Nossa Raia #70

5
O QUE ACONTECE NA DROGA RAIA ED. 70 ANO 6 DEZEMBRO 2010 Nossa Raia Novo CD no PR impulsiona crescimento DISTRIBUIÇÃO 12 10 Centro de Treinamento formará equipes DESENVOLVIMENTO POLÍTICA 14 Saiba como cobrar os governantes nosso Pelo futuro Com ações nas áreas social, cultural e ambiental, o movimento Raia Consciente convida a fazer um mundo melhor. Venha conosco!

description

Reportagem sobre o DESENVOLVIMENTO Centro de Treinamento formará equipes • ANO 6 • DEZEMBRO • ED. 70 • 2010 • Publicação mensal para os mais de 4.200 funcionários da Droga Raia, uma das cinco maiores redes varejistas farmacêuticas do país. São matérias que informam e entretêm o público interno da empresa, alinhando-o com as estratégias e os valores da rede.

Transcript of Nossa Raia #70

O Q

UE

AC

ON

TEC

E N

A D

RO

GA

RA

IAED

. 70

• A

NO

6 •

DEZ

EMB

RO

• 2

010

Noss

a R

aia

Novo CD no PR impulsiona crescimento

DISTRIBUIÇÃO12

10Centro de Treinamento formará equipes

DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA

14Saiba como cobrar os governantes

nossoPelo

futuroCom ações nas áreas social, cultural e ambiental, o movimento Raia Consciente convida a fazer um mundo melhor. Venha conosco!

NR 69_capa.indd 1 06/12/10 17:34

10

desenvolvimento profissional

dese

nvo

lvim

ento

pro

fiss

ion

al

TEXTO Karina Sérgio Gomes FOTOS Luisa Santosa

Treinar para cuidar

Ter um espaço só para receber e treinar funcionários – os recém-chegados e a prata da casa – para que se desenvol-

vam e aprendam a praticar, no dia a dia, o Prazer em Cuidar. Depois de um ano de planejamento, esse antigo sonho da Raia acaba de se concretizar. Desde 27 de novembro, a rede tem mais uma unidade: o Centro de Treinamento, ou CT, inaugurado em São Paulo, capital. Instalado em um prédio a poucos pas-sos da Matriz, o local será a nova sede de três equipes da área de Desenvol-vimento Humano (DH) – Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Saúde e Assistência e Operações de RH – e irá receber os colaboradores de toda a rede para diversos tipos de formação.

Mais do que uma mudança física – antes todas essas equipes e atividades estavam concentradas na Matriz –, a criação do CT é uma mudança de pers-pectiva. Com a integração das áreas em um local próprio, a Raia irá agilizar e ampliar sua capacidade de formar pes-soas – algo que faz parte de seu DNA. “Ter um prédio só para o Centro de Treinamento é a materialização de um sonho. Sabemos que, ao investir em nossos colaboradores, temos pessoas mais satisfeitas trabalhando conosco e um melhor atendimento nas lojas”, diz o presidente ACP.

A nova sede oferece mais espaço físi-co e o triplo de vagas para treinamentos (veja no quadro os números). “Focamos de fato no desenvolvimento de pessoas”, diz Rosangela Lutti, Vice-Presidente de DH. “O CT é parte dessa estratégia. Com ele, ganhamos melhores condições para receber os colaboradores.” O sonho da ‘casa própria’ empolga especialmente quem trabalha na missão de fazer dos treinamentos uma experiência útil e relevante para cada funcionário, venha ele da Matriz, do CD ou das lojas. “As salas são de tamanhos diferentes, o que dá fl exibilidade para acomodarmos vá-rios tipos de treinamento. Além disso,

A Raia acaba de realizar um sonho: ter seu próprio Centro de Treinamento para cultivar entre todos os colaboradores da rede a semente do Prazer em Cuidar

Com o novo Centro de Treinamento na capital paulista, teremos mais espaço para formar equipes

NR 70_desen.prof.indd 4 03/12/10 22:48

Para melhorNo dia a dia, o novo CT traz mudanças signifi cativas quando o assunto é preparar equipes. Os investimentos em infraestrutura fazem a diferença. Confi ra o que vai melhorar!

A quantidade de salas

aumentou para 7,

com melhor aproveitamento de espaço.

O número de lugares passou de

70 para 210, aumentando

a capacidade de treinamento.

Serão mais de 400 mil horasde treinamento por ano.

Como a estrutura é da Raia,

o acesso às salas

ficou mais simples.

Colaboradores e pessoas em

seleção serão TREINADOS em espaços diferentes.

11

Sabemos que, ao investir em nossos colaboradores, temos pessoas mais satisfeitas trabalhando conosco e um melhor atendimento nas lojas.”

ACP, Presidente da Raia

temos a vantagem de ter um espaço com a nossa comunicação visual, que seja realmente a cara da Raia”, comenta Fernanda Moreton, Gerente de Treina-mento e Desenvolvimento.

GANHA-GANHANessa integração, fi cou de fora apenas a estrutura de seleção de novos cola-boradores. Para facilitar o acesso dos candidatos, os processos continuarão acontecendo em um prédio da rua Frei Caneca, área mais central da capital paulista. Já o CT, com quase mil me-tros quadrados de área, tem capacida-de para oferecer mais de 400 mil horas de treinamento por ano. São cursos de iniciação para quem está chegando ao mercado de trabalho por meio da rede e de qualifi cação para reciclar conheci-mentos dos funcionários da casa, além de formação para quem pretende assu-

mir novas funções no plano de carreira. Com mais gente circulando pelas

salas, aumentará também a troca de experiências entre colegas, um dos mo-mentos mais felizes desses encontros. “As pessoas fi carão mais próximas en-tre elas e da cultura Raia”, diz Luciano Polastri, Coordenador de Treinamento. Independentemente do tema do trei-namento, o objetivo é único e simples: qualifi car os colaboradores para rece-ber bem o cliente, desenvolvendo seus talentos para que executem suas fun-ções de maneira efi ciente e com prazer em cuidar. “É um momento enriquece-dor. No treinamento, podemos estimu-lar o potencial das pessoas, o que elas têm de melhor”, diz Fernanda. É uma troca em que todos ganham – colabo-radores satisfeitos fazem a companhia crescer, e uma empresa que cresce pode reconhecê-los cada vez mais.

Focamos no desenvolvimento de pessoas e criamos uma nova estratégia para o treinamento. Assim, ganhamos melhores condições para receber os colaboradores.”

Rosangela Lutti, Vice-Presidente de DH

O treinamento é um momento enriquecedor. É quando podemos estimular o potencial da pessoas, o que elas têm de melhor.”

Fernanda Moreton, Gerente de Treinamento e Desenvolvimento

A infraestrutura do local, que tem quatro andares, unifi cará os treinamentos

NR 70_desen.prof.indd 5 03/12/10 22:48

Nas eleições de 2010, ele-gemos 1057 deputados es-taduais e 513 federais, 27 governadores, 54 senado-

res e a primeira presidente mulher. Os rumos dos governos dos estados e do país estão nas mãos destes 1652 eleitos. Mas quem pensa que o papel de cidadão acabou em outubro, ao apertar a tecla “confirma” na urna eletrônica, está enganado. “É impor-tante que os eleitores acompanhem e fiscalizem seus representantes. O meio mais interessante para isso é a internet”, informa Marcos Tarcísio, professor de ciência política da Fun-dação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp-SP).

E estar atento ao trabalho dos eleitos é o que procuram fazer alguns colabora-dores da Raia. “Acompanho pelos sites ofi ciais os projetos e as agendas”, conta Michael da Silva Plácido, Coordenador de Vendas. Atitude que é recomendada por Maria do Socorro Braga, cientista política da Universidade de São Paulo (USP). “Devemos checar como se com-portam e se põem em prática as propos-tas de campanha”, explica.

SEU DIREITO Além da internet, Macleison José dos

Santos, Encarregado de Merchandising, também acompanha seus candidatos pe-los noticiários. “Às vezes, também man-do e-mail cobrando. É para eles fi carem cientes de que tem alguém olhando aqui fora.” “A melhor forma de mostrar sua insatisfação com os candidatos é não os reeleger”, diz Maria do Socorro. “Outra alternativa é reunir um grupo e fazer um abaixo-assinado ou alguma manifes-tação para lutar a favor ou contra algo.” Em dezembro de 2009, Macleison fez isso: se reuniu a outros indignados nas passeatas na avenida Paulista, em São Paulo, pedindo a cassação do mandato do presidente do Senado, José Sarney – quando foi acusado de favorecer pa-rentes. “Essa era uma forma de mostrar minha insatisfação com os rumos da po-lítica. Fui a três passeatas.”

De acordo com os especialistas, a previsão para os próximos quatro anos, na esfera federal, é de continuidade, já que a presidente eleita, Dilma Rousseff, foi ministra do governo Lula. “Talvez te-nhamos mais estabilidade econômica e investimentos em infraestrutura. Afi nal, teremos uma Copa do Mundo e uma Olimpíada”, supõe Maria do Socorro. “É um momento muito nebuloso. As expec-tativas são de um governo com foco na área social”, prevê Tarcísio.

De olho

Bom de faro

nos políticosSeu papel como cidadão não termina depois da posse dos governantes e parlamentares eleitos. Especialistas e colaboradores da Raia dão as dicas de como fi scalizar as ações dos representantesTEXTO Karina Sérgio Gomes ILUSTRAÇÃO Fido Nesti

Busque informações sobre projetos, fi chas e quem são os eleitos nos seus estados. Abaixo, elencamos o site do Senado e os extraofi ciais, criados por cidadãos como você. Acompanhe via web!

Senado Federal www.senado.gov.brNa página, é possível acessar dados sobre a elaboração de emendas à Constituição, leis, medidas provisórias, decretos e resoluções.

Transparência Brasil www.transparencia.org.brÉ uma organização independente, formada por organizações não-governamentais. Sua bandeira é o combate à corrupção.

Eu Lembro www.eulembro.com.brÉ uma rede social que ajuda a lembrar em quem você votou. Há atualizações sobre as ações do eleito ao longo do mandato.

14

desenvolvimento profissionale eu

com

isso

NR 70_e eu com isso2.indd 4 03/12/10 22:55