Poiésis 189

8
Literatura, Pensamento & Arte Ano XVIII- nº 189 - dezembro de 2011 - Saquarema, Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis www.jornalpoiesis.com Página 3 Violência contra mulher é tema de campanha em Araruama Saquarema Segurança Juventude Página 4 Bahá’ís convidam jovens para encontro em Petrópolis Página 8 Concurso de vitrines e desfile de modas aquecem a economia Página 2 Caio Oliveira conquista o Ouro no México Câmara comemora dia da Consciência Negra Página 3 Fotos históricas ganham álbum virtual Camilo Mota Informe publicitário Oeles Grill é a opção de comer bem em Bacaxá Localizado na Rodovia Amaral Peixoto, 300, km 71, em frente Posto Ipiranga (ango Posto Texaco de Bacaxá, Saquarema), o Res- taurante Oeles Grill é a mais nova opção para quem prefere uma alimentação saudável e sem ter que gastar muito. Reinaugurado dia 25 de novembro, o restaurante está todo re- estruturado e conta com uma equipe treinada para melhor aten- der os clientes. O tradicional self service pode ser acompanhado com churrasco ou picanha na brasa e seguido por sobremesas variadas. Dirigido por Carlos Crey, Oeles Grill, o Restaurante Oe- les Grill está aberto de segunda a domingo. Contato pelo telefone (22) 2653-2552. Regina Mota Só Ofertas: 20 anos O município de Silva Jardim acaba de ganhar um álbum de memórias na internet. A iniciativa do jornalista Alexandre Nóbrega já possui um bom acervo inicial e continua aberta para novas colaborações para resgatar a história do município através de imagens e documentos de época. Página 7. Divulgação / Gualter Foto Escola Emília no Teatro A Escola Emília realizou no dia 25 de novembro o encerramento do projeto Literatura e Musica- lidade com várias apresentações de seus alunos no Teatro Municipal Mario Lago, em Saquarema. Página 8. Vozes natalinas O Coral Escola Que Canta está com repertório todo dedi- cado às comemorações do Natal. O grupo formado por 40 vozes femininas fará apresentações em Saquarema, Araruama e Rio de Janeiro durante o mês de dezembro. Página 7. O empresário Miguel Jeovani e sua família comemo- raram em novembro os 20 anos da rede de super- mercados Só Ofertas. A festa foi marcada em Araru- ama pelo show da dupla Zezé de Camargo e Luciano. Página 4. Reflexões sobre o real significado do Natal Crônica Araruama Página 2 Casa de Cultura será reaberta dia 9 de dezembro Página 7 Esporte Paulo Melo defende jogos olímpicos no interior do RJ Página 4 Feliz Natal e Próspero Ano Novo! São os votos do Jornal Poiésis a seus leitores, clientes e amigos. “O anjo, porém, disse-lhes: ‘Não temais! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi.(...) Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens que ele ama!”. (Evangelho segundo São Lucas) Regina Mota Divulgação

description

Edição de dezembro de 2011.

Transcript of Poiésis 189

Page 1: Poiésis 189

Literatura, Pensamento & ArteAno XVIII- nº 189 - dezembro de 2011 - Saquarema, Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo, S. Pedro da Aldeia e Petrópolis

www.jornalpoiesis.com

Página 3

Violência contra mulheré tema de campanha

em Araruama

Saquarema

Segurança

Juventude

Página 4

Bahá’ís convidamjovens para encontro

em PetrópolisPágina 8

Concurso de vitrinese desfile de modas

aquecem a economiaPágina 2

Caio Oliveira conquista o Ouro no México

Câmara comemora diada Consciência NegraPágina 3

Fotos históricas ganham álbum virtualCamilo Mota

Informe publicitário

Oeles Grill é a opçãode comer bem em BacaxáLocalizado na Rodovia Amaral Peixoto, 300, km 71, em frente

Posto Ipiranga (antigo Posto Texaco de Bacaxá, Saquarema), o Res-taurante Oeles Grill é a mais nova opção para quem prefere uma alimentação saudável e sem ter que gastar muito.

Reinaugurado dia 25 de novembro, o restaurante está todo re-estruturado e conta com uma equipe treinada para melhor aten-der os clientes. O tradicional self service pode ser acompanhado com churrasco ou picanha na brasa e seguido por sobremesas variadas. Dirigido por Carlos Crey, Oeles Grill, o Restaurante Oe-les Grill está aberto de segunda a domingo. Contato pelo telefone (22) 2653-2552.

Regina Mota

Só Ofertas: 20 anos

O município de Silva Jardim acaba de ganhar um álbum de memórias na internet. A iniciativa do jornalista Alexandre Nóbrega já possui um bom acervo inicial e continua aberta para novas colaborações para resgatar a história do município através de imagens e documentos de época. Página 7.

Divulgação / Gualter Foto

Escola Emília no TeatroA Escola Emília realizou no dia 25 de novembro o encerramento do projeto Literatura e Musica-lidade com várias apresentações de seus alunos no Teatro Municipal Mario Lago, em Saquarema. Página 8.

Vozes natalinasO Coral Escola Que Canta está com repertório todo dedi-cado às comemorações do Natal. O grupo formado por 40 vozes femininas fará apresentações em Saquarema, Araruama e Rio de Janeiro durante o mês de dezembro. Página 7.

O empresário Miguel Jeovani e sua família comemo-raram em novembro os 20 anos da rede de super-mercados Só Ofertas. A festa foi marcada em Araru-ama pelo show da dupla Zezé de Camargo e Luciano. Página 4.

Reflexões sobreo real significado

do Natal

Crônica Araruama

Página 2

Casa de Culturaserá reaberta

dia 9 de dezembroPágina 7

Esporte

Paulo Melo defendejogos olímpicos

no interior do RJPágina 4

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

São os votos do Jornal Poiésis a seus leitores, clientes e amigos.

“O anjo, porém, disse-lhes: ‘Não temais! Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo:

Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi.(...) Glória a Deus no mais alto dos céus, e

paz na terra aos homens que ele ama!”.

(Evangelho segundo São Lucas)

Regina MotaDivulgação

Page 2: Poiésis 189

2 nº 189 - dezembro de 2011

REFLEXÕES NATALINASCRÔNICA

Gerson Valle

Nas religiões primitivas predominam dois vetores da índole humana. Um,

intelectual, que procura explicações para os fenômenos da natureza, sem os elementos científicos necessários para tanto. Outro, sentimental, que busca a sorte individual (ou fortuna) dentre os elementos da natureza, como se ela estivesse à disposição para mudar o destino de cada um. Este segundo vetor foi-se acentuando cada vez mais na Antiguidade dentre os povos pagãos. Cada deus servia para proteger um determinado aspecto das necessidades e características individuais, e se manifestava através da matéria, em fígado de animais, conformação dos astros, disposição aleatória das cartas, como as do tarô, em búzios, ou até, como reminiscência de tal paganismo, mais recentemente, em borra de café, ou mil outras formas imaginativas. O ser humano procura proteger-se individualmente, acreditando que os deuses premiam aqueles que se curvam ante eles e se mostram por indícios que alguns iniciados sabem ler. E para isto sempre serviram os deuses e seus sacerdotes, ou que nome se lhes quisessem dar. A religião servia para as pessoas guiarem sua sorte, acreditando-se que os deuses protegiam a vida material na Terra.

O budismo, na Antiguidade, de certa forma deu uma guinada no diálogo da matéria com o espírito. O ideal não foi mais o de acumular bens ou fortunas (de saúde, de amor, ou do que for...) materiais, mas de desenvolver uma individualidade espiritualmente sólida, capaz de dominar o melhor possível as aparências transitórias do mundo (maia). Ainda assim, a religiosidade servia à firmeza do indivíduo.

O povo hebreu, contrário aos pagãos, só admitia a existência de um deus. Mas, da mesma forma que os pagãos, para este deus se faziam sacrifícios, rezando-se pelo bem estar material, e, se dentre seus mandamentos havia o de “não matar”, os exemplos narrados na Bíblia revelam muitas guerras contra outros povos e o espírito vingador que parecia não considerar homicídio o combate aos inimigos não judeus.

Tudo em honra do proveito próprio, a que a religião cabia proteger.

A grande renovação cristã na mentalidade dos povos antigos foi exatamente a de disponibilizar do amor em prol dos semelhantes o melhor de si mesmo, e não o desejo de conquistar riquezas para si, disputar suas forças para se impor aos outros, admitir a inimizade a ponto de aniquilar quem se lhe oponha, procurando através do feitiço a satisfação própria e preenchimento do mundo material. Se existe em religiões orientais o desprezo pela matéria circunstancial da vida, em prol do controle interior de cada pessoa, em ascensão mística sempre em termo pessoal, a grande renovação cristã abrange uma compreensão mais social da existência. A ascese se dá pela renúncia do indivíduo em prol não de seu engrandecimento a algum tipo de nirvana, mas à consideração pelos outros, à postura solidária da dor existencial, procurando consolo mútuo, engrandecendo-se, sim, por consideração à dignidade humana de seu próximo. O verdadeiro cristão não prioriza seus próprios problemas. Vive em função de ajudar ao próximo. E, assim, foi idealizada, em catacumbas da Roma pagã, uma sociedade de renúncia aos bens terrenos em função de uma assistência mútua, em que objetivando o bem estar do próximo encontrava-se a satisfação de seu interior com a comunhão de um todo maior, considerado no domínio criado por uma unidade altíssima, chamada Deus. Perante tal grandeza, não se é nada. Mas, em função dela, toda humildade é pouca, todo sacrifício necessário, toda solidariedade essencial para a elevação dos sentimentos que são a razão criadora deste mundo, ninguém nascendo para ser melhor que o outro, mas sim para constituír a coletividade que atende aos desígnios divinos de salvação e esperança por uma vida eterna ao lado do Pai supremo.

Em todos os tempos há uma minoria dominante pelo poder econômico. Em Roma chamavam-se patrícios os integrantes de tal classe mais alta. E eles desprezaram os princípios da humildade cristã como representativa da submissão dos escravos. Mas, os pobres romanos, os plebeus, também participavam dessa forma de encarar a vida em sentido contrário à arrogância da classe dominante. E esta, politicamente, foi-se sentindo incomodada pelo crescimento de uma doutrina que considerava de perdedores. E, se os perdedores são a maioria, e sua fé se torna forte o suficiente para enfrentar o poder, é preciso uma forma de conciliação para levar ao poder essa maioria ameaçadora. Oficializou-se, então, a religião que era ridicularizada como dos escravos, colocando-a assim dentro da estrutura do Estado, com sua hierarquia e sustentações materiais em que sobrevive o economicamente mais forte, e a humildade, para não se dizer que não se estava aceitando os novos princípios, deveria se ater a poucas pessoas exemplares, vividas à margem da sociedade. Isto para não falar que as superstições dos antigos

donos do poder continuariam por outros meios, numa igreja cheia de datas comemorativas das antigas festas pagãs e de crenças em miraculosas transformações irracionais, adotando-se a proteção de novos deuses (os santos no sincretismo pagão-cristão) para o bem estar material... O resultado é que a nova civilização daí resultante é cristã apenas por conveniência política, coexistindo com os fundamentos do egoísmo contrários ao amor pregado por Cristo. Os povos prosseguiram guerreando, ninguém oferecendo sua face a quem lhe é hostil, mas, ao contrário, matando-se uns aos outros com o desejo de enriquecimento, não importando que para isto se necessite o infortúnio de povos inteiros, ninguém se considerando igual. E tudo ficou como era antes.

Os que encaram o mundo como um espelho continuado da realidade – isto é, os

adeptos da Realpolitik – simplesmente concluem que o cristianismo falhou, sendo impossível, na natureza humana, a existência de uma sociedade como a que houve nas catacumbas romanas (E, no entanto, ela existiu!). E estes são os mesmos que veem na derrota do comunismo soviético, com sua ditadura do proletariado que abriu a perversão ao estado stalinista, a derrota da possibilidade de um mundo mais humano, verdadeiramente socialista. O sonho de uma sociedade igualitária, sem o sacrifício de uma maioria, passa para o nível da utopia.

Entretanto, a realidade também nos ensina que o ser humano evolui, aprende com erros, modifica estratégias, e em momentos de suma injustiça é capaz de reagir sacrificando-se em prol de ideais. Afinal, o cristianismo foi um exemplo do triunfo dos mais fracos, mesmo que os mais fortes tenham feito a maioria cooptar com seus cinismos. Da mesma forma que, ao longo dos séculos cristãos sempre reapareceram pessoas sinceras, convictas na boa fé, como São Francisco. O ser humano não é obrigatoriamente

monstruoso. Ao contrário. Depende de fatores educacionais e reflexões bem superiores ao simples ajuste de poder maquiavélico. Podemos, por conseguinte, ainda acreditar na redenção do ser humano.

É preciso, no entanto, estar-se atento quando se veem aparecer a todo lado religiões que continuam, como os antigos e continuados pagãos, a usarem do nome do cristianismo para práticas primitivas de obtenção de bens materiais, conforto terreno, simulação de milagres sem escrúpulo... O que querem é dominar a massa de pessoas carentes, pouco esclarecidas, abusando, assim, da credibilidade dos mais fracos, e, indevidamente, em nome de Cristo, prometer que Ele lhes dará riquezas e libertará dos sofrimentos físicos das circunstâncias terrenas... Devemos lembrar a origem de toda a renovação cristã dos primeiros séculos de nossa era. E lá voltarmos à realidade um dia verdadeiramente exemplar para o mundo, quando o Mestre que nos encara como iguais, ao se aproximar de nós, chega numa estrebaria pobre, entre pastores simples, e, na humildade de não querer suplantar ninguém, prepara o caminho para dividir o pão entre todos os necessitados. Isto foi um exemplo seguido por uma multidão anônima nos tempos romanos, e, depois, por séculos, entendido e seguido por muitos humanos de boa índole. Isto existe, e isto nos dá esperança de que, na educação de um futuro mais humanista, toda a Humanidade compreenda a grande mensagem. Esta que nos faz lembrar cada passagem anual natalina. Reflitamos e levemos adiante nossa compreensão social da realidade mais autêntica de sermos seres em evolução e não o retrato parado de uma tola e absurda Realpolitik afirmando que nada muda, dando-se exemplos nefastos de nossa conduta, realidade datada historicamente em nossas tendências mais grosseiramente acomodadas. Se evoluímos, podemos mudar!

Gerson Valle é membro da Academia Brasileira de Poesia e lança dia 10/12 em Petrópolis o livro “A invasão” (veja na página 3 desta edição)

Alexandre Rivero

Regina Mota

O 3º Concurso de Vitri-nes de Saquarema deixará a cidade ainda mais bonita neste final de ano. O even-to, que deverá contar com a maioria dos lojistas e res-taurantes, promete mobili-zar moradores e turistas que visitarem o município em dezembro, mês que marca o nascimento de Jesus, e que convida todos à reflexão.

O objetivo do concurso é de es-timular os participantes a melho-rarem sua apresentação visual e alavancar as vendas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Tu-rismo, Esporte e Lazer, em par-ceria com a Associação Comer-cial de Saquarema – ACIAPS, locais onde se encontram dispo-níveis as fichas de inscrição para os interessados em participar. O Sebrae/RJ também faz parte da organização, ficando por conta do mesmo a escolha das melho-res vitrines. As inscrições irão até o dia 5 de dezembro.

ENTREGA DE PREMIAÇÃO E DESFILE DE MODAS

A entrega da premiação aos

ECONOMIA

Concurso de vitrines mobiliza comércio

de Saquarema

vencedores do 3º Concurso de Vitrines será realizada no dia 10 de dezembro, às 20 horas, na Praça do Canhão, em Sa-quarema. Na ocasião acontece-rá também o Desfile de Modas do Studio Mirian Grizzi, que pelo segundo ano consecutivo participará com seus mane-quins que deverão apresentar a tendência primavera/verão 2012.

Saquarema estará em festa no dia 10 de dezembro des-de cedo, pois se trata da data marcada para a chegada do Papai Noel, festa promovida pela Prefeitura Municipal. A premiação do concurso será no palco montado nas proximida-des da Praça do Canhão, onde um show musical encerrará as festividades.

O Núcleo de Poesia Alberto de Oli-veira está realizando o projeto Poesia na Rua toda terça-feira a partir das 20 horas na sede do Círculo Artísti-co e Cultural de Saquarema (Cacs), no Lake’s Shopping. O espaço está aberto à participação de todos que queiram se confraternizar entre pes-soas que gostam de poesia, literatura em geral, música, teatro, cinema, arte e cultura. Durante o evento, a leitura, interpretação e dramatização de textos são abertas ao público que queira dar sua contribuição.

Além do sarau, o projeto também pretende realizar pequenas palestras, exibição de filmes, debates, lança-mentos de livros, noites de autógrafo, varal de poesia e outras atividades a partir das sugestões dos participantes. Com entrada gratuita, o evento con-ta ainda com o bar do Cacs, que fica aberto para saciar algo mais do que a fome e a sede de cultura. Os partici-pantes também concorrem a sorteios de livros e brindes.

Acompanhe a programação e novi-dades através do blog: nucleodepoesia.blogspot.com

SERVIÇOO que: Projeto Poesia na Rua apresenta “Terças Poéticas”Onde: Cacs (loja 51, segundo piso, Lake’s Shopping, Saquarema)Quando: Toda terça-feira, de 20h às 22 horasQuanto: Entrada franca

LITERATURA

As terças são de poesiaFotos: Regina Mota

Poetas, músicos e atores, de qualquer geração ou estilo, podem participar do evento que acontece na sede do Cacs toda terça às 20 horas

Page 3: Poiésis 189

3nº 189 - dezembro de 2011

HOMENAGEM

( (22) 2653-2744

SHOW DAS PLANTASA maior variedadecom beleza e qualidadevocê encontra aqui!Av. Saquarema, 5442 - Bacaxá

Dê plantas a quem você ama!

Explicadora

R. Beatriz Campos, 14Porto da Roça

Saquarema(próximo ao Bassamar)

( 2651-9665

de 1ª a 8ª série

Maxwell DuqueAdvogado

OAB/RJ 145.565

(22) 2651-3691(22) 9902-6943(21) 8147-9294

[email protected]

ELABORAÇÃO Terapias e CursosDireção Técnica: João Carvalho Neto

www.elaboracao.org

Sala de Ludoterapia

Coordenação: Regina Alves

TRAVESSA 1, esquina com a Rua James Ward (rua em frente ao Mercado Gomes - Porto da Roça) ( (22) 2653-3087

Psicanálise, Psicologia, Terapia Floral, Terapia Regressiva, Psicopedagogia, Ludoterapia, Acupuntura, Massagem

Terapêutica, Shiatsu, Pilates, Drenagem Linfática, Reiki, EFT, Cromoterapia, Nosodioterapia, Terapia Biomolecular,

Terapia Holística, Fonoaudiologia, Cursos e Grupos de Estudo.

A Câmara Municipal de Saquarema realizou no dia 18/11 sessão solene em homenagem ao dia da Consciência Negra (20/11) fazendo a entrega da Medalha João Dalida a cerca de 30 pessoas. O Projeto de Resolução de autoria do vereador Paulo Renato Teixeira Ribeiro (PT) — 847/2011 — tem por objetivo homenagear aqueles que tenham prestado relevantes serviços ao Município de Saquarema nas áreas do desenvolvimento social e na busca

Câmara de Saquarema realiza sessão solene em homenagem ao dia da Consciência Negra

da diminuição das desigualdades sociais e raciais. O evento foi prestigiado ainda com a presença

do deputado federal Edson Santos (PT) e do vice-prefeito Amilcar Cunha Ferreira.

O nome de João Dalida foi escolhido em função de sua origem social como também pelo seu espírito empreendedor. Batizado João Avelino da Conceição, ele ousou fazer diferente em seu tempo. Dalida foi um grande incentivador da cultura e do esporte. Chegou a organizar um festival de música e criou a primeira rádio comunitária da

Os filhos de João Dalida, Artur e Regina, entre o deputado federal Edson Santos e o vereador Paulo Renato

cidade. “Hoje é um dia histórico e importante para nossa cidade; pois estamos homenageando este cidadão, João Dalida, que contribuiu para a comunicação e o desenvolvimento do município”, disse Paulo Renato. O vereador também foi cumprimentado pelo deputado Edson Santos por sua iniciativa de dar realce ao papel do homem negro na formação da sociedade saquaremense. Confira a lista dos agraciados e as fotos no site www.novasaquarema.com.br.

Regina Mota

LITERATURA

Gerson Vallelança livrodia 10/12

em Petrópolis

O escritor e poeta Gerson Valle, membro do conselho edi-torial do Jornal Poiésis, realiza tarde de autógrafos no dia 10 de dezembro, às 17 horas, na Casa Cláudio de Souza, na Praça da Liberdade, em Petrópolis. Ele estará lançando a novela “A invasão”. A obra de ficção fala da descoberta de seres extra-terrenos e sobre como isso cau-sou uma reciclagem nas ideias. Num dia em que tais ETs inva-dem um culto religioso, um ilus-tre e angustiado oficiante revê, em suas reflexões, a História do planeta, tentando compreender como aqueles seres estranhos poderiam se enquadrar em seus conhecimentos. Qual o signi-ficado, afinal, que as religiões tanto enfatizam, do espírito dos seres humanos? O que os ex-traterrestres teriam de comum com isto? Onde o físico e o me-tafísico? Onde a matéria que nos sensibiliza às raias do Amor ou as vibrações que compõem a Música parecendo traduzir toda a Verdade do Universo?

Ganhador de cinco meda-lhas nos Jogos Parapaname-ricanos de Guadalajara, no México, na semana passada, o nadador de Saquarema Caio Oliveira foi homenageado em seu retorno à cidade, ontem à tarde, dia 22/11. Com duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nas mãos, ele desfilou no carro do Corpo de Bombeiros entre Bacaxá e o Centro. “Não es-perava uma recepção como esta, estou vivendo a concre-tização de um sonho. Tenho certeza que estou no caminho certo”, disse o atleta que co-meçou a nadar há cerca de quatro anos.

Aos 19 anos, o nadador conquistou as medalhas de ouro nos 100m costas e nos 400m livre, as de prata nos 200m medley e nos 100m li-vre e a de bronze, nos 100m borboleta. Morando no Rio de Janeiro há aproximada-mente um ano, Caio é atle-ta do Botafogo e do Instituto Superar. Porém, foi na pisci-na da academia Interação, do professor Eduardo Alvim, no Porto da Roça, que ele come-çou no esporte.

Com um problema congêni-to de má formação da coluna

Paraatleta de Saquaremaconquista ouro no México

ESPORTE

Edson Coelho conquista

tricampeonato de karatê

O professor Edson Coelho con-quistou o tricampeonato estadual de karatê no dia 20 de novembro, na categoria Master. A competição, rea-lizada na Vila Olímpica de Jacarepa-guá, foi organizada pela Federação de Karatê do Estado do Rio de Janei-ro (FEKERJ) e contou com partici-pação de atletas de todas as regiões do estado. O próximo desafio de Ed-son será de 10 a 12 de dezembro na Copa Brasil Biolab, que acontecerá em Pouso Alegre-MG.

Divulgação

Pré Réveillonno CIEP 258

O CIEP 258 – Astrogildo Pereira, em Bacaxá, será palco para a realização da Festa de Pré Réveillon com o DJ Gaspar no dia 16 de dezembro. O even-to começa às 19 horas. Os ingressos antecipa-dos podem ser adqui-ridos no Churrasqueto (Lake’s Shopping)

ESPORTE

( (22) [email protected]

Cia Intercap de DançaDireção: Ricardo Coelho

( (22)2653-3087

REIKICursos e Terapia

Camilo de Lélis M. MotaTerapeuta Holístico, CRT 42617

Atendimento com hora marcada. Cursos individuais

ou em turma.

vertebral que comprometeu a musculatura e os movimentos das pernas, o precisou fazer sete cirurgias corretivas ain-da menino. Um pouco acima do peso, começou a praticar natação em 2007 e em 2008 já integrava a seleção da Re-gião dos Lagos entre atletas convencionais. Se profissio-nalizou há dois anos, quan-do começou a competir entre paraatletas. “ As dificuldades acabaram vindo a meu favor”, diz ele, que até então compe-tia com atletas convencionais pelo fato de morar longe de um grande centro.

Desde que começou a na-dar, Caio conquistou excelen-tes classificações em todas as competições que participou. Foi campeão mundial, ob-tendo o melhor índice técnico entre os melhores do mun-do, na Republica Tcheca, em 2009, campeão e recordista sulamericano nos 400 livres e nos 200 medley e campeão brasileiro absoluto nas mes-mas categorias. Ano passado, o nadador chegou mais uma vez ao lugar mais alto do pó-dio. Levou cinco medalhas de ouro nos Jogos Estudantis para Paratletas, em São Pau-lo. (Márcia Montojos/PMS)

A Câmara de Vereadores de Cabo Frio aprovou, por una-nimidade, na terça-feira, dia 29 de novembro, a Lei de Fo-mento e Difusão Cultural que permitirá uma política públi-ca de implantação da econo-mia artística e criativa.

Com a Lei, 20% do orça-mento anual da Secretaria Municipal de Cultura, que será de verba própria e obri-gatória, será destinado para execução de abertura de edi-tais de financiamento da ati-vidade cultural e artística. As-sociações e grupos culturais e artistas autônomos poderão ter acesso a este programa, que vai permitir que se inicie, em Cabo Frio, uma nova po-

INCENTIVOCâmara de Cabo Frio aprova

Lei de Fomento e Difusão Culturallítica pública de implantação da economia artística e cria-tiva:

- Foi um grande avanço para o financiamento público de editais, resultado de um trabalho de equipe que une os funcionários da Secretaria de Cultura, da Procuradoria, da Secretaria Estadual de Cultu-ra e do Ministério da Cultura, além dos vereadores, que vo-taram no projeto – afirmou o Secretário de Cultura de Cabo Frio, José Correia.

Agora, a Lei voltará para o Executivo a fim de ser sancio-nada pelo Prefeito Marcos da Rocha Mendes, e depois será publicada em Diário Oficial. (Viviane Rocha/PMCF)

LITERATURA

Antologia da Região dos Lagos recebe inscrições

A Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos (Aleart) es-tará lançando em 2012 a 2ª An-tologia Essências da Região dos Lagos, aberta à participação de poetas de todo o país. O custo por página é de apenas R$ 60, com direito a receber 5 exemplares. Com edição feita pela Allprint

Editora e organização de Carlos Ribeiro, Cássia e Carlos Alberto Fouraux, as inscrições devem ser confirmadas no mês de dezem-bro de 2011. Maiores informa-ções podem ser obtidas através do telefone (22) 2643-4412 ou pelo e-mail [email protected].

Page 4: Poiésis 189

4 nº 189 - dezembro de 2011

SaritaMADEIREIRAE MATERIAIS

DE CONSTRUÇÃO

Tudo para sua casa, do alicerce ao telhado.

2031-07882653-3574 9228-1015

R. Alcipio Vidal - Bacaxá (asfalto velho) (MATRIZ) Rod. Amaral Peixoto, Km 70, nº 1999 - Bacaxá

((22)

ENTREGA EM DOMICÍLIO

Em 130 países ocorre a mobili-zação pelo fim da violência contra as mulheres, também conhecida como Campanha do Laço Branco. Os 16 Dias de Ativismo foi lembra-do em Araruama, onde foi monta-da uma tenda na avenida central da cidade e distribuída a cartilha sobre a Lei Maria da Penha.

A iniciativa foi da Prefeitura Municipal de Araruama, através da Coordenadoria Municipal da Mulher. No dia 3 de dezembro,

Miguel Jeovani solicita a implantação de Batalhão da PM em Araruama

Pelo fim da violência contra as mulheres

às 8:30hs, haverá a concentra-ção na Praça da Bíblia para a 1ª Marcha Municipal Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Já no dia 10, a partir das 7:30hs será a vez de São Vicente se ma-nifestar, a concentração será em frente ao CIEP, sendo que o en-cerramento será com a 1ª Cor-rida Rústica das Mulheres. Em gesto de paz, os organizadores pedem que todos compareçam de camisa branca.

SEGURANÇA

A Secretaria de Estado de Segurança se manifestou favo-rável à criação de um Batalhão Padrão da Polícia Militar no município de Araruama, aten-dendo à Indicação nº 226/2011 do deputado estadual Miguel Jeovani (PR).

No documento encaminhado à presidência da Alerj, em resposta à solicitação do parlamentar, di-versas autoridades justificaram a necessidade de instalação de um batalhão na cidade, a fim de desafogar as atribuições do 25º Batalhão da PM de Cabo Frio.

“Cobramos do governador a implantação do Programa Dele-gacia Legal e pedimos um Bata-

lhão Padrão da Polícia Militar para atender o município de Araruama, que hoje tem mais 120 mil habitantes, e as cidades vizinhas”, destacou Miguel Jeo-vani.

A chefe de gabinete do Co-mandante Geral da PM, Cel. Kátia Neri Boaventura, o che-fe eventual do Estado Maior da Polícia Militar, Major Robson Arouche Cardeal, o Ten. Cel. Robson dos Santos Batalha do 4º Comando de Policiamento da Área, e o Cel. Samyr Vaz do Batalhão de Cabo Frio foram ci-tados no ofício. (Arlindo Júnior)

ESPORTE

Paulo Melo defende jogos olímpicos no interior do RJO presidente da Assembleia

Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Pau-lo Melo (PMDB), afirmou que os Jogos Olímpicos de 2016 não devem ficar restritos à capital flu-minense. O parlamentar defen-deu a realização de competições em outros municípios do estado, e lembrou que o município de Armação dos Búzios possui a me-lhor raia para competições à vela do mundo. O discurso fez parte da abertura do seminário sobre o Papel do Legislativo no lega-do dos mega eventos esportivos de 2014/2016, uma parceria da Alerj com o Fórum Permanente

de Desenvolvimento Estratégi-co do Estado do Rio de Janeiro que acontece neste momento

(25/11) no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.”Não se trata só da ci-dade do Rio de Janeiro. Temos que tentar levar os jogos para outras cidades. A melhor raia de vela do mundo fica em Búzios, es-colhida pela Associação Mundial de Vela. Temos uma lagoa fantás-tica em Araruama. São inúmeros atrativos. Essa cumplicidade se faz necessária para ter sucesso e para credenciar o Brasil na busca de novos eventos. Vamos acabar de vez com a história de que paí-ses que não são do primeiro mun-do não conseguem realizar esses grandes eventos com qualidade”, defendeu.

Divulgação

Regina Mota

Considerado um dos maiores geradores de empregos, com 10 lojas instaladas na Região dos Lagos, o empresário Miguel Jeo-vani é um exemplo de sucesso e a prova maior disso é a festa de aniversário de 20 anos da Rede de Supermercados Só Ofertas, realizada nos dias 26 e 27 de novembro, no Parque de Expo-sições de Araruama.

“É um dos eventos mais aguardados pela população e principalmente pelos clientes da Rede Só Ofertas. Por incrí-vel que pareça, nós começamos esse empreendimento na mes-ma época que a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano des-pontava nas paradas de sucesso. Comemoramos juntos essa vitó-ria”, disse Miguel Jeovani.

Ao lado família, que atua tam-bém na empresa, Miguel Jeovani não escondeu a alegria de ser hoje

ECONOMIA

Rede Só Ofertas comemora 20 anos

um dos legítimos representantes do povo na Assembleia Legisla-tiva do Rio. Deputado estadual, eleito com 44.135 votos, é uma das grandes revelações políticas do interior do estado do Rio de Janeiro. Só no município de Ara-ruama foram 29 mil 537 votos.

“Fico muito feliz de estar atuando no parlamento esta-dual. Estou fazendo a minha parte como legislador. Sei que a população de Araruama está acompanhando o meu mandato e deposita muita esperança em mim. Eu tenho esse compro-misso também com a cidade que nasci e vivo até hoje”, assegurou Miguel Jeovani.

O show gospel, inicialmente programado para o dia 28, foi transferido por causa das fortes chuvas. A nova data será divul-gada em breve pela produção do evento.

MGI Empréstimo PessoalATÉ 99 ANOS DE IDADE

Tels.: (22) 2031-0983 / 2653-2363Cel.: (22) 9943-4098 / ID: 8*13278

E-mail: [email protected]

R. Prof. Souza, 105 - Lj. 3 - Bacaxá - Saquarema

AposentadoPensionistaServidor

INSSMilitarFederalEstadual

Fazendo empréstimoganhe

1 Cesta Básica

Em frente

ao Colégio

Oliveira Viana

Page 5: Poiésis 189

5nº 189 - dezembro de 2011

AGRIJAR BACAXÁRações nacionais e importadas

Medicamentos e SementesAv. Saquarema, 5320 Bacaxá

[email protected]

Melo ImóveisAdministração, Venda e Locação de ImóveisAdvocacia em Geral

( (22) 2653-5427 e (22) 2031-0838R. Professor Souza, 34 loja 5 - Bacaxá (subida do Brizolão)

Dra. Emygdia MeloCRECI/RJ 30.201 / OAB-RJ 38.046

( (22) 2653-3114Av. Saquarema, 3663 Loja D - Porto da Roça

Aberta de 2ª a sábado de 8 às 20h e domingo de 8h às 13h

(22) 2655-3115 (22) 2655-3220

ENTREGA GRÁTIS EM DOMICÍLIO

Medicamentos, Perfumaria e Variedades

Aceitamos cartões de crédito

(

Três edições do programa Cultura Urbana, exibidos na TV Alerj, foram selecionados para o 5º Encontro de Cinema Negro – Brasil, África e Caribe, ocor-rido de 26 de novembro a 1º de dezembro, no Centro do Rio. O programa, que é exibido há oito anos, retrata histórias de mora-dores de comunidades, periferias e subúrbios de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro.

“É com grande orgulho que re-presentamos a TV Alerj. A gente trabalha em uma emissora ins-titucional, com público específi-co, mas, nem por isso, deixamos de criar e desenvolver trabalhos mais abrangentes. Chegar a um

COMUNICAÇÃO

Programas da TV ALERJ são escolhidos para 5º Encontro de Cinema Negro

encontro como o de hoje é uma grande vitrine, inclusive, porque aqui se reúnem produtores e di-retores de outros países”, ressal-tou o apresentador do programa, Ricardo Brasil, que esteve na so-lenidade de abertura ao lado dos diretores da TV Alerj , Aristides Boyd, e de Fotografia do progra-ma, Agnaldo Santana.

A TV Alerj participou com os programas “Cinema Negro”, “Morro da Providência” e “Com-plexo do Alemão”. O evento, que teve a curadoria do ator, cineasta e roteirista Zózimo Bulbu, contou em sua programação com mostra de curtas, médias e longas metra-gens e seminários

Os homenageados deste 5º en-contro foram o Festival Pan Afri-cano de Cinema de Ouagadogou (Fespaco), do Burkina Faso, país sul-africano – “É a Cannes Afri-cana!”, registrou Bulbul –, e o ator, griot (contador de histórias) diretor africano Soutegui Koya-té, vencedor do Urso de Prata de Melhor Ator no Festival de Cine-ma de Berlim, em 2009.

Estiveram presentes na ce-rimônia de abertura os atores Milton Gonçalves, Léa Garcia e Romeu Evaristo e a gerente de Segurança Alimentar da Secre-taria Municipal de Assistência Social, Jurema Batista, dentre outros.

JCEL EMPRÉSTIMOSVocê, aposentado e pensionista, precisa de dinheiro?

FALE COM LÉA SAQUAREMA

Representamos vários bancos: BMG, PINE, BGN, BIC...Compramos dívida da Marinha.

Atendemos a servidores da Prefeitura de Saquarema e TJ.

Desconto em folha de pagamento sem SPC e sem avalista.

R. Domingos da Fonseca, 5 - Bacaxá - ( 2653-4544(ao lado do depósito de doces, perto do Itaú)

Compramos dívida do GE e PINE. Não

precisa pegar boleto.

Fazemos empréstimos sem margem.

Financiamento de veículo. Financiamentos no cheque ou em débito em conta.

Fotografias

R. Prof. Francisco Fonseca, 49 - Bacaxá - Saquarema

REVELAÇÃO DIGITAL

A PARTIR DE R$ 0,55acima de 101 fotos

Cobertura fotográfica de eventos,câmeras digitais,

plotagem e revelação.

Revelação em 1 hora

( (22) 2653-3376

Vidraçaria Recanto do Sol

Av. Saquarema, 5170 - Bacaxá - Saquarema

Box - Vidro Temperado -

EspelhoFechamento - Vidro

ImportadoVidros coloridos, lisos e caneladosAceitamos

(22) 2653-4190 / 9262-6507

NA COMPRA DE UM BOX CONCORRA

A ESTA MOTO 0KM

Sorteiodia 23/12

Desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero 2012!

Page 6: Poiésis 189

6 nº 189 - dezembro de 2011

Guido Bilharinho

De tempos em tempos, alguns filmes causam impacto, introdu-zindo inovações formais, temas inexplorados ou perspectivas inusitadas no trato de assuntos já repisados por inúmeros artis-tas. Enfim, introduzem e prati-cam novas maneiras de fazer (forma) e de ver (significado) o cinema e a vida.

Desde Méliès, nos primórdios do cinema ou mesmo no ato de seu lançamento pelos Irmãos Lumière, passando por diver-sos outros cineastas, a exemplo (apenas alguns poucos e notó-rios) de Griffith, Eisenstein, a vanguarda francesa e alemã da década de 1920 e Welles, o ci-nema vem sendo submetido a periódicas ampliações de suas possibilidades.

É o caso de Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima Mon Amour, França, 1959), de Alain Resnais (1922-), baseado em texto do nouveau roman francês de Mar-guerite Duras, rico de nuanças e aspectos que abrangem desde seu fio central temático, o bom-bardeio atômico de Hiroshima, a presença do passado no pre-sente ou a unidade do tempo até a estruturação fílmica propria-mente dita.

É filme (de e) sobre o amor, tratado, porém, de maneira vis-ceral e contemporânea. O ro-mantismo e o pieguismo que

CINEMA

HIROSHIMA, MEU AMOR: A Memória Inconsolável

vicejaram em épocas anteriores são substituídos pela verdade e significado da simpatia que aproxima, do sentimento que une e da convivência que solidifi-ca os liames entre dois seres hu-manos. Como as notas musicais submetidas ao toque e pressão dos dedos do pianista, os graus e variabilidades da atração, re-lacionamento e necessidades mútuas dos parceiros subordi-nam-se à aguda sensibilidade do cineasta, que lhes infunde con-sistente conteúdo humano.

Todos os tatos, contatos, ex-pressões, diálogos, atitudes e posturas pautam-se pelas sutis tonalidades e variações de acor-des musicais na leveza, flexibi-lidade e imponderabilidade do som, que, à semelhança do pen-samento, do sentimento e das emoções, não se concretiza ma-

terialmente, conquanto se mani-feste fisicamente.

O tratamento poético e musi-cal e as mais altas formas de for-mulação artística casam-se com sua materialização plástica e vi-sual, formando indissolúvel uni-dade estético-cinematográfica.

Se a exteriorização artística, sonora, verbal e imagética acom-panha e pauta-se pela maior ou menor intensidade, sofisticação e imprevisibilidade, o estado de espírito e o teor dos momentos vividos e compartilhados pelos protagonistas variam e alteram-se de conformidade com seus momentâneos e impressivos sig-nificados num desdobramento atiladamente procedido desde as cenas iniciais de felicidade, ínti-ma satisfação e alegria até o tor-mentoso instante da separação, que diacronicamente refletem os

instantes vividos e as transfor-mações operadas nos estados de espírito e nas expressões fisionô-micas, estendendo e atingindo todo o aparato cinematográfico que os configura, conduz e serve de envoltório e sistematização.

Décors, paisagens, luminosi-dade, ângulos, enquadramentos e a demais mobilidade da câmera modelam-se pela imponderável (ou inexorável) transfiguração do cerne temático.

Os dois tempos amorosos ní-tidos em que se reparte o filme refletem-se com igual intensivi-dade em momentos distintos e opostos em seu clima humano e delineamento ficcional.

Nesse percurso de densa e intensa vivência humana senti-mental procede-se orgânica jun-ção do passado com o presente não apenas como simples e usu-al retrospecto da memória, mas, como incorporação no agora dos sentimentos e perturbações emo-cionais e psíquicas pretéritas, presentificando-o num processa-mento poético e fílmico baliza-do pela essencialização da mais profunda e dolorida substância do humano, de seu modo de ser, existir, agir e reagir aos impulsos, solicitações e imposições íntimas e em seu posicionamento frente à realidade objetiva, seja na fruição das oportunidades que oferece, seja no enfrentamento dos obstá-culos e desditas que desencadeia, num fusionamento temporal re-

fletido na repetição das mesmas alegrias e dores.

Esse processo dinâmico, itera-tivo e interativo perfaz e compõe a própria estruturação fílmica.

A hábil utilização dos primei-ros planos iniciais é ponteada pelas referências simultâneas ao bombardeio atômico de Hiroshi-ma e sua ainda ocorrente conse-quência, desglamourizadas em apropriadas imagens e textos que objetivamente retêm e expressam o horror do maior atentado e car-nificina da História, no qual, em apenas 9 (nove) segundos mor-reram 200.000 (duzentos mil) pessoas e outras 80.000 (oitenta mil) ficaram feridas. Não há outro exemplo de maior desumanidade e violência, que gerou, a partir daí, no sentir da protagonista, “o começo de um medo desconhe-cido”, resultando uma “memória inconsolável”, uma “memória de sombras e pedras” nunca mais apagada da História das atrocida-des humanas.

Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba, foi candi-dato ao Senado Federal e edi-tor da revista internacional de poesia Dimensão, sendo autor de livros de literatura, cinema e história regional. O texto acima faz parte do livro O Filme Dra-mático Europeu, editado pelo Instituto Triangulino de Cultura em 2010-www.institutotriangu-lino.wordpress.com

Reprodução

POESIA

MATRÍCULAS ABERTAS para 2012

para o Porto da Roça e Bacaxá

Manhã, Tarde e Noite.Preços promocionais

para matrículas até dezembro.

CDF

Avenida Saquarema, 5285 - Bacaxá (em cima da Padaria Marocas)

( (22) 2031-0034 (22) 9989-0840

Pré-Vestibular e ConcursosDireção: Profa. Franciete

R. 8 de Setembro, 273 - Porto da Roça (rua ao lado do Queijão)

Agora em 2 endereços para melhor atender você:Início das aulas

06/02/2012

INSANO

Rosangela Ataíde

sabe estas idéiasplantadas na caligrafia da carne?experiências permanentesesquizofrênicas alheiasque dentro deste corpo ausentefaz morada sem licençaou aluguel que paguepor este espaço que não delimiteiesqueci, não tive tempo

tem este mundoque não me pertencetão imaginário delírioque me cercae me contaminafazendo-se evidentequando entristeço

tem esta mentira que vivenciodescontente, mas insistooptei por elanão por burrice, nem por tolerânciaexageradapor falta de amor próprio? talvezmas certa é a piedade.

tem esta desvalorização dos sentimentosda fé, de tudo que acredito...e ainda vejotudo desmoronandosobre minha cabeça

e tem esta mania que é minhade não pedir ajudaenquanto gritoSOCORRO

Poeta, publica no blog www.espacoanexo.blogspot.com

INEFÁVEL

Júlio Polidoro

Daqui despeço as palavras.Não há nada a dizer. Ou tudo.Se abro minha boca fico mudo:é como descrever o mundo a um cego.

Por mais caprichos tenha, e esmerona descrição daquilo que não vejo,por mais que meu capricho vire zelopara expressar, sem ver, tudo que sinto,eu digo a verdade assim, mentindo,pois como hei de dizer o indizível?

Júlio Polidoro é poeta, reside em Juiz de Fora-MG

O JUÍZO FINAL

Elson Jacinto

Quem bate o marteloNão é esse juizQuem bate o marteloSou eu!De nada vale essa papeladaEssas cadeias, grilhões, mordaçasQuem julga sou euOnde estão as suas obras?Onde está a águia e a cobraPorque não me respeitaste?Quando bati a sua portaQuando telefoneiMandei minhas cartasCurei sem perceberMas percebi Eu quis e quero ser exaltadoVoltei para sorrir e ser adorado.Sou rei! Profeta, JuizNão adianta você bater esse marteloO inocente não é culpadoO inocente será salvoSempre ele tem sua sorteNão adiante julgardesO meu filho amadoNão adianta essa suaPena de morteO pior castigo é o tormentoQue destrói o culpado

Elson Jacinto é poeta, reside em Iguabi-nha, Araruama.

RETALHOS DE UMA CANÇÃO DE AMOR

Camilo Mota

adivinho a tua almanos olhos de puro amanhecer.longe da selva de cicatrizes sorri: meigo e terno este lago em que flutuas.palavras se acomodam sob folhas na relva: tens nos lábios esse gosto de maçã.amanhã, quando vier te visitar,trarei os sons da guitarra cigana,a voz de um negro cantor de bluese uma lágrima de alegria incontida.no pomar, os sabiás comem símbolose anunciam alvoradas para o amor.

Camilo Mota é editor do Jornal Poiésis.

Rod. Amaral Peixoto, km 70Bacaxá - Saquarema - RJ( (22) 2653-0845

Tudo em Mármore e Granito

Direção: Jaime Vignoli

Casa &

Granito

RIBEIRÃO TURVO

Cláudio Feldman

aranhas teceram sua rendanas gretasdo grisalho relógiopor isoo tempo na torrenão move suas engrenagense há tantos mortosverticaisnesta cidade opaca

Cláudio Feldman mora em Santo André-SP, é autor de “Photoprovíncias” (Ed. Taturana), de onde extraímos o presente poema.

( (22)8102-0959

REIKICursos

e Terapia

Camilo de Lélis M. MotaTerapeuta Holístico, CRT 42617

www.reikiadistancia.com.br

OFICINA DE SOMBRAS

Ricardo Alfaya

A donzela encasteladaAs miragensAs projeções sob a luz de velasSe ao menos ela lançasse ao ventosuas tranças de letrasMas a torredessa inalcançável Rapunzelé vedada à visitação públicaE de domingo a domingoo poeta (impossível dragão)permanece sozinhocuspindo palavras de fogoem sua oficina de sombras

Ricardo Alfaya é bacharel em Direito e Comunicação Social, poeta, reside no Rio de Janeiro.

Page 7: Poiésis 189

7nº 189 - dezembro de 2011

O Coral Escola Que Canta, re-gido pelo maestro Moisés San-tos, fará diversas apresentações no mês de dezembro, com re-pertório especial para o período de Natal. Formado por alunas da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, o grupo musical comemorou este ano dois anos de existência e tem sido um exemplo de projeto bem realiza-do, envolvendo educação, cultu-ra, música e cidadania. Confira a programação das apresentações.

07/12 – 19h30 - Show no Tea-

MÚSICA

Coral Escola Que Canta faz apresentações de Natal

No próximo dia 9, às 18h, a Prefei-tura Municipal de Araruama vai en-tregar a reforma e restauração da Casa de Cultura, que ganhou o nome de José Geraldo da Conceição, o pro-fessor Caú. O prédio histórico foi sede da primeira “Prefeitura Mu-nicipal” e fica localizado na Praça de São Sebastião, no Centro.

A programação contará com inauguração dos Espaços de Arte em homenagem à arqueó-loga Angela Buarque; da Ofici-na de Arte, em homenagem à tecelã Regina Righi; do Centro de Memória Cultural, em ho-menagem ao Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos, e da Pinacote-ca Municipal, em homenagem à artista plástica Berta Antunes.

- Esta restauração é muito importante para o nosso muni-cípio, pois estamos resgatando parte da nossa história. A Casa

CULTURA

Prefeitura de Araruama inaugura reforma da Casa de Cultura

de Cultura é um espaço fun-damental para valorização da cultura e dos nossos artistas lo-cais – explicou o prefeito André Mônica.

O evento terá apresentação de música, dança, esquetes de teatro e exposições de artes plásticas e visuais. No mesmo dia será inaugurada a decora-ção do Natal 2011, com o acen-dimento das luzes decorativas. Os enfeites natalinos estão sen-do confeccionados pela Secre-taria Municipal de Educação e Cultura com utilização de ma-terial reciclado, e estarão pre-sentes nos cinco distritos da ci-dade. (Ascom/Araruama)

Divulgação

Camilo Mota

Silva Jardim já tem “Álbum de Memórias” com fotos e documentos históricos

Evaldo Peclat Nascimento

Alguém já disse que “um povo sem memória é um povo sem histó-ria”. Baseado nesta premissa é que o jornalista Alexandre Nóbrega mon-tou e está lançando o site “Álbum de Memórias de Silva Jardim” (www.albumdememorias.com.br) que tem por objetivo recuperar e reunir num acervo virtual a disposição do públi-co antigas imagens de pessoas, pon-tos e situações, entre outros aspectos do Município. Assim como contri-buir para a preservação da memória histórico-documental da cidade. Se-gundo ele, que também é webmaster da Subsecretaria municipal de Co-municação Social, o portal é dividido em submenus por décadas (a princí-pio dos anos 10 aos 70) e documen-tos (digitalizados, datilografados/manuscritos e recortes de jornais, entre outros). Depois terá, também, dos anos 80 em diante.

Entre as muitas imagens estão as de filhos ilustres do Município, como o patrono da cidade, Antônio da Silva Jardim; a atriz Zezé Ma-cedo e o jogador de futebol Jorge Mendonça; além de antigos atletas do União F.C., e políticos a exemplo de Santinho André. Nos documen-tos há certidões de nascimento (ba-tismo) de Antônio da Silva Jardim e seus irmãos, conseguidos junto à Paróquia local (Nossa Senhora da Lapa); assim como um recibo de compra e venda da escrava Josefa, em 1856. Também fotos de prédios, eventos e outros acontecimentos em diferentes épocas. Embora te-nha um caráter de utilidade pública em geral, o trabalho é uma iniciati-va particular.

HISTÓRIA

O autor da página busca parcerias com o empresariado local para aju-dar na manutenção e solicita e acei-ta colaborações de munícipes que disponham de fotos e documentos antigos e queiram ceder (emprestar e/ou doar) para que sejam digitaliza-dos e colocados no site e devolvidos em seguida. Os materiais saem com o crédito (nome) de quem os cedeu ou emprestou. As empresas que prestarem apoio financeiro também terão direito a veicularem banners publicitários na página principal do site como forma de contrapartida aos patrocínios.

O idealizador do site já conseguiu inclusive cópias de fotos e docu-mentos através do Departamento de Cultura da Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec), dispo-nibilizadas do acervo do mesmo, por meio da diretora Carmem Valéria Freitas de Castro. Entre esses, o reci-bo de venda da escrava, as certidões de Antônio da Silva Jardim e fotos de

Zezé Macedo. O acervo do site pode-rá, ainda, servir de base para futuras exposições temporárias e permanen-tes até mesmo no Centro Cultural Capivari que está sendo construído no prédio da antiga delegacia de po-lícia, no Centro da cidade.

Para capturar as fotos e docu-mentos de seu interesse basta as pessoas colocá-los em modo de “sli-des-show” e clicarem em cima deles que será aberta outra janela do na-vegador através da qual elas podem mandar “salvar imagem” com a te-cla direita do mouse. Alexandre soli-cita a quem souber as datas e nomes de pessoas que aparecem em fotos, assim como as origens dos docu-mentos que lhe informem a respeito a fim de que ele também possa fazer a identificação das mesmas no site. O site está no ar desde o último dia 11/11/11. Maiores contatos para em-préstimo e/ou doação de materiais podem ser feitos pelos telefones (22) 9761-8037 e 2668-2087.

Divulgação

O Conselho Comunitário de Segurança de Saquarema tem realizado suas reuniões na sede da OAB, em frente ao Fórum, na primeira quarta-feira de cada mês, a partir das 19 horas. Os en-contros procuram, de forma de-mocrática, ouvir a comunidade e mostrar à mesma os trabalhos realizados pelas polícias civil e militar, além de ações conduzi-das pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

A reunião ocorrida em no-vembro, presidida pela advo-gada Emygdia Gomes de Melo, contou com a presença de vários moradores de diversos bairros

Conselho de Segurança recebe reivindicações

que aproveitaram para fazer rei-vindicações de melhorias, bem como solicitar reforço policial.

A retirada dos entulhos deixa-dos na orla após a retirada dos quiosques foi uma das reivindi-cações apresentadas. Também foi solicitada a presença da Fis-calização de Postura nos esta-belecimentos que surgiram na Avenida Ministro Salgado Filho. Comerciantes têm colocado me-sas e cadeiras no local em que foram retiradas as edificações, fazendo dali uma extensão dos seus comércios, sem qualquer tipo de organização por parte da Prefeitura. (Regina Mota)

Camilo Mota

tro Mario Lago08/12 – 18h - Abertura do

Natal na Alerj10/12 – Chegada de Papai

Noel em Saquarema10/12 – 20h - Apresentação

na Creche Renascer11/12 – 17h - Festa do Coral na

Boate Ibisa13/12 – 20h - Auto de Natal

na escadaria da Igreja de Santo Antônio, em Bacaxá

18/12 – 20h - Apresentação na Praça Menino João Hélio (Araruama)

SEGURANÇA

O Jornal Poiésis - Literatura, Pensamento & Arte é uma publicação da Mota e Marin Editora e Comunicação Ltda. Editor: Camilo Mota. Diretora Comercial: Regina Mota. Conselho Editorial: Camilo Mota, Regina Mota, Fernando Py, Sylvio Adalberto, Gerson Valle, Marcelo J. Fernandes, Marco Aureh, Celso Caciano Brito, Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Charles O. Soares. Jornalista Responsável: Francisco Pontes de Miranda Ferreira, Reg. Prof. 18.152 MTb. Diagramação: Camilo Mota. CAIXA POSTAL 110.912 BACAXÁ - SAQUAREMA - RJ CEP 28993-970 ( (22) 2653-3597 ( (22) 9201-3349 ( (22) 8818-6164 ( (22) 9982-4039 E-mail: [email protected] Site: www.jornalpoiesis.com. Distribuição dirigida em: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Petrópolis. Fotolito e Impressão: Tribuna de Petrópolis. Colaborações devem ser enviadas preferencialmente digitalizadas, em formato A4, espaço simples, fonte Times New Roman ou Arial, com dados sobre vida e obra do autor. Os originais serão avaliados pelo con-selho editorial e não serão devolvidos. Colaborações enviadas por e-mail devem ser anexadas como arquivo do Word (.doc ou .docx). Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não repre-sentam a opinião do Jornal Poiésis.

EXPEDIENTE

O trabalho é um ato de devoçãoCamilo de Lélis M. Mota

Numa conferência em que par-ticipei no interior paulista, o Dr. Farhad Shayani fez uma conside-ração crítica bastante interessan-te sobre o enfoque que a socie-dade de consumo tem dado hoje à questão do trabalho em relação aos jovens. São muitas as motiva-ções para que os que iniciam sua vida profissional conquistem o sucesso antes dos 30 anos. A meta principal é ser um exemplo de efi-ciência, para que se ganhe logo o primeiro milhão. Eu já havia ob-servado tal tendência ao procurar informações sobre cursos univer-sitários em algumas entidades privadas. O marketing de tais ins-tituições é direcionado também por essa obsessão pelo sucesso, pela conquista do seu espaço no Mercado.

Tal tendência de aferir valores puramente materiais à vida profis-sional tem me levado a refletir so-bre como é crescente a insatisfação das pessoas em suas ocupações. Ao mesmo tempo, ainda consigo encontrar pessoas que, ao contrá-rio, despertam-me uma grande satisfação por ver como executam suas funções com prazer, com ver-dadeira intenção de servir e, por conseguinte, com devoção pelas bênçãos que o trabalho lhes traz.

No primeiro caso, imersos no mar da vida material, esquecem que o trabalho é uma conquista humana e também uma dádiva di-vina, não importando se a função é simples e humilde, ou comple-

xa e delicada. É nesse ponto que começam a surgir os conflitos inte-riores, as dificuldades de autorrealização e a perda do significado do que é prosperidade e de como alcançá-la. O trabalho se torna assim algo alienante, conforme denuncia-do por Karl Marx. No entanto, uma mudan-ça de paradigma em nossa maneira de en-

SAÚDE HOLÍSTICA

xergar a nossa função no mundo revela que a alienação pode ser superada quando realizamos nos-sas tarefas de acordo com aquilo que sentimos intimamente como sendo nossa realização pessoal e verdadeira. Ao percebermos o tra-balho como um ato de devoção ao Criador, como uma oração prática que nos conecta ao mesmo tempo a nós mesmos, aos nossos irmãos (a humanidade) e a Deus (nossa Fonte de Inspiração), damos um passo fundamental para melho-rarmos nossa qualidade de vida.

“Alcançar a perfeição na pro-fissão é considerado adoração a Deus. Enquanto estás te ocupan-do em tua profissão, podes recor-dar do Ser Verdadeiro”, afirmou ‘Abdu’l-Bahá em um de seus es-critos. Tal zelo para com o conhe-cimento próprio é também uma escada para chegar à presença da força divina em nós, pois faz par-te do empenho que precisamos ter para nos tornarmos antes um servidor da humanidade e não

O trabalho alimenta na pessoa a criatividade e capacidade de alcançar perfeições

Camilo Mota

apenas um escravo do Mercado. Tal princípio pode ser útil tam-bém nas pequenas realizações da vida: um filho que ajuda o pai num ofício, um marido que aju-da a esposa nos trabalhos do lar, na mãe ou no pai que orientam o filho na hora do estudo para a prova. Tudo o que fazemos é uma forma de trabalho, às vezes remu-nerado, outras vezes por simples doação em prol de algo útil a ser feito. Enquanto mantivermos nossas mentes firmes naquilo que estejamos fazendo e procuramos fazer cada vez melhor, estaremos contribuindo para nosso apri-moramento pessoal, emocional, mental e espiritual.

Camilo de L. M. Mota é editor do Jornal Poiésis, Terapeuta Holístico (www.reikiadistan-cia.com.br), atende com Reiki, Florais de Bach e EFT (Acu-puntura Emocional sem Agu-lhas) no Elaboração Terapias e Cursos.

Page 8: Poiésis 189

8 nº 189 - dezembro de 2011

Anuncieno Poiésis!

(22) 2653-3597(22) 9982-4039www.jornalpoiesis.com

VEROLOGIAEVOLUÇÃO PSICOLÓGICA

Aumente sua autoestima, vença o medo, a timidez, resolva bem os seus problemas,

reduza ou elimine seus sofrimentos, preencha o vazio de teu interior.

Inscrições aos sábados de 8h às 11hR. Major Félix Moreira, 39 sala 211 - Centro - Araruama

(Prédio da UNIMED)

( (22) 2664-0794 / (21) 9590-4827

Em Fococom Regina [email protected]

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade não há.”

(Renato Russo)

JUVENTUDE

Encontro de jovens aconteceem Petrópolis nos dia 17 e 18

A Comunidade Bahá’í de Petrópolis, na região serrana do Estado do Rio, estará promovendo nos dias 17 e 18 de dezem-bro de 2011 o I Encontro Bahá’í de Jovens, voltado principalmente para pes-soas com idade entre 13 e 17 anos. Adultos tam-bém podem participar. O evento, que acontecerá no Sítio São Luiz, con-tará com atividades lú-dicas, exibição de filme, momentos devocionais, palestras e debates sobre os temas como o papel

Divulgação

Evento acontecerá no Sítio São Luizda juventude no mundo de hoje, padrão de vida bahá’í e como se conectar com Deus.

A inscrição pode ser fei-ta até o dia 10/12. O inves-timento é de R$ 160 pelos dois dias de evento, já in-cluídos hospedagem, café da manhã, almoço e janta. Quem quiser participar sem pernoitar no local também pode se inscrever com tarifa diferenciada. Maiores informações po-dem ser obtidas através do e-mail [email protected].

SAÚDE

João Carvalho Neto, Psi-canalista Transpessoal e Diretor do Elaboração Te-rapias e Cursos, residente na cidade de Saquarema, participou do III Congres-so Nacional de Terapia Regressiva, realizando pa-lestra de abertura sobre o tema: “Transformações hu-manas” onde desenvolveu reflexões sobre as mudan-ças conscienciais que vêm acontecendo na humani-dade, caracterizando uma

João Carvalho participa do Congresso Nacionalde Terapia Regressiva

Divulgação

O psicanalista fez palestra sobre o tema transformações humanas

Escola Emília se apresenta no Teatro Mario Lago

Os alunos da Escola Emília se apresentaram no Teatro Municipal Mario Lago, em Saquarema, no dia 25 de no-vembro encerrando o projeto “Literatura e Musicalida-de”, que inspirou a todos mostrarem seus talentos.

A apresentação foi dividida em duas partes para que alunos, professores e familiares pudessem desfrutar melhor o espaço e fazer com que o trabalho tivesse um brilho maior. Teatro, música (coral e instrumental) e dan-ça foram algumas das artes mostradas por eles, sempre acompanhados pela boneca Emília, que parecia ter saído do livro de Monteiro Lobato diretamente para o evento.

A Escola Emília, dirigida pela professora Marilena França, está com matrículas abertas e possui turmas da creche ao 8º ano, com aulas extras de natação, mú-sica, artes e inglês. O endereço é Rua José Martineli, número 8, em Bacaxá. Telefone: (22) 2653-0630. E-mail: [email protected]. As fotos estão no site www.novasaquarema.com.br

Posse - Hudson Martins e Márcia Azeredo foram empos-sados como provedor e juíza da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth para o período 2011/2012. A posse ocorreu após missa realizada pelo padre Mario Cézar da Costa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema, no dia 25 de novembro. A todos os novos membros da diretoria desejamos sucesso no nobre serviço de servir a igreja. Que Deus os proteja e guarde sempre!

Feira Cultural - As amigas Marcia e Terezinha Ruade parti-ciparam da IV Feira Cultural realizada nos dias 12 e 13 de novembro em Saquarema. Elas fazem parte do MAMAS e nas horas vagas fazem trabalhos artesanais belíssimos no grupo Entre Nós que já existe há quatro anos.

Rodrigo na Arena - A A3 Produções levou o ator global Ro-drigo Santana (“Ai como eu tô bandida”) para espetáculo apresentado na Via Dubai, em Saquarema. O show atraiu centenas de expectadores que riram do começo ao fim. Pa-rabéns PJ e Janaina pela iniciativa!

Bahá’ís unidos - A Convenção Regional que elegeu dele-gados para eleger a Assembléia Espiritual Nacional dos Bahá’ís do Brasil no próximo ano aconteceu no dia 20 de novembro em Copacabana. Os Bahá’ís, que trabalham pela paz no mundo, aproveitaram mais essa oportunidade para se confraternizarem e aumentarem o laço de amizade.

SEI Anglo promove Feira de Profissões - Com o objetivo de incentivar os alunos a escolherem uma profissão, bem como de esclarecer dúvidas sobre as mesmas, o SEI Anglo realizou o evento dia 12/11 no Clube Saquarema. O Jornal Poiésis foi convidado para fazer parte da tenda Comunica-ção, Jornalismo e Marketing, na turma do 7º ano.

demanda que, quando não correspondida, tem sido uma das condições para o estabelecimento de diver-sas patologias psíquicas, entre elas e principalmente a depressão, que hoje aflige cerca de 20% da população mundial. O evento aconte-ceu na cidade de São Luiz, Maranhão, entre os dias 12 e 14 de novembro, e contou com a participação de im-portantes psicoterapeutas do país. ( (22)2653.3597 / 9982.4039

Fotografia e FilmagemCasamentos, aniversários, inaugurações, shows, espetáculos, empresas e fotos de família.