O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi....

15
O que disse a irmã de O que disse a irmã de Vusi Vusi Nina Orange Wiehan de Jager Translators without Borders, Inês Correia, Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4

Transcript of O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi....

Page 1: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

O que disse a irmã deO que disse a irmã deVusiVusi

Nina Orange Wiehan de Jager Translators without Borders, Inês Correia,

Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4

Page 2: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

Certa madrugada, a avozinha de Vusi ochamou: “Vusi, leva este ovo para osteus pais. Eles querem fazer um grandebolo para o casamento da tua irmã”.

2

Page 3: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

No caminho para a casa dos pais, Vusiencontrou dois rapazes apanhandofruta. Um rapaz tirou o ovo das mãosde Vusi e atirou-o em uma árvore. Oovo quebrou.

3

Page 4: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

“O que você fez?”, gritou Vusi. “Aqueleovo era para um bolo. O bolo era parao casamento da minha irmã. O que éque a minha irmã dirá se não tiver bolode casamento?”.

4

Page 5: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

Os rapazes lamentaram ter provocadoVusi. “Não podemos lhe ajudar com obolo, mas podemos lhe dar essepedaço de madeira para a sua irmã”,disse um dos rapazes. Vusi continuou asua caminhada.

5

Page 6: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

No meio do caminho, encontrou doishomens construindo uma casa.“Podemos usar essa madeira forte?”,perguntou um. Mas a madeira não erasuficientemente forte para o edifício equebrou.

6

Page 7: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

“O que você fez?”, gritou Vusi. “Essamadeira era um presente para a minhairmã. Os apanhadores de fruta mederam a madeira porque quebraram oovo para o bolo. O bolo era para ocasamento da minha irmã. Agora, nemovo, nem bolo, nem presente. O que aminha irmã vai dizer?”

7

Page 8: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

Os construtores lamentaram terpartido a madeira. “Não lhe podemosajudar com o bolo, mas toma estapalha para a sua irmã”, disse um. Eentão Vusi continuou a sua caminhada.

8

Page 9: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

No seu caminho, Vusi encontrou umagricultor e uma vaca. “Que palhadeliciosa, posso provar umbocadinho?”, perguntou a vaca. Mas apalha era tão saborosa que a vacacomeu tudo!

9

Page 10: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

“O que você fez?”, gritou Vusi. “Essapalha era um presente para a minhairmã. Os construtores deram essa palhaporque quebraram a madeira dosapanhadores de fruta. Os apanhadoresderam-me a madeira porquequebraram o ovo para o bolo da minhairmã. O bolo era para o casamento daminha irmã. Agora, nem ovo, nem bolo,nem presente. O que dirá a minhairmã?”

10

Page 11: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

A vaca lamentou ter sido gulosa. Oagricultor concordou que a vacadeveria seguir Vusi como presente paraa sua irmã. E então Vusi continuou acaminhada.

11

Page 12: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

Mas a vaca fugiu de volta para oagricultor na hora do jantar. E Vusi seperdeu no caminho. Chegou muitotarde para o casamento da sua irmã.Os convidados já tinham começado acomer.

12

Page 13: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

“O que é que devo fazer?”, gritou Vusi.“A vaca que fugiu era uma presente emtroca da palha que os construtores mederam. Os construtores deram a palhaporque quebraram a madeira dosapanhadores de fruta. Os apanhadoresde fruta deram a madeira porquequebraram o ovo para o bolo. O boloera para o casamento. Agora, nem ovo,nem bolo, nem presente”.

13

Page 14: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

A irmã de Vusi pensou por unsmomentos, e disse: “Vusi, meu irmão,eu não quero saber dos presentes.Nem me interessa o bolo! Estamostodos juntos e, por isso, estou feliz.Agora, veste a sua roupa de cerimóniae vamos celebrar este dia!” - E assimfez Vusi.

14

Page 15: O que disse a irmã de Vusi - Storybooks Canada · “O que é que devo fazer?”, gritou Vusi. “A vaca que fugiu era uma presente em troca da palha que os construtores me deram.

Storybooks CanadaStorybooks Canadastorybookscanada.ca

O que disse a irmã de VusiO que disse a irmã de VusiWritten by: Nina Orange

Illustrated by: Wiehan de JagerTranslated by: Translators without Borders, Inês Correia, Priscilla Freitas de Oliveira

This story originates from the African Storybook (africanstorybook.org) andis brought to you by Storybooks Canada in an effort to provide children’sstories in Canada’s many languages.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 International License.