rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de...

16
1 manual do cooperado

Transcript of rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de...

Page 1: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

1 man

ual

do

co

ope

rad

o

Page 2: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

MP405 Pontos

HOME THEATER25

Pontos

TV TELA PLANA 21“20 Pontos

TV TELA PLANA 29“35 Pontos

KIT COOPMIL03 Pontos

CÂMERA DIGITAL15 Pontos

BOLSA COOPMIL01 Ponto

COMPUTADOR30 Pontos

TRAGA AMIGOS

Na Campanha do Amigo, você indica novos cooperados e ganha pontos, que são revertidos em prêmios.Confira a premiação e comece a indicar seus amigos!

Mar

ketin

g - s

et/1

0

*Imag

ens

mer

amen

te il

ustra

tivas

Central de Relacionamento (11) 3292-1097/1098

Cadastro(11) 3292-1023/1024

Informações

TV LCD 26“40

Pontos

www.coopmil.coop.brVeja regulamento completo no site

MICRO SYSTEM10 Pontos

Adm Camilli

Page 3: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

3

Crédito, investimentos, saúde, lazer, educação, assistências, produtos e serviços para mais de 65 mil famílias, por meio da ajuda financeira mútua entre o grupo cooperado. Desde 1989, nossa cooperativa de crédito proporciona qualidade de vida para policiais militares e civis, servidores da Segurança Pública, pensionistas, funcionários da Cruz Azul e das Guardas Civis do Estado de São Paulo.

MISSÃO

A Coopmil tem o compromisso de proporcionar qualidade de vida, segurança e tranquilidade para o grupo cooperado, por meio da ajudamútua que promove os serviços financeiros e de natureza social.

VISÃO

Com foco na educação voltada para a valorização e o equilíbrio socioeconômico dos cooperados, por intermédio do uso consciente do crédito e do incentivo à poupança sistemática, a Coopmil quer se firmar como referência em cooperativismo no país, proporcionando o bem-estar de toda a classe policial.

VALORES

Na Coopmil, cultivamos valores pautados na ética, solidariedade, cooperação e sustentabilidade, conceitos que norteiam a gestão eficaz dos recursos coletivos e confirmam a solidez e a credibilidade da cooperativa.

COOPMIL

Page 4: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

4

Livre Adesão: Associação voluntária e trabalho em conjunto para que a iniciativa prospere.

Gestão democrática/Autonomia e Independência: Os cooperados, donos e usuários da cooperativa, elegem diretores e conselheiros, além de deliberar sobre a administração.

Participação econômica do sócio: Todos contribuem para formar o Capital Social, propriedade comum para o desenvolvimento da cooperativa, que é revertido em serviços e benefícios.

Educação, treinamento e informação: Investimento no desenvolvimento cultural e profissional, que garante serviços de qualidade e incentiva a colaboração mútua.

Cooperação entre as cooperativas: Visa o crescimento socioeconômico dos cooperados e fortalece o Sistema Cooperativo.

Interesse pela comunidade: Responsabilidade Social, que contribui para a geração de empregos, produção, preservação do meio ambiente, etc.

O cooperativismo une um grupo de pessoas em torno de um ideal comum, liberando o homem do seu individualismo, por intermédio da cooperação entre o grupo.

As cooperativas de crédito visam a estabilidade financeira dos cooperados, fruto da educação e união do grupo, que conta com um banco personalizado, feito sob medida para suas necessidades. Logo, as taxas e encargos financeiros são menores do que os praticados pelo mercado, otimizando o desempenho financeiro, o que reflete na qualidade de vida.

PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO

COOPERATIVAS DE CRÉDITO MÚTUO

Page 5: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

5

RAZÕES PARA SER COOPERADO

Com o foco principal no bem-estar dos cooperados, a Coopmil proporciona uma série de serviços e benefícios*, tanto na área financeira quanto na social.

CapitalO Capital da Coopmil é formado por quotas-parte (depósitos mensais dos cooperados), o que possibilita a prestação de serviços. Parte do valor depositado mensalmente (4% do salário padrão) fica vinculada para formar o capital de giro da Coopmil, que proporciona o atendimento à demanda de crédito.Além da correção acima dos valores de mercado, o Capital integralizado será restituído ao cooperado em caso de distrato social por saída de sócio. Já no caso de cooperados falecidos, o Capital responde pelos eventuais compromissos financeiros assumidos com a Coopmil e o restante será destinado aos herdeiros, mediante apresentação de Alvará Judicial ou Formal de Partilha.

Resgate de CapitalO valor disponível para Resgate é calculado com base na diferença entre a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito).O Resgate do valor disponível pode ser solicitado a qualquer momento, o que influi na contratação do Empréstimo Pessoal: à medida que o cooperado tem mais Capital integralizado, seu limite de crédito aumenta progressivamente.

*Consulte os serviços disponíveis na Sede e na Central de Serviços, com estandes das empresas parceiras.

Page 6: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

6

Nossas Linhas de Crédito têm condições especiais: prazo estendido, juros baixos, parcelas decrescentes e isenção das taxas de contrato, de risco e de seguro de vida, conforme a política financeira e administrativa da cooperativa.O requisito básico é estar em dia com suas obrigações com a Coopmil e os valores são liberados de acordo com a capacidade de pagamento do cooperado. O crédito é aprovado na hora e sem burocracia.

ParcelasPara garantir a estabilidade financeira do cooperado, as parcelas não podem ultrapassar 1/3 do seu salário líquido, sendo que os juros são computados sobre o saldo devedor, tornando as parcelas decrescentes. O desconto é realizado na conta corrente em que o cooperado recebe seus vencimentos ou via boleto bancário enviado para o endereço cadastrado.

Linhas de Crédito: Empréstimos e Financiamentos

Page 7: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

7

Crédito Fácil e Aplicações Rentáveis

• APLICAÇÃO RDC: Investimento com a melhor rentabilidade, segurança e liquidez do mercado.

• CARTÕES: Para compras em diversos estabelecimentos comerciais, com taxas reduzidas.

• COMPRA COOPERADA: Financiamento de produtos disponibilizados por empresas parceiras, além de prazo estendido para aquisição de bens duráveis: carro, moto, etc.

• CRÉDITO ADIANTAMENTO DE SALÁRIO PARA ALUNOS: Linha de Crédito exclusiva para policiais que ingressaram recentemente na PMESP, com condições especiais.

• CRÉDITO BIMESTRAL: Pagamento das parcelas a cada dois meses.

• CRÉDITO CARÊNCIA SEIS: Vencimento da primeira parcela em seis meses.

• CRÉDITO IMÓVEIS: Financiamento especial para reformar, construir ou complementar recursos para aquisição da casa própria, com prazo de pagamento diferenciado.

• CRÉDITO MATRIMÔNIO: Crédito para financiamento de despesas relacionadas à cerimônia matrimonial, com vantagens exclusivas.

• CRÉDITO NATALIDADE: Carteira especial para aquisição de produtos para o bebê, enxoval, cobertura de despesas médicas, etc.

• CRÉDITO PESSOAL: Empréstimo fácil, com juros baixos e o melhor prazo do mercado, sem burocracia na aprovação.

• CRÉDITO TRIBUTO: Linha de Crédito para financiamento dos impostos IPTU, IPVA e Seguro Obrigatório de Automóvel.

• MEGACOFRE: Aplicação exclusiva para filhos e netos (até 18 anos) dos cooperados, com correção pós-fixada e excelente rentabilidade.

Page 8: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

8

ASSISTÊNCIA MÉDICA: Convênio para cooperados e dependentes que aderirem ao Plano, com qualidade, valores diferenciados, abrangência estadual e, em casos de emergência, nacional.

COLÔNIA DE FÉRIAS: A Colônia “Mares do Sul”, em Itanhaém, é a melhor opção para fins de semana e férias da sua família, com possibilidade de financiamento pela Coopmil.

CONSULTÓRIOS ODONTOLÓGICOS: Atendimento especializado das empresas parceiras na Central de Serviços Coopmil (CSC), mediante adesão ao Plano.

CRÉDITO SAÚDE: Linha de crédito especial para tratamentos médicos, internações e operações.

PLANOS ODONTOLÓGICOS: Planos especiais, com cobertura dos procedimentos básicos (conforme normas da ANS – Agência Nacional de

Saúde Suplementar), além de tabela de preços diferenciada para os demais tratamentos, de acordo com as empresas parceiras.

TURISMO: Parceria com agências de turismo e financiamento de viagens (pacotes, passagens e estada), parques temáticos, cruzeiros, roteiros ecológicos e de aventura, etc.

Acesso à saúde e ao lazer

Page 9: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

9

Ampla oferta de Produtos e ServiçosARMAS E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: Venda de armas, munições e coletes balísticos, com promoções especiais.

CONVÊNIOS COMERCIAIS: Acesso aos melhores produtos do mercado, com condições especiais para os cooperados.

COOPCENTER: Espaço de compras na Central de Serviços Coopmil (CSC)com estandes das empresas conveniadas.

Consulte calendário promocional.

CORRESPONDENTE BANCÁRIO: Recebimento de contas e boletos bancários não vencidos, com a inscrição “ficha de compensação”.

ELETRO: Eletroeletrônicos, eletrodomésticos, informática, telefonia, etc., com qualidade e preços acessíveis.

ESPAÇO COOPNET: Acesso gratuito à internet com comodidade e segurança.

ESTÉTICA: Limpeza de pele, rejuvenescimento, drenagem linfática, lipomassagem, hidratação, terapias para crescimento capilar, etc.

FARDAMENTOS E UNIFORMES: Fardas, uniformes, enxovais e acessórios para policiais militares e civis.

MÓVEIS PLANEJADOS: Projetos de armários, prateleiras, etc. com qualidade e preços acessíveis.

ÓTICA: Óculos de grau e de sol, armações e lentes de contato, com valores diferenciados.

SEGUROS: Seguro Automóvel, Empresa, Vida, Residencial, Condomínio, Previdência e Fiança Locatícia (aluguel), entre outros produtos, representando as principais seguradoras do mercado.

Page 10: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

10

CONVÊNIOS EDUCATIVOS: Ampla rede conveniada, com descontos especiais nas melhores instituições de ensino.

CRÉDITO EDUCAÇÃO: Linha de Crédito exclusiva para financiamento de matrículas, materiais e uniformes escolares.

CURSOS PREPARATÓRIOS: Cursos apostilados para Concursos da PMESP, com aulas ministradas por professores altamente capacitados e excelentes índices de aprovação.

Investimento em Educação eCrescimentoProfissional

Page 11: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

11

Assistências visando seu Bem-estar

ASSISTÊNCIA JURÍDICA: Escritórios especializados nas áreas: cível, administrativa e criminal, com plantão 24 horas em casos de flagrante delito no Estado.

AUXÍLIO FUNERAL: Assistência gratuita em caso de decessos, extensiva aos dependentes legais (cônjuge e filhos solteiros com até 21 anos).

CONSULTÓRIOS PSICOLÓGICOS (CRPJ 06/3667-J): Consultas agendadas, sem limite de idade, para prestar suporte em casos de crises conjugais, traumas emocionais, conflitos internos, separações, etc., além de atendimento especializado para situações de luto e também para gestantes.

CRÉDITO SOCIAL “SPREAD” ZERO: Juros iguais à correção do Capital Social da cooperativa.

CRÉDITO SOCIAL JUROS 1%: Taxa de 1% ao mês e carência de três meses para pagamento.

SERVIÇO SOCIAL: Atendimento social para cooperados e dependentes que enfrentam situações-problema nas áreas: econômica, familiar, saúde, criança, adolescente, moradia, profissional, etc., com orientação, encaminhamento aos recursos sociais disponíveis e, se necessário, visitas domiciliares e hospitalares.

Todas as Linhas de Crédito estão sujeitas à análise.Consulte condições operacionais.

Page 12: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

12

INFORMAÇÕES GERAISADMISSÃO AO QUADRO SOCIALPara aderir ao quadro cooperativo, o interessado deve ser profissional, cônjuge ou pensionista da: Secretaria de Segurança Pública (Polícia Militar, Civil e Científica), Cruz Azul ou das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo. Podem ser incluídos como dependentes: cônjuge; filhos solteiros com até 18 anos; filhos solteiros com até 21 anos (quando cursando faculdade) e tutelados comprovados. Documentos: Preenchimento e assinatura da proposta de admissão; Carteira de Identidade ou Funcional; Holerite do mês vigente; Extrato bancário e Comprovante de Residência. O Departamento de Cadastro entrará em contato com o interessado, caso haja necessidade de apresentar documentos adicionais.

RATEIO DE CUSTEIORepresenta um valor simbólico, que proporciona o alto padrão de atendimento da Coopmil, como infraestrutura, pagamento dos funcionários, manutenção geral da empresa, além de garantir cada vez mais serviços, benefícios e parcerias.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTROMantenha seu cadastro atualizado para estar sempre informado sobre as iniciativas da Coopmil em prol do bem-estar do nosso quadro cooperativo, bem como para receber boletos bancários e outras correspondências.

ALTERAÇÃO DE CONTA CORRENTEEm caso de alteração de domicílio bancário, favor informar a cooperativa imediatamente, para que não haja estornos e, consequentemente, evitar restrições operacionais.A alteração deve ser feita pessoalmente, na Sede/CSC/PACs ou via fax, devido à necessidade da assinatura do cooperado.

Page 13: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

13

DESLIGAMENTOO cooperado pode desligar-se voluntariamente da cooperativa a qualquer momento, desde que salde todos os seus débitos. O valor restante do Capital é restituído para o cooperado de acordo com o período previsto no Estatuto, podendo ser depositado anteriormente, a critério da Coopmil.Ocorre o desligamento involuntário quando o cooperado deixa de pertencer às categorias de associação.

READMISSÃOO cooperado desligado voluntariamente poderá voltar a fazer parte do quadro social após aprovação da Diretoria da Coopmil. Quando ocorre readmissão, será estabelecido um período de carência antes que o cooperado possa novamente usufruir dos serviços e benefícios da cooperativa.

INADIMPLÊNCIAOs cooperados que não estiverem em dia com suas obrigações com a Coopmil não poderão usufruir dos serviços e benefícios até que regularizem sua situação.Em caso de estorno do pagamento da Coopmil, o cooperado receberá automaticamente um boleto bancário com vencimento no dia 25, enviado para o endereço cadastrado. Caso não receba o documento, o cooperado deve contatar a cooperativa para efetuar a regularização, por meio de: pagamento no Caixa, depósito comprovado em conta corrente ou acordo com o Departamento de Cobrança, o qual deve ser feito pessoalmente na Sede/CSC/PACs.É importante que todos os cooperados estejam em dia com suas obrigações com a cooperativa, para que possamos proporcionar mais qualidade de vida ao grupo cooperado.

Page 14: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

14

UNIDADES DE ATENDIMENTO COOPMIL

Postos de Atendimento Cooperativo (PACs)

AraçatubaTel. (18) 3608-1928 [email protected]

Araraquara (APAS)Tel./Fax (16) [email protected]

Barretos (APAS)Tel. (17) [email protected]

BauruTel. (14) 3214-4500 Fax (14) 3214-4353bauru@coopmi l.coop.br

BotucatuTel. (14) 3813-7918botucatu@coopmi l.coop.br

Cambuci (Cruz Azul)Tel./Fax (11) [email protected]

CampinasTel. (19) 3273-5346 Fax (19) 3272-9771 [email protected]

Caraguatatuba Tel./Fax (12) [email protected]

Fernandópolis (APAS)Tel. (17) [email protected]

FrancaTel./Fax (16) [email protected]

Guarulhos (Ponto Frio)Tel. (11) 2409-7838 Fax (11) [email protected]

Itaquera (Cruz Azul)Tel./Fax (11) [email protected]

JundiaíTel./Fax (11) [email protected]

Lins (APAS)Tel. (14) [email protected]

Sede São PauloRua Venceslau Brás, 175/179 – Centro – Capital.

Telefone (11) 3292-1000 - Fax (11) [email protected] – twitter.com/coopmil - www.coopmil.coop.br

SAC 0800 770 7077 – [email protected] Ouvidoria 0800 725 0996 – [email protected]

Central de Serviços Coopmil (CSC)Avenida Cruzeiro do Sul, 297 – Luz – São Paulo - Telefone (11) 3292-1144

[email protected]

Page 15: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

15

Atualizado em 13/jun./11

MaríliaTel./Fax (14) [email protected]

Mogi das Cruzes (Ponto Frio)Tel./Fax (11) [email protected]

OsascoTel. (11) 3682-9016 Fax (11) [email protected]

OurinhosTel. (14) [email protected]

Piracicaba Tel./Fax (19) [email protected]

Pirituba Tel. (11) [email protected]

Presidente PrudenteTel.(18) 3221-1599Fax (18) [email protected]

Registro Tel./Fax (13) [email protected]

Ribeirão PretoTel. (16) 3969-6636 Fax (16) [email protected]

Santo Amaro (Ponto Frio) Tel./Fax (11) [email protected]

Santo André (Cruz Azul) Tel./Fax (11) [email protected]

SantosTel. (13) 3236-7379Fax (13) 3236-7873 [email protected]

S. Bernardo do Campo (Ponto Frio)Tel./ Fax (11) [email protected]

São José do Rio Preto Tel. (17) 3231-0318 Fax (17) [email protected]

São José dos Campos (Ponto Frio) Tel./Fax (12) [email protected]

Sorocaba (Ponto Frio)Tel./Fax (15) [email protected]

Tabatinguera Tel. (11) [email protected]

TaubatéTel./Fax (12) 3631-2530 [email protected]

Tucuruvi (Ponto Frio)Tel./Fax (11) [email protected]

Page 16: rado e op al do co manu a importância aplicada no Capital e a quantia vinculada (pelo tempo de cooperado ou por ¼ do débito). O Resgate do valor disponível pode ser solicitado

16

Adm Camilli

Mar

ketin

g - j

un./

2011