Relatório Fotográfico PIBID - 2014

13
Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Transcript of Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Page 1: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Relatório Fotográfico

PIBID - 2014

Page 2: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Subprojeto

.........................

E.E.E. M Dr. Carlos Kluwe

Supervisor: Ferdinando De Carli

Page 3: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivos: Demonstrar como podemos produzir diversosmateriais, a partir de materiais reciclados;Introduzir a questão ambiental;Conhecer a classificação dos diversos tipos de plásticos existentese a importância de serem reciclados, reduzidos e reutilizados.Descrição: foi realizada uma aula expositiva, onde introduzimos adefinição de polímeros e os diversos tipos que encontramos nonosso cotidiano, bem como a maneira de identifica-los por umasimples prática de densidade, a qual fizemos uma demonstraçãocom água e depois uma mistura de água e sal e pedaços dediversos plásticos. Após está aula, reunimos grupos, para queeles pesquisassem objetos feitos com materiais reciclados e quena próxima aula trouxessem os matérias para confecção em sala,dos objetos escolhidos por cada grupo.Resultados: Os alunos interagiram bastante na aula e na prática,dedicando-se bastante a confecção dos materiais, como: portacelular, cofre, cabide e bate-volta(brinquedo).Escrita Reflexiva sobre a ação: a ação teve como base a questãoambiental e a problemática dos plásticos no cotidiano. E foi muitoprodutiva, pois acreditamos que os estudantes entenderamnossos objetivos, pois escreveram ao final de tudo relatos sobre aprática, que expressaram a importância da ação.

Oficina de Reciclagem

Page 4: Relatório Fotográfico PIBID - 2014
Page 5: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivo: Titular uma amostra de vinagre com hidróxido de sódio (molaridade conhecida) para

determinar o teor de ácido acético presente na amostra; Calcular o teor de ácido acético presente na

amostra, trabalhando com os dados da titulação; Conhecer a importância de indicadores, neste caso,

a fenolftaleína.

Descrição: Pipetamos, com a técnica adequada e auxílio do professor, 10 mL de vinagre para um

balão volumétrico de 100 mL. Completando com o volume de 100 mL do balão volumétrico, com

água destilada (use a pisseta, ela já contém água destilada). Agite. Os alunos elegeram um

representante de cada grupo para pipetar 20 ml dessa solução para um erlenmeyer de 250 mL. Em

seguida adicione 2 gotas de fenolftaleína. Carregou-se corretamente uma bureta de 25 mL com a

solução de NaOH. Gota a gota, acrescente essa solução de NaOH da bureta ao erlenmeyer, agitando-o

constantemente, e feche a torneira da bureta logo que ocorrer a viragem do indicador. Anote o

volume da solução de NaOH que foi gasta. Cada grupo realizou em duplicatas a titulação.

Resultados: Os alunos foram muito dedicados no experimento, realizando corretamente aprática, questionando quando havia dúvidas e prestando muita atenção ao procedimento.

Escrita Reflexiva sobre a ação: a atividade mostrou ser importante para a fixação do conteúdo,não apenas pela visualização, mas pela participação dos alunos na determinação de uma ácido muitopresente no cotidiano.

Titulação: Determinação do teor de ácido acético no vinagre

Page 6: Relatório Fotográfico PIBID - 2014
Page 7: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivo: Demonstrar a diferença entre diluição edissolução.

Descrição: Demonstração da diluição de suco depacotinho, para fixar os conceitos teórico passados.

Resultados: Ao final da atividade, os alunos tomaram osuco e conseguiram diferenciar os conceitos de diluição edissolução, através da prática.

Escrita Reflexiva sobre a ação: foi uma simples prática quecolocou dinâmica em uma aula de conceitos, que se tornacansativa. Com exemplos simples nem precisamos delaboratório para voltar o interesse dos alunos para oconteúdo!

Intervenção em sala

Page 8: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivos: Familiarizar os alunos com os instrumentos evidrarias disponíveis em um laboratório químico.Descrição: Apresentar aos alunos os principais materiais, dando seu nome, uso e possíveis curiosidades. Ao fim, os alunos manusearam as vidrarias.Demonstração da titulação para determinação do teor de acetilsalicilico em um comprimido de aspirina; Reação em pequena escala usando tubos de ensaio(A titulação e as reações em tubo de ensaio foram realizados pelo pibidiano, devido a falta de EPI’s dos alunos).Resultados: A falta de experiência em laboratório e de gosto pela química tornou-se um desafio, porém, superado pelo tom intimista da aula. Sem dúvida, os alunos levarão algo da aula para suas vidas. Escrita Reflexiva sobre a ação: Os alunos relataram interesse pela química laboratorial, dando ênfase ao fato de terem poucas oportunidades de manusearem as vidrarias. O número reduzido de alunos contribuiu para a relação professor-aluno, e ficou evidente que é possível aplicar tal prática de forma mais complexa e desafiadora.

Intervenção em sala de aula

Page 9: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivo: Proporcionar aos alunos da escola umaoportunidade para sanar dúvidas do conteúdo dequímica do ensino médio.

Descrição: Os bolsistas, juntamente com oprofessor supervisor estão 2 horas semanais adisposição dos alunos interessados em aperfeiçoarconhecimentos, tirar duvidas ou resolver exercíciosde química.

Resultados: Os alunos que buscam atendimentosão acompanhados e suas notas, bem como ointeresse em estudar aumentaram após aparticipação nas monitorias.

Escrita reflexiva: Consideramos importante, poisem aula a diversidade de alunos é grande e nemsempre os professores conseguem atingir a todos.

Monitoria para alunos

Page 10: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivos: Observar por meio do experimento a presença de Licopeno no suco de tomate através da reação colorímetrica com adição de Bromo e descrever os benefícios desse antioxidante.Descrição: Foi elaborada uma aula introdutória sobre o queera o Licopeno, qual importância dele para nossa saúde eposteriormente os alunos foram divididos em grupos e cadaum recebeu um roteiro para elaborar a prática. Assim queseguiram os passos dados e orientados pelos bolsistas,puderam observar o arco-íris formado com a presença deLicopeno e demais produtos. Por fim cada um recebeu umafolha de avaliação com 5 questões para fixação do conteúdo.Resultados: A turma foi muito participativa, graças à boaorganização e cuidado por parte dos alunos foi possívelvisualizar a presença de licopeno no suco de tomate.Escrita Reflexiva sobre a ação: A aula foi muito proveitosa, foinítido o interesse dos alunos pela prática, eles secomprometeram e trabalharam em equipe o tempo todo,cada um do grupo realizava uma parte do experimento commuito cuidado. Sempre que tinham uma dúvida levantavam amão e perguntavam, respondendo as nossas expectativas.

Arco – íris de Licopeno

Page 11: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivos: Introduzir aos alunos as teorias atômicas modernas, bem como resgatar os conceitos do mundo atômico. Entender a origem do universo e a composição da matéria.Descrição: Foi realizada uma aula expositiva, explorando apergunta “do que são feitas as coisas?”. A partir donascimento dos átomos no Big-Bang e como estes uniram-seem estrelas, planetas e galáxias, adentrou-se nas teoriasmodernas de ácido-base e estruturas subatômicas, indo alémde próton, nêutron e elétron.Resultados: A turma dispôs-se no fundo da sala e interagiumenos do que o esperado. A intervenção envolvia quatroquestionamentos para os alunos, e estes foram poucoeficazes.Escrita Reflexiva sobre a ação: A turma não conhecia o grupoPIBID, causando um possível nervosismo, levando a turma aser apática. Um dos grandes maus do ensino é pensar quebasta ouvir o que lhe está sendo dito, já que anotar os pontosprincipais é absolutamente imprescindível para o bomaprendizado.

Mundo subatômico

Page 12: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivos: Revisar o conteúdo de hidrocarbonetos na turmade 3°ano através do lúdico, com o o jogo qui-mico.Descrição: Foram elaborados 4 conjuntos composto por 31cartas cada, das quais uma era a figura do mico e as demaisos pares (uma com a nomenclatura e a outra com a fórmulaestrutural). Os 5 alunos de cada grupo deveriam formarpares, e o aluno que ficasse com a carta mico perderia apartida. Foi entregue um encarte de consulta ao conteúdo eas regras foram explicitadas. No decorrer da partida, osbolsistas foram auxiliando e ao final da aula cada grupoescreveu a sua opinião a respeito da atividade lúdica.Resultados: Todos os alunos conseguiram formar seu paresquímicos corretamente, sem haver bagunça. Os resultadosforam muito positivos em relação a opinião sobre a atividadelúdica, pois alguns grupos relataram a importancia de haveraulas que não sejam somente tradicionais.Escrita Reflexiva sobre a ação: A turma recebeu muito bem aatividade lúdica e os alunos mostraram interesse eorganização. A atividade respondeu as expectativas do grupoPIBID, de que um jogo lúdico pode ser tão importante comouma aula tradicional, quando há disciplina.

Hidrocarbonetos Qui-mico

Page 13: Relatório Fotográfico PIBID - 2014

Objetivo: Proporcionar aos alunos da escola umaoportunidade para sanar dúvidas do conteúdo dequímica do ensino médio.

Descrição: Os bolsistas, juntamente com oprofessor supervisor estão 2 horas semanais adisposição dos alunos interessados em aperfeiçoarconhecimentos, tirar duvidas ou resolver exercíciosde química.

Resultados: Os alunos que buscam atendimentosão acompanhados e suas notas, bem como ointeresse em estudar aumentaram após aparticipação nas monitorias.

Escrita reflexiva: Consideramos importante, poisem aula a diversidade de alunos é grande e nemsempre os professores conseguem atingir a todos.

Monitoria para alunos