Quando Deus diz Não! O Exemplo de Davi
-
Upload
tiago-de-souza -
Category
Documents
-
view
2.627 -
download
5
Embed Size (px)
description
Transcript of Quando Deus diz Não! O Exemplo de Davi


Se ele podia dizer sim, por que disse não?
Se ele pode curar, por que não estendeu a mão?
Se podia responder, por que ficou em silêncio?
Pressupostos

Uma Experiência

2 Samuel 12.1-18 Mas o Eterno não se agradou do comportamento de Davi; por isso, enviou Natã, que contou esta história ao rei: “Havia dois homens numa cidade. Um era rico, e o outro, pobre. O rico tinha um enorme rebanho de ovelhas e bois; o pobre, apenas uma cordeirinha; que tinha comprado e criado. Ela cresceu com ele e seus filhos, como um membro da família. Ela comia do prato dele, bebia do seu copo e dormia em sua cama. Era como uma filha para ele.

2 Samuel 12.1-18 “Certo dia um viajante apareceu na casa do rico. Ele era muito avarento e, não querendo matar uma das suas ovelhas ou um dos seus bois para alimentar o visitante, pegou a cordeirinha do pobre, preparou a refeição com ela e ofereceu ao seu hóspede”. Davi ficou furioso. Disse a Natã: “Assim como vive o Eterno, o homem que fez isso tem de morrer! E deve pagar quatro vezes o valor da cordeirinha, por causa do seu crime e da sua avareza!”

2 Samuel 12.1-18 Natã respondeu: “Você é esse homem! E o Eterno, o Deus de Israel, manda dizer: ‘Eu ungi você rei sobre Israel. Eu o livrei das mãos de Saul. Dei a você casa e a filha de seu senhor e outras mulheres que podia ter em seus braços. Dei Israel e Judá a você. E, como se não bastasse, daria a você muito mais. Então, por que você desprezou a palavra do Eterno, cometendo tamanho erro? Você assassinou Urias, o hitita, e tomou a mulher dele. Pior,

você o matou com a espada dos amonitas! Agora, já que você desprezou o Eterno e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher, sua família irá conviver sempre com morte e assassinato. É o Eterno quem está dizendo! A sua desgraça virá da sua família. Tomarei as suas mulheres à sua vista e as entregarei a seu amigo, e ele se deitará com elas publicamente. Você cometeu esse ato em secreto, mas isso acontecerá diante de toda a nação!’”.
2 Samuel 12.1-18

2 Samuel 12.1-18 Davi confessou a Natã: “De fato, pequei contra o Eterno!”. Natã declarou: “É verdade, mas essa não é a palavra final. O Eterno perdoa você. Você não morrerá. Mas, por ter ofendido o Eterno, seu filho morrerá”. Depois que Natã voltou para casa, o Eterno afligiu o filho de Davi que a mulher de Urias deu à luz, e o menino ficou muito doente. Davi orou desesperadamente a Deus pelo menino.

2 Samuel 12.1-18 Ele jejuou, não saía do palácio e dormia no chão. Os oficiais do palácio tentavam tirá-lo do chão, mas ele não cedia nem se levantava para comer com eles. Sete dias depois, a criança morreu. Os criados ficaram com medo de dar a notícia a ele. Diziam: “O que faremos agora? Enquanto a criança estava viva, ele não dava ouvido ao que dizíamos. Agora que a criança morreu, se dissermos alguma coisa, não se sabe o que ele poderá fazer”.

Questionamentos ü Por que Deus é apresentado neste
texto como agente principal do sofrimento de Davi?
ü Por que Deus permitiu que o filho de Davi sofresse as consequências
pelo pecado de seu pai?

Princípios de Interpretação ü Considere o texto dentro de seu
contexto cultural: cosmovisão hebraica.
ü Considere o texto dentro de seu contexto bíblico: diversidade situacional.

Por que Deus disse não a Davi?
1 Natã respondeu: “Você é esse homem! E o Eterno, o Deus de Israel, manda dizer: ‘Eu ungi você rei sobre Israel. Eu o livrei das mãos de Saul. Dei a você casa e a filha de seu senhor e outras mulheres que podia ter em seus braços. Dei Israel e Judá a você. E, como se não bastasse, daria a você muito mais. (V.7)
Porque isto foi fundamental para tratar a prepotência que tomou conta de seu coração.

Por que Deus disse não a Davi?
2 Então, por que você desprezou a palavra do Eterno, cometendo tamanho erro? Você assassinou Urias, o hiNta, e tomou a mulher dele. (v.9)
Porque isto foi fundamental para tratar sua falta de arrependimento.

Por que Deus disse não a Davi?
3 É o Eterno quem está dizendo! A sua desgraça virá da sua família. Tomarei as suas mulheres à sua vista e as entregarei a seu amigo, e ele se deitará com elas publicamente. Você cometeu esse ato em secreto, mas isso acontecerá diante de toda a nação!’”.(v.11-‐12)
Porque isto foi fundamental para tratar o seu senso de inconsequência.

Deus disse não a Davi, e qual foi à reação de Davi?

2 Samuel 12.19-31 Davi percebeu que os criados estavam cochichando e imaginou que o menino tivesse morrido. Ele perguntou: “O menino morreu?”. Eles responderam: “Sim, morreu”. Davi se levantou do chão, lavou o rosto, arrumou o cabelo, trocou de roupa e foi ao santuário adorar ao Eterno. Depois, voltou para o palácio e pediu algo para comer. Puseram a comida diante dele, e ele comeu tudo.

2 Samuel 12.19-31 Os criados perguntaram: “O que está acontecendo com o senhor? Enquanto a criança estava viva, o senhor jejuou, chorou e ficou acordado a noite toda. Agora que o menino morreu, o senhor se levanta e come!?”. Ele respondeu: “Enquanto a criança estava viva, chorei e jejuei, pensando que, talvez, o Eterno tivesse misericórdia de mim, e a criança sobrevivesse. Mas agora que ela morreu, por que jejuar? Posso trazê-la de volta? Posso ir me encontrar com ela, mas ela não pode vir a mim”.

2 Samuel 12.19-31 Davi foi consolar sua mulher, Bate-Seba. E, depois de se deitar com ela, ela engravidou outra vez. Nasceu um menino, e deram a ele o nome de Salomão. O Eterno o amou e enviou uma mensagem por intermédio de Natã: o menino deveria ser chamado Jedidias (Amado do Eterno). Na guerra contra os amonitas em Rabá, Joabe conquistou a cidade real. Ele mandou mensageiros a Davi, dizendo: “Estou atacando Rabá e acabei de controlar o reservatório de água da cidade. Reúna o restante das tropas, acampem-se perto da

2 Samuel 12.19-31 cidade e conquiste você mesmo a cidade. Do contrário, eu a conquistarei e receberei as honras por isso”. Então, Davi conduziu as tropas até Rabá, lutou e conquistou a cidade. Ele pegou a coroa do rei dá cidade, que pesava muito por causa do ouro e das pedras preciosas. Puseram a coroa na cabeça de Davi e saquearam a cidade, carregando tudo que era de valor.

2 Samuel 12.19-31 Davi tirou todos os habitantes da cidade e os submeteu a trabalhos forçados com serras, picaretas e machados e na fabricação de tijolos: Ele fez o mesmo com todas as cidades dos amonitas. Depois, voltou com todo o exército para Jerusalém.

O que Deus produziu com o não no coração de Davi?
1 Davi se levantou do chão, lavou o rosto, arrumou o cabelo, trocou de roupa e foi ao santuário adorar ao Eterno. Depois, voltou para o palácio e pediu algo para comer. Puseram a comida diante dele, e ele comeu tudo. V.20
Deus fez de Davi um adorador que não depende de barganhas.

O que Deus produziu com o não no coração de Davi?
2 Davi foi consolar sua mulher, Bate-‐Seba. E, depois de se deitar com ela, ela engravidou outra vez. Nasceu um menino, e deram a ele o nome de Salomão. V.24
Deus fez de Davi um conselheiro que sabe de fato o que é sofrer.

O que Deus produziu com o não no coração de Davi?
3 Os criados perguntaram: “O que está acontecendo com o senhor? Enquanto a criança estava viva, o senhor jejuou, chorou e ficou acordado a noite toda. Agora que o menino morreu, o senhor se levanta e come!?” Ele respondeu: “Enquanto a criança estava viva, chorei e jejuei, pensando que, talvez, o Eterno Nvesse misericórdia de mim, e a criança sobrevivesse. Mas agora que ela morreu, por que jejuar? Posso trazê-‐la de volta? Posso ir me encontrar com ela, mas ela não pode vir a mim”. V.21-‐23
Deus fez de Davi um sofredor determinado a seguir em frente.

O que nos levaria a lidar com o não de Deus da mesma forma que Davi lidou? 1.A consciência de que Deus é Deus. 2.A fé́ no seu caráter inabalável. 3.A dependência de sua graça. 4.A esperança na eternidade.


Para Refletir e Praticar: 1. Você normalmente se preocupa mais em abandonar seus pecados ou fugir das consequências? Passe a limpo a sua vida, busque depender mais da presença de Deus. 2. Você acha injusto um inocente sofrer pelo erro do outro? Jesus morreu pelos seus pecados. Renda-se ao seu amor.
3. Você perdeu recentemente alguém? Creia que Deus é Deus, adore-o e siga em frente.
