desagradável para os personagens das histórias e uma boa notícia para o leitor. Sem coisas perigosas, as histórias tendem a ser chatas, palavra que aqui significa ‘algo que você talvez tenha de ler na escola’, e, embora haja vários tipos de his-tória neste livro – talvez você goste de algumas e desgoste de ou-tras –, nenhuma delas é chata. Pode ser, porém, que você seja o tipo de pessoa que gosta de histórias chatas. Talvez sua vida seja cheia de perigos e você goste de relaxar no fim do dia com uma história chata, do jeito que alguns gostam de tomar um copo de leite morno antes de dormir, ou talvez você tenha se apaixonado alguma vez por uma pessoa chata e goste de ler histórias chatas que sirvam como lembrança de seu passado romântico. Se esse é o caso, você não vai gostar das histórias deste livro.”

Trecho da introdução de Foras da lei barulhentos... por Lemony Snicket

Page 13: Release - Foras da lei

TRADUÇÃO Heloisa Jahn

Brochura com sobrecapa 14 x 21 cm 3 000 exemplares 224 pp. | 65 ils. R$ 49,90 ISBN 978-85-405-0221-5

Para jovens adultos, em primeiro lugar; e para todos os

outros adultos depois

Page 14: Release - Foras da lei

CONCURSO

A sobrecapa do livro foi feita para ser removida, receber anotações e depois ser despachada pelo correio. Em seu verso, há uma his-tória escrita por Lemony Snicket cujo final sumiu. O leitor deve terminar de escrever a história, colocar a sobrecapa com sua ver-são dentro de um envelope e a mandar para a editora Cosac Naify (na sobrecapa há todas as informações e o endereço). Um grupo de duendes com luvas brancas aguarda essas cartas. Se a história agradar os ajudantes, pode ser publicada no site da editora.

Era fevereiro e cinco crianças, todas mais ou menos saudáveis, estavam sentadas no chão num círculo preguiçoso. Estava bastante escuro e as crianças precisavam semicerrar os olhos para ver as caras franzidas dos outros.

“Eu queria que a gente estivesse patinando no gelo”, disse Robin.

“Eu queria que a gente estivesse comendo comida mexicana”, disse Apu.

“Eu queria que a gente estivesse usando botas”, disse Alastair.

“Eu queria que a gente estivesse tocando instrumentos de percussão”, disse Lilian.

Miranda suspirou. Era a mais nova das cinco crianças, mas mesmo assim muitas vezes era a líder do grupo. Tentava não ser mandona, mas de vez em quando era difícil. “Não podemos

Page 15: Release - Foras da lei

fazer nenhuma dessas coisas”, disse. “Não estamos num rinque de patinação e não temos patins. Não estamos no México e não estou vendo nenhuma enchilada. Não estamos usando botas e não existe nenhuma loja de departamentos num raio de vários quilômetros. E não estamos tocando instrumentos de percussão porque não seria aconselhável fazer tanto barulho. Afinal, estamos numa situação complicada e possivelmente perigosa. Sei que é difícil de acreditar, mas talvez seja preciso encarar o fato de que estamos sozinhos nessa.”

“Mas como é possível?”, Robin perguntou. “Apenas algumas horas atrás a gente estava num piquenique com Madame Blatavsky, quando de repente

Page 16: Release - Foras da lei

Barry Blitt já ilustrou vinte capas para a revista The New Yorker. Também ilustrou vários livros, entre eles Baby’s First Tattoo.

Juliette Borda é uma ilustradora conhecida por suas aquarelas em pequena escala; os temas de suas ilustrações vão de escândalos corporativos a piolhos.

Peter de Sève é, entre outras coisas, colaborador frequente da The New Yorker e criador dos personagens da animação A era do gelo. Em 2002 ganhou o Prêmio Hamilton King, da Society of Illustrators.

Shelley Dick é uma artista de Winnipeg que atualmente curte a vida em Nova York.

Henrik Drescher é um ilustrador cujo trabalho aparece regularmente em The New York Times, The Washington Post, Newsweek e Rolling Stone. Ele também já escreveu e ilustrou uma série de livros para crianças e adultos, entre eles Turbulence.

Jeanne DuPrau é autora de The City of Ember e de sua continuação, The People of Sparks. Já trabalhou como escritora, professora e editora, e atualmente vive na Califórnia.

Marcel Dzama é autor de livros como The Berlin Years e Drawings for Dante. Ilustrou o livro Bed, Bed, Bed, escrito por They Might Be Giants.

ESCRITORES & ILUSTRADORES

Page 17: Release - Foras da lei

Jonathan Safran Foer é autor do romance Tudo se ilumina, que ganhou inúmeros prêmios, entre eles o Guardian First Book Prize, e ganhou uma versão em filme longa-metragem. Seu segundo livro, Extremamente alto & incrivelmente perto, foi publicado no início de 2005.

Clement Freud é o autor de Grimble, que estreou no Jackanory (programa com contação de história) da bbc em 1968 e conquistou a atenção de uma audiência de 23 500 pessoas. Além de escritor e jornalista, Freud é restaurador, político e cavaleiro.

Neil Gaiman é o criador e escritor da série da dc Comics Sandman, que ganhou nove Will Eisner

Comic Awards. Seu primeiro livro infantil, Coraline, foi um best-seller no New York Times. Já visitou o Brasil para o evento Flip em 2008. Mora em Minnesota, eua.

David Heatley é um cartunista que mora em Nova York. Publica uma série chamada Deadpan. Suas ilustrações aparecem em The New York Times, na revista McSweeney’s e na antologia de quadrinhos Kramer’s Ergot.

Brett Helquist é mais conhecido como o ilustrador de Desventuras em série, de Lemony Snicket. Sua arte também apareceu na revista Cricket e em The New York Times. Já escreveu diversos livros, inclusive Roger, the Jolly Pirate.

Page 18: Release - Foras da lei

Nick Hornby é autor de diversos livros, entre eles Febre de bola, Um grande garoto e Uma longa queda. Em 1999 recebeu o E. M. Forster Award, da American Academy of Arts and Letters. Mora em Londres, no Reino Unido.

Richard Kennedy é o autor de Amy’s Eyes, The Boxcar at the Center of the Universe e muitas outras histórias ilustradas pela amiga e colaboradora de longa data Marcia Sewall. Kennedy vive na cidade de Newport, eua.

James Kochalka é mais conhecido por seu romance gráfico Monkeys vs. Robot e por Sketchbook Diaries, muito elogiado pela crítica. Atualmente mora em Burlington, Vermont, com sua mulher Amy e seu gato Spandy.

David Levinson Wilk tem publicado suas palavras cruzadas em The New York Times, Los Angeles Times, USA Today, e mais trinta jornais semanais. Uma coletânea de sua obra, Really Clever Crosswords, foi publicada em 2004.

Kelly Link é a autora de Stranger Things Happen e Magic for Beginners. As histórias de Link apareceram em McSweeney’s e Conjunctions. Ela também editou a antologia Trampoline, indicado ao World Fantasy Award.

George Saunders é autor de duas coletâneas de histórias, Pastoralia e CivilWarLand in Bad Decline. Seus textos saíram em publicações como The New Yorker e Harper’s, e lhe renderam o National Magazine Award por duas vezes. Atualmente leciona no departamento de escrita criativa da Universidade de Syracuse.

Page 19: Release - Foras da lei

Jon Scieszka é o autor de Monstro-mática, O Homem-queijo Fedido, A verdadeira história dos três porquinhos e Squids Will be Squids. Mora em Nova York com a mulher e os dois filhos.

Lane Smith trabalhou com Jon Scieszka em vários livros, entre eles A verdadeira história dos três porquinhos e O Homem-queijo Fedido. Também ilustrou The Persistent Gappers of Frip, de George Saunders.

Lemony Snicket é o autor da coleção Des ven turas em Série, adaptado em um filme de mesmo nome. O sr. Snicket é uma figura esquiva, que frequentemente deixa a tarefa de comunicar-se com desconhecidos nas mãos do seu querido amigo Daniel Handler.

Rachell Sumpter trabalhou como ilustradora para a editora HarperCollins e para as publicações InStyle e YM. Suas pinturas são com frequência expostas em galerias. Atualmente vive em Los Angeles, eua.

Sam Swope é autor de livros infantis como João e os sete gigantes mortais, com ilustrações de Carll Cneut e Gotta Go! Gotta Go!. Também é dele I Am a Pencil, um relato dos três anos que passou ensinando redação numa escola em Nova York.

Jan Van Der Veken é um artista e ilustrador independente, fundador da firma de design Fabrica Grafica. Seu trabalho já apareceu na Drawn & Quarterly e em várias publicações na Bélgica, entre elas De Morgen e De Standaard.

Page 20: Release - Foras da lei

ASSESSORIA DE IMPRENSA

João Perassolo [email protected]

11 3218 1468

Julia Alves [email protected]

11 3218 1466

Vanessa Gonçalves [email protected]

11 3218 1469