Regra everfoot 2012

download Regra everfoot 2012

of 16

Transcript of Regra everfoot 2012

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    1/16

    Regra n. 01: Campo de jogo

    01 - Zona de SubstituioLocalizada em frente mesa do representante, no meio do campo, e marcada por duaslinhas paralelas com 05 m de distncia entre elas.

    02 - Banco de Reservas e Mesa do Representante/DelegadoO campo de jogo dever ter bancos de reservas com, no mnimo, 05 m em cada lado docampo, destinados aos atletas reservas e componentes da comisso tcnica.Tambm devero ter uma mesa com duas cadeiras para as funes de representante edelegado de jogo. Os bancos de reservas devero estar a uma distncia superior a 05 m damesa do representante.

    Regra n. 02: A bola

    01 -Se a bola estourar ou esvaziar-se durante o desenrolar de uma partida, esta deverser interrompida, reiniciando-se por meio de bola-ao-cho, executado com uma bolanova no local onde a primeira bola se inutilizou. Se ocorrer dentro da rea de meta, o

    bola-ao-cho dever ser executado na linha frontal da mesma, na direo mais prximade onde ocorreu a inutilizao.

    02 -Se a inutilizao da bola ocorrer durante interrupo do jogo (incio, reincio, tiro ouarremesso de meta, arremesso de canto, tiro livre, pnalti, bola-ao-cho ou arremessolateral), este dever ser reiniciado com a troca da bola e a continuao normal da partida.

    Regra n. 03: Nmero de atletas

    01 -A partida ser disputada por duas equipes, cada uma composta por seis atletas, ondeum dos quais, obrigatoriamente, ser o goleiro. obrigatrio, para se iniciar o jogo, no mnimo 05 atletas, podendo a equipe ficar reduzidaa at 04 atletas durante a partida.

    1- Quando uma ou ambas as equipes ficarem reduzidas a menos de 04 atletas, sejapor qual motivo for, a partida dever ser encerrada e esta equipe perder os pontos do

    ogo, seja qual for o placar. Caso ambas fiquem reduzidas nenhuma somar pontos,embora o placar tcnico se mantenha para fins estatsticos.

    OBS: A equipe infratora nunca poder ser beneficiada para fins de classificao.

    02 - Poder ser registrado em smula o mximo de 12 atletas por equipe, podendo estenmero ser completado at o final da partida, inclusive na prorrogao, se houver.

    03 -As substituies so ilimitadas e volantes, no havendo necessidade de paralisao doogo, ficando restritas aos atletas registrados em smula.

    04 - Os atletas que voltam de punio por carto AMARELO, na substituio por cartoAZUL ou aps contuso, devero receber ordem do rbitro para voltar a campo, mesmo

    com a bola em jogo. A entrada e sada dos atletas nos casos acima devero ocorrer pelaZONA DE SUBSTITUIO.

    PENALIDADE:Por qualquer outra infrao desta regra, o atleta infrator ser advertido.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    2/16

    Se a partida for interrompida pelo rbitro para aplicao da advertncia, deverser reiniciada por meio de tiro livre, executado por um atleta da equipe adversria,tomando-se como base o local onde se encontrava a bola no momento daparalisao.

    Se dentro da rea de meta da equipe infratora, o tiro livre dever ser executado nalinha frontal da rea, no local mais prximo de onde se encontrava a bola.

    Se o tiro livre for concedido a uma equipe dentro de sua prpria rea de meta,este poder ser executado de qualquer ponto dentro da mesma.

    Regra n. 04: Uniforme dos atletas

    01 -Um atleta no poder usar nada que possa ser perigoso aos demais atletas.

    02 -O uniforme dos atletas consistir de: camisa de meia manga ou manga comprida,calo curto, meias de cano longo, tnis ou chuteira apropriada, confeccionadas com lona,pelica ou couro macio, com solado e revestimento de borracha nos lados, ficandoterminantemente proibido o uso de camisas sem mangas.Podendo utilizar-se de equipamentos de proteo prprios para o Esporte.

    OBS:O rbitro dever examinar os calados dos atletas antes de comear o jogo e todavez que houver uma substituio. Os atletas devero, antes de iniciar a partida, estaremcertos de que seus equipamentos esto de acordo com as Regras Oficiais.O atleta que tocar na bola sem estar devidamente uniformizado estar cometendo umainfrao pessoal.

    03 -O goleiro usar uniforme de cor diferente dos demais atletas, sendo permitido, a ttulode proteo, usar cala de agasalho prpria para a prtica do esporte.

    04 - Os atletas devero usar nas costas das respectivas camisas, nmeros de 01 a 999,no sendo permitida a repetio de nmeros na mesma equipe. obrigatrio que sua corseja diferente em relao da camisa.

    05 - O rbitro exigir que o atleta ou membro da comisso tcnica retire qualquer objetoque, a seu ver, possa causar danos a si ou aos demais atletas, inclusiveimagens outextos que faam apologia contrria moral do Esporte.

    No sendo obedecido, impedir sua participao.

    06 -O atleta dever estar sempre muito bem uniformizado, com a camisa dentro do caloe meias levantadas, observando o que determina a regra. Se isto no acontecer ele serretirado temporariamente do campo e s poder voltar depois que o rbitro verificar ascondies normais do uniforme.

    07 O atleta poder jogar de culos apropriados, porm o rbitro dever constar emsmula a responsabilidade do mesmo por qualquer acidente.

    08 recomendado aos atletas, para maior segurana, o uso de caneleiras.

    09 Caso a equipe no conte com goleiro reserva, dever manter uma outra camisa degoleiro com numerao diferente dos atletas registrados em smula, e de cor diferente aouniforme do adversrio e de sua equipe.

    10 O atleta somente poder participar da partida fazendo uso de bermuda trmica seesta for da mesma cor predominantedo calo de seu uniforme.

    11 O atleta que retirar sua camisa por completo ser punido disciplinarmente.

    Regra n. 05: Tempo de jogo

    01 - O tempo de durao de uma partida de Futebol Society obedecer as seguintes

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    3/16

    determinaes.

    Dois tempos de 15 minutos com intervalo de 5 minutos. O inicio do jogo poder serretardado em no mximo 5 minutos, sendo a equipe que no estiver presente serpenalizada com WO.

    Caso ocorrer WO, o time presente ser contemplado com uma vitria, 03 pontos e umsaldo de 03 gols. Em contrapartida, o time responsvel pelo WO ser penalizado com aperda de um ponto, uma derrota e saldo negativo de 03 gols.

    1:Toda paralisao por motivo de contuso, ou outro motivo qualquer, ser acrescidaem qualquer dos perodos, sempre a critrio dos rbitros.

    2: Ser permitido ao treinador ou ao capito de cada equipe solicitar um pedido detempo por perodo de jogo, sendo que o capito dever pedir a um dos rbitros ou otcnico ao representante do jogo. A solicitao ser concedida na prxima paralisao do jogo. A paralisao ter 01 min, devendo ser acrescida ao trmino de cada perodo. Quando do pedido de tempo as equipes devero, obrigatoriamente, reunirem-se dentrode sua rea de meta.

    OBS:Caso a solicitao de tempo destinada s equipes no tenha sido utilizada nosegundo perodo do jogo, poder ser solicitada na prorrogao, se houver.

    a) Quando da paralisao para pedido de tempo o rbitro informar, quando solicitado, otempo de jogo.

    b)O tempo de jogo em qualquer dos perodos dever ser prorrogado para a execuo de

    um pnalti.

    c) O intervalo entre os dois perodos no poder ser maior do que 10 minutos. Caso umadas equipes no retorne, ser penalizada com WO.

    d) Todos os jogos devero ter, obrigatoriamente, um intervalo para descanso.

    Regra n. 06: Incio do jogo

    01. Para o incio do jogo a escolha de campo ou pontap inicial ser sorteada utilizando-seuma moeda.

    O lado favorecido escolher a sada de bola ou o lado do campo a defender, sendoque a utilizao do banco de reservas dever ser do lado que a equipe defende.

    Com o apito do rbitro a partida ser iniciada por um dos atletas que movimentara bola, que dever estar imvel no centro do campo, em direo ao campocontrrio.

    Todos os atletas devero estar em seu campo de defesa e, os do quadro contrrioao que estiver dando a sada, a uma distncia maior do que 05 m da linha da bola.

    A bola s entrar em jogo aps o atleta executor mov-la em direo ao campoadversrio.

    O atleta que der o pontap inicial no poder tocar na bola antes que outro atletao tenha feito.

    a) Depois de consignado um tento, a partida ser recomeada da mesma forma, por atleta

    da equipe que sofreu o gol. Ser passvel de punio o atleta da equipe que efetuou o golretardar o reinicio do jogo.

    b) Aps o intervalo, para reiniciar a partida, as equipes trocaro de lado e a sada serefetuada por um atleta da equipe contrria ao daquele que deu o pontap inicial noprimeiro perodo.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    4/16

    c) Caso no tenha ocorrido inverso dos lados, no momento da descoberta, o rbitro

    interromper a partida, far a troca de lado e dar continuidade partida com bola aocho no centro do campo. E tudo que ocorreu, at ento, ter validade.

    e) O pontap inicial somente poder ser realizado por atleta participante do jogo.

    1o:No ser validado o tento diretamente quando das bolas de sada, do incio e reiniciode jogo ou aps consignar um tento.

    PENALIDADE:Reverso em tiro de meta.

    2o:Quando das bolas de sada, do incio e reincio de jogo ou aps a consignao de umtento, o atleta dever colocar a bola em jogo, no mximo, em 05 seg, sendo passvel de

    punio disciplinar, porm, sem perder a posse de bola.

    02 - Por qualquer infrao a esta regra a sada ser repetida, exceto se o atleta queexecutou o tiro de sada tocar novamente na bola antes de outro atleta. Caso ocorra estasituao, um tiro livre ser cobrado por um atleta do quadro oposto no lugar onde ocorreua infrao, sendo considerada como infrao pessoal.

    03 -Depois de qualquer paralisao temporria por motivo no mencionado nesta regra,desde que a bola no tenha ultrapassado os limites do campo, o rbitro reiniciar a partidacom bola-ao-cho no local onde ela encontrava-se no momento da paralisao.

    a)Se dentro da rea de meta, o bola-ao-cho dever ser executado na linha frontal damesma. A bola ser considerada em jogo assim que tocar no solo.

    b)Se depois de executado o bola-ao-cho a bola sair de campo, sem ter sido tocada porqualquer atleta, ser repetido o lance.

    c) Nenhum atleta poder tocar na bola enquanto a mesma no tocar no solo, se istoacontecer ser repetido o lance.

    d) Se quando da execuo de bola-ao-cho um atleta cometer qualquer ato deindisciplina, este dever ser advertido, desqualificado ou expulso de acordo com a infraopor ele cometida, e o rbitro dar novamente bola-ao-cho, pois a bola no estava emogo.

    OBS.: Quando da execuo de bola ao cho todos os atletas, com exceo dos doisparticipantes adversrios, devero estar a uma distncia mnima de 05 m da bola.

    Regra n. 07: Condies de Jogo e Fora de Jogo

    01 -A bola estar fora de jogo:

    a) Quando ultrapassar completamente, pelo alto ou pelo solo, as linhas demarcatrias docampo de jogo.

    b) Quando o jogo for interrompido pelo rbitro.

    c) Tocar na rede de proteo superior. Quando ocorrer ser cobrado lateral.

    02 -A bola estar sempre em jogo em todas as outras ocasies, do incio ao fim do jogo,

    inclusive nos seguintes casos:

    a) Se bater nas traves;

    b) Se bater no rbitro, este postado dentro do campo de jogo;

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    5/16

    c) Enquanto se espera uma deciso do rbitro, no caso de uma suposta infrao s regras

    do jogo.

    OBS. 01:As linhas que so traadas no campo pertencem s suas superfcies, comoconseqncia, as linhas laterais e de fundo fazem parte do campo de jogo. Se a bola correrem cima da linha estar em jogo, estando fora somente quando ultrapassar inteiramenteas linhas do campo.

    OBS. 02: vlido, quando da reposio da bola, o goleiro colocar as mos fora da rea demeta no momento do arremesso, levando em considerao a posio de seus ps (quepodero estar parcialmente sobre a linha ou completamente dentro da rea).

    Regra n. 08: Soma de tentos

    01 -A no ser quando das excees previstas na regra do jogo, o tento ser vlido quandoa bola transpuser inteiramente a linha de fundo entre os postes de meta e a barratransversal, contanto que no tenha sido levada, lanada ou intencionalmente golpeadacom a mo ou com o brao por um atleta do quadro atacante, exceto o caso do goleiro,quando estiver dentro de sua prpria rea de meta.

    a) Se nenhum tento for marcado, ou se as equipes somarem igual nmero de tentos, apartida ser considerada empatada. Mas se uma das equipes consignar maior nmeros detentos ser considerada vencedora da partida.

    b) Esta regra define o nico meio pelo qual um jogo poder ser considerado ganho ouempatado. No existem variaes para o caso.

    c) Nenhum tento poder ser validado, de forma alguma, se qualquer elemento estranho aoogo impedir que a bola ultrapasse a linha de gol.

    Se ocorrer durante o jogo, exceo cobrana do pnalti, a partida ser interrompida ereiniciada com bola-ao-cho no local onde o elemento estranho tocou na bola. Se dentro da rea de meta, o procedimento deve ser executado na linha frontal desta. Quando da cobrana do pnalti, cobra-se novamente a penalidade. Se a bola ultrapassar a linha de gol, sendo antes tocada ou jogada por elemento estranhoao jogo, no ser validado o tento, sendo que o rbitro dever executar o bola-ao-cho no local onde o elemento estranho tocou na bola. Se dentro da rea de meta, o procedimento deve ser executado na linha frontal desta.

    OBS.: Aps a participao do elemento estranho o jogo considerado paralisado e nadamais ter validade.

    d)Nenhum tento poder ser validado, em hiptese alguma, proveniente de arremesso dogoleiro, mesmo com a participao do goleiro adversrio, este postado dentro de suaprpria rea de meta.

    PENALIDADE:Arremesso de canto em favor da equipe adversria.

    Regra n. 09: Infraes

    01 -As transgresses subordinadas a esta regra ficam divididas em: Infraes Tcnicas. Infraes Pessoais.

    Infraes Disciplinares.

    INFRAES TCNICAS

    01 -Estar cometendo Infrao Tcnica o atleta que cometer uma destas infraes:

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    6/16

    a)Dar ou tentar dar pontaps.b) Calar o adversrio, isto , derrubar ou tentar faz-lo usando as pernas, agachando-se

    na frente ou por trs dele.c)Pular ou atirar-se sobre o adversrio.d)Trancar adversrio por trs, a menos que por ele esteja sendo obstruda a jogada.e)Trancar adversrio de maneira violenta ou perigosa.f)Bater, ou tentar faz-lo.g)Segurar um adversrio com a mo ou impedi-lo da ao com qualquer parte do brao.h)Empurrar adversrio com auxlio das mos ou dos braos.i)Com exceo do goleiro dentro de sua rea de meta, estando cado, obstruir a jogadaprendendo a bola com os ps ou evitando com o corpo a sua movimentao.j)Quando, sem a posse ou domnio da bola, obstruir intencionalmente um adversrio,correndo entre o mesmo e a bola, ou interpor o corpo de maneira a formar obstculo spretenses do antagonista em relao jogada.k)Levantar os ps para chutar com o calcanhar e, sem premeditar, atingir o adversrioprximo jogada, ou amea-lo atingir perigosamente.

    l)Chutar com a sola dos ps, tendo o adversrio prximo jogada (solada).m)Levantar os ps para chutar, a altura do busto, da cabea ou costas do adversrioprximo a jogada.n)Cuspir em adversrio.

    PENALIDADE:Toda infrao tcnica ser punida com tiro livre em favor da equipeadversria no local da infrao, ou no ponto de penalidade mxima quando cometidadentro da rea de meta da equipe infratora.

    OBS.:Toda cobrana deve ser executada, no mximo, em 05 seg aps a autorizao.

    PUNIO: Reverso em arremesso lateral em favor da equipe adversria no ponto maisprximo de onde ocorreu a infrao, exceto para cobranas de penalidades mximas.

    1: MO NA BOLA: Quando o rbitro paralisar a partida em funo de toque de mo nabola, independente da marcao da infrao tcnica, o atleta faltoso dever ser punido comcarto disciplinar.

    OBS.:Esta infrao somente dever ser assinalada quando o atleta usar deliberada eintencionalmente a mo.

    2: APLICAO DO CARRINHO: Caracteriza-se quando o atleta atirar-se ao solo, deforma deslizante, na disputa da bola com participao de outro atleta.Ser consideradocomo infrao tcnica e dever ser punido com carto disciplinar.

    3:PUNIES PARA COMPONENTES DO BANCO DE RESERVAS: Para atletas somarcomo individual e coletiva, para a comisso tcnica somar como coletiva.

    Participantes do banco de reservas somaro coletivamente at a 7 infrao. As infraes seguintes, quando dos atletas, somaro apenas como individual, alm

    de serem passveis de punies maiores. Aos componentes da comisso tcnica ser aplicada a pena de expulso. As infraes somente sero contabilizadas quando da aplicao de carto

    disciplinar.

    PENALIDADE:Quando o rbitro paralisar a partida para aplicao de carto disciplinar aoscomponentes do banco de reservas, esta ser reiniciada com um tiro livre em favor daequipe adversria no local onde se encontrava a bola no momento da paralisao.Se dentro da rea de meta da equipe infratora, o tiro livre ser executado na linha frontal.

    02 -Toda infrao tcnica acumular em smula infrao individual e coletiva.

    INFRAES PESSOAIS:

    01 -Estar cometendo infrao pessoal o atleta que:

    a)Tocar na bola sem estar devidamente uniformizado.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    7/16

    b)Usar expresso verbal e/ou gestual para iludir o adversrio.c)Sendo o goleiro, aps a defesa, soltar a bola e toc-la novamente sem que tenha sido

    tocada por qualquer outro atleta.d)Sendo o goleiro, postado fora de sua rea de meta, aps receber a bola de seuscompanheiros, conduzi-la para dentro de sua rea e peg-la com as mos.e)Sendo o goleiro, de posse da bola, conduzi-la para fora de sua rea, retornar e peg-lacom as mos. PENALIDADE:Para qualquer das situaes acima, ser concedido tiro livreem favor da equipe adversria no local da infrao, exceto se dentro de sua prpria rea demeta, quando ser cobrado na linha frontal desta, no local mais prximo de onde ocorreu.f)Sendo o executor de um arremesso lateral, de canto ou de goleiro, tiro de meta ou tirolivre direto, tocar na bola antes que outro atleta o faa. PENALIDADE: Tiro livre direto emfavor da equipe adversria no local da infrao, exceto se for dentro de sua prpria rea demeta.g)Quando da cobrana do tiro ou arremesso de meta, lanar a bola na rea de metaadversria, sem que toque antes no solo ou em qualquer outro atleta.PENALIDADE:Reverso em tiro de meta a favor da equipe adversria.

    h)Sendo o goleiro, permanecer de posse da bola dentrode sua rea de meta por mais de05 segundos. PENALIDADE:Lateral em favor do adversrio, na direo da linha frontal darea.i)Sendo o goleiro, arremessar, rebater ou chutar a bola na rea de meta adversria, desua prpria rea de meta, sem que toque antes no solo ou em qualquer outro atleta.PENALIDADE:Reverso em favor da equipe adversria, que dever ser cobrada com asmos pelo goleiro.j)Sendo o goleiro, receber a bola com as mos de seus companheiros que no tenha sidoogada com a cabea ou de forma involuntria.OBS.:A jogada com a cabea no poder ser forada (ANTIJOGO).Ex.: no tiro de meta joga-se a bola na cabea de um atleta e este recua para o goleiro.PENALIDADE:Ser anotada em smula infrao individual do atleta que atrasou ecobrado um tiro livre em favor do adversrio no local onde o atleta faltoso encontrava-se.

    Se dentro da rea de meta, a infrao ser cobrada na linha frontal desta. Se ocorrer de arremesso lateral, reverso em favor do adversrio. Se ocorrer de arremesso de canto, reverso em tiro de meta ao adversrio.

    NICO: PROCEDIMENTO E PUNIES NAS SUBSTITUIES: Toda e qualquersubstituio dever ser feita dentroda zona de substituio.

    O atleta a ser substitudo dever sair primeiro, para em seguida entrar seusubstituto.

    O(s) atleta(s) que realizar este procedimento de forma errada ser punido comuma infrao pessoal e imediatamente se refaz a substituio.

    PENALIDADE:Se o rbitro paralisar a partida em funo de erro na substituio, esta

    ser reiniciada com um tiro livre em favor da equipe adversria no local onde seencontrava a bola no momento da paralisao.Se dentro da rea de meta da equipe infratora, o tiro livre ser executado na linha frontal.

    02 -Toda infrao pessoal acumular em smula somente infrao individual.

    INFRAES DISCIPLINARES:

    01 -Comete infrao disciplinar o atleta que:

    a)Incorporar-se ou reincorporar-se sua equipe depois de reiniciada a partida sem seapresentar ao rbitro ou dele receber ordem para tanto.b)Infringir persistentemente as regras do jogo.

    c)Ser culpado de conduta indisciplinar.d)Demonstrar por palavras ou atos divergncias das decises tomadas pelo rbitro.e)Usar de tticas antidesportivas.f)Trocar o seu nmero de camisa sem avisar ao representante ou ao rbitro.g)Discutir com o pblico, oficiais ou adversrios.h)Entrar no campo para ministrar instrues.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    8/16

    i)Tirar a camisa por completo, no campo de jogo, antes, durante ou ao final da partida.

    PENALIDADE: COM A BOLA EM JOGO: se o rbitro paralisar a partida para aplicao decarto disciplinar, ser considerada como infrao tcnica.

    Anota-se em smula infrao individual e coletiva. Tiro livre direto em favor da equipe adversria no local onde se encontrava a bola

    no momento da paralisao. Se dentro de sua prpria rea de meta, ser punido com pnalti.

    COM A BOLA FORA DE JOGO: o rbitro dar a advertncia que julgar necessria.

    Anota-se em smula infrao individual e coletiva at a stima infrao. Reinicia-se o jogo no local onde a bola se encontrava.

    02 -Ficam estabelecidos os seguintes cartes:

    a)CARTO AMARELO- O atleta advertido s poder retornar a partida, ou sersubstitudo, aps 02 min CRONOMETRADOS de BOLA EM JOGO, permanecendo no bancode reservas at ser informado de seu retorno e receber autorizao do rbitro.

    b) CARTO AZUL- O atleta estar desqualificado da partida, no podendo retornar aocampo e nem permanecer no banco de reservas, podendo ser substitudo aps 02 minCRONOMETRADOS de BOLA EM JOGO, devendo o seu substituto permanecer no banco dereservas at que seja informado do final da punio e receber autorizao do rbitro paraentrar em campo.

    c)CARTO VERMELHO- O atleta estar expulso do jogo, devendo retirar-se do campo eno poder ser substitudo. E no poder participar do prximo jogo.

    1:O atleta cumprindo a punio por carto amarelo no banco de reservas, quandoexpulso, poder ser substitudo.

    2: O atleta, quando expulso no intervalo da partida, poder ser substitudo.

    3: O atleta que reincidir em infrao passvel de punio por carto disciplinar, quando advertido, dever ser expulso do campo de jogo.

    4: Aos componentes do banco de reservas sero aplicados os seguintes cartesdisciplinares: AMARELO para advertncia e VERMELHO para expulso.

    OBS. 01:Todos os cartes devero constar em smula como infrao individual e coletivaat a 7 infrao. Caso ocorra a punio de outros cartes provenientes da mesmainfrao, prevalecer a marcao do 1 carto.

    OBS. 02:O atleta punido com carto disciplinar dever deixar o campo de jogo pela ZONADE SUBSTITUIO, estando passvel de outras punies disciplinares caso no atenda aeste procedimento.

    03 -O atleta que cometer 05 infraes ser desqualificado da partida, podendo sersubstitudo imediatamente, devendo deixar o campo pela zona de substituio e nopoder permanecer no banco de reservas.

    04 -A equipe que cometer 07 infraes coletivas por perodo de jogo, sofrer, a cadainfrao posterior, uma penalidade mxima. Sendo estas zeradas ao final do perodo.

    05 -A cobrana da penalidade mxima ter de ser, obrigatoriamente, para frente e todosos atletas, a no ser aqueles envolvidos na cobrana, devero estar a uma distnciamnima de 5 m atrs da linha da bola, somente podendo avanar aps o atleta encarregado

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    9/16

    da cobrana ter desferido o chute.

    O goleiro dever estar com uma parte dos ps em cima da linha do gol, podendomovimentar-se lateralmente.

    Caso o goleiro saia da posio correta e defenda o chute, cobra-se novamente opnalti. No mesmo caso, se a bola entrar no gol o tento valido.

    Caso haja irregularidade por parte do quadro atacado e o tiro no tenha resultadoem tento, cobra-se novamente o pnalti.

    Em caso de irregularidade do quadro atacante e resulte em tento, repete-se o tiro.

    NICO:O atleta encarregado da cobrana dever execut-la em 05 segundos, nomximo, sendo passvel de punio disciplinar, porm sem perder a posse da bola.

    06 - TCNICO/TREINADOR: Este ter sua REA de ATUAO, onde poder transmitirinstrues aos seus comandados durante o transcorrer do jogo.

    Caso no haja a marcao da rea acima, somente poder transmitir suasorientaes em frente ao banco de reservas.

    Caso o banco de reservas esteja colocado nas linhas de fundo do campo, este nopoder ultrapassar o limite da linha lateral da rea de meta.

    Regra n. 10: Tiro livre

    01 -Tiro Livre aquele atravs do qual poder ser marcado um tento diretamente.

    02 -Quando um atleta executar um tiro livre dentro de sua prpria rea de meta todos osatletas adversrios devero permanecer fora desta, alm de ficarem pelo menos a 05 m dedistncia da bola durante a execuo do tiro. A bola estar em jogo imediatamente apsultrapassar as linhas da rea de meta e valer tento diretamente.

    OBS.:Caso o goleiro execute um tiro livre de dentro de sua prpria rea de meta, a bolano poder atingir a rea de meta adversria sem que antes toque no solo ou em qualqueroutro atleta.

    PENALIDADE:Reverso em favor da equipe adversria, que dever ser cobrada com asmos pelo goleiro.

    03 -Se qualquer atleta executar um tiro livre, fora de sua rea de meta, todos os atletas

    adversrios devero encontrar-se a uma distncia de pelo menos 05 m da bola, at queesta seja tocada pelo executor.

    04 -Se qualquer atleta da equipe adversria penetrar na rea de meta, ou se aproximar amenos de 05 m da bola, antes que o atleta executor toque na bola, o rbitro deverretardar a execuo e fazer cumprir a regra.

    05 -A bola dever estar imvel no momento da execuo do tiro livre e o atleta que oexecutar no poder toc-la novamente antes que tenha sido tocada por outro atleta.

    PENALIDADE: Se o atleta encarregado de executar o tiro livre, depois de faz-lo, tocar nabola antes desta ter sido tocada por outro atleta dever ser marcado um tiro livre a favorda equipe adversria no local onde ocorreu a infrao. Se dentro da rea de meta daequipe adversria, o tiro livre ser executado de qualquer ponto dentro da mesma.

    06 -Sem prejuzo de quaisquer outras disposies da presente regra, a respeito do localonde dever ser executado, qualquer tiro livre concedido a uma equipe dentro de suaprpria rea de meta poder ser executado de qualquer ponto dentro da mesma.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    10/16

    Regra n. 11: Arremesso Lateral

    01 -Quando a bola ultrapassar inteiramente a linha lateral, pelo solo ou pelo alto, serposta novamente em jogo lanando-a para dentro do campo do lugar onde saiu, emqualquer direo, por um atleta do quadro adversrio ao daquele que a tocou por ltimo.

    a)O executor do arremesso, no momento do lanamento, dever estar de frente para ocampo, com os ps para fora deste, podendo ter parte de cada p sobre a linha.

    OBS.: Significa que se o atleta colocar o calcanhar em cima da linha demarcatria, ficandocom toda parte dos ps dentro do campo, o arremesso considerado vlido.

    b)O atleta dever usar ambas as mos, executando o lanamento de tal forma que a bolavenha de trs, passando por cima da cabea. A bola estar em jogo assim que entrar nocampo. PENALIDADE:Se a bola for arremessada de forma irregular, o rbitro ordenarreverso em favor da equipe adversria.

    c) A bola no poder ser tocada novamente pelo arremessador, a no ser aps ter sidotocada por outro atleta. PENALIDADE: Tiro livre em favor da equipe adversria no localonde ocorreu a infrao. Se dentro da rea de meta da equipe adversria, poder ser executado de qualquer pontodentro da mesma. Se dentro de sua rea de meta, o tiro livre deve ser executado na linha frontal desta.

    d)De um arremesso lateral no poder ser consignado um tento diretamente, mesmo coma participao do goleiro adversrio, em qualquer circunstncia, desde que este estejadentro de sua rea de meta.

    OBS.:Neste caso o rbitro ordenar que seja cobrado arremesso de canto. Se no houverparticipao do goleiro ser tiro de meta em favor da equipe adversria.

    e)Caso o atleta coloque a bola em sua prpria meta ser ordenado pelo rbitro a cobranade arremesso de canto, em qualquer circunstncia, mesmo com a participao do goleiro,desde que este esteja dentro de sua rea de meta.

    OBS:Se o goleiro jogar a bola intencionalmentedentro de sua meta o tento ser valido

    02 O tempo mximo para a cobrana ser de 05 seg aps a autorizao do rbitro.

    PENALIDADE: Reverso em favor da equipe adversria.

    03 Os atletas adversrios ao daquele que executar o arremesso no podero aproximar-se a menos de 05 m da bola, at que esta esteja em jogo.

    Regra n. 12: Tiro e Arremesso de Meta

    01 -Quando a bola ultrapassar inteiramente, pelo solo ou pelo alto, a linha de fundo, comexceo da parte compreendida entre os postes de meta, aps ter sido tocada por ltimopor atleta da equipe atacante, ser concedido tiro de meta a equipe adversria.

    02 -O tiro ou arremesso de meta dever ser cobrado por qualquer atleta com os ps, coma bola parada, ou pelo goleiro, obrigatoriamente, com as mos.

    OBS.:Ser vlido o arremesso mesmo quando o goleiro colocar as mos para fora da rea,

    neste caso ser levado em considerao a posio de seus ps.(que podero estar parcialmente sobre a linha ou completamente dentro da rea).

    a)A bola estar em jogo imediatamente aps ultrapassar as linhas da rea de meta e novaler tento diretamente.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    11/16

    OBS.:Quando executado pelo goleiro, havendo participao do goleiro adversrio, estepostado dentro de sua rea de meta, ser concedido arremesso de canto.

    b)A bola no poder alcanar a rea de meta adversria sem que antes toque no solo ouem qualquer outro atleta. PENALIDADE:reverso em tiro de meta a favor do adversrio.

    c) A bola no poder ser tocada novamente pelo atleta que executar o tiro de meta, a noser aps ter sido tocada por outro atleta. PENALIDADE: Se o atleta que executar o tiro demeta, depois de faz-lo, tocar na bola antes desta ter sido tocada por outro atleta deverser marcado um tiro livre a favor da equipe adversria no local onde ocorreu a infrao. Secometida na rea de meta da equipe adversria, o tiro livre ser executado de qualquerponto dentro da mesma.

    d)Quando do tiro ou arremesso de meta todos os atletas adversrios devero estar,no mnimo, a 05 m de distncia da bola at que este seja executado.

    3 -O tempo mximo para a cobrana de TIRO ou ARREMESSO de META ser de 05segundos, aps a autorizao do rbitro.

    PENALIDADE: Lateral em favor do adversrio, na direo da linha frontal da rea.

    Regra n. 13: Arremesso de Canto

    01 -Quando a bola ultrapassar inteiramente, pelo solo ou pelo alto, a linha de fundo, comexceo da parte compreendida entre os postes de meta, aps ter sido tocada pela ltimavez por um atleta da equipe defensora, ser concedido arremesso de canto a equipeadversria.

    a)O executor do arremesso, no momento do lanamento, dever estar postado nainterseo das linhas de fundo e lateral, de frente para o campo, com os ps para foradeste, podendo ter parte de cada p sobre a linha.

    OBS.: Significa que se o atleta colocar o calcanhar em cima da linha demarcatria, ficandocom toda parte dos ps dentro do campo, o arremesso considerado vlido.

    b)O atleta dever usar ambas as mos, executando o lanamento de tal forma que a bolavenha de trs, passando por cima da cabea. A bola estar em jogo assim que entrar nocampo. PENALIDADE:Se a bola for arremessada de forma irregular, o rbitro ordenarcobrana de tiro de meta em favor da equipe adversria

    c) A bola no poder ser tocada novamente pelo arremessador, a no ser aps ter sidotocada por outro atleta. PENALIDADE: Tiro livre em favor da equipe adversria no local

    onde ocorreu a infrao. Se dentro da rea de meta da equipe adversria, poder serexecutado de qualquer ponto dentro da mesma.

    d)De um arremesso de canto no poder ser consignado um tento diretamente, mesmocom a participao do goleiro, este postado dentro de sua rea de meta, em qualquercircunstncia. Neste caso o rbitro ordenar que seja cobrado arremesso de canto.

    OBS:Se o goleiro jogar a bola intencionalmentedentro de sua meta o tento ser valido

    e)Caso o atleta arremesse a bola diretamente em sua prpria meta ser ordenado pelorbitro cobrana de arremesso de canto, em qualquer circunstncia.

    02 O tempo mximo para a cobrana ser de 05 seg aps a autorizao do rbitro.

    PENALIDADE: Reverso em tiro de meta a favor da equipe adversria.03 Os atletas do quadro oposto ao daquele que executar o arremesso de canto nopodero aproximar-se a menos de 05 m da bola, at que esta esteja em jogo.

    04 -Havendo qualquer outra infrao, o arremesso ser repetido.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    12/16

    Regra n. 14: Arbitro/Oficiais de Arbitragem

    VANTAGEM

    Vantagem, o item mais importante das Regras do jogo, o qual o rbitro tem por obrigaofazer cumprir, dando oportunidade para que nunca seja beneficiado o infrator. Porm, noaproveitada a vantagem, o rbitro no dever marcar a infrao.Os cartes disciplinares aplicados aps esta determinao devem, obrigatoriamente, seremanotados em smula como infrao individual e coletiva, sendo as coletivas at a 7infrao.

    DEVERES DOS OFICIAIS DE ARBITRAGEMEM todas as categorias, so trs os oficiais dearbitragem, sendo dois rbitros e um representante, responsveis pelo controle de umapartida de Futebol 7 Society. A principal responsabilidade cabe aos rbitros, que dirigem o

    ogo dentro do campo e so autoridades mximas da partida, tendo ambos os mesmospoderes.

    SO DEVERES DOS RBITROS:

    01 -Aplicar as regras e decidir quaisquer divergncias oriundas da prtica do Futebol 7Society. Suas decises em matria de fato sero finais, desde que se relacionem com oresultado da partida. Suas funes comearo no momento de sua entrada no campo ondeser realizada a partida e terminaro com a entrega do seu relatrio entidade a queestiver vinculado.

    02 -No momento em que autorizar o incio da partida, o seu poder de penalizao extensivo s infraes cometidas mesmo quando o jogo estiver temporariamente suspensoou a bola fora de jogo. Deve-se evitar punir tecnicamente quando a aplicao de

    penalidade for vantajosa para o quadro infrator, devendo punir o(s) atleta(s) faltoso(s)aps a finalizao da jogada.

    03 -Anotar todas as ocorrncias da partida em seu relatrio e fazer a entrega do mesmo aquem de direito, no prazo estabelecido, aps a realizao do jogo.

    04 -Interromper o jogo em virtude de qualquer infrao das regras. Suspender a partidapor motivo de ms condies atmosfricas, interferncia de espectadores ou de qualqueroutra causa que imponha tal medida, sempre que seu critrio assim julgar conveniente.Neste caso, dever relatar o ocorrido com preciso, observando o prazo estipulado para aentrega do mesmo a quem de direito.

    05 -Advertir qualquer atleta culpado de procedimento irregular ou de atitude incorreta e,no caso de reincidncia, impedi-lo de continuar participando da partida. Em tais casos, orbitro deve mencionar em seu relatrio o nome e demais dados do infrator e, compreciso, os motivos da infrao.

    06 -No permitir a entrada no campo, sem sua ordem, de qualquer pessoa alm dosatletas. Quando do pedido de tempo permitir somente a entrada do tcnico e domassagista. Entende-se por tcnico e massagista as pessoas registradas como tal nasmula de jogo e que no estejam uniformizadas como atletas.

    07 -Expulsar, sem prvia advertncia, atleta, tcnico, ou qualquer pessoa interveniente dapartida, culpado por conduta violenta e intencional integridade fsica de outrem.

    08 -Expulsar, sem prvia advertncia, atleta, tcnico, ou qualquer outra pessoainterveniente da partida, por atitudes atentatrias a moral ou por conduta antidesportiva.

    09 -Dar sinal para recomear o jogo depois de todas as interrupes.

    10 - Quando marcar uma falta deve designar o infrator, ordenando ao representante orespectivo registro.

    11 -Ter aferida a distncia de 05 m em passos, pois somente ao rbitro cabe autoridadepara estabelecer a distncia regulamentar.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    13/16

    12 -No concordar com propostas para alterar as regras oficiais.

    13 -Inspecionar e aprovar, ou no, o aparelhamento da partida, equipamento dos atletas,inclusive as condies do campo de jogo, antes ou nos intervalos das partidas, ou quandoneste sentido for solicitado por quem de direito.

    14 -No caso do apito falhar ou no ser ouvido em determinadas fases do jogo, deverusar de quaisquer meios disponveis para interromper a partida.

    15 -Decidir se a bola escolhida corresponde s exigncias oficiais.

    16 -Parar o jogo se, na sua opinio, um atleta estiver seriamente acidentado, fazendo comque, de imediato, lhe sejam prestados os socorros necessrios. No permitam oatendimento dentro do campo. Ordenem sua conduo a linha lateral ou de fundo.

    17 -Se um atleta estiver levemente machucado a partida no ser interrompida at que abola deixe de estar em jogo.

    18 MECNICA DE ARBITRAGEM Os rbitros devero acompanhar o jogo de perto,correndo TODA a extenso do campo, para que sempre estejam prximos das jogadas.Assim, quando apitar, no permitir dvidas aos participantes do jogo. permitida,eventualmente, a troca de diagonal, assim como a troca de lado com a bola fora de jogo,desde que, um dos oficiais sempre esteja colocado prximo a mesa do representante.Quando do pedido de tempo e final de partida, devero postar-se no centro do campo.

    OBS. 01:Um dos oficiais ser CHEFE DE EQUIPE, designado pela Confederao ouFederao no ato de sua escalao, ao qual caber a responsabilidade determinada peloDepartamento de Oficiais.

    OBS. 02: A responsabilidade de verificao do posicionamento dos atletas, quando dacobrana de penalidade mxima, ser sempre do rbitro chefe de equipe, que deverpostar-se na linha frontal da rea, enquanto ao outro rbitro caber a fiscalizao dogoleiro e meta, devendo postar-se na diagonal do primeiro.

    SO DEVERES DOS REPRESENTANTES

    01 Plaquetas para infraes:Manter 01 par de plaquetas numeradas de 01 a 07, mais o suporte de sustentao dasmesmas, com a finalidade de anunciar as infraes coletivas cometidas pelas equipes.As plaquetas tero o fundo branco, com os nmeros de 01 a 06 em preto e o nmero 07em vermelho, sendo que estas devero medir 15 x 30 cm.Poder ser utilizado equipamento similar, desde que aprovado pela entidade.

    02 Bandeira de solicitao de tempo:

    Manter 02 bandeirolas com os tamanhos de 20 x 15 cm, na cor verde, tendo a hastecomprimento de 30 a 50 cm. Estas sero afixadas no mesmo suporte das plaquetas parainfraes, quando do pedido de tempo por parte das equipes.Poder ser utilizado equipamento similar, desde que aprovado pela entidade.

    03 Procedimento do representante.

    a) A cada infrao coletiva o representante colocar no local adequado, e bem visvel aosdois lados, a plaqueta com o nmero correspondente infrao. As plaquetas devero ser colocadas no lado que a equipe defende. Quando da 7 infrao, a plaqueta dever ser mantida at o final do perodo. As bandeirolas devero ser colocadas quando do pedido de tempo das equipes e mantidaat o final de cada perodo.

    b) Avisar ao rbitro quando da 4 infrao individual dos atletas, fazendo o sinalconvencionado. Informar aos rbitros quando da 7 infrao coletiva das equipes,levantando a plaqueta correspondente.

    c) Marcar o 01 minuto do tempo tcnico.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    14/16

    d) Marcar os 02 minutos dos cartes disciplinares.

    e) recomendado, para melhor visualizao e leitura da smula de jogo, que sejamutilizadas canetas de cores diferentes para cada perodo de jogo e prorrogao.

    f) A smula de jogo, sua conduo, preenchimento e devoluo de responsabilidade dorepresentante.

    RECOMENDAES AOS OFICIAIS DE ARBITRAGEM

    01 -Observe bem o campo de jogo antes do incio da partida. Verifique se tudo est emordem, as condies das marcaes do campo, os postes das metas. Examine as redes everifique se esto firmes e se as aberturas no permitem a passagem da bola.

    02 - Antes do incio de cada partida examine as bolas, verifique se esto em condies deogo. Escolhida a bola do jogo, as demais devero ficar junto mesa do representante.

    Somente poder ser utilizada a bola oficial da entidade sob cuja jurisdio estiver sendorealizada a partida, inclusive para o aquecimento no campo de jogo.

    03 -Observe antes do jogo, quais os atletas que sero os goleiros. No permita que outroatleta tenha os privilgios destes.

    04- Nunca inicie uma partida com menos de 06 atletas e nem a prossiga se uma ou asduas equipes ficarem reduzidas a 04 atletas, seja por que motivo for.

    05 -Examine os calados dos atletas antes do incio do jogo, durante ou no intervalo.

    Sempre que achar necessrio, ou se tiver motivos, examine qualquer outra partedo equipamento.

    Havendo irregularidades, exija imediatamente o cumprimento das determinaes.

    Se no for obedecido, ordene que deixe o campo at a sua regularizao. Esta determinao tambm cabe aos atletas que estiverem usando peas que

    possam causar danos a si ou aos demais, tais como anis, pulseiras, brincos,piercings ou qualquer tipo de gesso ou atadura com talas de metal, plstico oumadeira.

    06 -Exija que todas as pessoas intervenientes da partida sejam registradas em smula,pois s assim tero condies de participao.

    07 -Caso haja algum acidente no transcorrer da partida, no permita que o atleta sejaatendido dentro do campo. Providencie sua remoo e prossiga com o jogo.

    08 -Solicite ao representante anotar quem deu a sada no primeiro tempo, no sentido de

    evitar confuso na etapa complementar.

    Exija que todos os atletas estejam em seu campo de defesa quando da sada debola, obedecendo distncia regulamentar, e s permita a invaso quando o atletaencarregado do pontap inicial tocar na bola.

    Use sempre cronmetro para marcar os tempos de jogo e descanso dos atletas. Nunca de ouvidos a reclamaes dos atletas, continue atuando com serenidade. Quando determinar uma marcao, no modifique esta deciso.

    09 Lembre-se sempre que o objetivo do jogo a marcao dos tentos, portanto, estudebem a regra que o determina, pois um jogo poder ser decidido atravs de um tentoacidental. Tenha sempre em mente que o tento s ser valido quando ultrapassarINTEIRAMENTE a linha de gol entre os postes e sob o travesso.

    11 Aps a 7 infrao tcnica, por perodo de jogo, a equipe infratora sofrer umapenalidade mxima, seja qual for a posio da bola neste momento, desde que,naturalmente, a bola esteja em jogo.

    12 -Lembre-se de que todas as infraes tcnicasdos atletas, cometidas dentro da sua

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    15/16

    prpria rea de meta originam penalidade mxima, portanto, a aplicao das infraes decapital importncia.

    13- Antes de autorizar a cobrana de uma penalidade mxima, verifique se a bolaencontra-se em posio correta. Observe que, se a bola bater na trave, o atleta queexecutou o tiro no poder toc-la novamente antes de ter sido tocada por outro atleta.

    14 - PENALIDADE MXIMA:na cobrana, o goleiro dever estar com parte dos ps,obrigatoriamente, em cima da linha de gol, sendo permitido movimentar-se lateralmente.

    Na cobrana da penalidade mxima os atletas no envolvidos devero estar a umadistncia mnima de 05 m atrs da linha da bola, somente podendo avanar aps oatleta encarregado da cobrana ter desferido o chute.

    Em caso de irregularidade da equipe defensora e o tiro no resulte em gol, acobrana ser repetida. Caso resulte em gol, o tento vlido.

    Se houver irregularidade da equipe executora, mesmo resultando em gol, acobrana ser repetida. Caso no resulte em gol a jogada prossegue normalmente.

    15 No permita a participao de atleta sangrando. Ordene a sua sada, s permitindo oretorno aps os devidos atendimentos e com a sua autorizao.

    16 Os dois rbitros tem os mesmos poderes, porm, se houver discordncia quanto smarcaes, prevalecer sempre a deciso do CHEFE DE EQUIPE.

    17 No permita que os treinadores aproximem-se da ZONA DE SUBSTITUIO quandoministrarem instrues suas equipes.

    18 Exija dos treinadores o fiel cumprimento das recomendaes a eles determinadas naregras do jogo, pois as desobedincias lhes acarretaro punies disciplinares.

    19 Observe sempre que as prorrogaes determinadas pelas Regras Oficiais so de 10minutos (05x05), sem intervalo, apenas com a mudana de lado das equipes. Asprorrogaes so continuao do jogo, portanto, continuam valendo as somatrias deinfraes individuais e coletivas, alm de todos os cartes disciplinares.

    20 A contagem dos 5 segundos pelos oficiais de arbitragem dever ser feita com asmos acima da cabea, de forma clara e visvel.

    21 Quando do WO no h obrigatoriedade da simblica sada de bola, basta avisar aocapito da equipe presente.

    22 Estude bem as aplicaes dos cartes disciplinares, pois os mesmos acarretarosempre uma infrao individual e coletiva.

    23 Quando das ocorrncias em uma partida, a equipe de arbitragem dever apresentarrelatrio nico dentro do prazo estabelecido (at s 18h00 do 1 dia til aps o jogo).

    24 O tempo para restabelecimento do jogo devido a intempries ou outras paralisaesser de 30 minutos, no mximo. 25 Os rbitros devero informar o tempo JOGADOapenas ao capito da equipe, quando solicitado no pedido de tempo.

    26 A no comunicao das infraes no impede as punies. Ex.: o representante noinforma da 7 coletiva ou da 4 individual, mas o rbitro deve fazer cumprir a regra.

    27 O delegado da partida, devidamente autorizado, poder utilizar-se da cadeira ao ladodo representante.

    28 Sempre aguarde o atleta punido com carto disciplinar AZUL ou VERMELHO deixar

    completamente o campo de jogo antes de reiniciar a partida.

    29 Lembre-se de que SEMPRE dever ter um atleta como capito de cada equipe dentrode campo.

  • 7/25/2019 Regra everfoot 2012

    16/16

    Regra n. 16: Do Desempate

    1- Para critrio de classificao em competio, ser observada a seguinte pontuao:

    Vitria= 03 pontos / Empate= 01 ponto / Derrota= 00 ponto.

    NICO- Em caso de empate no nmero de pontos entre duas ou mais equipes na fasede classificao, o critrio de desempate ser o seguinte, nesta ordem:

    Maior nmero de vitrias; Maior saldo de gols; Maior nmero de gols a favor; Menor nmero de gols sofridos; Menor nmero de cartes disciplinares;

    (tendo por peso: AMARELO = 01 / AZUL = 03 / VERMELHO = 05).

    Sorteio.

    DECISO POR PENALIDADE MXIMA

    01 - A disputa de penalidades mximas ser em nmero de 03 (trs) para cada equipe,executadas alternadamente. Permanecendo o empate, as cobranas sero alternadas porequipe, at que uma equipe obtenha vantagem sobre a outra.

    02 Qualquer atleta registrado em smula poder executar as penalidades, no havendoobrigatoriedade de troca para as cobranas.

    03 Os atletas que estiverem cumprindo punio por cartes disciplinares no poderoexecutar as cobranas.

    04 Quando da deciso por penalidades, todos os membros da comisso tcnica e osatletas no envolvidos na cobrana devero permanecer atrs da linha central.

    POSICIONAMENTO DOS RBITROS

    1 rbitro Responsvel pela autorizao da cobrana e pela marcao do tempo.Dever estar postado na linha de sada e de costas para o gol.

    2 rbitro Responsvel pela fiscalizao da cobrana e pela confirmao do gol.Dever estar posicionado na linha frontal da rea de meta, de frente para o campo.