NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO...

12
notícias de gaia 21.10.2010 ANO XXIV — N.º 485 QUINZENAL 21 DE OUTUBRO DE 2010 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS O PERCA PR Ó XIMA EDIÇÃ O ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL Entrevista com o presidente de Junta, Eduardo Matos População e empresas de Gaia já pagam SCUT desde sexta-feira pág. 3 Gaia terá apenas três empresas municipais em Janeiro pág. 4 Posto da PSP da Afurada pronto a inaugurar Identidade. É assim que gosta de caracterizar a sua freguesia. Eduardo Matos está na liderança da junta depois de conquistar quase 80% dos votos da comunidade piscatória. “A Marina de Gaia vai ser o motor da Afurada”... Saiba mais sobre estes e outros temas nas centrais

Transcript of NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO...

Page 1: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

ANO XXIV — N.º 485 w QUINZENAL w 21 DE OUTUBRO DE 2010 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃOESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO

DO SEU JORNAL

Entrevista com o presidente de Junta, Eduardo MatosPopulação eempresas de

Gaia já pagamSCUT desdesexta-feira

pág. 3

Gaia teráapenas trêsempresas

municipaisem Janeiro

pág. 4

Posto da PSP da Afuradapronto a inaugurar

Identidade. É assim que gosta de caracterizar a sua freguesia. Eduardo Matosestá na liderança da junta depois de conquistar quase 80% dos votos dacomunidade piscatória. “A Marina de Gaia vai ser o motor da Afurada”... Saibamais sobre estes e outros temas nas centrais

Page 2: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 2

O Cale Estúdio Teatro - AssociaçãoCultural de Actores, em parceria com aDelegação Regional da Cultura do Norte,a Câmara Municipal de V. N. de Gaia e aFreguesia de Canidelo, promove a quintaedição do festival

CALE-se, Festival Internacional deTeatro, único certame do género a nívelnacional de carácter competitivo.

A edição de 2011, que se enquadrano âmbito do 25.º aniversário do CaleEstúdio Teatro, decorrerá aos sábados,entre 15 de Janeiro e 19 de Março.

O festival pretende promover e apoiaro desenvolvimento qualitativo do Teatrode Amadores, premiando o mérito deprestações individuais e colectivas.Também a permuta de experiências, oreforço da solidariedade associativa e adivulgação do fenómeno teatral decarácter não-profissional, constituemobjectivos deste projecto, sublinhando aimportância que o Teatro de Amadorescontinua a assumir na sociedade.

É, ainda, objectivo do grupoorganizador promover a divulgação e ointercâmbio com realidades de teatronão-profissional de outros países de

Editorialeditorial"CALE-se 5"

língua oficial portuguesa e da União Europeia.O festival "CALE-se" institui a atribuição dos

'Prémios CALE', que visam distinguir as melhoresprestações, entre os espectáculos a concurso esegundo a avaliação do Júri, nas seguintescategorias: Interpretação (masculina e feminina),

Cenografia, Desenho de Luzes, Guarda-Roupa,Sonoplastia, Encenação e Espectáculo.

Mais informações: Cale Estúdio Teatro | Ruado Meiral, 51 - 4400-501 Vila Nova de Gaia |Telefones: 911 062 216 - 963 697 254 |[email protected]

"Estado social"com aspas

Ao fim de seis anos de governo, dois PEC's,um orçamento demolidor para os cidadãos, semqualquer garantia que o despesismo do Estadoseja efectivamente travado, o primeiro-ministroe o seu número dois desdobram-se emafirmações retumbantes de fidelidade ao"estado social". Depois desta obra dedemolição do dito cujo, até na Constituiçãoagora o querem garantir… no papel, claro. Osque há meses votaram nesta gente por medode destruição do "estado social", o que farão,quando tiverem oportunidade de votar, aosmesmos que o dizimaram?

Entretanto, em nenhuma das propostas derevisão constitucional aparece a sugestão deeliminar o preâmbulo, ou pelo menos algumasdas suas frases como aquela onde se fala de"abrir caminho para uma sociedade socialista,no respeito da vontade do povo português, tendoem vista a construção de um país mais livre,mais justo e mais fraterno." Tal e qual. Ainda láestá e ninguém se mexe para limpar o textodesse anacronismo ideológico. Dos 230, nãohá quem saiba ler?

Artur Villares

Ao contrário do que seria esperado, olançamento do maior foguete do mundo foi umtotal desalento para as centenas de pessoas quemarcaram presença nas margens junto à foz dorio Douro. Três canas de sete metros e 13 quilos,medido e registado pelo Guiness, não convenceuquem quis testemunhar o momento.

Passavam poucos minutos das 21h00 doúltimo dia 13, quando do lado do Porto se ouviuque iriam ser lançados dois foguetes: "o primeirosem nenhuma novidade e o segundo o maior domundo, de forma a se perceber a diferença".Todavia, para o comum cidadão, pouco ou nadaos distinguiu.

Perante a enorme expectativa criada, odesânimo foi total, valendo apenas aos presenteso céu limpo e o bonito luar como cenário aprazível!A este momento seguiu-se um curto espectáculopirotécnico, em que a base de lançamento dosprojécteis se localizava novamente em Canidelo.

Nota para o facto de a responsabilidade doevento ter estado a cargo da Associação Nacional

Maior foguete do mundofoi um fiasco

Centenas de pessoas ficaramdesanimadas com o evento, depois deelevarem as expectativas para omomento registado no Guiness

de Empresas de Produtos Explosivos, no âmbitoda organização do 12.º Simpósio Internacional deFogo-de-Artifício, que decorreu no Porto, entre osdias 11 e 15 deste mês.

Apesar de tudo, o livro de recordes americanocertificou este como sendo o maior foguete domundo, projectado a mais de 80 metros. Se umpouco ou nenhum efeito visual e auditivo despertanas pessoas, espera-se que um dia sejam

lançados muitos ao mesmo tempo, de forma aque todos fiquem realmente de boca aberta aolhar para o céu.

À margem desta efeméride para certificaçãodo Guiness, resta dizer que o rio Douro,concretamente junto ao Cais de Gaia, recebeu aolongo desta semana vários espectáculospirotécnicos, com criações de Portugal, Espanhae Itália.

Page 3: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 3

Portagens nas SCUT em vigorPopulação e empresas de Gaia já pagam desde a última sexta-feira. Medida governamental coloca em pratica a máxima doutilizador/pagador

O pagamento nas SCUT arrancou na última sexta-feira, para descontentamento geral da população doNorte do país. A providência cautelar interposta pelosautarcas do Vale do Sousa e da Maia e aceite pelotribunal não teve efeitos suspensivos imediatos e oGoverno já alegou interesse público nesta cobrançade utilizador/pagador.

Assim sendo, a cobrança de portagens já seefectua nas SCUT do Grande Porto, Costa de Pratae Norte Litoral, ficando as restantes do país - Algarve,Beira Interior, Interior Norte, Beiras Litoral e Alta para15 de Abril do próximo ano.

Perante este cenério, a comissão de utentes con-tra as portagens nas SCUT diz que "o programa deluta é para continuar", até porque não há alternativas àsauto-estradas agora portajadas, uma vez que a maioriadas vias nacionais se tornaram em estradas municipais.Para agravar a situação, " falta informaçãodisponibilizada aos utentes" e "existem poucos postosde venda dos identificadores para as SCUT", o queorigina enormes filas à porta dos locais existentes.Recorde-se que são quatro os locais de venda dosdispositivos, nomeadamente uma loja no Porto, naárea de serviço Trofa/Santo Tirso na A3, em SantaMaria da Feira e em Aveiro.

Ainda no rol de críticas dirigidas ao Governo, amaioria dos municípios abrangidos por esta decisãogovernamental contesta o diferente tratamento regionalsobre esta matéria, uma vez que o pagamento nãoarranca ao mesmo tempo em todas as SCUT do país.

Aliás, como última tentativa para suspender esteprocesso, o PCP levou à Assembleia da Repúblicaa intenção de não se portajar nas SCUT. BE e Verdesvotaram favoravelmente a proposta comunista, masa posição contra dos deputados do PS e a abstenção

do PSD e CDS-PP fizeram com queo dossiê não passasse.

"Trata-se de uma ironia dodestino, pois muitos dosparlamentares que votaram a favordas portagens representamapenas o poder coorporativo, aocontrário de defenderem erespeitarem as posições dasregiões pelas quais foram eleitos",refere a comissão de utentes con-tra as portagens nas SCUT.

Isenções e descontosCom o início do pagamento nas

SCUT, Gaia passa a ser um dosconcelhos afectados por esta medida.Com a A29 a atravessar o concelho ea servir de saída para Sul, osmunícipes e as empresas terão dedispensar mais dinheiro, diariamente,para os cofres do Estado.

Todavia, para já, o Governoestabeleceu isenções e descontos.Ou seja, a população e as empresasdo concelho sediadas a 10quilómetros da A29 não pagarão asdez primeiras passagens do mês eas restantes terão um desconto de15%. Para tal, os veículos têm de estarmunidos de Via Verde ou doDispositivo Eletrónico de Matrícula.

Registo para o facto de estas isenções edescontos vigorarem apenas até 1 de Julho de 2012,pois a partir desta data apenas serão aplicados nas

SCUT que sirvam regiões mais desfavorecidas,tendo em conta o índice de disparidade do PIB percapita regional (menos de 80% da média ) emrelação ao PIB capita nacional.

Moradores da Escarpa daSerra realojados

Mais oito famílias deixaram aEscarpa da Serra do Pilar e vão agoramorar para a urbanização social D.Manuel Clemente, no centro histórico deGaia.

O vice-presidente da câmara deGaia e o administrador da Gaiasocialentregaram as chaves que permitema estas famílias viverem agora "semrisco de segurança".

Com esta iniciativa "estamossalvaguardar a integridade física e asegurança das pessoas da escarpa",afirmou Marco António Costa. E estesrealojamentos foram pensadoscuidadosamente, quer do "ponto devista do conforto quer da segurança". Oimportante é garantir que estas famíliasiniciem "uma nova fase das suas vidas,sem receio do risco de insegurançaiminente na escarpa da Serra do Pilar".

A autarquia manteve estas famíliasna freguesia de origem contribuindo paraa manutenção de laços de amizade ede família que criaram ao longo dos anos

em que viveram na escarpa da serra.As casas agora abandonadas da

Serra do Pilar por estas oito famíliasjá foram demolidas.

Abutre-pretoencontradorecupera no

ParqueBiológico

Uma Aegypius monachus foiencontrada em Valadares, na A29. Esteabutre-preto é uma espécie criticamenteem perigo em Portugal, que já hámais de 30 anos não nidifica nonosso país.

Foi encontrada debilitada e estima-se que deve ter perdido o rumo do seuhabitat natural, enquanto procuravacomida. Até recuperar, o abutre ficaráno Parque Biológico de Gaia, quandosair da enfermaria deverá passar pelo'túnel de voo' de modo a fazer exercíciofísico para ser libertada.

Dentro de semanas, a Aegypiusmonachus deverá ser libertada noAlentejo, junto à fronteira com Espanha,onde ainda se mantém a nidificação daespécie.

Estima-se que em Portugal existamapenas seis adultos maturos de abutres-pretos, a maior ave de rapina daEuropa.

Page 4: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 4

Apenas três empresas municipais vão existirem Gaia dentro de dois meses. A medida que aautarquia quer implementar serve para"racionalizar os custos" existentes. "Esta é talvez aprimeira câmara do país a dar o exemplo",salientou o presidente da câmara. Esta acção vaiter efeitos imediatos, nomeadamente no númerode administradores, que vai diminuirsignificativamente (dos 23 passar para apenasnove), assim como respectivos assessores e atéautomóveis.

A expectativa de Menezes é que esta medidasignifique alguns milhões de euros, no mínimo queequilibre o corte que a autarquia vai sofrer no queconcerne à transferência de verbas do Estado.

Segundo a proposta do autarca, uma grandeempresa municipal virada para o ambiente deve nascercom a fusão do Parque Biológico na Águas de Gaia.A outra incorporação prevê a inclusão da GaiaSocial,Cidade Gaia-SRU e Amigaia na Gaiurb. A Gaianimaé a única que permanece intacta e continuaresponsável pelo estabelecimento, gestão eexploração dos equipamentos públicos municipais.

Importante para a autarquia é assegurar os postosde trabalho existentes, com vínculo efectivo detrabalho, e a garantia de direitos e regalias dosfuncionários em caso de transferência para as novasempresas.

A par desta medida de fusão, a autarquia tambémpretende reduzir em cerca de 30% o número dehoras extraordinárias e não vai adquirir novasviaturas até 2013. Mais: "Vamos sair de situaçõesabusivas de financiamento dos serviços públicosa cargo do Estado", revelou Menezes, referindo-se, por exemplo, ao apoio financeiro dado àComissão de Protecção de Menores ou à gestãoque fazem dos equipamentos das EB 2/3 do

Menezes quer fundirempresas municipais

Gaianima é a única que mantém estatuto actual. Águas de Gaia junta-se com Parque Biológico e a Gaiurb vai aglutinarGaiaSocial, Amigaia e Cidade Gaia-SRU

município.

“Fusão de empresas municipaisnão basta”

A recente medida de Luís Filipe Menezes emdiminuir o número de empresas municipaismereceu uma especial atenção dos comunistasde Gaia.

O PCP salienta que desde o primeiro mandatosocial-democrata se “iniciou um processo de umaexagerada proliferação de empresas municipais,que significaram uma evitável fonte de despesas,e que na prática retirou do escrutínio democráticoa gestão de importantes áreas da actividade mu-nicipal, relegando os órgãos eleitos a uma mera

acção ratificadora e acrítica”.Por isso mesmo, “o recente anúncio da fusão

de várias empresas municipais, e consequenteredução do seu número, embora comprove ajusteza das críticas da CDU quanto ao despesismoque durante anos lesou o erário público em “váriosmilhões de euros”, não vai resolver o cerne daquestão, pois a sua actuação continuará a manter-se fora do controlo democrático que deve serexercido pelos órgãos eleitos, não sendo aindaclaro o que significa exactamente esta novaconfiguração”, ressalvam.

Por fim, a CDU exige “um debate na AssembleiaMunicipal que permita clarificar o real alcance dasmedidas agora anunciadas”.

O Gabinete de Arquitectura e Desing 'ARQ 2525' é umdos finalistas do Prémio Corian de Design. Este é umgabinete de Gaia e pertence aos arquitectos ValentimMiranda e Miguel Miranda. Vai estar representado estaquinta-feira em Barcelona para defender o seu projecto. Otrabalho seleccionado é o da Boutique C. da Silva CollectionLine Shop, efectuado na avenida Diogo Leite, em pleno CentroHistórico, e desenvolvido para o Grupo Gran Cruz Porto.

Os Prémios Corian de Design realizam-se com oobjectivo de distinguir o melhor design e as instalações maisinovadoras sobre o tema proposto em cada edição,valorizando o conhecimento sobre o DuPont™ Corian®.

Desde 2004 que estes prémios têm uma periodicidadebienal no âmbito geográfico de Portugal e Espanha.

Neste certame podem participar profissionais eestudantes relacionados com o mundo do design e daarquitectura, assim como empresas transformadoras deCorian.

Os vencedores nas diferentes categorias de participaçãorecebem um troféu emblemático desenhado por JavierMariscal e um prémio em dinheiro de acordo com oregulamento.

Prémio Corian de Design 2010

Page 5: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 5

VILASÃO

PEDRODA

AFURADA

Funerais, cremações e trasladaçõespara todo o país e estrangeiro.

Serviço permanente

Rua Vasco Gama 9 - Afurada | 4400-603 VILA NOVA DE GAIATef. / Fax: 227 621 029 | Telem. 939 506 711

Email. [email protected] | www.funerariadaafurada.com

Funerária Estefânia e FilhosFunerária da Afurada

Praceta Henrique Moreira 20, São Pedro Afurada4400-346 VILA NOVA DE GAIA

Tel. / Fax:223 706 084Email:: [email protected]

Fiducial Gaia-ArrábidaUnipessoal, Lda.

Contabilidade e Apoio à Gestão

Orgulho da Afurada. É muito diferente. Nascem,crescem, vivem na Vila e o orgulho acompanha ocrescimento. E aumenta lado a lado com oamadurecimento pessoal.

São poucos. Mas quando se juntam mostram opoder das minorias. A força, a garra, a fé e as vontades.

Esta é a freguesia dos aventais permanentes, daroupa lavada e estendida em comunidade, das baciasà cabeça a deambular pelas vielas. Esta é a freguesiados barcos atracados e do emaranhado de redes depesca.

Até o cheiro é diferente. A maresia em luta com oS. João das sardinhas assadas. Independentementedas horas, as ruas da Afurada manifestam a sua lida domar. O pescado permanente.

Aqui o sol é o amigo da comunidade. Protege a

As gentes da Afurada

faina. Afasta os ventos e os temporais. Ajuda no ir eno vir.

Aqui o sol deixa marcas profundas na comunidade.A pele escura. Os rostos enrugados. As mãos comveias carregadas. Deixa marcas de expressão. Umaexpressão que mesmo pesada não deixa de seraceite como normal.

E a Afurada tem orgulho desta vida. Dura e incerta.Aceitam-na desde muito cedo e muito poucos aquestionam. É hereditário e fatal como o destino.

Mas a Afurada também veste a rigor. Aventaisexímios saiem à rua para evidenciar este orgulho, estavila. E ostentam-nos como se não houvesse amanhã.Por motivos nobres e religiosos.

Recebem os visitantes com um sorriso nos lábios.Com palavras familiares. Com os braços abertos. E

falam… bem e mal… mas com o coração! E com oorgulho da sua identidade. Da sua vila. E do seu Santo,o Pedro, padroeiro dos pescadores e da comunidade.

Quem passa pela Afurada inspira um pouco destafaina. Sente o cheiro. Ouve a preocupação. Olha oinfinito como se buscasse algo. E sente-se parteintegrante da vila.

Quase sempre voltam. Mais cedo ou mais tarde.E, curiosamente, o sentimento é sempre o

mesmo. Mesmo com as transformações físicas queacontecem, tudo parece que permanece nos lugaresdevidos.

Sem ofender a comunidade. Sem ofender a vila.Sem ofender as tradições.

É diferente a Afurada. Mas é também igual… a siprópria, aos seus costumes e às suas tradições!

Page 6: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 6

www.padariasbarbosa.com * email: [email protected]

sede: rua 27 de fevereiro, 82afurada – vn gaia – t. 227 814 036

fábrica: largo herói do pescador, 1 afurada– vn gaia – t. 227 810 132

fábrica: rua belmonte, 84canidelo – vn gaia – t. 227 722 657

transportransportransportransportransporte e venda de pãote e venda de pãote e venda de pãote e venda de pãote e venda de pão

“A Marina de Gaia vai ser omotor da Afurada”

O manifesto que apresentou nas últimasAutárquicas foi curto e preciso. O que querconcretizar neste mandato?

Exactamente aquilo que está no manifesto. Foicurto, preciso e eu acrescentava ainda verdadeiro.Também lá eu digo que 80% das prioridades quea freguesia tem para os próximos quatro anos,obviamente, são projectos em que o município édeterminante para a sua concretização. Cabe àjunta de freguesia lembrar e reivindicar - e dealguma forma encontrar soluções em conjunto -para essas mesmas prioridades. Também aí fomosverdadeiros.

Quais são os projectos então?O novo mercado que abriu agora o concurso.

Falámos também (embora esta obra sejafinanciada pelo Ministério da AdministraçãoInterna) da nova esquadra da PSP aqui na Afuradade Baixo, que dentro de dias será inaugurada. Esta

Identidade. É assim que gostade caracterizar a sua freguesia: aAfurada! Eduardo Matos está naliderança da junta depois deconquistar quase 80% dos votos dacomunidade piscatória. Uma vitóriaque o responsabiliza neste primeiromandato.

Dentro de dias vai assistir àinauguração do posto da PSP, mascontinua centrado noutros projectosessenciais para a freguesia:mercado, lota, centro de dia... e atéa Marina de Gaia! Esta obra,garante, vai potenciar e melhorar aqualidade de vida desta típica vilade pescadores.

Eduardo Matos fala da melhorfesta de S. Pedro de sempre e dosonho de elevar o Festival do Marao nível nacional. Dirige os destinosde pouco mais de três milhabitantes e tem de o fazer bem, jáque a comunidade tem os olhosbem postos neste homem da terra!

necessidade também foi uma grande luta quetravámos com o apoio da câmara. Também a novasede para o Rancho Folclórico da Afurada, em fasede elaboração do projecto. A nova lota falada nãosó por nós, mas também pelo sr. presidente dacâmara.

O projecto da PSP está praticamenteconcretizado. Com a abertura de concurso,espera terminar o novo mercado ainda estemandato?

Sim, creio que sim. É uma obra de cerca de umano e meio…

Em termos sociais há alguma carênciaefectiva?

Há. Nós não temos na Afurada aquilo que euconsidero um verdadeiro Centro de Dia quepoderia ter uma valência forte de Apoio Domiciliário.Estamos a trabalhar para, até ao final do ano, criar

uma associação que irá evoluir para responder aesta necessidade. Não sou defensor de criar muitasIPSS. Mas, por exemplo, por que não tentar fazerum protocolo com alguém com know how - como aMisericórdia - e avalancar até um projecto noâmbito do PARES?

Essa valência actualmente é garantida pelajunta?

Temos um protocolo com a Cruz Vermelha quevai respondendo a essas necessidades, masreconheço que não chega.

“Tinha a certeza que o trabalhodesenvolvido no último mandato

merecia a confiança das pessoas”

Por que apostou numa lista com tantasmulheres?

Page 7: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 7

Por natureza, não sou adepto desta lei daparidade. O valor das mulheres deve contar poraquilo que valem e não por uma lei que nosobrigue. A razão por termos tido uma lista queultrapassou esta exigência é seguramente pelovalor dessas mulheres. Cada qual ao seu estilo,elas representam um grande valor para a freguesia.

Sente que este é efectivamente o seumandato?

Sinto uma maior responsabilidade. Se nosrecordarmos como foi o anterior mandato… termosconseguido o que conseguimos… ainda hojequestiono como conseguimos fazer tanto no últimomandato. Como fomos capazes de o fazer? O queé certo é que o fizemos. Este mandato, quando me

Ovar e Furadouro. Uma vez dei essa explicação…vale o que vale! Nós somos pequeninos, é verdade.Somos a terceira freguesia mais pequena de Gaia,mas com características muito próprias. E umadelas é a nossa identidade. E o dr. Menezes gostada identidade desta gente. Ele diz muitas vezesque esta gente o que tem a dizer, diz, não mandadizer por ninguém. E é gente que quando gosta,gosta. Também não diz que gosta por gostar.Quando gosta, gosta. Quando ouço um homemcom este prestígio falar dessa forma em relação àfreguesia onde me viu nascer, obviamente, sinto-me muito orgulhoso. E também já o disse, o dr.Menezes para a Afurada já é muito mais que opresidente da câmara que passou aqui em Gaia.

questões provincianas, não entro em questõesprovincianas. Gaia é um todo. Há 24 freguesias etem de haver respeito institucional uns pelos outros.Os limites existem, é um facto comprovado pelascartas. Mas, o que se tem passado é exactamenteisso… meras questões provincianas do meuterritório, quilómetro a quilómetro, metro a metro.Também quero dizer que podem colocar o quequiserem, até um muro se for o caso, que quem irávisitar a futura Marina de Gaia irá sempre associá-la a esta pequena vila piscatória da Afurada. Qualé a vila que está ao lado da marina? É a vila daAfurada! Mas ela está em Canidelo? É um facto!Mas há ainda outro pormenor: a identidade deCanidelo é esta aqui? É esta ala? Não me parece…Estamos a falar de Sampaio e do Monte da Luz…não me parece! Mais: 80% das famílias que vivemno Monte da Luz e Sampaio nasceram, viveram ecasaram na Afurada! Esta encosta já aqui… sãooriundas da Afurada…

Posso depreender que isso é uma crítica àfreguesia de Canidelo por estarem a fazer estareivindicação da Marina para o territóriocanidelense?

Eu dou outro exemplo… Existiam os barracosdos Pescadores… todos eles no sítio onde vai sera marina… que pertenciam à APDL. Aqueles

faz essa pergunta… eu diria que é um mandatoque tenho uma responsabilidade acrescida. Fui opresidente de junta com o maior percentagem, nãoem número de votos porque somos uma freguesiapequena…

Estava à espera deste resultado tãoexpressivo?

Com toda a humildade… diria que não. Tinha acerteza que o trabalho desenvolvido no últimomandato merecia a confiança das pessoas. Sentiaisso. Também se acabou com o mito que existiaque o símbolo vencia sempre as eleições. Issoacabou na Afurada. São as pessoas que vencem.Se consultar o resultado eleitoral das Legislativase o das Autárquicas, passado 15 dias, percebe-seo que estou a dizer. O eng.º Sócrates na Afuradateve maioria absoluta, mais de 50%, a dra. FerreiraLeite 30 e tal… e os símbolos estavam lá. NasAutárquicas passou-se exactamente a mesmacoisa. Estavam os símbolos, mas os protagonistaseram outros. O dr. Menezes teve 73% e eu tive78%. E o Partido Socialista teve 20 e poucos porcento. Isso, para mim, é histórico, até porque oPartido Social Democrata aqui na junta de freguesianunca tinha ganho uma eleição. Voltando àpergunta… se é o meu mandato? Diria que seráum mandato que se conseguir fazer igual ao quefiz no anterior, para melhor, dou-me como feliz.

O que sente quando ouve o presidente dacâmara falar da Afurada como a 'jóia da coroa'?

Uma vez disse numa cerimónia pública, aquina Afurada, que o dr. Luís Filipe Menezes é naturaldo Furadouro. Reza a história da freguesia (escritapelo sr. padre Joaquim Araújo) que as primeiraspessoas a habitar este lugar - à época da freguesiade Santa Marinha - que foram oriundas de Espinho,

“Localizaçãoda marina? Não

entro empolémicas

provincianas”

Pela primeira vezum Presidente daRepública (PR) visitoua Afurada. A populaçãorecebeu-o de umaforma entusiástica.

Como recorda aqueledia histórico?

Foi um dia muitobonito. É verdade quepela primeira vezrecebemos um PR. Odr. Soares esteve cá,mas foi durante umacampanha eleitoral, oque não é a mesmacoisa. De facto, sintoum orgulho tremendo.

barracos chegaram a ser, na Área Metropolitanado Porto até, o grande bastião do tráfego de droga.Lembro-me que o Jornal de Notícias faziamanchetes tipo: 'apreensão de tráfego de droganos barracos da Afurada'! Eu nunca vi, e seconseguirem provar isso peço desculpa, masnunca vi, nem ouvi a Junta de Freguesia deCanidelo a fazer um desmentido, a dizer ao JN'desculpe lá, mas esses barracos não são naAfurada. Estão lá os pescadores, mas essesbarracos são em Canidelo'! Estou a dar esteexemplo… mas nem quero perder tempo comisto… acredite que é uma questão provinciana. Eusei bem quais são os limites da Afurada. Osafuradenses sabem bem quais são os limites daAfurada. Os canidelenses sabem bem quais sãoos limites das duas freguesias. Para mim, oimportante não é ser Marina da Afurada ou Marinade Canidelo, que é onde está situada. Para mim omais importante é que se concretize rápido. Háuma que ninguém tem dúvidas, isso ninguém nosvai tirar, nem Canidelo, nem ninguém… que é oque a reboque da marina vai trazer para estapequena vila. Disso ninguém duvide.

E a Afurada vai ganhar mais que Canidelo?

A forma como foi recebido, não me surpreende.Ora aí está mais um motivo que justifica o dr.Menezes a gostar tanto da Afurada. De facto estepovo quando gosta, gosta. Nós somos um povogenuíno.

Curiosamente, o PR veio à Afurada integradono lançamento da primeira pedra da Marina deGaia. Que não é na Afurada, mas integralmenteem Canidelo. Esta associação da marina àAfurada tem a ver com os pescadores?

Que fique claro… ainda bem que me faz essapergunta… em primeiro lugar, eu não entro, nãotenho estilo, nem disposição e muito menos tempopara questões meramente provincianas. Ou seja,a marina, toda ela, está na freguesia de Canidelo?É verdade! A marina, ao longo destes anos todos,foi muitas vezes associada à freguesia. E aítambém é injusta a forma como se fala sobre o sr.presidente da câmara porque não é só o presidenteda câmara que associa a marina à Afurada.Acabou de dar uma explicação que, sou franco,nunca me tinha passado pela cabeça. Ou seja,porque motivo se associa a marina à Afurada? Porsermos uma vila piscatória? Por estarmos ligadosao mar? Talvez, talvez… repito que não entro em

Page 8: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 8

Sem dúvida nenhuma. Repare: do lado deCanidelo há a Quinta Marques Gomes (previstourbanizar), depois terá o hotel ali na Seca doBacalhau… Do lado da Afurada tem os pequenosestabelecimentos, tem trabalho que vai trazer (quejá me foi confirmado) … a marina vai ser o motordesta pequena vila, sem com isso deixar de adescaracterizar, porque o mais valioso que nóstemos é a nossa identidade. A Afurada a reboque

actuações. Valeu a pena este investimento?Valeu. Agradeço até esta oportunidade para

esclarecer esta questão que foi tão falada. As festasde S. Pedro, ao longo dos anos, têm sido um cartazde visita do município. Passou a ter um significadoainda maior após a chegada do dr. Menezes aGaia. Para ele, as festas de S. Pedro foram sempreum marco das festas populares do concelho, quesão muitas. Nos últimos três/quatro anos, as festas

que isto funciona ao contrário, a maioria dascomunidades que tem festas populares estãosempre à espera dos subsídios. Primeiro somos amaior festa do município, mas também somos amaior na contribuição directa. Não há dúvidanenhuma. Obviamente que a câmara, o sr.presidente da câmara não é insensível a isto. Du-rante uma semana a Afurada tem estas festas…aquela pequena vila, com aquelas três mil e tal

Processos jurídicos que envolvem a junta…"Neste momento o processo está no Ministério Público. A Judiciária

concluiu o inquérito e passou para o Ministério Público. Fui ouvido na qualidadede testemunha para esclarecer apenas algumas situações. Agora está noMinistério Publico. Mas deixe-me dizer que decorrem também neste momentodois processos. Um com uma empresa ligada às festas, cujo julgamentodecorreu em Ponte de Lima, no ano passado em Outubro, e em cujo julgamentofomos absolvidos. Agora recorreram para a Relação, legitimamente, portantoestamos a aguardar. Para quem dizia que a junta tinha de se responsabilizarporque era para as festas, mas era a junta que fazia… a sra. juíza decidiuabsolver. Não vou entrar em pormenores, é público, basta fazer uma pesquisae confirmar a sentença. E o porquê da absolvição. Está a decorrer tambémum processo com o ornamentador e que estamos a aguardar também asentença. Havia um terceiro processo que foi manchete nos jornais de Gaia,no Tribunal Administrativo do Porto, que o dr. Vitor Rodrigues fez dissobandeira… foi arquivado. Para quem dizia que perdia o mandato, etc., etc.,etc., que estava sem legitimidade… foi arquivado!

da marina vai ganhar imenso e isso para mim éque é de salientar. Isso sim é que é de registar… eé de inteira justiça salientar: se há alguém commérito nesta obra é à cabeça o dr. Menezes, pelapersistência que teve durante sete anos, e depoiso actual vice-presidente da câmara e o vereadorFirmino Pereira. Estes três seres humanos foramdeterminantes para que a marina amanhã possaser uma realidade.

“Tivemos de longe o melhor cartaz desempre das Festas de S. Pedro”

Qual é o balanço do 1.º Festival do Mar?Muito positivo. Tenho um sonho, só se a crise

me 'cortar as pernas'... O meu objectivo é daqui auns anos este festival poder ser um ex-líbris daÁrea Metropolitana do Porto. Hoje temos um festi-val nacional com uma dimensão considerável: ofestival da sardinha de Portimão. Portimão vendeuduas toneladas e meia ou três durante umasemana. Nós, em quatro dias, vendemos umatonelada. Significa que, por si só, este festival foium sucesso. O que pretendemos é que a curto oumédio prazo possamos ser umareferência do festival aqui no Porto.Obviamente que as condiçõesdeverão ser melhoradas. Sob oponto de vista financeiro, tivemosum saldo positivo; em termosorganizativos, não temos motivospara nos envergonhar. Estamosconscientes que temos demelhorar as condições para oano. Registo que foi muitopositivo.

Vamos continuar com asfestas. Desta vez com o S.Pedro. Este ano receberammilhares de pessoas,especialmente, nos concertosde Tony Carreira e QuimBarreiros. Houve quem oacusasse de fazer um grandeinvestimento nessas duas

de S. Pedro ganharam outra dimensão, naorganização, no cartaz e até, fruto dodesenvolvimento da freguesia, ao nível financeiro.O que se passou este ano… o presidente dacomissão de festas tinha um sonho: trazer o TonyCarreira à Afurada. E trouxe. Posso dizer que atéagora o município deu zero para as festas daAfurada. E então pergunta: como pagou? Compatrocínios. Mas, qual é a comunidade em Gaia,de qualquer freguesia, que tenha uma festa popu-lar como as Festas de S. Pedro que dão comocontribuição durante um ano às festas cerca de 75mil euros? Se descobrir em Gaia uma outracomunidade que dá directamente do bolso deles75 mil euros… o contributo da comunidade, dapopulação… Não são patrocínios… é dapopulação! E então, uma comunidade que sedisponibiliza para dar este contributo a umas festasque já atraem tantas pessoas da ÁreaMetropolitana do Porto e não só… então essamesma comunidade que faz esse esforço, que dáesse contributo e não merece também de algumaforma ser ajudada pelo município e por outrasempresas? De certeza que merece. O problema é

pessoas dão este pequeno contributo paraelevação o nome da cidade…

Mas foi um grande investimento…Foi um grande investimento. Tivemos de longe

o melhor cartaz de sempre das Festas de S. Pedro.

E elevaram a fasquia…Sou franco, é o meu receio, mas para um povo

como o nosso… para o ano vamos ter umas festasque, se não forem melhores, serão iguaisseguramente.

A procissão também teve um percursodiferente. Os pescadores gostaram deste novopercurso?

Muito. A comissão de festas queria fazer umaprocissão fluvial, mas isso sob o ponto de vistalogístico não é fácil porque temos uma procissãocom 44 andores. Depois, pensámos em fazer umaprocissão fluvial, com os barcos a acompanhar opadroeiro. Aí, modéstia a parte, tive a feliz ideia dereatar aquilo que foi a procissão das primeirasfestas de S. Pedro de que há memória. Na altura

éramos um lugar que pertencia àfreguesia de Santa Marinha e osandores vieram de barco até àAfurada e depois fizeram opercurso em terra. Nós fizemosentão o reatar daquilo que foi ahistória da primeira procissão.Não há dúvida nenhuma que foium sucesso - e agradeço tambémao pároco de Santa Marinha e aopresidente e executivo da mesmajunta, que de facto colaboraram eacarinharam esta nossa ideia.Para mim foi um dia único. Jáagora, para o ano, sabe emprimeira-mão, teremos outroponto alto. Também pela primeiravez na história das Festas de S.Pedro que é a presença do sr.Bispo do Porto.

Tânia Tavares

Page 9: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 9

Principia na Rua da Matas, junto à Escola Primáriadas Matas e termina no presente, na Rua do Dr.Barbosa de Castro. Prevendo-se a sua continuaçãoaté à Rua de Domingos de Matos.

Filho de Adriano Filipe Ferraz e de Laurinda GomesFerraz, já falecidos.

Casou com Maria Assunção Beira Peres Ricon.Dessa união nasceu uma filha, Professora DoutoraAmélia Assunção Beira de Ricon Ferraz, doutoradaem medicina, Directora do Museu de História deMedicina da Faculdade de Medicina do Porto,ginecologista e obstetra.

Fernando da Cunha Ferraz, nasceu a 20 de Junhode 1931, no Lugar das Devesas, Freguesia de SantaMarinha, mas tem vivido sempre no Lugar deCoimbrões.

Frequentou a Escola Primária "Mário Araújo," emCoimbrões, a Escola Comercial de Oliveira Martins,no Porto e o Liceu Salvador Correia de Sá, em Angola.

Sempre ligado ao desporto: ao Sporting Clubede Coimbrões, como sócio desde os treze anos, aoClube Desportivo do Candal, como atleta e dirigente;ultimamente como um dos timoneiros das obras dorecente inaugurado Complexo Desportivo "ReiRamiro."

Iniciou a carreira militar a 10 de Agosto de 1952,incorporado na Cidadela de Cascais, GACAL, comosoldado miliciano. Foi promovido a oficial em 1973.

As campanhas militares na Índia, Angola e Guiné,foram os principais percursos de una vida dedicada àPátria.

No Continente prestou ainda serviços em diversosquartéis tais como: na Serra do Pilar, no Distrito deRecrutamento, na Escola de Sargentos do Exército ena Infantaria do Porto.

Foi nomeado Capitão em 1977.Dos seus 22 louvores que lhe foram atribuídos,

destacam-se:a) Diploma e Medalha de Mérito Militar - 3ª ClasseConcedidos pelo Ministério do Exército (Portaria

05/07/1978;)b) Diploma e Medalha de Comportamento Ex-

emplar (ouro)Concedidos pelos Chefe do Estado Maior do

Exército (Desp. 10/12/1984;)c) As Medalhas de Prata das Campanhas Militares

do Ultramar; Índia (1956/1958,) Angola (1966/1968,)e Guiné (1973/1974;)

d) Diploma e LouvorConcedidos pelo Comandante da Escola de

Sargentos do Exército - 1983; " Pelo desempenhodas funções de professor dos cursos de formação deSargentos e promoção a Sargentos Ajudantes."

A 20 de Junho de 1988 a seu pedido passou àsituação de Oficial na Reserva.

Ainda militar foi convidado foi convidado a ocuparo lugar de Comandante da Companhia de BombeirosSapadores de Vila Nova de Gaia. Foi nomeado parao cargo por despacho nº 15/88 de 18/10/1988 doMinistério da Administração Interna - D.R. 258 - 2ªSérie de 08/11/1988.

Após a sua nomeação, passou a

OS PATRONOS DAS RUASDE SANTA MARINHA

LUGAR DE COIMBRÕESRUA DE FERNANDO DA CUNHA FERRAZ

desempenhar, em acumulação, funções na ProtecçãoCivil e de Comandante Operacional do Concelho.

Tendo em vista a exigência das funções deComando, solicitou autorização à Câmara parafrequentar o 1º curso para Comandantes Operacionais- Módulo Florestal e o curso de Segurança contraIncêndios, na Escola do Serviço Nacional deBombeiros, em Sintra.

No âmbito de Protecção Civil realizou simulacrosde incêndios, ao nível da companhia e em parceriacom as outras corporações do Concelho, também coma Companhia de uma Equipa de Mergulhadores, quedecorridos 17 anos, continua a assegurar a protecçãodas áreas marítimas e fluviais do Concelho.

Tomou parte em várias iniciativas culturais einiciativas do Concelho em que se salientam asComemorações do VI Centenário do Nascimento doInfante D. Henrique, organizadas pelo Pelouro daCultura e os Jogos Juvenis do Concelho, promovidospelo Pelouro do Desporto.

Por motivos de saúde, solicitou à Câmara aexoneração das suas funções que foi aprovada em15/12/1994. Manteve-se, contudo, em actividade até30/04/1995, de forma a assegurar a continuidade decomando.

Permaneceu quase sete anos nas funções paraque foi nomeado, sendo distinguido por diversasentidades:

a) Louvor pela elevada competência, brioprofissional e zelo como exerceu as funções deComandante Operacional de Concelho.

Concedido pelo Vereador da Protecção Civil(1990;)

b) Diploma pela sua participação aquando dasComemorações Do VI Centenário do Infante D.Henrique.

Concedido pelo Vereador do Pelouro da Cultura(1990;)

c) Louvor e Medalha de Mérito Municipal - ClasseOuro, pelo excelente desempenho das suas funções,elevados dotes de carácter, bom senso e ainda norelacionamento com os munícipes e com o sistemaempresarial, ter granjeado a mais elevada estima econsideração.

Concedido por deliberação unânime da Câmara aatribuição de Louvor e a concessão da Medalha deMérito Municipal - Classe Ouro, em 03/0471995.

d) Medalha de Assiduidade - Grau Cobre por tercompletado 5 anos em funções.

Concedido pela Liga dos BombeirosPortugueses (1994)

Foi agraciado em duas homenagens após a suaexoneração.

a) Pelo pessoal da Ex Escola de Recrutas - CostaSantos a 06/03/1999;

b) Pela Junta de Freguesia de Santa Marinha porserviços em Prol da comunidade da área humanitária a25/04/2002.

Só lamento que na placa onde está o seu nomenão esteja escrito "Capitão do Exército e Comandantedos Bombeiros Sapadores de Gaia."

O seu nome numa das novas artérias deCoimbrões, foi justa homenagem a Fernando da CunhaFerraz, mais conhecido por "Capitão Ferraz," umHOMEM bom de COIMBRÕES que dignificou anossa PÁTRIA!

Page 10: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 10

EsclarecimentoNo passado domingo, 26 de Setembro, foi apresentado o projecto

da futura Marina de Gaia, cuja cerimónia foi presidida pelo snr. Presidenteda República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva.

Tratou-se de uma cerimónia cheia de equívocos, começando pelolocal de apresentação, freguesia da Afurada, continuando por umcomunicado distribuído à comunicação social, cujo teor enferma deveracidade, nomeadamente na localização da futura Marina de Gaia,informando-se que a mesma ficará localizada na Freguesia da Afuradaquando, na realidade, será implementada, na sua totalidade, naFreguesia de Canidelo.

Assim, caso subsistam dúvidas quanto à sua localização, sugerimosa consulta do estudo do impacte ambiental, onde está claramenteexpresso que a área a ocupar pelo futuro equipamento está situadanesta Freguesia de Canidelo, aliás, conforme em tempos tivemosoportunidade de informar esse jornal.

Efectivamente, ainda não entendemos qual o interesse Municipalem querer manter de pé a virtualidade de uma situação que, desde já,garantimos que não será a reedição de uma "guerra" aberta Lever /Crestuma, uma vez que saberemos esgrimir no local próprio os legítimosinteresses de uma população de 50.000 habitantes.

Gostaríamos que estes equívocos fossem sanados uma vez portodas, dado que estão a criar um mal estar na população canidedelenseque, sempre respeitou a afuradense, arremessada para um conflitopara o qual em nada contribuiu, dado que conhece na perfeição oslimites das duas freguesias.

Melhores cumprimentos

Fernando AndradePresidente JF Canidelo

Crónica dotempo que passa

* Júlio Martins

Luta encapotadaO "Zé pagóde" não precisa de ser cientista ou economista especializado,

basta-lhe um curso secundário de contabilidade para entender que esta históriados "défices" não é mais nem menos do que "uma luta encapotada entre osgovernos e a alta finança", isto de 1974 para cá. Até essa altura quem pagava afavas era o regime ditatorial.

E quando ouvíamos os comunistas, nos primeiros anos da actual democracia,a "descarregar" as culpas na ditadura salazarista de forma odiosa a chocante,esquecendo o descalabro económico da I República, recordamos uma afirmaçãode quem de direito que o modelo que funciona nas finanças, ainda hoje, é o quefoi instituído por Salazar.

Evidentemente que as crises económicas, aqui ou na China, são sempreresultantes de uma outra luta, também ela encapotada, entre as duas forças emevidência: Capital e Trabalho.

E por mais voltas que lhe queiram dar não saímos disto: cada um puxa a"brasa para a sua sardinha" e quanto à unidade de valores culturais, patronais erespeito mútuo, temos conversado.

O empregador procura, habilidosamente, a forma de pagar o menospossível e o trabalhador a tentar defender-se com as armas de que dispõe,muitas das vezes altamente prejudiciais à economia global.

Com o objectivo de contribuir para um melhor conhecimento dos textosconstitucionais, no que respeita ao associativismo, a Confederação Portuguesadas Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto realizou em Alcântara umaexposição Nacional do Centenário da República, tendo os oradores abordadoo direito à liberdade de pensamento, o direito de expressão, o da liberdade dereunião e o da liberdade de associação. Qual a situação destes direitos hoje eque perspectivas para o futuro? Questões levantadas por palestrantes denomeada nacional, casos concretos de Guilherme da Fonseca (Juiz Jubilado doTribunal Constitucional e do Supremo Tribunal de Justiça), Augusto Flor(Antropólogo/Investigador; Pedro Ventura (Arqueólogo/Historiador e PresidenteCientífico das Comemorações Associativas); e Sérgio Pratas (Jurista/Doutorandoem Políticas Públicas e Membro do Conselho Nacional da Confederação) -entre outros.

Sem dúvida alguma que na vertente sócio - cultural ainda temos muito quefazer à escala nacional e nessa altura deixaremos o epíteto do "povo maisatrasado da Europa".

* jornalista

ficha técnica

Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção,administraçãoav. república, 1711 s/l esq.tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.comnota: os conteúdos dos artigos de opinião são responsabilidade de quem os assina

tiragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e

editor: pressing - empresa

jornalística comunicação e imagem,unipessoal lda.

[email protected]

departamento comercial:Lídia Oliveira

fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge [email protected]

directores honorários:Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção:Tânia Tavares CP [email protected]

redacção:Jorge Freitas (CE 202)Luís Morais Ferreira (CP 7349)

estagiária: Patrícia Correia

colaboradores:Ademar Costa; André Soares; ArianaFerreira; Carlos Filipe Rodrigues(CR 362); Celeste Domingues;Cláudia Oliveira; Cristina Silva;Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes;Humberto Pinho da Silva; IsabelAndrade Monteiro; Joaquim Oliveira;Jorge Amaral; José Barreto; JoséDuarte Amaral; Leonardo Júnior;Lúcia Pereira (CP 6958); ManuelCarvalho; Manuel Barbedo; MariaGraça Almeida; Mário Frota; MartaPereira; Miguel Ângelo Luis; NilceCosta; Nuno Filipe; Olga Pinto; PauloTavares; Raul Martins; Vasco SilvaPaulo.

LEIAIMPRENSAREGIONAL

Velhinho,só e

abandonadoVelhinho, cansado da vidaNunca desistas de lutarEncara o dia-a-dia com ousadiaVivendo o que ela tem para te dar.

Quantas vezes no sofrimentoPela família és desprezadoNinguém percebe o fingimentoPela dor de estar só e abandonado.

Sem uma ajuda um carinhoSente a solidão chegar devagarinhoDevastando com frieza as suas

[recordações.

O olhar cansado de não poder trabalharFaz aceitar que as forças estão a faltarE entender que os sonhos são apenas

[ilusões.

Ana Santos

Page 11: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

pág. 11

(1) PORTUGALCarimbo comemorativo dos 200

ANOS DA BATALHA DOBUSSACO aposto no Convento doHotel Palace - Bussaco.

SUDOKU

* Fácil * Fácil

Um carimbo comemorativo referente à emissão CERES - 100 ANOS DAREPÚBLICA aposto no dia 01/10/2010 e outro referente à emissão HISTÓRIA

DAS LIBERDADES apostos no dia 02/10/2010 nas estações de correio habituais.

Carimbo comemorativo referente à emissão O CIRCO CHAPITÔ apostosnas correspondências apresentadas para o efeito no dia 29/09/2010 nos seguinteslocais: Estação de Correios dos Restauradores - Lisboa, Estação de Correios doMunicípio -Porto, Estação de Correios Zarco - Funchal, Estação de Correios Anterode Quental -Ponta Delgada.

FILATELIA 28/09/2010MÁRIO DE ALMEIDA COUTINHO

(2) MACAUCinco selos de 1.50 - 2.5 - 3.5 - 4 e 10 ptc referente ao tema ESCULTURA

DE MADEIRA - ESCULTURA DE ÍDOLOS SAGRADOS DE MACAU.

PASSATEMPOS

Page 12: NÃO PERCA PRÓXIMA EDIÇÃO ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU ... · ESPECIAL 25.º ANIVERSÁRIO DO SEU JORNAL População e Entrevista com o presidente de Junta, ... Identidade.

notícias de gaia21.10.2010

O Presidente da República de Timor-Leste e Prémio Nobel daPaz em 1996 esteve no nosso país, numa visita ao município deParedes. Pelo caminho passou por Gaia, onde foi recebido pelopresidente da câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes.

O autarca local ofereceu uma lembrança institucional a RamosHorta, sublinhando "as excelentes relações diplomáticas entre

Ramos Horta passou por Gaia

Gaia e Timor-Leste e o apreço do município por uma daspersonalidades mais relevantes do processo de autodeterminaçãodo povo maubere".

Nesta viagem a Portugal, presidente timorense fez-seacompanhar pelo bispo D. Ximenes Belo.

O Colégio Internato dosCarvalhos venceu, pela segundavez em três edições, o prémio EggParade 2010, realizado nomunicípio de Gaia pelo Pelouroda Cultura.

"Vivendo os valores" é o nomedo ovo gigante vencedor, seguidopelo "Magic Egg", do Colégio doSardão. Em terceiro lugar ficou"Ovo D'Ouro no País dasMaravilhas", do AgrupamentoVertical de Escolas de Oliveira doDouro - EB 2/3 Escultor AntónioFernandes de Sá.

Nota de relevo ainda para asmenções honrosas entregues aosalunos de EB 2/3 da Madalena edo Agrupamento Dr. Costa Matos.Esta iniciativa alargou-se a todasas escolas do Ensino Básico doconcelho, abrangendo largosmilhares de crianças.

Colégio dos Carvalhosvenceu Egg Parade