REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE...

44
REFLEXÃO DA LUZ RI = raio incidente N = reta normal RR = raio refletido i = ângulo de incidência r = ângulo de reflexão S = superfície refletora PRIMEIRA LEI DA REFLEXÃO RI, N e RR são coplanares (pertencem ao mesmo plano). SEGUNDA LEI DA REFLEXÃO i = r

Transcript of REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE...

Page 1: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

REFLEXÃO DA LUZ

RI = raio incidenteN = reta normalRR = raio refletidoi = ângulo de incidênciar = ângulo de reflexãoS = superfície refletora

PRIMEIRA LEI DA REFLEXÃO

RI, N e RR são coplanares (pertencem ao mesmo plano).

SEGUNDA LEI DA REFLEXÃO

i = r

Page 2: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

REFLEXÃO REGULAR

(OU ESPECULAR)

Ocorre em superfícies

polidas e forma

imagens nítidas.

REFLEXÃO DIFUSA

Ocorre em superfícies

irregulares e não forma

imagens nítidas.

Page 3: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:
Page 4: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO

Page 5: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO

Page 6: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO

Page 7: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO

Page 8: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO

Page 9: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO

Page 10: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO

A imagem será:

VIRTUAL (forma-se “atrás” do espelho);

SIMÉTRICA (todos os pontos da imagem têm a mesmadistância do espelho que os pontos correspondentesdo objeto têm);

do MESMO TAMANHO que o objeto;

DIREITA (não é invertida, “de cabeça para baixo”);

ENANTIOMORFA ou REVERTIDA (com forma contrária,ou seja, é invertida apenas no eixo horizontal).

Page 11: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

CAMPO VISUAL

Região na qual um objeto pode ser visto por umobservador através da reflexão em um espelho.

Page 12: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

CAMPO VISUAL

Região na qual um objeto pode ser visto por umobservador através da reflexão em um espelho.

Page 13: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS

Page 14: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

ASSOCIAÇÃO DE ESPELHOS

𝑛 =360°

𝛼− 1

𝑛 = número de imagens𝛼 = ângulo entre os espelhos

NÃO DECORE A FÓRMULA!!!

Page 15: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

(Unesp) A figura a seguir representa um espelho plano, umobjeto, O, sua imagem, I, e cinco observadores em posiçõesdistintas, A, B, C, D e E. Entre as posições indicadas, a únicada qual o observador poderá ver a imagem I é a posição

a) A. b) B. c) C. d) D. e) E.

EXEMPLO

Page 16: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:
Page 17: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

REFRAÇÃO DA LUZ

Refração da luz é a MUDANÇA DA VELOCIDADE (DA LUZ)devido à mudança do meio de propagação.

O desvio nem sempre acontece. Existe um ângulo deincidência para o qual não ocorre o desvio, mesmohavendo a mudança do meio de propagação.

Porém, havendo a mudança do meio de propagação,haverá a mudança de velocidade da luz e, mesmo semdesvio, ocorre a refração.

Page 18: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:
Page 19: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:
Page 20: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

ÍNDICE DE REFRAÇÃO ABSOLUTO

O índice de refração absoluto (𝑛) de um meio, paradeterminada luz monocromática, é a razão entre avelocidade da luz no vácuo (𝑐) e a velocidade da luz nomeio considerado (𝑣).

𝑛 =𝑐

𝑣

𝑐 = 3 ∙ 108 Τ𝑚 𝑠

𝑛 é ADIMENSIONAL.

Page 21: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Pensando na expressão 𝑛 =𝑐

𝑣...

A velocidade da luz no vácuo (𝑐) é a maior possível,logo não existe 𝑛 < 1.

O menor índice de refração absoluto é o do própriovácuo (𝑛𝑣á𝑐𝑢𝑜 = 1).

Por aproximação, consideraremos o índice derefração absoluto do ar igual ao do vácuo.

(𝑛𝑎𝑟 = 𝑛𝑣á𝑐𝑢𝑜 = 1)

Page 22: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

REFRAÇÃO DA LUZ

RI = raio incidenteN = reta normalRR = raio refratadoi = ângulo de incidênciar = ângulo de refração

PRIMEIRA LEI DA REFRAÇÃO

RI, N e RR são coplanares (pertencem ao mesmo plano).

SEGUNDA LEI DA REFRAÇÃO (Lei de Snell-Descartes)

𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑛𝑜 𝑒𝑛𝑠𝑖𝑛𝑜 𝑚é𝑑𝑖𝑜

Page 23: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

CONSEQUÊNCIAS DA LEI DE SNELL-DESCARTES

Meio 1 é menos refringente do que o meio 2.

Page 24: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Meio 1 é mais refringente do que o meio 2.

CONSEQUÊNCIAS DA LEI DE SNELL-DESCARTES

Page 25: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

CONSEQUÊNCIAS DA LEI DE SNELL-DESCARTES

Page 26: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

DIOPTRO PLANO

AR

ÁGUA

Page 27: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

ESPELHOS ESFÉRICOS

E

LENTES ESFÉRICAS

Page 28: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

ESPELHOS ESFÉRICOS

Page 29: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

REPRESENTAÇÃO

LUZ

ESPELHOCÔNCAVO

ESPELHOCONVEXO

LUZ

Page 30: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

COMO ENCONTRAR UMA IMAGEM EM ESPELHOS CURVOS?

EP

Page 31: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Imagem no espelho convexo

Espelho de segurança

Caso único

EP

IMAGEM VIRTUAL;DIREITA;MENOR DO QUE O OBJETO.

Page 32: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Imagens no espelho côncavo

VOCÊ NÃO PRECISA CONHECER OS CASOS DO PRÓXIMO“SLIDE”.

CONHEÇA O TIPO DE IMAGEM DO ESPELHO PLANO E DOCONVEXO.

QUALQUER TIPO DIFERENTE DE IMAGEM SERÁ DO ESPELHOCÔNCAVO.

NO ESPELHO CÔNCAVO AS IMAGENS PODEM SER:MAIORES; INVERTIDAS;REAIS.

Page 33: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Imagens no espelho côncavo

1º caso 2º caso 3º caso

4º caso 5º caso

Espelho de maquiagem

Page 34: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

REPRESENTAÇÃO DAS LENTES

LUZ LUZ

LENTECONVERGENTE

LENTEDIVERGENTE

Page 35: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Imagem na lente divergente

Olho mágico, visor de câmera fotográfica analógicaCaso único

EP

IMAGEM VIRTUAL;DIREITA;MENOR DO QUE O OBJETO.

Page 36: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Imagens na lente convergente

VOCÊ NÃO PRECISA CONHECER OS CASOS DO PRÓXIMO“SLIDE”.

CONHEÇA O TIPO DE IMAGEM DA LENTE DIVERGENTE.QUALQUER TIPO DIFERENTE DE IMAGEM SERÁ DA LENTE

CONVERGENTE.NA LENTE CONVERGENTE AS IMAGENS PODEM SER:

MAIORES; INVERTIDAS;REAIS.

Page 37: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Imagens na lente convergente

1º caso 2º caso 3º caso

4º caso 5º caso

Câmera fotográfica analógica Projetor de “slides”

Lupa

Page 38: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

RESUMINDO...

ESPELHO PLANO: IMAGEM DO MESMO TAMANHO QUE O OBJETO; IMAGEM VIRTUAL; IMAGEM DIREITA.

ESPELHO CONVEXO E LENTE DIVERGENTE: IMAGENS MENORES; IMAGENS VIRTUAIS; IMAGENS DIREITAS.

ESPELHO CÔNCAVO E LENTE CONVERGENTE: IMAGENS PODEM SER MAIORES, INVERTIDAS E REAIS.

Page 39: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

ÓPTICADA

VISÃO

Page 40: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Formação da imagemno olho humano normal

OBJETO LONGE OU PERTO = IMAGEM NA RETINA

Page 41: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Miopia

OBJETO LONGE = IMAGEM ANTES DA RETINA

Page 42: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Correção da miopia

A correção da miopia é feita com lentes divergentes.

NÃO SE PREOCUPE COM O DESENHO. COMO A IMAGEM É FORMADAANTES DA RETINA, A LENTE DIVERGENTE “JOGA” A IMAGEM PARATRÁS. LEMBRE-SE DE QUE OS MÍOPES NÃO PODEM IR AOZOOLÓGICO...

Page 43: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Hipermetropia

OBJETO PERTO = IMAGEM DEPOIS DA RETINA

Page 44: REFLEXÃO DA LUZ - santaterezinha.com.br · FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO. FORMAÇÃO DE IMAGENS NO ESPELHO PLANO A imagem será:

Correção da hipermetropia

o1i

2i

A correção da hipermetropia é feita com lentes convergentes.

NÃO SE PREOCUPE COM O DESENHO. COMO A IMAGEM É FORMADADEPOIS DA RETINA, A LENTE CONVERGENTE “JOGA” A IMAGEM PARAFRENTE.