Reação Popular 210

8
Inaugurações de obras e shows marcam aniversário da Cidade PÁG. 3 Prefeita Marcia Rosa entrega escolas reformadas e moderna Avenida 9 de Abril O jornal que fala a sua língua 13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210 R$ 0,20 RP Reação Popular Cubatão comemora centenário do Santos FC PÁG. 7 Um ator a serviço da arte cubatense Escolinha de futebol da Água Fria é sucesso PÁG. 4 PÁG. 7 PÁG. 8 CEREST oferece atendimento exclusivo aos casos de cidente de trabalho PÁG. 2 Sinfônica e Coral Zanzalá intepretam clássicos dos Beatles

description

Jornal Reação Popular

Transcript of Reação Popular 210

Page 1: Reação Popular 210

Inaugurações de obras e shows marcam aniversário da Cidade

Pág. 3Prefeita Marcia Rosa entrega escolas reformadas e moderna avenida 9 de abril

O jornal que fala a sua língua13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210 R$ 0,20

RPReação Popular

Cubatão comemora centenário do Santos FCPág. 7

Um ator a serviço da arte cubatense

Escolinha de futebol da Água Fria é sucesso

Pág. 4

Pág. 7Pág. 8

CEREST oferece atendimento exclusivo aos casos de cidente de trabalho

Pág. 2

Sinfônica e Coral Zanzalá intepretam clássicos dos beatles

Page 2: Reação Popular 210

O Reação Popular é uma publi-cação semanal da 2L Fábrica de Idéias Comunicação Social Ltda. CNPJ - 09.212.963/0001-02Circula em toda a Região Metropoli-tana da Baixada Santista.Endereço: Rua 13 de Maio, 429, sala 21, Vila Nova, Cubatão. CEP: 11525-040Telefones: (13) 3324-0313/ 3372-7348E-mail: [email protected]

Editora: Cristiane S. de Oliviera - MTb 62737/SPDepartamento Comercial: Paulo Ricardo Hourneaux de MendonçaColaboração: Elisangela BezerraProjeto gráfico: FebertiDiagramação e tratamento deimagens: Paulo Roberto - MTb 35751 Todos os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamen-te, a opinião do jornal.

Expediente

13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210Serviço2

Vagas disponíveis no PAT em 11/04

Aux. Manutenção equip. refrigeração ...........05

Aux. Eletricista veículos ....................................04

Aux. Enfermagem...............................................01

Borracheiro .........................................................01

Eletricista de Veículos Pesados.......................02

Encarregado Montagem Mecânica ................01

Enfermeiro ...........................................................02

Mecânico motor diesel .....................................01

Mestre Montagem Mecânica ..........................01

Mestre Pintura....................................................01

Motorista Carreteiro ..........................................04

Oper. Pá Carregadeira – MASC. E FEM. .........03

Operador caminhão munck ..............................01

Operador máquina “tipo” Gradall ....................01

Téc. Manutenção ...............................................01

Téc. Patologia Clínica ou Biomédico ..............01

Técnico Enfermagem ........................................02

Técnico Radiologia ............................................01

Função Vagas Função Vagas Função Vagas

COluna dO EuzébIOCONVERSE COM A PRESIDENTAPor Dilma Vana Roussef f

Perguntas para a seção “Converse com a Presidenta” podem ser enviados para o e-mail [email protected] com nome completo, idade, profissão, bairro e cidade. Serão enviadas para a assessoria da presidenta os e-mails encaminhados até a próxima segunda-feira (28/4).

www.blogdoeuzebio.com.br

(*) PNE – Portador de Necessidades Especiais. Documentos necessários para a realização do Cadastro. Carteira de Trabalho, Certificado dos cursos de qualificação profissional, Com-provante de escolaridade, Comprovante de residência em nome do candidato ou dos pais (recente) RG e CPF, Título de eleitor, Todos os documentos devem ser originais e o candidato deve manter seus dados (end. e telefone) atualizados.

A Companhia Municipal de Trânsito promove, neste do-mingo (15 de abril), o Passeio Ciclístico Cidade de Cubatão--CMT 2012, em parceria com

a Prefeitura de Cubatão. A concentração será na Esplana-da do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº), a partir das 9 horas.

Os interessados podem se inscrever no estande mon-tado em frente à entrada principal do Novo Parque Anilinas (Avenida Nove de

Abril), das 9 às 16 horas. Os primeiros mil inscritos ganharão uma camiseta do Passeio Ciclístico, no dia do evento.

O universo pop volta a ser tema de concerto para a Banda Sinfônica de Cubatão e o Coral Zanzalá. Desta vez, os grupos artísticos interpre-tam a obra de uma das mais importantes referências mu-sicais da história: os Beatles. Intitulado Help!, em alusão ao clássico gravado pelo quarteto britânico em 1965, o espetáculo será apresentado nos dias 14 e 15 de abril, às 20h, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). A entrada é gratuita.

As apresentações inte-gram o calendário de festejos do aniversário de Cubatão, que completou 63 anos de emancipação político-admi-nistrativa. O repertório conta com 13 canções, entre elas Yesterday, Let it Be, Yellow Submarine, Lucy in the Sky with Diamonds e All you Need is Love. “Queremos sempre surpreender nosso público com espetáculos di-ferenciados. Tocar Beatles é

um prazer e uma responsa-bilidade muito grande, afir-ma o maestro Marcos Sadao Shirakawa, regente da Banda Sinfônica.

As canções de John Len-non, Paul McCartney, Ge-orge Harrison e Ringo Starr receberam arranjos coral-sin-fônicos elaborados por Ale-xandre Daloia, que realizou um trabalho cuidadoso, pois

era preciso transportar para as partituras, sem perder a es-sência musical. A regência do Coral será da maestrina Maria Fernanda Tavares.

Participação especial Para interpretar esses su-

cessos que atravessam gera-ções, o maestro Marcos Sadao convidou o cantor Lobão (da banda Blow Up), afinal, esse é

um repertório que o músico já conhece muito bem. “Recebi o convite com muita alegria porque sou beatlemaníaco de coração. Canto Beatles desde 1963, quando ainda era um garoto. Agora, essa união de rock e música sinfônica é re-almente muito interessante. É tanta adrenalina e felicida-de, que dá vontade de gritar: Help!”, brinca Lobão.

InSCRIçõES

HOMEnagEM aOS bEatlES

Abro mão do meu espaço... ...para publicar na Coluna do Euzébio desta semana um texto que

recebi por e-mail do jornalista Jorge Ramos. Conheço a história profis-sional dele e sei de sua ligação com o “antigo” jornal Povo de Cubatão. E, diante de sua indignação, optei por, em lugar de apenas postar o texto em meu Blog, abrir espaço para que ele fale, também, aos leitores do Reação Popular, pois entendo que ele tenha direito a se manifestar em igualdade, nas mesmas condições daquilo que motivou seu repúdio. A partir daí, que os leitores de ambos os jornais tirem suas próprias conclusões. Até a próxima semana.

Repúdio ao ‘antijornalismo’ do jornal Povo de Cubatão *Por Jorge Ramos Lamentável, inimaginável, inominável e inconcebível a atitude

do jornal Povo de Cubatão ao estampar, em sua edição de 06 a 12 de abril, uma página quase em branco, que, particularmente, considero inverídica e ofensiva, afirmando que “tudo o que a prefeita Marcia Rosa tem - teria - a dizer ao Povo de Cubatão, seria ‘reticências entre aspas’”. Isto não é verdade!

Bem, antes de mais nada, é preciso que se saiba que eu acho pro-fundamente antiético tecer críticas ou quaisquer comentários sobre um veículo de comunicação em outros meios. Mas, a meu ver, ética foi justamente o que faltou ao Povo de Cubatão ao fazer o que fez. Poderia eu ser ‘magnânimo’ e não adotar o mesmo expediente que suponho ter sido utilizado pelo Povo, mas, se assim agisse, como saberiam o que penso, ou o que sei?

A esta altura, cabe lembrar que a história que escrevi como jornalista nesta Cidade está intimamente – e quase que exclusivamente – ligada ao Povo de Cubatão, algo de que sempre me orgulhei. Foi justamente o meu desempenho neste veículo que me projetou profissionalmente em Cubatão. Por outro lado, sou, também, um dos responsáveis pela grande aceitação desse jornal. Nossas trajetórias se misturam. Afinal, faço parte da história deste jornal. Ajudei, ao lado dos jornalistas Gil-son Miguel e Lula Terras, a construí-lo, desde a sua primeira edição, lançada em 17 de abril de 1999.

Nosso trabalho, mesmo que audacioso e incomum para a época, fez com que o Povo de Cubatão obtivesse tamanha credibilidade e po-pularidade que, talvez, nenhum outro veículo de comunicação jamais tenha tido em Cubatão.

Justamente por isso me sinto credenciado e bastante a vontade para tecer as críticas que ora teço. Pois tais popularidade e credibi-lidade foram conquistadas por meio de um jornalismo combativo, engajado, opinativo, contundente e mordaz, é bem verdade; mas todo ele calcado na veracidade dos fatos. Desdenhávamos, comentávamos, interpretávamos... é inegável, mas sobre fatos reais, verdadeiros. Jamais “fabricamos” qualquer notícia. Tudo poderia ser facilmente compro-vado. Era isto – e ‘apenas’ isto – que diferenciava o Povo dos demais jornais alternativos.

Mas, para minha surpresa, me deparo com uma “página em branco” na última edição do Povo. Confesso que fiquei indignado. Até porque sei perfeitamente que a história não é bem assim. Para mim, uma página “em branco” não pode ser taxada de “jornalismo”. De “antijornalismo”, talvez. Ou marketing político, quem sabe?

A bem da verdade, o referido pedido de entrevista foi formulado pelo jornalista Raul Christiano diretamente à Prefeita e ao secretário de Comunicação, que se dispuseram a viabilizá-la, como ocorreu com todos os veículos da região que solicitaram ouvir a Prefeita. Mas, cabe destacar, isto foi feito contrariando a rotina, sem que nada passasse pela Assessoria de Imprensa, que tem, entre suas atribuições, agendar as entrevistas da Prefeita e dos secretários municipais. Tudo aconteceu sem o conhecimento da Assessoria.

A despeito disso, na tarde de quarta-feira, o jornalista do Povo, Leandro Frota, com quem tive a oportunidade de trabalhar no jornal Reação Popular, me ligou em meu celular particular cobrando a entre-vista que sequer eu sabia que fora pedida. Ainda assim, me comprometi a agilizar sua concessão. Minutos depois, liguei para Leandro para informá-lo que a Prefeita estava pronta a recebê-lo. Quem atendeu à ligação me disse que ele estava em outra, entrevistando os ex-secretários de Habitação e Educação. Deixei recado e pedi que desse retorno, o que não foi feito. Posteriormente, soube que novo contato fora feito com o Gabinete, o que me levou a crer que tudo houvesse se resolvido pelas vias não convencionais.

Na quinta-feira (ponto facultativo), o mesmo jornalista voltou a me ligar solicitando outras informações, no que foi prontamente atendido, e não mencionou nada sobre a entrevista com a Prefeita. Na minha opi-nião, se houvesse mesmo a intenção de entrevistar a chefe do Executivo cubatense, ainda haveria tempo hábil para isto, a despeito de qualquer “desencontro” ou “falha de comunicação” . Como nada foi dito, só posso crer que a ação tenha sido deliberada. Entendo que vivenciamos um momento político e que “certas coisas” fazem parte do jogo. Mas, mesmo tendo posicionamento político assumido, o chamado “quarto poder” – tenho dúvidas quanto a essa colocação, já que o econômico é o primeiro poder – deve seguir algumas regras e a ética que norteia o jornalismo. Caso contrário, deixaremos de ser formadores de opinião para nos transformar em “desinformadores”. Mas, talvez, isto faça, também, “parte do jogo”. Um jogo com o qual não concordo.

Diante disto, mais que indignação, sinto profunda tristeza em ver um jornal que já foi o responsável por dar voz a quem não a tinha, hoje, calar até quem a tem e, dela, não se furta a fazer uso. E, isto, enquanto, ou melhor, porquanto (e só porque!) “os homens exercem seus podres poderes!”. Mas, talvez, isto seja apenas mais uma “parte do jogo”, infelizmente. * Jorge Ramos é jornalista e, neste momento, apenas um cidadão indignado.

Joel de Souza M. Filho, 69 anos, enge-nheiro em Salvador (BA) – O governo abandonou o programa de construção de UPPs em todo o Brasil? Fiquei estar-recido, pois esse programa foi o que de melhor apareceu na área de segurança.Presidenta Dilma – Joel, a implan-tação de Unidades de Polícia Pacifi-cadora (UPPs) é um programa do go-verno do Rio de Janeiro, apoiado pelo governo federal, que tem tido muito sucesso. O objetivo do governo é in-centivar por todo o país as boas prá-ticas na segurança pública, como é o

caso da UPP. O governo federal nunca abandonou o conceito das UPPs, que é a retomada de territórios dominados pela criminalidade com forte presença do Estado. Mas a UPP tem caracterís-ticas que são específicas para a reali-dade da violência do Rio de Janeiro, que não é a mesma de outras cidades brasileiras. O objetivo do governo federal é incentivar o policiamento de proximidade, ou policiamento co-munitário, que faz parte do projeto das UPPs. Seguindo essa política, o Ministério da Justiça tem readequado

o projeto de postos fixos de policia-mento comunitário. Inicialmente, os 2.883 postos seriam fixos, espalhados por todo Brasil, mas há situações em que a utilização de bases móveis com monitoramento feito por câmeras é mais eficiente. As bases móveis, por exemplo, são estrategicamente me-lhores para o enfrentamento ao crack. No programa Crack, é Possível Ven-cer, lançado pelo governo federal, já é utilizado o policiamento de proxi-midade, que pode ser feito tanto com bases móveis como com postos fixos.

CMT promove passeio ciclístico

Sinfônica de Cubatão e Coral Zanzalá apresentam Concerto Help!

Page 3: Reação Popular 210

Cidade 313 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210

Palco do tradicional desfile cívico-militar em comemora-ção aos 63 anos de emancipa-ção político-administrativa de Cubatão, a Avenida Nove de Abril ganhou novo visual na manhã do último dia 9. Depois de receber impor-tantes melhorias para facili-tar a circulação de pedestres e veículos com segurança, a avenida foi entregue pela pre-feita Marcia Rosa, durante a realização do evento.

Como já vem acontecendo desde 2009, as autoridades civis e militares convidadas posicionaram-se na tenda er-guida nas esquinas das aveni-das Joaquim Miguel Couto e Nove de Abril, onde a prefeita também recebeu muitas ho-menagens pela passagem de seu aniversário, comemorado no mesmo dia da emancipa-ção de Cubatão.

O desfile começou logo após o hasteamento sole-ne de bandeiras, que teve a participação da prefeita, do presidente da Câmara Mu-nicipal, vereador Donizete

“Não queremos ser uma mera passagem, mas uma cidade que tem vida, tem história. Uma cidade pujan-te, linda, maravilhosa, que completou 63 anos no dia 9 de abril, com muitos motivos para comemorar”, destacou a prefeita Marcia Rosa de Mendonça Silva, na sessão solene da Câmara Municipal em homenagem ao aniversá-rio da emancipação político--administrativa da cidade, re-alizada no último dia 15. Na oportunidade, foi homenage-ado com o título de Cidadão Cubatense o juiz Ivan Ricardo Garisio Sartori, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Em seu discurso, a pre-feita lembrou que Cubatão

A partir do próximo dia 16, es-tarão à venda os ingressos para a 9ª edição do Baile da Solidarie-dade de Cubatão, que acontece no sábado, (dia 21), às 22 horas, no Bloco Cultural do Paço Mu-nicipal e em galpão montado no Kartodromo.

Os convites podem ser adquiridos na sede do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS), no 2º andar do Paço. Os ingressos individuais são vendidos a R$ 150 e a mesa para oito pessoas a R$ 1.200,00. Mais informações com Dulce Stevo, pelos telefones 3362-6550 e 9196-1602.

Os recursos arrecadados serão depositados na conta corrente do FSS e investidos na consolidação dos projetos de Economia Solidária e na construção de ateliê para as artesãs apoiadas.

Totalmente reurbanizada e modernizada, principal avenida ganhou novo visual na festa de 63 anos

EManCIPaçãO

lEgISlatIvO baIlE da SOlIdaRIEdadE

Desfile comemora o aniversário da cidade e reinauguração da Nove de Abril

sua alegria à avenida, acompa-nhados pelo projeto Cubatão Sinfonia.

Outras unidades de ensi-no participaram do desfile: as UMEs Padre José de Anchie-ta, Padre Manoel da Nóbrega e Ulysses Guimarães; as es-colas estaduais José da Costa

e Afonso Schmidt e a Escola Fortec, que mantém a Creche Mãe Maria, conveniada com a Secretaria Municipal de Edu-cação (Seduc).

Inauguração Antes da apresentação

final da Banda Marcial de

Cubatão e seu Corpo Coreo-gráfico, a prefeita Marcia Rosa entregou simbolicamente a reforma da Avenida Nove de Abril, descerrando a placa de inauguração. Totalmente remodelada, a avenida rece-beu novo piso nas calçadas, com rebaixamento de guias

e instalação de piso podotá-til; bancos instalados de for-ma a facilitar a passagem de pedestres; novo paisagismo, com preservação das árvores no canteiro central; além de melhorias na sinalização se-mafórica e de solo e a nova pavimentação.

Avenida recebeu novo piso nas calçadas, pavimentação, melhorias na sinalização, entre outros serviços

Câmara homenageia município e concede título ao juiz Ivan Sartori

tem uma história milenar, começando com os samba-quis, há cinco mil anos, e que “quando o Brasil precisou se industrializar, olhou para um local protegido pelas escar-

pas da Serra do Mar. Aqui foi instalada a primeira hidrelé-trica, a primeira a entrar em funcionamento no país quan-do houve um grande apagão, anos atrás.”

Marcia lembrou que o passivo ambiental herdado pelo município foi superado, e que Cubatão tem avançado muito nas questões sociais, com ações para qualificar o

Começa a venda deingressos

trabalhador e resgatar o senti-mento de orgulho. “Cubatão é a única cidade brasileira que tem todas as escolas munici-pais com salas de aula climati-zadas, que entrega notebooks a todos os seus alunos, que garante acessibilidade em todas as escolas com mais de um pavimento. Preparamos os nossos jovens para dispu-tar os melhores empregos do país”, completou.

AgradecimentoO juiz Sartori destacou

a importância da atuação da prefeita para o resgate da autoestima dos munícipes. “Pude ver que a prefeita Mar-cia Rosa quer fazer de Cuba-tão a maior cidade do Brasil”, disse o magistrado.

Tavares do Nascimento, e do comandante do 6º Gru-pamento de Bombeiros (6º GB), Major PM Wagner Sil-vério de Souza.

A UME Professora Elza Silva dos Santos, da Vila Es-perança, foi a primeira esco-la a desfilar com sua banda. Na sequência, alunos e pais da Apae de Cubatão levaram

Page 4: Reação Popular 210

O Coordenador de Gabi-nete da Secretaria de Cultura, Antonio Simões, o Kokinho Guerreiro, sempre foi um amante da arte. Segundo ele, trabalhar no setor é, sem dú-vida, uma grande realização pessoal.

“Estou feliz por fazer par-te deste grupo da Secretaria, em que todos estão envolvidos com o crescimento cultural da cidade. Vivemos durante anos um ciclo muito fechado. Hoje, a realidade é outra”, afirma.

Koquinho cita entre os avanços da gestão Marcia Rosa o fim do rodeio em Cubatão e os espaços cria-dos para os artistas locais se apresentarem.

“Outras conquistas im-portantes foram a recupera-ção de praças, a reconstrução do Parque Anilinas e a cria-ção da Praça da Cidadania. Agora, temos espaço para mostrar os talentos”.

Nascido em Conceição do Coité, município baiano, Kokinho chegou em São Vi-cente aos seis anos de idade e, aos sete, mudou para o Jardim Costa e Silva, em Cubatão.

O apelido foi dado por

13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210gente de Cubatão4 gente de Cubatão

talEntO CubatEnSE

Um ator que acredita na transformação social pela arte

O Prêmio Literário Tatia-na Belinky abre inscrições a partir da próxima quarta--feira (dia 18). Crianças de toda a Região com idades entre 6 e 11 anos (Ensinos

Fundamental I e II) pode-rão inscrever os limeriques que criarem em sala de aula ou em casa, no site www.portalpanapana.com.br. As poesias, caracterizadas por

versos curtos e lúdicos, po-derão ser cadastradas até o dia 2 de junho.

Os autores dos cinco trabalhos mais interessan-tes recebem computador,

notebook, netbook, troféus e kit de livros. Além disso, as escolas e os professores desses alunos também ga-nham prêmios.

Os pequenos escritores

dos 100 melhores limeriques levam um exemplar da publi-cação Mareliques da Praia--Louca, da escritora cubatense Viviane Távora, idealizadora do concurso, e um broche do

projeto Eu amo Limeriques!.O Concurso é inédito

na Baixada Santista e tem como objetivo incentivar a leitura e divulgar esse tipo de poesia.

POESIa

Prêmio Tatiana belinky de Limeriques abre inscrições

Estou feliz por fazer parte deste grupo da Secretaria, em que todos estão envolvidos com o crescimento cultural da cidade. Vivemos durante anos num ciclo muito fechado. Hoje, a realidade é outra”.

quase ninguém sabe o meu nome de batismo”.

Teatro O interesse pelo teatro co-

meçou quando viu um anún-cio em uma revista que ofere-cia livros para ensinar a arte da interpretação. Koquinho

estudou e logo se inscreveu para a peça Paixão de Cristo. Participou durante dois anos como figurante, mas sabia que poderia fazer melhor.

Foi então que, mais uma vez, um anúncio de jornal chamou sua atenção. “Esta-vam selecionando atores para

o Teatro do Clube Atlético Santista e eu me inscrevi. Ali, aprendi a fazer teatro”, relembra.

K ok i n ho n ão pa rou mais. Atuou e dirigiu várias peças teatrais e trabalhou com crianças da antiga Casa do Menor, em projetos de

inserção cultural e social por meio do teatro. “Foi um trabalho gratif icante. Quando vi aquelas crian-ças que mal sabiam ler se dedicando a decorar textos, tive a certeza do quanto a arte é transformadora”, fala, emocionado.

amigos, durante a adolescên-cia. Não era um bom jogador de futebol e os cabelos com-pridos atrapalhavam ainda mais seu desempenho em campo.

“Perdi um gol de frente para a trave e achei que os meus cabelos estavam atra-palhando. Saí do campo e fui cortar o cabelo. Quando voltei, todos começaram a gri-tar ‘cabeça de coco’. Foi assim que começaram a me chamar de Kokinho”.

O coordenador conta que o apelido ‘Guerreiro’ veio do seu engajamento em mo-vimentos culturais. “Hoje,

Nome: Antonio SimõesNascimento: 9 de abril de 1968Formação: Serviço Social- UniSantosEscritor: Roberto FreirePaixão: TeatroPeças:Vapt-Vupt no vai quem querNo Planeta dos PalhaçosNo Reino do Rei MalvademGrupos: NorelentoporenquantoFezesprocêsSete

Page 5: Reação Popular 210

Cidade13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210

5CidadeESCOlaS REfORMadaS

MaIS EnSInO PatRIMônIO CultuRal

Prefeita inaugura nova UME Princesa IsabelEvento foi marcado pela alegria contagiante dos alunos da unidade

Com sorriso largo, os alunos da UME Princesa Isabel, que atende crianças e adolescentes portadores de necessidades es-peciais, receberam a prefeita Marcia Rosa para a solenida-de de entrega da reforma da escola, realizada no último dia 11. Cada estudante, à sua maneira e de acordo com sua potencialidade, agradeceu à prefeita pela obra, tão espera-da e sonhada pelas crianças e seus pais.

Totalmente renovada, a UME Princesa Isabel, na Vila

Couto, ganhou em acessibili-dade, com novo piso nas áreas interna e externa, construção de rampas de acesso ao palco e na entrada da unidade, adap-tação e reforma dos banheiros, modernização da cozinha e reforma do refeitório, entre outras melhorias.

A UME também recebeu itens que trouxeram mais con-forto aos estudantes e profes-sores, como a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, colocação de forro de PVC no pátio coberto,

A UME Estado do Piauí , na Vila Nova, foi entregue à co-munidade escolar na tarde do último dia 10. Após passar por 11 meses de reforma, a escola ganhou acessibilidade e salas de aula climatizadas.

Foram substituídos o piso da área interna (corredores, sa-las de aula e dependências ad-ministrativas); os banheiros fo-ram adequados ao atendimento de pessoas com deficiência; o telhado teve telhas substituídas e as calhas foram limpas.

A escola ganhou rampas de acesso na entrada de alunos e de pais. A cozinha foi reforma-da e modernizada. Além disso,

o refeitório recebeu novo piso e revestimento nas paredes e as crianças ganharam novo

A programação de ani-versário de Cubatão tam-bém contou com a entrega da nova Estação das Artes, totalmente reformada e rea-dequada dentro das normas de acessibilidade. Com inves-timentos da ordem de R$ 499 mil, a reforma contemplou a restauração da fachada, que recuperou o aspecto original de quando foi construída, na década de 70.

A chamada “porta de car-gas” - utilizada para movimen-tação de mercadorias para

dentro dos vagões - também recebeu cuidados. A Secreta-ria de Turismo também passa a funcionar na Estação das Artes.

Segundo informou o secre-tário interino de Turismo, We-lington Borges, uma parceria entre o poder público e o Senac possibilitará a implementação de projetos culturais e artis-ticos e, ainda, a realização de diversos cursos, como o de montagem de bijuterias, foto-grafia, grafite e oficina de DJ.

O secretário disse ainda

que Cubatão está resgatando sua história, com a recupera-ção e a preservação de equi-pamentos que mostram como foi o desenvolvimento de toda a região.

A prefeita Marcia Rosa lembrou que, na infância, gostava de fazer as viagens de trem. “Eu era pequena, mas lembro que passávamos por essas portas giratórias para ter acesso à plataforma e, depois, embarcar. A locomotiva saía de Jundiaí, parava aqui e ia até Santos”, disse a prefeita

troca de luminárias e reforma da quadra poliesportiva.

Para Eliane Gomes da Sil-va, mãe de Lucas, de 15 anos, que tem paralisia cerebral e é cadeirante, a escola ficou muito melhor após as obras.

“Meu filho estuda há sete anos e quando ele entrou aqui não tinha o que se tem hoje. Antes, não se fazia nada. Agora, esta-mos vendo o resultado. Valeu a pena. A escola ficou linda”, disse.

MúsicaA prefeita elogiou o mo-

torista da Viação São Bento, Edmar dos Reis Pereira, que compôs uma música em home-nagem à escola e seus alunos. A canção foi apresentada pelos

estudantes ao som do violão tocado pelo próprio Edmar. “Esse motorista é um exemplo para todos os outros. Ele tra-balha feliz. E quem trabalha na escola contribui para a política educacional”.

Unidade Estado do Piauí é entregue à comunidade

Estação das Artes é inaugurada

playground.Para garantir o conforto

dos alunos e professores, as salas de aula receberam apa-relhos de ar-condicionado.

Representando a prefei-ta, o secretário de Educação Luiz Costa Júnior fez elogios à diretora Josiane de Fátima Ferreira pelo trabalho reali-zado na unidade de ensino. “A Josiane é competente, com-promissada e faz um trabalho fenomenal, porque ama o que faz”, disse

Page 6: Reação Popular 210

13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 2106 Cultura

SuCESSO

Na festa do 63º aniversário de Cubatão, no último dia 9, a banda Roupa Nova embalou o público de mais de 20 mil pesso-as com músicas que marcaram época e fizeram parte das tri-lhas sonoras de diversas novelas de sucesso. “Dona”, de Roque Santeiro; “Coração Pirata”, de Rainha da Sucata; “Começo, Meio e Fim”, de Felicidade; e “Whisky a Go Go”, de Um Sonho a Mais, levaram a mul-tidão a formar um grande coral com os seis músicos. Realizado na Praça dos Emancipadores, o show teve início às 21h30 e quase duas horas de duração.

Os integrantes da banda, Ri-cardo Feghali (teclados, violão e

Social

A turma da Assessoria Especial de Planejamento Governamental

preparou uma surpresa para o Marco Arroyo e Francielle, que comemoraram mais um

aniversário no dia 10

O Desfile de Nove de Abril, na Avenida, no dia 9, estava “pra ninguém botar defeito”. Alguns cães do Canil Municipal desfilaram na Avenida com o colete ‘adote-me’. Para quem perdeu, alguns flashes

Jonas Costa completa mais uma primavera no próximo dia 17. Quem deseja

muitas felicidades e muita saúde são os filhos Tayná Santos e Victor Costa

Nesta sexta-feira (13), completam mais um ano de vida, o amigo e jornalista Douglas Deiró

Thafines Martins, comemorando seus 16 anos, Meryellen Moliterno comemora

seu aniversário no dia 16 de abril. Felicidades mil é o que deseja

o marido Dennis Moliterno

Ricardo Araújo, completando 19 anos

Roupa Nova agita aniversário de Cubatão

vocal), Nando (baixo e vocal), Paulinho(percussão e vocal), Cleberson Horsth (teclados e vocal) e Kiko (guitarra, violão e vocal) ficaram impressionados com a receptividade do público, mesmo debaixo de chuva.

Os músicos retribuíram o carinho, interpretando outros grandes sucessos da carreira, como “Tímida”, “Bem Maior” e “Os Corações não são Iguais”. No meio da apresentação, Kiko fez questão de puxar um “Pa-rabéns a Você” para Cubatão e cumprimentou também a prefeita Marcia Rosa, que faz aniversário no dia da emanci-pação político-administrativa da Cidade.

Participações virtuaisO show teve ainda a partici-

pação de convidados especiais, mas virtualmente. Milton Nas-cimento, Sandy e Padre Fábio de Melo cantaram com a ban-da, a partir de projeções em três telões, e empolgaram os fãs.

O Roupa Nova surpreen-deu ainda o público, apre-sentando outras músicas como o Tema da Vitó-ria, que marcava cada conquista do pilo-to de Fórmula I, Ayrton Sen-na; a melo-dia de

abertura do programa da TV Tribuna; e a música que está presente no anúncio de cada edição do Rock in Rio.

Page 7: Reação Popular 210

13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210 7Esportes

COMEMORaçãO

futEbOl

O Santos FC completará 100 anos de existência neste sábado (dia 14) e a Prefeitura de Cubatão, em parceria com a Escola de Samba Sangue Jo-vem, irá realizar a contagem regressiva do centenário, a partir das 20 horas desta sexta-feira (dia 13), até a ma-drugada de sábado na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro.

Entre as atrações previs-tas estão os shows dos gru-pos Mistura e Temperos, a apresentação das escolas de samba Sangue Jovem, de Santos, e Independência, do Jardim Casqueiro. Na virada de sexta-feira para sábado ha-verá grande queima de fogos com show do cantor Nego, in-térprete da Escola de Samba Mocidade de Padre Miguel, do Rio de Janeiro.

Além de ser considerado um dos melhores intérpretes

Tirar crianças e jovens das ruas, oferecendo uma oportunidade para alcançar o sonho desejado e afastá-los

das drogas. Esses são alguns dos objetivos da Escolinha de Futebol criada recente-mente no bairro Água Fria,

e que, atualmente, atende 80 alunos dos bairros Água Fria, Fabril e Pinheiro do Miranda, entre crianças e

adolescentes de 8 a 20 anos. Todo o material esportivo é fornecido pela Secretaria de Esportes e Lazer, que tam-

Evento terá shows musicais, escolas de samba e queima de fogos

Cubatão fará contagem regressiva para o centenário do Santos FC

de samba do Rio de Janeiro, Nego é torcedor declarado do Santos FC, assim como seu irmão, o consagrado Negui-nho da Beija-Flor.

Depoimentos Para marcar o evento, foi

realizada, na tarde do último dia 10, uma coletiva de im-prensa no Paço Municipal, com a presença dos organiza-dores: a presidente da Escola de Samba, Solange Correa, o empresário Carlos Fernan-des, o popular Carlinhos da Padaria Santista, a secretária municipal de Esportes e La-zer, Renèe Castro Fernandes e o chefe de gabinete, José Carlos Ribeiro dos Santos. Também participaram do encontro alguns jogadores consagrados e que fizeram questão de falar sobre sua história no clube, caso dos tri-campeões mundiais Clo-

doaldo e Edu, o centroavante, Serginho Chulapa, Manoel Maria, Everaldo e Toninho Silva, que é de Cubatão, um dos responsáveis por trazer a festa para a cidade.

Os depoimentos pessoais de cada jogador durante a co-letiva acabaram se tornando

uma atração à parte, tantas as histórias de amor e dedicação ao clube que os tornou famo-sos e ofereceu experiência de vida que não alcançaria em outro lugar, como garantiu o ex-ponta direita Manoel Ma-ria. “Eu tive a honra de viver algumas situações extraor-

dinárias, como fazer parte da delegação que parou uma guerra em Angola, e fui rece-bido pelo papa. Onde mais eu iria conseguir isto?”, per-guntou o ex-atleta, aplaudido pelos presentes.

Edu teve o privilégio de quebrar um recorde que per-

tencia a Pelé, justamente o res-ponsável pela sua vinda para a equipe. “Eu cheguei com 15 anos e, aos 16, já estava na Se-leção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Devo tudo o que sou e o que tenho ao Santos”, disse o atleta.

Escolinha da Água Fria já é sucesso e recebe novas inscrições bém disponibiliza um pro-fessor de Educação Física.

HoráriosAs aulas acontecem às se-

gundas, quartas, sextas-feiras e sábados, das 9 às 11h, e das 14 às 16 horas. Esse número tende a aumentar, pois, entre os dias 16 de abril (próxima segunda-feira) e 16 de maio, a escolinha vai receber inscri-ções, na sede da Sociedade de Melhoramentos, para os inte-ressados em ingressar num fu-turo promissor e, quem sabe, até seguir os mesmos passos

dos campeões do Santos Fu-tebol Clube ou de outros gran-des times do Brasil.

Por falar em Vila Bel-miro, os meninos da Escoli-nha já visitaram o Memorial das Conquistas, em Santos, e está prevista a visita de gran-des ex-craques do time para o próximo mês. Os nomes confirmados para que os alunos possam se espelhar ainda mais e não desistir de lutar e sonhar com o futebol são: Serginho Chulapa, Clo-doaldo, Manoel Maria, Edu e Everaldo.

Page 8: Reação Popular 210

13 de abril de 2012 - Ano 4 - Edição 210Especial8

O Brasil conta com 200 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CE-REST). Destes, apenas cinco possuem setor exclusivo aos casos de acidente no trabalho, serviço oferecido na unidade de Cubatão, localizada no Jar-dim Anchieta (no Hospital Municipal, também há um departamento do órgão). O Centro conta com uma equi-pe médica com ortopedista, cirurgião plástico (cortes pro-fundos), enfermeiro do traba-lho e técnico de enfermagem. São realizados atendimentos psicológicos, fonoaudiologia e orientações sobre direitos e benefícios relacionados à saúde. A unidade cubatense atende ainda Bertioga, Gua-rujá, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá.

“Nosso objetivo é fazer com que o trabalhador te-nha uma melhor qualidade de vida. Não somos contra as empresas ou indústrias”, explica o chefe do CEREST, Fernando Águas.

Os funcionários são cedi-dos pelo Governo Municipal, que também é responsável por toda a infraestrutura do Centro. “Com o novo espaço

QualIdadE

CEREST atende caso de acidente de trabalhoReferência estadual, cidade foi a primeira a ter Comissão de Fiscalização de Alojamentos

Alojamentos, iniciativa pionei-ra do Governo Municipal que é referência em todo o Estado.

“Nosso sucesso se deve a nossa equipe, ao apoio dos sindicatos e da Administração Municipal”, destaca Fernando Águas.

Moradora do Jardim Cas-queiro, a aposentada Ana Lúcia Alves do Bem, 49 anos,

já indicou o serviço a várias pessoas conhecidas. “Sofro de depressão e, com a aposenta-doria, isso só piorou. Posso afirmar que o CER EST é maravilhoso, sempre fui bem atendida. E a doutora Maria Paula Rinaldi (psicóloga) é de um profissionalismo que consegue levantar até elefan-te”, frisa a paciente.

Funcionamento Localizado na Rua Mare-

chal Carmona, 45, o Centro atende de segunda a sexta, das 7h às 17 horas. O serviço é gratuito e oferecido a todos os trabalhadores, sejam da iniciativa privada ou autô-nomos. Mais informações podem ser obtidas pelo te-lefone 3361- 8286.

“Nosso sucesso se deve a nossa equipe, ao apoio dos sindicatos e da Administração MunicipalFernando Águas

Os funcionários são cedidos pela Prefeitura, que também é responsável por toda a infraestrutura do Centro

cedido pela Prefeitura, tive-mos uma grande melhoria em nossos serviços. Além de termos, hoje, salas individuais e local para reuniões, possuí-mos salas climatizadas, linhas telefônicas independentes, e tudo isso potencializou nosso trabalho”, afirma Águas.

Eficiência No ano passado, o departa-

mento do Hospital Municipal realizou 1.677 atendimentos ortopédicos e 959 cirurgias plásticas. Na sede, foram re-

alizados 540 atendimentos psicológicos e 409 de medi-cina preventiva do trabalho. O órgão promove ainda fis-calizações em locais de tra-balho, junto com a Vigilância Sanitária e integra a Comissão Municipal de Fiscalização de