O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

20
O senso comum e a leitura O senso comum e a leitura crítica nas Ciências Sociais crítica nas Ciências Sociais Prof. Diney Lenon de Paulo Prof. Diney Lenon de Paulo 2012 2012

Transcript of O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Page 1: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

O senso comum e a leitura O senso comum e a leitura crítica nas Ciências Sociaiscrítica nas Ciências Sociais

Prof. Diney Lenon de PauloProf. Diney Lenon de Paulo

20122012

Page 2: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 3: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Senso ComumSenso Comum

Chamamos senso comum ao conhecimento Chamamos senso comum ao conhecimento adquirido por tradição, herdado dos adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiência vivida na coletividade resultados da experiência vivida na coletividade a que pertencemos. Trata-se de um conjunto de a que pertencemos. Trata-se de um conjunto de idéias que nos permite interpretar a realidade, idéias que nos permite interpretar a realidade, bem como um corpo de valores que nos ajuda a bem como um corpo de valores que nos ajuda a avaliar, julgar e portanto agir.avaliar, julgar e portanto agir.

O senso comum não é refletido e se encontra O senso comum não é refletido e se encontra misturado a crenças e preconceitos. É um misturado a crenças e preconceitos. É um conhecimento ingênuo, fragmentário e conhecimento ingênuo, fragmentário e conservador. conservador.

Page 4: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

A leitura críticaA leitura crítica

““Digamos que o senso comum seria como o Digamos que o senso comum seria como o ‘engolir sem mastigar e a leitura crítica a ‘engolir sem mastigar e a leitura crítica a mastigação de cada parte, a sua trituração, a mastigação de cada parte, a sua trituração, a degustação detalhada”.degustação detalhada”.

Na leitura crítica o fato, acontecimento, objeto de Na leitura crítica o fato, acontecimento, objeto de análise em evidência são submetidos a uma análise em evidência são submetidos a uma busca de razões determinantes, de perguntas. busca de razões determinantes, de perguntas. Há busca da raiz do problema em cada etapa, Há busca da raiz do problema em cada etapa, incessantemente.incessantemente.

Page 5: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 6: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Caminhos, ou método da leitura crítica.Caminhos, ou método da leitura crítica.

1. Delimitação do Fato Social, Acontecimento, 1. Delimitação do Fato Social, Acontecimento, Problema a ser analisado.Problema a ser analisado.

2. Levantamento sobre o olhar do “senso comum” 2. Levantamento sobre o olhar do “senso comum” sobre esse objeto de análise.sobre esse objeto de análise.

3. Crítica sobre o fato. Busca das raízes, fatores 3. Crítica sobre o fato. Busca das raízes, fatores determinantes, contexto histórico, sujeitos e determinantes, contexto histórico, sujeitos e agentes sociais envolvidos.agentes sociais envolvidos.

4. Problematização. Discussão a partir das raízes, 4. Problematização. Discussão a partir das raízes, ou seja, a partir da crítica. Ampliação do olhar ou seja, a partir da crítica. Ampliação do olhar sobre o objeto de análise.sobre o objeto de análise.

5. Apontamentos. Conclusão propositiva.5. Apontamentos. Conclusão propositiva.

Page 7: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Estudo de caso...Estudo de caso...

Acontecimento: Assalto a um ônibus no Rio de Acontecimento: Assalto a um ônibus no Rio de Janeiro com reféns (ano 2001).Janeiro com reféns (ano 2001).

Tema: Violência UrbanaTema: Violência UrbanaFonte: Meios de comunicação de massa, jornais Fonte: Meios de comunicação de massa, jornais

impressos, TV, revistas...impressos, TV, revistas...

Importante catalogar as fontes (variadas fontes).Importante catalogar as fontes (variadas fontes).QUAIS AS FONTES UTILIZADAS NO ESTUDO QUAIS AS FONTES UTILIZADAS NO ESTUDO

DE CASO? VEJAMOS...DE CASO? VEJAMOS...

Page 8: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 9: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 10: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

A crítica do fato... deixando o senso comum de ladoA crítica do fato... deixando o senso comum de lado

Nascido no RJ

Pai, pedreiroMãe, doméstica

Ambos analfabetos

Morava comirmão, pai

e mãe

Criado na Favela do Cantagalo

21 anos de idade

Sandro do Nascimento

Page 11: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Sandro do Nascimento, notícia no Sandro do Nascimento, notícia no Brasil todo...Brasil todo...

FHC: “vamos colocar o exército nas ruas!”FHC: “vamos colocar o exército nas ruas!”

Folha de São Paulo: “61% dos entrevistados Folha de São Paulo: “61% dos entrevistados concordaram com a ação da polícia”.concordaram com a ação da polícia”.

““deveriam ter matado logo o bandido, antes que deveriam ter matado logo o bandido, antes que ele matasse a professora... O governo tem de ele matasse a professora... O governo tem de tomar providências, queremos segurança, tomar providências, queremos segurança, policiais nas rua... Até o exército, se possível” – policiais nas rua... Até o exército, se possível” – personagem anônimo.personagem anônimo.

Page 12: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Famoso no BrasilFamoso no Brasil

Page 13: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 14: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 15: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 16: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Um pequeno detalhe... Era uma Um pequeno detalhe... Era uma vez uma criançada na rua... (sobre vez uma criançada na rua... (sobre

a omissão da mídia)a omissão da mídia)

Page 17: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais
Page 18: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

Mídia

Habitação

Violência Doméstica

Violência Policial

Machismo

Profissionalização

Educação

Desigualdade Social

DistribuiçãoDe Renda

PreconceitoRacial

Tráfico deDrogas

Políticas Públicas

de Saúde

Violência Urbana

Page 19: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

E agora sociólogo, o que fazer?E agora sociólogo, o que fazer?

Atividade:Atividade:2.2. Escolha um fato social (não precisa ser Escolha um fato social (não precisa ser

sobre violência)sobre violência)3.3. Forme um grupo com no mínimo 5 e Forme um grupo com no mínimo 5 e

máximo 7 membros.máximo 7 membros.4.4. Busque uma música, clipe e faça uma Busque uma música, clipe e faça uma

apresentação em powerpoint, movie apresentação em powerpoint, movie maker, ou outro usando a metodologia maker, ou outro usando a metodologia da leitura crítica sobre o fato escolhido.da leitura crítica sobre o fato escolhido.

Page 20: O Senso Comum e a Leitura Críticas nas Ciências Sociais

4. Redija um texto na seguinte ordem:4. Redija um texto na seguinte ordem:

3.3. Apresentação do Fato ou acontecimento.Apresentação do Fato ou acontecimento.4.4. Delimitação do fato num tema.Delimitação do fato num tema.5.5. Apresentação do fato sob a perspectiva do senso comum.Apresentação do fato sob a perspectiva do senso comum.6.6. Crítica do fatoCrítica do fato7.7. ProblematizaçãoProblematização8.8. Conclusão propositivaConclusão propositiva

Use a aula sobre a “história de Sandro do Nascimento” como exemplo para compreensão, lembrem-Use a aula sobre a “história de Sandro do Nascimento” como exemplo para compreensão, lembrem-se que a aula seguiu a ordem acima.se que a aula seguiu a ordem acima.

OBS: Os grupos terão de 6 a 8 minutos para a apresentação. Serão avaliados:OBS: Os grupos terão de 6 a 8 minutos para a apresentação. Serão avaliados:- Lógica da apresentaçãoLógica da apresentação- Lógica da construção do textoLógica da construção do texto- Organização e preparo da apresentação (tempo, sequencia, apresentação de pontos Organização e preparo da apresentação (tempo, sequencia, apresentação de pontos

importantes e pertinentes)importantes e pertinentes)- Formato do texto (Cntrl C e Ctrl V não serão aceitos)Formato do texto (Cntrl C e Ctrl V não serão aceitos)

- Qualquer dúvida deverá ser dirigida ao professor.Qualquer dúvida deverá ser dirigida ao professor.- Bom estudo!Bom estudo!