Neva na Rua Normandia

12
Folha da Vila Matilde Educação Acima de Tudo Sempre Ano 07 - Nº 53 - Diretor e Jornalista Responsável: Prof. Emerson Nunes - MTb/SP 33.841 Distribuição Gratuita - TELEFONE: (0xx11) 6742-3466 – www.redefolha.com.br Página 10 De olho na cozinha Neva na Rua Normandia Clima europeu, neve, Papai Noel, muitas luzes e coral são algumas das atrações. Leia na página 4 Peru à Brasileira Para a ceia de Natal uma sugestão que agrada toda a sua família

Transcript of Neva na Rua Normandia

Page 1: Neva na Rua Normandia

Folha da Vila MatildeEducação Acima de Tudo Sempre

Ano 07 - Nº 53 - Diretor e Jornalista Responsável: Prof. Emerson Nunes - MTb/SP 33.841Distribuição Gratuita - TELEFONE: (0xx11) 6742-3466 – www.redefolha.com.br

Página 10

De olhona cozinha

Neva na Rua Normandia

Clima europeu, neve, Papai Noel, muitas luzes e coral são algumas das atrações. Leia na página 4

Peru à BrasileiraPara a ceia de Nataluma sugestão queagrada toda asua família

Page 2: Neva na Rua Normandia

2 Folha da Vila Matilde

DIRETOR E JORNALISTA RESPONSÁVEL:PROF. EMERSON NUNES (MTb/SP 33.841)

[email protected]

DIRETOR COMERCIAL:JOSÉ CARLOS NUNES

[email protected]

REPORTAGEM:TEREZA NUNES

[email protected]

REVISÃO DE TEXTOS:GUTO NUNES

[email protected]

FOTOGRAFIA:FOLHA DA VILA MATILDE

REDAÇÃO:AV. WALDEMAR TIETZ, 131 - 31A - CEP: 03589-001

TELEFAX: (0xx11) 6742-3466E-MAIL: [email protected]

DIAGRAMAÇÃO E ARTE:DARIO SILVEIRA

TIRAGEM COMPROVADA:25.000 EXEMPLARES

É vetada a reprodução total ou parcial dematérias, fotos ou anúncios sem a prévia

autorização escrita deste jornal, sendo que osinfratores estarão sujeitos às penalidades previstas

em lei e a matérias assinadas são de totalresponsabilidade de seus autores, isentando este

jornal de todas e quaisquer responsabilidadessobre as mesmas, não mantendo vínculo

empregatício com nenhum dos colaboradores edemais prestadores de serviços.

FILIADO À ASSOCIAÇÃO BRASILEIRADE REVISTAS E JORNAIS (ABRARJ)

e ASSOCIAÇÃO DE JORNAIS DAZONA LESTE (AJORLESTE)

EXPEDIENTE

E M P R E S A J O R N A L Í S T I C AF O L H A DA V I L A MAT I L D E L T D A .

Folha da Vila Matilde

www.redefolha.com.br

UTILIDADE PÚBLICA – SERVIÇOS

21º Distrito Policial - Vila MatildeEndereço:Av. Marcondes de Brito, 1416CEP: 03509-000Telefone: 0XX11 6651-7502

Ocorrências da Polícia MilitarTelefone : 0800555190 (ligação gra-tuita – 24 horas)Site: www.polmil.sp.gov.br

Hospital MunicipalDr. Alexandre ZaioEndereço: Rua: Alves Maldonado,128Vila NhocunéCEP: 03558-050Telefones: 6749-2855 e 6749-0720

Disque DenúnciaTelefone : 18124 horas – Ligação gratuita

347º Zona Eleitoral- Vila MatildeEndereço : Av. Valdemar CarlosPereira, 1593 - Vila TalaricoTelefones : (0xx11) 6651-6642• 6651-3388

38º Registro Civil das PessoasNaturais - Vila MatildeTabelião Responsável : AmiltonNavarroEndereço : Rua Dr. Jose Paulo, 104/106Telefones : (11) 6651-9959• 6651-0856 – Fax: (11) 6651-7318

Pais atarefados, filhos estressadosDiego Fernandes

O entendimento entre pais e filhos estácada vez difícil de ser alcançado. Muitospais chegam a cogitar a contratação de umasuperbabá para, quem sabe, ela dar contade uma função em que eles mesmos nãoestão se saindo muito bem.

Questões como hiperatividade, xixi nacama, medo do escuro, pesadelos, choroexcessivo, agressividade, desobediência,falta de apetite, dor de barriga, diarréia, ti-que nervoso, dor de cabeça, birra, chiliquee manha fazem com que percam o sono ten-tando encontrar soluções que, no fundo,podem estar diante deles sem serem perce-bidas. Talvez, se apurassem sua percepçãocom relação a seus filhos, saberiam que acriança é vítima do estresse.

Resultados da pesquisa “Well Being –O equilíbrio Emocional da Criança”, realiza-da pelo grupo Nicklodeon (emissora ameri-cana de TV a cabo voltada ao público in-fantil), revelam que as crianças brasileirassão as mais estressadas do mundo. Duran-te seis meses, mais de 2.800 crianças de 14países foram ouvidas. A maior quantidadede “sim” à pergunta “você se preocupa emfazer seus pais felizes?” partiu de nossascrianças.

É inadmissível permanecer indiferente aesse tipo de resultado. Muitas são as crian-ças que precisam de um acompanhamentopsicológico adequado. A primeira barreira aser vencida é, inclusive, convencer os paisde que freqüentar o consultório de um psi-cólogo não é “coisa para loucos”. Depois,que é fundamental saber diferenciarestresse do que costumam classificar como“excesso de mimo”.

É importante, também, aprender a lidarcom esse tipo de situação sem fazer alardedentro ou fora do núcleo familiar. Se os paisou responsáveis não souberem acolher eacompanhar a criança, auxiliando-a a encon-trar equilíbrio e harmonia, estarão contri-buindo para que ela se transforme em umadulto estressado ou portador de outrosdesequilíbrios.

O tripé amor-atenção-carinho é indispen-sável e, aparentemente, os pais sabem dis-so. O problema é justamente manter issoem mente ao chegar em casa depois de umdia estressante no trabalho. Geralmente, oque se nota são pais que não diminuem oritmo intenso ao chegar em casa. Conclu-são: agem apressadamente, também, nocontato com os filhos e no que se refere àsua educação.

Há aqueles que, na tentativa de com-pensar a falta de dedicação, matriculam suascrianças em cursos de inglês, futebol, dan-ça, artes marciais, reforço escolar, ou emoutras tantas atividades. Acreditam que

ocupando seus filhos com outros compro-missos estarão suprindo a falta de atençãoe carinho. Sem tempo para brincar e atémesmo para descansar, algumas criançasapresentam agendas tão lotadas quanto ade seus pais. Não passeiam, não brincam,são educados para seguir à risca um treina-mento para ter seu “futuro garantido”.

Crianças estressadas podem ser frutode pais estressados, ansiosos ou preocu-pados. Se para os adultos é um desafio su-perar o corre-corre diário e preservar quali-dade de vida, para os pequenos é muitomais. Vale lembrar que o estresse infantil,quando não é resolvido, pode prejudicar odesempenho escolar e pôr em risco a saúdeda criança.

Uma criança que vive um “choque sen-timental”, como a perda de algum familiar,estupro, assalto, acidente ou separação dospais, pode apresentar o que se classificacomo estresse pós-traumático. O estresseinfantil, em geral, pode ter muitas outrascausas: mudança de cidade ou escola, dis-cussões familiares, expulsão da escola, nas-cimento de um irmão, doença prolongada,desprezo dos pais ou dos colegas, profes-sores mal preparados, excesso de ativida-des ou até viagens longas e cansativas.

Qualquer pessoa, independentementede sua idade, pode ficar estressada. Segun-do Marilda Lipp, autora do livro “CriançasEstressadas”, a maior incidência de estressepatológico se dá no início da alfabetização,na adolescência e em adultos entre 35 e 45anos.

Marilda identificou quatro fases deestresse: a primeira pode ser benéfica, jáque a adrenalina e o desejo de superaçãoaumentam. O próprio criador da palavra

stress, Hans Selye (Universidade de Mon-treal- Canadá), disse que “o estresse é o salda vida”. Mas, se há uma resistência doestresse, a segunda fase pode preocupar,já que o organismo começa a usar as reser-vas de vitaminas e levar à perda da memó-ria. Na terceira fase, o estresse passa a serpatológico. A pessoa adoece e,freqüentemente, aparece a insônia, a de-pressão, falta de apetite e ânimo para traba-lhar ou até mesmo herpes. Na quarta e últi-ma fase, o estresse pode deixar seqüelas.Há ansiedade e pânico, que podem gerarúlceras, diabetes ou enfarte.

Pais que trabalham “fora” não precisamse culpar, mas devem estar atentos paraestruturar a família de modo que não faltemos momentos de carinho, descontração e

brincadeiras. O primeiro passo é aceitar queo ritmo das crianças é diferente e suas ne-cessidades também.

Na ânsia de dar uma boa educação eter sucesso nessa empreitada, alguns paisacabam provocando novos traumas, im-pedindo os filhos de viver. Cabe a eles eaos educadores ensinar as crianças a lidarcom o estresse, sem superprotegê-las. Fi-lhos que não encontram dificuldades navida, certamente não atingirão a maturida-de e terão complicações para lidar com si-tuações difíceis na fase adulta. Nem mui-to, nem tão pouco. Freios demais fundemo motor. Freios de menos provocam aci-dentes.

Diego Fernandes é autor do livro“Fala sério! É proibido ser diferente?”,

editado pela Canção Nova.

Page 3: Neva na Rua Normandia

Folha da Vila Matilde 3

EM BAIXAEM ALTA

Pensamento

Fofocas Rapidinhas

Grazielle Massafera vai inovar noCarnaval carioca. A bela, que inter-preta a doce Thelminha, em Páginasda Vida, será a rainha da bateria daGrande Rio, nos desfiles doSambódromo do ano que vem. Con-forme informações do Jornal O Glo-bo, a novidade será a fantasia usadapor ela, no dia do desfile: a roupa le-vará um banho de ouro.

Durante a realização de suas bo-

das de porcelana, em comemoração

aos 20 anos de casamento com a

mulher Mônica, Zeca Pagodinho, 47,

ficou incomodado com uma brinca-

deira feito pelos repórteres Vesgo e

Sílvio, do Pânico na TV. Pra variar,

não acha?

“Uma pessoa pode fazer a diferença, duas pode fazer um milagre”Brian D. Novis – Fundador da IMF

* Carolina Dieckmann, 28 anos, estáreservada para atuar em Duas Caras,próxima novela de Aguinaldo Silva, naGlobo.

* O técnico da seleção brasileira naCopa do Mundo-06 e atual comandan-te da África do Sul, Carlos Alberto Par-reira anunciou nesta terça-feira o pro-jeto de construção de uma academia defutebol, no Rio de Janeiro, dedicado a

pessoas entre oito e 20 anos.

* A personagem Giselle (Pérola Fa-ria), 15 anos, faz sexo com freqüênciacom o namorado Luciano (RafaelAlmeida), na novela Páginas da Vida,nessa o autor quer polemizar mesmo.

* O SBT está passando por umanova reformulação, tudo sob intensocontrole do seu dono, Silvio Santos.

Ratinho deve voltar ao ar emjaneiro no SBT com programaigual ao “190 Urgente”, que elefazia na CNT, Segundoinformações da colunista FabíolaReipert, do jornal Agora SP..

De volta ecomo cacetetena mão

Escolha dos padrinhos decasamento é tema de artigo

A escolha dos padrinhos de casa-mento é um momento muito especial,por isso, é importante que o casal con-vide pessoas por quem tenham muitorespeito.

Esta semana, em sua coluna Mar-

cia Possik fala sobre a importância dospadrinhos de casamento e esclareceque eles não devem ser escolhidos sópelo aspecto financeiro.

Marcia também dá dicas de quantoscasais devem compor uma cerimôniareligiosa, civil e casamentos realizadosno próprio cartório.

Para saber mais sobre padrinhos decasamento, acesse o site da Rede Fo-lha: www.redefolha.com.br e confira oartigo “Padrinhos: uma escolha paravida toda” na coluna Bem-Casada.

Marcia Possik é diretora daMarriages e criadora do Clube dasNoivas, maior comunidade virtual comfoco em casamento da América Lati-na, e escreve a coluna Bem-casada, naRede Folha (www.redefolha.com.br),também colabora com a revista Noivas& Noivos.

Reflexão

Aquilo que ontem cantavajá não canta.Morreu de uma flor na boca:não do espinho na garganta.

Ele amava a água sem sede,e, em verdade,tendo asas, fitava o tempo,livre de necessidade.

PássaroCecília Meireles

Não foi desejo ou imprudência:não foi nada.E o dia toca em silêncioa desventura causada.

Se acaso isso é desventura:ir-se a vidasobre uma rosa tão bela,por uma tênue ferida.

Page 4: Neva na Rua Normandia

4 Folha da Vila Matilde

Neva na Rua

NormandiaClima europeu,

neve, Papai Noel,muitas luzes e

coral são algumasdas atrações

A Rua Normandia, famosa pelo es-tilo europeu, apresenta sua tradicionaldecoração de Natal, que mais uma vezpromete encantar os visitantes até o dia6 de janeiro.

Durante esse período, quem passarpelas ruas Normandia e Gaivota pode-rá se surpreender e aderir ainda mais oclima de Natal. Diariamente, a partirdas 19h, a máquina de neve dá o toqueprincipal, deixando o ambiente aindamais atrativo. Pelo décimo ano a As-

sociação de Lojistas das ruasNormandia e Gaivota (AssociaçãoNormandia Street Shopping) investemnessa data.

Neste ano, a decoração rica emdetalhes, resgata o tradicional Natal,trazendo cores como verde, branco evermelho, bonecos de neve e cenáriosiluminados por milhares de micro lâm-padas que se espalham nas árvores deNatal e nas fachadas das lojas. Alémda neve, outra atração da rua é o Pa-

pai Noel e a apresentação de coraisnatalinos durante a noite. Afinal, umquarteirão com uma arquitetura tão di-ferenciada combina com uma decora-ção mais do que especial.

Mais de 300 mil pessoas passarãopelo local durante o período. O investi-mento do evento foi de R$200 mil, en-volvendo a decoração dentre outrosserviços. Com o Natal, a estimativa docrescimento das vendas das lojas é de50%. “Apesar do aumento das vendas,

o principal objetivo do Natal nas ruasNormandia e Gaivota é resgatar osverdadeiros valores vida, reunir a fa-mília e proporcionar mais uma opçãode lazer e qualidade de vida com segu-rança na cidade”, afirma DiegoSchvartzman, presidente AssociaçãoNormandia Street Shopping.

Serviço:Rua Normandia e Gaivota – MoemaInformações: (11) 5044-5422

Os vereadores da Câma-ra Municipal de São Pauloelegeram nesta sexta-feira(15/12), os integrantes queirão compor a Mesa Diretorada Casa para 2007 e que to-marão posse a partir de pri-meiro de janeiro próximo.

Foram eleitos, pelo votoaberto, os seguintes verea-dores: Presidente - AntonioCarlos Rodrigues - foto -(PL); 1º. Vice-Presidente -Adilson Amadeu (PTB); 2º.Vice-Presidente - GilsonBarreto (PSDB); 1º. Secre-tário - José Américo (PT);2º. Secretário - Milton Leite(PMDB); 1º. Suplente - Jor-

Câmara Municipal de SãoPaulo elege nova mesa

diretora para 2007

ge Borges (PP); e, 2º. Su-plente - Noemi Nonato(PSB). Em seguida, o vere-ador Wadih Mutran (PFL)foi eleito para a CorregedoriaGeral da Câmara.

Rodízio de carros suspenso em São Paulo

A Secretaria Municipal deTransportes - SMT suspendena terça-feira, 26 de dezem-bro, a Operação Horário dePico - Rodízio Municipal. Amedida foi tomada pois a pre-

visão é de redução no núme-ro de veículos em circulaçãona cidade. A Operação Horá-rio de Pico voltará a vigorarem 29 de janeiro de 2007. Avolta da restrição se faz ne-

cessária em razão do aumen-to do fluxo de veículos ao tér-mino das férias escolares, nofim de janeiro.

A operação restringe a cir-culação de veículos no AnelViário da cidade nos períodosda manhã, das 7h às 10h, e datarde, das 17h às 20h.

Durante o rodízio ficamimpedidos de circular os au-tomóveis e caminhões nasruas e avenidas internas aochamado Anel Viário, for-mado pelas marginais Tietêe Pinheiros, avenidas dosBandeirantes e AfonsoD´Esccragnole Taunay,Complexo Viár io Mar iaMaluf, avenidas TancredoNeves e Juntas Provisórias,Viaduto Grande São Pauloe avenidas Professor LuísInácio de Anhaia Melo eSalim Farah Maluf.

Page 5: Neva na Rua Normandia

Folha da Vila Matilde 5

Ceias de

Natal e Ano Novo: Como manter a tradição semcomprometer a saúde e o peso ideal?

Não há motivos para resistir, as ceias de Natal e Ano Novo são de-

liciosas e tradicionais. Reúnem famí-lias, estreitam os laços com amigos ecolegas de trabalho e aproximam asgerações. Não podemos alterá-laspara uma versão onde os alimentos e

as receitas nada têm a ver com as fes-tas e a tradição do final de ano. A mesaprecisa do assado, da farofa, do arrozelaborado, das frutas secas, das cas-tanhas, da rabanada e das sobreme-sas em geral. “Mas tudo deve ser pre-parado para uma deliciosa noite de fes-

tas, não para uma semana de come-moração, como acontece quando exa-geramos nas porções e variedade, quevoltam à geladeira e à mesa, várias ve-zes, na semana após a festa”, afirma aendocrinologista e nutróloga, Ellen Si-mone Paiva, diretora do Citen, Centro

Integrado de Terapia Nutricional. Amédica recomenda que mesmo semfugir do banquete usual, podemos sercriativos e cuidadosos na escolha e nopreparo das ceias, para torná-las sau-dáveis e menos calóricas, sem retirar-lhes o sabor característico.

Escolha da carnePara começar, devemos es-

colher as carnes magras, comoo tender, o chester, o lombo ouaté o cordeiro, que mesmo nãosendo das mais magras é supe-rior ao pernil ou ao leitão. Assarou cozinhar são as opções ide-ais para o preparo e as receitassão variadas nos molhos e tem-peros. “Não há a necessidade deseguirmos uma receita à risca,podemos e devemos tentar re-duzir a quantidade de sal e prin-cipalmente das gorduras (óleos,manteigas e margarinas), poisuma preparação com 100ml deóleo vegetal agregará 900 calo-rias à carne”, diz a nutricionistaAmanda Epifanio, que tambémintegra o corpo clínico do Citen.

A nutricionista recomenda ouso de molhos com geléias defrutas ou com a própria polpada fruta, como o maracujá, in-corporado com o amido de mi-lho, para evitar o creme de leite.“Não há nada mais trabalhoso,calórico e injustificável do quepassar uma hora injetando óleoem um peru para torná-lo maissaboroso! Seria mais fácil e jus-tificável assar um pernil”, dizAmanda Epifanio.

Preparo do arrozNada contra o arroz. Ele é

considerado o melhorcarboidrato para acompanhar osassados nas ceias de final deano. Pode ser integral ou poli-do, não há diferença calórica

entre eles, sendo o integral maissaudável por ser rico em fibras.Servido à grega, indiano, comlentilha ou na forma de risotos,ele é indispensável em um car-dápio equilibrado. “Os cuidadosno preparo e na escolha dos in-gredientes que serão agregadosao arroz garantem um alimentosaboroso e menos calórico,como é o caso de preferir pre-suntos magros, de peru oublanquette no arroz à grega”,explica a nutróloga Ellen Simo-ne Paiva. Para reduzir as calo-rias dos risotos, a especialistafornece algumas dicas: diluir ocreme de leite em água ou leitedesnatado, substituí-lo por re-queijão light ou até usá-lo emmenor porção do que a indicadana receita, como pode ser feitocom os queijos e óleos vege-tais. O arroz pode também ser-vir de base para o preparo desaladas, diz a médica. “Sim,salada de arroz integral comcastanhas e maçã! Uma delíciaque deve ser servida gelada oulevemente resfriada”, recomen-da Ellen Paiva.

E a minha farofa?A farofa é outra delícia que

pode fazer parte das ceias de fi-nal de ano. É importante saberque cada colher de farinha demandioca ou de milho, usada nopreparo da farofa, equivale emcalorias e em carboidrato a duascolheres de arroz, isso sem con-tar todos os ingredientes utiliza-dos no preparo da farofa. “Aqui,vale tudo para reduzir o valorcalórico, como evitar fritar afarinha em óleos e margarinas,uma vez que esses ingredientessão gorduras e, portanto, muitomais calóricos do que a própriafarinha”, afirma a nutricionista

Amanda Epifanio. A nutricionistarecomenda que a farinha sejatorrada no forno convencionale, posteriormente, se faça a adi-ção de cebola e alho - já fritos eescorridos em papel toalha - azei-tona, ovo cozido ou ralado, co-gumelos, uva passa ou bananapassa. “Esses ingredientesacrescentam sabores diversos àfarofa e devem ser usados empequenas quantidades e em as-sociações variadas, de acordocom a preferência de cada um”,diz a nutricionista.

Frutas nas ceiasAs castanhas são indispen-

sáveis nos vários pratos servi-dos nas ceias. Podem ser utili-zadas no arroz, como as amên-doas do arroz indiano, nas sala-das de folhas e salpicões, nasfarofas e sobremesas. “Por se-rem muito calóricas e saboro-sas, o perigo é serem utilizadasnos beliscos da semana e assimcolaborarem para uma altaingestão calórica nos dias queantecedem e sucedem as festas.Devemos dar preferência autilizá-las no preparo dos pra-tos”, recomenda aendocrinologista Ellen Paiva. Asfrutas de uma maneira geral, tan-to frescas quanto cristalizadas esecas, podem ser utilizadas nasceias de final de ano. Em rela-ção às calorias, as frutas crista-lizadas são mais calóricas, qua-se o dobro, em relação às suasversões frescas e secas. “Emrelação ao valor nutricional, asfrutas frescas são sempre maisindicadas, uma vez que têmmaior poder hidratante, preser-vam maior quantidade de vita-minas e são ótimas opções paraas sobremesas”, explica a mé-dica.

E para a sobremesa?Sobremesas são sempre

uma atração muito esperada nasfestas. Pecamos por ofereceruma grande variedade de docesa base de gorduras saturadas etrans: chantilly, sorvetes cre-mosos, leite condensado, côcoe creme de leite. “Toda essaoferta faz com que as pessoasqueiram provar uma porção decada doce, levando a um con-sumo muito maior de calorias ecomprometendo a meta de man-

Finalmente as bebidas alco-ólicas. Todo nosso esforço cor-re grande risco de ser em vãonesse quesito. As bebidas alco-ólicas são muito calóricas, apu-ram o paladar aumentando oconsumo de alimentos, se fa-zem acompanhar de aperitivosmuito calóricos e fazem comque deixemos de ser criteriososem nossas escolhas. “É bomtermos em mente que cada gra-ma de álcool contém 7 calori-as, enquanto carboidratos e pro-teínas contém 4. Cuidado comos coquetéis, pois utilizam mui-to açúcar, leite condensado, li-cores e álcool”, alerta a

As bebidas

ter o peso”, afirma AmandaEpifanio. Idealmente, devemospreparar uma única opção desobremesa, podendo inclusiveser a base de sorvetes e choco-lates, desde que usemos sorve-tes lights e cacau em pó comosubstituto aos achocolatados.“Uma sobremesa muito tradici-onal pode ter versões bem me-nos calóricas, como é o casoda rabanada, que ao invés defrita pode ser preparada assa-da”, explica a nutricionista.

Champanhe:1 taça (125 ml) = 85 calorias

Chope:1 tulipa (300ml) = 180 calorias

Cerveja:1 lata (356 ml) = 146 calorias

Vinho tinto/branco:1 taça (100ml) = 70 calorias

Licores:1 cálice (40ml) = 100-150 calorias

Vodca:1 cálice (28ml) = 65 calorias

Uísque: 1 dose (28ml) = 70 calorias

endocrinologista Ellen Paiva,que também fornece algumasindicações calóricas sobre asbebidas consumidas nas ceias:

Page 6: Neva na Rua Normandia

6 Folha da Vila Matilde

Proffessional Make Up

Marc

os

Debutantes

( (11) 7692-3756 ( (11) 9789-7750

MaquiagemProfissional

Maquiagemde estúdio

MaquiagemMasculina

Noivas

Dia de Santa Bárbara écomemorado com sucesso

Na primeira edição afestividade contou com umarica programação cultural

O Dia de Santa Bárbara marcou obairro do Itaim Paulista com a sua pro-gramação, no dia 02 de dezembro, aFeijoada dos Sambistas abriu a festa,com uma roda de samba relembrandograndes sucessos dos compositoresnacionais.

Em seguida, o Quilombo dos Sam-bistas marcou o ambiente com compo-sições inéditas idealizadas para a dataespecial, a decoração específica davao charme para o local, onde a capoeirae o maculelê deixaram o público pre-sente ligado e de olhos bem atentos acada apresentação.

O Dia de Santa Bárbara recebeuna tarde do domingo uma apresenta-ção do grupo Loucura Alternativa en-cenando a história da entidade religio-sa nas suas diversas formas, no can-domblé e no catolicismo.

O show musical Rosa Vermelha dosVentos teve uma platéia recheada deautoridades de praxe, entre eles: o apre-sentador de tv e jornalista Leão Lobo eo vereador João Antonio prestigiaram

ao show.Segunda-feira a forte chuva não impediu a procis-

são, a missa campal, carregada pelo Pe. Edimilsonentrou com a imagem da santa com uma chuva depétalas de rosas e os tradicionais anjinhos os cerca-vam, após a missa, foi inaugurada a capela dedicada areligiosa, houve a distribuição de acarajé, dança afroe uma grandiosa queima de fogos encerrou a festa e aedição de 2007 já começou a ser traçada pela comis-são de festejos.

A concretização e realização da festa de SantaBárbara foi possível graças ao apoio cultural doShopping Aricanduva, Secretaria do Estado da Cultu-ra, Associação dos Jornais da Zona Leste – Ajorleste.

Os tradicionais anjinhos deram umtoque especial à comemoração

O jornalista Leão Lobo assistiu comas autoridades ao show musical

Padre Edmilson conduz a imagem da Santa sobaplausos e chuva de pétalas de rosas

Quilombo dos Sambistas um resgate às raizes culturais

Page 7: Neva na Rua Normandia

Folha da Vila Matilde 7

BuffySaffiha

(11) 7692-3756(11) 9789-7750

Diversão e muito humor

Telegrama animado Festas e Desfiles

Despedida de solteiro Shows drags

Animação em festas Eventos em geral

Os diretores Nel Costa e Cássia Limaadoraram a participaçãoda população local

O compositor BetoGuilherme apresentouseus sucessos durante oQuilombo

O grupo teatral LoucuraAlternativa durante a

encenação emocionando opúblico presente

O show Rosa Vermelha dos Ventos atraiu a atenção do público

Os acarajés foram preparados eservidos a toda comunidadepesente

Page 8: Neva na Rua Normandia

8 Folha da Vila Matilde

Carnaval 2007

Universo do Samba

Janaína Barbosa é a nova“Madrinha de Bateria” da

Mocidade Independente

A diretoria da Mocidade Independentede Padre Miguel realizou na manhã do dia12, um café da manhã no barracão da es-cola de samba, no Rio de Janeiro, para apre-

sentar oficialmente Janaína Barbosa, 28anos, como sua nova Madrinha de Bateria.

A mulher de Otávio Mesquita, 47 anos,ocupará a posição de Viviane Araújo, quefoi afastada do cargo no mês passado. Muitoemocionado, o casal se mostrou satisfeitopela escolha e Janaína prometeu não de-cepcionar os dirigentes.

Vai-Vai inauguradecoração de Natal

Árvore de Natal tem 5 metros de altura e foi feita com mais de 250 garrafasPets

Até o dia 6 de janeiro, quem passarpela quadra da Escola de Samba Vai-Vai, que fica no bairro da Bela Vista,poderá ver, além da árvore gigante, en-feites natalinos com 200 metros defestões, laços coloridos, luminárias, bo-necos de neve, flores e diversas peçasdecorativas. Toda a decoração utilizoucerca de 2.500 garrafas pets, totalmenteaproveitadas, das tampinhas aos fundosdas garrafas. As peças receberam aca-bamentos com tintas especiais, broca-dos, purpurinas e tecidos.

Com base no tema do enredo “O 4ºReino - O Reino do Plástico”, as arte-sãs da área social da escola prepara-ram uma decoração de natal que temcomo destaque uma árvore gigante, com5 metros, confeccionada com mais de250 garrafas pets. No alto da árvore, obrilho da coroa com os ramos de café,símbolo do pavilhão.

O evento de inauguração da de-coração aconteceu, na quadra daVai-Vai, e contou com a presença de

Osvaldinho da Cuíca, do empresárioWalter Taverna, da Cidadã Samba2007 Cleuza da Vai-Vai, autoridadesde praxe , além de membros da co-munidade.

Esta é a primeira vez que uma qua-dra de escola de samba entra no rotei-ro de Decoração Natalina na cidade.Para o presidente da escola, Thobiasda Vai-Vai, é importante mostrar paraa comunidade qual o real valor do Na-tal e faze-las refletir sobre o espírito des-ta época do ano.

Serviço:Decoração de Natal da Vai-Vai - “O 4ºReino - O Reino do Plástico”De: 14 de dezembro a 6 de janeiroFuncionamento: Sábados, das 13h às18h, (entrada franca) eDomingos, das 18h às 22h (entrada: R$5,00)Informações: 11. 3105.8725Endereço: Rua São Vicente, 276 - BelaVista

Folha da Vila MatildePrecisa de

Requisitos:• Dinamismo

• Disponibilidade de horário• Veículo próprio

• Residir nas imediações da Zona LesteENTRAR EM CONTATO PELO FONE: 6742-3466

Contatos Publicitários

A bela Viviane Araújo está freqüen-tando a quadra da escola de samba VilaIsabel, campeã do Carnaval deste ano,

Viviane Araújo desfila naMancha Verde e na Vila Isabel

para ser anunciada, bem breve comodestaque de chão. Pela Mancha Verdecontinua como madrinha de bateria.

Leandro de Itaquera terá apresença de artistas no seu desfile

A “escola de samba dos artistas”,como carinhosamente é chamada, a Le-andro de Itaquera prepara um time debelas mulheres e artistas selecionadospelo apresentador de tv e jornalista LeãoLobo, padrinho da ala dos artistas.

A grande surpresa, guardada a sete

chaves, qual beldade será a grandeestrela da frente da Majestosa Bateriade Itaquera.

Vale destacar que: Tais Araújo,Ludmila Dayer e Valéria Valenssa jáse renderam ao ritmo da bateria daescola da Zona Leste.

Foto: Haroldo Lago

Page 9: Neva na Rua Normandia

Folha da Vila Matilde 9

CURTAS

O curso será realizadosempre aos sábados ou aosdomingos, com 6 horas (sendouma hora de intervalo). Oscertificados serão entregues aofinal e o participante do curso“Vivências e Relatos – Viran-do o Jogo” receberá dosorganizadores o material com-pleto – apostila com todo oconteúdo do curso e espaçopara anotações e uma caneta– e também a alimentação nodia do evento.

Não perca tempo e solicitea inscrição da sua associaçãoneste curso, aumentando aschances da sua comunidade nomercado de trabalho atual.

O curso é ministrado pelosseguintes profissionais:Emerson Nunes,educador,

jornalista, empresário, diretor-

Curso Intensivo de Formação Profissional“Vivências e Relatos – Virando o Jogo”

O mundo globalizado fazcom que o mercado de traba-lho seja cada dia mais exigen-te, fazendo com que um novoe complexo perfil profissionalseja exigido daqueles que bus-cam uma vaga de emprego,conquistando seu tão sonhadolugar no mercado de trabalho.Por isso, a rotina de confec-ção e entrega de currículos,dinâmicas de grupo e entrevis-tas, antes algo tão corriqueiro,representa hoje um momentoprimordial e de suma importân-cia para a avaliação do poten-cial do profissional em relaçãoà vaga e às expectativas doempregador.

Partindo dessa realidade ocurso de “Vivências e Relatos– Virando o Jogo” foi conce-bido. Seus idealizadores sãoespecialistas em educação eRH com carreiras sólidas eampla vivência no mercadocomercial e na iniciativa priva-da, atuando em parceria comdiversas empresas renomadas.

O curso “Vivências e Re-latos – Virando o Jogo” trazuma proposta diferenciada,saindo dos limites da teoria eatingindo em cheio a prática, apartir das vivências de seusidealizadores e dos relatos da-queles que encontram dificul-dades em sua recolocação nomercado de trabalho. Portan-to, seu objetivo é eliminar ospontos negativos da apresen-tação desses trabalhadores etorná-los aptos, com técnica eatitude, a enfrentar todo esseprocesso e essa nova realida-de.

Para alcançar esse objeti-vo, o curso “Vivências e Rela-tos – Virando o Jogo” é com-posto de 5 horas, onde os se-guintes temas serão abordadose discutidos:

u Importância da seleção para a empresa contratante e suas características;

u O perfil desejado pelas empresas no mercado atual;

u O desenrolar de uma entrevista – suas armadilhas e como sair delas;

u Confecção de um curriculum vitae – como tornar-se diferente dos outros;

u Cartas de apresentação – sua importância e modelos;

u A importância de uma segunda língua na formação profissional;

u O mercado de trabalho atual e suas características;

u Dinâmicas de grupo e o trabalho em equipe;

u Análise dos relatos e vivências, com mudança de atitude – “Virando o Jogo”

presidente da executiva da As-sociação dos Jornais de Bair-ro da Zona Leste - Ajorleste,diretor do portal de notíciasRede Folha(www.redefolha.com.br), edi-tor dos jornais Folha da VilaMatilde, do jornal ConduzindoNotícias, diretor de imprensado G.R.C. Escola de SambaLeandro de Itaquera, da Fede-ração Paulista de Dardo(www.fpd.org.br) e do GrupoKerubim e apresentador e ân-cora do Teen Notícias.

Marcelo Santos, empresá-rio, educador, pós-graduadoem Educação pela Universida-de Federal de Lavras, deten-tor do Certificate ofProficiency in English expedi-do pela University ofCambridge (Inglaterra), diretorexecutivo da Snap Idiomas epalestrante em diversos even-tos sobre Educação e Ensinode Idiomas.

Maiores informações esolicitação de datas:

Prof. Emerson Nunes –(11) [email protected]

Prof. Marcelo Santos –(11) [email protected]

* Mais de 20 mil pessoas participaram do culto à Iemanjá

nos últimos finais de semana (dias 2, 3, 9 e 10), em Praia

Grande, litoral sul paulista.

* A praça Iracy de Souza Gonçalves continua abandona-

da, até quando?

* As placas de propaganda irregulares serão em breve

retiradas por novas equipes da Prefeitura de São Paulo

* Os editores dos jornais de bairro da cidade de São Paulo

foram recebidos pelo prefeito Kassab, durante entrevista co-

letiva para apresentação de um resumo de atividades do po-

der público municipal, prometeu prestigiar a imprensa regio-

nal sempre que possível.

* A partir de 25 de janeiro de 2007, a televisão brasileira

não será mais a mesma. No dia em que São Paulo comemo-

rará 453 anos, crianças, jovens, adultos e idosos moradores

da capital paulista e da região metropolitana poderão tornar

realidade o sonho de apresentar seu talento especial na TiViu

– a TV que Pega Você, canal UHF com potencial para atin-

gir, inicialmente, a cerca de 17,6 milhões de habitantes.

* O prefeito Gilberto Kassab (foto) vistoriou na terça-fei-

ra (12) as obras do complexo viário Jacu-Pêssego, importante

ligação da Zona Leste - entre os bairros de Itaquera, São

Miguel, São Mateus e Guaianases e o Aeroporto Internacio-

nal de Guarulhos, região do ABC e Porto de Santos.

* Durante a vistoria ao pontilhão sobre a linha da CPTM,

Kassab acompanhou o lançamento de uma das 166 vigas que

compõem os dois viadutos.

As cartas e reclamações para esta seção devem serenviadas para o endereço eletrônico da redação:[email protected] .

Page 10: Neva na Rua Normandia

10 Folha da Vila Matilde

De olhona cozinha

Folha da Vila Matilde

Ei, que pressa é essa?! Ah, você está correndo atrás da sua cabeça, lá em2007? Normal para um ariano, que está sempre à frente de tudo (por vezes, atéde si mesmo). O lado bom é que seus planos são bem positivos. Você estásuper pra cima e quer um ano muito estimulante, não? Então, vá fundo! E levejunto quem está à sua volta. Irradie seu otimismo! N° da sorte: 50

As coisas estão melhorando... Como? Acredite, taurino, altas energiasapontam no horizonte, favorecendo a realização de seus planos. Muitoimportante nessa fase de agora é que você se socialize um pouco mais eprocure se reunir com outras pessoas com quem você tem metas emcomum. Sonhar junto, por que não? N° da sorte: 26

Impossível ficar parado. Ok, geminiano, mas também não dá para esque-cer os trâmites básicos que garantem um percurso tranqüilo. Quer chegarao destino lindo, leve e solto? Pois trate de revisar o roteiro, checar abagagem, providenciar o lanche e verificar o óleo, a água, os pneus, ocombustível... Depois, aperte o cinto e boa viagem! N° da sorte: 21

Em breve muita festa, Natal a caminho, cancerianos bem faceirinhos: afamília vai se reunir, os amigos estão mais próximos... O clima é de alto-astral e você não deve se estressar se as coisas (e pessoas) ficarem umpouco atrapalhadas. Limpe a mente e use sua tradicional sensibilidade paraultrapassar as dificuldades. Você pode! N° da sorte: 75

Está esquecendo o Natal está chegando? Leãozinho? Pois é, impossívelesquecer. Comece desde já a organizar os festejos. Mas nada de ficar indig-nado com quem não quiser ajudá-lo, certo? Ligue para as pessoas, faça umconvite para todos aproveitarem bons momentos juntos. Mantenha sempre oastral nas estrelas. N° da sorte: 18

Você nem pediu, mas acabou levando tudo de bom: pique e disposiçãocasados com paciência, vontade de mudar e até de revolucionar um poucoa regrada vida virginiana. Um bom jeito de terminar o ano, quem sabe atéantecipando movimentos do 2007 zero quilômetro que se aproxima. Umbrinde com champanha para comemorar: tim-tim! N° da sorte: 51

Libranos sabem muito bem que ninguém é uma ilha. Adoram a companhia ea parceria para seus projetos que quase sempre envolvem promover aharmonia e o equilíbrio. Os contatos com o pessoal da sua tribo estão pra láde beneficiados. Bata os seus tambores. O que é voltado para o coletivoagora toma forma. Que legal! N° da sorte: 12

Ih, a semana tem tudo pra ser uma loucura e você ainda resolveu pirar comqualquer coisinha? Assim não dá, escorpiano querido. Você é uma pessoaamorosa, não há porque se exaltar e soltar fogo pelas ventas. Até porque,você sabe, quando perde a cabeça, fica tão arrasado quanto quem levou aferroada. O momento é de alegria e não de tensão. N° da sorte: 34

As festas de fim de ano estão chegando e você está todo animado, loucopra se divertir. Você está certo, a energia é bem essa. Pode chamar agalera e começar a armar a descontração. Use sua criatividade paraalegrar os corações de seus amigos, familiares, amores... Sabe como é,o que você fizer, todos vão querer imitar. Bom 2007!!! N° da sorte: 05

Nada como terminar o ano com tudo no seu lugar, especialmente osrelacionamentos. Que tal então dar alguns arremates nos seus conta-tos pessoais? Talvez, finalmente, uns e outros estejam preparadospara ouvir você. Por outro lado, quem sabe não é agora que ocapricorniano também está disposto a ceder um pouquinho? Paz &amor, bicho! N° da sorte: 74

Logo você vai encontrar a solução. Faça suas pesquisas, investigações eprospecções e obterá provas e respostas. Conheça a verdade e se liberta-rá, dizem os mestres. Você já tem o apoio do cosmos, é só cair de cabeçano labirinto, descobrir a saída e suas mil direções... Calma, aquarianos jánascem sabendo: só precisam lembrar. N° da sorte: 28

Em algum lugar perto do céu, na maior paz. Talvez ainda não saibam comoé bom estar ao seu lado... Por que você não libera a informação? Você podeachar que não, mas certo alguém está louco por um convite seu, para sabertudinho sobre você. Deixe a insegurança e os pensamentos circulares delado, abra um sorriso e dê o seu alô. N° da sorte: 45

Peru à

BrasileiraINGREDIENTES:1 peru de 4 kg1 colher de sopa de mos-tarda750 ml de vinho branco seco3 xícaras de caldo de galinha1 xícara de margarina ou manteiga2 cebolas5 dentes de alhoMolho de pimentaSal

Recheio:1 colher de sopa de cebolinha1 colher de sopa de salsinha1 colher de sopa de farinha de rosca1 banana em cubos1 caldo de galinha em pó1/2 xícara de óleo1/2 xícara de azeite de oliva2 xícaras de farinha de milho2 cebolas raladasMiúdos de PeruPimenta do reino

Tempo de preparo: 4h 00minRendimento: 15 porções

MODO DE PREPARO:Bata no liquidificador: 1 xícarade vinho, 1 xícara de caldo degalinha, a cebola em pedaços,alho, mostarda, molho de pi-menta, a margarina ou mantei-ga e o sal.Coloque em um refratário eacrescente o restante do vinhoe do caldo de galinha, misture

bem e reserve.

Para o Recheio:Em fogo baixo refogue os miúdos corta-dos em pedaços menores da mistura deóleo e azeite, até mudarem de cor.Adicione o milho, o caldo de galinha, asbananas, as farinha peneiradas e a pimen-ta, sem para de mexer, até formar uma faro-fa solta e úmida.Retire do fogo, acrescente o tempero ver-de e recheie o peru.Coloque o peru na assadeira sem untar.Fure o peru com um garfo e coloque omolho reservado.Feche com palito de churrasquinho e amar-re as pernas de peru.Cubra com papel alumínio e leve ao fornopor volta de 1 hora e meia, regando cons-tantemente com o molho da assadeira.Retire o papel alumínio para dourar pormais 1 hora e meia aproximadamente, con-tinue regando com o molho.Coloque no refratário de servir e decorecom farofa e tempero verde.

Bolo de Natal LightINGREDIENTES:4 ovos80 g / ½ xícara (chá) de margarina, light1 colher (sopa) de adoçante, tipo gra-nular2 xícaras (chá) de farinha de trigo½ xícara (chá) de leite desnatado1 xícara (chá) de leite de coco light25 g / ½ xícara (chá) de coco ralado,sem açúcar120 g / 1 xícara (chá) de uvas passas180 g / 1 xícara (chá) de frutas secas1 colher (sopa) de fermento, em póTempo de preparo: 1h 10minRendimento: 15 porções

MODO DE PREPARO:Ligue o forno em temperatura média(180 graus).Coloque as gemas, a margarina light e ofermento numa batedeira e bata até ob-ter um creme.Acrescente o adoçante, o leite desnata-do, o leite de coco, alternando com afarinha de trigo.Bata até ficar uma massa homogênea.

Desligue abatedeira eacrescenteas uvas-passa, asfrutas secase o coco ra-lado.Reserve.Limpe a ba-tedeira e seque bem.Acrescente as claras e bata até o pontoneve.Acrescente as claras à massa reserva-da e misture bem.Unte uma forma, com furo no meio,com manteiga e farinha e acrescente amassa.Leve o bolo ao forno pré-aquecido e dei-xe assar por cerca de 55 minutos ouaté ficar pronto.Para verificar se o bolo está assado, es-pete um palito na massa.Se sair limpo, está pronto.Retire o bolo do forno, espere esfriar esirva a seguir.

Page 11: Neva na Rua Normandia

Folha da Vila Matilde 11

Psicologia*Silvana Martani

Natal,um momento de reflexãofobias, pânico, medo e ansiedade. Adata deixa de representar o fato come-morativo para representar a estória da-quele indivíduo e suas emoções.

Dessa forma, o indivíduo revive nafestividade sua situação traumática etende a evitá-la de qualquer forma.Além disso, o Natal representa a apro-ximação do Final de Ano que por serum marco de término de um ciclo paramuitos é o momento ideal para avaliarconquistas e planejar os próximos de-safios. Para aqueles que conseguiramrealizar seus desejos, mesmo que emparte, com certeza se aproxima um bom.Natal e um Ano Novo Próspero, maspara aqueles que os desejos e objetivosnão foram realizados ou não saíram acontento se aproxima mais um momentode confrontação com seu fracasso efrustração o que é difícil de comemo-rar.

Outros sentem o Natal como algotriste, melancólico e preferem se isolarprocurando refúgios onde se sintam li-vres das obrigações sociais que a dataimpõe. Para estes, não ocorreu nadatraumático que justificasse, a desilusão.Essa desilusão, na realidade, começouhá muito tempo, talvez por um excessode expectativa, talvez porque cansaramde esperar por coisas que acabarampercebendo que nunca teriam. Isso nadatem a ver com desejos materiais, mascom sonhos, sentimentos e necessida-des guardadas a sete chaves dentro docoração.

O Natal representa para todos uniãoe muitos não teê a quem se unir ou por-quê se unir. Famílias problemáticas,desfeitas ou que estão atravessandomomentos muito difíceis podem trans-formar uma data como essa em um ver-dadeiro campo de guerra, onde se me-dem força e prestígio. Nestas famílias,até a negociação de onde vão se reunirpara festejar o Natal é uma operaçãocomplicada que leva meses e o resulta-do ainda pode não ser bom.

Em condições emocionais desfavo-ráveis e se sentido “obrigado” a estarbem, o indivíduo pode experimentar sen-timentos como angústia, tristeza e de-pressão que podem leva-lo a um qua-dro de comprometimento emocional im-portante que merece atenção. É sabidoque circunstâncias ou datas de grandeapelo afetivo podem intensificar com-prometimentos emocionais e doenças jáexistentes levando a uma crise por contado stress que essa comoção provoca.

Parece incrível como uma data tão

festiva e cheia de magia pode repre-sentar dor e sofrimento. Quando temosnossa família e o que encontramos den-tro de casa é paz e sossego durante oano, sabemos bem o que vamos encon-trar na reunião em volta do Natal, poisprovavelmente a disposição das pesso-as não será diferente. Mas, quando nos-sa família passou por problemas duran-te o ano ou se temos uma família muitonumerosa, e, com isso muitos a conten-tar, essa reunião merece acordos que,muitas vezes, as pessoas não estão dis-postas a fazer.

Nesse ponto, toda cautela é pouco,pois não é raro que a atmosfera de Natalnão consiga deter os ânimos negativose as discussões do dia-a-dia se repitamnesta noite. Talvez seja interessantenegociar, com todos uma trégua e me-dir a disposição das pessoas para esteevento, pois ter que suportar o Natalnão é uma boa idéia.

Muitas famílias não se encontramdurante o ano e utilizam o Natal parase verem e colocar o assunto em dia.Aquele primo distante, a tia chata, ocunhado que bebe demais e vive falan-do besteira existem em todas as famíli-as e saber que eles só estarão conosconesse dia e depois irão embora é umalento que nos disponibiliza a recebê-los, pois estamos todos juntos novamen-te e isso que importa. Na verdade, paracomemorar ou mesmo conviver, sãonecessárias certas concessões queviabilizam a convivência e possibilitamgrandes momentos.

Um grande Natal talvez não sejaaquele dos sonhos, cheio de presentescaros na casa maravilhosa, cercado degente linda, mas aquele possível, tãolegal quanto da revista que tem exata-mente a nossa cara e o nosso tamanho.Aquele que acontece em nossa casa,com a comida que podemos oferecer,com o doce da avó ou tia que sempre émuito bom, com a roupa confortável, osorriso franco, com presentes que mos-tram muito mais atenção e carinho doque poder e dinheiro.

O Natal é uma festa de união, ondepodemos renovar nossos votos de amora nós e a todos que estimamos e é issoque devemos priorizar.

Não nos livramos magicamente dasnossas mazelas para viver o Natal, maspodemos abrir um espaço para refletir,descansar e renovar nossas forças con-taminados por esta festa de amor eunião.

FELIZ NATAL A TODOS!!

O Natal está chegando e com ele aidéia do final de mais um ano, de maisuma etapa concluída e dos objetivos al-cançados.

Quando esta festa se aproxima arotina das pessoas e das cidades se al-tera numa grande efervescência queacaba na noite de Natal. Compras depresentes, trânsito, jantares e almoçosde Final de Ano, viagens, férias,Reveillon, impõem às pessoas um rit-mo diferente que, somado à rotina, podegerar um stress que para alguns é atésentido como positivo, mas para outrosrepresenta um pesadelo.

Não é raro ouvirmos comentáriosnegativos dos preparativos do Natal ede suas representações na época doano onde tudo é correria, desgaste, ex-pectativa e afeto. Uma data desse por-te remete todas as pessoas as suas lem-

branças mais antigas e recria uma at-mosfera que pode ser recheada de re-cordações boas ou não.

Se o que temos para lembrar é bom,tudo vai ser vivido com magia e como-ção. Preparar a casa, comprar os pre-sentes, juntar os familiares, cumprimen-tar amigos, encantar as crianças e es-colher o cardápio são ações que somamalegria e contentamento e vão deixarlembranças felizes.

Se as lembranças do passado sãoruins tudo assume uma cor de obriga-ção, de tarefa e protocolo. Sim, nossaslembranças norteiam parte de nossasações e são o gatilho, muitas vezes, parao que fazemos e como sentimos. Fatosnegativos associados à datas comemo-rativas podem gerar comprometimen-tos emocionais que vão limitar edistorcer as circunstâncias, tais como

Page 12: Neva na Rua Normandia

12 Folha da Vila Matilde

2007 pedidos de um novo anoDesejo 2007 repleto de realizações,

Recheado de bons momentos, alegrias e harmonia,

Que a família seja nosso laço de eterna busca e refúgio,

Excelentes sonhos, principalmente por um mundo melhor,

Com muita Paz interior, sem desigualdades sociais,

Longe do preconceitos e por mais qualidade de vida,

Com mais justiça, menos intolerância, muitas informações,

Educação acima de tudo sempre

Que Deus abençoe a todos !!!

São os mais sincerosvotos da equipe

Folha da Vila MatildeConduzindo NotíciasPortal de Conteúdo Rede Folha