Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a...

19
The browsing of UC Digitalis, UC Pombalina and UC Impactum and the consultation and download of titles contained in them presumes full and unreserved acceptance of the Terms and Conditions of Use, available at https://digitalis.uc.pt/en/terms_and_conditions. As laid out in the Terms and Conditions of Use, the download of restricted-access titles requires a valid licence, and the document(s) should be accessed from the IP address of the licence-holding institution. Downloads are for personal use only. The use of downloaded titles for any another purpose, such as commercial, requires authorization from the author or publisher of the work. As all the works of UC Digitalis are protected by Copyright and Related Rights, and other applicable legislation, any copying, total or partial, of this document, where this is legally permitted, must contain or be accompanied by a notice to this effect. Aspectos geológicos da colónia de Moçambique: estudo de algumas rochas Author(s: Moura, M. Marcelino Ferreira de Published by: Imprensa da Universidade de Coimbra Persistent URL: http://hdl.handle.net/10316.2/36496 Accessed : 7-Nov-2018 20:37:37 digitalis.uc.pt impactum.uc.pt

Transcript of Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a...

Page 1: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

The browsing of UC Digitalis, UC Pombalina and UC Impactum and the consultation and download of

titles contained in them presumes full and unreserved acceptance of the Terms and Conditions of

Use, available at https://digitalis.uc.pt/en/terms_and_conditions.

As laid out in the Terms and Conditions of Use, the download of restricted-access titles requires a

valid licence, and the document(s) should be accessed from the IP address of the licence-holding

institution.

Downloads are for personal use only. The use of downloaded titles for any another purpose, such as

commercial, requires authorization from the author or publisher of the work.

As all the works of UC Digitalis are protected by Copyright and Related Rights, and other applicable

legislation, any copying, total or partial, of this document, where this is legally permitted, must contain

or be accompanied by a notice to this effect.

Aspectos geológicos da colónia de Moçambique: estudo de algumas rochas

Author(s: Moura, M. Marcelino Ferreira de

Published by: Imprensa da Universidade de Coimbra

Persistent URL: http://hdl.handle.net/10316.2/36496

Accessed : 7-Nov-2018 20:37:37

digitalis.uc.ptimpactum.uc.pt

Page 2: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

PUBLICAÇÕES DO MUSEU MINERALÓGICO E GEOLÓGICODA

UNIVERSIDADE DE COIMBRA

N.° 8

Memóriase Notícias

COIMBRA

TIPOGRAFIA DA ATLANTIDA

1935

Page 3: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

Aspectos geológicos da Colónia de Moçambique.

Estudo de algumas rochas

1. Lourenço Marques. — A parte antiga da cidade assenta sobre um terreno de aluvião, com pântanos actual- mente entulhados e enxutos por uma abundante plantação de eucaliptos, tornando assim a parte baixa relativamente salubre.

A cidade estende-se na direcção da Ponta Vermelha, assim chamada pela cor do seu terreno, e onde se encon­tram o Palácio do Governador, o Hospital, o Quartel Gene­ral, o Observatório. A parte, oriental vai além da Ponta Vermelha, até à praia de Polana, que é servida por um caminho de ferro a partir da estação de Lourenço Marques. A Ponta Vermelha é uma massa argilosa, muito vermelha, sobrepondo se a uma rocha argilo-arenácea, da mesma cor, que contém grande quantidade de hematite associada a uma abundante percentagem de argila. Esta rocha deve ter a sua origem na decomposição de rochas muito ricas em elementos ferro-magnésicos. E’ fácil encontrá-las na escarpa sobre a linha férrea, indo para a Praia da Polana.

A minha pouca demora na cidade de Lourenço Marques, tanto à passagem para o norte, para a região das operações contra os alemães, como no regresso para a Europa, não me permitiu fazer grandes colheitas de rochas. Simplesmente a observação dos materiais de alvenaria, que foram utilizados

Page 4: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

10

na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene:

Andesito com augite de Marracuene

a) Caracteres macroscópicos: rocha verde-escura, compacta; na massa veem-se faces brilhantes de pequenos cristais de feldspato; pontos esverdeados de augite, difundidos por toda ela. Com o auxílio da lupa reconhecem-se fàcilmente, augite, magnetite e plagioclase.

Esta rocha é levemente áspera ao tacto. Apresenta áquem e além, manchas de cor castanho-escura, seme­lhando dedadas.

b) Caracteres microscópicos: textura hialopilítica. Pequenos cristais esverdeados de augite em que se observam as clivagens prismáticas (fig. 1). Noutros a secção é paralela ao eixo vertical, como na figura 2, em que um cristal de augite se encontra no meio de cristais de magnetite. Plagioclases do grupo da labro- dorite apresentam-se em cristais de diferentes gran­dezas e todos eles circundados por uma orla levemente acastanhada. Alguns destes cristais mostram-se total ou parcialmente caulinizados.

A apatite aparece também em inclusões na magne­tite. O que é interessante nesta rocha é a forma como os cristais de augite e magnetite se encontram agrupados: os cristais de augite, formados depois dos da magnetite, enchem os espaços deixados por este mineral (fig. 2).

A augite e magnetite encontram-se disseminadas em pequenos grãos por toda a massa. A clorite apa­rece como produto de alteração da augite.

2. Mocimboa da Praia. — De Lourenço Marques para o norte, seguindo sempre de forma a ver terra, observa-se uma orla de areias a que se segue a floresta. Por vezes o

Page 5: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

litoral é povoado por ilhas coraliárias, com o seu aspecto arredondado, umas vezes sem vegetação, outras vezes com revestimento de arbustos ou imbondeiros.

O «Moçambique» fundeou muito ao largo de Mocimboa da Praia, pois que a larga e grande baía é de pouco fundo, com uma ilha coraliária (fig. 3), de forma que só os rebo­cadores e pequenos barcos nela se podem deslocar.

Pelo norte a baía é fechada pela Ponta Vermelha, com uma altitude de 4om, e constituída por massas argilosas muito vermelhas; pelo sul, limita-a uma língua de terrenos lodosos (fig. 4), onde os mangues teem grande desenvolvi­mento na orla exterior, banhada pelo mar, e os coqueiros na interior.

Geologia de Mocimboa, Logo ao desembarcar notamos que, subjacente à areia, (fig. 5) existe um arenito de grãos de grandezas diferentes, os maiores poucos rolados, angolo- sos; e, os mais pequenos arredondados. Esta base rochosa estende-se numa faxa litoral desde Mocimboa da Praia até ás margens do Rovuma. Arenito de cimento silicioso, sem fosseis, é por alguns geólogos considerado como cretácico.

Esta rocha é tão resistente que o mar com dificuldade a corroi; e, quando isso se dá, fá-lo lentamente, tornando a sua superfície áspera, com pequenas cavidades onde a água se acumula. E coberta, em lugares, por uma massa de areias; noutros aflora, em virtude da erosão, como em seis quiló­metros a seguir ao posto de Lueia. Aí (fig. 6) o arenito é de grão fino, com cimento também silicioso, com grãos de quartzo ângulosos e ainda só os mais finos arredondados.

Seguindo até ao planalto da Serra de Nangade, e des­cendo na margem direita do Rovuma, o arenito é substituído por um conglomerado (fig. 7) de elementos grosseiros, reu­nidos por um cimento argilo-silicioso. No alto da serra per­siste um arenito com muita argila e de grão muito fino.

Sobre a base dos arenitos assenta a massa de areias recen­tes, em espessura variável, que pode ir até alguns metros.

O terreno é levemente ondulado, lembrando antigas dunas sobre que se desenvolvesse densa vegetação. Sobre aquele

11

Page 6: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

12

arenito, pouco permeável, existe um lençol aquifero variável com a espessura das areias de recobrimento.

De onde a onde formam-se pantanos e pequenas lagoas, que durante a época das chuvas se enchem de água e se tor­nam lodosas na época seca, alimentando densa vegetação de capim. No litoral essas formações cobrem-se de grandes imbondeiros (fig. 8).

As nascentes, como em Mocimboa da Praia, aparecem assim sobre os afloramentos do arenito; nos outros lugares a água é procurada em poços abertos através da areia. A água é sempre levemente turva, devido à grande quanti­dade de argila que trás em suspensão.

Compreende-se que nos anos pobres em precipitações aquosas estes terrenos, embora muito humiferos, se tornem pobres, pouco productivos, resultando disso crises de fome entre os nativos.

Mas as chuvas nestas regiões teem geralmente o carácter torrencional, e as enxurradas, deslisando com grande impe­tuosidade através de terrenos pouco consolidados, produzem grandes sulcos, como o visto na figura 9, que, após trinta minutos de chuvas, se rasgou com mais de metro e meio de profundidade.

O litoral desta região é assim constituído; mas para o interior, a poucos quilómetros, aparece um maciço gneissico e granítico que se estende até para o sul de Porto Amélia.

Seguindo para neroeste, a 45 quilómetros de Mocimboa da Praia encontra-se Muirite, onde' colhemos amostras de maciço gneissico.

Granito-gneissico de Muirite

a) Caracteres macroscópicos: rocha formada por massa de feldspato roseo, quartzo e mica preta.

b) Cai acteres microscópicos: ortoclasse e micro- clina, que se apresenta umas vezes com a sua estru­tura maclada em rede, outras vezes com a estrutura em fachas fusiformes;

Page 7: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

13

Biotite, também muito abundante e por vezes orien­tada com a disposição que tem nos gneisses;

Quartzo, disseminado por toda a massa da rocha.

Nestas rochas nota-se grande secreção de hematite, em grandes massas donde os nativos exttaem o ferro que empre­gam no fabrico dos seus utensílios de uso corrente e artigos de guerra, como facas, pontas de flexas, zagaias, etc.

3. Angoche. — Esta vila, do sul do distrito de Moçam­bique, está situada na foz dum dos braços do riu Mluli, que durante a época das chuvas inunda todos os terrenos que a circudam. Assenta sobre uma encosta de areias e argilas, antiga duna que vai até ao mar, não sendo visivel qualquer massa de rocha que lhe sirva de base.

Circundando essa grande duna existe o terreno humifero de aluvião, do canal de Boila, ramo do Mluli que vai de Angoche a Boila, onde se encontra uma rocha arenacea for­mada por grãos de quartzo, de várias grandezas, reunidos por um cimento ferruginoso, com nodulos de limonite. A superfície livre é vacuolosa e coberta por uma massa pulida de óxidos ferro. Neste canal afloram rochas basálticas dos dois tipos seguintes:

Basalto do Canal de Boila

a) Caracteres macroscópicos: rocha compacta, cincenta escura, com aspecto vitreo em que à simples vista não é fácil conhecer minerais, mas só pequinís- simos pontos brillhantes, correspondendo aos microli- tos de feldspato.

b) Caracteres microscópicos: textura granulo--microlitica, não muito rica em vidro (fig. 10). A pla- gioclase apresenta-se em microlitos de labradorite, formando uma grande parte da rocha e crusando-se em todas as direcções, sem qualquer orientação. Augite (diopsido) apresenta-se em grânulos, ou em

Page 8: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

14

pequenos cristais com as clivagens prismáticas bem visíveis e sem forma cristalografica bem definida. Noutros nota-se só uma clivagem, ou as duas, mas sem contornos nítidos. Magnetite muito abundante quer como mineral essencial quer como produto de alteração da augite. Olivina apresenta-se em grânu­los, circundada por óxidos, de ferro produto da sua decomposição e que se continuam através das suas fendas; Magnetite encontra-se também como produto de alteração dos elementos ferro-magnésicos.

Clorite: vêem-se dispersas por toda a massa da rocha manchas esverdeadas dêste mineral; mas é não muito abundante.

Todos estes grânulos, cristais e produtos de alte­ração se encontram reunidos por uma massa vítrea,

cinzenta-acastanhada.

Dolerito. (Canal de Boila)

a) Caracteres macroscópicos: rocha preta aparen­temente compacta, mas que se observam pequenos vacuolos onde com o auxilio dum lupa se vêem peque­nos cristais aciculares. Na massa da rocha observa-se também um mineral branco, cristalizado, formando grupos associados entre si :

b) Carateres microscópicos: rocha com textura hialopilítica (fig. 11), não apresentando contudo muito vidro. Os minerais que a compõem são: um feldspato (labradorite) em microlitos muito alongados; magne­tite, em pequenos grãos disseminados no vidro; augite em grãos e cristais alongados, com clivagens e fractu- ras. Substância intersticial acastanhada e com peque­nos grãos de magnetite.

Esta rocha apresenta vacuolos forrados de clorite e sobre esta uma camada ou duas de palagonite, sobre que se implantam numa direcção normal à superfície cristais aciculares indetermináveis.

Page 9: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

No meio da massa encontram-se ninhos de cristais de plagioclase amontoados e amaranhados, mas for­mando núcleos de 1.a consolidação, simultâneos na sua formação com os microlitos da massa.

Seguindo de Boila para o posto interior da Guarneia, atravessado o rio Mluli, encontram-se até esse posto sempre terrenos baixos muito férteis e com grande riqueza de hema­tite. Dela extraem os nativos o ferro para os seus utensílios. O posto de Guarneia é circundado por pequenas lagoas, braços do rio Mluli durante a época das chuvas.

Além deste posto e mais para o interior do continente aparece-nos novamente o maciço gneise-granitico que aqui é só representado por granitos, continuação do que vem desde a região de Muirite, Porto Amélia e que se continua até Quelimane.

M. Marcelino Ferreira de Moura

Naturalista do Museu Minerológico e Geológico

15

Page 10: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene

B I B L I O G R A F I A

A Colónia Portuguesa de Moçambique, 1929.

Andrade, Alfredo Augusto Freire de — Reconhecimento geológico dos territórios portugueses, compreendidos entre Lourenço Marques e o rio Zambeze, 1894.

Relatório do director de minas da Companhia de Moçambi­que, 1901.

Bowen, N. L. — The Journal of Geology, April-May-1922 — The Reaction principle in Petrogenesis.

Custódio de Morais, José — Algumas rochas igneas do distrito de Leiria, 1926

Ferraz de Carvalho, Anselmo — Memórias e Notícias N.o 1, 1921 —As rochas da Ilha de S. Tomé.

Modernas idéas sobre a acção ignea.A investigação científica nas colónias portuguesas, 1929.

Harker, Alfred — Introduction a Fétude des roches, 1902.

Hintze, C. — Handbuch der Mineralogie, 1897.

Holmes, Arthur — The Geographical Journal, July to December, 1913, — Mozambique: A geografical Study, pág. 143.

Iddings, Joseph P. — Rock Minerals, 1911.

Johannsen, Albert — Rock Forming Minerals in thin Sections, 1928.

Reinisch — Petrographisches Praktikum, 1904.

Rinne, F. — La Science des Roches, 1928.

Rogers, A. W. — An Introduction to the Geology of Cape Colony, 1909.

Rosenbusch, H. — Microscopical physiography of the Rock Making mine­rals, 1900.

Teate, E. O. — The Geological Magazine, February, 1923 — Non-foliated Igneous Rocks in Tanganika Terrioryt.

Teall, J. J. Harris — British Petrography, 1888.

Walls, Robert R. — The Geological Magazine, May, 1922 — The Geo­logy of Portuguese Nyasaland.

Weinschenk-Clark — Petrographic methods, 1912.

Wincheel, A. M. — Elements of optical Minerlogy, 1909.

Page 11: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 12: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 13: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 14: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 15: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 16: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 17: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 18: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene
Page 19: Memórias e Notícias - UCDigitalis 10 na construção do novo edifício dos correios, me chamou a atenção sobre uma rocha vinda de Marracuene: Andesito com augite de Marracuene