Reação Popular nº184

8
O jornal que fala a sua língua 7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184 R$ 0,20 RP Reação Popular Bom Empreendedor poderá gerar até 4 milhões em benefícios Concurso e homenagens já movimentam Danado de Bom PÁG. 5 PÁG. 6 Dia das crianças é comemorado a semana toda em Cubatão PÁG. 8 Parque Anilinas: primeira fase será entregue esse mês José Mario Alves/PMC PÁG. 2 BID vem conhecer bairro Água Fria a pedido de Marcia Rosa PÁG. 5

description

Jornal Reação Popular

Transcript of Reação Popular nº184

Page 1: Reação Popular nº184

O jornal que fala a sua língua7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184 R$ 0,20

RPReação Popular

Bom Empreendedor poderá gerar até 4 milhões em benefícios

Concurso e homenagens já movimentam Danado de Bom

Pág. 5

Pág. 6

Dia das crianças é comemorado a semana toda em Cubatão

Pág. 8

Parque Anilinas: primeira fase será entregue esse mês

José Mario Alves/PMC

Pág. 2

BID vem conhecer bairro Água Friaa pedido de Marcia Rosa

Pág. 5

Page 2: Reação Popular nº184

O Parque Anilinas está sendo totalmente reformado e conta-rá com um complexo esportivo, cultural e de lazer. Nessa primei-ra fase será entregue um novo e moderno circuito de skate, qua-dras esportivas e áreas de arbo-rismo e tirolesa que prometem tornar o lazer dos visitantes ain-da mais especiais. Inaugurado em 20 de outubro de 1979, tem 54 mil m² e se tornou o espaço de lazer e diversão da população cubatense.

No último dia 29, foi reali-zada uma visita técnica na área de skate, construída no Parque Anilinas. O objetivo foi percor-rer todo o circuito e conferir de perto a área que possibilitará manobras radicais, com obstá-culos como bancos, corrimões, muretas, escadas, rampas, bura-cos, barrancos e paredes.

Os skatistas apontaram alguns locais que merecem adequações para que as ma-

nobras aconteçam com mais segurança. O arquiteto da Prefeitura garantiu que todas as adequações necessárias se-rão feitas no circuito. A visita contou com a presença dos

skatistas Aritai, Akira, Rena-to Alisson, Kleber, Marcelo (Negão) e Dande (Bike), o ar-quiteto da Prefeitura Amauri Barros, os secretários munici-pais Renèe Castro Fernandes

(Esportes e Lazer), Welington Borges (Cultura), Fernando Alberto Henriques Junior (Comunicação Social) e o diretor de Cultura, Joaquim Eduardo Teixeira.

O Reação Popular é uma publi-cação semanal da 2L Fábrica de Idéias Comunicação Social Ltda. CNPJ - 09.142.963/0001-02Circula em toda a Região Metropoli-tana da Baixada Santista.Endereço: Rua 13 de Maio, 429, sala 21, Vila Nova, Cubatão. CEP: 11525-040Telefones: (13) 3324-0313/ 3372-7348E-mail: [email protected]

Editora: Luciana Lane Valiengo - MTb 30.758/SPDepartamento Comercial: Paulo Ricardo Hourneaux de MendonçaColaboração: Elisangela BezerraProjeto gráfico: FebertiDiagramação e tratamento deimagens: Paulo Roberto - MTb 35751 Todos os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamen-te, a opinião do jornal.

Expediente

7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184Serviço2

Vagas disponíveis no PAT em 30/09

Açougueiro ................................................02

Armador .....................................................03

Aux. Enfermagem .....................................01

Aux. Enfermagem .....................................01

Aux. Mecânico Diesel ...............................02

Borracheiro ...............................................01

Carpinteiro.................................................05

Carpinteiro – PNE (*) ................................02

Coordenador de Fisioterapia ...................01

Eletricista ..................................................01

Eletricista FC e Montador ........................40

Eletricista Montador.................................05

Funileiro .....................................................01

Instrumentista Tubista .............................02

Mecânico ...................................................01

Mecânico de Autos ...................................01

Mecânico de Maq. Pesadas .....................02

Mecânico de Máquinas ............................01

Pedreiro Bloqueiro ....................................01

Supervisor de Montagem e Solda Naval .01

Supervisor Manutenção Mecânica .........01

Telefonista – PNE (*) ................................02

Função Vagas Função Vagas Função Vagas

Em defesa dos marajásA Câmara rejeitou a emenda da Prefeita à Lei Orgâ-

nica, que evitaria a concessão de futuras incorporações salariais, que, fatalmente, iriam criar novos marajás, com salários verdadeiramente de marajás.

Oposição ao funcionalismoOs vereadores de oposição, que fazem um baita alarde

dizendo que agem em defesa do interesse público, votaram em peso pela ampliação da farra do boi que a prática das incorporações representa para o dinheiro público. Eles querem que uns poucos venham a ganhar muito, enquanto a maioria divide as migalhas. Com isso, fazem oposição à maior parte dos servidores e a cidade.

Por que será?O corte de novas incorporações significaria econo-

mizar mais recursos para aplicar no Plano de Cargos e Salários, beneficiando a todos. Mas isso os vereadores de oposição não querem, querem manter a possibilidade de conceder privilégios apenas para alguns. Por que seria? Fica a pergunta no ar…

Puxão de orelha na SabespSó mesmo levando um “puxão de orelha” da Prefeita

para que a Sabesp – empresa do Governo estadual do PSDB – se veja obrigada a parar de fazer serviço sujo e porco em Cubatão com a sua ‘onda limpa’. A prefeita precisou embargar novamente as obras , que deixaram o Casqueiro um verdadeiro caos e todo esburacado, como também boa parte da cidade, até que a Saenge, emprei-teira contratada pelo Estado, arrumasse o que estava esburacado.

Só mesmo na marraRespeito pela cidade essa gente nunca teve, mas o

puxão de orelha surtiu efeito. Após o embargo, mesmo na marra, a empreiteira da Sabesp finalmente destinou trabalhadores para refazer os passeios públicos e vias que destruíram e deixavam indefinidamente sem conserto ou arrumavam muito mal e porcamente. Talvez por medo de perderem o prazo de suas obras, montaram uma grande operação para acelerar a recomposição e poderem reto-mar sua Onda Limpa. Espera-se que, dessa vez, o serviço seja menos sujo.

Prazo? Só se for o nossoProva da falta de respeito do governo estadual tuca-

no com Cubatão é que, mais uma vez, não conseguiram cumprir os prazos que eles mesmos estipularam para terminar com essa buraqueira. A data limite para a con-clusão de todas as obras, inclusive os reparos nas vias, era 30 de setembro. Como era previsto, jamais conseguiriam cumprir o prazo. Isto porque o ritmo imposto até então parecia mais uma provocação ao município.

Comédia tucanaApós a paralisação determinada pela prefeita, técnicos

da Sabesp e Saenge estiveram reunidos com o Secretário de Obras, Silvano Lacerda, para discutir as novas metas dos serviços do programa Onda Limpa. Advinhem qual foi a principal reivindicação dos representantes do esta-do? Isso mesmo. Na maior ‘cara de pau’, aproveitaram a oportunidade para pedir mais um prazinho para termi-narem o serviço. Só rindo mesmo, que isso já virou uma comédia tucana e uma tragicomédia para os cubatenses

COluna dO EuzébiOCONVERSE COM A PRESIDENTAPor Dilma Vana Roussef f

Mônica Batista Ferreira, 44 anos, pedagoga em São Paulo (SP) – Quais são os planos e projetos so-ciais para tirar as pessoas que moram nas ruas?

Presidenta Dilma – Mônica, lança-mos o Plano Brasil sem Miséria para atender aos 16 milhões de brasilei-ros que ainda vivem hoje na extre-ma pobreza no país. As pessoas que vivem nas ruas estão incluídas nesse número. Para chegar até elas, vamos

desenvolver a Busca Ativa: equipes de profissionais vão localizar e in-cluir essas pessoas no Cadastro Úni-co, para que possamos apoiá-las por meio do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada e inseri--las no mercado de trabalho. Além disso, desde 2007, em parceria com os municípios, nós implantamos 73 centros de referência e outros 28 es-tão em fase de implantação. A meta é chegar a 250 centros. Esses espaços funcionam ligados aos serviços de

acolhimento. Com isso, o caminho está traçado, para garantir a essas pessoas dignidade e cidadania. Em 2009, nós lançamos a Política Nacio-nal para População em Situação de Rua. O objetivo é assegurar amplo acesso a serviços de saúde, educação, previdência, assistência social, mo-radia, segurança, cultura, esportes, lazer, trabalho e renda, entre outros. No ano que vem, o governo federal fará uma pesquisa para reunir mais informações sobre essas pessoas.

Perguntas para a seção “Converse com a Presidenta” podem ser enviados para o e-mail [email protected] com nome completo, idade, profissão, bairro e cidade. Serão enviadas para a assessoria da presidenta os e-mails encaminhados até a próxima segunda-feira (19/9).

www.blogdoeuzebio.com.br

divERSãO E lazER

(*) PNE – Portador de Necessidades Especiais. Documentos necessários para a realização do Cadastro. Carteira de Trabalho, Certificado dos cursos de qualificação profissional, Comprovante de escolaridade, Comprovante de residência em nome do candidato ou dos pais (recente)RG e CPF, Título de eleitor, Todos os documentos devem ser originais e o candidato deve manter seus dados (end. e telefone) atualizados.

O novo site do Festival Danado de Bom já está no ar: www.cubataodanadode-bom.com.br. Assim é possí-vel conferir as atrações mu-sicais confirmadas na Festa, que acontece de 11 a 15 de novembro, como todas as informações sobre o evento, preço dos ingressos e pontos de venda, mapa com a loca-lização do Kartódromo Mu-nicipal e até mesmo um link sobre Cubatão, sua história e

belezas naturais, compõem o site. Há também espaço para as notícias do Festival, man-tendo todos informados so-bre as novidades do evento. No fim da tela, links enviam o internauta para as redes sociais do Danado de Bom, incluindo Facebook, Canal no Youtube e Twitter. O novo jingle e um vídeo explicati-vo sobre o evento também estão disponíveis na página eletrônica.

Exposição de maquetes, locomotivas, vagões, aviões, jatos, automóveis de guerra em miniatura poderá ser vis-tas no 3º Encontro de Ferre-omodelismo de Cubatão, nos dias 8 e 9 de outubro, das 9h às 17h, no Bloco Cultural Dr. José Edgard da Silva, Praça dos Emancipadores, s/nº - Centro. No dia 8, às 20h, no Bloco Cultural, tem apresen-tação do Grupo Demônios da Garoa e Banda Sinfôni-

ca de Cubatão. Os convites são limitados e devem ser retirados durante a expo-sição. Terá também a Mos-tra Fotográfica – São Paulo Railway - “Uma viagem no Tempo”, sobre a Ferrovia que partia de Jundiaí, atravessava a Serra do Mar e terminava em Santos. O 3º Encontro de Ferreomodelismo é realizado pela Prefeitura de Cubatão por meio da Secretaria de Cultura.

Site do Cubatão Danado de Bom 3º Encontro de Ferreomodelismo

Primeira fase do Parque Anilinas inaugura em outubro

Equipe técnica confere área de skate construída no Parque

Page 3: Reação Popular nº184

Cidade 37 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184

A festa acontece neste sábado, a partir das 20h, na quadra da escola Zennon. A entrada é gratuita e aberta ao público

FOlia

PaRTiCiPaÇãO dESEnvOlviMEnTO

Unidos do Morro apresenta Samba-Enredo O Grêmio Recreativo

Escola de Samba Mocidade Unidos do Morro apresenta neste sábado, 08, a partir das 20 horas, na quadra da escola Zennon, localizada na Rua do Alojamento, s/ nº, na Fabril, o Samba-Enredo 2011: “No arrasta pé da alegria, a Mo-cidade faz o forró virar folia”. A composição será interpre-tada por Fernandinho, Jhol, Kiscuo, Carlinhos e Marcelo.

Com entrada franca e aberta a todo o público, o

evento contará ainda com a apresentação das baterias show das escolas de sam-ba Independência, Nações Unidas, Diva Imperial (SV) e X-9 (campeã santista do Carnaval 2011). A noite será completada com uma roda de samba com os in-tegrantes do Projeto Sam-ba da Ladeira e do Grupo Eskina do Samba (Santos) e com a apresentação da qua-drilha junina da Tia Bola, campeã Estadual 2011 do

concurso de quadri lhas juninas.

Carnaval 2012 Fundado em 10 de janeiro

de 1988, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Unidos do Morro prome-te surpreender no próximo Carnaval. Composta por moradores dos bairros Cotas, Água Fria e Pilões, a escola foi vice-campeã do Carnaval de Cubatão 2010 e ocupou a terceira colocação em 2011.

Falando sobre a origem do forró até sua evolução, sem esquecer de Luiz Gonzaga, a Unidos do Morro quer home-nagear o povo nordestino por meio desse ritmo que conta-gia. Para contar essa história, a escola levará mil integrantes para a avenida, além de qua-tro carros alegóricos e três casais de porta-bandeira e mestre sala (dois adultos e um mirim).

“A expectativa da nossa agremiação é muito positiva

e esperamos fazer um desfi-le alegre, feliz, que contagie todo o público. Estamos pre-parando uma surpresa que, com certeza, irá levantar a arquibancada e animar todo o público”, afirma Ricardo Soares Dias, diretor geral de Carnaval.

Atualmente, o Grêmio Recreativo é presidido por uma Comissão de Carnaval, composta por: Amélia de Souza (presidente da Comis-são); Ricardo Dias (diretor

geral de Carnaval); Wanda dos Reis (tesoureira); Edson Soares (1º diretor de patri-mônio); Enivaldo da Silva (2º diretor de patrimônio) e Rogéria Rocha (diretora de eventos).

Em ritmo de Carnaval, a Unidos do Morro tem reali-zado, a cada 15 dias, o Projeto Samba da Ladeira (roda de samba) e ensaio da bateria nota 10 do Carnaval 2011. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

José Mário Alves/PMC

Henrique Ramos/PMC

Delegados acompanham demandas do OP Marcia Rosa dá palestra sobre políticas públicas na UniSantos A Prefeitura de Cubatão

apresentou para os delegados do Orçamento Participativo (OP) o resultado das deman-das prioritárias inclusas na peça orçamentária para 2012, para cada uma das seis regiões em que o Município foi dividido, na última sexta-feira, dia 30. O documento também já foi entregue para a Câmara Mu-nicipal e possui uma receita total de R$ 935.635.820,00 e uma despesa total de R$ 868.852.820,00.

De acordo com a prefeita Marcia Rosa, as áreas sociais continuam sendo priorizadas, especialmente Educação, Saúde e Cidadania, bem como se man-tém o objetivo de dar cada vez mais oportunidades à população para manifestar suas necessida-des, através da valorização do instrumento democrático que é o Orçamento Participativo.

Desta vez, como comenta-ram a prefeita e o secretário de Planejamento Governamen-tal, Marco Antonio Arroyo Valdebenito, os delegados do Orçamento Participativo estão tendo a oportunidade de acom-panhar plenamente o processo, desde a pesquisa por eles feita

das demandas populares, orde-nação por prioridades e inclu-são na peça orçamentária, até o acompanhamento que farão dos trabalhos legislativos para aprovação do Orçamento e, de-pois, a fiscalização da própria execução do Orçamento pela Prefeitura em 2012.

Demandas incluídas No documento foram in-

cluídas as seguintes deman-das da população: Região 1, reconstrução e urbanização

da orla da Avenida Beira Mar; Região 2, canalização dos cór-regos que cortam os bolsões e construção de calçadão; Re-gião 3, drenagem da Vila Natal e Vila Esperança; Região 4, me-lhoria nas creches da Vila São José e instalação de Unidade Básica de Saúde na Vila Nova; Região 5, remodelação da Pra-ça Miguel Batista da Guarda; Região 6, construção de UBS no Pinheiro do Miranda e na Cota 95, e de creche no Pinhei-ro do Miranda.

“Sustentabilidade é algo que deve atender as neces-sidades das gerações pre-sentes sem comprometer a possibilidade das gerações futuras”. Foi esse o conceito desenvolvido pela prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, na palestra de encerramento do VII Encontro do Centro de Ciências Exatas e Tecnológi-cas (Exatec), na Universidade Católica de Santos (Unisan-tos), no último dia 30.Assistida por mais de 80 es-tudantes das áreas de Enge-nharia Química, Ambiental, Civil, Produção e tecnólogos da UniSantos, a prefeita ainda falou sobre os fatores chaves para o desenvolvimento sus-tentável, e pontuou a necessi-dade da pesquisa, do conheci-mento e da tecnologia. “Mais do que em qualquer época, a tecnologia deverá ser um dos fatores cruciais do desenvol-vimento sustentável. Com-promissos com o desenvolvi-mento tecnológico são e serão cada vez mais, compromissos de alto interesse social”.

Ao falar sobre gestão pública, a prefeita apontou a necessi-dade de conhecer experiên-cias bem-sucedidas em outros municípios, realizar ainda diagnósticos das diversas áre-as do município, além de criar projetos que definam práticas de preservação ambiental". Como exemplo de ações de sucesso implantadas em Cubatão, Marcia Rosa apre-sentou o IPTU do Bom Empreendedor e do Cartão

Servidor Cidadão, que além de prestar benefícios sociais, ainda fortaleceram o comér-cio de Cubatão.

VII ExatecO objetivo da Exatec é

divulgar e apresentar varia-das tecnologias, que podem ser aplicadas como soluções para diferentes áreas, em toda a Baixada Santista, estimulan-do assim o desenvolvimento regional.

Page 4: Reação Popular nº184

7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184gente de Cubatão4

PROTEÇãO

OPORTunidadE

A 1ª Cubatão Pet Week encerra com passeio de cães no Jardim Casqueiro e sábado tem um desfile de caninos

A 1ª Cubatão Pet Week, uma semana totalmente voltada aos animais de es-timação, continua sua pro-gramação neste sábado, dia 8, com um "desfile animal". Na passarela Pet Week di-versos caninos mostrarão as novidades do mundo cão fashion. O desfile começa às 16 horas, na rua Pedro de Toledo, nº 503, no Centro. Com o objetivo de conscien-tizar as pessoas da importân-cia da defesa da vida animal, a semana termina neste do-mingo, 09, com um passeio de cães, abertos a todos os moradores da cidade e seus cãezinhos. Os participan-

tes devem levar seu animal de estimação na coleira. Já para as raças como pitbull e rotwailler é recomendado o uso de fucinheiras.

A concentração será na Praça Vereador João Faus-tino Alvarenga (antiga Pra-ça do Joboleiro, local onde foi realizado o espetáculo Caminhos da Independên-cia), a partir das 9 horas, no Jardim Casqueiro. A cami-nhada começa às 10 horas pela Avenida Beira Mar até a Praça da Independência. Terá atração para os cãezi-nhos, donos e crianças.

Uma iniciativa da Cris Mari (Cris Mari Comunica-

ções) e Bel Moraes, o evento conta com o apoio da Prefei-tura Municipal de Cubatão, Associação Defesa da Vida Animal de Cubatão (AD-VAC), Instituto de Saúde e Meio Ambiente (ISAMA), Sabesp, Manancial AUD, Costa Segurança e TV Pólo.

A Cubatão Pet Week re-aliza diversos eventos, em conjunto com a ADVAC e a Secretaria Municipal de Saúde. Foi iniciada na última segunda-feira, 03, e que se-gue até este domingo. Con-fira a programação completa no www.cubataopetweek.com.br. Mais informações no 3304-0279.

Para as crianças e adolescen-tes que sonham em ser baila-rinas, o Projeto Escola Aberta da UME Alagoas, na Fabril, vai dar a oportunidade para realizá-lo. As inscrições para fazer aulas gratuitas aconte-cem neste final de semana.

A professora voluntária, Denise Roma, vai ministrar aulas de Ballet Clássico e en-volver as alunas no mundo da dança. Com vasta expe-riência profissional, Denise iniciou no Ballet Clássico em 1978 e não parou mais. Já participou de vários espetá-culos no Brasil e no exterior. Em Portugal fez vários tra-balhos e deu aulas em várias companhias de dança.

“Faço tudo com muito amor e acho que esse é o in-grediente para que tudo dê certo. Espero que as pessoas se interessem e aproveitem esta oportunidade dada, de levar a dança até a comunidade”.

Segundo Denise, a dança ajuda no desenvolvimento corporal e estimula os senti-dos. “O Ballet é uma atividade que envolve cultura e esporte, pois desenvolve a coordena-ção motora e os músculos. Quem dança aprende a inter-pretar melhor os movimentos do corpo. A minha intenção é que as alunas conheçam essa modalidade e tenham a oportunidade de se tornar uma bailarina”, afirma.

As aulas serão aos sába-dos e domingos, das 13 às 15 horas. Serão formadas duas turmas divididas por idades.

Semana dedicada aos animaistermina domingo

UME Alagoas dará aula gratuita de balé clássico

As inscrições serão nos dias 8 e 9 de outubro, das 13 às 15 horas, na UME Alago-as, Faixa do Oleoduto, s/n O

Projeto tem apoio da Secreta-ria de Educação, Cultura e Es-porte. Mais informações pelo telefone: 8836 1097- Denise.

Page 5: Reação Popular nº184

Em 2012, o programa IPTU do Bom Empreendedor, da Prefeitura de Cubatão, poderá gerar benefícios sociais para Cubatão de R$ 4 milhões, segundo o secretário muni-cipal de Emprego e Desenvol-vimento Sustentável, Benito Martinez Gonzalez, durante reunião com representantes das indústrias locais, no últi-mo dia 30.

O encontro debateu o apri-moramento da Lei 3.416, as-sinada em 2010 pela prefeita Marcia Rosa e que criou o programa, que prevê isenção

de até 10% no valor do Impos-to Predial e Territorial Urba-no às empresas que invistam em projetos sociais na cidade. Este ano, as isenções chega-ram a R$ 400 mil.

Benito Martinez Gonzalez apresentou inovações propos-tas pela Prefeitura e solicitou sugestões dos representantes das empresas, que serão anali-sadas por uma comissão mu-nicipal. Se aprovadas, serão incorporadas ao texto defini-tivo. Entre elas estão a isenção para empresas que admitirem trabalhadores locais com mais

de 50 anos e que contratem empresas de transportes de Cubatão.

Segundo Benito, existem, hoje, dezenas de transpor-tadoras na Cidade, as quais, obtendo prioridade em con-tratações, pelo Pólo Indus-trial, terão condições de crescer e gerar empregos. "Já as admissões de pes-soas com mais de 50 anos, aproveitarão o potencial de muitos trabalhadores nesta faixa etária, possibilitando o retorno ao mercado de mão--de-obra", completou.

Especialistas em Recur-sos Naturais do BID fizeram uma visita técnica no núcleo habitacional da Água Fria, nesta quarta-feira, dia 5. Os técnicos Joseph Christofer Milewski e Annette Killmer, atenderam ao convite da pre-feita Marcia Rosa, feito em Brasília na semana passada, para conhecer o núcleo. O governo do Estado de São Paulo pretende implantar um Jardim Botânico no lo-cal, cumprindo uma das me-didas previstas no Programa de Recuperação Socioam-biental da Serra do Mar, que conta com financiamento do BID. Na Água Fria, os téc-nicos conheceram as con-dições físicas e ambientais do local, além das moradias consolidadas, com registros da década de 1940.

Após a vistoria, seguiram para o gabinete da prefeitura, onde discutiram questões ju-rídicas pertinentes ao processo de criação do Jardim Botâni-co. O secretário municipal da Auditoria Interna, Ronaldo Cardoso, entregou aos repre-sentantes do BID, documentos

Cidade7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184

5diálOgO

2012

Após discutir impasses, fica claro que novo acordo é possível sobre Água Fria

Técnicos do BID visitam Jardim Botânico e analisam alternativas

IPTU do Bom Empreendedor poderá gerar R$ 4 milhões

que demonstraram de forma clara e que não existe nada que obrigue a saída das famí-lias da Água Fria. "Não existe nenhuma ação judicial transi-tada em julgado, que obrigue a saída das famílias", afirmou o secretário.

Diante disso, ficou clara a possibilidade de convergência entre o projeto inicial do Es-tado e o projeto alternativo municipal, já apresentado na secretaria de Estado do Meio Ambiente, fato observado e visto com bons olhos pelos representantes do BID.

Em sua apresentação, Ro-naldo Cardoso disse achar curioso o que está aconte-cendo. "O Ministério Pú-blico Estadual moveu essa ação nos idos anos 90, e no entanto ela foi contestada pelo próprio governo do Es-tado, através da Procurado-ria Estadadual. E concluiu: "O BID tem, dentro de suas finalidades, o financiamento de projetos sócio-ambientais que compatibilizem harmo-nicamente questões sociais e o meio ambiente de forma sustentável”.

José Mario Alves/PMC

Page 6: Reação Popular nº184

7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184Cultura6

SocialNa última quarta-feira (28), o Bloco Cultural foi palco para a entrega do dilploma 'Mário dos Santos', como forma

de agradecimento pelo compromisso social e parceria estabelecida das empresas, que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens da cidade de Cubatão. A entrega fez parte da comemoração

dos 40 anos do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática Mário dos Santos (CAMP)

Parabéns para o Arthur que comemorou seu primeiro

aninho no dia 02/10 para alegria dos pais Sidnei e Cristina

O diretor de comunicação da Prefeitura, Serafim Neto e esposa Ana, com o chefe de gabinete da prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva, José Carlos Ribeiro dos Santos (à direita), que completou mais uma primavera no último dia 30. Muita saúde e felicidade, são os votos dos colegas de trabalho, amigos, familiares e em especial, Helena e sua pequena Laura

Simone Monal com sua neta HEBILIN que

completou 9 aninhos no dia 5/10

danadO dE bOM nORdESTinO

O Festival Danado de Bom deste ano, que acontece de 11 a 15 de novembro, quer desco-brir talentos com o I Concurso Cultural Danado de Bom. As inscrições já estão abertas até 28 de outubro, na Secult (Av. Nove de Abril, 2275).

Podem participar nas cate-gorias artes plásticas, fotografia, vídeo, escultura, mural, moda e artesanato, dança, literatura, música e teatro. O tema é “O

maior Festival de Cultura Nor-destina fora do Nordeste”. Os artistas poderão se inspirar na alegria, sabores, cores e até ma-nifestações folclóricas daquela região brasileira para suas cria-ções, sempre levando em conta a relação da Cultura Nordestina com a cidade de Cubatão.

Na categoria Mural, os ar-tistas poderão pintar muros públicos ou particulares (desde que estejam autorizados), com

motivos ligados ao Nordeste e suas influências. Já no segmento Moda e Artesanato, os partici-pantes poderão desenvolver rou-pa ou objeto de decoração, trans-formando a matéria-prima em uma novidade. O regulamento do Concurso Cultural estará disponível, ainda esta semana, no site www.cubataodanadode-bom.com.br . Os trabalhos, em todos os segmentos artísticos, devem ser inéditos e originais.

Inscrições abertas para Concurso Cultural Camarão do Forró será um dos homenageados

José Ronaldo de Andra-de ou simplesmente “Seu Camarão”, é um dos ho-menageados no Danado de Bom deste ano. Nor-destino de Pernambuco, primeiro tomou gosto

pelo t r iâ ng u lo e depois se

apaixonou

pela sanfona, sendo músico autodidata.

Veio para Cubatão em 1981, em busca de uma opor-tunidade de trabalho e chegou a tocar forró pelas ruas para sobreviver. O primeiro em-prego foi como ajudante, em uma empresa dentro da área da então Cosipa (hoje Usiminas).

Especializado no repertó-rio de raiz, também conhecido como “Forro Pé de Serra”, for-mou o Grupo Camarão e Cia, em que canta e toca sanfona. Zé Al-meida (triângulo e voz) e Sérgio (Zabumba) completam a banda.

Artistas da cidade podem participar em várias categorias, com tema relacionado ao Nordeste

Page 7: Reação Popular nº184

Esportes7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição

7

Horóscopo

Áries Libra

LeãoAquário

Touro Escorpião

Virgem PeixesGêmeos Sagitário

Capricórnio

Serena Santiago

De 7 a 14 de outubro

Cancer

PEdalada

ESTadual

diSPOSiÇãO

Organize-se no lar, ar-rume sua vida domés-tica e tudo a sua volta entrará em harmonia.

Fique atento porque al-guém muito especial deve aparecer em sua vida. Momentos de in-tensa alegria.

A paciência é um pro-cesso lento de apren-dizagem, porém após desenvolvê-la verá que os efeitos serão dura-douros.

Aproveite fase de criativi-dade e mostre suas boas ideias. Uma parceria pode abrir novos caminhos.

Momento tranquilo no lado afetivo. Você sente-se mais seguro em relação ao outro.

Você tem pensado muito mais nos outros do que em você mesmo. Mas de nada adianta preocupar-se, sem nada resolver.

Será chamado para ações em grupo, volta-das para a comunidade. Aproveite, lhe trarão óti-mas experiências.

Você perde muito tempo preocupado com sua ima-gem. Nem sempre desis-tir significa fraqueza.

Suas energias não po-dem ir apenas para o tra-balho. Os amigos estão sentindo sua falta.

Período de reclusão, mas será para seu crescimento interior. Não deixe de acreditar em suas capacidades.

Muitas pessoas não compreendem suas mudanças de opinião. É que nem todos acompa-nham seu raciocínio rá-pido. Tenha paciência.

Convites para viagens curtas, com amigos. Aproveite para relaxar e sair da rotina.

Fotos: Henrique Ramos/PMC

Prova São Francisco de Assis reúne 350 atletas A festa de aniversário dos 40

anos da Paróquia São Fran-cisco de Assis, na Vila Nova, teve como uma das atrações a prova pedestre que reuniu no domingo, dia 2, cerca de 350 competidores entre cor-redores na prova de 5 Km, e caminhantes no percurso de 2,5 Km, pelas ruas do bairro.

O vencedor da prova dos 5km foi o atleta da Se-mes/Cubatão, Adilson Al-ves do Nascimento, com o tempo de 16m45s. Entre as

mulheres, Lenir de Castro Mota foi a vencedora, com 22m22s.

Outros destaques no masculino foram: Ivan Ce-lino, em 2º lugar, 17m cra-vados; Joaldo Costa Pinto, em 3º, 17m1s, e Emerson Ananias da Silva, em 4º lu-gar, com 17m7s. Maria Ro-drigues, da Paróquia São Francisco, foi a vice-cam-peã entre as mulheres, com 24m53s, seguida de Maria Aparecida Pereira Marques,

do Jardim Casqueiro, em 3º lugar, com o 25m26s.

Além da premiação com troféus aos cinco melhores colocados, houve ainda sor-teio de brindes oferecidos pe-los comerciantes cubatenses. A prova foi organizada pela Coordenação de Esportes da Paróquia São Francisco de Assis, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e apoio da equipe de pedestrianismo de Cubatão.

Os Jogos Escolares de Cubatão (JESC 2011) co-meçaram no último dia 30 e prosseguem até 22 de outu-bro, movimentando alunos de 10 escolas da rede mu-nicipal, na disputa de oito modalidades: Tênis de Mesa, Futebol de Salão, Queimada, Handebol, Xadrez, Atletis-mo, Pedestrianismo e Bas-quete. Alguns resultados já estão definidos.

No Futebol de Salão, a equipe vencedora foi a UM E João R amalho, da Vila Nova e a vice Pedro I, da Vila Natal. No xadrez mirim o título foi para Vi-nicius de Oliveira Martins, do Vale Verde; quem levou a melhor no infantil foi Ro-drigo Gonçalves, da UME

Padre José de Anchieta. O tênis de mesa também

definiu os campeões mirim Vinicius Maia, no masculino e Franciely Féliz, feminino. E no infantil venceram Maria de Alice Andrade e Lucas Ricardo.

Os jogos de basquete es-tão marcados para 8h desta sexta, dia 7, no Centro Es-portivo Pita. As provas de Atletismo acontecerão no sábado no dia 8, também a partir das 8h, no Conjunto Poliesportivo Roberto Dick, mesmo local. Dia 12, a mes-mo horário, acontecerá a pro-va de pedestrianismo.

O encerramento dos Jo-gos será no Centro Esportivo Castelo Branco, onde aconte-cerão as finais do handebol.

Final de Ciclismo em Cubatão

Time cubatense está perto da liderança

Neste domingo, dia 9, aconte-ce última etapa do Campeona-to Metropolitano de Ciclismo. A competição será realizada a partir das 8 horas, na Avenida Nove de Abril, no trecho entre a Rua Santo Antonio e Avenida Martins Fontes, na Vila Nova, com a participação de centenas de ciclistas de várias regiões do Estado. Serão três baterias nas categorias Sênior A (30/39 anos) e Sênior B (40/49 anos); Master A (50/59 anos) e Master B (60 anos em diante). A terceira e últi-ma bateria terá a largada às 10 ho-ras para as categorias Júnior, Sub 23 e Elite, e no feminino/MTB. A equipe Semes/Cubatão parti-cipará com oito atletas: Murillo Tito Rocha, Ricardo Henrique, Kleber da Silva, Rodrigo Melo, Ivan Bandeira, Acácio Sampaio, João Varela e Cícero Batista.

O Grêmio Aymoré Cubatão disputou no domingo, dia 2, no Centro Esportivo Armando Cunha, mais uma rodada do Campeonato Estadual de Me-nores Série Prata. Foram quatro jogos pelas categorias Sub 11, 13, 15 e 17, contra o ASP/Fut/ Várzea Paulista. O destaque foi a garotada do Sub 15, que venceu por 3 x 2, resultado que mantém o time cubatense em 3º lugar no geral, somando agora 22 pontos, três a menos do que o líder, AD Indaiatubense, que soma 25 pontos. Pelo Sub 11, o Grêmio Aymoré venceu por 5 x 1; no Sub 13, derrota por 6 x 3; e no Sub 17 também derrota por 2 x 9 para a equipe interiorana. A 3ª Rodada do 2º Turno será no sábado, dia 8,

COMPETiÇõES

Jogos Escolares seguem até dia 22 de outubro, reunindo alunos de 10 escolas da rede municipal

JESC 2011 já tem primeiros vencedores

Page 8: Reação Popular nº184

7 de outubro de 2011 - Ano 3 - Edição 184Especial8

Dia das Criançasespecial em CubatãoCom festividades a semana inteira na cidade, a data lembra a importância da educação, cultura e lazer na infância

bRinCadEiRaS

Dia 12 de outubro, com al-

moço às 12h e a festa às 16h

na sede da Associação, Ave-

nida Principal, 4253- Vila

Esperança. O evento contará

com cerca de 200 crianças.

Serão distribuídos brinque-

dos e terá shows, brinacadei-

ras e muitos doces que serão

distribuídos nesse dia

Dia 09 de outubro, a

partir das 13h, junto com

a Festa do Peixe, na Rua

Nadir Tereza Esteves. O

dia promete com muita

música e agitação com

grupos de dança e alguns

shows. Serão distribuídos

brinquedos e doces para as

crianças.

Dia 15 de outubro, a partir

das 14h, na Associação Unidos

do Caratê, na Avenida Tiraden-

tes, 100- Parque Fernando

Jorge. Além de brinquedos e

doces, haverá um Campeona-

to de Caratê para as 150 crian-

ças se divertirem. Os doces e

brinquedos foram doados pelo

Fundo Social de Solidariedade.

As atividades comemora-tivas da Semana das Crian-ças, de 9 a 14 de outubro, vão de apresentações musicais à contação de histórias. No do-mingo 9, às 10h30, a Banda Marcial e Banda Marcial In-fantil de Cubatão apresentam o concerto com músicas co-nhecidas do público, na Praça Frei Damião, Vila Nova.

A programação continua

com atividades na Bibliote-ca Municipal , Av. Nove de Abril, 1977, Centro, sempre às 14h, durante toda a semana. Na segunda-feira 10, haverá contação de histórias para as crianças e jogos de passa-tempo. Na terça,11, o público infantil poderá acompanhar o Show do Fuzuê, com mí-micas e palhaçadas teatrais. Fechando a programação da

Semana, no dia 14 de outubro, as crianças poderão partici-par de atividades de recorte e colagem.

Tribuna KidsNo dia 12, das 10 às 17

horas, no Kartódromo Mu-nicipal, Rua Embaixador Pe-dro de Toledo, s/nº - Centro, acontece o Tribuna Kids. O evento oferecerá uma série

de atrações e serviços públi-cos. No local será montado brinquedos inf láveis, jogos e brincadeiras. Terá também oficina de recreação, servi-ços de saúde, campeonato de vídeo-game, atividades culturais e de cidadania. O evento é realizado pela TV Tribuna, SESI e Prefeitura Municipal de Cubatão com apoio da Sebo Games.

O Fundo Social de Solida-riedade de Cubatão, entre-gou na manhã dessa quinta, dia 06, brinquedos e doces em algumas Instituições para a Comemoração do Dia das Crianças.Na Vila Esperança foi feita duas entregas: na Associa-ção Esporte Lazer e Cultura (ASELAC) e na Associa-ção Cubatão de Bem com Mangue (ONG-CBM). A secretária da CBM, Adriana Maria da Silva, fica feliz em

poder contar com a ajuda do Fundo Social para a festa das crianças. “As doações foram muito bem vindas". Na Ilha Caraguatá, quem recebeu a doação foi a So-ciedade de Melhoramentos. A presidente, Sarita, disse que a festa promete. "Fico agradecida pela doação dos doces e brinquedos. Desta forma podemos fazer uma festa digna para as crianças do bairro. Vai ser uma gran-de festa". A comemoração

vai acontecer junto com a Festa do Peixe, no dia 09 de outubro, a partir das 14 horas, na Avenida Nadir Te-reza Esteves.A Associação Cubatense de Capacidade para o Exercí-cio da Cidadania (ACCEC), também recebeu doação. Foram bolas, bonecas, car-rinhos e doces para alegrar a festa da garotada. “’É mui-to bom poder fazer uma criança sorrir e agradeço ao Fundo Social por nos aju-

dar nessa missão”, disse a Conselheira Tutelar, Maria Aureliana da Silva. A festa da Accec acontece dia 15 de outubro, às 14 horas na As-sociação Unidos do Karatê, Avenida Tiradentes, 100- Parque Fernando Jorge. A presidente do Fundo Social, Darcy Chumbo de Mendonça, ficou satisfeita em poder ajudar as entida-des. “Fico feliz em poder proporcionar a alegria das crianças”.

ONG CBM comemora Festa na Ilha Caraguatá Campeonato de Caratê

Fundo Social entrega doações para o Dia das Crianças