PAP Douro 2020

43
O Futuro é agora...

description

Projeto final de curso

Transcript of PAP Douro 2020

Page 1: PAP Douro 2020

O Futuro é agora...

Page 2: PAP Douro 2020

Identidade corporativa

Identidade corporativa

Page 3: PAP Douro 2020

Memória Descritiva

Page 4: PAP Douro 2020

DOURO2020

DOURO2020

100% Pantone 639 C Black 100%

DOURO2020

2,0 cm

3,194 cm

Medidas mínimas vísiveis

Fonte: Carbon Block

Page 5: PAP Douro 2020

DOURO2020

DOURO2020

DOURO2020

DOURO2020

DOURO2020

DOURO2020

100% Pantone 648 C

100% C:0 M:100 Y:100 K:0

100% Pantone 639 C

100% C:0 M:0 Y:0 K:100

Page 6: PAP Douro 2020

CulturaCultura

Page 7: PAP Douro 2020
Page 8: PAP Douro 2020

Mus

eu d

o Do

uro

Cultura

Page 9: PAP Douro 2020

O Museu do Douro

Criado pela Lei 125/97, foi concebido como um museu de territó-rio, polivalente e polinuclear, vocacionado para reunir, conservar, identificar e divulgar o vastíssimo património museológico e docu-mental disperso pela região, devendo constituir um instrumento ao serviço do desenvolvimento sociocultural da Região Demarcada do Douro. Numa perspetiva de "museologia de comu-nidade", o Museu do Douro assume-se como processo cujo desen-volvimento deverá envolver a colaboração ativa com as institui-ções locais, regionais e internacionais.

Cultura

Page 10: PAP Douro 2020

Cultura

Mus

eu d

o Cô

a

Page 11: PAP Douro 2020

O Parque Arqueológico

Considerado como “um dos mais importantes sítios de arte rupes-tre do mundo e é o mais importante sítio com arte rupestre paleolí-tica de ar livre”. Aqui foram identificados cinco dezenas de núcle-os de arte, ao longo dos últimos 17 quilómetros do Rio Coa, até à sua confluência com o Douro. Estes núcleos apresentam gravuras datadas, na sua maioria, do Paleolítico superior (mais de 10.000 antes do presente) mas o vale guardou também exemplos de pin-turas e gravuras do Neolítico e Calcolítico, gravuras da Idade do Ferro e dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, altura em que os moleiros, os últimos gravadores do Coa, abandonaram o fundo do vale.”

Cultura

Page 12: PAP Douro 2020

Cultura

Teat

ro d

e Vi

la R

eal

Page 13: PAP Douro 2020

O Teatro de Vila Real

(TVR) continua, à passagem do seu 6º ano de actividade, a ser o equipamento da Rede Nacional de Teatros e casas de espectáculos do país a registar o maior número de visitantes e espectadores a nível nacional. No ano de 2009, o TVR registou mais de 280 mil visitantes, com uma média de ocupação de salas de cerca de 90%. Cerca de 60 mil pessoas visitaram as exposições permanentes e itinerantes, mais de 65 mil assistiram aos 420 espectáculos promovidos pelo TVR em 2009 e mais de 20 mil visitaram o Museu do Som e da Imagem, museu residente no TVR.

Cultura

Page 14: PAP Douro 2020

Cultura

Bien

al d

o Do

uro

Page 15: PAP Douro 2020

Cultura

Assumindo como desígnio a sua condição como Património da Humanidade em diferentes valias do seu contexto, o Douro aposta hoje na arte, na cultura e na criatividade enquanto ele-mentos diferenciadores deste espaço, no plano nacional e inter-nacional, criando assim uma marca que distingue e diferencia a região e que está na base da sua promoção e estratégia de mar-keting territorial.

Beneficiando da sua localização transfronteiriça, das ameni-dades ambientais e capacidade de atracção turística, esta região tem feito uma aposta que se traduz numa programação cultural criteriosa e inovadora, em que pontifica a Bienal Internacional de Gravura, tendo em 2010 ocorrido a sua 5ª edi-ção.

Tal estratégia concedeu a Alijó (sede da Bienal), mas alastran-do progressivamente a toda a região, um estatuto que em termos culturais a torna, assim, palco de um processo que se encontra em crescente integração e cooperação com outras regiões mais lito-rais e como se pretende no futuro, com Espanha.

De modo a perdurar a qualidade e inovação da Bienal que tem sido a base da sua imagem de marca, torna-se fundamental proceder a uma renovação ao nível da sua capacidade organi-zativa, bem como da captação de recursos financeiros estrutu-rantes e alternativos.

A Bienal do Douro tem sido e será ainda mais, uma grande alavanca da actividade cultural na região do Douro, de acordo com a história e experiência resultante das 5 Bienais realizadas até ao momento, sendo também desejável que, no âmbito de redes e parcerias com outras instituições, se encontrem áreas de actua-ção diversas, quer ao nível dos serviços educativos e do apoio ao empreendedorismo criativo, quer ao nível do desenvolvimento e implementação de actividades relacionadas com outras discipli-nas artísticas, designadamente as artes performativas e as artes de palco, actividades estas já levadas a cabo nas edições anteri-ores.

Page 16: PAP Douro 2020

Neste sentido, a Bienal do Douro é mobilizadora e factor de agregação; tem em conta a sua inserção geoestratégica no âmbito da proximidade com Espanha e coloca as actividades criativas e culturais como base do modelo de desenvolvimento do turismo na região do Douro. Desta forma, a Bienal Internacional de Gravura constitui uma potencial dinamizadora do espaço cul-tural da região e da excelência criativa, com comprovada capa-cidade de promover um modelo de desenvolvimento no plano nacional e internacional. Nesta perspectiva, pode-se formular a seguinte missão: promover a arte contemporânea no plano naci-onal e internacional, através da programação anual multidiscipli-nar, da organização das bienais, da gestão e conservação do acervo artístico que assume já particular importância, quer pela qualidade, quer pela quantidade e que poderá catapultar no futuro próximo, a criação de um Museu de gravura Contemporânea, projecto esse que será também ele único no nosso país.

Cultura

Instalação de José Teixeira

Page 17: PAP Douro 2020

TurismoTurismo

Page 18: PAP Douro 2020
Page 19: PAP Douro 2020

Turismo

Pais

agem

Pa

isag

em

Page 20: PAP Douro 2020

A Região duriense

Cenário perfeito para os amantes da natureza em estado puro. Repleta de veredas e recantos, esta Região atrai os que simplesmente apreciam passear, caminhar, andar de bicicleta e os mais aventureiros, em busca de precipícios, gargantas e falésias para as actividades mais radicais como rapel ou escalada.

O rio Douro possui as condições ideais para a prática de desportos náuticos, tendo já recebido importantes regatas internacionais como a que opôs as Universidades inglesas de Cambridge e Oxford. Os rios Balsemão, Bestança, Paiva, Távora e Varosa são os mais preferidos para a prática de canoagem, hidrospeed, rafting, cannoying, remo, vela e pesca desportiva.

Turismo

Page 21: PAP Douro 2020
Page 22: PAP Douro 2020

vinhovinho

Page 23: PAP Douro 2020
Page 24: PAP Douro 2020

Vinh

o

Vinho

Vinh

o

Page 25: PAP Douro 2020

Vinho

A designação "Douro"

Está reservada aos vinhos, tradicionalmente produzidos na região demar-cada do Vinho do Porto. A produção de vinhos nesta região é elevada, e cerca de 50% é destinada à produção de Vinho do Porto. A restante é utilizada para a produção de vinhos de grande qualidade. Situa-se no nordeste de Portugal, estendendo-se pelo vale do rio Douro e seus afluentes e abrange os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda.Esta região, divide-se em três sub-regiões - Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior, produzindo cada uma delas vinhos com especificidades próprias. As entidades que controlam as denominações "Porto" e "Douro", são res-pectivamente o Instituto do Vinho do Porto e a Casa do Douro.

Page 26: PAP Douro 2020

energias renováveisenergias

renováveis

Page 27: PAP Douro 2020
Page 28: PAP Douro 2020

Ener

gias

energias renováveis

Ener

gias

Page 29: PAP Douro 2020

energias renováveis

A energia renovável

É a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principal-mente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas ener-gias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmi-ca e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente.[1] A percentagem das energias renová-veis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletrici-dade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.

Page 30: PAP Douro 2020

TransportesTransportes

Page 31: PAP Douro 2020
Page 32: PAP Douro 2020

Transportes

Tran

spor

tes

Page 33: PAP Douro 2020

Transportes

Page 34: PAP Douro 2020

projetos em cursoprojetos em curso

Page 35: PAP Douro 2020
Page 36: PAP Douro 2020

Proj

etos

Proj

etos

Projetos em curso

Page 37: PAP Douro 2020

A Barragem de Foz Tua fez hoje mais três

vítimas de acidente, na sequência da queda de uma plataforma nas obras, da responsabilidade da Mota-Engil, que estão a decorrer nas margens do Tua.

“Os Verdes” manifestam a sua solidariedade com estes trabalhadores e relembram que este acidente vem engrossar o número dos acidentes ocorridos nas grandes obras públicas a decorrer em Trás-os-Montes. Obras públicas com grandes défices de segurança, tanto para os trabalhadores, como, no caso das estradas, para os utilizadores. Matéria para a qual os Sindicatos e “Os Verdes” já alertaram numerosas vezes e sobre a qual vão pedir explicações ao Governo.

O Partido Ecologista “Os Verdes” relembra também que estas não são as primeiras vítimas de acidentes associados à história desta barragem, acidentes nos quais já perderam a vida 5 pessoas. Em 2006, ocorreu a morte de um geólogo nas “Fragas Más”, no quadro de prospecções levadas a cabo para um primeiro Estudo de Impacte Ambiental encomendado pela EDP. Posteriormente, ocorreram mais 4 mortes na Linha Ferroviária do Tua decorrentes, segundo os relatórios dos acidentes, do estado de incúria e abandono ao qual a Linha foi votada, abandono que não pode ser desligado das opções “barragistas” do anterior Governo.

Projetos em curso

Page 38: PAP Douro 2020

Projetos Futuros

Projetos Futuros

Page 39: PAP Douro 2020
Page 40: PAP Douro 2020

Projetos Futuros

Proj

etos

Proj

etos

Page 41: PAP Douro 2020

Projetos Futuros

O Douro disfruta de uma das paisagens naturais e culturais mais importantes do sul da europa. As paisagens de grande valor e extraordinária beleza, o património histórico e artístico, os espaços monumentais, a grande riqueza etnográfica e a variedade gastronómica constituem um produto único no mundo.Nos últimos anos foram feitos grandes esforços e realizaram-se inúmeros projectos por parte da iniciativa pública e privada, no sentido de conferir a este manancial, uma referência turística de qualidade suprema, aumentando a oferta de alojamento, diversificando as actividades complementares e intensificando as acções de promoção e divulgação dos seus produtos e recursos.As novas tendências e conceitos turísticos da sociedade do século XXI, abrem novas perspectivas e oportunidades com vista a valorizar todo património e diversidade deste vasto território fluvial do Douro Vinhateiro. Nesta perspectiva, o turismo adquire uma nova dimensão e revela-se um verdadeiro motor de desenvolvimento social e económico em todo o espaço geográfico do Vale do Douro, e em particular na Região Demarcada do Douro.Com esta visão futurista, urge preservar e implementar na região novas valias no sector dos transportes, das energias renováveis, do lazer e fruição de espaços verdes e eventos culturais.

Page 42: PAP Douro 2020

O Douro, como marca de excelente qualidade e reconhecida mundialmente, tem tudo para fazer nascer projectos com esta dimensão no futuro, é por isso necessário pensar o futuro agora.

Projetos Futuros

Page 43: PAP Douro 2020

Agrupamento de Escolas de Alijó

Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico

Prova de Aptidão Profissional

2011 - 2012

Paulo Oliveira Gerson Pinto